Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Traumatologia

Fratura do Antebraço


Imagem

    O antebraço é a região do membro superior que fica entre o cotovelo e o punho. É formado pelos ossos rádio e ulna, os quais são unidos por uma membrana chamada de interóssea. 

    Apesar de não ser uma articulação propriamente dita, o antebraço possui dois movimentos próprios: a pronação e a supinação. Nesses movimentos, a ulna atua como eixo do movimento e o rádio gira sobre ela. Um exemplo típico desse movimento é quando apertamos um parafuso com uma chave de fenda.

    O antebraço é o segundo segmento que mais é vítima de fraturas expostas, perdendo apenas para a tíbia. As fraturas do antebraço são lesões muito comuns em crianças, constituindo cerca de 40% de todas as fraturas pediátricas.

 

Como ocorre a fratura do antebraço? Os principais mecanismos de fratura do antebraço são: o Trauma Direto na região do antebraço e o Trauma Indireto, como na queda da própria altura sobre a mão estendida. Em pacientes adultos jovens, geralmente a fratura ocorre após traumas por mecanismo de alta energia, como nos acidentes automobilísticos. 

 

 

Quem tem maior risco de fraturar do antebraço? Nas crianças, a maioria dessas fraturas é mais frequente nos meninos, cerca de 3 a 4 vezes. Nos meninos, a idade em que mais ocorre essa fratura é em torno dos 9 a 14 anos. Nas meninas, a idade mais comum na qual ocorre essa fratura é por volta dos 5 ou 6 anos. Nos adultos, as fraturas são mais comuns em jovens do sexo masculino, principalmente relacionadas a acidentes de grande energia, como os automobilísticos e os disparos de arma de fogo.

 

Quais os sintomas? Dor, edema (inchaço), hematoma/equimose (mancha de coloração roxa, por extravasamento de sangue) e deformidade, além de incapacidade de mobilizar o membro superior afetado. Deve-se ter muito cuidado com as fraturas expostas, pois a ulna é um osso muito próximo da pele e sem proteção muscular, assim, até feridas pequenas têm o potencial de expor o osso.

 

 

Como é feito o diagnóstico?Além da história clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e no planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. 

 

Todas as fraturas são iguais ou existe alguma mais grave do que outras? As fraturas do antebraço diferem entre si em termos de gravidade. Dentre os principais parâmetros, três se destacam para dizermos quão mais grave é a fratura. São eles:

1- Fraturas expostas ou lesões associadas; 

2- Desvio dos fragmentos;

3- Padrão da fratura.

 

Como o padrão da fratura é classificado? Apesar de cada fratura ser diferente de uma pessoa para a outra, muitas apresentam padrões semelhantes. Tais padrões permitem criarmos uma classificação que orienta os médicos na condução do tratamento. Basicamente elas dividem as fraturas de acordo com sua localização, com energia/mecanismo do trauma e de acordo com o “traço” de fratura e com o desvio dos fragmentos (número de partes). 

 

 

Como é feito o tratamento? O tratamento pode ser de duas formas: Conservador (sem cirurgia) ou Cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade, da idade do paciente e de alguns parâmetros, como os que citamos acima. 

 

Como é feito o Tratamento Conservador? A melhor indicação de tratamento conservador é feita nos casos de fraturas sem ou com pouco desvio. Muito dificilmente é indicado o tratamento conservador, pois raramente ocorre a fratura com pouco desvio no adulto. Já nas crianças, o tratamento conservador é uma excelente opção, principalmente devido ao potencial de remodelação óssea das crianças. Mesmo nos casos de fratura com desvio nas crianças, pode ser feita uma redução “fechada” dessa deformidade, geralmente sob anestesia. O tratamento é feito com imobilização gessada, geralmente do tipo axilopalmar, sendo sempre realizado o acompanhamento radiográfico. Entre 6 e 8 semanas, a imobilização é retirada e o paciente pode iniciar alongamentos e exercícios contra resistência leve.O retorno a um arco de movimentos e à função quase normais é esperado após um período de 6 a 9 meses, podendo ser mais precoce nas crianças.

 

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? As indicações mais aceitas para o tratamento cirúrgico de fraturas agudas do antebraço são fraturas expostas, comprometimento neurovascular associado e politraumatismo. Outras indicações são os grandes desvios, cotovelo flutuante (fratura do antebraço e do úmero no mesmo lado), idade acima de 10 -12 anos na presença de grande deformidade e falha do tratamento conservador. As demais situações devem ser avaliadas caso a caso. Dentre as principais técnicas empregadas, está a utilização de placas e parafusos. Em crianças, também podem ser utilizados fios (pinos) e hastes.

 

 

Quais as possíveis complicações? Infecção, Pseudartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras.

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? O retorno vai depender muito da gravidade da fratura, das lesões associadas e de qual técnica de tratamento foi utilizada. Geralmente, o retorno pode variar de 4 a 12 meses no adulto e de 3 a 6 meses nas crianças. Todavia, há casos mais graves e mais complexos que necessitam de mais tempo para a reabilitação completa.

 


Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentar



Comentários

  • Mislene

    Oi Dr Diego, tive um acidente de moto dia 3 de janeiro 2024, fiz uma cirurgia, coloquei placa e parafusos, o meu braço teve um rasgado também em cima da onde quebrou o osso ulna. Eu fiz 10 sessões de fisioterapias que o cirurgião pediu, e achei que iria melhorar,mais as dores tem aumentado de acordo com pesos e certos movimentos que faço. Já voltei a trabalhar, e quando vou sacudir roupas para estender no varal dói demais,como se algo tivesse saindo do lugar. E as dores que sinto quase toda hora é de uns choquinho onde machucou mais meu braço na pele. Isso tudo é normal?? Me ajuda

  • Leilane Mendes da Silva

    Olá boa tarde meu marido teve fratura exposta segunda feira ele recebeu alta colocarão uma tala e enfaixaram e liberou ele ,mas não me deram informação como cuida se tem que tirar pra fazer curativo, poderia me informar?

  • Alexsandro Lobão

    Dr Eu sofri uma acidente e quebrei o rádio e a ulna, está com 1 ano já e um lado consolidou outro não e já fui em vários médicos eles me falaram que eu tenho que passa por outra cirurgia e que essa é mais complicada que a primeira cirurgia, diz que a chance é baixa mais se tiver erro eu poço até fica sem o movimento da mão eu preciso me preocupar com novas cirurgia?

  • Alexsandro Lobão

    Dr eu estou com uma pseudoartrose no antebraço. Eu procurei vários médicos, eles me falo que eu preciso de uma nova cirurgia mais complicada que a primeira Quebrei o rádio e a ulna, dos médicos, falo que essa cirurgia eu posso até perde o movimento da mão e não é preciso se eu conseguir sobreviver com essa pseudoartrose, fazer outra cirurgia!

  • Marlio Ronie Tavares Da Costa

    Olá Doutor, sofri uma fratura exposta no antebraço, fraturou os dois ossos, porém além das placas foram colocados fixadores de ligamentos e já tem 1 mês e mesmo com a fisioterapia nada funciona, tinha necessidade de utilizar os fixadores mesmo sem os tendões terem sido danificados? Meu punho está preso totalmente, só movimentam dedos e a mão fecha e abre, o resto não funciona, somente dores em excesso. Isso é normal ou deveria procurar um outro profissional da área?

  • Luiz

    Olá doutor ou doutora, sofri uma lesão no antebraço onde quebrei os 2 ossos, porém não consigo nem abri e nem fecha a mão e tb não consigo esticar os dedos só consigo mexer eles um pouco, isso é normal

  • SANDRA MARA CRUZ

    Dr. boa tarde fui atropelada e quebrei meu ante braço 19 dias depois fiz a cirurgia,colocaram placas com parafusos e faz 3 semana os meus pontos não pode ser tirado por não cicatrizou sou diabetica e minha incha muito o que eu posso fazer. a diabete eu to consegindo controlar.

  • SANDRA MARA CRUZ

    Dr. boa tarde fui atropelada e quebrei meu ante braço 19 dias depois fiz a cirurgia,colocaram placas com parafusos e faz 3 semana os meus pontos não pode ser tirado por não cicatrizou sou diabetica e minha incha muito o que eu posso fazer. a diabete eu to consegindo controlar.

  • Marcelo

    Hola quebrei o radio e ulna tô com 2 finos e eu n sinto a mao e Normal?

  • Regiane Mendes Lourenço

    Bom dia doutor Diego. O senhor pode me endicar oque eu posso fazer sou uma mulher de 48 anos tenho meu braço direito um pouco torto quase não dá pra ver e os movimentos são limitados para girar forço bastante com qualquer atividade mais simples que seja meu braço sempre é dolorido e treme por força com qualquer trabalho. Teria alguma cirurgia para consertar. Nunca quebrei o braço ele é assim de nascença me atrapalha muito. Obrigada

  • Romiulene de souza

    Oi eu gostaria se saber quanto tempo tenho que ficar com gesso no ponho

  • Paulo

    Boa noite , eu quebre meu braço braço com 14 anos, então tenho há 30 anos um platina e pinos no meu braço e nunca senti nada. GOSTARIA de saber se posso continuar com a platina e os pinos para toda vida ? Já pensei em tira-los mas me falaram que dar hemorragia.

  • ROBINSON JOSÉ

    Boa noite Dr Diego. Eu trabalho de funileiro, e sobre uma fratura na uma, um pouco pra cima do punho. Tenho 65 anos, estou com muito medo de fazer cirurgia pela idade. Precisava de tirar uma dúvida, porque teve um desvio no osso de 30 a 35% , será com tratamento conservador pode ter uma consolidação, e calo ósseo..pra evitar a cirurgia. Possoandar a chapa que tirei no PS AMA. Fico no seu aguardo. (11)968016240 GRATO PELA SUA ATENÇÃO

  • Alessandro

    Meu filho tem 6 anos e quebrou a rádio ea ulna, mais o médico fez o procedimento de tratamento conservador, ele disse devido a idade procede ou deveria fazer a cirurgia?

  • Francisco Pietro

    Eu fiz uma cirurgia de placa no antebraço a quase 6 meses eu pesso praticar vôlei?

  • João Gabriel

    Eu estou com braço quebrado Já faz um mês. Um ferro tá para dentro e o outro está para fora é normal doutor

  • Elisaméria Junte

    Eu tive uma fratura no antebraço, na rádio e estou com uma placa de 7 parafusos, passei por uma cirurgia no dia 1 de Novembro e até hoje n recuperei todos os movimentos, mas antes da operação eu estava no gesso durante 2 meses.

  • Agnaldo santos souza

    porquer tudo hoje E feero antes era gesso voces botar a platina e deixa la porqier voces nao tira pra botar E muito fasio porquer depois nao quer tira

  • Agnaldo santos souza

    porquer tudo hoje E feero antes era gesso voces botar a platina e deixa la porqier voces nao tira pra botar E muito fasio porquer depois nao quer tira

  • Ricardo Mendes Martins Alves

    Estou com fratura idêntica das figuras acima e estou em período de recuperação, estou com apenas quarenta e cinco dias da cirurgia

  • Ricardo Mendes Martins Alves

    Estou com fratura idêntica das figuras acima e estou em período de recuperação, estou com apenas quarenta e cinco dias da cirurgia

  • Thalia Freire de Jesus

    Ooi doutor me acidente e quebrei as duas cana (separou as cana) do meu braço esquerdo. Fiz uma cirurgia depois de 3 dias. No osso de cima colocou uma platina e 4 parafusos, e no osso de baixo um pino que pega do meu cotovelo até perto do meu dedinho e da pra ver e sentir, já tenho 3 mês sou adulta 26anos.. com quantos tempo tenho q ficar com esse pino? já tá me machucado, ah fiz um raio X com dois mês e onde tá o pino, osso não colou.

  • Bruno

    Boa tarde Dr Diego, me chamo Bruno, tenho interesse em fazer alguma consulta com o senhor, com a espera em uma cirurgia futura se possível, tenho no braço esqueço uma deformidade, 4 cm a menos que o direito , localizado no antebraço, também no mesmo tenho uma perda de movimento em esticado, não consigo estica o mesmo, cerca de 25 graus a mesmo que o outro.

  • Rosa

    Meu filho se acidentou e ta com uma fratura no punho so o gesso resolve o problema dele?

  • Hilário graça

    fiz uma cirurgia do antebraço direito a um mês e tenho muita dor na palma da mão e nos dedos está inflamado o que devo fazer o mesmo braço está com muito peso

  • Claudineia

    Sinto muita dor no antebraço tem oito anos que sofri um acidente de moto fiz a cirurgia hoje dói muito o braço faz três dias .

  • Kayo

    Tenho 14 anos fraturei o rádio e a ulna coloquei 3 placas e alguns parafusos disseram que eu terei que retirar após a consolidação pois sou muito novo está certo?

  • Jucicleide Alves

    Dr fiz uma cirurgia no punho tá com dizer nove dias eu não consigo fechar a mão melhor os dedos mas n consigo fechar a mão é normal as vezes dói um pouco

  • PAULO ANDRE

    Olá Doutor! Tive uma fratura grave no radio distal em um acidente de moto.A emergência do hospital colocou uma tala e faixas e mandou pra casa para aguardar um contato do hospital para cirurgia para colocar placa e parafuso..porem estou com uma dor quase que insuportável e estou sentindo um buraco no braço se formar,a mão esta.inchada e estou sem sentir os dedos ,muita queimação tbm..devo esperar o contato do hospital para cirurgia?ou voltar na emergência?

  • Estanislau bembem Macedo

    Dr eu quebrei o antebraço direito fiz uma cirurgia coloquei uma placa já fez 52 dias já passou dirigir.

  • Guilherme Henrique Ferreira

    Dr queria saber uma coisa eu fraturei o cotovelo tive q fazer cirurgia por platina e parafuso posso perder os movimentos do braço todo?

  • mateus

    Olá quebrei braço é fiz cirurgia q faz 8 anos e não fiz fisioterapia com isso não tenho flexibilidade na rotação do braço, ele não gira igual o outro membro, ce fizer fisioterapia teria chance de voltar a ter flexibilidade do braço...

  • Antonino

    Fraturei meus dois ossos do meu ante braço jogando bola. tenho 13 ano e já fiz a cirurgia, já consigo esticar os dedos e acochalos. não sinto dô e o meu braço não está inchada, já consigo levantar o braço e etc. Queria saber quando vou voltar a praticar algum esporte? Já estou com um mês que já fiz a cirurgia do meu braço.

  • Karen Cardoso Santos

    Quebrei o rádio e ulna fiz cirurgia faz 2 meses que sinto bastante dor ainda e tendo dores no ombro meus dedos da mão não fecham todos os dedos e dói os ossos dos dedos é normal isso

  • Neto

    Fratura do diiafisede rádio direito faz quatro meses gosto de jogar vôlei tem algum problema

  • Selma Neves leite

    Quebrei rádio é ulna tenho duas placas já faz mas de cinco anos depois desse tempo começou a doer de mas,com inchaço. Devo retirar as placas?

  • Pablo Henrique Casadei fialho

    Rompi o músculo do anti braço quanto tempo leva de recuperação (sem) cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Oi pablo..

      Depende do grau da lesão muscular... classificação é de 1 a 3, sendo 3 o mais grave, onde a lesão é completa... nesse caso tempo de cicatrização é de aproximadamente 2 meses, em média..

      boa sorte

  • João Pedro

    Olá Dr. Tive uma fratura exposta em dezembro de 2022, até agora já passei por 4 cirurgias. Faz 1 mês que fiz a ultima com colocação de enxerto ósseo da bacia, 2 placas e 23 pinos no antebraço. Mesmo após a retirada dos pontos a ferida não se cicatrizou por completo e vaza um líquido meio amarelado.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi João 

      pode ser infecção ou apenas seroma...

      tem q ir no médico pra ele avaliar...

      boa sorte

  • Graciele

    Oi boa noite Dr meu filho tem 7 anos em questão de 9 meses fraturou o braço 3 vezes na primeira só gesso da segunda cirurgia e agora cirurgia denovo,o que pode ser? Tem algum tratamento para fortalecer os ossos dele?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi graciele... 

      é normal criança cair... já atendi uma com mais de 5 fraturas no mesmo local.//

      primeira coisa é descartar doenças que deixam o osso mais fraco, como Osteogenesis Imperfecta e deficiência de vitamina D. 
      Pra fortalecer o osso, invista em dieta bem balanceada, com boa oferta de proteínas. Se ele não tiver restrição ou intolerância, o leite é uma boa ajuda...

      E evite comidas industrializadas, como salsicha e salgadinhos, evite excesso de doce, sobretudo refrigerantes...

      boa sorte

  • Sergio Carvalho

    Preciso de saber o tempo de recuperação do osso entre o ombro até ao cotovelo,já fui operado duas vezes recuperei agora a quatro meses caía e estou a recuperar.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi sergio 

      o osso pra consolidação demora cerca de 4 meses, podendo ir até 6 em alguns casos..

      boa sorte 

  • Natércia

    Boa noite Dr tive fratura exposta no ante bravo foi dois ossos rádio e ulna, coloquei placa e pinos tem 2meses de operada ainha dúvida é Com tempo terei os movimentos como antes ou não? Eu mexo bastante, porém não consigo virar 100% Não consigo pegar peso ainda,será q um dia voltarei pegar algo , tipo não consigo pegar panela com comida só se tiver vazia que consigo pegar..... Estou fazendo fisioterapia desde que quebrei até hoje melhorou bastante

  • António Nordez

    Oi doutor/a eu tive uma borbulha na minha cicatriz da operação de antebraço e estou assustado tenho 11 meses após operação

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Antonio..

      sugiro retornar no seu médico pra avaliar se não ocorreu infecção...

      boa sorte

  • João Victor

    Olá doutor, a 6 dias em uma questão de bicicleta, obtive uma pequena fratura na ulna, pertos dos ossos do carpo, bem próxima da mão, no raio X é algo realmente bem pequeno, a médica disse que não precisaria engessar, mas que e procurasse um traumatologista pra ter um veredito mais preciso, bom, eu sinto dores e não consigo virar a mão direito, tenho medo de como será a recuperação, tenho 17 anos, poderei ter os movimentos da não normal de novo? Não estou com gesso

    • Dr. Diego Ariel

      Oi João 

      são poucos os casos que não imobilizo.. contudo teria que ver tua radiografia pra cravar a melhor conduta... 

      Se realmente se a fratura foi bem pequena e pela sua idade, mair chance é de não ter sequelas...

      boa sorte 

  • Davi Santos

    Olá doutor (a) Fraturei o ante braço tenho 23 anos e foi uma fratura que é comum em crianças a galho verde, tirei o gesso tem um mês e parece que meu braço ficou torto e não consigo girar ele pra cima nem esticar 100%, como proceder nessa situação fiz pelo sus coloquei o gesso. Por favor me responder aqui ou pelo e-mail estou desesperado.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi davi ...

      Agora é a hora da reabilitação fisioterápica ... Se osso tiver consolidado direitinho, agora é foco na fisioterapia..

      Boa sorte

  • Fabiane Rocha

    Dr tenho 44 anos e em 2004 fraturei o rádio foi preciso colocar placa e pinos queria saber se não posso voltar a jogar voleibol usando um manquito. Meu sonho é voltar a jogar mas tenho medo de acontecer alguma coisa

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fabiane.

      Se tiver consolidado normalmente, pode voltar sem medo...

      Boa sorte

  • Rodrigo dos Santos Gonçalves

    Eu quebrei uma cana do meu anti braço tem 6 anos mais ainda dói muito principalmente quando pego pezo ou esperto com a mão oq faço

  • Karine

    Oi, boa tarde! Meu filho quebrou o antebraço e passou 40 dias com a tala, o médico disse que o osso dele estava colado, mas quando tirou a tala, ficou torto, do mesmo como estava quando quebrou. É normal? Depois vai voltar ao normal? Ou preciso voltar ao médico? Obrigada !!!

  • MAX CUNHA

    Olá, sofri uma queda na escada de casa e como sou obeso e tenho 1.78 ao fazer o raio X aparentemente não houve nsda grave nos bracos.... o ortopedista colocou uma tals e a removeu depois de 1 semana. o fato é que ja fazem 43 dias e sinto dores no antebraco e sinto que tem um caroço interno. Posso ter trincado o o antebraço ou essa dot após esse tempo é normal? o que recomenda? Obrigado pela atenção. Max Cunha

  • Denis

    Bom dia quebrei o antebraço rádio Uni Já tenho 6 meses e ainda dói muito e no local da cirurgia ficou inchado é normal isso

  • Daniel Russo Andrade

    Tenho uma placa no radio direito a muito tempo. Nunca consegui o movimento completo dr colocar a palma da mão pra cima. Malho faço tudo normal n tenho dores. Gostaria de saber se ainda tenho a possibilidade de algum tratamento esses movimentos voltarem o normal

  • Gilvan Silva Santos

    Tenho meu antebraço quebrado há 10 anos e é todo tempo inchado.fiz um RX e deu calo no osso .tem como reverter?

  • Adriana fornaza

    Meu filho de 7anos quebrou o bracinho direito . o rafio e a ulna . ele colocou pinos e normal ficar estralando? E vom quanto tempo ele ira tirar os pinos?

  • Gustavo

    Sofri um acidente de Mota já a três semana e quebrei o Rádio do braço Direito, e tive a cirurgia a 2 dias atrás, e levou uma placa de 6 pinos, não consigo fazer completamente o movimento da mão, gostaria de saber si a possibilidade de voltar a fazer o movimento da mão a 100% e quanto tempo isso leva…?

  • Daiane nascimento

    Boa noite dr ? Fiz uma cirurgia na ulna com enxerto a 2 anos sendo que agora estou sentindo dores e formigamento é normal?

  • Eurilania de mesquita

    Oi doutor, quebrei rádio e ulna do braço direito,a cirurgia será na sexta agora. Minha preocupação e se meu braço irá afinar, doer... Se pode sai de casa com um mês após, se n vou mecher o braço. Vou usar placa o medo toma conta de me

  • Hitalo

    Quendo mexo os dedos e normal sentir o ferro? Tipo mexendo junto com os dedos no anti braço?

  • Cicero Luiz da silva neto

    Quebrei o braço a 14 anos atras quando tinha 7 anos e meu braço colou torto hj de la pra ca ele nunca doeu nem me limitou em nada apenas na estetica, ele colou no cotovelo deixando uma parte alta e outra mais baixa, vou fazer o exame medico da pm acha que isso pode ser um fator de reprovação?

  • Rita Aparecida dos Santos

    Boa tarde Dr estava vendo as perguntas olha estou muito triste quebrei o antibraco os ossos ficou tipo cacos estou com gesso mas o médico já me deu uma resposta eu vou ficar com sequelas

  • Jéssica

    Oi boa tarde ,minha filha tem 7 anos caiu e fez uma operação do rádio que tinha quebrado,ficou 21 dias com os 2 pinos hj já faz dois meses que tirou os pinos e ela não consegui esticar o braço o porque será

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica

      Nosso corpo não foi programado para ficar imobilizado, somos feitos para movimento. Não se preocupe, crianças tem recuperações surpreendentes, inicie uma fisioterapia e logo ela estara com os movimentos de volta. 

  • Welingthon Rodrigues Barbosa

    Ola, sou goleiro e recentemente quebrei a clavícula ( mais omenos uns 90 dias ) , e o osso nao colou certo, colou um do lado do outro, e queria saber se atrapalha eu vou voltar a agarrar, se nao tem risco do osso se descola quando min chocar com o chão...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wellington

      O osso depois que se consolida é um osso normal. As chances de fratura são as mesmas que  você teria normalmente. 

  • Renato

    Estou com fratura no antebraço ja tratando a 1 ano e 5 meses o osso superior consolidou ja o de baixo foi precicisso de uma nova cirurgia retirando um pedaço da bacia e colocando no local com mais uma platina maior porem mesmo assim o osso tem respondindo muito devagar o medico sugeriu um remedio parece que se chama pancelato nao tenho certeza se o nome esta correto mas acredito que sim pra que serve como ele age qual sua dica?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Renato

      Não conheço nenhuma medicação com esse nome, confirme se é esse nome mesmo. 

  • Maria salete Pereira de sousa

    Meu Namorado quebrou o braço aquele dois ossos no antebraço, ja esta com 5 meses. Mas ele nao senti o braço todo e esta meio fino. Pode voltar ao normal com o tempo e ele vai sentir o braço com o tempo???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria Salete

      Se o braço do seu namorado esta “afinando”, pode ter acontecido alguma lesão neurológica. Para ter certeza, existe um exame chamado ELETRONEUROMIOGRAFIA. Sugiro que ele procure um médico para fazer uma avaliação e ver qual a melhor conduta. 

  • nicysousa

    Olá dr, me chamo nicy Minha filha tem 5anos ela fraturou o ante braço tem várias semanas, praticamente ta com o tempo de recuperação já qe eles dão Disseram qe era uma fratura simples, um médico pediu p ingessar e outro já disse qe talvez precisaria d cirurgia Mais ainda não tive condições d ir na cidade qe tem mais recursos, pois moro no interior Mais ela movimenta bem o braço, ela mexe ele normal e diz qe não sente dor alguma O que o senhor me diz

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Nicy

      Crianças tendem a ter uma recuperação mais rápida que os adultos. Mas para ter certeza que esse osso se recuperou é necessário uma radiografia, mas se ela ja movimenta e não reclama de dor é um bom sinal. 

  • Walace

    Sofri um acidente tem 2 anos tenho uma placa 6 pinos anti braço dói muito ainda e tem vez braço fica bobado trabalho com encher saquinhos na mão por conta disso dói constante consigo algum benefício por conta do meu serviço ser muito complicado e usa os braços dia todo

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Walace

      Você precisa fazer uma avaliação com um especialista para determinar o grau de sequela que você adquiriu, para poder precisar se é passível de beneficio ou não. Apenas com as informações que você me deu não é possível formar um diagnostico. 

  • Rafael Folly

    Olá, quebrei o rádio e ulna do braço esquerdo quando tinha 12 anos de idade, hoje com 28 de anos, não tenho força no mesmo para calçar a botina ao puxar na parte de trás dela. Existe alguma forma para recuperar essa força?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rafael

      A melhor estrategia no seu caso é tentar fortalecer os músculos que trabalham esse movimento, educação física funcional  e fisioterapia conjugados podem ajudar bastante. 

  • Daniel

    Doutor, quebrei os os ossos do antebraço, fiz a cirurgia e coloquei pinos. Queria saber se depois da recuperação posso pegar o msm peso que pegava antes ou o osso e mais fraco?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniel

      Osso depois que se recupera é osso novo e tem a mesma qualidade de todos os outros ossos do corpo. Não é o osso que suporta o peso, é um conjunto de estruturas ( osso, músculos, tendões e ligamentos) que devem ser fortalecidas pós fratura. 

  • Maria Eduarda Araújo lisboa

    Tive duas fatura exposta fiz cirurgia coloquei a placa e 12 parafusos. Já tenho 2 meses com quanto tempo posso voltar a fazer academia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria Eduarda

      O fortalecimento muscular é uma das premissas da reabilitação pós fratura. é necessário que o osso ja tenha feito um calo ósseo  importante para se colocar carga no membro afetado. Esse tempo de formação do calo gira em torno de 2 a 3 meses.  

  • Diego Rodrigues da Silva Vital

    Sofri um acidente de moto em 2016 deu fratura coloquei pino e pratina no meu cotovelo direito não fiz toda fisioterapia meu braço não estica mais adianta fazer fisioterapia depois desse tempo todo melhora poço conseguir melhor desempenho do meu braço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Diego

      Depois de todo esse tempo, essa limitação ja configura sequela. Pouco provável que você consiga melhorar com fisioterapia. Sugiro que você procure um especialista e investigue o que pode ser feito para melhora da sua mobilidade.  

  • Marcosprestes

    Quebrei o ulnar no futebol em outubro,fiz o tratamento conservador, Agora estamos em março e tem um caroço no local da fratura e quando jogo e bato no chao ainda doi muito É normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcos

      Esse caroço que você refere é, provavelmente, o calo ósseo. Você ainda esta na janela de recuperação pós fratura, sugiro algumas ressoes de fisioterapia e aumento da massa muscular para melhora da dor. 

  • Evania

    fraturei meu antebraço a um ano fui encaminhada pra cirurgia saiu 11 meses depois a cirurgia, na consulta com especialista ele falou que não precisa mais de cirurgia que meu braço tá em fase de consolidação e já me encaminhou a fazer fisioterapia mas Sinto muita dor não tenho força pra fazer nd isso tá certo Dr. Diego

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Evania

      Com esse tempo é certo que seu osso ja consolidou, a fisioterapia pode ajudar a recuperação da forca e na melhora da dor. 

  • Gabriel

    Olá Dr., quebrei o rádio em um acidente de carro no ano de 2011, fiz a cirurgia e o ortopedista abriu o antebraço pelas costas e não pelo pulso, e colocou uma placa com 7 parafusos, já faz mais de 12 anos, quando vou para o jiu-jítsu, as vezes quando pegam no meu antebraço dá um dor no nervo insuportável, já procureI dois ortopedistas, incluindo o que fez a cirurgia em mim na época, mas esse dor vem de vez em quando e atrapalha minha vida no treino, existe algum médico que cuide só de nervos? Seria este o caso? O que me aconselha? Desde já, agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gabriel

      O médico especialista em nervos é o neurologista. Você ja pensou na possibilidade da retirada do material de síntese? Converse com seu médico e veja essa possibilidade. 

  • Felipe Rodrigues

    Olá Doutor. Quebrei meu antebraço tem 4 meses (cirurgia com platina) e não tenho sentido dor, porém ontem precisei levantar um móvel e notei que uma parte da minha cicatriz deu uma estufada como se fosse um caroço, o que pode ser? Não sinto dor ao apertar e nem ao fazer força.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Felipe

      Isso pode ser só uma fragilidade da pele ( que perde a elasticidade na região da cicatriz) ou uma hérnia muscular, para ter certeza é necessário que você faça um exame fisico com um médico para estabelecer o diagnostico adequado. 

  • Nayara

    Olá doutor,faz uns 5 anos q quebrei a ulna do meu braço direito,não fiz cirurgia colocaram gesso,e de uns tempos pra cá está doendo o braço todo já fui no ortopedista pra ver se poderia fazer alguma coisa mas não consegui nada. Pode fazer cirurgia depois que o osso esta colado?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Nayara

      Cirurgias podem ser feitas em qualquer época, desde que haja indicação para as mesmas. Sugiro que você investigue melhor a causa dessa dor, um reumatologista pode ser mais indicado para isso e com o diagnóstico firmado se pode prescrever o tratamento adequado. 

  • Sebastião ferreira de Souza

    Doutor eu estou mandano está mensagem eu passei ai com o senhor pra fazer uma cirurgia do ombro pelo sus é até agora não me chamou demora muito já fiz todos exames agora estou aguardando Umuarama hospital faz mais de um mês que passei ai é nada de me chamar

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sebastiao Pouco provável que você tenha sido atendido por mim, eu trabalho no Rio Grande do Norte, um pouco distante do local que você refere. Procure a Secretaria de Saude da sua cidade e veja suas possibilidades. 

  • claudemir souza

    Dr. Fiz cirurgia de radio distal a 7 dias. Estou com muito suor na tala. Não sinto dor , porem sinto um incomodo enorme. dependendo do movimento estou sentindo uma fisgadas na região da quebra. E tambem sinto como se algo dentro da tala esta solta. Fiz cirurgia com fios de kirchiner. tomei tramadol por 7 dias. Continuo tomando paracetamol… Tem possibilidade do osso estar raspando um no outro ? o suor pode infeccionar a cirurgia? Sinto muito suor na parte da palma da mão… .

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Claudemir

      Você pode retirar a tala para fazer curativos e lavar o braço, se você quiser pode substituir a tala por um imobilizador de punho, que pode ser encontrado nessas lojas de material hospitalar. 

  • Daniel Messias da Rocha praxedes

    Olá doutor, eu cai de moto e não sei exatamente o que aconteceu, mas eu passei no raio X e n deu luxação e nem fratura. Msm assim n conseguia esticar e dobrar o braço. Atingiu mais o cotovelo, fiquei 7 dias de gesso, como vi melhoras no movimento de estica e dobra, eu msm retirei o gesso e voltei a trabalhar. Só que vi que n conseguia pegar peso algum, nem consigo fechar a mão com força, e o meu braço n gira totalmente, e se eu tento girar, tem uma baita dor. Gostaria de saber se tem tratamento pra recuperar ou se fica com sequelas pro resto da vida.. Dizem que pode ter atingido nervos.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniel

      Você precisa ser avaliado por um médico para saber se houve alguma lesão nervosa que pode estar prejudicando a funcionalidade do seu membro. Por hora,  eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. 

  • Miqueli Natalina lima Silva

    Consultar antebraço

    • Dr. Diego Ariel

      não entendi

  • Igo eliziano da Silva

    Doutor tive uma fratura exposta no úmero esquerdo fiz todo procedimento cirurgia coloquei platina tem dois meses ... Porém ele começou a doer agr doer mesmo estando parado isso é normal .? Obs: eu não fiz nenhum movimento brusco estou em repouso porém fiz uma viajem de carro cansativa estou duvidando disso mais está bastante doloroso e queria saber se foi a viajem ou este é processo de cicatrização normal brigado doutor...

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Igo

      Uma viagem longa estafa ate pessoas saudáveis, imagine alguém que esta se recuperando de um trauma ósseo. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Inicie sua reabilitação,  isso ajuda na melhoria dos sintomas associados ao pós operatório e ao trauma 

  • Pedro Henrique Kaeda Souza

    Oi, quebrei o rádio e ulna do meu braço esquerdo quando tinha 12 anos (tenho 18), e nunca mais consegui girar o braço para para o lado de fora, isso me atrapalha em tudo e me frustra de mais, queria saber se é possível fazer ele virar e nem que seja com cirurgia, já fiz fisioterapia, um monte de coisa e nada adiantou.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Pedro

      Possibilidade existe, mas é preciso ser avaliado, pois o cotovelo é uma das articulações mais complexas que existem no corpo humano e sua recuperação após lesões são sempre problemáticas. Procure um especialista e veja os pros e contras. 

  • Flavio Filipino Gonçalves Correia Correia

    Boa tarde dr, fiz uma cirurgia, coloquei placa e parafusos, no antebraço, no rádio distal, após 30 dias, estou sentindo algumas dores, é normal ? Abraços.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Flavio

      Após uma cirurgia como essa, é comum sentir algumas dores no local por alguns dias ou até mesmo algumas semanas.  É  importante seguir as recomendações do médico em relação a repouso, medicação e fisioterapia para garantir uma boa recuperação.

