Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Traumatologia

Fratura da Clavícula


Imagem

    A clavícula é um osso em formato de “S” que fica na região anterior e superior do tórax. A clavícula funciona como uma escora, unindo o ombro ao tronco e permitindo que o ombro atue com força ideal.

    A clavícula é dividida anatomicamente em três regiões: o terço médio (parte mais central), o terço médio (no meio da clavícula) e terço lateral (parte mais próxima ao ombro). O terço medial protege o plexo braquial (conjunto de nervos que controlam os membros superiores), os vasos subclávios e axilares (que levam sangue para os membros superiores) e a região superior do pulmão. O terço médio é o mais vulnerável a fraturas, sendo a região com menos reforço muscular e ligamentar.

    As fraturas da clavícula são responsáveis por cerca de 2,6 a 12% de todas as fraturas do corpo e por cerca de 44 a 66% das fraturas na região do ombro. Já as fraturas do terço médio são responsáveis por 80% de todas as fraturas da clavícula, enquanto as fraturas dos terços medial e da lateral são responsáveis por 5 e 15%, respectivamente.

 

Como ocorre a fratura da clavícula? O principal mecanismo de fratura da clavícula é a queda sobre o ombro, representado a principal causa em cerca de 87% das fraturas. O impacto direto é o responsável por somente 7% e as quedas sobre a mão espalmada por 6% dos casos. Atualmente, os acidentes automobilísticos estão entre as principais causas.

 

Quais os sintomas? Dor, edema (inchaço), hematoma e deformidade, além de incapacidade de mobilizar o membro superior afetado. Geralmente, o paciente dá entrada no pronto-socorro sustentando o cotovelo junto ao tórax e a cabeça inclinada para o lado da fratura.

 

 

Como é feito o diagnóstico? Além da historia clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e no planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. 

 

 

Todas as fraturas são iguais ou existe alguma mais grave do que as outras? As fraturas da clavícula diferem entre si em termos de gravidade. Dentre os principais parâmetros, 4 se destacam para dizermos quão mais grave é a fratura. São eles:

1- Fraturas expostas ou lesões associadas;

2- Localização da fratura (terço medial, terço médio e terço lateral);

3- Desvio dos fragmentos;

4- Padrão da fratura.

 

Como o padrão da fratura é classificado? Apesar de cada fratura ser diferente de uma pessoa para a outra, muitas apresentam padrões semelhantes. Tais padrões permitem criarmos uma classificação que orienta os médicos na condução do tratamento. Existem muitas classificações, como a de Allman, a de Robinson e a feita pelo grupo AO. Basicamente, elas dividem as fraturas de acordo com a localização, com energia/mecanismo do trauma e de acordo com o “traço” de fratura. 

 

 

Como é feito o tratamento? O tratamento pode ser de duas formas: conservador (sem cirurgia) ou cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade e de alguns parâmetros, como os que citamos acima. 

 

Como é feito o Tratamento Conservador? A maioria das fraturas de clavícula com pouco encurtamento (geralmente menor de que 2cm) pode ser tratada de forma conservadora, através do uso de imobilização. Os tipos mais conhecidos são a tipoia, o 8 elástico e o 8 gessado. O conforto e o alívio da dor são os principais objetivos. A tipoia gera os mesmos resultados da imobilização em 8, proporcionando mais conforto e menos problemas cutâneos. Em geral, a imobilização é utilizada por cerca de 4 a 6 semanas. Durante esse período, o movimento ativo do cotovelo, do punho e da mão deve ser estimulado.

 

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? As indicações mais aceitas para o tratamento cirúrgico de fraturas agudas da clavícula são fraturas expostas, comprometimento neurovascular associado e abaulamento da pele com potencial de progressão para fratura exposta. Outras indicações são os grandes desvios e encurtamentos. As demais situações devem ser avaliadas caso a caso. Dentre as principais técnicas empregadas, estão a utilização de placas e parafusos, hastes e fios.

 

 

Quais as possíveis complicações? Infecção, Pseudartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras.

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? O retorno vai depender muito da gravidade da fratura, das lesões associadas e de qual técnica de tratamento foi utilizada. Geralmente, o retorno pode variar de 3 a 6 meses. Todavia, há casos mais graves e mais complexos que necessitam de mais tempo para a reabilitação completa.

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentar



Comentários

  • Henrique nogueira

    Olá, fiz cirurgia de clavícula a 1 ano e meio com placa e parafuso, posso fazer esforço ou tem alguma limitação?

  • Dayane da Silva

    Boa tarde. Minha menina tem 11 anos, a 17 dias atrás no raio X o médico disse que ela tinha trincado a clavícula em 2 lugares. Colocamos a tipoia mais como tinha muita dor voltei em 2 dias novamente e outro médico disse a mesma coisa que o osso estava somente trincado. Hj com 17 dias tivemos o retorno, e ao fazer o raio X o osso estava quebrado e não trincado, o médico mandou tirar a tipoia, falou que tinha que tocar a vida e se caso na escola alguém batesse ali não ia dar nada, apenas não podia cair de novo. Oque faço? Não tenho os raio X em mãos e demora 10 dias úteis para conseguir. Posso tirar a tipoia achei sedo demais até pq tá quebrado e antes tava somente trincado.

  • Francisco Sampaio

    Boa tarde doutor, tenho 17 anos e fraturei minha clavícula à 12 dias. Fiz o raio X. E dá pra ver q o osso repartiu em dois, as peças ficaram com uma certa distância uma da outra porém praticamente alinhadas, será q vai consolidar sem cirurgia ? Outra coisa. Dor eu já quase não sinto mais, porém sinto uma coisa se movimentar as vezes sinto q não é osso. Pode ser o nervo será? É normal? Se possível por favor me responda. Tenha uma boa tarde

  • Patrícia de Santana Mendes

    Meu filho quebro a clavícula ele tem 11 e clavícula dele tá um osso pro cima e outro pro baixo trapasou um osso do outro ele volta no lugar

  • Claudineia Gomes do Espirito Santo

    Boa tarde. Fiz cerurgia de clavicula a 10 dias e o nervo na minha mão estão duros não consigo pegar nada .Isso e normal.?As juntas dos meus dedos doem como se estivessem congelando.

  • Celsa lucena da Silva do Nascimento

    Boa tarde,há 2 anos eu caí e machucou minha cravicula,nunca parou de doer ,o médico disse que não quebrou ,porque dói tanto então,não estou nem conseguindo trabalhar direito,isso e normal, não ter quebrado e doer tanto ,sem falar que e horrível na hora de dormir,vcs podem me ajudar , não suportou mas tanta dor ,só melhora quando deito de barriga pra cima e apoio o braço no travesseiro,mas e bem pouco .obg

  • Josiane Camargos

    Boa noite! Fraturei minha clavicula há 39 dias. Usei o 8 elástico por 4 semanas e desde então estou com a tipoia. No exame clínico está tudo ok, o osso não tem mobilidade. Porém no raio x não está consolidado. Nesse período de 39 dias, o que vale? O exame clínico ou o raio x ? É preciso mais um tempo de uso da Tipoia?

  • Vitor Albuquerque

    Muito interessante os esclarecimentos prestados pelo senhor em cada uma das dúvidas. Li todas. Meu caso é o seguinte: Quebrei a clavícula em um acidente, há 10 meses, na região entre central e medial, com luxação acrômio-clavicular nivel II o medico optou por colocar uma placa e 6 parafusos. Agora sofri outro acidente e ela quebrou na região lateral e houve luxação acrômio-clavicular grau V, o medico removeu 3 parafusos que ficavam na extremidade lateral e ficou somente 3 entre a região medial e central, optou por colocar dois Fios Kirchner, um deles ficou "fixado" passando pela própria placa, é notável que a placa ficou protuberante na região lateral,. há algum problema? o medico optou por não fazer outra incisão para retirada dos parafusos e placa, segundo ele só é necessário se vier a causar desconforto.

  • Maicon Trevizan

    Minha clavícula quebrou e a escápula tbm, já tem 7 semanas o osso colou um em cima do outro encurtou mais de 3 cm e o médico não quer fazer cirurgia oq eu faço?

  • Gleicivane

    Dr. Meu marido fez cirurgia da clavícula faz 4 dias quando ele senta ou fica em pé fica roxo o braço e tá sentindo formigamento da mão e normal

  • Ana maria Rosa e

    Fratura na clavícula pode causar inchaço no braço e na mão ✋?

  • Ana maria Rosa e

    Fratura na clavícula pode causar inchaço no braço e na mão ✋?

  • Eliane Rebouças

    Doutor fraturei a clavícula o ortopedista mim informou que precisava de cirurgia com 29 dia fiz outro raio x e a fratura não consolidou ainda está com desvio estou preocupada o médico mim aconselhou fazer uma cirurgia que devo fazer ele mim informou era pra evitar traumas no futuro

  • Ronaldo Barboza de Oliveira

    Bom dia , sou Ronaldo quebrei minha clavícula faz 20 dias quanto tempo e necessário ficar sem mexer com o lado afetado?

  • Jaqueline

    Olá Dr. Fraturei a Clavícula dia 31 de agosto e optei dia primeiro de setembro, passei um mês de tipóia e iniciei a fisioterapia final de outubro. Tenho tido grandes evoluções nos movimentos, porém gostaria de saber se quem fratura a Clavícula consegue recuperar todos os movimentos de antes? Outra dúvida é em relação a placa que coloquei, tenho sentido ela bastante alta isso me gera um incômodo (as vezes dor) parece que vai rasgar a pele! Será que ela vai se encaixar melhor no osso com o tempo é isso vai diminuir? Desde já agradeço.

  • Petra

    Olá Dr tudo bem ? No dia 1 de Dezembro fraturei à clavícula do lado esquerdo, no dia 10 coloquei gesso, de lá pra cá tem tudo corrido muito bem. Dr ontem decidi caminhar, fiquei com uma dor ligeira que ao deitar passou, mas passei a sentir meio que um movimento onde tenho a fratura. Gostava de saber se é normal sentir essa movimentação?! Ainda estou com gesso, só retiro daqui a 4 semanas.

  • Evelyn vilacorta

    Olá dr, meu filho tem 11 meses caiu da cama sobre o ombro, sentiu muita dor e não conseguia mexer o bracinho, fui na emergência e ele fez raio x, o médico disse que não viu fratura e me mandou voltar p casa com antiflamatorio por dois dias .. já passaram 6 dias e tem um caroçinho na clavícula e ele sente dor ao tocar. Estou preocupada. Oque pode ser ? Desde já agradeço. Espero que me responda.

  • Vilmar RODRIGUES DOS Santos

    Olá Dr , tudo bem . Olha Dr estou com um calo na ponta da clavícula abaixo do queixo,dias atrás passei muita dor foi feito ressonância e ultrassom tentou drenar mas não saiu nada só que estou notando que e osso só que parece está fora. O que fazer para diminuir o volume o voltar para o lugar.

  • Ariana severina da Silva

    Bom dia doutor eu fraturei a clavícula tem quarto dias e o médico falou que precisa de cirurgia vou retornar a semana que vem mais não quero opera e o meu foi em cima do ombro até subiu um carocinho mais tá bem mais leve a dor estou usando tipóia será que vai ser necessário mesmo

  • Claudia

    Boa tarde faz 25 dias que fiz uma cirurgia de clavícula coloquei pino o médico disse que está. Rx.com consolidação já me liberou para fazer fisio mais não tá cedo de mais pra fazer fisio foi com medo da placa sai do lugar e tiver que opera de novo o que faço por favpr

  • Claudia

    Boa tarde faz 25 dias que fiz uma cirurgia de clavícula coloquei pino o médico disse que está. Rx.com consolidação já me liberou para fazer fisio mais não tá cedo de mais pra fazer fisio foi com medo da placa sai do lugar e tiver que opera de novo o que faço por favpr

  • Soraia CAstanheira

    Boa Tarde Dr. Diego Há alguns anos fiz uma cirurgia á clavícula aonde foi colocado material osteossíntese. Recuperei a 100% a mobilidade e não sinto dores nenhumas, a minha pergunta é, este tipo de tratamento impede futuramente de alguma atividade física? isto porque mantenho-me ativa a praticar desporto regularmente.

  • Andreia Abreu Borges de morais Mendonça

    Desloquei minha clavícula ,há mais de 7 anos ,,fui no médico e ele n fez nada ,mais os ossos saíram do lugar, preciso de cirurgia?

  • Dolzani Francisco Santos

    Fraturei minha clavícula no dia 3.10.23, há uma, uma quebra no medial, uma distância de 1,5 cm, é possível calcificar, está levemente desalinhado, pode ser caso cirúrgico?

  • Claudia Aparecida da Silva

    Quebrei a clavícula faz 5 Dias nao fiz a cirurgia pois vou passar no medico dis 4 .se euprecisar fazer a cirurgia vou fica quanto tempo internada

  • Isabel Sanches

    Boa noite, minha filha caiu e fraturou a clavícula em Agosto, estava tudo bem, mas um medico esportivo disse que ela estava liberada para voltar a fazer o ergômetro, mas acabou que ela no outro dia percebeu um osso saliente que veio para a frente da clavícula. No Raio X da que está normal, mas esta estralando e com incomodo, será que o osso que não tinha consolidado se movimentou e girou um pouco e veio para a frente, apenas na parte superior da clavícula? Consolidará da mesma forma ?

  • Adriana Soares

    Olá doutor dia 17/7 fiz cirurgia de clavícula, posso fazer fisioterapia?ainda tô com a placa de pinos

  • Willian Nogueira de Oliveira

    Olá Doutor ! Exatamente hoje, fez 40 dias em que me acidentei e quebrei a clavícula no terço médio, e hoje tive um retorno de acompanhamento! Justamente na volta pra casa, eu estava no trânsito dirigindo meu carro normal, quando um veículo colidiu na traseira do meu carro e com o impacto, o cinto de segurança acabou dando uma forçada justamente na clavícula do lado esquerdo (a clavícula que quebrei há 40 dias) ! Sinto uma certa dor, não sei diferenciar se é muscular! CORRE RISCO DE EU TER FRATURADO A CLAVÍCULA NOVAMENTE?

  • Leide

    Boa noite! É verdade que o calo da clavícula quebrada não desaparece?

  • Fabio manoel da Silva Filho

    Bom tarde Dr Diego a 2 ano eu quebrei minha clavicula e não operei e ela colo troda e da auta de como operar ou fazer algua coisa par ela abaixar mais

  • Daniel

    Queria sabe acabei de fratura a clavicula e tô sem tipóia e tem uma bolinha e tá doendo um pouco pq faz duas semanas que fraturei ou menos oque faço pra não senti dor ainda tenho que fica de repouso 3 semana pra i no ortopedista faço oque pra não senti dor botaram um corativo e um pano no pescoço e outro pra segura a minha mão

  • Juliana Altieri

    Olá Doutor Fraturei a clavicula esquerda em 2015 e não operei Fiz tratamento só com tipoia por 2 meses Mas acabou colando torto E hoje com 18 anos sinto muitas dores no meu pescoço e na região muscular do ombro E meu corpo ficou mais baixo do lado esquerdo Esse osso torto pode ser prejudicial ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Juliana ...

      Se for um desvio muito grande, sim...

      mas geralmente não causa muitos problemas.. Sobretudo  pq vc eh jovem e dá tempo de seu corpo se adaptar..

      boa sorte

  • Lope

    Olá Dr fraturei a clavicula dia 19.07 fiz a cirurgia no mesmo dia, foi colocado o fio de kishiner, com 55 ele removeu o fio, porém o osso nao consolidou, a fratura foi bem no meio, minha recomendação foi permanecer com a tipoia e retornar com mais 30 dias, será q dem o fio agora o osso cola mais rápido, no raio X, vejo que ficou longe o osso no local da fratura e acredito que seja isso a demora para cicatrizar, ou é assim mesmo demorado?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Lope..

      Tem casos que levam até 6 meses pra consolidar.. 

      só podemos dizer que não colou quando passamos de 6-9 meses... aí chamamos de pseudoartrose.::

      boa sorte 

  • Andre felipe

    Boa noite Dr, fraturei a clavícula dia 17/09 , após quanto tempo posso parar de usar tipoia e posso usar a ombreira protetora da clavícula?

  • Eliane Diago

    Boa tarde Dr Meu marido teve uma lesão na ba clavícula mas por ser estágio 3 o ortopedista vai seguir sem cirurgia Foi indicaso a tipoia por algunas semanas Mas esta causando muita irritacao e coceira no braço O que ele pode usar ou forrar para não agravar a coceira e irritacao???

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Eliane..

      Sugiro forrar a tipóia ou, se muito inflamado, usar pomada para desinflamar...

      Boa sorte

  • Ciliane

    Ola

    • Dr. Diego Ariel

      Oi

  • Vinicius Henrique Barros dos Santos

    Oi doutor tudo bem a um ano atrás eu fraturei a clavícula só que o médico disse que não ia opera porque não tinha necessidade , tenho uma entrevista de emprego por minha clavícula tá luxada posso não passar nos exames pra entra na empresa por conta da minha clavícula tá luxada ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Vinicius...

      depende de qual emprego vai exercer...

      empresas grandes possuem médico do trabalho, o qual avalia se vc tem capacidade pra executar a função na qual está  sendo contratado...

      boa sorte

  • Ana

    Olá, fraturei a clavícula há 6 dias, o médico que deu os primeiros socorros mandou usar tipoia até a volta que só conseguir marcar 18 dias após a queda, enquanto isso usar tipoia e tomar anti-inflamatório. Porém consegui a opinião de mais três médicos e dois disseram que teria que fazer cirurgia, dois não. Estou bem preocupada, pois uma das fraturas ficou com um aspecto de tenda. Já não sei a quem recorrer. Devo procurar uma quinta opinião? Se não precisar de cirurgia como esse osso irá se consolidar? Quanto tempo ficarei afastada do trabalho? Sou professora e não posso aguardar tantos meses para voltar. Obrigada!

  • Lucinaldo de jesus

    Oi tudo bem fiz uma cirurgia de clavícula em 2013 , queria tira a placa e os parafusos tem como tira ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi lucinaldo..

      Tem sim. Pelo tempo, o osso já deve estar consolidado ...

      Se tiver, pode tirar 

  • Fabio manoel da Silva Filho

    Olá Dr eu quebrei a clavicula fais 2 ano e não alperei e ela da alta

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fábio

      Qual seria sua dúvida?

  • Natthan Cordeiro

    Dr. Boa noite. No dia 12/07/23 cai sobre o ombro tendo uma luxação acromiocravicular. Minha operação foi no dia 19/07 colocaram o fio de kischiner. No di 11/08/23 voltei ao hospital para revisão com o médico e para minha surpresa o fio de kischiner tinha saído do lugar, o médico por um momento falou que teria que reoperar, porque o osso tava afastado, mas depois olhou a estética do ombro, mexeu meu braço e tal aí disse que não precisaria reoperar. Mas no raio X a cravicula ainda esta afastada do acromo dr. Será que a cravicula realmente irá voltar para o lugar? Ele disse que posso voltar a mexer o braço dentro das minhas possibilidades normalmente. Não mandou fazer fisioterapia tbm.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Natthan...

      Sem ver a radiografia não consigo opniar ... Tipicamente depois que sai do local não volta...

      Boa sorte

  • Caroline Pereira Lima

    Meu filho caio e cresceu um caroço na cravicula como se o osso tivesse quebrado mas já bati 2 raio x e eles fala que não quebrou ,tá inchado e dói muito

  • Eduardo Martins

    Meu filho, João quebrou o osso atrás da clavícula e ele está sentindo encomendar o que eu faço? Ele têm 11 anos, está em fase de crescimento. Estamos muito preocupados! Levamos para alguns médicos e falaram que é caso conservatório. Nos ajuda....

  • Marília santos

    Oi Dr.Diego fiz a cirurgia de clavícula tem 16 dias tirei três ponto Mas abriu o ferimento . Será que eu tenho que botar os pontos de novo?

  • Wandeley Novais

    Dr. tem 1 mês e uma semana que eu fiz a cirurgia na cravicula colocou uma placa com 7 parafusos, quando devo começar a fisioterapia e quanto tempo para consolidação total da cravicula? Há preciso retirar os parafusos e a placa posteriormente ou e opcional?

  • Elison Matos

    Olá DR. Estou com 17 dias de operado. E acabei praticando sexo, e na hora do orgasmo senti um desconforto muito grande, e dês de então sinto que o pino saiu do lugar. Esse pino já estava fazendo ponta no sentido do ombro. Só que após ter feito essa arte, sinto que o ponto saiu do lugar e eu está pressionando do outro lado, sentido do osso da clavícula. Estou muito assustado.

  • Lucicléia

    Quebrei a clavícula, tem 3 meses e o osso ñ colou é minha escapula do lado da clavícula quebrada, ficou mas alta que a outra é normal .

  • Wagner Augusto da Silva

    Olá doutor, depois de quanto tempo após a cirurgia na clavícula pode fazer barra fixa na academia?

  • Beatriz

    Boa tarde dr, Eu parti a clavicula esquerda dia 11/06, e fiz cirurgia dia 15/06 e coloquei placa e parafuso, quando tive alta o medico disse que eu ja podia ir movimentando o braço e o pulso, mas eu quando faço isso sinto uns estalos que nao consigo explicar, mas nao sinto dor quando isso acontece, realizei RX e tava tudo bem com a placa mas continuo sem perceber o porque de disso acontecer…

  • Michel Barcelos Fonseca

    Olá doutor eu fiz cirurgia de cravicula tem 10 dias , eu vou retirar os pontos dia 26/06. Com quantos dias mais ou menos para min voltar a jogar futebol..

  • Matheus

    Olá, Doutor! Minha esposa quebrou a clavícula e não precisou de cirurgia, apenas de fisio e medicamento para dor. A questão é que ela sente dores quando a temperatura fica baixa, e surgiu uma ingua atrás da orelha. Isso pode ser devido a fratura, ou não tem relação com isto? Obrigado!

  • Davi

    Boa noite, Dr fiz a cirurgia da clavícula tem 2 anos e mesmo assim sinto dor e estala muito as vezes o que pode ser ?

  • Gilberto Bataioli Pasqualoto

    Boa noite.... Quebrei a cavicula em dois lugares fiz a cirurgia tem 4 dias .... Se eu ficar sentado ou em pe mesmo com a tipoia meu braco fica todo dormente e roxo .... Sera que pode ser grave ?

  • Janna

    Fiz minha cirurgia cavicula está com 6 meses mas ficou dois pontos que não quer fechar sai pus já tomei remédios e nada não doe nada mas ficou dois furos abertos

  • Paulo

    Olá, Boa tarde. No inicio do mês (4/5) cai de moto e quebrei a clavícula no meio. Na mesma noite fui pro hospital e o médico constatou que teria que fazer a cirurgia com placa e parafuso. Foi então marcada a cirurgia pro dia 17/5 (13 dias depois). No dia seguinte após a cirurgia, recebi alta e fui pra casa. Desde então, estou seguindo usando tipoia e está tudo bem. Consigo ficar sem tipoia quando quiser, porém não faço porque ainda não retornei no médico. Minha pergunta é a seguinte: já fazem quase 3 semanas que passei pela cirurgia e me sinto muito bem. Já posso voltar ao meu trabalho de garçom ? Não pego peso nenhum, apensas sirvo bebidas aos clientes, porém tenho que ficar sem a tipoia durante o trabalho. Desde já, muito obrigado!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Paulo

      Você precisa confirmar se seu osso consolidou, para isso se faz necessário um exame de imagem. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa,Você só pode voltar a trabalhar e movimentar o braco a vontade com a certeza do osso recuperado. 

  • Bruna

    Dr eu quebrei a clavícula dia 17/05/23 terço médio desalinhado preciso fazer cirurgia? Tem algum problema se não fizer ? Eu não sinto dor nada só tem um caroçinho ali

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Bruna

      Na maioria dos casos, fraturas de clavículas não requerem tratamento cirúrgico. É necessário alguns cuidados: uso de tipoia e o mínimo de movimento com o braco afetado, pois o osso pode progredir e perfurar a pele. 

  • Jonatas Balbino

    Fiz a cirurgia da clavícula tem um mês e uma semana, quando vou poder trabalhar com a roçadeira, anda de moto? Obs: foi o lado direito

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jonatas

      Em media seis meses para trabalho pesado . 

  • Ricardo

    Ola Dr! É comum usar todos os buracos da placa para a colocação de parafusos? Existe algum padrão ou método a ser seguido para o número de parafusos a serem usados nas placas colocadas na clavícula? E qual a diferença entre o parafuso cortical e o parafuso de bloqueio? Obrigado!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ricardo

      Pode acontecer de usar todos os furos, mas não é o mais comum, depende do tipo de fratura com a qual estamos trabalhando. Não existe padrões em cirurgia de trauma, existe técnica para que a fratura fique o mais estável e alinhada possível para sua consolidação. A escolha dos parafusos esta condicionada ao tipo de placa necessária para cada fratura. O cortical se prende ao osso e o bloqueado à placa. 

  • Soleny

    Faturei a clavícula está com mais de 15 dias Não precisa fazer cirurgia o médico disse que vai fica alto por o osso vai emenda meio torto tem alguma problema?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Soleny

      Usualmente não se faz cirurgia de clavícula. O osso após se consolidar sofre um processo de remodelagem voltando ao seu formato anatômico na maioria dos casos. 

  • Douglas Michael

    Quebrei a clavícula tem 3 meses não fiz a cirurgia, coma sobreposição do osso ficou um aspecto de tenda! Esse isso pode vim a roumpee a pelo com a movimentação?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Douglas

      A tendencia é o osso se remodelar voltando a sua forma anatômica. Se a pele for muito frágil e não houver mais tecidos sobre esse osso, pode sim vir a surgir algum ferimento por fricção, mas isso não é comum. 

  • Ieda

    Fiz uma cirurgia de clavícula tem 15 dias,retirei os pontos e a enfermeira disse que achou a ares dq cirurgia muito escura e mole,será que pode ser alguma infecção,mas não doi ,nao tem odor,nem febre

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ieda

      Há uma mudança na irrigação sanguínea da região , o que pode explicar esse escurecimento da pele, com a recuperação das estruturas lesionadas a tendência é melhorar esses sinais. 

  • Lucélia

    Sou goleiro amador e quebrei minha calviclua feiz 1 ano só que não precisou de cirurgia usei a tipóia por 30 dias eu não sinto nada será que posso volta a pegar no gol já tenho 29 anos o osso colou em cima do outro será que tenho chance de volta a jogar pegar no gol

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucelio

      O osso depois de cicatrizado é um osso normal, você pode voltar a fazer tudo que você fazia antes da fratura. Procure fortalecer a musculatura adjacente para deixar seu osso mais resistente e forte. 

  • Marcéu Francisco Gomes

    Ola Dr, quebrei minha clavícula dia 10/03 e vim fazer a cirurgia dia 29/03 cair de moto e fraturei a clavícula, ela quebrou bem na central (tipo 1), desde então fiquei com um pino que não sei o nome dele, sei que ele entra pela medula pra conectar os dois pedaços e fica uma ponta para fora do ombro, vim retirar esse pino dia 02/05 Depois que tirou voltei a sentir dores inchou na região da clavícula e tudo mais , mas minha preocupação é se tem jeito para a clavícula voltar ao normal pois me sinto meio torto ainda, braço meio caído escápula também como se a cabeça do ombro tivesse para frente, estou com a fisioterapia agendada mas não tenho muita fé que lá irei ajusta essa "postura" o que me diz?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcéu

      A maioria das fraturas de clavícula nem necessitam de tratamento cirúrgico. Pela sua historia acredito que a reabilitação vai lhe ajudar bastante, essa postura da sua escapula e ombro pode ser vicio postural , facilmente resovível com a fisioterapia. Invista na sua reabilitação , é sua melhor chance de recuperação da lesão.  

  • Ricardo

    Quebrei a clavícula e coloquei placa e parafusos. Após 3 anos retirei o material, e o ortopedista falou: “ vida normal. Ta de alta”. Assim, fui fazer musculação e quebrou novamente sem nenhum trauma, e em menos de um mês tive que fazer outra cirurgia para colocação da placa e parafusos novamente. Estou até agora tentando entender o que aconteceu. Poderia me ajudar? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ricardo

      Ou a clavicula não estava cem por cento consolidada e havia pontos frágeis, ou você exagerou na carga que usou, ou as duas coisas. 

  • Sabrina Barbosa da Silva

    Eu fraturei a clavícula mais ela já colou, aí tem um osso perto dela, será q é calo ósseo? Quando eu aperto ele, ele dói

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sabrina

      O calo osseo muitas vezes se apresenta como um “caroço" na região da fratura, principalmente em ossos superficiais como é o caso da clavícula. 

  • MARIA DE JESUS FERREIRA

    Gostaria de saber qual o valor da cirurgia de cravicula

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria de Jesus

      Aqui nesse espaço eu apenas tiro duvidas. Valores de cirurgia tem que ser visto nas clinicas ortopédicas e são variáveis de região para região, devido aos materiais necessários para sua realização. Procure um ortopedista da sua cidade e veja com ele. 

  • Érica leite de Souza

    Minha cirurgia tem 2 mês e tá em casa porque qui faço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Erica

      Não entendi a sua duvida 

  • Igor Peres

    Parabéns pelo trabalho, e obrigado por expor sua experiência e abrir espaço para perguntas, fraturei a clavícula dia 06/04, procedimento cirúrgico foi dia 10/04 (placa e 8 parafusos) desde a alta hospitalar venho fazendo uso da tipoia velpeau, porém ela causa muita dor, percebi que sem ela não sinto dores, estou curioso em saber se é comum esta situação e se devo continuar fazendo uso da mesma, retorno com a equipe ortopedica será dia 28/04, mas por precaução e curiosidade estou enviando esta pergunta, obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Igor

      A tipoia é usada para dar conforto e manter o braco elevado, se você acha melhor sem ela, não há nenhum problema, só evite “pendurar" o braço fraturado. 

  • daniel deoliveira

    Olá quebrei a clavicola a 6 meses, ela colou um pouco torta é meu ombro ficou um pouco caído, consigo fazer os movimentos com o braço mais sinto dor em certos movimentos é na elevação de cargas com o braço do lado que fraturou devo avaliar uma possível cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniel

      Só consideraria após uma boa reabilitação ( fisioterapia e fortalecimento muscular) e as queixas permanecessem. Foque na reabilitação . 

  • Ramon franco ferreira Xavier

    Boa tarde Estou com uma fratura na clavícula.

    • Dr. Diego Ariel

      E qual seria sua duvida?

  • Carmen

    Boa tarde! Fiz a operação à clavicula em maio de 2022. Após isso voltei a fraturar apenas a levantar me da cama e realizei nova cirurgia em junho. Após isso a minha cicatriz não fechou e tive q fazer nova cirurgia a retificar a cicatriz. Atualmente o medico colocou me para cirurgia para retirar o ferro pois ele está muito superficial e incomoda. Quais as complicações que podem ocorrer nesta nova cirurgia?! Salientando q vou retirar um ferro na clavicula e no fémur.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carmem

      As complicações são as comuns a todas as cirurgias ortopédicas. No final da pagina tem uma lista das mesmas, leia o artigo. 

  • Osvaldo ferreira dos Santos

    colagem da cavicula quebrada rapida

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Osvaldo

      sinceramente não entendi nada. Qual seria sua duvida?

  • Cláudia Muller Sangaletti

    Boa noite quebrei a clavícula fazem hoje 3 meses, tentei por 40 dias uso de tipoia mas não deu calo ósseo...aí fiz cirurgia com placa e 7 pinos...isso já fazem agora 45 dias estou bem melhor, só que tenho a musculatura do ombro em direção ao pescoço muito rígida, começou até a doer novamente ali, chega a latejar...pergunto será q tenho lesões no nervo? Ou só mesmo pela falta de movimento do ombro? Apesar de eu movimentar bem o braço só não consigo elevar até o topo da cabeça por exemplo...amarrar cabelo nem pensar ainda...obrigada pela atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Claudia

      Pelo tempo que você refere eu julgo que sua evolução esta bastante satisfatória. Acho pouco provável lesão neurológica, ja que você movimenta o braco, para conseguir a amplitude total leva tempo e muito suor na academia e na fisioterapia. 

  • Geraldo barbara do espirito santo

    bom dia ! eu fiz uma cirurgia de clavícula á quatro anos devido a um acidente que eu sofri foi colada 6 parafusos e uma placa por e sempre tive um incômodo mas ultimamente está doendo muito principalmente quando faço muito movimento pegando algum peso gostaria de saber se tem alguma solução porque já não estou aguentando mais

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Geraldo

      Precisa determinar se a causa dessa dor é devida a essa fratura antiga. Sugiro procurar um ortopedista para investigar e proceder para o tratamento mais adequado. 

  • Manuel Moreira da Cunha

    Olá Dr.Diego fraturei a clavícula esquerda com um pequeno desvio do terço medial Levo duas semanas usando a tipoia ou seja desde o acidente A minha pergunta é quanto tempo vou andar assim e quando posso voltar á minha vida normal agradeço a sua atenção e informação obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Manuel

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Mais rápido nos jovens, mais demorado nos idosos. Depois vem o período de reabilitação, para melhorar a musculatura e as articulações. Espera-se que de 6 meses a um ano ja esteja totalmente recuperado. 

  • Jucinaldo

    Quebrei o osso do trapézio. Que fica bem no encontro da clavícula com o torax. Na verdade, não entendi muito qual foi o diagnóstico do médico. Esse, disse para usar a tipóia e retornar em 15 dias.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jucinaldo

      É provável que você tenha tido uma fratura de escapula. A conduta do médico esta correta. 

  • Gabrielly

    Olá Boa Tarde Dr , Quebrei a Clavícula Direita Ontem, Gostaria De Tirar Uma Dúvida , Eu Fazendo Somente o Uso Da Tipóia o Osso Irá Subir Normal ? (Pois no raio X Mostra Que eu Quebrei e o Osso Desceu) , Pois tem Um Amigo Meu Que Tambem Quebrou a Clavícula e Fez Outro Procedimento (Tipóia em 8) , Gostaria de saber se deveria fazer o mesmo uso , ou usar a tipóia de braço normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gabrielly.

      O melhor é a tipoia de Velpeau, é a mais correta para fraturas de clavícula 

  • francisco de assis gomes

    final de maio de 2022 sofri uma queda e fraturei a clavícula ate hoje 16 de fevereiro de 2023 estou sofrendo com dores aguardando ser chamado pelo sus para fazer a cirurgia eu nasci em 07 02 1953 tenho setenta anos estou no limite não aguento tanta dor preciso de ajuda

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Francisco

      A maioria das fraturas de clavícula não necessitam de cirurgia, com esse tempo ja era para seu osso estar consolidado, se as dores persistem, sugiro que você procure um serviço de ortopedia para fazer uma nova avaliação e receber o tratamento adequado ao seu caso. 

  • Érica leite de Souza

    Tem 13 dias quim fiz a cirurgia o médico mandou tira os pontos só qui abriu um pouco a carne qui faço e pra mim se preocupar sabão virgem e com soro corre o risco de água entrar para dentro

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Erica

      O ideal é um sabonete com clorexidina, compra em farmácia. Limpeza é fundamental, Lava e seca, com o tempo esse ponto fecha. Se persistir, mesmo com esses cuidados, converse com o médico. 

  • Átila Daniel Vargas Miranda

    Tenho uma fratura na clavícula

    • Dr. Diego Ariel

      e qual seria sua duvida?

  • Geovane

    Boa Tarde Doutor.! Quebrei a Clavícula já tem mais de 5 anos Numka Tinha Sentido Nada. Mais de um Tempo pra cá Tou Sentindo Desconforto no Braço . Mais Mexo Normal e Faço Tudo . ! O que Pode Ser doutor ???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Geovane

      Lembre que na região não existe só a clavícula. Para esclarecer sobre esse incomodo, sugiro procurar um ortopedista para investigar a causa e prescrever o tratamento adequado. 

  • Eduarda

    Oie, Quebrei A Cravicula Faz 8 Dias Hoje, O Medico Fala Que Não Precisar Cirurgia, Mas Ainda Não Estou Confiante, Pois Depois Que Vi O Raio-x Me Assustei Será Que Poderia Tirar Essa Dúvida?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eduarda

      A clavícula é um osso que, na maioria das vezes, não requer cirurgia para se recuperar, apenas uma tipoia ajuda nesse processo. Repouso, evite movimentar muito esse lado fraturado e fique tranquila que a tendencia é a recuperação completa do osso.  

  • Jerusa Terezinha Baumgratz da Silva

    Quebrei a clavícula a exatamente a 1 .mês ,agora não dói mais ,fiz hoje um raiz X e está se formando a colação óssea, a minha fratura é pequena ,apenas sinto um encomodo aonde está um corocinho que deve ser o osso da clavícula. Qdo posso voltar a trabalhar.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jerusa

      Tudo depende do tipo de trabalho que você faz. Se for algo que exija esforço fisico, aconselho que espere mais, se for algo leve que não vá exigir muitos movimentos da articulação em que a clavícula esta inserida , pode ir de boa. 

  • Eduardo Augusto dos Santos

    Queria sabe se passo se aposentar

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Eduardo

      Aposentadoria exige vários critérios, voce precisa falar com um medico perito para saber se voce preenche os critérios para se aposentar. 

  • FRANCIELE PIMENTA OSORIO

    Boa tarde meu esposo fez cirurgia no ombro a 1 mês ele colocou pino aí só q pino tá girando e normal

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Franciele

      Se for daqueles fios que ficam para fora da pele, é normal que ele gire, so tem que tomar cuidado para que ele não saia. Se o osso começar a se movimentar procure seu medico assistente para avaliação. 

  • Evellyn Jesus

    Boa tarde, DR, realizei a cirurgia da clavícula dia 30.12.22 e foi colocado placas e parafusos, desde então permaneci em repouso em casa, porem conforme passava os dias a placa ficou MUITO alta, aparenta até estar fora do lugar, não sinto tanta dor mas tenho medo da placa ficar assim permanentemente, quem vê de fora até se espanta pela forma de como está “pra fora“. Queria saber se é normal e se tem a possibilidade de futuramente realizar a retirada dela

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Evelyn

      A principio todo material de síntese óssea pode ser retirado sim, pelo tempo que você relata que aconteceu sua cirurgia, esse material pode ser retirado sem nenhum problema para seu osso. Espero ter ajudado. 

  • Gabriel

    olá doutor tudo bem? fiz cirurgia na clavícula hoje está fazendo 4 semanas, na segunda semana voltei ao retorno com o médico e ele disse que eu poderia ja ficar sem a tipoia pra ir movimentando o braço, e hoje com 4 semanas não sinto dor, consigo levantar o braço até a altura do ombro sem doer também, faço bastante coisas (sem fazer esforços e sem pesar peso com o braço que foi operado) é uma boa coisa isso ? sinal de uma boa recuperação ? obs: não uso tipoia desde a segunda semana.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gabriel

      Sim, é um sinal positivo de uma boa recuperação. O fato de você não sentir dor e conseguir movimentar o braço até a altura do ombro indica que a cirurgia foi bem sucedida e que sua recuperação está progredindo bem. No entanto, é importante lembrar que ainda é necessário seguir as orientações médicas para não forçar o braço e permitir que ele cicatrize completamente. É importante continuar com os cuidados adequados e seguir as orientações do seu médico e fisioterapeuta para garantir uma recuperação completa e segura.

  • Jefferson José da Silva

    Quero saber se é normal tirar a tipóia depois de uma cirurgia na clavícula

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jefferson

      Geralmente, após a cirurgia na clavícula, é comum o uso de uma tipoia para imobilização e suporte do braço afetado. No entanto, o tempo de uso da tipóia pode variar de acordo com a orientação médica e a evolução do quadro do paciente.  Em alguns casos, após algumas semanas, o médico pode permitir a retirada da tipóia para iniciar o processo de reabilitação, com exercícios de fisioterapia e movimentação gradual do braço. 

  • Maykon scarabel barussi

    Olá Eu quebrei minha clavícula no meio mais espesa ou em vários pedaços a primeira cirurgia o médico amarou os pedaços quebrados com arame e colocou a placa . A placa não aguentou e quebrou Na terceira ele cortou 3 centímetros aonde tava espedasado e colocou encherto e o placa novamente não colou o encherto e a placa novamente quebrou ele disse que não consegue fazer mais nada oque faço agora

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maykon

      Você pode compensar essa falta do osso com fortalecimento muscular e fisioterapia.  As vezes, com o tempo o osso consegue se refazer, não é sempre, mas pode acontecer. Melhor investir na musculação.  

  • Alexandre serafim da Silva

    Quebrei a clavícula a duas semanas encurtou quase ins dois cm ficou especie de baioneta não consegui uma cirurgia será que vai dar plobema?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Alexandre..

      mantenha o acompanhamento.. a maioria esmagadora desse tipo de fratura consolida..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Júlio César

    Eu quebrei a clavícula ta com 4 semana e ainda tou usando tipoia e agora ta doendo muito uque pode ser

    • Dr. Diego Ariel

      Oi julio.::

      pelo tempo ainda consolidou..

      mantenha o repouso...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Renata

    Fiz cirurgia tem tem 15 dias fraturei o terço médio. Com 8 dias após a cirurgia no momento do curativo percebi um ossinho levantado mas não no lugar que era antes .mas próximo do pescoço. Foi colocado placa e parafusos Pode ter sido outra fratura ? Meu retorno será dia 29/01

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Renata..

      tem a possibilidade de algum parafuso ter soltado... 

      ideal seria examinar e ver novas radiografias..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Fabiano costa

    Quebrei a cravicula próximo ao ombro a 16 dias e não consigo levantar o braço mais sinto normalmente os músculos e mãos

    • Dr. Diego Ariel

      Oi fabiano..

      mantenha o acompanhamento até seu osso consolidar....

