Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Traumatologia

Fratura da Tíbia


Imagem

    A tíbia e a fíbula (perônio) formam a estrutura óssea da perna, sendo a tíbia o maior e mais importante osso na perna. A tíbia é anatomicamente dividida em três segmentos: Proximal (perto do joelho), Diáfise (meio da perna) e Distal (perto do tornozelo).

    A tíbia tem um formato triangular e mede de 20% a 25% do comprimento da pessoa. É osso longo mais fraturado do corpo. Todo ano, a cada 100.000 pessoas, cerca de 26 sofrem fratura de tíbia.

 

Qual a função da Tíbia? A tíbia é o segundo osso mais importante dos membros inferiores na sustentação do peso (perdendo apenas para o fêmur). A tíbia ainda faz parte de duas articulações: o joelho e o tornozelo. Ou seja, além de ajudar no suporte do peso, a tíbia é fundamental para a realização de muitos movimentos, desde uma simples caminhada até um salto complexo.

 

Como ocorre a fratura da Tíbia? Basicamente são 5 causas principais de fratura da tíbia: Quedas (própria altura, escada ou lugares altos); Lesões desportivas; Ferimento por arma de fogo; Traumas diretos ou agressão; Decorrência de acidentes automobilísticos (motociclistas, pedestres ou ocupantes de automóveis).

 

 

Quem tem maior risco de fraturar a Tíbia? Maior incidência em homens jovens entre 15 e 19 anos e nos idosos (devido à Osteoporose).

 

Quais os sintomas? Dor e edema (inchaço) e deformidade da perna, além de incapacidade de apoiar o peso do corpo. A presença de bolhas, a síndrome compartimental (aumento da pressão dentro da perna) e a exposição óssea (fratura exposta) também podem estar presentes e inspiram maiores cuidados.

 

Como é feito o diagnóstico? Além da história clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e no planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. A tomografia é útil para uma melhor avaliação do padrão de fratura. 

 

 

Todas as fraturas são iguais ou existe alguma mais grave do que outras? As fraturas da tíbia diferem entre si em termos de gravidade. Dentre os principais parâmetros, 4 se destacam para dizermos quão mais grave é a fratura. São eles:

1- Fraturas expostas ou grave lesão de partes moles (pele, músculos, ligamentos, tendões etc);

2- Presença ou não de síndrome compartimental (aumento da pressão interna da perna);

3- Lesão vascular associada;

4- Padrão da fratura.

 

Como o padrão da fratura é classificado? Apesar de cada fratura ser diferente de uma pessoa para a outra, muitas apresentam padrões semelhantes. Tais padrões permitem criarmos uma classificação que orienta os médicos na condução do tratamento. Existem muitas classificações, sendo a feita pelo grupo AO a mais conhecida, que basicamente divide as fraturas de acordo com a energia/mecanismo do trauma e de acordo com o “traço” de fratura. 

 

Como é feito o tratamento? O tratamento pode ser de duas formas: conservador (sem cirurgia) ou cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade e de alguns parâmetros, como os 4 que citamos acima.

 

Como é feito o Tratamento Conservador? O tratamento conservador geralmente é indicado em fraturas com pouco desvio, estáveis, fechadas, de baixa energia, isoladas, sem síndrome compartimental e sem lesão vascular. O tratamento conservador depende muito da cooperação do paciente e consiste basicamente no uso de imobilizações (na maioria das vezes feitas de gesso) e restrições de carga. 

 

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? Na maioria dos casos, o tratamento é cirúrgico. A técnica a ser utilizada vai depender dos parâmetros de gravidades que já discutimos. Dependendo do tipo de fratura, pode ser necessária mais de uma cirurgia. Por exemplo, nas fraturas expostas e nas fechadas de alta energia, o fixador externo é uma conduta bastante útil no tratamento inicial. Nas situações de síndrome compartimental, é mandatória a realização de uma fasciotomia (procedimento para aliviar a pressão dentro da perna). Nos casos de lesão vascular, o reparo da artéria deve ser realizado. Dentre as principais técnicas empregadas, estão a utilização de placas, fixadores externos e hastes.

 

 

Quais as possíveis complicações? Infecção, síndrome compartimental, Pseudoartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras.

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? O retorno vai depender muito da gravidade da fratura, das lesões associadas e de qual técnica de tratamento foi utilizada. Por exemplo, quando é optado pelo tratamento conservador (com o uso de gesso, por exemplo), o paciente em média começa a pisar com carga parcial em torno de 6 a 8 semanas e pisando com carga total em torno de 12 semanas, sendo o gesso retirado após a consolidação (quando o osso “cola”). Já quando é optado pelo uso de haste, como foi feito no lutador de MMA Anderson Silva, o paciente geralmente já é orientado a pisar no chão no primeiro dia após a cirurgia.

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentários

  • Igor silva

    Olá doutor fraturei a tíbia E tirei o gesso com um mês e meio e já estou usando a bota ortopédica faz duas semanas queria saber se já posso caminhar devagarzinho

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Igor

      Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta em processo de consolidação e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, Agora é foco e força. 

  • Luciana de Fátima Ribeiro

    Doutor meu filho quebrou a tíbia e tirou o gesso a pouco dias .e está com pé bem roxo isso e normal .e está com dificuldade de nadar reclama que tem dores no pé .ele tem 8anos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luciana

      Essas mudanças de coloração são comuns nos primeiros dias após retirada do gesso, Por isso a reabilitação (fisioterapia) é importante. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Boa sorte para seu filho 

  • Sâmila

    Olá Doutor! Sofri uma pequena fratura na tíbia. Na verdade foi uma fissura, pois o médico só conseguiu visualizar com um zoom no exame de tomografia. O médico não recomendou que eu imobilizasse com gesso, apenas recomendou repouso e que eu não pise com a perna que teve a fissura. Hoje, após 20 dias, coloquei o pé no chão e senti dor na região. Se caso já estiver calcificado o osso, é normal sentir dor? Posso andar normalmente mesmo sentir a dor da sobrecarga na perna?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Samila

      O tempo para formação de calo ósseo esta em torno de dois meses, mesmo para pequenas fraturas. Para colocar carga é necessário que ja exista algum esboço de calo. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Outra coisa que pode provocar dor é o encurtamento do músculo pela falta de uso. Comece a pisar de leve e observe, o melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor forte, se só sentir dor suportável , vá aumentando a carga . Boa recuperação 

  • Carla Cristina Goncalves

    Sofri um acidente automobilístico há 18 dias e tive além de fratura no cocxix, uma fratura da extremidade proximal da Fíbula, essa fratura não foi imobilizada, o médico disse que somente repouso e gelo. Porém sinto muita dor, umas fisgadas que vêem do tornozelo onde dei 10 pontos também e as fisgadas irradiam para toda a fibula. É normal isso?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carla

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Siga as recomendações que tudo vai dar certo. Boa sorte 

  • Flávia

    Olá doutor, meu cunhado fraturou a tíbia e precisou colocar uma haste no osso. O médico disse que a cirurgia foi um sucesso, mas ele reclama de dores insuportáveis, grita o tempo todo e nenhum remédio alivia essa dor. O que pode estar acontecendo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Flavia

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. A cirurgia de haste foi criada para fazer o paciente voltar a andar imediatamente. Se o seu cunhado esta reclamando de dor de forte intensidade sem melhora com as medidas normais para tratamento da dor, meu conselho é que ele procure o mais rápido possível o médico que o atendeu para ser examinado e proceder o tratamento adequado ao diagnóstico que for dado. Boa sorte 

  • ANTONIO GEOVANY DE OLIVEIRA

    Boa noite Dr.Diego, já faz 3 meses que fraturei a tíbia. Tirei o gesso após 50 (tratamento convencional) hj completo 40 dias que tirei gesso, minhas articulações estão ótimas . Quero sabe se já posso colocar a cargar normal sobre a perna quebrada. Ou seja, andar sem ajuda das moletas.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Geovanny

      Ja lhe respondi numa outra postagem sua.  

  • Mirian Maria da Silva

    Bom dia doutor!minha filha tem 2 anos e meio fraturou a tíbia na primeira semana o médico só mobilizou com a tala ela quase nao reclamava e a segunda semana ele botou uma botinha de gesso só que agente não pode mexer com a perninha dela que ela chora de dor o que pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      Boa tarde Mirian,

      Às vezes ocore de, por conta do inchaço, o gesso apertar a perninha dela...

      Fique de olho se a pontinha dos dedos dela ficam brancas ou se a dor não passa com repouso e medicamento.. se osorrer um desses, vá imediatamente ao pronto socorro..

      Boa sorte

  • Joao antonio Nunes pruense

    boa noite doutor!! Bom tive uma fratura de tibia a 20 dias e fiz cirurgia a 18 dias foi colocado uma aste, estou bem sem dor so o desconforto estou apoiando o pé aos poucos, só que sinto minha perna fraturada mais quente que a outra e meio amarelada, o que pode ser doutor???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola João Antonio

      A cirurgia com haste é feita para  o paciente colocar carga (pisar) imediatamente, a não ser que algo tenha acontecido que contra indique essa conduta. Essa é a mesma cirurgia que foi feita no Anderson Silva. Pelo trauma pode haver um aumento da temperatura do membro devido ao processo inflamatório que ocorre após o trauma, essa cor amarelada deve ser o hematoma em regressão, se você perceber que esta havendo aumento dessa temperatura ou da coloração da perna, procure ajuda especializada . Boa sorte 

  • ANTONIO GEOVANY DE OLIVEIRA

    Boa tarde Dr. Diego Ariel, a três meses sofri um baque na perna e fraturou a tíbia, não houve desvio do osso. O médico recomendou tratamento conservador, engessou minha perna. Após 50 dias fiz um raio-x e mostrei ao médico, ele mandou tirar o gesso e andar de moleta colocando peso parcial na perna. Hj já faz 30 dias que tirei o gesso e seguindo a orientação médica. Me sinto bem, minhas articulações está ótimas, não tem inchaço na perna. Quero saber se já posso colocar todo o peso na perna ou seja andar sem a ajuda da moleta?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Geovany

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Pelo tempo que você menciona, seu osso já deve ter um bom calo ósseo formado, agora é reabilitar. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. O osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Isabelly Gonçalves

    Boa tarde doutor. Doutor com quanto tempo o médico pode dar o diagnóstico de osteomielite? Meu esposo sofreu fatura exposta na tíbia,teve fratura cominutiva vai fazer 4 meses no dia 13. Com 15 dias abriu um buraquinho na pele q vazava foi aumentando fez tratamento com aquacel por 2 meses até regenerar a pele msm assim nunca parou de vazar só diminui a quantidade.Agora meu esposo está sentindo uma dor MT forte a perna dele endurece nem tramal tira a dor .Daí o médico falou q vai internar ele tirar a haste pra fazer uma limpeza colocar fixador novamente e disse que é uma internação demorada vai ficar mais ou menos 15 dias internado,mas não explicou o motivo.Seria um procedimento pra pesquisar uma osteomielite?Quando tira a haste e coloca o fixador novamente coloca a haste futuramente ou fica com o fixador direto?agradeço a atençao

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Isabelly

      Pelo seu relato é muito provável que seu marido esteja com uma osteomielite ( infecção no osso), a conduta é essa mesma que o médico assistente já orientou. Não se recoloca haste após ela ser retirada, agora é tratar a infecção e fisioterapia para recuperação óssea e musculoligamentar. Boa sorte para ele 

  • Reumir silva

    Fiz uma cirurgia de tíbia fratura exposta 2 meses estou alongando 3 vezes por dia só joelho tá ficando duro tornozelo também

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Reumir

      A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para evitar que seu joelho e tornozelo “travem”, você precisa se movimentar. Invista na reabilitação. Boa sorte 

  • MARCOS PAULO DA SILVA

    Boa noite Dr. Diego Ariel, boa dia 14/07/2020 passei por cirurgia na tibia colocando haste intramedular , fraturei tibia e fibula, não foi fratura exposta mais separou totalmente o osso, tenho 27 anos, quanto tempo pra recuperação total? O médico não me encaminhou pra fisioterapia, apenas pra puxar o pé com a toalha e ir colocando peso na perna, conforme eu for suportando, só isto basta? Está quase completando 3 meses eu me sinto bem, consigo até dirigir o carro, mais a fratura não colou ainda, tornozelo ainda está um pouco inchado, E será se posso continuar dirigindo, não doe apenas incha um pouco quando dirijo muito ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcos

      A cirurgia com haste é feita para  o paciente colocar carga (pisar) imediatamente, a não ser que algo tenha acontecido que contra indique essa conduta. Essa é a mesma cirurgia que foi feita no Anderson Silva. A fisioterapia é necessária em qualquer modalidade de fratura. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja tem calo ósseo e  precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar na totalidade, se você consegue dirigir sem problemas não há contraindicação para isso. Pelo seu relato a unica coisa que esta faltando pra você é a reabilitação direcionada (fisioterapia). Boa sorte 

  • Ana paula Da Silva Caetano

    Olá doutor;a 1 ano e 10 meses fraturei a tibia,fui no hospital e o médico falou que teria que engessar a perna pois tinha quebrado em dois lugares,fiquei com o gesso 2 meses,o médico falou que provavelmente ñ seria necessário dazer cirurgia,hoje em dia sinto muita dor e incha o joelho e o pé,vivo a base de antibióticos mais a dor passa por 20 ou 30 minutos e volta pior;já ñ sei o que faço doutor pelo amor de Deus me ajuda

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Paula

      Com as informações dadas fica difícil lhe dar uma orientação mais adequada. Existe uma patologia nas fraturas que não consolidam corretamente, chamada de pseudoartrose e que se torna uma condição crônica. Meu conselho é que você procure ajuda especializada para confirmar a existência ou não dessa patologia e assim, fazer o tratamento adequado. Espero ter ajudado 

  • Tulio Correa

    Dr, quebrei a Tibia e fíbula. Faz 3 meses e 20 dias que fiz fiz a cirurgia de inserção de haste intramedular. Meu médico disse que o osso já está consolidado, porém no raio-x vejo que ainda está quebrado/trincado (ele disse que a fissura no raio-x demora sumir). Isso é normal? Ficou um calombo no local onde quebrou e ele disse que é o calo ósseo. Já passei pela fisioterapia e hoje consigo andar, subir, descer escada, faço academia, até dei uma leve corridinha, mas às vezes o tornozelo e pé ficam inchados e sinto algumas dores(pontadas e queimação) na região da fratura. Isso é normal??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tulio

      Pelo seu relato tudo esta dentro do normal, seu médico está conduzindo o caso muito bem. De fato, a imagem demora a sumir na radiografia, de fato o calo ósseo pode formar uma elevação que vai desaparecer com o remodelamento ósseo e o edema vai desaparecendo com o tempo e com a fisioterapia. Portanto, tudo dentro do esquema. Aproveite e boa sorte 

  • Bruna Fernandes Oliveira

    Bom dia Meu filho quebrou a tibia dia 01/09 Não chegou a quebrar o osso inteiro só trincou um lado O médico que atendeu pediu pra ele usar uma tala por 15 dias e depois retornar para trocar pro gesso Já cai fazr 30 dias e não consegui retorno Ele tá com a tala ainda é de uma semana pra cá já tá andando com a tala no pé, não consigo segurar Consegui médico para semana que vem Ele tá muito incomodado e coçando muito Será que agora ele ainda vai ter que ficar mais 15 dias de gesso Ou a tala costuma resolver também? Ele tem 1 ano e 5 meses a tampa da mesa de mármore caiu em cima das pernas dele Por sorte só quebrou uma.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Bruna

      Crianças possuem uma capacidade grande de recuperação óssea, portanto, pode ser que ele ja tenha um calo ósseo formado e ai não será mais necessário botar o gesso. Fique tranquila, muito provavelmente o seu bebe já esta com o osso recuperado. Só não tire a tala, pois ela da estabilidade ao osso. Boa sorte 

  • Sara cunico

    Ola doutor, Bom fiz a cirurgia de plato tibial faz 5 dias, uso muletas estava tudo bem, até que por um descuido encostei o pé no chão e teve uma leve carga de peso nele, estou com dor, é estou com medo de ter estragado a cirurgia, teria alguma possibilidade disto?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sara

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Sua cirurgia é muito recente o que por si só já cursa com dor. Observe a evolução dessa dor a que você se refere, se ela ameniza com analgésico, não há com o que se preocupar, se ela piorar e lhe incomodar meu conselho é que você procure ajuda especializada. Boa sorte 

  • DAIANI

    ola dr boa tarde fiz uma cirugia na tibia a 5 meses passei no medico semana passada ele passo um remedio flebon dai entao meu pe inchou muito e to com dor no parafuso do meio e ta vermelho obs; to usando uma placa e 6 parafuso ..isso e normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daiani

      Você deve observar se não esta desenvolvendo alguma infecção no local da cirurgia, o que pode justificar esses sintomas que você esta relatando. Você desconfia de infecção quando o local se apresenta muito vermelho, inchado e quente e doloroso, se sair alguma secreção purulenta, fecha o diagnostico. Se for o caso procure seu medico para começar logo o tratamento e evitar complicações futuras. Boa sorte 

  • Marielle dos santos fernandes

    Olá Bom dia Dr Diego,sofri um acidente a 3 meses tive fratura no fêmor tíbia e fíbula tive que colocar hast na perna,mas com 60 dias eu ja caminhava com muleta e ja conseguia tambem caminhar sem elas.Minha recuperacao estava sendo muito boa,mas a 20 dias comecei a ter muita dor no tornozelo parece que esta me rasgando a carne ela doi dependendo do movimento que eu faço,ja fui no medico ele disse que não tem nada tratei fiz o que ele passou que foi anti-flamatorio e repouso 2 semanas sem andar,agora já me liberou para andar mas sinto dor e não melhorou .Fiz ultrasson e o medico que realizou o procedimento falou que tinha uma pontinha da hast que possivelmente estaria me machucando fiz Rx e tmbm a mesma coisa.O que você acha disso existe essa possibilidade mesmo,essa hast que esta machucando fica bem onde sinto as dores pelo rx da pra ver o osso e uma ponta que passa alem do osso a hast seria da fíbula ! Aguardo sua opnião grande abraço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marielle

      Uma das complicações da cirugia de haste é a extrusão da mesma. Pode ser o seu caso. Mas para Darr qualquer parecer eu precisaria ver as imagens. Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram, @arieldelima.diego ,  mas que fique bem claro que só posso dizer se existe alguma alteração  e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Ferreira Neto

    Olá Dr.! Tive uma fratura exposta na tíbia, fiz a cirurgia e coloquei uma haste, está com 22 dias e já comecei fazer fisioterapia, mais mesmo assim sinto q os ossos ainda estão soltos e todo movimento q faço sinto eles fazendo uma pequena locomoção, isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ferreira Neto

      A cirurgia com haste é feita para  o paciente colocar carga (pisar) imediatamente, a não ser que algo tenha acontecido que contra indique essa conduta. Essa é a mesma cirurgia que foi feita no Anderson Silva. O osso ainda esta fraturado, por isso você sente esses movimentos. A formação de osso novo leva cerca de dois a três meses para se consolidar. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. O osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar. 

  • Flávio Panzo

    Boa tarde Doctor Ariel Eu fraturei a tibia, usei gesso durante um mês e uma semana fiz o o exame de RX o Doctor disse-me que o osso já está em fase de consolidação e orientou para usar a bota ortopédica e começar a por peso na perna, mais as manhãs quando acordo e tento andar sinto muita dor na perna e quando estou sentado levanto para andar também sinto muita dor agradeceria que o Doctor Ariel me explicasse o que é por favor!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Flavio

      A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Comece a pisar de leve e observe, o melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor forte, se só sentir dor suportável , vá aumentando a carga . Embora o osso ja esteja consolidado, os sintomas associados demoram mais tempo para desaparecerem ( em torno de 6 meses a um ano).  Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Agora é foco e força e uma dose extra de paciência .  

  • Fabrício El Hage

    Olá doutor Quebrei a tíbia e a fábula hj tem uma mês após a cirurgia Não está No dia do retorno ao médico .ver mas ele falou q e pra mim ficar 4 meses sem por o pé no chão Eu gostaria de saber mo Fasso pra recuperar rapido Pois preciso voltar a trabalhar logo

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabricio

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Uma vez feito o calo ósseo, é necessário colocar carga nesse osso para que ele se recupere completamente. Acredito que seu medico colocou 4 meses para se precaver, mas com os retornos e a evolução pode diminuir esse tempo. Boa sorte

  • Janaína Ribas de Moura

    Boa noite doutor, meu filho d 7 anos fraturou a tíbia jogando futebol, ficou um mes com o gesso agora ele tirou e o médico mandou usar a bota ortopédica por Mais trinta dias, mas eu coloco a bota ele diz q dói o calcanhar pra andar! Oq pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Janaina

      O fato de seu filho ter passado um mês com gesso contribui para uma atrofia muscular e contratura do tendão, o que pode explicar essa dor. É necessário excluir uma outra causa, e para isso ele precisa ser examinado. Se o problema for só muscular, com o tempo e a fisioterapia a tendencia é que essa dor desapareça. Desejo a ele  uma boa recuperação.  

  • Fernanda

    Ola bom dia minha irmã sofreu um acidente de moto e quebrou a tíbia. Ja tem uns 2 meses e ate hoje ela nao anda fica so com a perna pra cima ela foi tira os pontos e o medico disse que ainda nao pode anda nem fazer esforço. Esta correto

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Fernanda

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da formação do calo ósseo  a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Para melhorar a qualidade do osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele, mas para isso o calo deve estar formado e isso só dá pra saber se aconteceu, com uma radiografia do local, ai a pessoa tem que começar a fisioterapia. Tem que ver com o medico que esta acompanhando se ja tem calo nesse osso. Boa sorte 

  • Rosianne Barros

    Olá Dr! Sofri um acidente de moto e tive uma fratura no platô tibial. Faz 21 dias que realizei a última cirurgia e como orientação, sigo sem colocar carga e estou fazendo alguns exercícios em casa para fortalecimento do quadríceps e movimentação do joelho. Porém, estou sentindo meu joelho duro e não estava assim.. Consequentemente faz 1 semana que não durmo direito, não encontro posição ou sinto pontadas e incômodos. Pode estar relacionado? É normal a dificuldade de dormir? Obrigada

  • Cicera Sedakow Negrão

    Olá doutor cai de uma árvore dia tres de janeiro de 2020 quebrei a tíbia a fibola e rompi todos os ligamentos do joelho e fiz cirurgia no dia sete do mesmo mês,, na cirurgia o médico colocou placa e parafusos na tíbia, ja estou andando sem muletas porem manco bastante e não tenho estabilidade no joelho, o médico falou que vai tirar a placa e parafusos quando fizer um ano da cirurgia para que eu possa fazer uma ressonância e fazer os ligamentos do joelho, será que ja pode tirar as placas da perna com um ano de cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Cicera

      O material de síntese (placa e parafuso) é colocado para estabilizar o  osso quanto ele se recupera, um ano é tempo para o osso consolidar e remodelar, após isso ocorrer o material de síntese não tem mais função. Boa sorte 

  • Vivian

    Ola dr. Eu quebrei a tíbia e o fêmur no mesmo acidente em casa. Só foi diagnosticado 30 dias depois com a ressonância magnética. É possível fazer cirurgia Ainda? Da para reparar? Obg

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Vivian

      Pelo tempo que você menciona, seu osso ja deve ter formado um principio de calo ósseo, o que complica o tratamento. Mas para fazer uma afirmativa verdadeira eu precisaria lhe examinar e ver seus exames de imagem. Procure um ortopedista para poder esclarecer melhor essa sua dúvida. Boa sorte 

  • JOYCE GOMES NASCIMENTO

    Olá Dr, no dia 09/08/2020 tive um pequeno tombo e fraturei a tíbia, pelo raio-x a fratura foi parecida com a foto acima, porém mais para baixo, próximo ao tornozelo. Já faz 4 semanas que estou com o gesso e no retorno o ortopedista optou por ainda não tirar visto que não houve melhora significativa na fratura... É normal ou já deveria ter algum avanço? Além disso, faz duas semanas que estava sem dores e sentindo que evoluia bem, porém voltei a sentir uma dorzinha por esses dias, é normal? Também estou com carência de vitamina D, isso pode prejudicar muito a recuperação? Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Joyce

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) a 3 (tres) meses, variável de pessoa para pessoa, Para a recuperação óssea completa a estimativa gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. A deficiência de vitamina D pode prejudicar um pouco, mas não é a causa principal.Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Isabelly Gonçalves

    Boa noite doutor Meu esposo sofreu um acidente de moto onde fraturou a fíbula e a diastese da tibia exposta colocando a haste, isso ocorreu no dia 15/06 após 10 dias de cirurgia começou abrir um buraquinho na ferida onde foi aumentando criando assim uma cavidade com 21 dias começou fazer tratamento com curativo de aguacel para fechar a cavidade esse tratamento durou 2 meses poq fechava e abria novamente fazia curativos de aquacel 3 x por semana daí fechou e ficou um furinho onde vaza.Onde ele faz tratamento é tipo um hospital escola tem MT residente então cada consulta acaba sendo com um dr então já falaram que é rejeição da haste que vai ter q tirar ,já falaram q pode ser daqui um ou dois meses também já falaram q pode ser daqui 1 ano. Pq se tirar agora teria q colocar gaiola pq não colou ainda. Tenho 3 dúvidas é normal constatar a infecção por rejeição da haste e não entrar com antibiotico,não pediram fisioterapia até agora já argumentei mandou fazer exercícios de flexiçoes em casa msm,outra coisa já fizemos 3 raio x e temos a impressão que invez do osso colar ele está espassando isso pode acontecer? Se puder te mando as fotos do raio x pra vc analizar. MT obrigada pela atenção!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Isabelly

      Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram (@arieldelima.diego), mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura ou não e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte  

  • Marcos Antônio Claudio

    É normal a perna ficar amarela depois de uma semana de cirurgia de tíbia

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Marcos Antonio

      Creio que o que você está mencionando é a involução do hematoma que se forma quando da fratura, vai mudando de cor até voltar ao normal. 

  • Jessica dark Fortunato

    Eu fraturei o osso mais fino estou com gesso posso andar de muletas

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jessica

      Não há problemas utilizar muletas no seu caso, o que você não pode fazer é pisar, isso só pode após a consolidação óssea. Boa sorte 

  • Geise Gomes

    Boa noite doutor eu fiz uma cirurgia na tíbia (fratura exposta na tíbia grau 2) no dia 28/06 Eu fiz uma cirurgia e coloquei fixador externo e 3 dias dps eu fiz outra cirurgia pra colocar haste e placa eu gostaria de saber se é normal sentir dor no tornozelo onde esta a placa ainda nao posso andar (vou comecar a fazer fisioterapia)

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Geise

      O que sua perna esta precisando é de fisioterapia. A reabilitação é primordial para a recuperação no seu caso. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Comece o quanto antes e você verá a diferença. Boa sorte 

  • Larissa

    Dr. Meu filho (idade - 2 anos e 6 meses) teve o seguinte laudo: "Tênue linha hipertransparente na tibia distal, sugerindo fratura alinhada. Partes moles sem alterações apreciaveis". Está com gesso na perna direita, colocado em 31/08/2020. Porém, por ser criança está difícil mantê-lo sem "forçar" o pezinho. Ele anda com o gesso, se movimenta bastante. Não reclamou de dor desde a colocação do gesso. O médico indicou 1 mês de gesso. Gostaria de saber se é realmente necessário esse tempo? Já que a criança se movimenta bastante e não apresenta dor. Mesmo com todo cuidado, o gesso está bem ruim, no pé quase não possui gesso. Está difícil o atendimento pra idade dele com ortopedista. Tento uma revisão ou aguardo 1 mês. Tendo em vista o cenário de pandemia e o laudo obtido. Hoje, 08/09/2020.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Larissa

      Crianças tem poder de recuperação óssea maior que os adultos, mas é necessário que o osso fique bem alinhado para que o calo ósseo se forme adequadamente, se o gesso esta  prejudicado, pode prejudicar a recuperação óssea também. O ideal seria que ele fosse visto por um profissional, para avaliar a qualidade desse calo ósseo e a possibilidade de retirada do gesso, Por enquanto não aconselho a retirada. 

  • Aparecida CONCEIÇÃO

    Oi meu marido teve uma fratura exposta na tíbia tem 4 meses que ele fez a cirurgia e colocou a aste até então liberou para ele andar sem as muletas e também fez 10 sessões de fisioterapia depois que acabou as fisioterapia dias depois ele está sentindo muita dor na perna que chega a pegar as muletas de novo a dor disse ele que fica tipo latejando será que essa dor é normal que com o tempo ela vai parar o que pode ser porque tem hora que não consegue pisarp

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Aparecida

      O que seu marido esta precisando é focar mais na reabilitação. Apenas dez sessões de fisioterapia é considerado muito pouco. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que voce citou, o osso dele ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja ele precisa se movimentar e pisar para o osso se recuperar, mas isso deve ser feito sob supervisão, a fisioterapia vai orientar a quantidade de carga e a evolução dela. Boa sorte para ele 

  • debora

    faz 1 mes q meu marido a cirugia de tibia e fibula ai no lado da cirugia nasceu uma bola comecou descer uma secreção e ta uma uma bolinha de carne estou com medo de q seja rejeição por favor mim respondar a volta dele pra revisão ta pra o 17 de setembro

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Débora

      Sem ver a lesão fica difícil opinar. se quiser me mandar uma foto pelo instagram (@diegolima.ariel)  posso tentar lhe ajudar. 

