Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Traumatologia

Fratura do Tornozelo


Imagem

    O tornozelo é a articulação ente o pé e a perna. Basicamente, o tornozelo é composto por 3 ossos: a tíbia, a fíbula e o tálus.

    Anatomicamente, o tornozelo apresenta proeminências ósseas que agregam estabilidade ao tornozelo. Essas proeminências são conhecidas como maléolos. Existem dois maléolos na tíbia (média e posterior) e 1 na fíbula (lateral). Assim, uma fratura de tornozelo pode acometer um (unimaleolar), dois (bimaleolar) ou os três (trimaleolar) maléolos.

    A superfície articular distal da tíbia é conhecida como “Pilão”. Geralmente as fraturas do Pilão são mais graves e com outras lesões associadas. 

    A incidência das fraturas do tornozelo é de aproximadamente 187 fraturas por 100.000 pessoas por ano. Cerca de 66% são unimaleolares, e a maioria das fraturas ocorre em mulheres idosas.

 

Qual a função do tornozelo? O tornozelo é considerado uma articulação “em dobradiça” complexa. Dentre os principais movimentos realizados pelo tornozelo, estão a flexão (mover o pé para baixo) e a dorsiflexão (“mover o pé para cima”).

Além dos ossos, o tornozelo conta com um forte complexo ligamentar para reforçar a estabilidade do movimento de dobradiça.

O pilão tibial é o responsável por quase a totalidade do suporte do peso corporal no tornozelo. Ou seja, além de ajudar no suporte do peso, o tornozelo é fundamental para a realização de muitos movimentos, desde uma simples caminhada até um salto elaborado.

 

Como ocorre a fratura da tornozelo? Basicamente são dois mecanismos principais. 

O mecanismo Torcional, comum no entorse (quando o tornozelo “gira”), conhecido como torsão, como ocorre “ao pisar num buraco” ou ao “desequilibrar de um sapato de salto alto”. Geralmente, nesse mecanismo torcional, ocorre fratura dos maléolos (tíbia ou fíbula).

O outro mecanismo é a compressão Axial, como ocorre nas quedas de altura em que o paciente cai “de pé”. Geralmente, nesse mecanismo axial, ocorre fratura do pilão tibial.

 

 

Quem tem maior risco de fraturar o tornozelo? As fraturas do pilão são mais comuns em homens jovens (35 a 40 anos) e estão muito associadas a acidentes de trânsito e quedas de altura. As fraturas dos maleolares são mais frequentes em mulheres mais velhas. Vale lembrar que o aumento do peso é um fator de risco para as fraturas do tornozelo.

 

 

Quais os sintomas? Dor, edema (inchaço) e deformidade do tornozelo, além de incapacidade de apoiar o peso do corpo. A presença de bolhas e a exposição óssea (fratura exposta) também podem estar presentes e inspiram maiores cuidados.

 

 

Como é feito o diagnóstico? Além da história clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e no planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. A tomografia é útil para uma melhor avaliação do padrão de fratura, principalmente nas fraturas do pilão tibial. 

 

 

Todas as fraturas são iguais ou existe alguma mais grave do que outras? As fraturas do tornozelo diferem entre si em termos de gravidade. Dentre os principais parâmetros, 4 se destacam para dizermos quão mais grave é a fratura. São eles:

1- Fraturas expostas ou grave lesão de partes moles (pele, músculos, ligamentos, tendões etc);

2- Presença de edema importante, de bolhas ou luxação (quando ocorre incongruência, ou seja, a perna “desencaixa” do pé);

3- Lesões associadas (vascular, nervosa etc);

4- Padrão da fratura (geralmente, devido ao mecanismo, as fraturas de pilão tibial tendem a ser mais graves).

 

Como o padrão da fratura é classificado? Apesar de cada fratura ser diferente de uma pessoa para a outra, muitas apresentam padrões semelhantes. Tais padrões permitem criarmos uma classificação que orienta os médicos na condução do tratamento. Existem muitas classificações, sendo que a maioria basicamente divide as fraturas de acordo com a energia/mecanismo do trauma e de acordo com o “traço” de fratura.

A primeira coisa é diferenciar se a fratura é no pilão, nos maléolos ou então nos dois. Quando ocorre nos maléolos, diferenciar em quais (lembrando que pode ser em 1, 2 ou nos 3) e em que região dos maléolos ocorreu a fratura. Por exemplo, uma fratura do tornozelo que acomete o maléolo lateral (fíbula) pode ser baixa, média ou alta.

Outra coisa importante é avaliar se houve comprometimento do complexo ligamentar. Dentre os principais ligamentos, citamos os mediais (conhecido como deltoide), os laterais (talo-fibulares e fíbulo-calcianeo) e o ligamento que une a tíbia à fíbula (sindesmose).

 

 

Como é feito o tratamento? O tratamento pode ser de duas formas: conservador (sem cirurgia) ou cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade e de alguns parâmetros, como os 4 que citamos acima.

 

Como é feito o Tratamento Conservador? O tratamento conservador geralmente é indicado em fraturas com pouco desvio (geralmente menor de que 2mm), estáveis, fechadas, de baixa energia, isoladas e sem lesões associadas. O tratamento conservador depende muito da cooperação do paciente e consiste basicamente no uso de imobilizações (na maioria das vezes feitas de gesso) e restrições de carga. O tempo de imobilização depende muito do tipo de fratura. Geralmente gira em torno de 4 a 6 semanas, podendo demorar mais dependendo da fratura e da colaboração do paciente. 

 

 

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? Em grande parte dos casos, o tratamento é cirúrgico. A técnica a ser utilizada vai depender dos parâmetros de gravidades que já discutimos. Dependendo do tipo de fratura, pode ser necessária mais de uma cirurgia. Por exemplo, nas fraturas expostas, nas fechadas de alta energia em muitas do pilão tibial, o fixador externo é uma conduta bastante útil no tratamento inicial e, depois de melhora das condições locais, o tratamento definitivo é realizado. Dentre as principais técnicas empregadas para o tratamento definitivo, está a utilização de placas e parafusos. Vale ainda destacar que, em algumas fraturas do pilão, é necessário retardar a cirurgia em cerca de 10 a 14 dias para se evitar as complicações na ferida operatória.

 

 

Quais as possíveis complicações? Infecção, síndrome compartimental, Pseudartrose (“osso não cola”), Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, deformidade residual, necrose, hematomas, consolidação viciosa (osso “cola” de maneira não-anatômica), Trombose, embolia, dentre outras.

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? Logo após a cirurgia, o paciente já inicia a reabilitação fisioterápica. O plano de reabilitação é individualizado de paciente para paciente, pois depende da gravidade da fratura e das lesões associadas. Em fraturas do pilão tibial, é aconselhável a restrição completa de carga por 12 a 16 semanas, seguida por progressão para carga total, desde que haja evidência radiológica de consolidação. Contudo, o retorno às atividades é muito variável, podendo ocorrer em 6 meses ou podendo demorar mais de 1 ano, nos casos graves.

Já nas fraturas mais simples, como nas unimaleolar da fíbula, o retorno geralmente é mais rápido, em torno de 4 a 6 meses. Nos casos mais simples, de acordo com o tolerado, o paciente já consegue apoiar o membro em 2 a 3 semanas. Ou seja, não tem como padronizar, o retorno vai depender de muitas variáveis, principalmente da gravidade da fratura do paciente.

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentários

  • Micaelle

    Estou com 3 meses que fiz uma cirugia no tornozelo onde colorao placas i Agora depois e 3 meses nasceu um caroço que doi muito encima do ponto por dentro ou encima da platina o que deve ser

  • Maria marinete araujo dos santos barbosa

    Boa tarde!! Dr Diego, eu fiz cirurgia no tornozelo, foi colocado 6 pinos,1 placa,, passei em consulta no dia 05/10 médico falou que tava tudo bem com a cirurgia,, pediu pra tira pontos com 30 dias, tirei os pontos dia 16/10 ,, depois que foi tirados pontos começou aparecer bolhas vermelhas e tbm casca grossa e hj começou a sagra pouquinho! No dia da consulta médico tirou gesso e mandou usar a bota,, estou usando aos poucos, to preocupada com esse Sagramento , tenho retorno dia 10/11 , só que tomei antibióticos que já tinha passado pra tomar, comecei toma na segunda feira, queria saber se tudo isso e normal, ou será melhor procurar Ortopedista!! Obrigado

  • Alcione

    Olá doutor tudo bem. ..bom eu tive q fazer uma cirurgia bimaleolar. .e agora já faz 1 mês e meio e o médico me liberou para largar o peso aos poucos com a ajuda das muletas..dia 1 de dezenbro tenho q tar caminhando isso e normal? ?e eu qeria saber se eu posso dormir de lado sem a bota ortopédica? ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alcione

      Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta em processo de consolidação e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, Quanto a dormir sem a bota, não há contraindiciação. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação. 

  • Carolina Pedroso

    Dr., sofri acidente de moto em 30/09 e fraturei o maléolo lateral . Passei 15 dias com um tala gessada que foi substituída por uma bota de gesso que ficará até 19/11 quando farei o raio x. Se no meu caso fosse necessário cirurgia o médico já teria dito? No meu laudo ele coloca como tratamento conservador. Isso descarta a cirurgia ou não? Depois de completado os 50 dias de imobilização qual a probabilidade de ele mandar continuar com gesso?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carolina

      Se seu médico não mencionou cirurgia para você quando da sua consulta, é pouco provável que haja possibilidade de você fazer uma cirurgia posteriormente. O calo ósseo leva cerca de dois a três meses para se formar mais um tempo para remodelar o osso. O gesso só pode ser retirado quando o calo ósseo esta bem formado, é quando você começa a reabilitação. Boa sorte 

  • italo oliveira da silva

    ola doutor fiz uma cirurgia no meu tornozelo fui uma fratura grave segundo o doutor, na hora da cirurgia o medico falou que no lado direito do pé direito foi a fratura e no lado esquerdo rompi o ligamento, então ele não engessou meu pé, já faz 20 dias e sinto meu pé travado e um pouco inchado ainda no lado que esquerdo onde rompi o ligamento ai queria saber se a uma possibilidade de eu ter que fazer outra cirurgia, só que segundo o medico só retornarei em 1 mês para o retorno, sera que tenho que fazer outra cirurgia. se poder me ajudar agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Italo

      Eu precisaria de mais dados para saber se você vai necessitar de cirurgia ou não. Pelo que deduzi das sua informações, você vai precisar recuperar o osso, para talvez, posteriormente, “consertar” o ligamento. Boa sorte 

  • Ivani

    Boa Noite Dr. Gostaria de uma informação, passei por uma cirurgia semelhante essa da foto e já tem mais de um ano e sinto um pouco de desconforto na parte interna do tornozelo, a cicatriz é do lado de fora do tornozelo e o desconforto é na parte de dentro ( onde não tem pontos ). É normal sentir desconforto como se fosse uma pressão? Obrigada, aguardo resposta.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ivani

      Pelo tempo que aconteceu a sua cirurgia você ja deveria estar recuperada. Esse sintoma que você diz sentir não é usual, meu conselho é que você procure um ortopedista para proceder uma investigação e melhorar desse sintoma. Boa sorte 

  • Gina Borges

    Bom dia dr Ariel Torci o tornozelo e quebrei a fibula. Estou a um mês com a bota imobilizadora está evoluindo bem. O ortopedista falou q já posso colocar o pé no chão mas com pouco peso e com o andador. Qdo posso tirar a bota e começar a fisioterapia? No final do dia está muito inchado e dá uma queimação isso é normal? Obrigada!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gina

      O calo ósseo leva em torno de dois a três meses para se formar. Na minha clinica costumo recomendar o inicio da fisioterapia assim que vejo os primeiros sinais de formação do calo ósseo. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Esses sintomas dos quais você se queixa fazem parte do quadro, mas repouso, perna elevada e gelo ajudam a ameniza-los. Boa sorte 

  • Italo Filipe

    Olá, quebrei a fibula é o tornozelo direito jogando bola , ja tem 6 meses sem fazer atividade algumas, queria sabe se já posso retorna as atividade , é esportes?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Italo

      Recuperação é um item variável de pessoa pessoa , atletas de elite retornam ás atividades mais brevemente que indivíduos comuns. O tempo normal da maioria da população gira em trono de 6 meses a um ano, claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Meu conselho é que você retorne e observe se algo acontece, dor constante com aumento progressivo, edema ou quaisquer outra sintomatologia, suspenda e procure ajuda especializada. Seu corpo é seu próprio termômetro, ele vai lhe dizer se já é hora de retornar ou precisa de mais tempo pra se recuperar. 

  • Liliene

    Caí de patins e tive um fratura muito parecida com a primeira foto, mas não foi preciso cirurgia. Ocorre que hoje 34 dias após ainda sinto dor no local, é normal? Estou usando botinha.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Liliene

      Sua fratura ainda é considerada recente. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer.  A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Invista na fisioterapia e vais ter uma melhora desses sintomas. Boa sorte 

  • Wuesley

    Boa noite, fiz minha cirurgia do maleole lateral e vou ter que fazer fisioterapia, sei que é uma pergunta difícil, mas quanto tempo necessário vou precisar de fisioterapia ? Em meses ? Mais ou menos assim, se souber me responder! Obrigado, até mais

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wuesley

      O calo ósseo leva cerca de dois a três meses para se formar, para você colocar carga no seu osso é necessário que o calo esteja formado, a fisioterapia você já começa antes disso.  Mesmo com calo ósseo formado, a recuperação completa leva cerca de seis meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Caio lucas

    Fiz uma cirurgia em no tornozelo em 2 lugares, já faz 12 dias i eu tenho o robofoot, gostaria de saber quando será que posso utilizar ela, estou de tala, meu retorno é dia 30/10, aí não sei se retiro a tala pois tenho uma prima enfermeira que está fazendo a limpeza dos pontos e colocando a mesma com faixas novas, colocando a tala no pé e as faixas, aí queria saber se pudesse colocar o robofoot

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Caio

      Um dos pilares do tratamento de fratura é manter o osso imobilizado e bem alinhado para dar repouso ajudar na confecção do colo ósseo. Teoricamente, você pode trocar a tala pelo robofoot, mantendo os mesmos cuidados que tem com a tala ( não vá pisar com mais força porque acha que o robofoot vai proteger), de resto é seguir as orientações recebidas. Boa sorte 

  • Edilaine Aparecida Spavier

    Olá Dr. Bom dia! Fraturei a fíbula dia 7 de setembro devido a uma torção do tornozelo, dia 11 imobilizei com gesso, depous de 15 dias substituí pela bota imobilizadora, após 31 dias da fratura, o ortopedista me autorizou a pisar, disse que o exame de raio x estava indo muito bem, mas pelo que entendi, sem consolidação óssea, disse para começar a andar e se sentir segurança, após 2 dias, andar sem apoio de muletas/andador... mas sempre usando a bota imobilizadora. E manter sempre que puder, as pernas em repouso e elevadas para evitar inchaço... este procedimento médico está correto? Obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edilaine

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Se seu médico lhe orientou a colocação de carga no membro afetado é porque deve ter visto um calo ósseo já formado, e osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado. Comece a pisar de leve e observe, o melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor forte, se só sentir dor suportável , vá aumentando a carga, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, porque senão você corre o risco de quebrar o osso de novo ao invés de recupera-lo 

  • Alcione

    Olá doutor eu fraturei o meu tornozelo e eu fiz uma cirurgia a um mês. ...e eu fui ao banheiro e acabei batendo o meu pé com a bota ortopédica no chão (só q não foi uma batida forte)mais agora eu tô sentindo uma dor enjoada na perna... pois eu coloque uma placa e do outro lado foi parafuso. ..a minha pergunta é será q eu quebrei alguma coisa??pois ele não tá inchado e não tá roxo. ..a cicatriz tá boa também. ...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alcione

      Seu osso ainda esta em processo de regeneração e osso quebrado dói, aliado ao problema de caminhar de forma diferente, o que exige mais da musculatura, gerando dor também. O que você tem que ver é se essa dor é suportável , pelo seu relato, é provável que não tenha ocorrido nada demais. Se os sintomas que você cita piorarem procure ajuda médica. Boa sorte 

  • Vitória Gross

    Olá doutor, no domingo eu torci meu pé fazendo com que lesionase meu tornozelo especificamente o ligamento tipo uma extensão, me inchou quase nada e não arrochou , fiz injeção cetoprofeno e faço uso de artosil um anti-inflamotorio, mas me doi muito meu tornozelo e a parte da barriga da perna, isso é normal? Quantos dias de recuperação?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vitoria

      Você não disse se chegou a ir a um atendimento médico. Se o que você teve foi um entorse, repouso, gelo, antiinflamatório e 15 dias resolvem seu problema, se foi algo mais grave, pode ser que seja mais demorado. Boa sorte 

  • Leancadete Rosa Ribeiro

    Olá fiz uma cirurgia a 25 anos no tornozelo esquerdo devido a uma fratura na época não tive como fazer fisioterapia mas não tive maiores problemas de algum tempo para cá tenho muitas dores e agora acompanha inchaço depois de tanto tempo pode ter relação com a cirurgia..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leancardete

      Dificilmente esses sintomas que você relata tem a ver com uma cirurgia feita ha 25 anos atrás. O que pode estar acontecendo é que com a idade vamos ganhando alguns “presentes" , e a artrose é o mais comum deles. Para ter certeza necessário um exame fisico e exames de imagem, procure ajuda especializada para esclarecer o seu caso e começar o tratamento. Boa sorte 

  • Hellen Menezes

    Olá Dr. Tive um acidente de moto hoje completa 30 dias, estou me recuperando bem. O meu médico informou que fraturei o talus, não estava sentindo mais dores, porém ontem eu tive um outro acidente de moto no qual eu apoiei o peso do meu corpo no pé imobilizado, desde então estou sentindo fortes dores no calcanhar, pois ele foi o que mas sofreu com a pressão da queda. Na minha última revisão meu médico informou que já havia calcificado, porém iria prescrever mas 15 dias com o gesso para que não houvesse complicações futuras, pois assim seria mas seguro a calcificação. O que devo fazer? Estou com medo de ter prejudicado o que já havia sarado.

    • Dr. Diego Ariel

      Sugiro ir no pronto-socorro e verificar se não ocorreu uma nova fratura...

      Mais prudente

  • Carilo Corrêa

    Olá Dr. Diego, sofri um acidente de moto e fraturei o tornozelo e a fíbula, fiz cirurgia a uns 15 dias, estou com uma placa e 8 parafusos. A minha dívida é a seguinte, eu sinto apenas parte do meu pé, uma parte está dormente porém ainda sinto ao passar a mão, mas outra parte é como se eu estivesse passando a mão em um pedaço de couro qualquer, já belisquei e eu realmente não sinto, gostaria de saber se é normal pelo curto período de tempo da cirurgia ou trata-se de algo mais grave ? Aguardo sua resposta. Tenha um ótimo dia.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carilo

      Essa sintomatologia que você menciona é muito sugestiva de lesão neurológica. As lesões de nervos são de comportamento imprevisível, pode recuperar em 30 dias, 06 meses ou não haver recuperação ( mais rara essa modalidade). Infelizmente, só o tempo vai responder a essa pergunta. Faça acompanhamento com ortopedista e vejam as possibilidades para ajudar numa recuperação melhor. Desejo uma boa recuperação 

  • Roberta Vitoria

    Olá doutor Eu tive uma fratura esposta no pé esquerdo do lado direito, perdi músculos, pele, osso e rompi parcialmente o tendão. Estou com o fixador externo (ilizarov) pra estabilizar, eu sinto uma dorzinha no tornozelo quanto viro para o lado esquerdo é normal? por que, para outro lado eu não sinto dor. E ele está com uma cor escura em toda região do Pé, pode mudar a cor em função da fratura? Eu estou com umas leves inflamações, mas tudo suportável e com remédio não dói, meu médico disse que essas inflamações é normal, será? E estou com uma necrose na parte do tornozelo que faz 1 mês que está aqui, mas ele não quer debridar, estou em dúvida mas estou colocando colágenase pra ajudar a sair. Ele me deu diagnóstico de 1 ano com o fixador, mas eu tenho 19 anos achei que poderia me recuperar antes. Desde já Obrigada pela atenção e parabéns pela iniciativa se responder ❤

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Roberta

      Pelo seu relato sua fratura foi bastante grave. Todos esses sintomas que você menciona estão dentro do esperado, eu diria que sua recuperação esta sendo até melhor do que o esperado. Só a idade não é parâmetro para avaliar tempo e qualidade de recuperação, outros fatores também colaboram para essa avaliação. Você e seu medico assistente devem trabalhar em conjunto e a confiança no trabalho do mesmo vão contribuir para que esse seu período de recuperação seja mais produtivo. Agora é foco e força. Boa sorte 

  • Yasmin Bongiovanni

    Olá Dr. Diego. Fraturei a fíbula e o pilão tibial na perna direita em Fevereiro, foi feita a colocação de placa e parafusos. Desde que tive alta, fiz exercícios em casa sozinha, treino de marcha e hoje ando mas ainda não ando totalmente normal, subir escada é tranquilo porém descer só um degrau por vez, e já voltei a dirigir. Meu tornozelo não incha mais como antes mas ainda não fiz fisioterapia desde que tive alta em fevereiro, inicialmente por conta da pandemia, agora quero muito fazer mas tenho medo de não recuperar 100% dos meus movimentos. Meu tornozelo está com movimento bom mas um pouco travado. Se eu começar a fisio agora, mesmo que tarde, eu consigo ganho total de amplitude? Estou morta de medo do meu tornozelo enrijecer. Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Yasmin

      A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, Quanto mais tempo você demorar para iniciar a reabilitação mais chances de suas articulações “travarem”, avaliar se elas vão voltar 100% não tem como, depende muito da sua dedicação à fisioterapia. Boa sorte

  • Junior

    Dr fiz uma cirurgia de tornozelo para colocação de placa parafuso na fibula sendo dois parafuso fixado na tibia faz dois meses estou em.transição agora começei a sentir dor ao pisar e ardencia no final da placa em.cima do osso do tornozelo.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Junior

      A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Comece a pisar de leve e observe, o melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor forte, se só sentir dor suportável , vá aumentando a carga . Se a dor for insuportável procure ajuda especializada. Embora o osso ja esteja consolidado, os sintomas associados demoram mais tempo para desaparecerem ( em torno de 6 meses a um ano).  Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Boa sorte 

  • Lucas Seabra

    Olá Doutor, quebrei a fíbula da perna direita, fui no hospital e me colocaram o gesso, passei 42 dias com ele. Hoje voltei com a esperança de que já ia tirar ele; porém o osso estava quase do mesmo jeito, ou seja não colou quase nada. O Médico me deu mais 16 dias, e eu percebi que desde o dia que quebrei a fíbula, meu pé inchou, e até hoje está do mesmo jeito. Como eu fico mais em casa, eu ando pulando muito com o gesso, será esse o motivo de não ter tido a recuperação total do osso ? E um amigo me receitou um remédio para eu usar, chamado: Calcárea Phosphorica, será que ajuda mesmo na recuperação

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Lucas

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação.  O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Esse edema que você menciona pode ser pelo fato de que seu pé passa muito tempo “para baixo”, o ideal é que ele seja mantido acima do nível do coração ( para cima) para facilitar a drenagem venosa e melhora do edema. Quanto a essa medicação não aconselho uso de drogas desconhecidas, uma boa alimentação e uma fisioterapia bem feita são suficientes para uma boa recuperação óssea. Boa sorte 

  • Junior

    Dr fiz uma cirurgia de tornozelo para colocação de placa parafuso no na fibula onde dois parafuso sao fixado a tibia ja faz 2 meses estou em.transição pois sou treinador de GOLEIROS agora começou a doer qd coloca carga no osso do tornozelo onde começa a placa e normal isso?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Junior

      Na sua profissão você deve observar que os atletas reclamam de dor quando utilizam muito o músculo, a mesma forma  ocorre no osso, estava parado, tem uma fratura que ainda esta em fase de recuperação, quando coloca carga no mesmo, dói. A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Gina Borges

    Bom dia Dr Ariel Quebrei a fibula tem uns vinte dias. Tenho sessenta anos mas não tenho nenhuma doença e nem tomo nenhum remedio. Estou usando a bota imobilizadora e sinto um formigamento e uma queimação no local isso é normal? Posso dormir de lado e do lado q quebrou? Estou usando muletas para andar e não por o pé no chão. Por qto tempo não poderei colocar o pé no chão? Posso movimentar os dedos do pé e o pé dentro da bota? Qyo tempo vai levar para calcificar o osso? Devo tomar cálcio ou outro suplemento para ajudar na calcificaçao? Muito obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gina

      Muitas perguntas, então vamos responder na sequencia:

      1- É bastante normal essa sensação de formigamento, sua fratura é muito recente

      2- Pode dormir de qualquer jeito, a dor , se houver, vai ser a limitadora da sua posição

      3- Para poder colocar o pé no chão é necessário que o osso já tenha sinais de consolidação, o calo ósseo leva cerca de dois meses para se formar.