  • Inglecia

    Bom dia , Gostaria de uma informação por favor,O meu filho quebrou o braço da 13 de outubro,ele ficou 30 Dias com o gesso,ele já pode fazer alguma atividade física, jogar bola etc.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Inglecia

      Pelo tempo e se o osso consolidou corretamente é vida normal, pode jogar tranquilamente 

  • Giscley

    Doutor quebrei meu braço e fiz cirugia coloquei Platina.. e sofri outro acidente e meu braço entortou mais não fui no médico...agora quero deixar ele de novo reto com outra cirurgia volta o normal..tem q tirar essa platina e quebrar do novo pra voltar o normal ou tem q tirar a platina e fazer raspagem pra voltar o normal

    • Dr. Diego Ariel

      Oi giscley...

      geralmente temos que quebrar osso novamente...

      Mas com anestesia.. não vai sentir nada :)

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Wandersao da conceicao

    Antes braço

    • Dr. Diego Ariel

      :)

  • Hélio Luiz Rodrigues

    Informações maravilhosa, obrigado, sofri bilateral dos antebraços,levou platina.

  • Bella

    Oi Dr. fraturei diafisária de ulna esquerda o braço e fizeram a cirurgia e colocaram a platina. Depois de quanto tempo o braço vai estar 100% cicatrizado ? É preciso tirar essa platina dentro ou pode ficar pra sempre ? Os médicos aconselham a tirar depois de um tempo ou não ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi bella..

      geralmete 2/3 meses já está consolidado...

      tipicamente não retiramos de rotina as placas.. mas se estiver causando incômodo ou "rejeição ", podem ser retiradas com segurança após 1 ano..

       boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Gislaine Luiz

    Olá Dr tenho um filho de 14 anos ele quebrou rádio e ulna teve que por 4 plaquinhas já faz dois meses foi uma fratura grave por pouco não foi exposta mas quero saber se ele poderá com esse braço fazer força e levar uma vida 100% normal

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Gislaine...

      se o osso consolidar ("colar") , vida normal...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Denis

    Olá doutor quebrei os 2 ossos do meu antebraço e meu médico já tirou a tala com 1 semana tá certo

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Denis... 

      depende da gravidade da fratura...

      mas é possível sim..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Lidia augusto Bernardo da silv

    Olá doutor fiz uma cirurgia na una coloquei placa e 6 parafusos já faz uns 16 dias , estou começando a sentir dor no osso quando mecho isso é normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Lidia..

      pelo tempo, sim...

      com a progressão da cicatrização tende a melhorar... 

      daqui a pouco deve focar na reabilitação fisioterápica...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • ALEIDA ALVES DE CASTRO

    Boa tarde Dr. Diego, Fraturei o braço já faz mais de 20 anos, agora começou a doer do pescoço, irradiando o ombro e desceu para o braço. Fui no ortopedista 2 vezes, a primeira tiraram o RX e não viram nada de anormal. Me pediram uma ressonância Magnética da coluna cervical e ombro direito. Tenho 3 pinos no braço e uso aparelho. Na marcação do exame me falaram que tenho que tirar o aparelho dentário e se tiver algum ferro no corpo, não posso fazer Essa informação procede?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Aleida..

      depende do tipo de ressonância..

      existem alguns modelos de máquina de ressonância de campo aberto que não é necessário...

      Cada máquina com suas especificações...

      infelizmente algumas precisam sim...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Wesley Afonso de Andrade

    Boa tarde doutor, quebrei o antebraço quando criança e hoje aos 40 anos o meu braço não gira. gostaria de saber se há possibilidade de alguma cirurgia fazer meu braço girar novamente? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi wesley..

      teria que avaliar pra saber o que está ocasionando isso....

      geralmente por exame físico e de imagem..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Lincoln José dos Santos

    Doutor há 23 anos sofri um acidente tive fraturas esposta no ante braço direito tive que fazer enxerto tive que colocar platina . hoje sinto muita dor que posso fazer

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Lincoln...

      melhor conduta é o fortalecimento muscular 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • João delaguila

    fraturei os dois ossos do ante braço , passe pelo procedimento cirúrgico com placas e parafusos , agr não to conseguindo abrir a mão , eu consigo fechar mais não consigo abrir oque posso fazer para resolver alguém pode me ajudar ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi João 

      essa é a hora de focar na reabilitação fisioterápica 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Edervania

    Meu irmão é dependente químico e fugiu do hospital fratura completa ulna e radio o q acontece se ele não operar? Pode perder o braço? Não está tomando nenhuma medicação

    • Dr. Diego Ariel

      Oi edervania...

      assim, pode gerar sequelas futuras intratáveis, como consolidação viciosa (colar torto) ou pseudoartrose (quando o osso não cola)....

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Wanda Maria da Conceição

    Bom dia doutor doutor o que acontece a minha mãe ela tem 65 anos de idade ela quebrou o pulso já faz mais de 40 dias e só hoje que ela veio me mostrar que o punho dela tá torto o que que eu tenho que fazer doutor

    • Dr. Diego Ariel

      Oi wanda

      leve ela no para avaliação com ortopedista..

      ele vai examinar e fazer exame de imagem, como radiografia, pra availar o que pode ser feito..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Mônica martins

    Ooi dr sou a Mônica fraturei o osso rádio e una , faz 3 meses coloquei placa nos dois ossos , estou fazendo fisioterapia . Ainda não movimento muito o braço, eu gostaria de saber se mesmo com as placas se vou voltar a mover o braço normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Monica..

      com uma boa reabilitação fisioterápica, muito provavelmente que sim...

      contudo, quando mais grave foi a fratura, mais demorado é a recuperação 

      Oi rebeca..

      só retirar após autorização de seu ortopedista..

      com esse tempo, pode ser que o calo ósseo ainda não esteja forte o suficiente para aguentar seu peso

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Marco Rodrigues

    Boas Doutor, Fui operado ao braço há uns 10 anos mas nunca tirei os “ ferros” e por vezes sinto desconforto e algumas dores, ainda é possível tirá-los e será que isso me vai ajudar a melhorar ? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marco..

      retirar é possível sim

      mas pra saber se vai ter benefícios com a retirada, só te examinando e vendo se a causa é disso mesmo..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Simael

    Olá doutor tudo bem? Fiz uma cirurgia no rádio do antebraço já tem 27 dias, está tudo bem, só que esse dias notei que no local que fiz a cirurgia está um pouco abaixado cerca de um dedo eu não estou sentindo dor, queria saber se isso e normal ou não, senhor pode me dizer? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

       oi simael...

      provavelmente o edema (inchaço) regrediu...

      se tiver dor ou sinais inflamatório, retorne o mais rápido possível ao seu ortopedista  

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Antonio Carlos Oliveira ballejo

    Quebrei antebraço em duas parte coloquei platina e parafusos fas 3 anos fiquei com seqüela oque fasso doi

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Antonio...

      primeiro tem q ir no seu ortopedista para diagnosticar qual o tipo de sequela... dopois tratar da melhor forma possível...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • vitoria ohanna modesto do nascimento

    oi dr gostaria de saber se posso operar o cotovelo sendo que quebrei ele quando tinha uns 10 anos de idade e hoje tenho 21 meu braço nunca voltou ao normal tem como?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi vitoria... 

      operar até pode.. mas provavelmente o resultado não seria o mesmo.. sugiro você realizar uma avaliação atual e alinhar suas expectativas com um ortopedista 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Danusa

    Dr, minha filha de 3 anos fraturou o rádio e a ulna . ficou com o braco engessado por 5 semanas. 1 mês depois que retirou o gesso caiu e apoiou com a palma da mão com o braço que havia fraturado antes. Acabou fraturando novamente no mesmo lugar . Está novamente com o gesso. Estou bem preocupada e com medo. Como o Sr indica agir num caso de fratura recorrente?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Danusa...

      Isso foi um acidente.. não quer dizer que ela tenha o osso mais frágil... 

      existem pessoas com doenças que deixam os ossos mais fracos, mas esses paciente tem 10... 20 ... 30 fraturas.. 

      não parece ser o caso dela...

      temnha cuidado e siga as orientações do seu ortopedista

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Mari

    Ola dr. Operei a ulna com placa e 4 parafusos tem 17 dias hj acordei com uma dor fraca e a parte em volta dos pontos dura, isso é normal? Tem uma parte um pouco mais alta tbm não sei se seria o parafuso.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi mari..:

      é uma possibilidade.: se a dor se mantiver, retorne ao seu ortopedista 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Geofran Silva Lima

    Olá doutor! Estou a 32 dias que fiz uma cirurgia no rádio. A fratura de Galeazzi. Foi colocado o fio de kishiner para imobilização do punho. Daque 03 dias o doutor me disse que vai tirar esse fio. Ele também destacou que toda cicatrização está excelente. Queria saber com quanto tempo vou poder pilotar moto?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi geogran

      Geralmente uma média de 3 a 4 meses... 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Edvania

    Boa tarde, quebrei a rádio estou pronta para tirar o gesso com cinco semanas,pq estar marcado para mim ir no ortopedista

    • Dr. Diego Ariel

      Oi edvania..

      so pode tirar se o osso já tiver consolidado (colado) , geralmente visto na radiografia 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

       

  • Marcelo Alexandre

    Olá Doutor Diego boa noite, sou professor de educação física tive um acidente e tive que fraturar o braço direito osso do rádio queria saber o tempo médio para eu poder retornar minhas atividades, sinto que minha mão está limitada e não consigo fazer os movimentos completo será que eu consigo voltar 100% da minha alimentações antes realizadas ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marcelo..

      pra consolidar, méndia de 2 meses...

      Depois é reabilitação fisioterápica... aí varia muito, sobretudo da gravidade da fratura e de sua dedicação 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

       

  • Juliana Nonato cruz

    Meu sobrinho quebrou os dois braços já tem 5 dias um foi operador o outro disse que não poderia operar, pois está muito inchado tem que esperar desinchar. Isso é possível.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Juliana..

      é sim.. e se tiver inchado mesmo, excelente conduta do ortopedista../

      edema, popularmente conhecido como inchaço, é fstor de risco para uma cirurgia..

      aguarde melhorar.. vai dar certo

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Josiane serafim dos Santos

    Dr meu filho fraturou o braço direito,fratura de rádio distal em galho verde,está com uma tala gessada a quinze dias,ele pode tirar ou terá que colocar gesso após os quinze dias?

    • Dr. Diego Ariel

      O calo osseo leva cerca de 6 a 8 semanas para se formar. Ate la o osso precisa estar alinhado e imovel e nao receber carga, do contrario nao se regenera. Ele vai precisar de gesso sim.

  • Eliane Marques Da Silva Fonseca

    Doutor ..sofri um acidente quanto eu tinha 15 anos e hoje tenho 35. quando quebrei a braço tive que fazer cirurgia e coloca platina e ate hoje eu tenho elas .um ortopista disse que teria passa o resta minha assim. mas hoje e muito difícil pra min encontra um emprego .sempre não sou adpto. sera que eu tenho direito de algum auxílio de aposentadoria nunca fui atras sempre tive dúvidas.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eliane  

      Se você tem alguma sequela advinda desse acidente que você sofreu, é provável que você tenha direito a algum beneficio. 

  • Carlos Dheison Do Nascimento santos

    Fraturei o antebraço quanto tempo pra mim jogar bola Não chegou a apartar o osso

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carlos

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, depois disso é reabilitação. Em cerca de 4 meses se espera que haja uma recuperação adequada do osso, mas lembre-se que futebol é esporte de contato e os riscos de lesões são mais altos que em outros esportes. 

  • Josimar dos santos silva

    Olá, Doutor eu quebrei a ulna do meu braço fiz cirurgia e foi colocado platina, isso foi há 7 anos atrás, sera que eu posso fazer academia devido a isso, assim que puder mim respondar, obrigado.✌

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Josimar

      O osso uma vez recuperado, é osso novo de novo. Veja os atletas , eles voltam a treinar em alta performance mesmo depois de fraturas graves. Só depende de você. 

  • Leonardo

    Tenho. Platina no anti braço. Alguns anos. Tenho 12 parafusos 6 em cada lado porém está com um caroço em cima do último parafuso ele pode ter soltado da placa

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leonardo

      E qual seria a sua duvida? 

  • gilmara

    tiver uma fratura no meu braço fez cirurgia e colocou placa mas estou sentindo dores e uma queimacao

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gilmara

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Fabiana dos Santos fernandesol

    Fraturou a ulna a 2 meses atrás. Fiz cirurgia e não me incomodava. Agora sinto dores, é ruim pra dormir, o médico me passou fisio de 20 sessões motoras mais não tive condições de iniciar ainda. O que posso fazer pra não sentir essas dores? Tenho 40 anos

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fabiana

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. 

  • Catiane nardi gaboardi

    Olá ,meu menino tem 10anos e quebrou o antebraço fez cirurgia colocou um pino no pulso e outro no cotovelo e teve de fazer mais um corte de uns 5cm pois tava difícil de encaixo osso ,está engessado mas não completamente pois e necessário fazer a limpeza,quanto a posição de dormir ele está tendo dificuldade.qual seria melhor posição para o braço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Catiane

      O braço quebrado deve sempre ficar elevado acima do nível do coração. O ideal é que fique apoiado em travesseiros para ajudar a estabilizar. 

  • Leandro

    Olá doutor, Meu filho quebrou o ante braço a 3 dias, rádio e ulna quebraram, foram fraturas leves, médico pediu a espera de 7 dias para refazer o raio x para ver se há necessidade de cirurgia o garoto tem 14 anos, se não houver necessidade de cirurgia quanto tempo até estar normal?, ele retornaram 100% ou haverá sequelas? E se houver cirurgia? Boa noite

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leandro

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, depois vem a reabilitação. Se tudo correr bem, ele não terá nenhum problema. Se houver necessidade de cirurgia, o tempo é o mesmo. A ideia é manter os ossos alinhados e estáveis para que eles se recuperem adequadamente. 

  • Maria

    Minha filha fez uma cirurgia e ja esta boa , porém n foi retirado o ferro ainda . Tem 2 meses ja . Estamos aguardando ligarem do hospital pra retirada do ferro . Existe algum risco? Devido o tempo do ferro no braço?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Maria

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Acredito que ainda esta no prazo para que esse “ferro" permaneça no local. O maior problema do tempo excessivo de um fio de Kirchner permanecer no osso, é o aumento do risco de infecção. 

  • Sangerlina de Fátima Serafini de Sousa

    Olá. Sou de Pará de Minas e preciso de sua ajuda. Meu marido, aposentado,68 anos,múltiplas fraturas ante braço já tem um mês,sem cirurgia e médico pediu fisio,não tem como,operar, alguma placa? Se for o caso posso lhe enviar tomografia. Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Sangerlina

      mande os exames de imagem dele pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma opinião. 

  • Rafael Felipe

    Eu fraturei os 2 ossos do antebraço e peguei pinos e placas faz 10 anos. Posso treinar acadêmia normalmente? pois, tô fazendo concurso público! E o mesmo exige o exercício pesado em Academia!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rafael

      O osso uma vez consolidado é osso novo de novo, ou seja, se você seguiu tudo direitinho não há nada que impeça você de fazer exercícios de quaisquer espécies. Boa sorte no concurso. 

  • Marcelo Ferreira Cândido

    Tenho um parente que quebrou o braço a 3 semanas e si encontra no hospital público e não consegui fazer a cirurgia vc pode me passar um contrato pra mim falar com vc pra ver si temos como pagar pra fazer essa cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcelo

      Na pagina do blog tem todos os meus contatos. Não sei se você é da região em que eu trabalho.  O telefone do meu consultório é (84)98622-9921. Qualquer coisa estou a disposição no que der para ajudar. 

  • Alane

    Meu filho de 1 ano e 10 fraturou a antebraço (rádio e ulna) o médico engessou e pediu deixar por 10 dias. Eu retirei mas vi que ainda não estava bem, bati um raio x e no laudo ainda apareceu a fratura com início do calo ósseo. Fui no hospital, mas o médico disse que não precisava mais engessar, que ia melhorar por se só e por ele ser muito novinho eu não me preocupasse que não iria ter nenhum prejuízo futuramente. Mas estou bastante preocupada, e se o osso crescer pro lado errado ou tiver crescimento lento. O que o médico disse é correto? É melhor uma outra opinião? Só consegui um ortopedista para o dia 01/07.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Alane

      As crianças tem uma capacidade de recuperação óssea excelente, as orientações dadas pelo médico assistente é a conduta mais utilizada pela maioria de nós ortopedistas.  

  • Cássio Bruno Lima Alves

    Sou montador de LT , trabalho em altura subindo em torres ... Fraturei meu antebraço a 5 anos atrás... Nunca senti nada, as vezes fico com receio de receber um inapto em alguma empresa só por causa disso ! Pq toda vez no exame admissional eu relato que já sofri uma fratura ... Ou não devo me preocupar com isso ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Cassio

      O osso se renova constantemente, é tanto que de 10 em 10 anos todo nosso esqueleto é trocado, ou seja, o osso depois da consolidação é osso normal de novo. Não há base legal para impedir alguém de trabalhar apenas devido a uma fratura sem complicações. 

