Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Traumatologia

Fratura da Bacia


Imagem

    A Pelve, popularmente conhecida como bacia, é uma estrutura óssea que corresponde à transição entre o tronco e os membros inferiores. A bacia sustenta o tronco e possui uma cavidade de cada lado, conhecida como acetábulo, onde o fêmur (osso da coxa) se articula, o que nos permite manter a postura bípede e caminhar normalmente. A pelve tem fundamental importância na proteção dos órgãos localizados na cavidade pélvica, como útero, bexiga, reto, vasos sanguíneos e nervos.

    O anel pélvico é formado pelo Sacro (seguimento final da coluna vertebral) e pelos dois Ossos Inominados. Cada osso Inominado é formado pela fusão de três ossos: o ilíaco, o ísquio e o púbis.

    A incidência anual das fraturas da pelve, nos EUA, foi estimada em 37 casos a cada 100.000 pessoas. Muitas dessas fraturas apresentam lesões associadas, sendo a hemorragia em cerca de 75% dessas lesões. Ou seja, as fraturas da bacia são lesões preocupantes, uma vez que podem causar bastantes danos e até mesmo levar ao óbito. Em pacientes hemodinamicamente instáveis, a mortalidade pode chegar a 38% dos casos.

 

Como ocorre a fratura da bacia? A incidência em pacientes mais jovens é associada principalmente a mecanismos de alta energia, como acidentes automobilísticos ou quedas de grandes alturas. Em idosos, é mais comum como resultado de quedas e mecanismos de baixa energia. Em pessoas com menos de 35 anos de idade, os homens sofrem mais fraturas da pelve que as mulheres. Já em pessoas com mais de 35 anos de idade, as mulheres sofrem mais fraturas pélvicas que os homens.

 

Quais os sintomas? Como boa parte das lesões da bacia é decorrente de traumas de grande energia, muitos pacientes são levados ao pronto-socorro através de atendimento especializado, como o SAMU. Sempre devem ser pesquisadas lesões associadas, como lesões na cabeça, no tórax, no abdome e na coluna. Na bacia, a dor é o sintoma mais frequente. Geralmente o paciente não consegue ficar de pé. Podem estar presentes ainda hematomas, escoriações e feridas expostas. A saída de sangue pelo reto e/ou vagina podem estar presentes e significa que algum sangramento perigoso está em atividade.

 

Como é feito o diagnóstico? Além da história clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e no planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. A tomografia é útil para uma melhor avaliação do padrão de fratura. A ultrassonografia é útil para uma rápida avaliação se existe algum sangramento intra-abdominal.

 

 

Todas as fraturas são iguais ou existe alguma mais grave do que as outras? As fraturas da bacia diferem entre si em termos de gravidade. Dentre os principais parâmetros, 3 se destacam para dizermos quão mais grave é a fratura. São eles:

1- Padrão da fratura (bacia estável ou instável);

2- Condições clínicas do paciente (paciente estável ou instável);

3- Presença de lesões associadas, como sangramentos, lesões na cabeça, no tórax, no abdome, na coluna e nas geniturinárias.

 

Como o padrão da fratura é classificado? Apesar de cada fratura ser diferente de uma pessoa para a outra, muitas apresentam padrões semelhantes. Tais padrões permitem criarmos uma classificação que orienta os médicos na condução do tratamento. Existem muitos sistemas de classificações, como a de Young e Burgess (baseada no mecanismo de lesão), a de Tile (primeiro a classificar as fraturas em estáveis e instáveis) e a AO. 

 

 

Como é feito o tratamento? O tratamento recomendado das fraturas da pelve varia de uma instituição para outra, destacando-se que essas são lesões de difícil tratamento. Basicamente, o tratamento pode ser de duas formas: conservador (sem cirurgia) ou cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade e de alguns parâmetros, como os que citamos acima. 

 

Como é feito o Tratamento Conservador? O tratamento conservador é considerado quando o paciente e a pelve apresentam estabilidades, principalmente em fratura com pouco desvio e mínima abertura. O tratamento conservador depende muito da cooperação do paciente e consiste basicamente no repouso e na restrição de carga. Radiografias seriadas são necessárias após o início da mobilização para monitorar desvios subsequentes.

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? Fraturas abertas e lesões viscerais têm indicação absoluta de cirurgia. Outras indicações são o desvio da fratura, a abertura, a deformidade rotacional e a dor intratável. A técnica a ser utilizada vai depender dos parâmetros de gravidades que já discutimos. Dentre as principais técnicas empregadas, estão a fixação externa, a fixação interna com utilização de placas e parafuso e, em alguns casos, até mesmo a artroplastia com prótese é necessária, como nas fraturas do acetábulo.

 

 

 

Quais as possíveis complicações? Infecção, Pseudartrose (“osso não cola”), perda da fixação, deformidade residual, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), pesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras. 

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? O retorno vai depender muito da gravidade da fratura, das lesões associadas e de qual técnica de tratamento foi utilizada. O retorno pode variar de 6 meses a 1 ano. Todavia, há casos mais graves e mais complexos os quais necessitam de mais tempo para a reabilitação completa.

 


Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentários

  • Thalitiana Fernandes

    Oi Dr Diego, fazem quatro meses que fraturei o púbis e ainda não apareceu o calo ósseo ,médico passou fisioterapia agora pra fazer. Eu já ando bem mas evito pois tenho medo que piore. Não sério caso de fazer cirurgia? Estou tão apreensiva,pois o médico não fala nada só manda aguardar. Já não aguento ficar sem poder fazer nada. Obrigada Dr Diego.

  • Juliana

    Boa Noite Dr! Estou gestante de 25 semanas, semana passada cai sentada no banheiro e fiquei uns 5 dias sem conseguir sentar direito, sem conseguir levantar sozinha, sem posição pra dormir, hoje com 1 semana, até consigo levantar e sentar sozinha, mas dependendo da posição que sento ou deito sinto dor de gritar, será que posso ter fraturado o cóccix? Há quando coloco a mão no local da dor, sinto algo se locomover!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Juliana

      Pelo que você relata é bem provável que tenha acontecido algum trauma mais serio na sua região pudenda, mas isso você só terá certeza se fizer um exame de imagem. Procure um ortopedista e descubra o que aconteceu com seu cocix. Boa sorte 

  • Jaison

    Seguinte sofri um acidente a 1 ano e meio atras operei a bacia tudo fique o tempo necessário,so que quando ergo alguma coisa pesada ou quando pulo em um distacia me dói ,tem alguma faixa de peso que nao posso erguer nao posso pular?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jaison

      Tudo depende da sua reabilitação e do seu condicionamento fisico. Um bom programa fisioterapêutico  e um bom trabalho de condicionamento pode fazer você segurar o peso necessário e os pulos que quiser dar. Fratura depois de corretamente consolidada não da mais sintomatologia. Boa sorte 

  • Valerya

    Boa noite Dr. Sofri um acidente de moto há 2 anos atrás tive fratura ramo isquin púbico fiquei 3 meses de repouso. Mesmo passando esse anos sinto dores na região e a ponta do meu cocix é pra fora sinto dores fortes. Tbem ainda passo pelo tratamento ambulatório, queria saber se isso é normal? Grata.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Valerya

      Uma fratura tem tempo máximo de recuperação em torno de um ano. Se sintomas persistem após esse período de tempo, podemos pensar em alguma sequela residual. Meu conselho é que você procure ajuda especializada para confirmar a existência ou não de algum tipo de sequela  e assim, fazer o tratamento adequado. Talvez, apenas o acompanhamento ambulatorial não esta resolvendo suas queixas e você necessite de um acompanhamento mais complexo. Procure um serviço de tratamento da dor. Boa sorte 

  • Natiele

    Oi, eu fraturei a bacia foi uma fratura pequena consigo caminhar com ajuda de muletas, quando forço um pouco parece que preciona não sei explicar mais queria saber quanto tempo demora pra colar o osso, final do mês tenho que voltar no hospital fazer raio x

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Natiele

       O calo ósseo leva cerca de dois a três meses para se formar.  Mesmo com calo ósseo formado, a recuperação completa leva cerca de seis meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Paulo roberto

    Boa noite doutor, Minha mãe tem 93 anos e sofreu fratura transversal isquiopubica com desvio de 7mm. Gostaria de saber qual o melhor tratamento nesse caso. Grato pela atenção, Paulo

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Paulo Roberto

      Na maioria dos casos isso é caso para um tratamento conservador, mas o ideal é que ela seja examinada e avaliada por um medico ortopedista para uma terapêutica mais acertada.  

  • Denise

    Olá Doutor. A pouco mas de dois anos eu fraturei o acetábulo. Fui correr e perdi a força na perna e cai. Fiquei três meses de repouso e andando de muleta. Fiz fisioterapia e colocou o osso. Mas de vez em quando ainda sinto muita dor no local e as vezes ando até mancando. Isso e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Denise

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. Infelizmente, você terá que aprender a conviver com esses episódios. Treinamento de força (musculação) e alongamentos podem ajudar a aliviar esses sintomas, aconselho que você invista nisso. Boa sorte 

  • Emillyn

    Ha 2 anos quebrei a sacro iliaca e fiz cirurgia ainda sinto muitas dores é normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Emillyn

      A articulação sacro iliaca é uma das mais fortes do organismo, uma vez lesada, a recuperação é mínima. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. O que se deve fazer nesse caso é “correr atrás do prejuízo”, ou seja, reabilitação. Invista em controle de peso, fortalecimento muscular e alongamentos, isso pode lhe ajudar bastante. 

  • Helcio

    Bom dia Hoje faz 7 dia do meu acidente Um trator passou por cima de mim Um verdadeiro milagre esta vivo Mais tive uma abertura no pubs Colocaram aqueles pinos na minha bacia pra fexar o pubs So fico deitado e mecho as perta como o medico me endicou a fazer Meu grande medo é Sera q eu vou voltar ao normal igual antes do acidente? Andar correr jogar futebol rsrs Fico meio apreencivo ao pensar q nao E quanto tempo leva doutor pra eu começar a andar normalmente? Um grande abraço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Helcio

      De fato, você sair de um acidente desses apenas com uma fratura de pube é muita sorte. O calo ósseo leva cerca de dois a três meses para se formar, é ele quem estabiliza o osso, uma vez o osso recuperado, você precisa começar seu processo de reabilitação (fisioterapia). Se tudo correr bem você logo estará levando uma vida normal. Boa sorte 

  • Jessica Sergio da cruz Souza

    Olá Dr. Diego, boa noite! Sofri um acidente no ano de 2012, devido ao acidente passei por duas cirurgias sendo uma pélvica do lado esquerdo em que foram colocados quatro parafusos e uma no acetábulo com fêmur do lado direito em foram colocados sete parafusos. Estou grávida, previsão de parto para novembro e estou com dúvidas e um pouco de medo em relação ao tipo de parto mais indicado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica

      Se esses parafusos foram colocados em região sacroiliaca, pode haver prejuízo no canal do parto, Se for apenas no acetábulo, mesmo que seja nos dois lados não deve interferir muito no processo. Converse com seu obstetra e juntos decidam o que for mais viável e seguro. Bom parto

  • Luana Nascimento

    Olá Dr, meu pai quebrou o fêmur, fez cirurgia em janeiro colocou os parafusos, mas não se recuperou, não anda, diz que sente dor e a perna dura, não faz esforço para andar por conta disso, só fica na cama o tempo todo, mas não tem condições de fazer a fisioterapia, e nem a cidade de oferecer, tem 56 anos, em quanto tempo essas dores passam pra ter mais firmeza pra andar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luana

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Seu pai precisa se movimentar, a movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, seu pai precisa investir na fisioterapia para melhorar a mobilidade. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que voce citou, o osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja, ele precisa se movimentar e pisar para o osso se recuperar, 

  • Rita

    Boa tarde, Dr. Diego, Meu irmão sofreu um acidente de moto, segundo os médicos abriu a bacia e fraturou o cóccix. Está com fixador externo, e fará a cirurgia para colocação de placa e parafusos e reparos no cóccix. Apesar da gravidade segundo os médicos os órgãos estão todos preservados, clinicamente está respondendo muito bem. O acidente ocorreu há 12 dias, irá realizar a cirurgia daqui a dois dias. Existem riscos maiores?...ele é determinado e otimista, sendo um paciente muito acessível aos cuidados, sempre grato por tudo. Está confiante!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rita

      Usualmente, esse tipo de fratura é considerada grave, se os órgãos estão intactos, isso é uma boa noticia. Superada a fase do tratamento da fratura,  a pior parte do processo é a reabilitação. Um paciente colaborativo e otimista ajuda bastante. Agora é foco e força. Desejo uma boa recuperação para ele.  

  • Fabiane Santos

    Olá! Doutor dia 3 de agosto de 2019 tive uma queda do 5° andar e fraturei a região pelvica, acetábulo asa do ilíaco sacro, a cabeça do meu fêmur atravessou ou entrou no acetabulo, devido a outras complicações hemorragias não fiz a cirurgia de imediato, quando já estava em bom estado para cirurgia já havia criado um calo ósseo, então o médico disse q eu teria q colocar uma protese, fiquei internada por mais algum tempo e médico pediu q eu fosse pra casa e q ficasse fazendo acompanhamento para futuramente fazer a cirurgia de colocação da protese, estava com fixador externo na Tibia e ele pediu pra aguardar resolver e depois avaliar a colocação da protese novamente, porém engravidei tirei o fixador da Tibia e estou aguardando o parto pra voltar pra avaliação da protese, eu consigo caminhar com bastante dor pois danificou a lombar, e a fratura do sacro ou coxi ficou uma deformidade tbm sinto muitas dores na regiao, estou agora com 9 meses de gestação gostaria de saber se posso passar por um parto por via natural, minha perna esquerda lado da fratura do acetabulo não tem abertura total. Estou com medo do parto por via natural e acabar por danificar essa fratura pois o médico achou q eu não ia conseguir voltar a andar sem cirurgia se danificar esse calo ósseo q fez tenho medo de não conseguir voltar a andar dessa vez! O Dr. Acha q posso fazer parto normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Fabiane

      Acho pouco provável que você tenha um canal de parto apropriado para um parto vaginal, claro que essa é uma afirmativa que só posso fazer fazendo um exame fisico e avaliando seus exames de imagem. Converse com seu obstetra, ele tem condições de fazer uma melhor avaliação. Em que pese as circunstancias o parto cirúrgico seria bem indicado no seu caso.  

  • Isabela Aparecida Celestino da Silva

    Meu pai fraturo a bacia mas o médico disse que ele não vai aguenta a cirurgia ele bebe e é fumante tem 63 anos e perigoso ele faze a cirurgia ou não fazer tbm.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Isabela

      só com os dados que você esta fornecendo fica difícil fazer uma avaliação adequada. Se seu medico avaliou, ele deve ter elementos suficientes para indicar ou nao o procedimento. Confie ou peça uma segunda opinião , mas de alguém que possa examinar seu pai. 

  • Marcio Rogério da cunha

    Ola Dr. Diego ariel, sofri um acidente de moto, e tive uma disjunção de 2 cmm da sinfesi pubica, o medico disse que não precisava de cirurgia, que a recuperacao era apenas com repouso , faz 40 dias. Ja estou andando quase sem precisar de bengala. Gostaria de saber se a sinfesi sile regenera ou cicatriza normalmente

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Marcio

      A sínfise recupera-se totalmente e depois é vida que segue. Boa sorte 

  • Laís Brito Cunha

    Meu nome é Laís, tenho 29 anos, e sofri um acidente à uma semana, quebrei a bacia e o médico sugeriu otratamento conservador com uso de cadeira de rodas por 45 dias. Quanto tempo levarei p voltar a andar?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Lais

      O calo ósseo se forma entre dois e três meses, após esse periodo, os sintomas associados demoram mais tempo para desaparecerem ( em torno de 6 meses a um ano). Você só pode começar a por carga no seu osso, após a formação do calo , ai sua volta para andar depende da sua capacidade de recuperação e da dedicação para a fisioterapia. Agora é foco e força e paciência . Boa recuperação 

  • Joelma

    Meu sogro fraturou a bacia tá usando fixador a 18 dias. ele senta já . Nesse caso já pode dirigir ele tem 64 anos.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Joelma

      A recuperação após trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. O calo ósseo leva de dois a três meses para se formar, variável de pessoa para pessoa. Seu sogro não deve nem andar, imagine dirigir. Enquanto esse osso não estiver consolidado (colado), o risco é grande, até mesmo de lesões pélvicas. Muita paciência nesse periodo

  • Josiane

    Boa noite Dr.Ariel eu sofrie um acidente é fratutei a bacia e a pélvica e ja estou andando e ja terminando as fisioterapia.eu queria saber o que posso fazer de atividade em casa.e tbm queria saber se ja posso fazer relações sexuais Abraco

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Josiane

      Você não menciona há quanto tempo sofreu essa fratura, mas como você refere que ja esta caminhando, não há contraindicação para que mantenha relações e faça seus afazeres domésticos, desde que não demande muito esforço. 

  • Francisco Gomes

    Bom dia, Dr. Diego Ariel! Há cerca de 10 dias, minha avó, de 82 anos de idade, sofreu um acidente doméstico, o que provocou fraturas na região do púbis e ísquio. No exame de raio-x, consta a fatura somente no lado esquerdo, porém não há o tamanho no laudo. O médico decidiu pelo tratamento conservador. Estamos com ela deitada, porém ela dificuldades para as necessidades básicas, pelo que precisamos levá-la, com cuidado, para a cadeira de banho, ou ainda quando ela vai comer, em que precisa sentar-se na cama. Temo que estamos adotando conduta incorreta ao fazer isso, embora sempre com o máximo de cuidado. Ela tem tomado analgésicos e consegue movimentar as pernas na cama. O senhor sugere que continuemos tentando levantá-la? Fazemos isso por temer, também, embolias e outras complicações inerentes a quem passa muito tempo acamada. Grato, desde já!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Francisco

      Se o médico optou por tratamento conservador, o desvio da fratura de sua avó deve ser mínimo. De qualquer forma o Ísquio é uma zona de carga e, portanto, deve se limitar a movimentação e o peso a ser colocado sobre ele (sentar). Eu precisaria ver a radiografia para dar uma opinião mais categórica sobre essa conduta. Quanto à sua preocupação quanto a trombose, ela tem razão de ser e seria aconselhável que ela fizesse uso de algum anticoagulante para prevenir tais ocorrências.  

  • Vivian

    Olá, eu cair do cavalo à um mês, bati minhas costas, sinto um desconforto do lado esquerdo, andei hoje a cavalo e doeu, e quando sento algumas vezes doe, é algo grave?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vivian

      Todo trauma deve ser investigado. Quanto a gravidade, é pouco provável que você tenha algo grave, ja que esta andando sem problemas. Isso que você diz sentir pode ser devido a alguma contusão local, tente usar gelo e tomar um analgésico e observe se há melhora dos sintomas, se persistirem, aconselho que procure ajuda especializada e faça um exame de imagem para descartar uma possível fratura. Espero ter ajudado 

  • Carlos Reis

    Dr tive um acidedente de bicicleta a 50 km por hora fraturei a ckavícila, 8 arcos costais, nomeadamente o segundo, e discretamente os ossos ileo e isquio púbicos. Foi há 4 anos, poderei vir a sofrer de impotência sexual com o passar dos anos?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Carlos,

      Por essa fratura, muito provavelmente não... a não ser que no acidente tenha tido lesão de algum nervo...

  • Suelane

    Boa noite Dr. Infelizmente cai no banheiro com todo peso em cima da bacia e estou gestante de 25 semanas. O que me preocupa são as dores na bacia principalmente quando estou deitada. O obstetra me disse que com o bebê está tudo bem. Mas eu nao me sinto bem doutor é um incomodo muito grande quando estou deitada e vou me virar de um lado para o outro na cama. Tenho medo de ter pequena fratura na bacia. Acredito que de forma nenhuma posso tirar o raio x ne? Por causa do bebê. O que eu posso fazer para melhorar doutor? por favor me ajude!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Suelane

      Procure um ortopedista para poder fazer uma avaliação adequada da sua bacia, enquanto não obtém essa avaliação, procure usar gelo e analgésicos. Existem exames que ajudam na avaliação sem necessidade da avaliação, tipo ultra-som e ressonância. Boa sorte 

  • Mirella Souza

    Olá doutor. Meu esposo fraturou a bacia, no caso foi o púbis e o sacro, ele colocou uma placa e um parafuso, já fez um mês que ele fez a cirurgia. Gostaria de saber se ele pode ter relações, e se a cirurgia causa alguma complicação na região íntima dele? Pois o pênis dele ainda não fica totalmente ereto, isso é por conta da cirurgia? Com o tempo volta ao normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mirella

      Com esse tempo não há contraindicações para a atividade sexual. O problema erétil pode ser devido a dor ou alguma lesão de filetes nervosos que acontecem durante a fratura. A tendência é uma recuperação adequada com o passar do tempo. Divirtam-se 

  • Miss Aragão

    A cirurgia que faz pra colocar placa na bacia , ocorre algum risco?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Miss Aragão

      Toda cirurgia traz embutido um risco. Algumas são mais arriscadas que outras. Existem cirurgias e cirurgias de quadril. Sem saber qual o tipo de cirurgia que se vai fazer, fica difícil opinar. Mas a principio, esses riscos são minimizados com o pre operatório.  

  • Bruna

    Eu tive um rompimento da sínfise púbica de 2 cm . Colocaram fixadores externos pediram 2 mês de repouso. Médico falou que vai tira os fixadores, se não tiver colado vou ter que passar por cirurgia. É se eu ficar mais 1 mês será que cola ? Eu já fiz cirurgia para reconstrução da bixiga não queria passar por outra ;(

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Bruna  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Essa recuperação óssea é muito dependente de fatores intrínsecos de cada pessoa, tais como, tipo de alimentação, nível de capacidade física, estado nutricional, portanto, não há como determinar, se seu osso estará recuperado nesse tempo que o médico disse que você ficaria com o fixador, e nem mesmo se vc passar mais tempo com ele. A estimativa é que com dois meses já haja sinais de calo ósseo. Boa sorte 

  • Israel

    Boa tarde Dr. Obrigado pela resposta, só mais uma dúvida hoje faz 18 dias em que tive o acidente já passei da fase de inflamação agora só estou de repouso consigo sentar normalmente sem dor mas não consigo caminhar, gostaria de saber se eu colocar gelo na região da virilha adianta alguma coisa na recuperação ? E quanto tempo o sr. Acha que volto a andar sem ajuda ? Só reforçando tive uma fratura na região ísquio púbica um desaliamento de 6.0 mm! Grato

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Israel

      Conforme eu lhe disse o osso leva cerca de dois meses para construir o calo ósseo, esse é o tempo para você poder voltar a se movimentar normalmente. O gelo é analgésico, pode ajudar a aliviar alguma dor que você esteja sentindo, ele não acelera o processo de consolidação óssea. 

  • Israel

    Boa tarde ! Dr. Diego Ariel tenho 33 anos, tive um acidente em que eu caí de uma altura de 3.0 metros de altura, fraturei o osso ísquio da bacia do lado direito, teve um deslocamento de 6,0 mm falaram que não e preciso de cirurgia, estou andando de muletas gostaria de saber o tempo de recuperação ? E se volto a andar normalmente ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Israel

      O processo da construção do calo ósseo dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Após a consolidação óssea,  os sintomas associados demoram mais tempo para desaparecerem ( em torno de 6 meses a um ano). O ísquio não interfere na marcha, portanto, você vai andar normalmente. Boa recuperação 

  • Keila

    olá doutor ,meu irmão sofreu um acidente e precisou fazer uma cirurgia na bacia ,embaixo do bumbum .colocou pino dos dois lados,quanto tempo ele poder sentar?sendo que tem uma semana que ele fez a cirurgia.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Keila

      Se a fratura não tiver sido na sacroiliaca ou no ísquio, ele pode tentar sentar, a dor vai se o limitante para o movimento em questão . É o que da para responder com as informações que você me forneceu. Boa recuperação para ele.  

  • CAROLINE QUADROS schohnts

    Trinquei minha básia a 4 mês e estou gestante de 9 semanas e 6 dias cinto muita dor na básia Quaro saber se com passar dos mês core o risco de minha básia trinca novamente

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Caroline  

      Se seu ossos recuperou não existe perigo de trincar novamente. Isso se esse trinco não foi por alguma patologia na composição desse osso. Com tão poucas informações é difícil fazer afirmativas e avaliações. Boa gestação para você  

  • fatima

    fraturei osso púbis da pelve e estou em tratamento conservador. sinto medo de vira de um lodo para o outro. na cama queria saber se tem problema ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fatima

      Se houve opção por  tratamento conservador é porque seu fratura foi considerada estável. Portanto, o que vai limitar seus movimentos, é a dor que você sentir ao se movimentar. Não tenha medo, aprenda a "ouvir”  seu corpo e respeitar as limitações durante essa recuperação. Espero ter ajudado 

  • NEIZE FERREIRA DE MELO

    Bom dia Dr..espero mto que tenha uma resposta. A 6 anos atrás sofro um acidente de moto e fraturei o sacro com uma rachadura e um pegando espaçamento de comprando nele e a sinfise pubica abriu no chamado livro aberto, colocaram o fixador externo, na quebrou o osso q segurava ele é tive q tirar...entao depois disso o tratamento foi conservador. Engordei 20 kilos e hoje estou fazendo caminhadas para emagrecer, mas sinto mto o quadril em especial do lado esquerdo, onde foi a fratura só sacro, a dor é como se fosse na lombar... será q posso continuar as caminhadas, conforme vou aguentando?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Neize

      Depois de 6 anos, seu osso esta mais que recuperado. Meu conselho é que se ficar muito dolorido fazer caminhadas, tente fazer isso num meio em que há diminuição do impacto: na água ou num elíptico, só não pare. Exercicios são fundamentais para melhorar a capacidade cardiocirculatória e para perda de peso. Fique bem 

  • Thiago Almeida

    Bom dia Dr, tive uma fratura de ramo púbico o tratamento foi conservador, a fratura ja consolidou como uma ótima recuperação visto em um exame de raio X, ouvi falar que esse tipo de fratura pode deixar a perna mais curta, isso é verdade?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thiago

      Existe uma possibilidade mínima de isto acontecer, normalmente, acontece quando associado a inúmeras fraturas, o que aparentemente, não é o seu caso. Boa sorte 

  • Josiane

    Boa tarde Dr.Diego Ariel. Sofrie um acidente fraturei a bacia e a pelvica.e optei pela cirurgia o medico disse podia nao precisar fazer s cirurgia mais fiz.eu posso ainda ter filho.e qual tempo de recuperação.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Josiane

      A principio uma cirurgia de bacia não impede gravidez, pode impedir um parto por via baixa, dependendo do tipo de cirurgia que foi feita, pois se existe algum material que impede a bacia de se distender, não há como o feto passar pelo canal do parto. A recuperação óssea ocorre num período variável entre dois e três meses, portanto, esse período é o tempo para que seu osso consolide. Boa sorte 

  • Patricia Araújo

    Bom dia Dr Levei uma queda de cavalo onde fraturei a bacia em dois lugares (Ramos superior e inferior da púbis)... ontem dia 17.07.20 completou 2 meses dessa fratura. Sendo que o tratamento foi conservador.... com 11 dias da fratura já comecei a fazer a fisioterapia... hj mexo já a perna bem... tipo na cama... já andei um pouco. Mais estou sentindo um desconforto no bumbum e tipo fico mancando quando eu ando sem o andador! Será que já colou é normal isso? Faltando 17 dias pra completar dois meses fiz um raio x e o médico disse que praticamente tava colada... Mais que ficasse de repouso e começar a dar passos firmes.... Gostaria de um parecer seu! Atenciosamente Patrícia Araújo.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Patricia

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação total desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Pelo que você relata, sua recuperação esta sendo dentro do esperado. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Boa recuperação 

  • Jeniffer gabrieli reichardt

    Bom dia doutor....Eu sofri um acidente cerca de um ano atrás e fratirei a bacia fiquei dois meses de repouso e esse ano iria voltar no médico pra ver se precisaria de uma cirurgia pois me dava dores e não conseguia fazer muitas atividades físicas....mais daí engravidei meu primeiro médico tinha medo mandava eu repousolar porque não sabia como estava a situação da bacia e disse que poderia quebrar com o peso do bebê ou na hora do parto mais o novo médico diz que não tem perigo...eu sempre sinto dores como quando havia fraturado e não consigo fazer muita atividade física....oque o senhor me diz? Pode ser que ia esteja cicatrizar e não haja problema?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jennifer

      Sem exames de imagem é difícil uma previsão sobre como se encontra esse osso. Na maioria dos casos, o osso se consolida (conserta) num prazo variável de 2 a 3 meses, como você já tem mais de um ano, acredito que haja consolidação. Na gravidez não é o osso que é exigido e sim as partes moles ( ligamentos, pele e subcutâneo). Quanto às dores, você precisa investigar porque elas persistem, já que não é o esperado para essa fase . Espero ter ajudado. Boa gravidez 

  • DANIELA RIBEIRO SILVA

    Boa noite Dr Diego, há um pouco mais de 1ano fraturei a bacia, tive luxação e abertura da sinfise púbica. Após quase 30 dias após o ocorrido foi colocado fixador externo(usei por 3 meses). A Sinfise não fechou, mais ou menos um cm afastado e sinto muitas dores. Ao abrir as pernas, ao caminhar e principalmente se faço algum esforço. Há alguma coisa que eu possa fazer pra amenizar esse desconforto ou preciso procurar saber pq ainda sinto dores?! Agora em Julho completa um mês que tirei o fixador. Desde já, agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniela

      O tempo para recuperação de fraturas é longo. No seu caso eu aconselharia focar na melhora da musculatura acessória e evitar aumento de peso. É necessário procura ajuda especializada se os sintomas dolorosos persistirem, a dor é sempre um sinal de alerta. Espero ter ajudado 

  • Jessica assumpcao rocha

    Me acidendei vai fazer três anos e que queira o quadriu tive outras fratura tambémas esse ano comsequi engravida e terei meu bebe agora pra outubro essa fratura que tive do quadril pode prejudicar no parto normal

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jessica

      Parabéns pela gravidez. As estruturas que são acionadas no parto, são, principalmente, partes moles, ligamentos, tendões, músculos, pele. Todas elas sofrem ação hormonal para ficarem mais elásticos e poderem se distender sem romper. Osso não entra nessa “briga”, é só um coadjuvante. Portanto, pode ficar tranquila quanto a isso. Bom parto pra ti, que corra tudo bem. 

  • Ronaldo

    Bom dia Dr. Obrigado pelo retorno! Só sendo mais especifico as lesões que minha namorada teve foi uma fratura na Asa sacral esquerda, no pube e ramo isquiopúbico. Eu orientei ela a procurar um especialista para analisar o motivo das dores. Muito obrigado e tudo de bom Dr. Ronaldo

    • Dr. Diego Ariel

      SEMPRE AS ORDENS

  • Evandro Assalin

    Dr. Boa noite, me envolvi em um acidente ciclístico a uma semana, fraturei minha bacia, para ser exato os dois Isquíos, fratura considerada conservadora, o ortopedista disse que tenho que repousar 4 meses ... Disse que posso tentar sentar na medida do possível, realmente posso Dr. ? Sendo ele um osso que apoia nosso corpo ao sentar, não tem perigo da fratura aumentar ou romper algum vaso sanguíneo ? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      OI Evandro

      Seu ortopedista tem razão. Existem muitas variedades de fraturas, e o osso quase sempre se consolida, independente de cirurgia ou não. Se ele não indicou procedimento cirúrgico é porque não deve ter desvio na sua fratura. O sentar é opcional, eu aconselho a tentativa. Quem vai limitar seu movimento é a dor, ela serve como sinal de alerta de um patamar que você não deve ultrapassar, aos poucos, com a melhora das lesões, a dor vai ficando menor e seus movimentos mais fluidos e amplos. Agora ê foco, força e fé. 

  • Alexandre Thompson

    minha mae hipertensa, diabética, sofreunumanqueda em casa, e fratura a bacia , pelve. ANTES ANDAVA , POUCO DEVIDA A DORES NOS QUADRIS . Mas andava. Ela esta internada e estão dizendo que deve ir pra casa e tratar de forma conservadoras, estou muito.preocupado pois ainda apresenta muitas dores. Pensonquentalvez fosse necessario um cirurgia. O que acha ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Alexandre

      São poucas as informações que você forneceu acerca da sua mãe. Primeiramente, devo esclarecer que nem toda fratura é cirúrgica e, muitas vezes, mesmo as que merecem são contra indicadas devido à condição do paciente. Qual a idade da sua mãe? há quanto tempo ocorreu essa fratura? Como estão essas radiografias? Se os médicos optaram por manda-la pra casa é porque não há grandes riscos e ninguém pode passar 3 meses internado esperando uma consolidação de fratura.  Espero ter ajudado

  • Ronaldo

    Dr Diego Boa noite, Gostaria de tirar uma duvida, minha namorada sofreu um acidente automobilístico e teve fratura de pelve, na época não foi necessário realizar cirurgia e foi adotado apenas o atendimento conservador . Hoje estamos a alguns dias de completar um ano do acidente , mas ela ainda sente dores. Tem um tempo médio para essas dores desaparecerem ou tem uma causa para ela ainda sentir essas dores a 1 ano do acidente? Desde já agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ronaldo

      Toda fratura de pelve é complexa, significa que além de osso, são lesionados vasos e nervos. Após um ano, o esperado é que as estruturas estejam recuperadas. Se sua namorada continua sentindo dores, é necessário que ela investigue isso. São muitas as possibilidades: lombalgia, artrose pós-traumática, lesão de nervos sensitivos entre outros. Meu conselho é de que ela procure um médico especializado em dor para esclarecer e tratar corretamente essa sintomatologia. Espero ter ajudado.  

  • Suenia alexandre de oliveira macario

    Dr . Meu pai sofreu um acidente e quebrou a bacia o anel pelvico botaram um fixador e depois tiraram e mandaram pra casa não fez cirurgia mas ele sente muita dor as vezes não dorme já faz três meses

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Suenia  

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Embora o osso ja esteja consolidado, os sintomas associados demoram mais tempo para desaparecerem ( em torno de 6 meses a um ano). Boa recuperação 

  • Elaine rodrigues e silva

    Ola..sofri uma queda na terça feira..bati a bacia e na hora Senti um estalo..hj faz Cinco dias q Estou com uma dor horrivel.fui ao medico na quarta.chegando la fiz o raio x mas o medico disse q tava Tudo bem.mas não está Tudo bem..se espirro doi, nao consigo levantar peso e pra deitar entao,insuportavel.Devo me preocupar Doutor.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Elaine  

      Sem te examinar e ver seus exames de imagem, não posso dar a melhor conduta para o caso... Pela sua estória , deduzo que você deve ter tido uma contusão, isso explica as dores que você sente ao se movimentar. Nesse caso, repouso e anti-inflamatório e compressas mornas no local. Se essa dor persistir  após uma semana desses cuidados, aconselho-a a procurar um especialista para rever seu caso.  

  • José martins

    Dr o senhor é nota 1000 mil rapaz obrigado valeu ... um excelente profissional obrigado vou sim atrás de exames... ainda tenho nos dois joelho LCA .

    • Dr. Diego Ariel

      Qualquer coisa estamos às ordens.

      Boa sorte e depois bora operar esse joelho.

  • Jose Martins

    Boa noite Dr Diego Ariel na pubis 2 placas com 8 parafusos na sacroilica 2 placas com 4 parafusos isso de 2017 pra 2019 agora 2020 foi feito enxerto na pubis gostaria de saber se posso me virar na cama! não sinto dor alguma mas vou pro banheiro em cadeira de banho cair dessa cadeira e sinto as placa mexer isso é normal? Tipo estralos leves... desde já agradeço...

    • Dr. Diego Ariel

      Oi José...

      Como teve essa história de queda, não e comum a placa mexer.... Mesmo sem dor, sugiro realizar um exame de imagem assim que possível para avaliar o posicionamento dos implantes..

      Boa Sorte.

  • Jose martins

    Olá Dr Boa noite sofrir um acidente de moto onde abri a bacia 12cm ja estou na quinta cirurgia na pubis na sacroilica esquerda botaram 2 placas com oito parafusos e na sacroilica 2 placas com 4 parafusos isso em 2017 e 2019 agora fizeram enxerto na pubis dia 21 de abril 2020 não sinto nenhuma dor so que cair da cadeira de rodas estou sentindo á placa parece mexer é normal...

  • Pamela Gomes

    Olá Dr. Diego ! Moro no Japão e meu marido sofreu um acidente grave de moto há três meses , ficou duas semanas na UTI . fraturou a região pélvica, do lado esquerdo , teve fratura em livro aberto na sínfise púbica , quebrou o fêmur direito e o pulso esquerdo . O corte na sínfise púbica demorou 3 meses para fechar ,e ele continua internado sem poder se levantar .Como moramos no exterior e os termos médicos são complexos , temos várias dúvidas que as vezes deixamos , por não sabermos como falar ! A nossa dúvida é, por incrível que pareça ( pelo menos para nós leigos ) por ele ter fraturado em vários lugares . O pé esquerdo ,ele não sente a ponta do pé e não consegue movimentá-lo. O médico disse q pode ser o ligamento . Mas ele sente muita dor , e o médico não consegue nos explicar oque pode ser . Desculpe o texto longo , mas estamos desesperados por respostas . Desde já , grata !

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Pamela.

      Sem examinar e ver os exames dele, não posso dar a melhor conduta para o caso... 

      Pelo que descreveu foi um acidente muito grave. Existe algumas situações que levam ao que você está descrevendo: Lesões ligamentares podem sim cursar com perda da mobilidades. Exames de imagem pode tirar essa dúvida, como ultrassom ou ressonância... Outra coisa possível seria uma lesão no nervo, que além da dor e perda de movimento vem acompanhando a diminuição da sensibilidade do pé. Um bom exame seria a eletroneuromiografia...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem ver ele... 

      Qualquer dúvida mais urgente pode entrar em contato pelo instagram...

      Boa sorte...

  • Ellen Karolina

    Olá Dr, Diego Ariel sofri acidente de moto e fraturei a bacia (o isquio) o médico disse q foi uma lesão leve e me recomendou a ficar 30 dias de repouso absoluto sem pisar no chão. Só o repouso vai resolver a minha situação?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ellen...

      Sem ver a imagem não posso dar a resposta mais assertiva...

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... Caso tenho sido algo leve, procede sim essa informação... só o repouso pode ser possível...

      Espero ter ajudado..

      Qualquer dúvida mais urgente pode entrar em contato pelo instagram...

  • Bernardo Fortunato

    Boa tarde Dr. Minha irmã partiu a bacia e tem sentido muita dor. Em média quanto tempo leva o tratamento?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Bernardo

      Você não me disse se sua irmã fez alguma cirurgia.  O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Meso depois que o osso ja esteja consolidado, os sintomas associados demoram mais tempo para desaparecerem ( em torno de 6 meses a um ano). O ideal seria ter uma radiografia desse quadril para ter certeza que o processo de consolidação do osso esta ocorrendo como previsto. Como é local de movimento tende a ser mais dolorosa que outros tipos de fratura. Paciência e fisioterapia ajudam bastante.  

  • Raissa santos

    Ola Dr.diego. Quebrei a bacia dos dois lados mais ñ sinto dor nem nada o acidente já tem 2 meses e meio, será quando posso volta a ter relação? E se um dia posso ter filho normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Raissa  

      Você não me disse se fez alguma cirurgia.  O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. O ideal seria ter uma radiografia desse quadril para ter certeza que o processo de consolidação do osso esta ocorrendo como previsto. Com esse tempo, provavelmente você já esta com um bom calo ósseo, isso não impede que você possa fazer suas atividades sexuais. Quanto a ter filhos, isso não é problema, porque na gestação são os ligamentos, e não os ossos os mais envolvidos no processo. Boa sorte 

  • Mateus Fellipe

    Boa noite DR. Em 2015 sofri um acidente de moto, onde fraturei a sínfise púbica , usei fixadores externos durante 45 dias e em seguida o ortopedista fez outra cirugia onde colocou 2 placas e 8 parafusos. Pelo seu conhecimento, posso fazer exercícios físicos, como correr e praticar Cross fit ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mateus

      Cinco anos pós fratura é tempo suficiente para recuperação dessa estrutura. Não há impedimentos para que você faça os exercícios que se sentir habilitado para fazer. Boa sorte 

  • Marcos vinicius

    Olá doutor, sofri um acidente de moto e sofri um trauma na bacia(open book) muito grave porem só fui encaminhado ao into depois de 7 meses, segundo o médico não tem como operar mas do jeito que estou não consigo ficar sentado por muito tempo sinto bastante dor. Me dê uma luz por favor.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marcos.

      Sem te examinar e ver seus exames de imagem, não posso dar a melhor conduta para o caso...

      Se quiser pode me mandar as imagens por email, arieldelima.diego@gmail.com, mas sugiro você fazer uma consulta presencial com um ortopedista e ver uma segunda opinião...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Solange

    Boa noite Dr. Dr Diogo eu tive uma fratura na bacia em dois locais,os medicos optaram pela recuperação em repouso absoluto de 3 meses. Hoje estou com 4 meses de recuperação.As fraturas foram consolidadas porem fiquei sentindo muita dor na regiao e como se estivesse anestegiada no local da fratura. Entao gostaria de saber se é normal o que sinto? E se no futuro causaria algum problema em eu querer engravidar? Aguardo por resposta Dr. Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Solange

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação. Embora o osso ja esteja consolidado, os sintomas associados demoram mais tempo para desaparecerem ( em torno de 6 meses a um ano). Sua fratura ainda é recente, portanto, sua sintomatologia álgica esta dentro da normalidade. Quanto à gravidez , não vejo no que pode afetar, ja que são os ligamentos que são acionados e não a parte óssea.

      Boa recuperação. Fique bem  

  • Patrícia Gimenes

    Boa tarde Dr. Diego Ariel. Tive uma fratura no acetábulo bilateral há 6 semanas. O tratamento é conservador. O médico autorizou apoiar o pé no chão sem muito esforço, apenas pra passar para cadeira de rodas. Entretanto, sinto choques e formigamento ao apoiar o pé. Também não tenho força suficiente pra levantar meu corpo. É normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Patrícia...

      Até consolidar a fratura, é comum sentir isso sim...

      O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dores e inchaços (edema), devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite esforços e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Caso perceba que não está melhorando (lembre que o processo é lento) procure seu ortopedista...

      Infelizmente sem te examinar e ver seus exames não posso dar a conduta mais assertiva...

      Boa sorte

  • sonia menezes

    fratura de ramos iquiopubicos com 78 anos de idade com grande deslocamento indica cirurgia ou pode taratar commedicamnetos para dor?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Sonia...

      Vai depender de quão grande é esse desvio e qual o grau de atividade que essa pessoa tinha antes da fratura..

      Se for um pessoa ativa, independente e que faz as “coisas de casa” sozinha, se a fratura for bem desviada, é indicado sim a cirurgia...

      Já se for uma pessoa pouco ativa, que passa a maior parte do tempo numa cadeira o deitada, melhoro o tratamento conservador, sem cirurgia...

      Boa Sorte.

  • Paulo

    Oi Dr.diego. Sofri uma queda de uma escada, tive uma lesão né sínfise púbica com abertura de 0,9 cm. O meu médico opitou pelo tratamento conservador. Quais os riscos que tenho, quanto tempo leva o tratamento??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Paulo...

      Se não tiver outra lesão associada, foi uma excelente indicação do seu ortopedista...

      Por volta de 2 meses já existe uma boa cicatrização , contudo eu recomendo manter reabilitação fisioterápica por mais 2 meses...

      Se tudo ocorrer normal, não existem muitos ricos... o mais comum é a dor crônica ...

      Boa sorte.

  • Myrella

    Olá Dr. Boa tarde Meu namorado sofreu um acidente de moto, e precisou fazer a cirurgia da pelve (bacia), colocou o fixador externo e teve dois ossos na perna esquerda que descolou também no acidente, os ossos que descolou foi próximo do quadril, foi colocado parafusos.. enfim, esta concluindo o tempo de 90 dias, onde ele ficou acamado e a recomendação foi não andar. Segundo o médico ele não teria sequelas. Algumas partes da perna dele, ele nao senti, mais acredito que é por causa da circulação sanguínea que nao tem a tempo ja, pois antes ele sentia, e senti muito formigamento. O que eu quero saber é sobre a reabilitação. Quais cuidados devemos tomar, o que pode ser feito? Ele vai fazer a retirada do fixador. A vida ativa dele deve demorar ainda?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Myrella...

      Antes de iniciar a fisioterapia, é fundamental que se confirme a consolidação óssea (ver se o osso “colou”)...

      Se tiver tudo normal, pode-se iniciar a reabilitação fisioterápica sem nenhum problema...

      Quanto mais ele se dedicar na fisioterapia, ais rápido volta à vida ativa que ele tinha... 

      Ou seja, depois de consolidada a fratura, depende do seu namorado...

      Boa sorte.

  • Ivaneide Luisa da Silva

    Olá eu sinto muita dor de coluna fui no médico em 2015 e o médico falou que minha coluna era colada com a basia e não tinha tratamento eu gostaria de sabe se isso é verdade?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ivaneide...

      Realmente existe essa doença... 

      Pode ser de causa congênita, ou seja, já nasceu assim..

      Ou pode ser adquirida, como nas anquiloses...

      Enfim, tem que descobrir a causa e tratar da melhor forma possível...

      Boa sorte.

  • Adriana

    Boa tarde, sofri uma fratura no acetabulo esquerdo em junho de 2019, fiz o tratamento conservador em dezembro comecei a fisioterapia e agora vai fazer 2 meses que voltei a andar sem auxílio. Mas minha perna está muito inchada principalmente em volta do joelho, sinto dores no joelho e nos pés quando caminho mais de 10 minutos principalmente quando desço e subu escada e ruas. É normal esse inchaço?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Adriana...

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dores e inchaços (edema), devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite esforços e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Caso perceba que não está melhorando (lembre que o processo é lento) procure seu ortopedista...

      Infelizmente sem te examinar e ver seus exames não posso dar a conduta mais assertiva...

      Boa sorte

  • Tainá

    Olá doutor tudo bem? Eu sofri um acidente de moto em agosto de 2019, tive uma fratura em livro aberto na sínfise púbica, no início fiquei com os fixadores e depois passei por uma cirurgia a qual tenho uma placa com parafusos. Já se passaram 8 meses desde então mas as vezes tenho muitas dores e local incha, é normal? Algum dia com o passar do tempo, anos essas dores vão diminuir?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Tainá.

      Sem te examinar e ver seus exames de imagem, não posso dar a melhor conduta para o caso...

      Contudo, costumo dizer aos meus paciente que depois de uma fratura nunca fica igual ao que “papai do céu” fez... Mesmo depois de tempo (até mesmo depois de anos) pode ainda ocorrer episódios de dor e edema (inchaço)... 

      É esperado que com o tempo vai melhorando... contudo, varia muito esse tempo...

      Outra opção é retornar ao seu ortopedista para reavaliar a posição dos implantes e a possibilidade ou não de retirá-los...

      Boa sorte...

  • Luanna Rodrigues de Albuquerque vieira

    Boa tarde , tive um acidente de moto a 1 ano fraturei a púbis e aliaco esquerdo, coloquei uma placa de 8 pino, e um parafuso no aliaco a esquerda, só que ainda sinto dor naa coluna e na veria, queria saber essa placa vai fica pra sempre em mim, e se eu posso trabalha normal , meu trabalho e pegando peso., Tô com medo de pega e me prejudica, sinto dores ainda.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Luanna...

      Caso o osso consolide (“cole”) normalmente, não terá nenhum problema.

  • Adriana

    Olá meu primo sofreu acidente e fraturou bacia, fez cirurgia estava hemorragia e colocou pinos (gaiola) , mas o rim dele está lento porém já deu início hemodiálise, isso ocorreu a 3, mas ele continua sedado.... poderia me esclarecer melhor? É normal ficar sedado? Ele tem 20anos

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Adriana...

       O caso do seu primo é muito complexo... tem que ver direitinho o que levou à essa sedação...  houve outro trauma? é coma ? é coma induzido por sedação

      Sem analisar o caso por completo não posso nem opinar de forma adequada... 

  • Flavio Júnior

    Boa noite tive um acidente de moto e perdi um pedaço do osso na parte pélvica na aliaca a esquerda diz o médico que o osso vai crescer de volta e me Deu 90 dias de atestada vou poder voltar a andar só depois dos 90 dias ou antes ? Não sei como isso funciona.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Flavio...

      Se a fratura não tiver acometido o acetábulo, que é a zona de carga, pode andar sim... tranquilamente, de acordo com a dor...

  • Daiana

    Boa Noite Doutor Minha mãe sofre com metástase óssea e devido a doença está com uma fratura na pelve (fratura patológica do ilíaco direito) em um mês piorou e parou de andar... Agora faz uso de medicamento pra dor e fica em pé, da poucos passos pois não tem força nas pernas... Será q nesse caso volta a andar normal com o tempo???

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Daiana.

      O caso de sua mãe é bastante delicado... vai depender muito do controle dessas metástases.. infelizmente não tem como te dar essa certeza.. que é possível é, mas não se pode afirmar ... 

      Até lá repouso e siga as recomendações do médico dela... Boa sorte

  • Valdirene Rocha Melo

    Boa noite Doutor meu marido acidentou em cima de um cavalo e teve disjunção sínfise pubica usa o fixador externo será um período de 12semanas ele vai voltar a andar?E em quanto tempo ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Valdirene.

      O retorno para a marcha (caminhar) é recomendado quando já existir sinais de consolidação... Tipicamente a consolidação ocorre em torno de 2 a 3 meses, podendo demorar mais de acordo com o paciente e com a fratura...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Denis

    Boa tarde doutor sofri um acidente de moto e tive três fraturas na baçia e foi optado pelo tratamento conservador e ja recebi alta a 15 dias e trabalho carregando peso e cinto um desconforta na virilha e na lateral do quadril e normal.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Denis.

      Se seu trabalho exige esforço físico, sugiro você se afastar por um tempo, uma vez que o mínimo necessário, em média, para uma fratura consolidar gira em torno de 2 meses, e ainda tem a reabilitação...

      Quanto às dores, toda fratura dói.. contudo se for dor forte e/ou incapacitante, sugiro ir no pronto socorro...

      Boa sorte...

  • Andressa Cristina de Medeiros

    Boa tarde Dr. Tudo bem ? No dia 20/09/19, sofri um acidente de moto onde fraturei a bacia, rompi o plexo sacral, quebrei a pubis direita e esquerda, dia 26/09 fiz a cirurgia da bacia, voltei caminhar 2 meses após a cirurgia, voltei pra visita de rotina dia 10/01/20 e o médico me liberou pra fazer exercicios fisicos moderados, estou fazendo crossfit porém sem impacto somente fortalecimento, não sinto dores no local, porém tenho muito medo de sentir dores no futuro. O que o Dr me recomendaria ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Andresa.

      Continue no fortalecimento muscular, evite ganhar peso e siga as recomendações de seu ortopedista... 

      Boa sorte

  • Francyele

    Olá Dr: Diego Gostaria de tirar uma dúvida Sofri um acidente de trabalho onde terminei fraturando o púbis,de início o especialista em quadril mim receitou morfina, pois mesmo com a morfina estou com dor. Minha pergunta é Dr: Diego Quanto tempo demora este tipo de fratura a vim cicatrizar? Se posso andar ou tenho que ficar de repouso? Desde já obrigado pela atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Francyele.

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dores crônicas, devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  

      Quanto a andar, geralmente quando não ocorre lesão na articulação do quadril, nem disjunção de sínfise nem abertura da sacroilíaca, já é possível andar assim que tolerado a dor... Contudo o melhor momento para andar vai ser orientado por eu ortopedista.. 

      Boa sorte...

  • Monica Teixeira

    Meu marido teve uma fratura na bacia, gostaria de saber qual o melhor analgésico para aliviar as dores? pois ele reclama muito de dores. Obs o médico prescreveu diclofenaco mas não está adiantando.

    • Dr. Diego Ariel

      Mônica, tudo bom?!

      O analgésicos mais “potentes” são os opióides...

      Contudo só são vendidos com receita médica.

      Boa sorte

  • Isla Diniz de melo

    Olá, sofri um acidente de moto, quebrei a barcia em dois lugares passei por uma cirurgia aonde foi colocado o fixador externo , logo dps no meu retorno fui no ortopedista e ele avaliou meu raio x e disse que estava tudo colocado os ossos e tirou o fixador , por quanto tempo levo pra voltar andar , pois ainda sinto um incômodo no quadril obs só tem dois dias que tirei o fixador, por quanto tempo volto a andar? oque eu devo fazer pra me ajudar ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Isla...

      Se foi retirado o fixador, provavelmente está consolidado...

      Agora é reabilitação fisioterápica... 

      O tempo vai de acordo com o seu tolerado ...

      Boa Sorte.

  • Thaina

    Tive uma fatura na bavia e na regiao pélvica aonde foi preciso de cirurgia, onde médico falou que vou andar com 4 meses. .Mais eu me sinto bem pra andar eu posso anndar antes ou é preciso os 4 meses de repouso. .. Tenho enxames no site alguém pode me ajudar

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Thaina.

      Se ele recomendou esse tempo, melhor seguir....

      Boa Sorte.

  • Solange

    Dr. Sofri um acidente e fraturei a bacia do lado esquerdo. O medico me deu tres meses de repouso sem pisar o pe do chao. Minha pergunta é: de qual formas posso me movimentar, ao dormir posso dormir um pouco de lado? Me responda Dr por favor, porque nao consigo dormir so de barriga para cima. Pois cansa demais essa posiçao.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Solange.

      Vai depender de como foi a fratura... caso não tenha pego a articulação, não tem muito problema em dormir de lado, sobre o lado esquerdo...

      Boa Sorte.

  • Dayane Amorim

    Olá dr, sofri um acidente e fraturei a bacia, não foi necessário cirurgia. Daqui 5 dias completa três meses, a mais ou menos duas semanas voltei a andar, porém ainda estou mancando muito mesmo sem sentir muita dor, de manhã quando acordo eu manco pouco mais ao longo do dia ao caminhar a dificuldade vai aumentando, estou com muito medo de ficar mancando pra sempre, qual sua opinião???

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Dayane.

      Ficaria mais confortável em emitir opinião ao examinar e ver seus exames de imagem...

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dores crônicas e claudicações... Tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  O tempo de melhora é relativo....pode varia de 6 meses até mesmo 1 ano...

      Boa sorte...

  • MARIA DE FÁTIMA

    A minha filha sofreu acidente e fraturou a bacia optaram por não fazer a cirurgia pro osso colar sozinho porem ela quebrou o pé e dois dedos e sente muita dor e dificuldade pra passar pra cadeira de rodas o certo é ficar sentada pro sangue circular um pouco ou deitada mesmo faz 20 dias o normal é sentir muita dor ? o pé quando ela sente os dedos e normal ou nao pode ? ela fraturou o lado esquerdo porem sente dores as vezes no direto

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maria.

      Sem examinar e ver os exames dela, não posso dar a melhor conduta para o caso... 

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), a fratura provavelmente teve pouco desvio... 

      O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas dores... tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Daiane dos santos Rodrigues Brilhante

    Boa tarde Dr, sofri um acidente de moto e fraturei a bacia, e não fiz cirugia, estou em casa de repouso só deitada, em média quantos tempo pra poder voltar a andar?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Daiane.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como algumas dores... tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite sobrecarga e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • William

    Olá dtr.(a), tive um acidente onde fraturei a pelvi e fui submetido a cirurgia . O médico disse que poderia perder o movimento das pernas devido a gravidade. Porém graças a Deus somente o pé direito está comprometido mas acho q com fisio ele pode voltar um dia. O grande problema e que não consigo me sentar e a recomendação e que eu fique na cama com no mínimo 35° de inclinação. Mas eu realmente ainda não consigo. A pergunta e....quanto tempo até que eu consiga me sentar?existe algum exercício para isso?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi William.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      A escolha do tratamento vai de acordo com o padrão da fratura...

      Dependendo do padrão de fratura, a reabilitação pode durar de 6 meses até mais de 1 ano...

      Boa sorte...

  • Roberto

    Boa noite doutor sofri um acidente e fraturei o acetabulo mais não teve desvio ja vou completar dois meses no tratamento conservador e a duas semanas ja estou com o andador e cinto um pequeno desconforto na virilha e normal. Sera que quanto tempo posso voltar a trabalhar. Sendo q minha fratura foi considerada grave porem não teve desvio pq quebro mais não chegou a quebrar em fraguimentos

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Roberto.

      Toda fratura de acetábulo merece atenção.

      O tempo esperado para consolidação é em torno de 2 meses. Depois disso vem a reabilitação. Geralmente essa fase que demora mais... esse tempo é bem variado e pode ir desde 2 meses até 1 ano ou mais...

      Boa sorte...

  • Adriana Corrêa Alves

    Dr. Diego meu esposo sofreu um acidente no dia 19/10 ele teve uma disjunção da sínfise pública ele ficou acamado os médicos iam fazer o tratamento conservador e explicaram que ia ser mais demorado. No dia seguinte o médico retornou com ele e perguntou um pouco sobre a vida dele( se ele era muito ativo) como é o trabalho dele, perguntou o peso(101kg) e altura ( 1m e 80 cm) então o médico explicou que no caso dele seria melhor fazer a cirurgia. A cirurgia foi feita no dia 08/11 ele ainda não pode pisar (usa a cadeira de rodas para se locomover) ele vai fazer um retorno no dia 02/01/2020 eu pergunto. Será que nessa data ele já vai ser liberado para andar? Ele faz tudo direitinho do jeito que o médico pede , respeitando tudo.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Adriana.

      O retorno para a marcha (caminhar) é recomendado quando já existir sinais de consolidação... Tipicamente a consolidação ocorre em torno de 4 a 6 semanas, podendo demorar mais de acordo com o paciente e com a fratura...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Denis mendes

    Bom dia doutor sofri um acidente de moto a 7 semanas fraturei a acetabulo não foi necessário cirurgia o médico libero pra andar com andador cinto um dor bem leve e normal. E outra coisa posso obter problema futuro por conta da fratura.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Denis.

      Toda fratura de acetábulo requer bastante cuidado. É comum alguma dores nos primeiros meses. Quanto a problemas futuros, vai depender do padrão da sua fratura: quanto mais desviada e na zona de carga, maior o potencial de sequela.

      Boa sorte.

  • Jeane

    Boa noite Dr. Faz 2 meses que sofri um acidente de moto e fraturei a bacia, o médico passou repouso e vários medicamentos em 1 mês e meio comecei a andar normal, porém se andar tipo 40 min ou 1 hora começo a sentir dor e fico com o andar estranho e já volto a trabalhar dia 16, meu medo é será que ao retornar ao trabalho como orei passar 8 horas em pé pois trabalho como vendedora, será que posso piorar? Será que minha bacia ainda não consolidou e por isso ainda sinto dores? O que devo fazer? Tomar medicamento?repouso?o que vc me diria? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jeane.

      Para esse tipo de avaliação, sugiro uma consulta com seu ortopedista ou mesmo com um médico do trabalho. Pelo tempo já é muito provável que tenha consolidado, conduto uma avaliação presencial é mais adequada. Boa sorte.

  • Sandro

    Ola, tive uma fratura no quadril bem grave, o tratamento foi com fixador externo com o qual eu fiquei por 4 meses{29/05/19} Na cirurgia ja foi deixado uma abertura consideravel na sinfese q veio a ficar entre 4 a 5 centimetros, mesmo assim tenho evoluido bem È possivel conviver bem com essa abertura?È possivel ela aumentar?Faço fisioterapia regularmente e tenho apenas um pouco de dificuldade ao caminhar e me virar na cama Vou conseguir levar uma vida normal? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Sandro.

      Sua lesão foi muito grave. Mas sim, é possível viver normalmente após a total recuperação... agora vai depender muitos se você teve outras lesões..

      Boa sorte na recuperação.

  • Cesio jamisse

    Boa noite Dr. Diego Ariel tenho minha irmã k sofreu um acidente de viação e dizem k partiu a coluna do lado direito e tem k levar ferros kual é o tempo de recuperação e se a recuperação será plena ou deixará sequelas e qual seria o procedimento padrão para este caso peço uma explicação bem detalhada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cesio,

      Pelo que entendi, sua irmã teve uma fratura e indicaram o tratamento cirúrgico...

      O tempo para retorno às atividade é muito variado, pode ser de 2 meses até 1 ano (ou mais). Vai depender de muitos fatores, principalmente o padrão de fratura.

      Infelizmente não posso definir a conduta pois precisaria examinar ela e ver os exames. Na dúvida, aconselho uma consulta com seu ortopedista para ele te avaliar pessoalmente...

      Abraço

  • Dorivan soares

    Dr. Levei um tombo da rede, na hora senti muitas dores, por 15 dias sentia muitas dores ao levantar, fui ao médico e ele pediu uma ressonância, no resultado acusou fratura no S3, gostaria de saber quantos anos para consolidar o osso, ando sentindo muita queimação nos pés, tem alguma coisa a ver com essa fratura da região sacro?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Dorivan,

      Geralmente, a fratura consolida em torno de 2 a 3 meses..

      Quanto à queimação nos pés, é possível que tenha relação caso a fratura comprometa algum nervo que passa dentro do canal sacral...

  • Adriana Cleonice de Almeida

    Fraturei o acetabulo estou fazendo o tratamento conservador, quanto tempo em média demora para a consolidação, estou a 5 meses em tratamento. Andando de moleta, mas sem colocar carga na perna esquerda.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Adriana,

      Geralmente, a fratura consolida em torno de 2 a 3 meses..

      Contudo, a liberação para pisar (colocar carga), vai depender do tipo e padrão de fratura... Por exemplo, uma fratura no acetábulo precisa de mais tempo de repouso de que uma fratura no púbis...

  • Fábio Lopes de

    Boa noite Dr. dia 13 de setembro sofri um acidente de moto e abri a bacia do lado direito operei coloquei uma platina na virilha pra juntar a bacia e um parafuso na lateral só que a platina quebrou retiraram e não colocaram outra eles falaram para mim não forçar a perna direita no chão e acostumando sentar que com o tempo o osso cola teria ideia de quanto tempo pela sua experiência para voltar a andar o osso colar e tal claro que sei que vc não viu os exames mais pela sua experiência obrigado pela atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fábio, 

      O tempo para a consolidação gira em torno de 6 a 8 semanas... Claro que vai depender muito do tipo de sua fratura e das lesões associadas...

      Boa sorte

  • Andreia Gomes dos Santos

    Boa tarde! Meu irmão teve um acidente de moto a 4 meses, está com ferro na barriga, quebrou o elo da bacia está somente deitado senta mas o médico avisou pra não apoiar e forçar os pés do chão para calcificar mas rápido a fratura, a dois dias ele teve febre e a parte que está o ferro está avermelhada ele tá tomando antibiótico por conta própria para vê se melhora, mas gostaria de saber o que é esse sinal e se tenho que levar ele numa emergência.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Andreia,

      Sugiro nunca tomar medicações por conta própria, principalmente antibiótico.. pois caso use o errado, irá selecionar bactérias resistentes e dificultará o tratamento...

      Repito: MUITO PERIGOSO TOMAR MEDICAÇÕES POR CONTA PRÓPRIA, PRINCIPALMENTE ANTIBIÓTICO !!!

      Quanto à cirurgia, caso fique vermelho ou tenha saída de pus ou outras secreções, deve ir ao pronto-socorro... pode ser que tenha infeccionado o trajeto do pino...

      Boa sorte e qualquer dúvida estamos às ordens... 

  • Cristiane

    Bom dia Dr. Minha mãe (76 anos) fraturou a bacia ( ísquio direto) e não foi necessário cirurgia. Hoje fazem 4 meses. Não sente mais nenhuma dor e anda perfeito. O problema é que ela ainda sente falta de equilíbrio ao andar e inclusive já caiu uma vez. Isso é normal, mesmo após tanto tempo? Com o tempo fica bom? Ela faz fisioterapia desde o começo. Desde já obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cristiane,

      Se foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), provavelmente ela ficou um tempo restrita ao leito... Nesse tempo é comum que ocorra hipotrofia muscular e quando o paciente retorna às suas atividades, tenha certa dificuldade...

      Outra coisa, o próprio idoso já tem uma tendência a perda de equilíbrio e quedas, como consequência do próprio envelhecimento, perda de reflexos, labirintopatias, problemas nos níveis pressóricos, outros problemas cardiovasculares, neurológicos e outros...

      Não tem como garantir que vai voltar ao estado de antes.. Sugiro acompanhamento com seu ortopedista e, caso não tenha, um geriatra... Ajudaria Bastante

      Boa sorte

  • Gil

    Olá Dr, faz 6 semanas que fraturei o púbis em 2 lugares, quase não sentia dor nesses últimos dias, mas hj estou sentindo uma dor que pulsa no local da fratura. O medico disse que depois de 30 dias eu podia ir tentando andar sem muletas, ontem andei bastante sem. O que pode ser essa dor? Estou preocupada.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Gil...

      Pelo que falou, foi optado pelo tratamento conservador (sem cirurgia)...

      Nesse tratamento o paciente fica muito tempo em repouso e é comum a musculatura hipotrofiar (diminuir de tamanho). Quando retorna aos movimentos cotidianos, é comum ocorrerem dores leves... Contudo essas dores são de curtas duração e cedem com uso de analgésicos... Caso sua dor seja forte ou que não passe com medicamentos simples, sugiro procurar seu ortopedista ...

      Boa sorte

  • Cesar Ferreira da Silveira

    Olá Doutor! Sofri uma queda de bike e fraturei a bacia ! Porém não foi necessário cirurgia ! Os fragmentos não saíram do lugar ! O tratamento sugerido foi o conservador ! Repouso ! Faz 1 mês e 20 dias e meu ortopedista liberou as muletas através de conclusão da consolidação do local da fratura por exame de RX posterior ao trauma ! Porém após pegar as muletas venho sentindo pontadas na verilha e que melhora quando fico em repouso ! Devo procura lo para ver oq se sucede? Ou eh normal sentir isto durante o processo de total consolidação ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cesar,

      Sempre que fica muito tempo em repouso, a musculatura hipotrofia, e é comum leves dores na reabilitação...

      Contudo, se as dores forem muito intensas ou dores constantes, que não cedem com analgésicos comuns, aí já não é normal... se for assim sugiro ir no seu ortopedista...

      Boa sorte e qualquer coisa estamos às ordens...

  • Taiane Abreu

    Eu tenho uma amiga que sofreu um acidente de moto e quebrou a bacia. Fizeram a cirurgia nela colocaram aqueles pinos externos. Mas após a cirurgia foi descoberto uma gravidez de semanas. Mas não conseguem fazer exames pra saber do feto. Quais as complicações que essa paciente pode ter?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Taiane,

      Primeira coisa que tem que ter em mente que agora são dois pacientes... sua amiga e o feto... Cada um com um risco diferente.. Quanto à sua amiga, as principais complicações são Infecção, Pseudartrose (“osso não cola”), perda da fixação, deformidade residual, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), pesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras.

      Já para o feto, o pior seria  a não viabilidades.. ideal é ver com um obstetra a possibilidade de ver a vitalidade fetal.. se sua amiga não tiver tido lesão genital, é possível realizar ultrassom transvaginal... mas converse com o obstetra...

      Boa sorte.. na torcida

  • Maria José salgado souza de Britto

    Sofri acidente de moto fraturei a bacia, gostaria de saber se posso sentar?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Zeze...

      Vai depender do local e do padrão da sua fratura..

      Se a fratura tiver sem desvio e for no púbis ou no ílio, já pode tentar sentar...

      Contudo não posso responder precisamente à sua pergunta pois precisaria examinar e ver seus exames de imagens...

      Qualquer dúvida estamos às ordens ...

  • Marcos Gomes cruz

    Boa tarde quebrei a pelvea em dois lugares mais o sacro. Não precisou de cirurgia tem 20 dias já consigo andar na Cedeira de rodas. Quanto tempo pra eu conseguir andar ?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Marcos...

      O tempo de recuperação vai depender muito do padrão da sua fratura...

      Não existe uma regra... contudo a média pro osso consolidar (“colar”) vai de 6 a 8 semanas...

      Por isso importante o acompanhamento com o ortopedista. Ele vai avaliar você e suas radiografias e averiguar se a consolidação já ocorreu.

      Qualquer dúvida estamos às ordens ...

  • Renata

    Bom dia, tive uma fratura cominutiva na asa do sacro direita em agosto. Ja faco fisioterapia desde a terceira semana, sem carga na perna direita. Há 10 dias comecei a colocar carga parcial e tenho sentido dores no local da fratura. É comum? Ando de muleta para apoiar o peso da perna direita. Em quanto tempo mais começo a andar sem ajuda de muleta? Obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Renata,

       Não seria Asa do ilíaco?  

      Ser for na asa do ilíaco, o retorno é mais tranquilo, porque não afeta a área de carga do quadril.  Assim o retorno a andar com carga total é de acordo com sua dor...  

      Quanto à dor, geralmente ela melhora bastante após a consolidação óssea, que, dependendo do padrão da fratura, gira em torno de 6 a 8 semanas.

  • Fernanda

    olá boa tarde Dr bom fraturei meu quadril já faz 1 ano e 10 meses e acabei tenho placas e parafusos fechando a sinfise pélvica, estou gravida de 8 semanas e não retirei nenhum parafuso, devo me preocupar?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fernanda...  

      Durante a gravidez, para acomodar o bebê na pelvis, as articulações (junções) da bacia se "alargam" um pouco...  

      A resposta para sua pergunta vai depender de como foi sua fratura.. se a fratura foi muito grave, que mudou muito a anatomia normal, é um pouco preocupante... já se foi uma fratura que manteve a anatomia parecida com o normal e se os parafusos estiverem bem posicionados geralmente não existem problemas...  

      Sugiro acompanhamento conjunto com seu ortopedista e e seu obstetra, ficando de olho se ocorre alguma restrição de crescimento do seu bebê...  Mas tranquilo... na maioria dos casos não tem problema... mas tem que ficar de olho...

  • Gerson

    Boa tarde doutor Tive uma fratura na asa ilíaca direita e com dois meses o RX mostra uma consolidação boa, porém sinto dores na virilha eventuais qdo ando e às vezes fisgadas mesmo qdo estou sentado ou deitado. Estou fazendo fisioterapia com orientação médica e consigo me deslocar sem a muleta. É normal essas dores

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Gerson...  

      Toda recuperação de fratura é dolorosa.... principalmente durante a reabilitação motora.  Mas, sempre que o paciente sentir dores extremamente fortes ou persistentes, mesmo com o uso de analgésico, é bom investigar.... Fraturas de bacia geralmente são decorrentes de traumas de grande energia, sendo muitas vezes associadas a outras lesões...  

      Assim, se as dores são muito fortes ou persistentes, oriento procurar um médico para examiná-lo..  

      Boa sorte brother.

  • Alexsandra Conceição

    Boa tarde tive fratura na bacia não foi preciso fazer cirurgia já tem 4 meses em seguida peguei uma bactéria ao lado dos quadris.ja tratei porém está com um coagro muito grande e queima demais o que será ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Alexsandra,

      Com essas informações que está me passando fica um pouco difícil dar uma opinião adequada...

      Sugiro uma consulta presencial com seu ortopedista.

      Boa sorte.

  • Irene

    O meu esposo fraturou o osso do eliaco, e após um mês o médico através de um raio x verificou que a consolidação estava excelente para o período. Hj está com mais de oito semanas e o médico tinha liberado andar sem muletas, dirigir, mas quando anda um pouco a mais começa a sentir dores na virilha. É normal isso?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Irene...

      O tempo de consolidação varia de 6 a 8 semanas.. contudo, mesmo depois do osso consolidado (colado), e é possível que ocorra dores. Contudo, com o tempo tende a melhorar... não posso afirmar em quanto tempo... em média de 6 a 12 meses após a consolidação já costumamos ver boa resposta...

      Qualquer coisa pode mandar as ordens

  • Nadir

    Bom dia doutor. Já escrevi para o Sr. anteriormente. Tenho 76 anos e tive fratura no ísquio pubico direto. Com dois meses, fiz novo raio x e já estava consolidado. Também fiz ressonância que confirmou. A dor da virilha continua constante, porém bem fraca. A minha dúvida é que quando ando sinto muita falta de equilíbrio. O médico deu alta e falou que é normal. Vou andar sempre assim? Ou com o tempo melhora? Tenho medo de cair de novo. Deveria pedir para fazer acumputura ou fisioterapia? Qual seria melhor? Desde já obrigado pela atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá... que bom que já consolidou... 

      Como costumo dizer.. depois de uma fratura, mesmo que tudo ocorra bem, igual ao que papai do céu fez, não fica mais...

      Contudo, com o tempo tende a melhorar... não posso afirmar em quanto tempo... em média de 6 a 12 meses após já costumamos a ver boa resposta...

      Quanto a fisioterapia e acupuntura, as 2 são excelentes técnicas no combate a dor...entretanto seria bom uma avaliação médica presencial para indicar qual a melhor opção no seu caso...

      Qualquer dúvida estamos às ordens.

  • Ana Cláudia

    Oi doutor quebrei a bacia e o acetabulo estou usando fixador externo a um mes e estou me cuidando bem não coloquei o pé no chão não me esforço só deitada a um mes e a minha parte íntima começou a inchar e minhas pernas tbm isso é normal o médico me passou nenhum anti inflamatório estou preocupada tenho 27 anos preciso de respostas pra saber o q faço se e normal

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Ana...

      Esse edema (inchaço) ocorre frequentemente nesses casos, principalmente pelo repouso...

      Assim que você reiniciar andar, é muito provável que melhore.

  • dani

    ola Dr., fraturei o pubis em acidente de moto, gostaria de saber o q tenho q deixar de fazer p tratar e curar mais rapido. quais os ecercicios fisicos que nao prejudicam o tratamento, e qual o tempo de tratamento. Desde ja agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Boa noite Dani...

      As fraturas de púbis geralmente têm boa evolução...

      Não existe um jeito de acelerar o processo... o importante é não atrapalhar a natureza.

      Em torno de 6 semanas já é possível ocorrer a consolidação (claro que depende do padrão da fratura)...

       

  • Geysy

    Olá Doutor. Sofri um acidente de moto tive uma fratura exposta na bacia a 6 anos ... Uso platina e 7 pinos .. gostaria de saber se eles devem ser retirados e após quanto tempo pós cirurgia? E se posso engravidar e quais os riscos no meu caso ? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Bom dia Geysy...

      Em teoria todo material de síntese (platina e pinos) pode ser retirados após 1 ano.

      Contudo, se eles não tiverem causando sintomas, não é necessário retirar, evitando assim outra cirurgia...

      Quanto a gravidez, geralmente não tem nenhum problema...

  • Graça

    Minha patroa é acamada,Por vários problemas de saúde,um deles é artrose,durante uma crise de convulsão ela fraturou a bacia,o médico disse que não ia operar pelo histórico de saúde e por ela ser idosa(78),e agora ela vai viver com esse sofrimento,pois ela grita muito na hora de trocar a fralda?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá.....

      Pelo que falou, se ela sente dor na mobilização dela durante a troca de fraldas, provavelmente a fratura ainda não consolidou...

      Provavelmente se o médico resolveu não operar, suponho que ele viu que a fratura da para consolidar ser a necessidade de cirurgia... e também suponho que tenha sido prescrito remédios para dor...

      Se  você está percebendo que ela não está suportando esse período até o osso consolidar, mesmo com medicamento, sugiro realizar uma outra consulta médica...

      Nesse caso nada substitui uma consulta médica presencial...

  • Ana Paula

    Meu marido teve fratura de bacia lesão grave no períneo com isso teve um grande rasgo na virilha cerca de 15 cm por conta disso não vez cirurgia para por a placa na bacia teve muitas complicações por ter cortado o reto a ureta éa abexiga ..isso já faz 8 meses e ele ainda não anda ..é possível que ele volte a andar ??

    • Dr. Diego Ariel

      Boa noite Ana Paula....

      O tratamento vai depender muito do padrão da fratura dele...

      Contudo, antes da cirurgia da bacia, primeiramente devem ser tratadas as lesões do reto, uretra e bexiga, pois o risco de complicações, como infecção, é muito grande.

      Dependendo do tipo de fratura, é possível inclusive que a fratura consolide e não precise mais de cirurgia... assim como também é possível ele andar sim... Como eu disse, depende do padrão da fratura ...

  • Nayara

    Doutor eu sofri um acidente de trânsito quebrei o anel pevel isquision esquerdo e ele distanciou e uso fixador externo já está com 2 meses meu cirurgião falo q vou fica 3 meses o que vc acha , obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Nayara,

      Dependendo do padrão da sua fratura, essa é uma boa conduta.

      Geralmente fraturas com pouco desvio respondem bem ao fixador externo e ainda evita você se submeter a uma nova cirurgia.

      Qualquer dúvida é só falar.

  • Francisco Azevedo

    Sofri uma queda no banheiro a 3 semanas. No momento,senti um choque na coluna. Ao deitar e ficar muito tempo sentado,foi muito. Está melhorando bem devagar. Durante o dia consigo ficar sem analgésico,a noite tenho que tomar. Forte feito um RX 1 semana depois, não for constatado nada,mas dou muito ainda,acho que tem alguma trinca. vou ter dores até quando? Geato

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Francisco,

      Se ainda estiver com muito dor, sugiro uma nova consulta e a realização de exames mais específicos (de acordo com o médico que te atender achar conveniente), como tomografia...

       

  • isabelle

    Olá! Bom dia! Minha avó teve uma fratura no colo do fêmur, irá fazer uma cirurgia hoje! Quais são os consequências? ela tem 80 anos!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Isabelle.

      Quanto mais precoce a cirurgia, melhor. Muitas são as complicações relacionadas às fraturas do colo de fêmur, principalmente em idosos.

      As complicações mais temidas são a trombose/embolia e a pneumonia. 

      Espero que dê tudo certo...

      Em caso de mais dúvidas, dá ua olhada na página: https://diegoariel.com.br/post/fratura-do-colo-do-femur

      E qualquer coisa estamos às ordens.

  • Tatiane

    Oi doutor boa noite eu sofri um acidente de caminhão quebrei a bacia o lado direito só os médicos falaram que estão avaliando meu caso se cola a bacia ou precisa faze cirurgia doutor queria saber quanto tempo vou ficar de repouso na cama quando vou poder anda de novo tira essa dúvida pra mim obrigada doutor..

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Tatiane,

      O tempo de recuperação vai depender muito do padrão da sua fratura....

      No geral, fraturas que acometem o acetábulo e as que tem muito desvio tem pior prognóstico e normalmente necessitam de cirurgia. 

      Em média, o tempo de consolidação (que o osso leva pra colar) é de 6 a 8 semanas. Nesse período, dependendo da evolução, já é possível retornar a caminhar... 

      Qualquer coisa estamos à disposição 

  • Nadir

    Boa noite Dr. Tive uma fratura de ísquio direto e com 30 dias o médico fez outro raio x e falou que a consolidação estava bem adiantada e que poderia andar e inclusive ir deixando as muletas conforme sentisse firmeza. Hoje com 45 dias ando bem em casa, mas quando tento andar um pouco mais ou deito do lado direito, sinto dor na virilha e começo a andar mancando. Estou muito nervosa. Será que não vou mais conseguir andar direito? Existe a possibilidade de o osso não terminar de colar? Apesar da minha idade (76) sempre fui muito ativa. Não foi passado fisioterapia, só acumputura. Desde já obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Nadir,

      Geralmente as fraturas de ísquio têm uma excelente evolução, principalmente se a fratura for com pouco desvio.  

      O tempo de consolidação é em média de 6 a 8 semanas. Contudo, mesmo com o osso consolidado ("já colado"), ainda pode ter ocorrer dor. A dor é comum e alguns pacientes referem dor até mesmo após 6 meses depois do osso consolidado.

      Depois quando retornar ao seu ortopedista, veja com ele a possibilidade de iniciar a fisioterapia.

      Qualquer dúvida estamos às ordens.

      Abraços.

  • Aldair

    Dr. Boa tarde minha esposa tem uma fatura na pélvica faz medo ela engravida. Tbm tem uma placa com 10 parafuso. Mim ajude.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Aldair,

      Não se preocupe. Se a fratura já tiver consolidado ("osso já colado"), não tem nenhum problema.

      Confirme com seu ortopedista se já ocorreu a consolidação. Se sim, pode ficar tranquilo.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Abraços

  • Leandro yankous

    Bom dia , tive uma fratura de bacia , quebrei em 2 lugares, fui submetido a cirurgia e foram colocados 2 parafusos de titânio, e também fraturei o Acetábulo , passei por cirurgia Tam bem para recolocar a lena no lugar , já fazem 9 meses , eu queria saber quanto tempo de repouso para voltar a fazer trilha de moto?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Leandro,

      O retorno é possível assim que ocorrer a consolidação ("o osso colar"). Isso pode variar de 6 meses a 1 ano. Contudo, há casos mais graves e mais complexos que necessitam de mais tempo para a reabilitação completa. Você está no tempo esperado para esse retorno. Contudo, quem vai liberar é seu ortopedista, após examinar você e ver sua radiografia.

      Qualquer dúvida estamos às ordens.

  • Marcia

    Olá sofri um acidente de carro e Fraturei a pélvis do lado direito 2 lugares e o esquerdo um o médico m deu 90 dias de repouso mais com60 dias já tô andando de vagar o lado esquerdo q a fratura foi menos ta bem bom Mas o direito sinto um pouco d dor quando forço p caminhar queria saber se é normal ou tenho q ficar só de repouso e quanto tempo vou levar para caminhar bem de novo sem dor

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Marcia,

      Geralmente o tempo paro osso colar (consolidação) é de cerca de 6 a 8 semanas...

      Tipicamente após consolidar (e se nenhuma complicação ocorrer) as dores passam. 

      Nos casos de ma abertura da bacia (disjunção da sínfise púbica) ou de fratura no acetábulo (articulação do quadril) esse tempo aumenta. 

      Se o médico que lhe avaliou pediu 90 dias (12 semanas) de repouso é porque não foi uma fratura tão simples assim.

      Sugiro seguir as recomendações dele e em caso de dúvida reavaliar.

      Qualquer coisa estamos às ordens.

      Abraços.

       

  • Celia

    Bom dia Sofri um acidente de moto no dia 13 de julho, fiz fartura do ílio e esquio direitos. Estive no hospital 12 dias . No dia 13 agosto o ortopedista deu me 2 semanas para começar a andar sem canadianas , durante o dia ando bem , mas á noite tenho imensas dores na lombar , especialmente na zona do cóccix, coxas e joelhos . Não será cedo demais para andar sem ter feito fisioterapia nenhuma ? Obg Celia

    • Dr. Diego Ariel

      Bom dia Celia.

      Celia, o tempo em média de consolidação do osso é cerca de 6 a 8 semanas. Caso você não tenha abertura da sínfise ou fratura na região do acetábulo (zona de carga do quadril), esse tempo que você falou (13 de agosto + 2 semanas) já corresponde às 6 semanas. Se seu médico autorizou é porque ele deve ter visto já sinais de consolidação e que o tratamento está indo bem.

      Qualquer dúvida estamos às ordens...  

  • Cristiane

    Bom dia Dr. Minha mãe teve fratura do ramo ísquio pubico a 30 dias. Não foi necessário cirurgia, inclusive o médico falou que poderia pisar com a muleta. Ela está sem dor, mas ainda tem muita dificuldade para andar. Os pés incham e ficam pesados. É normal, depois de um mês? Será que ela realmente não precisaria de cirurgia? Ela vai conseguir andar como antes? Apesar da idade (76) sempre foi muito ativa. Me falaram que poderia estar com alguma lesão no nervo, por isso não consegue andar. Isso é verdade? O médico fez rx e tomografia e não falou nada. Desde já obrigado pela atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá...

      Cristiane, o tratamento das fraturas da bacia dependem de muitos fatores. Geralmente, em boa parte dos casos, as fraturas de ísquio e púbis não necessitam de cirurgia, principalmente sem não tiver desvio ("se o osso não saiu do lugar").

      O tempo de consolidação (tempo pro "osso colar") é em torno de 2 a 3 meses. Durante esse período, é comum aparecer dor e inchaço nas pernas, principalmente se o paciente não estiver andando. Costumo dizer ao paciente que por melhor que tenha sido tratada uma fratura, igual ao que "papai do céu fez, não fica mais ..." Mas normalmente a recuperação nesses casos é boa.

      A tomografia é um excelente exame para ver esse desvio. Se seu ortopedista viu a tomografia, provavelmente ele está conduzindo bem o caso. Quanto ao nervo, o melhor exame seria a eletroneuromiografia...

      Mas eu sugiro aguardar um pouco mais, retornar ao seu ortopedista e ver com ele a possibilidade de já iniciar a fisioterapia.

      Qualquer dúvida estamos às ordens...

      Boa sorte

  • Isaac Bonnel

    Boa noite Dr Diego Ariel , Moro na Califórnia e a 10 semanas atrás sofri um acidente de moto o qual acabei quebrando minha pélvis em 3 lugares e rompimento da bexiga e rompi minha sínfise púbica. Coloquei fixadores externos para manter a pélvis no lugar por 6 semanas e coloquei um parafuso interno na parte de trás . Usei o cateter por 35 dias para drenagem . Fiz exames de contraste que mostraram que mostraram que a bexiga estava cicatrizara , no entanto recentemente fiz um exame com microcâmera onde mostra uma pequena área interna onde ainda a sangramento . Existe a possibilidade de ter este sangramento associado a minha pélvis ? Ou meus ossos ? E minha sinfise púbica volta ao normal ? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Isaac... 

      Mestre, pelo descrito não ficou claro qual o exame que você microcâmera.... Poderia ser a cistoscopia (câmera diretamente na bexiga através da uretra) e poderia ser a laparoscopia (onde a câmera é colocada no abdome através de pequeno furo na barriga). O mais provável é que tenha sido a cistocopia mesmo....

      Enfim, pelo tempo (6 semanas) é pouco provável que esse sangramento seja da sua pelve. Em torno de 6 a 8 semana é o tempo necessário para a cicatrização.

      Quanto à sua sínfise voltar ao normal, sempre costumo dizer aos meus pacientes que igual ao que "papai do céu" fez não tem como ficar novamente igual.... Claro que o objetivo do tratamento é deixar o mais próximo do original possível...  e por que a cirurgia tenha ficado perfeita, sempre existe a possibilidade de vez ou outra aparecer um "dorzinha" ou um desconforto... nada que impeça suas atividades cotidianas... 

      Sugiro que procure seu urologista para avaliar esse sangramento... e caso permaneça com dúvidas, retorne ao seu ortopedista...

      Qualquer dúvida estamos às ordens...

  • Alexandre

    Fraturei o acetabulo ha 7 anos. Nos últimos meses tenho sentido muita dor no local. É comum isso? Seria possível que a cartilagem tenha se desgastado? O q posso fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Boa noite, Alexandre

      Pelo que você comentou, é possível que você esteja desenvolvendo uma Artrose (também conhecido como Osteoartrite, que nada mais é de que o desgaste da cartilagem), frequente após traumas grandes, mesmo a cirurgia sendo um sucesso.

      Como expliquei no comentário da Izabel, abaixo,  esse tipo de complicação é mais comum quando a fratura atinge a região do acetábulo (região do quadril que "encaixa" no fêmur), justamente o seu caso.

      No seu caso também é necessário avaliação clínica e radiologica  para confirmar a possibilidade de estar fazendo uma artrose pós traumática.

  • Izabel

    Ola Dr Diego Venho procurado informação pois sofri uma acidente de moto e fraturei a bacia em 3 lugares. Tenho placas e pinos. Me recuperei bem no início, mas após 1 ano dor tem se tornado constante. O que é indicado nesses casos? Fortalecimento através de exercicios, medicação? Aguardo sua opinião. Desde já muito grata.

    • Dr. Diego Ariel

      Tudo bem Izabel?!

      Se você foi submetida a tratamento cirúrgico, provavelmente sua fratura foi grave. Como expliquei mais acima, a bacia é formada por 3 ossos de cada lado (ísquio, Ílio e Púbis) e pelo sacro mais atrás. 

      Pelo que você falou, aparentemente você estava boa e começou a sentir dores após 1 ano. Uma possível complicação que explica isso seria a Artrose (também conhecido como Osteoartrite), frequente após traumas grandes, mesmo a cirurgia sendo um sucesso. Contudo esse tipo de complicação é mais comum quando a fratura atinge a região do acetábulo (região do quadril que "encaixa" no fêmur). 

      Assim, seria importante você retornar no seu médico, avaliar clínica e radiologicamente, para ver a possibilidade de estar fazendo uma artrose pós traumática.

  • Carine

    Boa tarde, Dr. Diego, meu pai teve fratura na pelve, a médica disse q foi o pior tipo de fratura, foi colocado a fixação externa e agora vai fazer a cirurgia interna para a fixação de placas e parafusos, esta cirurgia tendo um total sucesso, com quanto tempo ele poderá ganhar alta do hospital, e qual o tempo para se recuperar, em termos de andar? Imagino TB q ele terá q passar por sessões de fisioterapia. Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Carine,  

      Supondo que ocorra tudo bem, o tempo de alta hospitalar vai de acordo com o protocolo de cada hospital. Geralmente a alta ocorre com 1 ou 2 dias de pós-operatório.  

      O tempo de recuperação também é variado, indo de acordo com cada paciente. Em média a fratura consolida em torno de 6 a 8 semanas. Se a cirurgia for na pelve e não for no acetábulo ("o encaixe do quadril"), o paciente volta a andar mais rápido, logo nas primeiras semanas.  

      E como você bem lembrou, ele vai precisar de muitas sessões de fisioterapia...  

      Espero ter ajudado... Qualquer coisa estamos às ordens...

  • Anderson Ventura

    Fraturei a bacia não preciso de cirurgia no momento o médico deu 15 dias de repouso se preciso mais repouso ainda ou nao

    • Dr. Diego Ariel

      Bom dia.

      Se seu médico recomendou 15 dias de repouso, provavelmente foi uma fratura pequena.

      Fraturas pequenas, sem desvio e fora da zona de carga (principalmente no quadril) apresentam bons resultados com tratamento sem cirurgia.

      Siga as orientações dele e se possível retorne para uma re-avaliação.

  • Brenda richelly

    Bom dia Dr.Diego Ariel Eu sofri um acidente de moto,fraturei a bacia em quatro quantos ,estou desligamento na parte da púbis , vai fazer 1 mês dia 12 de julho ,recebi alta com uma semana depois do acidente, não fizeram cirurgia, nem mobilizaram a parte fo trauma e mim colocaram pra casa,mesmo com dores fortes e sem andar ,no meu caso o que tevo fazer .

    • Dr. Diego Ariel

      Bom dia Brenda.

      Pelo que você falou, aparenta que você teve fraturas e disjunção ("desligamento") da sínfise púbica. Em certos casos não é necessário cirúrgia. Geralmente fratura de ísquio e púbis com pouco desvio não precisa de cirurgia. Disjunção de sínfise (desligamento) menor de que 2,5 cm também são muito favoráveis para o tratamento sem cirurgia.

      Para consolidar (osso "colar"), em média, são necessárias de 6 a 8 semanas.

      Ou seja, se foi indicado tratamento sem cirurgia, você está na metade.

      Geralmente não é necessário imobilizar. Mas é fundamental o cuidado com medicamento para dor (geralmente utilizamos aintiflamatórios mais fortes, muitas vezes até mesmo derivados da morfina) e com medicamentos anticoagulantes (que evitam trombose).

      Se está com muita dor, tente retornar ao seu ortopedista. A avaliação pessoal sempre é a melhor forma.

  • Ines

    Meu marido quebrou a bacia quando tempo de recuperação nao foi preciso cirurgia so repouso

    • Dr. Diego Ariel

      Bom dia Inês,

      Pelo que falou, provavelmente optaram por não operar ele pois a featura esstava sem ou com pouco desvio (“ossos encaixados”).

      Nesses casos, o repouso necessário para consolidação óssea (pro osso colar) é de cerca de 6 a 8 semanas.

Comentar