  • ALINE CRISTINA MACHADO

    Hoje dia 05/8.Dia 17/8 quebrei a tibia e o pilão da perna esquerda após queda de mesma altura. Coloquei uma tala até o dia 31/7. E estou com gesso do pé até a coxa. Mas eu estou sentido uma dor de machucado no meu tornozelo como se estivesse esfolado a pele. Tomo o 1 comprido Paco a noite pra conseguir dormir. Cada dia passa dor almente. A próxima consulta é dia 14/8. Posso esperar mais 9 dias pra tirar o gesso com uma suposta ferida na perna? Tem algo que eu possa fazer pra estabilizar esse machucado com o gesso na perna? Lembrando que não estava machucado entes de engessar.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Aline

      Pelo que você relata essa sua tala deve estar folgada e você também não deve estar tendo o repouso adequado. Para evitar que essa suposta lesão piore, aconselho repouso e perna para cima. Sómente um profissional qualificado deve trocar sua tala. Boa sorte 

  • Eduardo Mendonça

    Boa noite Dr. Fraturei a tíbia e a fibula, fratura interna, um pouco a baixo do centro da tibia, ainda irei realizar a cirurgia, estou aguardando a cirurgia a um pouco mais de 2 semanas, que será na próxima terça. Quanto tempo após a cirurgia para eu poder estar andando? Se o senhor puder me dizer qual a melhor opção para o tempo de recuperação em relação ao método utilizado entre a placa e a haste, pois pretendo voltar a trabalhar logo

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eduardo

      O tipo de tratamento depende do tipo de fratura. Na maioria das vezes o melhor método é a haste, mas sem saber o tipo de fratura que você teve não posso afirmar a melhor conduta. Quanto ao tempo de retorno, depende da formação do calo ósseo que gira em torno de dois a três meses. A recuperação completa pode variar de seis meses a um ano. Boa sorte

  • Fabrício da Silva dos Reis

    Bom dia, Doutor sofri acidente de moto e fraturei a Tibia fratura exposta, fratura da diáfise da Tibia, o acidente e operação foram dia 13/08/2020, tratamento cirúrgico definitivo, o retorno foi hoje dia 04/09 mas eu não fui atendido devido o médico não estar disponível, foi reagendado para dia 28/09, mas gostaria de saber se posso começar a pisar no chão ou não, por que fiquei sem saber o que fazer já que minha receita era pra 15 dias depois da alta, e lá diz para eu não pisar, eu sigo sem pisar ou posso começar a colocar o pé do chão de leve, agradeço a atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabricio

      O processo de recuperação de fratura óssea gira  em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Você só pode pisar, mesmo que de leve, se tiver certeza que o calo ósseo se formou, caso contrário você pode ter uma refratura, o que por si só é uma complicação desnecessária. Paciência é a palavra de ordem. Boa sorte 

  • ANDRESSA ELIAS DA SILVA

    Oi então quebrei a tíbia e a fíbula em 5 lugares e rompi os ligamento e micros fraturas no tornozelo fiz cirurgia coloquei 2 placas e 12 pinos, depois de 2 meses, a médica deixou eu por o pé no chão sem colocar peso, com muletas e a bota Robocop e assim que comecei a fazer a fisioterapia me deu rejeição os pinos tive que tirar com 5 meses de cirurgia, sinto muita dor ainda e me deu artrite, não sei o que eu faço pra aliviar um pouco as dores

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Andressa

      Pelo que entendi você teve uma fratura grave que apresentou complicações. No seu caso a melhor chance para uma recuperação é a fisioterapia. Existem outros tratamentos adjuvantes, tais como: analgésicos, colágeno, acido hialurônico, corticoide, mas nada tão efetivo quanto a dedicação à fisioterapia. Agora é foco e força 

  • Michael Douglas

    Olá doutor !!Boa noite ... Hoje faz 18 dias que quebrei a tibia e botei gesso ; fui fazer minha revisão no ambulatório aqui perto de casa e pra minha surpresa o médico depois de pedir um novo raio x e avaliar meu caso ele disse que minha fratura não vai colar ; pois minha tibia está quebrada em 3 partes e dessa forma só cola com operação, ele me deu um encaminhamento para cirurgia ; eu queria uma parecer , saber se realmente não cola ? Tenho realmente que operar ? Pois tudo Aqui está bem difícil por onde moro e é bem difícil eu conseguir operar com rapidez , ele disse que é uma cirurgia simples mais infelizmente os hospitais estão um caos só pode me dizer se nesse tipo de fratura só operando msm ? É porque não da pra mandar foto se não mandava pro senhor , ele disse que era só botar uma placa de 6m se eu conseguir opera quanto tempo eu volto a rotina ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Michael

      Somente com essas informações não posso lhe dar uma opinião abalizada. Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram @arieldelima.diego, mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura, o tipo e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Roaseane

    Doutor fiz uma cirurgia dia vinte três de julho para por placa e parafuso na tíbia onte me deitei deitei de lado quando me virei de barriga pra cima me deu uma sensação de alguma coisa no joelho fora do lugar e inchou o q pode ter acontecido?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Roseane

      Pelo seu relato, são muitas as possibilidades: um entorse de joelho, uma luxação de patela entre outros. Tente analgésico e gelo, se não obtiver sucesso, procure ajuda especializada. Para  dar um diagnostico preciso é necessário que se faça um exame fisico e exames de imagem. Cuide-se. 

  • Dil

    Bom dia Dr! Tive um acidente dia 22/07 e fraturei Tibia e fíbula e o médico colocou tala até a coxa toda mobilizando a perna para aguardar a desinchar, fiz outro raio- x e constou que já estava formando o calo, que depois 21 dias ,dia 23/08 ele tirou a tala e colocou gesso na perna toda até a coxa toda ,ele disse que dia 12/08 e pra eu voltar e fazer novo raio - x , pra ver como está a consolidação dos ossos, será que ele vai retirar o gesso ou vai colocar outro somente mobilizando toda canela, já que ele falou que o tratamento pode durar até 90 dias,fora a reabilitação depois

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Dil

      Tudo depende de como vai estar o estado de recuperação do seu osso, se ja tiver um calo ósseo bem formado, provavelmente você vai iniciar a reabilitação. Tudo depende de como vai estar, e isso só os exames de imagem podem mostrar. Boa sorte 

  • CARLOS EDUARDO

    boa noite Dr.sofri um acidente de moto fraturei a tibia e a fibula,"fratura exposta gustillo lllA" diafisaria,coloquei haste intramedular com 45 dias ja estava andando sem muletas com carga total,estou tendo boa recuperaçao ja fiz 27 seçoes de fisioterapia,estou com 3 meses e 15 dias q fiz a cirurgia,a pouco mais de 10 dias começei a sentir uma dor insuportável no joelho ao caminhar quase nao estou conseguindo mais pisar com a perna estava evoluindo bem na recuperaçao nao sinto do na fratura,mas o joelho,estou quase recorrendo as muletas novamente ,oq vc acha q pode ser essa dor? tem alguma dica ou sugestão q vc possa me dar para solucionar ou tratar esse problema?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carlos

      Existem inúmeras causas que podem estar causando esse problema que você relata. Osso que é reabsorvido e ai a ponta da haste pode estar “machucando” as estruturas do joelho, uma infecção incipiente, entre outros. Meu conselho é que você procure seu ortopedista e investigue com ele as possíveis causas e o tratamento subsequente. 

  • ODAIR ANTONIO

    Boa tarde doutor eu quebrei a canela e joelho foi em gessado no dia 29/7e foi retirado no dia 26/8 e agora está ficando inxado ė necessário ter que fazer fisioterapia pr voltar a minha atividade normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Odair

      O calo ósseo costuma se formar em torno de 6 semanas. Se seu medico autorizou a imobilização, esta na hora de você focar na fisioterapia. O edema faz parte da evolução. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Boa sorte 

  • Rayssa Andreza

    Olá Dr boa noite ! No dia 26/07 eu caí de patins e quebrei a tíbia e a fíbula. Fiz cirurgia dia 28/07 e colocou duas hastes e oito parafusos. No meu retorno (15 dias depois) o médico me orientou a colocar o pé no chão mas sem por carga ainda, com apoio das muletas. Com quanto tempo eu posso começar a fisioterapia e andar sem muletas ? Obrigada !

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rayssa

      Estou na duvida se você colocou haste ou placa. Não se coloca duas hastes numa mesma perna. Se foi colocado placa, para pisar com carga é necessário que seu osso esteja consolidado (calo ósseo), essa consolidação ocorre entre dois e três meses. A fisioterapia você já pode começar, nada com carga. Tenha paciência , leva tempo para uma recuperação correta e adequada. 

  • Mikelen

    Ola doutor! Minha mae fraturou a tibia bem no meio, já vai fazer três meses que ela está com o fixador e o medico marcou outra cirurgia pra ela colocar o gesso ou placa, e ela ainda não pode pisar no chão. Qual seria a melhor opção pra ela o gesso ou a placa????

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mikelen

      O tempo pra formação do calo ósseo é de cerca de  dois a três meses, variável de pessoa para pessoa. Pelo tempo que você relata do uso de fixador externo, pode ser que o osso de sua mãe já tenha um calo ósseo formado, mas para ter certeza disso é necessário um exame de imagem. Veja com o médico de sua mãe, se esta possibilidade existe. Talvez ela nem precise mais de gesso ou placa e sim da dinamização do fixador com carga para a melhoria da qualidade desse osso. 

  • Jéssica

    Bom dia! Doutor sofri um acidente no último dia 18, fraturando a Tibia e a fibula, passei por uma cirurgia no dia 21 para a colocação de haste, mas onde eu tive a fratura estou com um roxo muito grande e muito dolorido. O médico me liberou para pisar no chão com apoio, mas ainda sinto dores e insegurança para pisar, tenho somente apoiado o pé no chão quando estou de pé com as muletas. Quando eu viro na perna mesmo estando em repouso eu sinto dores nesse local onde está roxo, e quando estou com a perna pra cima e depois coloco ela para baixo tenho uma sensação de queimação e pouco de dor, depois alivia. É normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica

      A cirurgia com haste é feita para se colocar carga imediamente, portanto, não tenha medo de pisar, é necessário que você coloque carga para que a fratura comece a se recuperar. Esses sintomas que você refere são perfeitamente normais, comece a fisioterapia ela vai ajudar na melhora desses sintomas. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperaçã

  • Lucas de Araújo Ribeiro

    Olá, boa tarde Dr. Eu me acidentei em janeiro de 2020 e fraturei a tíbia quase exposta e a fíbula próximo ao joelho. Usei fixador externo para que minha perna pudesse desinchar e após 12 dias fiz uma segunda cirurgia para colocar a haste interna igual a do Anderson Silva. Já a fíbula se consolidou sem precisar de procedimentos cirúrgicos. Recebi um atestado de 180 dias para me recuperar. Única coisa que sinto é dor no tornozelo quando vou dar os primeiros passos em caso de ficar muito tempo com a perna pra cima, me repousar etc. Gostaria de saber se é normal sentir essa dor. E outra, meu tornozelo ainda apresenta inchaço leve

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucas

      A recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Agora é paciência e investir na fisioterapia. 

  • ODAIR ANTONIO

    Bom dia doutor meu nome ė Odair eu quebrei a canela e to com gesso até a coxa foi engraçado no dia 29/7 e vou retirar 26 /8 ė necessário ter que fazer fisioterapia o eu posso a votar a trabalhar normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Odair

      O processo de recuperação de fratura óssea ( formação do calo ósseo) dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. O que provavelmente vai acontecer contigo daqui ha 30 dias é uma mudança do tamanho do gesso. Quanto à fisioterapia ela é mandatória em qualquer tipo de fratura, pois devido ao gesso ocorre uma atrofia muscular que necessita ser recuperada. Boa sorte 

  • Eryanne Gomes

    Boa tarde! Fraturei a tíbia distal e tive que passar por cirurgia está fazendo 1 mês meu médico pediu pra não fazer nenhum tipo de esforço e marcou o retorno com 45 dias, não estou sentindo dor e o inchaço ja quase não aparece mas percebi que depois da cirurgia meu pé ficou bem escuro, posso considerar isso normal ou não?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Eryanne

      Isso que descreveu é esperado... 

      Mantenha o membro elevado, use os medicamentos prescritos e capricha no repouso...

      Boa sorte

  • Ilde lima

    Meu marido quebrou a tíbia e fez o tratamento convencional. Tem 8 meses e continua mancando. Quanto tempo vai parar de mancar? Ele não fez fisioterapia.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ilde

      Inicialmente, precisaria saber o tipo de fratura que seu marido sofreu. Mas, só pela informação de que ele não fez fisioterapia, já posso dizer que se perdeu a chance de uma boa reabilitação. Vai ter que correr atrás do prejuízo. Veja com o médico dele, as possibilidades do que pode ser feito para recuperação 

  • Michael Douglas

    Olaa Bom dia Dr .. Tive um acidente de moto no último dia 13/08/2020 e qúebrei a tibia ; minha lesão foi igual a que aparece na imagem que o senhor botou pra ilustra mais a cima , fiz o tratamento com gesso hoje faz uma semana do acidente não sinto dores somente quando faço algum tipo de esforço, aí sinto uma dor bem onde foi a lesão, o que o senhor me recomenda fazer ? E quanto tempo o senhor me dá para se recuperar e começar a pisar , a parti de quantas semanas mais preciso posso voltar a trabalhar ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Michael

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação.O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a reabilitação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Quanto a voltar a trabalhar, depende do tipo de trabalho que você faz. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Edgar Augusto

    Boa tarde Doutor gostaria de saber se é normal a perna engessada e sentir alguns estalos.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edgar

      Se o gesso ficou folgado e o osso tiver mobilidade, você pode sentir esses estalos sim, ou então o peso pode estar quebrando. Procure ver qual é o seu caso, para poder resolver, se o osso não estiver bem imobilizado e alinhado ele pode consolidar viciosamente. 

  • Rafael Lima Miranda

    Olá Dr, me chamo Rafael, sofri um acidente no dia 20/07/2020, fraturei a Tibia diafisal, foi feita a cirurgia e colocada a haste, porém não foi passada nenhuma orientação, mantive repouso, a cinco dias atrás com uso de molestas percebi que consigo colocar o pé no chão, porém de qualquer forma n forcei, mas a dois dias atrás precisei ir ao banco e de algumas passadas ao subir na condução, desde então tenho sentido fortes dores no tornozelo, outro fato é que ao ficar em pé o mínimo que seja de imediato a perna incha e fica roxa, é normal?? E específicamente na data de hoje 20/08/2020 aí mínimo que fico em além de inchar e ficar roxa sinto fortes dores mesmo sem o mínimo toque ao chão, pode me orientar?? Meu retorno para revisão ainda será na próxima segunda dia 24/08/2020, siquer e agora a noite sinto dores no local da cirurgia fato que n ocorreu dia nenhum anterior, nem mesmo o RX me entregue após a cirurgia! Desde já grato!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rafael

      Você esta com um atraso de quase um mês para reabilitação. A haste é uma modalidade em que o paciente já pode caminhar no dia seguinte à cirurgia, Essa é a mesma cirurgia que foi feita no Anderson Silva. Você precisa correr atrás do prejuizo, inicie sua fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso, dor essa que melhora com a evolução.  

  • Heloisa Souza

    ola , quebrei a tíbia a 6 meses atrás usei fixador , já tirei ,agora estou fazendo fisioterapia . Consumir um pouco de bebidas alcoólicas a uns 3 dias atrás , e no outro dia minha perna começou doer quando vou andar, na parte que quebrei (sendo que não doía antes) será que foi isso que fez minha perna começar doer quando eu ando ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Heloisa

      Não existe nenhuma relação entre consumir bebida alcoólica e piora de fratura. Na maioria das vezes, as fraturas acontecem por causa da bebida, mas isso é uma outra história. Procure ver se você não teve algum pequeno trauma, sem se dar conta, no local onde você teve a fratura.  

