Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Traumatologia

Fratura do Fêmur


Imagem

    O fêmur é o osso mais longo, volumoso e resistente do corpo humano. Localiza-se na coxa e está circundado pela maior massa muscular. O fêmur é anatomicamente dividido em 3 segmentos: Proximal (perto do quadril), Diáfise (meio da coxa) e Distal (perto do joelho).

    O fêmur tem um formato tubular e o tamanho, geralmente, é proporcional ao da pessoa: por exemplo, uma pessoa com altura igual a 1,80 metros tem um fêmur de cerca de 50 centímetros. O fêmur é um dos ossos mais fraturados do corpo. Todo ano, a cada 100.000 pessoas, cerca de 10 sofrem fratura do fêmur.

    A fratura do fêmur é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em traumatismos de alto impacto. A fratura do fêmur é tão grave, que pode ocorrer uma perda de mais de 1 litro de sangue decorrente dessa fratura (lembrando que, em todo o corpo humano, existem cerca de 5 litros de sangue).

 

Qual a função do Fêmur? O fêmur é o osso mais importante dos membros inferiores na sustentação do peso. Esse osso é tão forte, que, em atividades normais, do dia a dia, ele suporta forças de 3 a 4 vezes a do peso do corpo. O fêmur ainda faz parte de duas articulações: o joelho e o quadril. Ou seja, além de ajudar no suporte do peso, o fêmur é fundamental para a realização de muitos movimentos, desde uma simples caminhada até um salto complexo.

 

Como ocorre a fratura do Fêmur? No adulto, quase sempre são decorrentes de traumas de grande energia, geralmente resultantes de acidentes automobilísticos, lesão por arma de fogo ou queda de grandes alturas. Nas crianças, sempre se deve suspeitar de agressão. Já nos idosos, também merecem destaque as fraturas patológicas, que são aquelas que ocorrem devido a traumas banais, mas com o osso doente, como ocorre na osteoporose e nos tumores.

 

Quem tem maior risco de fraturar o Fêmur? Maior incidência em homens jovens entre 15 e 24 anos e nos idosos, principalmente em mulheres com mais de 75 anos.

 

Quais os sintomas? Dor, edema (inchaço), deformidade e encurtamento da coxa, além de incapacidade de apoiar o peso do corpo. A exposição óssea (fratura exposta) também pode estar presente e inspira maiores cuidados. A perda de sangue pode ser tão grande que pode levar o paciente à morte.

 

Como é feito o diagnóstico? Além da historia clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e no planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. A tomografia é útil para uma melhor avaliação do padrão de fratura. 

 

 

Todas as fraturas são iguais ou existe alguma mais grave do que outras? As fraturas do fêmur diferem entre si em termos de gravidade. Dentre os principais parâmetros, 3 se destacam para dizermos quão mais grave é a fratura. São eles:

1- Fraturas expostas ou grave lesão de partes moles (pele, músculos, ligamentos, tendões etc);

2- Lesões associadas (como nos acidentes automobilísticos nos quais, além do fêmur, os pacientes fraturam múltiplos ossos);

3- Padrão da fratura.

 

 

Como o padrão da fratura é classificado? Apesar de cada fratura ser diferente de uma pessoa para a outra, muitas apresentam padrões semelhantes. Tais padrões permitem criarmos uma classificação que orienta os médicos na condução do tratamento. Existem muitas classificações, sendo a feita pelo grupo AO a mais conhecida, que basicamente divide as fraturas de acordo com a energia/mecanismo do trauma e de acordo com o “traço” de fratura. 

 

Como é feito o tratamento? O tratamento pode ser de duas formas: Conservador (sem cirurgia) ou Cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade e de alguns parâmetros, como os que citamos acima. Contudo, são poucas as situações nas quais o tratamento sem cirurgia é indicado.

 

Como é feito o Tratamento Conservador? O tratamento conservador geralmente é limitado a adultos com alguma comorbidade que o impeça de se submeter à cirurgia. Outra indicação é nas crianças mais novas, geralmente abaixo dos 6 anos de idade. O tratamento conservador depende muito da cooperação do paciente e consiste basicamente no uso de imobilizações (na maioria das vezes feitas de gesso) ou de tração do membro com auxílio de pesos. 

 

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? Na maioria dos casos, o tratamento é cirúrgico. A técnica a ser utilizada vai depender dos parâmetros de gravidades que já discutimos. Dependendo do tipo de fratura, pode ser necessária mais de uma cirurgia. Por exemplo, nas fraturas expostas e nas fechadas de alta energia, o fixador externo é uma conduta bastante útil no tratamento inicial. Nas situações de síndrome compartimental, é mandatória a realização de uma fasciotomia (procedimento para aliviar a pressão dentro da coxa). Nos casos de lesão vascular, o reparo da artéria deve ser realizado. Dentre as principais técnicas empregadas, estão a utilização de placas, fixadores externos e hastes.

 

 

Quais as possíveis complicações? Infecção, Síndrome compartimental, Pseudartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras.

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? O retorno vai depender muito da gravidade da fratura, das lesões associadas e de qual técnica de tratamento foi utilizada. Geralmente o, retorno pode variar de 6 meses a 1 ano. Todavia, há casos mais graves e mais complexos que necessitam de mais tempo para a reabilitação completa.

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentar



Comentários

  • EDSON CARDOSO DA CUNHA

    ola doutor fiz ima cirurgia no fêmur esquerdo vai fase uns dois messes fiquei ums 12 dias com as hastes depôs fiz uma nova cirurgia na qual coloquei platina de uns dias pra cá meu joelho tá muinto inchado e. estou com muita dor .Tive uma consulta de retorno no médico no qual fui ver se estava tdo certo pós o doutor viu o raio x q ele tinha me pedido falou q estava tdo bem iria me libera quando reclamei das dores no joelho constantes q não estava conseguindo dobra aí ele me pediu para fase uma ressonância. porém fiz me pediu pra retorna daqui 2 meses o laudo da ressonância saiu estou sem sabe o q fase estou preocupado acho muinto tempo pra retorna a consulta queria sua opinião sobre o resultado . Deu derrame articular de pequeno volume Tendinopatia patelar Edema / processo fibrioinflamatorio do coxim gorduroso infrapatelar Edema subcutâneo

  • Rafael Carvalho dos Santos

    ola doutor, quebrei o fêmur esquerdo 2 vezes devido a um cisto ócio, com 7 e 11 anos, hoje em dia minha perna esquerda é bem mais fina e não se desenvolve bem como a direita, alguma solução?

  • Manuel

    A cabeça do fémur desgastou muito

  • Joraci

    Olá Dr Diego fazer 7 meses que eu quebrei a cabeça do fêmur coloquei três parafusos estou bem queria saber quais os cuidados que tenho que fazer se posso fazer Pilates e usar salto? Agradeço se puder me responder tenha um ótimo dia

  • Maria lucena moch limberger

    Só tenho carne e músculo perto do fêmur acho que não vou caminhar tem alguma cinto o prótese pra colocar pra fir minha perna

  • francisco Santos de Sousa

    Quem quebra o fermoque depois fica doendo como sim fosse o osso tivesse saído do lugar e normal ou bagunçou a cirurgia

  • THAIS IVO DE SOUZA

    Olá dtr, bom dia, tudo bem? Me chamo Thais, prazer.... Sofri um acidente de moto em 2020, possuo uma haste intramedular no fêmur e 4 parafusos, ando mancando as vezes, e infelizmente fraturei a patela também onde perdi a mobilidade do joelho, não fiz fisioterapia, mas como informei eu ando até sem apoio de muletas. Agora no ano de 2024 passando por alguns especialistas como reumatologista e ortopedista novamente, ambos dizem que eu tenho que retirar a haste por conta do inchaço que venho tendo na perna fraturada, de uns tempos para cá, minha perna incha muito, do joelho até o pé. Não tenho e nunca tive secreção nenhuma pós o acidente, mas minha dúvida é saber se é possível mesmo retirar a haste e os parafusos e a perna parar de inchar.

  • Cintia

    Olá tenho uma astes a 14 anos fratura "fechada" e com dois parafusos em cima próximo a bacia e dois a baixo uns 3 dedos do joelho. Gostaria de saber se é possível remover ? Se tem algum danos .

  • Rubens pinto

    Olá Dr Diego eu fraturei o femeu no quadril e foi foi feita a cirurgia recentemente e o joelho continua muito enchado isso é normal com um tempo ele desenframa a ponto de eu dobrar o joelho Grato desde de já doutor aguardo a sua resposta em breve

  • Rubens pinto

    Olá Dr Diego eu fraturei o femeu no quadril e foi foi feita a cirurgia recentemente e o joelho continua muito enchado isso é normal com um tempo ele desenframa a ponto de eu dobrar o joelho Grato desde de já doutor aguardo a sua resposta em breve

  • Rubens pinto

    Olá Dr Diego eu fraturei o femeu no quadril e foi foi feita a cirurgia recentemente e o joelho continua muito enchado isso é normal com um tempo ele desenframa a ponto de eu dobrar o joelho Grato desde de já doutor aguardo a sua resposta em breve

  • Elane Pereira Mira

    Meu nome é Elane fraturei a cabeça do fêmur fiz a cirurgia o médico colocou parafuso mas estou sentindo muita dor É normal?

  • Emily Bezerra Da Silva

    Eu torei o fermur e posso fazer academia?

  • Aldair Soares Gonçalves

    Eu quebrei meu fêmur direito

  • MARIA APARECIDA LOPES ROSA

    Fiz uma cirurgia no fêmur e coloquei uma placa do lado, já tô com 7 meses e começou a doer muito na frente porque?

  • Bruna Graciano Monteiro

    Olá Dr.Diego,me chamo Bruna e tive um acidente de moto e quebrei o Fêmur faz 1 mês e pouco,fiz duas cirurgia pois foi quase uma fratura exposta. Só que ainda não consigo dobrar o joelho,sinto muita dor isso e normal? Irei começar o tratamento de fisioterapia agora.

  • Jesiane

    Olá Dr.Diego meu irmão fraturou o fêmur perto do joelho ,fez a cirurgia tem 9 dias hoje,e colocou pinos por fora,ele vai fazer a segunda cirurgia pra ser colocado a placa. Ele tá com o local duro onde quebrou, é normal?

  • Sthefanny

    Olá, meu nome é Sthefanny, eu quebrei o fêmur quando eu tinha apenas 5 anos de idade, hj eu tenho 13 anos, mas as vezes eu sinto uma dorzinha no fêmur onde eu quebrei. É normal sentir isso ? O que me incomoda mas, é a cicatriz q tenho por causa q quebrei o Fêmur, como eu faço para clarear a cicatriz ou fazê-la sumir?

  • Jakelyne Oliveira

    Olá dr . Meu filho tem 6 anos de idade i quebrou o fêmur as 3 meses e ainda está com o osso fora do lugar, ele passou 2 mês com o gesso e um mês com a tala.. mas ainda continua com o osso fora do lugar e com a oerna alta no lugar da fratura... Oque devo fazer

  • Silvana

    Meu filho sofreu um acidente de moto e fraturou o femor...isso tem um ano. Ele ficou 6 dias no leito do hospital esperando vaga p cirurgia. A cirurgia foi realizada e aparentemente estava tudo bem. Nis primeiros meses ficou mancando que ja era esperado uma diferença de tamanho das pernas. Mas a perna nao parou mas de encolher ele pisa so com o dedao do pe e o quadril se desloca em baixo da costela ao apoiar o pé para andar. Esta ficando com a coluna deformada , nao sei o que fazer. Sera casa de negligência médica e vai precisar de cirurgia para correção.

  • Alexsandra canavarro

    Sofre um acidente e quebrei o fêmur esquerdo no meio e a tíbia esquerda no meio estou com 29 dias com a perna totalmente estirada logo após o colocarem platina posso fora em pé de muletas sem fazer esforço?

  • Domingas Rodrigues

    Olá , quebrei o fêmur e coloquei um pouco de força ao tentar caminha sem as moletas, porém sinto minha perna um pouco torta no local da fratura . Osso pode entortar mesmo com a placa parafusada ou são os músculos?

  • Isabel Cristina Sestrem

    Olá! Fraturei o fêmur direito com 10 meses de idade. Minha tinha tia acabou caindo comigo, nessa queda ela priorizou proteger a cabeça, porém eu bati com o joelho no chão e acabou que meu fêmur quebrou. Só que na época quando estava 1 mês com o gesso eu acabei pegando catapora, como era verão o médico decidiu retirar o gesso pois eu chorava muito por causa da coceira. Até os meus 2 anos de idade havia um caroço na minha perna e eu tinha as pernas um pouco tortas porque que não foi feito o devido tratamento. Hoje eu tenho 21 anos, mas as vezes sinto umas fisgadas na região onde foi fraturado e uns desconfortos. PS: esses desconfortos da a impressão que deixam minha perna um pouco pesada. Dr. tem a probabilidade de meu fêmur ter ficado com alguma sequela? É normal eu senti esses desconfortos as vezes? Obrigada pela atenção!

  • Ana

    Minha prima de 4 anos fez a cirurgia de fratura de fêmur na diafise e colocou fixador externo, agora 20 dias pós cirurgia fez a radiografia e está desalinhado o osso 0,5 cm, da p corrigir ? Quais as complicações que pode ocorrer? Ela sente muita dor e está edemaciado. Pela imagem parece que foi em espiral a fratura.

  • Ana

    Minha prima de 4 anos fez a cirurgia de fratura de fêmur na diafise e colocou fixador externo, agora 20 dias pós cirurgia fez a radiografia e está desalinhado o osso 0,5 cm, da p corrigir ? Quais as complicações que pode ocorrer? Ela sente muita dor e está edemaciado.

  • Ellen

    Ola doutor, desde ja agradeço se puder responder. Me acidentei em 8/3/22 fraturei o fêmur, proximo ao joelho, foi colocado uma haste e 6 parafusos, fiz tratamento de fisioterapia, mas não consigo caminhar longa distância, correr, pular ou se quer bater o pedal da moto. Uma odr na coxa, glúteo e muita dor no joelho. Estou esperando para retirar esse material, por mais q no raio x esta tudo ok porque não consigo voltar ao normal?

  • Eunice castro motta

    Tenho uma duvida que ninguem me da uma resposta seria meu esposo está a quatro mês com o femur quebrado o Ortopedista não quiz fazer cirurgia porque ele tem varios problemas de saúde incluindo mental e ele não sente dor ele achou que não convem mexer , agora comevou fazer fisioterapia seria o certo ?

  • Leiliane

    Como faço para consultar com vc

  • Carlos Pinto

    Boa noite Dr. Diego Ariel, séria possível me dar o seu email para eu poder mandar as imagens da perna do meu filho, para saber se o Dr. Tem como ajudar. Obrigada

  • Carlos Pinto

    Boa noite Dr. Diego Ariel, séria possível me dar o seu email para eu poder mandar as imagens da perna do meu filho, para saber se o Dr. Tem como ajudar. Obrigada

  • Carlos Pinto

    Boa noite Dr. Diego Ariel, gostava de saber quanto custaria em média uma cirurgia no femur.

  • Domingas Rodrigues

    quebrei o fêmo e está doendo debaixo do joelho o que pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi dominga..

      pode ser fratura ou lesão ligamentar.. sugiro consulta com ortopedista...

      boa sorte

  • Ana carina Luiz de oliveira

    Oi Dotor cabei o femo no meio da caixa faz 1 ano e 2 meses mais sinto dores todos os dias no local que quebrou ou no joelho tenho uma hastes dói muito nos parafuso na parte perto do joelho e no de cima .não sei mais o q fazer todos médicos falar q tenho q acostumar q e para sempre ?e verdade tenho 31 anos .

    • Dr. Diego Ariel

      Oi ana...

      primeiro tem q ver qual a causa da dor...

      pode ser artrose pós traumática, rejeição de material..: existem várias causas de dor..: primeiro tem que ver a causa, para depois tratar

      boa sorte 

  • Isaque Júnior

    Boa noite dr ,tenho 18 anos e sofri uma fratura na diáfise do fêmur no meio da coxa , onde foi colocado hás-te intramedular e estou com 25 dias desde a cirurgia eu não sinto dores consigo dobrar o joelho um pouco mais que 90 graus , será que posso andar sem muletas ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi isaque... 

      se for haste intramedular, sim...

      mas fale com seu medico antes.. mesmo com a haste, alguns casos o paciente perdeu osso e nao pode andar de imediato..

      boa sorte

  • Maria Ivonete da Silva Souza

    Pode ocorrer de se quebrar o fêmur sem a pessoa cair apenas um movimento brusco

    • Dr. Diego Ariel

      Oi maria...

      pode sim... inclusive é comum 

      chamamos de fratura patológica: são casos que deixam o osso mais fraco e traumas banais podem evoluir com fratura: como osteoporose, cisto ósseo, tumores.... 

      são muitas as causas.... tem que dar o diagnóstico 

      boa sorte

  • Alex

    Sofri um acidente de moto e quebrei o fémur no meio da coxa com dois pedaços de fragmentos a dois meses a traz. Meu joelho dobra quase todo mas sinto meu joelho falseando muito parece até q está solto. É normal esse sintoma? Ou é pela gravidade da fratura?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi  Alex...

      Pode ser que tenha lesão de ligamento... Sugiro um bom exame físicoo com seu médico e uma ressonância magnética, caso o médico ache necessária ...

      Boa sorte

  • Emireny Silva

    Sofri um acidente de moto dia 18 06 2023 e fiz a cirurgia dia 01 07 2023 quebrei o femu perto do quadril com quanto tempo vou andar faço alguns exercícios mais não dobro o joelho todo só um pouco só ando no andajar devagarinho com quanto tempo vou andar

  • LUCIANA

    bom dia minha filha de 08 anos sofreu acidente quebrou o femur no meio da coxa , dia 29/03/2023, fez cirurgia 30/03/2023 foi liberada para fisioterapia dia 10/05/2023, ate hj fez no total 35 seção , porem com 02 fisio diferente faz todos os dias , ela falta esticar um pouquinho a perna e consequi ter mais forca na perna , nao foi liberada a anda sem muleta esta com 01 muleta carga parcial ainda . gostaria de saber se demora a recuperar a forca da perna .

  • Silvana Moraes

    Boa noite Doutor me tire uma dúvida ,fraturei o fêmur ,e no dia 23 de junho fiz a cirurgia e tive alta no dia 26,já consigo dobrar um pouquinho o joelho ,porém minha perna ainda está inchada,mais não está roxa ,nem vermelha, é normal esse inchaço? Outra coisa se já posso iniciar fisioterapia?

  • Roseli Aparecida Monteiro Almeida

    Bom dia Dr! Meu filho sofreu acidente de moto,fraturou o fêmur em 4 partes no dia 30/03/23 ,fez a cirurgia no 31/03/23, a recuperação dele esta sendo ótima, esta fazendo fisioterapia,, já consegue andar sem muletas mas sente muita dor, gostaria de saber até onde essas dores são normais?

  • Roseli Aparecida Monteiro Almeida

    Bom dia Dr! Meu filho sofreu acidente de moto,fraturou o fêmur em 4 partes no dia 30/03/23 ,fez a cirurgia no 31/03/23, a recuperação dele esta sendo ótima, esta fazendo fisioterapia,, já consegue andar sem muletas mas sente muita dor, gostaria de saber até onde essas dores são normais?

  • Débora Oliveira

    Paciente com pseudoartrose realizou cirurgia a 23 dias, na qual foi colocada fixador externo. Depois de quanto tempo pode realizar descarga de peso no membro?

  • Renata silva

    Boa noite, me chamo Renata tenho 30 anos e em outubro de 2019 sofri um acidente de moto onde fraturei o fêmur, bem no meio do osso, não foi fratura exposta, de 2022 pra cá comecei a sentir fortes dores que não me permitem dormir, andar e nem ir à academia. Já voltei no meu ortopedista fiz raio ele disse que tá tudo normal e eu continuo nesse sofrimento sem saber mais o que fazer.

  • Dalton Silva Santos

    Olá, em 2022, dia 7 de março, eu fui atropelado por um advogado bêbado, eu tive politraumatismo, inúmeras fraturas: 2 fêmures, tíbia esquerda, bacia, úmero e punho esquerdo. O meu fêmur direito fico bem quebrado, mas o esquerdo ficou bem mais fora do lugar, eu não tive nenhuma fratura exposta, mas ficou por pouco pra sair rasgando a pele, fiz traqueostomia, fiquei 2 meses em coma induzido. Eu voltei a andar após 5 meses do meses do acidente, eu sou baterista, mas tenho muita dificuldade em tocar, eu faço faculdade de licenciatura em música com habilitação em bateria e percussão pelo IFPE de Belo Jardim-PE, eu moro em Garanhuns-PE. Eu fiquei com dúvida da média de sangue que eu perdi com os 2 fêmures quebrados, fora a tíbia esquerda.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Dalton

      Depende do tipo de fratura que você teve, em media a perda é de 2 a 4 litros. 

  • Franklin allan Gonçalves Reis

    Oi bom dia Eu quebrei o fêmur em novembro do ano passado, por disparo de arma de fogo próximo a cabeça do fêmur, e sinto muitas dores até hoje o projétil não foi retirado queria saber se tem algum exame mais específico que não seja radiografia pra estar fazendo pra descobrir oq foi lesionado se vou ficar com sequelas até hoje não voltei a andar sinto muita dor na virilha e no glúteo e na coxa

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Franklin

      O ideal é que você faça uma consulta com um especialista em quadril. Existem diversos exames diagnósticos para auxiliar o médico na conduta dos casos ortopédicos: tipo tomografia, ressonância, eletroneuromiografia, mas quaisquer deles tem uma indicação especifica que é definida pelo especialista que lhe examinar. 

  • Elias Souza

    Boa tarde Dr. Me chamo Elias tenho 41 anos e 11 anos sofri um acidente de moto e quebrei o fêmur direito em 15 partes perdi 3.5 de massa óssea e coloquei uma placa ponte com 4 parafusos na parte de cima e 4 na parte de baixo . Não retirei material e meu joelho e minha coxa sempre estão inchados e dependendo dos dias que preciso ficar em pé doem demais . O que o Sr me aconselha ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elias

      Sugiro fortalecimento muscular e fisioterapia, se houve alguma diminuição do tamanho do membro afetado, uma compensação para evitar báscula e, por ultimo, existe a possibilidade da retirada do material de síntese usado na sua cirurgia, mas isso demanda um procedimento cirúrgico com todos os riscos inerentes. 

  • Renato Luiz Costa

    Quebrei o femor da perna direita e ainda dói muito o joelho Mais o médico que vez a cirurgia quer me dá Auta.mais não estou bem ainda..fiz minha cirurgia dia 01/02/2023.o acidente foi dia 23/01/23...se o médico me dá auta que faço?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Renato

      Você faz fisioterapia para melhorar das dores e ajudar na recuperação da sua perna.  

  • MARIO ROBERTO ALVARENGA

    Bom dia,Dr.Tudo bem? Em 29/22/2022 cai e fraturei o fêmur do lado direito.foi feita uma cirurgia e foi colocado fios,pinos e parafusos. Ao retornar no médico depois de 3 meses,três médicos disseram que um parafuso subiu um pouco e teria que corrigir isto.Ao marcar nova cirurgia depois de 3 meses e meio pra corrigir isto o médico que atendeu que ia fazer esta cirurgia disse que estava calcificado e ele ia fazer uma nova operação pra tirar os fios,parafusos e hastes que não precisava mais de ficar no corpo. Este procedimento está correto. Muito obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mario

      Em algumas situações essa conduta é necessária, não posso dizer se é a sua, porque não conheço toda a historia, não examinei e nem vi os exames de imagem. Para dar uma opinião bem abalizada é necessário varias informações , as quais não tenho acesso. Confie no seu médico. 

  • Mario Lopes

    Boa tarde Dr, desde ja obrigado pela sua dioonibilidade. Tenho umas questoes a colocar lhe se possivel é claro, eu fiz fractura exposta do fémur quase a 10 anos e ja tentei tirar os parafusos e a haste mas sem sucesso partiram me as cabecas dos parafusos e nao fizeram nada porque me rasgaram o gluteo maximo e medio e agora estou com receio de fazer outra cirurgia. Mas eu nao consigo ficar assim limitado . Muito obrigado Abraço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mario

      Entendi a situação você só não me disse qual seria sua duvida. 

  • Adilson

    Ola fraturei o fêmur e fiz a cirurgia a 45 dias já posso botar algum tipo de peso na perna ou melhor esperar mais ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola ADILSON

      A decisão de inicio de carga num membro fraturado depende de inúmeros fatores, um dos quais é, se ja existe calo ósseo para suportar esse peso. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Um exame de imagem pode ajudar nessa avaliação.  

  • Simone

    Oii, Meu nome é Simone, tenho 26 anos, dia 24/05/2023, aconteceu um acidente Comigo e Quebrei o fêmur, dia 03/03 fiz a cirurgia, colocaram um placa e parafuso e estou fazendo fisioterapia estou me recuperando muito bem, queria saber com quanto meses volto para minhas atividades normais, e assim que termina as sessões de fisioterapia posso fazer outro tipo de atividade, tipo pilates, ou academia. Um abraço, agradeço se puder me responder!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Simone

      Presumindo que seu acidente foi em fevereiro e não em maio ( como esta escrito), leva cerca de 6 a 8 semanas para a formação do calo ósseo. A reabilitação é parte fundamental para a recuperação adequada . Você pode utilizar de todos os meios para melhorar sua musculatura e movimentos , musculação e pilates fazem parte do cardápio, mas lembre-se de respeitar a dor ( ela é o sinal de alerta para definir seu exercício). 

  • Geovane

    Doutor Boa Tarde .! Quebrei o fêmur ele Consolidou a Pouco Tempo . Ainda Tenho Fraqueza na Perna estou Fazendo Fisioterapia. Porém, Sinto algumas Dores no joelho Fiz Raio-X , Está Tudo Normal , Mais sinto o joelho como se Tivesse Solto e Rompido algum ligamento . Consigo andar Eu gostaria de Saber se Com o joelho Tem alguma coisa aver com a Fratura do Fêmur Tipo Fraqueza muscular sinto a patela solta isso tem algo aver com a Fratura. ???

  • Patrícia Santos

    Olá Dr. Diego, faturei o fêmur no dia 26/02/2023 e realizei a cirurgia no dia seguinte, com a colocação da haste e 6 parafusos, sendo 2 deles próximo ao joelho. Estou em reabilitação, no qual já tive avanços, porém, ainda não consigo dobrar o Joelho em sua totalidade (consigo flexionar até 45°), neste caso, considerando o tempo da realização da cirurgia (1 mês e alguns dias) é normal não conseguir flexionar o joelho na sua flexão máxima? Os parafusos próximos ao Joelho dificulta a flexão? Outra dúvida, seria quanto a pequenos estalos no joelho e no quadril (dependo do movimento realizado), é normal ou devo me preocupar? Em relação a dor na panturrilha que iniciaram após 1 mês de cirurgia, neste caso, pode ser um estiramento na musculatura? As dores podem durar em média quanto tempo? Devo procurar ortopedista se a dor persistir mais de 1 semana? Ressalto que a região não está tensionada e nem avermelhada. Estou com essas dúvidas e meu retorno será somente no próximo mês, se for possível me auxiliar, agradeço muito!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Patricia

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Quanto ao movimento de amplitude do joelho, leva tempo e disciplina na reabilitação para a recuperação completa. Foque na reabilitação e vai ter sucesso. 

  • Joaquim Lopes Da Silva

    Já estou dentro dos 6 mês e ainda cinto muito dor quando ando, dor nos músculos da coxa na parte da frente

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Joaquim

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fortalecimento muscular e fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. 

  • Suelen

    Olá, fraturei o fêmur e foi colado uma haste, estou com seis semanas de cirurgia, minha consulta e na próxima semana, será que o Dr já vai liberar eu soltar carga? Não sinto dores e tenho bastante mobilidade na perna.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Suelen

      A cirurgia com haste é feita para  o paciente colocar carga imediata, a não ser que haja alguma contraindicação.  

  • Vera lucia r do alto

    Gostaria de saber quem opera o femur tem que refazer apos 10 anos ? Tenho 6 parafusos entre o femur e o quadril ,fiz junho de 2015 e hj senti muita dor e tive que pega a muleta para caminhar e ate o momento não havis sentido a cirurgia. Fiquei c/ medo pois não tenho mais plano,a dor ficou por 2hs depois passou fiquei de rebouso por essas hr .prosede o que minha filha disse?por favor me respondam estou preocupada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vera

      Isso se aplica a próteses em geral, se a sua cirurgia for de uma prótese de fêmur, precisa procurar um ortopedista para fazer uma revisão e ver a necessidade de troca ou não da mesma.  

  • ROSANA MELO

    Meu irmão fez a segunda cirurgia de colocação de pinos no fêmur. Quanto tempo de repouso ele tem que fazer, obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rosana

      Tempo de consolidação é de dois a quatro meses, dependendo da gravidade da fratura que ele teve. O trabalho de reabilitacao também contribui bastante para diminuir o tempo de recuperação

  • Thaís Maria de Jesus paixão

    Boa tarde doutor minha sobrinha quebrou o fêmur o médico colocou gesso quanto tempo ela vai ser recupera ela tem 3 anos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola THAIS

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, crianças costumam se recuperar mais rápido que os adultos. 

  • MARIO ROBERTO

    Boa noite Operei do femur 2 meses e 20 dias. foi feito um novo rx e o medico disse que o parafuso avancou e tera que fazer nova operacao para reduzir o ,parafuso eu pergunto porque aconteceu isto

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mario

      Varios fatores podem contribuir para o movimento do parafuso, a qualidade do osso onde foi inserido, musculatura entre outros.  

  • Cristiane campos de Almeida

    Olá doutor minha filha sofreu um acidente de moto e quebrou o fêmur, agora fizeram cirurgia nela e colocaram uma aste mas ela ficou com uma falha de osso porque quando quebrou esfarelou um pedaço, então gostaria de saber se essa falha vai crescer osso novamente alí?ou vai ficar essa falha alí

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cristiane

      Tudo depende da quantidade da perda óssea e se há ligação entre os fragmentos restantes, em alguns casos o osso consegue se regenerar apesar da perda, em outros há necessidade de enxerto ou mesmo a colocação de um fixador externo chamado Ilizarov para recuperar o osso perdido. 

  • Dayane

    Olá doutor, meu filho de 13 anos teve uma fratura na cabeça femoral, fez cirurgia, colocou um pino , recuperação foi ótima tem 5 meses que fez a cirurgia, só que de uns dias para cá ele vem mancando e sentindo dores no local da fratura, eu notei também que a perna dele ta um pouquinho menor que a outra , é normal ter essas dores?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Dayane

      Não é comum surgir dores depois e 5 meses sem sintomas, sugiro que procure o médico assistente e investigue o que pode estar acontecendo. 

  • Roseane

    Minha está com o ferno quebrado mais ainda não fez a cirurgia porque está com pouco zinco no sangue

    • Dr. Diego Ariel

      e qual seria sua duvida?

  • Mauricio Pereira Feitoza

    Boa noite Dr. Me chamo Mauricio, passei por cirurgia de femur recentemente, gostaria de saber quantos kg suporta a HAST ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mauricio

      A haste é colocada para que se faça carga precoce, e, normalmente, sera sempre compatível com o peso da pessoa que a esta utilizando. Claro que nao é aconselhavel que voce va levantar peso sem que o osso esteja consolidado.

  • Gabriela

    Dr Eu Tive Uma Fratura De Diafse De Fémur e Foi Feito A Cirurgia E Colocado Uma Aste, Minha Recuperação Está Ótima Graças A Deus . Porém Ainda Não Consigo Dobrar O Joelho Mais Já Estou Fazendo Fisioterapia Pra Concertar Isso . Só Que No Meu Ver A Perna Operada Está Maior, Eu Fico Meio Que Mancando E Percebo Isso Ate Em Parada Porque Meu Quadril Direito Está Mais Elevado . Será Que É Por Causa Do Meu Joelho Que Ainda Não Dobra Ou Vou Ficar Assim ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gabriela

      Foque na reabilitação. Nela você consegue resolver todas as pequenas imperfeições que você observa atualmente nos seus membros

  • Rosemeire Maria de Souza

    Bom dia , meu filho de 10 quebrou fêmur há um ano atrás, hoje ele sente dor e queimação é normal ou pode ser um alerta de que algo não está bem , principalmente ao ficar sentado por um certo período na escola ou com a perna flexiionada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rosemeire

      É provável que essas “dores" que seu filho diz sentir seja relacionada ao crescimento ósseo, se você tiver duvidas, sugiro que o leve ao ortopedista para uma avaliação. 

  • Josiane Oliveira

    Minha filha fez cirurgia do femur a cerca de dois meses nao tem dor somente quando anda muito mas euma dor suave .ela ainda esta com medo de dobrar a perna e apoiar na perna frsturada onde moramos tem muitas escadas pra subir e descer isso interfere no tratamento dela na recuperacao apesar q ela so sai pra ir ao medico mas tenho medo de quando voltar as atividades escolares ela possa ter problemas por sunir e descer as escadas

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Joseane

      Nosso corpo foi feito para o movimento, se o osso de sua filha ja estiver consolidado ela precisa iniciar a reabilitação e um dos passos é iniciar a carga na perna afetada, claro que isso precisa ser orientado por um profissional habilitado. Você não disse a idade da sua filha, mas os jovens sempre se recuperam muito bem. 

  • Reinaldo dos Reis Lopes

    Fiz uma sirurgia da cabeça do femo e a perna ficou menor 3 cm presisou colocar uma prótese porque a cabeça do femo foi eliminada já tem mais de 7 anos e o ortopedista falou que com 10 anos teria que trocar a prótese, teria chance de fazer outra sirurgia e voutar o comprimento normal da perna ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Reinaldo

      Há estrategias para resolver o problema que você menciona, mas envolve vários procedimentos cirúrgicos e de reabilitação e um tempo longo de recuperação, cabe a você avaliar se esta disposto a se submeter a esse processo. 

  • Ricardo Henrique Alves

    Boa noite Dr. Diego Ariel! Eu tive uma fratura no femur no acidente de trânsito. Um caminhão e meu carro, colisão frontal, a onde eu fraturei o femur em cunha. O acidente aconteceu 04/12/2022. Este tipo de fratura demora quanto tempo para retornar ao serviço. Sou professor de matemática.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ricardo

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação.  O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa.  Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Entretanto, desde que você não precise ficar em pé, todo o tempo na sala de aula, em 4 meses você estara no ponto para passar seus conhecimentos. 

  • Maria Fátima da Silva

    Dr. Tive uma fratura no fêmur a um ano e meio atrás e de uns 4 meses para cá começou a doer quando faço atividades físicas mesmo uma simples caminhada. A cirurgia está perfeita fiz um rx , o que será que está acontecendo? Meu médico sugeriu a retirada da haste, será se vai resolver o problema? Me ajuda já não sei o que fazer. Um abraço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria de Fatima

      Todo material de síntese pode ser retirado após a consolidação da fratura, no seu caso pode ser que ela esteja provocando esses sintomas que você refere, mas não é uma certeza. Sugiro que concomitantemente, você tente fortalecer a musculatura dessa região afetada. 

  • ALDO MARQUES DE SOUSA FILHO

    Cadê vc q não respondeu mais o pessoal oq ouve???????

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Aldo

      Tirei ferias do mes de janeiro e viajei para um local em que não havia internet 

  • Vanilda

    Minha mae fraturou o fêmur a quase cinco meses ja esta andando com bengala . Mas as pernas tao muito inchada. É normal?O que deve ser feito?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Vanilda

      Um bom programa de reabilitação é fundamental para uma recuperação adequada. Fisioterapia, fortalecimento muscular, meias elásticas, drenagem linfática e hidroginástica são exemplos de estratégias para melhoria desse quadro 

  • Alessandro Ramos

    Boa noite Dr. Eu sofri acidente de moto. 2012 onde sofri uma fratura no fêmur direito com fragmentos ósseo e várias fraturas no fêmur a perna ficou curta com o tempo a coluna entortou bastante estou com problemas de coluna e quadril desalinhado já eu já tinha problemas de coluna e degeneração discal desvio de coluna e várias vértebras danificada bursite nos dois ombros lesão osteocondral Antero inferior da glenóide e luxação dos ombros e fêmur e duas antigas fraturas do escafóide nós dois punhos e rígidez no pulso pé esquerdo travado fratura na ulna antebraço. Um lado das costelas está quase encostando no quadril sinto muita dor na coluna coxa onde está os pinos e a fratura no meio do fêmur e cabeça só úmero. Estou sempre fazendo tratamento e passando em ortopedista só SUS eu aguento andar 3 km . O médico disse ser normal essas dores e que não tem oque fazer . Eu estou tão lascado que não consigo emprego nesta condição sempre que tento arrumar trabalho não passo no exame médico e rádio-x de coluna. Já não sei mais oque fazer.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Alessandro

      Continue insistindo numa consulta com um ortopedista, acredito que voce precisa de uma reabilitação adequada e treinos de força para melhorar sua condição e uma avaliação funcional para definir quais atividades laborativas voce pode exercer. Não desista de buscar soluções para melhorar a sua qualidade de vida, mesmo que seja um processo lento e desafiador.

  • Andrea Aparecida de Araújo

    Coloquei placa de titânio no fêmur tem 22 dias já tirei os pontos,posso dormir de lado, lado?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Andrea

      O material de síntese é inserido no osso para estabilizar a fratura enquanto o osso sofre a consolidação, cujo tempo medio é de seis a oito semanas, nesse interim é importante não colocar carga sobre o osso, devido ao risco de não consolidação e/ou quebra do material de síntese. Evite dormir de lado por uns tempos. 

  • Angélica Aguilera

    Faz 3 anos e 1 mês a quebrei o fêmur coloquei uma placa e 2 parafuso e ultimamente dói muito minha perna , não posso correr e nem andar muito.Isso é normal ??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Angelica

      Não é incomum sentir algum desconforto e limitações após uma cirurgia no fêmur, especialmente se houve a colocação de implantes. No entanto, após três anos é esperado que a recuperação esteja completa e que a dor e limitações sejam mínimas.  É importante que você retorne ao seu médico ortopedista para uma avaliação completa e exames de imagem para verificar se há algum problema. Com base nessa avaliação, o médico poderá indicar um tratamento adequado para aliviar suas dores e recuperar a função da perna.

  • ALDO MARQUES DE SOUSA FILHO

    Olá doutor tenho 3 meses de cirurgia no fêmur e o osso ainda n colou o médico deu mais 120 dias de atestado pq isso ocorreu?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Aldo

      Existem muitos fatores que podem contribuir para a não consolidação óssea, incluindo a gravidade da fratura, o tipo de cirurgia realizada, a idade do paciente, a presença de outras condições médicas e fatores como tabagismo e má nutrição.  O tratamento para a não consolidação óssea pode envolver medidas como imobilização, terapia com ondas de choque, estimulação elétrica ou cirurgia adicional. Dependendo do caso, o médico pode prescrever um período de repouso prolongado ou afastamento do trabalho para permitir que o osso cicatrize adequadamente.  É importante que você siga as orientações do seu médico, incluindo o tempo de repouso prescrito, as recomendações de atividade física e as terapias ou procedimentos adicionais que possam ser necessários para a recuperacao adequada

  • Geovane

    Boa Noite . Doutor minha Dúvida e por que eu Sinto minha Perna Sensível a Parte de Baixo a Tíbia , Como se fosse o efeito da Nestezia tivesse passado mais sinto a pele Sensível o que Pode ser isso pode ser grave??? E na Perna Boa , Não e na Perna Fraturada. !

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Geovane

      Seria interessante você procurar um neurologista para investigar a causa dessa sensibilidade. Não é a minha área 

  • Maria

    Boa noite! Fraturei o femur em 2017 fiz a cirurgia e coloquei placa ....porém tive pseudoartrose....em 2020 a placa quebrou ...fiz uma nova cirurgia e foi colocada outra placa ...porém o osso não colou...existe a possibilidade de tirar essa placa e colocar uma haste? Só ando de muletas

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maria.

      existe sim.. depende como está sua pseudoartrose... 

      mas existe..

      converse com seu médico 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Nayara Aline

    Boa tarde Dr..tive uma fratura no fêmur fiz cirurgia a 6 meses foi colocado haste e 4parafuso 2encim próximo ao quadril e 2embaixo próximo ao joelho a fratura foi na coxa no meio mas as dores não passa sinto dor na aura onde está os parafusos encima e embaixo e no meio da coxa o de foi a fratura..maioria das vezes doe pra andar depois de tanto tempo e normal sentir essas dores?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi nayara../ 

      se tiver consolidado, não era pra estar tão sintomática...

      Sugiro avaliar com seu ortopedista 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Fratura do fêmur criança

    Olá Dr. Minha filha tem 11 anos e sofreu uma fratura no fêmur caindo na quadra de basquete. Está usando dois ferros com 4 pinos e será necessário uma segunda cirurgia.. Nesses casos qual período de internação e tratamento? Estamos de férias em outra cidade quando aconteceu.. quando ela poderá viajar de avião e voltar pra casa?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi vanperote..

      Provavelmente ela está com fixador externo...

      estando com omfixador externo, não tem problema, já podem voltar... a função dele é justamente essa: dar estabilidade até o segundo procedimento 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Lourival Neto

    Oi gostaria muito de saber a respeito do meu caso , um carro bateu em mim e quebrei meu fêmur em 3 partes , isso aconteceu no dia 11 de outubro de 2022 minha cirurgia foi realizada no dia seguinte , tenho 51 anos já corro e pratico maratonas a mais de 20 anos , será que poderei voltar a andar sem sequelas ? Muito obrigado ! Deus abençoe

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Lourival...

      se a consolidação ocorrer direitinho e você fizer uma boa reabilitação, pode se inscrever na maratona de berlim.. 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Geovane

    Boa noite Doutor . Quebrei o Fêmur a 1 ano e 9 meses estou usando o Fixador externo . Ultimo Raio-X a fratura tava se Consolidando o médico deu uma previsão de Dois meses pra Retirada do fixador . Chegou o mês de tira . Mais Estou Sentindo Dores no Joelho e começaram a encomoda o que pode ser e algo grave ???

    • Dr. Diego Ariel

      Oi geovane..: 

      se for dor leve, tranquilo..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Aldo marques

    Olá doutor estou fazendo 2 meses de atestado falta só um mês já era pra mim tá andando já?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi aldo... 

      tudo depende da gravidade de sua fratura...

      pela média de tempo, não... mas cada caso é um caso...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • KIMBERLY DE OLIVEIRA SILVA

    Oie doutor minha filha de 7 anos tá com o gesso da cintura até abaixo do joelho e tá nascendo feridimhas nas costas na direcao do gesso...ele tá na cintura atraz um pouco acima do bumbum

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Kimberly...

      nesse caso leve ela no médico pra avaliar se ela não está fazendo um qudro de dermatite...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Jose marcilio da silva

    Olá doutor eu gostaria de tira uma dúvida depois de muitos anos que eu passei por uma cerurgia no fêmur esquerdo da perna ele está queimando e estralando e doe um pouquinho

    • Dr. Diego Ariel

      Oi José....

      pode ser uma artrose pós traumática...

      sugiro uma consulta de avaliação com ortopedista...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Analucia Araújo de Oliveira

    Oi tudo bem eu fiz uma cirurgias de femur distal ja faz um mês e quinze dias eu ja posso anda

    • Dr. Diego Ariel

      Oi ana lucia... 

      pelo tempo, não com carga total..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Aldo marques

    Olá doutor queria tirar uma dúvida fiz uma cirurgia do fêmur faz um mês aí coloquei peso q chega senti ela mole a colcha inchou um pouco oq isso pode causar minha cirurgia foi colocada uma astra

    • Dr. Diego Ariel

      Oi aldo..

      pode ocorrer algum problema no material de síntese...

      sugiro retornar ao seu médico..p examinar e radiografar

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Adriana

    O senhor atende pelo sus

    • Dr. Diego Ariel

      Atendo sim

  • Adriana

    Dr. Diego, o senhor mora em Olinda, o senhor que fez a cirurgia da minha mãe que kehe agradecer 81992317675

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Adriana..

      espero que esteja bem..

      Entra  contato comigo pelo Instagram 

      :)

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Guilherme brito

    Olá doutor tive um acidente de moto quebrei o fêmur trinquei o joelho e o tornozelo mas meu tornozelo parece q já tá bem q consigo movimentar bem o pé já e o joelho já consigo dobrar isso tudo tem 1 mês será que até janeiro já consigo estar andando? Fiz cirurgia no fêmur e colocaram os ferro por dentro acredito q está tudo no lugar

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Guilherme 

      tem grande chance 

      foco na reabilitação fisioterápica 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Thiago da Silva desto

    Oque eu posso fazer pra melhorar a dor no meu fêmur operei tem 8 anos mas quando faço esforço dói muito

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Thiago

      tem que ver se não esvoluii com artrose pos traumática...

      Tem que ir no ortopedista pra avaliar 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Gabriel duarte

    Oii eu faturei o fêmur num acidente de moto isso faz 2 mês já fiz a cirugia e coloquei platina oq acontece se eu pisar antes de 6 meses? Q dor eu sentiria seria uma dor muito forte ou uma dor que daria pra suporte pq meu médico falou que n podeira colocar o peso em cima pós acho q coloquei e queria saber qual seria os sintomas disso

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Gabriel...

      principal medo e a falha do material... 

      caso a falha seja grande, sentirá dor...

      se for pequeno, pode perceber o membro "torto"...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Galhardo Augusto Antochevis

    Ola. Tive uma queda de altura de 7 metros e fraturei. E ja faz 10 meses e ainda estou mancando bastante . Meu contato 41 992181869

    • Dr. Diego Ariel

      Oi galhardo

      qual seria sua dúvida?

  • Jorge Ferreira de oliveira

    Bom dia sofri um acidente de moto quebrei a fíbula e a tíbia foi uma fratura exposta e tive o joelho afetado foi colocado três parafusos no joelho a perna foi botado uma harte a mesma tem 6 parafusos como q seja de regular continua saindo secreção e quando começo a dar uns passos sinto uns estralo como q seja o osso já faz 6 meses e não estou andando ainda que possa tá acontecendo tenho 53 anos saúde ok volto no médico dia 18 mas gostaria de saber algo de vcs admiro muito a gentileza de vcs agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jorge..

      Tem que ver se não está ocorrendo retardo de consolidação...

      Isso pode ser visto com seu ortopedista e através de exame de imagem..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Meriane

    Oi doutor faz sete meses que quebreibo fêmur em um acidente de moto.. Mais meu joelho está travado ainda.. Minha pergunta é.. Será que consigo destravar com a fisioterapia ou será necessário uma cirurgia no joelho?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi meriane..

      primeiro tem que avalaiar a causa desse "travamento"...

      ideal: exame clínico com seu ortopedista e exames de imagem, como ressonância e radiografia 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Jaqueline Ferreira dos passos

    Doutor meu filho de 8anos quebrou o fêmur da coxa separo o osso, o médico não coloco no lugar coloco do lado ,será q ele vai ter problemas vai fica torta ou curta a perna ??

    • Dr. Diego Ariel

      oi Jaqueline 

      Nessa idade, basta 50% de contato entre os fragmentos da fratura... 

      é incrível como remodela e evolui bem...

      existir risco , existe, por isso a importância do acompanhamento médico.. confie no seu ortopedista e acompanhe direitinho 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Maurício

    Meu fêmur saiu do lugar ele deslocou um pouco pra direita mais isso foi em 2018 e agora tem como fazer a cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Mauricio..

      ter, tem.. mas provavelmente a cirurgia já nao vai ser a mesma e não tã resolutiva.. mas primeiro converse com seu ortopedista pra ele avaliar melhor

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Cristiane

    Bom tarde dr.Minha mãe tem 79 anos fraturou o fêmur vão fazer 3 meses. Fratura instável e transtocateriana. Colocou haste. Ainda está com uma muleta. Olhando sua perna dá pra ver que está um pouco pressa em cima e quando dá alguns passos sem a muleta diz que ainda sente faltar firmeza e manca um pouco. Isso é normal? Com o tempo a perna e o andar volta ao normal? A perna pode ter ficado mais curta? Os joelhos estão na mesma altura. Não tem dor e faz fisioterapia. Desde já obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cris

      assim, fratura bem grave e a idade dela compromete um pouco...

      com 3 meses e andando, mesmo com dificuldade, tá bem...

      agora eh seguir com fortalecimento muscular e prevenção de quedas..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Tereza Aparecida Cruz

    Meu neto tem 10 anos e reclamando muito de dores na perna toda noite ,,depois de tantos exes deu uma lesão no osso do fêmur ,,,,o que causou isso ,ele é um menino que pula muito. ,travesso mesmo. Doutor pode me responder ,o que pode ter causado essa lesão ? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Olá tereza...

      infelizmente você precisa ser um pouco mais específica...

      "lesão " pode ser desde fratura, tumor até mesmo inflamação...

      é um termo médico genérico 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Ana

    Dr bom dia. Quais os alimentos que ajudam a consolidar o osso e a dar força o osso. Fraturei o fermur e o meu médico diz que o meu osso está muito fraco

    • Dr. Diego Ariel

      Ana, 

      O ideal é evitar alimentos que atrapalhem no processo, como os ricos em gordura e açúcar e carboidratos... 

      Aposte em frutas, verduras e legumes, além de alimentos protéicos ajudarão numa boa cicatrização..

      boa sorte

  • Ana Paula Mahache

    Gostaria de saber como faço para andar sem coxear? Fraturei o fermur.e já Operei, Agora uso apenas uma muleta

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ana

      A sequência depois da cirurgia é reabilitação fisioterápica e depois fortalecimento muscular... 

      boa sorte

  • Marcelo

    Boa noite Dr. Meu nome e Marcelo e quebrei o femur e 8 meses depois ainda não colou o médico disse não era artrose o que pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marcelo

      Até 6 - 9 meses sem consolidar chamamos de retardo de consolidação 

      a lartir de 9 meses, chamamos de pseudoartrose

      nesses casos tipicamente tem q operar

      boa sorte

  • Isabela Carretta

    Bom dia dr. Minha mãe 86 anos, colocou uma haste no fêmur, fratura proximal , e cicatrização da pele perfeita e já está quase sem edema , mas hoje após 20 dias da cirurgia ela acordou sentindo muita dor... é normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Isabela

      No texto do qual falo de fratura de fêmur, existe um paragrafo falando sobre as possíveis complicações. Se a dor persistir , sugiro que procure o médico assistente para investigar o motivo dessa persistência dolorosa. 

  • FERNANDO VALLE

    Mais uma vez ,venho pedir ajuda ao Srº ,bom dia Drº meu irmão escorregou na beira da piscina e trincou a parte de cima do fêmur ,foi operado o osso não colou , a respeito do tratamento de choque ultra som , esse tratamento é mais indicado para não fazer uma cirurgia mais agressiva ,como o corte da cabeça do fêmur e prótese? Me fala sobre esse tratamento ,segundo o médico meu irmão não tem suficiência de sangue para a real cicatrização ,esse tratamento seria ideal para ele ,qual faz irrigar a área e a cicatrização se concretizaria ? Obrigado Drº.

    • Dr. Diego Ariel

      respondido

  • FERNANDO VALLE

    Bom dia doutor ,meu irmão escorregou na beira da piscina e trincou a parte de cima do fêmur ,foi operado ,e foi posto dois pinos , passaram-se já 06 meses e o médico liberou para fisioterapia , na avaliação do médico ele explicou que o osso não colou e é preciso se possível depois de exames cortar a cabeça do fêmur e instalar uma prótese , um colega caiu de moto e teve a mesma lesão que ele ,e o médico além de colocar pinos colocou chapas de aço ,agora pergunto ao Srº não seria também ,na cirurgia ,ser posto as chapas de fixação junto com os pinos? Obrigado .

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fernando

      Pela sua estoria seu irmão fraturou o colo do fêmur. Não há nenhuma divergência na literatura da conduta que o médico tomou. O material usado para tratar a fratura é decidido durante a cirurgia quedo se diagnostica o grau de comprometimento da fratura. O tratamento sugerido tem dado bons resultados, mas não é garantia de que ele não va precisar da cirurgia de prótese, é mais uma tentativa de evitar ir direto para a cirurgia. 

  • Thays cristine

    Doutor meu cado foi que tive um acidente de moto né, botaram um haster em mim.. só que tô bem ando de moleta já tem um mês depois depois do acidente mais meu joelho não dobra doe até uma certa parte como se até ali fosse máximo.. eu me sinto muito frustrada pq era pra dobrar né já me explique pfvr

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thays

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Sua fratura ainda é muito recente, os ganhos de mobilidade vem aos poucos. 

  • Nayara Aline

    Boa tarde Dr tive uma fratura d fêmur na altura da coxa coloquei haste e 4 parafuso fiz a cirurgia a 48dias ...a 8 dias o Dr m liberou pra pisar no chão tem 2 dias que apareceu uma ondulação b m onde foi a fratura tipo um caroço e normal isso ,já estou fazendo a fisioterapia parece e some ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Nayara

      Se essa “ondulação" for solida, dura, provavelmente deve ser o calo ósseo que se formou, com a remodelagem do osso ele tende a desaparecer. 

  • Francisco Gomes

    Bom dia, Dr. Ariel! Inicialmente, parabéns pelos esclarecimentos! Minha avó, de 84 anos, sofreu fratura transtrocanteriana do fêmur, sendo operada cerca de 96 horas após a queda da própria altura, com a colocação de placas e parafusos. Ela recebeu alta 48 horas depois da cirurgia, que completa uma semana hoje. Ela está em casa, ainda em repouso no leito até a retirada de pontos, prevista para daqui a uma semana. A dúvida é como deve ser feito o manejo e, em geral, o processo de retomada do sentar-se até que se consolidação óssea, se já será possível após a retirada de pontos. Ela não tem relatado dores, mas temos evitado qualquer movimento na perna operada, respeitando a orientação médica. Grato, desde já!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Francisco

      O que é absolutamente proibido nessa fase é colocar carga no membro fraturado, ou seja ficar em pé e se apoiar no mesmo. O ato de sentar não coloca carga nessa área, portanto, nos meus pacientes eu libero para sentar assim que eles conseguirem, sem muita dor. Ja o apoio com carga só deve ser feito após a consolidação óssea. 

  • Silvani

    Olá Doutor, sofri um acidente de moto vai fazer 2 meses, quebrei o fêmur e foi necessário colocar haste e 3 parafusos, hoje faz 45 dias de cirurgia, faço fisioterapias desde a primeira semana após a cirurgia. Já não sinto mais dores, e agora estou andando com uma muleta só, já consegui recuperar bastante o movimento da perna. Tenho 28 anos e minha dúvida é, é possível se recuperar em 120 dias ( 4 meses ) para voltar ao trabalho ? Muito obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Silvani

      Depende do tipo de trabalho ao qual voce se dedica, se não requer muito movimento e carga, da pra voltar ate antes de 120 dias, se exigir muito esforço pode ser necessário mais tempo para se recuperar completamente. 

  • Nadir

    Bom dia Dr. Tive uma fratura no fêmur. Foi colocado uma haste. Com 30 dias o médico falou que a consolidação estava bem adiantada e liberou para andar com muletas. Hoje com 45 dias tento dar alguns passos sem muleta e estou mancando muito. Isso é normal? Já iniciei a fisioterapia e não tenho mais dor. Tenho 80 anos e sempre fui muito ativa.Estou com muito medo de não conseguir ir mais na rua. Desde já obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Nadir

      Acho que ja respondi pra sua filha. Fique tranquila, você esta evoluindo muito bem. 

  • Renata

    Olá! Meu filho teve uma fratura diafisaria do fêmur com 13 anos, graças a Deus deu tudo certo, não tem dores nem nada, porém, dois médicos aconselharam a retirar a placa, eles dizem que com o tempo, o osso pode ficar quebrando. É isso mesmo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Renata

      Placas em crianças , podem restringir o crescimento ósseo e deixar pontos frágeis no osso. É aconselhável que o material de síntese seja retirado após a completa recuperação óssea. 

  • Nayara

    Fraturei o fêmur na altura da coxa e fiz cirurgia e foi colocado aste e 4 parafuso tem 27 dias e hj foi primeiro dia de fisioterapia e o fisioterapeuta me colocou pra pisar no chão e tentar andar mas oeu ortopedista não liberou pisar no chao e normal pode o fisioterapeuta liberar antas médico?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Nayara

      Acredito que o médico é o responsável pelo tratamento global, cabe ao fisioterapeuta seguir as indicações e escolher as melhores técnicas para a reabilitação do paciente. Se seu médico não aconselhou carga, ele deve ter razoes medicas para isso. 

  • ROGÉRIO BARATA DA SILVA

    Olá Queria saber a cirurgia do fêmur a rota do joelho tem possibilidade de andar.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rogerio

      Não entendi a sua pergunta. 

  • Hector Jaime Agudelo Castañeda

    Boa noite me nome é Hector Minha esposa faz 4 meces e 22 dias hj 21/07 que fez um cirurgia no fêmur no quadril direito, mais ela nos últimos dias ela fica se queixando muito dizendo que dói muito bem acima onde foi colocado o parafuso O que vc acha que seja aa causa.? Será normal.? Ela faz duas semanas fui no último retorno no hospital que foi feita a cirurgia e foi dada de alta pelo médico, pois o atestado que foi dado a ela era de 4 meces.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Hector

      Com esse tempo não é esperado dores muito acentuadas, se ela esta se queixando muito, sugiro que procure um ortopedista para fazer uma avaliação e ver o que esta ocorrendo para essa queixa fora do ocorrido.  

  • Roberta Santana dos Santos

    Boa noite sou a Roberta eu levei um tiro na perna e quebrou meu fêmur coloquei placa e 9 parafuso já vai fazer um ano agora dia 29 só que sinto dor é normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Roberta

      O esperado é que após um ano do trauma, a pessoa esteja totalmente reabilitada. Procure um ortopedista para investigar a causa dessa dor persistente. 

  • Duilio Nunes da Silva

    Olá, doutor meu nome é Duilio Nunes da Silva, eu faturei o fêmur em 2013 fatura exposta tem dias que tô com a perna normal e tem dia ela fica dura, o que poderia ser? Isso é normal pra quem faturou o fêmur?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Duilio

      Sugiro que você procure um ortopedista para avaliar esses sintomas que você esta referindo. Pode ser alguma complicação tardia dessa sua fratura citada, ou algo novo que precisa ser esclarecido para se proceder ao tratamento adequado. 

  • Nadir

    Esqueci de dizer tenho 79 anos e apesar da idade sempre fui muito ativa.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Nadir

      A haste foi um método criado para colocar carga precoce no osso, pois é isso que faz com que o osso se regenere, veja com seu médico se você ja pode ir colocando carga nesse membro. Se tudo ocorrer bem, não há motivo para que você não volte a andar normalmente, a não ser que tenha havido alguma lesão neurológica, ou um encurtamento muito acentuado do osso. A idade pode ser um complicador, porque a recuperacao ossea em idades mais avancadas é mais lenta que em jovens, mas isso nao impede a recuperação óssea.

  • Nadir

    Boa tarde Dr. Fraturei o fêmur e o médico disse que como o osso esfarelou era preciso colocação de uma haste. Já fazem 20 dias da cirurgia. Fico sentada e em pé sem botar peso na perna. Não tenho dor.Quem quebra o fêmur volta a andar como antes? Com quanto tempo poderei andar? O osso precisa estar colado para andar ou o médico pode libera carga antes? Obrigado pela sua atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Nadir

      A haste foi um método criado para colocar carga precoce no osso, pois é isso que faz com que o osso se regenere, veja com seu médico se você ja pode ir colocando carga nesse membro. Se tudo ocorrer bem, não há motivo para que você não volte a andar normalmente, a não ser que tenha havido alguma lesão neurológica, ou um encurtamento muito acentuado do osso. 

  • Cristiane

    Obrigado pela sua resposta. Em quanto tempo poderá andar? Depois de colado ela conseguirá andar perfeito, como anteriormente? Dez dias de operação com haste e 1 parafuso. Fica sentada, em pé sem colocar carga na perna e movimenta o pé e o joelho. Como sempre foi muito ativa não consegue ficar parada e gostaria de usar maquina de costura com a outra perna, tem algum problema? Desde já obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cristiane

      Não há problema nenhum que ela use a outra perna, a dor é a bússola para os movimentos. Se sentir muita dor, fica quieta

  • Cesar Henrique

    Opa sou Cesar , tenho 29 anos quebrei o femuor com 19 já faz um tempo e já faz dois meses que comeco a me dá muita dor na perna quebrada em toda ela joelho canela e o femuor , e tipo umas visgada sabe vem e passa e perdi a forca tbm oque posso fazer ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cesar

      Dez anos depois é pouco provável que esses sintomas que você relata estejam relacionadas a esse trauma, sugiro que você faça uma consulta com um ortopedista para investigar mais profundamente a causa desse seu problema atual 

  • Cristiane

    Boa tarde Dr. Minha mãe fraturou o colo do fêmur direito há 10 anos atrás. Teve uma ótima recuperação e com 40 dias já estava consolidado. Agora aos 80 anos fraturou o fêmur esquerdo, fez cirurgia com haste e um parafuso.A cirurgia tem uma semana e ela já fica sentada, em pé sem colocar peso na perna, movimenta joelho e pé. A minha pergunta é devido a ter placa na perna direita vai ver mais difícil a recuperação da fratura atual? Ou uma não tem relação com a outra? Apesar da idade ela é super ativa.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Cristiane

      Não há relação entre fraturas antigas e atuais, ela pode ter uma maior dificuldade devido a idade, hoje ela tem 10 anos mais que quando ocorreu a outra cirurgia. 

  • José Serodio

    Olá. Sofri uma fratura grave cominutuva de fêmur há dois meses. Consigo andar, porém ouço estalos muito altos durante os movimentos e durante a fisioterapia. Apesar da liberação de carga pelo médico, ainda não há sinal de consolidação (60 dias após a cirurgia). Gostaria de saber se esses barulhos são normais, e em quanto tempo vou saber se há consolidação. Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Jose A carga é uma das estratégias para acelerar a consolidação, pequenos barulhos é normal, se são muitos e frequentes, tem algo errado. Sinais de consolidação são clínicos e radiológicos (leigos podem não ver esses sinais), acredite nas orientações do seu médico, ele é a pessoa mais indicada para lhe orientar.  

  • Beatriz

    Queria saber se a pessoa que colocar esse ferro não sei como fala eu acho que é pra segurar o osso da coxa, ele pode sentar ? Ou só ficar deitado? Meu esposo quebrou o fêmur trabalho de moto

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Beatriz

      Existem varios tipos de ferro que podem ser colocados na coxa. Se for um fixador externo, que são ferros que parecem uma antena, ele pode sentar sem nenhum problema, se for apenas um ferro que é colocado próximo ao joelho e onde se coloca um peso para “puxar" a perna, pode se movimentar um pouco e ate sentar eventualmente, mas vai sentir dor ao fazer isso devido a instabilidade óssea.  

  • Rayra Barbosa Da Silva

    Olá Fiz uma cirurgia de femu a 23 dias, coloquei uma placa com 6 parafusos. Sinto dores no joelho e na canela. E normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rayra

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Alielma

    Tive uma fratura diafisária de fêmur direito, fiquei 1 mês e 6 dias na tração, depois fui operada e colocaram placa e parafusos, e hoje tem 28 dias que fui operada, mas meu joelho dobra até 45° apenas, com fisioterapias vou conseguir dobrar o joelho normal denovo?? Estou muito preocupada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alielma

      Nosso corpo foi feito para o movimento e não para a imobilidade. Ja deveria ter começado a fisioterapia para recuperar essa mobilidade articular. 

  • Pedro Henrique amancio de melo

    Quebrei o fêmur procimial vai fazer uns 23 dias, operei coloquei uma Barra de platina e pinos gostaria de tirar uma duvida, minha perna não está mais inchada porém no local da fratura está com um leve inchado e está duro, devo me preocupar ou e normal devo continuar com o repouso normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Pedro

      Perfeitamente normal , você ainda esta na fase de consolidação óssea, foque na reabilitação que ajuda a acelerar a recuperação. 

  • Veridiana Pereira

    Fiz a cirurgia ele colocou um pino Pará ligar o osso um pino ligando o osso do quadril e outro perto do joelho já estou fazendo fisioterapia só quel piorar deu um dor terrível ,bati raixi não pareceu nada o médico falou que não tinha nada a ver com a cirurgia estou com dor voltei a usar o andador e tomando remédio para dor e ante ifranatori quero saber quando eu posso andar normal , tenho 74 anos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Veridiana

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Andar normal só depois que o osso se recuperar e voce fizer a reabilitação necessária. 

  • Valdivino

    Ola eu fiz uma cirurgia a 5 anos atrás de fratura de fêmur tive uma fratura na junta do fêmur com bacia e decorrer desse tempo sempre tive dores fortes inchaços na perna febre e nunca que passa e ultimamente tem aumentado as dores e eu não consigo nem se quer apoiar a perna no chão pra andar após a cirurgia a sensibilidade do meu pé nunca foi a msm ! Ja fui no médio fez raio x mais disse que esta tudo normal ! Mais tenho essa dor extrema que nao passa os remédios receitados ja nao faz mais e feito ! Hj em dia ja preciso do auxílio de uma muleta pra andar ! As dores maior são no Joehos e no quadril e nao remédio que fasso parar esta dor a !da minha cirurgia foi tirada cabeça do fêmur pra ponha implante médico disse que nao possível retirar mais ! E não o motivos desses dores

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Valdivino

      Sugiro uma nova avaliação, procure um especialista em quadril e, provavelmente, uma eletroneuromiografia para investigar se há algum comprometimento neurológico. 

  • Geovane

    Boa tarde ! Fiz uma cirurgia do fêmur botei a placa mais infeccionou , foi tirada e posto um fixador ! Provavelmente seja feito uma cirurgia de enxecho , após essa cirurgia quanto tempo pra volta a andar e pode fazer caminhada academia o exércio leves ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Geovane

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, isso nas condições normais, na presença de infecção esse tempo é bastante variável, pois há a necessidade da cura completa da infecção para que o osso funcione fisiologicamente. Nesse caso você precisa de bastante paciência porque leva mais tempo para o retorne as atividades ditas normais. Mantenha um dialogo com o medico que esta lhe acompanhando para monitorar a evolução do seu caso, uma vez o calo ósseo formado, deve-se iniciar a reabilitação, e os exercícios físicos fazem parte dessa reabilitação. 

  • Hemilly

    Olá Doutor tenho 21 anos e faz três anos que tenho uma haste intramedular no femur e sinto dores fortes no meu quadril e isso me incomoda muito, gostaria de para de sentir essas dores oque vc me aconselha? .

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Hemilly

      Uma possibilidade é retirar esse material de síntese (a haste), mas antes procure um profissional especializado e investigue se não há alguma outra condição que possa estar causando essa dor. 

  • Henrique De Souza Mendonça

    Quebrei meu femu, fiz minha cirurgia já tem 45 dias , não sinto dor nem nada, mais eu sinto uma queimação na minha pele em cima do meu pé, isso é normal ? O que devo fazer ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Henrique

      Numa fratura outras estruturas são lesionadas ocasionando sintomatologias diversas, tais como essa que você relata, a tendência é que quando essa estrutura se recuperar ocorra uma melhora do sintoma. 

  • Luiz Myguel

    Olá Sou Luiz myguel, tenho 16 anos e sofri uma fratura no fêmur. dia 09/12/2021 vai completar 5 meses que fiz a cirurgia e meu osso ainda não deu nenhum sinal de que esta colando. Todo mês eu bato o raio x e nunca tem nenhum avanço ou sinal de que vai colar.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luiz  

      E qual seria sua duvida? 

  • Pamela Aparecida da Silva

    Olá, sofri um acidente de moto tive fratura exposta no fêmur esquerdo próximo do joelho, os pontos próximo do joelho estão inflamados e com uma grande quantidade de fluidos o que fazer? Durante o dia quase não sinto dor mas a noite mesmo tomando os remédios não consigo dormir de tanta dor. O que posso fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Pamela

      Pela sua estória, sugiro que voce procure um serviço de ortopedia para avaliar se não esta surgindo uma infecção da qual você necessitaria de um tratamento adequado. 

  • Waldiza

    Bom dia quebrei o fêmur em 2 fiz cirurgia a 5 dias quanto tempo posso comecar movimentar a perna depois da cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Waldiza

      O movimento é aconselhável que seja feito, ajuda na drenagem vascular, o que esta proibido é colocar carga nesse membro fraturado. 

  • Igor Leal

    Olá, sofri uma fratura na diáfise do fêmur, já tem 1 mês e 6 dias. Hoje já não sinto dor na coxa(onde houve a fratura), sinto somente dor muscular devido a perda de massa. Coloquei uma haste intramedular, meus pontos já estão todos cicatrizados. Porém, meu médico não me liberou para fisioterapia, faço alguns exercícios em casa com auxílio do profissional. Dei dois passos sem auxílio de muletas. Queria saber se estou no caminho certo da recuperação e se até janeiro já consigo caminhar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Igor

      A inserção de haste é utilizada para liberar carga precocemente. Costumo colocar meus pacientes para andar no dia seguinte à cirurgia. Exceto quando a fratura é muito grave e a haste não produz a estabilidade óssea desejada. Converse com seu médico e veja se o seu caso não esta enquadrado nessa categoria.  

  • Suellen Fernanda de Souza

    Olá. Tive fratura de fêmur e tíbia, e o joelho travou. A cinco meses e a evolução tem sido pouca. O que fazer nesses casos ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Suellen

      Diagnosticar a causa e depois proceder ao tratamento adequado. 

  • Gustavo

    Boa noite, quebrei o fêmur próximo ao joelho e hj faz 15 dias de cirurgia, consigo apoiar um pouco do peso do corpo sem sentir dor e dar alguns passos com suporte de muletas. Quanto tempo acha que eu demoraria para voltar a andar normalmente?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gustavo

      Depende da sua fratura e a tecnica utilizada para o tratamento. Haste? Carga precoce. Placa e parafuso? Aguardar a formação do calo ósseo que ocorre entre seis a oito semanas. Depois de formado o calo, vem o período de reabilitação. O andar normalmente depende de cada paciente e da dedicação a reabilitação. 

  • LESLYN IANCA DE OLIVEIRA VIANA

    Tive fratura de diáfise do fêmur, tive um encurtamento do osso em 3.5 cm. Já estou utilizando palmilha adequada. Porém não estou conseguindo caminhar sem auxílio de muleta, já fazem 5 meses. Estou fazendo marcha de trendelemburg. Faço fisioterapia 3 vezes na semana para fortalecimento glúteo. Será que vou conseguir caminhar normalmente.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Leslyn

      Usualmente com a fisioterapia, treino e a compensação adequada não há motivo para que você não resgate quase a totalidade da normalidade da marcha.  

  • Kayky

    Ola Boa tarde tenho 17 anos sofri um acidente de moto tem 1 mês é 10 dias e quebrei o corpo do fêmur direito fratura fechada e o ombro úmero esquerdo, faz 23 dias de cirurgia hj eh queria sabe quanto tempo demora pra eu volta a conseguir anda e quanto tempo demora pro meu ombro se movimenta denovo meu ombro eu coloquei placa e no corpo do femur parafuso

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Kayky

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável   de pessoa para pessoa. Depois disso vem a reabilitação. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Veja com seu medico quando será possível você iniciar a fisioterapia. 

  • Elísio

    Meu irmão tem 3 anos, teve uma fratura fechada fomos ao médico eles não tem o aparelho de RX estamos inseguros para continuar com o processo

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Elisio

      A base fundamental do tratamento medico é a confiança entre as partes. Meu conselho é que se não se sente seguro procure outro profissional. Fraturas precisam de tratamento adequado pelo potencial de gerarem sequelas.  

  • catiane amaral de moraes

    na recuperação da fratura do femur quais os movimentos ficarão limitados?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Catiane

      O processo de formação do calo ósseo gira em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Até que o osso tenha calo e possa sofrer carga (pisar), quase todos os movimentos do membro afetado estarão prejudicados. Se o femur estiver imobilizado, os movimentos do pé estarão preservados, mas também podem provocar dor, dependendo do grau de movimento. 

  • Adriane da Silva

    Boa noite Meu filho sofreu um acidente de moto e quebrou o fêmur, fez a cirurgia e colocou uma placa . gostaria de saber quanto tempo leva pra ele voltar às atividades normais? Ele já tem 3 meses que fez o procedimento e até agora não coloca o pé no chão e reclama de muita dor

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Adriane

      Tudo depende do local e do tipo de fratura que seu filho sofreu. Fraturas simples em diáfise se recuperam bem mais rápido do que fraturas mais complexas e que envolvam regiões articulares. O tempo de recuperação pode variar de dois meses a um ano, dependendo dessas variáveis que mencionei. Converse com o medico assistente e veja qual a melhor estratégia para uma recuperação adequada. 

  • jose aparecido dos Santos

    fraturei tibia e fibola ja faz um ano fratura esposta ainda estou co fixadores demora pra recoperar tenho 57 anos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola José

       O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Depois desse período o que ocorre é o remodelamento ósseo. Um ano é um tempo excessivo para permanecer com fixador externo, sua fratura deve ter sido muito grave ou você perdeu segmento ósseo. Converse  com o medico que esta lhe acompanhando para saber por qual motivo esta ocorrendo essa demora. 

  • Rita Domingues

    Boa tarde, Eu gostava de referenciar uns conceitos que vi neste post num trabalho que estou a fazer para a faculdade. Será que é possível confirmar-me a data de publicação do post? Ficarei a aguardar uma resposta o quanto antes. Cumprimentos, Rita Domingues (domingues.anarita@gmail.com).

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rita..

      Desculpa a demora, eu estava comemorando os títulos do flamengo :)

      Esse post foi publicado em setembro de 2018.

      Qualquer coisa estamos às ordens...