      4- Se você conseguir movimentar os dedos , deve movimenta-los sim, assim como o pé, novamente, a dor vai ser a limitadora do seu movimento.  

      5- A calcificação eu ja respondi acima

      6- Não aconselho utilizar suplementos, o que vai ajudar na recuperação do seu osso é a fisioterapia, o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar,

      Boa sorte 

  • Maria marinete araujo dos santos barbosa

    Boa noite, Dr Diego,, fiz cirurgia no tornozelos, faz 15 dias, foi colocado 4 pinos e placa,, ainda estou sentido dor, queria saber se e normal,,, estou tbm com gesso,, esta machucando, será que eu posso retirar,, tenho retorno dia 05/10 com médico

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marinete

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na história natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Sua cirurgia ainda é muito recente. Se seu médico colocou uma tala, é porque sua fratura exigia um pouco mais de estabilidade, aguarde o seu retorno para discutirem a possível retirada da mesma. Boa sorte  

  • Hideyki Tubone

    Bom dia Dr.Diego, fiz uma cirurgia no fêmur esquerdo e para preencher o fêmur foi preciso tirar uns 15cm da FIBULA da perna direita. Me disseram que não ia fazer muita falta essa retirada da Fibula. Acontece que depois de 3 anos da cirurgia..hoje sinto uma dormência no pé direito, algun incomodo na lateral onde foi tirado a FIBULA. Pergunto... eu posso fazer uma cirurgia para reconstituir a FIBULA que tirei da perna direita? Será que vai resolver o meu problema? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Hideyki

      Eu não aconselharia uma nova cirurgia apenas para reconstrução de uma fibula que já mostrou ser desnecessária para seus movimentos ( caminhada), primeiro porque você teria que, ou retirar osso de algum lugar do seu corpo, ou usar tecido heterólogo para essa reconstituição, e não há nenhuma garantia de que esses sintomas que você menciona, cessarão com a cirurgia. Tente fazer fisioterapia e ver ontem alguma melhora. Boa sorte 

  • VAGNER

    Bom dia. No dia 01/09/2020 fiz uma cirugia para reconstrução ligamentar e coloquei uma ancora para correção da sindesmose. O médico já liberou pra pisar com muletas e robofut. Ao realizar alguns movimentados sinto pequenas dores no maleolo lateral. Isso eh normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vagner

      É perfeitamente normal esses sintomas que você cita, o tempo e a fisioterapia vão ajudar na recuperação. Mas, lembre-se: ligamentos levam mais tempo de recuperação que osso. Agora é paciência e foco. Boa sorte 

  • Gina Guedes Borges

    Bom dia Quebrei a fibula e o medico mandou eu usar a bota por um mês para avaliar. Mas depois q comecei a usar a bota o tornozelo fica latejando. É normal? Qto tempo leva para parar de doer ? Devo tomar analgésico por qto tempo? Esse latejamento é normal ou é alguma complicação?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gina

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa., depois da formação do calo ósseo, leva de seis meses a um ano para a remodelação óssea. Boa sorte 

  • Alfredo Zordenoni Junior

    Olá doutor, sofri um atropelamento há 8 meses, quebrei a tíbia e a fíbula tendo inclusive uma fratura exposta do lado de fora do tornozelo, passei um mês internado com os ferros colocados pra ajudar na calcificação correta dos ossos e depois fiz uma cirurgia pra colocação de 9 pinos e duas placas... Fiz fisioterapia e ainda faço exercícios em casa, mas ainda estou com pouca mobilidade no tornozelo, ele está um pouco duro e não consigo me abaixar e ando com dificuldade ainda .. pergunto ao senhor se isso é normal, passa com o tempo e os exercícios ou é preciso mais avaliações médicas para ver o que pode ser. Vi pelo artigo e presumo, pelo que entendi, que eu já poderia estar andando normal devido ao tempo do acidente. Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alfredo

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Você ainda esta na janela de recuperação óssea, se empenhe mais na fisioterapia, pois ainda é possível recuperar mais esses movimentos. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação. 

  • Alcione

    Oi doutor eu fiz uma cirurgia bimaleolar ...e já faz 14 dias e o medico me mandou colocar a bota ortopédica. ..mais agora eu tô sentindo muita dor dos dois dados do tornozelo...isso é normal?tem alguma coisa q eu possa fazer pra diminuir a dor??pois ele me disse q a bota seria melhor pra ingenizar ....

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alcione

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Você esta apenas no começo do processo de recuperação. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Agora é foco e força. 

  • Rebeca

    Olá doutor. Tive uma fratura de maleolo e um entorse. Fiz a cirurgia a 1 semana. Porém percebi que meu pé está reto, como se estivesse em alongamento, diferente da posição normal. Também notei no raio x pós cirúrgico, que o deslocamento do entorse ainda estava lá. Isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rebeca

      Radiografias são de difícil interpretação, às vezes até para os especialistas. Meu conselho é que você leve esses exames para um especialista e peça a ele pra lhe explicar a mesma. A não ser que você seja radiologista. O entorse demora um tempo para recuperação, lesões tendineas e ligamentares são demoradas para involuir. Boa sorte 

  • Gesley Da Silva Moura

    Oi Dr. Diego, fiz uma cirurgia na fíbula no tornozelo e sinto uma dor nas costas em baixo e próximo a nuca, é normal? O que fazer para o ferimento não sangrar muito? E alguma dica de qual posição ficar no banheiro para fazer o número 2?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gesley

      Você se considera uma pessoa tensa? Talvez essa dor na costa seja porque você está contraindo muito sua coluna, tente relaxar e diminuir a preocupação com a perna. A dica para diminuir sangramento e para ir ao sanitário é a mesma; coloque a perna em um nível mais alto, sobre um banquinho. Procure sempre que possível, manter a perna elevada. Boa sorte 

  • Camille Pires

    Olá, Doutor! Fiz uma cirurgia no tornozelo há 11 semanas, decorrente de uma fratura trimaleolar. Foram necessárias 2 placas e 11 parafusos. Não sinto nenhuma dor e a fisioterapia tem ajudado bastante com o edema (que agora é muito pouco) e amplitude de movimento, (que está quase voltando ao normal). A carga está sendo colocada aos poucos e estou usando o robot foot para andar conforme as recomendações médicas e fisioterápicas. Sinto sensibilidade de toque na lateral do pé e por vezes quando o pé fica pra baixo ele fica com uma coloração mais escura e manchas brancas. Isso é normal? Na décima semana, em um retorno médico, fiz um raio x e os ossos ainda não tinham colado. Qual o tempo estimado em média para que haja essa consolidação dos ossos? Muito obrigada!!!!!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Camille

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Pelo seu relato sua recuperação está dentro do esperado. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.

  • Danubia Costa

    Olá Dr. Fraturei a fíbula e fiz cirurgia há 10 dias. O médico já encaminhou para fisioterapia, onde comecei hoje. Há uma previsão de completa recuperação? Consigo mexer levemente o pé, e pouco os dedos. Só usei curativo após cirurgia, e estou andando com muletas.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Danubia

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação completa desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão e da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Samara

    Oi doutor ..eu fiz uma cirurgia bimaleolar dia 9 desse mês. ..e dia 15 eu tive uma revisão. ...o medico me disse q tava tudo bem...só q a enfermeira colocou o meu pé no lugar ..pois ele não tava alinhado. ...e agora eu tenho a sensação de q tá escorrendo um líquido de um lado do tornozelo. ..e dá umas ferroada. ...não sei se isso é normal???e eu ainda não retirei os pontos pois terei q retirar dia 22....eu queria saber se eu tenho q ir antes da minha consulta? ??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Samara

      Tudo o que você relatou esta dentro do esperado. Mantenha a data da sua consulta. Só se preocupe se houver sinais de inflamação ou infecção: dor, calor e rubor e saída de secreção purulenta. Mantenha seu tratamento, confie em seu médico e se dedique a sua reabilitação  

  • Valquiria Marques

    Oi De boa tarde! Meu irmão quebrou o tornozelo que cirurgia deve fazer? Qual é o valor da cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Valquiria

      Nem toda fratura necessita de cirurgia. É necessário avaliar a fratura, o alinhamento, o local, antes de definir pelo procedimento cirúrgico. Os valores variam de acordo com o tipo de cirurgia.  Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram (@arieldelima.diego), mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura ou não e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Pamela Benevides

    Olá Doutor há 6 dias fiz uma cirurgia no tornozelo e ainda estou sentindo algumas dores (mais precisamente dores no osso),amanhã irei fazer minha irei começar a fisioterapia, gostaria de saber se é normal sentir dor

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Pamela

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Boa sorte 

  • Maria jJandira

    Boa tarde, fraturei o tornozelo, passei por cirurgia e coloquei uma placa é um parafuso, isto em março, de lá pra cá venho fazendo fisioterapia 3 vezes por semana. Hoje ando com dificuldade, manco bastante e não tenho bom equilíbrio. Após 6 meses de tratamento o meu fisioterapeuta disse que vai me dar alta. Não vou mais andar normalmente?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jandira

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa investir na fisioterapia para melhorar a sua mobilidade. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, A alta da fisioterapia depende da sua recuperação, não deve ter data marcada.Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Wuesley

    Boa noite! Fiz minha cirurgia do maleole lateral, coloquei 6 pinos e uma placa! E gostaria de saber se é normal ficar inchado todo o pé ? E não somente o tornozelo ?? Fiz a cirurgia dia 03/09 e hoje é 13/09, isso é normal todo inchado ?? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Wuesley

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Sua fratura ainda é muito recente, portanto, dor, edema vão perdurar por algum tempo. Paciência e fisioterapia são as armas para sua recuperação agora 

  • Karina do amparo ferreira de Oliveira

    Oi doutor boa noite fraturei o tornozelo tem dez dias eu posso toma antiflamatorio

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Karina

      Se você não  tiver problemas alérgicos , não há contraindicação para o uso de anti-inflamatório, só aconselho não abusar, devido aos efeitos colaterais dessa medicação. Boa recuperação 

  • Eduardo Pereira

    Boa tarde Dr minha esposa quebrou o tornozelo em uma queda a cinco anos atrás e teve um tratamento conservador e até hoje ela anda com dificuldade mancando e quando faz esforço dói muito e anda com mais dificuldades aínda Gostaria de saber oque ela poderia fazer pra melhorar essa situação Já agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Eduardo

      O que pode ajudar a sua esposa é uma boa reabilitação. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Deve também focar nos exercícios de fortalecimento (musculação). Boa sorte 

  • Cristina Lima Santos

    Olá Dr. Boa noite, fraturei o maléolo medial a 7 meses, foi um tratamento conservador, já fui liberada pelo médico, agora voltei a trabalhar e como fico muito em pé estou sentindo muitas dores, meu pé incha e sinto desconforto ao pisar, isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Cristina

      Pelo tempo que você relata da sua fratura não é usual esses sintomas. Há duas possibilidades: ou você não fez a reabilitação adequadamente ( faltou fisioterapia ai) ou você está desenvolvendo uma artrose pós traumática , que é considerada uma complicação. Você deve procurar um especialista para que ele possa definir qual o seu quadro e prescrever o tratamento correto. Boa sorte 

  • Lucimara

    Boa noite Dr . Diego Ariel Ando com aparelhos ortopédicos nas duas pernas e andador que pega da colcha até os pés, com a pandemia fiquei 5 meses de cadeira de rodas e não andei com os aparelhos e agora a dois dias voltei a andar e quando tirei os aparelhos passando umas duas horas o tornozelo direito começou a inchar e na sola do pé direito bem na volta do pé ficou roxo! Gostaria de saber se é melhor fazer uma radiografia? Obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucimara

      Meu conselho é que você procure uma consulta especializada para esclarecer essa sua lesão, pois com as informações que você me repassou fica muito difícil dar uma opinião bem abalizada. Boa sorte 

  • Stefani

    Oi doutor então uma fratura no tornozelo (bimaleolar) pessoa não consegue mecher os dedos? ?e se mecher quer dizer q esta melhorando a fratura? ?não foi feito cirurgia ainda mais pode ser feita..e é normal sentir uma sensação de q o tornozelo quer estralar? ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Stefanni

      Os movimentos dos dedos do pé não tem relação com fratura óssea ( no seu caso o tornozelo), é bom que eles se movam, ajuda a melhorar o edema da região. Osso quebrado estala mesmo, até que se recupere, o ideal é que fique imobilizado para que se recupere. Boa sorte 

  • Rogério

    Oi eu tô com uma fratura bimaleolar e o medico colocou uma tala de gesso e ele me disse q talvez eu iria fazer uma cirurgia eu já tô com a tala faz 29 dias...bom a minha pergunta é se vai ser mesmo preciso eu fazer uma cirurgia até pq eu consigo mecher os meus dedos bem ...e eu também não sinto dor ....

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rogério

      Existe muitas variedades de fratura, e o osso quase sempre se consolida, independente de cirurgia ou não. A questão é como ele vai se recuperar: torto? Para que uma fratura se consolide corretamente é necessário que ela esteja bem alinhada e que as pontas do osso se toquem, para criar a ponte óssea e que fique imobilizada até a recuperação completa. Uma fratura que se consolida viciosamente pode levar a problemas futuros. converse com seu medico sobre isso. 

  • Ruti

    Olá doutor eu quebrei o tornozelo e a fratura e bimaleolar. ..o médico só colocou a tala no meu pé. .e já faz 24 dias..eu queria saber se ele pode ser tratado sem precisar fazer cirurgia. .ou se eu vou precisar colocar o gesso...e dói pra esse tipos de procedimentos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ruti

      Existe muitas variedades de fratura, e o osso quase sempre se consolida, independente de cirurgia ou não. A questão é como ele vai se recuperar: torto? Para que uma fratura se consolide corretamente é necessário que ela esteja bem alinhada e que as pontas do osso se toquem, para criar a ponte óssea e que fique imobilizada até a recuperação completa. Se  não existe desvio na sua fratura a tendência é que você se recupere sem problemas, se houver desvio é necessário colocar o osso no lugar (com ou sem cirurgia) e imobilização. Só as imagens poderão dar essa resposta.  

  • Giovanna souto

    Oi Dr Daniel, tudo bem?? Eu cai de skate a quase um mês e tive uma fratura no tornozelo direito na cirurgia colocou uma placa e 7 pinos, anteontem 31/ eu tirei os pontos, e na consulta o Dr disse que precisava tirar um pino extra, e teria que fazer outra cirurgia pra retirar ele, você sabe se realmente necessita passar por todo esse processo de novo pra tirar esse pino?? Ou não tem problema continuar tendo ele

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Giovanna

      Após a consolidação esse pino se torna obsoleto, ele pode permanecer na região, mas com o tempo vai se quebrar e pode ser causa de dores futuramente, por isso a recomendação para sua retirada. Boa sorte 

  • Marcia

    Oi doutor. .eu quebrei o meu tornozelo a fratura foi bimaleolar. .e já faz 25 dias q estou com a tala de gesso..dai a treze dias terei q ir no medico para ver como esta...então eu queria saber se e normal ele ficar inchado toda vez q eu desse ele para baixo ex:se eu sentar no sofá e largar o pé ele já incha..e se eu precisar fazer cirurgia depois de quanto tempo ?e se não precisar de cirurgia eles podem colocar o gesso mesmo inchando

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcia

      O pé precisa estar num nível acima do coração para não inchar, Isso é necessário devido a drenagem venosa que esta prejudicada nesse momento. Alguns ,exercícios fisioterápicos ajudam a melhorar o edema. Se você precisar fazer cirurgia o médico vai avaliar o aspecto da sua perna, antes do procedimento, raramente se faz cirurgia com edema na região. A tala é para esperar o edema diminuir, mas você precisa ajudar, evitando deixar o pé dependurado. Boa sorte 

  • Stéphanie

    Olá doutor!! Tive entorse de tornozelo e de maléolo lateral, estou engessada fazem 6 dias não sinto mais dores, consigo movimentar o pé levemente. Há dois dias venho sentindo uns "puxões" na "canela" e na panturilha, seguidos de espasmos um pouco dolorosos. Gostaria de saber se estes espasmos são normais, ou se devo procurar uma unidade de saúde antes da data prevista de revisão. Obrigada!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Stephane

      Isso que você relata são câimbras, perfeitamente normais no seu caso. Se a dor não melhorar com repouso e analgésicos, aconselho-a a procurar um serviço de saude, você pode estar desenvolvendo um quadro de trombose venosa, que precisa de acompanhamento médico. Boa sorte 

  • Diego Bassaga

    Olá Doutor, quebrei apenas a fíbula em fratura exposta, fiquei internado 7 dias por conta da ferida e falaram que não vai precisar de cirurgia, pelo que vi tive perda óssea mas o doutor falou que não vai precisar de cirurgia pois a altura da fratura não pegou na junção ali do tornozelo foi mais alta, só que pelo raio x parece que o osso não vai colar no de baixo por causa que falta osso, ele falou que não há problema pois esse osso não é tão essencial e até tirado para fazer transplante de osso etc... estou em casa a 1 semana fiquei internado 7 e não sinto dor e quando ocorreu a fratura eu tava conseguindo andar agora estou em repouso sem colocar o pé no chão pra não força, minha dúvida é, o osso vai ficar quebrado lá dentro ? É normal isso ? Obrigado pela atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Diego

      Dependendo do local da fratura, realmente não há repercussão nenhuma na mecânica do membro, o osso se recupera. Se seu médico disse que não tinha problema, acredite e vá na fé. Boa recuperação. 

  • Rafael Piccinin

    Ola doutor!! Sofri uma fratura trimaleolar no tornozelo esquerdo em maio, caindo da minha laje de aproximadamente qse 4 metros de altura, e operei no dia seguinte do acidente, colocando 1 placa com 6 parafusos na fibula, 1 placa com 4 parafusos no maleolo medial sendo 2 parafusos desses sendo grandes e atravessados na tibia e um parafuso grande atravessado entre o talus e a fibula, estou na sessão 53 de fisioterapia passados 3 meses pós cirurgia, meu médico ja liberou a retirada de uma muleta, estou com apenas uma agora! Porém sinto dores nos movimentos de dorsiflexao, não sei se é por causa do fortalecimento do tornozelo na fisioterapia ou se é pq ainda não colou ainda os ossos! Meu médico disse q esse ano de 2020 eu ainda não volto a trabalhar pois minha fratura foi muito grave e estou bem acima do meu peso! Quando jogo agua quente no tornozelo consigo andar sem dor, porém quando deixo o pé em repouso e na sequência vou andar, sinto muita dor e não consigo andar direito por causa da dor que sinto!! Poderia me dar alguma opinião de tempo de recuperação ou se posso adquirir sequelas futuramente?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rafael

      A recuperação após trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. Embora o osso ja esteja consolidado, os sintomas associados demoram mais tempo para desaparecerem ( em torno de 6 meses a um ano), claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, Toda fratura trás junto consigo um potencial de sequela, sua dedicação à fisioterapia pode diminuir a chance de desenvolver algo desse tipo. Agora é foco e força. 

  • AILTON SANTANA SANTOS

    Boa tarde doutor Cair de uma altura de 4 metros e torcir o tornozelo a princípio não tava doendo mas agora tá uma dor insuportável mim ajuda não aguento nem por o pé no chão

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ailton

      Você precisa ir ao pronto socorro e fazer um atendimento com o ortopedista. Precisa de um exame de imagem para definir qual lesão ocorreu e fazer o tratamento adequado, é também no pronto socorro que você vai poder tomar alguma medicação endovenosa para melhora dessa dor que refere. Tente fazer gelo no local, ajuda muito a melhorar a dor diminuir o edema. Boa sorte 

  • victoria

    Olá, dia 11/08 torci meu tornozelo, uma dor grande na hora.Fui na emergência fizeram raio x e o médico passou a bota por 3 dias, compressas e antiinflamatorio (não teve fraturas). Passado esses 3 dias não vi nenhuma melhora e os inchados continuavam, voltei a emergência e o médico mandou ficar mais 7 dias com a bota e o remédio e depois já poderia pisar no chão. Já esta com 4 dias que tirei a bora e ainda não consigo pisar direito, é como meu pé tivesse sem força e se eu ficar um período em pé já fica inchado. Devo voltar a emergência ou isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Victoria

      As lesões de tendão levam cerca de 6 (seis) semanas para recuperação e necessitam de fisioterapia associada, não entendi o motivo de você ter sido orientada para uso de bota por tão pouco tempo. Procure um ortopedista para reavaliar sua lesão e proceder um tratamento mais adequado.  

  • Alcides maia gadelha Junior

    Fiz uma cirugia coloquei uma placa e 7 parafuso na fibula e sou preparador de goleiros profissional ja estou com 20 dias de cirugia ja consigo andar com muletas apoio o pe no chão. Com quanto tempo posso voltar as atividades?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alcides

      O calo ósseo se forma num período compreendido entre dois e três meses, depois disso leva mais uns meses para recuperação total. Depende do que você está pretendendo com essa volta, se for pra ficar só orientando sem fazer carga, pode voltar imediatamente, se for para estar junto à galera, interagindo, correndo e etc. , vai ser um pouco mais demorada essa volta, no mínimo uns 3 meses, se você for dos que se recuperam muito rápido. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação. 

  • Brenda

    Boa tarde Dr, fiz cirurgia no tornozelo, estou com 10 pinos e uma placa, houve luxação e quebra da tíbia e fíbula, fiz a cirurgia dia 15 de junho e hj já tá bem melhor, mas um ponto interno está saindo e causando vermelhidão e dor, saiu pus e parou, estou tomando antiflamatório, mas é bem lento, gostaria de saber se esse ponto o corpo expulsa ou tenho que fazer uma nova cirurgia pra retirada dele caso ele n parar de sair

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Brenda

      Se o ponto a que você se refere é um fio de sutura, normalmente o corpo expulsa sem problemas. Se essa área avermelhada aumentar e começar a supurar, procure ajuda médica, não deixe que evolua, pus em osso é complicação séria. 

  • Luiza Lins

    Oi Bom Dia Sr Diego em 2017 sofri um acidente e quebrei o tornozelo fratura bimaleolar tenho 2 placas e 7 parafusos a recuperação foi boa demorada mas hoje eu ainda não consigo alguns movimentos de antes como: correr, subir escada com o pé apoiado ( o pé lesionado subo na ponta do pé ) , não consigo fazer agachamento, pular não consigo ... Devido a fratura meu tendão encurtou, pouca coisa, mas igual o movimento pra baixo do pé eu tenho normal, porém prá cima tenho a certa dificuldade ele não sobe completamente igual ao outro... ( Fiz 3 cirurgias a primeira pra colocar as placas e parafusos, a segunda para retirada de um parafuso com 3 meses de cirurgia e depois de 4 meses vi que alguns fragmentos oseos se calcificarão na articulação e assim causando dor e travamento do tornozelo, fiz a cirurgia sobre vídeo para limpeza, senti 100% de melhora ao andar porém tenho essas limitações para subir escada, pular, fazer agachamento ) seria pq o tendão encurtou ??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luiza

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas dependia muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Você já saiu da janela de investimento para não desenvolver sequela, a fisioterapia agora pode ajudar para outras possibilidades. Uma das complicações mais frequentes pós fraturas em região articular é a artrose, você pode ter desenvolvido essa patologia. Procure ajuda especializada, não para tratar a fratura, que já está resolvida, mas a sequela que, talvez, você esteja apresentando. Boa sorte. 

  • LUANA LUCIANO DOS SANTOS

    Olá Dr. Diego! Em março/2020 fraturei o maleolo lateral esquerdo, em cirurgia coloquei placa, 7 pinos e 1 parafuso grande (se não me engano chamado suprasidesmoidal). Tenho realizado fisioterapias, repito em casa os exercícios que aprendo, me dedico ao máximo, já consigo dirigir. Porém sinto dificuldades para subir e descer escadas, andar por um tempo maior e também ao tentar andar mais rápido... tenho a sensação de 'trava' no tornozelo, como se a movimentação dele fosse limitada. Sendo ainda que, sempre em algum momento do dia, o pé fica inchado e dolorido. Devido a pandemia não consigo manter a frequência com o mesmo ortopedista... um dos médicos que passei acredita que a causa das dores e dificuldade em movimentos têm relação ao parafuso grande e sugeriu cirurgia para remoção. Já um outro ortopedista disse que não é preciso remover o parafuso, que com o tempo ele quebrará dentro do osso, não ocasionando problemas futuros e sugeriu que eu investisse mais em sessões de fisio. Sinceramente, não sei o que fazer... se eu tiver que escolher, preferia não operar novamente, pois tenho medo de estar de novo em ambiente hospitalar neste momento de pandemia. Em sua opinião, esse tipo de parafuso pode causar algum dano futuro? Há pessoas que vivem com ele quebrado entre os ossos?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luana

      Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas como já disse acima, depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. O ortopedista tem razão ao dizer que  o parafuso pode quebrar, isso não é um grande impedimento para a maioria das pessoas, que não fazem a cirurgia para a sua retirada. Vá na fé e acredite, Agora é paciência, muita paciência e disciplina. 

  • Naiara Inácio

    Começou a aparecer no final de 2017 à 2018!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Naiara

      Como eu disse seria necessário um exame clinico e de imagem para definirmos o seu diagnóstico, pelo tempo que você relata, dificilmente é algo grave. Na dúvida procure ajuda especializada. 

  • Naiara Inácio

    Quando passo meus dedos em cima somem,ai em segundos vai voltando a cor arroxeada,meio vermelha escura,mais nunca senti nada,dores nada!

  • Naiara Inácio

    Dr.Muito obrigado!Mais sabe me dizer se é algo sério?Pq é em cada tálus,só que um está ficando mais e outro não aparece muito mais,só o que contínua a aparecer é o do lado esquerdo mais não dói em nenhum!

  • Naiara Inácio

    É normal o osso que fica do lado do pé,aquele ossinho que fica pra fora do lado no calcanhar acho que é o tálus,ficar avermelhado ou arroxeado?O meu fica mais não dói não entendo pq e já faz algum tempo!O que poderá ser,não entendo!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Naiara

      São poucas informações para definirmos algo. Talvez tenha ocorrido lesão de algum vaso sanguíneo que extravasou formando um hematoma que depois é reabsorvido. Realmente, sem exames e sem imagem não consigo definir o que você pode ter tido. 

  • Geisy

    Continuando informação..coloquei 2 placas e 12 parafusos

    • Dr. Diego Ariel

      ok

  • Geisy

    Oi Dr Eu pisei em um bueiro ..e no eu pisar ele afundou aí eu quebrei o pilão tibial +malaio fiz cirugia hoje tem 8 dias com quanto tempo já comesa a fisio ? E demorado a recuperação

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Geise

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Costumo prescrever a fisioterapia após a retirada dos pontos, cerca de 15 dias após a cirurgia. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Domingos Cariri Dos Santos neto

    Boa noite de,fiz um raio x e a Minha fisioterapeuta falou que vou precisar de enxerto..e que tem um parafuso querendo soltar..quais os problemas do parafuso soltar...e ela pode dar esse diagnóstico..Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Domingos

      Interpretação de exames de imagem é função eminentemente médica, o fisioterapeuta pode até ter uma idéia do que vê numa radiografia, mas só o médico estuda mais a fundo a matéria, já que existem artefatos que podem confundir leigos. SE o parafuso estiver soltando, só será problema se o osso não estiver recuperado, se já houver calo ósseo, o parafuso já não tem mais função. A função do parafuso é estabilizar e fixar a fratura, osso consolidado: fratura resolvida. Boa sorte 

  • Deivid ribeiro

    Ola doutor boa tarde me chamo deivid fiz uma cirugia rafi biomelar coloquei 1 placa e 7 parafusos no pe esquerdo no dia 09 de junho , foquei dois meses com tala e faixa no pe sem mover o pe ai agora dia 03 de agosto quando fez 8 semanas retirei 1 parafuso so , e retirei a tala , mais o porem e que nao consigo mexer meu pe pra cima , e tambem de pe nao consigo dobrar o joelho nem a minima coisa , e ainda fica muito roxo ainda , hoje faz 09 semana que fiz a corugia . E tambem quando tento pisar no chao parece que estou pisando em vidro ou espinho

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Deivid

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. As articulações quando passam um tempo sem movimento, tendem a “endurecer”, cabe a você se dedicar aos exercícios fisioterápicos para retomar os movimentos normais. Quanto a esses “espinhos” que diz estar sentindo ao pisar é perfeitamente normal, as estruturas do pé estão “inflamadas"e o sangue parado provoca essa sensação. Mantenha a conduta e se arme de uma dose extra de paciência, você vai conseguir superar essa fase.  

  • Rachel Bastos

    Parabéns Dr. Diego. Suas exposições são bem didáticas. Me ajudou muito. Mas tenho uma dúvida ainda, numa avaliação de entorse de tornozelo com fratura unimaleolar (fíbula) , só o raio-x é suficiente para uma avaliação de condutas ou demais imagens se fazem necessárias como uma tomografia , ou até ressonância são necessárias para identificar demais lesões e comprometimentos associados : ligamentos, tendões , nervos, vascularização, etc ? Desde já te agradeço. Sucesso.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Rachel

      A solicitação de exames complementares está condicionada ao exame fisico e à suspeita clinica advinda desse exame. Como o próprio nome diz, são exames complementares, na maioria das vezes de difícil acesso para a maioria da população e caros. Dai a importância de uma boa história clinica e um exame fisico criterioso. 

  • Adriana Costa de Sant Anna Ribeiro

    Qual a necessidade da imobilização de meia coxa pra baixo se foi fratura no tornozelo ???o joelho tbem.precisa ser imobilizado ???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adriana

      A altura da imobilização, depende do nível da fratura sofrida. É sempre aconselhável que se imbilize duas articulações para impedir que haja mobilidade na fratura. Espero ter ajudado 

  • Maria Darliane

    Olá Dr. Amei tudo que foi escrito pelo senhor me tirou muitas dúvidas. Eu estava brincando com umas amigas não sou criança mais amo tudo que possa me trazer felicidade tenho 26 anos e tive essa fratura bimaleolar há 3 meses estou em recuperação não estou fazendo fisioterapia ainda mais em breve iniciarei. Já estou andando mancando mais consigo. Quero saber se corro algum risco ou se posso continuar minhas pequenas caminhadadinhas pelo bairro. Claro que com muito cuidado Lhe agradeço desde de já é muito sucesso. Bjs

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Darliane

      O melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor forte, se só sentir dor suportável , vá aumentando a carga. Embora o osso ja esteja consolidado, os sintomas associados demoram mais tempo para desaparecerem ( em torno de 6 meses a um ano). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso, dor essa que melhora com a evolução. Não demore, pois o tempo é crucial para evitar uma artrose nessa articulação. Continue suas caminhadas, de preferencia orientadas por um especialista. Força e foco é o que lhe desejo 

  • Luana Costa da Silva

    Ola Dr, cai e fui levada ao proto socorro la pediram pra bater o RX e o medico disse que tinha fratura no tornozelo e que ia ter que operar, ele nao me informou nada mais, eu nao sei agravidade e nem a necessidade dessa cirugia, eu nao queria fazer cirugia, mesmo porque nao tenho nem informaçao concreta

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luana

      Toda fratura precisa de tratamento, seja cirúrgico ou conservador. Eu não posso falar sobre a sua fratura, porque necessitaria ver os exames de imagem e examinar seu pé.  A principio você deveria seguir a orientação do ortopedista que lhe atendeu. Uma fratura não tratada pode levar a sequelas de difícil resolução. Se cuide 

  • Milena

    Olá doutor, Faz dois meses que cai da escada, tive entorse grave acabei rompendo parcialmente o ligamento talofibular posterior e tive um traço de fratura incompleta do domus talar. Estou esses dois meses de robofoot e fiz 10 sessões de fisioterapia, sinto muita dor ainda, não consigo colocar carga e meu pé continua inchado e com vermelhidão. Será que vai ser necessário cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Milena

      A media de tempo para recuperação de lesão ligamentar é de cerca de 2 a 3 meses, variável de pessoa para pessoa. Dor e lesão óssea e de partes moles são personagens da mesma entidade, o tempo e a fisioterapia vão ajudar nessa recuperação. Invista no seu tratamento, nessa fase a paciência é fundamental. Boa sorte 

  • Gustavo Louzada

    Olá Dr. Diego bom dia, então dia 18/07/2020 jogando bola eu torci o pé na hora achei q não fosse nada além de uma torção no tornozelo não fui ao médico no sábado e evitei forçar o pé inchado,porém devido a dor domingo dia 19 acabei indo ao médico ontem fiz o RX e foi informado que fraturei o tornozelo, coloquei uma bota de gesso o médico informou que tenho que ficar 6 semanas imobilizado com acompanhamento de 7 em 7 dias para ver se é necessário a cirurgia, porém hoje dia 25 meu tornozelo não está doendo mais só que sempre que me mexo para levantar ou andar sinto uma dor mto grande na panturrilha, será que posso ter rompido os ligamentos da panturrilha no futebol? Ou na hora que torci? Obrigado desde já Dr.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Gustavo

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essas sintomatologias vão amenizando, até desaparecerem. Pode haver alguma possibilidade de ter ocorrido lesão ligamentar, mas isso você só vai saber quando retirar o gesso e puder fazer uma ressonância magnética, se você ainda estiver se queixando dessa sintomatologia. Fique bem 

  • Yasmin da Sá

    Oi, eu tenho 15 anos e estou com algumas dúvidas. Em dezembro de 2018 eu fui atropelada e fraturei a tibia e a fibula do tornozelo esquerdo. Eu fiz uma cirurgia e coloquei 3 parafusos e fiz também cerca de 2 meses e meio de fisioterapia, apesar disso, até hoje, mais de 1 ano e meio depois, eu ainda não tenho 100% do movimento do meu tornozelo, não é nada que me atrapalhe no meu cotidiano, basicamente, eu corro mancando e não consigo abaixar mantendo a sola do pé inteira no chão. Bom, o que eu queria saber é se com o passar do tempo eu irei recuperar todos os movimentos e se isso foi falta de fisioterapia? Além disso, eu também tenho dores muito frequentes na região da antiga fratura da tibia. No final do ano passado eu cheguei a passar no médico por conta disso, ele pediu um raio x e me disse que a fratura tinha calcificado muito bem e foi isso, fiquei sem solução. Queria saber se tem algo que eu possa fazer em casa pra tentar aliviar essas dores? Valeu pela atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Yasmin

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. Provavelmente, você fez poucas sessões de fisioterapia. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Você é jovem e acredito demais em estruturas novas, a recuperação nessas é bem mais fácil e rápida que em idosos. Vá na fé e acredite 

  • Larissa Santos

    Olá Dr. Diego, Tenho uma dúvida.. tive uma entorse/luxação no tornozelo, fiquei 10 dias cm ele enfaixado, depois de tirada a faixa, o inchaço diminuiu bem, não sinto mais dor, só que ainda ando de muleta, pois só consigo apoiar as pontas do pé.. o pé não encosta todo no chão.. poderia me dizer se tem possibilidade da minha perna ter diminuído? Hoje faz 24 dias desde a luxação do tornozelo.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Larissa

      A única possibilidade de uma perna diminuir é se perder osso. Isso que você relata deve ser só encurtamento muscular, que você resolve com sessões de fisioterapia. Perca o medo da dor, ela vai surgir e vai melhorar a medida que as estruturas forem se recuperando. Fique bem 

  • Liandra Delfino vieira Rodrigues

    Olá sofri um acidente a 1 ano, quebrei o tornozelo foi exposta, tô com 8 pino nele , fiz fisioterapia um mês e pouco , aí começou essa pandemia então parou tudo , estou em dúvidas, quando eu começo andar muito ele fica vermelho em volta e meu pé tá ficando duro , e sinto muita dor será que é normal ??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Liandra

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. Isso que voce relata de sintomas pode ser consequência da falta da fisioterapia. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Não demore no retorno a fisioterapia, pois o tempo é crucial para evitar uma artrose nessa articulação. Força e foco é o que lhe desejo 

  • Clivia

    Oi Dr Diego Me chamo clivia e a um ano e dois meses atrás sofrir uma fratura com luxação do tornozelo fiz a cirurgia bimaleolar onde foi colocado 7 parafusos e uma placa e um fio de kisher. O fio foi retirado mais a dor no tornozelo sempre persistiu e a mais ou menos dois meses meu tornozelo vem inchando bastante e venho sentindo dores quando ando parece q q meu tornozelo está sendo apertado e algo estivesse furando minha articulação. Fiz o raio x e o radiologista me disse q alguns dos parafusos estão se soltando. Não quero fazer cirurgia. Quais os riscos q corro caso eu não faça? O que o senhor me aconselha ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Clivia

      Inicialmente, você deve procurar uma confirmação desse diagnóstico radiológico, procure um ortopedista para isso. Se isso, de fato, estiver acontecendo ele vai lhe orientar. Há um risco de você desenvolver uma artrose pós-traumática (a articulação fica fixa). Espero ter ajudado 

  • Rosana Bayer

    Agradecida pela orientação sempre que mexo os dedos ,dá as câimbras. Deus o abençoe.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rosana Sempre às ordens    

  • Beatriz

    Olá Doutor, virei meu pé tem 1 ano e tratei em casa com compressas e sarou e agora torci de novo tem 1 semana e fiz mesmo procedimento com compressas,diclofenaco creme e imoililizei com botinha, mas como tá muito roxo até na canela resolvi fazer RX e deu fratura da fíbula distal e aumento de partes moles na face maleolar lateral. Como tenho baixa imunidade não queria ir ao hospital, i Sr. Acha q tenho q engessar?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Beatriz

      A principio toda fratura precisa de imobilização. Para lhe dar uma resposta mais consistente eu teria que ver seus exames de imagem e lhe examinar. Aconselho que você procure ajuda especializada. Boa sorte 

  • Rosana Bayer

    Bom dia Dr.estou a 43 dias de 90 dias de gesso por causa de uma fratura dos dois maleolos do Pe direito fiz o tratamento convencional sem cirurgia,desde ontem estou com caimbras na planta do Pe doi muito,é normal ou preciso procurar o ortopedista?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rosana  

      Câimbras costumam ser sinal de acumulo de ácido lático no músculo, perfeitamente normal na sua condição de imobilidade. Tente elevar a perna e movimentar os dedos do pé afetado, eles ajudam na drenagem linfática e na melhora da dor, invista numa alimentação com frutas. Se as câimbras persistirem, aconselho que procure ajuda especializada. Boa sorte 

  • Lilian F Borges

    Oi Doutor, boa tarde! Fraturei o maleolo lateral e passei bem pelo tratamento conservador com os incômodos comuns, gesso um mês e um mês robofoot. Agora comecei a fisio, somente três sessões ainda. É normal sentir dor, e ficar doendo depois? Sinto dor na articulação no peito do Pe , e na sola quando caminho ( estou tentando usar só a muleta do lado oposto. Agradeço! :)

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Lilian

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Comece a pisar de leve e observe, o melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor forte, se só sentir dor suportável , vá aumentando a carga .Embora o osso ja esteja em processo avançado de consolidação, os sintomas associados demoram mais tempo para desaparecerem ( em torno de 6 meses a um ano). Agora é paciência e disciplina. Boa sorte. 

  • Sabrina Land

    Boa tarde Dr.Diego Tive um entorse no tornozelo e usei gesso por uma semana, depois esse gesso foi retirado. Consigo pisar com certo receio no chão, mas estou com edema no pé e tornozelo além de estar todo roxo. Minha dúvida é o que posso fazer para reduzir o edema?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Sabrina

      Existem duas coisas magicas para a sua recuperação: Tempo e fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma.  Agora é paciênca e dedicação 

  • soninha

    Dr. Diego , em 2013 passei por uma cirurgia no tornozelo , devido fratura bimaleolar , e num dos maléolos , onde foi colocado um parafuso , há um ano ele está bem saliente , onde sinto a cabeça dele embaixo da pele. Não sinto muita dor , mas apenas uma certa ardência quando o tempo vai mudar. O sr. aconselharia a retirada desse parafuso , ou não tem problema?

    • Dr. Diego Ariel

      OI Soninha

      Sua cirurgia tem um tempo considerável, e ai achou desse parafuso resolver se mostrar para o mundo. Material de síntese pode ser retirado nas situações em que ele é exposto, se migrar para dentro de uma articulação, se provocar infecção ou se estiver incomodando o portador. Veja se você se encaixa em alguma categoria e decida o que for melhor para você. Boa sorte  

  • Gislaine Pereira

    Boa noite Dr. Diego! Hoje faz 12 dias que fiz uma cirurgia no tornozelo. Foram colocados 8 parafusos e 1(uma) placa. Fraturei a fíbula e abertura da pinça medial. Os pontos estão ótimos, os edemas diminuíram muito, mas estou sentindo um ardor, como se tivesse "pegando fogo" no calcanhar e no tornozelo. Alguma orientação ou indicação do que pode ser? É normal isso pelo tempo da cirurgia? Muito obrigada!

