Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Traumatologia

Fratura do Cotovelo


Imagem

    O Cotovelo é a articulação que fica localizada entre o antebraço e o braço. É uma articulação bastante complexa, formada pela relação de três ossos: o Úmero, o Rádio e a Ulna. Além da própria anatomia óssea, o cotovelo tem sua estabilidade aumentada pela presença da cápsula articular e dos ligamentos colaterais e anular. Além do movimento de flexão e extensão, o cotovelo ainda é capaz de executar movimento de pivot, pronação e supinação (movimento rotacional utilizado para apertar um parafuso com uma chave de fenda, por exemplo).

    Uma fratura do cotovelo é qualquer fratura que acometa a região distal do úmero (a partir da crista supracondilar), a proximal do rádio (cabeça e colo) e a proximal da ulna (olecrano e coronoide). As fraturas podem ocorrer separadamente ou associadas (ex: ulna + rádio, rádio + úmero distal, úmero distal + ulna, ou as três ao mesmo tempo).

    No adulto, a incidência de fraturas do úmero distal é de cerca de 5,7 por 100.000 a cada ano. Já as fraturas da cabeça radial são responsáveis por 1, 7 a 5,4% de todas as fraturas e por 1/3 de todas as fraturas do cotovelo. Já a incidência das fraturas do olécrano na população adulta é de aproximadamente 11,5 por 100.000 pessoas a cada ano.

    Nas crianças, de todas as fraturas do cotovelo, 85% ocorrem no úmero distal, sendo que dessas 55 a 75% são supracondileanas.

 

Como ocorre a fratura do cotovelo? Os principais mecanismos de fratura do cotovelo são: o trauma direto na região do cotovelo e o trauma indireto, como na queda da própria altura sobre o braço estendido. Em pacientes mais jovens, geralmente a fratura ocorre após traumas por mecanismo de alta energia, como nos acidentes automobilísticos. 

 

 

Quem tem maior risco de fraturar do cotovelo? Nas crianças, a maioria das fraturas ocorre em pacientes entre 5 e 10 anos de idade, mais comumente em meninos. Nos adultos, as fraturas têm uma distribuição bimodal, sendo mais comum em jovens do sexo masculino (relacionados a acidentes de grande energia, como os automobilísticos) e em mulheres idosas (relacionada a osteoporose e a traumas de baixa energia, como quedas).

 

 

Quais os sintomas? Dor, edema (inchaço), hematoma/equimose (mancha de coloração roxa, por extravasamento de sangue) e deformidade, além de incapacidade de mobilizar o membro superior afetado. Geralmente, o paciente dá entrada no pronto-socorro mantendo o braço junto ao tórax para tentar aliviar a dor.

 

Como é feito o diagnóstico? Além da historia clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e no planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. A tomografia é muito útil para uma melhor avaliação do padrão de fratura. 

 

 

Todas as fraturas são iguais ou existe alguma mais grave do que outras? As fraturas do cotovelo diferem entre si em termos de gravidade. Dentre os principais parâmetros, três se destacam para dizermos quão mais grave é a fratura. São eles:

1- Fraturas expostas ou lesões associadas;

2- Desvio dos fragmentos;

3- Padrão da fratura.

 

Como o padrão da fratura é classificado? Apesar de cada fratura ser diferente de uma pessoa para a outra, muitas apresentam padrões semelhantes. Tais padrões permitem criarmos uma classificação que orienta os médicos na condução do tratamento. Para cada um dos três ossos que compõem o cotovelo, existe uma classificação distinta. Basicamente, elas dividem as fraturas de acordo com a localização da fratura, com energia/mecanismo do trauma e de acordo com o “traço” de fratura e com o desvio dos fragmentos (número de partes). Geralmente, cada osso fraturado é classificado separadamente, por exemplo: em uma fratura do cotovelo que acometeu o úmero e a cabeça do rádio, será feita a classificação da fratura do úmero e da fratura da cabeça do rádio, separadamente.

 

Como é feito o tratamento? O tratamento pode ser de duas formas: conservador (sem cirurgia) ou cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade e de alguns parâmetros, como os supracitados. 

 

Como é feito o Tratamento Conservador? A melhor indicação de tratamento conservador é feita nos casos de fraturas sem ou com pouco desvio. O tratamento é feito com imobilização gessada, geralmente do tipo axilopalmar, sendo sempre realizado o acompanhamento radiográfico. Em torno de 3 a 4 semanas, os exercícios ativos leves são iniciados. Entre 6 e 8 semanas, a imobilização é retirada e o paciente pode iniciar alongamentos e exercícios contra resistência leve.O retorno a um arco de movimentos e à função quase normal é esperado após um período de 6 a 9 meses.

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? As indicações mais aceitas para o tratamento cirúrgico de fraturas agudas do cotovelo são fraturas expostas, comprometimento neurovascular associado e politraumatismo. Outras indicações são os grandes desvios, fraturas intra-articulares desviadas (incongruência articular) e falha do tratamento conservador. As demais situações devem ser avaliadas caso a caso. Dentre as principais técnicas empregadas, está a utilização de placas e parafusos, fios (pinos), fixadores externos e Artroplastia (prótese).

 

 

Quais as possíveis complicações? Infecção, Pseudartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras.

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? O retorno vai depender muito da gravidade da fratura, das lesões associadas e de qual técnica de tratamento foi utilizada. Geralmente, o retorno pode variar de 6 a 12 meses no adulto e de 4 a 6 meses nas crianças. Todavia, há casos mais graves e mais complexos que necessitam de mais tempo para a reabilitação completa.

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentar



Comentários

  • Maria Aparecida faria

    Fiz uma cirurgia recentemente no cotovelo sinto muito dor no braço

  • Angela Maria Moreira vieira

    Quebrei o cotovelo esquerdo há dois meses atrás o médico não quis operar e nem engessou mandou colocar na tipoia mas o braço continua doendo ,não consigo nem tomar banho sozinha tinha marcado a consulta para dia 29 de março e depois remarcou para 19 de abril é assim mesmo tenho medo de ficar sem movimento no braço Estive na consuta no dia 08 de março ele tirou o raio X e disse que o osso estava colando ,por favor me diz se o procedimento é esse mesmo obrigado

  • Gabriela

    Desloquei o cotovelo não houve fratura, 2 semanas com gesso,jogi vôlei, qto tempo p a recuperação total e eu ir jogar sem medo?

  • Nany de oliveira

    Boa tarde Dr si puder me responder agradeço muito pois estou mt confusa Tive uma fratura a 13 anos atrás no cotovelo e n cuidei era caso cirúrgico fiquei anos sem cnsg esticar hj já cnsg mais não totalmente Médico pediu Raio x Tomografia pra vê melhor e me indicou a não mexer com isso agr pq já faz MT tempo colou errado onde quebrou Uq acha si eu resolver operar pois não sinto nada dor dormência nada só não estica todo isso me incomoda e perdi um pouco da força tbm tô com medo de mexer nele agr e arrumar outro problema pois na mh cidade existe vai casos assustador na ortopedia ??? Me de uma opinião será uma grande ajuda

  • EMERSON

    FOI FEITA UMA CERUGIA NO MEU COTUVELO, POIS O MESMO TINHA QUEBRRADO NUM ACIDENTE DE MOTO, MAS DEPOIS DE TRÊS MESES O FERRO COMEÇOU A APARECER, POR CIMA DELE TINHA UMA PELE FALÇA DESDE DAS PRIMEIRAS SEMANAS E AI SAIU E AGORA ESTÁ APARECENDO E ESTA A CADA DIA RASGANDO MAIS E NÃO PODE NEM ENCCOSTA QUE DOI MUITO

  • VANDERLEIA DA SILVA NASCIMENTO DOS SANTOS

    Olá boa tarde tudo bem! Me tira uma dúvida meu filho tem 2 anos e 7 meses quebrou o cotovelo fez um mês , retirou o pino ontem o bracinho dele continua na mesma posição da tala O médico não orientou nada terapia nem nada isso me deixa preocupada o que você me indicaria.

  • VANDERLEIA DA SILVA NASCIMENTO DOS SANTOS

    Olá boa tarde tudo bem! Me tira uma dúvida meu filho tem 2 anos e 7 meses quebrou o cotovelo fez um mês , retirou o pino ontem o bracinho dele continua na mesma posição da tala O médico não orientou nada terapia nem nada isso me deixa preocupada o que você me indicaria.

  • Rebheka

    Quando eu tinha 15 anos levei um tiro no braço próximo ao cotovelo fiz cirurgia pra retirada da bala e na ocasião o médico disse que a bala estrassalhou meu osso , agora 10 anos depois estou sentindo uma dor no osso no local do ocorrido. Oque pode ser ??

  • Rebheka

    Quando eu tinha 15 anos levei um tiro no braço próximo ao cotovelo fiz cirurgia pra retirada da bala e na ocasião o médico disse que a bala estrassalhou meu osso , agora 10 anos depois estou sentindo uma dor no osso no local do ocorrido. Oque pode ser ??

  • Rebheka

    Quando eu tinha 15 anos levei um tiro no braço próximo ao cotovelo fiz cirurgia pra retirada da bala e na ocasião o médico disse que a bala estrassalhou meu osso , agora 10 anos depois estou sentindo uma dor no osso no local do ocorrido. Oque pode ser ??

  • Fabiana Brasil de Almeida

    Boa noite dr gostaria de saber se é possível fazer uma cirurgia no braço que quebrei e ficou torto sofri muito com isso

  • Raquel Nascimento da Silva

    Doutor Diego venho aqui lhe implorar por ajuda...eu tive um acidente de moto em 2017 e quebrei o cotovelo...não consegui passar pela cirurgia no SUS devido o anestesista sismsr q eu era testemunha de jeova...acabou q sofro dores horríveis não consigo viver nem trabalhar .não tenho dinheiro pra pagar pra nada...estou virando mendiga...não consigo dormir não tenho paz...por misericórdia o senhor pode.me.ajudat me dando uma consulta? Graa

  • JOEL RODRIGUES DE SOUZA

    Joel Olá tive uma fratura na cabeça do radio + processo coronoide + fragmento osseo intra articular o hospital retirou apenas o fragmento, tem 8 dias de cirurgia e sem querer peguei um peso com o braço agora estou sentindo dor no cotovelo, pode ter ocorrido algum problema? Ligamentos quebrado ou ter saído um pouco do lugar?

  • JOEL RODRIGUES DE SOUZA

    Obs do meu comentário foi no cotoveloas fraturas listadas abaixo

  • Joel

    Olá tive uma fratura na cabeça do radio + processo coronoide + fragmento osseo intra articular o hospital retirou apenas o fragmento, tem 8 dias de cirurgia e sem querer peguei um peso com o braço agora estou sentindo dor no cotovelo, pode ter ocorrido algum problema? Ligamentos quebrado ou ter saído um pouco do lugar?

  • David Assmann

    Sofri uma fratura no cotovelo,e fiquei 45 dias com o braço engessado,e tirei o gesso ontem,mas ainda sinto dores no pulso e no braço,e tb n consigo esticar ele.E normal isso?

  • cesar sales da costa

    Doutor tive uma fratura do olecrano tem 50 dias coloquei placa com 8 parafuso,já estou na terceira fisioterapia meu braço na chega na posição de escovar os dentes e pentear o cabelo

  • Tiago

    Doutor, tive uma fratura no cotovelo (ulna e rádio), fiz fisioterapia, fui liberado para as atividades normais... acontece que segundo minha fisioterapeuta meu braço nunca vai esticar novamente (ele é levemente torto), porém segundo o médico sim... Faço musculação e meu braço dói constantemente na região da fratura, é possível voltar ao normal? e essa dor é comum?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi tiago... 

      depois converse com seu médico a possibilidade de uma manipulação sob anestesia...

      boa sorte

  • Adriano jose de Oliveira

    Bom dia Tive uma queda do telhado de uma altura de 5 metros Tive fratura no cotovelo e fratura no meio do antebraço No dia 01/03/23 Fiz a cirurgia no antebraço e no momento estou com uma placa e no cotovelo somente o tratamento conservador com gesso durante 2 meses No momento já faço fisioterapia gostaria de saber se o cotovelo volta a abrir e fechar pois tenho receio que fique sequelas

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Adriano..

      Dedepende da gravidade da fratutra e de seu comprometimento na reabilitação fisioterápica ....

      Boa sorte

  • Diego Rafael Dus Lopes

    Tenho o braço não estica tive uma fratura no cotovelo não fiz tratamento até o fim.. tem condições de fazer Nova cirurgia

  • Felipe

    Fiz uma cirurgia a uns 10 anos atrás no meu cotovelo direito a cirurgia não deu certo é perdi 50% e movimento do braço Digo 50% pq não posso esticar meu braço algo me empede de esticar Queria saber se podem me dizer algo que ei posso fazer se têm como reconstruir o cotovelo ou por alguma prótese Eu tenho uma foto do raio X se poderem dar uma olhada só me mande mensagem nesse email daí eu mando por lá

  • Ataide Bevilacqua

    Sofri uma queda de bicicleta e quebrei o cotovelo esquerdo sem osso exposto, passei por uma cirurgia na Sta casa de ribeirao preto sp , pois meu braço na região do cotovelo não tem articulação, pergunto tem como efetuar uma cirurgia para voltar a articulação normal , esse acidente sofri qdo eu tinha 15 anos e hj tenho 62 anos , tem algum recurso para ser feito para eu voltar a movimentar meu braço, sinto hj ao dormir que este braço que não movimenta no cotovelo e fica na posição 45 graus aí faz um tempo que sinto dormência nos dedos da mão desse braço. O que fazer .

  • Antonia

    Sofri um acidente de moto Quebrei ombro e cutuvelo Fis cirurgia do cutuvelo Ombro o médico não fés cirurgia esperou colar Mas não colou direito ainda sinto dor quando ando um pouco mais O cutuvelo já tenho seis meses de cirurgia Já tá o até fazendo fisioterapia Más derrepente tá me dando dores muito fortes dó cutuvelo aí braço Parece do De chok muito forte que não consigo nem mexer o braço Vem forte e para A dor tá insuportável Fui no clínico ele me receitou uns remédios fortes mas não tá adiantando nada

  • Simone fontenele saraiva

    Boa noite Fiz uma cirurgia do cotovelo esquerdo devido a um acidente de moto a qual me deixou com sequelas,estou perdendo os movimentos da mão,tudo cai da minha mão! E agora estar inxando estar arroxiado e muito avermelhado ,o osso dói e estar crescendo ficando pontudo e ferindo a sicatriz da cirurgia! E como se tivesse solto o osso !

  • Simone fontenele saraiva

    Boa noite Fiz uma cirurgia do cotovelo esquerdo devido a um acidente de moto a qual me deixou com sequelas,estou perdendo os movimentos da mão,tudo cai da minha mão! E agora estar inxando estar arroxiado e muito avermelhado ,o osso dói e estar crescendo ficando pontudo e ferindo a sicatriz da cirurgia! E como se tivesse solto o osso !

  • Rodrigo Santos Pereira

    Olá, tive uma fratura chamada tríade terrível de cotovelo, estou há 7 dias esperando cirurgia, a previsão é que dia 20/06 seja feita (15 dias após o trauma) essa demora pode acarretar em problemas futuros?

  • Natalia

    Bom dia Dr fraturei o cotovelo ( o olécrano ), realizei uma cirurgia faz 1 mês e 15 dias, já realizei 16 sessões de fisioterapia, porém meu movimento de flexão está prejudicado, tem alguma opção de desbloqueio para o movimento voltar nem que seja parcial?? Não consigo realizar nem escovação dos dentes pois a articulação não se aproxima da cavidade da boca.. e a mão e bastante dormente, sendo que já faço reposição de vitamina b12 a 16 dias..

  • Marcelo José de Lima

    Boa noite doutor tudo bem olha em março sofri um acidente de moto e quebrei o cutovelo fiz cirurgia é coloquei pinos gostaria de saber se é normal essa sensibilidade no local da cirurgia é também ainda não consigo os movimentos total do braço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcelo

      Lesões articulares levam mais tempo para recuperação. Eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fortalecimento muscular e fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma, e a  musculação recupera fibras perdidas e prepara o membro para executar as tarefas pertinentes a ele. 

  • ANA BEATRIZ DA SILVA LEITE RODRIGUES BONITO

    Olá doutor boa noite, gostaria de tirar algumas dúvidas, hj faz 7 dias que minha bebê de 1 ano está com a tala de gesso , hj teve retorno e realmente confirmaram uma fratura no cotovelo, marcaram retorno pra daqui 3 semanas pra tirar a tala e fazer outro raio-x, é possível que no próximo retorno o osso ainda não tenha se recuperado? E todos os casos precisam de fisioterapia ou não? E depois da recuperação os movimentos dela voltaram ao normal , como era antes? E existe algum tempo após que tira a tala pra poder fazer as coisas que fazia antes? Muito obrigada e desculpa tantas perguntas realmente estou muito preocupada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana

      Usualmente as crianças tem uma recuperação bem mais rápida que os adultos, o esperado é que no retorno ela ja tenha o calo ósseo bem formado. A fisioterapia é necessária para recuperar e fortalecer as partes moles e a mobilidade que se perde pelo tempo de gesso. Tente não se preocupar muito, crianças se recuperam muito bem. 

  • JOSIMARA COSTA DE SOUZA

    Tive uma fatura no cotovelo direito por projeto de bala tinha 14 anos vim tira a pratina depois de 6 anos com a pratina nesse período deu rejeição depois sicatrizou com o ferro pra fora e depois machuquei o braço abriu no começo a pratina que eu usei erra de 16 pino e ficou uma cicatrize muito grande do cotovelo até a metade do braço um pouco a mais e agora não consigo fazer insesto fiz minha última cirurgia pra tira a pratina até sem nestezia agora sem ela não estico mais meu braço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Josimara

      e qual seria sua duvida?

  • Beatriz

    Olá doutor, quebrei o cotovelo quando era criança, sempre tive dificuldade com o braço então aprendi a ultilizar o esquerdo em muitas ocasiões, pq minha força e coordenação motora não são iguais. Numa tive muito problema ou pensei sobre isso, mas hoje em dia me dá dor, não posso ficar com o braço em certas posições que ele fica dormente e dói, não consigo esticar completamente o braço e já desmaiei uma vez pq levei uma pancada atrás perto do cotovelo que é muito diferente do outro.. teria alguma coisa que eu pudesse fazer para melhorar mesmo depois de mais de 20 anos ?? Nunca me incomodou muito, aprendi a viver com ele assim, mas agora tenho mais dores…

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Beatriz

      Procure um especialista na área , um ortopedista com especialização em ombro e cotovelo, se houver algo que possa ser feito ele lhe dira.  

  • Renata

    Bom dia Sou Renata e tive a 1 mês e 10 dias quebra do úmero distal há 15d tirei os pontos e Gesso. Não consigo dobrar o braço 70% a mão perdi força e dedos anexar e mindinho co. Dormência e não fecha. Estou fazendo fisioterapia. Será q irei fechar o braço por completo? Pu segurar e ter força nas mãos?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Renata

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia+ musculação ). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Agora você tem que vencer as dores e dificuldades que surgem durante a reabilitação. 

  • Marcelo

    Bom dia ! Doutor Tive uma pequena fratura no cotovelo e no pulso , fique 3 semana com o gesso,tirei o gesso e agora não consigo esticar o braço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcelo

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. 