  • Wanderson junior

    Bom dia,a mais ou menos dois meses e meio sofri um acidente e fraturei a tybia,foi usado fixadores e foi tirado algums dias atrás pra ser mais exato dia 18.como mora na zona rural é meio difícil ir a cidade fazer um raio x pq na quinta feira passada fui tirar o corpo e no movimento a perna virou mais o pé não.A parti daí comecei a sentir um pouco de dor no local e inchou na região da fratura,porém só de um lado já que a fratura foi tipo um v.Minha dúvida é se o osso descolou pq hora que piso não dói mais ao precionar no local da fratura sinto dor.lwnbrando que foi usado uma astea.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wanderson

      As fraturas costumam consolidar num período de dois meses, podendo esse prazo se estender mais , dependendo de vários fatores. Se você colocou uma haste para correção da fratura é pouco provável que tenha ocorrido problemas com a fratura, amas isso só da parra afirmar através de um exame de imagem. Se o problema persistir, aconselho fazer a radiografia, evitara sequelas indesejadas. Boa sorte 

  • Giovanni Souza Santos

    Dr dia 04/02/2020 sofri uma fratura exposta da tíbia e fíbula, e passei por fixador externo, haste interna e uma infecção que me fez voltar pra fazer uma limpeza cirurgica. Após eu ganhar alta que foi dia 27/03/2020 eu ainda não fiz nenhuma fisioterapia devido a pandemia, cancelaram todas as sessões e até hoje dia atual 15/08/2020 eu sinto mta dor no tendão patelar, no joelho e na articulação que deve ter um tendão também.. mas isso acontece quando estou andando. Isso é normal durante a recuperação? É grave ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Giovanni

      Com tudo que você passou, acho que sua recuperação está até boa. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular.  Aconselho você a investir na fisioterapia , é a sua melhor chance de recuperação adequada. Mesmo em casa é possível se fazer exercícios fisioterápicos, tente conversar com um fisioterapeuta para que vocês possam montar um plano domiciliar. 

  • Maria Aparecida Dameto Rosa

    Olá doutor boa tarde me chamo Maria tenho 34 anos fiz uma cirurgia na perna quebrei a tíbia e tive de pôr uma aste e quatro parafusos faz quatro meses e não fui ao médico desde a cirurgia nem fiz fisioterapia tenho um pouco de dores e não consigo ficar muito tempo de joelhos e gostaria de saber se é normal e quando eu poderia voltar a trabalhar e que meu trabalho é subir e descer escadas já ando até bem mais tenho medo de esforçar muito a perna e causar algum problema...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria

      Que sorte que você não teve nenhuma complicação!!!! Fazer uma cirurgia e não fazer acompanhamento pós e nem fazer fisioterapia, é algo bem sério. Você precisa de pelo menos uma avaliação presencial para ter respostas para essas suas dúvidas. Faça isso logo, assim você volta para sua rotina com mais segurança  

  • Fábio José de Campos

    Meu filho tem 6banos e 8 meses...está com uma fratura na Tibia bem no meio dela....hoje faz 35 dias do tratamento convencional.... Mais o RX está muito dúvida se esse tratamento está correto... O médico retirou o geso com apenas 30 dias e ele está com uma bota ortopédica no momento....gostaria q o Sr. Visse esse ex para acalmar meu coração e ver se está aceitável o deslocamento do osso e o tratamento dará resultado !!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabio

      Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram, mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura ou não e lhe orientar que serviço procurar . @arieldelima.diego . Boa sorte 

  • Lucas Cambandua

    Bom dia Dr. - Gostaria de uma informação: tenho um primo que sofreu acidente no passado dia 02.07.2020 e segundo o Dr. que o assistiu partiu a Tíbia e não foi operado até a presente data por falta de material devido a Pandemia do COVID-19, estando apenas com gesso. - Nessa situação devido ao tempo, será que poderá vir ter problemas no momento da operação?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Lucas

      O osso consolida de qualquer forma, se ele não estiver bem alinhado, pode consolidar “torto" e ai fica mais difícil de corrigir. Quanto mais tempo uma cirurgia óssea for adiada maior a chance de sequelas.  

  • Regis Freitas

    Boa tarde Dr. Diego meu nome é Regis. Sofri um acidente de moto dia nada/2020 fraturei a tíbia e a fíbula fiz a cirurgia que foi bem sucedida por sinal. Coloquei uma haste e cinco parafusos, orem levei um tombo no banheiro uns trinta dias atraz,mais não senti nada. tive retorno no médico dia 07/08/2020 fiz um raio X e percebi que o osso se afastou um pouco. O médico não falou nada mandou eu fazer fisioterapia. Esse procedimento é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Régis

      Se seu médico olhou o seu exame de imagem e prescreveu a fisioterapia é porque a sua recuperação está dentro do esperado. Vá na fé e boa recuperação 

  • Daniel Ferreira

    Boa tarde Dr. DIego. Sofir um acidente de moto a 2 anos e quebrei a tibia e perônio sendo necessário colocar as hastes com parafusos abaixo do joelho e acima da canela. A recuperação foi ótima. Fiz fisioterapia e depois musculação. Durante esses períodos tudo bem. No entanto devido a Pandemia suspendi a musculação , uns 6 meses se passaram e ultimamente tem ficado inchado na parte acima da canela com algum incômodo. O que pode ter acontecido ? Estou receoso de ir ao hospital por conta do grande número de infectados pelo Covid-19 em minha cidade.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Daniel

      Pelo tempo que você relata da fratura e cirurgia, dificilmente vai ser algo relacionado a ela. O que pode estar acontecendo é seu corpo estar sentindo falta de atividade física. Cirurgias podem levar a um prejuízo na drenagem linfática e a falta de movimentos piora o quadro. Volte a se exercitar e se o edema permanecer ou piorar, procure um especialista para esclarecer

  • Yanka

    Olá meu filho tem 3 anos caiu jogando bola deu um rachadinho na tíbia teve que engessar a perna toda, nos primeiros 3 dias ele sentia dor. E agora ñao sente mais nada ele esta brincando e até andando e só tem 1 semana com o gesso não reclama mais de dor. Eu sei que era para estar de repouso mais ele n entende e não consiguimos segura lo e ele anda mesmo assim. Será que isso irá piorar a situação ou melhorar? Ele por ser criança o osso pode calcifica mais rapido?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Yanka

      Deixe seu menino brincar. A dor vai ser o fator limitante para ele. As crianças possuem um poder de recuperação bem maior que os adultos. Só tente impedir que ele não se exceda, porque o gesso tira um pouco o equilíbrio e pode ser causa de quedas desnecessárias. 

  • Denise de Assis Silva

    Bom dia. Doutor estou com 3 dias de cirurgia, onde foi colocado fixador. Ainda sinto muita dor. Isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Denise

      Ainda é muito recente a sua cirurgia. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Tenha paciência, ela vai ser muito necessária nos próximos meses. 

  • Adriana moyano

    Ola Dr.Diego tudo bem? Sofri um acidente de moto"colisão entre duas motos" tive fratura exposta da tíbia e também fratura da fíbula no dia 24/06/20 fiz cirurgia coloquei uma placa por dentro do osso. Estou fazendo fisioterapia e o movimento estão bons, mas meu médico ainda não liberou para colocar o pé no chão pois disse que a fratura foi muito feia.quanto tempo poderei colocar o pé no chão?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Adriana

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Quando for liberada, você vai começar com carga parcial e aumentando gradativamente. Agora é foco e força e paciência . Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • vanessa

    Oie boa noite . No dia 3 d abril faturei minha Tibia e fibia,com 4 dias fiz uma cirurgia colocando uma astes e 4 parafusos .hoje com quase 4 meses d cirurgia ainda meu osso não colou isso e normal ,,,,,ainda sinto muita dor no joelho e tornozelo não consigo Nei juelhar na cama q e macio, as vezes acho q nunca mais vou conseguir juelhar sem senti dor ,ainda manco bastante com quanto tempo volto anda normal será q fiquei com uma prena maior q a outra,.... Obrigada boa noite ..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vanessa

      A recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja deveria estar  consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Karyn m

    Olá apos 10 anos de uma fratura de tíbia na parte do tornozelo, minha perna está enchada e com uma deformação e dói muito o que fazer já fui no médico ele tirou um raio X e disse que o osso tá colado porém a placa está quebrada dentro da perna o que fazer estou desesperada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Karyn

      Dez anos é um longo tempo para surgir complicações. Você sofreu algum trauma nesse local recentemente? Ser seu osso esta bem, é uma preocupação a menos, quanto ao material de síntese que esta quebrado, meu conselho é que você converse com o ortopedista, se ele estiver causando esses transtornos que você menciona, vejam a possibilidade da retirada do mesmo, ja que a sua retirada não vai trazer prejuízos ao osso. Boa sorte 

  • Claudineia Rodrigues da Silva Pereira

    Boa noite gostaria de saber se é normal inchaço na perna operada nós pés, fiz uma cirurgia de diáfise da tíbia com colocação de haste há 34 dias orientada a andar, mas incha e dói um pouco me tire essa dúvida pfvr.. obgda

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Claudineia

      Numa fratura ocorre lesão não só de ossos, mas de ligamentos e vasos sanguíneos , ocasionando esses sintomas que você relata, a medida que eles forem se recuperando essas manifestações irão desaparecer. A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa investir na fisioterapia para melhorar a sua mobilidade. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Fique bem

  • Fabiana marques

    Ola, Dr fraturei a tíbia perto do tornozelo no dia 19/6 e estou com tala ,não sinto mais dores consigo mexer meus dedos,dia 27/7 retorno ao traumato p ver como está ,mas sinto dor no calcanhar é normal? Se tirarem minha tala poderei caminhar normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fabiana,

      Para voltar a caminhar normal, só depois de a fratura ter consolidado... isso ocorre em média em torno de 6 a 8 semanas...

      E mesmo depois de consolidado, são necessárias algumas sessões de fisioterapia...

      Quanto à dor no calcanhar, o mais cumum é pela própria falta de mobilidade... caso a dor persista, tem que investigar se não tem lesão associada..

      Boa sorte

  • Joel

    Fraturei tibia e fibula e estou com 2 placas e 17 parafusos, caí de mau jeito no piso e quebrou sem esfacelar os ossos. Enfim fazem 5 dias de cirurgia, sobre sentar e encostar/apoiar o pe no chao, com o uso de bota é possivel, pois para ir ao banheiro nao tem como deixar a perna suspensa.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Joel

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. O que quero dizer com isso, é que enquanto seu osso não estiver consolidado (recuperado), você não pode pisar, use muletas para evitar pisar, ja que o risco de a fratura não se recuperar e fazer uma pseudoartrose é alta se você insistir em pisar. Boa sorte 

  • Patrícia Orrutia

    Bom dia Dr! Fraturei a Tíbia e a Fibula dia 03/04, coloquei uma haste intramedular bloqueada no dia 06/05. Há um mês atrás fui liberada para a carga parcial, e desde então a parte onde fica os parafusos na canela começou a avermelhar. Voltei em consulta tava um leve vermelhado e uma dor suportável, ele disse que poderia ser uma provável rejeição, mas que a conduta seria a mesma, esperar calcificar o osso e retirar a haste. Acontece que desde que eu passei a dor está só aumentando, estou com dificuldade para pisar, o vermelho está se espalhando e cresceu tipo um calombo onde está a vermelhidão. Eu pergunto a opinião de várias pessoas e todos dizem que é pertinente a fratura, mas eu nunca senti uma dor assim, só no pós operatório. Estou com medo, o que eu faço?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Patricia

      Nesse caso que você esta relatando, eu precisaria examinar  para poder lhe dar uma orientação mais adequada. A haste pode, no inicio da colocação de carga, provocar dor e também pode haver edema.   Talvez, você esteja desenvolvendo algum quadro inflamatório, aconselho você a procurar seu medico e junto com ele tentarem chegar a um diagnóstico. Sinto não poder ajudar mais. Boa sorte 

  • Natanael castor

    boa noite, Dr Eu tive fratura na diáfise tibia e fábula, em um Acidente de moto, foi feita cirurgia para colocar placa e parafuso, mas somente na tíbia, porém a fibula não, e tive como resposta do Dr que realizou a cirurgia de que voltaria por si só, é normal somente colocar placa e parafuso somente na tibia?? E a fibula, volta por si só para o lugar certinho ??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Natanael

      A tíbia é o osso mais responsável pela carga da perna (cerca de 80%), a fíbula responde por menos carga. Muitas vezes, o risco de outra abertura na perna, para estabilizar esse osso, não vale a pena, já que as chances dela se recuperar sozinha, após a estabilização da tíbia são bem altas. Acredito que seu médico fez essa avaliação e por isso optou por não lhe submeter a esse outro trauma cirúrgico. Boa recuperação 

  • Claudineia Rodrigues

    Quebrei a diáfise da tíbia fiz cirurgia e coloquei uma haste, há 26 dias meu médico liberou carga progressiva posso tentar sem muletas?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Claudinea

      A cirurgia com haste é feita para  o paciente colocar carga (pisar) imediatamente, a não ser que algo tenha acontecido que contra indique essa conduta. Essa é a mesma cirurgia que foi feita no Anderson Silva. Va tentando andar sem muletas, a dor é o controle para ir mais ou diminuir o esforço. Inicialmente, você vai sentir mais incomodo, mas com o tempo e com a fisioterapia bem orientada, a tendencia é a melhora da dor, do edema e de quaisquer sintomas associados. Boa sorte 

  • thiago miranda

    Dr. boa noite,fraturei a tibia e fibula,no acidente eu perdi um pedaço do osso,coloquei fixador externo,fiz enxerto,ontem eu escorrei e dei uma leve apoiada no chão e hoje está doendo,há o risco de ter acontecido algo? Fica latejando bem no local onde quebrou!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thiago

      Você não informa o tempo da sua fratura, para poder avaliar esse seu caso eu precisaria saber do tempo. Se faz pouco tempo, as chances de se ter uma refratura são grandes, se ja faz tempo essas chances diminuem, mas isso não quer dizer que você, nessa queda, não tenha sofrido um novo trauma. Procure ajuda e faça um exame de imagem,  para descobrir o que de fato aconteceu. Boa sorte 

  • Geisibel Silva Gomes

    Boa noite doutor eu fiz uma cirurgia na tíbia a 15 dias coloquei placa e pino nao coloquei o pé no chão antes agora hj eu consigo mexer o pe de um lado pro outro mexer com os dedos e nao tenho muita dor entao é possível eu fazer uma viagem de 3 dias sentada (os pontos estão todos sequinhos) com 1 mês depois da cirurgia ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Geisibel  

      O osso costuma se recompor num espaço de cerca de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você pode viajar sem problemas, desde que lembre de não deixar a perna na mesma posição por um tempo prolongado, movimentação é fundamental.  Tente apoiar o pé, para que ele não fique “pendurado”, aumentando o edema (inchaço) que vai se formar, nem coloque carga, pois sua fratura é recente. Boa viagem 

  • Leandro Correia

    Ola Dr fazem um mês e uma semana após minha cirurgia, logo após fui recomendado a andar. Nos primeiros dias senti uma dor enorme com a circulação colocando a perna para baixo, mas agora somente perto do tornozelo quando ando. Estou mancando e essa dor é como se me tirasse a força da perna por isso manco ... estou na fisioterapia mas não sinto evolução para a melhora dessa dor .... ainda não tenho total equilíbrio sobre esse perna. Sinto que ainda está machucado por dentro, uma dor como se tivesse torcido o tornozelo.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Leandro  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta na fase de recuperação óssea, eu diria com uma boa evolução. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia (acredite que ela vai lhe ajudar) , capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Murilo

    Doutor, boa noite, no sábado tive um fratura oblíqua na tibia e fibula, fiz no domingo a noite uma cirurgia colocando uma haste intramedular e 4 pinos na tibia, na segunda mesmo já fui orientado pelo médico a colocar o pé no chão e fazer movimentos com a perna e na segunda mesmo já comecei a fisioterapia a recomendação do médico, mas de terça para cá quando vou descer da cama que a perna fica para baixo vem uma dor pulsante muito forte na canela onde foi a fratura, como se o sangue estivesse descendo e sendo bombeado de onde falo a dor pulsante. Isso e normal. Hoje e 10 de julho de 2020

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Murilo

      A cirurgia com haste é feita para  o paciente colocar carga (pisar) imediatamente, a não ser que algo tenha acontecido que contra indique essa conduta. Essa é a mesma cirurgia que foi feita no Anderson Silva. Essa dor que você relata é perfeitamente normal, embora esteja com a haste, seu osso ainda esta fraturado, houve lesão da estrutura óssea e também das estruturas adjacentes, sejam vasos, nervos, tecidos moles, tudo isso leva tempo para se recuperar. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo, com a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Fique bem 

  • Luciana Cavalheiro

    Bom dia minha filha fraturou a canela e o tonozelo coloco gesso ficou 5 semanas com o gesso tiro mas agora faz 4 dias mas nao anda ainda é normal .ela tem 4 anos

    • Dr. Diego Ariel

      OI Luciana

      Crianças possuem uma capacidade grande de recuperação óssea, fazendo com que sua consolidação seja mais rápida que a população em geral.  É normal após a retirada do gesso, uma dificuldade para caminhar, existe o medo, a atrofia muscular que ocorre. Acredito que logo logo sua filha vai estar bem e correndo por ai. Boa sorte 

  • Lidiane Rodrigues

    Dr. eu tive fraturas múltiplas de tíbia e fiz cirurgia colocando haste, sendo uma transversal, mas n tive perca óssea e nem foi expostA. Já Está completando 3 meses e até hj nem coloquei o pé no chão. Só que agora comecei a inchar mais no tornozelo, será que está norma??? E quando vou poder voltar a pisar?? Obgda.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Lidiane

      A cirurgia com haste é feita para  o paciente colocar carga (pisar) imediatamente, a não ser que algo tenha acontecido que contra indique essa conduta. Essa é a mesma cirurgia que foi feita no Anderson Silva. Você precisa se movimentar, a movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa investir na fisioterapia para melhorar a sua mobilidade e melhorar sintomas tais como dores e edemas. Agora é foco e força 

  • EDGARD ALMEIDA ARAUJO BASTOS

    OLA DR.... MEU NOME É EDGARD BASTOS.... FIZ UMA CIRURGIA DIA 12 DE MAIO.... TIVE ALTA DIA 13 DE MAIO.... SENDO ORIENTADO PISAR NO CHÃO SEM FORÇAR..... COLOQUEI FIXADOR EXTERNO ILIZAROV..... AO RETORNAR PARA REVISÃO UM MES APÓS A ALTA.... FIQUEI CIENTE ATRAVÉS DE RADIOGRAFIAS QUE HAVIA UM DESVIO GRANDE DA TIBIA..... O DR DEU UNS APERTOS NO FIXADOR E DIMINUIU O DESVIO..... MINHA FRATURA DA TIBIA FOI UMA FRATURA FECHADA.... MAS COMPLETA..... NA TRANSVERSAL...... SEM ESTILHAÇOS..... OU SEJA.... UMA EXTREMIDADE SE ENCAIXA PERFEITAMENTE NA OUTRA..... O CORRETO NÃO SERIA UM ALINHAMENTO PERFEITO DA TIBIA....???? COM DESVIO DE APROXIMADAMENTE 10 GRAUS O OSSO CALCIFICARÁ.....?????? GRATO DESDE JÁ PELA PRECIOSA ATENÇÃO..... POSSO ENVIAR RADIOGRAFIAS PÓS TRAUMA.... PÓS CIRURGIA(1 MES APÓS).... E DE DEPOIS DOS APERTOS...... ESTOU PREOCUPADO.... POIS SINTO MUITA DOR AINDA NOS BURACOS DOS FERROS...... MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO...... EDGARD BASTOS.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Edgard

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Se tiver ocorrido perda óssea esse tempo será bem mais longo. Esse desvio que você cita é perfeitamente aceitável na ortopedia. Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram, mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura ou não e lhe orientar que serviço procurar, por favor, mande junto essa estória que você escreveu para que eu possa lembrar do que se trata . Boa sorte 

  • CLAUDIA GONÇALVES

    Boa tarde Dr. , sofri um acidente de moto e tive fratura exposta 1/3 distal da tíbia e fíbula... fiquei 11 meses com um fixador externo provisório pois tive lesões graves das partes moles que foram queimadas no acidente foram recuperadas e em 05 de fevereiro fiz outra cirurgia para colocar ilizarov com transporte ósseo de aproximadamente 3,5 cm pois infeccionou o local, o médico falou no dia 26 de maio que estava quase 100% colado o local da fratura e estava formando o osso de perto do joelho de onde foi transportado para baixo. minha pergunta são 2: depois de colado o osso e formado quando vou poder tirar o fixador, eu ando com auxílio de um andador mas consigo dar uns passos sem ele porem mancando, a outra dúvida é se vou andar normal sem mancar depois das fisioterapias se o meu tornozelo vai ter pelo menos algum movimento, consigo mexer bem o pé e sinto alguma movimentação no tornozelo quando faço o movimento porém o dedão não dobra pra cima totalmente igual o outro.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Claudia

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas com perda óssea exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de um ano. Inicialmente  o osso formado é frágil e precisa se fortalecer para suportar carga e não fraturar com facilidade. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Isso também se aplica à sua recuperação completa: caminhar, movimentar tornozelo e demais procedimentos. O Aparelho será retirado tão logo seu osso esteja consolidado e pronto para receber carga .Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação. 

  • Leon Gomez Roussoulieres

    Boa noite dr. Fraturei a tíbia e fibula e fiz a cirurgia já faz 3 meses.. não está inchado nem sinto dor. Mas ainda continua roxo no local da cirurgia. É normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Leon

      Com esse tempo já houve tempo para consolidação do seu osso. Essa área roxa que você cita não me parece ser normal, precisaria ver a lesão e examinar para poder dar uma opinião mais embasada. Pode ter algum problema com a vascularização local ou alguma outra alteração. Meu conselho é que você veja com seu médico para definir o que de fato esta acontecendo e tomar a conduta adequada. Espero ter ajudado. Boa sorte  

  • Thallyta Sabrina

    Olá, dr. Bom, queria tirar uma dúvida. Então, é que eu me operei dia 2 de janeiro e até o terceiro mês eu consegui ir a minha consulta ao ortopedista. Mas devido a pandemia , foram suspensas os atendimentos nesse ambulatório que eu vou, e dia 2 vai fazer 6 meses que me operei. Tenho feito fisioterapia, continuo fazendo carga parcial como ele tinha liberado na última consulta, etc. Mas ultimamente até se eu deitar e colocar meu pé da perna operada em cima da cama por alguns minutos, eu fico com dor. Minha fisioterapeuta diz que estou indo bem na recuperação, que não estar havendo inchaço, mas as vezes aparece dor do nada, e eu fico preocupada. Ainda mais agora que não está sendo possível eu ter o acompanhamento médico. Devo me preocupar com essas dores? Não faço ideia de como estar por dentro.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Thallyta

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia e da superação da dor durante as primeiras sessões. A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa investir na fisioterapia para melhorar a sua mobilidade. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que voce citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Michely nobre

    Olá, bom dia. Dr tive uma fratura exposta na tíbia passei dois meses com fixador externo, mais mesmo assim não ouve consolidação do osso. O doutor optou fazer outra cirurgia para colocar asta. Eu gostaria de saber quanto tempo levará a recuperação? Também gostaria de saber é normal fica avermelhado nos pontos e nas cicatrices do fixador? Desde já agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Michelly  

      A cirurgia com haste é feita para  o paciente colocar carga (pisar) imediatamente, a não ser que algo tenha acontecido que contra indique essa conduta, fazendo com que a recuperação seja o mais rápida possível. Essa é a mesma cirurgia que foi feita no Anderson Silva. Isso que você relata  é perfeitamente normal. Devido à técnica utilizada para introduzir a haste, muitos vasinhos sanguíneos ficam abertos e demoram mais tempo para fechar, por isso pode haver sangramento ou vermelhidão. Os pontos de entrada do fixador também ficam dessa forma até a completa cicatrização Boa recuperação 

  • Ellen Fabiana Daniel de Souza

    Olá doutor fiz uma cirurgia da tíbia que faz 20 dias o médico não colocou gesso pediu para comprar o brace e sinto que está inchado ainda próximo ao joelho levanto apenas para ir ao banheiro com ajuda do meu marido minha dúvida é pq ele optou pelo brace e esse inchaço é normal? Obrigada pela atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ellen

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta nessa janela de recuperação óssea. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. O uso do brace é para dar estabilidade articular e melhorar sua recuperação. Boa sorte. 

  • Gislaine

    Bom dia D.r tive fratura exposta tibia e fibula fiz segunda cirugia a 13 dias e normal sentir muita dor na articulacao do joelho na hora de descer a perna para baixo ? tipo quando preciso ir ao banheiro doi muito !

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Gislaine

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e com a fisioterapia , essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Isso que você relata é chamada de dor referida, pois o joelho é composto por  esses ossos que você fraturou. A conduta é repouso, gelo, analgésico e uma dose extra de paciência .  

  • Gesiane Aparecida Nascimento

    Olá doutor. Sofri um acidente doméstico fraturei a Tibia e a Fibula, fiz uma cirurgia onde foi colocada uma placa e pinos, creio que é assim que se diz, faz 18 dias que fiz a cirurgia, estou de repouso com a perna elevada, fui liberada apenas para fazer fisioterapia, meu pé ainda está inchado e eu sinto uma leve dormência nos dedos do pé, minha perna ainda está toda roxa até a altura do joelho, sei que é uma recuperação lenta mais tenho medo de alguma coisa não está normal

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Gesiane

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação, o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer . Pelo que você relatou tudo está ocorrendo dentro do previsto Agora é foco, força e paciência. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Isabelly Gonçalves

    Bom dia doutor Meus esposo sofreu um acidente de moto a 10 dias onde teve fratura exposta da diasfise da Tíbia e a fíbula em 4 partes,demorouu 9 hrs pra dar início a 1 cirurgia esperando vaga no cross os médicos falaram MT do risco de infeccao depois de 36 hrs fez a 2 cirurgia onde tirou a antena e colocou a aste.Seu retorno ainda será a semana que vem o curativo fomos orientado a fazer só com soro diariamente as gazes saem bem amarela mas não do corte da fratura exposta e sim dos furinhos da antena,estamos reparando uma vermelhidão em volta do ferimento. Dr minha dúvida são várias qual a probabilidade da infecção,quais os próximos passos e quanto tempo de recuperação?MT obg

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Isabelly A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Essa secreção pode ocorrer, até a completa cicatrização das lesões. O risco de infecção de uma fratura exposta é bem maior que em outros traumas, mas acredito que seu esposo esta com uma boa cobertura antibiótica, o que ajuda na prevenção de tal evento. Esse vermelhidão que você menciona, é acompanhado de calor e dor no local? Seu marido tem tido febre? Se você respondeu sim parra alguma dessas questões, meu conselho é que procure o médico para um exame mais acurado e orientação terapêutica Espero ter ajudado. Boa recuperação para o seu marido.

  • Brenda matos

    Oi Dr, Diego! Sofri um acidente de moto em dezembro, sofri uma fratira na tibia ( espiral, com uma distância de 1,8 de um osso para o outro) enfim... dia 28 de Março o meu médico retirou o gesso e fiz 5 sessões de fisioterapia no 5 dia já conseguia andar sem a muleta, gostaria de saber se vou poder daqui uns meses volta a treinar na academia, treinar sem medo como antes com meus pesos e etc... Tenho que na minha cabeça que quando eu voltar a treinar meu osso vai quebrar novamente.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Brenda  

      O processo de consolidação de fratura ós. sea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa, no seu caso você ja passou fácil o tempo de recuperação. O osso se refaz completamente, é um novo osso, você vai voltar a fazer seus exercícios sem nenhum problema. Lembra Anderson Silva, Ronaldo e outros atletas que têm fratura e voltam a treinar em nível hard?  Vá na fé, osso gosta de músculos fortes. Boa sorte  

  • Lenara Fernanda Paiva Sales

    Boa noite, Doutor. Meu nome é Lenara, tenho 24 anos, há 45 dias sofri uma queda e quebrei a tíbia, no mesmo dia fui operada, foi colocado duas placas e uma âncora, o médico disse que foi preciso refazer todos os meus tendões. A cirurgia foi um sucesso, retirei os pontos com 16 dias, estou usando a bota ortopédica, não sinto dores, mas meu médico disse que só posso colocar o pé no chão, no final de agosto, no qual completa 4 meses pós cirurgia. Eu gostaria de saber se existe algo que eu possa fazer, pra me ajudar quando for colocar carga no meu pé, fico com muito medo de ficar com alguma sequela.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Lenara

      Esse tempo dado pelo seu ortopedista foi devido a sua lesão ligamentar. Os ligamentos demoram mais tempo para se recuperar. Para evitar problemas, por passar 04 meses sem pisar, você deve investir na fisioterapia, fazendo um trabalho de fortalecimento muscular sem carga. Seus músculos precisam ser mantidos em boas condições para ajudar a recuperação das outras estruturas adjacentes. Espero ter ajudado. Boa recuperação. 

  • Hiago

    Boa noite doutor como disse em uma pergunta sofri acidente de moto quebrei tibia tornozelo e pé fiz cirurgia coloquei placas e pinos e voltei ao médico depois de 25 dias da cirurgia e ele só olhou e pediu pra retirar os pontos e foi marcado retorno pra um pouco mais de um mês , porém no dia de hoje escorregou a muleta e bati o pé no chão senti que deu uma entortada no ferro (que é chamado de fio por vocês ) que está saindo em baixo do meu pé , será que é melhor eu voltar ao médico ou não tem problema ? Obrigado pela atenção .

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Hiago

      O fio serve para manter o osso no local correto para sua consolidação. Se o seu fio entortou, pode ser que o osso tenha saído da posição adequada. Portanto, o ideal é que você retorne ao seu ortopedista para que ele possa fazer uma avaliação, ajudando assim que sua fratura não desenvolva alguma consolidação viciosa. Espero ter ajudado. 

  • Fernando

    Olá doutor fiz uma cirurgia onde coloquei duas placas e 19 parafusos! Quebrei a tíbia e a fibula ja faz 1 ano e se eu andar muito doi e inchar o local e slem disso foi quebrado 2 parafusos durante a recuperação! Oque devo fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fernando

      Um ano é tempo suficiente para recuperação. Esses sintomas que você cita, podem ser decorrentes de artrose pós traumática ( não estou dizendo que você tem essa patologia, estou dizendo que pode ser que sim), ou algo ligado ao material de síntese utilizado. Converse com seu ortopedista para que vocês possam chegar a um diagnóstico e tomar a conduta mais adequada para o seu caso. Espero ter ajudado. 

  • Laís

    Olá. Tudo bem? Fraturei minha tíbia e fíbula há 5 meses. Fiz a cirurgia e colocaram uma placa ponte. A fíbula já está consolidada mas a tíbia ainda não. Desde janeiro estou sem pisar, estou somente com muletas. É normal ou devo me preocupar?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Laís  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Algumas pessoas tem o que chamamos de consolidação retardada, nessas o processo de recuperação pode se entender até 9 meses, após esse período é provável que se desenvolva uma pseudoartrose, que é quando o osso não consolida e faz uma “falsa articulação” (mobilidade). Tenha um pouco mais de paciência e faça seus retornos para detectar quaisquer intercorrências . Boa sorte 

  • Luciana Cavalheiro

    Boa noite minha filha tem 4 anos quebro a perna em dois lugar teve uma lesao bem grave na articulação tibia coloco gesso do pé ate a coxa e hoje percebi que o gesso dela esta mole na região do calcanhar pq ela anda se arrastando no chão devo levar ela ate o ortopedista? Agradecida

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Luciana

      Crianças tendem a se recuperar mais rápido que os adultos, nessas questões de fratura, mas a fratura precisa estar imobilizada para que o osso consolide corretamente. Se o gesso cedeu ou amoleceu em algum lugar, pode haver comprometimento da imobilização. O ideal é que se conserte isso para não haver prejuízos na recuperação da sua bebe. Boa sorte 

  • Aline

    Boa noite Dr. Em fevereiro eu fui atropeladapor uma moto, eu tive fratura exposta do tornozelo com a tíbia e fibula, passeipor várias intervenções cirúrgicas precisei faze retalho e um enxerto na parte da tíbia com o tornozelo, eu tenho 4 meses eu fiz a TC porém não tem calcificação nos ossos tem umcalo pequeno na osso da tíbia. Jáestou fazendo a fisioterapia o que eu posso fazer para calcificação dos ossos tem algum medicamento???

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Aline  

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. A recuperação em fraturas articulares é lenta . Nunca uma fratura em região articular vai voltar 100% ao normal. A recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. O osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, porque senão você corre o risco de quebrar o osso de novo ao invés de recupera-lo. Boa sorte 

  • Leandro

    Olá ,dotor ,sofrir uma festa distal de tíbia a 4 meses atrás ,estou fazendo fisioterapia ,mas ainda não estou pisando com toda carga ,,,será que já posso pisar normal com toda carga ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Leandro

       O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, tempo que pode ser variável, porque depende das características individuais de cada paciente. Pelo tempo que você menciona, sua fratura já deve estar consolidada. Portanto, você já pode tentar  colocar carga total e ver se suporta, até porque  para total recuperação óssea se faz necessário “provocar” esse osso. Boa sorte      

  • Inês de Lazari

    Meu filho fez uma cirurgia tíbia e importante de parafusos pra outra dia fazer outra cirurgia mas apareceu umas Bolho tipo queimado o que significa.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ines  

      Isso que seu filho esta apresentando é consequência de uma inflamação da região, se chama flictena. Devido à lesão da pele, seria desaconselhável fazer a cirurgia agora, melhor esperar a melhora do quadro infamatório . Boa sorte para ele. 

  • Lucileia

    Olá dr. No dia 02/05 tive uma queda onde tive uma fratura da extremidade distal da fibula onde o médico me recomendou usar bota robofood por 45 dias pois ele disse que era uma fratura estavel e não precisava colocar gesso e uma fratura no condido femoral lateral o qual fiz cirurgua e coloquei 2 parafusos , a minha dúvida e a seguinte sobre a fratura na fibula : somente a bota robofood vai fazer o osso consolidar ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucileia

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa.  Se a fratura da fíbula esta bem alinhada (as pontas do osso quebrando tocando no outro, sem estar torto) a imobilização com o robofoot é suficiente para a consolidação da mesma. Tenha confiança e se dedique a fisioterapia. Boa recuperação 

  • Ana Maria da Silva

    Boa tarde meu nome é Ana Maria faz sete meses q fraturei a tíbia perto do tornozelo,não precisei fazer cirurgia o médico colocou uma tala da coxa até o pé, tive fratura exposta. Usei a tala dois meses sem colocar o pé no chão e um mês com a bota ortopédica. Minha perna atrofiiu fiz fisioterapia pra dobrar o joelho ,agora estou tentando dobrar o tornozelo mas está muito lento ,fiz vinte sessões de fisioterapia e estou andando mancando corro risco de ñ conseguir flexionar o tornozelo ?Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Maria

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. A recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Você pergunta se corre o risco de fixar sem movimentar o tornozelo, eu lhe digo que essa possibilidade existe mas é mínima, pois ela é mais comum nas fraturas intra-articulares.Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Mateus

    Boa tarde doutor eu quebrei a tíbia e a fibula. Fiz cirurgia com colocação de haste na tibia a fibula ficou quebrada eu dois lugares isso pode nao vai me encomoda em caminha trabalhar fazer exercícios

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mateus

      A cirurgia com haste é feita para  o paciente colocar carga (pisar) imediatamente, a não ser que algo tenha acontecido que contra indique essa conduta. Essa é a mesma cirurgia que foi feita no Anderson Silva, que voltou a lutar sem problemas. A fixação da tibia é suficiente para estabilizar a perna, a fíbula se recupera no processo. Boa recuperação  

  • Johnny

    Olá Doutor, boa noite. Sofri um acidente de moto onde quebrei a tibia e a fibula. Como não tenho convenio, fui para um hospital em SP, que me atendeu bem até, porem, fiz a cirurgia na sexta-feira, no sabado tirei raio x e a enfermeira mesmo me liberou. Porem, ela disse que eu estava de alta e o médico havia deixado as coisas na recepção, onde me foi entregue os raios X, algumas receitas com remédios, um atestado e um papel com retorno para a próxima sexta-feira (1 semana após a cirurgia). Não tive nenhuma orientação na saida do hospital, mesmo sendo meu primeiro osso quebrado em 33 anos. De qualquer forma, não pisei no chão, só usando muleta (só no primeiro dia que a muleta escapou e apoiei com a perna operado, na hora doeu um pouco mas logo em seguida parou e até hoje (6 dias após a cirurgia) não precisei tomar nenhum remédio para dor. Minha duvida é, geralmente, demora muito para tirar o gesso da perna? E a questão dos pontos, tambem demora para tirar?! Sei que é tudo muito relativo ao organismo, recuperação, mas em média assim, com quanto tempo tira o gesso?! Que é meu interesse maior e depois, a questão dos pontos?! Obrigado!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Johnny  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Não entendi porque você esta com gesso . Geralmente, a cirurgia com colocação de placa e parafusos é para retirar o gesso. Para opinar sobre sua fratura e esse gesso que você menciona eu precisaria ver os exames de imagem. Pelo tempo de cirurgia, não aconselho carga de jeito nenhum, fratura muito recente, com certeza não tem consolidação ainda. Os pontos são retirados em torno do 14º dia pós cirugia. Acredito que após esse tempo, deve começar a fisioterapia. Aproveite a consulta de retorno e tente tirar as duvidas que tem com o profissional que lhe atender. Precisando estamos às ordens. Boa sorte 

  • Juliana Galvao Bender

    Dr. Boa noite, Meu Marido Quebrou a tíbia surfando em 05/05 Operou e colocou “ placa” com 10 parafusos! Teve uma lesão distal da tíbia. Retornamos Com 19 dias para retirada dos pontos, o médico ortopedista de plantão analisou ( tiramos ex) e disse q ele poderia ficar em casa sem a Bota RoboFoot, Sem colocar carga e que deveria usar A bota apenas para sair! Pediu para alongar os dedos, Massagear e fazer meia lua com os pés( sentido horário e anti horário) . No retorno ao médico ortopedista q já tínhamos agendado para o dia 1/06, a médica q atendeu disse que ele deve permanecer com a bota por 3 meses, sem tirar pra nada! Apenas retirar para o banho! Manter imobilizado e sem nenhum tipo de exercício! Sinceramente, ficamos perdidos! Rsrs São médicos do mesmo hospital( sus) , com mesmos exames em mãos, porém com direcionamentos extremamente contrário! Kkkkkkkk Qual sua orientação ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Juliana O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. O papel do robofoot é ajudar a melhorar a estabilidade do membro, mesma função da placa colocada no osso, ou seja, o robofoot é mais uma ajuda. Para opinar se deve ou não usar continuamente eu precisaria ver os exames de imagem, para saber o tipo de fratura e de placa colocada. Pelo tempo de cirurgia, não aconselho carga de jeito nenhum, fratura muito recente, com certeza não tem consolidação ainda. Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram. Boa sorte para seu marido. e que ele volte a surfar logo 

  • Iago

    Olá doutor quebrei a tíbia coloquei fixador , deu 2 meses , tirei o fixador , ai colocaram a tala , falaram pra mim compra a robo foost , tiro a tala e coloco a robo foost ? , ai posso anda sem muleta usando a robo foost ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Iago

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você , pode usar o robofoot sim, vai dar estabilidade para a sua fratura melhor que a tala. Quanto a não usar a muleta, sua dor é que vai lhe dizer, se você conseguir andar sem dor e sem muleta, faça isso, o osso só se recupera totalmente com carga. Boa recuperação. 

  • solange

    Boa noite Dr. Diego fui atropelada por uma moto ,quebrei a tíbia em 4 parte... não foi feita a cirurgia pois seria muito invasiva segundo os médicos. ate 90 dias usei o gesso da coxa ate o pé, na ultima consulta coloquei gesso bota com salto , estou sentindo muita dor quando apoio o pé para dar a passada, é normal? Pois desde da 1° consultas sempre levo susto com os comentários dos médicos , tipo osso torto vamos operar vem outro e não vamos engessar .nessa ultima ouvi que estava tudo bem para poder operar veio outro médico dizendo não a perna esta ótima vai usar bota com salto. Por favor me ajuda , cada consulta eu passo mal. depois de tanto tempo a possibilidade de cirurgia? e a dor que sinto ao dar a passada é norma? tenho 57 anos . se puder me ajudar desde já agradeço. abraços

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Solange

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas comitivas (que quebram em varias partes) exigem ainda mais. Você não mencionou a data da sua primeira cirurgia, pela sua estória , estimei em cerca de 4 meses, também não mencionou se esta fazendo fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma e a dor. O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso, dor essa que melhora com a evolução. Você ainda esta na janela de tempo de recuperação, portanto, a dor faz parte do pacote. Quanto a cirurgia ela não é descartada até que haja consolidação óssea, que só pode ser confirmada com os exames de imagem e de como esse osso quebrado esta se regenerando. Espero ter respondido às suas indagações. Boa sorte 

  • JOSIELY DUARTE LIMA

    Dr tô com fixador externo 2 meses já fraturei a tibia e tive fratura exposta no tornozelo fiz raio x 1semana a trás osso tá quase colado falta pouco será que em mas 1 mês ele cola ou pode durar mas meses

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Josiely

       o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) a 3 (tres) meses, variável de pessoa para pessoa. Você não mencionou se esta fazendo fisioterapia. Ela ajuda na recuperação óssea. Pelo que foi relatado seu osso já está a caminho de consolidar, ai para a completa recuperação , você deve investir na fisioterapia. Agora está mais próxima a sua recuperação. Boa sorte 

  • Hiago

    Boa tarde doutor sofri um acidente de moto e quebrei tíbia e tornozelo , passei por cirurgia pra colocar placas e pinos , hoje está fazendo 8 dias que fiz e embaixo do meu pé está saindo um ferro . Gostaria de saber o pq desse ferro saindo pra fora embaixo do pé Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Hiago

      Pela sua estória o que talvez, tenha acontecido,  é seu médico ter utilizado um material chamado de fio de Kirschner para fixar algum osso do tornozelo e esse fio esteja migrando e ficando exposto na parte inferior do seu pé, pergunte a ele sobre isso. É um material que pode ser retirado após a consolidação óssea. Para ter certeza é necessário um exame de imagem, que mostra os materiais inseridos. Boa recuperação. 

  • Pamela

    Olá doutor me tira uma dúvida Fiz uma cirurgia de tíbia dia 15 de março de 2020, agora em maio dia 19 passei no retorno e o médico liberou eu pisar no chão com carga total porém com dois dias eu já estava andando sem as muletas e no terceiro dia o local da cirurgia inchou demais e dói muito. Será q eu forcei demais pq não estava inchado e nem sentia dores até então.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi..

      Provavelmente deve ter forçado....

      Repouso, gelo e analgésico....

      Se não melhorar com 2-3 dias tem que retornar no seu médico...

      Boa sorte

  • Willian Figueiredo

    Ola boa noite Doutor gostaria de fazer uma pergunta , eu sofri um acidente de moto onde quebrei a tíbia fiz uma cirurgia e coloquei um ferro dentro do osso da perna com dois parafuso em cima e 2 em baixo operei no dia 29 de abril hoje e dia 25 de maio meu médico disse que quer eu andando quando voltar lá na quarta feira mais pra fala a verdade não estou conseguindo não sei se estou com medo ou algo está acontecendo , meu pé está de boa coloco ele no chão e solto uma carga nele mais sentado agora meu joelho não está ajudando quando tendo dobrar ele , ele dói parece uma bichiga que vai explodir mais quando estou deitado ele estiga normal não dói mais quando levanto automático ele encole não consigo ficar com a perna reta ela fica erquida e quando tento deixa ela reta ela fica tipo deitada parece que ela fico menor oque será e isso que não co sigo estiga ela ? Obrigado dês de já meu ZAP 15981633944

    • Dr. Diego Ariel

      Olá William

      Pelo que descreveu, foi colocado uma haste na sua perna.

      A haste é um implante bom porque já da a liberdade para pisar no chão de forma precoce....

      Realmente no começo dói um pouco... mas se seu médico viu sua radiografia e mandou você pisar, pode ir sem medo... e assim que possível iniciar a fisioterapia..

      Boa sorte.

  • Silvana Moraes mello

    Olá!! Meu filho tá com 8 meses que colocou placa e parafusos a última consulta foi em março antes da pandemia. E o osso ainda não tava colado. Agora ele começou a sentir muita dor já tomou vários remédios e nada. Devo me preparar pra uma possível infecção.. abraços

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Silvana

      Com esse tempo de fratura, já era para esse osso estar consolidado, é provável que seu filho esteja desenvolvendo uma pseudoartrose, que é quando o osso não consolida e faz uma “falsa articulação” (mobilidade). Também não é improvável que exista algum pequeno foco de infecção, conhecido por osteomielite, mas o mais provável é a pseudoartrose. Procure ajuda especializada para definir o diagnóstico e, a posterior conduta. Boa sorte 

  • Francilda

    Meu esposo quebrou a tibia fez a primeira sirugia e colocou uma placa mais o osso não colou e agora fez outra sirugia e colocou uma haste ja tem 12 dia e ainda sangra quero saber se é normal? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Francilda 

      Isso que esta acontecendo com seu marido é perfeitamente normal.Devido à técnica utilizada para introduzir a haste, muitos vasinhos sanguíneos ficam abertos e demoram mais tempo para fechar, por isso o sangramento . Não se preocupe quanto a isso, a tendência é esse sangramento ir diminuindo até parar. Boa recuperação para ele 

  • Luiz Alberto da Silva simpson

    Fui assaltado peguei um tiro na tíbia que fraturo oposta coloquei duas placas tem mais de dois mês não pude ir no ortopedista pó causa da pandemia tá tudo sarado mas dói um pouco quanto tempo eu voltarei andar será que seria mais rápido com bota ortopédica longa eu andaria não tenho previsão de me consulta só de Manaus tá em quarentena mas preciso muito de andar me de uma sugestão

  • Luiz Alberto da Silva simpson

    Fui assaltado peguei um tiro na tíbia que fraturo oposta coloquei duas placas tem mais de dois mês não pude ir no ortopedista pó causa da pandemia tá tudo sarado mas dói um pouco quanto tempo eu voltarei andar será que seria mais rápido com bota ortopédica longa eu andaria não tenho previsão de me consulta só de Manaus tá em quarentena mas preciso muito de andar me de uma sugestão

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luiz Alberto

      o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta nessa janela de tempo, portanto, seu osso ainda esta em processo de consolidação . Naturalmente, só podemos afirmar qualquer coisa com exames de imagem, que mostram como está o osso. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Comece a pisar de leve e observe, o melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor forte, se só sentir dor suportável , vá aumentando a carga . Se tiver oportunidade converse com um fisioterapeuta, ele pode lhe orientar quanto a conduta adequada nessa fase de consolidação. Boa sorte 

  • Alessandra CRUZ da silva

    bom dia Dr. meu marido fraturou a tibia fez cirurgia tem 1 mês e meio gostaria de saber se é normal a perna que foi feita a cirurgia está mais fina e flácida que a outra?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alessandra

      Isso que esta acontecendo com seu marido é perfeitamente normal. Devido ao pouco uso da musculatura, há uma tendência a uma atrofia, isso é facilmente recuperável, tão logo ele comece a fazer a fisioterapia e colocar carga (pisar) com a referida perna. Não se preocupe quanto a isso. Boa recuperação para ele 

  • Gracilene Costa Meireles

    Bom dia Dr Diego meu marido fez uma cirurgia da tíbia colocou haste e 9 pinos tá com 3 meses porém ele ainda ñ foi no retorno por causa da epidemia ele gostaria de saber si ele pode colocar o pé no chão?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gracilene

      Usualmente, o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. A cirurgia com haste é feita para  o paciente colocar carga (pisar) imediatamente, a não ser que algo tenha acontecido que contra indique essa conduta. Essa é a mesma cirurgia que foi feita no Anderson Silva. Pelo tempo que você me disse que seu marido foi submetido a cirurgia, mesmo que tivesse sido com placa, ele ja deveria estar pisando. Os exercícios são benéficos sempre , desde que bem orientados. Boa recuperação para ele. 

  • EDSON BARBOSA DA SILVA

    Oi doutor me tira uma dúvida realizei uma cirurgia dia 6 de janeiro de 2020 uma cirurgia de tíbia fíbula e planalto tibial de um devido acidente que sofri coloquei placas e parafusos minha última consulta foi no mês de fevereiro com o cirurgião que me operou mas depois ele ficou afastado devido a essa pandemia e estou até agora no mês de maio sem saber do procedimento da minha perna daí resolvi hoje ir a uma clínica para tirar um raio-x particular na data de hoje 13/5 2020apresentei lá na clínica ao ortopedista ele me falou que era para eu tirar uma muleta e andar com apenas uma fico preocupado pois a fíbula não consolidou e minha tíbia e o planalto tibial percebi que todos dois tem um risco fiquei preocupado pois ele não foi o cirurgião que operou o que você me diz já vou entrar no quinto mês

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Edson.

      Sem te examinar e ver seus exames de imagem, não posso dar a melhor conduta para o caso...

      Se quiser pode me mandar as imagens pelo instagram @arieldelima.diego: https://www.instagram.com/arieldelima.diego/

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Priscilla lacerda de carvalho

    Olá Doutor!!!Operei a tibia na perna esquerda a sete dias tenho sentido as vezes quentura pontadas arrepios como se fosse a circulação mais nada de dor devo fazer repouso absoluto sem me levantar pra nada??? passo a maior parte do dia com a perna elevada mais sempre me levanto usando muletas para banheiro ne sento a sala na cama estou me comportando erradamente??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Priscilla.

      Sua cirurgia está muito recente... É muito comum nos primeiros dias essas dores...

       

      Fique de olho se ocorrer algum desses:

      Febre; Calafrios; Calor persistente ou vermelhidão ao redor da cirurgia; Dor persistente ou aumento progressivo da dor; Inchaço significativo ; Aumento da dor, inchaço e endurecimento no músculo da panturrilha; Cansaço e falta de ar

       

      Se for dor leve que melhora com analgésico simples como dipirona, não precisa se preocupar.

      Boa sorte...

  • Karina

    Olá Doutor, Me chamo Karina,sofri um acidente de moto em janeiro desse ano, tive perda de tecidos moles Levei 35 pontos fraturei Tibia e fíbula os ossos fragmentaram meu ortopedista conseguiu "colar", porém agora esse mês de maio ele me liberou para sessões de fisioterapia vamos fazer uma tentativa de colar o osso que ainda não está totalmente colado nas sessões ele liberou carga total, porém sinto muitas dores na coluna próximo ao bumbum no osso do meio e na panturrilha ao fazer os exercícios..isso realmente é normal ?Outra dúvida a sensação as vezes que eu tenho é que o fixador me limita a tal movimento pode ocorrer de quando eu tirar o fixador isso melhorar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Karina

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma . A dor faz parte do processo, quanto mais forte sua musculatura ficar , menos dor você sentirá. Há duas possibilidades para você tirar o fixador: ou você fará cirurgia para fixar o osso internamente (placas e parafusos) ou você fica com ele até a consolidação dos seus ossos, por enquanto você tem que se virar com ele mesmo.As fraturas comitivas dão trabalho para consolidar e essa dor na coluna pode ser por você estar forçando demais a musculatura, procure ver com o fisioterapeuta para realinhar seus exercícios. Boa sorte  

  • JOSIELY DUARTE Lima

    Oi Dr boa noite sofri acidente de moto dia 13 /03 fraturei a tibia a fibula e teve fratura exposta no tornozelo colocou fixador externo minha pergunta eh fiz 2 cirurgia só que não tô sentindo mas dor eh normal sinal que já tá tá colado osso

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Josiely

      o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta nessa janela de tempo, portanto, seu osso ainda esta em processo de consolidação . Naturalmente, só podemos afirmar qualquer coisa com exames de imagem, que mostram como esta o osso. Não tenho certeza sobre qual é sua dúvida, mas espero te-la esclarecido. Boa recuperação. 

  • Kamilla

    Dr quebrei a tíbia e a fíbula numa queda da escada. O ortopedista colocou aquele fixador externo há 13 dias ,porém de uns três dias pra cá tenho sentido muita dor no músculo,na carne,isso é normal? Estou com a revisão marcada pra daqui há dois dias.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Kamilla

      Essa dor que  você relata pode ser apenas porque você esta “forçando” um pouco a musculatura ou, uma complicação relativamente frequente em casos de fraturas com imobilização é a TVP ( trombose venosa profunda), normalmente surge como dor na panturrilha que pode ser acompanhada de vermelhidão no local, o tratamento são compressas, repouso e anti-inflamatórios. Se não houver melhora com esse cuidado, melhorar procurar ajuda medica, ja que pode evoluir e ser mais complicado tratar tardiamente. Como você esta  com retorno marcado, seu ortopedista pode lhe examinar e orientar a melhor conduta. Boa recuperação 

  • Pamela Bueno

    Boa tarde, Sofri um acidente de moto a 90 dias fiz cirurgia e coloquei placa e 7 pinos,porém não consegui retorno com ortopedista ainda devido a pandemia. Porem abaixo do tornozelo levei alguns pontos e ali ficou um Buraquinho que vaza pus. Gostaria de saber o que pode ser isso e se ja posso tentar andar pq ainda sinto dor se tento soltar o peso e meu pé ainda doi não esta flexionando normalmente.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Pamela  

      o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. O melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor e o aparecimento de secreções. Se , de fato, sua ferida esta secretando pus, meu conselho é de que você procure ajuda especializada o mais rápido possível , você pode estar desenvolvendo uma complicação conhecida por osteomielite. Espero ter ajudado. Boa sorte

  • Letícia

    Olá , fratura de tibia jogando bola, foi colocado o gesso. Tem um mês. Gostaria de saber sua opinião sobre colocar a Bota Imobilizadora no lugar do gesso..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leticia

      o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta nessa janela de tempo, portanto, seu osso ainda esta em processo de consolidação . A bota imobilizadora não da a fixação necessária ao osso para recuperação, podendo fazer com que a fratura desalinhe, só aconselho seu uso após formado um calo ósseo.    Tenha paciência , depois de formado o calo ósseo , ainda vem o processo de colocar carga (pisar) para tornar esse osso mais forte. Boa recuperação . 

  • Michely nobre

    Olá Dr bia boa tarde. Olha. Voltei no retorno hj. 07/05. Hj faz 45 dias da quebradura o ortopedista falou q o osso n esta com sinal q está colando estou com fixador 45 dias é normal n está colando ainda?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Michely

      o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta nessa janela de tempo, portanto, nada de novo seu osso ainda não estar consolidado. Tenha paciência , depois de formado o calo ósseo , ainda vem o processo de colocar carga (pisar) para tornar esse osso mais forte. Boa recuperação . 

  • TATIANE

    Dr Bom dia Sofri em MIE fratura de tíbia, fíbula e maléolo (não exposta) em 31/01/20, já estou em uso de muletas para movimentação desde o 30º do procedimento cirúrgico. A fisio foi comprometida devido a pandemia e fechamentos dos estabelecimentos de saúde. No entanto, mesmo após quase 4 meses do procedimento, apresento dor intensa em região do pé (maléolo e dorso) e no local a fratura da perna. Faço uso de analgésicos diariamente e não tenho melhora da dor. Já fui avaliada por diversos especialistas ortopedistas e até mesmo vascular para descartar TVP e não obtenho esclarecimento necessário se é comum a dor intensa com esse período de cirurgia. Agradeço se puder auxiliar.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tatiane

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação. No processo da fratura alem da lesão óssea, ha também lesão de vasos sanguíneos e nervos. Como eu disse a recuperação é demorada. Lesões nervosas podem ter recuperação ou não , muitas são as variáveis que influenciam. Você não relatou se ja fez uma exame chamado eletroneuromiografia, ele pode evidenciar se houve lesão neurológica . Se após um ano, não houver melhora dessa dor que você relata, vai haver um quadro que chamamos de “dor regional complexa” . Mas ainda é cedo para se pensar num quadro desses. Procure um serviço de dor , talvez eles consigam melhorar esse seu quadro álgico. Boa sorte  

  • Duzirene Marinho da Silva

    Dr fiz cirurgia de tíbia a um mês e cinco dias... Mais quando Desso a perna da cama ou ando de moletas meu pé fico muito vermelho, indo para o roxo. Começa a formigar muito e só melhora quando deito e elevo a perna. Isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Duzirene

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação. No processo da fratura alguns vasos sanguíneos são lesionados e , ocasionam esses sintomas que você relata, a medida que eles forem se recuperando essas manifestações irão desaparecer, até lá você vai conviver com isso. Boa recuperação. 

  • Michely

    Obrigado pela atenção. Me ajudou bastante!

    • Dr. Diego Ariel

      sempre às ordens 

  • Daniella

    Bom dia De. Fiz cirurgia da Tibia faz 3 semanas, coloquei uma placa e 4 pinos, no retorno o médico me falou que estou super bem q a cirurgia foi um sucesso, mas meu pé e minha perna estão bem inchadas....fui orientada a andar de muletas mas não estou andando estou só na cama com a perna para cima...minha pergunta é....quanto tempo para desinchar o que fazer para ajudar isso e qua tô tempo vou andar sozinha com cautela.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniela

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses.  O fato de você estar sem movimentação pode estar contribuindo para esse edema e a dor subsequente. A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa iniciar a fisioterapia para melhorar o edema e as dores, existem alguns exercícios que você pode fazer em casa mesmo. Tente conversar com seu ortopedista e com algum fisioterapeuta que possa lhe dar algumas orientações sobre isso.Mexa-se!! Parada você não vai estar se ajudando. O retorno as suas atividades depende bastante da sua dedicação.

       Espero ter ajudado. Boa recuperação 

  • Michely nobre

    Olá Dr boa noite. Quebrei o osso tíbia em um acidente de moto. Já fiz uma cirúrgica estou com fixador. Queria saber quanto tempo em média levará para o osso colar? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Michely

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. O fixador externo é utilizado, usualmente, para tratar fraturas expostas ( não sei se foi o seu caso), e exige uma cirurgia de segundo tempo. Em alguns casos ele pode ser usado para o tratamento definitivo, o que pode ser o seu caso. O acompanhamento é feito radiograficamente e quando o osso mostra sinais de consolidação ele ( o fixador) pode ser retirado. Como falei acima esse processo é variável.

      Espero ter ajudado e tenha uma boa recuperação 

  • Lucas

    Fraturei a tíbia de moto tem mais ou menos três meses ainda sinto dores as vezes no local isso é normal......

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucas

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Portanto,  sua fratura ainda é muito recente, o que pode explicar o fato de voce ainda sentir dores ocasionais.

      Espero ter ajudado . Fique bem. 

  • JOAO PAULO SILVA

    Ola Dr Diego a necessidade de colocar faixa mesmo depois que não sangra mais nos pontos da cirurgia ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Joao Paulo

      Não entendi bem qual seria sua pergunta. Pela sua historia , deduzo que você fez uma cirurgia e fizeram um curativo onde usaram atadura para fixar as gases. Se for esse o caso, não ha necessidade de usar atadura sempre que fizer o curativo, se os pontos não apresentam sinais de infecção a conduta é limpeza com agua e sabão e, no máximo um micropore sobre a ferida cirúrgica para evitar contaminação. Espero ter ajudado. Boa recuperação 

  • Vanessa

    Bom dia Dr. Estou com uma fratura na tibia medial, causada por estresse muscular. Faz exatamente 2 meses que parei com todas as atividades e estou fazendo o repouso. mas ainda sinto dor e está inchado (consigo sentir o nódulo na perna ainda) já tomei vários remédio, até Codeina para dor.. Minha pergunta é!! Existe algum tratamento para recuperação ser mais rápida? ou apenas repouso?! Pois em 2 meses não senti nenhuma melhora .... Desde já agradeço!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vanessa

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, portanto, é muito provável  que seu osso já esteja num processo adiantado de recuperação, mas isso só pode ser afirmado após a realização da radiografia de controle. A essa altura você ja deveria estar sentindo menos dor . O processo todo demora algo em torno de 6 meses. Esse nódulo que você diz sentir é, provavelmente, o calo ósseo se formando. Se a dor é persistente , meu conselho é que você procure seu ortopedista para uma avaliação, e ver a necessidade de algum procedimento cirurgico. Espero ter ajudado. Fique bem 

  • Patricia Soares do Nascimento

    Dr boa tarde,preciso de ajuda para meu pai,76 anos,grupo de risco por ser hipertenso e ter tido câncer de próstata,ou seja ,grupo de risco,não conseguimos atendimento,ele teve a mais de uma uma pequena fratura na ponta da fíbula,região do tornozelo, sente muita dor,já tentamos diclofenaco,cetoprofeno e beta 30 um, a dor persiste muito forte, o que nos aconselharia neste caso.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Patrícia...

      Se ele teve fratura, a única coisa que “melhora” a dor de uma fratura é a imobilização.

      Pode colocar uma bota tipo robofoot, estimular ele a não pisar e assim que possível levar ele no ortopedista para ser examinado...

      Boa Sorte.

  • Breno Ribeiro

    Olá Doutor! Me chamo Breno e tenho 16 anos. Há 52 dias fraturei a Tíbia, região do meio da canela. Estou engessado dos pés à região próxima da virilha. Irei ao retorno da última consulta daqui 2 dias, porém os médicos de hospitais públicos não possuem tempo para as retiradas de dúvidas. Neste retorno existe a possibilidade de tirar o gesso para colocar a bota ortopédica? E quanto tempo aproximado para que eu possa retornar às atividades do dia normalmente? Desde já, agradeço a atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Breno  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, portanto, é muito provável que seu osso já esteja num processo adiantado de recuperação, mas isso só pode ser afirmado após a realização da radiografia de controle. Nessa sua consulta de retorno, ja deve acontecer isso. Estando tudo bem, você poderá passar para a bota . Na sua idade o retorno as atividades é bem mais rápido que em pessoas de idades mais avançadas. O processo todo demora algo em torno de 6 meses.

      Espero ter ajudado.

      Fique bem

  • Azarias Samuel Lisure

    Fraturei tíbia a 4 semanas tenho gesso de peso. Estou preocupado porque sinto um movimento sem dor da zona fraturada o que indica que ainda não ligou. Será que não é uma complicação de ligação??

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Azarias  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, portanto, ainda é muito cedo para dizer que seu osso já se recuperou. Assim que possível procure atendimento especializado para reavaliação.

      Espero ter ajudado. Fique bem

  • Jefferson Homem

    Ola doutor... Ja estou a 2 meses com o gesso tive uma fratura pequena na tibia.Devido ao covid-19 não consigo ser atendido... Será que posso retirar o gesso?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jefferson

      Naturalmente, eu precisaria de muitos outros dados, para lhe dar uma resposta bem embasada, Precisaria lhe examinar e ver seus exames de imagem para poder fazer uma avaliação adequada.  

      Sem uma radiografia não recomendo a retirada. Se você não conseguir atendimento, em virtude do COVID, faça a radiografia e mande a imagem para o meu email, assim poderei lhe orientar melhor.

      Boa sorte

  • Thalysson

    Olá , tive uma fratura na fíbula ,em um acidente de moto , mas a perna não foi nem engessada , e normal ou devo me preocupar?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Thalysson

      Naturalmente, eu precisaria de muitos outros dados, para lhe dar uma resposta bem embasada, Precisaria lhe examinar e ver seus exames de imagem para poder fazer uma avaliação adequada.  Geralmente, fraturas de fíbula não necessita de tratamento cirúrgico, a não ser que sejam próximas às articulações (Joelho e tornozelo). Se ela estiver bem alinhada e estável, não precisa nem de gesso, ou imobilização, apenas repouso de 4 a 6 semanas e analgesia. Espero ter respondido ao seu questionamento.

      Boa sorte 

  • Thamara

    Boa noite. Quebrei a tíbia e o pilao esquerdo a 16 dias e estou usando a gaiola. Meu pé fica muito inchado e meu médico me mandou andar, mas aínda não tenho força na perna e continua muita inchado e com a cor amarelada . Isso seria normal? E qual seria o prazo mínimo para recuperação? Tenho muita dúvidas o q posso comer se pode prejudicar minha recuperação. O q realmente é prejudicial para a recuperação?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Thamara...

      Toda fratura articular é grave, principalmente as do pilão tibial...

      Nesse tipo de fratura é bastante prudente utilizar o fixador externo (gaiola)...

      Se a fratura tiver bem estável com o fixador, já é possível sim começar a pisar... inclusive isso ajuda a acelerar a consolidação óssea... 

      Em média o osso demora cerca de 2 meses para consolidar... e depois vem a reabilitação fisioterápica, que pode variar de 4 a 6 meses, de acordo com o padrão de gravidade de sua fratura e com sua dedicação nas sessões de fisioterapia...

      Quanto à alimentação, se você já não tiver alergia a algum tipo de alimento, não existe nenhuma restrição... lembrando da importância de consumir frutas e verduras... 

      Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Boa Sorte.

  • José iran b silva

    Eu quebrei a tíbia e fiz uma cerurgia com artes tem perigo do osso quebrar de novo

    • Dr. Diego Ariel

      Oi José...

      Se a fratura tiver consolidado direitinho, a chance de quebrar novamente é semelhante a de um paciente que nunca quebrou...

      Boa sorte...

  • Alberto

    Olá Doutor, Meu filho de 14 anos fraturou a tíbia jogando futebol fazem 5 meses, começou fazer fisioterapia há duas semanas e faz fisioterapia duas vezes por semana. Tem alguma coisa que podemos fazer pra acelerar a recuperação pra que volte mais rápido aos gramados? E se ele voltar já, os riscos de fraturar novamente é maior do que outro garoto que não teve fratura ou é o mesmo risco?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Alberto...

      Melhor forma de acelerar a recuperação ee intensificar na reabilitação fisioterápica... tirando isso, não existe outro meio nem fórmula mágica...

      Se o osso tiver consolidado direitinho, o risco de fratura ee igual ao se ele nunca tivesse quebrado..

      Boa sorte e bote esse menino para jogar no flamengo...

  • Talesfernandodacostasilva

    Oi doctor Tive um fratura na Tibia e fíbula mais praticamente 2 meses já e tive que por uma aste com 8 pinos na Tibia Demora quando tempo pra ser consolidado o osso ? Estou usando a bota ortopédica Mais consigo na por pé no chão sem bota e firma o peso do corpo Será que já posso começar andar ? Ou ainda não ? Normal fica um pouko inchado o tornozelo após retirado do gesso já faz 6 dias que tirei e estou com bota ortopédica ?

    • Dr. Diego Ariel

      l

      Oi Tales...

       O tempo médio para o osso consolidar é em torno de 2 meses, dependendo do padrão de fratura e o que foi feito como tratamento... Após esse período, vem a reabilitação... é aí que mais varia o tempo de retorno às atividades...esse retorno pode ariar de 4 meses ate 1 ano... e alguns casos até mais...

      Para saber se já pode andar, seu médico tem que te examinar e ver sua radiografia, para ver se o osso já consolidou...

      E sempre após fratura é esperado o inchaço (edema) que melhora com o tempo...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Brenda Matos

    Boa tarde, meu nome é Brenda. Sofri um acidente de moto e tive uma fratura na perna direita na tibia, fui pra emergência o ortopedista disse que precisava de uma cirurgia mas que não tinha como fazer no momento então colocaram um gesso na minha perna do pé até acima do joelho. Depois de uns dias tive uma consulta com um médico ortopedista que disse precisa de uma cirurgia e depois falou que não precisava, disse que meu osso ia calcificar com o tratamento conservador, porém no raio X meu osso ta muito distante do outro, disse que era pra eu ter paciência era uns 7 meses de tratamento, perguntei se eu ia ficar com alguma sequela ( perna torta ou uma perna maior que a outra) ou se eu depois do tratamento e depois da fisioterapia ia poder volta a treinar ( sou apaixonada por exercícios ) ele confirmou três vezes dizendo que eu não precisava me preocupar que depois eu ia voltar minha rotina normal, consultei uma segunda opinião e o outro médico deu o mesmo diagnóstico, porém descobri que eles são amigos, então não sei se esse é meu diagnóstico ou não. Por favor me ajude. Meu osso tá afastado do outro

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Brenda...

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio...

      Eu precisaria te ver para opinar melhor... Nessa vou ficar te devendo.. desculpa

  • Vinícius de Souza Salvador

    Doutor realizei uma cirurgia de fratura de stress na tibia e me recuperei bem em torno de 40 dias fiz a utilização de haste indramedular médular voltei no médico fiz um raio X e não constava mais a fratura e ele me liberou a jogar bola eu não sentia mais nenhum incomodo na canela porem ao jogar bola volta aquele pesado da dor na canela denovo no mesmo ponto que doia e a sensibilidade no osso . O que pode ser e possível.que se fraturou denovo mesmo com a haste dando estabilidade no osso ?? Quando o corpo esfriou a dor vem quando salto ou força a mesma dor de antes . Sinceramente e desanimador isso poxaaa pensei que com a cirurgia nunca mais iria ter essa dor incomoda

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Vinícius.

      Sem te ver e te examinar é complicado eu tecer um opinião assertiva...

      Como está com 40 dias, duas possibilidades me vem em mente: ou ainda não ocorreu a completa consolidação ou re-fraturou...

      Converse com seu ortopedista sobre a possibilidade de uma exame de imagem mais acurado para confirmar a consolidação...

      Boa sorte...

  • Rosani

    Olá! Tive uma fratura de tíbia após queda de mesmo nível, coloquei haste intramedular. Entretanto, no retorno com 15 dias observamos um desvio na fratura, é normal? Pode consolidar o osso mesmo assim? Ou somente com nova cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rosani.

      Se a estabilidade tiver sido mantida, é possível sim consolidar...

      Boa sorte

  • Karla dos santos da silva

    Meu filho tem 6 anos e quebrou a tibia em um atropelamento de carro qto tempo dura em média a recuperação ele está com gesso até a coxa

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Karla.

      Geralmente o osso leva cerca de 2 meses para consolidar. Depende muito do padrão da fratura.. depois vem e reabilitação fisioterápica... esse é o que vaia muito.. vai depender do grau de adesão de seu filho e do próprio corpo dele...

      Até lá paciência e segue as recomendações de seu ortopedista.

      Boa sorte

  • Rodrigo

    Boa tarde Dr. Fraturei a tibia jogando bola, porém não precisei fazer cirurgia, gostaria de saber quais sao minhas possibilidades de voltar jogar bola e em quanto tempo?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rodrigo.

      Depois de consolidado o osso, pode voltar normalmente...

      O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, caso seja fratura sem complicações...

      Depois vem a reabilitação... é aí que varia muito...Podendo ser de 4 a há 12 meses...

      Dependendo muito da sua dedicação e do seu organismo..

      Boa sorte

  • Renata Rodrigues De Oliveira

    Olá ! Tive uma fratura exposta tíbia bem no meio da canela..... a 2 meses Fiz cirurgia 1 pino do joelho ao tornozelo 2 parafusos um em cima abaixo do joelho e um em baixo a cima do tornozelo...para segurar o pino...... Posso por a carga total para voltar a andar ? Ainda dói bastante ... Tenho 24 anos !

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Renata.

      Pelo que descreveu, parece que colocou uma haste intramedular...

      Se tiver sido essa a cirurgia, caso não exista nenhuma situação incomum (geralmente o ortopedista que acompanha o caso relata), já é estimulado a pisar o mais precoce possível...

      Até lá parcimônia e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Vinícius

    Boa noite estou com um quadro de fratura por estresse nas duas tibias, ambas na cortical anterior da tibia um local se difícil consolidação óssea, realizei uma cirurgia de fixação de haste bloqueada na tibia esquerda que estava mais evidente e mais comprometida e estou satisfeito com a cirurgia e a recuperação está sendo boa, porém não queria operar a perna direita e queria realizar um tratamento conservador que você acha e quanto tempo posso voltar a realizar minhas atividades físicas? E em relação a outra Tibia que operei não sinto mais a dor aguda da fratura de estresse já faz um mês que opərei e ando normal utilizei as moletas apenas nas primeiras semanas pode dizer que o osso já consolidou? Obrigado !

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Vinícius.

      Tipicamente o osso leva cerca de 2 meses para consolidar.

      Mesmo sem estar consolidado, é possível andar sem dores pois a haste “divide” a carga com o corpo (load sharing). 

      Aconselho retorno às atividades só depois de total consolidação e a depender quais são essas atividades, de 2 a 6 meses...

      Boa sorte...

  • Caroline santos

    Ola quebrei a tibia e fibola foi colocado uma haste intracelular tibia faz 46 dias hj e ja posso colocar carga ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Caroline.

      Após o uso de haste para tratamento de fratura de tíbia, já é aconselhado ao paciente a colocar carga parcial (apoiar de leve) já no outro dia após a cirurgia.

      Só não é aconselhado em casos específicos...

      Boa sorte

  • Maria de Lourdes Almeida Conceição

    Olá, tenho 62 anos e sou faixa preta de jiu-jitsu. Há 8 meses fraturei a tíbia e fui imediatamente para o hospital. Passei por cirurgia, foram colocados 2 placas e alguns parafusos. Fiquei 3 meses e meio sem por o pé no chão, andando com muletas. A recuperação foi excelente, mas de vez em quando ando sentindo dores e a minha perna está inchando muito na altura do tornozelo. Às vezes sinto como se os nervos estivessem repuxando e embolados do lado externo da canela me causando dores ao esticar a perna. É normal o inchaço ainda e as dores? Quanto tempo demora para que a recuperação seja completa?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maria.

      Antes de tudo parabéns por sua dedicação ao esporte...

      Pelo que falou, como foram utilizadas 2 placas, provavelmente foi uma fratura muito grave e complexa... 

      Mesmo depois da consolidação, apode ocorrer algumas complicações, como edemas (inchaços) e dores crônicas.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  O tempo vai depender da gravidade da fratura... tenho pacientes que melhoram com 6 meses, outros com 1 ano, e alguns já com mais tempo que isso e ainda não melhoraram.... Em média, é em torno de 6 a 12 meses...

      Todavia, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Marcio jose aparecido da silva

    Olá quebrei a tíbia e estou precisando de operar quanto gasto nesta cirurgia? Alguém de vocês fazer em São Paulo capital?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Márcio.

      O valor vai depender muito do seu tipo de fratura e qual material vai ser utilizado. Sugiro você marcar uma consulta para seu ortopedista conhecer seu caso e dar a melhor solução...

      Boa Sorte 

  • Tiago Mendes Martins

    Boa noite Dr. , eu tomei uma pancada jogando futebol, Fraturei a Tíbia , Não chegou a quebrar apenas trincar , eu só não sei te falar o grau desse trincado. A Doutora disse que mais um pouco era cirurgia é que não podia apoiar o pé no chão com o meu peso corporal .Já se passaram 7 semanas , eu tenho apenas 20 anos e estou louco pra tirar esse gesso e tentar eu mesmo com a muleta fazer uma "fisioterapia "em casa aos poucos , eu não sinto mais dor é já consigo apoiar um pouco do meu peso .Dr seria muito arriscado eu tirar é tentar no dia a dia ir firmando os passos ? Sem nenhuma loucura , não vou fazer algo que me machuque ou ficar pulando com a perna . Mas depois dessas semanas ainda é possível descolar o osso ? Sem esforço extremo? Te agradeço desde já Doutor , No SUS não dá nem tempo de pergunta isso para um especialista kkk

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Tiago.

      Geralmente, o osso leva cerca de 2 meses para consolidar...

      Qualquer esforço antes disso e sem orientação é arriscado... 

      Melhor segurar um pouco... é para seu bem....

  • Vanessa Maria

    Bom dia dr.fis uma cirurgia de tibia faz um mês de cinco dias n estou fazendo fisioterapia ainda mas meço um poço socinha o joelho e o tornozelo bem pouco será q tem algum risco a minha cirurgia depois de um mês da algum problema como essas q o senhor falou aí

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Vanessa.

      O principal fator para a recuperação é a gravidade da sua fratura... Quanto mais grave, mais demorada a recuperação... Até seu osso consolidar (colar), repouso, paciência, e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia... Quanto mais rápido começar a fisioterapia, melhor a recuperação...

      Boa sorte...

  • Anita Rocha

    Dr. Bom dia Meu marido fraturou a tinha e a fibola. No início engessou, 15 dias, mas por causa de um afastamento do osso, teve que fazer cirurgia. É comum engessar a perna após a cirurgia? Ele sente dores, diz latejar o local. O médico diz que é normal. Quando devo me preocupar? Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Anita.

      Sem examinar e ver os exames dele, não posso dar a melhor conduta para o caso... O tempo para consolidação do osso gira em torno de 2 meses... E mesmo depois de consolidado, é esperado que ocorram alterações como edema e dores de leve a moderada intensidade... Após algumas cirurgias, é necessário imobilizar o membro para maior segurança..  Confie no seu ortopedista e fique preocupada caso o osso não consolide (Pseudoartrose ) ou evolua com alguma complicação inerente a fratura, como síndrome compartimental, deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras.

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

Comentar