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Marcos Vinicius

    Olá b dia,Tenho que fazer uma cirurgia na clavícula o médico falou que uma luxação, quanto tempo leva está cirurgia e quol e o tipo pr recuperar e voltar ao normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marcos...

      O tempo de recuperação é de cerca de 2-3 meses...

      se ocorrer tudo bem, volta muito próximo ao "original "

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Franciele

    Bom dia ! Meu sobrinho quebrou em três partes a clavícula e após a cirurgia o médico disse que ele perdeu o movimento do braço, disse que os nervos que ligam a coluna se romperam e não tem o que fazer, por que isso ocorre eles fizeram a cirurgia 12 dias após o trauma.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi fran...

      pelo que descreveu parece que houve lesão do plexo braquial.... é alvo possível de acontecer 

      nesses casos sugiro exames pra avaliar a gravidade e o que será possível fazer no caso dele: ressonância e eletroneuromiografia 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Igor Batista da Silva

    Dr Diego, bom dia! Tudo bem? Quebrei a clavícula no terço lateral bem onde liga o osso da clavícula no outro do braço. Usei a tipoia e o 8 por 1 mês. Será que meu osso vai ficar estufado? Tem algum tratamento para evitar isso? Faz 1 mês e está normal . Desde já obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi igor...

      Só manter o tratamento e aguardar consolidar .. em torno de 2-3 meses..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Henrique nogueira

    Olá doutor, estou sentindo uma dor no local do primeiro parafuso da placa da clavícula, sentido do pescoço pro ombro, ao colocar a mão sinto uma dor profunda meio q dentro do osso, estou completando o 3° mês da cirurgia, ainda faltam uns dias pra eu ir ao retorno... Oq pode ser? Desde já, agradeço muito a sua ajuda durante minha recuperação!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Henrique...

      pode ser o próprio parafuso gerando atrito ..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Mateus Willyan Bonatto

    Boa tarde doutor tudo bem ? Doutor mais uma dúvida, médico que me atendeu pra fazer a cirurgia na clavícula e por a placa me disse que após 40 dias da cirurgia é pra mim tirar a tipoia e começar movimentar o braço até 90⁰ prossede isso ? Ou e pouco tempo ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Mateus.. 

      confie nele.. afinal ele quem vai te operar...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Mateus Willyan Bonatto

    Boa noite doutor (a), fiz cirurgia na clavícula a 30 dias, pra por placa e parafusos, gostaria de saber se posso fazer viagem de carro no caso vou de carona, viagem em média de 5 horas

    • Dr. Diego Ariel

      Oi mateus...

      pelo tempo, já pode sim...

      dica: usa a tipoia 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • MARIA DE LOURDES MORAIS ESTEFANELI

    Boa noite estou com o osso da clavícula terminando no pescoço com.um calo já fizultra som duas vezes só que estou sentindo tipo o caroço apertando minha garganta e me da até pigarro me encaminharam até pro hospital pra fazer punção mais o médico disse que não é doença maligna mais uma X cosa eu sei me incomoda e dói me de uma opinião doutor e quanto é sua consulta??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maria..

      só entrar em contato pelo whatsapp 

      +55 84 98622-9921

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Aline Cardoso

    Meu amigo quebrou a clavícula ontem e queria foi no médico e passaram ibuprofeno em caso de dor Gostaria de saber qual remédio ele pode estar usando para aliviar a dor ,pois ibuprofeno não está aliviando.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi aline... 

      infelizmente não posso receitra medicamentos  mais fortes por esse canal...

      posso sugerir medicamentos como dipirona, ninesulida e/ou cetoprofeno, os quais sào vendidos sem a necessidade de receita médica...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Eliane Kind Veloso

    Olá Drº. Meu esposo quebrou a clavícula e teve de realizar 03 cirurgia, a última setembro/22... Ainda na incisão está com a pele pouco afastada como se fosse deiscência e pouca secreção purulenta e o osso está aparente mais grosso e elevado que se sente ao tocar, o que pode ser? O que devemos fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Eliane..

      primeira coisa é descartar infecção... tem que ir no médico pra ele avaliar...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Maria Rodrigues Soares

    Boa tarde gostaria de saber quanto tá custando uma cirurgia de clavícula quebrada?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi maria...

      entre em contato pelo whatsapp...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Claudilene lima

    Quanto custa um cirugia da clavícula

    • Dr. Diego Ariel

      Oi claudilene...

      entre em contato pelo whatsapp 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Renata

    Olá bom dia, quebrei a clavícula e tive que fazer uma cirurgia. Hj faz 22 dias e ainda sinto uma dormência onde foi aplicada a anestesia e sinto um peso no ombro, como se a clavícula saiu do lugar, énormal isso? Obs: não sinto dor e acabei caindo só que nao apoiei no lado da clavícula faturada. Isso pode afetar na minha recuperação?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Renata...

      ainda ta muito recente... pelo tempo ainda não houve consolidação...

      a dor é o principal "termômetro "... se dor, dificilmente deu algo de errado...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Júnior passos

    Bom dia quebrei a clavícula dia 01deotubro eto usando tipóia ele parece já ter colado só q colou um osso em Sima do outro e ficou alta isso e normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Júnior 

      com boa reabilitação, não vai gerar deficit funcional

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Henrique nogueira

    Ola boa noite, o Sr me disse q sentir o movimento entre o osso q está quebrado é normal, mas como ele vai colar com a fratura se movimentando??? Não sinto dor, e dês do dia q meu médico me liberou pra movimentar, eu sinto um osso raspando no outro, quando faço um exercício q ele me ensinou, de ir subindo o braço caminhando com os dedos na parede... Com o longo da recuperação isso para de acontecer??? :)

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Henrique..

      os pequenos movimentos estimulam a consolidação...

      todavia, os grandes movimentos atrapalham... 

      se seu médico examinou e deu o ok, é pq está dentro do esperado

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Gonçalo Leandro

    Boa tarde, faturei a clavícula a 16 de janeiro e fui operado a 27 onde foi posta uma placa e parafusos, e desde então estou em recuperação. Ja tive sinais de consolidação mas de momento estou tendo problemas de consolidação da clavícula. Não tenho a clavícula consolidada, mas queria voltar a jogar futebol. Poderei arriscar a minha recuperação se voltar a jogar? Tendo em conta que não sinto qualquer desconforto na clavícula e faço a minha vida normal.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Gonçalo...

      o mais seguro seria voktar apenas quando seu médico que te acompanha liberar... 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Henrique nogueira

    Ola boa tarde, fiz faz 30 dias q fiz cirurgia de clavícula com placa e parafusos, o médico me disse q eu poderia movimentar a partir de hj, mas sinto uns estalos de um osso raspando no outro, é normal???

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Henrique.. se tiver sem dor, sim

      se doer ou tiver sinais de infecção ou inflamatório, retorne o mais rápido possível ao seu ortopedista 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Rafael Martins

    Olá Dr. Ariel, tenho 36 anos e 7 semanas atrás cai de bicicleta sobre o ombro direito e quebrei a clavícula na porção lateral mais perto do ombro. Depois de uma semana fiz uma cirurgia e foram colocados, placa, parafusos e fios de kirshner. A médica disse que foi uma cirurgia difícil porque o osso quebrou em pedaços muito pequenos, por isso nem conseguiram botar parafusos na parte quebrada, os ossos foram amarrados na placa com sutura para ficarem alinhados enquanto consolidam. Ontem (com 6 semanas da cirurgia) fui na revisão e não tirei os fios de kirshner porque ainda não evoluiu o suficiente. A médica falou que se não colar de volta pode ser preciso uma outra cirurgia pra fixar a clavícula no ombro. Quanto tempo até saber se vai precisar ? Eu perderia muito movimento se fizesse? Poderia fazer exercício? Os músculos voltam? Desculpe pela quantidade de perguntas mas estou angustiado com isso tudo.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rafael 

      consideramos que o osso não consolida após 6-9 meses... chamamos isso de pseudoartrose... 

      quanto à mobilidade e musculatura, com reabilitação consegue recuperar...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • adevane Silva

    Boa noite DR.Eu fraturei a clavícula esquerda e não fiz cirurgia e hoje faz 39dias, que movimentos faço em casa pra o braço voltar a movimentar?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi adevane

      se não tiver dor, pode fazer movimentos de elevação e circundação (tipo como se estivesse mexendo uma colher na panela)...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Luana Martins

    So indiquei a idade no texto abaixo, 33 anos para indicar que sou "jovem", entendo que minha recuperação seja considerada boa pela idade. Fiquei 30 dias sem erguer o braço e pelo médico ter feito esse movimento fiquei preocupada, só para esclarecer o texto abaixo. Obrigada.

  • Luana Martins

    Boa noite Dr. Fraturei a clavícula em janeiro de 2022, fiquei 60 dias com a tipoia para imobilização, realizei fisioterapia e voltei as atividades normais. Em setembro fraturei a mesma clavícula, no mesmo local, faz 30 dias q estou de tipoia para tratamento conservador novamente, porém hoje o médico que me avaliou ergueu o meu braço, senti um estalo mas não sei dizer se foi braço ou ombro e ele me deu mais 15 dias de tipoia, e disse que retorno pra fazer nova radiografia e avaliar novamente pois posso estar com pseudoartose. Minha dúvida é, ele deveria realmente ter erguido meu braço? Não fiquei com dor, mas fiquei preocupada com esse possível diagnóstico que ele deu. Minha fratura foi na parte central da clavícula. Tenho 33 anos, até hoje não havia erguido o braço, então fiquei muito preocupada disso ter afetado os resultados futuros das avaliações. Desde já agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi luana.. 

      pseudoartrose só depois de 9 meses sem o osso consolidar.::

      de 6 a 9 é retardo de consolidação...

      até esse período tá "dentro" do prazo

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Jr

    Boa noite dr. dra. Então, gostaria de tirar uma duvida; fiz uma cirurgia na clavícula, luxação nível 5. Após a cirurgia fiz um RX e vi que houve uma fratura na cirurgia, pois o RX que foi feito antes da cirurgia não tinha essa fratura e sim a luxação. Pelo que eu vi essa fratura e nível 1. Apois 06 semanas foi retirado os dois fios e eu já fiz 03 sessões de fisio. Hoje, após 12 dias de retirada dos fios meu ombro esta com um volume na reta da cicatriz pós cirúrgico, onde foi amarro o ombro, pode ser a clavícula, acha que será necessário uma nova cirurgia? Desde já obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jr..

      às vezes a imagem pode enganar se você não for da área... às vezes pode ser o trajeto da broca da primeira cirurgia...

      todavia, sugiro mostrar essa imagem para seu ortopedista... 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Luiz Augusto Vendramini

    Olá doutor. Fazem 3 semanas hoje que me submeti a uma cirurgia na clavícula. No meu caso ela quebrou bem no meio e rompeu os ligamentos ( entendi que são ligamentos que parecem discos de apoio). O meu maior problema está sendo dores no Plexo braquial. Sinto os nervos esticando e quando coloco os dedos em cima percebo uma pequena tensão em relação ao outro ombro. Meu retorno com o médico foi semana passada, ele analisou o Raio X e disse que estava tudo ótimo com o implante (placas e parafusos). O próximo retorno é daqui 24 dias, onde provavelmente ele já vai me liberar para a fisioterapia. A questão é que eu não aguento mais sentir essa dor. Tenho feito alguns exercícios do tipo pêndulo, esses liberados pelo doutor, porém não tem ajudado muito. Estou muito preocupado, as vezes sinto como se essa dor nunca mais vai sumir. O que eu posso fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Luiz..

      antes de tudo: Confie no seu médico..

      Quanto à dor: gelo, analgésico e repouso... Se a dor persistir, vá ao pronto-socorro..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Telma Alencar da Silva

    Olá, boa noite! Quebrei a clavícula em três lugares, tive que passar por uma cirurgia. Já faz vinte dias, porém estou sentindo muito dor no braço! Gostaria de saber se é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Telma

      pelo tempo, sim... ainda está muito recente

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Otilia dos Santos Mendes

    Boa tarde tomei um tiro na cavicula mais não estou sentindo o meu braco esquerdo tipo só sinto meus dedos e uns choque caimbra essas coisas será que meus movimento vão volta?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi otilia...

      tem que ver se não houve lesão de nervo... nesse caso o cenário piora um pouco..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Thaiane

    Olá preciso muito tirar essa dúvida c Dr. Meu marido quebrou a clavícula a 10 dias, e estar em uso de tipoia. Ele estava sentindo fortes dores na fratura só que aliviou ao decorrer do tempo, apesar q tá recente só tem 10 dias. Só que ele tá se queixando de câimbra na fratura, quando não é na clavícula quebrada e na panturrilha ou na costela. Uma câimbra com sensação de q estar contraindo o local e a cãibra é muito forte. Minha divide e saber se essa caimbra é normal ????

    • Dr. Diego Ariel

      Thaiane

      cãibra é uma contração muscular involuntária.. não é sinal de complicacão de fratura.. com o trmpo tende a melhorar

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • MARIA DO CARMO PEREIRA BATISTA

    Boa tarde, faz 30 dias que coloquei no ombro um bujão de água mineral de 20 litros e dói muito não consigo levantar o braço direito e já tomei anti flamatorios e não passa, será que dei algum deslocamento de tendão ou afetou a clavícula.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi maria

      pode ser alguma lesão no tendão..:

      sugiro ir no ortopedista p ele examinar

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Adevane silva

    Bom dia doutor.se o osso ainda não consolidou,e ainda sinto dores e não tenho movimentos do ombro. Eu posso fazer fisioterapia?

    • Dr. Diego Ariel

      Pode , mas seu ortopedista quem deve prescrever...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Adevane silva

    Oi doutor.boa noite Quebrei a clavícula (parte 2)esquerda jogando futebol.tem 32dias q estou usando tipóia,fiz o retorno com o ortopedista fiz raio-x e não está colado o osso.sera quando irei voltar a jogar futebol de novo Tenho medo de estar fazendo algo errado na recuperação.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi adevan..

      se consolidar e fizer boa reabilitação fisioterápica, volta sim 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Eliel

    Olá boa tarde, quebrei minha clavícula no tipo l, gostaria de saber com quanto tempo posso voltar ao trabalho

    • Dr. Diego Ariel

      Oi eliel... 

      depende qual é seu trabalho 

      osso demora em torno de 2-3 meses p consolidar + a fisioterapia 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Carolina Iganci Heiden

    Dr. Diego, qual a data da publicação do seu texto? No site não aparece, gostaria de saber se é atual. Adorei o conteúdo, parabéns!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi carolina

      O texto foi atualizado no começo do ano (2022) 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • RaulFerreira

    Olà boa tarde estou com a clavícula esquerda quebrada e um incurtamento de 2.5cm qual o grau de incapacidade .Obrigado e boa tarde.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rau

      o grau de incapacidade é dado atravé do exame físico 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

       

  • Thomás Gomes

    Olá Dr.Diego eu quebrei minha clavícula tem certa de um ano e quando é agora sinto dor com frequência e a cicatriz da cirurgia está alargada, oq pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      oi Thomas

      cicatriz alargada pode ser queloide.. sugiro mostrar pro seu médico

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Kamila ruth

    Olá Dr. Diego quando nasci a doutora q fez meu parto quebrou minha clavícula, hoje tenho 22 anos tenho deficiência no braço(torto), por isso queria perguntar se há uma chance de eu fazer uma cirurgia pra por no lugar ??eu fiz fisioterapia até 3 anos de idade médico falou q não havia reversão no meu caso isso a 22 anos .eu não tive dores até os 18 anos desde então hoje tenho algumas dificuldades pouca força e movimento dores na coluna e inchaço na mão tenho medo de agravar no futuro.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Kamila

      Se foi só a fratura da clavícula, provavelmente já consolidou ("colou"); 
      Tem que ver direitinho se não foi lesão do plexo braquial (nervo)... aí ja muda um pouco... nesse caso teria que fazer algums exsmes, como ressonância e eletroneuromiografia, e procurar u ortopedosta para ser examinada e ver quais as possibilidades...

      boa sorte

  • Fernanda

    Bom dia Dr. Diego! Meu filho de 12 anos quebrou a clavícula a cerca de 1 mês ele ainda esta com a tipoia, porém foi fazer um novo raio-x e o osso não esta alinhado, está um sobre o outro com um espaço entre si e uma leve calcificação. Será que precisará realizar cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fernanda...

      a clavícula é um osso que consolida muito bem sem cirurgia, sobretudo em jovens..

      não espere ver na radiografia uma imagem bem "bonitinha "..

      o importante é ter calo ósseo...

      boa sorte

  • Ana Cristina De souza

    Quebrei minha clavícula a 8 anos e a 03 anos apareceu um caroço mole enorme e normal depois de tanto tempo q quebrei?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi ana...

      pode ser um cisto ou "rejeição " de material.. sugiro consultar seu ortopedista 

      bos sorte

  • Francisco

    Ola Dr. Diego li seu artigo, excelente. Gostaria de parabenizar pela orientacao a tantas pessoas que lhe procuraram aqui em necessidade. Fraturei a clavicula esquerda no treço distal ha 3 anos, recebi alta depois de 3 meses. Ha 1 ano começou a doer, e descobri que tinha uma pseudoartrose. Fiz cirurgia (placa/ parafusos), 30 sessoes de fisioterapia. Contudo, um ano passou e ainda nao ha sinais de consolidaçao. Nao sinto dor, meus movimentos estao perfeitos. No ultimo laudo de TC, aparece que o aparato metalico esta integro, os fragmentos ossos estao bem alinhados, se observa um pequeno aumento no espaço acromioclavicular. Porem eh bem evidente que nao ha sinais de consolidacao (o espaço entre fragmentos eh visivel, nao formou calombo). Tenho receio que nao vai haver consolidacao. Gostaria de voltar a treinar com pesos, ainda que com cargas baixas. Seria possivel, considerando o tempo passado? Se nao, quais seriam minhas alternativas? Muitissimo agradecido, Francisco

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Francisco

      primeiro tem que ver direitinho se esse espaço que você mencionou corresponde à aumento da pseudoartrose mesmo... foi algum ortopedista que te falou?!???

      Pois esse aumento do espaço acromioclavicular é outra coisa... espaço acromioclavicular é articulação entre a clavícula e a p acromio (escápula)...

      quanto à sua pergunta.. a clavícula não implica em carga... se não tem dor, pode malhar sem problemas...

      boa sorte aí

  • Kaio

    Quebrei minha clavícula,fiz a cirurgia no dia 12 de agosto de 2022,quanto tempo eu posso retomar minhas atividades normais?,tenho 15 anos ,faz um pouco mais de duas semanas e eu não sinto dor no local da cirurgia mas envolta sim, é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Kaio

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, somente após a formação desse calo é que se pode colocar carga no osso fraturado, do contrario o risco de refratura é muito alto 

  • Laine

    Fiz uma cirurgia e o ferrinho ficou invisível,ele dói quando me movimento mais não toda vez,parece que fica rasgando a pele por dentro

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Laine

      E qual seria sua duvida? 

  • Isabela Cristina Ribeiro

    Meu bebê quebrou a clavícula no parto está com 10 dias hoje... Ele quase não chora, ele mexe o braço normal eu acredito que o dele é o tipo 1 da imagem a minha dúvida é se dou algum remédio a ele pois nos 2 médicos que passei cada um deu um remédio diferente

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Isabela

      O potencial de cicatrização é gigante e o risco de sequela é quase zero. Medicações para bebes tem que ser muito pensada, se ele não chora continuamente, é provável que ele não esteja com dor, então, não há necessidade de nenhum medicamento. 

  • Elaine

    Oi boa noite. Poderia me tirar uma dúvida? Eu fiz a cirurgia de clavícula, vai fazer 2 meses,mas a areia da cirurgia tá muito inxada e vermelha, fora as dores que são insuportáveis, mas a minha fisioterapeuta disse que é devido os movimentos do braço . Então, devo me preocupar com isso,pois estou com bastante medo.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elaine

      Esses sinais que você refere podem ser sinais de uma infecção ou inflamação, sugiro que você procure seu médico assistente para investigar isso e proceder ao tratamento mais adequado. 

  • Adelaide

    Boa trade o meu marido partiu a clavícula faz duas semanas não sente dores isso quer dizer que está a corar bem

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adelaide

      As fraturas de clavicula tem uma evolução muito boa. Mas é sempre bom lembrar que o osso leva cerca de seis a oito semanas pra se consolidar, portanto, ate la melhor evitar  carga e muita movimentação. 

  • Barbara Moreira

    Quem tem platina na clavícula pode trabalhar em câmera fria?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Barbara

      Nao há impedimentos para que a pessoa trabalhe em ambientes frios devido a material de síntese em ossos.  

  • WILLIAN GOMES

    A MINHA QUEBROU COMO VI AI NAS IMAGENS E DO TIPO II , POREM JA FAZ UNS 15 DIAS AGORA QUE TO PODENDO MEXER O MEU BRAÇO E FAZER MOVIMENTO

    • Dr. Diego Ariel

      Ola William

      E qual seria sua duvida? 

  • Vagner William da Silva

    Boa noite. Fraturei a clavícula esquerda a mais de um mês, 08/07/2022,um calo ósseo no tórax é normal? Com o tempo ele desaparece? Já posso tirar a tipoia ou devo continuar usando?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vagner

      Se esse calo for na região da clavícula é normal, aos poucos o osso vai sendo modelado e ele tende a desaparecer. O uso da tipoia depende do seu médico, ele vai lhe orientar quando deve ser suspendo o uso. 

  • Domingas Neta

    Olá! Minha mãe tem 85 anos e fraturou a clavícula em 3 lugares ela vai ser operada, tô bastante preocupada porque ela é idosa, tem comorbidades como: diabetes, é hipertensa, tem alzheimer, depressão. Sei que os riscos são reais e a cirugia pode ser um perigo, mais confio no avanço da medicina e na competência dos médicos.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Dominga

      Boa sorte para sua mãe. Que tudo corra bem. 

  • Valdo Pereira Silva

    Olá, Quebrei minha clavícula em uma queda de moto o médico optou por fazer a imobilização sem precisar fazer a cirurgia, estou em repouso em casa. Quero saber quais precauções tomar e cuidados para o osso unir o mais rápido possível, tenho que levantar pra fazer xixi, e dói um pouco no local ao fazer esse movimento ao se levantar. Me ajudem

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Valdo

      na maioria das vezes as fraturas de clavícula não necessitam de correção cirurgica. Os cuidados sua dor vai dizer, qualquer coisa que provoque dor deve ser evitada, a medida que o osso vai se recuperando as dores tendem a diminuir, isso leva cerca de seis a oito semanas para um calo ósseo se formar, depois é fisioterapia e vida normal. 

  • Sérgio Ferreira

    Dr. Tive um acidente de moto no dia 25 de março 2022, médico não vou necessidade em fazer cirurgia, fiz o tratamento conservador usando enfaixamento em 8 e o uso da tipóia. Quando foi hoje dia 27de julho de 2022 estou sentindo muita dor no braço, voltei ao médico, fiz raio-x e ele falou que tenho que fazer cirurgia daqui um mês, pois o osso colou de maneira errada e o meu tendão está encolhido. Tenho que fazer a cirurgia mesmo, o tendão encolher é normal? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sergio

      Se seu médico recomendou a cirurgia é porque ele tem subsídios ( entre o exame que fez em você e os exames de imagem) para fazer essa recomendação. Confie no seu médico. 

  • GUSTAVO

    Bom dia ! Fraturei a clavícula há quase 5 meses, foi tratamento conservador. Não perdi força, nem mobilidade alguma, porém sinto muita tensão muscular na região do peitoral e trapézio, e o que pode ser ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Gustavo

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Uma liberação miofascial ajuda bastante no relaxamento muscular. 

  • Maria José Alves da Silva

    Bom dia DR quebrei minha clavícula depois da sirugia fiquei com meu braço sem poder levantar com muita dor gostaria que u senhor mim falasse u porque

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria Jose

      É esperado que você sinta dor ao movimentar o braço, pois ao fazer isso, você movimenta a clavícula também ( que esta fraturada). Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Ricardo

    Boa noite doutor,por gentileza preciso da sua opinião. Quebrei minha cravicula quando recém nascido, nunca me incomodou, só estética que a assimetria e diferente em relação a outra a alguns anos comecei a prática de esportes e agora,com 45 anos , sinto um grande incômodo, inclusive para dormir, será que cabe cirurgia neste caso? Pois fazem 45 anos. Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ricardo

      É necessário investigar se a causa desse seu incomodo é essa antiga fratura, ou uma artrose  que você pode estar desenvolvendo na região da clavícula. Somente com o diagnostico correto, pode se pensar num tratamento adequado ao caso. 

  • Luis

    Bom dia Doutor, Quebrei a clavícula a 50 dias,foi constatado que precisava de cirurgia, porém demorou pra ser marcada a cirurgia e provavelmente já criou calo ósseo, não consigo levantar o braço e sinto um pouco de dor,com o tempo ou feito algum tratamento eu vou conseguir voltar a erguer o braço como era antes?e as dores vão passar? obrigado..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Luis

      Na maioria dos casos de fratura de clavícula não há necessidade de procedimento cirúrgico. Um bom programa de reabilitação com fisioterapia e fortalecimento óssea, ajuda bastante na recuperação. 

  • Walter mateus texeira

    Boa tarde doutor. Operei a cavricula cerca de 1 meis.. Mais agora ta aparecendo a ponta de um "osso" acho eu, atras no ombro.. Oque pode ser? Obg desde ja!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Walter Existe um material usado para fixar a clavícula chamado de fio de Kirchner, pode ser que o que você esta vendo seja esse fio, ele precisa ser retirado depois que o osso consolida. Na duvida, procure um serviço de saude e converse com um ortopedista para fazer um exame. 

  • Andrey

    Doutor, Fraturei a clavícula a 3 anos e hoje comecei a sentir dores na região, Usei poucas vezes a tipóia pq era criança e não gostava de usar. Devo Procurar um ortopedista?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Andrey

      Se estiver incomodando muito sugiro que você investigue junto a um  especialista ( ortopedista), para esclarecer o que pode estar ocorrendo e fazer o tratamento correto. 

  • Edcarlos de Andrade Lima

    Boa tarde. Fiz uma cirurgia por conta do rompimento do ligamento na clavícula O médico colocou acredito q uma haste onde a ponta ficou visível. Mas sinto dores terríveis quando movo o ombro, mesmo usando tipoia já faz um mês. Quero saber o pq das dores tão fortes?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Edcarlos

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Se a dor esta num grau insuportável é necessário investigar se algo esta errado nesse fio que se encontra na clavícula, ou alguma outra coisa que pode estar provocando esse sintoma. Sugiro que você procure seu médico assistente. 

  • ELENILSON PEREIRA DA SILVA

    Boa tarde, fiz uma cirurgia da clavícula faz 7 meses. A pergunta é quanto tempo pra mim jogar futebol.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elenilson

      Pelo tempo ja houve consolidação. Se seu osso consolidou adequadamente ( exames de imagem são indicados para ver isso), você esta liberado para vida normal. 

  • ADEMILSON SOARES DIAS

    Ola sofri um acidente fez 15 dias e tive uma fratura no terço médio da clavícula colocaram o enfaixamento em 8 e ao retornar hj não teve evolução porém não teve agravamento o osso não teve encurtamento mais está um pouco mais alto e o médico pediu o procedimento cirúrgico sendo q eu que devo decidir se faço cirurgia ou não ...qual sua opinião é melhor um cirurgia ou é arriscado esse tipo de cirurgia... lembrando já fiz outra cirurgia há uns 11 anos atrás no tornozelo e foi colocado platina sem nenhuma rejeição..obg se puder responder..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ademilson

      Não existe melhor tratamento, a taxa de consolidação é a mesma para as duas formas de tratamento. A questão é que a cirúrgica envolve os riscos inerentes a qualquer procedimento cirúrgico. 

  • Ana Raquel Veras Fonseca Silva

    Boa noite, fiz uma cirurgia na clavícula a uns 50 dias, foi implantado uma placa e 7 parafusos e estou precisando fazer uma exame de ressonância magnética, tem algum problema ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Ana

      Dependendo do material da placa utilizada, no máximo você pode ter um pequeno desconforto no ombro. 

  • Daniel

    Prazer meu nome é Daniel então eu quebrei a Cranicola dentro da barriga da minha mãe mais hoje em dia eu tenho 22 anos de idade e agora sinto muita dificuldade no braço esquerdo porque a clavícula colou em cima do osso e hoje em dia meu braço tem limite de esticamento

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Daniel

      Em que posso lhe ajudar? 

  • Maria silveline viana de Medeiros

    Minha irmã caiu da escada quebrou a clavícula, ela sente muita dor só q não tem vaga pra fazer a cirugia , quanto tempo ela pode fica sem cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Maria Silveline

      Habitualmente a maioria das fraturas de clavícula se resolvem sem cirurgia, repouso e tipoia é o suficiente. Em alguns poucos casos é indicada a cirurgia. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, claro que isso deve ser acompanhado por um ortopedista para avaliar se esta ocorrendo a consolidação adequadamente. 

  • Édipo Menezes

    Bom dia, eu desloquei a clavícula já fazem uns 15 dias, ficou com um caroço muito alto no meu ombro e ainda sinto dificuldades em fazer alguns movimentos para frente e para a lateral, isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edipo

      Leva tempo para recuperar  uma lesão de luxação, a sua ainda é muito recente. Tenha paciência e confie no processo 

  • Luana Marques da Silva

    Bom dia. Sofri fratura de clavícula no dia 12/04/22, inicialmente o médico me orientou que não era necessário cirurgia e fiz uso de tipoia. Fiz novo RX dia 20/05 e o osso estava com distanciamento maior que 1,5cm. Ele mandou usar a tipóia por mais trinta dias. Ainda sinto dor ao tocar no local e sinto desnivelamento ao tocar. Será que devo fazer cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luana

      Sugiro que você confie na conduta do seu médico, ele é o mais habilitado para conduzir o seu tratamento.   

  • JONATHA JORDAO FERREIRA DA SILVA

    Boa tarde fraturei minha clavícula dia 23 de maio de 2022 não preciso de cirurgia está imobilizado com quanto tempo posso volta a trabalhar

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jonatha

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, depois vem o período de reabilitação/ fisioterapia. Tudo depende do tipo de profissão que você exerce. Se não necessitar de força, nem de uso continuo dos membros superiores, o retorno pode ser em dois meses, quanto mais “pesada" for o seu trabalho mais demorado será a volta para o mesmo. 

  • Remulo

    Doutor 5 dias quebrei a cravicula o médico mandou usar a tipoia em 8 e a americana no local da cravicula ta umas manchas amareladas oque seria isso por cima da pele

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Remulo

      Na fratura se forma um hematoma, que incialmente é roxo ou vermelho tinto e a medida que vai sendo absorvido vai mudando de cor, ganhando tons de verde, amarelo,  até desaparecer.   

  • Ana Raquel Veras Fonseca Silva

    Bom dia doutor, quebrei a clavícula e fiz cirurgia, coloquei placa e parafusos, com 35 dias voltei no médico ele disse q ainda não colou, e me orientou ficar mais 30 dias com a tipóia, isso é normal ? Ficar tanto tempo com a tipóia ? Posso me prejudicar com o movimento do ombro pro ficar muito tempo com a tipóia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana  

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, portanto, você ainda esta na fase de consolidação do osso. Sugiro que você siga as orientações medicas, é mais provável uma complicação se você não o fizer. 

  • Fernanda

    Bom dia Dr, quebrei minha clavícula no ombro direito no mês de fevereiro de 2020 no dia 23 Tenho 21 anos Inicialmente fiquei fazendo o uso da tipóia, porém mesmo com ela não colou o osso Fiz a primeira cirurgia para colocar placa e parafuso, porém meu corpo começou a rejeitar a placa e a abrir os pontos saindo secreção , fiz uso de antibióticos para combater a infecção. Depois tive que passar por uma segunda cirurgia pra remover a placa Porém os pontos começaram a abrir novamente e o osso já estava sendo exposto correndo o risco de necrosar Passei por por um enxerto com outro médico, um terceiro procedimento Fiquei quase um ano esperando cicatrizar Porém não sei se consigo fazer uma quarta cirurgia para colar o osso, Quero saber se eu não fazer cirurgia, isso irá me comprometer a longo prazo? Dependendo do esforço que faço sinto um pouco de dor no osso e cansaço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fernanda

      Você ja sente os sintomas num curto prazo, imagine num longo prazo.  

  • MARIA ELIZA Teixeira

    Boa tarde Dr Diego. Fraturei minha clavícula no dia 14/04/2022 ombro esquerdo. Fratura no terço distal. O médico me passou a tipóia sendo que não a usei corretamente. Voltando ao médico levei mais um RX e acusou que a fratura aínda não colou e ele mandou que eu usa-se a tipóia por mais 15dias para depois iniciar a fisioterapia. Agora estou usando direitinho. Será que sendo assim agora vai colar. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria Eliza  

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Na maioria dos casos as fraturas de clavícula não exigem tratamento cirúrgico, mas para a formação do calo ósseo é necessário que as partes fraturadas tenham contato para fazer a “ponte” que formara o calo ósseo. Tente movimentar o minimo possivel esse seu braço para que a recuperação seja mais rápida. 

  • RUDINERY GOMES BASILIO FERREIRA

    Boa tarde doutor. Quebrei mina Clavícula no dia 8/05/2022. Caí em uma competição de bicicleta. Sou ciclista amador. Desde quando Quebrei nunca senti dor, nem depois da cirurgia porém tive que colocar placa e parafuso. Estou usando tipoia e movimento meu braço mortalmente, só não estou pegando peso. Gostaria de saber com quanto tempo é a recuperação??? E se depois da recuperação eu posso voltar a pedalar denovo normalmente??? E faço uso de Arginina, Tribullus e Cloreto de MAGNÉSIO e Colageno e Whay faz alguns anos. Gostaria de saber se esse uso desses suplimentos pode melhorar na recuperação da Fratura da Clavícula????

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rudinery

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. As fraturas após sofrerem consolidação tornam o osso normal de novo, exige uma fase de reabilitação (fisioterapia) para que se fortaleça músculos e tendões adjacentes, depois é vida que segue normal. Seus suplementos não agilizam a recuperação. 

  • Jefferson Luis Grillo

    Olá doutor. Quebrei a clavícula há um mês e inicialmente não havia necessidade de cirurgia. Após uma semana, com um novo raio X, foi constatada a urgência e eu me submeti à osteossintese com a colocação de placa e parafusos. Gostaria de saber se, com esse material a clavícula já recuperada torna-se mais resistente à uma futura lesão? Se eu futuramente optar por retirar a placa o osso não ficaria mais fraco, já que ficariam buracos nos locais onde foram colocados os parafusos? Obrigado pela atenção e disponibilidade

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jefferson O

      osso é um tecido vivo em constante renovação. O material de síntese é utilizado para alinhar e estabilizar uma fratura enquanto o osso se recupera, uma vez formado o calo ósseo  a função do material de síntese se completa, por ser material inerte e necessitar de novo procedimento cirúrgico, na maioria das vezes se opta por deixa-lo no local, mas ele pode ser retirado sem nenhum prejuízo posterior para o osso, e esses “buracos"deixados pela placa, também sofrem a ação do remodelamento e se fecham. 

  • Italo

    Opa, eu quebrei a clavícula tem um tempo já, aí ela sicatrizou normalmente, aí agora dps de uns 3 meses de sicatrizacao começou uma dorzinha é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Italo

      Não é esperado que uma fratura consolidada volte a doer. Investigue se é devido a ela mesmo, ou algum incomodo muscular. Na duvida procure um ortopedista para fazer uma avaliação. 

  • Bruna Ferreira dos Santos

    Eu tenho um criança de 2 anos, ela teve a clavícula quebrada ao nascer. Porém que a agora ela sempre reclama de dor neste mesmo braço, pode ser sequela?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Bruna

      Existe uma possibilidade remota de haver relação com essa fratura neonatal. Meu conselho é que você procure um ortopedista para esclarecer essas dores que ela refere. 

  • Odair junior de souza

    So goleiro amadaor quebrei minha calvilquia to precisando saber passei no ortopedista e ele me passou um repouso de 60 dias com o uso de uma tipoaia queria saber se eu vou volta a pegar mo gol normal mqis quero me recupera 100 %pra volta me fala ai dotor se tenho condições de voltar a pegar no gol

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Odair

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, depois disso o osso vai sofrendo um processo de remodelamento para assumir a forma normal, e aí é vida que segue e osso novo. Com uma boa reabilitação suas chances de retorno a função são bastante altas. 

  • Alan

    Boa tarde, doutor! Quebrei minha clavícula numa queda de bike bem próximo à ponta do ombro direito, já faz 8 meses... o médico sugeriu a cirurgia para que eu não ficasse com um "calombo" depois que curasse, pois meus movimentos ficariam normais mesmo se eu não a fizesse, segundo ele. Optei por não fazer e fiquei bom após 40 dias! Hoje meu ombro está normal, mas esse calombo fica bem visível quando eu toco a mão direita no meu ombro esquerdo, por exemplo... a pergunta é: vou ficar com esse calombo por muito tempo (meses,anos) ainda, ou ele diminui/desaparece? Estou com 48 anos... rs Aguardo retorno, obrigado!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alan

      Usualmente esse “calombo”, que corresponde ao calo ósseo, tende a desaparecer com o remodelamento que o osso sofre, o tempo é bastante variável e depende da velocidade de mudança do osso, mais rápido nos jovens e mais lento a medida que vamos envelhecendo. 

  • Ana Raquel Veras Fonseca Silva

    Boa tarde Dr. Quebrei a clavícula dia 22/04/22 e depois de dois dia retornei no médico e ele disse q era caso de cirurgia, coloquei placa e parafusos, depois da récuperacao devida, esse meu ombro vai ficar mais pesado q o outro devido ter placa e parafusos,?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Raquel

      Esse material não é tão pesado que interfira nessa questão de peso. No máximo, se você for muito magra, vai ter uma pequena saliência na região. 

  • Juliana altieri

    Ola Doutor Entao eu quebrei a clavícula esquerda a 5 anos atras fiz tratamento com a tipoia porem ela colou errada hoje com 17 anos comecei a sentir muitas dores na regiao da clavicula nao posso mexer o pescoço e afeta o movimento do meu braço esquerdo eu acabo ficando com o braço apoiado na direcao do tórax O que eu devo fazer ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Juliana

       Procure um ortopedista para investigar se esses sintomas que você esta sentindo são decorrentes dessa sua antiga fratura, só então se pode programar o tratamento mais adequado e o que fazer em relação às suas queixas. 

  • Luciene

    Olá! Meu filho caiu e bateu com o ombro, fizeram raio X e disseram que não avia quebrado e nem deslocado, só colocaram uma tipoia. Mas agora apareceu um caroço na clavícula dele.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luciene

      Pode ser que ele tenha tido uma fratura de clavícula não observada e agora esta apresentando o calo ósseo. Sugiro que voce retorne ao ortopedista para investigar essa possibilidade. 

  • ANA CARLA DE MELO TEIXEIRA

    Boa noite gostaria de sabe o valor da cirurgia minha irmã precisa fazer e está internada dês de ontem no hospital Adão Pereira Nunes e ninguém faz a cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Carla

      As tabelas variam de lugar para lugar. As cirurgias ortopédicas envolvem material de síntese e empresas que fornecem esses materiais. Inicialmente eu aconselharia que voce se informe se o caso da sua irmã é realmente cirúrgico, nem toda fratura de clavícula necessita de cirurgia, depois se informe de algum ortopedista da sua região, o que voce precisa fazer para saber sobre os valores da cirurgia. 

  • Maria Eliza Bogado Teixeira

    Bom dia Dr Diego. Me chamo Maria Eliza. Fraturei a clavícula a uma semana. Fez um grande hematoma mas já está sumindo aos poucos. Ontem fiz a ultra sonografia e o RX. O resultado foi esse. Descontinuidade na superfície óssea do terço médio/distal da clavícula podendo corresponder a fratura Isso é coisa grave doutor? A clavícula partiu ao meio. Necessita de cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria Eliza

      A cirurgia nos casos de fratura de clavicula depende de inúmeros fatores, um dos mais importantes é o grau de desligamento dos ossos ( de como eles estão separados). Na maioria dos casos o tratamento é conservador, mas só um medico pode avaliar isso e responder com propriedade, avaliando o exame fisico e os exames de imagem. Procure um ortopedista para conduzir o seu caso. 

  • Fernando Souza

    Boa tarde ,Doutor então fraturei minha clavicula dia 29/12/2021 fiz tratamento com a tipoia mas não tive um bom resultado vindo assim o médico pedindo a cirurgia estou bastante ansioso pois tenho medo de ter complicações pós operatório quais as porcentagem disso vim ocorrer ? Sentirei desconforto depois com o decorrer dos anos por causa da placa e os parafuso ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fernando

      Possibilidades existem de quase todas as coisas, devido a falta de musculatura e gordura na área da clavícula, a placa pode ficar evidente, mas isso não é muito comum. Se seu medico indicou a cirurgia, ele teve motivos para isso. Confie no seu medico. 

  • Vanessa maria de Souza

    Boa noite! Meu filho tem 3 anos quebrou a cravicula faz 3 semanas, está usando o enfaixamento em 8. Ele tinha retorno na 2 semana mais não consegui agendar, ainda tem como se fosse um osso saltado como um calo isso é normal? Será q pra mim tirar o enfaixamento presiso bater um raio x pra ver como está? Ou com esse tempo já está colado o osso?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vanessa

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Nas crianças o processo tende a ser mais rápido, pode ser que o que voce vê saltado seja o caso ósseo que se formou, veja se ele sente dor ao mobilizar o braço, a dor é um dos sinais de que o osso ainda se encontra fraturado. O ideal seria fazer um exame de imagem para ter certeza de que a consolidação ocorreu.  

  • Dayane

    Meu filho quebrou a clavícula em fevereiro o médico mobilizou e mandou passa 30 dias e tira em casa mesmo levei na emergência só pra avaliar não atenderam pq não era urgente ele diz não senti mas dor mas o osso ficou um pouco mas alto tanto na parte da fratura como bem pouco na parte perto do pescoço ,no momento não tenho como paga um raoiX vc acha que isso pode prejudicar ele futuramente tenho que procurar a emergência de novo ele tem 6 anos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Dayane

      Clavícula na maior parte das fraturas não existe necessidade de cirurgia. Acredito que essa área mais elevada que voce refere é o calo ósseo que se formou, com o tempo o osso se remodela. Se quiser fazer algum acompanhamento tem que ser de forma ambulatorial via posto de saude. 

  • Ana Hashimoto

    Olá. Bom Dia. Meu filho tem 9 anos e quebrou a clavícula, numa queda jogando futebol. Isso foi no dia 23 de fevereiro. Ele usou a mobilização em 8. Ele não sente mais dor nenhuma, consegue se movimentar normalmente. E hoje dia 14 de abril ele foi na maior expectativa pra que o médico liberasse ele para o futebol. Mas ao invés disso o médico pediu pra repousar por mais 1 mês e retornar no dia 17 de maio, ele claro ficou muito triste, o médico disse que formou uma “bola” mas que vai sumir com o tempo, agora o que não entendemos é o motivo pra mais um mês, gostaria de saber mais quanto tempo pra ele se recuperar e poder finalmente voltar a jogar futebol. Obs.: Moramos no Japão então os termos médicos não entendemos 100%.. gostaríamos de saber se esse procedimento é normal.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana

      Perfeitamente normal. O médico deve ter avaliado as imagens e observado que o calo formado no osso ainda não é forte o suficiente para aguentar um esporte de contato, caso do futebol, por isso resolveu prolongar o tempo de recuperação para que o osso se fortaleça. 

  • Junior antonio

    Boa Noite dr. Quebrei a clavícula já está com 60 dias. Quebrei a esquerda o terço lateral, e usei o imobilizador 8 o osso ficou um encima do outro, sinto dor no músculos do pescoço principalmente anoite depois de dormir um pouco isso e normal.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Junior

      A tensão de tentar manter o osso imóvel deve estar deixando os músculos cervicais cansados, por isso a dor. Tente relaxar essa musculatura, com esse tempo sua clavícula ja tem calo ósseo bem estruturado. 

  • Rogéria Aparecida de Oliveira

    Olá doutor meu marido quebrou a clavícula em um acidente de moto e fez a cirurgia colocou placa parafusos ele é carteiro trabalha com a moto, tirou 90 dias de licença para ficar em repouso e para o osso voltar a colar a minha dúvida é depois que o osso colar após alguns anos ele poderá retirar a placa e os parafusos?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rogeria

      Todo material de síntese pode ser retirado após a consolidação da fratura. Comumente, fazemos isso após um ano da cirurgia para ter certeza de que o osso esta totalmente recuperado 

  • Suelen

    Boa noite meu marido sofreu um acidente de bicicleta, ao fazer a radiografia médico especialista em ombro disse que era cirúrgico porém procurei outro dois médicos ambos disseram que não tinha indicação para cirurgia ....seria pra usar somente a tala por duas semanas não sei o que fazer procuro a 4 opinião ? senti do 1 médico que queria se aproveitar da fragilidade do meu marido ... E explorarmos ao mesmo tempo meu esposo está com medo de piorar , não sei em quem confiar

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Suellen

      Algumas fraturas de clavícula tem indicação cirúrgica. Ambos os traventos, cirúrgico e conservador são corretos, o que varia na indicação é o tipo e a área que foi fraturada. Para uma opinião mais abalizada seria preciso avaliar os exames de imagem e fazer um exame fisico. .Se quiser uma opinião mais abalizada, que  mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma opinião. 

  • Lucas Rondelli

    Olá Dr. quebrei a clavícula em 13/03/2021, acidente de moto. Fora colocada uma placa de titânio e 8 pinos. Minha dúvida é, a clavícula fica mais resistente ou mais frágil com a placa por terem pinos perfurando? Devo retirar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucas

      Depois que o osso consolida ele retorna a sua resistencia normal. Todo material de síntese pode ser retirado depois de cumprida a sua missão ( estabilizar a fratura para que ela se consolide). 

  • Cassia

    Fiz minha cirugia tem 5 anos q tou com a placa e os pinos é necessario a retirada?? Sinto incomodo como dor inves em quando...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cassia  

      Todo material de síntese pode ser retirado após a consolidação da fratura. MAs, habitualmente ele não é retirado, a não ser que passe a apresentar complicações tipo infecção no local, rejeição ao material, migração para áreas articulares etc. Procure um ortopedista para investigar o que pode estar acontecendo. 

  • Noane Lorena

    Então, quando eu era criança eu caí e quebrei a clavícula, agora com 24 anos eu sinto dor na omoplata, um incomodo como se tivesse fora do lugar não sei, como se mexesse errado, eu gostaria de saber se tem alguma ligação

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Noane

      Pouco provável que haja alguma relação entre esses fatos. Meu conselho é que voce procure um ortopedista e investigue essa dor relacionada a escapula. 

  • Giancarlo Dandalo Ferreira

    Boa Noite. Até quando eu posso colocar gelo na fratura de clavícula

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Giancarlo

      Esse é um método utilizado nas fases mais agudas , ou seja, nos primeiros dias da fratura, depois perde a função 

  • Vanessa maria de Souza

    Bom dia! Meu filho tem 3 anos e quebrou a clavicula, ele está usando o enfaixamento 8, sera que ele vai sarar sem presizar de cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vanessa

      A grande maioria das fraturas de clavícula não necessitam de cirurgia e em crianças o índice é ainda baixo. Fique tranquila, seu filho vai se recuperar bem, desde que siga as orientações do medico.  

  • Marina de Andrade Martão

    Dr. Faz 6 anos sofri uma queda de uma altura de 3 metros quebrei a clavícula pois anos cai de ombro fraturei a T7 e a T12 explodiu. Não tenho nenhuma sequela mas ultimamente sinto dor no ombro fui ao ortopedista e fiz RX deu arteroatrose tenho 70 e uso marcapasso, será que tenho que operar? S

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marina

      A maioria dos casos de artrose não é cirúrgica, e necessitam apenas de tratamento conservador, sómente os casos graves tem indicação de cirurgia. 

  • Naum Leandro farias

    O médico disse que era pra ficar só com a tipóia e se não colase seria nescessário cirurgia !

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Naum

      Seu medico tem razão.  

  • Rafane Cristina

    Fiz a cirurgia da clavícula quebrada em 01 de julho a 8 meses atrás, porém sinto dor constante, sinto dificuldade para dormir devido a dor e a irritabilidade, sinto como se tivesse um ferro dentro da pele precionando e espetando pelo lado de dentro, nem sempre consigo vestir um roupa depender do movimento, ao levatar da cama também sinto dor e acaba que me sinto sobrecarregada no outro lado do ombro por so utilizar ele pra dormir e força ele, ja que o lado fragilizado esta mais sensível, segundo o médico operário foi feito uma ligação de um fio para colar o osso e fixa a clavícula, porém ao tirar raio x ele identificou que ficou alto o osso e não ficou posicionado como deveria porém isso nao afetaria a nada, alguma sugestão em relação as dores ? É normal essas condições relatada?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Refane

      Meu conselho é que voce invista no fortalecimento muscular da região e melhorar seu esquema analgésico . Outra opção é a retirada do material de síntese utilizado, para isso é preciso ter certeza que o osso ja esta bem consolidado (fratura curada). 694

  • Deivid

    Meu filho quebrou a clavícula tem 2 semana tá usado a tipóia tem alguma restrição em viajar de carro ficar 3 horas direto sentado dentro do carro

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Deivid

      Não há nenhuma restrição em ficar sentado muito tempo, por vezes é até mais confortável que deitado.. 

  • Ivanete

    Meu filho flaturou a clavícula 1/3 médio doutor ,nesse caso e cirúrgico ou não.??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ivanete

      Na maioria dos casos as fraturas de clavícula não requerem tratamento cirúrgico. Para indicação cirúrgico deve-se avaliar inúmeros itens, tipo exposição óssea , desalinhamento muito acentuado entre outros. Se ele suporta bem a tipoia e as dores estão progressivamente melhorando, a conduta é conservadora mesmo. O calo ósseo costuma se formar entre seis e oito semanas, paciência é um ingrediente essencial nesse caso. 

  • Juliana

    Eu fiz uma osteossíntese em novembro e irei retirar o pino em abril depois de quando tempo posso voltar ao serviço ou depois de quanto dias estou de alta médica meu médico disse q meu osso já consolidou

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Juliana

      Tudo depende do tipo de trabalho que voce exerce, por isso não posso responder a essa sua pergunta, pois não possuo as informações necessárias para dar uma resposta adequada a sua pergunta. 

  • KELLY MARIA DO NASCIMENTO

    Oii de, minha filha de 1 ano e 8 meses quebrou a clavícula, aí colocaram uma tala nela como se fosse um sutiã, aí depois de 1 semana ela fez o retorno e ele colocou só a tipóia nela, porém ela tem 1 ano e 8 meses não sei se isso está certo pq ela toda hora tira não fica com a tipóia direito, teria outra forma pra ajudar a colocar no lugar? E ela fica sem a tipóia interfere o osso a voltar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Kelly

      Na idade em que sua filha se encontra o osso se recupera seja o que for que fizermos, não sei preocupe. Deixe-a a vontade, a dor vai ser a limitante dela. 

  • Gabrielle Alves Bertioga-SP

    Queria saber quais lutas posso fazer depois de ter quebrado a clavícula central tipo 1 há quatro anos atrás? Minha recuperação foi raíz kkkk se é que me entende RS não operei deixei curar sozinho...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gabrielle

      Uma vez o osso consolidado, não há impedimento para que a pessoa faça o que quiser, é osso novo. 

  • Hélio

    Olá, tudo bem? Faz dois anos que sofri um acidente e fraturei a clavícula, o médico me orientou a fazer cirugia, mas não fiz. Minha clavícula provavelmente colou torta, sinto tipo uma ponta do osso. Tenho todos os movimentos, voltei a trabalhar. Minha dúvida é: passei em um concurso para professor, eles pedem raio-x , se a clavícula estiver torta ou não colada, posso ser reprovado?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Helio

      Isso não é motivo para o impedimento em concurso, só se estiver previsto em edital. 

  • Maria Clara

    Olá doutor, eu sofri acidente de moto e fraturei a clavícula no terço médio não precisei de cirurgia por conta que não foi o osso todo que se quebrou . Já tem dois meses que eu estou fazendo o uso da tipoia americana mais ainda sinto um pouco de dor no local da fratura e tá com uma bola . O médico que estou indo me deu um mês pra ele calcificar mais já tem 2 meses e parece que nada. Estou fazendo total repouso . Isso é normal ???

  • Francisco de Matias Filho

    Boa tarde doutor,gratuito a clavícula com tipo l fã fazem 30 dias,com tratamento conservador,ainda sinto que movimenta e sinto dor no ombro e no músculo abaixo da clavícula,é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Francisco

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, voce ainda esta na fase de recuperação do osso, por isso esses sintomas que você relata, depois da consolidação ainda existe a reabilitação para melhorar a parte músculo ligamentar, o que é uma fase ainda dolorosa, até a recuperação completa.  

  • Francisco Dos Santos

    A fratura foi no terço médio e colocado fio Kirchner.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Francisco

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Francisco dos santos

    Olá! Dr fiz uma cirurgia de clavicula pra colocar fio Kirchner interno e retirei com 90 dias,após a retirada estou sentindo dores no local da fratura isso é normal ou tem alguma coisa errada ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Francisco

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Alexandre da Silva Barbosa

    Ola doutor. Quebrei minha Clavícula faz 15 dias num acidente de moto. Fiz a cirurgia coloquei a placa e os parafusos. Será que vai ser necessário retirar depois?.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alexandre

      Na maioria dos casos não é necessário a retirada desse material, a não ser que ocorra alguma complicação, tipo infecção, protusão da placa entre outros. 

  • Vitoria

    Ola doutor eu quebrei o clavicula jogando futebol,e não fiz a cirurgia daqui a um tempo eu posso voltar a jogar e a fazer street dance

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vitoria

      Uma vez o osso consolidado é osso novo e normal, e você pode fazer uso dele da mesma forma como fazia antes da fratura. Não há impedimento nenhum para essas modalidades que voce quer praticar. 

  • Thaynara Scandoleiro

    Olá doutor, fiz cirurgia pra retirada de 5 parafusos, gostaria de saber quanto tempo de recuperação? Se já posso ficar sem a tipoia e fazer atividades moderadas.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thayanara

      O tempo de recuperação é bem mais rápido que o da cirurgia anterior. Acho que você deve usar a dor como balizadora das suas atividades, doeu pouco continue, doeu muito pare.  

  • Valdineia Queiroz Gomes

    Ola doutor ,quebrei minha cravicula direita ha exatamente 1ano e4 meses ,a fratura foi no treço médio ,usei tipoia e colete em 8,mais não colou o osso ,ficou desalinhada e com isso sentia muiita dor áo realizar minhas atividades cotidianas,pois trabalho com confecção sou costureira.Ha 3 semanas fiz uma cirugia para correção.Foi colocado uma placa de platina e parafusos de fixação e limpeza dos tecidos fribrosos que se formaram em volta do osso.Gostsria de saber se com 45 doas estou apta para retornar as mnhas atividades e já posso movimentar meu braço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Valdinea

      Se tudo correr bem a tendencia é que voce possa voltar às suas atividades em torno de 60 dias, invista na fisioterapia que vai ajudar a acelerar sua recuperação. 

  • Dagman dias dos Santos

    Boa tarde Dr. Diego Ariel quebrei a clavícula direita ,terceiro médio a quinze dias.voltei ao hospital nu retorno,tirei outro raio x .E o medico falou que tá colando.mas o osso tá por cima do outro,isso tá certo. Desde já agradeço obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Dagman

      A formação do calo ósseo pode provocar essa impressão de "um osso por cima do outro”, e na clavícula isso é mais perceptível devido a superficialidade desse osso. Fique tranquilo, com o tempo ocorre um remodelamento e esse “caroço" tende a desaparecer ou ficar bem menos aparente. 

  • Valdinéia Queiroz Gomes

    Ola doutor. Quebrei minha clavicula direita exatamente a 1ano e3 meses ,usei imobilização,tipoia e colete em 8 ,meu osso não colou e ficou totalmente desalinhado sentia muito ao realizar minhas atividades coitianas .Após 1 ano meu ortopedista achou melhor fazer cirugia para correção.A cirugia foi feita a 8 dias ,foi colocado uma placa de platina e parafusos e removidos os tecidos fibrosos q se formaram ao redor do osso.No momento estou em repouso usando tipoia,gostaria de saber se com 45 dias já estou apta para voltar as minhas atividades,e qto tempo leva para ficar totalmente recuperada?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Valdinea

      Essa resposta depende de  inúmeras informações que você não forneceu: o seu tipo de fratura, a técnica cirúrgica utilizada e qual seria sua atividade profissional. Em media o processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de  pessoa para pessoa., depois disso é reabilitação. 

  • Elvis

    Olá Doutor, realizei a cirurgia de clavícula, já faz 25 dias, não sinto mais dor no local, estou usando a tipoia ainda. Minha dúvida é, porque algumas pessoas no dia seguinte após fazerem a cirurgia já podem mexer o ombro, e eu tenho que usar a tipoia ainda, a placa e os parafusos não servem para o paciente voltar a se movimentar mais rápido?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elvis

      As Orteses são utilizadas para se manter o osso estável enquanto se recupera. Dependendo da gravidade da sua fratura esse “descanso" dado pela tipóia é necessário, pois só a órtese não consegue estabilizar a fratura. Paciencia é necessária na recuperação de fraturas. Cada caso um caso. 

  • Estanislaw Rosa Leal

    A lateral não unio com a outra parte medieval, devido p formato do calo ósseo que formou entre as parte quebrada. Isso tem me causado grande desconforto e dor. Os médico da minha região, fazem pouco caso. Triste

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Estanislaw

      Compartilho da sua angustia, mas eu moro bem distante de você. Sugiro que você procure um serviço de ortopedia para fazer uma reavaliação. Usualmente as fraturas de clavícula não são cirúrgicas.  Converse com os medicos e lhes mostre que você esta endo prejudicado com a falta de tratamento adequado.

  • Estanislaw Rosa Leal

    Por favor: algum médico com uma boa alma, poderia fazer minha cirurgia na clavícula esquerda,ela está pontuda, sou novo e filho de mãe solteira. Preciso muito ter conforto no braço, pois trabalho em altura, com uma ponta imensa p. Moro em Guarapari ES. Aguardo retorno. Desde já obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Estanislaw

      Compartilho da sua angustia, mas eu moro bem distante de você. Sugiro que você procure um serviço de ortopedia para fazer uma reavaliação. Usualmente as fraturas de clavícula não são cirúrgicas.  

  • Marcus Nunes

    Passei por uma cirurgia na clavícula a 2 anos, sinto choques dependendo do movimento que faço, sinto dores ao pegar peso e também sinto que se perdeu parte a força que havia no braço, isso e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcus

      Meu conselho é que voce procure um ortopedista para investigar esses sintomas, após esse tempo da fratura de clavícula não se pode relacionar com esse evento.  

  • Deise

    Bom dia minha filha nasceu com a clavícula quebrada do lado esquerdo ela tem muita dificuldade de levantar o braço hoje ela está com 13 anos e um mês que ela sente dores e está tendo mais dificuldades ainda oque posso fazer? Já levei no posto de saúde me encaminharam para o hospital da PUC la fiz consulta mandaram fazer exame no dia do exame a máquina quebro não me ligaram mais pra retorno já faz 2 anos não sei mais oque fazer gostaria muito de sua ajuda desde já muito obrigada deus abençoe.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Deise

      O ideal é que ela faça um exame de imagem. Mesmo uma radiografia simples ja ajuda a orientar um diagnóstico e tomar a conduta mais adequada.. 

  • Chaiane Jardim Rodrigues

    Meu marido quebrou a clavícula esquerda dia 11 a cirurgia estava marcada para ontem dia 15 mais foi cancelada e remarcada para dia 27 só q ele sente muita dor e o local está muito roxo e amarelado o q deve fazer dá para esperar até o dia da cirurgia?!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Chaiane

      A conduta ai é repouso, imobilização e gelo. Usar a tipóia ajuda no repouso e na imobilização. Essa coloração que voce cita é o hematoma da fratura em regressão, não há o que se preocupar em relação a isso. 

  • Alex

    Bom dia doutor, então fui diagnóstico com Fratura 1/3 da clavícula direita em uma queda de moto, fiz um raio X e o medico me indicou a tipoia como imobilização, uma pergunta eu posso voltar a pilotar a moto sem esforços claro com quanto tempo ? Pois a médica do INSS me passou que até 2 meses estaria bom, o que seria esse bom ? Calcificação? Ou a cartilagem ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alex

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, depois disso você vai precisar entrar num processo de reabilitação para fortalecimento ósseo e musculo-ligamentar e só então você estará pronto para pilotar. 

  • Jainy

    Doutor a dez anos atrás quebrei a clavícula,usei gesso mas o osso não colou , precisei de cirugia mas não pude fazer , hoje em dia cinto muita dor no peito e falta de ar , isso pode me prejudicar em algo mais ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jainy

      Pelo tempo que você menciona da sua fratura, eu diria que , dificilmente esses sintomas que você menciona é devido a esse osso que foi fraturado. Sugiro que você procure um ortopedista para esclarecer a causa e tomar a conduta mais adequada ao seu caso. 

  • José Wagner dos Santos Lima

    Dr Diego quebrei a clavícula direita e o ortopedista só mim aconcelhou a usa a tipóia e passou o medicamento proflan tô tentando a quinze dias e ainda sinto muita dor no peito isso e normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wagner

      Sua fratura é ainda muito recente, faz parte do quadro esses sintomas que você menciona, com o tempo e a reabilitação a tendencia é que essa sintomatologia desapareceram. 

  • José Wagner dos Santos Lima

    Boa noite doutor.quebrei a clavícula a quinze dias e ainda sinto muita dor no peito e normal e ainda tá um calombo

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wagner

      Sua fratura é ainda muito recente, faz parte do quadro esses sintomas que você menciona, com o tempo e a reabilitação a tendencia é que essa sintomatologia desapareceram. 

  • Michel charles da silva

    Bom dia doutor estou com minha clavicula quebrada e ela colou torto para sima..eu trabalho como.entregador de gas e ela.doi.muiyo

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Michel

      Qual seria sua duvida? 

  • Lucas Santos

    Boa noite doutor, a dúvida que quero tirar é que tive fratura a 3 meses, estou em recuperação ainda e meu último raio x mostrou que ele não colou ainda! Uso o tipoia americano, tem a possibilidade de fazer cirugia ou ainda está em tempo? Desde já agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucas

      Ainda há possibilidade de consolidação e ainda da tempo fazer a cirurgia. Converse com o ortopedista que esta lhe acompanhando e avaliem as possibilidades. Ele é a pessoa mais adequada para fazer uma avaliação correta. 

  • Maria Célia Mendes

    Dr.Diego ,meu filho quebrou a clavícula e fez cirugia ,colocou placa e parafusos, mas com 45 dias teve que retirar a placa,devido a uma complicação,agora fazer 45 dias da retirada da placa,foi feito um RX e o resultado foi, fratura completa ,oblica do terço externo da clavícula esquerda.Espaço articular conservada, Impressão diagnostica: Fraturas da clavícula esquerda. Minha duvida é porque o osso ainda não colou totalmente?meu filho tem 20 anos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Celia

      Algumas vezes o laudo não refere a formação do calo ósseo é necessário que voce mostre o laudo e a radiografia para o medico para que ele possa avaliar essa probabilidade. 

  • Maria Célia Mendes

    Dr.fiz um RX da clavícula e o resultado foi ,fraturas completa,oblica do terço externo da clavícula esquerda. Impressão diagnostica:fraturas da clavícula esquerda. Me explique esses resultado Dr.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Celia

      Sua clavícula esta quebrada e voce precisa passar por um medico para fazer uma avaliação. 

  • Romilsa Aparecida Ferreira

    Bom dia meu genro fraturou a clavícula e sente dor ele pode tomar alguma medicação o médico só deu uma injeção no dia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Romilda

      Acho que ele deve tomar uma analgésico.Só cuidado com possiveis alergias que ele possa ter, de resto esta liberado. 

  • Vanderclei Gabriel do nascimento

    Quento sai um serogia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vanderlei

      Cirurgias ortopédicas dependem de material para serem feitas. Dependendo do tamanho e do grau da lesão, o valor é bastante variável. 

  • Kelly nascimento da costa

    Boa tarde tire uma dúvida . A 7 meses atrás fiz uma cirurgia de clavícula e ainda sinto encômodo na clavia recentemente fiz um raio-x. E no laudo deu que . Deformidade do extremo clavícula esterno com exérese da porção óssea da sua extremidade compatível com sequela traumática oque significa

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Kelly

      Apenas dizendo o que foi feito na sua cirurgia, ele refere sequela devido a retirada de um pedaço ósseo, é uma sequela anatômica e não funcional.  

  • Kelly nascimento da costa

    Boa tarde tire uma dúvida . A 7 meses atrás fiz uma cirurgia de clavícula e ainda sinto encômodo na clavia recentemente fiz um raio-x. E no laudo deu que . Deformidade do extremo clavícula esterno com exérese da porção óssea da sua extremidade compatível com sequela traumática oque significa

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Kelly

      Apenas dizendo o que foi feito na sua cirurgia, ele refere sequela devido a retirada de um pedaço ósseo, é uma sequela anatômica e não funcional.  

  • Luiz Henrique

    Ola doutor, A sete meses atras eu quebrei a minha clavicula no meio ,fiz tratamento sirurgico,colocaram um ferro(fui de sutura) passou 3 meses e titou esse ferro,,,,estou recuperando mais com um pouco de preocupação,fez 7 meses que machuquei e desde um certo tempo pra ca meu ombro fica ranhado e estralando,nao sinto dor nenhuma,oque seria isso do ombro ficar ranhado (nao sei ao certo mais esta intensificando esses aranhões no ombro)oque seria????

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luiz Henrique

      Pode ser que haja concomitantemente uma lesão condal. Procure um ortopedista para investigar esses sintomas e iniciar o tratamento mais adequado. 

  • Taylson Morais Grangeiro

    BOA NOITE DR. FRATUREI MINHA CLAVÍCULA NO TERÇO DISTAL AH 15 DIAS , NÃO SINTO DOR, MAIS SINTO O OSSO ESTALANDO AO ANDAR OU MECHER UM POUCO O OMBRO QUERIA SABER SE E NORMAL? POR MAIS QUE EU DEUXE O BRAÇO PARADO MAIS QUALQUER MOVIMENTO QUE EU FAZER SINTO O OSSO ESTALANDO SEM DOR ALGUMA ! ESTOU USANDO TIPOIA TIPO AMERICANA .

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Taylisson

      Até o osso consolidar é normal esses “estalos”, o processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, portanto, você ainda esta no período esperado para esses sintomas. 

  • Gustavo Nanini Caldeira

    Bom dia Dr. estou com a clavícula esquerda quebrada desdd o último sábado esperando por cirurgia e até agora não consegui. Se cicatrizar do jeito que está, o que Pode acontecer? Desde já agradeço!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gustavo

      Na maioria dos casos de fratura de clavícula não há necessidade de cirurgia, se no seu caso houve indicação, e  a cirurgia não for feita o que pode acontecer é uma consolidação viciosa ( ficar “torta”), ou não consolidar (colar). 

  • Alessandra

    Dr, meu namorado quebrou a clavícula foi necessário fazer cirugia pois passou 3 meses e o médico dele disse que o osso não colou na parte de baixo, será que vai ter que fazer uma cirurgia pra por enxerto ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alessandra

      Existe uma modalidade de complicação chamada de pseudoartrose em que o osso nao se recupera porque fica parecendo uma área articular, nesses casos é necessário enxertia, se houver apenas um retardo de consolidação esse enxerto não será necessário. 

  • MOISES VILALVA DA SILVA

    Olá doutor, meu filho quebrou a clavícula jogando futebol, o médico imobilizou o ombro dele com faixas e forma de 8 e quando retornamos para uma reavaliação o médico disse que o Osso não encaixou corretamente, ficou um pouco pra cima uma das partes. Li aí nos comentários que o Osso vai se remodelar e vai voltar ao normal. Isso pode impedir que ele entre nas forças armadas daqui à alguns anos. Ele tem 10 anos.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Moises

      Na maioria das lesões de clavícula tendem a se resolver sem problemas. Nos jovens a recuperação é ainda melhor do que nos mais velhos. Acho improvável que seu filho tenha algum problema no futuro acerca dessa fratura.  

  • EDIVALDO FELIX DOS SANTOS

    Boa noite Dr. Se o osso do radio distal colar torto Tem algum problema se eu nao quiser fazer cirurgia.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edivaldo

      Dependendo de como o osso se recuperar pode haver perda da funcionalidade da mão ou do punho, dependendo da sua profissão isso pode prejudicar o trabalho, sem falar na questão estética. 

  • Edsom bachetti Dos Santos

    Depois de de 7 dias de operado agora esta aparecendo um carocinho que dói o que pode ser

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edson

      Pode ser um ponto inflamado e ou infeccionado, pode ser o calo ósseo se formando, pode ser um abscesso…. Procure um medico para ser examinado e esclarecer essa duvida e fazer o tratamento adequado.   

  • TANIA MATOS DOS SANTOS

    Doutor minha filha fraturou a clavícula faz 16 dias ela consegue movimentar o braço mas senti dores constantes e no local ta inchado passei no ortopedista mas ele ñ orientou nada e deixou como está o que faço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tania

      Isso que ele esta sentindo é normal. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Nessa fase é preciso paciência para acompanhar o processo. 

  • Maria Célia Mendes

    Meu filho quebrou a clavicula ,fez cirugia colocou placa e seis parafusos ,agora com um més e cinco dias ,a cirugia começou a inchar saindo muita secreção purulenta e abriu toda ,o que fazer doutor costurar novamente ou retirar a placa .a cirugia foi realizada dia 16 de agosto de 2021,

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Célia

      Procure um pronto socorro ou o medico que esta acompanhando o caso para as devidas providencias. 

  • Adilson Santos

    Caro Dr, após 6 meses de cirurgia de clavícula, estou com dores ao movimento e ao contato somente no terço lateral. Isso pode ser proveniência de aderência fibrose?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adilson

      Pode ser sim. Para tirar a duvida, procure um especialista para exames de imagem e avaliação.  

  • Patrícia

    Fiz cirurgia da clavícula lado esquerdo .....ficou um espaço .....sinto muita dor .....já abriu abcesso .....não consigo deitar .....tenho dormência no braço e no peito

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Patricia

      E qual seria sua duvida? 

  • Emerson

    Coloquei placa na clavicula há 1 mes, sinto estalos qdo preciso movimentar, porem sem dores, ta normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Emerson

      Não há nada anormal nesses sintomas que você refere. Aos poucos vão desaparecendo, 

  • Graciane Vasconcelos

    Ola Dr.Diego a minha irmã fez a cirurgia da clavícula para retirada dos ferros que tinha colocado pra colar o osso, mas agora depois da cirurgia que ela fez pra retirar os ferros, ela tá sentindo muita dor no braço e nem ta conseguindo dormir a noite! Isso é normal? Tem 15 dias que ela fez a cirurgia!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Graciane

      Todo procedimento cirúrgico é doloroso, mas a tendencia é que essa dor vá amenizando com os dias. Se após 15 dias ela ainda esta com uma dor que incomoda aconselho procurar o medico assistente para averiguar o que pode estar acontecendo. 

  • Deividi Aires Fagundes

    Doutor fiz cirurgia na clavicula a 15 días e coloquei placa é normal proximo ao pescoço ficar mais saliente do que prox ao ombro?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Deividi

      É bastante comum reações desse tipo após trauma cirúrgico. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer.  

  • Ismae

    Doutor eu fiz uma cirurgia da clavícula ou melhor dizendo do acromioclavicular e após 20 dias o fio de kirscner saiu do lugar ou seja saiu totalmente pra fora nesse caso o q posso fazer? e o q pode ter acontecido? será q já posso ficar sem usar ou será preciso fazer nova cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ismael

      Meu conselho é que você procure seu medico assistente para investigar o que aconteceu. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Se ja houver calo ósseo, é só reabilitar. Mas isso, só uma consulta e um exame de imagem podem definir.  

  • Helter Cristiano

    Olá Doutor, tem algum problema em tirar o "8" Para tomar banho ou dormir?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Helter

      Não há problema, a não ser que seja de gesso que não pode ser retirado.  

  • Reinaldo

    Eu quebrei minha clavícula já faz três semanas usei tipoia só duas semana será que é bom eu usa mais ou não

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Reinaldo

      Siga o tempo que seu médico orientou. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, esse é, em media o tempo que deve ficar imobilizado o osso para se recuperar. 

  • Daniela

    Bom dia doutor. Meu filho fez uma cirurgia de clavícula colocou plaquinha e parafusos. Ele reclama que sente encômodo como se tivesse solto a plaquinha. Já tem 7 meses que ele fez a cirurgia. Foi dia 06/02/2021. Será que com mais tempo ele para de sentir isso? E pegar alguma coisa mais pesada ele vai poder normalmente?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniela

      É preciso confirmar se esta solto ou não. O tratamento tem que ser para corrigir o que for diagnosticado. Procure um ortopedista para investigar as possibilidades. O osso depois de consolidado é um osso normal e a função do conjunto (músculos, tendões, nervos e vasos) deve ser restabelecida com reabilitação e ai é vida que segue normal. 

  • Maria Duarte

    Tive fratura na clavícula e me engersaram ! Tirei eu mema o gerso com uma semana! Hoje sinto fortes dores no peito, costas e pescoço! Meu osso quebrou errado! É conseqüência do osso colado errado isso? Oque fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maria, assim acho que o equívoco foi em não seguir o tratamento como recomendado.. sugiro retornar no seu ortopedista para re-avaliar... :)

  • José kelvem Leite Tavares

    Sou José kelvem eu quebrei minha clavícula e fiz cirurgia para colocá-la no lugar já fazia dois meses q estava em recuperação mais o osso saiu do lugar. Tem como colocar no lugar sem precisar de cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Kelven

      Pelo tempo das sua fratura é quase impossível conseguir esse intento, só cirurgicamente. 

  • rosangela fernandes sales

    Doutor Diego, quebrei minha clavícula há um mês mais ou menos, e o osso tá colando torto, preciso fazer cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Rosangela

      Habitualmente o osso sofre remodelamento após a consolidação e a clavicula  é um osso que tem pouca participação na ação motora da região. Portanto, a menos que esse desvio seja muito grande, e isso só um especialista pode avaliar, não há muitos problemas nessa consolidação pouco desviada. 

  • Iran

    Dr Sofri uma Luxação Acromioclavícular,foi preciso fazer cirurgia,tenho 2 fios de Kirchner. Internos . Com quanto tempo vou poder jogar futebol e Trabalhar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Iran

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, depois disso o osso vai sofrendo um processo de remodelamento para assumir a forma normal, e aí é vida que segue e osso  novo 

  • Tereza

    Boa noite doutor!! Fraturei a clavícula tem 3 semanas...o primeiro médico que fui me recomendou o uso da tipóia americana por duas semanas Fui a outro médico depois desse tempo e ele pediu para que eu passasse a usar o colete em forma de 8. Mas minha fratura da clavícula está muito longe ainda um pedaço do outro. Sendo cirúrgico É melhor eu esperar mais um tempo com o colete ou já operar???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tereza

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Se há uma indicação de cirurgia no seu caso, o ideal é faze-la o quanto antes, para que não haja consolidação viciosa. 

  • Gabriel

    Bom dia. Eu operei a clavícula tem uma semana e o ferro que está para fora da pele fica rodando, e hoje eu acordei com ele para fora, cerca de um dedo. Isso seria normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gabriel

      Não é o usual.Meu conselho é que você procure o seu médico assistente para avaliar essa evolução. 

  • MARIA GONCALVES

    Boa noite minha mae ta com a cavicula quebrada. Ela tem 86 anos so da com a tala sera que tem algum remedio pra melhorar mas rápido

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Maria

      Não existe nenhum “remedio"que apresse consolidação óssea. Os idosos tendem a demorar um pouco mais para isso. NO momento a única coisa a fazer é tentar deixar o osso o mais imóvel possível e não atrapalhar o processo fisiológico normal. 

  • Guilherme Moreira Kugler

    Olá, meu nome é Guilherme Kugler, sou piloto de mtb downhill e motocros, acabei caindo e quebrando a clavicula, a minha clavicula fica mais fraca do que antes podendo quebrar com mais facilidade em qualquer tombo ou fica mais forte? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Guilherme

      Fratura óssea não torna o osso mais fraco ou mais forte. Uma vez consolidado o osso volta ao normal, com a mesma densidade e capacidade dos outros ossos do corpo.  

  • LUCAS SANTANA DA SILVA

    Doutor, depois que se recuperar da fratura o ombro tende a ficar mais alto que o outro ?lesionei a cavicula do lado direito e o ombro é um pouco mais alto que o esquerdo ( não sinto dor e nem precisei de cirurgia, obrigado!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Lucas

      Por vezes, o calo ósseo provoca essa assimetria no ombro, com o tempo e a remodelação óssea, a tendencia é voltar a uma forma próxima do normal. 

  • Henrique

    Olá Doutor! Fraturei a clavícula a 2 meses, não estou sentindo mais dores, já pode voltar a jogar futebol e a trabalhar, Ou tem algum risco?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Henrique

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas,  variável de pessoa para pessoa. É necessário um exame de imagem para confirmar se o osso, realmente consolidou, depois disso é reabilitação e vida que segue. 

  • LUÍS CARLOS DA SILVA COSTA

    Bom dia Dr. desculpe o incômodo, preciso de vossa ajuda. A minha filha de 4 anos Emanuelly de Sousa Costa fraturou a clavícula em 13/06/2020. (Relatório: ESQUERDO: Presença de fratura em clavícula. Presença de fratura com desvio em terço médio da clavícula. Demais aspectos preservados). Eu não estava presente na ocasião pois estamos separados, enquanto se recuperava ficou comigo, (Pai dela), após três (03) meses a mãe levou a filha para um parque aquático e permitindo a utilização de uma boia para a menina flutuar na piscina, logo nos primeiros dias após a ida ao parque levei-a ao médico e foi constatado pelo RX ainda a presença da fratura. Pergunta; tal conduta poderia ter agravado ou contribuído para o surgimento de dor no local por causa do pouco tempo após a recuperação e esforço do próprio peso da criança para se manter na boia ? Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Luiz Carlos

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas,   de pessoa para pessoa, em crianças essa consolidação é ainda mais rápida. Na radiografia as imagens demoram mais tempo para apresentar normalidade. Portanto, com 3 meses a fratura de uma criança de 4 anos ja deve ter se resolvido. O que aconteceu nesse parque é difícil de aquilatar, não há como avaliar só com essas informações . 

  • Sabrina Marrafon

    Uma pessoa com calo ósseo grau IIi, na clavícula direita é impossibilitada de trabalhar? Um calo ósseo oriundo de um acidente automobilístico no ano de 1999, pode ser considerada pela medicina do trabalho como doença pré existente na contratação? Um AGENTE DE CONTROLE DE ZOONOSES pode exercer sua função com esse tipo de deficiência? Aliás quem possui esse tipo de alteração óssea pode ser considerado deficiente físico? Obrigada Aguardo resposta

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Sabrina

      O que determina presença ou nao de deficiência é o exame clinico do medico. É através desse exame que ele aquilata se existe deficiência e que seria o grau da mesma.  

  • Douglas

    Não médio a mão pra cima nem abro os dedos,á tem 1 mes q estou machucado isso é normal doutores?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Douglas

      Se a fisioterapia não esta ajudando, meu conselho é que você procure um especialista para investigar esses problemas que você vem apresentando, existem inúmeras possibilidades na presença de fraturas dos membros superiores, melhor procurar uma opinião especializada e com conduta correta. 

  • Luis

    Faz 45 dias que fraturei a clavícula, não tô sentindo dor nenhuma, só está o calo. Porém fiz outro raio x e ainda está constando fratura. É normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Luis  

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, depois disso o osso vai sofrendo um processo de remodelamento para assumir a forma normal. Por vezes, pode haver uma persistência do traço de fratura ao raio X, sem haver fratura de fato, estando o calo ósseo visível, significa que a consolidação esta acontecendo. 

  • Olá. ,fraturei a clavícula em um acidente de moto. Após um mês usando imobilizador precisei passar por cirurgia onde foi colocado um fio emendando o osso. Não me deram orientação sobre o pos cirúrgico e estou com dúvidas quando ao tempo de uso de tipóia, se posso movimentar o braço ,dormir de lado ..

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Gê

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, depois disso o osso vai sofrendo um processo de remodelamento para assumir a forma normal, e aí é vida que segue e osso novo. Use a tipoia enquanto seu osso não estiver consolidado, os movimentos são aconselhados, a dor vai ser a guia de qual pode ser executado e qual não, dormir de lado não seria aconselhável enquanto não houver consolidação. Invista na fisioterapia passiva e depois do osso consolidado na ativa. 

  • Henrique

    Olá doutor, tenho 15 anos quebreia clávicula dia 03, ainda consigo sentir o osso meio q poonteagudo na região da cávicula, estou imobilizado com a tipoia o senhor poderia me dar algumas dicas de como ficar para q der td certo em relação a recuperação?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Henrique

      O principio para que uma fratura se recupera adequadamente é imobilização e alinhamento das bordas. Na fratura de clavícula, a pessoa deve evitar muitos movimentos com o membro afetado, somente isso ja ajuda bastante na recuperação, não tem muito mistério não..   

  • Duarte

    Olá doutor, parti clavícula há 7 semanas nunca tive dores, consigo fazer todo o tipo de movimentos tenho um pequeno calo ósseo, posso voltar à bicicleta antes dos 3 meses? Tendo mais cuidado para não cair? Ortopedista que me acompanha disse que posso fazer qualquer coisa, recomendou natação pois não ao há a risco de queda, disse que podia fazer qualquer coisa desde que o risco de cair fosse baixo, apartir de quantas semanas é e que já é seguro mesmo que caia não o prejudicar? Penso que o meu processo de cicatrização esteja mais avançado pois antes do 1° mês já sentia o calo ósseo e já movimentava o braço. Obrigado aguardo a sua resposta

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Duarte

      Pessoas jovens se recuperam mais rápido que os mais velhos. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, depois disso o osso vai sofrendo um processo de remodelamento para assumir a forma normal, e aí é vida que segue e osso novo. Como seu medico alertou, enquanto essa fratura não estiver completamente consolidada há que se ter cuidado para que não sofra novo trauma, pois ainda é uma área mais frágil, de resto é seguir. 

  • Thamara

    Olá, meu namorado quebrou a clavícula a 3 dias jogando bola, mais esta na fila de espera da cirurgia, que só será realizada em 5 ou 10 dias, porém ele sente muita dor, essa demora pode prejudica-lo?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Thamara

      A clavicula é um dos poucos ossos que numa boa parte das vezes não precisa nem de cirurgia para se recuperar. O osso leva cerca de dois a três meses para formar o calo ósseo, enquanto não estiver formado é passível de cirurgia. 

  • Geize

    Tem 8 anos que fiz minha cirurgia pós tinha fraturado e hoje, e agr tem duas semanas que venho sentindo umas dores pontas e dormência no Braço deve procurar um médico??

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Geize

      Para esclarecer esses sintomas e fazer um tratamento adequado você deve procurar ajuda especializada. Eu recomendaria um reumatologista. 

  • Vitor Martins

    Boa noite Dr. Parti minha clavícula em uma queda de bike. Como estava com um desvio muito grande fiz cirurgia vai em 2 semanas. Estou com tipoia e meu médico disse para retirar depois de 1 mês da cirurgia. Depois de retirar tipoia já posso movimentar ligeiramente o ombro ou devo manter o mais imóvel possível. Só vou novamente no médico 2 meses depois da cirurgia e gostaria de saber como fazer até lá. Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Vitor

      A dor vai ser sua limitação, doeu pouco movimente, doeu muito pare a movimentação. A fisioterapia vai lhe ajudar nesse quesito. 

  • duarte nanques

    Parti clavicula há 3 semanas e 4 dias, numa queda de bicicleta sou jovem e na altura da queda não tive qualquer dor mas notei que tinha um alto fui ao hospital e saí de lá com mais dor até á primeira semana desde a 2 semana não tenho qualquer dor, consigo fazer todos os movimentos( até subir o braço) sem qualquer dor ou desconforto , quando poderei voltar á pratica desportiva ? É normal não sentir dor?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Duarte

        O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Após a consolidação é osso novo, vida que segue normal. 

  • FERNANDO ARAUJO DE MOURA

    A ponta da minha clavícula desprendeu do ombro em uma queda de bike e ficou uma ponta para cima estou usando tipoia. Será que ela volta o que era antes ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Fernando

      As fraturas de clavicula, habitualmente nao necessitam de cirurgia, apenas o repouso em tipoia resolve, é só ter paciência. 

  • Mary lemos

    Olá Dr! Eu fiz uma cirugia de clavícula faz 5 meses e foi colocado uma placa com 6 parafusos, eu queria saber si é normal o local onde foi colocada a placa ficar alto, e que o volume me preocupa e ao mesmo tempo incomoda.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Mary

      Como a área da clavícula é um local sem muito tecido subcutâneo a tendencia é que o material de síntese fique mais proeminente. Uma opção é a sua retirada após um ano, que é quando temos certeza que seu osso esta totalmente regenerado. 

  • Regiane Oliveira Galdino de Lima

    Bom dia, quebrei a minha clavícula em 2002, com 18 anos,hoje tenho 37..porem não deixei cicatrizar corretamente,hoje estou sofrendo com dores horríveis,sera que consigo fazer cirurgia,pois o osso colou errado.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Regiane

      Sempre é possível se fazer cirurgia para correção óssea, só não se garante o resultado. Pode dar super certo e o osso ficar anatômico e funcional ou não dar certo . 

  • Bianca

    Dr meu filho de 1 ano quebrou a clavicula no terço médio. Segundo o médico que o avaliou foi muito discreto, quase imperceptível. Passou remédio para dor, mas não o imobilizou. Esta correto isso? Porque tudo o que leio fala sobre a imobilização do lado afetado. Fico preocupada de piorar a lesão. Ele é bem agitado, e quando está sem dor acaba mexendo bastante o braço.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Bianca

      Não se preocupe, a dor é uma condicionante do movimento, ele só vai mexer até onde não doa, quanto a imobilização não é necessário fazer, crianças se recuperam maravilhosamente, acredite e tenha paciência. 

  • Ronaldo

    Doutor, fraturei a clavícula a 2 dias, o primeiro ortopedista me receitou tipoia e que eu volte em um especialista de ombros para ver se se com ingratamente da tipoia resolverá . A minha dúvida é que sinto o osso um pouco elevado, mais não com risco de rasgar a pele, estou usando a tipoia , não consigo entender como esse osso irá colar se uma parte está para o alto e a outra parte embaixo. Não sei se me fiz claro na minha dúvida.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Ronaldo

      Na maior parte das vezes, as fraturas de clavícula não são cirúrgicas. Basta que o osso tenha um mínimo contato entre as partes quebradas para promover o aparecimento do calo ósseo. Essa elevação que você sente no ombro é perfeitamente normal, com o tempo desaparece. 

  • Joscemar

    Bom dia sofri um acidente de moto e fraturei a escápula, estou usando tipóia, mas estou com muitas dores na mão e dedos, e inchaço, fiz tomografia e não apareceu fratura,o que pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Joscemar

      Não entendi bem a sua questão. Você tem ou não a fratura de escapula. A tomografia não mostrou fratura onde? Na escapula? Nos dedos? Na mão? Fratura em qualquer estrutura que participa dos movimentos dos braços podem levar a dores referidas nas extremidades, ate porque existe o que chamamos de atitude antalgica ( o corpo “cria"algumas estratégias para evitar a dor provocada por alguns movimentos) só que isso pode se refletir em outras estruturas.  

  • Luiza de Reis

    Doutor, Fraturei minha clavícula direita tem 8 dias. Sou salgadeira . tenho 63 anos. Estou usando um imobilizador. Estou de licença em casa. Quando poderei trabalhar. Posso usar minha mão esquerda nas minhas tarefas de casa?obrigada. :)

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Luisa

      As fraturas de clavícula costumam levar a recuperação rápida, o período de formação do calo ósseo gira em torno de seis a oito semanas, depois disso vem a fase de reabilitação. Sim, você pode usar seu outro braço para fazer tarefas domesticas, desde que não lhe incomodem, evite movimentar muito o braço do lado da clavícula afetada, pois isso pode fazer com que o osso demore mais tempo para se recuperar. 

  • Helder Cout

    Boa noite, fraturei a clavícula no tercio médio, médico passou gesso em 8. Estou a 21 dias com gesso, e com um problema q tenho algumas alergias como coceiras, estou sofrendo muito com o gesso, acredito q mais q com a fratura em si. Seria viável a troca do gesso por uma órtese em 8 ou tipoia ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Helder

      Não só viável como aconselhável. Faça a troca e fique mais confortável. 

  • Luiz Henrique

    Faturei minha cavicula a dois meses,fiz a sirugia e tirei o fio de sutura(ferro) 47 dias depois,e normal senti uma dor ao movimentar o ombro,e quanto tempo leva para que um osso regenere 1 cm?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Luiz Henrique

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais.  O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de 2 (dois) a três meses, variável de pessoa para pessoa Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação 

  • Kelly

    Boa tarde Dr fiz uma cirurgia da clavícula e foi colocado o fio e normal não consegui mover o braço e doer tanto já faz 5 dias que fiz a cirurgia. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Kelly

      Esta muito recente seu procedimento, portanto, muito comum essas queixas. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Nilma cristina monteiro de souza

    Olá fiz uma cirurgia de clavícula a 4 meses e coloquei uma placa, resentemente tive uma queda e cair do lado q coloquei a placa corre o risco de quebrar a placa ou fraturar novamente

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Nilma

      Qualquer osso pode sofrer fratura com ou sem placa. Se houver um trauma pode acontecer a fratura. Tenha cuidado. 

  • Deivid viana de melo canuto

    Olá doutor boa noite ... Estou sentindo um calo ósseo na minha clavícula fraturada ... Isso e normal ? Vai sumir ou fica pra sempre ? Posso fica com seguelas de fica torto ou sem força no braço?...:

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Deivid

      A clavícula é um dos ossos com melhor recuperação do organismo, esse calo ósseo ainda vai sofrer trasnsformacões e esse osso vai se remodelar, fique tranquilo, quanto a forca do seu braço é dependente da fisioterapia que você vai fazer e um bom trabalho de musculação. 

  • Jamerson tenorio

    Fraturei a clavícula vou fazer 3 meses usando ortese em 8, não sinto dor nenhuma, so o desconforto dessa ortese, quando retirar essas ortese ja posso retornar ao trabalho. Trabalho de Segurança?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jamerson

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Após a consolidação óssea e retirada dessa órtese você deve iniciar a reabilitação, mas isso não inviabiliza seu retorno para o trabalho. 

  • JESANE

    Boa tarde! Fez 2 meses de cirurgia da clavícula. Sinto dores,passei no médico ele só disse pra tomar remédio. E não preciso mais da Tipoia. Porém! Quando preciso sair,volto cm dor .

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jesane

      Ainda é muito recente a sua fratura. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Lucas Oliveira

    Oi Doutor, meu filho de 4 anos quebrou a clavícula há um mês, só usou tipoia velpeal Americana. Formou um calo ósseo grande, muito embora não causa complicações anatômicas, causa desconforto visual e estético. Há como resolver ? Dissolver? Fazer raspagem? Algo assim? Tende a diminuir com o tempo? Ou aumentar?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Lucas

      Não se preocupe com a parte estética, na idade do seu filho o osso remodela e volta a sua forma anatômica na grande maioria das vezes, só é necessário um pouco de paciência. Raspagem só vai estimular o osso a produzir mais osso. 

  • RANIERI DE ALMEIDA DA SILVA

    Fiz uma cirurgia dia 08/04 e gostaria de saber se já posso para de usar a tipóia?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Ranieri

      Você teve essa fratura há quase um ano? Ou errou a Data e quis dizer 08/03? Costumo liberar para fisioterapia e retirada de tipóia após a formação do calo ósseo que ocorre entre seis a oito semanas após o trauma. 

  • Elem Mara moraes farias

    Quebrei a clavícula já tem 1 mês,meu tratamento foi em casa com tipoia e remédio. Com quanto tempo já posso trabalhar? Pois já estou conseguindo fazer alguns movimentos,mas trabalho carregando peso,subindo e descendo escada. Obrigado se puder me ajudar com algumas dicas de exercícios.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Elem

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa.  Depois disso você precisa de um período de reabilitação para fortalecer a cadeia muscular da região de ombro-escapula e clavícula, principalmente deltoide e manguito rotador. Os exercícios o fisioterapeuta deve ajustar à sua capacidade. 

  • Fabyula

    Oie doutor estou com a clavícula quebrada doii muito é o meu pulmão tá furado tbm é tô fazendo inalação em casa mesmo Então será que preciso fazer cirurgia...? Doi muito foi um queda de7 metros... tive traumatismo craniano e tímpano estourado

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Fabyula

      A maioria das fraturas de clavícula não demandam cirurgia, para haver indicação cirúrgica são observados vários elementos, tipo, grau de desvio, se esta perfurando pele, se corre risco de fazer alguma lesão neurológica etc.. Converse com seu medico e decidam a melhor conduta na sua atual condição. 

  • Mila SABACK

    Quebrei a clavícula em 3 partes mais de 2 anos, em um acidente de bugre, agora estou sentindo choques no braço e quando faço alguns movimentos estala. É normal ❓

    • Dr. Diego Ariel

      Olá MILA

      Muito provavelmente esses seus sintomas não tem relação com sua antiga fratura, procure um especialista para investigar e definir o que você esta apresentando e poder fazer o tratamento mais adequado. 

  • Fernanda Lúcia Passos

    Boa noite Dr fiz uma cirurgia de clavícula tem quase 30 dias e peguei por impulso meu bebê de um ano no colo, não senti nada na hr, venho já fazendo algumacoisasem casa como varrer e levar a louça. Estou tbm fazendo fisioterapia. Corro o risco de ñ colar bem o osso?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Fernanda

      A maioria das fraturas de clavícula não necessitam nem de cirurgia. É um osso com uma recuperação muito boa. Se você não esta apresentando nenhum sintoma após toda essa movimentação, é porque esta tudo bem. Segue a vida. 

  • Adriana Oliveira dos Santos

    Obrigada Doutor

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Adriana

      Sempre as ordens. Melhoras 

  • Valentino

    Doutor, fraturei clavicula ha mais de 15 anos visualmente pode-se perceber q ombro ficou mais proximo a pescoco q outro lado. Sempre me incomodou porque nunca consigo ficar na postura correta e tambem a sustentacao do meu lado da fratura eh diferente por desalinhamento de postura. Problema sempre incomodou e fui levando. Minha duvida eh, eh possivel reparo? Ha tecnica de alinhamento ja que calo osseo foi formado e cirurgiao nao achara padrao? Como ira conseguir simetrizar e colocar no eixo 3d correto? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Valentino

      Possibilidade sempre existe, novas técnicas cirúrgicas, novos materiais, mas…. Quaisquer tentativas desse tipo resultam numa melhora estética, mas não funcional. A biomecânica é dependente de inúmeros fatores e a clavícula tem um peso bem pequeno nela. Boa sorte 

  • Adriana

    Vou fazer exame pra vê os tendões o meu caso infelizmente é sim de cirurgia já passei pelo ortopedista agora o q resta é só esperar será que terei sequelas?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Adriana

      Não há como prever se uma pessoa vai desenvolver alguma sequela pós algum trauma. Como já foi dito, as fraturas de clavícula, raramente produzem sequelas importantes. 

  • Alexandre

    Creio ter descoberto, dr. Diego! fiz vários test-drive na cadeira de rodas da minha mãe e isso irritou os tecidos ;) Bem, então posso acabar de envelhecer com a clavícula quebrada que não terei nenhum problema, correto? Muitissimo obrigado pela atenção!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Acredito que devido a esse problema você não "embarca". Estou a disposição.

  • Adriana de Oliveira dos Santos

    Boa noite em 2019 quebrei minha clavícula fui no posto de saúde a médica nem sequer me examinou falou que era inxacho não me passou raio x nada nem encaminhamento para o ortopedista só passou remédio pra dor aí com o passar dos mês tava sintindo dor e procurei novamente o posto de saúde a mesma coisa só que dessa vez pedi raio x aí em dezembro de 2020 saio o raio x da fratura quebrada eu passei no ortopedista ele disse que eram pra ter me operado naquela época ele até estranhou atendimento falou que foi um absurdo detalhe agora estamos em 2021 e estou ainda com a clavícula quebrada pra ajudar ñ tá tendo cirurgia ele me passou exame pra fazer dos tendões vou fazer particular porque depois dessa estou preocupada sem poder trabalhar e nada com dor e agora o que vai acontecer já vai pra 2 anos com a clavícula quebrada o que me aconselha? Pra mim foi negligência estou abalada e com medo de sequelas

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Adriana

      A grande maioria das fraturas de clavícula não são cirúrgicas. A clavícula é um osso que se “cola" com facilidade. Já os tendões são mais difíceis de se recuperar e radiografias não mostram lesões de tendão, para saber se houve lesões nessas estruturas é preciso fazer uma exame chamado de ressonância magnética. Boa sorte pra você  

  • Gilberto Silva Moraes

    Olá doutor, cai por cima do ombro e minha cravicula saiu do lugar, foi me passado pra usar a tipoia, usando corretamente ela volta para o lugar certo?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Gilberto

      O que posso dizer a você é que a sua clavícula vai consolidar no local que ela tiver sido imobilizada, sem mudanças de posição. 

  • Gen

    Boa noite, fiz uma cirurgia na clavícula qual o período pra mim passar com a tipoia, e com quantos dias posso movimentar o braço

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Gen

      O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de 2 (dois) a três meses, variável de pessoa para pessoa. Você pode alternar períodos de uso da tipoia e de não uso, o que vai lhe orientar o uso ou não,  é a dor e o edema, pois o braço “pendurado" pode dificultar o retorno venoso. 

  • Alexandre

    Prezado doutor, bom dia! Por gentileza, quebrei a clavícula bem no meio em 1986, com 12 anos. foi passado um fio dentro dela chirurgicamente. alguns meses depois saiu uma ponta desse fio na parte posterior do ombro ma como já estava colado o ossso retiraram esse fio. 10 anos depois quebrei a clavícula no mesmo lugar, o tratamento conservador não surtiu efeito: a clavícula não colou. No ano 2000 conseguí achar um ortopedista que parafusou uma placa gigante na clavícula sem enxerto ósseo e -logicamente, a clavícula não colou... com o passar do tempo essa placa, não sei porquê, se soltou. em 2002 ela foi retirada. Meu braço e antebraço funcionam normalmente: já andei 90 km de bicicleta em um dia, nado 3 horas por dia sem problemas, faço H.I.I.T. às vezes de até 90 por minutos por dia, nem parece que a minha clavícula está quebrada (embora a omoplata fica saltada) mas comprei uma cadeira de rodas para a minha mãe idosa e ao empurrá-la por 1 hora por dia até em algumas subidas, percebí um incômodo nessa clavícula pseudo-artroseada, um leve inchaço na parte superior, uns 2mm... Lhe peço encarecidamente sua opinião porque a minha mãe não faz praticamente mais nada e eu não posso morrer porque ela precisa de mim! existe a possibilidade de ter desenvolvido alguma espécie de pinçamento da artéria subclávea após tanto tempo de fratura? ou algo mais sério? Saliento a impossibilidade de ir ao hospital devido a uma inacreditável decadência do Sistema Público de Saúde associada com uma inépcia generalizada e absoluta falta de vontade daqueles que podem nos ajudar. Peço a Deus que sempre lhe ilumine e que possa espalhar essa luz para que precisa. Muitissimo obrigado pela atenção!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Alexandre

      Pelo tempo que você refere é pouco provável que tenha desenvolvido essa patologia, o mais comum seria alguma tendinopatia da região do ombro. Em quaisquer dessas hipóteses você precisa ser avaliado por um especialista para um diagnóstico mais preciso e o tratamento adequado. Não são patologias fatais. 

  • Demétrio Lucas Pinto Amaral

    Quebrei minha cravicula alguns anos atrás não tive condições de paga uma cirurgia agorsinto muita dor meu osso tá colado torto meu ombro fico um.maior que o outro consigo operar pra converta?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Demetrio

      Sempre se pode fazer cirurgias para melhora de algum osso, mas, nem sempre essas cirurgias dão bons resultados. Procure um especialista que seja bem indicado e que tenha bons resultados cirúrgicos, converse com ele e exponha seu desejo, vejam em conjunto o que pode ser feito com relação ao seu problema e siga as orientações . Boa sorte 

  • Danilo

    Quando a clavícula cola ainda corre o risco de descolar após a retirada da tipoia

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Danilo

      Só por causa disso não. Depois que o osso se recupera por completo é osso novo, só quebra se sofrer um trauma de novo. 

  • Claudia

    Fraturei minha clavícula em um acidente de moto já faz 1 mês porém não usei tipóia e as dores tem aliviado quase não sinto porém estou fazendo minhas atividades sem ter o cuidado de imobilizar o braço é possível que esteja calcificando no lugar errado? O que fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Claudia

      A clavícula é um dos ossos mais fáceis de recuperação, mas como todo osso fraturado precisa de um alinhamento e mobilidade para se recuperar corretamente. O tempo de formação do calo ósseo varia de 10 a 14 semanas, tente se manter mais quieta durante esse período. Seu osso pode sim se refazer de forma inadequada se você não tiver os cuidados adequados. 

  • Ednelia

    Dr meu esposo tem 46 anos sofreu uma queda de bike Foi no ortopedista fez o raio x contatou q fraturou a clavícula passou o imobilizador em 8 Ele estar usando mas o braço estar muito inchado sera por conta do uso do imobilizador estar prendendo a circulação ?? E ele pode fazer movimentos com o braço ou manter parado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ednelia

      Acredito que esse “inchaço" deva ser devido à fratura. Estando imobilizado não há nenhum problema em movimentar o braço, a dor é a bússola para os movimentos: doeu pouco pode mexer, doeu muito não movimente. 

  • Antônia Rodrigues Vital

    Boa noite! Meu filho tem 13 anos e quebrou a clavícula há dois anos, ele sente bastante dor, atividades simples do dia a dia ele sofre com dores. O que eu faço? É normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Antonia

      É esperado até um ano de incômodos devido a uma fratura, após esse período deve ser investigado o que pode estar causando tais sintomas, principalmente essas fraturas de clavícula que são das fraturas mais simples de consolidação

  • Mario fernando

    Parabéns pela explicações. Parece até q usaram meu raio x com os parafusos e placa. Muito obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      obrigada pelos cumprimentos, procuro ajudar no que é possível

  • Cassi di Paula

    Olá, meu filho de 4 anos quebrou a clavícula, o médico passou somente a imobilização com a tipóia, porém como é criança é difícil de controlar que fique quieto. A minha dúvida é se no caso dele, corre o risco do osso calcificar errado(fica torto), já que ele acaba movimentando o braço mesmo com a tipóia?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Cassi

      Essa é uma possibilidade que existe, mas a criança tem uma capacidade muito grande de remodelagem óssea. Portanto, não se preocupe, crianças raramente complicam em fraturas de clavícula. 

  • Mara oliveira

    Oi Dr. quebrei a clavicula fazem 15 dias, o médico passou a tipóia, não é caso de cirurgia, porém tá mto levantado o osso(calo).só tiro a tipóia pra tomar banho, tô seguindo certinho. É normal esse osso?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Mara

      O calo ósseo se forma com um “caroço”, depois ele vai se remodelando até tomar a conformação do osso que ele esta consolidando. Portanto, é normal sim você sentir esse aumento da área na clavícula, com a fisioterapia vai havendo melhora disso. 

  • Juliana Sousa Silva

    Oi boa tarde deixa eu te fazer uma pergunta já tem 12 anos atrás eu sofri um acidente e quebrei minha cabeça do lado direito e no meio a caixinha do rádio do cotovelo do lado direito meu braço nem abre e nem fecha com facilidade e eu ando sentindo muita dor na minha cavícula e ela ficou muito alta muito exposta porque e eu não posso ficar pegando peso né porque toda vez que ele pegava dói demais da conta porque Doutor

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Juliana

      O que talvez tenha acontecido contigo, foi uma consolidação viciosa ( seu osso colou de forma errônea) e não houve uma boa reabilitação na época, gerando esses sintomas que você refere agora. Meu conselho é que você procure um Ortopedista para discutir as possibilidades de tratamento existentes. 

  • Rayana Pimentel

    Olá, fiz a cirurgia a um ano e um mês e possuo a placa com 7 pinos. Durante todo esse ano, não me incomodou, porém, de uns 3 dias pra cá, sinto muita dor, como se algo estivesse me furando e acredito muito que a placa tenha se movido de local. Devo me preocupar? Isso realmente acontece? A placa sair do lugar? Obs: não fiz esforços maiores nem sofri queda.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Rayane

      A dor é sempre um sinal de alerta. O ideal para você é procurar um ortopedista e, talvez, fazer um exame de imagem para saber se o material de síntese usado sofreu alguma modificação de posição. 

  • Geraldo

    Quebrei à clavícula 17dias o médico recomendou 36dias com à tipoia, mas não sinto dor já posso tirar ela um pouco

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Geraldo

      O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de 2 (dois) a três meses, variável de pessoa para pessoa. Com apenas dezessete dias não há calo ósseo formado, não aconselho muita movimentação agora, corre o risco de uma consolidação viciosa e você poderá ficar com um osso “torto”, tenha mais um pouco de paciência , movimente bem o punho e os dedos, logo você poderá se livrar da tipóia. 

  • Juciele

    Fiz cirrurgia. Na cravicula ha2 messes fico muito deitada muito diz para mim Andar andei. Um pouco sinto dores nas costas isto é normal

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Juciele

      Ficar imóvel é a pior atitutde que uma pessoa com fratura deve tomar . A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa investir na fisioterapia para melhorar a sua mobilidade e a dor que você refere. 

  • Tainan Colares

    Fraturei o terço médio da clavícula esquerda.. Meu braço vai doer o resto da vida ? Ou só durante o tratamento? Pqp sinto MTA dor.. mas faz 2 semana q fiz a cirurgia,

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Tainan

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Portanto, não se preocupe, essa dor vai passar. 

  • Angel frando barbosa

    Boa tarde Dr. Retirei o FIO k da clavícula a 10 dias e comecei a sentir uma dor bem no local da fratuta. So estou usando tipoia quando saio de casa e meu ombro esta totalmente travado. Meu medico disse que so posso começar as fisioterapias daqui 20 dias ainda. Sera que essa dor é sinal de que o osso nao colou? So tenho retorno daqui 10 dias ainda e começou a doer e encomodar.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Angel

      Se for só dor leve é esperado. Se for uma dor mais acentuada  aconselho que adiante ser retorno para esclarecer a causa. 

  • WESLEY LIMA DE OLIVEIRA

    Ola dr. Fraturei minha clavicola no terço medio e Fiz uma cirurgia a 65 dias onde colocou se um fio intra medular que foi retirado depois de 50 dias da fratura. Tenho uma duvida Meu osso esta muito alto na parte mais próxima do externo, esta bem alto, mais ate do que antes de operar. Eu fiz a cirurgia para nao ficar com essa deformidade e alinhar o osso novamente mas ficou foi mais deformado ainda. Sera que o osso remodela e volta ao normal? Em quanto tempo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wesley

      É necessário esclarecer se essa elevação é uma luxação ou o calo ósseo. Procure esclarecer com o ortopedista. O calo ósseo pode ser remodelado, se for luxação é necessário uma manobra para redução da luxação. Boa sorte 

  • Geovanne Freitas

    Preciso urgente de uma cirurgia antes do nalda

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Geovane

      Procure um serviço médico para resolver esse seu problema. 

  • Demétrio Lucas Pinto Amaral

    Quebrei a cravicula alguns anos atrás o osso colou errado pq eu não fiz a cirurgia tem como operar pra concerta a cravicula sinto ela muito diferente

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Demetrio

      Em 99% das fraturas de clavícula não há necessidade de cirurgia. Só aconselharia uma nova cirurgia se houver alguma interferência na fisiologia e estiver lhe prejudicando de alguma forma. Só por estética não deve ser feita. 

  • Nilma

    Fraturei a clavícula e fiz a cirurgia coloquei placa e parafuso isso não vai ser retirado de mim já tem quase um mês de operada se não for retirado vou ter uma vida normal vou pode andar de moto , dormi da lado coisas desse tipo, ainda vou sentir dor

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Nilma

      Material de síntese são utilizados para fixar e estabilizar o osso, podem ser retirados após cumprir sua função, quando o osso estiver com um calo ósseo bem estruturado ,esses materiais  são feitos de material inerte para o corpo, ou seja, podem ficar indefinidamente sem causar problemas. A opção de retirada deve ser feita em conjunto com seu medico, boa sorte 

  • Edvan da Silva

    Boa tarde doutor, fiz cirurgia de clavícula tem dois meses estou fazendo fisioterapia há um mês e o meu braço do lado operado está com muita limitação ao movimentar, não consigo erguer. Há risco desse braço não voltar aos movimentos normais?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edvan

      Não é comum em fraturas de clavícula haver limitação de movimentos no braço. Pelo seu relato eu diria que você, talvez, tenha algo no ombro. Aconselho que investigue para descartar alguma fratura que tenha passado por despercebido.  

  • Pedro francelino

    Boa Tarde Dr , O Osso abaixo do meu pescoço q faz ligação com a cavicula tá tipo estufado , mas eu não sinto dor nenhuma mim movimento super de boa ! SERA PRECISO FAZER ALGUMA CIRURGIA DR ? OU SO UM PROCESSO DE MEDICAÇAO SIMPLES??? Fala aí dr vlw

    • Dr. Diego Ariel

      Pedro

      ja respondi seu post

  • Letícia Vitor

    Olá, boa noite! quais os efeitoos apos a cirurgia da clavícula?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leticia

      Se você esta se referindo às complicações, la na pagina eu cito quais são elas. Se for o que acontece depois da cirurgia, seria dor por um determinado período que m melhora com o passar do tempo e com as sessões de fisioterapia. Boa sorte 

  • Thais

    Olá Doutor! Minha filha caiu, levei no pronto socorro, fez raio x e o médico disse que não tinha nada, 6 dias depois apareceu o calo e levei novamente no médico, fizeram outro raio x e vimos que estava com a clavícula quebrada, aí colocaram o oito. Ela não sente dor, e se movimenta muito, hj fazem 16 dias que está com a fratura e o calo aumentou , isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thais

      A maioria das fraturas da clavícula pode ser tratada com imobilização em uma tipoia por 4 a 6 semanas. Crianças possuem uma capacidade grande de remodelação óssea, fazendo com que após a consolidação o osso vá sendo remodelado até ficar anatômico. Não se preocupe, esse calo é perfeitamente normal. 

  • Ana tercilia

    Oi Dr boa tarde, minha filha quebrou a clavícula a três dias, o medico receitou tipoia americana, porém o ombro está mais baixo que o outro, é normal? Depois ficaram iguais?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana

      A maioria das fraturas da clavícula pode ser tratada com imobilização em uma tipoia por 4 a 6 semanas. Crianças possuem uma capacidade grande de remodelação óssea, fazendo com que após a consolidação o osso se reorganize e fique anatomicamente perfeito. Só cuide para ele evitar movimentar muito o braço. Já vi calo ósseo em criança com menos de 30 dias da fratura, enquanto que em adultos ele leva de dois a três meses para se formar. Boa recuperação para ela 

  • Israel Pinheiro

    Bom-dia Dr. durante um treino de jiu-jítsu quebrei minha clavícula e inédito falou que seria caso de cirurgia mais eu não sou muito fã de cirurgia será que com a imobilização em 8 não teria a possibilidade de tratar mesmo que levasse mais tempo para curar estou usando tipoia desde já agradeço por sua atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Israel

      A maioria das fraturas da clavícula pode ser tratada com imobilização em uma tipoia por 4 a 6 semanas. Mas, atente para o fato de que esse osso tem que estar bem alinhado e as partes ósseas se tocando para que seja criado a ponte óssea (calo ósseo). Me mande sua radiografia no Instagram (@ arieldelima.diego) e posso lhe dar uma resposta mais correta. 

  • Alice hoeller

    Olá Dr. sofri uma fratura na clavícula que deixou ela em formato de um V. Por eu ser nova vou ter uma recuperação boa segundo o médico e que não será necessário cirurgia. Tem risco na clavícula colar torta? Obrigado desde já

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Alice

      A maioria das fraturas de clavícula não necessitam de procedimento cirúrgico. Naturalmente, que a consolidação nunca ocorre de maneira fisiológica, sempre fica um pequeno desvio, mas nada que preocupe e a própria capacidade de remodelação óssea se encarrega de melhorar a anatomia. Boa sorte 

  • Vanderli

    Vanderli Boa noite Dr. Quebrei minha clavícula fazem 6 anos e o calo ósseo continua na clavícula. É normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Vanderli

      Pode ser que o que você julga ser o calo ósseo, seja apenas um remodelamento inadequado que ocorreu na sua clavícula. Me mande sua radiografia pelo instagram (@arieldelima.diego) e posso lhe esclarecer isso. Boa sorte 

  • Liliana Coelho

    Olá Dr. Diego O meu filho fez uma fractura central da clavícula há dois dias, o médico fez-lhe a imobilização em 8 mas começou a cortar de baixo dos braços então ele retirou as ligaduras. Agora fizeram a imobilização a volta do braço esquerdo e do tronco, mas eu acho o ombro muito descaído em relação ao outro. Será necessário ir ao centro de saúde novamente? Tenho receio que o osso “cole” no sítio errado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Liliana

      A maioria das fraturas da clavícula pode ser tratada com imobilização em uma tipoia por 4 a 6 semanas. Crianças possuem uma capacidade grande de remodelação óssea, fazendo com que após a consolidação o osso se reorganize e fique anatomicamente perfeito. Só cuide para ele evitar movimentar muito o braço. Já vi calo ósseo em criança com menos de 30 dias da fratura, enquanto que em adultos ele leva de dois a três meses para se formar. Boa recuperação para ele 

  • Gregório

    Doutor, fiz cirurgia e depois 60 o osso não calcificou. tive que retirar a placa por deslocamento. Sendo deixou solto para ver se consolida.. Agora após 17 dias estudei a fratura de clavícula e percebi muitos no pós cirurgia. forma de dormir, retirada da tipóia para banho,, não tomo leite e estava sem suplementação. Portanto ainda sinto o osso mexendo. Ouvi que os primeiros 15 são determinantes. A pergunta é mudando os hábitos ainda consolida, ou tenho que procurar outra cirurgia? Dificuldades: moro longe de onde se faz as cirurgias e seria a terceira.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gregorio

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Fraturas de clavícula, geralmente, consolidam bem, mesmo sem cirurgia, exige só um pouco mais de paciência. Alimentação adequada sempre ajuda, mas o cuidado maior é manter o braço apoiado na tipóia e movimentar o ombro o mínimo possível. O osso precisa de imobilização para poder se recuperar. Boa sorte 

  • Ivanilde Maurício de Almeida Costa

    Doutor, tive fratura do tipo II ,fiz cirurgia.Doze dias depois sinto muita dor puxando para as costas.Estou com um fixador externo em forma de gancho.Sinto que a dor vem dele.Depois de quantos dias será tirado esse gancho? Quando poderei tirar a tipóia? Incomoda muito pra dormir. Sinto movimento normal até o antebraço, só não consigo levantar o braço. Quando posso começar a fisioterapia? Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ivanilde

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Esse fixador externo é colocado para dar estabilidade ao osso, para que ele possa se recuperar, uma vez formado o calo ósseo ele pode ser removido, porque nessa fase o osso vai apenas sofrer remodelação.  Converse com seu ortopedista e veja com ele quando você pode começar a fisioterapia. A reabilitação ajuda bastante no quesito dor. Boa sorte 

  • David Nunes De Souza

    Dro Diego Ariel. Sofri um Acidente de bicicleta a pancada foi forte,fui encaminhada para a upa e disseram que nao foi nada,eu nao estou conseguindo,dormir ja voltei la mais 3 vezes fizeram RX,do punho . Qual é o exame adequado neste caso,Dro, para tirar a duvida pois falaram que ñ quebrou nada ,mais mandaram ficar de repouso uns 4 meses. O que eu faço vai fazer mais de 1 mês. O meu watzap é:(9-9406-4176). E posso exigir os Exames nao entregam e nem mostram. O que eu faço eu ñ consigo dormir de dor. Estou dormindo o minimo possivel sentado. Me Ajuda.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola David

      Inicialmente, não ficou claro pra mim onde é sua dor. Você colocou sua duvida no painel de fratura de clavícula, mas menciona punho. De qualquer maneira, vou lhe dar uma orientação geral, para fraturas o melhor exame é a radiografia, mas se você estiver com alguma lesão na parte ligamentar ou partes moles o melhor exame é a ressonância magnética. É preciso que se saiba onde de fato existe o incomodo. Espero ter ajudado 

  • Luis

    Quem Já Fraturou a Clavícula pode jogar futebol ? Corre risco de fraturar fácil dnv?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Luis

      O osso se renova continuamente, uma vez consolidado é vida que segue. Pode jogar futebol sem nenhum problema

  • Karine ferreira de oliveira

    Boa tarde Dr! Tenho um filho de nove anos a uns dois meses ele quebrou a clavícula mais agora esta mechendo normalmente o braço só que faz mais o menos uns cinco dias estufou o peito dele do msm lado que ele quebrou o lado direito o que isso pode ser ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Karine

      Pode ser um edema, mas isso só pode se confirmar com um exame fisico. Na duvida procure um ortopedista para esclarecer o caso. 

  • VAGNO PANTALEÃO PEREIRA DE SOUSA

    Boa noite Dr., meu nome é Vagno Pantaleão e sofri uma fratura do tipo II da clavícula do lado direito , estou com o braço imobilizado com tipóia. O médico pediu pra mim voltar em dias pra fazer uma avaliação se será caso de cirurgia ou somente imobilização...no caso cirurgia, eu posso voltar a fazer exercícios físicos em academia de biceps e triceps?..qual o tempo pra isso?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Vagno

      Em quase sua totalidade, as fraturas de clavícula tem tratamento conservador, são poucos os casos de indicação cirúrgica. Quantos ao retorno para treinos, basta que a fratura se consolide, o que ocorre num espaço de cerca de três meses. Boa sorte 

  • Léo

    Oi Dr Eu Fraturei A Clavícula Mais Foi Pouco ,Não Precisou De Cirugia Com A Tipóia Resolver Eu Queria Saber Quando Eu Posso Voltar A Jogar Futebol E Que Esteja Seguro A Voltar A Jogar?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Léo

      O calo ósseo leva cerca de dois a três meses para se formar, depois disso é só remodelação do osso. Ou seja, após três meses você pode voltar a praticar esportes com moderação, pois a recuperação completa dura de 6 meses a um ano. Boa sorte  

  • Cristiano de Figueiredo

    Bom dia Dr fiz minha cirurgia de clavícula há mais de dez anos mais eu sinto o meu ombro muito alto e levantado e dor o que pode ser eu acho que encurtou será pode ter sido isso

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cristiano

      As complicações pós cirurgias ortopédicas costumam acontecer nos meses posteriores a ela. Dez anos é muito tempo para se desenvolver alguma complicação advinda dessa cirurgia que você menciona. Imagine que você hoje tem 10 anos a mais e um pouco de músculos a menos, se você é sedentário um perda ainda maior muscular. Se isso esta lhe incomodando procure um especialista e faça uma avaliação melhor.  

  • Lu

    Dr, minha filha de 3 anos e 9 meses caiu e fraturou a clavícula. Pelo raio x percebe-se que o osso quebrou bem no meio e ficou um abaixo do outro. Ela está com imobilização em 8. Acontece que ela não esta sentindo dor desde o segundo dia e por isso nao fica quieta, ja caiu sentada esses dias e chorou bastante dizendo que doía o ombro. Estou preocupada e com medo q o osso cole torto ou nao esteja colando direito. Será que corre esse risco de nao colar? E será que só a imobilização em 8 é suficiente?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Lu

      A maioria das fraturas da clavícula pode ser tratada com imobilização em uma tipoia por 4 a 6 semanas. Crianças possuem uma capacidade grande de remodelação óssea, fazendo com que após a consolidação, o osso vá sendo remodelado, até que um ano depois não dá para saber que houve fratura. A dor vai limitar a movimentação da sua filha. Tente não se preocupar, essa é uma fratura que se “conserta"por si só. Boa sorte para sua bebê. 

  • Dyeine

    Oi minha filha de 2 anos quebrou a clavícula está usando uma tipoia de 8 vai ficar com ela até dia 13 tem possibilidade de colar sozinho ou precisa fazer cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Dyeine

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa.  A clavícula geralmente se recupera bem, sem necessidade de cirurgia, nem mesmo nos adultos. Em criança esse processo é ainda mais rápido e tranquilo. Também pode  ser utilizada uma tipoia Velpeau no lugar do oito. Boa sorte  

  • Luís

    Boa noite Dr! Me submeti a cirurgia de clavicula terco medial fazem 2 meses e meio tenho altos e baixos as vezes estou bem com amplitude de movimentos e sem dor derrepente fico mal desconforto no ombro elevação do ombro relativo ao outro inchaço e anoite antes de dormir quando deito de barriga pra cima parece que pesa a clavícula em direção ao peito e doi ao levantar novamente fico parado senta do na.cama.ate. ela parecer voltar ao local! Fiz os raio x periodicamente e sempre Tud o certo placa no lugar parafusos tb sem nenhum ponto escuro! O que pode estar acontecendo ? Tipóia o Dr logo na primeira semana de cirurgia pediu parar não usar mais e já comecei a fazer sessões de fisio fiz 50 sessões algumas com ótima evolução outras não conseguia fazer os movimentos e fixava só no teens laser e ultrassom gelo! Preciso de sua experiente ajuda!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Luís...

      Sem te examinar e ver as imagem radiográficas não posso dar a resposta mais assertiva...

      Como foi optado pelo tratamento com cirurgia, a fratura provavelmente teve muito desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dor e edema (inchaço) devido à fratura e ao próprio procedimento.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Em média esse tempo de reabilitação é de 4 a 6 meses... por isso agora é paciência e foco na fisioterapia...

      Boa sorte.

  • Ana Flávia

    Parabéns, o senhor é fantástico, q siga sempre assim, ajudando a todos ,e realizando seu sonhos.bjo

    • Dr. Diego Ariel

      :)

      Precisando estou às ordens