Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Joelho

Cirurgia de LCA ... Passo a Passo


Imagem

Como vimos na página sobre Lesão de LCA, geralmente as lesões de Ligamento Cruzado Anterior necessitam de tratamento cirúrgico.

Para quem tem curiosidade de como é feita essa cirurgia, fiz um passo a passo de uma das técnicas cirúrgicas empregadas:

O seguinte passo a passo é composto de uma série de 5 Vídeos em 360º / VR. Esse formato 360º / VR oferece uma experiência extremamente real e imersiva para quem quer ver como é feita essa cirurgia de LCA.

Na técnica escolhida abaixo, foi realizada uma reconstrução de LCA com enxerto de flexores, através de técnica transtibial, com fixação femoral com endobutton e tibial com parafuso de interferência bioabsorvível e agrafe.

 

PARTE 1: Assepsia e anti-sepsia: etapa onde são realizadas a "limpeza" e preparação do membro do paciente para a cirurgia:

 

PARTE 2: Nessa etapa é realizada a retirada do enxerto que irá ficar no lugar do LCA rompido. Nesse caso foi optado pelo enxerto de flexores:

 

PARTE 3: Agora são realizados os túneis ("furos") no fêmur e na tíbia. Por esses túneis o enxerto é transposto e fixado no fêmur com uma placa de endobutton:

 

PARTE 4: Após o enxerto ser transposto e fixado no fêmur, é realizada o tensionamento e testado a resistência do enxerto (através de "puxões" múltiplas e flexões do joelho). A seguir o enxerto é fixado na tíbia com parafuso de interferência bioabsorvível e agrafe:

 

PARTE 5: Por fim, após a fixação do enxerto na tíbia e no fêmur, é realizada a sutura das incisões ("fechamento do corte" ) e curativo estéril:

Espero que gostem :)

 

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentar