Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Traumatologia

Fratura do Fêmur Distal


Imagem

    O fêmur é o osso mais longo, volumoso e resistente do corpo humano. Localiza-se na coxa e está circundado pela maior massa muscular. O fêmur é anatomicamente dividido em 3 segmentos: Proximal (perto do quadril), Diáfise (meio da coxa) e Distal (perto do joelho).

    O Fêmur Distal corresponde aproximadamente aos 10-15 centímetros finais do fêmur. O Fêmur distal se alarga para formar 2 os dois côndilos, medial e lateral. Eles são recobertos por cartilagem e se articulam com a patela e com a tíbia.

    Todo ano, a cada 100.000 pessoas, cerca de 10 sofrem fratura do fêmur. Desses, 7% correspondem a fraturas do fêmur distal.

 

Qual a função do Fêmur Distal? O fêmur é o osso mais importante dos membros inferiores na sustentação do peso. Esse osso é tão forte, que, em atividades normais do dia a dia, ele suporta forças de 3 a 4 vezes a do peso do corpo. O Fêmur Distal faz parte da articulação do joelho, e muitas estruturas importantes se inserem nele, como ligamentos e tendões. Ou seja, além de ajudar no suporte do peso, o fêmur é fundamental para a realização de muitos movimentos, desde uma simples caminhada até um salto complexo.

 

Como ocorre a fratura do Fêmur Distal? São decorrentes de forças em varo (perna inclinada para dentro), valgo (perna inclinada para fora) ou grande rotação, associada com uma carga axial, que gera forças de cisalhamento ou compressão

    No adulto, quase sempre são decorrentes de traumas de grande energia, geralmente resultantes de acidentes automobilísticos, lesão por arma de fogo ou queda de grandes alturas. Nas crianças, sempre se deve suspeitar de agressão. Já nos idosos, também merecem destaque as fraturas patológicas, que são aquelas que ocorrem devido a traumas banais, mas com o osso doente, como ocorre na osteoporose e nos tumores.

 

 

Quem tem maior risco de fraturar o Fêmur? Maior incidência em homens jovens entre 15 e 24 anos e nos idosos.

 

Quais os sintomas? Dor, edema (inchaço) e deformidade do joelho, além de incapacidade de apoiar o peso do corpo. A hemartrose (derrame articular) é um sinal bastante frequente. Já a presença de bolhas e a exposição óssea (fratura exposta) também podem estar presentes e inspiram maiores cuidados.

 

Se eu tiver uma fratura do Fêmur Distal, tenho chance de ter outras lesões associadas? Devido ao mecanismo da fratura do Fêmur Distal, é muito comum ocorrerem lesões associadas. Pode estar associada a fraturas do acetábulo, colo e diáfise do fêmur, platô e diáfise da tíbia. Lesões ligamentares do joelho ocorrem em 20% dos casos. Outras lesões possíveis são as nervosas e as arteriais.

 

Como é feito o diagnóstico? Além da historia clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e no planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. A tomografia é muito útil para uma melhor avaliação do padrão de fratura. Já a ressonância, menos utilizada nos casos de fratura, ajuda na suspeita de lesões de partes moles, meniscos e ligamentos. Arteriografia e angiotomografia são úteis nas suspeitas de lesão arterial. 

 

 

Todas as fraturas são iguais ou existe alguma mais grave do que outras? As fraturas do Fêmur Distal diferem entre si em termos de gravidade. Dentre os principais parâmetros, 3 se destacam para dizermos quão mais grave é a fratura. São eles:

1- Fraturas expostas ou grave lesão de partes moles (pele, músculos, ligamentos, tendões etc);

2- Lesões associadas (como nos acidentes automobilísticos nos quais, além do fêmur, os pacientes fraturam múltiplos ossos);

3- Padrão da fratura.

 

Como o padrão da fratura é classificado? Apesar de cada fratura ser diferente de uma pessoa para a outra, muitas apresentam padrões semelhantes. Tais padrões permitem criarmos uma classificação que orienta os médicos na condução do tratamento. Existem muitas classificações, sendo a feita pelo grupo AO a mais conhecida, que basicamente divide as fraturas de acordo com a energia/mecanismo do trauma e de acordo com o “traço” de fratura. 

 

 

Como é feito o tratamento? O tratamento pode ser de duas formas: conservador (sem cirurgia) ou cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade e de alguns parâmetros, como os que citamos acima. Contudo, são poucas as situações nas quais o tratamento sem cirurgia é indicado.

 

Como é feito o Tratamento Conservador? O tratamento conservador geralmente é indicado em fraturas com pouco desvio, fratura fechada, sem síndrome compartimental e sem lesão vascular. Geralmente, é limitado a adultos com alguma comorbidade que o impeça de se submeter à cirurgia. Outra indicação é nas crianças mais novas, geralmente abaixo dos 6 anos de idade. O tratamento conservador depende muito da cooperação do paciente e consiste basicamente no uso de órtese (na maioria das vezes feitas de gesso) e na restrições de carga. 

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? Na maioria dos casos, o tratamento é cirúrgico. A técnica a ser utilizada vai depender dos parâmetros de gravidades que já discutimos. Dependendo do tipo de fratura, pode ser necessária mais de uma cirurgia. Por exemplo, nas fraturas expostas e nas fechadas de alta energia, o fixador externo é uma conduta bastante útil no tratamento inicial. Nas situações de síndrome compartimental, é mandatória a realização de uma fasciotomia (procedimento para aliviar a pressão dentro da coxa). Nos casos de lesão vascular, o reparo da artéria deve ser realizado. Dentre as principais técnicas empregadas, estão a utilização de placas, fixadores externos e hastes.

 

Quais as possíveis complicações? Rigidez do joelho (joelho duro), infecção, síndrome compartimental, Pseudartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras.

 

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? Logo após a cirurgia, o paciente já inicia a reabilitação fisioterápica. O plano de reabilitação é individualizado de paciente para paciente, pois depende da gravidade da fratura e das lesões associadas. Em média, o paciente, após a cirurgia, já pode mobilizar o joelho, todavia sem poder apoiar o membro fraturado no chão. Geralmente, a carga é liberada entre 8 a 12 semanas. Contudo, o retorno às atividades é muito variável, podendo ocorrer em 6 meses ou podendo demorar mais de 1 ano, nos casos graves.

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentar



Comentários

  • Lariiie

    Doutor faz 9 meses que sofri acidente e quebrei o fêmur , nesses 9 meses fiz 20 sessões de fisioterapia tive um pouco de ganho no joelho mais agora perdi , minha perna está totalmente reta , tento força pra dobrar e sinto uma dor insuportável, sinto q não conseguirei mais dobrar meu joelho , parei com as fisioterapia pois não estava conseguindo fazer por conta da dor no joelho , é caso cirúrgico ? Preciso fazer cirurgia ?

  • Penny

    Sofri um acidente já faz 1 ano e pouco, fraturei o fêmur igualzinho o segundo fêmur da imagem acima o do meio, fiz uma cirurgia, coloquei placa e parafusos no fêmur, agora deu complicações, só fica inchando e dói muito quando faço esforço no dia a dia. Mais quando tomo medicação, o inchaço e a dor sai e consigo dobrar a perna, mais quando eu movimento ou esforço volta o inchaço e a dor tudo de novo, o medicamento meio que só está mascarando. O que será que está acontecendo????? Já fiz muitas fisioterapia e muito esforço trabalhando de servente de pedreiro, só para deixar registrado porque muitos falam para fazer fisioterapia.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Penny, poxa, sinto muito que você esteja passando por isso. Vamos lá, essa dor e inchaço que você está sentindo após esforço, mesmo após um bom tempo da cirurgia, pode estar relacionado a algumas possíveis complicações. Uma das causas pode ser a "não consolidação" completa do osso, ou seja, o osso não ter "colado" direito. Isso gera inflamação na região e o corpo tenta proteger a área com inchaço, especialmente quando você força a perna. Outra possibilidade seria uma irritação ou afrouxamento dos parafusos e da placa, o que também causa dor e inchaço.

      A medicação pode estar aliviando temporariamente, mas não resolve o problema em si, como você mesmo falou, ela só está mascarando. O ideal é que você volte ao seu ortopedista, talvez seja necessário fazer novos exames de imagem, como uma radiografia ou tomografia, para verificar se os ossos estão bem alinhados e se a fixação interna (placa e parafusos) está adequada.

      Sobre a fisioterapia, ela realmente é muito importante, mas o excesso de esforço sem a recuperação correta pode piorar a situação, como no seu trabalho de servente de pedreiro, que exige bastante esforço físico. Dependendo do que o médico achar, pode ser até necessário rever a parte cirúrgica ou ajustar o tratamento.

      Então, minha sugestão: procure seu ortopedista e insista em uma avaliação mais detalhada. E tenha calma... fisioterapia é fundamental, mas o que você precisa mesmo é uma boa avaliação pra ver se não tem mais nada errado com a cirurgia ou o osso.

      Abraço! E qualquer coisa, estamos por aqui!

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Michel

    Bom dia meu filho tem 13 anos ele teve uma fratura de femur distal e afetou o crescimento e a perna dele entortou um pouco como ele é criança são poucos médicos que tratam essa fratura queria muito ter um parecer de um médico como você

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Michel.. 

      pode entrar em contato comigo pelo Instagram 

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Daniel

    Boa tarde doutor queria fala a respeito da minha perna tive fratura no femur distal parei de fazer revisão e ele entortou mais voltou centímetros para o lugar e nao parece que está torta mais estou com placa na perna qualquer esforço que faço tipo pra dobra ela ou subir escada meu placa acaba sentido uma dor na perna o que pode ser

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Daniel,

      primeira coisa seria repetir a radiografia pra ver se nao evoluiu com falha do material..

      boa sorte

  • Agenor Santos

    Dr. Só para complementar que comecei a fazer fisioterapia depois de 30 dias de cirurgia e hj hoje depois de 2 meses de cirurgia, o inchaço no joelho persiste e tive pouco ganho de mobilidade. O joelho quase não dobra. O Sr, acredita que ao final de 6 meses, terei a mobilidade do joelho? Digo isso porque o médico determinou esse prazo para eu poder pisar no chão, devido a complexidade da cirurgia.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi agenor../

      freturas articulares são muito graves, sobretudo do joelho../ geralmente 6 meses é meio que divisor de águas... a mobilidade vai depender da gravidade da fratura  e da reabilitação fisioterápica...

      boa sorte.. qqr dúvida só falar

  • Rey Carlos

    Olá Dr Diego Ariel me chamo Rey Carlos tenho 26 anos sofri um acidente de moto dia 01/10/22 onde quebrei o fêmur e peguei uma bactéria OSTEOMIELITE e passei por 5 cirurgia vai completa 11 meses dia 01/09 eu hj uso um fixador externo chamado RLS e por conta desse tempo todo eu em hospital e outras coisas meu joelho está duro n dobra eu comecei as fisioterapias mais n vejo tanto resultado gostaria de saber se é possível meu joelho volta pelo menos 50% a dobra agradeço e aguardo sua resposta vou deixa meu Whats caso queira saber mais 08199644-8570

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rey..

      Tudo depende da gravidade doo quadro...

      Mas é possível sim.. já vi casos gravíssimos, com mais de 2 anos com o uso de ILIZAROV (gaiola) voltarem perto do que era...

      Não desista...

      Boa sorte

  • CAMILA KATUSCIA DE SOUZA CARVALHO

    Tive uma fratura no fêmur distal a 1 ano e 3 meses ,já estou recuperada não sinto dor ,minha perna não dobra toda,mas oq mais me incomoda é que eu fiquei com joelho Valgo,o médico indica fazer uma cirurgia para corrigir,mas tenho MT medo da minha perna fica mais curta,pois já tem 1 cm e um pouquinho de diferença,e o médico disse que é uma cirurgia bem complicada ,pq vou ter q tirar os ferros da primeira cirurgia para poder quebra onde vai ser feito o correção e colocar novos ferros...coloquei 1 haste de ferro e 8 parafusos,gostaria de uma segunda opniao principalmente sobre a parte em que minha perna pode fica mais curta,seria mto mais curta ou pouca diferença?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Camila,

      Depende muito doo tamanho (angulação) do seu valgo e de que técnica cirúrgica vai ser utilizada... por exemplo: tem a técnica de osteotomia varizante de fêmur em abertura medial, na qual é colocada uma placa tipo “calço”... geralmente nessa técnica não ocorre tanto encurtamento ...

      Boa sorte

  • ALYSON RANIERI MARQUES

    olá Doutor, tive uma fratura distal classificado C1, desde então venho fazendo fisioterapia e não consigo passar dos 90°, fazendo todo tipo de esforço para avançar mas ate aqui nada, ainda sinto musculos dessa região rigidos, sera q só cirurgia para ter algum resultado, ou dificimente voltarei a dobrar meu joelho? se poder mandar a resposta em meu email agradeço, obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alysson

      Quase todas as lesões traumáticas dependem da qualidade e quantidade da dedicação ao processo de reabilitação ( fisioterapia e musculação). Sugiro que você foque nesse elemento, é sua melhor chance para recuperação dos movimentos articulares. 

  • Juliana

    Boa tarde Dr, tenho cirurgia no fêmur a 10 anos estou gestante de 20 semanas, a cerca de 1 semana estou sentido bastante dor osso hoje até ao respirar estou sentindo muito dor no osso que está incomodando muito o que pode ser ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Juliana

      A gravidez muda todo o centro de gravidade do corpo e força algumas articulações, se não houver uma boa musculatura para “aguentar" o peso, vai haver dor. Tente fazer alongamentos e pequenos repousos ao longo do dia. 

  • Edicaaaio da Silva Araújo

    Boa tarde ? Gostaria de saber eu fiz uma cirurgia no fêmur já faz 2 anos e agora estou sentindo muita dor no joelho onde ficou parafuso será q normal e está enchendo de mais oq será q deve ser ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edicaio

      Uma das complicações mais frequentes pós fraturas em região articular é a artrose pós traumática, você pode estar desenvolvendo essa patologia. Você deve procurar ajuda especializada para investigar e definir o que pode estar acontecendo. Somente com o diagnostico correto se pode fazer o tratamento mais adequado. 

  • Juliano

    Olá, bom dia. Eu sou de Passos-MG, minha mãe tem 85 anos e em 2021 caiu e fraturou a cabeça do fêmur, sendo operada e colocada uma prótese que não foi retirada. Dia 8 de março, minha irmã que mora com ela e cuida, descuidou 1 minuto e ela que ficou cadeirante, mas tem um tipo de DA, possível Alzheimer, pensa que anda e tentou descer da cama hospitalar em casa, e novamente ela caiu, fraturando um braço e desta vez o fêmur distal. Porém, por ela ter as pernas com os nervos encurtados, atrofiados, ela não estica as pernas, não tendo como engessar. Mas, ela está passando por dores terríveis, uma vez que não tem como imobilizar a perna fraturada. Dores de gritar dia e noite e somente morfina tem tirado a dor dela. O médico diz que NÃO HÁ O QUE FAZER POR ELA, não querem operar. Acho que deveria corrigir a fratura e desligar os nervos encurtados, para ela ter como esticar as pernas e ter um finalzinho de vida menos sofrido. O intestino e rins estão funcionando bem, não tem pressão alta, não tem problemas no coração, apenas ficou acamada desde maio de 2021. Gostaria de uma opinião sobre a questão de não quererem operar ela, se compensa manter ela morrendo de dores dia e noite aos gritos do que tentar uma cirurgia, mesmo que de risco. A morfina não irá mata-la de qualquer forma? Por favor, apenas uma opinião...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Juliano

      Necessário estabelecer se é cirúrgico ou não. Se não for e não consegue engessar, existem órteses rígidas ( tipo um brace). Fratura só para de doer com a imobilização seja interna ou externa ate que o calo se forme. Se não há condições cirúrgicas, necessário fazer a imobilização.  

  • JOSE MARCILIO DA SILVA

    Boa noite doutor tenho o fêmur quebrado fiz serurguia faz tempo mas de pois de um bom tempo na região que foi operado voltou a doe e meu joelho está enchendo muito e está estralando minha perna dorme diariamente e também ela começa a formiga

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jose Marcilio

      Inicialmente, você precisa estabelecer se esses sintomas são decorrentes dessa sua antiga fratura, ou é uma nova patologia. Procure um ortopedista para esclarecer o que esta acontecendo com sua perna e orientar para o tratamento mais adequado. 

  • Cosme Evangelista

    Bom dia Dr. Eu sofri uma queda ao pular uma vala aqui no sítio onde moro e quebrei a distal do fêmur, fui para um hospital aqui em Saquarema na minha região. Bom fiquei 17 dias internado a poder de medicamentos via venoso após os 17 dias aguardando a cirurgia no hospital eles começaram a me dar remédios via oral, e me mandaram para casa para aguardar a cirurgia em casa ou seja ser chamado quando tiver vaga para fazer a cirurgia. Eu estou em casa sofrendo com muita dores sem saber o que fazer até porque já tem mais de um mês com o fêmur quebrado em casa . Eu gostaria de saber se esse processo de esperar pode vim a complicar mais ainda a minha situação, eles estão alegando que não tem vaga para eu fazer a cirurgia, por favor me ajude pois não sei o que fazer nesse momento de sensibilidade e falta de atenção do hospital que até hoje não me transferiram para um outro lugar com mais recursos. Eu gostaria de saber a quem eu devo recorrer? Por favor me responda estou entrando em parafusos até porque eu sofro de estresse e depressão.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cosme

      Procure a Secretaria de Saude do seu município para que ela possa lhe dar uma resposta sobre a sua situação. Fratura de fêmur é sempre aconselhada que seja acompanhada em ambiente hospitalar. Volte ao hospital e insista em permanecer la, ate que seu caso seja resolvido. 

  • Michael

    Boa noite! Doutor eu sofri um acidente de moto, quebrei o fêmur distral coloquei 7 parafusos 38 dias depois o médico disse que minha recuperação está muito boa graças a Deus aí vai tira as muletas eu já ando sem ela mais manco um pouco tô sem confiança vc acha que nesses 38 dias o osso já está preparado para suportar o peso eu n sinto dor mais n

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Michael

      Em relação à sua pergunta, a decisão de quando retirar as muletas e voltar a andar normalmente depende do seu médico e da sua condição específica. Habitualmente o tempo para formacao do calo osseo varia de seis a oito semanas, portanto, eu diria que voce ainda esta na fase de formacao do calo, nao coloque toda a carga no membro afetado, va colocando aos poucos e observando como voce se sente.

  • Rebeca silva lustosa

    Boa tarde dr tem 3 anos que tomei um tiro na perna direita e acertou meu femur fiz uma cirurgia pra retirar a bala... Mas desde entao minha perna esta encurtando e entortando sinto muita dificuldade pra andar e ando mancando oque pode ser feito? Tenho 25 anos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rebeca

      A dor e o encurtamento da perna após uma lesão no fêmur podem ser causados ​​por várias razões, incluindo a própria lesão, cicatrizes e aderências, uma fratura mal curada, ou uma perna mais curta do que a outra. É importante avaliar a situação com um médico especialista em ortopedia para que possa ser realizado um diagnóstico preciso e identificar a causa exata do encurtamento da perna.  O tratamento pode variar de acordo com a causa do encurtamento da perna. Em alguns casos, pode ser necessário um procedimento cirúrgico, como um enxerto ósseo para ajudar a reparar uma fratura mal curada ou a correção do comprimento da perna, como um alongamento ósseo ou a utilização de sapatos com elevação. Em outros casos, pode ser necessário um tratamento para controlar a dor, como fisioterapia, medicamentos ou injeções.  É importante que você procure um médico especialista em ortopedia o mais rápido possível para avaliar a sua condição, discutir as opções de tratamento e ajudá-lo a encontrar uma solução para o encurtamento da perna que esteja afetando sua qualidade de vida.    

  • Analucia Araújo de Oliveira

    Fiz uma cirurgia de fêmur a três meses ja posso colocar o pé no chão

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Analúcia

       O ideal é que você confirme se o osso consolidou, isso pode ser feito com uma radiografia simples. Uma vez consolidado você deve botar carga nesse osso para completar a recuperação do mesmo e fortalecer seus músculos.

  • Everaldo Pereira silva

    Olá doutor bom dia meu filho quebro o fêmur distal e a perna dele começou a entortar mais tem o porém a perna do meu filho está voltando para o lugar e ele não faz fiseteorapia devo levar ele para o ortopedista mesmo assim

    • Dr. Diego Ariel

      Oi everaldo..

      com certeza..

      tem que manter o acompanhamento..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Geovane

    Bom dia Doutor .! Sofri uma uma fratura no Fêmur a 1 ano e 8 meses e não Dobro o meu joelho Por completo acho que Dobra en 40% . Meu joelho está Normal já fiz Raio X . Estou com Fixador externo na Perna Somente na parte do Fêmur , eu Gostaria de saber si o fixador ele limita o joelho pra não Dobra e tbm se o fixador prende o músculo ?? E tbm Doutor se com Fisioterapia eo posso Volta a Dobra o joelho ou somente com uma Quebra de Fibrose ??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi geovane...

      Realmente o pino do fixador "prende" sim um pouco a musculatura, dificuldade o arco de movimento...

      a fisioterapia é fundamental...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Dayla

    Doutor eu sofri um acidente de moto a 5 anos e sofri uma fratura no colo do fêmur, não consigo dobrar ela e e ando mancando. Tenho alguma chance ainda de fazer fisioterapia?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi dayla... 

      muito tempo 5 anos..

      tem que fazer uma reavaliação.. exame físico e exames de imagem...

      depois traçamos a conduta...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Caroline Lessa

    Olá! Faz 4 meses que o meu fêmur quebrou..e ainda não colou,,sinto muita dor, mas a princípio no rio x tá tudo normal sem rompimento da haste e parafuso..estou fazendo fisio desde então…mas sinto muita dor muscular e no joelho…e isto me atrapalha para evoluir..

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Carol.. 

      não desita.. 

      até 6-9 meses ainda pode ocorrer a consolidação 

      foco na reabilitação fisioterápica 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Wellington da silva borges

    Oi boa noite tive um acidente de moto e tive fratura no fémur distal fratura esposta com perda óssea do fémur Quase no final ligando os candilos de sete centímetros como eles vão fazer a cirurgia qual o pensamento do cirurgião se tivesse como enviar fotos eu enviaria disse que vão tirar da bacia será que vou andar algum dia?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Wellignton..

      se a consolidação ocorrer, sim

      tudo depende de como seu corpo vai reagir ao enxerto...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

       

  • Camila Carvalho

    Oi Dr.Diego ,fui essa semana no médico e ele me disse que minha perna está torta e que vou ter que operar de novo,acho que é joelho valgo o nome as eu estou com mto medo e mto insegura ,pq agora que estou voltando a andar ,essa cirurgia de realinhamento será que a recuperação é igual a que eu tive no fêmur distal que eu tô demorando tanto para me recuperar?vi que tem uns aparelhos que usam na perna para esse caso de joelho valgo ,gostaria de uma segunda opnião ,tenho medo de uma cirurgia logo após a outra me deixa com sequelqs piores.obg desde já Dr

    • Dr. Diego Ariel

      Oi camila...

      se seu médico indicou a cirurgia, provavelmente o problema é ósseo mesmo..  nesse caso órtese ou aparelhos não ajudariam muito...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Camila

    Estou firma na reabilitação,mas será que vou andar sem mancar?O fisioterapeuta acha que sim ..gostaria da sua opinião !!obg

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Camila...

      Vai depender da sua dedicação  ...

      na vida quase tudo é possível.. bastar querer..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Camila Carvalho

    Dr sofri um acidente de moto a quase 5 meses e que rei o fêmur diatal ,coloquei 7 parafusos e uma haste de ferro ,fiquei 4 meses sem colocar o pé no chão pq o osso foi quebrado em mtos pedaços,tem uns 10 dias o médico mandou em começar a andar ,eu ando bem com moletas e ando sem elas t ,só que eu sinto MTA dor no joelho para andar sem moletas e manco muito ,será que eu vou para de mandar??minha perna não deu diferença de tamanho.obg Dr

    • Dr. Diego Ariel

      Oi camila...

      pela gravidade da fratura, ainda estão recente...

      foco na reabilitação ..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Jean Carlos da s Machado

    Boa noite sofri um acidente de moto a 6 meses. E nunca mais melhorei e consegui dobrar 100% o joelho. essa semana fiz uma ressonância e vi que tinha uma fratura no fêmur discal. Ele quebrou por completo só a cabeça do fêmur. Qual o tratamento ? Ainda coloca depois de tanto tempo? A quebradura foi como se tivesse cortado a bola do fêmur por completo sem quebrar a bola

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jean... cabeça do fêmur é na região proximal... é diferente se a fratura for aí na cabeça... 

      mas independente do tempo, ainda existe tratamento para melhorar

      boa sorte

  • MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA MARTINS

    Oi dr Diego Ariel ,boa tarde n vai reponder a minha pergunta,eu quebrei o fêmur distal á 7 meses ,foi fratura diáfise ,teve q por uma haste no fêmur com dois parafusos no joelho e dois parafusos ,na cabeça do fêmur para segurar a placa,mas ja á alguns dias ,meu joelho dependendo do movimento,parece que o parafuso saiu do lugar,ele mexe ai começa doer demais ,oque será que esta acontecendo,ás veses tenho q tomar remédio para dor e não consigo soltar peso na perna ,e qnd o parafuso mexe dói demais

    • Dr. Diego Ariel

      ja respondido

  • MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA MARTINS

    Oi dr Diego Ariel ,boa tarde n vai reponder a minha pergunta,eu quebrei o fêmur distal á 7 meses ,foi fratura diáfise ,teve q por uma haste no fêmur com dois parafusos no joelho e dois parafusos ,na cabeça do fêmur para segurar a placa,mas ja á alguns dias ,meu joelho dependendo do movimento,parece que o parafuso saiu do lugar,ele mexe ai começa doer demais ,oque será que esta acontecendo,ás veses tenho q tomar remédio para dor e não consigo soltar peso na perna ,e qnd o parafuso mexe dói demais

    • Dr. Diego Ariel

      ja respondido

  • Maria aparecida de Oliveria Martins

    Olá dr boa tarde,eu quebrei o fêmur distal,á7 meses pois uma haste no fêmur e dois parafusos no joelho e dois na cabeça do fêmur eu quebrei um palmo ácima do joelho ,agora fratura distal e diáfise ,agora da uma impressão que o parafuso esta solto pois dependendo do movimento ,dói muito e o parafuso mexe,o que faço,fico andando com a perna dura Sinto muita dor ,estou tomando remédio p dor qual o seu diágnóstico

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria Aparecida

      Sugiro que você procure seu ortopedista, pela sua estoria pode ter algum material solto, o que pode ser prejudicial para a recuperação do seu osso. 

  • ALEXANDRA SILVA

    Olá doutor bom dia sou eu de novo esqueci de adicionar uma coisa e meu filho está etortando a perna com uma placa de fêmur distal tem algum risco?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alexandra

      Existe uma area no osso que é responsável pelo crescimento do osso, só existe nas crianças até a adolescência, após isso ela se fecha e o osso para de crescer. Pode ser que na fratura tenha acontecido lesão dessa zona e por isso a perna esta entortando, sugiro que você procure um ortopedista para investigar e proceder o tratamento mais adequado. 

  • Elaine teles pimentel de Oliveira

    Doutor minha filha sofreu um acidente de carro e quebrou o joelho e o fêmur. O médico dela não explicou nada pra mim .estamos com medo de ficarseguelas Frat cuminutiva distal intercondilar de femur.quais os riscos de seguelas

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elaine

      Toda fratura é passível de sequelas, as de articulações tem mais possibilidades que as outras. Aconselho que vocês não foquem nas possíveis sequelas e sim na dedicação ao tratamento para que tudo corra bem e ela se recupere o melhor possível. A fratura ja aconteceu e não há como mudar isso. 

  • Cristiane

    Bom dia Dr. Minha mãe teve uma fratura no fêmur e foi colocado uma haste. Com 30 dias o médico falou que a consolidação estava bem adiantada e liberou para andar com muletas. Hoje com 40 dias quando tenta dar alguns passos sem muleta ela manca muito. Isso é normal? Já começou a fisioterapia e não tem mais dor.Tem 80 anos, mas apesar da idade sempre foi muita ativa. Desde já obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cristiane

      Pelo seu relato, sua mãe esta evoluindo muito bem, com 40 dias ja consegue andar, esse manquejar só vai passar com o passar do tempo e com as sessões de reabilitação. 

  • Vera

    Bom dia Dr. Meu irmão quebrou o fêmur,foi uma fratura grave,levou 2 e meio agora que tirou o fixador Ilizarov ,quanto tempo ele precisa de carga zero para colocar o pé no chão.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vera

      A carga depende de quanto foi o transporte ósseo. Em geral, 04 semanas são suficientes para inicio da carga  

  • Fátima

    Eu fiz uma cirurgia de a tíbia do joelho e fêmur acima do joelho coloquei platina a um mês na estou colocando o pé no chão meu joelho não dobra e ainda sinto muitas dores é normal essa dores e guando eu poderia começar as filzeterapia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Fatima

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Você ainda esta dentro do periodo da recuperação óssea, ainda vem a fase da reabilitação. Costa mo prescrever uma fisioterapia passiva o mais precoce possível, pois ajuda a melhorar a drenagem do edema e a circulação sanguínea, ajudando na recuperação da fratura 

  • Débora

    Olá Dr. gostaria que me esclarecesse uma dúvida por gentileza. Eu fraturei o fêmur vai fazer 1 mês porém a recuperação ao meu entender tá indo bem, eu viro de lado, durmo de lado, fico sentada e já tô dando passos com as muletas, porém meu joelho não dobra totalmente, ele fica na posição de sentado porém não dobra mais que isso, eu sinto muita dor na região da fratura que é um palmo acima do joelho, o joelho em si não dói, só lateja, então quando eu tento dobrar e fratura começa a dor demais aí eu paro. Faço alguns exercícios em casa com ajuda do meu marido e semana que vem começo com a fisioterapia. Minha dúvida é: Na sua opinião como médico eu conseguirei dobrar esse joelho 100% com a fisioterapia mediante o pouco que eu já dobro? Desde já obrigada…

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Debora

      A recuperação de fraturas depende de inúmeros fatores, entre eles a gravidade dessa fratura. Na maioria dos casos, depois de consolidada a fratura, que gira em torno de 6 a 8 semanas, e iniciado o processo de reabilitação, a recuperação tende a ser quase completa. Sempre lembrar que se houver articulação envolvida, nunca volta a 100%, mas pode chegar a 99%. 