  • EVELYN NEPOMUCENO RIBEIRO

    Sofri uma acidente dia 15/06 fraturei o tornozelo a tíbia e a fibula porém um deles foi exposta o outro esfarelou um pouco! Algumas dúvidas por favor se o senhor poder me esclarecer , meu médico me liberou a ficar sem o gesso ainda estou com pontos . É normal a noite sinto meu pé como se ele virasse sozinho e doi bastante ,uma ou duas x mais ou menos a noite ? Sinto dores mais suportáveis nada tao forte assim , posso virar meu pé e coloca lo de lado junto com a perna , pq fico desconfortável em dormir sempre com ele inclinado pra cima ? Obrigada

  • Arthur Beserra de Sá e Silva

    Dr, torci meu tornozelo e na ocasião fraturei a fibula e rompi o ligamento deltoide. Fiz a cirurgia onde foi colocada uma placa com sete parafusos e a reconstituição do ligamento tem 20 dias. Estou notando meu pé um pouco mais escuro, isso é normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Arthur

      No processo do trauma alguns vasos sanguíneos são lesionados e , ocasionam esses sintomas que você relata, a medida que eles forem se recuperando essas manifestações irão desaparecer, até lá você vai conviver com isso. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. A recuperação total pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. Nessa fase paciência e dedicação são fundamentais.  Espero ter ajudado   

  • Erica Reis Oliveira

    Olá doutor, boa noite! Sofri uma fratura de tornozelo e tíbia num acidente de moto, porém tirei o gesso em casa e tô mancando ainda, tem a possibilidade deu voltar a andar normal?! Pois devida a pandemia não consigo médico público, uso a botinha ortopédica quando sinto muita dor, o que faço?!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Érica

      Você me forneceu pouco informações sobre sua fratura. Quando ocorreu? Quantos dias você passou com o gesso? Esta fazendo fisioterapia? Para poder lhe fornecer algumas orientações e responder suas perguntas preciso de informações. Copie e cole essas suas duvidas e acrescente as informações que pedi e me mande. Terei o maior prazer de lhe responder. Fique bem 

  • Felipe Abravanel

    Olá, doutor. Eu tive um entorse no meu tornozelo já 5 dias e não procurei médico pois dependo da saúde pública e aqui em Brasília não se recomenda ir à hospital devido à Pandemia. Estou tratando com compra de gelo, pomada com Sebo de carneiro, tomando antiinflamatório receitado pelo farmacêutico (meloxicam) . Está inchado e com hematomas e não consigo apoiar o meu pé no chão. Não sei se foi fratura. Se eu tirar um RX particular e enviar para o senhor as imagens, me passaria um tratamento adequado?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Felipe

      Sempre é complicado prescrever algo sem fazer um exame fisico adequado. Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram, mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura pu não e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Mônica Christina Côrtes Pinto

    Boa noite!Dr Diego Ariel,passei por uma cirurgia no tornozelo co colocação de uma placa e 9 parafusos no dia 30/032020 na Sta Casa de Misericórdia do Recife.Ñ senti dor no momento da fratura,nem durante e nem depois da cirurgia.O médico me leu alta ora andar com 41 dias após a cirurgia.De uma demanda pra cá tenho sentido um grande incômodo e uma pressão no tornozelo que está inchado muito e doendo.A cirurgia está toda cicatrizada,só no final bem proximo ao pé tá ficando vermelha e doendo quando toca quando calço o sapato que o ortopedista recomendou.Estou colocando compressa de gelo pra tentar aliviar o incômodo.Pode ser o caso da placa tá estufando,por favor me de uma orientação sobre isso que tá acontecendo com minha cirurgia,o med8co que me operou só vai voltar em Julho preciso da opinião de um ortopedista.Por favor me ajude.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Monica Christina  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. São muitas as patologias que podem estar causando esses seus sintomas, desde uma artrose pós traumática até uma infecção no sitio da cirurgia, quaisquer que sejam  seus problemas, você precisaria procurar ajuda especializada para ser examinada e, provavelmente, um exame de imagem para definir seu diagnóstico e orientar a conduta correta.  Espero ter ajudado. 

  • Andreza

    Olá doutor eu tenho vinte anos e gostaria de saber se depois de quantos dias que fisso a cirurgia posso tirar a atadura tem 23dias q fisso a cirurgia...fraturei o tornozelo em três partes colocaram placa e dois parafusos??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Andreza  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Com 23 dias você está na janela de recuperação. Se a atadura estava só segurando o curativo e você já tirou os pontos, não há mais razão para mantê-la. Espero ter ajudado. Boa sorte 

  • Lucas Peres

    Muito obrigado pela atenção dr Diego,se Deus quiser vai ficar tudo bem comigo e obrigada por tirar um pouco do seu tempo para me responder!

    • Dr. Diego Ariel

      Sempre às ordens

  • Taina aparecida Fabrício

    Oi quebrei meu tornozelo em 3 lugares(fratura bimaleolar)..Fiz a cirurgia coloquei 8 parafusos e uma placa e durante um mes o fio de kirschner,no qual foi retirado no mesmo dia que os pontos,estou sem tala o medico disse pra exercitar o pé pra cima e para baixo pois ele estava acostumado ficar em uma posição só..Meu retorno é pra daqui um mes..Queria ter uma ideia doque vai ser feito daqui pra frente se terei que imobilizar mais ou se ja vou começar a apoiar o pé (ainda não relo ele no chão.. Obrigada desde ja

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Taina

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Antes desse tempo ja se deve iniciar o processo fisioterápico, inicialmente sem carga e depois colocando carga, porque osso gosta de músculos fortes. Creio que agora você ja vai entrar nessa fase, esses movimentos no pé que seu médico sugeriu é um tipo de fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso, dor essa que melhora com a evolução. Espero ter ajudado e boa sorte na sua recuperação. 

  • Caio batista

    Boa noite, eu cai de moto quebrei o tornozelo e colocaram a tala só q o problema é que eu estou com escoriações de baixo da tala e parece q nunca vai curar pois toda vez q eu vou fazer um novo curativo apele está mole e é retirada, eu pensei no robofot perguntei pra 2 médicos um disse q n teria problema usar e outro q teria quebrei o tornozelo faz 2 semanas n teve desvio oque fazer referente a as escoriações de baixo da tala e agr????

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Caio

       Se sua fratura não tem desvio, você pode usar o robofoot sem nenhum problema, desde que não pise, carga só depois da consolidação óssea  completa. Existem alguns curativos próprios para feridas “molhadas”, veja com quem esta fazendo seu curativo. Paciência e atenção e fisioterapia no tempo adequado vão ajudar na sua recuperação. Espero ter ajudado 

  • Lucas Peres

    Boa noite doutor,tudo bem?Eu acabei de fazer 19 anos e quebrei meu tornozelo,no caso eu quebrei a fíbula tem 3 dias,irei fazer uma cirurgia daqui 2 dias onde será colocado uma placa e 6 parafusos ou pinos (não lembro se é parafuso ou pino).Enfim,eu nunca passei por algo assim,estou com medo.Meu médico é um dos melhores de Minas Gerais,fez especialização no felicio roxo em Bh.Vai acontecer algo comigo?Vou voltar a andar normalmente?Eu jogo bola frequentemente,estou preocupado.Dei sorte porque minha mãe é médica porém ela é pediatra e não entende muito sobre essa área,e minha tia é fisioterapeuta muito renomada.Sei que isso não são grandes coisas mas já facilita na minha recuperação um pouco né ?Desde ja agradeço a atenção,Boa noite Dr!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Lucas  

      Você esta com tudo que precisa para uma recuperação exitosa. Um bom médico e uma boa fisioterapeuta. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. A recuperação em fraturas articulares é lenta . Nunca uma fratura em região articular vai voltar 100% ao normal. A recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Você é jovem, o que fala a favor de uma recuperação mais rápida. Lembra de Diego Ribas do Flamengo? Fez uma lesão de tornozelo e esta ai, jogando. Vá na fé e sem medo.  Boa recuperação. 

  • Cláudia Oliveira

    Dr. Diego, esqueci de falar que a hidrolight que eu me refiro é ao imobilizador com tala lateral, mas não é a botinha. Obrigado.

  • Cláudia Oliveira

    Dr. Diego, boa noite! Por gentileza, queria apenas tirar uma dúvida, fraturei o tornozelo e segundo o médico fiz serviço completo ( maléolos, tbia e ligamentos)...kkkk, mas estou na fase da recuperação em que ainda não posso porno pé no chão, apenas movimento dos dedos e tentar movimentar pra cima e pra baixo pq meu pé se encontra ainda em posição de bailarina. Gostaria de saber que imobilizador é melhor a bota ou a tornozeleira hidrolight. Desde já, obrigado!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Claudia  

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. A recuperação em fraturas articulares é lenta . Nunca uma fratura em região articular vai voltar 100% ao normal. A recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Se o ortopedista deixou seu pé em posição de bailarina, você não vai poder usar a robofoot, nela o pé fica reto, e a hidrolight não é aconselhável pois não imobiliza a fratura como deve ser imobilizada, talvez mais adiante você possa fazer uso de um dos dois. Agora é tala normal mesmo e muito cuidado, em fraturas articulares são muito comuns as complicações. Boa sorte 

  • Rosana Bayer

    Obrigada por me responder , o ortopedista e eu preferimos a tala mas a dor que sinto no calcanhar queimando e imensa e normal.?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi de novo Rosana

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. A conduta é repouso, gelo e analgésico uma dose extra de paciência .  

  • Rosana Bayer

    Bom dia no dia 2 de junho cai e quebrei o pé o ortopedista disse que foi em 4 lugares,não sei direito.Mas fui para emergência é o ortopedista colocou o pé no lugar e mobilizou e me disse que poderia me operar e ficar com gesso por dois meses ou permanecer por três meses sem a cirurgia.E o correto pode ser assim? Fazem 12 dias e ainda esta muito dolorido e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rosana  

      Sem examinar e ver os exames de imagem, não posso dar a melhor conduta para o caso... Você não refere qual foi a sua escolha, se tratamento conservador ou cirúrgico. Dependendo de como esteja a fratura pode sim ser feito o tratamento conservador,  o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dor e edema (inchaço) devido à fratura e ao próprio procedimento.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, repouso e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...  

  • Vanessa

    Dr. Diego, fraturei meu tornozelo dia 03/06 e fiz cirurgia. Coloquei 9 parafusos e jma placa . A fratura foi dos dois lados do tornozelo. Mas sinto muita dor no tornozelo mesmo tomamdo tramadol. Mesmo com o pe pra cima . Quando baixa o pé parece que martela. Deito com o pé pra cima mas dói muito o calcanhar como se esttivesse forçando. É normal essa dor mesmo depois da cirurgia ? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Vanessa

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. A recuperação em fraturas articulares é lenta . Nunca uma fratura em região articular vai voltar 100% ao normal. Sua cirurgia ainda é muito recente e esses sintomas que você relata são perfeitamente normais. A conduta é repouso, gelo e analgésico, que você já está fazendo. O tempo e a fisioterapia vão ajudar na melhoria dos sintomas. Fique tranquia, isso é só uma fase . Boa recuperação. 

  • cristiane silva

    Boa noite Dr°, no dia 23.04 cai e tive uma fratura tri maleolar no tornozelo. no dia 28.04 fiz a cirurgia, foi colocado 7 parafusos e um transverso. tive somente uma consulta de retorno no hospital que fiz a cirurgia. os atendimentos foram suspensos por conta do covid, sai do hospital com a tala de gesso. depois de tanto esperar para ver se os atendimentos retomavam resolvi ir em ortopedista. fiz um raio x e levei pra ele, chegando lá ele recomendou o uso da bota imobilizadora e disse que tava tudo bem, que eu iniciasse pisa com carga parcial dentro dos 45 dias recomendados pelo cirurgião que será no dia 13.05. comecei a fisioterapia e ela disse que em casa deveria ficar sem a bota imobilizadora. Gostaria de uma opinião de um outro especialista, Posso ficar sem a bota em casa, e pra eu poder começar a pisar tem necessidade de outro raio x??? grata pela atenção!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cristiane

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda se encontra na janela de recuperação óssea. A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. A recuperação em fraturas articulares é lenta . Nunca uma fratura em região articular vai voltar 100% ao normal. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma e a dor. Agora é foco e disciplina para a recuperação. Quanto ao robofoot pode ficar sem ela em casa sem nenhum problema. Boa recuperação. 

  • claudia

    ola doutor. Sofri um acidente em 16/04/20, fraturou o 4 e 5 metatarso e o maleolo medial sendo todas as fraturas no pe esquerdo fiquei com tala gessada do dia do acidente ate a cirurgia q foi feita em 05/05/20 so no maleolo medial e apos a cirurgia o medico disse q nao precisaria imobilizar mais. O retorno era pra ser com 30 dias, mas devido a pandemia nao conseguir marcar. Sentir dores só nas 2 primeiras semanas antes da cirurgia e só devido ao inchaco e somente em cima das fraturas do metatarso e nunca nos ossos no local da fratura nem antes e nem depois da cirurgia. O pe ainda incha, mas um pouco menos. Consigo da pequenos passos mancando sem muletas, mas nao coloco peso total. Gostaria de saber se fazendo isso corre risco de alguma complicacao? Obg!

    • Dr. Diego Ariel

       Oi Claudia

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda se encontra na janela de recuperação óssea, por isso esses sintomas citados por você, que são perfeitamente normais, a tendencia é irem desaparecendo com o tempo e com a fisioterapia. Alias, você não me disse se esta fazendo fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma e a dor. Agora é foco e disciplina para a recuperação. Complicações podem ocorrer, mas pela sua estória, sua evolução está dentro do esperado. Boa sorte 

  • Ludmila

    Eu tive uma fratura no maléolo lateral esquerdo no dia 12/04/20 e vai fazer dois meses que operei no dia 22/06 e agora com o pé desinchado estou sentindo eu passo a mão e sinto o ferro isso é normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ludimilla  

      A anatomia da extremidade distal da perna, especialmente na região maleolar é bastante pobre em cobertura, praticamente temos osso, ligamentos e pele, quase nada muscular, por isso, quaisquer materiais de síntese ( no seu caso o parafuso) são facilmente sentidos ao toque. Espero ter respondido a sua questão .    

  • Nadjane Paiva

    Boa noite , Então quebrei o tornozelo , em dezembro de 2017, fiz a cirurgia, colocaram 6 parafusos e uma placa. Minha recuperação foi lenta.Fiz 30 sessões de fisioterapia, e melhorei bastante, mas até hj não consigo andar direito, já se passaram quase 3 anos da cirurgia, sofro com dores constantes, outro dia fui a um ortopedista , ele mal olhou pra mim passou mais 10 sessões. Mas não consigo fazer por conta da dor , existe a possibilidade de ter que tirar os parafusos? Será que erraram na cirurgia? É normal eu sentir tanta dor?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Nadjane  

      Sem te examinar e ver seus exames de imagem, não posso dar a melhor conduta para o caso...   Contudo, costumo dizer aos meus paciente que depois de uma fratura nunca fica igual ao que “papai do céu” fez... Mesmo depois de tempo (até mesmo depois de anos) pode ainda ocorrer episódios de dor e edema (inchaço)...   É esperado que com o tempo vai melhorando... contudo, varia muito esse tempo...  E as fraturas em região articular são potencialmente mais graves que todas as outras e mais propensas a complicações. Outra opção é retornar ao seu ortopedista para reavaliar a posição dos implantes e a possibilidade ou não de retirá-los...  Boa sorte...  

  • Lilian Falconi

    Olá Dr. Diego, bom dia! Cai e fraturei o maleolo lateral, sem desvio, com menos de 2mm. Fiquei 1 mês com gesso e agora estou há uma semana com a robofoot. Meu tornozelo na área do maleolo ainda está com inchaço moderado e o pé com um pouco de dormencia. É normal isso? Eu estou incomodada com a bota, não sei se estou apertando demais as tiras.. fico insegura...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lilian

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda se encontra na janela de recuperação óssea, por isso esses sintomas citados por você, que são perfeitamente normais, a tendencia é irem desaparecendo com o tempo e com a intensificação da fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma e a dor. Agora é foco e disciplina para a recuperação. Boa sorte 

  • Claudemir Ferreira

    Boa tarde Dr. Diego, quebrei o tornozelo a Tibia com rompimento no ligamento, fiquei com gesso 42 dias voltei no médico tirou o gesso, mas no raio-x da pra ver que não colou o mesmo disse pra ir pondo o pé aos poucos no chão, mas não consigo, também está inchado o pé até o tornozelo onde foi a fratura, bem vermelho e dando febre o que devo fazer estou muito preocupado, o médico disse pra tirar um novo raio-x no dia 08/06 leva-lo pra ele ver no dia 09 qual seria o seu conselho obrigado pela atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Claudemir

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. A recuperação em fraturas articulares é lenta . Nunca uma fratura em região articular vai voltar 100% ao normal, como Deus fez não mais. Sem ver os exames de imagem é difícil dar uma opinião bem embasada. Esse diagnostico de não consolidação foi dado pelo radiologista? Ou por você? Muitas vezes o olho do especialista vê coisas que o olho do leigo não vê. Meu conselho é que você siga as orientações do médico que esta lhe acompanhando, vá na confiança. Boa sorte 

  • Katyane

    Boa tarde Doutor!eu tive uma fratura de tíbia e Fibula no dia 8 de fevereiro de 2020,fiz a cirurgia só no dia 3 de março e foi colocado uma placa medional bloqueada na tíbia com 10 parafusos sendo 4 no tornozelo e o resto subindo,dia 13 de maio o médico liberou carga de 20% aí na semana seguinte dia 20 aumentou pra 50% agora na semana passada dia 27 ele continuou os 50% e fez a retirada de 1 lado da muleta até aí tudo bem mais uns 2 dias depois q comecei a treinar a marcha só com o lado direito da muleta pra acompanhar o pé fraturado(esquerdo) comecei a sentir dores no tornozelo e é uma dor q incomoda e gostaria de saber se isso é normal ah e tá inchado tbm.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Katyane

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa.  Todos esses sintomas citados por você, são perfeitamente normais, a tendencia é irem desaparecendo com o tempo e com a intensificação da fisioterapia. Agora é foco e disciplina para a recuperação. Boa sorte 

  • PAMELA DA SILVA SANTOS

    Olá doutor, fiz uma cirurgia de tíbia no tornozelo faz dois meses e o médico me liberou por o pé no chão com carga total, mas não me deu nenhuma recomendação apenas disse que poderia fazer. Minha fisioterapia ainda não começou.. Então como estava confiante com dois dias já estava caminhando sem as muletas com um pouco de dor, até então td bem.. Só que comecei a sentir muita dor e no local da cirurgia inchou está muito vermelho e com pus. Consegui tirar um pouco mas ainda sai líquido amarelo e está bem avermelhado.. Não sinto quase dor nenhuma só se faço alguns movimentos... Oque pode ter acontecido? Minha fisioterapia ainda vai começar semana que vem.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Pamela    

      Pela sua descrição, o que me vem a cabeça é que você desenvolveu uma infecção na ferida cirúrgica. Se faz necessário que você procure um pronto socorro para fazer uma consulta e uma radiografia e ver se essa infecção ainda não atingiu o osso, num processo que chamamos de osteomielite. Isso deve ser feito o mais breve possível para evitar sequelas. Boa sorte. 

  • CYNTHIA

    Boa noite doutor, depois de 4 dias de ter quebrado o tornozelo, escorreguei e forcei o mesmo pé ,está doendo muito e estou colocando gelo,só poderei voltar no médico na segunda feira, será que devo ir ao um hospital?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cynthia

      Acho que ja respondi a um questionamento seu hoje. Se as manobras (gelo e analgesicos) que você está usando não estão sendo efetivas para melhora da dor que sente, aconselho-a a procurar ajuda médica, pois pode estar havendo algo mais e só um exame físico e, talvez, um exame de imagem podem ajudar.  

  • Natalia da Silva

    Boa noite!! Tenho 24 anos e tive uma fratura exposta no tornozelo esquerdo operei e colocaram uma placa e sete parafusos sendo um atravessado, o médico não me deu nenhuma recomendação nem orientação. Será que minha recuperação vai demorar? Com quanto tempo posso colocar o pé no chão? Será que vou precisar de fisioterapia? Ainda não tirei os pontos meu pé tá inchado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Natalia

       o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Você não disse  quando foi sua cirurgia , mas por sua estória presumo que ainda é muito recente, portanto, seu osso ainda esta em processo de consolidação. No meu consultório eu faço o primeiro retorno pós cirúrgico no 15º dia, e ai retiro os pontos nessa consulta e oriento o inicio da fisioterapia. Para começar a pisar é  necessário que exista sinais de consolidação óssea, em torno de 3 a 4 semanas. Espero ter ajudado. Boa recuperação     

  • CYNTHIA

    Boa tarde, quebrei o tornozelo faz 4 dias,o médico mandou usar a bota e voltar em 1 semana para fazer nova radiografia. Ele falou que não houve deslocamento, mas meu pé está muito inchado até os dedos, isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cynthia

      Numa fratura ocorre lesão não só de ossos, mas de ligamentos e vasos sanguíneos , ocasionando esses sintomas que você relata, a medida que eles forem se recuperando essas manifestações irão desaparecer. Um dos motivos pelos quais o médico não imobilizou sua perna com gesso, foi esse edema que ele sabia ia se formar. Não se preocupe quanto a isso a tendencia é esse edema diminuir. Boa sorte 

  • Ivani dos Santos

    Olá doutor, tive uma fratura do tornozelo esquerdo, já passei por pelo processo de gesso. Quando tirei o gesso , começou uma dor intensa no joelho da mesma perna fraturada, e depois subiu pra a coxa, estou fazendo fisioterapia, a fisioterapeuta e o médico diz que é normal. Não duvidando da fala de ambos , mas está incomodando muito! Entrei em contato com o sr e obtive ótimas respostas. Por favor qual é o seu parecer diante deste quadro? Grata

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ivani

      Você refere que ficou com gesso devido a sua fratura de tornozelo, toda articulação que passa algum tempo imobilizada tende a sofrer uma rigidez, o processo para recuperação dos movimentos é doloroso. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso, dor essa que melhora com a evolução. A recuperação em fraturas articulares é lenta e exige muito esforço e dedicação. O primeiro ingrediente de qualquer tratamento é acreditar que vai dar certo e seguir as recomendações dos profissionais, isso ja é meio caminho andado. De resto, é paciência e foco. Boa recuperação 

  • Rafael Piccinin da Silva

    Olá Dt Diego! Doutor dia 17/05/2020 realizei uma cirurgia para corrigir uma fratura trimaleolar, colocando 11 parafusos e 2 platinas sendo 2 desses parafusos atravessados! Notei que surgiram algumas bolhas de sangue ao lado dos cortes, pois foram feitos 3 cortes, um de cada lado do tornozelo e um menor acima do peito do pé! É normal aparecer essas bolhas de sangue? E outra informação, eu mantenho o pé bem pra cima e qndo chega a noite pra dormir não à posição que o pé relaxe, como se o pé estivesse cansado pegando desde o pé até a panturrilha e isso tem me deixado noites sem dormir ai vem o estresse e a dor! Alguma dica que possa me dar para amenizar esse cansaço que me parece ser mais muscular, pois na há posição pra relaxar!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rafael

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. Essa dor constante pode ser uma complicação muito comum nesses casos chamada Trombose venosa profunda (TVP), você precisa investigar esse caso para descartar essa possibilidade. No momento, vc deve continuar em repouso, drenar essas bolhas de sangue, usar anti-inflamatórios e analgésicos. Procure o médico para resolver a duvida sobre sua dor constante. Espero ter ajudado. Boa sorte 

  • Suzana Cruz

    Boa noite Dr Diego Obrigada por responder tão rápido! Você me perguntou sobre a minha cirurgia bariátrica. Fiz a Bypass Gástrico ou Gastroplastia com Derivação Intestinal em Y de Roux (Capella). Como disse faz 7 anos. Emagreci 48 kg. Fiquei um tempo sem fazer reposição de vitaminas incluindo o cálcio. Quase um ano. Voltei a usar cerca de dois meses antes de sofrer a queda... Agora a nutricionista pediu para aumentar um pouco o magnésio e colágeno. E estou na décima sessão da fisioterapia. A princípio ainda faltam 10...total recomendado foram 20. Obrigada novamente. Dr. Diego Ariel Ola Susana o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta nessa janela de tempo, portanto, seu osso ainda esta em processo de consolidação Edema e dor fazem parte do pacote. A fisioterapia vai ajudar a melhorar essa sintomatologia. Nessa fase paciência e dedicação são fundamentais. Seria necessário saber qual foi o método usado na sua bariátrica para afirmar se você vai ter perda óssea por esse motivo. Aconselho você a investir na fisioterapia , é a sua melhor chance de recuperação adequada.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Suzana 

      Pelo que descreveu está tudo em ordem... So manter

      Qualquer coisa mande as ordens...

  • Iury Souza dos Santos

    Olá!! Coloquei placa e pino no tornozelo já tem uns 4 meses. Sinto na região onde foi colocada a placa uma dor que parece um.choque muito forte e ....

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Iury,

      É frequente a placa ocasionar esses incômodos, afinal é algo “estranho” dentro do corpo...

      Quando ocorro isso, costumo retirar a placa depois de 9 a 12 meses da cirurgia...

      Boa sorte

  • Cleane Alves

    Olá. Referente a minha fratura de fibula, fui a revisão agora dia 21/05. O médico fez todo o procedimento, analisou minha perna, apertou, mexeu pro lado pro outro, não sentir dor nenhum, apenas umas fisgadas de leve no pé, quando aperta no local fraturado. Então ele me receitou a bota Robofoot, indicou repouso com os pés pra cima, pois estava um pouco inchado, porém depois do uso da bota notei que os pés estão inchado ainda mais e a perna tbm, porém não sinto dor alguma. Estou receosa de uma trombose. Mais próxima quinta feira tenho outra revisão pra tirar outro Raio X. Será que ainda demora o começo da fisioterapia?

    • Dr. Diego Ariel

      Provavelmente não. Vai depender do exame de imagem.

  • Suzana Cruz

    Boa noite doutor. No dia 30/03/20 escorreguei em um tapete e tive uma fratura maleolo lateral direto igual a figura C. Operei dia 01/04/20 é dia 13/04 tirei os pontos e após rx coloquei o gesso. Foi colocado uma placa e 7 parafusos. Dia 04/05 tirei o gesso e o médico me passou 20 sessões de fisioterapia mas não tirou outro rx e disse q não precisava voltar. Ele é considerado o melhor médico da região.Comecei no dia 06. Ontem comecei a andar só com uma muleta. Mas inchou e minha fisioterapeuta pediu repouso e aumentou o uso do gelo pra até 4 vezes ao dia. Vendo os relatos acima preocupei. Posso ter forçado muito ontem? Hj to com pequeno incômodo no local da placa. Tenho 47 anis e há 7 anos fiz bariátrica. Sei que isso pode prejudicar minha calcificação. Resolvi voltar ao repouso. Ja que o médico esta atendendo só emergência expor causa do aumento de casos covid. O que pode me orientar? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Susana

      o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta nessa janela de tempo, portanto, seu osso ainda esta em processo de consolidação Edema e dor fazem parte do pacote. A fisioterapia vai ajudar a melhorar essa sintomatologia. Nessa fase paciência e dedicação são fundamentais. Seria necessário saber qual foi o método usado na sua bariátrica para afirmar se você vai ter perda óssea por esse motivo. Aconselho você a investir na fisioterapia , é a sua melhor chance de recuperação adequada. 

  • Livia

    Sofri uma fratura de fíbula e maléolo há quatro meses, foi colocado seis parafusos na fíbula e dois transversais. Ainda tem muita limitação de movimento, será que fiquei com sequela?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Livia

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. Pelo tempo que você disse que sofreu a fratura, ja  é para existir uma  consolidação óssea, Ainda é cedo para pensar em sequela. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .  Aconselho você a investir na fisioterapia , é a sua melhor chance de recuperação adequada. 

  • Rosangela Marques de jesus

    Ola Dr Diego, eu fiz uma cirurgia tem 3 meses quebrei os dois lados do tornozelo e coloquei parafuso e placa. Dr meu pé ainda dói muito e incha e ele da uns estralos bem doloridos é como se o parafuso se mexesse.... Gostaria de saber se isso é normal. Desde já agradeço bj

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rosangela

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. Pelo tempo que você disse que sofreu a fratura, ja  é para existir uma  consolidação óssea, A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma . A dor faz parte do processo, quanto mais forte sua musculatura ficar , menos dor você sentirá. Para saber se há algo errado com o parafuso você precisa de um exame de imagem. Se o quadro persistir você precisará procurar ajuda especializada.Boa sorte na sua recuperação. 

  • Cleane Alves

    Olá Doutor. Há 15dias, 05/05/2020tive uma fratura na fibula, na direção da panturrilha. Não precisou de cirurgia, tratamento com gesso. Mais há 2 dias por conta própria tirei o gesso, pois estava machucando meu pé. Estou de moletas porém estou tentando pisar com as pontas dos dedos, não sinto dores mais meu pé está inchado. Ô que o Senhor acha? A hora dia 21/05/2020 tenho revisão, será que o médico já libera pra eu andar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cleane

      o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você tirou o gesso precocemente, toda fratura precisa de estabilidade para se regenerar, se faz necessário um calo ósseo para poder pisar sem riscos. A essa altura da minha resposta, você já deve ter tido seu retorno, então, seu médico ja deve ter lhe orientado quanto a conduta a ser tomada. Boa recuperação e tente seguir as orientações do seu especialista, dessa forma você consegue um retorno à normalidade mais rápido . 

  • Francisco Leocádio

    Oi Dr , dia 11/05/20 sofri um acidente um rapaz me atropelou quando estava de bicicleta fui ao hospital e o dr me falo que eu fraturei o pilão tibial , mais exato ele colocou fratura distal da extremidade distal da tíbia mais ele não me informo os milímetro da fratura não teve fratura exposta foi fechada não sinto dores ele passo remédio pra dor e antiflamatorio. Ele falo que eu preciso fazer uma cirurgia só que por conta da pandemia não estão realizando cirurgia eletiva ele imobilizou não teve desvio da fratura e e neuro/vascula sem alterações queria saber se é realmente necessita da cirurgia se só a imobilização não resolve

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Francisco Leocadio

       Usualmente, o processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação, e as fraturas em regiões articulares são mais preocupantes. Mesmo alinhada e sem dor, há necessidade sim de cirurgia, pois são fraturas muito instáveis e, normalmente, com potencial de gravidade maior. A cirurgia não deve ser muito protelada devido ao risco da artrose que  pode ocorrer. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • José Paulino Gomes

    Boa tarde Dr Diego Ariel, dia 20 de fevereiro de 2020 sofri um acidente de moto onde a mesma patinou na grama vindo a tombar sobre o tornozelo esquerdo, onde foi constatado fraturas do maléolo lateral fibular e tibial com 2mm e 3mm de espaçamento, o ortopedista disse que estava dentro do tolerável e descartou a cirurgia sendo recomendado o tratamento conservador, foi feita a tala de gesso e tive alta, dia 4 de março passei por avaliação cirúrgica para continuar o tratamento e o cirurgião nem pediu RX no dia, retornei dia 18 e no RX apareceu um desvio da fratura da fíbula mesmo assim foi descartada a cirurgia e recomendou o uso do robofoot, dias depois foi decretada quarentena e suspenso todos as consultas nos centros clínicos de especialidades, atendendo apenas urgência ou emergência, dia 08 de abril passei por ortopedista e novamente foi observado o desvio da fratura e relatei dor constante do tipo fisgada e possível atrito da fratura com o osso da tíbia (cartilhagem ou nervos/ligamento) ao iniciar marcha(andar) após três ou quatro passos, mas devido ao decreto de pandemia não são recomendadas cirurgia eletiva, e falou que teria que aguardar a normalidade dos serviços de saúde para uma melhor avaliação ou correção das possíveis sequelas, iniciei a fisioterapia dia 28 de abril, estou fazendo todos os dias mas a dor ao caminhar é quase insuportável, dia 11 passei novamente no mesmo ortopedista e perguntei das possíveis sequelas e correção, confesso que não foi nada animador, o Dr disse que as sequelas possíveis seria a dor crônica devido ao atrito, osteoporose entre outras, e a correção poderia ir de cirugia reparadora do calo ósseo/desvio (quebrar o osso) até a parafusagem da fíbula com a tíbia, nós próxima dias irei procurar passar por outro ortopedista para uma segunda opinião ou mudança de tratamento. Mesmo com minha força de vontade e empenho das fisioterapeutas a melhora é mínima, infelizmente tive que ouvir do ortopedista que o primeiro atendimento foi equivocado, pois devia ter sido feita a cirurgia.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi José.

      Sem te examinar e ver seus exames radiográficos, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Essa é importância do acompanhamento ortopédico, mesmo empregando bem o tratamento conservador, é possível sim que uma fratura complique e desvie... Essa pandemia está tornando as coisas muito mais difíceis, pois está prejudicando o acompanhamento...

      Caso tenha ocorrido um desvio considerável, realmente a cirurgia já deve ser considerada... Já o tipo de cirurgia vai depender de quando for possível realizar... se demorar muito, será apenas para corrigir sequelas..

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver ... 

      Boa sorte...

  • Steffany

    Quebrei o tornozelo e passei por uma cirurgia faz um semana, bom, eu tenho toda movimentação do meu pé se eu meche-lo e o inchaço tá indo embora bem rápido, o que acredito que seja bom né, mas eu comecei a sentir dores é como se eu sentisse meu osso lá dentro parece até que tá mechendo kkk não é algo exagerado, queria saber se sentir essas dores durante a recuperação é normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Steffany

      o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta nessa janela de tempo, portanto, seu osso ainda esta em processo de consolidação . Naturalmente, só podemos afirmar qualquer coisa com exames de imagem, que mostram como esta o osso. A dor faz parte do processo e, segundo você sua recuperação esta sendo rápida, isso é uma boa noticia. Boa sorte 

  • Vania Nascimento

    Bom dia Dr. Diego, gostei muito de suas explicações. Passei por cirurgia trimaleolar em seis de março de 2020, bem no inicio da pandemia, e nao pude ter acompanhamento fisioterapeutico ainda. Estou me exercitando por videos da internet e uma estudante de fisioterapia está me dando dicas. Sinto muito incomodo ao movimentar o pe, principalmente na parte da cicatriz. Minha pergunta é: A cicatriz pode incomodar a ponto desse incomodo me impedir de fazer movimentos da fisioterapia? Se sim, é possível mudar isso? Agradeço desde já.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vania

       O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação As fraturas articulares exigem ainda mais. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma . As cicatrizes são fonte de dor quando estão em formação, mas não são impedimentos para os exercícios fisioterápicos . A dor faz parte do processo, quanto mais forte sua musculatura ficar , menos dor você sentirá. Boa sorte  

  • RAYANE CRISTINA

    Olá Dr. Eu fraturei o tornozelo tíbia e fíbula , fiz a cirurgia no dia 14/03/2020 fui liberada com 3 dias do hospital , em meio pandemia não marcaram retorno nem bateram um raio x ..estou desde o dia em que operei já fazendo agora dia 14 dois meses sem uma consulta , sem orientação médica, sem raio x, sem saber como está por dentro . Não consigo andar ..meu tornozelo está duro sem movimento circulares e não dobra , estou desesperada pois não sei o que fazer ..passo o dia deitada ,mal consigo andar com as moletas pois sou gordinha não aguento com meu peso ..preciso de ajuda uma orientação do que fazer , sou nova tenho medo de não conseguir andar mais , atrofiar algo do tipo .me ajuda por favor.obg boa tarde !

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rayane

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação.  O fato de você estar sem movimentação pode estar contribuindo para esse sintomas que você relata. A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa iniciar a fisioterapia para melhorar a mobilidade do seu tornozelo, existem alguns exercícios que você pode fazer em casa mesmo. Tente conversar com seu ortopedista e com algum fisioterapeuta que possa lhe dar algumas orientações sobre isso.Mexa-se!! Parada você não vai estar se ajudando, o fato de ser jovem fala a favor da sua recuperação. Espero ter ajudado. Boa recuperação 

  • Gleicy

    Olá doutor Fraturei a fibula, tbm não foi feito cirurgia, segundo o médico não houve deslocamento. Minha dúvida é, me foi passado anti inflamatório por 5 dias e analgésico pra tomar se sentir dor, porém quando acabou o anti inflamatorio a dor voltou não tão aguda como era no primeiro dia Mas me incomoda pra dormir, pq não é tão leve assim. Minha dúvida é se é normal doer, pq me falaram que depois de imobilizado iria para de doer , mas doi.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gleicy

      o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Até que sua fratura consolide , você pode ter dor, utilize analgésicos para ter uma melhor qualidade de sono. Veja se essa imobilização esta correta, se houver folga pode dar oportunidade para o osso se mover e doer. Tenha paciência, o processo ainda muito recente. Boa recuperação 

  • Andressa Cristine

    Olá Dr. Eu fui atropelada enquanto andava de bicicleta, não foi muito grave graças a Deus, só tive o tornozelo machucado, de imediato inchou muito e não consegui apoiar o pé no chão, fui ao hospital e la dois médicos que me atenderam pediram um raio x e quando eu voltei ao consultório com o exame em mãos me pareceu que eles ficaram em dúvida se havia algo na imagem, disseram que podia ser algo antigo mas que de qualquer forma estava alinhado, pediram mais um raio x, eu fiz e voltei ao consultório, eles continuaram na mesma e não me disseram oque era de forma concreta, passaram uma injeção de Dipirona, e a tala. Passaram dipirona de 1g a cada 8h em caso de dor, e pediram para que eu fosse a clinica da família fazer revisão após 15 dias. Conclusão eu não sei qual foi meu diagnóstico, só sei que não consigo por o pé no chão, meu tornozelo dói, arde, hoje a exatamente 6 dias do ocorrido eu consegui uma bota ortopédica imobilizadora que os mesmo médicos indicaram, e fiz a retirada da tala para por a bota, no meu tornozelo tem uma área redonda bem grande muito avermelhada, e todo o meu pé e até a metade da minha canela esta roxo e esverdeado. Fiquei muito assustada. Não sei se devo voltar ao hospital ou se é normal esta nessa coloração e sentindo formigamento, dor e ardência. Poderia me ajudar ? Por causa da pandemia desejo evitar idas desnecessarias ao hospital. Desde já agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Andressa

      Sem seus exames de imagem, eu não posso me posicionar sobre a conduta a tomar. Seria possível mandar as imagens por email? Não se assuste com as colorações da sua perna, são comuns nas fraturas, ja que vasos sanguíneos também são lesionados no processo. Dor, edema, formigamento sao todos sintomas normais nessa fase . Se for fratura e ela estiver de fato, alinhada, a conduta é imobilização, repouso, sintomáticos e paciência . Espero ter ajudado.  

  • Karina Cristina de Aguiar

    Olá Dr. Meu marido quebrou os dois lados do tornozelo ea pinsa, faz 3 semanas que ele fez a cirurgia colocou placa e parafuso e está usando tala, ontem começo a sentir dores fortes da panturrilha é normal? No lugar ondi foi a cirurgia ele não senti dor. O que posso fazer parar diminuir a dor?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Karina

      Uma complicação relativamente frequente em casos de fraturas com imobilização é a TVP ( trombose venosa profunda), normalmente surge como dor na panturrilha que pode ser acompanhada de vermelhidão no local, o tratamento são compressas, repouso e anti-inflamatórios. Se não houver melhora com esse cuidado, melhorar procurar ajuda medica, ja que pode evoluir e ser mais complicado tratar tardiamente. Boa recuperação para seu marido. 

  • Adna oliveira torres

    Fiz cirurgia há 2 meses bimaleolar e fíbula com placa mas o osso da fibula não consolidou totalmente,posso iniciar a fisioterapia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adna

      o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso, dor essa que melhora com a evolução. Converse com seu fisioterapeuta para que a carga seja aumentada a medida que houver fortalecimento de toda a unidade músculo esquelética.

       Boa recuperação. Fique bem 

  • Marina caroline

    Oi, fratutei o tornozelo fratura bimaleolar fiz a cirurgia 31/01 iniciei a fisioterapia 01/04 mas ainda está muito limitado está duro meu Pé eu ando mancando, será que vou andar normal? Será que vai melhorar mesmo com.a fisio ? O que posso fazer pra amolecer o tornozelo ? Eu tô desesperada só tenho 23 anos.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marina

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso. Para você recuperar seus movimentos do tornozelo, é necessário bastante dedicação aos exercícios. O fato de voce ser jovem é um ponto positivo: o osso se recupera melhor e mais rápido. Força e foco é o que lhe aconselho.

      Boa recuperação e fique bem 

  • Elson Dos Santos Dantas

    Bom dia. Dr. Tou com três após cirurgia de fibula. Foi colocado uma placa Com cinco parafusos. À última fez passei no médico tava com 2 mês. Nesse tempo ele falou q tava 80 % consolidada. Com ESSA pandemia ñ pude retorna ao médico. Dr. Será q eu já posso retorna as atividades físicas. Como correr. Fazer ciclismo.? Lembrando também que eu mim sinto bem sem nenhum incômodo ou limitação.!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elson

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Para que você possa voltar a praticar exercícios é necessário que se confirme a consolidação óssea, sómente uma radiografia pode mostrar tal recuperação. Enquanto não houver a certeza dessa consolidação, não aconselho fazer qualquer esporte que exija muito do osso. Procure fazer essa radiografia e mostrar ao ortopedista para que você possa voltar às suas atividades,

      Espero ter ajudado e tenha uma boa recuperação 

  • KARLA MERENICE DIONIZIO DA LUZ

    Dr me acidentei dia 29 de fevereiro e fiz uma cirurgia e coloquei o fixador e dia 4 fiz mais uma com outro tratamento cirúrgico de fratura de maleolo lateral com parafuso +lesão ligamentar lateral de tornozelo esquerdo com âncora. Mas estou com a bota e mesmo assim o inchaço não sai é tenho pouca movimentação pra cima e pra baixo com dores ainda... É normal? O inchaço e as dores após 50 dias de cirurgia lembrando que não estou fazendo fisioterapia devido o surto do corona

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Karla

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses. Toda fratura em regiões articulares requer cuidado. O fato de você não estar fazendo fisioterapia pode estar contribuindo para esse edema e a dor subsequente. Toda articulação exige mobilidade para não travar. E a movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa iniciar a fisioterapia para melhorar o edema e as dores, existem alguns exercícios que você pode fazer em casa mesmo. Tente conversar com seu ortopedista e com algum fisioterapeuta que possa lhe dar algumas orientações sobre isso.

      Espero ter ajudado. Boa recuperação 

  • Samuel

    Olá! Tive um acidente no futebol, quebrei tibia e tornozelo gerando fratura exposta. Foi dia 16/03/2020. Na primeira cirurgia coloquei fixador e na segunda cirurgia 2 pinos e uma placa. Começarei fisioterapia dia 11/05. Quanto tempo demora para voltar a colocar pé no chão e começar andar normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Samuel

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses. Toda fratura em regiões articulares requer cuidado. É muito provável  que seu osso já esteja num processo de recuperação, mas isso só pode ser afirmado após a realização da radiografia de controle. Se a radiografia mostrar sinais de consolidação (osso colado), você poderá ser liberado para pisar, mas tudo isso varia de paciente para paciente, seu organismo é que dita o ritmo da recuperação. A volta a normalidade  é um processo mais demorado que dura em torno de 6 meses. Naturalmente, esse osso fraturado e essa articulação não voltarão a ser como se você não tivesse tido nada, é uma cicatriz que ficará contigo, como papai do céu faz ninguém faz.

      Espero ter ajudado, Boa recuperação 

  • Angelina Souza

    Olá Dr. Diego , fiz uma cirurgia a 10 dias pois fraturei o maleolo lateral , teve a colocação de pinos e estou de tala, porém estou sentindo muito formigamento e dormência no pé , é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Angelina...

      Até consolidar a fratura, é comum sentir isso...

      O tempo de consolidação é de cerca de 6 a 8 semanas...

      Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Boa Sorte.

  • Jéssyca ribeiro

    Olá, eu fraturei a fíbula já tem dois anos, coloquei 6 pinos e a placa. Todos os meses quando estou próximo do período de menstruação eu sinto muita dor no local da perna, isso e normal ? Qual seria a explicação ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jéssyca

      Não existe muita explicação para tal fato. Talvez, pelo fato que durante o  período menstrual exista uma maior retenção liquida em todo o corpo, inclusive na área onde se encontra a placa, levando a um aumento da sensibilidade local. Espero ter ajudado. Fique bem 

  • Ionara

    Fraturei o tornozelo dia 08 de marco,fiz a cirurgia dia 27 de marco....coloquei uma placa e 6 parafusos,retornei ao médico dia 03 de abril ele disse que tava tudo bem,colocou a tala de novo e mandou eu retornar dia 08 de maio...sera que nessa data ja vou poder pisar no chão?Ja não guento mais

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ionara

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, portanto, é muito provável  que seu osso já esteja num processo adiantado de recuperação, mas isso só pode ser afirmado após a realização da radiografia de controle. Se a radiografia mostrar sinais de consolidação (osso colado), você poderá ser liberada para pisar, mas tudo isso varia de paciente para paciente, seu organismo é que dita o ritmo da recuperação. Espero ter ajudado, Boa recuperação 

  • Cristhina

    Oi! Eu quebrei os dois lado do tornozelo, e preciso fazer cirurgia e estou com tala ate chega o.dia da minha cirurgia e eu nunca fiz uma cirurgia eu to um pouco insegura e com medo . E to sempre com o pé pra cima. E hoje eu sentir um encomodo no meu calcanhar e como tem fogo dentro queimando e nao to sentindo dor apenas esse incômodo. É normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cristhina...

      Isso que você descreveu é manifestação da fratura... bem esperado...

      Mantenha o pé para cima, em caso de dor use analgésico e evite sair do repouso...

      Boa sorte na cirurgia.

  • Aline Gonçalves

    Olá, Doutor. Tudo bem? Meu pai teve um acidente de moto a 3 anos e fraturou o maléolo medial, o qual ficou engessado por mais ou menos 6 meses, após a retirada do gesso, fez sessões de fisioterapia e graças a Deus, voltou a andar. Hoje com 65 anos ele começou a sentir dores, no pé onde foi acometido a fratura. Isso é normal, devido a idade ? Ou ele precisa, voltar a fazer Fisioterapia?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Aline  

      Meu conselho é que seu pai procure um ortopedista para avaliação e conduta. Após três anos é improvável que seja algo relacionado à fratura anterior, pela idade, ele pode estar desenvolvendo algum processo ósteo degenerativo, mais conhecido por artrose.

      Espero ter ajudado.

      Fique bem.

  • Jacqueline

    Olá!! Coloquei placa e pino no tornozelo. Sinto na região onde foi colocada a placa uma dor que parece um.choque muito forte e constante ...principalmente a noite.. Eh normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jacqueline

      Isso que descreveu é comum nos primeiros meses após a cirurgia...

      Caso fique vermelho, saída de alguma secreção, dor insuportável ou exposição do material cirúrgico, procure seu médico o mais rápido possível...

      Boa Sorte

  • Larissa Cesco

    Boa tarde Dr. Fiz uma cirurgia de fratura na fibula no dia 13/01, ele marcou outra cirurgia para retirar um parafuso removível porque também rompeu o ligamento, porém por causa do corona vírus minha cirurgia foi cancelada. Ele pediu para eu não pisar por mais que já esteja tudo ok para a retirada, porém não aguento mais andar de cadeira de rodas, quando ando de muletas dói muito o outro pé. A fisioterapia que faço é apenas para não atrofiar . Qual o risco de eu usar a bota ortopédica e não apoiar totalmente mas conseguir pelo menos não depender de todo mundo 100%?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Larissa  

      Pelo que você relatou, esse é um parafuso que chamamos tran-sindesmal, o que é utilizado para ajudar na cicatrização num ligamento do tornozelo. O risco do caminhar antes a sua retirada é que o parafuso pode se quebrar, tornando a cirurgia de retirada bem mais difícil. Meu conselho é de que você tenha mais um pouco de paciência  e aguarde a cirugia para poder caminhar com mais tranquilidade e sem riscos.

      Espero ter ajudado. Boa recuperação. Fique bem

  • Rafhaela

    Olá Tive fratura maléolo da tibia e fibula e rompi ligamentos, fiz duas cirurgia mês de novembro coloquei 1 placa e 6 parafusos e voltei a caminhar sem a bota início Março faz uns 3 dias que meu tornozelo está muito inchado e doi muito na bola do tornozelo onde está o parafuso grande que liga de uma ponta a outra o que pode ser? Estou com medo de ir no hospital devido a pandemia e tenho consulta somente maio Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Raphaela  

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação. Como faz pouco tempo que você iniciou a deambulação, é esperado um certo grau de edema e dor. Com o passar do tempo, essa articulação vai se adaptando e recuperando , fazendo com que haja regressão desses processos regenerativos. Se você não observar melhora, aconselho que procure os serviços do especialista para que ele possa investigar as causas.

      Espero ter lhe respondido. Fique bem

  • José Raimundo Silva Dos santos

    Boa tarde Dr.Diego. eu moro em porto seguro Bahia .gostaria de saber qual cidade vc atende pra mim marca uma consulta. Pra vc ver o me exame .eu tirei uma tomografia do tornozelo a 8 meses .eu tenho 46 anos

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jose Raimundo  

      Infelizmente, moramos bem distantes um do outro. Seria um prazer poder atendê-lo, e tentarmos resolver quaisquer problemas trauma-ortopédicos que lhe afligem. De qualquer maneira, mando o link dos meus locais de trabalho, abaixo:  https://diegoariel.com.br/locais-trabalho

      Fique bem

  • Kelvia Maria

    Olá , me chamo Kelvia . Quebrei meu tornozelo fiz uma cirurgia estou com 16 parafuso e uma placa . Fiz a cirurgia dia 06/03 voltei ao médico pra consulta e ele me liberou pra mexer o tornozelo e e apoiar meu peso no tornozelo passou pra mim fazer fisioterapia também mas como o nosso país está no coronavirus não conseguir marcar a fisioterapia . O que posso fazer ? Eu espero ou já posso ir treinando em casa ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Kelvia...

      Entendo a situação.. está bastante difícil para todos...

      Enquanto não consegue a vaga, sugiro realizar exercícios leves em casa...

      Toda articulação precisa de mobilidade... assim ficar “parado” pode piorar a recuperação..

      Você pode achar alguns vídeos no youtube, como esse: https://www.youtube.com/watch?v=_yIIxOVS0t8

      Lembrando que essa é uma situação totalmente atípica... 

      Boa sorte.

  • Aurilene marques

    Olá! Quebrei meu tornozelo direito no dia 18/05/2019 e coloquei 1placa e 6 pinos tive uma boa colagem e boa recuperação , sinto dores ao pisar,agora mais constante .sinto muito incomodo.estou com inchaço, devido ao corona vírus estou com medo de ir só hospital pois estamos em quarentena que devo fazer

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Aurilene

      Devido à essa pandemia, a OMS recomenda o isolamento social... assim, sugiro você usar gelo (20 min a cada 2 horas) e analgésicos comuns, como dipirona... Caso não melhore, aí sim não tem o que fazer e deve procurar o pronto socorro...

      Boa sorte.

  • José Raimundo Silva Dos santos

    Boa noite DR.Diego .eu tenho 6 pino no tornozelo a 16 anos e agora apareceu uma dor no tornozelo eu fiz um tomografia. Deu Artrose. Gostaria de saber si tem tratamento Pra que eu possa fazer minha caminhada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi José Raimundo

      Naturalmente, eu precisaria de muitos outros dados, para lhe dar uma resposta bem embasada, Precisaria lhe examinar e ver seus exames de imagem para poder fazer uma avaliação adequada.  Geralmente, a artrose é uma condição degenerativa que aparece, mais comumente, com o avançar da idade. Não tem cura, mas tem tratamento. Sendo que o principal pilar dessa terapêutica é  o fortalecimento muscular e a atividade física. Espero ter respondido adequadamente ao seu questionamento.

      Boa sorte 

  • Diego Costa

    Ola Dr. Fiz uma cirurgia no meu tornozelo a 1 semana, no momento ainda esta com pouco de edema..gostaria de saber se ja posso usar o robofoot ou se tenho que esperar diminuir mais o inchaço e esparar também a cicatrização melhorar???

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Diego

      Naturalmente, eu precisaria de muitos outros dados, para lhe dar uma resposta bem embasada, Precisaria lhe examinar e ver seus exames de imagem para poder fazer uma avaliação adequada.  O intuito da cirurgia é estabilizar a fratura para evitar imobilizações  e estimular a mobilidade articular precoce. Somente em alguns casos existe a necessidade da imobilização concomitante. Nesse caso, não posso lhe orientar corretamente. O medico assistente deve ser consultado para avaliar, a real necessidade de tal imobilização. Espero ter respondido adequadamente ao seu questionamento.

      Boa sorte 

  • Valquíria Santos

    Olá Dr Diego! Fraturei meu tornozelo no ano de 2013, onde foi colocado parafusos e placas. Fiquei com dúvidquas em relação ao parafuso que "parece" ficar solto da placa, Qual a função dele? Se puder me tirar essa dúvida agradeço imensamente.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Valquíria...

      Sem ver a imagem não posso dar a resposta mais assertiva...

      Tipicamente os parafusos que vão por fora da placa podem ser parafusos interfragmentários (que servem para dar maior estabilidade para a fratura, comprimindo os fragmentos...) ou parafuso transindesmal (que é passado da fíbula para a tíbia para fechar a lesão na sindesmose, que é uma estrutura entre esses dois ossos e que é frequentemente lesada em fraturas e entorses do tornozelo...)

      Espero ter ajudado...

       

  • Ivani

    Obrigada pelo retorno!

    • Dr. Diego Ariel

      Sempre às ordens !!!

  • FERNANDA AMARAL BERNARDES

    oi Dr. Diego tudo bem? No dia 12/01/19 sofri um acidente de moto onde fraturei o tálus, porém não foi necessária cirurgia, fiz fisioterapia e agora o ortopedista me recomendou fazer academia para o fortalecimento da musculatura, visto que ela atrofiou devido ao tempo sem poder caminhar, queria uma recomendação de tipo de tênis que posso estar usando para não sentir dor, pois não é todo sapato que sinto conforto para andar. obs: Em casa uso sandália ortopédica.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fernanda...

      Caso já tenha ocorrido a consolidação do osso, qualquer tênis anatômico ajuda ...

      Evite comprar sapatos de procedência duvidosa... 

      Boa sorte...

  • Elaine

    Olá Doutor, fiz a cirurgia de fibula há 22 dias, meus pontos estavam progredindo bem, retirei essas pontos há 6 dias. Ontem retornei no médico e ele constatou que estou com infecção pois arde como se estivesse pegando fogo. Comecei ontem a tomar antibiótico, você sabe me dizer com quantos dias co sigo ter uma melhora nessa infecção?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Elaine...

      Vai depender do tipo de infecção e qual bactéria está causando......

      Infecções mais superficiais precisam de menos tempo de tratamento, algo como dias ou semanas...

      Já infecções ditas “profundas”, como osteomielites, demoram de semanas a meses..

      Até lá, repouso e siga as recomendações do seu médico...

      Boa sorte...

  • Lucas

    Olá boa noite doutor, no caso 20/02/2020 fraturei a fíbula jogando bola, porém no mesmo dia fui ao hospital passei pelo exame de raio X e ali se encontrava uma fratura na fíbula, o médico em si disse que não precisaria de cirurgia que era para colocar uma tala durante 6 semanas, porém 2 semanas depois tive o retorno no mesmo hospital e fazendo o mesmo procedimento me disseram sobre um tal encurtamento no tornozelo, caso para cirurgia no caso acabei recusando e me pediram pra usar tala por mais 4 semanas. Não fazendo a cirurgia isso pode me afetar bruscamente ? Ou depois das 6 semanas exatas poderei tirar a tala e avançar na recuperação. Fico no aguardo !

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Lucas...

      Sem examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para ocaso... 

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia, a fratura provavelmente teve pouco desvio...

      O osso leva cerca de 6 a 8 semanas para consolidar, em média...

      Tipicamente, caso não ocorra nenhuma intercorrência, é o suficiente para consolidar.

      Até lá, repouso e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia... 

      E lembre, siga as recomendações do seu médico...

      Boa sorte...

  • Ivani dos Santos

    Boa noite Dr. Diego! Caí da escada de minha casa e fraturei o tornozelo, não foi necessário fazer cirurgia, pois o médico disse que a fratura não foi tão extensa. O tratamento está sendo feito com o gesso. Na sexta semana tive retorno médico, depois que tirou o gesso, meu tornozelo ainda estava inchado, após tirar o raio x o médico me disse que falta pouco para o osso colar, então pediu retorno daqui três semanas. Haverá possibilidade do osso já ter colado? Faço repouso direitinho, mas percebo a pele do pé fraturado está um pouco mais escura do que o outro pé. Não sinto mais dores, mas de vez em quando sinto uma queimação e incômodo ao redor do tornozelo! Haverá possibilidade do osso já ter colado, após essas três semanas? Grata.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ivani...

      Tem sim essa possibilidade ... 

      O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, em média...e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dor, mudança na coloração da pele e edema (inchaço) devido à fratura e ao próprio procedimento... tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, repouso e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia... 

      Até lá, siga as recomendações do seu médico...

      Boa sorte...

  • Andressa

    Olá doutor! Quebrei meu tornozelo em 2 lugares E o médico só imobilizou Mando eu retorna 10 dias depois pra fazer outro raio x pra ingessa,e normal espera tanto assim Só me passo remédio pra dor Mais não está resolvendo e tô sentindo muita dor

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Andressa...

      Geralmente o primeiro retorno é em torno da 7 a 14 dias... 

      Quanto à dor, é esperado devido à fratura... 

      Até o retorno, repouso, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

  • Janete

    Eu quebrei o tornozelo dia 18 de janeiro , e estou com gesso ate hoje ja tirei doisraio x e o medico falou que eu tinha que ter operda . Ainda nao tirei o gesso mais ja coloco o pe no chão ja estou andando me apoiando no pé e nao cinto dor nenhuma gostaria de saber se eu posso tirar o gesso

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Janete...

      Na sua situação, sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Desculpa...

      Sugiro buscar uma consulta presencial com um ortopedista..

  • Edianny

    Olá, doutor, levei uma queda dia 01/02/20, ao tirar raio x deu quebrado tíbia e tornozelo esquerdo , com gesso , retornei ortopedista dia 28/ 02 tirou novo raio x informou processo está meio do fim , não retirou passou mas 20 dias para novo raio x ,Qt tempo leva para osso colar?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Edianny...

      Tipicamente uma fratura leva cerca de 2 meses para consolidar... alguns casos pode demorar até 6 meses ou mais..

      Mesmo que consolide em 2 meses, depois vem a reabilitação... essa e a fase que demora... podendo ser de 4 meses até 1 ano..

      Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

  • Cirleia Bonifácio

    Boa tarde Dr Diego!! Eu caiu dia 02/03 fui ao ortopedista e na imagem de RX deu uma fratura leve em meu tornozelo, imobilizou com. Tala de gesso, no dia seguinte com o conhecimento do médico passei a usar a robofoot, desde então estou colocando pé no chão pra me locomover pq moro sozinha, sinto dores fortes no tendão que se estende na perna inteira, isso eh normal? E o tornozelo está bem inchado agradeço se me responder!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cirleia...

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dores e inchaços (edema), devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Caso a dor seja insuportável, aí sim tem algo de errado e vai precisar ir no pronto-socorro...

      Mas não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Natália

    Olá, tudo bem? Contundi o tornozelo jogando bola após uma dividida. Sofri fratura do maléolo lateral esquerdo e fiz a cirurgia dia 01/03/2020 com a colocação de placa e pinos. Estou usando muletas e a bota imobilizadora Robofoot. Ao levantar pra andar com auxílio das muletas sinto muitas dores na região operada, ao ponto de ter que voltar a deitar novamente. A dor cessa após deitar. Isso é normal? Desde já agradeço a atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Natália...

      Nos primeiros dias de pós operatório é muito comum sim dores e edema (inchaço), os quais com o tempo e com a reabilitação fisioterápica vão melhorando...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Déborah

    Boa noite doutor! Minha mãe está com o tornozelo quebrado e já tá com gesso a 40 dias, os médicos falaram que vai precisar de cirurgia mas a gente tá esperando marcar pelo sus. Existe alguma complicação por demorar assim? Estamos com medo

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Déborah...

      Quanto mais tempo demora, mais difícil se torna a cirurgia, uma vez que pode o osso consolida de forma viciosa (“colar errado”)....

  • Walison Fernado

    Bom dia Dr. Tive uma fratura do maléolo lateral há 6 dias, e está com uma pequena vermelhidão nas laterais do pé, e quando eu levando para fazer alguma necessidade sinto dores. É normal? Obrigado...

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Walison...

      Sempre após fratura é esperado o inchaço (edema) e a dor.. que melhoram com o tempo... já o tempo necessário para a melhora vai depender do tipo de fratura e o que foi feito como tratamento... em casos mais simples duram poucas semanas.. já em casos mais complexos, alguns meses...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Erica Reis Oliveira

    Olá doutor, sofri um acidente de moto e fraturei o tornozelo e a tíbia, estou à 4 meses com mobilização não perna toda, e ainda não consolidou, a tíbia continua fissurada e ainda sinto muitas dores no tornozelo, isso é normal?!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Erica...

      Até 6 meses a consolidação pode ocorrer... Depois desse período já fica um pouco mais difícil...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Giovanna

    Oi Doutor!! Quebrei meu tornozelo em duas partes, estou gestante e não posso operar e nem tomar antibióticos. Gostaria de saber se só com o gesso meu osso volta ao normal

  • Iara Palmira Hillesheim Mittelmann

    Olá Dr. Diego Tenho dúvida quanto ao tempo de recuperação de minha lesão, Fez um ano em Fevereiro, Cai de 4,5 m de altura em pé, tive fratura exposta do tornozelo Tíbia e Fíbula bem grave 1 mês de internação, com 5 cirurgias, 3 para debridar, e investigar bactérias, 9 semanas no antibiótico Cipros, tive risco de amputação! Tenho ostiomielite, vim escapando do encherto osseo, dezembro minha fibula consolidou, perdi 40% da movimentação do pé (Não sobe) mas ficou bom pra pisar, só que tenho dor ao caminhar! Tenho paciência e dedicação na fisio! Mas estou em dúvida sobre o tempo que leva minha recuperação, quando caminharei sem dor!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Iara...

      Seu caso foi muito grave...

      Infelizmente não tem como prever o tempo de recuperação... nesses casos tão complexos pode girar em torno de 1 ano ou mais... Mas não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Aline Fernanda Oliveira

    Oii, tudo bem? Dia 28 de dezembro de 2019 quebrei o tornozelo, a fíbula, amanhã faz 2 meses e ainda estou de muleta, o médico mandou apoiar um terço do peso, não precisei de cirurgia, será que a próxima vez que eu for consultar poderei largar as muletas?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Aline...

      Por isso que o acompanhamento é importante....

      A média pro osso consolidar gira em torno de 2 meses.. porém existem pessoas que demoram mais...

      A permissão para largar as muletas vai depender do exame físico e da radiografia...

      Na média provavelmente será o que ocorrerá com você... mas não posso garantir...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • jessica da silva de oliveira

    Ola doutor meu nome jessica faz 1 semana que eu quebrei o tornozelo coloquei 1 parafuso so que ele esta bastante inchado e envermelhado como se tivese queimado é normal eu sinto como se tivesse me fisgando ate pra erque na cama ta ruim é normal.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jessica...

      Toda trauma e toda cirurgia gera uma resposta inflamatória no corpo...

      Quando essa resposta é muito exacerbada e gera dores e outras complicações, como edema (inchaço), que não são controladas com as medicações prescritas por seu médico, ai é hora de se preocupar...

      Se isto estiver ocorrendo, sugiro retornar ao seu médico ou ir no pronto socorro...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Victor Padovani

    Oi bom dia ... Fraturei a fibula esquerda dia 01/02/20 fiz a cirurgia dia 10/02 coloquei uma placa e 9 parafuso estou usando uma tala agora eu queria saber o tempo estimado que levaria pra comer a andar ?.. Dês de já agradeço .. Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Victor.

      Tipicamente o osso demora cerca de 2 meses para consolidar.. nesse período é possível iniciar os primeiros passos..

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Paula

    Tive uma fratura no maleolo lateral do pé direito. Estou em tratamento conervador ha 40 dias com rofoot. Pisamdo ha 20 dias. Ainda sinto dor, o pe.esta bem mais escuro do que o esquerdo, nao lesionado, e muito inchado em ambos os lados do pe machucado, inclusive em cima, sinto como se estivesse dormente. Ainda sinto dor ao caminhar com a robofoot ou com o estabilizador de tornozelo (estamos iniciando essa opção). É normal permanecer inchado por tanto tempo? A featura Ja esta consolidando.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Paula.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como essa mudança de coloração, dores e edema (inchaço), geralmente relacionado com algumas alterações vasculares devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  O tempo pode variar de até 4 meses até 1 ano... Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • JaqueBrandao

    Obrigada Doutor Diego pela atenção!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Sempre às ordens

      :)

  • JaqueBrandao

    Boa tarde Doutor. Quebrei a pontinha da fíbula do tornozelo dia 8 de fevereiro 2020. Estou com tala engessada há 9 dias. Vou fazer o 2° raio X, daqui a 4 dias já. Estou fazendo repouso como o médico pediu. Quanto tempo esse tipo de fratura demora para consolidar? E em quanto tempo poderei pisar novamente. Obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jaque...

      Tipicamente uma fratura demora cerca de 2 meses para consolidar...

      Em torno desse período já é possível iniciar carga, sobretudo parcial 

      Boa sorte..

  • Nathiele

    Bom dia dr hj faz 7 dias que fiz a cirurgia quebrei o pé eo tornozelo , coloquei pino e placa ,fico com o pé pra cima o dia inteiro ,quando vou ao banheiro e tenho que abaixar ele sinto uma dor MT grande e tenho que levantar ele pra cima denovo ,será que é por causa da tala pelo gesso der pesado ,parece que o sangue desce e acaba doendo obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Nathi..

      É relativamente comum algumas alterações como mudança de coloração, edema (inchaço) e dor,  muitas vezes relacionados com algumas alterações vasculares devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia... 

      Boa sorte...

  • Alcimar de Fátima Lima

    Oi Dr Diego fraturei meu tornozelo dia 18/12 onde tive que passar por uma cirurgia onde foi colocado seis pino e uma placa lateral e um pino com dois fios do lado de dentro do tornozelo fiquei com uma tala até ontem dia 12/02/2020 agora o ortopedista já me liberou pra começar com fisioterapia e com carga do meu corpo no pé só que eu não estou conseguindo estou sentindo choque meu está duro sera que já posso fazer compresas de água quente até começar as fisioterapia?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Alcimar....

      Agora é hora da reabilitação... os primeiros dias serão terríveis, vai doer, vai inchar, vai incomodar... contudo, quanto mais você se dedicar ¡a reabilitação fisioterápica, mais rápido será sua recuperação... Se tiver muito duro, compressa morna ajuda... Mas na dúvida procure seu ortopedista...

      Boa sorte

  • Anne nazareth

    Oi, fraturei o maleolo lateral recentemente e tmb houve uma torsao e logo de cara o medico nao quiz engessar e recomendou a cirurgia, só que ainda nao consegui fazer a cirurgia, e estou somente com a tala, estou um pouco preocupada por causa disso, pois nem sequer foi engessado. Isso tem 3 dias, quanto tempo posso ficar assim esperando a cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Anne.

      Em toda fratura quanto mais rápido for realizada a cirurgia melhores os resultados... somente em alguns tipos de fraturas é recomendado esperar de 10 a 14 dias.. no restante quanto mais rápido melhor...

      Vale ressaltar que no seu caso, como foi indicado a cirurgia, não tem muita importância se está com tala ou gesso... tem que operar..

      Boa sorte

  • Andresa

    Olá! No dia 26/01/20 Sofri um acidente de moto onde acabei quebrando meu tornozelo. O médico falou que terei que ficar 2 meses com o gesso e se não resolver, terei que fazer a cirurgia. Mas tudo ok, não sinto mais dor, apenas quando deixo muito tempo ele pra baixo, o "peito" do pé logo reclama por causa do peso do gesso e no joelho por causa também do peso. Mas minha pergunta é: eu posso dormir de lado? Horrível dormir só de "barriga pra cima" kkkk

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Andresa.

      Pode Sim... sem problemas...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Leandro Silveira do Amaral

    Boa tarde Dr., tive uma fratura da fíbula do pé esquerdo no dia 08/12/2019, não precisei de cirurgia, pois o médico indicou o tratamento conservador. Retornei no médico dia 30/01, após 7 semanas, já estava com o Robofoot, ele me liberou para andar com as muletas, 50% do peso no perna que houve a fratura e 50% nas muletas. E me falou que depois de 4 dias já poderia andar sem as muletas. Não sinto dor, ando mancando, porém o tornozelo, o pé, a canela estão muito inchados, faço em casa água quente 3 vezes por dia, conforme orientação do médico. Gostaria de saber quanto tempo dura o inchaço e se há algo a mais que possa fazer para amenizar o inchaço?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Leandro.

      Mesmo depois de consolidado a fratura pode evoluir com algumas complicações, como essas dores e edema (inchaço)... tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar intensifique a fisioterapia... 

      Boa sorte...

  • Vanessa Moreira

    Olá, então eu fiz a cirurgia no tornozelo e retirei a tala não consigo dobra meu pé isso é normal ?estou com os pontos ainda posso tentar mexer ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Vanessa.

      Geralmente já é recomendado iniciar a mobilidade passiva e ativa sem carga (sem pisar) assim que possível... Mas essas recomendações variam de acordo com a técnica cirúrgica e com o padrão de sua fratura... 

  • Daniela Pastana Cuevas

    Daniela Olá Dr Ariel :) Fraturei meu tornozelo esquerdo dia 20/12, não senti dor e continuei caminhando por 10 dias, como não desinchou busquei ajuda medica. Usei a tala por 4 semanas a partir de 03/01. É normal sentir dores após a retirada da tala da fratura de maléolo, sendo que faz 1 semana que fiz a retirada da tala. Foi solicitado fisioterapia a partir de 31/01, mas não consegui vaga ainda. Tornozelo e pé incha quando fico sentada ou em pé de muleta , espasmos e formigamento no pé são normais pois sinto a todo momento. Seria bom um ultrassom? Esse é meu caso. A noite é dificil para dormir e relaxar o corpo. Não consigo ficar de robofot pois meu pé incha. Meu ortopedista solicitou 20 sessões de fisioterapia, só de por o pé no chão pra tatear o solo o deixa inchado e estes formigamentos ou irradiação de algo que parece pequeno choques. Perdi boa parte de massa muscular abaixo do joelho. Tenho alta tolerância a dor, por isso não senti a dor quando tive a fratura dia 20.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Daniela.

      Sem te examinar e ver seus exames de imagens não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como essas dores e espasmos que você descreveu, devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar intensifique a fisioterapia...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Nayara

    Oi Dr. dia 30/01 cai no banheiro e estou gestante de 35 semanas! Tive fratura oblíqua na Fíbula distal e no maleolo medial. ( osso sesamóideo do hálux de aspecto bipartido). Espaços articulares preservados. - Pé Direito! Foi feito um gesso e será avaliado com raio x daqui 15 dias! O senhor acredita que possa ter a colagem correta sem intervenção cirúrgica? Pq iam fazer a cirurgia só não fizeram pelo período da gestação!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Nayara.

      Caso não haja desvio da fratura, é possível sim consolidar corretamente. Tipicamente a consolidação ocorre em torno de 4 a 6 semanas, podendo demorar mais de acordo com o paciente e com a fratura...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • André Luiz Teixeira

    Boa noite, quebrei a fíbula dia 17/12 e fiz a cirurgia dia 22/12, coloquei uma placa e 8 parafusos no 23/01 comecei a fisio, porém quando abaixo meu pé sinto dor, fica vermelho e incha rapidamente e no local da cirurgia, encontra-se com uma cor mais escura e a pele mais fina, gostaria de saber se é normal.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi André.

      Sem te examinar e ver seus exames dele, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Tipicamente o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como essa mudança de coloração, geralmente relacionado com algumas alterações vasculares devido à fratura.. comumente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, intensifique a fisioterapia...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Pedro Luiz

    Ola Dr Diego no dia 31/12 fiz uma fratura do maleolo medial. Lesao é estavel e usei gesso por 3 semanas, trocando agora para Robofoot por mais 2 semanas. Tenho.a perna e tornozelo inchados e alguma dor na perna. O.que fazer para redizir este inchaço? O.ultimo R/X indica criacao de calo osseo. O meu medico.diz que posso comecar a fazer movimentos do tornezelo ( cima/ baixo) e iniciar alguma carga daqui para a frente. Obrigado Dr. Obrigado!!

    • Dr. Diego Ariel

      Fala, Pedro..

      Mesmo depois da fratura consolidada, pode ocorrer algumas complicações, como edema e dor... tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia... 

      Boa sorte...

  • Waleska

    Olá, bom dia. Eu quebrei dois ossos do meu tornozelo esquerdo dia 12 de dezembro e fui submetida a uma cirurgia no dia 23 de dezembro. Dia 22 de janeiro eu fui ao médico ele retirou a tala, os pontos e colocamos a bota ortopédica. Hoje é o meu terceiro dia com ela. Ainda não estou conseguindo pisar pois sinto uma dorzinha na regiao dos pontos. É normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Waleska..

      O osso leva cerca de 2 meses para consolidar (dependendo do padrão da fratura, claro..), e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como edema e dor devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia... 

      Boa sorte...

  • Katia

    Boa tarde Tive uma fratura oblíqua no maleolo lateral, estável. Fiquei 3 semanas com tala gessada (conta como imobilização)? Estou a 3 semanas com o gesso e sem previsão para retirada. Qual o tempo médio para retirar o gesso? No caso poderia substituir para a robofoot? Desde ja obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Katia.

      O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, claro que variando de acordo com o padrão de sua fratura...

      A tala já conta como imobilização.

      Contudo, quanto a troca pelo robofoot, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Alessandra

    Olá doutor! Moro no Canadá e quebrei meu tornozelo ao escorregar do gelo de forma muito parecida com a mostrada na imagem de raio-X (fibula) no dia 17 de janeiro. Vou fazer a cirurgia, e a médica me disse que essa será simples (ocorrerá entre 20 e 30 minutos) e que será feito um corte mínimo. Disse também que eu não precisarei de gesso ou tala e até mesmo das muletas, pois meu tornozelo estará bastante estável. Porém provavelmente irei usar uma bota ortopédica e vou usar as muletas por conta da dor (mas não por necessidade). Perguntei para ela três vezes se havia entendido certo as informações e ela me confirmou. Isso é realmente possível? Agradeço se souber me informar.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Alessandra.

      É sim possível. Dependendo do padrão de sua fratura e do material utilizado, é totalmente possível “montar” uma fratura de forma totalmente estável, de tal modo que já é possível até iniciar a fisioterapia no outro dia...

      Boa sorte...

       

  • Rafaelly Júnia Vasconcelos da Silva

    Boa noite! Fraturei o moleolo posterior. Fiquei os 15 primeiros dias com uma tala, nos proximos outros 17 dias estou com gesso. Preciso fazer uma viagem e necessariamente colocar o pé no chão. Posso trocar por uma bota ortopédica? Posso caminhar com ela?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rafaelly...

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Usualmente, fraturas do maléolo posterior não aceitam bem a carga precoce... 

      Ou seja, melhor evitar pisar...

      Boa Sorte.

  • JORGE LUIS BARROS

    Bom dia Doutor.Sofri uma fratura de calcanho esquerdo em 01.10.19...como nao houve nenhuma outra lesao e as estruturas foram conservadas, apos a tomografia foi , iniciado o tratatamento conservador com gesso, ao qual fiquei por 70 dias, ja iniciei a fisioterapia, ja sao 3 meses e meio, agora estou iniciando o pisar com auxilio de moletas. Gostaria de saber se o inchaço que ocorre é normal.devido ao trauma.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jorge.

      Fraturas de calcâneo são chatas de tratar. Mesmo depois de consolidado essas fraturas podem evoluir com algumas complicações, como essa mudança de coloração, dor e edema (inchaço), devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica... 

      Todavia, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Milena m

    Olá Dr. Diego, como vai? Fraturei a fibula dia 01/01/20, letra c como mostra na imagem, não sinto dores e o maximo é o incomodo do gesso mesmo, também não piso, uso o auxílio de muletas pra andar, apoio o pé no chão e não sinto mais nada de ruim, pode me dizer uma média ate voltar a andar?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Milena.

      O retorno para a marcha (caminhar) é recomendado quando já existir sinais de consolidação... Tipicamente a consolidação ocorre em torno de 6 semanas, podendo demorar mais de acordo com o paciente e com a fratura...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Daniela

    Olá Dr Ariel :) É normal sentir dores após consolidação da fratura de maleolo, sendo que fazem 4 meses e meio, que o paciente está em recuperação? Tornozelo continua inchado ao lado , espasmos e formigamento no pé? Seria bom um ultrassom? Esse é meu caso e ngm acredita q estou com dores ainda, principalmente a noite. Não consigo ficar tanto tempo de pé, sem sentir dores fortes. Meu ortopedista me liberou, sequer solicitou um ultrassom para ver se os ligamentos estão ok.. disse que as dores são normais

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Daniela.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como algumas dores... tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica... 

      Uma condição muito comum que causa dor crônica após fraturas é a artrose pós traumática. É uma condição que causa “degeneração” da articulação após fraturas, principalmente se a fratura dor na região articular e em zonas de carga....

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Indaiá oliveira

    Boa tarde! fraturei o tornozelo fíbula distal meu médico preferiu que eu coloca se gesso , só que as vezes é sinto um pouco de dor . queria saber se isso é normal??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Indaiá.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como algumas dores... tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite sobrecarga, como pisar, e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Edson Junior

    Olá dr Diego Ariel frarurei o maleolo direito e o ortopedista me indicou o tratamento conservador com o uso da bota ortopédica e já faz dez dias,graças a Deus eu não sinto nenhuma dor e eu apoio o pé no chão e mesmo assim não sinto dor e estou usando muletas.quanto tempo o senhor acha q irei andar normal e fazer minhas atividades?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Edson.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, dependendo muito do padrão de sua fratura... Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Erica marcos

    Bom dia dr.Diego fui para o ortopedista e ele mandou eu fazer fisioterapia e disse que eu já poria andar ,mas eu tenho muito medo porque só passei 19 dias com a tala de gesso. Tirou porque disse que já Tava colado sofri uma pequena fratura é certo isso?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Erica.

      Se ele te examinou e viu seu exames, confie na conduta dele. Algumas fraturas incompletas consolidam rápido.

      Boa sorte.

  • Marco César Teixeira da Silva

    Bom dia Doutor Diego meu problema começou em março de 2019 quanto cai de 3metros de altura cai em pé faturando o calcaneo fiz a primeira cirurgia com a colocação de dois parafusos não deu muito certo ,agora em outubro do mesmo ano outra cirurgia com a colocação de mais dois parafusos e continuo sentindo dor principalmente no primeiro horário da manhã quando levando e o malelo esquerdo que dói mais o que o senhor acha? Por favor me tá uma orientação obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marco.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Toda fratura de calcâneo é grave, evoluído com muitas complicações em boa parte dos casos.

      Pelo que falou, sugiro uma reavaliação com um ortopedista, se possível especializado em cirurgia do pé.

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Miriam Ferreira de Moraes Nunes Almeida

    Dr Diego, bom dia. Meus esposo está com 80 anos, tem Alzheimer Parkson, DPOC e é acamado. O mesmo há 10 anos foi atropelado por uma moto e teve fratura exposta e precisou colocar pinos no tornozelo. Agora depois desses anos todo ele vem sentindo dores terríveis no tornozelo e o pino está aprendo no local querendo sair. Gostaria que por gentileza pudesse me dar uma orientação. Ele sente dores,mas não tem febre. Com meus agradecimentos aguardo uma resposta.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Miriam.

      Sem examinar nem ver os exames dele, não posso dar a melhor conduta para o caso... 

      Pelo que falou, parece que o material de síntese está sendo “expulso” pelo corpo dele, popularmente conhecido como “rejeitar as placas”...

      Nesse caso é bom levar num ortopedista para ele ver, pois possível que seja necessário retirar esse material.

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem ver ele... 

      Boa sorte...

  • Miriam honorato araujo

    Ola doutor tive uma fratura de tornozelo em dois lugares mas no segundo rx tava bem junto os ossos .O medico preferiu n me operar pois estou gestante ,quebrei dia 5 de dezembro meu retorno é 20 de janeiro estou so com a talá sera que vou pode andar ,estou com medo do meu bb nascer e eu n estar recuperada pois estou entrando no mes 7 obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Miriam.

      O tempo para consolidação de uma fratura gira em tono de 6 semanas... antes disso, só se médico te examinar e liberar parar pisar (carga)... Mas como está no 7º mês, muito provável consolidar antes do nascimento...

      Espero que dê tudo certo na sua gravidez...

      Boa sorte e abraço.

  • Erica marcos

    Oi Dr.Diego Bom dia,como eu falei sofri uma pequena fratura no tornozelo,estou usando gesso fui para o hospital a médica passou outro raio X disse que não encontrou mas fratura, mas ela disse que não era para eu tirar o gesso ainda , só quando eu mostrasse o ortopedista. Certo

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Érica.

      Concordo.. não faça nada sem seu ortopedista ver antes...

  • Karine

    Olá Dr" tive uma fratura trimaleolar no tornozelo,no dia 11 de outubro de 2018,operei no dia 16 do 10, 1 placa com 8 parafusos ,2 parafusos atras e 2 pinos laterais, 10 meses depoos voltei a trabalhar , trabalho rural, muito esforço fisico , agora tem dias que nem consigo ir oa banheiro, é normal depoos de tanto tempo?obrigada pela atemção

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Karine.

      Uma complicação a longo prazo das fraturas é a artrose-pós traumática... Mesmo com o tratamento perfeito, ela pode ocorrer, principalmente em fraturas que acometem a articulação...

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... Sugiro procurar um ortopedista aí perto para ele te examinar e ver como está a evolução do seu caso... Boa Sorte

  • Tatiane

    Olá, em 2008 tive uma queda da própria altura e fraturou a tíbia e fíbula, foi realizado osteossintese de tornozelo, tenho placa e parafusos no tornozelo direito, Nesses 11 anos não consigo correr como antes, quando caminho um pouco mais distante sinto muitas dores. Soube que após um tempo de fixação interna (parafusos), pode-se adquirir artrose. Isso procede? Esse meu problema é que considerado pcd ? Obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Tatiane.

      Infelizmente a artrose pós-traumática é uma complicação possível e muitas vezes, dependendo do local fratura (principalmente que acomete a articulação), uma complicação já esperada...

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... Sugiro procurar um ortopedista aí perto para ver melhor seu caso...

  • Erica marcos

    Oi , bom dia eu sofri uma queda de moto tive uma pequena fratura tornozelo direito, queria saber quanto tempo demora para tirar o gesso do pé?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala, Érica.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... Mas provavelmente, já que foi optado pelo tratamento conservador, sua fratura teve pouco desvio.. O tempo para consolidar o osso gira em torno de 6 semanas ... é o tempo bom para permanecer com a imobilização...mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver 

      Boa sorte...

  • Nilton Sergio

    Bom dia Dr. Diego, Eu fui atrolelado dia 09/11/2019, tive fratura exposta da tibia e fibula...fui operado e colocado ferros...acontece que meu pe esta muito inchado, hoje ja esta com 1 mes e 5 dias do acidente e cirurgia. O que o Senhor pode me orientar, por favor. Abs.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Nilton.

      Toda fratura leva um tempo para total recuperação, principalmente nos 2 primeiros meses que ainda não está consolidado... Um boa dica para diminuir o edema (inchaço) é iniciar o mais rápido possível a fisioterapia assim que seu ortopedista liberar...

      Boa sorte

  • Jessica santos ribeiro

    Tive uma fratura trimaleolar com luxação em março , onde que coloquei 1 placa e 10 parafusos ,1 dos parafusos foi retirado em junho o sindem.. n sei o nome .e foi quando foi liberado colocar o pé totalmente no chão . Comecei a fazer fisioterapia desde abril e ainda faço porém falta só 8 . Eu ainda sinto mtas dores quando eu ando na rua , tanto que uso o auxílio da muleta porque meu pé não recuperou todo o movimento . Porém meu médico disse q já q a fratura consolidou ele n tem mais o q fazer . Questionei sobre as dores e a dificuldade de andar ainda , até pedi papel pra renovar minha perícia mas ele Se negou disse q se o osso colou e pq tô bem . Só que gente n consigo descer uma escada ou subir ou andar na rua normalmente sem sentir dor e meu pé n esta com os movimentos de volta apenas bem limitado tanto que eu ando mancando e não consigo me agachar . O que eu faço porque e muito ruim ter ainda limitações e dor ao andar .eu n consegui voltar a trabalhar porém n recebo nem do INSS pq meu médico n quer se comprometer nem do trabalho pq trabalho como auxiliar de reposição. Eu não sei se e normal eu ainda n andar normal e sentir tanta dor c 8 meses de operada . Eu comecei a sentir dor e formigamento na mão e MTA dor na coluna. Sinto dor no pé ao andar ele n se movimenta muito . O que pode ser ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jessica.

      Mesmo após a consolidação, em alguns casos pode ocorrer dores persistentes. Para uma melhor avaliação sugiro uma consulta presencial, na qual você poderá ser examinada e seus exames vistos.

      Boa sorte.

  • Zeila Glockner

    Boa noite Dr. Estou com 20 dias após minha fratura do tornozelo.(maleolo lateral, sem desvio). Agora retirei o gesso e a coloquei a bota imobilizadora, podendo tirar para o banho. Percebi que nesse primeiro dia de bota meu tornozelo inchou, mas não dói. Eh normal? . Fiz meu raio x que diz o seguinte: “Aumento do espaço articular tibio-fibular distal. Fragmentação do maleolo fabular relacionável com fratura ou sua sequela. “ o que isso significa? Pesquisei no Google, mas não achei informações. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Zeila.

      O edema (inchaço) é sempre esperado após fraturas. Quanto a sua radiografia, o laudo sugere q o espaço da junta está aumentado. Sugiro você mostra ela para seu ortopedista.

      Boa sorte na recuperação.

  • Cilene Baia

    Olá Dr. Fraturei a Fibula Distal a 11 dias. O ortopedista aconselhou a bota ortopedica por 60 dias. Tiro a bota pra banhar mas conrtnuo sentindo muitas dores, tipo pontadas e formigamentos. O que você me orienta.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cilene,

      O tempo para uma fratura consolidar é de 6 a 8 semanas... É comum que até essa fratura consolidar, ocorram algumas dores... Contudo dores leves e que respondem a analgésicos... Se fores dores forte e persistentes precisar ir no serviço médico...

      Infelizmente não posso definir a conduta pois precisaria te examinar e ver os exames. Na dúvida, aconselho uma consulta com seu ortopedista para ele te avaliar pessoalmente...

      Abraço

  • Zeila Glockner

    Boa tarde Dr. Recebi por e-mail o laudo do meu raio x realizado na quinta-feira da semana passada. No hospital imobilizaram meu tornozelo com bota de gesso( gesso apenas atrás). Tenho dor no tornozelo, quando me movimento. Não sei se talvez a bota de gesso está machucando meu tornozelo ou é normal doer com o passar dos dias????. Gostaria da sua análise também do laudo abaixo. Estou querendo ir numa clínica de traumatologia para fazer nova avaliação, novo raio x e talvez substituir a bota de gesso pelo robofoot. Qual sua orientação? Obrigada Raio-X de Tornozelo Direito AP-P 42069 Fratura de orientação horizontal da extremidade distal da fíbula, sem evidência de desalinhamento significativo entre os fragmentos ósseos. Aumento de volume de partes moles adjacentes ao maléolo lateral. Demais estruturas ósseas apresentam corticais íntegras e padrão trabecular preservado. Espaços articulares de amplitude usual. Não se identificam calcificções em partes moles ou em topografia de inserções tendíneas.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Zeila, 

      Realmente nesse caso sem te examinar pessoalmente não posso te prescrever o melhor tratamento. Contudo, posso de adiantar que sua fratura é sem desvio e sem continuar sem desalinhamento tem uma grande chance de consolidar sem a necessidade de cirurgia. Sugiro uma consulta com seu ortopedista.

      Boa sorte

  • Zeila Glockner

    Boa tarde Dr. Conforme já relatei, fraturei o maleato lateral sem desvio. Estou muito incomodada com a tala meia-bota. Gostaria de saber se poderia substituí-la pela bota ortopédica( não sei o nome adequado), que vc pode retirar para o banho. Quando poderia fazer essa substituição? Sinto desconforto com essa de gesso e quando movimento o pé, meu tornozelo dou parecendo encostar no gesso.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Zélia, 

      A tala gessada e o “Robofoot” (bota ortopédica) tem a mesma finalidade. Contudo é seu ortopedista quem pode indicar o melhor dispositivo pro seu caso após examinar seu tornozelo... 

      Qualquer dúvida estamos à disposição... 

  • Marloiva rehbein

    Boa noite!! Doutor fazem 45 dias que fraturei fibula não precisou cirurgia já fiz fisioterapia e estou fazendo uns exercícios em casa, trabalho sentada mas meu pé incha em cima será que é normal??? Estou tomando Daflon1000 por 30 dias sou acima peso. Obrigada!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marloiva, 

      O tempo de consolidação óssea gira em torno de 6 semanas.. é possível que já esteja culminando nisso.

      Contudo, fratura é fratura.... eventualmente pode ocorrer dores e alguns edemas (inchaços), mas de nada exorbitantes... Às vezes com o início da fisioterapia as dores aumentam... Caso persista, melhor procurar seu ortopedista.

      Qualquer dúvida estamos à disposição... 

  • Zeila Glockner

    Boa tarde Dr. Fiz uma lesão no maleato lateral sem desvio. O ortopedista colocou uma tala de gesso e informou que deveria ficar com ela por trinta dias, para nova avaliação. Prescreveu Melocox 15 mg por cinco dias e remédio para dor se necessário. O que significa essa lesão? Fraturei, trinquei ou quebrei o osso? Qual a diferença? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Zelia, 

      Os termos “Quebrar” e “Fraturar” são utilizados comumente com o mesmo significado...

      Dependendo da região do brasil que você mora, o termo “Trincar” corresponde a uma fratura que não sofreu desvio, que não desviou, ou seja, só “trincou o osso”..

      Assim, os três termos são a mesma coisa.. e não muda o tratamento...

      Qualquer dúvida estamos à disposição... 

  • Fernanda Pereira Dias

    Fraturei o maleolo medial, efetuei a cirurgia em 31/10 coloquei um pino e 2 fios.quanto tempo pra andar?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fernanda, 

      Desculpa a demora...

      Vai depender muito de como foi sua lesão: se a fratura foi exposta, se teve muitos ferimentos ou outras lesão associadas.. 

      O tempo para consolidação é de cerca de 4 a 6 semanas. Após essa consolidação já é possível começar alguns passos com mais segurança.

      Qualquer dúvida estamos à disposição... 

  • Jaqueline Glanert

    Boa noite Dr, sofri uma fratura no maleolo medial esquerdo dia 13/10, tive que fazer uma cirurgia dia 18/10, coloquei só um parafuso, hoje com mais de uma mês por cirurgia não sinto dores e mecho um pouco o pé, que só está inchado ainda.. quando irei voltar a pisar? Dia 14/12 tenho minha formatura, não sei o que faço se ainda não estiver andando!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jaqueline, 

      Desculpa a demora...

      O tempo para consolidação é de cerca de 4 a 6 semanas.

      A melhor conduta nesse caso é intensificar a fisioterapia. 

      Lembre, a recuperação é bastante lenta.. não adianta querer passar por cima da fisiologia normal....

      Converse com seu ortopedista e se fisioterapeuta... é possível que com 6 semanas após sua cirurgia esteja tranquilo...

      Qualquer dúvida estamos à disposição... 

  • Fabiana

    Fiz cirurgia do maleolo lateral direito dia 25 de outubro agora estou com tala e sem pisar no chão tenho retorno agora dia 22 de novembro porém há uns três dias não paro de sentir uns choques muito forte com dor sem contar o inchaço isso é normal o que pode ter acontecido? Volto logo no médico ou espero a consulta ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fabiana, 

      Desculpa a demora...

      É comum sentir algumas dores no pós operatório, principalmente quando iniciado a fisioterapia...

      Contudo se essas dores ,forem muito intensas é bom ir no pronto socorro..

      Como foi na consulta?

      Qualquer dúvida estamos à disposição... 

  • DOUGLAS ALBUQUERQUE DE ALMEIDA

    Boa tarde Doutor, eu torci o tornozelo na escada e feito o raio x eu tive uma fratura igual a figura B e o médico disse que era só engessar, aí é onde tá, com quanto tempo eu voltarei a andar? Gostaria de mandar a foto do trauma mas não tem a opção aqui pro senhor dar uma olhada. Abraços.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Douglas,

      Geralmente o tempo para liberar a carga (andar) é quando o osso tá consolidando, entre 4 a 6 semanas.. Tipicamente inicia com carga parcial (sem apoiar todo o peso do corpo) .. A carga total vai de acordo com a evolução... Seu ortopedista quem libera...

      Boa sorte

  • Marloiva rehbein

    Boa noite!! Doutor dia 04.09.2019 quebrei fibula graças a deus não precisei operar depois de 31 dias o doutor disse que já poderia colocar pé no chão e começar a fisioterapia. Mas o fisioteraupeta faz com aparelho de choque, mas continua inchado e sinto dor leve mas no tornozelo. Será que é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marloiva,

      Se seu ortopedista optou por tratamento sem cirurgia, provavelmente sua fratura é “sem desvio”. Assim, quanto não ocorre a consolidação (o osso colar), que dura de 6 a 8 semanas, é frequente esses inchaços (edema) e dor leve... 

      Contudo, caso a dor piore, procure seu ortopedista o mais rápido possível..

  • Juraci Sales

    Olá Dr Diego, tive a fratura trimaleolar e fiz cirurgia no dia 21/10/19 e estou usando robofoot. Percebi que meu pé está mais escuro, bem vermelho? Isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Juraci,

      Sua fratura foi bem grave.. é frequente um pouco de vermelhidão e escurecimento devido ao processo inflamatório e os hematomas.. Contudo se evoluir com dores e/ou persistir por mais de uma semana pode ser sinal de alguma complicação, como infecção..

      Nesse caso retorne ao seu médico o mais rápido possível...

  • Carlos Augusto

    Boa tarde doutor, fiz cirurgia no maléolo lateral , com colocação de placa e parafusos, gostaria de saber qual a compressa devo realizar para ajudar ou contribuir com o processo de desinchaço??

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Carlos,  

      Espero que sua recuperação esteja indo bem...    

      O gelo é um excelente vasoconstrictor. Assim a utilização de compressas frias ajuda na vasoconstricção e diminuição do edema (inchaço)...  

      Mas a melhor forma é intensificar na fisioterapia...  

      Boa sorte e boa recuperação...

  • Carlos Augusto

    Boa noite doutor, hoje dia 08/11/2019 faz 54 dias pós-operatório de uma fratura no maléolo lateral direito , devido ao choque sofrido na colisão do pé com a porta de um carro. Estou fazendo fisioterapias é normal sentir alguns encômodos nos movimentos e o pé ainda inchar??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Carlos,

      Durante a reabilitação é comum leves dores e um certo inchaço no processo de recuperação...

      Contudo, se as dores forem muito intensas ou dores constantes, que não cedem com analgésicos comuns, aí já não é normal... se for assim sugiro ir no seu ortopedista...

      Boa sorte e qualquer coisa estamos às ordens...

  • IZILDA APARECIDA NUNES DA SILVA

    Olá boa noite!! Tive uma fratura no tornozelo esquerdo, uma fratura trimaleolar dia 02/10, já estou com um mês de cirurgia , em quanto tempo demorarei para andar ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Izilda,

      Para andar é necessário que já exista sinais de consolidação óssea, sendo que o tempo de consolidação é de cerca de 4 a 6 semanas... 

      Vale lembrar que a fisioterapia precoce estimula a consolidação... 

      Siga as recomendações do seu ortopedista ... boa sorte e qualquer coisa estamos às ordens...

  • William Perucchi

    Boa tarde Dr. Diego tudo bem? Quebrei o maleolo lareral Direito dia 21/10/2019, fratura mais parecida com a figura A. Fiquei 10 dias com a Tala, tirei a tala para um novo Raio-x, depois coloquei a Bota, e completados 15 dias após a fratura, voltei no medico e ele me falou q ainda não colou totalmente. E falou q ja posso começar a pisar com ajuda das muletas e começar a fazer as Fisioterapias. Minha duvida é se não esta muito recente para ja começar a pisar e fazer Fisioterapias? Desde ja agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Fala William,

      Geralmente fraturas do tipo A, respondem bem ao tratamento conservador (sem cirurgia), sendo que o tempo de consolidação é de cerca de 4 a 6 semanas... 

      A carga parcial (pisar, mas sem colocar todo o peso do corpo) e a fisioterapia precoce estimulam a consolidação...

      Siga as recomendações do seu ortopedista ... boa sorte amigo

  • Raquel

    Quebrei meu tornozelo maleolo lateral estou com gesso eu não sei se vô fazer cirurgia tenho que ficar com gesso 4 semana será que vai ser preciso fazer cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Raquel..

      A indicação da cirurgia vai depender do padrão da sua fratura (localização, tipo de traço, energia...)

      Se ficou na dúvida, sugiro que realize uma nova consulta com seu médico para rever a indicação... 

      Abraços

  • Valquiria Moroni

    Olá Dr Diego ! Dia 16 /08/19 fraturei o tornozelo esquerdo fratura no maléolo lateral (fratura tipo c com abertura sindesmoidal) hoje faz 2 meses e meio que estou esperando pela cirurgia, mas não estou mas afim de esperar estou pensando em fazer fisioterapia pra voltar a caminhar,gostaria da opinião do Dr pra saber o que fazer.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Valquiria

      Se é fratura do tipo c e já foi indicado a cirurgia, sugiro seguir a recomendação e realizar a cirurgia para evitar futuras complicações..

      Abraços

  • Gizelly

    Ei Dr! Tudo bem? Eu torci meu tornozelo direito dia 21/05/19 jogando vôlei. Eu pulei p atacar e qdo voltei do pulo já caí e meu tornozelo virou completamente. Sai da quadra sem conseguir pisar no chão. Qdo sentei , peguei no meu tornozelo todo virado e a única coisa q fiz foi voltar ele p o lugar( fiz isso sem perceber) daí coloquei gelo e tal , usei bota , muleta... meu pé ficou mais roxo que o da foto acima. Agora, depois de 5 meses, ainda não consigo correr e também não subir a escada direito. Agora o meu pé está igual a esse da foto acima, esse que tá dois pés juntos e um tem um “ ovo”no tornozelo. O q eu faço p voltar ao normal? Como faço p esse ovo sumir? Obrigada desde já

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Gizelly

      Primeira coisa é realizar o diagnóstico preciso do seu trauma.

      Provavelmente ocorreu uma lesão ligamentar...

      Sugiro ir em um ortopedista... ele irá examinar e, se achar necessário, solicitar exames de imagem, com a ressonância magnética...

  • Luciene

    Boa tarde Dr.! Quebrei o tornozelo esquerdo bimaleolar tíbia e fibula, fiz cirurgia dia 19/07...tem 1 mês e meio que comecei a fisioterapia....sinto muito desconforto na dorsiflexão movimento para cima quando ando ou tento dobrar o joelho de pé coisa mínima...será que preciso retirar o parafuso da sindesmose para melhor locomoção? Será que vai voltar meus movimentos nesta parte? Grata Luciene

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Luciene,

      Geralmente é necessário retirar o parafuso da sindesmose, pois quando começar a andar ele tem risco de quebrar... Isso tem que conversas os prós e contras com seu ortopedista...  

      Infelizmente não posso garantir que você vai voltar ao normal.. isso depende muito da gravidade de sua fratura...   

  • Eduardo

    Ola, eu tive uma fratura em 19/09/19 por queda de altura, fraturando a fíbula e pilão tibial esquerdo. Fiz cirurgia em 30/09/19, coloquei placa, fios e parafusos. Após 27 dias da cirurgia sinto dores na sola do pé do tipo agulhadas, formigamento, ferroadas. Essas dores são por toda a sola em carias partes. Isso é normal? Desaparece em quanto tempo? Eu acredito que devo ter lesionado nervos. Qual o tratamento? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Eduardo...

      A fratura do pilão é extremamente grave....

      Então, é comum alguns dores no pós-operatório... principalmente antes que o corra a consolidação ( em torno de 12 semanas ).

      Pela gravidade desse tipo de fratura, o retorno às atividades normais é muito variável, podendo ocorrer em 6 meses ou podendo demorar mais de 1 ano, nos casos graves.

      Quanto a lesão nervosa, não tenho como te dar essa informação, pois precisaria estar te examinando e vendo seu exames complementares..

      Sugiro manter o acompanhamento com seu ortopedista e iniciar as fisioterapias assim que liberado pelo ortopedista...

      Qualquer dúvida estamos às ordens ...

  • JOSE RICARDO GOMES CANUTO

    Dr. Tenho 43 anos de idade, hoje faz cinco dias que fraturei o MALEOLO LATERAL ESQUERDO constatado por raio x. O médico pediu tomografia e dia seguinte já mostrei para ele. O diagnóstico foi isso mesmo fratura maléolo com desvio de 0,5 cm( meio centímetro), pequeno derrame, estruturas conservadas. etc. . Voltarei próxima quinta-feira para fazer um novo raio x pra ver se manteve o alinhamento e assim decidir se faço ou não cirurgia. A fratura se apresenta igual a figura B acima. O senhor acha necessário cirurgia ?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala mestre Ricardo...  

      Essa classificação da figura (classificação de Danis-Weber) é um bom norteador para a indicação ou não do tratamento cirúrgico... contudo não é o único..  

      Geralmente no tipo A, dificilmente vai para cirurgia...  

      Geralmente no tipo C, frequentemente vai para cirurgia...

       Já no tipo B, é onde fica na dúvida... vai depender da instabilidade...    

      No seu caso, retorne ao seu ortopedista, caso a fratura não desvie ("saia do canto"), há boa chance de tratar sem cirurgia... já se ocorrer o desvio, a cirurgia seria uma melor opção...    

      Boa sorte e qualquer coisa estamos às ordens

  • Elisabeth

    Fraturei o maléolo lateral em 18/01/19, estava em viajem, então inicialmente foi colocada uma tala para que eu pudesse voltar, dois dias depois coloquei bota com salto e o médico d disse que eu podia pisar em 3 dias, mas não conseguia, fui a outro médico e após rx, ele trocou o gesso, passei 45 dias sem por o pé no chão, retirei o gesso e comecei a fisioterapia, estamos em outubro e agora preciso operar, pois nunca parei de sentir dor e a tomografia acusou pseuartrose fibular. Adianta operar depois de tanto tempo?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Elisabeth...  

      Se realmente o diagnóstico foi pseudoartrose, vale sim a pena operar..  

      A pseudoartrose é uma condição na qual o osso não consolida ("não cola").  

      A melhor forma de tratamento nesse caso é a cirurgia... geralmente é retirado enxerto ósseo autólogo (retirado do seu próprio corpo - geralmente crista ilíaca) ou utilizado enxerto sintético e colocado nessa falha...

  • Veronique

    Bom dia Dr. Ariel Tive uma fractura grave na zona do tornozelo onde partiu o perónio e o tíbia. Tive primeira cirurgia com fixadores externos para cicatrização da pele e agora a cerca de 3 dias fiz a segunda cirurgia onde aplicaram os parafusos e placa dentro. consigo mexer os dedos e até mesmo o tornozelo dentro do gesso mas numa dessas mexidas senti uma dor mais forte e desde então sinto dor moderada e muita pressão na zona. A minha preocupação é será que posso ter danificado alguma coisa ou ter voltado a partir algo naquela zona? Como posso saber se fiz algo errado ao ter mexido o tornozelo? Obrigada e desculpe.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Veronique...  

      Espero que esteja se sentindo melhor...  É muito difícil que você tenha estragado a cirurgia... mas não é impossível...  

      A dor é comum após cirurgias ortopédicas, principalmente depois que é iniciada as mobilizações..  

      Contudo, por segurança é bom retornar ao médico para reavaliar e, caso ele ache necessário, realizar uma radiografia...  Boa sorte 

  • Cleicy

    Boa tarde Dr Diego...estou com o tornozelo fraturado, segundo o médico terei q colocar pelo Menos um pino, porém já estou a 15 dias aguardando a cirurgia, q será realizada dia 16 / 10 ou seja quase um mês depois da fratura. E normal essa espera para realizar a cirurgia ? Por quanto tempo apos a fratura o paciente pode esperar para fazer a cirurgia? Me ajude por favor. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Cleicy...

      Essa questão do tempo é um pouco variado... Pois depende muito como estão as "condições de pele" do seu tornozelo.... Por exemplo, se você estiver com uma ferida ou alguma outra lesão no local onde vai ser a cirurgia, é melhor esperar cicatrizar para depois operar... Outro caso é se tiver com muito edema (inchaço), também é melhor esperar desinchar para fazer a cirurgia....

      Ou seja, depende muito do padrão da sua fratura... Não tem regra fixa... Claro que quanto mais rápido melhor, contudo, melhor com segurança...

  • Valquiria Moroni

    Oi Dr. Diego dia 16 de agosto tive fratura no maléolo lateral ( fratura tipo c com abertura sindesmoidal) estou aguardando o sus me chamar pra fazer a cirurgia,gostaria de saber se é necessário mesmo fazer cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Valquírua...

      Olha, geralmente esse tipo de fratura necessita de tratamento cirúrgico,,, infelizmente, fraturas do tipo C não costuma ter boa evolução sem a cirurgia...

      Boa sorte

  • Virginis Duarte

    Boa noite Dr Diego. Tenho 62 anos e sofri uma fratura em maleolo lateral distal do pé D, sem desvio, em 30/06/2019 , foi optado por tratamento conservador. Usei bota por 10 semanas, inclusive para dormir. Fui liberada para caminhar normal, mas mesmo assim uso uma tornozeleira com uns suportes laterais e tênis .Acontece que ainda sinto dor quando caminho, uma dor não insuportável, mas tipo aquela que me faz lembrar dela o tempo todo. Pelo controle do RX a evevolução está sendo boa, ainda não comecei a fazer fisioterapia. Será que com ela essas dores melhorariam? Na tua experiência o que podes me dizer? Obrigada pela atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Virginis...

      Sua fratura está muito recente. É esperado que quando iniciares a fisioterapia essa dor atenue...

      Infelizmente a dor é possível que ocorra até um ano após a consolidação...

  • Raquel Ribeiro da Silva

    Boa tarde Dr, tudo bem? Minha mãe fraturou em três lugares e está de repouso com tala. Teve fratura exposta na tíbia dia 4 de Setembro devido ao um tombo de mal jeito. O retorno dela é ainda em 28 de outubro. Queria ver com o Dr o tempo de recuperação. Pelo que vi você indica a fisioterapia o mais rápido possível. Mas minha mãe de tala vai demorar muito pra fazer a fisioterapia. Minha preocupação é ela estar com osteoporose. Ela tem 60 anos. Gostaria de te enviar o Rx. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Raquel...

      Não sei se você se confundiu, mas geralmente fratura exposta (quando o osso quebra e perfura a pele) é caso de cirurgia... dependendo da fratura vai direto para limpeza cirúrgica com antibiótico e fixação, tipicamente externa...

  • RODRIGO CESAR BARBOSA DE SOUZA

    Boa tarde Dr !! Fiz uma cirurgia no tornozelo tibia e fibula sendo que me colocaram uma platina com 6 paragusos em um lado e um parafuso grande do outro lado..na data 31/07/2019. Fiquei 1 mes com gesso tala e apos o medico me autorizou a bota ortopedica. Minha pergunta e se tenho que ficar usando ela constantemente ou se posso tirala para dormir ?

    • Dr. Diego Ariel

      Grande Rodrigo, 

      Geralmente o uso da bota é por tempo integral.

      O ideal seria ver com seu ortopedista, já que ele sabe como estava a fratura.

      Qualquer outra dúvida estamos às ordens.

  • Roberto Rabelo luiz

    Ola dr, no dia 18/08/19 quebrei a fibula, meu pé ficou muito inchado e após 15 dias meu tornozelo se encontra muito roxo e muito inchado, estou usando bota ortopédica... Gostaria de saber se todo esse inchaço e ele está roxo é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Roberto...

      Pelo que falou, foi optado pelo tratamento conservador, já que foi indicado o uso de bota... então... provavelmente sua fratura foi fechada e com pouco desvio... 

      Em toda fratura de tornozelo é normal que ocorra o estravasamento se sangue a dificuldade do retorno venoso por ruptura de pequenos vasos sanguíneos devido ao trauma... assim, é normal que ocorra esse edema (inchaço) e que fique “roxo”, principalmente se o pé dica muito tempo abaixado.

      Uma forma de melhorar mais rápido é elevar o pé e iniciar a fisioterapia tão rápido seu ortopedista liberar...

      Boa recuperação.

  • Patrícia Couto

    Dr. Diego, quebrei o tornozelo ( MT parecido com o da imagem do raio x ) e foi necessária a cirurgia ( realizada no dia 16/008/19 )com colocação de placa. A imobilização pós cirúrgico foi com ataduras me sendo recomendado fazer os curativos diariamente e movimentar o pé. Passados esses dias meu pé ainda está um pouco inchado e a cor está diferente do outro ( o tom mais escuro ou avermelhado ) e quando abaixo o pé ele incha. De ontem p hj senti algumas dores bem no local onde senti doer quando quebrei. Não é constante mas era uma área que até então não doía. Tenho 45 anos mas sou atleta e prático artes marciais a mais de 15 anos. Esses sintomas são comuns na recuperação? Existe possibilidade de não recuperar os movimentos do pé mesmo com fisioterapia? Desde já,obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Patrícia,

      Ainda está muito recente sua cirurgia.

      Esse sintomas de mudança de coloração e edema ("inchaço") são comuns em pós operatório recente. Isso ocorre pois durante a cirurgia, inevitavelmente alguns pequeninos vasos sanguíneos e nervos são traumatizados. Dessa forma, principalmente se o pé fica muito tempo abaixado ou muito tempo imobilizado.

      Quanto à recuperação dos movimentos, depende muito da gravidade da sua fratura. A taxa de sucesso geralmente é boa, contudo costumo dizer a meus pacientes que igual ao que "papai do céu fez, não fica mais". Muito provável que retorne bem ao esporte, contudo é possível que em alguns momentos sinta um incômodo ou uma dorzinha.... normal... fratura é fratura...

      Boa sorte e pode contar com a equipe.

  • Reinaldo Nilson Alves Peres

    Olá boa noite Dr, tive uma fratura de fibula igual a da figura (c) acima mencionada, tenho 34 anos estou em tratamento conservador, qual o prazo previsto pra esse quadro clínico

    • Dr. Diego Ariel

      Boa noite grande Reinaldo...

      Dependendo do desvio, o tempo médio gira em torno de 4 a 6 semanas.

      Lembrando que o tratamento conservador depende muito de sua colaboração, principalmente evitando ao máximo pisar.

      Boa sorte e qualquer dúvida estamos às ordens.

  • giovanepereslopes

    Doutor eu tenho um problema no tornozelo direito i nsuportavel eu caminho de mais meu tornozelo ele endurece não consigo caminhar só colocando no chuveiro quente oque pode ser ou passando álcool aí ele volta normal oque pode ser isso

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Giovane...

      Pelo que falou, não pude identificar se você  teve história de trauma...

      Sem trauma, tem que identificar bem onde é esse problema... Sempre é necessário descartar as doenças mais graves, como trombose.... 

      Nesse caso sugiro você ir numa consulta para verificar direitinho onde e qual é o problema.... porque pode ser desde uma simples cãibra até uma trombose... 

      Por isso importante a consulta.

       

      Qualquer coisa estou às ordens.

  • andrieli

    Oi dr, fiz uma cirurgia no tornozelo tíbia e fibula dia 19/07/2019 ,gostaria de saber qntos dias volto a caminhar o dr em traumato que está fzdo meu acompanhamento falou que foi uma fratura grave e eu ainda não tirei os pontos qntos dias será que volto a caminhar?

    • Dr. Diego Ariel

      Bom dia Adrieli;

      Como escrevi acima, todas as fraturas não são iguais... 

      Assim, a recuperação vai depender muito do tipo de fratura e qual tratamento foi escolhido.

      Geralmente eu já recomendo iniciar a fisioterapia o mais rápido possível depois da cirurgia e sem carga ("sem pisar").

      Nos casos mais simples já é possível caminhar com 2 a 3 semanas. Já nos graves, demora um pouco mais, em torno de 12 a 16 semanas.

      Por isso é importante você fazer o acompanhamento direitinho. A decisão será em conjunto, com equipe de ortopedia/traumato e fisioterapia.

      Qualquer dúvida, estamos às ordens.

  • Diego Francisco Tomazzoni

    Oi Dr. Diego tudo bem? Eu tive uma fratura do maléolo lateral na Fíbula direita e fui em dois médicos aqui em florianopolis e eles disseram que teria de por placa com parafuso eu queria que o senhor olha-se minha raio x pq eu acho que no meu caso se o medico pressionasse bem forte a fíbula e a tíbia e engessar meu tornozelo ficaria bom sem a necessidade de uma cirurgia. posso mandar o Rx por email se o senhor responder Grato! P.s. Li seu post e gostei muito!

    • Dr. Diego Ariel

      Pode.

      Mas lembre que a consulta presencial sempre é a melhor opção, pois além de ver a radiografia, o médico examina o paciente.

Comentar