  • Larissa de Cuffa Almeida

    Ola Dr meu marido quebrou o cotovelo e o medico disse que ele esta com pseudoartrose e precisara fazer uma cirurgia que colocara placa de titanium e 6 parafusos, sera que ele vai conseguir voltar a mexer o braço normal depois de ja ter melhorado?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Larissa

      Você pode procurar uma segunda opinião. A pseudoartrose é a condição em que o osso não se recuperar e fica móvel . Você afirma que ele ja estava recuperado, portanto, é necessário revisar o caso para confirmar a pseudoartrose e a necessidade de nova cirurgia. 

  • IVANETE BELEM DO NASCIMENTO

    Doutor, tive a chamada tríade terrível do cotovelo em setembro de 2019. Operei, foram colocados 5 pinos. Depois de 6 meses foi cogitada outra cirurgia, porém não a fiz devido à pademia de Covid-19. Fiquei com grande sequela que dura até hoje 3 anos e meio após. Tenho muito pouco movimento e use naodibro nem estico. Nem mesmo funcional estou. Há 1 pino um pouco fora do lugar e médicos distintos disseram coisas diferentes. Gostaria de saber se há possibilidade de recuperar extensão e flexão mesmo após tanto tempo ou se existem tratamentos alternativos para perda de massa muscular (que venho apresentando). Um fisiatra é indicado? Grata pela atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ivanete

      Eu precisaria lhe examinar e ver exames de imagem para poder lhe dar uma resposta mais assertiva. Se quiser me mande as imagens e um video do seu braco e dos movimentos do mesmo para meu instagram @arieldelima 

  • DANIELA BAZILIA DA SILVA

    Oi , me chamo Daniela e a 1 ano quebrei meu cotovelo, demorou muito pra eu começar a fazer a fisioterapia e com isso meu braço ficou torto, não estica e sinto muitas dores musculares na região do ombro e pescoço!! Já fiz 40 seções de fisioterapia e não obtive muito sucesso!!! Sendo assim será caso de cirurgia??? Ainda não consegui o retorno com o ortopedista e estou muito preocupada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniela

      Infelizmente, você precisa de um diagnóstico para o que pode estar causando esse bloqueio, ou seja, precisa de uma consulta com um especialista. Sem saber a causa, não tem como prescrever um tratamento adequado. 

  • Cíntia de oliveira leite

    Oi Dr eu caí de uma rampa no meu trabalho e vim tirar o cutuvelo do lugar o médico do trauma colocou no lugar depois voltei no retorno ele disse que teve uma pequena quebra fiquei com gesso 15 dias depois fiquei com a tipóia mais 15 dias e agora dia 05 ele me deu alta mas falta eu passar pela perícia agora dia 16 DR é normal não consegui andar com braço pra baixo se a perícia médica mandar eu volta trabalhar qual os riscos que eu tenho sou camareira no meu trabalho levo meus IPI de trabalho tudo no braço não tem carrinho pra leva obrigada DR

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cintia

      O osso se regenera com frequência, se o médico disse que sua fratura ja consolidou, não há riscos nenhum para que você volte a sua rotina normal.  

  • Bruna

    Bom dia Dr , fiz uma cirurgia no cotovelo direito Com parafuso a cerca de 7 anos Aonde venho com dores pra dobrar , com moleza e sensação de dormência O parafuso pode estar saindo ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi bruna..

      existe sim essa possibilidade../ pequena, mas tem

      sugiro uma consulta com seu ortopedista...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Felipe Damião

    Oi DR, quebrei o osso coronoide vai fazer 6 meses ( foi uma enrolação, passei por 4 médicos, 3 falaram que precisava fazer cirurgia, o último disse que na precisava) fiz 20 sessões de fisioterapia que o médico passou, mas ainda não consigo dobrar o braço mais do que 90 grau, esticar melhorou bastante com a fisioterapia, mas ainda sinto dor mexendo o braço e ele estala muito quando vou fazer a rotação de virar para cima e para baixo ou esticar, seria bom procurar um médico? O que eu achei muito estranho que não encaminhamento para fisioterapia tá escrito que realizou cirurgia da coronoide

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Felipe...

      Sugiro fazer o seguimento com um ortopedista, sobretudo se for especialista em cirurgia de ombro e cotovelo, ou especialista em trauma...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Davi Pereira da Rosa

    Boa tarde, doutor. Sofri uma fratura na cabeça do rádio do braço direito há 52 dias e fiquei 3 semanas com o braço engessado. Estou fazendo Fisioterapia há 3 semanas e a mobilidade do braço já melhorou bastante. Qual é o tempo máximo de Fisioterapia para recuperar os movimentos de flexão e extensão do braço o máximo possível? Obrigado pela atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi davi...

      Não exite um tempo máximo.. tenho pacientes que demoram mais de ano pra recuperar...

      mas tipicamente utilizamos 6-9 meses para considerar o tempo limítrofe...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Erika

    Minha filha tem 11 anos e há dois anos fez uma cirurgia no cotovelo, ultimamente vem reclamando de dor no braço, o q pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi erika...

      pode ser algo relacionado à muscularura oi tendões ...

      leve-a no ortopedista pra ser examinada...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Marisa

    Dr fiz uma cirurgia de cotovelo após uma queda, e a cirurgia só foi feita após 28 dias pq fiz pelo sus, e desde então sinto uma dor no braço não no cotovelo onde tem os parafusos e a placa, no braço parece dor de um nervo muscular. Gostaria de saber qual exame posso fazer pra saber o diagnóstico. E se puder me falar o que poderia ter acontecido agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi marisa..

      peimeira coisa que examinar clinicamente ...

      e ver o que pode ter acontecido... geralmente a radiografia é o primeiro exame... 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Sérgio

    Boa noite, doutor. Fiz uma cirurgia de cotovelo a três meses atrás, tive uma fratura supraintercondiliana e hj sofri uma queda no banheiro e bati o braço. Está um "caroço" b grande, porém mole, posso ter quebrado algo novamente e ter que fazer cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Sergio...

      é possível sim... principalmente se tiver com dor...

      sugiro ir no ortopedista pra examinar e realizar exames de imagem...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Junior Carvalho

    Boa noite dr Hj está fazendo uma semana que fiz uma cirurgia. Coloquei duas placas e pinos no cotovelo, pois ele quebrou o úmero em 3 partes praticamente idêntico a imagem que está no começo da matéria aqui. Ainda nao consigo levar a mão até a boca. Isso é normal com esse pouco tempo e será que volta a mobilidade do braço?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Júnior...

      está extremamente recente ...

      com o tempo e boa reabilitação fisioterápica a mobilidade retorna 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • camylla lopes dos santos

    Depois de retirada de placas e parafusos do cotovelo, quanto tempo devo usar tipoia? e quanto tempo demora pra recuperar? posso movimentar?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Camylla

      se já tiver consolidado, já pode mexer de imediato 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Lucas Zanchi

    Boa tarde, Faz 1 mês que fraturei o olecrano, o medico do SUS colocou meio gesso e disse que vou precisar de cirurgia mas não tem nem previsão de quando... Quais as complicações de uma cirurgia tardia ? Poderei novamente ter as movimentaçoes no braço que tinha antes, com a fisioterapia ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Lucas

      Principais complicações são a rigidez, dor e artrose pós trumática...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

       

  • Janderson kemmer Souza Monteiro

    Olá, eu sofre um acidente de moto, e acabei fraturando a cabeça do rádio, mas meu ortopedista disse que era tratamento conservador, cm 2 semanas de gerso, já tirei o gerso, tô cm 3 semanas, mas não consigo fazer vira meu braço, e está cm enxasso no cutuvelo, preciso de cerugia pra resolver isso?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi janderson

      Agora é a hora reabilitação fisioterápica   

      veja com seu ortopedista essa possibilidade

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Cássia Osania da Silva

    Bati o meu cotovelo no portão de ferro do meu serviço,já fiz compressa fria e quente, tomei vários remédios para dor e não resultou em nada ,pois meu cotovelo direito ainda dói em qualquer movimento que eu faça Ele está inchado e dolorido,o que possa ser essa dor

    • Dr. Diego Ariel

      Oi cassia...

      pode ser fratura.. sugiro ir no seu ortopedista ou no pronto-socorro ...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Francisca Gilmara Teixeira Julião

    Olá minha filha tem 8 anos e quebrou o rádio do cutuvelo já vai fazer um ano e ainda não estica o braço todo e já fez 45 cessão de fisioterapia,ainda pode volta o normal

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Francisca

      pelo tempo, 100% igual era antes nao posso te garantir..

      Tem que ver com onortiowdista se não houve consolidação viciosa ou se foi feito uma boa reabilitação...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Lourivania

    Olá quebrei meu cotovelo do lado direito coloquei placa e pino hoje está com 10 dias que que você acha só que eu não sinto dor tá só vermelho é roxo meu braço minha recuperação só acho que vai ser quantos dias para ficar com o braço na tipoia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lourivania

      A recuperação óssea é sempre dependente da gravidade da lesão, geralmente o processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, depois disso mais uns dois a três meses de reabilitação , mas ate um ano é esperado que dure uma recuperação completa. 

  • Christopher

    Opa td bem doutor ,fazer uma pergunta eu tenho pino no cotovelo eu posso praticar academia normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Christopher

      Se seu osso estiver consolidado não há contraindicação para que você leve vida dentro da normalidade  

  • Elenara da Silva

    Boa noite, doutor! Sofri uma queda de uma escada e fraturei o ombro e o cotovelo. O médico disse que vou precisar fazer cirurgia no cotovelo. Estou com o braço imobilizado, com 7 dias vou colocar gesso. Estou apavorada com a cirurgia. Gostaria de saber, se após a imobilização com gesso, existe alguma possibilidade de não ser necessária a cirurgia. Não sei que tipo de fratura ocorreu, quando ele falou em cirurgia, perdi o chão, que nem pedi detalhes. Desde já, obrigada?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elencara

      Sem examinar e ver os exames de imagem é impossível eu avaliar o que aconteceu e o que pode ser feito. Sugiro que você converse com seu médico e discuta suas possibilidades e duvidas. 

  • Jonathan

    Quebrei meu cotovelo os pontos abriu e agora tá aparecendo o ferro oq fazer

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jonathan

      Sugiro que você procure o serviço onde fez a cirurgia para avaliação. Material de síntese é um risco para infecção. 

  • Jackson Queiroz

    Sofri um acidente e acabei fraturando o olécrano, com isso perdi um pouco da extensão do braço, existe algum procedimento ou cirurgia que daria pra consertar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jackson

      Há formas de resolver essas complicações, depende do grau da gravidade dessa fratura que você sofreu. Procure um especialista para uma avaliação e ver se há como resolver essa sua movimentação do braço. 

  • Jonathan Souza

    Tive uma fratura no olecrano fiz cirurgia foi arruma 2 ferros uns dias antes de tirar os pontos tive infecção nos pontos que durou 15 dias ou mais após tirar os pontos, já vai fazer um ano de cirurgia, e tô tendo muitas dores nesse braço e no cotovelo e que passa para mão no braço tudo muito pouco força e depende do movimento me dou o braço!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jonathan

      Qual seria sua duvida??? 

  • kelly

    Minha filha aos 4 anos sofreu uma lesão no cotovelo, levei ao ortopedista, disse que nao tinha nada. O tempo foi passando percebi que ela nao esticava mais o braço. Retornei por diversas vezes no ortopedista e tinha a resposta de que com o crescer melhoraria. Aos 10 anos dela, iniciamos a fisioterapia, pois o braço estava muito encolhido. Agora após a fisioterapia intensa em casa, o braço já alonga, mas nao tem a extensão total e sente muita dor nos músculos e no cotovelo. Quando o osso colou errado neste caso. Tem cirurgia para isso?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Kelly

      Pela sua estaria tem algo errado com esse braço da sua filha, você precisa procurar um ortopedista pediátrico para definir qual é o problema, somente com um diagnostico correto se pode fazer o tratamento adequado. 

  • Raquel Angélica Ferreira

    Obrigada doutor.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Raquel

      Sempre as ordens. 

  • Raquel Angélica Ferreira

    Coloquei uma prótese na cabeça do osso rádio, quanto tempo para recuperação, hoje está completando 7 dias, ainda estou com pontos e minha mão muito inchada é normal? Não consigo mexer direito os dedos, principalmente o dedão.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Raquel

      Sete dias é um tempo muito curto para recuperação. Dor e edema persistem por semanas, ate que os tecidos lesionados se recuperem. Sugiro que inicie uma fisioterapia adequada ao seu tempo cirúrgico para ajudar na reabilitação . Leva tempo para recuperação completa, de seis meses a um ano. 

  • Gilliardy

    Doutor o que é parafuso e placa salientes?

  • Gilliardy Jose de Freitas Souza

    Doutor quebrei o cotovelo e na linha da cirurgia um ponto interno do meu corpo esta jogando pra fora, deu uma inflamaçao, sera que esse ponto cicatriza ou tenho q ir ao medico para retirar esse ponto expulso?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gilliardy

      Se não há sinais de infecção no restante da incisão você deve manter os curativos normais na area, se houver secreção sugiro que procure um médico para esclarecer o que esta acontecendo. 

  • Juliana Herdy serpa

    Fiz cirurgia no cotovelo tem 26 dias. Com 22 dias o médico tirou imobilização. E disse pra mim fazer movimento, mas doi E normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Juliana

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer.  

  • ALICE DE OLIVEIRA MARTINS

    Oi doutor! Tive uma fratura na infância há 13 anos atrás bem perto do cotovelo, porém não precisei de cirurgia, foi curada com gesso normalmente e até então não tiver dor nenhuma, esses dias estou sentindo dor no local quando movimento o braço ou quando pego alguma coisa leve também(pesada piorou kk), aqui tá muito frio, mas não sei se tem haver pq nunca doeu antes, é normal isso? Ter sequelas depois de tanto tempo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alice

      Usualmente não é encontrado tais sintomas associados a fratura depois de tanto tempo. Sugiro que você investigue se não há uma artrose pós-traumática em evolução nessa sua articulação . 

  • Giovana

    Olá gostaria de saber como faço para agendar uma consulta ? Meu número 51984817800

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Giovana

      Agradeço seu contato. Obrigado por confiar no nosso trabalho. Segue o link: https://diegoariel.com.br/locais-trabalho  

  • Moises Lopes da Silva

    Olá, eu quebrei o cotovelo coloquei placas internas e infeccionou após um mês. estou tomando antibiótico e gostaria de saber qual o melhor tratamento.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Moizes

      Voce ja esta fazendo o tratamento que precisa ser feito. O seguimento é que é importante.  

  • Emerson carlos lima de souza

    Boa noite doutor operei o cotovelo esquerdo fratura de cotovelo e antebraço e rótula já faz mais de 8 anos coloquei praticamente e pino tenho até hj e o doutor disse que eu não poderia retirar a platina nem o pino mãos ultimamente tenho sentido muita dor mais o hospital onde eu operei fechou posso fazer revisão em outro hospital

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Emerson

      Todo material de síntese pode ser retirado após a consolidação da fratura. Comumente, fazemos isso após um ano da cirurgia para ter certeza de que o osso esta totalmente recuperado. Só próteses não podem ser retiradas, a não ser que sua para serem substituídas. Revisão voce pode fazer em qualquer lugar onde atenda ortopedia, publica ou privada. 

  • SORIANO

    Tenho uma fratura , isso aconteceu na infância,queria saber se tem Como reverter esse situação

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Soriano

      Voce tem uma fratura desde a infância? Ou voce teve uma fratura que se consolidou de forma incorreta? Sao duas situações diferentes, mas, quase todos os processos patológicos tem alguma forma de tratamento na ortopedia. 

  • Flavio Henrique Brasil Alves

    Boa noite doutor, queria saber, tem como fazer uma cirurgia, em uma fratura não tratada depois 2 a 3 anos??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Flavio

      Todo problema ortopédico tem solução. Meu conselho é que você procure um especialista para avaliar seu problema e tentar encontrar o tratamento mais adequado a ele. 

  • Lenir

    A propósito desculpe esqci de dizer na outra msg, foi uma fratura exposta de cotovelo esquerdo, estava grávida de 9 meses meu parto foi realizado no mesmo dia da cirurgia n sei se por isso fiquei com sequelas, sinto muita dor n consigo dormir tomo remédio amitriptilina pra amenizar a dor mas n está resolvendo.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lenir

      Com apenas essas informações é impossível dar uma opinião bem abalizada, seria necessário uma consulta com inúmeras outras informações , um exame fisico e ver seus exames para que eu pudesse formular alguma resposta a sua questão. Se quiser uma opinião mais abalizada, que  mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma opinião e que vai ficar incompleta pois vai faltar o exame fisico.  

  • Lenir

    Tive uma fratura exposta a exatos 22 anos, e n tive uma boa recuperação, fiz uma cirurgia a um ano atrás para diminuir dor no nervo o médico n explicou nada sobre a cirurgia e disse q em um ano eu estaria bem, n tenho mais o convênio e n contato com o médico gostaria muito de saber o q aconteceu exatamente com meu cotovelo e se vou sofrer com essa dor pelo resto da vida?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lenir

      Com apenas essas informações é impossível dar uma opinião bem abalizada, seria necessário uma consulta com inúmeras outras informações , um exame fisico e ver seus exames para que eu pudesse formular alguma resposta a sua questão. Se quiser uma opinião mais abalizada, que  mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma opinião e que vai ficar incompleta pois vai faltar o exame fisico.  

  • Sheylla Valença

    Levei uma queda, quebrei o cotovelo direito, precisou de 4 parafusos, tem só dois meses. Três dias após a cirurgia já iniciei a fisioterapia. Já foi feita três revisões. Nessa última o médico falou que um dos parafusos está começando a soltar pois um dos ossos necrosou. Perguntei se iria reoperar, ele falou que a princípio não, fiquei bem preocupada, tenho medo de meu braço afinar. Gostaria de sua opinião.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sheyla

      Principio fundamental do tratamento é a confiança entre as partes. Siga as instruções do seu medico, ele tem todas as informações necessários para fazer seu seguimento. Uma pequena área de necrose não compromete a recuperação , aconselho que voce foque na reabilitação para obter melhores resultados. 

  • Alexandre Melo

    Olá, boa noite! Também tive uma fratura no cotovelo, chamada de "fratura do capitulo" denominada pelos médicos... Fiz a cirurgia pelo SUS, deixou uma cicatriz bem grande no meu cotovelo... Acontece que eu gosto de praticar esportes, academias e afins... A cirurgia foi 01/06/2021 e ainda sinto dores por exemplo, caso não faço uma "fisioterapia" por conta própria (ir na academia, e afins) (pois fisioterapia paga, não consigo pagar). Acontece que sinto dores e bastante barulho no cotovelo... se fico girando ele sentido horário e anti horário nitidamente ouve-se os pinos em conflito... Foram colocados 2 pinos e 1 ancora (segundo os médicos). Dúvidas: É possível retirar esses pinos futuramente? (os médicos do SUS não dão auxilio nenhum) Posso praticar esporte de impacto (ex: luta)? ainda sinto algumas dores, haverá algum momento em que não sentirei mais? Os pinos as pontas dá pra sentir passando a mao na cicatriz, as pontas deles ficam nitidamente visiveis e caso passe o dedo sente eles muito bem.... isso me incomoda, eu gostaria de retirar um dia. Será que é possível? Desde já, agradeço!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alexandre

      Todo material de síntese pode ser retirado após a consolidação da fratura. Comumente, fazemos isso após um ano da cirurgia para ter certeza de que o osso esta totalmente recuperado. A reabilitação é etapa fundamental para a recuperação das outras estruturas que envolvem o osso: músculos, tendões, ligamentos. Uma reabliitação inadequada pode deixar algumas sequelas no pós fratura. Meu conselho é que voce procure um serviço de fisioterapia ( o SUS oferece) mesmo que seja mais demorado e difícil se obter, para evitar problemas futuros. 

  • Maria José Guimarães

    Eu fiz uma cirurgia no cotovelo e coloquei pino e placa ,mas faz 22dias e pequei a bacia com pouco de roupa,mas vou passar no fisio

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria José

      Qual seria sua duvida? 

  • Carmen Maria Silva Nascimento

    Fraturei o cotovelo e a una tem um mês ainda fica inchado e parece ter algo que trava o cotovelo quando faço movimento de esticar isso é normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carmem

      Cotovelo é uma das articulações mais complexas do corpo humano e bastante ingrata quando lesionada. Faz-se necessário muita dedicação e paciência para ver os resultados aparecerem. Faça valer, ainda é muito recente. 

  • Renata Arouca

    Muito obrigada doutor

    • Dr. Diego Ariel

      Sempre as ordens 

  • Renata Arouca

    Boa noite, minha filha de 6 anos quebrou o cotovelo no umero tem 11 dias de operada. Ela colocou 2 ferrenhos. Porém, ainda senti dor latejando no cotovelo. Geralmente na hora de dormir. Elas mexe bem todos os dedos. Mas estou preocupada pois é muito difícil na hora de dormir manter ela de barriga para cima e as vezes ela virá um pouco de lado..o que eu faço? A dor ainda é normal? O médico marcou para rever o braço 3 semanas depois...eles retiram o ferro e devem engessar novamente ou tira o gesso também? Obrigada uma Mãe sofrendo o dor da filha

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Renata

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Quanto a imobilização gessada após a retirada do gesso, não é usual, se a fratura ja estiver resolvida é só reabilitação. 

  • Felipe Flaminio Fantinato

    Olá Doutor! Quebrei o cotovelo em um acidente de moto bem bobo, e no hospital o médico informou já que teria de cara que operar pois se não, não conseguiria mais esticar o braço, resumindo eu tive uma fratura chamada "fratura do capitulo" onde ele disse que é uma fratura bem rara de acontecer( tive esse azar). Fiz a cirurgia 01/06/2021 no hospital mandaqui e fiz apenas 10 sessões de fisio pelo SUS e quando retornei ao médico ele pediu pra esticar o braço e colocar a mão no ombro disse q eu estava bom e me liberou kkk... Acontece que eu sentia dores por não estar fazendo exercício e decidi procurar academia para realizar exercícios, estou aumentando de carga gradualmente e tenho algumas perguntas Já sentia dor antes de fazer academia, os exercícios melhoram mas se pego pesado as vezes dói. Parece que vai sair do lugar essa sensação em alguns exercícios, é normal? Algum dia eu poderei retirar esses pinos? (Coloquei 2 pinos e uma âncora segundo os médicos) Eu irei sentir dor pra sempre? Posso pegar peso e forçar achando que é normal por ter que doer para fortalecer? Posso praticar esporte como lutas, impacto etc? Detalhe; já rompi o LCA mas já tratei esse kkkk Tenho 25 anos Desde já agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Felipe

      De fato, essa fratura que voce teve é bastante rara. Quanto a sua atividade física se seu medico constatou a consolidação óssea, significa que seu osso é novo e pronto para vida normal. A dor insuportável é sinal de alerta para não forçar. Atividade fisica deve, no maximo, provocar desconforto, dor significa que esta forçando demais. 

  • Fátima Luiza Gomes vale

    Eu quebrei o cotovelo estou em tratamento com a fisio há 5 meses ,só que meu braço ainda n estica totalmente e contigo levantar ele totalmente o braço senhor acha q ele vai volta nomal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fatima

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. O cotovelo é uma articulação muito complexa e muito sensível, dependendo da gravidade da lesão pode ser difícil o retorno a normalidade. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. 

  • Kelly

    Meu filho quebrou o braço na parte do cotovelo , fez 11 dias hj , porém ele não consegui movimentar os dedos normalmente , o polegar não consegui levantar . O médico falou que não precisava de cirurgia ,pois o osso estava alinhado , colocou gesso e mandou pra casa . Sobre não conseguir movimentar os dedos normalmente é normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Kelly

      Numa fratura ocorre lesão não só de ossos, mas de ligamentos e vasos sanguíneos e nervos, ocasionando esses sintomas que você relata, a medida que eles forem se recuperando e se iniciar a reabilitação essas manifestações irão desaparecer. 

  • Fabio

    Meu pai quebrou a cabeça do radio.. ele operou mas nao colocaram nenhum parafuso e nada.. nao falaram o tempo para ficar com a tipóia.. com isso ficou muito tempo com o braço imobilizado.. bem provável que tenha consolidado ja. ele nao estica o braço e nao vira o punho. será que ele ainda conseguiria através da fisioterapia.. voltar a movimentar o braço normalmente? faz 10 meses ja.. e nao fez fisio esse tempo todo.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabio

      O ideal era que ele tivesse iniciado a fisioterapia precocemente. Pelo tempo as chances de recuperação são pequenas mas nao impossível. Focar na fisioterapia é a única chance de algum ganho de movimento.  

  • Caroline G m Cunha

    Minha filha quebrou o cotovelo há 5 anos atrás operou colocou uns ferrinhos que foram tirados um tempo depois e de 1 ano pra cá ela não consegue mais abrir totalmente o braço. Oq fazer? Será que fisioterapia resolve?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Caroline

      Pelo tempo a fisioterapia não vai adiantar muito. Sugiro que você procure um ortopedista e investigue o que pode estar acontecendo para indicar o tratamento mais adequado. 

  • Karen

    Oi.fiz uma cirurgia no cotovelo,colocaram placa e parafusos,meu organismo rejeitou.tive que retirar.como vai ficar meu braço agora?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Karen

      Se sua fratura ja estiver consolidada, não vai haver nenhum problema nisso, só seguir com a fisioterapia. Se não houve consolidação tem que procurar uma outra estratégia para imobilizar essa fratura para que ela se recupere. 

  • MICHELLE TEODOZIO DA SILVA

    Esqueci fiz cirurgia q consiste em fio de Kirchner e um ferrinho...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Michlle

      Exercícios com carga e movimentação só devem ser realizados após a formação do calo ósseo. Converse com seu medico assistente para que ele possa lhe orientar sobre a melhor forma de reabilitação. Esse material é o que se usa usualmente nas cirurgias de cotovelo.

  • MICHELLE TEODOZIO DA SILVA

    Ola cair de bicicleta fraturei o Olecranio esquerdo, sinto dores e em alguns movimentos parece q os musculos fazem movimentos involuntarios, vou fazer 6 semanas ainda não fiz fisoterapia estou aguardando a liberação, mas ja faço algubs exercícios conforme meu limite vejo algubs videos no youtube, e o braço esta bem alongando qse Não tem diferença do direito ,o que tenho dificuldade é na pronação e supinação mesmo muito doloridas faço de acordo com meu limite e sinto alguns estalos as vezes gostaria de saber se esses estalos são normais e se os movimentos de supinação e pronação vão voltar ao normal. Desde Já agradeço muito obrigada por nos tirar algumas dúvidas.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Michlle

      Exercícios com carga e movimentação só devem ser realizados após a formação do calo ósseo. Converse com seu medico assistente para que ele possa lhe orientar sobre a melhor forma de reabilitação. 

  • Daniel da luz Alves

    Tenho o braço direito quebrado e bem no cotovelo desde dos meus 5 anos foi feito uma cirurgia mais n ficou do jeito que era pra ficar hj tenho 19 anos tem como fazer uma cirurgia pra por no lugar certo

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniel

      Existem muitas técnicas para reposicionamento ósseo. O ideal é voce procure um especialista ortopédico e avaliem as possibilidades, os pros e  contras dessa cirurgia. Possível é. 

  • Cleiton Felippi

    Quebrei meu cotovelo faz 2 anos,foi colocado 6 pinos,uma placa e mais uns ferrinhos,fiz fisioterapia na época tudo certo,sinto dor até hj,mão dormente,consultei um médico e disse que seria compressão do nervo ulnar,e falou que não tem solução.Sera q algum outro especialista diria a mesma coisa?Ele falou que poderia ter sido um erro médico,alguma dica?Se eu fizer algum tipo de academia,vai doer mais ou vai fortalecer,se alguém conseguir responder eu agradeço muuitoo.Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Cleiton

      Você precisa se submeter a uma investigação diagnóstica, sugiro uma eletroneuromiografia para definir se você , realmente, tem alguma lesão neurológica, após o diagnóstico é possível se pensar em algum tratamento, se for o caso. 

  • Gabriela de Jesus Souza bispo

    Olá, faz três semanas que cai de bicicleta, e acabei fraturado o cotovelo, mais precisamente a cabeça do rádio. 13 dias após após a queda, fui submetida a um procedimento de Artroplastia, e estou em casa de repouso. Meu retorno será em alguns dias, e a retirada dos pontos após 20 dias do procedimento. Gostaria de saber em quanto tempo vou começar as sessões de fisioterapia no cotovelo, e quanto tempo leva para que eu volte as atividades normais. Desde já agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Gabriela

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, esse é o tempo para você começar a fazer fisioterapia dinâmica, a estática ja pode iniciar. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro.  

  • MARIA defatima Martins

    Não estou sentindo dor nenhuma

    • Dr. Diego Ariel

      respondido na outra aba

  • MARIA defatima Martins

    Oi Boa tarde gostaria de sabe tenho 19dias que fui operada será que tem algum poblema eu fazer os deveres de casa como arruma fazer comida

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Maria de Fatima

       Se você conseguir fazer seus deveres com um único braço, não vejo problemas. O processo de formação do calo ósseo gira em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, enquanto isso seu osso esta instável, a cirurgia é feita para alinhar e estabilizar a fratura, mas só o calo ósseo é que promove a cura, muita movimetação no braço pode levar a uma refratura, cuidado. 

  • Daiane casarini

    Olá,tudo bem?! Gostaria de saber se é normal sentir dor após nove meses de uma fratura na cabeça do rádio e da qual o tratamento foi apenas imobilização que foi recomendado pelo primeiro médico sendo que passei no retorno com outro e falou que eu devia ter sido encaminhada para uma cirurgia..... gostaria de uma opinião de como proceder pois sinto muita dor que chega até o punho, a dor chega até próxima da dor que senti na queda Agradeço desde já Daiane

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Daiane

      Depende do como sua fratura se consolidou, por vezes fica um batente que pode ocasionar dor a  movimentação. Meu conselho é de que você procure um serviço especializado para investigar as possibilidades e conduzir a um tratamento mais adequado ao seu caso. 

  • Vanda Costa Gonçalves

    Muito importante pra mim todas as informações que eu encontrei aqui. Meu braço esquerdo quebrou em novembro de 2020 já foi feito 02 cirurgia e o resultado é muita dor e sequela estou triste.!!! O meu braço é fratura de cotovelo, obrigada pela as informações.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Vanda

      Fico feliz por ter ajudado e qualquer duvida estou a disposição . 

  • ANA LUIZA ESTEVAM DE SOUZA

    Em maio de 2020, tive uma queda na rua o qual quebrei a cabeça do rádio no cotovelo. Passaram -se 9 meses e sinto muita dor no local onde eu operei. Pergunto: É normal sentir dor no local que foi operado, no caso a cabeça do rádio??? E é normal a mão direita ficar dormente?? Eu quebrei o braço direito. Me responda por favor!!! ATENCIOSAMENTE ANA LUIZA SOUZA.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Ana Luiza

      Aqui cabe vários questionamentos: qual foi a gravidade da sua fratura? Qual o tipo de tratamento foi feito? A reabilitação esta sendo adequada?  Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado. Quanto a dormência na mão é preciso esclarecer se no processo de fratura não houve alguma lesão neurológica, ou se é apenas um edema na região que esta fazendo compressão nervosa. 

  • ADRIANO DOS REIS SANTOS

    Fiz uma cirurgia na região do cotovelo e foi colocado dois parafusos na ponta do rádio, esse procedimento foi dia 16/12/2020 no HRC na Ceilândia - DF , Foi um sucesso ainda não fiz o retorno do pós - operatório, minha pergunta é vão tirar os parafusos ou vou conviver com eles.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adriano

      O material de síntese é utilizado para manter o osso no local adequado, imóvel e alinhado até a formação do calo ósseo. Todo material de síntese pode ser retirado após cessada a sua função ( cerca de um ano depois que são colocados), mas na maioria das vezes, a não ser que estejam incomodando o portador, eles não são retirados, são feitos de material inerte que não prejudicam em nada o organismo.