  • Alexandra da Silva

    Oi doutor boa noite.Já faz 5 anos que meu filho quebreu a perna por que quando ele quebrou o fêmur distal ele só tinha apenas 7 anos hoje ele tem 12 e a perna dele começou a entorta depois.Pode ser alguma coisa grave?.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Alexandra

      Os ossos infantis tem uma área destinada ao crescimento ósseo, por vezes nas fraturas, essas áreas são lesionadas o que compromete esse crescimento. Sugiro que você procure um ortopedista para investigar o que esta levando a perna do seu filho a entortar, para fazer o tratamento adequado e evitar problemas futuros. 

  • Maria vitoria

    Meu marido quebrou o fêmur o joelho dele n quer dobrar tem chances dele volta a dobrar o joelho ? Tem 1 mês de cirurgia ele faz fisioterapia desde que saiu do hospital

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Maria Vitoria.

      Toda recuperação pós trauma é dependente da gravidade desse trauma. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. 

  • Geovane

    Doutor Boa noite . Estou com Fixador externo no femur 7 meses , Eu sinto alguns estralhos em apenas um PINO do fixador esse pino tbm está um Pouco enchado EU gostaria de saber Si pode Ser algo Grave ?? Comecei sentir eses estralhos a poucos Dias depois do enchaço . Pode ser algo grave???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Geovane

      Se estava tudo normal e só há poucos dias essa condição se iniciou, sugiro você procurar seu médico assistente, pois pode estar ocorrendo alguma folga no material o que pode comprometer o tratamento da sua fratura. 

  • Gabriel Castro

    Olá doutor, tive uma fratura no fémur distal a mais ou menos 18 meses. Sinto um desconforto no joelho principalmente quando vou dobrar o joelho para frente. Não sei se está relacionada com a perda de músculo que tive e não consigo recuperar. Minha perna esquerda tem 7cm de circunferência a menos da outra. Na sua opinião, pode estar relacionado ao extensor que está muito fraco, ou pode ser algum problema no joelho? E gostaria de saber também se consigo recuperar a musculatura da perna pedalando, já que comecei andar de bicicleta com essa intenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gabriel

      São muitas as possibilidades para explicar seus sintomas. Sugiro que procure um ortopedista para uma avaliação mais completa e instituir o tratamento mais adequado.Por enquanto, aconselho que você invista num trabalho de fortalecimento muscular adequado. A bicicleta ajuda, mas lembre que você precisa trabalhar uma perna mais que a outra. 

  • Tatiane

    Boa noite Dr Diego, gostaria de tirar uma duvida se possivel. Há 4 anos ( vai fazer agora em setembro ) fiz uma cirurgia, sofri um acidente de moto e fraturei o fêmur. Coloquei uma haste intramedular ( tenho parafuso na coxa e no joelho). Minha duvida é a seguinte: o osso ja esta consolidado, é comum ou normal com esse tempo todo sentir dores na região da cirurgia? Tem dias que nao consigo nem pisar direito no chão que sinto dor, muito incômodo, fiz um teste de puxar um pano com o pé e por ser algo tão simples, senti dor e um peso na perna como se a cirurgia tivesse sido recente. Devo procurar um ortopedista e fazer uma radiografia para avaliação?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tatiane

      SE esses sintomas lhe causam incomodo, sugiro que você procure um especialista para avaliação e conduta adequada. 

  • Natalia Freitas

    Bom dia , Dr. Fiz uma cirurgia no fêmur e joelho tem 2 meses e pouco ,ainda não estou colocando carga nem o pé no chão ,minha perna está muito torta como se na parte do joelho estivesse fazendo um formato da letra C, o médico q me operou disse w voltava ao normal com a fisioterapia mais a médica da fisioterapia disse q não q a fisioterapia não conserta a deformidade ,gostaria de saber oque eu posso fazer eu choro tdos os dias tenho 31 anos ,tenho medo de ficar manca ,peço por favor a que de atenção na minha mensagem eu tô tão preocupada não sei oq fazer me ajude com sua experiência e informações. Ficarei no aguarde , obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Natalia

      É necessario saber se a deformidade se deve ao fator ósseo ou ligamentar-tendinoso. Se for óssea não corrige com fisioterapia, se for ligamentar e tendinea pode ser que se consiga uma melhora com a reabilitação. Sugiro que você insista com seu médico assistente para lhe esclarecer essa questão, ou procure uma segunda opinião numa outra consulta presencial ( é necessário que o médico lhe examine e veja seus exames para formar uma opinião) 

  • Natalia Freitas

    Bom dia , Dr. Fiz uma cirurgia no fêmur e joelho tem 2 meses e pouco ,ainda não estou colocando carga nem o pé no chão ,minha perna está muito torta como se na parte do joelho estivesse fazendo um formato da letra C, o médico q me operou disse w voltava ao normal com a fisioterapia mais a médica da fisioterapia disse q não q a fisioterapia não conserta a deformidade ,gostaria de saber oque eu posso fazer eu choro tdos os dias tenho 31 anos ,tenho medo de ficar manca ,peço por favor a que de atenção na minha mensagem eu tô tão preocupada não sei oq fazer me ajude com sua experiência e informações. Ficarei no aguarde , obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Natalia

      É necessario saber se a deformidade se deve ao fator ósseo ou ligamentar-tendinoso. Se for óssea não corrige com fisioterapia, se for ligamentar e tendinea pode ser que se consiga uma melhora com a reabilitação. Sugiro que você insista com seu médico assistente para lhe esclarecer essa questão, ou procure uma segunda opinião numa outra consulta presencial ( é necessário que o médico lhe examine e veja seus exames para formar uma opinião) 

  • Maria da Penha Radislovich

    Obrigada pelas explicações tão detalhadas. Estou fazendo aplicação para Osteoporose de seis em seis meses por 2 anos. Bati no pé da cama no vértice da madeira, quando estava contornando a cama. No momento fiz aplicação de gelo e continuei fazendo, mas pensei que era apenas uma contusão. Não pensei em fratura. Oito meses depois fiz a radiografia e ressonância magnética que constataram traço de fratura com possibilidade de necrose. O médico perguntou se queria fazer prótese. Assustei-me por ser apenas um ponto pequeno, mas ainda sinto que não posso colocar o meu peso sobre a perna e na sei se o andar prejudica. Agradeço seu julgamento para me ajudar, pois tive que mudar meu andar que era rápido.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria da Penha

      Se quiser uma opinião mais abalizada, que  mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma opinião. 

  • Daiane

    Olá muito boa tarde me chamo daiane a um mês a traz sofri uma acidente aonde quebrei o femur distal, estou com uma tala desde a então. gostaria de saber quanto tempo se fica com a tala não dobro meu joelho , e quando tempo começar a fazer a fisioterapia claro que sei que é por cima. Obs: coloquei uma astea no femur e pino no joelho.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daiane

      Usualmente, a colocação de haste é para garantir uma mobilização e carga precoce. Costumo começar a fisioterapia cedo também , inicialmente passiva e depois com carga progressiva. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, 

  • Christiano Antunes Malavazi

    Olá doutor Diego Ariel em fevereiro de 2020 tive um grave acidente de moto onde tive múltiplas fraturas no fêmur próximo ao joelho ,foi grave o carro entrou na frente eu bati forte onde o meu corpo foi projetado para frente causando o impacto do fêmur no guidão da moto aonde veio a ocorrer o dilaceramento fratura no osso ,então pesquisando sobre o assunto encontrei o senhor parabéns pelo excelente profissional que você é ,então doutor fui internado na santa casa de campo Grande-MS e passei por duas cirurgias a primeira cirurgia foi um travamento da perna mas travou minha perna encolhida eles não teriam que estica lá com a tração pra ela não encolher poi fiquei com a perna de 5 a 7 centímetros menor após a segunda cirurgia que foi colocado uma haste por fora do osso e meu joelho não dobra totalmente gostaria por gentileza se o senhor dar uma analisada no meu caso ou até a falta de procedimentos médicos adequados para que minha perna não ficasse menor me senti lesado ou se o senhor puder me indicar aonde posso procurar maiores informações a respeito se precisar tenho todos os exames e procedimentos que foram feitos do same desde já agradeço e que Deus abençoe muito obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Christiano

      É um direito seu se sentir lesado, mas leve em consideração que fraturas graves trazem consequências graves também. Infelizmente não faço consultas online, apenas tiro duvidas para melhor orientar meus leitores. Você deve procurar uma segunda opinião com um especialista, ai em Mato Grosso existem varios. Pesquise na internet os médicos que possuem titulação e que são associados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia -SBOT. 

  • Geovane

    Bom dia ! Estou com fixador externo no femur esquerdo meu joelho dobra pouco , o médico me disse que vamos trocar o fixador. Vamos bota um "FIXADOR COMPRESSOR" GOSTARI de saber si eu ainda posso recupera os movimentos do meu joelho ??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Geovane

      Sem saber qual é o tipo do seu trauma não posso lhe dar uma resposta adequada, mas  Se o problema é apenas no seu fêmur, as chances de voce movimentar seu joelho são grandes, basta fazer uma reabilitação adequada. 

  • Paulo Henrique Cardoso Silva

    Tive uma fratura no fêmur distal e perca de um pequeno pedaço do osso do fêmur distal quais seriam as sequelas que eu ficarei após minha recuperação

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Paulo

      As repercussões da perda óssea depende do tamanho dessa perda e do tratamento instituído, se for apenas uma pequena perda sem espaçamento entre as pontas do osso, há uma recuperação completa do osso, se a perda for grande, com espaçamento grande entre as áreas do osso as chances de recuperação total do osso são mínimas, o que pode resultar num “encurtamento” do osso envolvido. Existem tratamentos, longos, em que se pode estimular o osso para recuperação completa. Portanto, é necessário avaliar diversas variáveis para se aquilatar quais as consequências a longo tempo devido a essa perda óssea. Converse com seu medico, ele tem mais condições de fazer essa avaliação e responder melhor a essa pergunta. 

  • Ana

    Uso placa de platina também. Esqueci de colocar no outro comentário...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana

      Depende de quão grave foi a sua fratura e de como esta sua cartilagem. Procure um ortopedista, preferencialmente especialista em joelho para investigar o seu problema e tentar arranjar uma solução para o mesmo. 

  • Ana

    Fraturei distal do fêmur já faz uns dois anos e meio, minha patela não se mexe e meu joelho não dobra, visualmente não há nada que impeça de ele dobrar nem sinto dor, simplesmente ele não dobra. Existe alguma solução real possível pra isso?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana

      Depende de quão grave foi a sua fratura e de como esta sua cartilagem. Procure um ortopedista, preferencialmente especialista em joelho para investigar o seu problema e tentar arranjar uma solução para o mesmo. 

  • Daniela Rodrigues

    Boa tarde Dr Diego. Minha tia de 80 anos sofreu uma queda e fraturou o fêmur acima do joelho. Operou há dois dias com a colocação de placa. Permanece internada, porém após a cirurgia está apresentando confusão mental, sonolência e anemia. Precisou de transfusão de sangue. Essas são complicações comuns na cirurgia de fêmur em idosos? Desde já agradeço e um feliz 2022.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniela

      Bastante comuns, mais frequente nos idosos que nos jovens. O femur é um osso longo e provoca perdas sanguíneas de grande monta. Idoso e locais estranhos sempre gera confusão mental, melhora ao voltar para o ambiente a que ele esta acostumado.  

  • Vinicius

    Boa tarde Doutor, Eu sofri um acidente(fratura exposta) há 6 meses atrás no fêmur distal e tive que colocar placas e pinos na região e isso está me limitando na dobra do joelho até 140° sendo que na outra perna dobra até 150. Posso tirar a placa para ganhar total amplitude? obs: tenho 14 anos , já estou liberado da fisioterapia há +/- um mês Grato!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vinicius

      O material de síntese serve para imobilizar e fixar a fratura enquanto o calo ósseo é formado. Depois disso ele perde a função, podendo ser retirada. O conselho é só se retire após mais de um ano da sua inserção ( para maturação completa do osso), quando o osso esta FORTE e não há o risco de refratura. Habitualmente, esse material não costuma limitar os movimentos, foque mais na fisioterapia para melhorar esses seus movimentos. 

  • Isadora

    Boa tarde Dr., minha avó teve uma fratura de fêmur distal fazem 65 dias, colocou uma placa mas o osso não colou nada .... medico optou por fazer fisioterapia e ondas de choque antes de uma segunda cirurgia. O senhor acha q é possível que o osso cole com esse tratamento?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Isadora

      É um dos tratamentos descritos na literatura. É possível sim que ela se recupere. No idoso o processo de renovação óssea é mais lento. 

  • Moises lucas

    Olá, sofri um acidente por arma de fogo no fêmur distal esquerdo fui submetido a limpeza e placa e pinos bem acima do joelho, já tem 7 meses e ainda não consigo dobrar o joelho completo, mesmo fazendo fisioterapia, já fui liberado para fazer atividades na academia. Mas será que vai voltar a dobrar o joelho ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Moises

      Isso é muito dependente da gravidade da sua fratura e da sua reabilitação. Invista na fisioterapia, é seu caminho para recuperar as estruturas e mobilidade.  

  • Tomas Santos

    Boa tarde, Eu não consigo dobrar o joelho mas não é por sentir dor parece que tenho algo que impede por cima do joelho só consigo dobrar 50 graus quando tento dobrar mais parece que tenho algo em cima do joelho que não me deixa dobrar tive uma fratura diafesaria no fémur direito foi posta uma haste dois parafusos em cima e dois em baixo. Tenho 17 anos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thomas

      Sua cirurgia ainda é muito recente e voce ja consegue dobrar o joelho em 40 graus, com a reabilitação você vai se recuperar muito bem, desde que se dedique bem a isso. 

  • Tomas Santos

    Boa noite tive uma fratura diafise no fémur direito á duas semanas, foi posta uma haste dois parafusos em cima e dois em baixo, consigo dobrar o joelho cerca de 40 graus porém quando tento dobrar mais parece que tenho algo em cima do joelho que não me deixa dobrar mais é normal???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tomas

      Sua cirurgia ainda é muito recente e voce ja consegue dobrar o joelho em 40 graus, com a reabilitação você vai se recuperar muito bem, desde que se dedique bem a isso. 

  • Kleber fernandes

    Boa noite Dr, sofri um acidente de moto em abril, fraturei o fêmur diafisaria, coloquei placa e 6 pinos, antes meu joelho dobrava, agr nao dobra, passo mais tempo deitado, porem posição sentado me incomoda muito, sinto muitas dores na virilha e agr meu pe ta torto pro lado de fora devido ficar com a perna em so uma posição, e possivel voltar os movimentos normais?? Inclusive fez 5 meses de cirurgia e ainda sai muita secreçao, ja fiz lavagem e msm assim continua e normal ?? Estou tomando cipro, e delacin 8/8 hrs

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Kleber

      Ao que parece você apresenta um infecção, portanto, voce precisa tratar essa infecção, ver com ovai ficar esse osso e depois reabilitar. 

  • Vagner soares silva

    Fraturei o fêmur distal. Coloquei vários parafusos no joelho além de dias placas. É normal a dificuldade p dobrar o joelho. C tempo tempo aproximadamente conseguirei dobrar a perna

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vagner

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. O tempo é bastante variavel, mas espera-se que entre seis meses a um ano a vida deve voltar ao normal. 

  • Jorge

    Olá doutor sofri um acidente de moto no qual tive uma fratura diáfise do fêmur e colo do fêmur direito e fratura exposta da tíbia esquerda, dia 14 de novembro vai fazer 3 messes, na minha última ida ao médico fiquei muito na cadeira de rodas,quando cheguei em casa a cicatriz ficou inxada três dias depois estourou saindo sangue por dias, fui ao médico ele passou raio X e hemograma completo não deu nenhuma alteração mais mesmo assim passou antibiótico e antiflamatorio e minha perna esta inxada, será que possa ser rejeição da placa ????

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jorge

      Isso é uma possibilidade, mas pode ter sido apenas um hematoma, resquícios de sangramento da cirurgia) que drenou espontaneamente e com o tratamento que voce esta fazendo pode resolver sem mais problemas. 

  • Valdirene de Oliveira

    Dr. Minha mãe sofreu acidente de carro e quebrou o fêmur distal e tem uma fratura no joelho,o fêmur quebrou em 3 partes colocou 9 pinos e placa,já tem 4 meses e fazendo fisioterapia mas sente muitas dores .na última consulta os exames estava bom e o médico disse que estava com 80% do osso colado,mas o que preocupa q essas dores não passa e normal e minha mãe tem 70 anos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Valdirene

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. É um processo, inicialmente, bastante doloroso, mas se ela conseguir superar a dor e fazer os exercícios adequadamente, o ganho é considerável. 

  • Alessandra genovesi

    Olá minha sogra de 88 anos foi colocar a prótese total de joelho mas durante a cirurgia o médico quebrou o condilo lateral do fêmur Ela iria sair andando do hospital e agora está imobilizada e sem poder pisar por 6 semanas O que isso vai implicar na recuperação dela ? Não pode dobrar joelho e etc Isso é comum acontecer ? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alessandra

      Os pacientes idosos tem ossos mais frágeis e não é incomum acontecimentos como esse descrito. O que pode acontecer a ela é um período mais prolongado para recuperação. 

  • Flávia

    Dr, sofri fratura de diáfise do fêmur e coloquei placa e pino (internos). Isso pode ser considerado órtese ou prótese?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Flavia  

      É considerado um “tutor extra medular” que é um tipo de material especial utilizado para reduzir e estabilizar a fratura enquanto o calo ósseo se forma, estaria melhor enquadrada no conceito de órtese. 

  • Wiliam vianna

    Dr Diego, boa noite. Hoje estou com dois meses e 8 dias de cirurgia e meu médico ja me liberou pra fazer fisioterapia para ganhar arco de movimento do joelho, com (obs) de carga zero membro operado. Porque meu joelho nao dobra direito, ja iniciei a fisioterapia e estou na 4 seção de fisioterapia e estou com 70 graus de arco de joelho e o fisioterapeuta falou q eu so vou conseguir chegar a 90 graus por causa da protese no femur. Dr, e normal não recuperar 100%o movimento do joelho ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola William

      Não há como eu afirmar um prognostico sem ter todas as variáveis para avaliar. A recuperação articular depende de inúmeros fatores, tais como gravidade da lesão, dedicação e empenho no processo de reabilitação, técnica cirúrgica entre outros. Algumas pessoas perdem totalmente o movimento e outras o recuperam totalmente. Por enquanto foque na sua fisioterapia, supere as dores e acredite na sua recuperação, isso ajuda bastante.  

  • Jamilla Maria

    Oi sofri um acidente de moto a cerca de 4 meses fraturei o fêmu distal fiz uma cirurgia colocaram uma placa bloqueada e seis parafuso no meu joelho tô fazendo fisioterapia mas estou com muita dificuldade pra dobrar o joelho é muita dor não ainda não posso colocar o pé no chão fui no meu médico e ele falou que eu tenho que me esforçar na fisioterapia se não vou perder o movimento do joelho estou preocupada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jamila

      Seu medico tem razão, a reabilitação é fundamental para recuperação da função do membro afetado. Tem que vencer a dor, que faz parte do processo e se dedicar aos exercícios para retornar ao normal. Infelizmente o processo é doloroso de fato.

  • Ártemis Barradas Ribeiro

    Tenho 4 meses de cirurgia o médico não liberou a fiseo, só p colocar o pé no chão mas tenho observado um alto bem no local q o osso quebrou o femu tipo um inhasso q aparece guando coloco o pé no chao

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Artemis

      Esse inchaço pode ser o calo ósseo. Com quatro meses você ja deveria estar fazendo fisioterapia, converse com seu medico ou peça uma segunda opinião. 

  • Geovane

    Boa tarde, Eu fiz uma cirurgia do fêmur com três meses enfeccionou, Estou fazendo sete meses de cirurgia é naum consigo Dobra o joelho e agora apareceu um inchaço na parte de baixo da cirurgia . Gostaria de saber si pode ser que esteja rejeitando a platina e com quantos meses o fêmur cola ??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Geovane

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável   de pessoa para pessoa. No seu caso existem muitas possibilidades para o que esta acontecendo. Procure um ortopedista e investigue para descobrir o que pode ser e fazer o tratamento adequado. 

  • Sergio ribas

    Dr Diego Ariel fis está cirurgia de fêmur distal a 8 mês e não consegui dobrar o joelho a inda e normal a demora

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sérgio

      Pelo tempo você já deveria estar com uma boa mobilidade. Dependendo da gravidade e do local da mesma pode haver mais dificuldade de reabilitação. Foque  na fisioterapia, melhor chance de melhora. 

  • Diego

    Boa noite fiz uma cirurgia de femu e já está fazendo sete meses Mais ainda naum consigo Mi sentar normal em uma cadeira , eu sento mais com dificuldades . Pra min senta normal preciso deixa a perna elevada . Quanto tempo leva pra mim volta a senta normal sem poder eleva a perna ???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Diego

      Sugiro que você procure um ortopedista. Com esse tempo você ja deveria estar quase 100% normal. 

  • William vianna nunes

    Bom dia doutor !!! Desde ja agradeço a sua atenção pela minha pergunta anterior. Hoje intera 33 dias q fiz uma cirurgia de fratura de fêmur distal, e com muito cuidado tentei escostar meu pe no chão, e percebi q meu calcanhar nao esta encostamdo no chão, so a ponta do pé, isso e normal nesse tipo de fratura e com as fisioterapia será q retornarei os movimentos normais ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola William

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. O processo de reabilitação é fundamental para a melhora muscular e dos outros tecidos. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro.   

  • Alexandre Veriauto

    Boa tarde Dr Diego,fiz uma cirurgia de femur distal dia 3 de setembro de 2021 e dia 17 vai fazer 2 semanas,quanto tempo leva para se formar o calo ósseo? Ainda nao consigo dobrar o joelho direito quase nada,foi colocada uma haste ao lado com parafusos,isso demora muito pra voltar a andar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alexandre

      Usualmente, a haste é uma modalidade de cirurgia utilizada para que o paciente coloque carga imediata no osso, ou seja começa a andar precocemente.  O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa,  

  • Geovane

    Boa Noite. Fim uma cirurgia do fêmur , Com Três meses enfeciono. Passei um mês no hospital para o tratamento . Quamdo eu cheguei eu dobrava o joelho , SI passaram dois meses eu dobro pouco o joelho . Gostaria de saber Doutor Si vou volta a ter movimento na perna , Dobra e caminha Normal . E se core algum risco de Perde Movimentos ?? OBGD PASSAR BEM .

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Geovane

      Toda fratura é passível de complicações, mas a recuperação depende muito da dedicação do paciente e da gravidade da fratura sofrida. Para uma opinião mais abalizada seria necessário um exame fisico detalhado e ver seus exames de imagem. Invista na sua reabilitação, é sua melhor chance de recuperação.  

  • WILIAM VIANNA NUNES

    Boa tarde Dr.. Fiz uma cirurgia no fêmur distal a 21 dias..gostaria de saber quando ou poder colocar o pé no chão? E em quanto tempo vou estar andando?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola William

      Eu posso lhe dar uma previsão, mas existem vários fatores que interferem nos processos de recuperação. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, após a formação do calo vem o período de reabilitação, quando a pessoa vai melhorar a musculatura e as articulações, essa fase dura de 3 a 6 meses, podendo perdurar ate por 01 ano. Com o calo formado ja se pode colocar carga no membro, dependendo da sua dedicação em cerca de 4 meses você estará andando. 

  • Tamires

    Oi Dr. Boa noite! Tudo bem? Então, sofri um acidente de moto onde fraturou colo do fêmur e fêmur … ando com muletas e quando tiro a muleta p fazer a sessao c meu fisioterapia, eu ando mancando muito, sinto muita dor. Raio x comprova q o colo do fêmur já colou, mas a do fêmur ainda não, … tem 3 meses e 3 dias que fiz a cirurgia, o que incomoda é esse mancar, é normal? Faz parte do processo da marcha? Foi colocado a haste intramedular , 2 pinos perto do joelho e 1 pino no colo do fêmur. Toda vez que tento andar meu quadril desce, eu tento controlar a dor. Mas as vezes é difícil. Fiquei c medo de ser necrose, mas no último raiox deu normal. O mancar com o tempo passa?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tamires

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Depois disso vem a fase de reabilitação que pode se estender de 6 meses a um ano. Sua fratura é considerada um trauma de grande porte, portanto, o tempo de reabilitação vai ser mais longo. Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso  só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar , mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela e se tudo der certo melhorar a sua forma de caminhar.  

  • Paullo

    Fiz cirugia de fratura do fêmur há 18 dias, e iniciei a fisioterapia, quando vou usar a muleta dói muito do joelho a virilha, uma dor que só passa tomando remédio. Quando vou tomar banho sai do banheiro morrendo de dor, isso é normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Paulo

      Sua cirurgia e fraturas são muito recentes ainda demanda tempo para recuperação. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma.  

  • ingrid

    Doutor meu tio sofreu uma queda teve fratura do fêmur distal, hoje já faz 7 dias, o uso de eletroterapia como tens, ultrassom e fez é indicador em cima da lesão?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ingrid

      Não há contraindicação para sua utilização,não muda o curso da fratura. 

  • Vinícius

    Boa noite doutor , sofri um acidente e fraturei o fêmur distal(exposta) tem 1 mês e meio . Comecei a fisioterapia fiz 6 sessões e consigo dobrar até 75° e forçando vai até uns 85~90° com muita dor . Tem como eu retirar o pino para eu ganhar mais mobilidade?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vinicius

       O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável   de pessoa para pessoa, Carga só é aconselhável depois do calo ósseo, depois não é o pino que esta impedindo sua movimentação, muito provavelmente deve ser o tempo exíguo desde a sua fratura.  

  • IGOR SERGIO MARQUES DE LEAO

    Estou preocupado com minha recuperação, pois não consigo dobra o joelho e nem anda de moletas pois minha perna fica muito pesada. Estou tentando dobra o joelho aos poucos mais sinto dor.

    • Dr. Diego Ariel

      ja respondido

  • IGOR SERGIO MARQUES DE LEAO

    Boa tarde, sofri um acidente de moto e quebrei meu femur, o estudo radiológico evidenciou: Fratura cominutiva do terço médio do fêmur reduzida com haste intramedular. Partes moles visualizadas conservadas. Vai fazer 1 mês pós cirurgia, já tirei os pontos mais meu joelho continuam enchados e sem movimentos, consigo movimentar o pé, mas não consigo dobra o joelho e minha perna fica pesada quando me levanto.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Igor

      Sua fratura é muito recente. A reabilitação é parte primordial após uma fratura. Atletas de alto nível demoram a reabilitar, imagine meros mortais. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Invista na fisioterapia, porque senão você se arrisca a ter os movimentos comprometidos, mas para isso é necessário vencer o período doloroso inicial. Boa sorte.  

  • Júlio César da silva matos

    Meus parabéns DR. Vc ajuda muita gente vc é um guerreiro

    • Dr. Diego Ariel

      obrigada, vamos tentando por aqui

  • Felipe Augusto

    Boa tarde doutor Diego. Fiz uma cirurgia de fêmur distal em janeiro e até no momento ando mancando e tem um inchaço na parte de cima do joelho, seria normal eu mancar até agr e esse inchaço? Obrigado, bom trabalho!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Felipe  

      Depende do tipo e gravidade da fratura que você teve. Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar , mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela. 

  • William

    Olá Dr. Boa tarde, fiz uma cirurgia a 45 dias, onde foi colocado haste no fêmur e placa na fíbula, já não sinto dores e os movimentos estão voltando, o problema é o formigamento e as fisgadas que ficam da ponta do dedinho do pé e próximo ao calcanhar, isso começou a ocorrer de 1 semana pra cá e me incomoda muito, o que seria essa dormência e fisgadas, sinto os nervos todos se mexendo

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  William

      Isso pode ser uma reação da sua musculatura que esta em processo cicatricial, a tendencia é que com a fisioterapia esses sintomas desapareçam. 

  • Geovane

    Boa tarde . Sofri um Acidente de Trânsito e Quebrei o Fêmur, Fiz a cirurgia já tem dois a três meses . Tem um pequeno inchaço na parte de Cima Da cirurgia , Gostaria De Saber si e Normal e Qual procedimento eu Devo Fazer . ???

    • Dr. Diego Ariel

      fisioterapia 

  • Geovane

    Boa tarde . Sofri um acidente de trânsito e Quebrei o Fêmur , já tem uns dois a três meses tenho um pequeno inchaço na perna , Queria saber si isso i normal o qui Devo fazer ??

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Geovane

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação.  O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa.  Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. 

  • Bruno

    Olá, bom dia. Sofri um acidente de trânsito, e acabei fraturando o fêmur, fiz a cirurgia a quase 20 dias, ando de muletas e já mexo a perna, porém não consigo dobrar o joelho e ele ainda esta um pouco inchado, qual seria o motivo? Já comecei com alguns exercícios, pra que ele possa aumentar o grau de movimento.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Bruno

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais.  O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de 2 (dois) a três meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Joao Batista Tomaz

    Sofri uma fratura de joelho do fêmur distal a 3 meses não foi necessário cirurgia fiquei um mês com gesso agora tirei o gesso a 4 dias e queria saber se posso fazer fisioterapia em casa com orientações de médicos do yuo tube

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Joao Batista

      Claro que não, você precisa fazer uma avaliação pelo profissional de fisioterapia para ele poder montar um programa individualizado para seu caso e acompanhar a evolução. Fazer reabilitação de forma remota sem avaliações existe o risco de se fazer de forma incorreta e piorar o quadro e não melhorar. Tenha cuidado com esse “faça sozinho”. 

  • Lais

    Oi eu tive uma fratura no femur distal faz 40 dias vou começar a fazer fisioterapia agora consigo dobrar o joelho um pouco mais meu joelho ainda esta dolorido e quando dobro ele doi e quando coloco a mão no joelho enquanto dobro sinto o osso tipo rangendo estralando as vezes mais fiz o raio x e ele disse que ja consolidou tao bem que nao da pra ver a fratura mais mesmo assim ele falo que ainda e pra ficar uns dias sem colocar o pé no chao mais esses rangidos sao normais doutor

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Lais

       O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa.  Depois do calo ósseo formado vem o processo de reabilitação. Se o medico disse que seu calo ósseo ja se formou, o que você necessita agora é se concentrar na fisioterapia. Todos esses sintomas que você mencionou são perfeitamente normais para essa fase da sua recuperação, não se preocupe. 

  • Ártemis

    Fiz minha cirugia e com dois meses a placa entortou tenho q refaser a cirurgia estou esperando o sus liberar a 3 meses total 5 meses operada será q com a demora ainda vai ter geito pois a perna tá torta sera q vai dar certo É voltar ao normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Artemis

      Em trauma quanto mais precoce o tratamento melhor o resultado, mas isso não inviabiliza a possibilidade de um tratamento mais tardio, um pouco mais trabalhoso mas com resultados satisfatórios na maioria das vezes. 

  • Adriana

    Olá, gostaria de sanar uma dúvida. Minha avó fratura fêmur distal, após 7 dias de internação recebeu alta. O médico indiciou fisioterapia, porém orientou a permanecer 45 dias sem realize descarga de peso no membro operado. De acordo com alguns artigos a deambulação precoce, ainda que com descarga parcial não seria aconselhável para recuperação mais rápido?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Adriana

      A carga precoce depende do tipo de fratura e do principio adotado para a osteosintesse ( estabilidade relativa ou absoluta) e qual material de síntese foi utilizado. Habitualmente, se aconselha esperar o tempo de formação do calo ósseo para que o osso possa receber carga. 

  • Felipe Batista

    Boa tarde Dr. Diego,me chamo Felipe, tenho 24 anos e sofri uma fratura no fêmur diáfise após um acidente de trânsito,estou em processo de recuperação a 6 meses e depois da cicatrização da cirurgia e da diminuição de quase 100% das dores na área da fratura,venho sofrendo com intensas dores no joelho(não há inchaço no local) e na área do fêmur distal,o que pode está causando esse quadro?o forte impacto pode ter afetado algum tendão ou a cartilagem? o que pode ter dado origem a essa dor sem quaisquer inflamação no fêmur distal e meses após a cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Felipe

      Geralmente, fraturas de femur estão muito associadas a outras lesões adjacentes, como lesões ligamentares por exemplo, que podem ter passado por despercebidas. Sugiro que você faça exames de imagem, como uma Ressonância Magnética, claro que se solicitada por seu médico. 

  • Danew Syrlei Santos de Oliveira

    Minha sogra teve uma fratura no Distal de fêmur, ela já tinha artose ostoporose no joelho, fez cirurgia, tem uma placa e parafusos. Não tem nenhuma regição. Isso faz 5 anos. Semana passada foi tirado um RX e constatou que o osso não foi colado. As inplicações de embolia pulmonar e trombose podem ocorrer por esse motivo?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Danew

      Com esse tempo pós fratura ja houve “cicatrização”  da medula desse osso fraturado, portanto, as complicações que você menciona não se relacionam a isso. Ela pode ter complicações desse tipo relacionadas a idade e/ou outras comorbidades que ela possa ter. 

  • Pâmella

    Boa noite Doutor Tenho um filho de sete anos ele fraturou o fêmur acima do joelho foi dia 20/10, até hoje o pé não voltou não faz o movimento pra cima o que pode ter acontecido? Tem algo que pode ser feito ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Pamela

      Pode ser duas hipóteses: falha de consolidação ou consolidação viciosa ( osso cola de forma errada) ou reabilitação inadequada, para saber o que pode se feito é necessário fazer o diagnóstico correto. Procure um ortopedista pediátrico e veja com ele as possibilidades .  

  • Lais

    Oi eu tive uma fratura distal do fêmur Cid s72 tem 14 dias o doutor falou pra ficar 30 dias em repouso sem por os pés no chão e se locomover com muletas consigo dobrar o joelho bem pouco consigo levantar as pernas coisa que não estava conseguindo mais estou preocupada será que e normal com 14 dias não dobrar totalmente o joelho

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Lais

      O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Depois disso vem todo um processo de reabilitação para completar a recuperação total do trauma sofrido. Sua fratura ainda é muito recente, totalmente normal isso que você relata. Agora é paciência e disciplina para cumprir a jornada. 

  • Adailton

    Olá doutor. Fraturei o fêmur.e já faz 9 mês é não consigo andar quando apoio o pé no chão dói muito e encha.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Adailton

      Só com essas informações fica difícil lhe dizer algo. Necessitaria saber o tipo de fratura, qual tratamento foi realizado e se a reabilitação foi feita de forma adequada. 

  • Matheus Henrique

    Bom dia, Dr. Fraturei o fêmur diáfise, há 15 dias, em uma semana foi feita a cirurgia e colocou uma haste. O médico disse que eu deveria andar de moletas, apoiando o pé no chão. Eu posso começar a tentar me apoiar só com a perna, levando a dor como termômetro? Ex: se doer demais eu paro? Tenho 24 anos, sinto poucas dores, consigo movimentar a perna e já consigo até dobrar o joelho.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Matheus

      A cirurgia com haste é feita para  o paciente colocar carga (pisar) imediatamente, a não ser que algo tenha acontecido que contra indique essa conduta. Essa é a mesma cirurgia que foi feita no Anderson Silva. Use a dor como guia e vá se movimentando, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, 

  • cristina lúcio da costa

    Olá Dr! Fiz cirurgia para fratura de diáfise de femur. Tenho 1 Mês de operada, foi colocada uma haste. Já tenho flexão de 110° no joelho. Mas o meu joelho dói muito, principalmente a noite. É normal sentir dor depois desse tempo? Ou é por causa da fisioterapia?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Cristina  

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Uma dose extra de paciência é o necessário nessa fase. 

  • SILVIA CRISTINA BEGOSSO PIEDADE

    Sofri uma fratura distal de fêmur há 10 meses e ainda não me recuperei. Sinto fortes dores tanto no fêmur como no joelho que foi o que bati no chão no momento da queda. Foi colocado placa e agora que o médico indicou tomografia com contraste do joelho. É normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Silvia

      Nenhuma fratura é comum. Quando uma pessoa sofre um trauma, não é apenas os ossos que sofrem, outros tecidos também: vasos sanguíneos, nervos e ligamentos. Você pode estar tendo algum problema ligamentar no joelho. A tomografia não é um bom exame para diagnóstico de problemas em tecidos moles, a ressonância é mais especifica para isso. Como esta seu programa de fisioterapia? A reabilitação é fundamental para a recuperação adequada no pós fratura. 

  • João Batista tomaz

    Tomei um tombo a 4 dias e tive fratura não exposta no joelho , estou com gesso a um dia não fiz cirurgia o médico mandou ingressar, será que posso ficar de pé sem andar ou pode dar problemas ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  João Batista

      O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de 2 (dois) a três meses, variável de pessoa para pessoa. Portanto, tem que deixar esse osso em repouso ate que ele se recupere. Ficar de pé sem pisar é aceitável, não há contraindicação para isso. A dor vai ser seu guia. Doeu pare de fazer.  

  • ELIZABETH

    Fraturei o fêmur uns 4 dedos acima do joelho no dia 22/8/20. Fiz cirurgia dia 26/8/20. Comecei fisioterapia 10 dias depois com 30 sessões. Mas o joelho não conseguia dobrar o desejado e doia muito. Disse que deu fibrose. Fiz um procedimento com anestesia pra o médico dobrar. No outro continuei a fisioterapia e ainda tenho uma dor horrível. Ando de andador. O que pode estar ocorrendo.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elizabeth

      Faz-se necessário investigar se essa artrofibrose não recidivou e também observar como se deu essa  consolidação da sua fratura. Pode ser que sua fisioterapia nao tenha sido feita adequadamente. Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram (@arieldelima.diego),, mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura ou não e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Zoraide

    Olá, fiz uma cirurgia fêmur há seis meses, foi colocado três pinos no local, ainda sinto muitas dores é normal? Qual o tratamento indicado? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Zoraide

      A persistência da dor após esse período que você  cita, pode ser sinal de que o material de síntese esteja provocando algum processo inflamatório nos tecidos adjacentes a ele. Procure seu médico assistente para fazer uma avaliação e instituir o tratamento mais adequado.  

  • Daniel Gois

    Ola, consegui a proeza de cair ao chao e quebrar o COLO DO.FEMUR, sendo assim, do joelho pra baixo tenho todos ps movimentos normais, ja do joelho pra cima nao tenho nenhum movimento, nadanada, isso volta ao normal? Sinto dores na musculatura da.coxa...tanto em.cima como embaixo dela, e algumas vezes no joelho... tem 30 dias hoje desde a cirurgia...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniel

      Depende do tipo de cirurgia que você fez. Se colocou a prótese, ja é para iniciar fisioterapia com fortalecimento muscular, se colocou apenas parafusos, será necessário aguardar o aparecimento do calo ósseo para poder fazer qualquer movimento. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Eva Pereira Machado

    Boa noite Dr.Fiz uma cirurgia no fêmur direito já fez 6 mêses fui atropelada por um carro grande e ainda sinto muita dor, quando me viro na cama é horrível a dor que sinto. Isso é normal e por quanto tempo

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eva

      É esperado um tempo de recuperação entre 6 meses a um ano. Meu conselho é que você foque na fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar. Boa sorte 

  • Artemis

    Bom dia estou com 20 dias de operado do femo mas não consigo mover o joelho abaixo do joelho sinto q estar meu duro er normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Artemis

      Perfeitamente normal.  O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Seu osso ainda esta formando o calo ósseo, muito recente a sua fratura. Tenha paciência, tudo a seu tempo, logo você poderá iniciar a fisioterapia e movimentar sua perna.  

  • LUIZ FERNANDO RODRIGUES

    Bom dia doutor gostaria de uma.segunda opinião... tive um acidente de moto onde quebrei o fermur distal gerando uma fratura exposta ( coloquei haste) de brinde ganhei uma lesão do joelho de menisco com lesão alça de balde, rompimento ligamento cruzado e lateral e algumas lesoes no bíceps femoral e tendão patelar.. faz um mês e 10 dias do acidente e comecei a fisioterapia, ando de muletas e consigo já colocar a perna como carga.. porém a minha maior dificuldade esta na dobra do.joelho onde não consigo dobrar.. apenas uns 80 porcento.. ele vai e trava.. mesmo com a fisioterapia não vejo evolução na amplitude... já outros exercícios como.levantar a perna e alguns para coxa e panturrilha faço sem problemas.. minha pergunta é que meu médico falou que preciso recuperar o fermur primeiro para poder fazer a cirugia dos ligamentos mais tarde.. confesso que estou frustrado por não conseguir dobrar o joelho.. se forçar corro o risco de piorar a lesão do menisco e lca?? obrigado doutor!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luiz

      Seu medico tem razão quando menciona que você precisa se recuperar da fratura de femur para poder fazer os ligamentos, o motivo é que os ligamentos são inseridos no osso, portanto, o mesmo deve estar “integro” para receber a fixação do ligamento. Os movimentos do joelho você vai recuperar depois da reconstrução ligamentar e muita fisioterapia. Não force seu joelho, sem o ligamento reconstituido você corre o risco de danificar ainda mais o que ja não esta bom. Boa sorte  

  • Marcio Pucciarelli

    Boa noite Dr, tive essa fratura distital nao exposta C3,foi imobilizado a parte de baixo tbm com com o conjunto de hastes,a parte de baixo foi retirado de 07/07/18 ate 08/10/19,a parte do femur com a C3 era pra tirar11/02/2020 com a pandemia não foi possivel,existe algum exercicio que eu possa fazer,pois estava usando cadeira de rodas e qdo usei as muletas inflamaram todos os pinos,e tive que voltar pra cadeira de rodas.agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcio

      O que você pode e deve fazer é fortalecer seu quadríceps, preferentemente acompanhado com fisioterapeuta. Boa sorte 

  • Luana Guedes

    Ola Dr. A minha fratura foi a B2, faz cerca de 90 dias da cirurgia. Ja ando sem muletas e nao sinto dores, i joelho dobra um pouco mais de 90 graus. Porem ainda ando mancando e o joelho inchado. É normal isso? Ou deveria estar mais evoluida?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luana

      O processo de formação do calo ósseo costuma acontecer entre dois e três meses após o trauma, depois desse período vem a fase de remodelação que gira em torno de seis meses a um ano, dentro desse espaço de tempo as outras estruturas lesadas, nervos, ligamentos, pele, sistema circulatório  estão se recuperando também, por isso você apresenta esse edema. A fisioterapia ajuda na reabilitação, agora é foco, força e paciência. Boa sorte    

  • Vinícius Barbosa de Andrade

    Olá doutor, meu caso foi uma fratura fechada na diáfise do fêmur, coloquei uma haste intramedular, iniciei a fisioterapia, sinto o joelho doer e o quadril também. A minha dúvida é a seguinte, no início é normal sentir que a perna operada está um pouco maior? Estou ainda com muletas e uma contratura muscular próxima ao joelho... Com o tempo, tudo correndo bem, essa impressão de perna maior passa?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vinicius

      Para avaliar evolução do tratamento ortopédico é necessário sabermos o tempo de fratura e do inicio do tratamento, de qualquer maneira, a haste é colocada para que se coloque carga na perna fraturada o mais precocemente possível. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso, dor essa que melhora com a evolução. O tempo coloca tudo no lugar e você vai voltar a sentir seu corpo como uma unidade. Boa sorte 

  • Daniel

    Boa noite Fraturei o fêmur distal da forma B2, ja faz 50 dias que fiz a cirurgia mais ainda nao desinchou e nem voltou a mobilidade normal nao abre 100% nem fecha mais que 90graus. Eu ja comsigo pisar e nao doi mais com qual tempo vai desinchar e posso volta a andar sem muletas ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniel

      A recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa investir na fisioterapia para melhorar a sua mobilidade. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. O osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação 

  • Luiz Fernando

    Olá, tive uma fratura do tipo B3, mas devido a demora em se fazer a cirurgia minha perna acabou enclinando para dentro e o osso colou, quanto consegui fazer finalmente a cirurgia o osso foi quebrado para tentar corrigir o ângulo, mas ainda assim minha perna ficou um pouco enclinada para dentro, gostaria de saber se ainda tem alguma forma de corrigir a enclinação da minha perna com algum procedimento? Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Luiz Fernando

      A única forma de corrigir esse desvio que você relata é cirurgicamente. Se seu osso já esta consolidado, você teria que fazer a mesma cirurgia que fez, tendo que fraturar o osso durante o ato cirúrgico e corrigir o ângulo da perna. Se seu problema não for ósseo, se for capsular ou um encurtamento muscular , ha chances de melhora com a fisioterapia. Espero ter ajudado 

  • Haleson Rafael Moreira de Araujo

    Bom dia Dr°. Eu tomei um tiro na perna direota no dia 07/02/2020, onde veio a ocasionar uma fratus exposta do fêmur (A3). No mesmo dia fui operado e colocado os fixadores externos, para estabilizar a fratura. No fia 13/02/2020, fui operado novamente, com a colocação de uma placa em ponte. 1 Hoje faz 101 dias de operado, faço fisioterapia a 60 dias 5 vezes na semana, mesmo assim continuo sofrendo com dores 24h, e com extrema dificuldade para encostar o pé no chão. O unico movomento de consigo fazer sozinho mas com muita dor no joelho, e o movimento de flexionar e esticar a perna. Deitado de barriha para cima, fazer esse movimenro de barriga para baixo eu preciso de ajuda para esticar a perna. Os demos movomentos so com auxílio, abrir e fechar, lenantar a perna. Fiz uma TC com 80 dias de operado e nao tinha nenhuma evidencia de calo osseo. Estou preocupado de ter alguma lesão em outros tecidos, como tendões, nervos, musculos ou ligamento. Ja estoi sem esperancas, sinto dor 24h por dia. Estou tomando tramadol, deocil e dipirona de 1g para dor e pregabalina para dor nos ligamentos. Eu sinto alivio no periodo de ação das medicações mas as dores não param nem por 1seg. Por favor, me da uma direção. Oque devo fazer? E normal? Devo trocar de medico?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Haleson

      Lesões por arma de fogo são consideradas traumas de grande energia. Além da fratura, tipicamente ocorre lesões de outras estruturas, como músculo, tendões e nervos... Primeira coisa é ver direitinho se não ocorreu lesão de uma dessas estruturas, para proceder com o tratamento... Outra coisa possível é intensificar na fisioterapia e aumentar as medicações analgésicas...

      Boa sorte.

  • José Marcos da Silva

    Boa tarde doutor eu sofri um acidente de moto dia 2 de outubro do ano passado foi feito o procedimento cirúrgico no fêmur distal e na tíbia e na fibra já está com 3 meses já fiz o segundo retorno e o meu ortopedista disse que eu já posso ir soltando as muletas mas sinto muito dificuldade por que sinto dores e o meu joelho tá muito inchado ainda e sinto rigidez no meu joelho já comecei a fisioterapia eu pergunto esse inchaço é normal com o tempo vai com o tempo vai passar e o meu joelho vai ficar normal de novo?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi José.

      Sem te examinar e ver seus exames dele, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Quanto mais grave a fratura, mais tempo demora para o retorno às atividades cotidianas... O inchaço (edema) e as dores são frequentes em fraturas .

      Como já tinha dito, não tem como prever seu retorno à normalidade sem te ver nem examinar...

      Boa sorte...

  • Victor Luque

    Tive um acidente de moto a cerca de 7 semana e faço fisioterapia desde a cirurgia. Minha fratura foi a B1 ou B2 (lado de fora do joelho). Para dobrar dói muito mas já consigo chega aos 90 graus na fisioterapia. Gostaria de saber se é normal a dor no local do parafuso quando forço para dobrar ou aperto com o dedo. Sinto também que no dia seguinte da físio meu joelho atrofia um pouco do ângulo que consegui chegar. Sinto que é uma briga de dois passos pra frente é um pra traz , toda sessão esse sentimento.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Victor.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dores... tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  

      Toda fratura articular é grave, principalmente no joelho. Mesmo que sua cirurgia tenha sido perfeita, demora um tempo para reabilitar. Tem paciente que demora até 6 meses ou mesmo mais de 1 ano em casos específicos...

      Se está achando muito lento a recuperação, retorne a seu ortopedista para conversar com ele...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Thiago

    Boa Tarde! Sofri um acidente de moto e tive uma fratura B1 ou B2 seria na lateral do lado esquerdo, fazem 4 meses e ainda espero pela vaga na fisioterapia pelo SUS, corro algum risco de sequelas por não ter feito à Fisio ainda ? Já ando com alguma dificuldade (mancando) pois não consigo dar a passada, tenho medo de não conseguir correr mais, tem este risco? Obrigado desde já!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Thiago...

      Quanto mais tempo demorar para iniciar a fisio, mais dificil será retornar às atividades normais... não que seja impossível... mas é bem mais difícil...

  • Daiane

    Uma fratura no estilo dessa imagem C3 para por tem como colocar a endoprótese?

    • Dr. Diego Ariel

      Bom dia Daiane...  

      Excelente pergunta.  

      A fratura C3 é umas das mais graves, principalmente pelo fato de ela acometer a articulação. Sim é possível, contudo, uma artroplastia (cirurgia para colocar prótese) é reservada para último caso. Geralmente tentamos o primeiro o tratamento Cirúrgico (com placas, parafusos, hastes...) ou Conservador, de acordo com cada caso.    

      Caso o paciente não responda bem a esse tratamento e evolua com Osteoartrite, a famosa artrose (desgaste da articulação), a prótese é uma boa solução ....  

      Só lembrando, quando mais velho o paciente for, melhor... pois prótese tem vida útil e eventualmente precisa ser trocada...