Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Doenças do Joelho

Artrose


Imagem

    Também conhecida como Gonartrose, a Artrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo que provoca a destruição da cartilagem articular e leva à deformidade da articulação. 

    Resumidamente, a artrose pode ser definida de maneira simples como uma inflamação que leva ao desgaste da cartilagem. Cerca de 46% da população acima de 60 anos de idade tem artrose do joelho, sendo mais da metade destes sintomáticos. 

 

Qual a função da Cartilagem? A cartilagem é semelhante a uma capa, recobrindo as extremidades de alguns ossos para ajudar a formar as juntas (articulações), como o joelho. A cartilagem permite que um osso “deslize” sobre o outro de uma maneira suave e sem atrito. Ela ajuda ainda a suportar o nosso peso quando executamos movimentos, desde os mais delicados e fracos até os mais grosseiros e fortes, ajudando no suporte de pressões pelas articulações.

 

Como ocorre a Artrose do joelho? A Artrose é doença caracterizada pela perda progressiva da cartilagem.Ocorre uma insuficiência da cartilagem articular associada a alterações do osso subcondral (osso imediatamente abaixo da cartilagem) e de toda a articulação. Esse desgaste é impulsionado por reação inflamatória, e, com a progressão da doença, pode ocorrer a formação de erosões (verdadeiros buracos) na cartilagem.

 

Quem tem maior risco de ter Artrose do joelho? Os principais fatores de risco da Artrose são: idade (principalmente nos mais velhos de 45 anos); obesidade; sexo feminino (principalmente após a menopausa); e histórico de artrose na família. Além desses quatro fatores principais, outros também merecem atenção, como as fraturas do joelhos e traumas esportivos (como e lesão dos meniscos e dos ligamentos).

 

 

Quais os sintomas? Os mais frequentes são a dor e o inchaço, muitas vezes, apresentando derrame (água no joelho). Pode ocorrer também rigidez matinal (o joelho amanhece “duro”, geralmente melhorando nos primeiros 30 minutos – como se precisasse “esquentar” para funcionar). Outro sintoma frequente é a crepitação (joelho “estalando”), que ocorre por perda da cartilagem ou irregularidades nas superfícies articulares. Com a evolução da doença, ocorre limitação do movimento e começa a surgir deformidades, como o geno varo (joelho “cambota”) e o geno valgo (“joelho zambeta”).

 

Como é feito o diagnóstico? Geralmente, o diagnóstico é feito com história clínica, exame físico do paciente e radiografias do joelho. No entanto, algumas vezes, alguns exames laboratoriais e outros tipos de exame de imagem são necessários para descartar outras doenças.

 

 

Como é feito o tratamento? Os objetivos a atingir com o tratamento são: aliviar a dor, manter a funcionalidade do joelho e alterar o processo da doença e suas consequências. Para isso, o tratamento é dividido em 3 tipos:

1- Tratamento Não-Farmacológico;

2- Tratamento Farmacológico;

3- Tratamento Cirúrgico.

 

Como é feito o Tratamento Não-Farmacológico? O Tratamento Não-Farmacológico é aquele no qual não são utilizados remédios. As principais medidas que podem ajudar são a redução do peso e a prática regular de atividade física. Outras medidas que contribuem são: uso de bengalas quando necessário, fisioterapia, acupuntura e uso de compressas para aliviar a dor local.

 

 

Como é feito o Tratamento Farmacológico? O Tratamento Farmacológico consiste na administração de medicamentos para o controle de sintomas, principalmente a dor. Frequentemente são utilizados analgésicos e anti-inflamatórios. Outras substâncias, tais como a Glicosamina, a Condroitina, a Diacereína, os Extratos insaponificáveis de soja e abacate e Colágeno podem ser utilizados. Em alguns casos, são necessárias infiltrações articulares (injetar substâncias “dentro do joelho”), tais como Ácido Hialurônico e Corticoide.

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? O Tratamento Cirúrgico da Artrose do joelho está reservado para os casos que evoluem com dor e limitação funcional intensas que não responderam ao tratamento conservador (Tratamento Farmacológico e Tratamento Não-Farmacológico). 

 

    Existem muitas técnicas cirúrgicas. As que mais ganham destaque são: 

- Osteotomia para correção de deformidade: indicada para a correção de deformidades nos joelhos, como varo (“cambota”) e valgo (“zambeta”). Com a correção das deformidades, o peso do corpo é distribuído mais uniformemente no joelho, diminuído o desgaste;

- Artroplastia: é a substituição do joelho desgastado por uma prótese. Comumente indicado em pacientes mais velhos e em artrose mais grave.

 

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? Logo após a cirurgia, o paciente já inicia a reabilitação fisioterápica. O retorno às atividades vai depender muito da técnica cirúrgica e das condições do paciente. Por exemplo, após uma osteotomias, o paciente pode ficar em torno de 2 meses sem poder pisar completamente no chão. Na artroplastia, há a possibilidade de, no primeiro dia após a cirurgia, o paciente já estar andando. Em média, o retorno normal às atividades gira em torno de 6 a 9 meses.

 

Quais as possíveis complicações da cirurgia? Infecção, Trombose, embolia, Pseudartrose (“osso não cola”), não melhora da dor ou recidiva, lesão neurovascular, dentre outras.

 


Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentar