Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Traumatologia

Fratura do Pé


Imagem

    A pé é o segmento final do membro inferior, que possui 26 ossos e é dividido em três regiões: tarso (região posterior), metatarso (meio do pé) e falanges (ossos dos dedos). O tarso é constituído por sete ossos: tálus, calcâneo, cuboide, navicular e três cuneiformes. Só o tálus articula-se com os ossos da perna. O metatarso é formado por cinco ossos que se articulam de um lado com os ossos do tarso e do outro com as falanges. Já as falanges são três em cada dedo, com exceção do hálux (dedão), que só possui duas. 

    O pé conta ainda com uma complexa estrutura ligamentar e tendinosa, sendo que qualquer lesão que acometa qualquer uma dessas estruturas tem o potencial de quebrar os finos e harmônicos movimentos dos pés.

    Para fins didáticos, os dedos do pé são numerados sequencialmente de 1 a 5, sendo o hálux (dedão) o número 1 e o dedo “mínimo” o 5.

    O calcâneo é o osso do tarso mais frequentemente fraturado, correspondendo a cerca de 2% de todas as fraturas de todas as fraturas do corpo. O tálus é o segundo osso do tarso que mais sofre lesão. Já nas fraturas das falanges, a falange proximal do quinto pododáctilo é a mais envolvida.

 

Como ocorre a fratura do pé? Os traumas esqueléticos sofridos pelo pé são muito variados, podendo ser provenientes de muitos mecanismos. Nas falanges, os mecanismos diretos (como a queda de um objeto no pé) e o indireto (carga axial com desvio, como ocorre na “topada”) são os mais comuns. Já no tarso, principalmente no calcâneo, o trauma axial é o principal mecanismo, como ocorre nas quedas de grandes alturas. Os acidentes automobilísticos, principalmente em motociclistas sem uso de calçados adequados, são outras grandes fontes de fraturas do pé.

 

 

Quem tem maior risco de fraturar do pé? As fraturas do tarso são mais comuns em homens, principalmente em jovens, e muito associados a acidentes automobilísticos, laborais e desportivos. Cerca de 90% das fraturas do calcâneo ocorrem em homens entre 21 e 45 anos de idade, com a maioria sendo trabalhadores industriais. Já as fraturas dos metatarsos e falanges são mais frequentes nas mulheres, com destaque para os acidentes automobilísticos e acidentes domésticos. 

 

Quais os sintomas? Dor, edema (inchaço), hematoma/equimose (mancha de coloração roxa, por extravasamento de sangue) e deformidade, além de incapacidade de mobilizar o pé. Em muitos casos, os traumas são tão graves, que existe exposição óssea ou até mesmo ocorre o esmagamento de algum dedo.

 

 

Como é feito o diagnóstico? Além da história clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. A tomografia é muito útil para uma melhor avaliação do padrão de fratura.

 

 

Todas as fraturas são iguais ou existe alguma mais grave do que outras? As fraturas do pé diferem entre si em termos de gravidade. Dentre os principais parâmetros, três se destacam para dizermos quão mais grave é a fratura. São eles:

1- Fraturas expostas ou lesões associadas;

2- Desvio dos fragmentos;

3- Padrão da fratura.

 

Como o padrão e a estabilidade da fratura são classificados? Apesar de cada fratura ser diferente de uma pessoa para a outra, muitas apresentam padrões semelhantes. Tais padrões permitem criarmos uma classificação que orienta os médicos na condução do tratamento. Para cada um dos ossos que compõem o pé, existe uma classificação distinta. Basicamente, elas dividem as fraturas de acordo com a localização da fratura, com energia/mecanismo do trauma e de acordo com o “traço” de fratura e o desvio dos fragmentos (número de partes). 

 

Como é feito o tratamento? O tratamento pode ser de duas formas: conservador (sem cirurgia) ou cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade, da estabilidade e de alguns parâmetros, como os que citamos acima. 

 

Como é feito o Tratamento Conservador? O tratamento conservador geralmente é indicado em fraturas com pouco desvio, estáveis, fechadas, de baixa energia, isoladas, sem síndrome compartimental e sem lesão vascular. O tratamento conservador depende muito da cooperação do paciente e consiste basicamente no uso de imobilizações (na maioria das vezes, feitas de gesso) e restrições de carga. Em algumas fraturas das falanges, o tratamento pode ser realizado com imobilização com esparadrapo. Sempre é necessária a realização do acompanhamento radiográfico. 

 

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico?As indicações mais aceitas para o tratamento cirúrgico de fraturas do pé são fraturas expostas, comprometimento neurovascular associado, politraumatismo, fraturas múltiplas, fraturas com perda óssea e as fraturas com lacerações de tendão. As demais situações devem ser avaliadas caso a caso. Dentre as principais técnicas empregadas, estão a utilização de placas, parafusos e fios (pinos).

 

 

Quais as possíveis complicações? Infecção, Pseudartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, rigidez, dentre outras.

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? O retorno vai depender muito da gravidade da fratura, das lesões associadas e de qual técnica de tratamento foi utilizada. Geralmente, o retorno pode variar de 6 a 9 meses. Todavia, há casos mais graves e mais complexos que necessitam de mais tempo para a reabilitação completa.

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentários

  • CLAUDIA MARY BEZERRA DA SILVA

    Boa tarde Dr. Diego Ariel, No dia 13 setembro levei uma topada no dedo medinho do pé direito ao qual esquentei um estralo e foi uma dor muito extensa, no mesmo dia fui a emergência de bendito hospital aqui em Maceio pelo plano que só atendia lá, e no final foi um clinico geral que me atendeu passou primeiro uma medicação para tomar e após mandou fazer um raiox, após ver o raiox ele me disse que não tinha fratura nenhuma e sim tinha sido somente a dor da pancada, e mandou mobilizar somente com atadura só na área do pé e que eu voltasse após uma semana passou antiflamátorio e então voltei no dia 22 de setembro com muita dor e pedi para ser atendida por um ortopedista e o mesmo me atendeu tirou a atadura e deu uma olhada no pé e o mesmo perguntou se eu tinha tirado raiox e eu disse que sim então ele foi olhar no sistema e assim que ele olhou disse que tinha sido fratura mesmo e pediu para repetir pois a parte dos dedos estavam roxo. fiz outro raiox ele olhou e mandou mais uma vez mobilizar só com atadura então questionei e perguntei uma vez como e fratura já havia passado uma semana imobilizado dessa forma e não estava resolvendo não seira melhor colocar gesso o mesmo disse que não havia necessidade mandou passar 15 dias com o pé mobilizado e passou outro antiflamatorio mais forte subilingual mas ajudou nas dores mais não melhorou voltei para se atendida pelo mesmo mas para minha surpresa o plano atendia no hospital mas não na clinica do mesmo e ai fui obrigado a ir para urgência novamente outro médico avaliou solicitou outro raiox e disse que a fratura não havia evoluído e mais uma vez mandou mobilizar o pé dessa vez com esparadrapo do que me deu alergia absurda e pediu para voltar com 15 dias, então resolvi marca em outra clinica com outro profissional o mesmo disse que era cirurgia mais em seu crm só consta ortopedista e traumatologista, disse que o pé colava o osso com 3 dias, então eu cogitei d eu estou a mais de um mês e como eu havia tirado o esparadrapo e coloquei a atadura observei que o osso estava para baixo do pé no sentido do após o osso que tem após o dedo medinho, então fiz outro raiox solicitado pelo mesmo e escutei o rapaz da radiologia dizendo aos estudantes que o osso colou para baixo ou seja colou errado, eu continuo sem andar normalmente e sentindo o osso o mesmo tirou a atadura e fi para casa sem ele disse que seria caso de cirurgia, mas que seria um procedimento muito ruim para mime passou para fazer fisioterapia, minha pergunta é o que eu faço Dr. estou pisando e sentindo o orço como se estivesse ralando no couro e sentindo dor? me de uma luz por favor?

  • Francisca Andressa

    Boa tarde Doutor sofre um acidente de moto no dia 05/9/20 fiz cirurgia no dia 8/09/20 Quebrei dois dedos do pé esquerdo 2 e 3 , quando fiz 1 mês e 8 dias tirei os pinos, porém o médico informou que só posso passar com o pé daqui a 30 dias e fazer compressa Hoje 20/09/20 faz 4 dias que tirei não sinto dor e nem nada será que já posso colocar o pé no chão tenho essa dúvida.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Andressa

      Comece a pisar de leve e observe, o melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor forte, se só sentir dor suportável , vá aumentando a carga, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, Boa sorte 

  • Josy

    Doutor , eu bati meu dedo mindinho do pé direito na cama, doeu muito, e ainda tá doendo, tá inchado, dificulta meu caminhar, será q fraturou?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Josy

      Pelos sintomas que você relata é bem provável que tenha alguma fratura nesse osso, mas isso só é possível afirmar com um exame de imagem. Procure um serviço especializado e investigue essa possiblidade. Boa sorte 

  • Elaine Pacheco

    Olá Dr. Diego Ariel no dia 12/10/2020 bati com meu dedo esquerdo do lado do mindinho na quina da porta, doeu muito, ficou inchado por uns 3 dias agora, as vezes da uns choques, o dedo parece pesado como se estivesse "solto" não doi. Sei que estou errada pois não fui ao médico pois sou do grupo de risco, o que faço? Obrigada Elaine!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elaine

      Para ter certeza de há fratura ou não, se faz necessário que você seja examinada e faça exames de imagem para ter um diagnostico correto e que servirá de guia para o tratamento. Procure um serviço e providencie isso, sequelas são mais difíceis de serem tratadas 

  • Lyliana vascelik grossel

    Olá de Diego, fazem uns 40 dias q eu quebrei o 5° metatarso do pé direito, mesma fratura do Neymar, o médico me deixou com tala por 30 dias sem forçar o pé no chão, fiz como recomendado, após o retorno ele tirou a tala e me mandou usar o robofoot por mais 30 dias, mas hoje reparei q o pé está cheio de hematomas roxo em cima do dorso perto do mindinho e em toda a lateral onde quebrou, até o tornozelo, hematomas bem roxos, é normal ou eu q estou forçando mto o pé com o robofoot? Pois agora com ele estou forçando o pé no chão, e admito andando bastante, trabalhado e tudo mais, a noite eu tiro ele e uso uma faixa no pé pra dormir. Ainda sinto dores e dormência no pé, desde já agradeço sua resposta .

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lyliana

      Se espera a presença de hematoma em torno das fraturas num período de 15 a 20 dias, depois disso, ele é reabsorvido. Se há persistência desse hematoma, só existe uma explicação: você esta exagerando na carga que esta colocando nessa área em recuperação. Diminua a carga, deixe mais tempo de repouso e faça gelo, vai ver que vai melhorar. Boa sorte 

  • Jelson Perez

    Oi doutor , durante a epidemia tive um acidente. Com fogos artifícios, chegou a danifica a planta do meu pé em baixo , próximo aos dedo , mas não quebrou nenhum osso , so perfurou a carne tive que fazer cirurgia porque feccionou , meus dedo estava normal , depois da cirurgia senti meus 2 dedo mole e eu nao consiguia mecher dos 2 dedo antes tava normal, aí faz 1 mês hoje , aí o meu dedo tá ficando duro e sinto uns choque nele. Mas não consigo mexer , nesse caso estáva faturado neh , com quantos mês o senhor indica para eu fazer terapia , to voltando a sentir ele so não consigo mexer

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jelson

      Na minha opinião você deve procurar uma consulta com ortopedista para fazer uma avaliação da evolução desse trauma que você sofreu. Para iniciar fisioterapia, se você sofreu alguma fratura é necessário que o osso esteja consolidado (colado) o que acontece em torno do segundo ou terceiro mês após o trauma. Boa sorte 

  • Jaqueline

    Olá doutor, eu fraturei o 2,3 e 4 metatarso do pé esquerdo. Fiz a cirurgia tem 20 dias, os fios estão pra fora e o médico recomendo deixá-los bem cobertos com o curativo e uso da robofoot, porém estou notando que sempre que vou fazer o curativo os fios estão mais tortos e eu não estou pisando. Isso é normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jaqueline

      \A movimentação dos fios em alguns poucos graus é esperada, não se preocupe. Se eles sairem do lugar você vai sentir. Fique tranquila. Boa recuperação 

  • RAQUEL NAZI COELHO

    Olá doutor. Quebrei o maoleolo esquerdo e passei 30 dias de gesso sem colocar o pé no chão. O medico retirou o gesso e colocou a robofoot e disse que quanto eu andar melhor. Mas foi demais meu tornozelo... Tá difícil andar. Eh normal. Isso ? Posso continuar andando?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Raquel

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia , essa sintomatologia vá amenizando até desaparecer. Se seu medico disse que você devia pisar, vá na fé e pise. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Luíza marillac misson cipriano

    Doutor boa noite,cai numa rampa e fui no médico ele pedio uma xerox e die foi uma luxaxao num passou nem remédio aí veio a epedemia passei em outro ortopedista em vidio ele falou que estava quebrado os dois dedo mindinho dói muito quanto me deito não posso usar sapato recado ei médico pedio outro exame só que não tenho mais convênio já a 3 meses sofro com muita dores e tenho diabete ,tenho medo oque devo fazer achar ortopedista no sua e a coisa mais difícil

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luiza

      O processo de formação do calo ósseo dura em torno de dois a três meses, pelo que você relatou, se houve fratura em seus dedos, o osso ja se recuperou, precisa ver se existe alguma inconsistência  nessa recuperação. Meu conselho é que você procure um especialista para que ele possa lhe examinar e proceder o tratamento correto. Fratura é uma patologia que não da pra tratar on Line. Boa sorte 

  • Monica

    Ola dr. Diego fraturei meu dedo do lado do dedão. Foi imobilizado com tala com os 2 dedos vizinhos. Fiquei 25 dias. Fui em outro ortopedista e fez outro raio x e me liberou para eu andar normal e só fazer compressa com água morna e mexer os dedos. Mas faz uma semana e continua com do e inchado . Principalmente a noite aumenta. O que devo fazer? O médico não passou nenhum medicamento. Dói por conta do inchado e tbem despelou e criou bolhas. O que devo passar

    • Dr. Diego Ariel

      Oi mônica,
      Se ele liberou para pisar, provavalemnte já ocorreu a consolidação.
      Partindo desse princípio, se ainda dói e incha, eu orientaria a iniciar reabilitação fisioterápica...
      Quanto à pele, é suficiente água e sabão, com o objetivo de evitar infecção...
      Boa sorte

  • Hélia Dias Dos Santos

    Bom dia doutor Semana passada sem querer levei uma topada bati o dedo mindinho e até hoje tá doendo muito e inchado será que faturou?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Hélia

      Muito provavelmente existe fratura nesse seu dedo, mas isso só pode ser afirmado após um exame de imagem. Procure um serviço de traumatologia para conduzir adequadamente esse seu caso. Boa sorte 

  • Jessyca

    Boa noite Tive uma fratura no 5 mestrado a 1 mês, porém o aspecto do pé continua o mesmo. Os hematomas, meu tornozelo muito inchado, o pé roxo, e não sei a palavra certa mas quando eu tô a região do meu tornozelo quase não sinto. Isso é comum ?!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jesyca

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na história natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Você não menciona se fez alguma cirurgia. Como eu falei anteriormente, nas primeiras semanas pós fratura é normal esses sintomas que você refere, agora é paciência. Se você observar que ao invés de melhorar esses sinais e sintomas estão piorando, procure o ortopedista para uma melhor avaliação  . Boa sorte 

  • Rafaela Almeida

    Boa tarde doutor, sou jogadora de handebol e há 2 meses sofri um acidente onde tive uma fratura no calcâneo com pouco desvio (tratamento conservador), ficando durante um mês com gesso e um mês com robofoot, meu médico ja liberou descarga parcial, e daqui 20 dias tenho retorno e se tudo correr bem irá liberar descarga total e prescrever fisioterapia. Com quanto tempo poderei voltar aos treinos?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rafaela

      A recuperação de fratura de calcâneo depende do local onde ela aconteceu, 75% delas ocorrem em área articular e têm pior prognóstico. O fato de ser atleta ajuda bastante na sua recuperação, temos muitos exemplos de atletas que sofreram lesões sérias e, mesmo assim, se recuperaram completamente. A formação do calo ósseo gira em torno de dois a três meses para ocorrer, depois disso ocorre a remodelação do osso que leva em torno de seis meses a um ano. A reabilitação deve ser iniciada tão logo o osso tenha calo, para estimular a musculatura e melhorar a qualidade óssea. Depende de você o grau de recuperação e a velocidade da mesma. Quanto mais disciplinada for, mais resultados vai obter. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Luana

    Olá Dr.Diego. Quebrei o 5 metatarso fiquei imobilizado com o gesso 49 dias. O ortopedista liberou parar retirar o gesso, tirei o gesso e ele disse que não iria precisar de fisioterapia. Estou andando com as duas muletas e forçando um pouco de peso na perna, mas não consigo forçar muito por doi em cima do pé e fica dando um choque em baixo do pé.E quando ando meu pé fica roxo. Isso tudo seria normal? Fez uma semana ontem que tirei o gesso.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luana

      Você ainda esta em fase de recuperação da sua fratura. Portanto, dores, edemas ainda fazem parte do pacote. Minha recomendação é que você invista mais na reabilitação (fisioterapia), para ter uma recuperação mais adequada. Boa sorte 

  • duilcom fernandes Gomes

    Quebrei o maléolo a duas semanas estou usando Robocop estou sentindo muita queimação na pele do pé quando levanto da cama e normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Duilcom

      Observe se você não esta desenvolvendo alguma alergia ao material do robofoot, apesar de que toda fratura cursa com dor por um período relativamente longo, até que o osso se recupere. Se não houver sinais de infecção ( vermelhidão, calor excessivo no local e dor) não precisa se preocupar. Boa sorte 

  • Alline

    Bom dia, sei q antes demais nada eu to errada eu ja tinha q ido ao medico, nao fui por causa do meu trabalho. E trabalho andando muito. Ha 1 semana eu pisei em uma pedra e o meu pe direito virou, na hora eu senti e cheguei a ouvir um crac, ficou inchado e doendo muito. Foi na regiao do dedo mindinho . Desinchou um pouco, ainda doi,ando mancando um pouco e um antes de chegar o dedo. Esta inchado antes d chegar o dedinho e ao lado do dedinho esta como se eu tivesse com um calombo. E o meu dedo do meio esta ficando roxo. Oque pode ser? Fratura? Sera q tenho q engessar? Obrigada pela atencao.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Aline

      Ainda bem que você é consciente do seu erro. Sómente um exame de imagem pode confirmar se há fratura ou não. Procure um serviço especializado e faça o que é certo. Boa sorte 

  • Caroline

    Boa noite Dr. Fraturei o quinto metatarso há 9 dias atrás! Tem 3 dias que sinto como se fosse câimbra, nos dedos, parece o nervo repuxando, que sinto até na perna. Estou com tala de gesso! Meu retorno com o ortopedista é só no dia 30/09. Devo procurar o PS antes, ou aguentar esse “repuxamqmento” até o retorno!? É super incômodo, acontece de um atrás do outro, 5 em 5 minutos!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Caroline

      Você está fazendo uso de analgésicos? Tente iniciar uma dose adequada de analgesia e observe. Se não houver melhora dessa sintomatologia, procure um especialista para ele poder lhe examinar e definir qual o melhor tratamento para o seu caso. Boa sorte 

  • Gisele castilho

    Bom dia Dr,eu tenho lupus e no final do ano tive fratura nos dois pés devido ao uso continuo de corticoides,fiquei um mês imobilizada com os dois pés engessados ,tbm não fiz fisioterapia o médico do pronto Socorro não me orientou,so q depois q retirei os gessos,não suporto as dores nos pés e agora sinto muita dor nas pernas,meus pés e pernas incham os pés ficam dormentes nenhum analgésico corta as dores nao estou conseguindo caminhar.obrigada pela atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gisele

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. O Lupus é uma patologia que, costumeiramente, aumenta o período de recuperação óssea. Você precisa confirmar se seus ossos já estão consolidados e depois investir na fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma e a dor associada a todos esse outros sintomas. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Gisele castilho

    Sou portadora de lupus tive fratura nos dois pés no fim do ano devido ao uso continuo de corticoide fiquei imobilizada um mês e o médico do pronto Socorro não me indicou fisioterapia,sinto dores insuportáveis nós pes ficam dormentes e agora doi muito tbm as pernas não estou conseguindo nem caminhar.nenhum analgésicos tira as dores nem tramal nem paco.meus pés e pernas doem muito e tbm ficam inchados obrigada pelo atenção

    • Dr. Diego Ariel

      respondido na outra mensagem

  • Janaína

    Boa tarde, dr. Diego! Sofri fratura na base da falange distal do mindinho do pé há três semanas e está com esparadrapagem há 14 dias pois na primeira semana achei que era apenas topada e só fui ao hospital quando percebi que a dor não passava. A orientação foi retirar a esparadragem hoje, 3 semanas após a fratura, mas ainda está dolorido. Necessito retornar para imobilizar novamente? Preciso de repouso ou já posso retomar caminhadas? Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Janaina

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Meu conselho é que você aguarde mais um tempo para colocar carga total nesse pé, se estiver incomodando muito, você mesmo pode imobilizar, use o dedo vizinho para estabilizar o dedo fraturado. Boa sorte 

  • Marina

    Boa tarde Doutor Diego me desculpe se estou cobrando minha resposta pois o senhor respondeu aos colegas e pulou a minha >>>Boa noite Doutor Diego já faz 2 semanas que estou usando uma bota de gesso pois torci o tornozelo direto e fraturei a FIBULA em 2 lugares porém não foram expostas apenas como rachaduras GOSTARIA de saber com quantas semanas posso fazer o uso de robofoot estou a usar amuletas e já cai 2vz pois não tenho firmeza na perna esquerda e tenho medo de cair novamente já tenho uma idade de 55 anos ,ficarei agradecida por me responder.Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Marina

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois do calo ósseo formado, vem o processo de remodelação do osso, essa fase vai de seis meses a um ano. O robofoot deve ser usado durante o período de formação do calo, em torno de dois meses, depois é a fase de reabilitação, o tempo depende da sua dedicação aos exercícios fisioterápicos.

  • Matheus urbano rosa

    Quebrei os 4 dedos do pé, menos o dedão e foi colocado pino e ficou 3 ferro para baixo do meu pé, queria saber quanto tempo de recuperação vai demorar mais ou menos para mim voltar a fazer exercícios físicos tipo jogar futebol, jogo a amador e vivo disso na verdade!! Você conseguiria me dar mais ou menos um tempo faz 3 semanas que fiz a cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Matheus

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de  dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da formação do calo ósseo,  a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Os atletas têm uma recuperação mais rápida que a população em geral. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação 

  • Tatiane

    Olá Doutor Tive uma torção nos 4 dedos dos pés a 6 dias , o dedinho inchou e ficou bem roxo , fui no posto e o medico me receitou Ibuprofeno por 5 dias . Eu por conta própria isolei o dedinho junto com outro dedo com esparadrapo por estava incomodando muito .. Meu dedinho não esta mais roxo ,mais esta incomodando bastante , esta um pouco inchado e sinto uma ardência ( formigamento) , será que posso ter fraturado ele ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Tatiana

      Diagnostico de fratura só pode ser confirmado com exame de imagem. Você chegou a fazer uma radiografia nessa consulta do posto? As chances de fratura são grandes. Procure um especialista para esclarecer esse seu caso.  

  • Eduardo

    Boa tarde doutor,tive uma fratura no calcâneo e fiquei com receio de fazer a cirurgia, hoje está com 46 dias , não sinto dor mais na lateral do tornozelo ainda continua inchado quanto tempo eu poderia tentar colocar o pé no chão e começar a fazer fisioterapia e qual o tratamento adequado pra esse inchaço diminuir , desde já agradeço pela atenção obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Eduardo

      Você esta sendo acompanhado por algum profissional? Para responder a essas suas questões se faz necessário examinar e radiografar o tornozelo. Para colocar carga precisa que esse osso ja tenha um calo ósseo bem formado, e esteja bem alinhado também, isso só o ortopedista que lhe acompanha pode responder. 

  • Marina

    Boa noite Doutor Diego já faz 2 semanas que estou usando uma bota de gesso pois torci o tornozelo direto e fraturei a FIBULA em 2 lugares porém não foram expostas apenas como rachaduras GOSTARIA de saber com quantas semanas posso fazer o uso de robofoot estou a usar amuletas e já cai 2vz pois não tenho firmeza na perna esquerda e tenho medo de cair novamente já tenho uma idade de 55 anos ,ficarei agradecida por me responder.Obrigada.

  • JOELSON PEREIRA RAMOS DE JESUS

    Dr.Diego Ariel, venho aqui parabenizar pelo excelente trabalho e paciência em responder as duvidas dos pacientes. E agradecer pela atenção dada no meu caso através do instagram.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Joelson

      Como profissional fico muito orgulhoso de ter podido ajudar. Foi um prazer. 

  • Debora

    Olá doutor! Fazem 30 dias que fraturei a Falange do mindinho. Fui ao hospital e fizeram a esparadrapagem e mandaram eu voltar em 3 semanas. Voltei e fizeram outro raio x porém Não soldou, e quem me atendeu no hospital Dessa vez foi um residente. Ele Falou pra mim tirar a esparadrapagem pq não resolveria mais e que somente o tempo pra soldar, mandou eu ter vida normal... o que acontece é que não sei se por eu ser gestante, meu pé incha demais que não consigo nem dormir bem durante a noite... O que ele me recomendou está certo será?

  • Luciana Ribeiro

    Bom dia, doutor fazem dois dias eu cai em casa e acabei batendo o meu pé esquerdo, o pro lema é que não tanto a dor que na hora foi horrível, mas agora ele está inchado o pé todo e roxo do lado da minha Janete e entre a junçao do dedo e a joanete, eu consigo pisar con dificuldades, ja nao doe tanto, esta inchado ainda, eu deixo ele sempre elevado, o que pode ser, como mexo os dedos creio que não quebrei.. eu não sei, tenho bebê pequena e tenho medo de ir ao hospital e pegar algo pior.( ps. Sou do grupo de risco) Pode me auxiliar. Obrigada Luciana

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Luciana

      Todo trauma carreia consigo um alto risco de fratura que só pode ser diagnosticada com exames de imagem. Você pode manter repouso , gelo e analgésicos , mas se após uma semana o quadro permanecer, meu conselho é que você procure ajuda especializada para o tratamento adequado. 

  • Fernanda Maruche

    Boa noite Dr! No dia 26/08 fraturei sem desvio o 3° e o 4° metatarso, estou fazendo o tratamento conservador com uso de robofoot por 6 semanas. Meu pé já desinchou bastante e não sinto dor. Após as 6 semanas o ortopedista afirmou que poderei andar sem a bota e não haverá necessidade de fisioterapia. E a prática de atividade física só depois de 1 a 2 meses. Gostaria de saber se não há realmente a necessidade de fisioterapia e quanto tempo após eu poderei dirigir?!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Fernanda

      Cada medico tem suas condutas. No meu caso eu oriento a fisioterapia para ajudar na recuperação e dirigir após a consolidação do osso ( cerca de dois meses) 

  • Larissa

    Olá,minha amiga sofreu um acidente automobilístico e quebrou o segundo metatarso,foi fratura exposta e foi bem grave,fizeram cirurgia pra reconstruir e colocaram dois “pinos” acho que são fios de K se não me engano pra ficar o osso e melhorar a circulação,mas acontece que o dedo dela na parte de baixo ainda está beeem roxo,dos lados parece que o roxo está ficando avermelhado,mas tememos haver risco de amputação ainda,a parte de cima não está tão roxa quanto embaixo,os pontos já estão secando mas o dedo continua super roxo,os médicos disseram que os vasos sanguíneos tiveram que ser reconstruídos também,faz 1 semana q ela fez a cirurgia,é normal ainda tá bem roxo por baixo ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Larissa

      A fratura da sua amiga é muito recente, pelo que você relata esta tudo dentro da normalidade, o roxo é perfeitamente normal, a cor que não deve ser vista é a preta, essa sim deve preocupar. Boa sorte para ela 

  • Fagner hudson

    Boa noite doutor!! Sofri um acidente de moto e fraturei o 2,3 e 4 metatarso e tive luxacao do halux. Faz tres meses do meu acidente e meu pe esta muito inchado na area do tornozelo. De manha tenho dificuldade para pisar e a noite parece um balao de tanto inchaco. Gostaria de saber se e normal esse inchaco ma area do tornozelo sendo que minha lesao foi no metatarso. Faco controle com o medico todo mes e ele me disse que minhas fraturas estao evoluindo bem porem o osso ainda nao colou. Sera que esse inchaco pode ser por uma lesao no tornozelo que o medico nao viu ou e normal? Desde ja agradeco pela atencao Obs: nao sinto dor ao mover o tornozelo

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fagner

      Ao que me parece você não está movimentando essa articulação como deve. Em três meses é esperado que já exista um calo ósseo bem estruturado. Como está sua fisioterapia? A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Como você refere que não sente dor, acho pouco provável que haja uma fratura não diagnosticada. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Gisele Fernandes Nascimento

    Olá Dr. Quebrei o 2, 3 e 4 metatarso no dia 26/07/20. O médico passou a bota mobilizadora pois não dava pra ingessar porque meu pé estava muito inchado. Retornei ao médico um mês depois e meu pé ainda esta em processo de calcificação da fratura e pouco inchado, sinto dor e um pouco quente no local da fratura. O ortopedista me encaminhou pro angiologista, pq acha que é má circulação no local da fratura. Ele quer que o angiologista me libere pra colocar o gesso. Gostaria de saber se o que ele fez até agora é o certo ? E se esse encaminhamento pro angiologista é mesmo necessário? Desde ja muito obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gisele

      Um dos principios para o sucesso no tratamento médico é a confiança entre as partes. Se seu médico lhe examinou e acha que você deve ser avaliada por um angiologista é porque teve motivos para tal. Boa sorte  

  • Eliane da Silva

    Bom dia, Dr.Diego Ariel Meu motivo do contato é porque quebrei meu segundo metatarso a dois anos em um acidente com motocicleta.Fui em um ortopedista mais acabou que não foi engessado como deveria ter cido e não emendou corretamente. E desde então sofro com dores e inchaço no hematoma. E ultimamente as dores vem aumentando. Sei que estou muito longe não posso ir ai no momento. Se for possível mando os exames e raio x por e-mail. O senhor deve achar estranho o contato de tão longe. De já agradeço Eliane

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eliane

      Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram: @arieldelima.diego, mas que fique bem claro que só posso dizer se existe lesão ou não e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Patrícia

    Dr Diego. Novamente agradeço a pronta resposta. O médico me mostrou o raio x da fratura, mas não me deu detalhes. Vi apenas que desde a pontinha do dedo a fratura se deu no " segundo ossinho". Seria muito bom aqui para nós cariocas, um profissional de seu gabarito atuando. Muito obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Patricia

      Sempre as ordens. Mas tenho certeza que há muito bons profissionais ai no Rio. Boa recuperação. 

  • Ana Maria Moraes

    Olá, bom dia Doutor. Bom, estava lavando a minha varando quando uma madeira de soltou do teto e caiu em cima do meu pé, na hora foi uma dor insurpotável, chorei muito, botei uma compressa de gelo, e deixei por uns 10 minutos. Até ai tudo bem, mas quando chegou de noite percebi meu pé meio pesado e percebi que ele estava muito inchado, e eu não consigo mexer meus 3, 4 e 5 dedo. Eu não sei se é por causa da luxação ou se é algo que eu devo ir no médico. Por causa da situação em que estamos não muito bom sair de casa. Então doutor, o que pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Maria

      Pela sua descrição é prudente procurar ajuda especializada, deve haver alguma fratura na região e protelar o tratamento só vai piorar o prognóstico. Boa sorte 

  • Giuliano

    Olá, Dr! Meu dedo 2 é maior que o dedo 1. Sofro jogando futebol, pois estou sempre sofrendo lesão por bater esses dedos. Existe alguma técnica ou algum item que posso usar para diminuir essas lesões? Obrigado Giuliano

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Giuliano

      Pelo que você descreveu você tem o que chamamos de pé egípcio, a conduta é usar um calçado anatômico que você pode encomendar em lojas especializadas. Espero ter ajudado  

  • Patricia Rocha Carmona

    Bom dia Dr.Diego! Bati com o dedo mindinho esquerdo no pé da cama ontem 1 Setembro 2020.No mesmo dia tirei raio x. Fratura.Foi feita esparadrapagem em dois dedos! O médico me disse que não seria necessário o uso da botinha robocop. Que eu poderia andar.E que em 23 dias já haveria recuperação. Sei que a dor é normal,mas gostaria de saber se a pessoa que fez o curativo ( não foi o médico) não apertou demais,pois o incômodo é grande. E estou preocupada sem saber se está muito apertado,ou se é mesmo normal. Sei que parece bem confusa a minha dúvida. Desculpe!E o médico me disse que eu mesma posso fazer a troca do esparadrapo,o que para mim é bem complicado,é não tenho alguém que faça. Vou cuidar para que não molhe,suje e etc.. mas é obrigatória a troca? O que me levou a lhe escrever também ,é que em Agosto de 2019 tive o mesmo problema neste mesmo dedinho mindinho,e foi indicado o uso da robocop, e foi feita a esparadrapagem em 3 dedos,não em 2 dedos..Afinal, uso ou não a bota? E tem diferença a esparadrapagem em 2 ou 3 dedos? Obrigada pela sua paciência em ler! Se o Sr tem consultório aqui na minha cidade,para me consultar com o Sr. Aqui no Rio de Janeiro. Novamente obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Patricia  

      Não se preocupe, pois não é incomodo responder. Primeiro precisaria saber  em que nível foi essa fratura, pois o tratamento depende desse conhecimento. Usualmente, só a imobilizaçao ja ajuda para o processo de recuperação. Se sua fratura foi só de falange, essa esparadrapagem é mais que suficiente. Não é difícil de ser feita, basta que você use os dedos adjacentes para servirem de “ancora” para o dedo fraturado e ai colocar um esparadrapo para que ele ( o dedo fraturado) não dobre.  Repouso, analgésico e gelo contribuem para o restante da recuperação. Boa sorte 

  • Camila

    Bom dia! No dia 08/08 virei meu pé em buraco na calçada, meu imediatamente inchou... Segui para casa achando que era somente uma luxação. E no mesmo dia do o ocorrido passei usar salonpas na área que estava doendo. Após 3 dias meus dedos e a lateral do pé ficaram roxos. E depois de uma semana com o pé roxo e inchado( sentindo dor somente ao pisar) fui ao médico. Feito o raio x ele disse que tive a mesma fratura do Neymar, porem não era necessário cirurgia. Hoje fazem 2 semanas e 4 dias que estou usando a bota mobilizadora. E meu pé está inchado de uns 3 dias para cá e o tornozelo também inchou. Quanto tempo mais vou ficar mobilizada e o que significa a fratura do Neymar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Camila

      As fraturas levam cerca de 8 semanas para começarem a se restaurar. A imobilização e o repouso da estrutura são fundamentais para ajudar nessa recuperação. Seu pé deve ser mantido elevado, de preferência acima do nível do coração, para facilitar a drenagem venosa e diminuir o inchaço. Tão logo esteja liberada, inicie a fisioterapia , ela ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. A previsão para recuperação total de uma fratura óssea gira em torno de 6 meses a um ano. Boa sorte 

  • Carla

    Oi Dr, bati o dedinho do pé na mesma hora doeu pedi pro meu esposo puxa ele puxou E o dedo começou a mexer de vagar , sendo que ainda estou com dor issoé normal ? Oque devo fazer , quando eu apoio meu pé no chão doi , ja tinha acontecido comigo antes fiquei 5 dias sem por o pé no chão e muita dor , Minha amiga puxou e passou aliviou a dor e o enchaso , só que dessa vez a dor não passou Oque devo fazer

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carla

      Todo trauma necessita ser avaliado por um traumatologista, ou seja, se você persiste com dor e não consegue apoiar o pé, se faz necessário um exame de imagem para avaliar a existência ou não de alguma fratura. Procure o Pronto Socorro.  

  • Luana

    Ola Dr.Diego, dia 31/07 fui descer da calçada e torci o pe, na hora nao consegui pisar no chao mas. Fui no upa e fiz o raio-x quebrei o 5° metartaso, coloquei gesso abaixo um pouco do joelho. Mas depois o gesso foi ficando largo no pe teria algum problema ou o gesso tem que ser apertado? Sempre quando coloco o pe para baixo fica roxo isso seria normal? Fui semana passada para trocar o gesso pois estava muito largo e tirei outro raio-x. Ainda estava quebrado tinha somemte 15 dias. Quando tirei o gesso meu tornozelo estava muito inchado o ortopedista disse que seria normal , pois quando virei o pe puxou algumas ligaçoes. Quero tirar o gesso começo do mes que vem pois tenho que trabalhar, posso colocar a bota ortopedica e tentar andar normal mesmo se o osso nao tenha se consolidado? Sera que consigo andar sem fazer a fisioterapia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luana

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea (formação do calo ósseo)  dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Não dá para colocar carga (pisar) sem que o osso esteja consolidado, há um risco alto de refratura. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Não se apresse para colocar carga na sua fratura, tenha paciência e evitará problemas futuros. 

  • Daniela

    Ola Dr entâo dia 21 do mês 7 cai da escada e acabei quebrando o pé esquerdo fui ao medico no dia 22 ele disse q não era nada mas colocou uma tala e mandou ficar por 3 dias tirar e retornar minhas atividades ao terceiro dia preferi voltar a outro medico e ele disse q havia uma fratura ele me afastou por 60 dias e colocou uma bota de gesso q usei por um mês . Faz um mês e uma semana q tirei a bota e meu pé está doendo muito e um pouco inchado já cai 3x porque ele fica falhando . Hj dia 25/08 resolvi voltar ao medico passando no clinico a dra comparou meus raios x e disse q nada havia mudado q eu ainda estava com a fratura porem quando fui pro ortopedosta ele disse com a maior ignorancia do mundo q eu não tinha nada, não me tratou bem nem se quer olhou na minha cara. A dra q havia me atendido antes dele me deu 3 dias e receitou remedio pra dor. Porem estou confusa sera q estou ou nãp com a fratura ainda . Pq o q explica a dor e o inchaco e as falhas q meu pé fica dando? Devp retornar em outro especialista? Por favor me ajude Muito obrigada e mil desculpas por atrapalhar Fica com Deus e q Deus te abençoe

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniela

      Aconselho que você procure um ortopedista e tenha mais sorte com o atendimento. É necessário que seja esclarecido seu quadro para que o tratamento adequado seja realizado e você se recupere. Enquanto você não consegue a consulta, coloque um robofoot, para dar repouso ao seu pé e condições de andar melhor. 

  • Millena Vieira dos Santos Costa

    Dr., eu frafurei o mindinho da mão direita e está apenas imobilizado com a tala. Mesmo com cuidado que eu tentei tomar, molhei um pouco a fita que a segura no lugar. Estava coçando demais e eu tirei a fita mais longe da lesão para a pele respirar,mas a que está mais perto da lesão, sei q não devo mexer, mas está coçando muito. Imagino q a água abafada em contato com a pele esteja proliferando fungos para coçar desse jeito. Faltam dias para a consulta. Tento tirar? Vou na emergência ? Ou não vai me fazer mal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Milena

      Você pode tirar essa imobilização com cuidado e seca-lo. Tente não movimentar o dedo fraturado. Existe uma tala mecânica para dedos que você pode comprar para usar, ela é lavável e fácil de colocar e tirar. 

  • Debora

    Olá Dr!!! Hoje fazem 7 dias que fraturei a Falange do mindinho esquerdo. Fui ao hospital e fizeram a esparadrapagem, sou cabeleireira, gostaria de saber se posso estar atendendo pausadamente minhas clientes apenas no período da tarde ou se estarei forçando muito? Procuro andar apoiando o calcanhar no chão ou a lateral do pé...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Debora

      Pode trabalhar sim. Procure fazer pausas entre as paciente e descanse os pés numa superfície mais alta, para ajudar na circulação sanguínea. Fique bem 

  • Alan Reis

    Obrigado por responder Dr. Diego. Retornei ao médico após o aconselhamento retornei ao médico e estou bem melhor e me recuperando, abraço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alan

      Fico feliz por ter ajudado. Que você continue se recuperando bem 

  • Arlete

    Olá Dr quebrei os três metatarsos do meio dia 4 de março o pé não tá inchando não nem doi mais se eu andar sinto dolorido e em cima do dedão ficou um caroço não fiz fisioterapia liguei para um médico ele disse que é assim mesmo demora até dez meses . Por favor me tira essa dúvida.obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Arlete

      Sem ver a lesão, não posso opinar, portanto, confie na avaliação feita pelo seu médico assistente. A falta da fisioterapia pode ser a causa desse dolorimento que você ainda relata na área afetada, nunca é tarde para iniciar. Fique bem 

  • Edilma

    Boa tarde, torci o meu dedão do pé direito ao tropessar na calçada. Na mesma hora o dedo inchou é senti muita dor. Após 2 dias do fato o dedo começou a ficar roxo e muito inchado. Hoje faz 5 dias que estou sentindo muita dor no dedo e ainda está inchado e com hematomas e o tambem inchou em cima do pe. O que pode ter acontecido? Preciso consultar um ortopedista?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edilma

      Provavelmente você fraturou esse dedo, mas isso só pode ser afirmado com um exame de imagem. Procure ajuda especializada para definir o que ocorreu mesmo, por enquanto faça gelo, repouso e analgésicos . Fique bem 

  • Marta paulo de Almeida

    Tive uma queda na lcalcada dia 13/08/20 e quebrei o quinto metartaso do pé esquerdo coloquei gesso e vou ficar com ele 42 dias, só que as vezes sinto uma queimação na perna e tbm dores no calcanhar que passa qd ponho a perna pra cima, isso é normal. Tenho 57 anos e sou hipertenso. Deste ja agradeço. Bom dia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marta

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. A conduta é repouso e analgésico e uma dose extra de paciência .  

  • Eliane

    Bom dia, Dr! Fraturei a base da falange do halux e realizada esparadrapagem. Estou na 2a semana de recuperação e a esparadrapagem foi trocada há 4 dias. Desde então voltei a sentir queimação no local (havia parado com a primeira esparadrapagem). É normal sentir essa queimação? Em quanto tempo , geralmente, pode voltar a usar sapato fechado depois desse tipo de fratura?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eliane

      As fraturas costumam se resolver num período de dois a três meses. Enquanto o osso não estiver consolidado, a dor vai acontecer, melhora com o tempo e com fisioterapia. Quanto ao sapato, uma vez resolvida a fratura, vida que segue.   

  • Gilmaria Santos

    Olá Dr; No dia 23/06/2020 Sofre um acidente de moto tive uma P1. fratura exposta falange proximal hálux Esq + 2 MTTE - GUSTILO |||-A Dia 24/06/2020 No hospital fizeram limpeza cirúrgica + osteossíntese com 6 fios de Kirschner No dia 29/07/2020 foi a revisão e retiraram os ponto e marcarão pra fazer a retirada dos fios de k no dia 26/08/2020 Gostaria de saber se e preciso eu Voltar lá no mesmo hospital, Pra fazer a retirada dos fios Ou posso procurar um outro hospital ???? Mas próximo da minha residência

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gilmaria

      A retirada de fios pode ser feita em qualquer serviço, o cirurgião vera de que forma esta o fio através do exame de imagem e procedera a sua retirada. Para a retirada é necessário que os osso esteja consolidado, portanto, faça uma radiografia da região acometida. `Boa sorte 

  • Cassiano Monteiro

    Olá doutor, a 25 dias sofri uma torção e resultou numa fratura sem desvio, o pé ficou roxo na sola e nas laterais, estou usando uma robofoot, e consigo apoiar o pé no chão sem sentir dor, minha preocupação é apenas com o inchaço que é frequente, enquanto estou deitado está ou pouco ou normal, porém quando fico de pé ou sentado por muito tempo ele fica muito inchado, devo me preocupar? e o q o senhor me indica de tratamento farmacológico e não farmacológico?, desde já agradeço a atenção. obs: estou suplementando com cálcio, vitamina D e cloreto magnésio.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cassiano

      Numa fratura ocorre lesão não só de ossos, mas de ligamentos e vasos sanguíneos , ocasionando esses sintomas que você relata, a medida que eles forem se recuperando essas manifestações irão desaparecer. Não se preocupe quanto a isso a tendencia é esse edema diminuir. Não existe tratamento farmacológico que acelere essa recuperação. O melhor tratamento ainda é uma fisioterapia bem feita e regular. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Boa sorte 

  • Anne Louise

    Bom dia doutor! Tenho 28 anos, estou na Hungria e acabei fraturando o 5 metatarso na base, sem deslocação do osso. Nunca tinha fraturado nada. Eles colocaram gesso, o primeiro médico passou 5 semanas e o segundo diminuiu pra 20 dias (eu tomo por dia 1 injeção de Clexane na barriga contra trombose). Vou tirar o meu gesso na próxima terça-feira. Queria perguntar ao senhor se é normal diminuir o tempo com o gesso. No início sentia dor, mas agora não sinto mais, apesar de não está pisando no chão com o gesso, eu estou conseguindo mexer os dedos e apoiar no travesseiro o pé horizontalmente, coisa que logo no início eu não conseguia. Será um total de 21 dias com o gesso. Obrigada, Anne Louise

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Anne Louise

      Vamos por partes:  1- A média de tempo para consolidação óssea (calo ósseo) é de seis semanas, variável de pessoa para pessoa, portanto, três semanas é um tempo curto para total recuperação; 2- Clexane é um anticoagulante sanguíneo que usualmente, só utilizo em fraturas de ossos longos em que o paciente vai passar muito tempo imobilizado. No caso de um pé, em que o paciente se movimenta bem com o tronco, os casos de trombose são raros, mas pode ser a rotina no serviço em que você  foi atendida, e eles devem ter razões para essa conduta. 3- Um exame de imagem pode definir como esta a condição do seu osso e se a imobilização pode ser retirada. Boa sorte 

  • Hilary Estefani

    Boa tarde Doutor , dia 09/08 torci pé e de logo ele inchou ,porem fui ao médico somente no outro dia , eu só sentia dor quando tentava coloca pé no chão ,meu pé ficou inchado e roxo verde .. la foi constatado que eu tinha quebrado 5 metatarso ,ele me receitou a bota e repouso me deu um retorno pro dia 28/08 esse tempo ja se pode saber se o osso colocou e se posso dormi com a bota ou posso enfaixar o pé pra fica mas confortável?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Hilary

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Portanto, seu osso não estará “colado" com apenas 19 dias. Converse com seu médico sobre seus desconfortos, para juntos decidirem qual a melhor estratégia para seu tratamento e seu conforto. Boa sorte 

  • Juliana Queiroz

    Boa tarde hoje pela manhã levei uma topada no dedo mindinho que abriu até encostar do lado do pé mas voltou pra posição normal, só que tá doendo muito roxo e inchado, e a dor está demais tbm é não consigo mexer ele será que quebrou

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Juliana

      Pelo seu relato, a probabilidade de haver fratura é grande, mas isso você só pode saber fazendo o exame. Por enquanto: gelo, analgésico e repouso. 

  • Manoel Augusto Caetano

    Meu peito do pé doi e inchou apos chutar forte a bola para o gol. A parte de cima incomoda ao ca.inhar

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Manoel

      Sugiro que você faça gelo e repouso, se esses sintomas persistirem deve ser feito uma radiografia para ver se não houve alguma fratura e ai tratar conforme o achado radiologia. 

  • Manuel

    Boa tarde Dr. Em 2019 quebrei a tíbia e perónio, colocaram placa e parafuso. Esse ano quebrei no mesmo lugar colocaram só gesso... quais são as chances de eu recuperar? E quanto tempo pode levar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Manuel

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. O osso é uma estrutura dinâmica que se renova constantemente, portanto, em cerca de dois meses seu osso deve estar recuperado. As estruturas musculares e ligamentares é que lhe darão mais trabalho, mas isso a fisioterapia resolve. Boa sorte 

  • ELIANE DIAS DE ANDRADE DE SOUZA

    Boa noite! Doutor ,meu filho de 15 anos quebrou o dedinho do pé fomos ao hospital e eles imobilizaram com esparadrapos e passou dipirona isso tem dois dias mas dede de ontem ele tá reclamar de muita dor e não tá conseguindo dormir isso é normal pôr ser recente . Ou pode esta muito apertado , devo volta ao médico , estamos com medo pois sou impertensa

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Eliane

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Olhe para o dedo do seu filho e observe se ele esta “escuro”, ou só inchado. Quando esta muito apertado a cor da pele se modifica, ai se indica a liberação da tala. Se não te nada fora do normal a conduta é repouso, gelo e analgésico e uma dose extra de paciência 

  • Raquel

    Dr. Dia 25.07 sofri um acidente de moto, na emergência fui informada q fraturei o 5° osso e que tive uma entorse , mobilizou o pé até abaixo do joelho passou musculare por cinco dias e alginac 1000 por sete dias duas x ao dia. Voltei para revisão na sexta passada e o novo médico suspendeu os remédios, aplicou uma injeção e passou predisin 20mg por mais 5 dias imobilizou de novo e falou q tive entorse grau 3, q estava muito inchado e passou bota imobilizadora... nesse mesmo dia imobilizou com o gesso, nesse dia não consegui mais dormir, uma ardência insuportável no peito do pé e na sola do pé.. achei q fosse o gesso, tirei coloquei a bota imobilizadora q ele já tinha indicado, o predisim já terminou e não tô aguentando essa ardência e ainda não desinchou por completo. É normal isso? Não sei o que tomar para aliviar, tomei Dipirona,mas não adianta, tô sem dormir de tanto incômodo. O que faço? Volto a tomar musculare?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Raquel

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Os ligamentos demoram mais tempo para se recuperar. Sua lesão ainda é muito recente, acredito que você esteja necessitando de um analgésico mais potente. Infelizmente, eu não posso indicar um por mensagem. Procure um medico para que ele possa lhe dar uma receita de analgesia. Mantenha o pé elevado que ajuda a diminuir a dor. Boa sorte 

  • Thais Ferreira

    Olá Dr. Tenho doênça de lyme, essa doênça me causou também desminielização periférica o que me causou perda dos movimentos dos pés e dedos, estou fazendo fisioterapia meus pés estão voltando a se mexer, o meu pé direito é o q menos mexe, os dedos dos pés estão mexendo de forma modest mas o que de fato me preocupa é que os dedões estão caidos e não mexem de forma alguma. Desenvolvi neuropatia que está sendo curada aos poucos. Como posso saber se a falta dos movimentos dos dedões é permanente ou não, essa condição me impede de andar por um tempo ou me manter em pé sem me segurar em algo. Muito obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thais

      As lesões neurológicas são difíceis de se dar um prognóstico definitivo, se consegue fazer uma avaliação momentânea. Você pode fazer uma eletroneuromiografia, mas mesmo ela não é capaz de predizer se haverá retorno da função daquele nervo, ela pode dar uma idéia de como esta seu nervo no momento do exame e dar uma ideia do que pode ser feito de trabalho fisioterápico. Sua melhor opção é a fisioterapia. 

  • Adriana Ribeiro

    Bom dia Dr.Diego Caí ao descer do ônibus dia 13/07 e quebrei o 5° metatarso, foi imobilizado e fiquei uma semana , na segunda semana colocou gesso sem saltinho, já na terceira semana trocou o gesso e colocou outro com saltinho. Só que me apertou de mais não consegui dormir, fui ao hospital e falei com o médico se não poderia trocar pela bota imobilizadora, ele autorizou mais disse q teria q ter repouso, vai fazer uma semana q estou usando a bota, só que tem hora vem uma dor insuportável e uma dormência em baixo do pé. Estou usando desde o dia do acidente cadeira de roda e andador, sem pisar no chão, o médico mandou voltar dia 28/08 pra tirar outro Rx. Nem estou tirando a bota imobilizadora pra nada ,até na hora do banho coloco um plástico e tomo sentada. A pergunta é: é normal sentir essas dores fortes a noite qdo vou deitar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adriana

      Se você passa o dia com o pé para baixo, há um tendência de que ocorra um inchaço na região. Edema faz compressão dos vasos linfáticos e venosos, o que provoca dor. Sua fratura ainda é muito recente, a dor vai cedendo aos poucos a medida que a fratura se recupera. Tente manter seu pé o mais alto que você puder (de preferência acima do nível do coração ) para ajudar na drenagem sanguínea. 

  • Alan Reis

    Sofri uma queda de uma altura relativamente pequena e ao tentar amortecer a queda com o pé senti machucar, mas fui para casa imaginando q fosse um chamado "mal jeito" teve inchaço do dia posterior, mas foi regredindo até ficar quase imperceptível, passaram uns 15 dias e a lateral do meu pé continuava doer, fui ao hospital e descobriram um pequeno trincado no lado direito do meu pé direito, colocaram uma tala e recomendaram q retirasse após 15 dias, retirei a dois dias atrás no tempo de recomendação médica, mas não estou sentido melhora alguma quando piso no chão incomoda como antes e sinto dor se tento pisar normalmente. Meu questionamento é se podem ter avaliado mal o meu caso ? tenho me preocupar e retornar ao médico ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Allan

      A dor é o melhor termômetro para medir se algo esta bem ou não, ela é um sinal de alerta. Se você está sentindo dor, aconselho que volte ao médico para ser reavaliado. Algumas pessoas levam mais tempo para se recuperar de lesões ósseas e se houver ligamento envolvido , o tempo de recuperação é ainda maior.  

  • Cristiane godoy will

    Boa noite. Sofri um acidente quebrei tibia e fibula . Estou c uma tala de gesso da coxa ate o pe. Coloquei 5 pinos e uma placa. Tmbm machuquei meu tornozelo e tive luxacao no joelho. Sinto muita dor no calcanhar principalmente qndo faco curativo. Parece q ta saindo um ferro do meu calcanhar e normal sentir essa dor ou devo ir no hospital? Meu retorno e dia 7/8/2020.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Cristiane

       Meu conselho para você, é que procure o ortopedista para avaliar seu calcanhar, pode ser que você esteja desenvolvendo alguma inflamação ou infecção, e isso merece tratamento de imediato. 

  • Romilda

    Dr. Diego bati o meu dedinho do pe há 15 dias,ficou rouxo, inchado,e está vermelho e inchado até hoje,o que faço, não fui a hospital sou grupo de risco,o senhor pode me ajudar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Romilda

      A conduta é repouso, gelo e analgésico. Se os sintomas persistirem você precisa fazer um exame de imagem para descartar ou não a presença de fratura e tratar adequadamente. 

  • Éder Lázaro

    Boa noite Dr., Quebrei o quinto metatarso, pé direito, no dia 08/07, fui a um ortopedista, coloquei tala de gesso 15 dias. Dia 22/07, retirou o gesso, fez novo RX e autorizou usar a robofoot com apoio de moleta, estou pisando de leve... Não está inchado, não sinto dor no local, porém estou percebendo o osso um pouco alto no local da fratura... Semelhante a imagem que é mostrada no início desse seu post... Isso é normal...??? Estou usando a bota o tempo todo, inclusive a noite para dormir... Minha dúvida é esse osso um pouco alto... Isso é normal.... Tenho retorno com o ortopedista dia 12/08... Nesse período, posso usar gelo ou água morna para ajudar na recuperação... Obrigado...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eder

      Não se preocupe com eventuais deformidades no pé nessa fase, é provavelmente o edema que se forma e que vai regredir com o tempo, o calo ósseo também pode formar uma elevação. Pelo que você relata sua evolução esta ocorrendo dentro do esperado. A fisioterapia vai ajudar mais um pouco essa sua recuperação. Fique bem 

  • Matheus Dos santos

    Bom dia Dr Diego, fiz uma cirugia dia 01/07/2020, e ontem dia 19, tive uma queda dentro de casa , e para não cair de cara no chão usei o pé como apoio , do fio kirchenr que tenho na sola do pé parece que entro um pouco na pele , será que mexeu com o osso pois estou sentido tipo uma pressão na região da cirugia , e também começou aparecer umas manchas vermelhas no começo do dedão do pe , fico no aguardo da sua resposta desde já agradeço , Deus te abençoe

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Matheus

      Você não refere qual o tipo de fratura e onde foi. Pela estória que você relatou presumo ser em algum lugar do seu pé. Se o fio movimentou de lugar eu lhe aconselho fazer um exame de imagem, pode ser que o osso tenha se movimentado (junto com o fio) e não esteja no lugar apropriado. Melhor prevenir. Boa sorte e recuperação 

  • Sandra

    Boa noite. No dia 24.05. 2020 parti metatarso do dedão e do 4 dedo. Usei bota ortopédica para imobilizar e muletas durante 6 semanas, cicatrizou bem. O problema é que estou grávida de 34 semanas e o pé está muito inchado. Aquelas 6 semanas deu para ganhar muito peso... Tenho o pé muito mais inchado que o outro. A médica não recomendou fisioterapia. Devo voltar ao médico ou é normal estar muito mais inchado que o outro pé? Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sandra

      O edema em membros inferiores é muito comum ao final da gravidez, devido a dificuldade do retorno venoso, prejudicado pelo útero gravídico. Essa assimetria deve ser pela lesão no pé que você mencionou. Do meu ponto de vista não vejo contraindicação para a fisioterapia, mas isso pode ser melhor avaliado pelo médico que esta lhe acompanhando. Converse com ele e vejam se chegam a um acordo sobre esse assunto. Boa sorte   

  • Vânia

    Dr. Sofri um rompimento na panturrilha entre os músculos gastrocnêmio e o sóleo de 7cm e de 3cm o sangue desceu para o tornozelo e se espalha pela perna, estou melhorando, já fazem 19 dias, estou agora com uma tala de gesso, minha perna chega a ficar tão gelada que transpira, não suporto e uso o secador pra aquecer, salientando que todo o meu corpo está em temperatura normal quando isto acontece, não tenho mais medo porque não perco a sensibilidade nos dedos, sempre faço massagens neles. Isto é normal? Quanto tempo ainda ficarei em recuperação? Claro que varia de pessoa pra pessoa. O rompimento foi devido esforço para levantar alguém que precisava de minha ajuda. Agradeço a atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Vânia.... 

      Isso que ta descrendo é devido à sua lesão... tipicamente melhora quando o sangue é reabsorvido pelo corpo... em média demora de 1 a 2 meses...

      Boa sorte

  • Peterson

    Boa tarde doutor, tive uma fratura no pe esquerdo com fratura luxacao de 2,3 e 4 cabeca de metatarsianos, foi feito fixacao com fios K. Retirei os fios dia 17/07 e hoje dia 20/07, ainda nao consigo mover nenhum dedo do meu pe. E normal acontecer isso? E o que posso fazer para ajudar a move los mais rapido? Desde ja agradeco pela atencao.

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Peterson,

      Mais do que esperado ocorrer essa rigidez... A melhor forma de reabilitar é através da fisioterapia ...

      Boa sorte, amigo

  • Penha Gama

    Também fui carteiro por 4 anos como o Sandro Rogerio Binotti (depoimento/comentário acima) e desenvolvi fascite plantar (dói até hoje!): mais de 10 anos depois... Quebrei uma falange em dois lugares uma vez, fui ao hospital, fiquei com o pé imobilizado por 6 semanas... Me recuperei, mas foi em outros tempos... Acabei de cair da escada (dói mto!) coloquei gelo, imobilizei, mas não quero ir ao hospital (Deus me ajude!): no meio de uma pandemia, não é um bom lugar, só se ficar roxo, que nem da outra vez, no pé direito Tá doendo o toda a lateral externa (de fora do pé esquerdo): que torceu antes de eu cair por cima dele

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Penha

      Infelizmente, a traumatologia trabalha com imagens, ja que o osso fica muito escondido sob varias camadas. Para ter uma ideia do que lhe aconteceu, é preciso uma radiografia para afastar a possibilidade de fratura e ai dar o tratamento adequado. Meu conselho é que você consiga, pelo menos, afastar a possibilidade de fratura para não correr o risco de uma sequela, por tratamento tardio. Partes moles se trata com gelo, analgésico, imobilização e repouso. Boa sorte  

  • Sandro Rogerio Binotti

    Dr. Diego om dia, Eu tive um acidente onde caí de uma plataforma de caminhão e fraturei o meio do pé Fratura Luxação de Lisfranc ( PÉ Direito ) e foi em dezembro de 2017 e ainda dói principalmente onde quebrou e queima muito quando eu ando embaixo do peito do pé. Foi diagnosticado Tomografia computadorizada: artropatia entre os metatarsos e cuneiformes e esporão retrocancâneo e há 3 meses fiz Ultrassonografia deu resultado: FASCITE PLANTAR. Sou carteiro e imagino que terei problemas pra retornar pois estou novamente afastado. Estou fazendo fisioterapia com acupuntura e fiz bloqueio do nervo simpático por indicação do Ortopedista. Mas as Dores ao Andar não param e incha também. Pra piorar eu passei a sentir dores no pé esquerdo porque como o INSS me deu alta então eu voltei a trabalhar como carteiro pedestre mesmo mas com dores no Pé direito onde eu passei a forçar mais o pé esquerdo que hoje passou a doer principamente no peito do pé e no tornozelo. Seria caso de cirurgia? atualmente estou afastado desde março deste ano.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Sandro  

      Muito provavelmente sua condição cronificou, o que significa ser mais difícil a total recuperação, mas isso não quer dizer que a total recuperação não possa ocorrer, a fisioterapia pode lhe ajudar bastante nesse quesito. Meu conselho é que você converse com seu médico para ver a possibilidade de readaptação para outra função, que exija menos dessa sua articulação. Hoje em dia, quase todos os serviços têm programas de readaptação. Boa sorte 

  • Fagner

    Boa tarde doutor, tive uma fratura no pe esquerdo com luxacao de halux e fratura luxacao de 2,3 e 4 cabeca de metatarsianos, foi feito fixacao com fios K. Minha cirurgia foi dia 6/06 dia 26 voltei ao medico e ele me informou que marcaria para tirar os fios de K dia 17/07, porem o medico especialista na area entrou de ferias e remarcaram para o dia 14/08. Minha pergunta e se devo procurar outro medico ou posso aguarda mais um mes com os fios?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fagner

      Se esses fios estiverem lhe incomodando, recomendo que procure outro serviço para fazer a retirada. O risco de passar mais tempo que o necessário com os fios, é desenvolver uma infeção, de resto, o osso estando consolidado (remodelado a fratura), os fios em seu interior não causam nenhum problema. Espero ter ajudado 

  • Elaine Arcibelli

    Dr, boa noite! No dia 30-05-2020 ao descer 2 degraus da escada de uma vez, meu pé direito ao aterrissar torceu e senti uma dor enorme... no dia seguinte fui ao médico, pois a dor permanecia ao apoiar o pé... após consulta e radiografia, constatou-se fratura no quinto metatarso do pé direito... na mesma hora o pé foi imobilizado com tala de gesso (aquela que o gesso fica só na parte de baixo)... tenho passado por consultas de acompanhamento... (2 consultas durante o período, uma após 10 dias e a outra após 15 dias) e o médico informou que a consolidação do osso está ocorrendo normalmente... tenho uma consulta agendada para o dia 14-07-20, onde já terei completado 6 semanas de imobilização. Neste tempo todo me locomovi com o auxilio de muletas. Minhas perguntas são daqui para frente... conheço pessoas que tiveram fraturas semelhantes e usaram robofoot (o que imagino que seja mais confortável que a tala). O que devo esperar agora? Mais tempo com robofoot? E fisioterapia? Poderei novamente usar sapatos de salto alto? Este tipo de lesão deixa sequelas? Agradeço qquer explicação que possa me ajudar a entender esta fase.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Elaine

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda está nessa janela de tempo, o que significa que seu osso ainda esta em processo de recuperação. Daria pra ter usado robofoot, mas a partir de agora, acredito que você vai iniciar uma nova etapa, com fisioterapia e carga progressiva. Muito provavelmente poderá usar sapatos de salto (o que não recomendo, do ponto de vista fisiológico). Qualquer fratura tem um potencial de deixar sequelas, mas se bem tratadas e conduzidas, levam a uma recuperação satisfatória. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Ailton

    Boa tarde tive um acidente e quebrei três dedos do peito do do pé fez a cirurgia de um dos dedos a dois meses mas quando fico de pé ele incha e fica avermelhado quando eleva a perna pra cima desincha e normal

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ailton

      Você nã mencionou se fez ou esta fazendo fisioterapia. Após esse tipo de lesão é recomendável fazer sessões fisioterápicas para a completa recuperação da região. O processo de recuperação óssea leva em torno de 2 meses, claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Você ainda esta na janela recuperativa. Fique bem 

  • Josina Lemos

    Boa dia Doutor! Há 40 dias atrás torci o tornozelo, na hora ele ficou inchado e muito dolorido, porém não quiz ir ao hospedital devido a pandemia, conseguia encostar o pé no chão porém com muita dor, depois de alguns dias em alguns lugares ficou roxo, depois fui ao hospital e fizeram um raio x, me informaram que não havia quebrado nenhum osso, tomei a medicação recomendada porém até agora não consigo andar normalmente ainda sinto umas fisgadas e visto que estou trabalhando quando chego em casa a noite ele ta inchado, devido o tempo já não deveria ter recuperado? O que devo fazer? Desde já obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Josina

      As torções costumar lesionar muitos vasos da região, juntamente com outros tecidos moles, causando edema e hematomas (que assumem a cor arroxeada na pele), o tempo e a fisioterapia vão ajudar na melhoria dos seus sintomas. Você nã mencionou se fez ou esta fazendo fisioterapia. Após esse tipo de lesão é recomendável fazer sessões fisioterápicas para a completa recuperação da região. Boa sorte 

  • Natalia

    Ola Dr. Diego, Como sinto falta de medicos brasileiros! Moro na Irlanda e não confio muito nos medicos daqui. Quebrei o meu terceiro dedo do pe esquerdo, ha 5 semanas atras. Não sinto dor mais, mas não consigo andar direito, colocando o peso no meio do pé, que ainda esta meio Sensível. Quando fico muito tempo em pé, parece que a sangue desce e fica bem preto. Meu trabalho exige ficar em pé o dia inteiro e usar um sapato de segurança, tentei ir um dia mas tava ficando muito escuro e inchou. O meu medo é de dar algum problema nas veias ou nervos, tipo trombose. A minha duvida é, nesse estágio, se eu forçar muito ficando em pé, corro mais o risco de ter um desses problemas? Sei que cada caso é diferente, mas pela sua experiência com esse tipo de fratura isso é normal? Obrigada pela atenção. Abraços

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Natália

      Geralmente fraturas nos ossos dos pés, sobretudo metatarso e falanges necessitam e 4 a 6 semanas para consolidarem (“colar”). Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador) é provável que sua fratura não tenha desvio... Mesmo sem desvio a fratura requer atenção e é comum ocorrer dores e inchaço (edema), e mudanças na coloração, sobretudo nos 4 primeiros meses de fratura ... tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, repouso e assim que seu ortopedista liberar, intensifique a fisioterapia...

      E já que você não vem ao Brasil, o Brasil vai até você...

      Boa sorte

  • Iara

    Olá! Tive uma queda e cai torcendo o tornozelo, na hora levantou uma bola no maleolo e inchou demais, fui p hospital e raio x não acusou fratura, meu pé tá cada vez mais roxo, tá subindo p perna o roxo, os dedos tbm começaram a roxar. Estou usando robofoot, será q o raio x pode estar errado? E tenha quebrado alguma coisa? Desde já agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Iara

      É pouco provável que a radiografia não tenha mostrado a fratura, mas existem casos, de que por causa do edema a fratura fique “oculta" e só apareça nos exames após cerca de 10 dias. As torções costumar lesionar muitos vaso da região, juntamente com outros tecidos moles, causando esse edema e hematomas (que assumem a cor arroxeada na pele), o tempo e a fisioterapia vã ajudar na melhoria dos seus sintomas. Boa recuperação. 

  • NILMA SALES DA SILVA

    bom dia dr.. Eu levei um tombo de moto fraturei o metatarso.. Coloquei uma tala por uma semana , depois o gesso por 15 dias, e agora estou de bota imobilizadora.. Só que o pé está muito inchado, não desincha de jeito nenhum.. Queria saber se isso é normal.. Estou preocupada..

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Nilma

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta na fase de recuperacão óssea Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.

  • Renata Musolino de Miranda

    Olá Doutor! Fraturei o quinto metatarso (fratura oblíqua) em 31/05/20 estava no interior de Sp na cidade de Olímpia (moro na capital de Sp). Fui numa Upa e o médico que me atendeu estava na dúvida se precisaria de cirurgia ou não , colocou uma tala no meu pé até mais ou menos no joelho e pediu para voltar no dia seguinte e passar com um ortopedista, o mesmo decidiu em engessar e pediu para procurar um médico aqui em SP. No primeiro médico que fui, ele olhou o raio x e pediu para usar robofoot e depois de um mês andar normalmente e sentir dor procurá-lo de novo. Fui atrás de uma outra opinião, procurei um outro médico que me informou que minha fratura demoraria em torno de 3 meses para consolidar. Voltei nesse mesmo médico após um mês com uma nova radiografia mas não houve nenhuma evolução e o medico pediu para retornar daqui um mês. Afinal, quem está certo, o primeiro médico que me pediu para ficar imobilizada por um mês ou o segundo que disse que demoraria 3 meses para consolidar? Não seria caso de cirurgia já que não houve evolução em um mês?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Renata

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Para isso o osso deve estar alinhado e suas partes se tocando para criar a ponte óssea e imobilizado para impedir que esse alinhamento se perca . Independente de qual médico você foi , esse é o período necessário para que o osso se recupere, você ainda está na janela de tempo em que seu calo ósseo esta se formando, Sem ver seus exames de imagem, não posso dar uma opinião bem fundamentada sobre o seu caso, mas quanto ao tempo é o que lhe informei anteriormente: no mínimo 2 meses. Boa sorte  

  • Jennipher Diniz

    Boa noite Doutor ,Chutei meu irmão com força e meu dedão não ficou inchado nem roxo,mas a parte do meio do pé que eu botei pressão ficou um pouco inchado,botei compressa de gelo por 1 hora todo dia a tarde e antes de dormi e fiz uma massagem com arnica pra aliviar a dor do pé , não fui ao hospital por conta da pandemia ,se passou dois meses e ainda sinto uma leve dorzinha no no ossinho do dedão. Doutor será que tá fraturado ? Não vou precisar passar por cirurgia não né?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jennipher  

      Para saber se há fratura são necessários o exame fisico e um exame de imagem, com esse tempo que você relata, a maioria das fraturas já se consolidaram. Se você tiver dúvidas e quiser esclarecer, lhe aconselho a fazer, pelo menos, uma radiografia para ter certeza se existe ou não uma lesão. Tente dar conselhos a seu irmão, pode até provocar traumas, mas não físicos (kkk), brincadeira.  Espero ter ajudado     

  • Bernardo

    Dr, tudo bem? Antes de tudo parabéns por ser tão atencioso com os comentários, uma pena você não morar na minha cidade. Vamos lá, sofri uma fratura no calcâneo e passei por cirurgia há 12 dias, foi colocada uma régua da medartis com alguns parafusos. Fui orientado pelo médico a alugar um equipamento chamado Game ready, já ouviu falar? Ele faz compressão e descompressão com água gelada. Minha dúvida é que procurei artigos científicos e não cheguei a nada conclusivo, o assunto parece ter sempre os prós e contras.. você teria alguma opinião sobre o uso deste aparelho? Pode retardar diminuição da inflamação dos tecidos e etc? Está sendo muito difícil dormir.. o pé continua tensionado em muitas partes... quanto tempo leva para começar a melhorar estes sintomas e diminuir o inchaço? Você teria alguma indicação alimentar específica, ou suplementar? Consumir cálcio, magnésio e k2 pode acelerar o processo de “colagem”? Muito obrigado!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Bernardo

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia e da superação da dor durante as primeiras sessões. Sua fratura e sua cirurgia ainda são muito recentes, veja com seu ortopedista quando você vai poder começar a fisioterapia. Esse aparelho que você cita é muito usado em atletas, não é possível dimensionar como seu organismo vai responder, tudo ainda é muito teórico, em teoria ele acelera a recuperação. Quanto a alimentação eu diria que a que você costuma usar, dando ênfase as hiperproteicas para ajudar na recuperação e diminuir perda muscular. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. O osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, porque senão você corre o risco de quebrar o osso de novo ao invés de recupera-lo. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.   

  • MARCIA FERNANDA LIMA BARBOSA

    Ola, Dr. Diego, faz uma semana que dei uma topada no dedao do pe, na osaciao senti muita dor e estava com sapatilha fechada, nao retirei para averiguar, pois esrava np ambiente de trabalho mas segui minha rotina normalmente mesmk com um leve dwsconforto ao anda. Agora ja se passaram mais dez dias e contianua doendo quando em ando, nao observo inchado e nem defeito, mas o incomodo se estende ate momneto que vou deitar pois a posicao de bruco na cama faz doer o dedao e nao consigo dobrar o dedao pois doe demais. O que faco nessa situacao

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marcia

      Meu conselho é que você procure ajuda especializada para confirmar a existência ou não de fratura e assim, fazer o tratamento adequado. Sómente um exame de imagem pode confirmar ou descartar a possibilidade de fratura. Traumas nos pés não são incomuns, há que se ter mais cuidado para evitar topadas que possam gerar lesão. Espero ter ajudado.  

  • Julio Cesar

    Dr. Boa noite, dei uma topada forte no dia 28/5 e machuquei o dedo 2 do pé esquerdo (na junção da falange média e proximal tem um calombo na lateral do lado do dedão, que notei já no momento do impacto). Coloquei gelo nas 1as 60 horas e depois calor úmido (até hoje e passando pomada de arnica). Como passei a andar sem mancar depois de uns dias e o inchaço no peito do pé foi diminuindo não fui ao médico ((e tb devido a pandemia). Desde o início, quando a dor permitiu, fiquei movimentando os dedos do pé, e tb com a mão pegava o dedo e via se estava conseguindo mover comparando com o do outro pé (diria que o movimento está bem parecido). O problema é que o dedo ainda dói, está maior que o do outro pé (acho que não mudou desde o início; porém esse dedo já era torto devido a trauma antigo, só não tinha o calombo) e sinto dor tb no peito do pé (e as vezes parece mais inchado na base dos dedos 2 e 3; a dor no peito do pé varia entre próxima do dedão e do dedo 4). Dúvidas: 1) será que preciso ir ao médico? se quebrou ainda daria tempo de fazer essa redução, caso necessário? 2) esse procedimento de ficar movimentando os dedos é prejudicial ou ajuda na recuperação? 3) devo continuar com o calor úmido e arnica? Argila seria indicado? obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Julio Cesar

      Depois de ler seu relato, minha orientação é de que você precisa de um exame de imagem para definir o tipo de trauma que ocorreu com seu dedo, é bem provável que tenha algum tipo de fratura, ja que quase 30 dias após , você ainda apresenta edema e dor local. Se vai dar para consertar, só vai ser possível depois de definir o tipo de trauma. Calor local não vai resolver, talvez gelo seja mais indicado. Aconselho a não ficar manipulando muito o local, pois se houver fratura é mais difícil a consolidação . Espero ter ajudado. Fique bem 

  • Jéssica. D

    Bom dia, estou usando robofoot por lesão no tendão e romper totalmente o ligamento talofibular anterior Mas pra deitar tanto reta como com perna erguida começa a machucar em 4 lugares os ossos do tornozelo e os da frente ( como quando tem joanete no dedão e no dedinho) Já sentada ou de pé não incomoda tánto Porque será que isso acontece? E qual seria a pressão ideal das tiras da bota?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jessica

      Veja se essa bota que você esta usando é o seu tamanho correto. Uma outra possibilidade é você estar apertando demais as tiras, elas servem apenas para fechar a bota para manter o pé no lugar. Espero ter ajudado 

  • Daniela

    Meu filho tem 2 anos e as vezes não apoia o pé inteiro ao chao,quando fica muito tempo parado ao se movimentar ele manca por um tem pinho, a noite as vezes ele chora esfregando um pé ao outro...

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Daniela

      Existem muitas possibilidades nessa historia que você repassou, inclusive não ser nada, pode ser a famosa “dor do crescimento”, um encurtamento do tendão, entre outros. Se existe dúvida, o ideal é que ele seja examinado por um ortopedista para esclarecimento diagnóstico. Espero ter ajudado. Boa sorte 

  • Gilmar Splitt

    Boa noite. Tenho 61 anos e saúde absolutamente perfeita. Nunca havia quebrado nenhum osso. Agora, quebrei o 5º metatarso e colocaram tala quase até o joelho no hospital. No dia seguinte, entretanto, quando fui comprar as bengalas no centro da minha cidade, me desequilibrei e, para não cair, instintivamente apoiei o pé quebrado no chão com meu peso (92Kg para 1,87m). A tala quebrou na junção do calcanhar e ficou molenga, acho que embaixo também sofreu alguma rachadura, não deu para ver por causa da bandagem. O pé e a panturrilha incharam bastante (não sei se por causa dessa quase queda ou se incharia de qualquer maneira pela fratura) e eu me sentia muito desconfortável. Naquele noite, sofri muito para dormir, parecia que a panturrilha ia explodir. O fato é que retirei toda a tala. Sei que não é aconselhável, mas estou andando há dois dias sem tala, apoiando o calcanhar do pé fraturado no chão. Também estou dirigindo (meu carro tem embreagem e preciso fazer força com o pé esquerdo, o da fratura). Só voltarei no médico em 5 dias (9 dias depois da fratura). A pergunta que faço é a seguinte: corro algum risco grave por estar procedendo assim? Sinceramente, não tenho como ficar imobilizado, então estou assumindo as responsabilidades por conta própria. Meu pé está inchado e um pouco roxo (o roxo diminui quando coloco o pé para o alto), mas me sinto bem melhor assim do que enfaixado. Grato se o senhor puder me esclarecer.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Gilmar

      Você me pergunta se pode ter algum problema , estando com uma fratura e não mantendo a imobilização, minha resposta para essa pergunta é sim, você corre o risco da fratura consolidar viciosamente (osso torto), não consolidar (pseudoartrose), fazer lesões em outras estruturas e também, não acontecer nada disso e tudo dar certo ( mais improvável. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. O que significa que você ainda esta nessa janela de tempo da recuperação óssea. Meu conselho é que você compre ou alugue um robofoot (bota imobilizadora) e coloque-a no pé, evite pisar (se você ficar usando muito o calcanhar pode desenvolver alguma patologia inflamatória nessa área), use gelo e mantenha o pé elevado, tão logo possa inicie a fisioterapia. Mas o mais importante é imobilizar essa fratura, para que esse osso possa se recuperar. Boa sorte 

  • Júlia

    Bom dia Dr. Diego. Tive um acidente em que bati com o pé na cama e machuquei o 4 dedo do pé (falange media) após o acidente ocorreu edema, hematoma e muita dor no local. Acabou que não procurei atendimento e fiquei aguardado melhorar sozinho. Hoje já faz mais ou menos 2 meses após o acidente, e ainda sinto dor a movimentação do dedo e ao calçar sapato e ao redor do dedo está bem edemaciado. Como trabalho não estou conseguindo fazer repouso. O que sugere que eu faça? Aguardo resposta. Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Julia

      Sem exames de imagem é difícil definir seu diagnóstico, mas pelo que você relata em sua estória, muito provavelmente houve uma fratura no seu dedo. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda se encontra na janela de recuperação óssea. Será necessário que você faça uma radiografia para confirmar se esse osso teve fratura e se está se recuperando adequadamente. Só depois você deve começar uma fisioterapia para a recuperação completa. Tente viabilizar esses cuidados para nao desenvolver uma dor crônica, que é bem difícil de tratar. Boa sorte 

  • Regia de Jesus Ribeiro Lima

    Tropecei e caí sentada. Ouvi meu pé esquerdo fazer” croc”. Foi uma dor muita grande e não pude mais por o pé no chão. Já coloquei bastante gelo , depois de um tempo a dor passou e mesmo assim inchou bastante na região do tornozelo. Como estou na fazenda em quarentena , me recusei a ir ao hospital. Tomei mioflex nos primeiros 4 dias de 12/12, mas o pé não desinchava. Então, comecei a fazer uso do hibuprofeno de 600, 3comprimidos ao dia e no quarto dia começou a desinchar. Tomei 20 comprimidos e parei. Procurei não me apoiar no pé e tomei bastante cuidado para não forçar. Mas, percebi que amanhecia bem desinchado e aos poucos, começava a crescer próximo a perna. Resolvi ir à cidade com exatamente 15 dias do ocorrido e fiz uma tomografia: osteopenia ( tenho 64 anos); fratura da porção do tálus, sem desvias significativos dos fragmentos ósseos; edem do subcutâneo na região medial e lateral do tornolezo. Não consegui marcar um ortopedista , mas comprei uma bota Imobilizadora e estou fazendo uso da mesma. O que gostaria que me esclarecesse: POSSO ainda está fazendo uso da compressa de gelo por 20 m todos os dias? Também uso gel de ervas no local sempre pós a compressa. COMO devo pisar com a bota? Pé completo, ponta dos pés ou continuo sem firmar no chão. Passo um bom tempo com os pés erguidos apoiados em almofadas. TENHO que dormir com a bota?Nao sinto dor, as vezes um certo desconforto na perna direita, nem estou fazendo uso de medicamentos. No próximo dia 15 , fará um mês Fico-lhe muito agradecida por dar- me as orientações.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Regia  

      Sua estória é um retrato do Brasil atual, medo de ir se consultar, fisioterapia protelada e etc. No que deduzi dela, você tem uma fratura no pé, portanto, o  retorno para a marcha (caminhar) é recomendado quando já existir sinais de consolidação... Tipicamente a consolidação ocorre em torno de 4 a 6 semanas, podendo demorar mais de acordo com o paciente e com a fratura...Até lá repouso. Compressa de gelo só é recomendada para os primeiros dias de trauma, em torno de 5 dias, depois a compressa morna é mais efetiva, não vejo problemas em você usar o gel de ervas, desde que evite mobilizar muito o pé. O ideal é que você mantenha a imobilização por pelo menos dois meses e inicie a fisioterapia tão logo possa. Assim que possível, procure ser examinada por um ortopedista. Boa recuperação  

  • Fabiana Marta Zacarias

    Boa noite, eu luxei dedo ao lado do dedão após escorregar e bate dedo pé de mesa, dedo entortou e eu coloquei no lugar, após raio x, médico viu que não quebrou, fez esparadrapagem, fiquei 15 dias, retirou segunda , tenho sentido a uma semana perna e pé gelado algumas vezes ao dia, dedo após tira esparadrapo ao final do dia incha e fica rocheando, peito do pé próximo a fratura também, no dia tirou esparadrapagem comente medido sobre frio e ela, a mesma colocou dedo peito do pé e disse tinha pulso, então não era na circulação. É normal esses sintomas?na madrugada nao fica fria perna e pé obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabiana

      Seu relato ficou um pouco confuso. Inicialmente, você diz que não houve fratura, mas adiante diz que “no local próximo a fratura..”. Primeiro houve ou não fratura? Se foi apenas uma luxação, 15 dias é suficiente para recuperação, se houve fratura ainda está na janela de consolidação óssea. Se esses sintomas que você cita estão lhe incomodando, aconselho você procurar uma opinião de um vascular, para descartar alguma complicação da circulação da região afetada. Espero ter ajudado 

  • Angelina Lago Morais

    Ola Doutor! Cai numa calçada esburacada em SP no dia 17/05. Senti muita dor na hora e fui para o hospital. Tive uma microfratura no 5. Metatarso esquerdo. Fiquei com gesso 15 dias durante esse tempo não senti mais dor e não pisei no chão. Eu podia ver meu dedos que não estavam inchados e nem roxos. Dia 01/06 o Ortopedista tirou o gesso e permitiu que eu usasse a robofoot podendo até pisar no chão mas dividindo o peso com as muletas. Eu tenho feito isso. Mas agora vejo que meu pé está muito inchado e os dedos principalmente o 3 e o 4 estão roxos e todos estão inchados, sinto até certa dormência nos dedos no final do dia. Isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Angelina

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa.  Todos esses sintomas citados por você, são perfeitamente normais, o que pode estar acontecendo é que sua fratura ainda não está consolidada totalmente, mas isso só pode ser confirmado com um exame de imagem, meu conselho é que você mantenha o repouso por mais 15 dias e depois comece a colocar carga. A fisioterapia também vai ajudar a aliviar esses sintomas. Agora é foco e disciplina para a recuperação. Boa sorte 

  • Aline Cristina

    Bom dia Doutor! No sábado à tarde deixei meu celular cair em cima do meu terceiro dedo do pé direito, está muito inchado, roxo e bem sensível. Será que eu posso ter fraturado?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Aline

      Por essa estória relatada é bem possível que você tenha fraturada esse dedo, a certeza só pode ser confirmada com exames de imagem. Procure uma unidade de pronto atendimento que tenha serviço de ortopedia e veja isso, do contrario você vai passar bastante tempo para melhorar. Boa sorte 

  • Fernanda

    Bom dia! Fraturei o 5º MTT ha 8 dias e estou usando bota de gesso. O gesso tem incomodado muito...com "quinas vivas"...machucando os dedos. Gostaria de saber se poderia substituir o gesso por bota robofoot. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fernanda

      Seria necessário saber o tipo da fratura que você sofreu para opinar sobre a troca da bota gessada pelo robofoot.  Numa fratura simples, sem desvio, pode haver a troca, desde que a usuária ( no caso você) tenha consciência de que o uso deve ser continuo e que não deve ficar retirando a bota sempre que se sentir incomodada e nem deve usar muito o pé fraturado, colocando peso no mesmo. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa, e esse é o tempo mínimo que você deve usar a bota. Converse com o médico que fez a imobilização e peça uma opinião a ele, conhecendo o tipo de fratura fica mais fácil dele lhe orientar mais corretamente.

  • Celia Gama

    Boa noite. Hoje completa 3 dias que dei uma topada e acredito ter fraturado o 3° metatarso, pois há menos de 1 ano, fraturei sendo no lado esquerdo. Estou com dor, está bastante inchado, só coloquei gelo no momento. Não fui a emergência, pois sou hipertensa. Qual providencia posso tomar em casa, para que melhore os sintomas da dor e inchaço? É normal de sequências de fraturas no dedo do pé? Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Célia

      Gelo e analgésico e membro elevado podem ser utilizados em casa para diminuir edema e para a dor, mas se você tiver realmente uma fratura, isso não vai resolver. Existe uma patologia nas fraturas que não são tratadas ou não consolidam corretamente, chamada de pseudoartrose e que se torna uma condição crônica. Meu conselho é que você procure ajuda especializada para confirmar a existência ou não de fratura e assim, fazer o tratamento adequado. Traumas nos pés não são incomuns, há que se ter mais cuidado para evitar topadas que possam gerar lesão. Espero ter ajudado. 

  • Jessica Fortes

    Olá doutor, há 3 anos atrás eu fiz uma fratura por estresse no primeiro metatarso mas eu só descobri 2 anos depois,e dps de uns meses coloquei a bota ortopédica por um mês e fiquei com muletas durante 3 meses,fiz fisioterapia mas mesmo assim eu ainda sinto dor , já fazem 3 anos que eu sinto dor , eu tenho joanete , ainda tenho inchaço , tomo remédio por conta . O que eu posso fazer para não sentir dor e tirar o inchaço?(Obs: Ele não só tá inchado como tem um calombo).

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica

      Inicialmente, você precisa ter exames de imagem para saber se, realmente, essa sua fratura sofreu consolidação. A dor e o edema podem ter uma melhora com fisioterapia, mas se faz necessário saber se esse osso pode receber carga. O “calombo" ao qual você se refere, pode ser o calo ósseo. Procure um ortopedista e discuta com ele suas duvidas e receios, estou certo que chegarão a um acordo para o melhor tratamento do seu caso. Boa sorte

  • Mônica Fernandes

    Olá boa tarde gostaria de tirar uma dúvida Dr Diego, fraturei a falange proximal do 5 dedo há 25 dias ,foi feita uma redução e imobilização na qual já foi retirada e observei que meu dedo ficou um pouco torto(afastado)! Ele volta ao normal ou teria que usar uma faixa pra ajudar? Ainda sinto dor ao pisar e está inchado. Obrigada!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Monica  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Com 25 dias esse seu dedo ja deve apresentar algum calo ósseo, isso quer dizer que não adianta você usar nenhum órtese pois não melhorara o perfil do mesmo. Dor e edema ainda vão persistir por um bom tempo, gelo e fisioterapia ajuda bastante nesse quesito. Boa recuperação. 

  • Blendo Carvalho jorge Cruz

    Bom dia. DR? A exatamente 5 meses que tive luxação exposta de tornozelo e fratura no calcanhar e fratura no meio do pé. Fiz a cirurgia de imediato, porém não estou com ferros no pé, aliás nem colocaram! Uma das dúvidas do porque não colocaram. Quando eu vou andar eu sinto muita dor no malelo lateral e na região próxima tornozelo, to fazendo a fisioterapia, porém tenho movimento mais na hora de andar a dor trás muito incômodo. Portanto queria saber se é normal eu sentir esse desconforto e quanto tempo leva pra acostumar dizemos logo assim. A fratura do tornozelo foi do malelo medial. A única cirurgia que eu fiz foi colocar o pé de imediato por conta da fratura exposta o resto foi conservador. Se puder me ajudar ficarei grato. Obg!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Blendo...

      De fato, o mais grave no seu quadro não foi nem a fratura e sim a luxação... 

      Toda luxação é considerada uma urgência ortopédica, uma vez que se não colocar o membro no lugar o mais rápido possível, ocorre o risco de uma lesão nos vasos sanguíneos e até mesmo o risco de perder o membro...

      Pelo que descreveu, foi feito limpeza cirúrgica e redução da fratura/luxação (colocar no lugar)...

      Quando a redução fica boa e estável, algumas vezes não precisa colocar os “ferros” (material de síntese). 

      Nos casos de fratura e luxação, temos muitas estruturas lesionadas, como ossos e ligamentos...

      O osso leva cerca de 2 meses para consolidar (colar) e os ligamentos até 4 meses, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dores e inchaços (edema), devido à lesão.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  

      O tempo de recuperação é variado e vai depender da gravidade da lesão e da dedicação na fisioterapia... em média, gira de 6 a 12 meses.... Até lá, evite esforços, use gelo localmente, evite deixar o pé muito tempo abaixado e assim que seu ortopedista liberar, intensifique a fisioterapia...

      Caso perceba que não está melhorando (lembre que o processo é lento) procure seu ortopedista...

      Boa sorte

       

  • Glauce Gabriela Pereira

    Oi Dr já faz mais de 4anos que quebrei o dedinho do pé direito. Fui ao médico fiquei mais de 15 dias em repouso .Mais até hj ele dói. Tem vez q dói e não consigo nem andar. Começa da ponta do dedo até em cima do pé. E normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Glauce.

      Doer por tanto tempo (4 anos) não é normal.. possa ser quem tenha evoluído com alguma complicação como artrose pós traumática ou consolidação viciosa...

      Para o diagnóstico, é necessário te examinar e ver a necessidade de algum exame de imagem, como a radiografia ou ressonância ...

      Boa sorte...

  • Maria Hilda de Jesus

    Olá, Doutor! No dia 15 de março fraturei o 5 metatarso, pé direito. Após raiox o ortopedista orientou colocar o gesso, um mês depois ele solicitou após revisão que usasse robofoot. Sob orientação dele também, estou andando com apoio de muletas e com robofoot, porém meu pé está muito inchado e dói do lado do tornozelo. Isso é normal? Existe algo que eu possa fazer para minimizar esse inchaço? Verifico isso sempre no fim o dia. Estou assustada. Obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Hilda...

      Até consolidar a fratura, é comum sentir isso sim...

      O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dores e inchaços (edema), devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  

      Até lá, evite esforços, use gelo localmente, evite deixar o pé muito tempo abaixado e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Caso perceba que não está melhorando (lembre que o processo é lento) procure seu ortopedista...

      Boa sorte

  • João Paulo Coitinho Ribeiro

    Olá boa noite então faturei o 5 metatarso no dia 25 de março fui no médico e fiquei usando uma tala por 1 mês depois retornei ao ortopedista e pediu pra eu usar um gesso só que nesse tempo até hoje pisei no chão 2 vezes sem querer fiquei muito preocupado será que pode me complicar isso ? Ainda continuo com o gesso

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Joao Paulo

      o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. O melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor. Se você, apesar de ter pisado sem querer, não esta sentindo dor é porque nada demais aconteceu e ai, é seguir o baile. Tempo e paciência são bons ingredientes para uma boa recuperação. Boa sorte 

  • Juliana Coelho

    Boa noite, doutor! Dei uma topada forte com o dedo mindinho do pé direito. Dedo esse que já passou por outros traumas como esse no passado. Está inchado e doendo bastante, mas não está arroxeado. Já fiz gelo.O que mais posso fazer pra aliviar a dor, uma vez que com a pandemia está muito difícil de pensar em hospital. Desde já agradeço, fica com Deus.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Juliana  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. O ideal seria ter uma radiografia desse dedo e de todo o pé, se não for possível: imobilize ( use o dedo vizinho para ajudar a estabilizar), gelo, anti-inflamatório e evite pisar. Se em 15 dias você não apresentar melhora, procure um especialista. Espero ter ajudado. Fique bem 

  • Roniclei manoel

    Boa noite. Cai de moto e quebrei peito do pé e dois dedos 3,4 Porém n fiz cirurgia. Médico me mandou p casa somente com tala imobilisadora, será q vai ter q operar. Está muito inchado, quanto tempo vai demorar p colocar gesso. Pq meu retorno só com 30 dias

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Roniclei

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação. No processo da fratura alem da lesão óssea, há também lesão de vasos sanguíneos e nervos, isso acarreta edema e hematomas. É necessário haver a diminuição do edema para poder fazer a imobilização gessada. Tenha paciência , o tempo é o melhor curador de tudo. Boa recuperação 

  • Tamires Rodrigues

    Olá doutor, hoje faz seis dias que caiu um peso no meu dedo mindinho, senti uma dor MT forte, mas depois de algumas horas ele parou de doer e a dor passou para todo o meu pé e perna.. no dia seguinte comecei a sentir muita dor na perna ao ponto dela começar a adormecer quando ela ficava parada, fui a uma farmácia e a 5 dias estou tomando um relaxante muscular mas sinto minha perna doer o dia todo e está doendo bastante.. sinto latejar todo o meu pé e joelho.. gostaria de saber se isso é normal, se devo ir ao médico ou continuar com o remédio! Obg

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tamires  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. O ideal seria ter uma radiografia desse dedo e de todo o pé, se não for possível: imobilize ( use o dedo vizinho para ajudar a estabilizar), gelo, anti-inflamatório e evite pisar. Se em 15 dias você não apresentar melhora, procure um especialista. Espero ter ajudado. Fique bem 

  • Laysa Alves

    Olá doutor. Dois meses atrás sofri um acidente onde quebrei o 1, 2, 3 e 4 metatarso. Passei por cirurgia com o fixador externo e 4 fios k (três embaixo dos dedos e um na lateral interna do pé, como se fosse para o dedão. Semana passada retirei o fixador e os pontos e ontem 04/05 fez 09 semanas e eu retirei os fios.. O ortopedista não recomendou o uso de bota e informou que posso colocar o pé no chão sem carga. Me prescreveu 20 sessões de fisioterapia. Ao mexer no pé, sinto um pouco de incomodo como se fosse nos osso. É normal ? Sinto como se o pé estivesse pesado e um pouco inchado no peito do pé. E recomendado o uso de bota ? Posso colocar gelo ? Após quanto tempo posso andar sem o auxílio de muleta ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Laysa

      o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso, dor essa que melhora com a evolução. Converse com seu fisioterapeuta para que a carga seja aumentada a medida que houver fortalecimento de toda a unidade músculo esquelética. Se seus metatarsos ja estão consolidados não ha necessidade do uso da bota (ela pode atrapalhar sua recuperação). A sua própria evolução vai lhe dizer quando você vai poder deixar de usar a muleta . Espero ter ajudado.  Fique bem 

  • Marcela

    Dr, bati de mal jeito em casa o meu dedo mindinho do pé esquerdo e já sinto muita dor nele há 1 semana, devido à pandemia não gostaria de ir em hospitais. Me disseram p/estabilizar com uma fita porque dedo mindinho não se engessa, procede isso? Você acha que devo ir num hospital mesmo assim?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcela

       O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. O ideal seria ter uma radiografia desse dedo, se não for possível: imobilize ( use o dedo vizinho para ajudar a estabilizar), gelo, anti-inflamatório e evite pisar. Se em 15 dias você não apresentar melhora, procure um especialista. Espero ter ajudado. Fique bem 

  • Fábio Roberto

    Boa noite Dr. Me chamo Fábio, estou com uma dúvida! Estou usando uma robofoot, "Pequeno Traço Fratura do calcaneo" É assim que está no laudo . O médico recomendou o uso dessa bota e eu tbm ajudo com as muletas. O ideal é manter assim até o final sem andar? Eu estou fazendo exercicios da sintura para cima, pra não perder totalmente a resistência, sou corredor..Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabio

      Faltou você dizer o tempo da fratura. Usualmente, o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Se a sua fratura não tem desvio, você ja pode colocar carga (pisar) , depois desse período de recuperação que mencionei acima. São os exames de imagem que vão lhe dar a resposta de como esta a condição do seu osso. Os exercícios são benéficos sempre. Boa recuperação. Fique bem 

  • Jackeline

    Boa noite. Tive uma fratura na base do 5 metatarso, e fiquei imobilizada por 43 dias . Dia 23 de abril tive alta médica, tirando a robofoot e as muletas. Disse que poderia por o pé no chão e ja andar ,que ia sentir dificuldades mas era normal. Não passou fisioterapia,nada. Desde então estou sentindo dores fortes no meu calcanhar. Nao consigo caminhar. O que poderia estar fazendo para que isso melhore. Obrigada. Boa noite.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jakeline  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. É muito provável  que seu osso já esteja num processo de recuperação, mas isso só pode ser afirmado após a realização da radiografia de controle. Se você ja fez a radiografia e a mesma mostrou sinais de consolidação (osso colado), você deve começar a pisar, mas tudo isso varia de paciente para paciente, seu organismo é que dita o ritmo da recuperação. A volta a normalidade  é um processo mais demorado que dura em torno de 6 meses. Voce diz estar sentindo dor no calcâneo, será que você não esta “forçando” seu calcanhar , evitando pisar com a frente do Pé? . A fisioterapia ajuda na recuperação. Meu conselho é que se seu osso esta consolidado, faça fisioterapia que vai lhe ajudar bastante no seu completo restabelecimento. Boa sorte  

  • Luisa Sousa

    Boa tarde doutor, quebrei o 4° dedo do pé no dia 07 de março e depois de 20 dias da espaladrapagem pé inchou muito, formiga e deu fungo na parte de cima e pontos de pus na parte de baixo. Foi retirado o pus e tou usando pomada trok g, porém ainda tá ferido e arde muito e nao coloquei mais o espaladrapagem . Não mexo os dedos e só ando com o calcanhar e se baixar o pé incha muito, dedo quebrado tb incha e dói .

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luisa

      Não entendi bem qual seria sua pergunta. Pela sua historia , deduzo que você desenvolveu uma infecção de partes moles; o cuidado nesses casos é de que essa infecção não atinja o osso, o que seria uma complicação bem mais grave e de difícil tratamento. Aconselho que você procure um ortopedista para avaliação e conduta, o quanto antes. Espero ter ajudado. Boa recuperação 

  • Maria Daniele

    Boa noite ,dia 23 de marco quebrei o 5 4,3 metatarso usei a paleta por 1 semana depois foi trocada pelo gesso no dia 17de abril foi retirado é o ortopedista fez o raio x e me liberou, disse q crio um queloide ossio por cima da fratura q isso era bom ,e q os músculos estava atrofiado pelo tempo em repouso ,disse q podia andar normal sem ajuda de moleta ou bota ,mandou fazer exercícios de rola o pé com uma garrafa congelada por 20 minutos ,e nao anda descalça ,q desse preferência ao tênis, sinto fortes dores ao pisar mais ele disse q era normal q tb podia volta a trabalha o tenes é a única forma q consigo pisar com dor mais não como piso sem ele e ao dormi sinto muita cãibra, será q teria algo q poderia ajuda como órteses ou execios

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Daniele...

      Até consolidar a fratura, é comum sentir isso sim...

      O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dores e inchaços (edema), devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite esforços e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Caso perceba que não está melhorando (lembre que o processo é lento) procure seu ortopedista...

      Infelizmente sem te examinar e ver seus exames não posso dar a conduta mais assertiva...

      Boa sorte

  • Juliana

    Boa Noite Dr Diego! Fraturei o 5 Metatarso em janeiro de 2019, usei o Gesso, mas infelizmente não ouve a consolidação! Voltei ao médico e ele disse que estava com pseudartrose com desvio, e somente com cirurgia, mas como estava com medo nem fui atrás da cirurgia, tem tempo que nem doi, mas tem uns 5 dias que não aguento pisar no chão de tanta dor. Quais as complicações se não fizer a cirurgia por agora? Ah... posso usar a robofoot pra amenizar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Juliana

      Se o seu caso for, de fato, uma pseudoartrose, somente a cirurgia pode resolver. A complicação  mais  esperada é a dor crônica. O robofoot pode até amenizar a dor, mas sómente durante seu uso.Espero ter ajudado . Fique bem. 

  • felix Kleber

    Boa tarde doutor.no dia 28 querbei meu 5 metatarso.usei a tala por 15 dias ai coloquei geso mais com 2 dias retirei pois estava criando bolhas ai o otopedista liberou pra q eu usase a bota imobilizadora.comecie a usa so q esta deixando meu pé folorido isso e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Felix

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação. Alguns Pacientes não se dão bem com o gesso e desenvolvem essas dermatites, nesse caso, o mais indicado é utilizar o robofoot (a Bota imobilizadora). O fato dela deixar seu pé dolorido pode ser devido a que você esteja “forçando" muito o seu pé. Aconselho que coloque seu pé para cima e observe se melhora o dolorimento. Aproveite e converse com seu medico para uma melhor avaliação. Espero ter ajudado . Fique bem. 

  • Caio

    Boa noite Diego. Sofri um acidente de motocicleta a exatos 3 meses e quebrei o calcâneo em quatro pontos, sendo que devido ao pouco desvio, o tratamento recomendado foi o conservador. Hoje ainda me apoio no chão com carga parcial (auxilio de moletas), e estou sem a possibilidade de retorno ao ortopedista devido a pandemia. É normal sentir desconforto no pé quando se tenta apoia-lo no chão juntamente com a sensação de não suportar a carga do corpo? ainda é normal sentir um pequeno resquício de dor no calcanhar?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Caio...

      Fraturas de calcâneo são fraturas muito chatas de tratar. Por menor que seja, essa fratura sempre tem potencial de sequela...

      Comumente a dor crônica é o mais comum... Isso ocorre pois esse osso tem pouca proteção muscular e suporta muito peso...

      As dores são esperadas em muitos casos por 6 meses... sendo que alguns pacientes com fraturas mais graves pode ter dores por mais de 1 ano...

      Enfim, invista na fisioterapia. Sei que está difícil no momento... mas assim que possível volte com tudo para a reabilitação e, até lá, veja alguns vídeos... existem plataformas como youtube que exibem bons vídeos para ajudar na reabilitação..

      Boa Sorte.

  • thalita

    doutor meu esposo fraturou o meleolo lateral colocou 2 parafusos,e fraturou o 2° 3° 4° e 5° metartaso onde ele ficou com fios K após a retirada o pé dele continua inchado e ele não consegue movimentar os dedos q foram fraturados ele ja faz 2 meses de cirurgia é normal?? qual tempo de recuperação?? oque fazer?? outra dúvida ele ja pode tentar andar??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Thalita...

      Isso que descreveu é comum nos primeiros meses após a cirurgia...

      Com a reabilitação fisioterápica tende a recuperar... 

      O tempo varia de acordo com a gravidade da fratura e com a dedicação dele na fisioterapia...

      Caso o osso já tenha consolidado, já pode sim colocar o pé no chão...

      Boa Sorte

  • Aline

    Bom Dia Dr. Diego! Fraturei o meu 5 dedo do pé direito tem 12 dias, estou c 15 dias de atestado e retornarei ao trabalho essa semana, sendo onde eu trabalho só pode trabalhar de tênis, fui fazer um teste e tentar calçar não consegui calçar o tênis c o pé assim, ainda sinto dor, o q o senhor me sugeri!?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Aline  

      O tempo medio de consolidação de fratura é de 60(sessenta) dias, portanto, muito provavelmente sua fratura ainda não teve tempo hábil para formação do calo ósseo. Meu conselho é que você procure seu ortopedista para reavaliação e conduta.

      Espero ter ajudado . Fique bem.

  • Solange Gomes

    Bom dia Dr... A dois anos e um mês, sofri um acidente de moto onde meu pé ficou preso na roda da moto onde houve fratura *luxação espostaTNZ\,"E\" + Amputação traumática 2° PDE + Fratura de HALUX \"E\" + ferimento extenso dorso e ADM, e dificuldade para deambular. No hospital os médicos trataram com, LMC +APOSIÇÃO DE FIXADOR EXTERNO TRANSARTICULSR + AMPUTAÇÃO DE 2° RAIO + REDUÇÃO CRUENTA COM FIOS K EM HÁLUX ESQUERDO. Hoje faço uso de moletas e órtese. Ainda sinto muitas dores, principalmente quando ando, uso principalmente o calcanhar,ainda incha o HÁLUX e na articulação do meio do pé. O mais estranho é que estou sentindo muita dor nas pontas dos outros dedos quando diambulo ou bato no dedão, meu calcanhar queima muito pois tive um ferimento bem concideravel no mesmo, a dormência e a sensibilidade é bem expressiva. Todo pé queima e que dór é essa nas pontas dos dedos. Isso é normal? Fiz fisioterapia por 4 meses e a fisioterapeuta me deu alta porque não tinha mais o que fazer pra me ajudar e agora com este vírus , estamos sem ter a quem recorrer, o Sr poderia me ajudar? Desde já lhe agradeço a atenção. OBS: HOJE ESTOU DEFICIENTE, pois o dedão é caído e não tenho sustentação no pé.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Solange...

      Entendo a situação.. está bastante difícil para todos com essa pandemia...

      Pelo que descreveu, sua lesão foi bastante grave.... bastante mesmo...

      Nesse casos, é frequente que ocorram lesões de nervos... Esses nervos lesados podem ser a causa dessa sintomatologia que está apresentando... Com o tempo tende a melhorar, mas não posso garantir... 

      Repouso e se tiver dor, utilize analgésicos simples e aguardaremos essa vírus passar...

      Boa sorte.

  • Rafaelle Sena

    Olá dr. Fraturei a base do 5° metatarso há 16 dias. Estou agora usando a robofoot e sem pisar no chão com o pé machucado. Meu pé ainda está um pouco inchado e roxo. Quanto tempo será que leva para esse inchaço e o hematoma reduzirem? Esta é a segunda vez que fraturo esse osso e olhando os exames antigos, percebi que a fratura foi no mesmo lugar. A primeira vez foi há 8 anos. Dessa vez o ortopedista disse que há uma grande chance dessa fratura não consolidar pois a região afetada é pouco vascularizada. Existe alguma chance da primeira fratura não ter consolidado inteiramente e por causa de uma pisada errada, após 8 anos, acabei fraturando novamente? Numa situação dessas cirurgia seria o procedimento mais adequado? Estou sofrendo em pensar que ficarei uns 60 dias com imobilização pra chegar no fim deste período não ter o osso consolidado e ter que fazer cirurgia. Gostaria de resolver logo. É possível será?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rafaelle...

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar...

      Acho difícil que tenha permanecido 8 anos sem a consolidação, o que chamamos de “pseudoartrose”...

      Quando ocorre pseudoartrose, podemos ver alguns sinais na radiografia que sugerem isso como como sinal da “ponta de lápis” ou da “pata de elefante” (termos médicos... não se preocupe...)..

      Se seu médico optou pelo tratamento conservador, confie nele... 

      E lembre: a cirurgia não é garantia que o osso vai consolidar.. e ainda tem as complicações inerentes a todo tratamento cirúrgico, como infecção e cicatrizes...

      Paciência e boa sorte...

  • Jackeline

    Boa noite,Dr. Dia 13/03, torci meu pé esquerdo e acabou faturando. Fui ao hospital e constatou fratura na base da 5 dedo. Imobilizou ,mas no quarto dia ,tive dor na panturrilha(cãibras),tive que retirar a tala com a faixa. No mesmo dia liguei no hospital e pediram quecolocasse o roobfoot. Depois de 2 dias voltei no hospital,tiraram outro rx e continua igual. Ja Está com 10 dias que estou sem por o pé no chão. Com muletas. Qto tempo leva para melhorar totalmente.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jackeline

      Naturalmente, eu precisaria de muitos outros dados, para lhe dar uma resposta bem embasada, Precisaria lhe examinar e ver seus exames de imagem para poder fazer uma avaliação adequada.  A consolidação leva , normalmente , cerca de 6 semanas . Depois deve-se iniciar o processo de reabilitação e fisioterapia. Usualmente, essa fase dura de 4 a 6 meses. Espero ter respondido adequadamente ao seu questionamento.

      Boa sorte 

  • KAREN URSULA DA SILVA

    Os dr eu fraturei o 3 e t metatarso ,optaram por cirurgia na qual estou com 3 fios de Osteodese com fios K ,gostaria de saber o tempo de recuperação

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Karen  

      Naturalmente, eu precisaria de muitos outros dados, para lhe dar uma resposta bem embasada, Precisaria lhe examinar e ver seus exames de imagem para poder fazer uma avaliação adequada.  A consolidação leva , normalmente , cerca de 6 semanas . Depois deve-se iniciar o processo de reabilitação e fisioterapia. Usualmente, essa fase dura de 4 a 6 meses. Espero ter respondido adequadamente ao seu questionamento.

      Boa sorte 

  • Mônica Aberceb

    Oi doutor, fraturei o 2 metatarso. Estou usando tela. Não sinto mais dor, gostaria de saber se poderei usar a bota de? Abraços

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Monica...

      A bota, como a “Robofoot”, pode substituir a tala... Contudo so pode ser trocada se seu médico autorizar a troca...

  • Sueli De Oliveira De Souza

    Bom dia doutor Fraturei o primeiro metatarso em acidente de motocicleta já fazem quase 3 meses foi feito imobilização com tala e o uso de muletas antes dos 30 dias precisei tirar pois meu marido adoeceu e tive que passar dias com ele internado. Meu continua doendo muito e inchando voltei no meu médico ele me pediu uma tomografia ainda não a mostrei a ele, mas pelo laudo dos exames diz que ainda há fratura e que surgiu um esporão além de fragmentos do 1 ao 5 metatarso Estou procurada será que vai ser preciso uma intervenção cirúrgica?? Desde já agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Sueli..

      Com certeza a falta de repouso prejudicou o tratamento...

      Contudo, para dizemos que uma fratura não consolidou, somente após 6-9 meses...

      Assim ainda tem chance de “escapar” de uma cirurgia...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Ione

    Quebrei o quinto metatarso do pé direito 23/01. No dia 04/02 coloquei gesso e fiquei de repouso. Dia 03/03 retornei e após ver o rx o ortopedista liberou gesso com salto pra poder pisar. Hoje percebi que próximo aos dedos, o gesso está com um pouco de mobilidade. Isso pode de alguma forma atrapalhar o osso calcificar ou interferir na minha recuperação? Estou com receio de ficar andando agora. Desde já agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ione...

      Provavelmente isso não vai atrapalhar a consolidação ... o que pode ocorrer é machucar sua pele com o tempo.. se isso ocorrer melhor trocar..

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • beatriz

    Bom dia Dr Diego, sofri uma fratura exposta no hálux. Ontem, fui retira os pontos e a enfermeira estava com dificuldade de encontrá-los, pois a pele (na região da unha) cicatrizou por cima deles. Me parece que faltou um dos pontos, pois vejo o final do fio. Será que posso deixar assim ou é necessário retirar todos os pontos (mesmo os que tenham ficado por baixo da pele)? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Beatriz...

      Se o fio utilizado for inabsorvível (e geralmente é...) é de bom grado retirar o fio..

      Caso não consiga, não se desespere... com o tempo o próprio corpo trata de “expulsá-lo”...

  • Dayana Cristina Araújo Câmara

    Bom dia! Sofri uma queda, em casa, e quebrei meu dedão do pé. Fui ao hospital a doutora fez uma tala pra mim. Porém está doendo muitíssimo ao ponto de eu mesma acabar retirando esta tala. O dedão está inchado e a dor é constante. Estou com medo de voltar para engessar e ser pior.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Dayana...

      Nesse caso, sugiro você retornar para o ortopedista reavaliar...

      É mais prudente... boa sorte 

  • Gutemberg Ramos Pereira

    Boa noite Dr. quebrei a falange do dedão direito já , o médico mandou fazer esparadrapagem. quando tempo leva para remover esse esparadrapo?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Gutemberg...

      O tempo depende do padrão da fratura...

      A esparadrapagem está indicada até que ocorra a consolidação, algo em torno de 4 a 6 semanas...

  • Silvia

    Quebrei meu dedinho mindinho do pé esquerdo a uns dois meses. O ortopedista fez uma bandagem e dentro de 15 dias tive que tirar porque feriu. Já faz uns 20 dias que tirei a bandagem e meu dedo está inchado e latejando o que será que está acontecendo?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Silvia.

      Pode ser que não tenha consolidado.. Sugiro retornar no seu ortopedista... 

      Boa sorte...

  • ELAYNE MARIA NEVES ALVARENGA

    BOM DIA DR. EU FRATUREI MEU TERCEIRO DEDO DEPOIS DO DEDÃO.... EU TENHO PÉ DIABETICO, MACHUQUEI E NEM VI, DEPOIS DE 2 SEMANAS E QUE FUI PROCURAR O MEDICO.... ME ACONSELHOU A COLOCAR PINO, MAS TENHO MUITO MEDO, MINHA GLOCOSE É MUITO DESCONTROLADA, EU TOMO INSULINO TODOS OS DIAS.... JÁ ESTA COM 40 DIAS E MEU OSSINHO AINDA NÃO COLOU.... ESTOU TOMANDO VARIOS REMÉDIOS CASEIROS E AINDA ESTOU USANDO UMA TALA QUE EU ESTAVA EM 2 EM DOIS DIAS TIRANDO.... O ORTOPEDISTA ME DISSE PRA NÃO TIRAR A TALA. COMO DISSE ELE ME ACONSELHOU A FAZER ESSA CIRURGIA, MAS NÃO QUERO FAZER... HA POSSIBLIDADE DO MEU OSSO COLAR???? EU SEI QUE VAI DEMORAR.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Elayne.

      Consideramos que um osso não consolidou no período de 4 a 6 meses após a fratura.... isso é chamada de pseudoartrose... até lá tem possibilidade, embora que pequena de consolidar

      Boa sorte

  • Cris

    Boa noite, hoje pela manhã bati meu dedo mindinho parede, e agr está inchado e com muita dor. Estou gestante e msm assim tomei remédio para dor, porém nada resolveu, continuo sentindo muita dor em todo o pé. Será que está quebrado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cris.

      Tem sim essa possibilidade...

      Sugiro ir em um médico para te examinar...

      Boa sorte

  • Cintia

    Bom dia Tive uma fratura a tres semanas no meu pé 5 metatarso estou usando a bota imobilizadora O médico disse que já podia andar mesmo que o osso não esteja colado. Só que quando coloco o pé no chão doi muito e não consigo. Ele disse se eu não andar posso ter trombone. Gostaria de saber o que fazer.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cintia.

      Uma forma de conciliar a dor com a mobilização é com a ajuda de um fisioterapeuta...

      Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia... 

      Boa sorte

  • Patrícia Ferreira

    Fraturei um osso do tarso com fragmentos osseos destacados qual o tratamento neste caso?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Patrícia.

      A escolha do tratamento vai depender do tamanho dos fragmentos e do desvio deles... Pode ser feito através de cirurgia ou de imobilização...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Marisa Soraia Gomes

    Bom dia doutor quebrei o dedinho do pé direito hj faz só quatro dia e hoje está pior a dor no dedinho e no peito do pé o médico opitou pela esparadrapo pode ter enframado piorado ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marisa.

      É relativamente comum algumas alterações como mudança de coloração, edema (inchaço) e dor devido à fratura....

      Contudo se for dor forte e/ou incapacitante, sugiro ir no pronto socorro...

      Boa sorte...

  • Maria Ângela Vital Bento

    Boa madrugada Dr, tive um acidente quebrei os três dedos seguidos do dedão, e o dedo do meio perdi grande parte do osso foi feito cirurgia nele para eu ficar com ele por estética, todos os três foram fraturas expostas , a pele já se fechou mas ainda há inchaço,vermelhidão, dificuldade pra movimentá-lós , quanto tempo em média demora pra recuperação??? E o que pode ser feito para a recuperação ser mais rápida??caso esteja com infecção no osso como detectar??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maria.

      A maioria das fraturas demora cerca de 2 meses para consolidar.

      Não existe como acelerar esse processo. O grande segredo é não “atrapalhar” o corpo... 

      O grande vilão nesse caso seria mesmo a infecção... o diagnóstico é dado através da presença de sinais flogísticos, como calor, rubor (vermelho), edema (inchaço), dor, saída de secreção purulenta e alterações em alguns exames laboratoriais (“exames de sangue”) e de imagem.

      Contudo, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Na dúvida, procure seu ortopedista.

      Boa sorte

  • Antonio da silva brito

    Bom dia dr. Tive uma fratura exposta em meu dedo mindinho a 2 meses e meio, ja posso voltar a trabalhar e calçar sapatos?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Antonio.

      Se estiver consolidado, Sim 

  • Yuki

    Boa tarde, doutor. Sofri fratura (fissura) no 5o metatarso em 16/01 (hoje é 04/02), fui ao médico uma semana atrás e o ortopedista disse que poderia andar com o robofoot e com ajuda de muletas, nunca apoiando meu peso total no pé fraturado. No entanto, ontem eu escorreguei no banheiro e acabei apoiando parte do meu peso no pé, pra evitar cair. Será que piorou ou quebrou mais?? Sabe me dizer??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Yuki.

      Um bom sinal para ficar de olho é a dor. Se começar a doer, provavelmente sua fratura complicou.. Mas a melhor forma é ir no ortopedista para avaliar e radiografar caso ele ache necessário.

       Boa sorte

  • Eliana Negrão

    Boa madrugada doutor Diego! Há dois anos fraturei o quinto metataso, quebrou em três separando totalmente um desses pedaços foi bem pequeno fiz cirurgia foi colocado três fio kisner. O problema é que já vai fazer 3 anos e não para de dor não fiz fisioterapia tenho muito incômodo meu dedo não mexe mais mais o que mais me incomoda e as dores que convivo com elas é eu pé todo queima por dentro o que eu faço? Tenho a bota aqui usei uma semana depois que retirei os fios, quando eu coloco a bota me sinto melhor mas fica um pouco inchado quando tiro a bota será se posso continuar usando a bota?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Eliana.

      Sem te examinar e ver seus exames de imagens não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Pelo que me descreveu, você está evoluído com dores crônicas. Uma condição muito frequente que causa isso após fratura é a artrose pós traumática.

      Sugiro você realizar uma consulta com seu ortopedista para investigar melhor e realizar o efetivo tratamento. 

      Boa sorte...

  • Raianna

    Boa tarde doutor... Deixei cair uma madeira no meu 3 dedo do pé direito e o médico disse que quebrou... Foi feito esparadrapagem ,gostaria de saber quanto tempo para a recuperação e quanto tempo para a troca desde esparadrapo ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá, Raianna

      O tempo médio de consolidação do osso gira em torno de 6 semanas, dependendo do padrão de fratura...

      Geralmente não é necessário trocar o esparadrapo, a não ser que molhe, folgue ou fique muito sujo...

      Boa sorte

  • willian

    eu tropeçei em uma pedra na cachoeira ai 3 dedo do pé ta muito inchado e roxo fiz raio x não quebro nada mais presizo trabalha sera que eu consigo ir trabalha porque tem coloca sapatão de bico de ferro ou eu vou em um ortopedista qual dica vceis me dão neste caso

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Willian.

      Enquanto não vai no ortopedista, pode fazer uso de gelo, 20 minutos a cada 2 horas, e manter o membro elevado...

      Assim que possível, vá no ortopedista..

      Boa sorte

  • Carina

    Bom dia. Meu marido fraturou o pé - metatarso e falange do dedo mínimo -. Usou gesso por 20 dias e tirou. O pé dele está muito inchado. É normal? 20 dias com o gesso nesse caso, é o suficiente? Ele pode começar a apoiar o pé no chão, aos poucos?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Carina.

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), a fratura dele provavelmente teve pouco desvio...

      O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como edema e dor devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite abaixar o pé e assim que o ortopedista liberar ele, inicie a fisioterapia...

      Contudo, não tenho como dar uma opinião assertiva sem ver ele... 

      Boa sorte...

  • Samuel

    Olá Dr Diego Ariel ! Há dois dias atrás eu estava andando de bicicleta e bati meu dedão do pé direito em um ferro e hoje ele está inchado e um pouquinho roxo eu até que consigo andar com ele no chão mas ele dói um pouco quando ando será que o meu dedo quebrou ou ocorreu alguma fratura?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Samuel.

      Se ainda está com dor, sugiro ir no pronto socorro para ser examinado e realizar uma  radiografia, pois possa ser que tenha ocorrido uma fratura

      Boa Sorte.

  • Daniel

    Olá doutor. Fraturei a falange proximal do dedo mínimo, havendo um pequeno desvio. Foi indicada a cirurgia, apenas por questão estética, então optei em não fazer. O osso consolida mesmo com esse pequeno desvio?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Daniel.

      O ideal para que ocorra a consolidação é que ocorra 50% de contato entre os fragmentos de osso fraturados.. Contudo, já vi casos que osso não consolida mesmo com esse contato.. e já vi osso consolidar com menos que isso...

      Boa sorte...

  • Márcia

    Boa noite, tive uma fratura no 5° dedinho do pé após uma trombada com o sofá. Fiquei 30 dias imobilizado sem pisar no chão pois o raio x mostrava que não estava colando. Após 30 dias o médico tirou um raio x e liberou para poder andar. Porém já faz 2 meses e meio pé está muito inchado, principalmente o peito do pé....isso é normal? Causa dificuldade pra andar...o dedinho fraturado não dói, o que dói é o dedo ao lado do dedão. O que fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Márcia.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar (colar), e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dores e inchaços (edema)... tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Caso persista a sintomatologia, retorne para seu ortopedista...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Maria Eduarda

    bom dia Doutor, bati o mindinho do pé esquerdo faz umas 2 semanas, fui ao médico tirei raio x e não estava quebrado, porém ele está muito torto, roxo e dói muito. o que devo fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Eduarda,

      Se não teve fratura, provavelmente foi só uma contusão, com analgésico, gelo e repouso tende a melhorar. Se persistirem os sintomas, retorne ao médico o mais rápido possível.

      Boa sorte...

  • Cristiane

    Dr. Faturei o 5 metatarso à 19 dias, usei tala por 15 dias e passei a usar a robofoot, uso muletas desde o início da fatura para me locomover sem apoiar o pé no chão, fico maior parte do tempo com o pé elevado, sempre que me levanto percebo que meu pé fica roxo e muito inchado, para diminuir o edema posso fazer compressas de gelo? Desde já agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cristiane.

      O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como essa mudança de coloração, geralmente relacionado com algumas alterações vasculares devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      O gelo pode ser usado como adjuvante para melhorar o edema.

      Boa sorte...

  • Kerlly

    Boa noite, doutor. Há uns 4 anos eu bati com o pé no sofá e quebrei o dedo do pé que fica ao lado do mindinho. Fui atendida emergencialmente, fizeram esparadrapagem e tudo mais. No dia seguinte fui a um especialista que me disse para ficar por mais duas semanas fazendo o curativo. No final dessas duas semanas ele fez um novo raio-x e me encaminhou para a fisio, mesmo eu falando que ainda sentia um grande incômodo. Ele disse que isso era normal já que eu havia fraturado o dedo. Fiz 10 sessões. Voltei até o especialista reclamando de dor e que meu dedo não dobrava mais, além de ele ter ficado torto. Ele me disse que fazer mais fisio não iria fazer diferença e, na época, me deu alguma coisa para dor. Peguei o resultado do raio-x no dia desta consulta e só então vi que no exame feito antes das sessões meu dedo ainda estava quebrado. Depois de um tempo eu voltei até ele, fiz novo raio-x, e, segundo ele, estava tudo certo e já não tinha problema nenhum. O problema é que até hoje meu dedo não dobra mais totalmente, está torto e tem dias que eu sinto dor como se eu tivesse recém quebrado. Ele só não incha. Isso é normal? Ah, eu tenho frouxidão ligamentar.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Kerlly.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      É incomum complicações por tanto tempo (4 anos). Todavia, algumas patologias poderiam explicar suas queixas, como pseudoartrose, artrose pós traumática e consolidação viciosa... Contudo é necessário que um ortopedista faça o diagnóstico...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Taylly

    Olá doutor ! Dr com 5 meses de cirurgia que ocorreu fratura exposta e perda de um dedo pode voltar a jogar bola? Qual seria mais ou menos a média de tempo para poder jogar futebol?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Taylly.

      Geralmente o osso leva cerca de 2 meses para consolidar.... então um pouco mais de paciência ... e depois ainda tem a fisioterapia... se tudo correr bem.. 4 a  6 meses na média...

      Contudo, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver...

      Boa sorte...

  • Ana

    Boa tarde dr! Ja tem 3 meses que fraturei o pe e ainda esta imobilizado tenho 43 anos ainda sinto dor nos dedos ,estou usando bota e as vezes qd tiro a bota esta inchado sera que ainda nao colou o osso? O primeiro medico disse que seria sirurgico o 2 disse com toda firmeza que nao

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ana.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      A escolha do tratamento vai de acordo com o padrão da fratura, sendo que em alguns poucos casos a mesma fratura pode ser tratada com e sem cirurgia...

      Confie no seu ortopedista e siga as orientações dele...

      Boa sorte...

  • Marisa Francine mariozi

    Boa tarde fraturei a base do quinto metatarso a pouco mais de um mês tenho retorno só daqui a 10 dias Aperto o lugar da fratura e não sinto dor isso é sinal q já consolidou?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marisa.

      Vai depender do seu padrão de fratura. Fraturas incompletas consolidam mais rápido. Mas só em não doer mais já é um bom sinal.

      Contudo, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Ana Castro

    Olá Dr. Boa Noite! Fraturei o halux a 8 semanas, cai da escada por 2 vezes, meu dedo está muito torto, roxo, e cada dia que se passa mais inchado e eu não consigo de jeito nenhum colocar o pé no chão, estou usando muletas, fazendo compressas de gelo, e tomando os remédios para dor, mas é normal essa dor toda ainda, e meu dedo ainda estar tão torto, eu sinto uma dor insuportável na parte debaixo do pé. Muito obrigada! Abraços

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ana.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como essas dores... 

      Como você já tem 2 meses de tratamento e não melhorou nada, sugiro uma consulta comum ortopedista presencialmente...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Érica De Souza da Silva

    Boa tarde doutor.fraturei o dedinho ,faz uma semana estou com o dedo imobilizado.estou ficando preocupada pois quando fico em pé começa a inchar e as veias estão estufando

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Érica.

      O tempo para consolidação de uma fratura gira em tono de 4 a 6 semanas... Até lá é comum ocorrer dores e edema (inchaço)... 

      Boa sorte e abraço.

  • Carlos

    E tenho outra dúvida fraturei 2 e 3 dedo do pé direito e luxei 4 e 5, passei por cirurgia para botar no lugar daí ele falou pra mim volta quinta feira para bater raio x, falou que se tiver tudo no lugar eu volto a recuperação e se tiver algum que volto vou botar pino, quais cuidados devo ter para nenhum voltar?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Carlos.

      Enquanto não retornar, siga as recomendações que seu médico deu. Evite esforços físicos e cuidado com a ferida sempre são cuidados recomendados...

  • Carlos

    Fraturei o dedão e suturei e meu médico falou que só é preciso eu cuidar da sutura por que tá inflamado e disse que o dedo vai melhorar assim mesmo isso é normal? Se puder me responder agradeço muito obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Carlos.

      Primeira coisa é ver se a fratura foi exposta e o padrão dela... de acordo com as características do trauma, o tratamento é diferente.. 

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... Sugiro procurar um ortopedista aí perto para ele te examinar e ver como está a evolução do seu caso... Boa Sorte

  • Valmir

    Boa tarde, quebrei o 2,3 e 4 metatarso, tratamento conservador, usando botas robocop, posso andar até o banheiro, caminhadas pequenas?!! Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Valmir.

      O tempo para consolidação de uma fratura é em torno de 6 semanas... Até lá sugiro não forçar...

  • Babi

    Dr. Boa noite, estou quase 1 mês com o dedo mindinho do pé fraturado e fui fazer rx parece que está quase a mesma coisa. A calcificação é demorada assim? Será que é porque tenho feito muito esforço? Tenho filho pequeno e não consigo repousar muito o pé. E agora quanto tempo mais vai demorar essa calcificação? Estou sem gesso na imobilização só o esparadrapo mesmo e as bandagens.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Babi.

      O tempo para consolidação de uma fratura é em torno de 6 semanas... claro que se ficar forçando vai demorar mais, sofrendo inclusive o risco de até mesmo não consolidar... 

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... Sugiro procurar um ortopedista aí perto para ele te examinar e ver como está a evolução do seu caso... Boa Sorte

  • Vivianne

    Boa tarde doutor, fraturei o 5. Metatarso do pé direito no dia 05/11, desde então estou usando robofoot, fico o maior tempo possível com o pé elevado em repouso, utilizo muletas e apóio o calcanhar no chão durante a caminhada. Porém quando coloco o pé para baixo e tiro o robofoot, percebo o pé ficar roxo, parece que a circulação aumenta demais no pé fraturado, não tenho dor nem edema, é normal o pé ficar assim? Tenho RX e consulta dia 20/12, vc acha que esse sintoma é algum problema e empecilho pra voltar a andar? Obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Vivianne.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como essa mudança de coloração, geralmente relacionado com algumas alterações vasculares devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Fernanda Vasconcellos dias Oliveira

    Oi boa tarde quebrei o 5 dedinho mindinho deu no rx fratura oblíqua na falange proximal do quinto pododactilo oque significa

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fernanda.

      Sem te examinar e ver seus exames dele, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Pelo que falou, você quebrou o dedo.. sendo que essa fratura oblíqua corresponde à direção do traço de fratura... Na maioria dos casos evolui bem, sem necessidade de cirurgia...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Diego

    Ola Dr. Sofri um acidente de trânsito e quebrei o 3° metatarso do pé esquerdo É normal ele inchar e ficar roxo ao se locomover (sem força o pé)? E mais uma dúvida Eu não consigo mexer do 3° ao 5° dedo É normal isso?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala, xará.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... Mas provavelmente, já que foi optado pelo tratamento sem cirurgia, sua fratura teve pouco desvio.. O tempo para consolidar o osso gira em torno de 6 semanas ... Mesmo depois de consolidado, é esperado que ocorram alterações como essas (edema, dores leve...)  ... mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver, principalmente em relação a dores nos outros dedos vizinhos... se persistir sugiro procurar um ortopedista aí perto de você...

      Boa sorte...

  • Conceição Silveira

    Boa tarde, Há 6 semanas fraturei o dedo mindinho do pé direito com desvio porém foi feita a redução e fizemos o tratamento conservador com esparadrapagem e robofoot. Pelo raio x a fratura já está ok, faço fisioterapia mas ocorre que ainda sinto muitas dores no dedo e parece que está rígido. Neste caso o que devo fazer...

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Conceição,

      O tempo para a fratura consolidar é de 4 a 6 semanas, dependendo do padrão da fratura...

      Uma das principais complicações é rigidez, principalmente pelo longo tempo de imobilização. 

      A melhor forma de tratar uma rigidez é intensificar a fisioterapia. Contudo, o tempo para  melhorar é muito variado, dependendo de muitos fatores, inclusive do tipo de fratura e de alguns aspectos dos próprio paciente.

      Infelizmente não posso definir a conduta pois precisaria te examinar e ver seus exames. Na dúvida, aconselho uma consulta com seu ortopedista para ele te avaliar pessoalmente...

      Abraço

  • Patricia

    Boa tarde, doutor Tive uma fratura do 5o.metatarso. Fiquei com robofoot por 1 mês e sem por o pé no chão, andando com muletas. Tirei o robofoot há 2 semanas e estou andando, mas dps de um tempo andando tenho muita dor. O medico não deu fisioterapia, mas meus movimentos estão bons. Mas tenho muita ainda. Isso é normal? A dor diminui quando? Pode ser algum lesão em tendão ou ligamento? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Patrícia,

      O tempo para a fratura consolidar é de 4 a 6 semanas, dependendo do padrão da fratura...

      Contudo, é possível que mesmo após a consolidação (o osso colar) ainda ocorra algumas dores, principalmente pelo longo tempo de imobilização. Mas essas dores geralmente são leves, melhoram com analgésico. Se a dor é muito forte, sugiro procurar suporte médico. Além disso, o tempo também é muito variado, dependendo de muitos fatores, inclusive do tipo de fratura e de alguns aspectos dos próprio paciente.

      Infelizmente não posso definir a conduta pois precisaria te examinar e ver seus exames. Na dúvida, aconselho uma consulta com seu ortopedista para ele te avaliar pessoalmente...

      Abraço

  • Maria Helena Giani Ramos

    Boa noite dr há 15 fias deribri um Sofá no meu pé sendo assim tive uma fratura no seg dedo do pé , última falange está até hoje com Mt hematoma há fratura aí e na lateral do mesmo dedo Tm inclusive aí tem uma enorme bolha de hematoma. Fui indicada fazer cirurgia , agora nso msis ! Minha perg e o. Isdo cola pois estou do com esparadrapo cd ortopedista me fiz uma coisa e ainda coiro risco de articosvson. Gostaria se possível q me orientasse

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maria,

      Pelo que eu entendi no seu comentário,  houve uma fratura do seu dedo e optaram pelo tratamento conservador (sem cirurgia). Geralmente fraturas dos dedos dos pés respondem bem com esse tratamento. Infelizmente não posso definir a conduta pois precisaria te examinar e ver seus exames. Na dúvida, aconselho uma consulta com seu ortopedista para ele te avaliar pessoalmente...

      Abraço

  • Luis Gustavo

    Olá doutor !!! Sofri um acidente e meu dedinho do pé roupeu uma artéria , é normal não sentir muita sensibilidade nele ?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Gustavo,

      Tem que ver direitinho esse seu diagnóstico... possa ser que tenha alguma contusão ou fratura... Mas se for lesão arterial, uma explicação para essa dormência (parestesia) decorre do fato de a artéria nutrir o nervo, que é o responsável pesa sensibilidade. Se tiver lesão na artéria, o nervo sofre e ocorre essa parestesia... Contudo, para dar o melhor diagnóstico, sugiro uma consulta presencial com seu ortopedista.

      Abraço

  • Aline

    Dr, obrigada por me responder! Vou marcar ortopedista sim, mas não queria ter que fazer cirurgia, nesses casos depois de 1 ano q Doi, não tem como eu realizar outro tipo de procedimento sem ser cirurgia? Estou assustada ao imaginar ter q fazer cirurgia... Topei meu dedão há 1 ano, e não melhorou, mas não fui ao médico, simplismente deixei passar o tempo e doendo continuou...

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Aline,

      Como falei, antes de tudo tem que confirmar o diagnóstico.. dependendo do diagnóstico possa ser que não precise de cirurgia...

  • Aline

    Dr. Tombei meu dedão do pé. Fui empurrada é meu dedo dobrou na hora e acho q saiu fora ou quebrou. Não fui em nenhum médico, doía, mas fui deixando passar o tempo esperando q melhorasse. Mas não melhorou! Hoje faz 1 ano que meu dedão Doi, não consigo pisar direito no chão pq com o peso do corpo ele Doi! Não sei o que fazer! Meu caso seria somente a cirurgia? Ou nem a cirurgia resolve mais???

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Aline,

      A primeira coisa é fechar o diagnóstico.

      Sugiro ir em um ortopedista para ele examiná-la e solicitar os exames de imagem necessários... depois do diagnóstico correto, passamos para o tratamento...

      Boa sorte

  • Bárbara Cabral

    Dr Boa tarde. Fraturei o dedo mindinho do pé e gostaria de saber o que é melhor, andar com muletas, usar aquelas botinhas, ou não andar encostando só o calcanhar?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Bárbara, 

      Os 3 exemplos que deu têm a mesma função: Impedir que a fratura do dedo sofra carga e desvie ...

      Assim, a melhor opção vai depender do seu perfil: se você é muito ativa e não aguenta ficar para em casa, a botinha é mais adequada... já se é mais tranquila, somente ficar pisando com o calcanhar resolve...

      Então, vai depender do seu perfil, pois os 3 funcionam...

  • Breno gomes

    Boa noite,Quebrei o dedinho direito,perdi massa óssea e tornou-se o tendão qual o prazo pra cicatrização e os riscos.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Breno, 

      A recuperação vai depender do que feito de tratamento e do quão grave foi sua  lesão.

      Quanto aos riscos: Infecção, Pseudartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, rigidez, dentre outras.

      Boa sorte

  • Josilane

    Bom dia doutor a 11 dias atras numa brincadeira de bola fraturei o dedo mindinho fui ao hospital fizeram rx para confirmação sendo q me incomoda va demais o jeito da imobilizaçao estava ate aparecendo um machucado no dedo de apoio de tanto ficar junto retirei e faço compressa de gelo e imobilizo novamente por quanto tempo mais tenho q imobilizar?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Josilane, 

      O tempo de consolidação gira em torno de 6 semanas... 

      Contudo depende do tipo de fratura e se tem alguma outra comorbidade...

      Ideal é acompanhar com ortopedista até o osso consolidar (colar)...

      Boa sorte

  • Silvana

    Doutor por favor me oriente, fraturei o 4 e 5 dedo do pé, está com sutura no mesmo local como faço com os pontos posso limpar o local, fico preucupada porque está abafado os pontos, posso mexer hoje faz ,8 dias com os pontos e esparadrapo 4 dias com esperando nos dedos fraturado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Silvana, 

      Pelo que está contando, se tem corte no mesmo local da fratura, provavelmente foi uma fratura exposta... 

      Se for isso, tem que fazer uso de antibiótico receitado por seu médico e curativo diário... 

      Sugiro um retorno em seu ortopedista para você mostrar o corta e combinar a melhor opção de tratamento...

      Boa sorte

  • Barbara Soares Cardoso

    Oi doutor, fraturei o 5° metatarso a 4 meses sinto dorer ainda , nao consigo pisar mesmo com a bota , meu osso quebro por conpleto e triturou tbm ..

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Bárbara, 

      Caso esteja com tantas dores, sugiro uma nova consulta com seu ortopedista...

      Qualquer dúvida estamos à disposição... 

  • Ana matozo

    Olá Dr...eu tropecei na calçada e bati o dedo mindinho do pé direito fiz raio x e deu pseudo artrose...gostaria de saber se está quebrado e como faço para imobilizar...se puder me ajudar agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ana, 

      Desculpa a demora...

      A Pseudo-Artrose, dependendo da referência, é um problema decorrente da não consolidação de uma fratura após 6 a 9 meses que ela ocorreu..

      Ou seja, só depois de 6 a 9 meses de tratamento de uma fratura que não consolidou é que chamamos de pseudo-artrose...

      Tem que ver mesmo se é uma pseudo-artrose ou uma fratura... 

      Em ambos os casos você vai precisar ir no ortopedista para verem o melhor tratamento para seu caso..  

      Qualquer dúvida estamos à disposição... 

  • Maria

    Boa tarde! Doutor, no final de maio sofri uma queda e fiquei sentindo dores no pé esquerdo, fiz alguns exames de raiox e nenhum deles acusou fratura, em agosto o mês solicitou uma RNM e então descobri que havia fraturado o calcâneo, o médico então recomendou que usasse bota imobilizadora e muletas canadenses, usei por 50 dias sem pôr o pé no chão, passado esse período comecei a pôr o pé no chão, apoiando-se com as muletas, passando-se 15 comecei a usar apenas 1 muleta, então comecei a sentir dores novamente, o médico então solicitou uma nova RNM, e então foi diagnosticado uma fratura no calcâneo e tudo indica que é a mesma de quando fiz a1ª RNM no mês de agosto. O que significa que o osso não consolidou mesmo depois de quase 6 meses. Não sei o que fazer, se busco ajuda de outro profissional ou se continuo com o médico que iniciei o tratamento.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maria,

      O termo usado para descrever que o osso não colou é pseudoartrose.

      Geralmente para dizer que ocorreu pseudoartrose é depois de 9 meses de tratamento...

      Não é comum fraturas de calcâneo evoluírem para psudoartrose... Contudo, alguns fatores podem levar a isso: Cigarro, Diabetes e fraturas de altas energia e articulares.. 

      Sugiro conversar abertamente com seu ortopedista e uma segunda opinião sempre é bem vinda.. não custa nada....

      Boa sorte

  • Helen

    Oi Dr.! Fraturei o 5°PDD e estou com imobilização de esparadrapo. Estou em uso de antiflamatório. Às vezes ainda dói um pouco mas penso em ficar apenas 15 dias com imobilização / repouso pois não gostaria de entrar em auxílio doença trabalho em pé. Tenho receio das consequências. O que acha?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Helen,

      Sugiro seguir o tratamento até o final...

      Melhor evitar complicações futuras...

      Boa sorte e qualquer coisa estamos às ordens...

  • Edemilson

    Fraturei dedao esquerdo halux o que posso fazer meu dedo nao ta com take quanto tempo deve melhorar foi acidente trabalho paleteira passou por cima do meu pe

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Edemilson,

      Um fratura normalmente demora de 1 mês a 1 mês meio para consolidar (“colar”)...

      Boa sorte e qualquer coisa estamos às ordens...

  • Vic

    Fraturei o 5 dedo proximal. Após três semanas o médico liberou colocar o pé no chão. No primeiro dia, minha cachorra pulou c sua parta bem em cima do dedo, fazendo força de.cima para baixo. Há risco de nova fratura? Passei a sentir dores no local.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Vic,

      O risco sempre existe..

      Sugiro usar medidas locais com gelo, repouso, elevar o membro e usar analgésico... caso a dor persista, procure um serviço ortopédico-traumatológico

      Boa sorte e qualquer coisa estamos às ordens...

  • Anne

    Olá dr! Tudo bem? Peguei seu contato no site Só queria que por gentileza você pudesse me tirar algumas dúvidas... Por conta de um acidente fraturei 4 dedos do pé direito O quarto dedo eu pedi O terceiro foi colocado um pino O ocorrido foi dia 17/10 Para uma cirurgia como essa qual é o tempo para voltar apoiar o pé no chão?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Anne,

      Nesses casos, costumo esperar até o osso consolidar ("colar") para liberar a carga (pisar)... geralmente entre 4 e 6 semanas...

  • Brito

    Olá Dr. Minha esposa é diabética e quebrou o dedo mindinho do pé esquerdo, fomos ao PS e após RX colocaram um esparadrapo juntando os dois dedos, estou com receio por conta da circulação ser restritiva por conta do diabetes, tem como imobilizar sem causar riscos de ma circulação? Eu vi aquelas sandálias augustas de sola rígidas, mas não sei se seria suficiente ou pior que a bandagem?? Estamos bem preocupados ... Grato pela atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Brito, 

      Sempre é uma preocupação paciente com diabetes..

      Quanto à bandagem, é um bom tratamento para as fraturas com pouco desvio das falanges (dedos) dos pés. 

      Geralmente a bandagem não acomete tanto a circulação...contudo é bom mostrar a imobilização para seu ortopedista para ele conferir se ela está bem colocada..

  • Rita Alves

    Imobilizei com tala por 1 semana após fratura do 5 metatarso distal. Apesar do médico ter me indicado bota de gesso eu Optei por usar Robofoot porque irei fazer um voo de 6 horas, fiquei com medo do pé inchar durante voo. A fratura ocorreu no dia 13/10. Troquei a tala no dia 21/10 pela Robofoot. Médico pediu para radiografar após 15 dias iniciais do Robofoot para acompanhar, no dia 04/11. Minha viagem será no dia 15/11. Poderei na viagem apoiar o pé no chão ainda com uso de Robofoot? Vc indicaria gesso? Ou consigo manter imobilizado com Robofoot?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Rita..

      Na maioria dos casos, principalmente nas fraturas sem desvio, a Robofoot é um excelente tratamento.. 

      A maioria das fraturas necessita de 4 a 6 semanas para consolidar... antes disso não aconselho colocar carga....

      Quanto ao gesso, não posso indicar pois precisaria te examinar e ver seus exames de imagem..

      Qualquer dúvida estamos às ordens ...

  • Paula

    Olá Dr, fiz uma cirurgia no 5 dedo do pé colocando titanio e pinos , isso faz mais ou menos a um ano , e Ontem bati na quina da cama o mesmo dedo senti uma dor muito forte e ficou um pouco roxo , porem consigo andar normal, estou morando fora do Brasil e não tenho convenio aqui e fiquei um pouco preocupada tem necessidade de eu procurar um médico ? O que posso estar fazendo ? Agradeço Att Paula

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Paula...

      O medo sempre é de ter ocorrido uma fratura...

      Sugiro o uso de gelo e anti-inflamatório....

      Caso a dor persista por mais de 24 horas, vá ao médico...

      Qualquer dúvida estamos às ordens ...

  • Sergio

    Boa noite doutor, estava jogando futebol, levei um pizao no pé, agora ele está um pouco inchado na pare externa, mas não tem nem um hematoma, consigo movimentar normalmente meus dedos.Sera que é uma fratura ou apenas uma luxação?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Sérgio...  

      Se está andando sem dificuldade para apoiar o peso do seu corpo, provavelmente não ocorreu nenhum dos dois...    

      Se as dores persistirem, o ideal seria uma consulta com seu médico para ele examinar e ver a possibilidade de algum exame de imagem.  

      Boa sorte amigo.

  • Valdilene

    Olá doutor. Muito obrigada pela sua opinião sobre meu caso. Voltei ao hospital e realmente é um processo inflamatório como você disse. Inclusive o médico localizou mais uma fratura não observada antes pelo primeiro atendimento. Além da fratura da base do 5° metatarso com deslocamento, tenho também uma fratura completa em diagonal no 4° metatarso proximal, justamente onde localiza minha maior dor. O médico mandou trocar a tala por gesso total e me receitou outro anti inflamatório que contém vitaminas. Já senti melhorar. Muito obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Qqr coisa estamos à disposição

      Boa sorte na recuperação 

  • Bianca

    Doutor, estava de férias e jogando bola com meu filho, ele chutou meu 5 dedo, ficou deformado, inchou bastante e fui para o hospital, fiz um raio x, deu uma pequena fissura o médico puxou meu dedo e colocou no lugar pois escutei um estralo e imobilizou meu dedo por 15 dias. Voltei para minha cidade e fui em outro médico pois meu dedo ainda estava doendo, fiz outro raio x, mais não deu nada, está tudo bem, mais ele doi bastante e tem como se fosse uma “bola” nele do lado de dentro do dedo encostando no 4 dedo, Qndo calço sapato fechado dói tanto que nem consigo andar e Qndo aperto essa “bola” dói muito, o que pode ser, já que no raio x está tudo normal? O que pode ter acontecido. Aconselha a fazer um outro exame, ex: scanner. Obs: já faz mais de 1 mês depois do pequeno acidente e ainda dói.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Bianca...

      Nesse caso precisaria examiná-la para ver o que seria essa "bola"... É provável que seja só um processo inflamatório... contudo não posso afirmar, pois não estou vendo...

      Se já está com mais de mês, melhor procurar outra consulta e, se o ortopedista que te examinar achar necessário, fazer um exame mais acurado, como uma ressonância...

      Boa sorte.

  • Valdilene

    Olá doutor! Estou preocupada com minha fratura. Estou no 13° dia após uma queda que fraturou a base do meu 5° metatarso com avulsão do fragmento, ou seja, ele separou total e desceu um pouco. Recebi imobilização com tala de gesso. Como estava muito inchado e a tala está machucando o ossinho do tornozelo, tenho com todo cuidado, tirado a tala e aplicando gelo, assim alivia muito a dor e desinchar um pouco. No entanto, percebi que há 2 dias tem uma grande área na parte de cima e um pouco na lateral externa em que está muito quente, vermelha, dolorida e inchada. O restante do pé está preto, arroxeado e esverdeado, isso é na área total da lateral da fratura , no calcanhar e um pouco no lado interno. Seria sinais de inflamação ou comprometimento vascular???

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Val...

      Não é comum ocorrer lesão vascular importante em fraturas do 5º metatarso. Essa coloração diferente pode ser hematoma, proveniente da própria fratura. 

      É provável que isso seja só processo inflamatório mesmo... 

      Mas, na dúvida, o melhor é a consulta presencial com o ortopedista....

      Qualquer coisa avisa.

  • Elissandra

    Olá doutor quebrei o 5 dedo há dois meses mais só descobri a fratura há pouco tempo isso fez com que demorasse para colar quanto tempo de imobilização devo manter. Estive em três profissionais e nenhum raio x detectou a fratura. O quarto me recomendou 60 dias de imobilizado. Mais um outro médico me liberou da imobilização depois dessa série de erros não sei o que devo fazer.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Elissandra...

      Pelo que percebi, como não foi detectado na radiografia, é provável que a fratura não tenha muito desvio... provavelmente... 

      Se for isso, a imobilização resolve.... caso mantenha a dúvida, converse com seu ortopedista para ver a possibilidade de um exame mais acurado, como a tomografia computadorizada ...

  • José Santos

    Boa noite doutor Diego fiz fratura do 2 3 4 e 5 tarsos e metatarsos quebrando também as falanges dos mesmos dedos fiz cirurgia tem já quase 4 meses,retirei fios de kirschner há 2 meses não tenho dor mas os dedos estão em pedra foi aconselhado colocar o pé no chão mas agora tenho receio o médico que operou não passou fisioterapia que o senhor acha??

    • Dr. Diego Ariel

      Boa noite José...

      Quanto mais tempo parado, mais rígido fica a articulação...

      Sugiro retornar ao seu médico e ver com ele a possibilidade de iniciar a fisioterapia (não faça nada sem conversar antes com seu médico)...

       

  • Larissa Berti

    Doutor, quebrei o mindinho (falange proximal do pé esquerdo, como já mencionei em outra duvida), nas três semanas no raio x o médico disse que estava 75% colado, pediu pra eu continuar imobilizada com os esparadrapos até um dia antes de voltar a trabalhar (daqui 10 dias) mas quando fui trocar a imobilização senti bastante dor dos dedos que estão parados, e eu trabalho em pé, será que até la já colou 100% ou como eu faço pra melhorar esse desconforto dos dedos que estavam parados? Posso voltar normalmente a ficar em pé em minhas atividades normais?

    • Dr. Diego Ariel

      Bom dia Larissa...

      Provavelmente estará bem...

      Esse desconforto possivelmente é pelo tempo parado. Só mobilizar que tende a melhorar...

      Caso chegue o dia do retorno e não esteja bem, retorne na consulta...

  • Roberto

    Ola Dr. Diego, no ultimo 15/ agosto, em acidente doméstico, quebrei o “meio” do pé, em cima. Após 2 visitas ao especialista, ele decidiu não operar e terei que ficar com bota ortopédica até a próxima consulta em 9/outubro. A recomendação é usar as muletas para andar; evitar colocar o pé no chão e mantê-lo o máximo possível para cima. Estou fazendo uso de homeopatia oral e pomada. Pergunta: posso dirigir? Sem a bota ortopédica claro.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Roberto...

      Olha, pelo que me contou, para uma boa recuperação, sem transtornos, sugiro que NÃO dirija.....

      Melhor não arriscar....

  • Anderson Oliveira de Siqueira

    Apenas uma observação sobre a mensagem anterior: Meus dedos foram imobilizados pelo ortopedista. Obrigado!!!

  • Anderson Oliveira de Siqueira

    Saudações!!! Quebrei recentemente o meu dedo do pé direito próximo ao polegar, e gostaria de saber se existe problema, e quais seriam se caso eu permanecer em pé trabalhando, mesmo que não sinta nenhuma dor e aparentemente não esteja forçando meu pé, ou seja, é de extrema relevância fazer repouso ou posso continuar trabalhando? Obrigado!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Fala mestre Anderson,

      Isso vai depender do padrão da sua fratura !!!!

      Se for uma fratura extra-articular e com pouco desvio, com um imobilização adequada, você não vai precisar de repouso absoluto. Basta evitar "forçar" o pé.

      Qualquer coisa estamos as ordens

  • Larissa Berti

    Boa tarde doutor, quebrei o 5° dedo do pé e foi feita imobilização com esparadrapos, gostaria de saber se eu tenho que fazer repouso absoluto ou se posso andar um pouco apoiando com o outro lado do pé e também quanto tempo pode demorar pra essa fratura consolidar, no raio x aparenta como um trincado mas nao houve nenhum desvio, obgda

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Larissa,

      Se for uma fratura sem desvio do 5° dedo, o tempo de consolidação é de cerca de 4 a 6 semanas. Enquanto isso, não precisa ficar em repouso absoluto. Pode sim apoiar com o restante do pé.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.  

      Abraços

  • Diego

    Boa tarde doutor Diego cai da escada e tive uma fratura no calcanhar mais o médico não necessitou cirurgia e sim o tratamento conservador estou com a perna engessada já 35 dias e vou tira o gesso dia 20 de agosto tenho 30 anos e não sinto mais dores praticamente nenhuma mecho os dedos normas só o peito do pé quando apoio no gesso que dói bem insignificante será que poderei apoia o pé no chão na retirada do gesso

    • Dr. Diego Ariel

      Olá, meu xará...

      O tempo de consolidação de uma fratura de calcâneo varia em torno de 6 a 8 semanas, dependendo do tipo (padrão) da fratura.

      Pelo que você falou, vai ficar perto das 6 semanas... então existe essa possibilidade de já começar a apoiar o pé...

      O que vai decidir vai ser o exame físico do seu ortopedista e, caso ele ache necessário, dá radiografia...

      Qualquer dúvida estamos às ordens.

  • Anuncida Monteiro

    Bom dia Dr. Diego, estou com um ferimento profundo no meu dedo midinho e fazendo curativo veio na gaze um pedaço como se fosse um osso flexível não sei o que fazer pois está difícil de cicatrização tenho medo de meu dedinho seja condenado e quer am tirar ele mim Oriente por favor . obrifada

    • Dr. Diego Ariel

      Olá, Anunciada...  

       

      Primeiramente é importante saber o que ocorreu com seu dedo...  

      Caso tenha sido fratura exposta, muitas vezes alguns fragmentos (pedaços de ossos) ficam soltos, devido ao próprio trauma... e com o tempo ele são "expulsos" pelo corpo...  

      Outra possibilidade é a ocorrência de infecção, muito comum em casos de fraturas expostas e após procedimentos cirúrgicos...  

      Mais uma possibilidade é a presença de doenças que dificultem a cicatrização, como diabetes...  

      Em suma, recomendo que procure um médico para reavaliar seu pé. É importante chegar no diagnóstico (geralmente com o exame físico, radiografia e exames laboratoriais) para fazer o tratamento.  

       

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • Fabrícia Belkis Fialho Basso

    Estava correndo no Fórmula Kart e meu pé dobrou ao meio ao frear já em cima de dois carrinhos que tinham se batido empatando a passagem em muita velocidade eu estava e não teve como frear a tempo e o freio não era muito forte nessa situação. Agora meu pé está dolorido e um pouco inchado e vermelho. Já passei gelo, tomei remédio para dor e estou passando gel o que mais posso fazer? Melhor tirar um Raio X?

    • Dr. Diego Ariel

      Boa tarde Fabrícia....

      Se não melhorou com gelo e medicação anti-inflamatória, próximo passo seria realizar exames de imagem, como a radiografia. 

       

       

  • Karen

    Olá Doutor. Quebrei a falange proximal do 5° dedo do pé, o osso quase se separou fora a fora. Qual seria o melhor tratamento?

    • Dr. Diego Ariel

      Boa tarde karen.

      Geralmente a primeira conduta seria a redução. Ou seja, depois de anestesiar, colocar o dedo no lugar sem cirurgia e depois imobilizar.

      Caso não a redução nao fique aceitável, daí o tratamento cirúrgico é bem indicado.

  • Vanira Santos

    Boa noite dr. Daniel Fraturei dois metatarsos ,com indicação cirúrgica há um mês atrás. Uso a bota qdo saio e em casa procuro ficar de chinelo mas sempre fico com edema e dor no final do dia. Até quando esses sintomas persistirão ? Grata Vanira Santos

    • Dr. Diego Ariel

      Bom dia Vanira,

      Esses sintomas são muito frequentes em casos de fratura. Como foi indicado cirurgia pro seu casos, suponho que a fratura esteja desviada e não dê para tratar com imobilização, como gesso ou robofoot.

      Geralmente, em fraturas com pouco desvio em torno de 6 a 8 semanas, já é formado um "calo" que estabiliza a fratura. Nesse momento, esses sintomas como dor e inchaço diminuem. Ou seja, em torno de 2 meses há uma melhora. Contudo, nos casos em que a fratura esteja muito desvido, esse calo não gera estabilidade suficiente, podendo os sintomas permanecer por tempo indeterminado.

      Assim, na sua situação, caso tenha pouco desvio da fratura, aguarde cerca de 2 meses; se tiver mais desvio ou outras complicações, como síndrome compartimental ou infecção, não tem como precisar uma data quando os sintomas irão desaparecer. 

       

  • BIANCA DOURADO ESSER BAIA

    Dr Fratura de 5° podo só existe imobilização com esparadrapo????

    • Dr. Diego Ariel

      Tudo bom Bianca?!

      A o tipo de imobilização vai depender muito onde foi o local da fratura. Existem muitas opções de imobilização: desde as talas gessadas até as imobilizações com bandagens, como essa com esparadrapo que você comentou.

      Quando a fratura é mais distal (na ponta do dedo) e sem desvio, a eparadrapagem é uma boa opção. Além dela, podemos usar férulas metálicas ou de madeira, ou mesmo apenas restringir a carga (evitar pisar) até o a fratura consolidar (osso colar).

  • Monica Mendes Carvalho

    Bom dia doutor Quebrei o dedinho do pé por conta de um banco de madeira comprido que caiu em cima dele,tive que fazer cirugía e pus um fio kisner,gostaria de saber o tempo de recuperação media dele e agora me parece que o fio fica rodando,cada dia a ponta esta em um lado e meu dedo esta inchado,isdo e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Bom dia Monica,  

      Já que optaram por operarem seu pé com Fio de Kirschner, provavelmente foi uma fratura mais complexa...  

      Geralmente o tempo para o osso consolidar ("colar") é cerca de 4 a 6 semanas. Por isso tem que acompanhar com seu ortopedista. Quando ele ver que o osso está consolidado ele vai tirar o Fio.  

      Esse inchaço é esperado, pois o Fio atua como um corpo estranho, "irritando" seu dedo, o que gera um processo de inflamação...    

      Já quanto ao fio rodar, também não se preocupe... também pode ocorrer... só cuidado para ele não sair do lugar ou "enganchar" em alguma coisa e puxar...

  • Leonardo Pereira da silva

    Boa tarde doutor , meu pai teve um fratura no calcâneo , não preciso de cirurgia e não colocou gesso , colocou faixas de panos e 3 faixa comum por cima , passando uns 4 dias o 3° dedo do meu pai está roxo e um a panturrilha está um pouco escura , ser que pode ser má articulação do sangue , com uma semana voltaremos ao médico pra fazer o acompanhamento .

    • Dr. Diego Ariel

      Boa tarde,

      Essas fraturas de câlcaneo são muito chatas de tratar. Mesmo nos casos que não necessitam de cirurgia, elas podem evoluir com algumas complicações. Entre tais complicações, podemos citar as equimoes/ hematomas (manchas roxas na pele), provenientes de extravasamento de sangue. Outra possibilidade também é a trombose venosa, a qual pode se apresentar com amdor e panturrilha dura. No momento, eu aconselho manter a calma, evite ficar pisando e retorne ao seu ortopedista. Tenho certeza que vai dar certo. Qualquer dúvida estou às ordens.

Comentar