  • Marly D' Almeida Teixeira

    Fiz uma cirurgia no rádio a 11 dias, estou com 2 pinos no braço,o médico colocou uma tala de gesso e faixa. Durante o dia passo bem, mas a noitinha começa a inchar e essa tala me incomoda muito, parece que vai explodir meu braço. O que eu poderia fazer pra não inchar meu braço. E qto tempo posso tomar remédios. Acho que estou tomando remédio demais. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Marly

      Você precisa melhorar o seu retorno venoso, ou seja, mantenha sua mão mais elevada que o cotovelo e movimente continuamente os dedos. O edema é uma das causas da dor. 

  • Cássio Bruno Lima Alves

    Fraturei meu braço a 6 anos atrás,alguma empresa pode não me contratar por causa disso ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Cassio

      Um osso depois de consolidado é osso normal de novo. Habitualmente isso não cria motivos para não contratação. 

  • Josimar dos Santos

    O conteúdo é muito útil razão pela qual gostaria de agradecer a disposição...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Josimar

      Obrigado pelas palavras. Sempre as ordens. 

  • Keley Guimarães

    Olá doutor, Meu filho de 2 anos fez uma cirurgia no até braço, mais o local está com atadura mais uma tala, porém o médico esqueceu de me falar quantos em quantos dias deve ser feito a limpeza da cirurgia e coloca nova atadura mais tala..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola kelley

      Aconselhável curativo diario.  

  • Paulo

    Olá doutor! Estou me recuperando de uma fratura há 6 meses, porém, ainda ela não está consolidada. O médico apresentou um tratamento para pseudoartrose, a terapia por ondas de choque. O senhor já trabalhou com este tratamento? Sabe se pode ser uma possibilidade para tratar pseudoartrose? Tem alguma opinião sobre esta terapia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Paulo

      Existe uma literatura bem robusta em favor dessa forma de tratamento, os resultados são bons, mas sempre temos que levar em consideração que quaisquer tratamentos sempre envolvem vários fatores , entre eles o mais importante que é a reação de um organismo vivo, e cada um responde da sua própria forma. 

  • marlon

    Dr coloquei placa no antebraço rádio e ulna, após 8 meses fui liberado para voltar às atividades porém ainda sinto algumas dores quando tento praticar atividades e quando aperto algo com força! Acha normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marlon

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Elcio Guimaraes da Silva

    Fratura de Galeazzi Sequelas no momento do braço É considerado como deficiência permanente?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elcio

      Para diagnosticar sequelas existem varios parâmetros que são avaliados. É necessário uma exame fisico acurado e exames complementares . Sugiro que você faca uma consulta com um ortopedista para que ele possa fazer uma avaliação correta e lhe dar um laudo sobre sua possível sequela. 

  • Elcio Guimaraes da Silva

    Boa noite Doutor Há 7 meses,fiz a cirurgia de Galeazzi no antebraço esquerdo,meu braço não voltou a ter o movimento total até hoje,ficou sequelas até pelo jeito... Isso pode ser considerado como deficiência?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elcio

      Para diagnosticar sequelas existem varios parâmetros que são avaliados. É necessário uma exame fisico acurado e exames complementares . Sugiro que você faca uma consulta com um ortopedista para que ele possa fazer uma avaliação correta e lhe dar um laudo sobre sua possível sequela. 

  • WEVERTON PAULO DA SILVA GOMES

    Boa tarde Dr. Tive uma fratura-luxação de articulação radio-ulnar distal esquerda, fiz cirurgia e foi colocado uma Rafi com placa DCP = FIO K. Coloquei uma tala de gesso e depois de 15 que fui tirar os pontos reparei um ferimento, comecei pesquisar e pelo o que eu vi nas pesquisas, pode ser úlcera de pressão, então comprei uma tala ortopédica para ficar tratando o ferimento, ou posso deixar a tala gessada mesmo, pois só voltarei ao o hospital para a retirada da tala gessada daqui um mês.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Weverton

      Se existe ferimento aconselho que você procure um medico para avaliar o mesmo. Iinfecção perto de osso fraturado é extremamente danoso. Diagnostico dado por internet e por leigo não é confiável. Melhor diagnosticar corretamente e proceder ao tratamento mais adequado ao caso. 

  • Henrique

    Olá doutor, Fiz uma cirurgia para tratar uma pseudoartrose na ulna, com aplicação de enxerto, há 6 meses. Porém, até hoje uma das fraturas não formou calo ósseo. Fiz uma tomografia, porém não consta sinais de esclerose óssea. Na sua opinião, há alguma possibilidade dessa fratura se consolidar? Mesmo após 6 meses da cirurgia, e considerando que a outra fratura já se consolidou? Meu médico orientou uma nova cirurgia com aplicação de enxerto.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Henrique

      A possibilidade é MINIMA, mas pode ocorrer a consolidação. Por fim, confie no seu medico, ele tem todos os dados sobre você para propor o melhor caminho para sua recuperação  

  • Everton alencar

    Olá dotou, me chamo Everton. Fiz uma cirurgia de correção de pseudoartrose. Fiz a cirurgia na segunda feira dia 9/05... hoje 3 dias depois eu ouvi um estalo no antebraço, no local onde foi feita a cirurgia, é normal? Eu tenho retorno agendado para dia 23 vc acha melhor eu voltar antes para uma consulta?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Everton

      Se você estiver com dores constantes e de difícil controle e se a região da fratura estiver muito edemaciada, você deve ir. Se isso não estiver ocorrendo pode esperar. 

  • Rosemeide Ferreira

    Olá dr. Quebrei os dois ossos do antebraço e fiz uma cirurgia. Faz 30 dias tirei os pontos porém minha mão está inchada. É normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rosemeire

      O tempo de recuperação de fraturas leva de 6 meses a um ano. Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma 

  • Carlos Roberto Lopes

    Boa tarde dr. Queria que senhor me aconselhace .Quebrei a ulna tem 5 semanas estava para fazer cirurgia a 3 semanas na sala de cirurgia o médico disse que já tinha dado calo ósseo e que não iria operar , iria fazer a conservação. O que sr. Me aconselha? Pois está desalinhado .meu medo é ficar torto e curto se vou senti Dor depois não operando... Agora passei por outra avaliação, esse médico mandou eu escolher, se quero operar ou não. Estou bem preocupado sem saber o que fazer... Obrigado dr.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carlos Roberto  

      Se quiser uma opinião mais abalizada, que  mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma opinião. 

  • fernando aparecido de jesus camargo

    Boa noite eu fiz cirurgia a uns 20 dias no ante braço ponho placa e 7 pino em cada lado e normal o pulso fica inchado e n conseguir movimentar a mao e quanto tempo pode demora pra desincha e volta os movimentos ??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fernando

      São muitos os fatores para serem levados em conta, para se fazer uma avaliação: tipo e gravidade da fratura, qual a técnica usada para o tratamento, qualidade da reabilitação. Esses sintomas são esperados nas primeiras semanas pós fratura, tendem a melhorar com a consolidação óssea e a recuperação dos tecidos lesados e com uma reabilitação adequada. 

  • Maria

    Doutor tenho 58 anos e adoro pedalar e correr. Cai caminhando e quebrei o antebraço luxei o pulso e rompeu l8gamentos . Foram colocados cinco pinos e.ja retirados. Consigo voltar a pedalar ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria

      O osso uma vez consolidado é osso normal de novo, se voce fizer uma reabilitação adequada, fica pronta para praticar qualquer esporte que queira. 

  • Giovane

    Em uma fratura na cabeça do rádio e ulna, em que só é possível identificar com tomografia, quanto tempo é mesário o uso de gesso e tipoia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Giovane

      Depende da classificação. Se for tipo 1, em torno de seis semanas. 

  • Sidy Rocha

    Ola dr ! Gostaria de uma opniao sua... Sou atleta profissional de mma , fiz uma correção de pseudoatrose nos 2 ossos do antebraço. Vc acha q tenho condições de voltar a lutar? Ou o risco de uma nova fratura por conta das placas é eminente?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sidy

      O osso uma vez consolidado é osso normal de novo. Quanto a uma nova fratura, sempre  existe a possibilidade, mais devido a sua profissão do que por fragilidade do osso;. 

  • Rose

    Olá fiz uma cirurgia há 7 dias ,parece que fica escorrendo na tala tipo suada . É normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rose

      É provável que seja suor mesmo, a tala é quente, mas para ter certeza é só pedir a um especialista  para examinar o braço .  

  • Cristiane Oliveira

    Olá Dr. Meu marido caiu de moto e quebrou uma cana do braço e descolou o pulso, passou por cirurgia e colocou parafuso e placa mais ele acabou caindo e fraturou novamente o braço fez raio X e deu que ele a placa quebrou o braço não doi só esta ficando torto. Gostaria de saber se precisa operar de novo pois ele não quer passar por cirurgia de novo ou tem algo que pode se fazer pra poder tentar melhorar o braço dele, tipo tala, algo ortopédico pra ajuda.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cristiane

      Inicialmente precisa esclarecer o tipo da lesão com um exame de imagem, somente depois disso é que se pode ter ideia do que será necessário realizar 

  • Lany Teixeira

    Depois não falei ele quebrou o ant braço tevi fratura exposta !

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lany

      O osso leva cerca de dois meses para criar um calo ósseo, somente depois dessa “cola biológica” que é o calo pode se colocar carga no osso, do contrario tem risco de refratura. Acredito que o retorno com 15 dias é para avaliação e não para a retirada do fixador. Uma vez o osso recuperado, fica tudo normal e seu marido pode trabalhar sem nenhum risco, desde que siga as orientações e aguarde o tempo correto da cicatrização do osso.   

  • Lany Teixeira

    Doutor boa tarde , meu esposo sofreu um acidente de moto recentemente botou fixador ia botr placa mais o medico disse que o ossl dele ja esta bem alinhado e deixou ele com o fixador pra tirar com 15 dias depois dependendo do retorno como vai ta, mais ele ta preocupado pq ele trabalha de pedreiro e ta preocupado se vai ficar com dor depois ? Se vai poder volta a trabalha normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lany

      O osso leva cerca de dois meses para criar um calo ósseo, somente depois dessa “cola biológica” que é o calo pode se colocar carga no osso, do contrario tem risco de refratura. Acredito que o retorno com 15 dias é para avaliação e não para a retirada do fixador. Uma vez o osso recuperado, fica tudo normal e seu marido pode trabalhar sem nenhum risco, desde que siga as orientações e aguarde o tempo correto da cicatrização do osso. 

  • Suelen

    Bom dia, meu filho caiu e teve lesão no braço próximo a cabeça do rádio, o medico imobilizou com tala de gesso, devo me preocupar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Suelen

      Existem varios tipos de fratura do radio. Se a que seu filho teve foi a do tipo 1, a conduta esta perfeita. 

  • Anderson

    Oi Doutor me chamo Anderson,eu caí de moto saindo do trabalho, acabei fraturando a Ulna a quatro dedos a baixo do cutuvelo, uns dois milímetros mais ou menos,já tô dois meses sem conseguir vaga pra cirurgia no hospital público aqui no RJ,meu braço dói com simples movimento de punho,e não consigo esticar ele todo,já sinto que tá fazendo um caroço no local,tem algum risco de cada dia demorar e eu ficar com alguma sequela no braço,se me responde eu agradeço muito!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Anderson

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, a demora para correção da fratura pode levar a uma consolidação viciosa, tudo depende da posição em que seu osso esta. Tente deixar seu braço o mais imóvel possível, para evitar  o movimento do osso. 

  • mayra

    oi meu nome é mayra quebrei meu braço esquerdo a três anos atrás não consigo levantar meu braço até o ombro ainda tem jeito

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mayra

      Quase todos os problemas ortopédicos tem solução. Voce deve procurar um especialista na área e investigar a causa desse bloqueio e qual a melhor estratégia para melhora disso. 

  • Tainara de oliveira

    Tem algum problema o ferro sair sozinho antes da cirurgia??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tainara

      Depende de qual ferro voce esta se referindo. Se for fios de Kirchner que foram colocados no osso, se sairem antes que o osso esteja consolidado pode dar problemas sim. Se voce estiver com um fixador externo e algum dos ferros saiu ( o que é improvável) também pode gerar problemas para a recuperação do seu osso. 

  • Vanessa

    Meu primo sofreu um acidente onde ele perdeu os pais, quando tinha 2 anos de idade, quebrou o braço bem na regiao do cotovelo, e hoje com 17 anos ele gostaria de saber se ainda é possivel resolver o problema dele ? Ele so sente dor ate o cotovelo pra baixo ele nao sente mais

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vanessa

      É preciso investigar o que ocorreu com seu primo, foi apenas a fratura ou houve lesão neurológica associada? Sugiro uma eletroneuromiografia e um seguimento com um ortopedista para o tratamento mais adequado ao caso. 

  • Adenilson

    Olá Dr boa tarde,faz 30 dias que fiz uma cirurgia do antebraço, quebrei meus 2 ossos do antebraço,só meche com os dedos,eles estão inchados e a mão fica quente e costa de mão arde.esse sintomas durante o tratamento é normal,há no meu trabalho pego peso o Sr achar até quando vou tá apto pra trabalhar pegando peso..desde já agradeço obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adenilson

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Uma vez o osso recuperado se torna um novo osso sem nenhuma contraindicação  para vida normal, claro que se faz necessário um bom trabalho de reabilitação para melhorar a parte músculo-ligamentar. 

  • Ana Silva

    Bom dia Dr, meu filho tem 10 anos caiu quebrou o antebraço, fez cirurgia no dia seguinte, recebeu alta, mas os médicos não mim falaram nada ,e nem mim deram nada para o retorno, queria saber se tem q ser o mesmo médico pra ver como está o braço da criança ,e quantos dias para retirada dos pontos ,foi colocado fio no local lesionado oq faço ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana

      Usualmente, O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, somente depois de se ter certeza que o osso esta consolidado é que os fios são retirados. O retorno ao medico depende do serviço que voce foi. Se foi na emergencia de um hospital o retorno tem que ser no ambulatório de ortopedia do serviço publico, se foi convenio ou particular deve retornar para o medico que realizou o procedimento. Pontos de fio comum são retirados com 15 dias, normalmentle. 

  • Percília zacarias

    Olá Doutor..sofri acidente e quebrei o osso radio.mas não sinto dor e o medicou cirurgia...assim estou já a 3semanas na espera da cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Percilia

      Qual seria sua duvida? 

  • ANA PAULA CRUZ DOS SANTOS OLIVEIRA

    Olá O Dr trata ou faz acompanhamento de deformidades no antebraço? Encurtamento do rádio, concavidade com calcificaçao na extremidade inferior da ulna e deformidades no carpo...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Paula

      Faço sim tratamento para tais patologias, mas só atuo na região da cidade de Mossoro no estado do Rio Grande do Norte. Contatos na aba superior do site. 

  • Aline

    Boa tarde dr. Minha folha de 2 anos e 8 meses caiu e fraturou o ante braço direito, o médico não fez cirurgia mas disse q o bracinho dela pode ficar torto, estou apavorada com muito medo disso.. O que podemos fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Aline

      Siga as orientações dadas pelo médico assistente. Manter o gesso pelo tempo necessário e proceder com a fisioterapia após a retirada do gesso. Com isso as chances de sequelas são menores. 

  • Henrique

    Olá Doutor. Fiz uma cirurgia, há 90 dias, para redução de fratura na diáfise da ulna, com enxerto (osso da bacia), utilizando placa e parafusos. No último raio-x de acompanhamento, mostrou que já começou a formar o calo duro. Faço atividades físicas regularmente e como a fratura ainda está em consolidação, posso voltar a correr ? Já que não faço força com o antebraço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Henrique

      Se voce conseguir correr não vejo impedimento para isso, mas lembrando de nao colocar muita intensidade, pois existe o risco de quedas e um provável apoio com o braço que esta em recuperação e o risco de refratura é bem maior já que o osso ainda esta frágil.  

  • Antônio Carlos

    Ola quebrei as duas canas no antebraço já faz 3 meses posso volta a trabalhar

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Antonio Carlos

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, depois disso vem a fase de reabilitação. O retorno ao trabalho depende do tipo de função que você exerce, e isso só avaliando todas as informações é que se poderia dar uma resposta adequada. 

  • Edvânia Emilia dos Santos Fernandes

    Meu filho quebrou úmero, colocou 8 parafusos e 2 placas, faz 2anos e 4 meses, ele estuda educação física e ama esportes, ele faz academia, mas agora ele que entrar no jiu-jitsu, e perigoso, estou aflita, pode me ajudar. E aconselhado jujitsu, judô ? qual o esporte mais adequado.obg por responder.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edvania

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, depois disso o osso vai sofrendo um processo de remodelamento para assumir a forma normal, e aí é vida que segue e osso  novo. Não há contra-indicação para que seu filho pratique o esporte que ele quiser, os riscos serão os mesmos dos esperados para o esporte que ele escolher.  

  • Nayane

    ola Dr, tenho uma fratura no punho onde quebrou o osso Rádio, após realizar a cirurgia, os médicos colocaram 2 pinos na fratura para colar o osso quebrado, e era pra mim estar usando gesso, só que o gesso começou a incomodar aonde está quebrando e eu nao uso gesso faz algumas semanas, msm com o pino do punho, gostaria de saber se pode causar algum dano ficar sem o gesso.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Nayane

      A imobilidade e o alinhamento adequado do osso é o que faz com que ele se recupere bem. Se o medico colocou gesso no seu punho é porque era necessário que essa articulação teria que ficar em repouso absoluto. Portanto, você pode ter sua recuperação prejudicada por ter retirado o gesso sem autorização médica.  

  • Leandro

    Fraturei o antebraço, fratura exposta. Fraturei o rádio e a ulna. Não consigo realizar o movimento de supinação a palma da mão para cima. Será que consiguirei realizar esse movimento quando começar a fisioterapia ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leandro

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, Até la é esperado que alguns movimentos sejam dificultados. Com a reabilitação é esperado que a recuperação seja bem adequada. Mas tudo isso depende da sua dedicação ao processo de reabiilitação. 

  • Jeniffer

    ola Dr , quando eu nasci , me puxaram pelo braço pra eu sair , os dois ossos do antebraço são totalmente tortos , não consigo deixar a palma da mão reta, não foi feito nenhuma cirurgia , e foi negligência médica, fiz anos de fisioterapia até 8 anos de idade , fora isso não me atrapalha em nada, teria uma solução? faz 16 anos no caso que ele é assim , e faz 8 anos que parei de fazer fisioterapia, é mais uma questão de ética.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jenifer

      Não ficou claro se o que voce relatou foi uma fratura ou uma paralisia obstétrica. O ideal seria que você fosse examinada para determinar seu diagnostico. Também não entendi o que você tenciona fazer, uma cirurgia para correção do problema? Um processo ético? 

  • Leonardo Herculano Santos De Oliveira

    Tenho dois parafusos numa operacao que eu fiz no anti braco esquerdo.nao consigo leva a mao no meu ombro entao ficou com seculas.quamdo trabalho doi muito e fostatia de saber se eu enquadraria em pcd física pois fiquei com a sequela e dependendo do trabalho doi.vou procurar um ortopedista para uma orientacao melhor qual sua opiniao doutor???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leonardo

      Acho que você deve procurar um especialista para poder fazer uma avaliação e fazer o enquadramento correto. 

  • Diego del rio

    Boa noite Dr. Meu nome e Diego Quebrei O rádio faz 70 dias E estava esperando a cirurgia Estou me sentindo muito bem O senhor acha que devo fazer a cirurgia pois meu osso colou Já faz tempo

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Diego

      Se seu osso ja esta consolidado e você não esta se sentindo incomodado com nada, não vejo porque a cirurgia. 

  • My

    Olá boa noite? Fraturei o cotovelo quando tinha 3 anos de idade na época fizeram cirurgia mas ficou uma cana torta hoje em dia tenho todos os movimentos mais o braço é torto tenho muita vergonha é possível corregir com uma cirurgia após 23 anos???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola My

      Tudo é possível nos dias de hoje, desde que a pessoa esteja disposta a passar pelo processo e aceitar as consequências do mesmo. Lembre-se de que seu osso precisara ser fraturado para ser alinhado e, provavelmente, receber enxertia. 

  • Willian

    Olá Dr Fraturei os dois ossos antebraço a 16 anos. Na época não fiz nem um tipo de fisioterapia e desde então não consigo virar a palma da mão para cima. Tenho todos os outros movimentos normais. Eu queria saber se é possível eu recuperar esse movimento depois de tantos anos da fratura.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Willian

      Só por esse relato não há como dar uma resposta adequada. Para isso teria que fazer uma avaliação com exames de imagem e exame fisico. Mas, nada é impossível, desde que a pessoa esteja disposta a tentar e a correr riscos. 

  • Kerlandia

    Oi quebrei o ante braço em dois lugares fiz cirurgia e colocou pratina no dia 10/10 e gostaria de saber se posso movimenta o braço e ainda tá inchado o braço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Kerlandia

      Em fraturas a movimentação do membro afetado é imprescindível para não ocorrer bloqueios nas articulações. Faça esses movimentos orientados por um profissional: fisioterapeuta ou educador fisico. 

  • Yago Vinicius Takahashi Bebiano

    fala doutor, faz 55 dias que eu operei o ante braço esquerdo colocando 3 fios, dois no pulso saindo para fora e 1 no cotovelo, desde de ontem eu comecei a sentir uma dor intensa no pulso, e eu já estava conseguindo até levantar o braço, mexer todos os dedos, e eu não consigo fazer mais isso pois dói muito, devo me preocupar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Yago

      Deve procurar o seu medico assistente para investigar o que pode estar acontecendo. Dor insuportável não é esperado com esse tempo pós cirúrgico. 

  • Cheron Juliana Moreira de Quadros

    Meu marido quebrou o antebraço e botou placa e parafuso e tirou os pontos mas queria saber se ele precisa por gesso para imobilizar o braço agora que já tirou os pontos ? Des de já obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cheron

      O gesso é usado para imobilizar uma fratura enquanto o osso se recupera, mesma função da placa e dos parafusos. Portanto, não há necessidade de uso do gesso.  

  • Jaqueline Brandão

    Olá boa noite pessoas

    • Dr. Diego Ariel

      boa noite

  • Luana

    Ola Dr bom dia!!! parabéns pela explicaçães muitos boas e bem conceituadas, então meu marido faturou os dois braços rádio e ulna sendo que a esquerda exposta. Até tudo bem mais isso já faz 1 ano e 2 meses ele.voltou no médico osso não colou ainda o médico dele disse que tá tudo tranquilo. Porém ele não sente dor alguma, agora ele começou a fazer musculação e reclama de dor uma dor desconfortável, ele fica muito que pra.baixo pq ele sempre gostou de fazer academia e agora ele não consegue puxar bastante carga pq sente um pouco de. Dor isso e normal??? As vezes acho que ele entra até em depressão pq ele fica auto estima dele bem pra baixo por essa situação, o que mais me intriga pq osso dele não colou ainda e o médico dele fala que TD bem o Dr pode me falar sobre isso muito obg fico no aguardo pela resposta desde agradeço sua colaboração comigo e com todos que vc respondeu.....

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luana

      Quem afirmou que o osso nao colou? O Medico? Ou vocês olharam o exame e interpretaram que o osso nao colou? Se quiser uma opinião mais abalizada, que  mande seus exames de imagem pelo Instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma 

  • Cláudio Eduardo da hora

    Boa noite Fiz minha cirurgia na emergência após um acidente,mas já se passaram 5 meses e sinto dores e após bater raio X,foi contatado que a cirurgia falhou e agora estou na fila novamente,porém sinto dores diariamente. Quero saber quanto custa essa cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Claudio

      Infelizmente, essa é uma questão que não pode ser discutida por esse canal, sendo necessário uma consulta presencial para avaliação completa da lesão e do material que devera ser utilizado para sua correção. Sugiro que voce marque uma consulta com um ortopedista para poder fazer essa avaliação. 

  • Silviamariabatistadejesus

    Fiz cirurgia no braço, sábado eu posso tomar banho e levar

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Silvia

      Deve sim fazer isso, depois curativo na ferida operatória.  

  • Maria adelaide

    Boa tarde. Fiz uma cirurgia no punho a 19 dias fui ao retorno dia 01 e o cirurgião falou que teria que refazer a cirurgia não colou nenhum osso. Achou estranho o raio pq vários ossos quebrados.resumindo retornei pra casa e sinto muitas dores os medicamentos não estão fazendo efeito. Minha pergunta é: posso retirar a tala por períodos curtos? Sinto que meu braço está afinando como se a tala estivesse corroendo o braço. Sem contar que tenho que trocar curativo todos os dias por conta dos ferros.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adelaide

      A tala pode ser retirada para a troca de curativo. O “afinamento" do braço é esperado pois músculo parado atrofia. 

  • Micheli

    Oiie.Boa noite!!! Gostaria de saber meu esposo quebrou braço e deu fratura exposta pq quebrou duas cana braço fez primeira cirurgia com pino e segunda diz que tem que colocar pratina quanto tempo para recuperar da pratina

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Michelli

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Em fraturas mais graves esse processo é mais demorado. Depois disso vem o período de reabilitação e volta a vida normal. 

  • Maria adelaide

    Boa tarde. Fiz uma cirurgia no punho a 19 dias fui ao retorno dia 01 e o cirurgião falou que teria que refazer a cirurgia não colou nenhum osso. Achou estranho o raio pq vários ossos quebrados.resumindo retornei pra casa e sinto muitas dores os medicamentos não estão fazendo efeito. Minha pergunta é: posso retirar a tala por períodos curtos? Sinto que meu braço está afinando como se a tala estivesse corroendo o braço. Sem contar que tenho que trocar curativo todos os dias por conta dos ferros.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adelaide

      A tala pode ser retirada para a troca de curativo. O “afinamento" do braço é esperado pois músculo parado atrofia. 

  • Alexandre Girardo Pereira

    Boa tarde eu fiz uma cirurgia no ante braço e coloquei uma placa com 12 pinus já faz +ou- 7 anos e agora eu estou sentindo muita dor já tirei raio x e o médico fala que não é nada é continua dizendo muito

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alexandre

      Qual seria sua duvida? 

  • Diego del rio

    Boa noite Dr. Quebrei O antibraco ( osso rádio) Faz 32 dias e ainda não fiz cirurgia E estou muito bem Não sinto dores só Queria saber se eu fizer um raio-x E o osso estiver tudo ok Será necessário fazer cirurgia ??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Diego

      Nesse caso voce precisaria de uma avaliação de um especialista para ver essa radiografia, lhe examinar e avaliar essa possibilidade. Mas não é impossível que o osso se recomponha sem necessitar da cirurgia. 

  • Diego del rio

    Boa noite Dr. Quebrei O antibraco ( osso rádio) Faz 32 dias e ainda não fiz cirurgia E estou muito bem Não sinto dores só Queria saber se eu fizer um raio-x E o osso estiver tudo ok Será necessário fazer cirurgia ??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Diego

      Nesse caso voce precisaria de uma avaliação de um especialista para ver essa radiografia, lhe examinar e avaliar essa possibilidade. Mas não é impossível que o osso se recomponha sem necessitar da cirurgia. 

  • Hellen

    Olá, Dr. Diego! Parabéns por seu conteúdo bastante explicativo, gostaria de fazer uma pergunta específica ao caso do meu bebê 1 ano e 5 meses; ele fraturou o antebraço dia 11/09 e o laudo do raio x do dia foi: "Fratura em galho verde da diafise do rádio e ulna", o médico realizou a redução, ficou 3 semanas com o bracinho engessado e após retirada não percebi nenhuma diferença nos movimentos naturais do bracinho dele, porém ao tocar percebo que existe uma elevação, tipo um caroço no lugar. O que é isso? É normal no processo? E em quanto tempo desaparece?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Hellen

      Isso que você sente é o calo ósseo , a cicatriz do osso. Tende a desaparecer entre 6 meses a um ano depois da remodelagem óssea. 

  • Hildelberto

    Oi dr já estou com com quase um mês de cirugia faço dia 9 q sair da sala de cirugia... nao sinto dores mas o braço bem no pulso ainda está meio duro... os movimentos. Vc acha q posso beber... deu vontade

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Hildeberto

      Só tenha cuidado ao beber de não perder equilíbrio e/ou apoiar o membro operado e sofrer um novo trauma. 

  • Leonardo

    Blz Dr Minha filha quebrou una e rádio dia 03/09/21 o médico do plantão disse para passar com especialista na segunda após 2 dias do ocorrido , e me informou q vai ter fazer cirurgia colocar placa , isso é correto esperar esses dias ?

  • Vanessa Pociana da Silva

    Em 2016 quebrei meu antebraço e cotovelo e hoje em 2021 anos depois, não consigo abrir e nem fechar meu braço, ou seja estou deficiente dele. Na cirurgia foi colocado uma placa e 8 parafusos. Não sei dizer ao certo se foi erro meu de não fazer fisioterapia avançada ou sequelas do acidente e esse ano me ligaram pra fazer uma cirurgia mais como não tiver dinheiro não fui nem saber como seria os procedimentos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Vanessa

      Qual seria sua duvida? 

  • João Gilberto

    Bom dia Dr. Diego gostaria de tirar uma dúvida, minha filha quebrou o antebraço sexta feira dia 24/09 e o médico que a atendeu fez somente uma tala com uma tipóia e pediu para voltarmos na terça feira com um novo raio-x para ele poder engessar, é comum ou normal esse procedimento? Segundo ele é para esperar desinchar. Por favor me ajuda.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Joao Gilberto

      O médico tem razão. Alguns traumas podem evoluir com edema considerável e, por vezes, é necessário esperar um tempo para fazer a imobilização completa.  

  • PEDRO Henrique brito silva

    Ola doutor fez uns 2 meses que eu quebrei o radio e a ulna fiz cirurgia e colocou 4 fios ai tem 8 dias que tirou e no lado superior direito fico um pouco inchado e no raio x da pra ver que ficou um pouco torto e agr eu estou com medo de ficar sentindo dor,porque quando eu pego nele eu sinto tipo uma câimbra

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Pedro

      Não se preocupe, foque agora na reabilitação. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. 

  • Jessika

    Olá Doutor, meu filho já quebou o o pulso 2 vezes basicamente no mesmo lugar, a primeira vez ele colocou dois fio no pulso, a segunda vez ele colocou um fio no pulso e outro no cotovelo... Hoje em dia, nessa mesma mão que ele sofreu essas fraturas, ele tira e colocar o pelegar do lugar como maior facilidadedo mundo, sem sentir nenhum tipo de dor. Poderia me explicarar pq isso? Desde já agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessika

      Provavelmente, ele tem uma lesão ligamentar que deixa essa articulação “frouxa" .

  • Nafalda rocha

    Quebrei o ante braço mais n sinto muita dor e normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mafalda

      Dor é um critério muito subjetivo. Há quem sofra bastante com um simples aperto e há outros que aguentam dores intensas. Se você não sente dor, agradeça, deve estar tudo bem contigo. 

  • Nafalda rocha

    Quebrei o ante braço mais n sinto muita dor e normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mafalda

      Dor é um critério muito subjetivo. Há quem sofra bastante com um simples aperto e há outros que aguentam dores intensas. Se você não sente dor, agradeça, deve estar tudo bem contigo. 

  • Maria Eduarda Silva Sousa

    O meu braço é fastiado deixa de pequena mas a a queda que eu caí depois que ele tava chateado machucou de por isso ele dorme com aperta muito perto muito

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eduarda

      Qual a sua duvida? 

  • Aline mariely

    Minha filha a 17 dias quebrou o braço, local cotovelo, infelizmente não foi tão simples, o médico dela sempre fala q foi delicado, ela já passou por cirurgia foi colocado 2 pinos e os fios. Acho q e isso, retirou os pontos do bracinho faz 2 dias, e ela é muito nervosa, tem muito medo de mexer o braço, tenho medo dela não conseguir mexer mais o braço o que eu faço?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Aline

      Os jovens tem um poder de recuperação bem maior que os idosos. Sua filha deve iniciar o processo de reabilitação. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Nessa fase paciência e força de vontade são fundamentais. 

  • Thiago Gomes de siqueira

    O meu antebraço quebrou no meio e a minha preocupação e se eu posso ou não fazer exercícios físicos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thiago

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, depois disso o osso vai sofrendo um processo de remodelamento para assumir a forma normal, isso acontece concomitante com a reabilitação necessária para recuperar bem esse osso fraturado,  e aí é vida que segue e osso  novo. 

  • Fabiana Felipe de Oliveira

    Boa noite !! Meu marido quebrou o anti braço ,colocou placas é parafusos , está fazendo 8 dias hoje ,mais ele não consegue levantar a mão , é normal pelo tempo da cirurgia ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fabiana..

      Pelo tempo, sim..

      Mas fique de olho... o normal é ir melhorando com o passar do tempo...

  • Roger Atta

    Olá! Eu quebrei acho que o antebraço. Só que recebi alta faz 21 dias, ele tirou o gesso e me deu alta. Fiquei 6 semana com o gesso. E tenho 15 anos. Quero saber em quanto tempo posso voltar a agarrar. Sou goleiro.

  • Ferdinando da silva

    Dr. Tudo bem . Há 35 anos atrás quebrei o braço e o mesmo ficou torto, na época eu tinha 7 anos, e fico chateado pela estética, vc acha que tem reversão ,algum tipo de sirurgia, Deus abençoe Att ferdinando

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ferdinando

      Hoje se tem solução para muitas coisas que não haviam há 35 anos atrás. Procure um ortopedista para avaliar o grau de deformidade do seu osso e o que pode ser feito para melhora do mesmo. 

  • Adilio alves

    Dr quebrei o rádio e a ulna e minha mão fico meio boba não tenho movimento completo dos dedos e do pulso já faz 1 mês e duas semana gostaria de saber se volta

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adilio

      Você deve investigar se houve lesão neurológica, e o grau dessa lesão. A maior parte das lesões de filetes nervosos pós fratura recuperam depois de um tempo, outras não revertem. O melhor é investigar. 

  • Thaís Fernanda

    Passei por procedimentos cirúrgicos no antebraço, 2 placas... 35 dias já posso dirigir?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thais

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável   de pessoa para pessoa. Nessa fase que você esta a dor pode ser uma bussola para seu comportamento.  

  • Rodrigo odirlei minjoni

    Ola minha filha quebrou os dois ossos do braço o ulna eo radio o ulna ta certinho no lugar o radio ta fora do lugar tao querendo fazer cirurgia eu nao quero sera q os osso cola mesmo torto obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Rodrigo

      O osso “cola" de qualquer jeito, o problema é o prejuízo para sua funcionalidade e estética. A cirurgia ajuda a alinhar e imobilizar o osso enquanto ele se recupera. Pense bem, pois você pode estar condenando sua filha a ter uma sequela para o resto da vida. 

  • Mateus

    Oi boa noite doutor queria uma opinião sua quebrei o antebraço e fiz cirurgia no rádio e no ulna coloquei duas placas mas fiquei com o braço parado umas duas semanas na mesma posição agora ta torto e o médico falou pra movimentar, eu estou movimentando mas esta muito torto e meus dedos estão ruim pra levantar e ele disse que não ia precisar fazer fisioterapia que tratava em casa porque não tem nada com o meu pulso e meu cotovelo mas estou vendo que esta torto estou com medo oque faço ? Meeajuda

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Mateus

      Se você tem duvida quanto a conduta do seu medico assistente, procure uma segunda opinião com outro profissional, não tenho como opinar nesse caso, pois precisaria examinar você e ver os exames, o que nesse canal é impossível. Nao se sinta constrangido por procurar outro medico, a confiança na relação medico-paciente é fundamental para todas as etapas de um tratamento. 

  • Erivaldo

    Olá Doutor !! Quebrei os dois ossos do antebraço, fiz cirurgia coloquei placas e pino, não consigo movimentar nenhum dedo nem a mão. Se não tiver rompido nenhum nervo, é normal ficar sem meche por quanto tempo?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Erivaldo

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, durante esse período os sintomas associados também estão em processo de recuperação. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Enquanto o calo ósseo nao se forma a fisioterapia pode ser passiva e sem carga. 

  • Paulo Henrique Tornich

    O meu quebrou, espero melhorar, é preciso de maluco com magnésio para reforçar é não acontecer mais.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Paulo Osso para recuperar só precisa de imobilidade e alinhamento, uma dose de paciência também ajuda, depois vem o processo de reabilitação que exige disciplina, uma boa alimentação também ajuda, mas nada de suplemento.  

  • Miguel

    Quebrei meu braço há mais o menos 6 anos e hoje em dia tem um calo no canto que quebrou que ao pressionar esse calo sinto uma leve dor,to fazendo academia e notei que o osso tá mais forte e tá doendo menos ao pressionar um pouco o canto vc tem algo a dizer? Agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Miguel

      O osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, quanto mais forte os músculos mais forte serão seus ossos. Você esta sentindo isso na pratica. 

  • Miguel

    Quebrei meu braço ah mais o menos 6 Anos Hoje em dia sinto uma dor ao pressionar o canto dá pra sentir uma leve dor,hoje em dia estou fazendo academia e notei que o osso está mais forte e está doendo menos ao pressionar mais ainda tenho um pouco de medo vc tem alguma coisa a dizer sobre isso?

  • Eunice Mariza kavanso Pereira

    Tive fratura exposta no antebraços com qts anos recupera já faz 11 meses depois de cirurgia eu tenho 33 anos

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Eunice

      Existem inúmeros fatores que pesam na recuperação, o tipo de fratura, como foi o tratamento, como foi a reabilitação entre outros. Usualmente, espera-se uma recuperação pós fratura óssea, quando tudo segue o protocolo entre 6 meses a um ano. 

  • Antonia Batista Da Cruz

    Tive uma fratura no antebraco e fez um cirugiacolocou pino.tenho 61 ano sera que vai demora muito para sarar.e qual o motivo desta dor?sera pelo motivo da cirugia?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Antonia

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, depois disso o osso vai sofrendo um processo de remodelamento para assumir a forma normal, e aí é vida que segue e osso novo. O material de síntese é usado para estabilizar e imobilizar a fratura. enquanto o calo ósseo se forma. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Cesar

    Bom dia Dr.... em dezembro fraturei o rádio e a ulna sendo que foi exposta. Na minha cirurgia colocaram um osso sintético mas retornei ao médico essa semana ele me disse que provavelmente terei que passar por uma outra cirurgia, terá que remover um pedaço do da bacia pra fazer o enxerco ósseo, eu queria saber se removendo osso de um lugar para outro resolve mesmo e se da onde foi removido parte óssea se regerá não ficará com buraco. Vou ficar com dor .

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Cesar

      Os enxertos retirados do próprio paciente são sempre mais efetivos que os heterologos. A asa do ilíaco é um osso usado para essas retiradas porque se recupera bem, o osso se refaz. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Yáscera Castro

    Olá Dr. Ontem fiz uma cirurgia no antebraço direito pelo Sus e hoje já tive alta. Estava com dois ossos fraturados (nenhum exposto) porém o médico não me explicou direito qual procedimento foi feito. Meu braço está inchado, principalmente minhas mãos, doendo bem mais do que quando estava quebrado. Ele falou que não precisava de gesso e nem de tala, não me deixou nem colocar a tipóia. Estou muito triste por q com a tipóia eu conseguia me vestir, ir ao banheiro sozinha e tal e sem ela, tenho que depender dos outros pra tudo, tá sendo horrível.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Yascera

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, Ate que esse calo esteja formado não deve se fazer carga no osso. Meu conselho é que você inicie um processo de reabilitação passiva sem carga.  Sua cirurgia é ainda muito recente, o corpo responde ao trauma cirúrgico. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Use a tipoia se lhe da mais conforto. Não há contraindicação pra o seu uso. 

  • Jamilly

    Olá Dr. Quebrei o braço quando tinha mais menos seis pra sete anos de idade, fiz cirurgia e tudo mais, agora tenho 21 anos, só que de alguns meses pra cá venho sentido dor e incômodo no local onde meu braço foi quebrado, o que pode ser e o que eu posso fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jamilly

      Usualmente, depois de todo esse tempo dificilmente essa dor tem alguma relação com essa fratura. De qualquer forma, procure um serviço medico, que pode ser um reumatologista, para averiguar melhor sobre essa sua dor. 

  • Ribeiro

    Boa noite Dr muito obrigado por me responder fico grato pelo Conselho, e te desejo mais sucesso que vc tem é que Deus continua a brilhar seu caminho como um excelente profissional.....

    • Dr. Diego Ariel

      Obrigado e sempre as ordens.

  • Ribeiro

    Boa noite Dr Diego, em novembro fraturei os dois braços rádio e ulna sendo que lado direito foi exposta depois de algum tempo voltei ontem no medico ele me disse que tá tudo bem mais Pra mim não tá, parece que nem começou a consolidar já vai fez 8 meses ele já me.liberou pra praticar exercícios físicos, academia etc. Mais eu não me sinto seguro tenho medo de me machucar novamente em pegar peso foi colocado platina e pinos nos dois braços, queria uma segunda opinião vejo que senhor responde todos inclusive sigo o Dr no Instagram, então queria saber mesmo se posso fazer exercícios e uma ideia do rempo de recuperação ele me disse que tinha que fortalecer o braço pra assim melhorar a minha força na qual não tenho até parece que sou incapaz. Fico constrangido pq tenho que pedir ajuda pra pegar alguma coisa pesada...

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Ribeiro

      Uma das coisas fundamentais no relacionamento entre médico-paciente é a confiança. Se você  não esta se sentindo seguro com as condutas que seu medico esta orientando, meu conselho é que você procure outro profissional. Pessoalmente, eu concordo com as orientações que ele lhe deu,  creio que você esta apenas inseguro. Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Osso só se fortalece se os músculos estiverem fortes. 

  • José Paulo Cavalcanti da Silva

    Eu quebrei o braço desse mesmo jeito

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Zé Paulo

      No que posso lhe ajudar? 

  • Julio

    Olá. Dr boa noite, então.ja faz 10 meses que passei por uma cirurgia da rádio e ulna, e os ossos não consolidaram totalmente o meu medico disse que está normal eu queria uma segunda opinião há o braço esquerdo foi exposta teve que fazer enxerto sintético. Será que realmente vai se consolidar é vou poder praticar minha luta ele memliberounpra fazer academia mais estou com medo.

    • Dr. Diego Ariel

      ja respondido

  • Julio

    Olá. Dr boa noite, então.ja faz 10 meses que passei por uma cirurgia da rádio e ulna, e os ossos não consolidaram totalmente o meu medico disse que está normal eu queria uma segunda opinião há o braço esquerdo foi exposta teve que fazer enxerto sintético. Será que realmente vai se consolidar é vou poder praticar minha luta ele memliberounpra fazer academia mais estou com medo.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Julio

      Uma das coisas fundamentais no relacionamento entre médico-paciente é a confiança. Se você  não esta se sentindo seguro com as condutas que seu medico esta orientando, meu conselho é que você procure outro profissional. Se quiser uma opinião  mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é algo que não será uma verdade absoluta, porque sómente aquele profissional que lhe examinou presencialmente, e fez o acompanhamento é que tem todas as informações necessárias para orientar as condutas, o máximo que posso dizer é em que estado esta sua fratura.  

  • DANIEL

    TRINQUEI O OSSO DO BRAÇO JA FAZ 20 DIAS JA POSSO JOGAR BOLA E O QUE VOÇE RECOMENDA PRA PRA EU SE RECUPERAR O MAIS RAPIDO POSSIVEL

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Daniel

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. “Trinco" também é um tipo de fratura incompleta. Meu conselho é que você não force esse osso até a formação do calo ósseo, ou pode completar a fratura. Repouso é a dica, ai depois fisioterapia. 

  • Maria Lúcia

    Olá Doutor meu filho de 16 anos quebrou um dos ossos do antebraço fez cirugia colocou placa ja faz 1 ano e 4 mêses gostaria de saber se ele ja pode pegar peso????? com o braço ele joga bola e precisa fazer exercícios ele ja faz flexões mas reclama que ñ tem muita força no braço

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Maria Lucia

      Osso precisa ser usado para se tornar forte, os músculos precisam se desenvolver para fazer o osso ficar mais forte. Portanto, bote seu filho para desenvolver esses músculos e melhorar o osso Que foi quebrado, mas agora ja esta restaurado. 

  • Vanessa

    Boa noite doutor, meu esposo teve quebrou os dois ossos do antebraço tendo fratura exposta do radio colocou platina e talvez tenha que fazer enxerto. Gostaria de saber se é uma cirurgia simples? Qual o tempo de recuperação? Como funciona esse procedimento? Estou preocupada.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Vanessa

      Nenhuma cirurgia é simples. Mas o resultado é sempre muito bom. A recuperação depende de paciente para paciente, da resposta do organismo, da dedicação para a fisioterapia entre outros.

  • Paloma

    Olá DR. Quando tinha 10 anos quebrei o rádio, depois de um mês de cicatrização eu quebrei a ulna, e nesta segunda quebra eu não usei gesso, quando fiquei adolescente senti que tenho "pulso aberto" quando faço alguma força. Porém nos últimos dias tenho sentido uma dor constante no no local pegando braço e antebraço, um dor que queima, estou ficando sempre sob remédios pra alívio da dor... Pode estar desencadeando algo por conta dessa quebra?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Paloma

      Existem algumas sequelas  que podem ocorrer após uma fratura, a mais frequente é uma chamada de artrose pós traumática. Meu conselho é que você procure um especialista, ortopedista ou reumatologista, para investigar o que pode estar acontencendo contigo e programar o tratamento adequado. Boa sorte 

  • Deygila

    Oi dotor meu filho caiu de bicicleta e quebrou os dois osso do braço, ainda nao foi feito a cirurgia,ele está se reclamando q mal meche os dedos isso por ter prejudicado?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Deygila

      Com os ossos fraturados fica complicado mexer o membro afetado por causa da dor que o movimento provoca, somente após a imobilizacao completa e a recuperação desse osso é que o movimento vai ocorrer sem dor. 

  • Luana

    Dr, quando nasci o médico me puxou com força (fui vítima de violência obstétrica), e resultou na quebra do meu braço. Hj com 20 anos ele está torto e sem muita força, é possível uma cirugia que possa melhorar ou fisioterapia??

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Luana

      Você precisa definir qual o grau de lesão que seu braço sofreu, a partir desse diagnostico é que se pode definir o que pode ser feito para se obter o que você esta pretendendo. Procure um serviço de ortopedia e faça uma consulta. 

  • WAGNER DA SILVA MORAIS

    trinquei o osso do braço e ja faz 11 dias ja posso jogar bola

    • Dr. Diego Ariel

      ja respondido em outra aba

  • WAGNER DA SILVA MORAIS

    trinquei o osso do braço e ja faz 11 dias ja posso jogar bola

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Wagner

      Não aconselho, trinco também é fratura, só que incompleta, se você for jogar e se sofrer qualquer pancada por menor que seja, essa fratura pode evoluir para completa. O tempo de consolidação óssea é de seis semanas. Aguarde esse tempo para poder colocar esse osso a prova. 

  • NEILTON ANTUNES

    ola Dr, boa noite quebrei o ante braço quando tinha 12 anos, hoje estou com 28 e osso do braço colou torto, nao consigo fazer alguns movimentos como colocar a palma da mao pra cima, sem contar que sinto dores em algumas ares do ate braço quando forço, exite alguma cirugia que possa corrigir essa falha?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Neilton

      É possível se fazer a tentativa para melhora desse tipo de sequela. Mas, infelizmente, não se pode garantir o resultado, podendo a cirurgia de correção ser pior que a sequela que tentou corrigir. Mas existem muitos casos de sucesso também, Converse com um ortopedista e discutam suas possibilidades em conjunto. 

  • Maria Cleia pereira da Silva

    Boa noite doutor , tive uma fratura em meu braço exposta , uso placa de platina a 35 anos , pois quando eu quebrei o braço era criança com 12 anos de idade , agora com o passar do tempo venho sentindo muita dor , o que eu devo fazer isso é normal , será se tem que remover os pinos de meu braço

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Cléia

      Todo material de síntese pode ser removido, mas seria interessante que você procurasse um serviço especializado para fazer um diagnostico adequado dessa sua dor e assim, proceder a um tratamento mais adequado. 

  • Ingrid Fontes

    Bom dia doutor meu filho fraturou o punho e ta imobilizado so que dele coçar deu uma ferida perto do gesse que fica envolto no dedao e nao sei o que fazer me ajuda Doutor obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Ingrid

      Se for superfícial e da para ver a lesão , só limpeza com anti-séptico diariamente, se não for visível completamente, procure o serviço de ortopedia para abrir uma janela no gesso para que curativo possa ser feito. 

  • Francimeire

    Olá,bom dia Meu filho quebrou antibraço 08 de fevereiro operou depois de 05 dias colocou fio ,tirou o gesso mais o menos tem um mês estava usando tala ,ontem 28/04 tirou os fios só q ele tá com dificuldade de esticar o braço levantar a mão , não faz muito movimento por q criou um machucado cima da mão onde estava a ponta do ferro (criou uma carne pra fora ) Gostaria de saber se é normal ele ter essa dificuldade . Brigada Bom dia

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Francimeire

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma.. O tempo de imobilização provoca essas travas nos movimentos, com o tempo e os exercícios, o esperado é que volte muito próximo ao normal.  

  • Gabriel Dal Cortivo Rodrigues

    Olá! Quebrei as duas canas do braço direito em 2014 quando tinha 13 anos e tive que colocar platina. Gostaria de saber se hoje, com 20 anos, posso praticar musculação normalmente

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Gabriel

      Sete anos depois você ja tem um osso totalmente novo. A musculação só vai melhorar ainda mais a qualidade do seu osso, manda ver! 

  • joice ikeda

    oi gostaria muito de um informacao, minha filha fraturou o antebraco os dois ossos foi fraturado dia 26 do mes de janeiro , ela engessou e agora faz fisioterapia , minha preocupacao e que os ossos estao juntos , estou preocupada, voces podem me ajudar?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Joice

      Esclareça esses “ossos juntos” , não entendi a alusão. Se quiser uma opinião mais abalizada, me mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique bem claro que só posso dizer o que  existe e lhe orientar que serviço procurar . 

  • Paulo

    Obrigado pela resposta doutor! Tive o trauma a 3 semanas (fiz a cirurgia no mesmo dia). A fisioterapia pode auxiliar na remodelagem óssea? Posso ter alguma limitação de movimento devido ao "desvio" ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Paulo

      A fisioterapia ajuda, mas a remodelagem pede um prazo mais longo, são seus movimentos do dia a dia que farão isso, quando ao desvio, não vejo porque limitaria seus movimentos, para isso ela teria que ser bem grande e em área articular.  

  • Paulo

    Boa noite doutor. Tenho 25 anos, e tive uma fratura cominutiva na ulna, e uma fratura simples no rádio. Tive que colocar placas e pinos. Devido ao trauma, o médico não conseguiu alinhar a ulna, tendo um leve desvio. Isso é "comum" ? A minha recuperação será mais longa ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Paulo

      Ha quanto tempo aconteceu esse seu trauma? Leves desvios na região dialisaria (meio do osso) não são significativos, deve existir uma comunicação entre as partes fraturadas para que as pontes ósseas sejam preenchidas formando o calo, isso acontece entre seis a oito semanas do inicio da fratura, depois disso o osso sofre remodelamento ( período mais demorado) que é quando o movimento do braço sob a força dos músculos e tendões e ligamentos vão ajustando o formato do mesmo, ate a completa recuperação.  O osso tem chance de ficar “torto” se não for bem reduzido ou a fratura acontecer em áreas de crescimento do mesmo, lesando essas áreas (elas se encontram nas extremidades do osso e  persistem ate pouco mais dos 18 anos nos homens). Portanto, se tudo correr bem é provável que seu osso se recupere dentro dos padrões esperados.   

  • Edson Gomes da Silva

    Boa tarde fraturei o antebraçoquanto tempo pra ter ralação?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Edson

      Se você conseguir manter seu braço quieto durante o ato não há nenhuma contraindicação p.ara a realização do mesmo 

  • Gianice

    Olá, Dr , boa tarde , meu afilhado fraturou o ante braço há 5 dias , fez uma cirurgia para fratura exposta , colocou placas , e não consegue movimentar os dedos , é normal????? Me dá um agonia . Hj ele trocou de gesso os pontos estão todos bem sequinhos . Aguardo , obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Gianice

      Se não houve lesões neurológicas, é perfeitamente normal essa dificuldade, principalmente se a fratura tiver sido próxima a algum nervo. Com o tempo a tendência é haver melhora dessa sintomatologia. 

  • Guilherme leite da silva

    Isso mesmo que aconteceu dr tive uma perda óssea no meu caso esse osso redondo que todos temos do lado externo do braço entre a mao e a cana do braço.

    • Dr. Diego Ariel

      Guilherme

      De qualquer forma você precisa procurar um serviço de ortopedia para investigar melhor e fazer o tratamento de acordo com o diagnostico encontrado. 

  • Guilherme leite da silva

    Ola dr! Tive fratura exposta no meu antebraço quando tinha 13 anos, agora estou com 24 quando forço muito meu braço sinto um encomodo e as vezes meu braço incha, o meu trabalho e pesado tenho medo de preujudicar muito meu braço devo me preucupar ? Obgd.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Guilherme

      Eu aconselho você procurar outro motivo para esse seu sintoma, a não ser que você tenha tido alguma perda óssea importante e que tenha deixado alguma sequela. O osso integro depois que se recupera é um osso perfeitamente normal. Considere ir a um ortopedista e investigar o que pode estar acontecendo contigo.  

  • Mateus Carvalho silva

    Parabéns Dr,gostei das respostas que o sr deu aos seus seguidores que tinham algumas dúvidas sobre fraturas do ante braço,elas foram muinto bem esclarecidas e com certeza ajudou e vai ajudar muintas pessoas a tirarem suas duvidas fazendo com que elas consigam alidar melhor com esses problemas indesejaos que são as fraturas que vieram a serem expostas ou não. ( GOSTEI )

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Mateus

      Lhe agradeço pelos cumprimentos, foi uma forma que encontrei de ajudar nessa pandemia, pois sabia que muitas pessoas iam ficar sem ter como tirar duvidas. 

  • Rafael Marques da Silva

    Dr.Diego estou com um calombo na região em que quebrei o antebraço, no osso que é o rádio, já fazem quase 2 meses que tirei o ferro que foi colocado e o gesso, e já estou ficando preocupado, tenho 15 anos, você poderia me dizer o que seria esse calombo?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Rafael

      Esse calombo deve ser o que chamamos de calo ósseo, que nada mais é que a cicatriz que se forma na região da fratura para regenera-la, com o tempo vai ocorrer uma remodelação e seu braço volta ao normal. 

  • Pamela

    Meu marido a 22 anos atrás sofreu um acidente de bicicleta e quebrou o antebraço e cotovelo...colocando platina e 12 parafuso no antebraço...agora vem sentindo muitas dores o que pode ser ...numca retirou a platina e os parafusos

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Pamela

      Seu marido pode ter desenvolvido uma artrose pós traumática, é necessário procurar um ortopedista para investigar e orientar o tratamento adequado. 

  • Alessandra dos Santos Dutra Xavier

    Dr Diego estou com um gesso no antebraço por uma fratura de ulna ja tem 40 dias com gesso e desde o primeiro fiquei com os dedos inchados o gesso estava muito apertado . Fui 3 vezes na urgência e decidi pagar um ortopedista particular ele fez mudanças no gesso e passou remédios Daflon pra circulação, Doutor Diego com 30 dias ja tinha o calo ele solicitou mais 3 semana esse procedimento esta correto será que quando retornar la a fratura estará colada totalmente , Doutor os dedos voltaram ao normal apos a retirada do gesso , com a fisio há risco de sequelas?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Alessandra

      O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. A reabilitação é mandatória para a completa recuperação. A fisioterapia serve para evitar sequelas. Boa recuperação  

  • Patricia

    Quebrei o antebraço ulna só q não consegui ficar c o gesso teria outra coisa p substituir gesso . Tenho alergia é pânico. Poderia me orientar onde comprar

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Patricia

      Existem diversas outras formas de manter um osso estabilizado, desde gesso sintético até tala 3D. Só não pode ficar sem imobilização, pois corre o risco de desenvolver uma pseudo-artrose ou uma consolidação viciosa. 

  • Rodrigo

    Boa tarde Dr. tive uma lesão no ante braço, Foi exposto, quebrou os dois ossos, fiz cirurgia colocando placas e pinos, já retirei meu gesso e gostaria de saber quando posso voltar no skate

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Rodrigo

      O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa.  Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Jovens, comumente se recuperam mais rápido. Siga as recomendações do seu médico  e seu retorno será bem mais rápido e seguro.  

  • Julia

    Boa noite!! Meu bebê fraturou o antebraço( quebrando os dois ossos) duas vezes seguidos, o bracinho dele ficou torto e tem um tipo de caroço, o que pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Julia

      Você não disse a idade do seu bebe. Esse “caroço" deve ser o calo ósseo que se forma para “consertar" a fratura. Quanto a ter ficado torto, em crianças o poder de remodelamento ósseo é grande, muito provável que o osso com o tempo tome seu formato fisiológico e anatômico. 

  • Tadeu

    Bom conteúdo. Como ligar o osso fraturado sem fazer cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Tadeu

      Existe muitas variedades de fratura, e o osso quase sempre se consolida, independente de cirurgia ou não. A questão é como ele vai se recuperar, torto? Para que uma fratura se consolide corretamente é necessário que ela esteja bem alinhada e que as pontas do osso se toquem, para criar a ponte óssea e que fique imobilizada até a recuperação completa. Então, minha resposta para você é sim, o osso pode se recuperar sem cirurgia  

  • FLAVYA DA SILVA CEZARIO

    Estou c uma fratura na ulna ante braço... quanto ficaria a cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Flavya

      As tabelas de preço variam de região para região. Usualmente existem vários fatores que são levados em conta para calcular valor de cirurgia ortopédica tais como: tipo de fratura, material a ser utilizado, tipo de anestesia adequada. Isso só pode ser calculado tendo todas as variáveis. Converse com algum ortopedista da sua região, acredito que vai ser mais fidedigno o valor. 

  • Arthur gomes

    Olá doutor, há 3 anos atrás eu fraturei o antebraço( esquerdo, não predominante), fiquei engessado por 6 semanas, e pouco tempo depois comecei a sentir incômodos na região fraturada, 1 anos depois fraturei novamente, e isso piorou ainda mais esse incômodo, já tentei Órtese e exercícios para o pulso, mas nada de melhoras, você sabe dizer o que pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Arthur

      Você me dá poucas informações para que eu possa lhe dar vereditos acertados. Você pode ter tido uma consolidação viciosa, uma tendinomiopatia, lesão de algum filete nervoso sensitivo. Em quaisquer casos, se faz necessário procurar um serviço de saude e investigar o que pode ter ocorrido para iniciar o tratamento mais adequado ao seu caso. Boa sorte 

  • Luis Alexandre Barbieri

    Dr. Tive um a fratura no antebračo, porem nao foi exposta, foi no rádio, mas para o lado do cotovelo, operei no ultimo dia, 2$/2. Com quanto tempo posso começar a reabilitar o bračo, meu retorno será dia, 16/3. Será que ja possssss

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Luis

      Usualmente, inicio a fisioterapia com meus pacientes após a retirada dos pontos do procedimento cirúrgico, em torno de 15 dias.  

  • Cláudia

    Dr.dia 19/01/21,fiz uma cirurgia de úmero com diafragma radial. Meu pulso está caído e meu dedão não sinto isso é normal? Colocou placa e pinos

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Claudia

      Esse seu quadro descrito é muito sugestivo de lesão do nervo radial. Para confirmar existe um exame chamado eletroneuromiografia, a capacidade de recuperação dessa lesão esta diretamente ligada ao grau de comprometimento do nervo. Procure esclarecer seu quadro para poder fazer o tratamento adequado. 

  • Franciele leal

    Com aproximadamente 2 anos quebrei os dois ossos do ante braco hg com 28 anos estou sentindo muitas dores e o ante branco muito inchado pode me da alguma dica do q pode ter acontecido OBS:Não levei nem uma pancada começou doer derrepente.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Franciele

      Meu conselho é de que você procure um reumatologista. É muito pouco provável que esse problema citado por ti advenha dessa sua antiga fratura. Necessário se faz investigar isso. 

  • Tito oscar mamani flores

    Estou quebrado braço mas quero q me fasen cerugia por q nao aguanto com dour

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Tito

      Converse com o medico que esta lhe acompanhando, ele deve analisar seu caso e ver qual a melhor conduta para tratar sua fratura 

  • Josy

    Olá,quebrei os 2 ossos do antebraço esquerdo,fiz a cirurgia,colocaram platina, em janeiro desse ano,e logo apos o médico me recomendou fisioterapia mesmo com os pontos da cirurgia é normal?e queria saber quanto tempo leva pra recuperar os movimentos na pessoa adulta e queria saber se a platina é removível ou deve ficar no corpo sempre!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Josy

      O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de 2 (dois) a três meses, variável de pessoa para pessoa. Tempo de recuperação de movimentos depende muito da reabilitação. Depois da cirurgia a recuperação total desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Qualquer material de síntese pode ser retirado após cumprida sua função, em media um ano depois de colocada.  

  • Fátima Azevedo

    Olá doutor, em 2015 fraturei a ulna e o radio do ante-braço esquerdo, não foi fratura exposta, por acidente automobilístico, fiz cirurgia onde foi colocado 2 placas e 11 pinos, fiz muita fisioterapia e não consegui recuperar os movimentos do punho, não consigo virar a palma da mão pra cima, e meu dedos não fecham até hoje, fiquei com sequela, mas de uns 3 meses pra cá tá doendo muito, dando muitas pontadas, fraqueza ao extremo, e com muita vermelhidão no local, procurei um especialista da minha cidade, ele me disse que é normal sentir quem tem placa no braço, é isso mesmo ou seria bom procurar uma nova opinião, o que você me orienta?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Fatima

      Uma segunda opinião é sempre bem vinda e sedimenta melhor as condutas. Uma possibilidade no seu caso é rejeição do material de síntese, mas é necessario um exame fisico e exames de imagem para se definir o que pode estar acontecendo contigo. Procure um especialista bem conceituado e que tenha bons resultados nos seus procedimentos. 

  • Valdemar França

    Olá doutor, fraturei o rádio esquerdo operei a 13 dias coloquei placa e parafuso... Queria saber se vou conseguir recuperar o movimento de supinação de virar a palma da mão para cima, e esticar o Braço ? Se vou conseguir ter 100% dos movimentos de volta ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Valdemar

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. 

  • luiz

    Olá, eu fraturei o antebraço direito e precisei colocar placas e parafusos em outubro de 2016. Há quase 1 (um) ano que estou sentindo dores constantes no antebraço, pulso, mãos e dedos. As dores tem alguma relação com as placas e parafusos ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luiz

      Todo material de síntese é um corpo estranho implantado no corpo humano e a qualquer tempo pode dar sinais de rejeição, ou migrar e fazer pressão em estruturas nervosas, não é o usual, mas pode ocorrer. Meu conselho é que você procure um especialista para dirimir essa duvida e descobrir o que esta causando esses seus sintomas. 

  • Tatiana

    Olá Dr Diego meu marido sofreu um acidente e fraturou o rádio e ulna, fratura exposta rádio, fez cirurgia com colocação de placa fez 2 meses, conforme ele mexe o braço a placa que foi colocada no rádio se mexe e está inchado bem nesse local em cima da placa, ele sente dor a nível de tendão, é normal a placa ficar se mexendo?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Tatiana

      Geralmente, não é a placa que se mexe, e sim o tendão que esta sobre a placa e gera essa sensação de que é na placa. Se mesmo assim você ainda ficar em duvida, sugiro que procure o médico assistente para uma avaliação . 

  • Camila Dimas

    Boa noite Dr. Como o Sr havia dito. Realmente, na minha cirurgia foi colocado 2 placas e 16 parafusos (Rádio e Ulna). Estou com muita dor, muito inchado, não consigo dormir. Tem algo que posso fazer pra ajudar? Fiz a cirurgia dia 11/01, já devo procurar fisioterapeuta ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Camila

      Muito recente a sua cirurgia. Procure não deixar seu braço pendurado, devido a drenagem sanguínea, mantenha o mesmo sempre acima do nível do coração para facilitar essa drenagem, movimente os dedos o máximo que você conseguir isso ajuda na drenagem também. Todos esses sintomas vão passar. A fisioterapia deve ser indicada pelo seu medico assistente, só ele pode avaliar a qualidade da sua fratura e o momento certo da intervenção fisioterápica.  

  • Antonio

    Boa noite Fraturei a ulna é a cabeça do rádio em 19/11/2019 Fiz uma cirurgia em 01/01/2020. O médico mandou vim pra casa e aguardar o segundo procedimento cirúrgico prótese da cabeça do rádio. Vou ter problemas com essa demora? E posso fazer a fisioterapia enquanto aguardo a outra cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Antonio

      Cirurgias ortopédicas e traumatológicas, tem seu resultado muito dependente da brevidade com que são feitas. Quanto mais proteladas, mais complicado fica o prognostico, uma das coisas para evitar complicações é fazer a fisioterapia enquanto aguarda essa cirurgia. 

  • Camila Dimas

    Boa noite Dr. Quebrei meu antebraço (rádio e ulna) e estou com alguma dúvidas. Quebrei 27/12/2020, e marcaram a cirurgia pra 11/01/2021, porém não me falaram nada. Em todos os casos é necessário colocar placas e pino, qdo o caso e de cirurgia? Existe a possibilidade deles fazer cirurgia apenas para colocar os ossos lugar e imobilizar ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Camila

      A cirurgia é para colocar o osso no lugar e imobilizar, mas isso é obtido através das placa e parafusos, quando o osso não quebra completamente é feito redução incruenta (sem abrir) e se coloca gesso para imobilizar. Se o medico optou por cirurgia é porque não há como reduzir a fratura e deixa-la imobilizada só com gesso, chama-se fratura instável. Boa sorte na sua cirurgia.  

  • VALDERILSON BRANDAO RODRIGUES

    Olá Dr, estou 16 dias de uma cirurgia de fratura exposta dos dois ossos do antebraço esquerdo, recebi todos os procedimentos, mas meu braço não foi engessado nem nada, só curativos, isso é certo? Como devo imobilizar ele e por quanto tempo?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Vanderilson

      Se sua cirurgia foi para colocar placa e parafuso, não há necessidade de imobilização externa (gesso), essa imobilização ja foi feita através da cirurgia. Agora é fisioterapia para reabilitação e fortalecimento muscular. 

  • Antônio Marcos Amaral da Silva

    Estou com os dois antebraços quebrados, igual na imagem acima, qual o valor da cirurgia? Estou assim há 20 dias

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Antonio

      Por esse canal não há como se falar de valores de cirurgia. Nem sei em qual cidade você se encontra. Marque uma consulta com um ortopedista bem recomendado e acerte com ele esse procedimento. 

  • Rafael Filipe

    Olá doutor. Tenho 14 anos e fraturei os dois ossos do antebraço direito.fiz a cirurgia mas um osso colou e o outro se distanciou. Fiz outra cirurgia onde colocaram dois fios de kishner entrelaçado no osso. Faz pouco mais de 1 semana e 3 dias que eu fiz a cirurgia. Eu tô com o gesso e sinto pequenos estalos na área da cirurgia. Isso é normal??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rafael

      O osso necessita estar alinhado (uma ponta tocando na outra) e imóvel para dar condições para o calo ósseo se formar, enquanto esse calo não se forma, o que leva cerca de dois meses, pode-se ouvir e sentir esses “estalos" aos quais você se refere.  

  • Cristina

    Olá doutor! Meu filho ele teve fratura exposta no antebraço esquerdo, e foi colocado fio interno nós dois ossos rádio e ulna, em questão disso o osso pode desalinhar e ser prejudicado?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Cristina

      Crianças tem formas de tratamento para fraturas diferentes das que usamos para adultos. O fio é utilizado para estabilizar os ossos, até que seja formado o calo ósseo ( que nas crianças se forma mais rápido que nos adultos), portanto, seu filho esta sendo tratado adequadamente. 

  • MATHEUS DEFANTE GOMES

    Olá, Doutor! Tive uma fratura no Rádio e Ulna, teve que fazer cirurgia, colocou placa e parafusos. Queria saber se vou conseguir recuperar o movimento de supinação, de virar a palma da mão para cima! Esse é o único problema que estou tendo.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Matheus

      A cirurgia é justamente para que isso ocorra. Após a consolidação óssea e a fisioterapia, o esperado é que a pessoa recupere a fisiologia do órgão afetado. 

  • Davi

    Oi douto pode me responder rápido é que já faz uns 4 a 5 meses que tirei os pinos ea tala, tenho 13 anos cai de um cavalo queria saber se já podia levantar peso e andar a cavalo

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Davi

      Osso uma vez refeito, consolidado, é vida normal. Confirme se seu osso ja esta consolidado, pelo tempo que você menciona a probabilidade é grande, e ai, pode fazer o que você gostar.  

  • Dayane Santos Lima

    Olá doutor, fraturei a ulna e fiz a cirurgia tá com uns 15 dias, consigo realizar qualquer movimento com o braço porém meus dedos não esticam mais, apenas realizam o movimento de fechar.. É comum ou devo me preocupar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Dayane

      O processo de formação do calo ósseo e recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Sua fratura ainda esta muito recente, necessário muita paciência para atravessar essa fase. A fisioterapia vai ajudar na sua reabilitação completa, confie. 

  • Tatiara

    Olá ,minha filha quebrou o antebraço e fez cirurgia ,ela está usando tala de gerso, tenho q fazer cirurgia todos os dias ou só um vez na semana no retorno?

    • Dr. Diego Ariel

      OlaTatiara

      Acho que você quiz dizer curativo. Depende do tipo de ferida que sua filha teve. Feridas de grande monta, necessitam curativos frequentes, feridas pequenas ou cirúrgicas, não. Informe-se com o medico assistente dela sobre isso. 

  • gabriel felipe

    oi doutor quebrei o antebraço e fez cirurgia e coloquei pino tenho 14 anos quanto tempo de recuperação pra mim voltar as atividades?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gabriel

      O processo de formação do calo ósseo e recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Os jovens tendem a se recuperar mais rápido, depois da formação do calo, vem a fase de fisioterapia para recuperação da musculatura e das articulações. Dependendo de quais seja suas atividades, com 3 meses ja da pra estar na ativa. 

  • Camila Mendes

    Doutor ,meu filho de 4 anos quebrou o osso do braço na região entre a mão e o cotovelo.No mesmo dia ele engesso o braço e o médico disse que ele ficaria 30 dias com o gesso.Na terceira vez que fomos tirar o raio x ,o médico disse que iria tirar o gesso faltando 8 dias para completar 30 dias .Pois o osso ja tinha voltado no lugar . Depois que ele tirou o gesso o bracinho dele aínda estava um pouco inchado mas agora ja desinchou bastante ,mas ainda sinto um caroço no braço dele ,na região que quebrou.é normal isso acontecer?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Camila

      A consolidação óssea em crianças se processa mais rápido que nos adultos, fique tranquila. Quando ao caroço,  esse é chamado de calo ósseo, perfeitamente normal, logo logo esse “caroço” desaparece. 

  • Camila Mendes

    Doutor é normal ficar um caroço depois que tira o gesso?

    • Dr. Diego Ariel

      Resposta dada

  • Djhon

    Olá eu tenho um filho de 16 anos ele quebrou o ante braço jogando futebol e faz um mês e 2 dias o médico deu dois meses para recuperar mais quanto tempo vai demora para ele volta a joga futebol ele treinar em uma escolinha ele vai ter um campeonato vai ser em dezembro dia 7 ano 2020.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Djhon

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Os jovens se recuperam mais rápido que os mais velhos. Depois da formação do calo ósseo, vem a fisioterapia, Se tudo correr bem, pode ser que seu filho possa participar do campeonato, mas atente para o fato que futebol é um esporte de contato e, dependendo da intensidade, ele pode refraturar esse osso que ainda vai estar se recuperando. Boa sorte  

  • Jessica Alves

    Olá Dr Diego Fiz uma cirurgia no antebraço, fraturei o rádio e a ulna, tem 1 mês, o médico recomendou retorno à musculação apenas com 3 meses de cirurgia, mas tenho uma dúvida, posso fazer caminhada leve ? Ou preciso esperar todo esse tempo ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jessica

      Caminhada é benéfico para o corpo e a mente. Faça sua caminhada, não há nenhuma contraindicação para a sua pratica. Boa recuperação, 

  • Karinn Bonifácio gomes

    Oi Dr quebrei meu antebraço o osso na cabeça do rádio usei uma tipóia por 15 dias tirei ela já faz uns 3 dias e normal não conseguir esticar o braço e virar a mão pra cima queria saber se consolidou o osso pois cinto uma pressão forte no cotovelo quanto tento esticar meu braco ele fica na mesma posição que foi imobilizado quanto tempo demora pra mim conseguir ter os movimentos novamente.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Karinn

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Com 15 dias de fratura, não é aconselhável nenhum movimento, alem dos dedos. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Vá na fé e acredite, 

  • Dirney

    Olá fiz uma cirurgia da ulna fraturou e Próximo do cotuvelo e punho faz 13 dias que fiz o médico disse para exercitar os dedos e mão porém não tenho força neles ,corto risco de ficar com sequelas? De não ter força na mão e não poder esticar meu antebraço pois ele só fica na posição da tipoia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Dirney

      Sequelas só são cogitadas numa fase bem mais adiantada de uma pós fratura. Seu caso ainda é muito recente. A primeira coisa que você tem a fazer é vencer a dor que os movimentos provocam e tentar movimentar seus dedos. Após a formação do calo ósseo ( processo que ocorre entre dois a três meses após a fratura) tem de ocorrer um processo de reabilitação adequado para que você recupere força e movimentos. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação. 

  • Bruno rego de carvalho

    Tive fratura no antebraço quebrou a rádio e a ulna fiz cirurgia tá com 15 dias eu coloquei platina e parafusos, posso usar Tala Longa Bilateral para Punho?? o que vc recomenda ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Bruno

      O propósito da cirurgia é estabilizar e imobilizar a fratura para que o calo ósseo possa se formar, não sendo necessário uso de talas após o procedimento. Em alguns casos raros pode ser que seja necessário o seu uso. Converse com seu médico para que ele possa fazer a melhor recomendação. 

  • Simone

    Olá Doutor! Sofri um acidente de moto e fraturei a clavícula esquerda (fachada), o radio e a ulna (exposta) a dois anos, já fiz 4 cirurgias c/ enxerto ósseo no radio e irei fazer mais uma. Tirei a placa e parafusos da clavícula em julho do ano passado e três dias depois quebrou novamente e o ortopedista colocou novamente a placa c enxerto ósseo. Estou usando a órtese no punho para manter a imobilização parcial. É normal todo esse tempo para consolidação óssea? Teria algum suplemento que pudesse ajudar?

  • Jose luiz

    Oi dr minha filha tem 9 anos e quebrou os dois ossos do antebraço a una ainda nao colou foi fratara exposta fez a cirurgia e esta com os fios .faz 3 meses já agora a dra responsacel disse que seta necessário fazer um ebxerto.gostaria de saber como funciona isso como é feito e se é segiro drsde ja agradeco

    • Dr. Diego Ariel

      Olá José Luis

      O caso da sua filha é um caso atípico. Crianças, normalmente, tem uma consolidação rápida. Se o medico aventou a possibilidade de enxerto, é porque ela deve ter perdido muito tecido ósseo. Cirurgias sempre carregam um risco, mas tudo em medicina se leva em consideração risco-beneficio. Crianças se recuperam bem. 

  • ELAINE

    Ola, meu filho de 11 anos quebrou o braço a ulna e radio na sabado, nao foi uma fratura exposta. Fizeram o procedimento de imobilização e mandaram pra casa, o medico disse que eu teria que voltar para marcar a cirurgia hoje segunda feira. Fui ate o ambulatório do plano e eles marcaram a cirurgia para 08/09 daqui uma semana, pois alegaram inchaço e que nao poderiam fazer com o inchaço. Nao corremos o risco de calcificar? ou piorar o edema? é normal aguardar 10 dias para a cirurgia? Isso tudo em hospital particular com plano de saude.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elaine

      A conduta que tiveram com seu filho é perfeitamente adequada, fazer uma cirurgia num braço edemaciado é apostar em complicações pós operatórias. O calo ósseo leva cerca de dois meses para se formar, portanto, não há risco de calcificar nada nesses dias de espera. Paciência, seu filho fará a cirurgia no momento certo e com todas as chances de sucesso. 

  • Sara Almeida

    Boa tarde. Quebrei a ulna, médico me deu 15 dias, mais 60 dias com gesso. Eu queria muito voltar a trabalhar colocando tala e tipóia. Eu corro algum risco Dr? A tipóia não consegue estabilizar meu braço não?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sara

      A recuperação após trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. O calo ósseo leva de dois a três meses para se formar, variável de pessoa para pessoa. A função da imobilização gessada é deixar o osso na posição correta e imóvel até que ele se recupere. Não tem como você conseguir isso com uma tala. Quanto a voltar a trabalhar, eu não aconselharia ainda, dependendo do seu tipo de trabalho nem de gesso você deve voltar.

  • CLEIA Costa

    Olá Quebrei o braço na região do rádio coloquei placa e parafuso mais quando eu vou fazer o curativo que tira a tala parece que está torcendo meu punho isso é normal não consigo ficar com o braço solto tenho que segurar as pontas dos dedos é muita dor e agora não consigo abrir a mão pois dói muito fiz a cirurgia agora dia 01/08/2020 gostaria de saber se esses sintomas são normais

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cleia

      Você ja esta fazendo fisioterapia? A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa investir na fisioterapia para melhorar a sua mobilidade. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Com esse tempo, esses sintomas que você refere já eram para estar mais amenos. Tente investir na reabilitação para melhorar essa sintomatologia e readquirir mais força no membro. 

  • Marcio

    Olá Dr Diego! Tive uma fratura exposta da ulna passei por cirurgia, ainda estou fazendo fisioterapia pois ainda não consegui a total extensão do braço e nem do punho.( Já se passaram 6 meses que fiz a cirurgia e já ate voltei ao trabalho). Na ultima vez que fui na fisioterapia senti uma pontada(choque) bem no ponto onde foi a fratura e desde agora sinto incômodos e a impressão de ter uma articulação onde era a fratura, fora o fato de fica bem dolorido e sinto como se osso se movimentasse mesmo parafusado é bem esquisito. Na sua avaliação isso é normal? Já marquei ortopedista pois fiquei bem preocupado e só volto para fisioterapia apos a avaliação do ortopedista. Olá Dr Diego No momento não sinto dor na região somente um incomodo. É possível que sinta dor? Tenho dificuldade de extensão do punho pode estar relacionado? Existe algum tipo de tratamento que não precise de uma nova cirurgia ou o mais prudente seria a cirurgia mesmo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Marcio

      Com esse tempo de fratura, já era para esse osso estar consolidado, é provável que você esteja desenvolvendo uma pseudoartrose, que é quando o osso não consolida e faz uma “falsa articulação” (mobilidade). Também não é improvável que exista algum pequeno foco de infecção, conhecido por osteomielite, mas o mais provável é a pseudoartrose. Procure ajuda especializada para definir o diagnóstico e, a posterior conduta. Boa sorte 

  • Marcio

    Olá Dr Diego! Tive uma fratura exposta da ulna passei por cirurgia, ainda estou fazendo fisioterapia pois ainda não consegui a total extensão do braço e nem do punho.( Já se passaram 6 meses que fiz a cirurgia e já ate voltei ao trabalho). Na ultima vez que fui na fisioterapia senti uma pontada(choque) bem no ponto onde foi a fratura e desde agora sinto incômodos e a impressão de ter uma articulação onde era a fratura, fora o fato de fica bem dolorido e sinto como se osso se movimentasse mesmo parafusado é bem esquisito. Na sua avaliação isso é normal? Já marquei ortopedista pois fiquei bem preocupado e só volto para fisioterapia apos a avaliação do ortopedista.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Marcio

      Pelo que você relata, pode ser que esteja desenvolvendo uma pseudoartrose, que é quando o osso não consolida e faz uma “falsa articulação” (mobilidade). Procure ajuda especializada para definir o diagnóstico e, a posterior conduta. Boa sorte 

  • Fernanda

    Oi Dr. Diego, Meu pai tem 70 anos, diabético e quebrou o antebraço há quase 15 dias. No dia do engessamento, o médico puxou algumas peles do braço dele que se romperam com a queda na rua e sangrou bastante. Ele fez o engessamento e o gesso manchou de sangue de dentro pra fora, isso é normal? Os vizinhos e até familiares ficam falando que ele vai perder o braço por causa disso, que tinha que fazer uma janela no gesso pra pele respirar. Ele ja foi em 3 médicos e disseram que era normal. Estamos preocupados, o que acha? Ele não está com dores e a mancha tb nao aumentou no gesso, foi só no dia mesmo que sangrou. Tem algum perigo? Obrigada!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Fernanda

      Observe os dedos do seu pai, devem ter algum edema, veja se ele mexe bem os dedos e se estão com uma coloração parecida com os da outra mão, se não vir nada diferente disso, esta tudo bem. Não há necessidade de abrir janela” no gesso devido a lesão de pele, normalmente ela cicatriza bem. Boa recuperação para seu pai 

  • Kérsia Razão

    Olá doutor, meu esposo teve uma fratura no rádio e na Ulna, mas não foi operado pois teve um aneurisma à 2 anos, e ainda não foi operado. No meu país (Angola) É uma cirurgia de alto risco. Foi lhe recomendado o tratamento conservador, colocaram uma tala de gesso, à duas semanas. Mas consegui ver na pele uma leve saliência que poderá deixar o braço deformado. Quais às chances dele se recuperar totalmente com o tratamento conservador? Sendo que tem 31 anos. É possível que ele tenha rigidez em alguns movimentos como sequela?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Kersia

      Existe muitas variedades de fratura, e o osso quase sempre se consolida, independente de cirurgia ou não. A questão é como ele vai se recuperar, torto? Para que uma fratura se consolide corretamente é necessário que ela esteja bem alinhada e que as pontas do osso se toquem, para criar a ponte óssea e que fique imobilizada até a recuperação completa A tala não faz uma boa imobilização, pois deixa margem para que o osso se mova. Você pergunta se ele pode se recuperar com o tratamento conservador, pode sim, como eu disse acima, mas como vai ser essa recuperação é uma outra questão. E ai entramos na segunda pergunta, sim ele pode ficar com alguma sequela decorrente desse processo. Converse com os médicos para ver a possibilidade de fixação dessa fratura (seja cirúrgica ou com gesso fechado) para evitar sequelas futuras. Boa sorte 

  • Gustavo Antonio

    Olá DR. Diego, tive uma fratura na ulna na qual imobilizei meu braço por seis semanas com gesso! Estou ha 10 dias que retirei o gesso, consigo flexionar meu braço cerca de 95%, e estender cerca de 85%, quando chego nesse limite sinto uma dor forte no que creio ser epicondilo medial e não consigo esticar o restante! Isso é normal? O que devo fazer? Desde já agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      OI Gustavo

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta nessa janela de tempo, o que significa que seu osso ainda esta se consolidando. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Tudo que você está sentindo é perfeitamente normal. Confie no tempo e tenha paciência, isso é o mais importante agora. Fique bem 

  • Gabi

    Boa tarde Dr Tive uma fratura do rádio e ulna onde rasgou um pouco a pele , fiz cirurgia estou com placa e dois parafusos e um arame que sai do meu pulso , sinto mas não mexo os dedos meu acidente dói dia 6 e a cirurgia dia 15 é normal não mexer os dedos e durante os curativos ter que segurar a mão pois o pulso não sustenta não sei se é devido ao arame

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Gabi

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Esses sintomas que você relata são normais, nesse período de recuperação óssea , tende a desaparecer com o inicio da fisioterapia. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação

  • Jessica

    Olá.. No dia primeiro de maio quebrei a ulna e a cabeça do radio,fiz cirurgia no dia 6. Até agora estou com dificuldade para mexer minha mão,não consigo esticar meus dedos, não tenho força.. Isso é normal? Estou na quarta sessão de fisioterapia. Obg.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jessica..  

      Até consolidar a fratura, é comum sentir isso sim...  O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dores e inchaços (edema), devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...    Fique bem

  • Joziene Batista

    Boa tarde qual o valor da cirurgia para retirar os ferros

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Joziene.

      Para marcar consulta, orçamentos e afins, entra em contato pelo whatsapp: 84 98622-9921

      Boa sorte...

  • Alex Mariano Rosa da Silva

    Ola Dr. gostaria da sua autorização para usar as imagem em uma apostila que estou fazendo sobre fraturas para Instrumentadores cirúrgicos.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Alex

      Pode utilizar sem nenhum problema. Estamos às ordens .

  • Luziana da Cunha

    Meu filho quebrou o antebraço direito no dia 04 de fevereiro de 2020 foi colocado o gesso e na primeira avaliação pra olhar como estava o médico retirou o gesso pois o seu punho estava torto

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Luziana

      Entendo sua preocupação. Contudo tem que ter calma e ver que não adianta querer adiantar o processo e poder causa uma re-fratura no garoto...

      Assim, o mais seguro é esperar o osso consolidar (“colar”) e só depois retirar o gesso e iniciar a fisioterapia... Geralmente o tempo para consolidar é em torno de 6 semanas, sendo mais rápido em crianças mais jovens.. 

      Até lá, siga as recomendações do seu médico...

      Boa sorte...

  • Francisca neuma Xavier lopes

    Tive fratura no antebraço quebrou a rádio e a ulna fiz cirurgia quanto tempo volto às atividades precisa fazer fisioterapia

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Neuma...

      O retorno às atividades é mais indicado quando ocorrer a consolidação óssea e a melhora da musculatura e da força... isso depende do padrão da fratura do tratamento escolhido, podendo variar de 2 a 6 meses... e em muitos casos até mais...

      Geralmente indico a fisioterapia nas segunda semana de pós operatório... mas pode variar...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte