Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato, podendo ser um signo, um símbolo ou um ícone, ou mesmo uma simples palavra pode referir uma marca.
Quase todo mundo que vê a figura da maça mordida logo associa a imagem à empresa apple.
Marca é um termo frequentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Ultimamente, com o ganho de força do conceito de "Selfie Branding", não apenas empresas, como até mesmo pessoas físicas estão criando suas marcas e investindo nisso.
Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente contra possíveis copiadores, da concorrência e de ganhar espaço no mercado. Para isso, a empresa, ou a pessoa física, deve procurar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e fazer o pedido que será examinado de acordo com a Lei de Propriedade Industrial e demais resoluções administrativas do órgão.
A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, que pode ser estendido para mais 137 países, pois o Brasil é membro da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP) em seu ramo de atividade econômica. Caso o produto ou o serviço inovador seja um sucesso, o dono da marca terá assegurado legalmente o direito de explorar e usufruir os benefícios gerados por sua invenção.
Apesar dos custos envolvidos, deve-se entender que o registro de marca é um investimento, e não uma despesa. Dessa forma, gravei dois vídeos tutoriais ensinando passo a passo como registrar sua marca no INPI.
Abaixo segue o vídeo 1:
Nesse link, você tem acesso ao vídeo 2...
Espero que gostem...
Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista.