Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Traumatologia

Fratura do Platô Tibial


Imagem

    A tíbia e a fíbula (perônio) formam a estrutura óssea da perna, sendo a tíbia o maior e mais importante osso na perna. A tíbia é anatomicamente dividida em três segmentos: Proximal (perto do joelho), Diáfise (meio da perna) e Distal (perto do tornozelo).

    A parte proximal da tíbia é conhecida como Platô ou Planalto. O planalto tibial possui uma discreta inclinação posterior (10°) e consiste de 2 côndilos (platôs). A face superior de cada côndilo é grande, ovoide e lisa.

    O platô lateral é recoberto por 4mm de cartilagem. É mais alto que o platô medial e é convexo.

    O platô medial é recoberto por 3mm de cartilagem. É mais largo que o lateral e é côncavo.

 

 

Qual a função do Platô Tibial? O Platô, junto ao fêmur, forma a articulação do joelho. Ou seja, a integridade do platô é fundamental para a função do joelho, como a flexão e a extensão, movimento fundamental para podermos andar normalmente. Além disso, no platô se inserem muitas estruturas, como os ligamentos cruzados do joelho (LCA e LCP), os meniscos e alguns outros ligamentos e tendões.

 

Como ocorre a fratura do Platô Tibial? São decorrentes de forças em varo (perna inclinada para dentro) ou valgo (perna inclinada para fora) associado a uma carga axial que gera forças de cisalhamento ou compressão. 

A clássica “fratura do para-choque” é uma fratura do platô lateral, devido a impacto na face lateral do joelho, que gera força deformante em valgo associada à sobrecarga do platô lateral exercida pelo côndilo lateral do fêmur. 

Traumas de grande energia geram fraturas cominutivas (com muitos fragmentos), como queda de grande altura sobre o joelho estendido. Fraturas em idosos têm mais predominância de afundamento do platô para dentro da tíbia. 

No Brasil, as principais causas de fratura são os acidentes automobilísticos.

 

 

Quais os sintomas? Dor e edema (inchaço) do joelho, além de incapacidade de apoiar o peso do corpo. A hemartrose (derrame articular) é um sinal bastante frequente. A presença de bolhas, a síndrome compartimental (aumento da pressão dentro da perna) e a exposição óssea (fratura exposta) também podem estar presentes e inspiram maiores cuidados.

 

Se eu tiver uma fratura do Platô Tibial, tenho chance de ter outras lesões associadas? Devido ao mecanismo da fratura do Platô, é muito comum ocorrerem lesões associadas. Em mais de 50% dos casos, ocorrem lesões de menisco e cerca de 30% ocorrem lesões ligamentares. Outras lesões possíveis são as nervosas e as arteriais.

 

Como é feito o diagnóstico? Além da história clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e no planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. A tomografia é muito útil para uma melhor avaliação do padrão de fratura. Já a ressonância, menos utilizada nos casos de fratura, ajuda na suspeita de lesões de partes moles, meniscos e ligamentos. Arteriografia e angiotomografia são úteis nas suspeitas de lesão arterial.

 

 

Todas as fraturas são iguais ou existe alguma mais grave do que outras? As fraturas do Platô diferem entre si em termos de gravidade. Dentre os principais parâmetros, 4 se destacam para dizermos quão mais grave é a fratura. São eles:

1- Fraturas expostas ou grave lesão de partes moles (pele, músculos, ligamentos, tendões etc);

2- Presença ou não de síndrome compartimental (aumento da pressão interna da perna);

3- Lesão vascular associada;

4- Padrão da fratura.

 

Como o padrão da fratura é classificado? Apesar de cada fratura ser diferente de uma pessoa para a outra, muitas apresentam padrões semelhantes. Tais padrões permitem criarmos uma classificação que orienta os médicos na condução do tratamento. Existem muitas classificações, como a de Hohl e Luck (1956), a de Moore (1981), a de Hohl (1991), a de Lou (2010) e da AO.  Umas das mais utilizadas é a de Shatzker, que divide as fraturas do Platô em 6 tipos, sendo os tipos IV, V e VI considerados de alto impacto.

 

 

Como é feito o tratamento? O tratamento pode ser de duas formas: conservador (sem cirurgia) ou cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade e de alguns parâmetros, como os 4 que citamos acima.

 

Como é feito o Tratamento Conservador? O tratamento conservador geralmente é indicado em fraturas com pouco desvio (<2mm), fratura fechada, sem síndrome compartimental e sem lesão vascular. Consiste basicamente no uso de órtese e restrições de carga. Deve-se manter a órtese fixa até a 3ª semana e iniciar movimentação progressiva, mantendo-se até 8 a 12 semanas sem carga.

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? Na maioria dos casos, o tratamento é cirúrgico. A técnica a ser utilizada vai depender dos parâmetros de gravidade que já discutimos. Dependendo do tipo de fratura, pode ser necessária mais de uma cirurgia. Por exemplo, nas fraturas expostas e nas fechadas de alta energia, o fixador externo é uma conduta bastante útil no tratamento inicial. Nas situações de síndrome compartimental, é mandatória a realização de uma fasciotomia (procedimento para aliviar a pressão dentro da perna). Nos casos de lesão vascular, o reparo da artéria deve ser realizado. Dentre as principais técnicas empregadas, estão a utilização de placas, parafusos, fixadores externos e hastes.

 

 

Quais as possíveis complicações? Rigidez do joelho (joelho duro), infecção, síndrome compartimental, Pseudartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras.

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? Logo após a cirurgia, o paciente já inicia a reabilitação fisioterápica. O plano de reabilitação é individualizado de paciente para paciente, pois depende da gravidade da fratura e das lesões associadas. Em média, o paciente após a cirurgia já pode mobilizar o joelho, todavia sem poder apoiar o membro fraturado no chão. Geralmente, a carga é liberada entre 8 a 12 semanas. Contudo, o retorno às atividades é muito variável, podendo ocorrer em 6 meses ou podendo demorar mais de 1 ano, nos casos graves.

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentar



Comentários

  • Sara Raquel Barbosa Alves

    Dr obrigada desde já pela sua partilha de conhecimento! O meu filho sofreu uma pancada forte a jogar futebol há 4 dias e a cabeça da fibula parece estar fora do sitio principalmente com a perna esticada, vemos mesmo um alto. Não sente dores e consegue andar. Os fisioterapeutas que viram ficaram admirados com a lesão e pediram raio x. O raio x não é conclusivo (ou eles não conseguem perceber), me falaram que poderia ser luxação da fibula e/ou até ter uma fissura óssea. É possível existir esse diagnóstico sem sentir dores? acho muito estranho isso. O hospital mais próximo fica a 60 km será melhor ir às urgências? porque o fisioterapeuta que o viu ontem quer que seja visto na terça por um osteopata (mas faltam 5 dias).

  • Edileia Santos zequineli

    Bom dia com quantos dias depois de uma cirurgia de tibia posso iniciar a fisioterapia ..fiz uma cirurgia de tibia depois de ter ficado 29 dias com gesso ... e sinto muita Dow no tornozelo além de o tornozelo ter uma colocação meia roxa o que fazer????

  • Edileia Santos zequineli

    Bom dia Fiz uma cirurgia de tibia a 9 dias. com a cirurgia tatuado bem o problema e o tornozelo que parece ter o ligamento rompido sinto muita dor o que fazer e como saber se é realmente um ligamento do tornozelo????

  • Janailson Alves

    Dr Tem 23 dias que sofri um grave acidente com fratura exposta logo fraturei o joelho direito platô tibial patela e Tibia tive o rompimento de todos ligamentos e tendão patelar meu médico falou que tive uma fratura de grau 6 ainda não consegui andar e tenho muita dor estou com Ilizarov já tem 5 dias é normal não conseguir andar e sentir tanta dor nos fixadores da Ilizarov e no joelho???? Aguardando resposta

  • Maria Helena Brito dos Santos

    Estou fraturada na tíbia, e um pino folgou na lateral próximo do joelho, será necessário outra cirurgia pra retirar o material e colocar outro ?

  • Iago

    Olá tive uma fratura no platô tibial lateral com afundamento de 1 cm ,por passa um mês de fratura meu médico optou em fazer o tratamento conservador o possível ficar 100% bom?

  • ADRIANA LEMOS NUNES DA SILVA

    Boa tarde meu filho quebrou a perna fratura exposta Quebrou a Tibia en 3 lugar abaixo do joelho tem um mês que fez a cirurgia a perna não consegui ter segurança na pena e agora tá parecendo o parafuso já tá aparecendo muito na pele por que tá acontecendo isso

  • Lauane Barbosa Silveira

    Fiz uma cirurgia na cabeça do osso atibia por quantos tempo posso começa a envergar a perna?

  • Alex Dos Santos Conceição

    Fraturei o planalto tibial e fíbula não coloquei parafuso nem placa estou usando gaiola sinto muita dor na parte superior do pé próximo do tornozelo e dos dedos é normal fiquei 25 dia com o fixador externo e estou a 6 Semanas com a gaiola

  • Andrelina luiza gome oliveira

    Quebei oprato tibial fiz duas sirugia mais doi muito . Meu joelho fica pegando osso com osso que devo fazer.

  • Gerson puga

    dtor sofri um acidete de moto fraturou o platô estou com uma placa com seis parafusos e ainda ando com ajuda de uma amuletos estou fazendo terapia não consigo colocar descarga de peso na mesma quanto tempo mas vai demorar para que eu consiga andar sem amesma porque ainda foi muito fratura grau quatro

  • Gilmara Maria da Silva

    Dr.tenho 8 meses que fraturei o Planalto Tibial,tenho 1 placa e 5 parafusos .... É normal sentir tanta dor e ainda ñ conseguir andar direito? Obs: estou fazendo fisioterapia ainda!

  • Gilmara Maria da Silva

    Dr.tenho 8 meses que fraturei o Planalto Tibial,tenho 1 placa e 5 parafusos .... É normal sentir tanta dor e ainda ñ conseguir andar direito? Obs: estou fazendo fisioterapia ainda!

  • Warley Miranda Faustino

    Boa tarde doutor! Meu nome é warley,sofri um acidente de moto no dia 8/11/2023,fiquei internado 28 dias para fazer a cirurgia do plator tibial grau 6,deu bolhas de sangue em minha perna,colocaram 1 placa e 8 parafusos,hj faz 1 mês e 1 dia de cirugia,tem vez que queima muito a minha perna,joelho muito inchado o tornozelo muito inchado,mas com isso tudo,estico a perna toda e dobro até 110°,não movimento muito o pé pois os nervos estão duros,algo para me ajudar.

  • Rosileide Bezerra dos Santos

    Fiz uma cirurgia na espinha tibial a um ano e fiquei envez enquanto com a perna dura tipo trava e as vezes incha e normal?

  • Graziela Araújo

    Tive uma fratura grau 6 faz 1 ano, estou com muito falseio agora uma dor insuportável em um dos parafusos qdo ando da impressão q esta solto , devo me preocupar e normal sentir dor assim . Estou com 8 pinos e uma placa obg

  • Mayra

    Olá, tive um fratura de platô tibial em 05/23 (7 meses) houve consolidação do osso e estou flexionando e extendendo com perfeição, porém tenho ainda mta sensibilidade ao toque (dor de queimadura) em toda a extensão da sintese e ainda não consigo nenhum exercício de impacto como correr ou pular. É normal? Vou ter progresso nisso?

  • Patrícia

    Bom dia doutor! Sofri um atropelamento há um mês, tive uma fratura plato tibial grau 6, estou fazendo fisioterapia porém sem previsão de conseguir apoiar ainda para no chão com descarga de peso, por quanto tempo seria o ideal tomar o anticoagulante para evitar trombose ou embolia? Conheço vários casos de pessoas que tiveram após meses de cirurgia que o senhor recomenda?

  • Leila Oliveira da Cruz

    Olá boa noite Muito bom o texto, passei por cirurgia e somente após 6 meses estou conseguindo ler sobre a minha fratura. Me esclareceu várias dúvidas. Coloquei 1 placa e 6 pinos - Tíbia Fiz quase 3 meses de fisioterapia e hoje faço academia para fortalecer. Infelizmente tenho algumas limitações ainda, mas vou fazer de tudo para tentar voltar ao normal. Só queria saber dos estalos se algum dia eles vão parar ?

  • Joselino Vale ramos

    Tive um acidente em 2018 e após algumas cirurgias meu joelho ficou sem bobrar, bobra, porém não faz nem 90 graus, a cabeça da tíbia cresceu ossos fora do normal e isso acredito que empede o movimento, gostaria de uma avaliação, tipo não teria como fazer uma raspagem na cabeça da tíbia? Moro na cidade de Barreirinhas, ma Meu contato 98 991230668, também é zap.

  • Katia dos Reis Travassos

    Boa Noite Dr.Diego, gostaria de saber se é possível voltar a andar normalmente e dobrar o joelho depois de uma fratura de Planalto tibial grau 6

  • Amanda Santos

    Olá doutor !fiz uma cirurgia no plato tibial tem uma semana e já consigo dobrar meu joelho coloquei dois parafuso ,quanto tempo será que eu vou ficar sem andar ?

  • João Vitor

    Vou fazer 4 meses da minha fatura de platô tibial e tbm do pé ligamento do tornozelo e quebrei alguns dedo do pé, e ainda não consigo dobrar o joelho em nem 70 grau, e tbm algumas infecção fica em minha perna eu tomo antibiótico e quando tá sarando começa a inflamar em outro canto próximo ao anterior será que e rejeição das placas e parafusos? 2 placas e 13 parafusos, Como faço pra melhor dobrar o joelho doutor?

  • Gilsa Vieira Lopes Dos Santos

    DR. no meu caso, depois de 2 anos de acidente, tem como fazer uma reconstrução ossea no plator Tibial, depois de ter tido uma redução osses no batente lateral? Ou qual a melhor solução para esse caso, para um paciente de 46 anos como eu?

  • Gilsa Vieira Lopes Dos Santos

    DR. no meu caso, depois de 2 anos de acidente, tem como fazer uma reconstrução ossea no plator Tibial, depois de ter tido uma redução osses no batente lateral? Ou qual a melhor solução para esse caso, para um paciente de 46 anos como eu?

  • Janieli

    Quebrei a tíbia e fiz duas cirurgia a primeira coloquei uma trasão e fiquei 1 semana com ele ,depois fiz outra cirurgia e coloquei uma harte e estou a mas de 20 dias com a tala ,gostaria de saber o que depois de tirar a tala vão coloca na minha perna ?

  • Natália Gomes dos Santos

    Sofri um acidente e tive fratura de platô tibial,fiz uma cirurgia,,, quanto tempo devo retornar ao trabalho mais ou menos? Vai fazer um mês e ainda sinto muita dor

  • BARBARA VITORIA GOMES DE FRANCA

    Dr , faz 60 dias que sofri um acidente, fiz um enxerto ósseo, 1 placa 3 parafusos ! meus reflexos estão normal , no raio x o osso está colado , uma pequena lesão , no posterior ainda , mínima, faço todos movimentos cm o joelho mas o meu cirurgião não liberou carga nenhuma nem por o pé no chão! Pro irei outros médicos e foram contrário a opinião dele, preciso urgente voltar trabalhar e cm duas muletas não dá , acha que se iniciar o treino de machas há riscos ?

  • Regina Célia Martins Silva

    Boa tarde, Dr. Diego! Meu nome é Regina, tenho 61 anos completos em 26/0762. No dia 10/05/23 sofri um acidente de moto e fraturei o platô da tíbia da perna direita. No dia 24/05/23 fui submetida a uma cirurgia onde se colocou uma placa e quatro parafusos. Fiquei de cadeira de rodas por dois meses sem colocar os pé no chão. No dia 21/07/23 meu médico liberou a descarga e comecei a fazer a fisioterapia. Estive no médico no dia 05/09/23 e o médico constatou pela radiografia, que minha fratura está totalmente consolidada, porém, ele me disse que tem certeza que estou com fibrose, pois estou com muitas limitações para dobrar a perna e tb estica-la. Ele me disse que gostaria de esperar ainda por um mês pra eu fazer uma ressonância para vê se eu consigo ganhar esse movimento, e senão ganhasse, poderia fazer uma artroscopia e nesse procedimento, comigo sedada, tentar colocar minha perna no lugar. Minha pergunta pro senhor seria, se vc acha que é melhor esperar ainda por um mês e se caso eu tivesse que passar pela artroscopia, se seria possível colocar minha perna no lugar. Agradeço desde já sua atenção e ajuda. Grata Regina Célia

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Regina..

      pelo que descreveu, concordo com a conduta do seu médico... é uma boa estratégia... e geralmente tal procedimento apreseta bons resultados... não posso cravar 100%... 

      boa sorte

  • Regina Célia Martins Silva

    Boa tarde, Dr. Diego! Meu nome é Regina, tenho 61 anos completos em 26/0762. No dia 10/05/23 sofri um acidente de moto e fraturei o platô da tíbia da perna direita. No dia 24/05/23 fui submetida a uma cirurgia onde se colocou uma placa e quatro parafusos. Fiquei de cadeira de rodas por dois meses sem colocar os pé no chão. No dia 21/07/23 meu médico liberou a descarga e comecei a fazer a fisioterapia. Estive no médico no dia 05/09/23 e o médico constatou pela radiografia, que minha fratura está totalmente consolidada, porém, ele me disse que tem certeza que estou com fibrose, pois estou com muitas limitações para dobrar a perna e tb estica-la. Ele me disse que gostaria de esperar ainda por um mês pra eu fazer uma ressonância para vê se eu consigo ganhar esse movimento, e senão ganhasse, poderia fazer uma artroscopia e nesse procedimento, comigo sedada, tentar colocar minha perna no lugar. Minha pergunta pro senhor seria, se vc acha que é melhor esperar ainda por um mês e se caso eu tivesse que passar pela artroscopia, se seria possível colocar minha perna no lugar. Agradeço desde já sua atenção e ajuda. Grata Regina Célia

  • Katia dos Reis Travassos

    Boa tarde Dr.Diego, tive uma fratura na tibia grau 6, faz dois meses que fiz a cirurgia para colocação de placas e pinos, o médico já liberou parcial de peso já fiz 22 sessões de fisioterapia mas a maior dificuldade é conseguir dobrar o joelho, acredito que seja recente ainda, mas gostaria de saber sua opinião. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi katia..

      grau 6 com carga parcial em 2 meses.. ?!? Seu resultado está espetacular... dratura muito grave..: 

      boa recuperação 

  • Deidi sousa

    Olá Dr, Eu fraturei a tibia fiz cirurgia, coloquei uma placa e cinco parafusos,já faz quatro meses estou fazendo fisioterapia E meu joelho não dobra quase nada meu ortopedista disse que é normal e que eum processo mas quero saber sua opinião. Estou com.medo de não dobrar mais

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Deidi...

      Tudo depende da gravidade da fratuta .. Pelo tempo, 4 meses, ainda está recente.... 

  • Josiane

    Oi doutor é normal sentir muita dor depois da cirurgia? Tive uma fratura grau 5 o exame de ressonância relatou que tô com fibola quebrada isso é comum?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Josiane...

      Sua fratura foi muito grave,,, grau 5.. é extremamente comum a dor nesse caso... com o tempo e com a fisioterapia vai melhorando ... 

      Nesse caso é paciência e seguimento de perto com a equipe...

      Boa sorte

  • Vladimir Barroso da Silva

    Bom dia Dr.e normal os pinos repuxar no processo de calcificação do platô tibial?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Vladimir,

      Dependendo da gravidade da fratura, é sim...

       

  • Eduardo Ramos Cardoso

    Dr fiz uma cirurgia grau 5 ,13 parafusos e 2 placas ,estou c 3 meses 20 dias começar a pó carga ,estou andando sem mulleta, só que começou a doer a perna, e normal, e uma dor leve mais continua, estou dobrando apenas 85 graus comecei a fisioterapia, um mês depois da cirurgia, porque o meu médico pediu, praticamente estou c carga total

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Eduardo 

      Pelo tempo (apenas 3 meses) e pela gravidade da fratura (tipo 5) é normal sim essas dores...

  • Maricelia da silva

    Bom dia,fiz um raio x do joelho e deu discreto achatamento dos platores da tibia,eo mesmo que fratura?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maricelia

      Pode ser fratura ou “desgaste” (osteoartrite / artrose)

      Boa Sorte

  • BARBARA VITORIA GOMES DE FRANCA

    Fiz uma cirurgia dia 11 de julho, em um mês consigo dobrar o joelho quase por completo esticar toda a perna , mas meu médico não liberou carga , ainda sinto algumas dores e de vez em quando incha é normal ??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Bárbara..

      Super normal... Fraturas de platô estão entre as mais graves.. recuperação é demorada...

      Boa sorte

  • Carlos adriano

    Dr. a moto tombou na minha perna fui ao médico ele bateu raio x e não tinha visto que tinha fraturado. Após três dias sentindo dor resolvi fazer uma tomografia onde constatou que eu tinha uma fratura na tíbia igual essa imagem 1. Voltei em outro médico e me deu notícia que teria que fazer uma cirurgia. Quantas semanas em média demora recuperação desse tipo de cirurgia. Grato

  • Nilcimara da luz Protopapa

    Fui correr senti forte dor no joelho fiz ressonância e constou uma fratura no plato mais não Sinto muita dor agora vou fazer um rx fiz dois não contou nenhum quebrado tenho que usar muleta

  • Fabio

    Tive acidente e quebrei o plato tibial nível 6 e comecei a fisioterapia. Mas meu joelho está muito duro pra dobrar e normal essa rigidez e já fiz 7 sessões de fisioterapia, mas só consigo dobrar um pouquinho,será que vou dobrar totalmente?

  • Daniela

    Dr. Ariel , dia 02/05/23 sofri um acidente, cair da escada e quebrei a tíbia em três pedaços . Os médicos informaram que moeu … fui para o hospital e resolveram fazer a cirurgia para colocação dos pinos ( gaiola) para proteger as partes moles.. fiquei com o mesmo por 15 dias e depois fiz a cirurgia definitiva para colocação de duas placas tibial e 17 parafusos… minha fratura foi muito grave grau 6. Sinto muito dor, tanto no joelho como atrás… tirei os pontos recentemente . Não consigo dobrar o joelho em 90 Graus , isto está sendo minha maior dificuldade…. Agora dia 17/07/23 faço 2 meses de cirurgia e ainda sinto dor e minha perna e pé fica duro …. Meu pé está dormente e os três últimos dedos do pé não sinto muito.. Estou fazendo sessões de fisioterapia, porque será que não consigo dobrar o Joelho. Quanto tempo eu vou levar para dobrar em 90 graus …? E porque meu nervo está travado, o que preciso fazer para destravar.. Fico no aguardo

  • Carol

    Dr sofri um acidente de moto tem 10 meses quebrei platô tibial lateral coloquei placa e parafuso,porém meu joelho ficou faltando um pouco de extensão,o que pode ter ocorrido,se fizer musculação pra fortalecer o joelho volta a terminar de esticar o restante que falta?

  • Kelin lopes

    Olá Dr. Sofri um acidente e fraturei o platô tibial grau 6, coloquei 3 placas e 12 parafusos. Além disso houve rompimento de ligamentos, mas após 2 mês da cirurgia ainda não fiz reconstrução dos ligamento, segundo o médico primeiro o osso e como estava muito demasiado meu joelho não tinha um panorama melhor dos ligamentos, estou fazendo fisioterapia, farei a cirurgia de ligamentos depois que a fratura estiver completamente consolidada. Isso é normal?

  • Vilma Alves dos Santos

    Fiz uma cirurgia do plato tibial a 1 ano e meio e não voltei com os movimento do joelho só dobro o joelho um angulo de 90 grau..Corro o risco de fazer um procedimento de quebrar fibrose?

  • Yuri Santos sattolo

    Olá bom dia infelizmente no dia 7 do mês 5 vim está me deparando em um acidente muito grave pois bati na traseira de um caminhão sair rodando no meio da pista e parei aonde tem um divisor de via (New Jersey) já com a perna para cima e o osso para fora pois acabei que tendo uma fratura exposta do platô tibial rompendo o fêmur e a tíbia os ossos principais que faz articular o joelho fui para o hospital Santa casa de Atibaia no dia 17 realizei a cirurgia mas antes de eu passar pelo procedimento cirúrgico fiquei com fixador pois após a cirurgia em dois dias vir para casa fiquei por volta de duas semanas em casa quando de repente começou a vazar um líquido ou seja uma secreção como se fosse um puz e um cheiro muito ruim já tinha retorno o dia 30 pois fui ao médico e ele pediu novamente minha internação e de lá fiz outro procedimento cirúrgico de lavagem no joelho já no dia 31 estava no leito com um dreno na perna pois com duas Mangueirinha que saía de dentro de mim para sair as impurezas no outro dia tiraram e assim foi se fechando o buraco que ficou mas eu não esperava que seria tão difícil e nunca me imaginei numa situação dessa fiquei internado durante 8 dias após a lavagem fora os outros dias que eu fiquei internado também no procedimento cirúrgico eles colocaram duas placas e 21 pino reconstituíram meu joelho por inteiro pois hoje graças a Deus eu se encontro em casa mas às vezes muito inseguro de comer qualquer coisa que minha família me dá pois às vezes no joelho fica muito quente isso acaba me dando febre eu não consigo ainda dobrar o joelho pois qualquer esforço que eu faço me cansa muito eu fico exausto eu só peço a Deus todos os dias ele venha sempre estar do meu lado nem uma compilação contrária vem acontecer pois é muito difícil, não estou passando no fisioterapeuta ainda mas quando estava no médico sempre tinha acompanhamento de alguns porém o pouco que eles passou eu vou treinando em casa fazendo um pouco possível para dobrar o joelho então não sei o que vai ser daqui para frente mas eu sei que todos os dias Deus está comigo presente muito difícil já tive outro acidente porém esse foi o mais grave de todos e realmente não esperava.

  • Fred

    Olá Dr , fui diagnosticado com fraturas do platô tibial as fraturas estão estáveis no formato impactado, não vai precisar de cirurgia, mas vai ter que continuar imobilizado e seguindo tratamento conservador com fisioterapia , exames constantes de raio x para ir observando a consolidação e esperando a regeneração dos ossos foi o que o meu médico recomendou. Já consigo dobrar meu joelho 90° graus mas tenho medo de ir mais além pois não surgiu ainda o calo ósseo, minha dúvida é posso tentar ganhar mais flexibilidade sem comprometer a recuperação? Ou é uma área delicada que que não é bom arriscar msm sem dor? E sem ainda sinais de consolidação? Observação tem 35 dias que sofri a fratura.

  • Fred

    Olá Dr , fui diagnosticado com fraturas do platô tibial as fraturas estão estáveis, não vai precisar de cirurgia, mas vai ter que continuar imobilizado e seguindo tratamento conservador com fisioterapia , exames constantes de raio x para ir observando a consolidação e esperando a regeneração dos ossos foi o que o meu médico recomendou. Já consigo dobrar meu joelho 90° graus mas tenho medo de ir mais além pois não surgiu ainda o calo ósseo, minha dúvida é posso tentar ganhar mais flexibilidade sem comprometer a recuperação? Ou é uma área delicada que que não é bom arriscar msm sem dor? E sem ainda sinais de consolidação? Observação tem 35 dias que sofri a fratura.

  • Willians Augusto do rosario

    Boa tarde Dr, tive um acidente de moto com fx de platô tibial G6, estou no 3 mês pós cirúrgico e meu joelho não dobra, fui fazer uma RMN , porém o aço cirúrgico dificulta a imagem e não foi possível, tenho duas perguntas, existe outro equipamento para realização de imagem? Outra pergunta, quando se coloca a cinta e placas e volta do joelho, este material/ aço cirúrgico é coloca sobre os ligamentos colaterais ou por baixo, pois na imagem de rx é exatamente onde seria a fixação dos colaterais. Grato.

  • Nivana ferreira da silveira

    Oiê boa noite meu nome e nivana eu sofri um acidente de moto tem 41 dias sofri acidente dia 18/04 aí já no mesmo dia botei o fixicador e dia 09/05 eu operei botei placas e parafuso dos dois lados do joelho ainda foi muito dói até o osso.da.coxa aonde foi posto o fixicador hj só estou com os parafusos e placas internas e normal doer assim

  • KALINE

    Olá, sofri um acidente, tive fratura cominutiva do fêmur e fratura no platô tibial e terço proximal da fíbula.. fiz o raiox e recebi o laudo Discreta redução do espaço articular femorotibial lateral. Pequena calcificação projetada em partes moles, adjacente ao platô tibial medial. Tênue densificação do coxim adiposo suprapatelar. significa comeco de artrose, Dr?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Kaline

      É provável, mas apenas um laudo não define diagnostico, é necessário um exame fisico e uma historia clinica para fechar o diagnostico. 

  • Daiane

    Boa tarde. Eu tive uma fratura do platô tibial grau 6. Tem um mês que fiz a cirurgia. Já estou fazendo fisio. Consigo ja dobrar o joelho chegando a 115 graus com ajuda e sozinha 100. Porém meu pé esta muito amortecido as vezes chega doer. Os médicos dizem que e normal da cirurgia. Mas queria sua opniao. Será que vou ficar mais quando tempo com esse amortecimento no pé. Amortece e queima meu pé a noite.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daiane

      As fraturas sempre vem acompanhadas de outras lesões, principalmente a lesão vascular e de fibras nervosas ate que todas as estruturas lesionadas se recuperem, você terá sintomas associados, a parestesia e o edema são alguns exemplos . A fisioterapia vai lhe ajudar na recuperação dessas estruturas. Espere passar de seis meses a um ano com essa sensação no pé. 

  • Graziela

    Bom dia tive uma fratura de platô tibial grau 6 conforme imagem a cima estou com sete pinos e uma placa fez 6 meses hj faz um mês q passei do andador pra bengala 4 pontas e a uma semana comecei a dar meus primeiros passos sem auxílio fiz 34 sessões de fisio mas estou sentindo muita dor ao andar e normal, já não sentia mais essa dor, e possível voltar a andar normalmente de novo ? Estou mancando

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Graziela

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. A dor é comum nessa fase, esta colocando mais carga nas estruturas. 

  • jeniffer santos

    Doutor estou com uma fratura no platô tibial medial no dia 05 do mes passado o ortopedista disse que eu nao tinha fratura, dai me pediu uma ressonancia, fiz a ressonância e levei pra ele, ele me passou para outro ortopedista que nem precisou ver a ressonância porq tinha visto no raiox, agora porq ja faz quase um mes ele pediu pra esperar mais um mes pra ver oque vai acontecer. Mais as dores sao demais e meu joelho ta mto inchado estou preocupada nao sei mais oque fazer, minha perna ta torta estou com medo

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jenifer

      Procure uma segunda Opinião, se você não se sente segura com essa conduta. 

  • MARI LUIS MOREIRA IRINEU

    TENHO UMA FRATURA POR ACIDENTE DE MOTO OCORRIDO EM 2007 SINTO MUITAS DORES O GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA SOLUÇÃO POIS JA PROCUREI E NÃO CONSEGUI ACHAR A UNICA COISA QUE ME FALARAM NA ÉPOCA E QUE ERA PARA ESPERAR DOER MAIS PARA COLA TIBIA NO FEMUR OU SEJA PERDER TOTALMENTO A FLEXIBILIDADE NA PERNA, HOJE ESTOU COM MUITA DIFICULDADE PARA LOCOMOVER MAIS AINDA SIM CONSIGO PRECISO DE AJUDA AO MENOS PARA CONTINUAR MINHA VIDA

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mari

      Me envie seus exames de imagem, sua historia completa ( data do ocorrido, tratamentos realizados), um video da sua movimentação. Meu Instagram : @arieldelima.diego . 

  • Emerson Rodrigues da Silva

    Olá Dr. Eu tive um acidente de moto no dia 24/12/2022 tive fratura platô grau 5 Coloquei fixador externo no.mesmo dia No dia 05 /01/2023 coloquei placa com 6 parafusos de um lado Outro lado do platô coloquei 2 parafusos canulados Hoje já é 18 de abril ainda sinto dor mesmo deitado E mau ando Já fiz mais 20 seções de fisio e o fisioterapeuta suspendeu pq da dores Dói os dois lados

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Emerson

      Sua fratura foi bastante grave. A reabilitação é fundamental para melhora do quadro. Se você fez apenas 20 sessões de fisioterapia desde dezembro, eu diria que é um volume pequeno. Converse com seu médico para ver se há alguma coisa que não esta evoluindo adequadamente. Se estiver tudo dentro do esperado, sugiro que você aprenda a vencer a dor e focar na reabilitação ( musculação e fisioterapia), lembre que precisa melhorar os músculos para que as outras estruturas respondam adequadamente. 

  • Fernanda Pio

    Fiz cirurgia de plato tibial ha 5 meses, tenho 1 placa e 3 parafusos, estou na 55° sessão de fisioterapia já estou só com um auxiliar mas tem uma semana q meu joelho voltou a inchar, doer e está cheio de manchas vermelhas, cicatriz doendo tmbm, sendo q tudo isso já tinha passado. Pode ser rejeição?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fernanda

      Pela sua historia sugiro que você procure um ortopedista para um exame desse seu joelho. É possível que você esteja fazendo algum tipo de inflamação e/ou infecção. 

  • ERICA TEIXEIRA

    Meu esposo operou tem 12 dias, fratura não exposta, platô tibial com enxerto. Mas sente bastante dor, tipo choques na canela... É normal doutor? Receitaram tramal junto com dipirona, mas me diz que é uma dor incômoda . Só volta com o médico dia 03 de Maio !

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Erica

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Por enquanto, analgésicos, gelo e perna para cima ajudam na melhora da dor.   Se nao houver melhora procure servico medico para verificar o que pode estar ocorrendo.

  • YARA A DA COSTA

    Dr Diego meu esposo teve a fratura no platô tibial grau 1 ,quase um mês, no início foi colocado tala, gesso não consegui ficar com gesso, colocou tala de novo , está pisando no chão, e conseguiu dobrar a perna só que sente um encômodo e a perna incha, está muito recente, está em tratamento, médico disse que faria tratamento pois talvez não é necessário cirurgia e o homem é teimoso já quer andar ,gostaria de sua opinião

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Yara

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. O principio para que esse calo ósseo se forme adequadamente é: alinhamento ósseo, imobilidade e ausência de carga no membro afetado. Se seu marido não esta seguindo as recomendações , temo que ele possa desenvolver uma sequela , e sequelas são mais difíceis de tratar. 

  • Paulo Martins

    Boa noite,fraturei o platôr tibial no ano de 2008, minha perna não estica e nem encolhe totalmente, confesso que somente agora vim procurar melhorar , acho que é problema de nervo,isso ainda tem solução,qual seria?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Paulo

      Inicialmente é necessário que se estabeleça o que esta causando essa limitação, com o diagnostico se pode ver qual seria o tratamento mais adequado. Procure um ortopedista e investigue as possibilidades, sempre se pode melhorar. 

  • Reginaldo da silva

    Dr.diego estou sofrendo muito com meu joelho, me ajude e me oriente não consigo mas trabalhar qualquer exercício o meu joelho já começa a doer muito e inchado muito,estou com fratura do planto tibial é possível fazer uma cirurgia no joelho para se recuperar e ficar bom dr.diego

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Reginaldo

      Esse tipo de fratura quase sempre é de tratamento cirúrgico. Se você esta em casa, procure a secretaria de saude do seu município e veja como eles resolvem seu encaminhamento para consulta e, possível cirurgia. 

  • Leonardo

    Minha mãe está com fratura no platô tibial segundo o médico falou é muito pequena e pode ser feito com o procedimento cirúrgico chamado redução com gesso, isso existe? Como funciona?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leonardo

      Ele quiz dizer que vai alinhar o osso e colocar um gesso para imobilizar a perna, procedimento necessário para que o osso se consolide. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa 

  • Keila delamary

    Vejo tantos comentários, ninguém sente dor ,eu fiz cirurgia faz 60 dias e sinto muitas dores e desconforto, mas meu médico disse que é normal, gostaria de saber sobre isso,fui operada de fatura do plato tibial faz 60 dias

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Keila

      Ao contrario do que voce possa pensar voce não esta sozinha, a dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Fraturas de plato tibial tendem a ser graves e com recuperação mais demorada. Foque na reabilitação (fisioterapia+ fortalecimento muscular). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora fisa da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. 

  • Catarina Pinto

    Boa noite tive fratura do platô tibial fez 1 mês dia 26 de janeiro que fiz a cirurgia para pôr uma placa, um parafuso e 3 pinos. Dia 26 o médico ja liberou a carga,o raio x estava tudo direitinho. Dobro o joelho a 90% porém ainda nao consigo esticar na totalidade. Dou um pouco na zona onde está a placa mas é suportável so que o meu pé esta muito adormecido e doi ao andar com carga e o médico nao me enviou para fisioterapia ainda isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Catarina

      Sua recuperação esta sendo muito boa. Costumo começar a reabilitação precocemente, mas isso é de cada medico. 

  • Davi

    Boa noite, fiz uma cirurgia no prato tibial dia 09/11/22, Dia 12/01/23, fiz um raio x, Tor te mandando o laudo do raio x, gostaria de uma opinião suas se já posso piza no chão Laudo de RX (PERNA D) 1-Estrutura óssea levemente osteopênica com fraturas parcialmente consolidadas no terço superior da tibia associada a parafuso metálico ao longo dos côndilos tibiais, a componentes articulares e pequenos fragmentos ósseos perilesionais e a discreta reação periosteal marginal medialmente; controle. 2-Espaços articulares mantidos. 3-Diminutas calcificações projetadas em partes moles.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Davi

      Pelo laudo ja ha condições para que voce coloque carga nesse membro, mas é importante um exame fisico para confirmar  esse laudo.  

  • LISANDRA Cuqui Bonato

    Olá, tive uma fratura platô tibial grau VI fui submetida a osteossíntese e enxerto do ilíaco. Está com 7 meses de da cirurgia definitiva, 2 placas 14 pinos. Do joelho pra baixo a parte interna da perna ainda é dormente e bem dolorida. Não consigo estender a perna totalmente e qdo estou sentada e preciso levantar os primeiros passos doem demais, é normal isso?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá! Lisandra

      É comum sentir dor, inchaço e dificuldade de movimentação após uma fratura e cirurgia de platô tibial, especialmente nos primeiros meses após o procedimento. No entanto, a persistência da dor e dormência, além da dificuldade em estender a perna, pode ser um sinal de que algo não está completamente bem.  Recomendo que você consulte o seu médico ortopedista para avaliação, pois ele poderá solicitar exames de imagem e avaliar a sua recuperação. Pode ser necessário realizar fisioterapia para melhorar a força muscular e a mobilidade da perna. Além disso, o médico poderá prescrever analgésicos para ajudar a controlar a dor.  Em casos mais raros, pode ser necessária uma nova cirurgia para corrigir qualquer problema que esteja impedindo a recuperação adequada. Por isso, é importante que você relate esses sintomas ao seu médico e siga suas orientações de tratamento.

  • Roseneia Berger Alcântara

    Atropelamento , fratura não exposta platô tibial lateral. Cirúgia após 4 dias 24/12/19. Foi colicado 1 placa e 8 parafusos.Internação de 9 dias. Após 34 dias e com muita dor,muito liquido seroso, muito arrocheada a aréa. Fui internada p/ 2° cirúrgia em 28/ 01/20 descobriu se bacteria ichirigia cole. 13 dias internada e mais 6 meses tratamento em casa c/ciprofloxacino 500mg 8/8 h. Após 1° cirurgia fiz apenas 6 seções de fisioterapia em casa. E após a 2° cirurgia, já no total de 2 1/2 meses reiniciei fisioterapia. E na 4° seção veio o fechamento da academia (covid 19), fiquei no total de 6 meses SEM fisioterápia regulares. Ou seja, os meus movimentos de recuperação goram --- NÃO têcnicos e solitários. Acabei entrando numa depreesão e por causa da dor e medo de piorar ainda mais, PERDI muito tempo. SÓ PUDE voltar ao tratamento em junho (6mesea após o acidente). Um mês foi suficiente pra deixar o andador e muleta. Dois dias depois da última seção, muitas dores no corpo, achei que era covid, fiz exames e diagnôstico foi dengue. Foi TERRÍVEL. 3 meses com muitas dores, perdendo de novo alguns movimentos . Então em outubro VOLTEI. No geral estou bem, NÃO sinto dores latente e 2° raio x a cirúrgia em si foi um sucesso. Placa e parafuso perfeitamente nos lugares e "bunitinhos". O fato é que NUNCA foi feito comigo movimentos manuais de extenção e flexção como via nos vídeos de profissionais renomados. E apesar de eu implorar, só fizeram axercicios de força. Sei o qto tbém era necessário e válido. Enfim tenho problemas ainda nos dois movimentos. Qdo falo disso, me dizem que tenho que dá graças a Deus por não ter ficado pior; pq uns ... e outros... e eu sou grata. Mas sinto muita falta desses movimentos ao meu ve PÔDE e DEVE ser melhorado. Eu tenho feito exercicio de flexão --- com 1 elástico. Me deito de costas, perna flexcionada, passo um elástico na coxa e no tornozelo FORÇANDO a flexção. Apôs 10 minutos começa a doer, mas consigo deixar por msis 20 min. Total de 30m. Qdo volto devagarinho pra extenção sinto muito dor. Coloco gelo por uns 20 m e depois passa. Tenho feito todos os dias. Mas tenho medo. Está correto, posso continuar? E faz 3 anos agora. Meu ganho É de 110 graus. Sou grata mas QUERO mais. Posso conseguir? Outra coisa, sinto minha perna dormente e formigando o tempo todo --- como se a placa e parafusos dissessem o tempo todo --- estou aqui!! isso é normal ? Desculpe mas vou perguntar tuuuuudo, senpuder responder ficarei grata. Óh céus, é que isso me deixou atordoada. Ichirichia cole uma vez adquirida pôde voltar? Bom, talvez isso seria com infectologista! Enfim, desculoe o texto extenso. Fico no aguardo! OBRIGADA DR

    • Dr. Diego Ariel

      Oi rosi...

      sempre é possível melhorar... contudo tudo depende da gravidade da sua fratura e da sua dedicação à reabilitação fisioterápica..: sempre prefiro fisioterapia ao lado do profissional..: quanto à bactéria, é possível.. 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Paulo Sérgio bezerra dos Santos

    Bom dia ,estou com um pequena dúvida sofri uma fratura no pastor tibial e sempre que eu vou começa a apoiar o pé no chão ele fica tipo travando o joelho é normal.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi paulo..

      dependendo da gravidade da fratura, nas primeiras semanas/meses , sim

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Juliana Rodrigues da Silva

    Dr tive uma lesão grau 5 no planalto tibial Jah faz 7 meses Ainda tô com dificuldade de andar se ficar em pé muito tempo dói muito e ainda incha Vou voltar ao normal? Faço faxina e tenho medo de não conseguir mais

    • Dr. Diego Ariel

      Oi juliana...

      muito grave sua fratura...

      com uma boa reabilitação fisioterápica é possível sim..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Davi Ferreira

    Olá pessoal. Sofri uma fratura grau VI na tíbia. Estou indo para o 4 mês da cirurgia e aprendi muito com todo esse processo. Caso alguém quiser compartilhar alguma coisa ou me perguntar algo sobre esse período é só chamar no email: famae2864@gmail.com

    • Dr. Diego Ariel

      Oi davi...

      Parabéns... o conhecimento existe pra ser compartilhado... 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Ana Cristina

    Boa noite tive uma fratura do platô tibial .. hoje dia 6 está fazendo um mês. Ontem tive a revisão , mas só foi tirado os pontos .volto dia 2 de janeiro pra bater o raio× só que ainda não consigo dobrar meu joelho muito sinto muito incômodo . Será que não vou conseguir recuperar o movimento. Estou movimento o máximo que aguento mas não vai. O médico ainda não liberou a carga . As vezes acabo me desequilibrando e acabo colocando o pé no chão . Pode me dar alguma dica. Por favor

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ana..

      fratura de platô é muito grave..

      recuperação é lenta..:

      segredo é focar na reabilitação fisioterápica...

      enquanto não inicia, fique devagar, em cima da cama dobrando e esticado o joelho  ..: e evite pisar no chão

      gelo também ajuda...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Ely Simao

    Sou massoterapeuta e estou fazendo o superior de.terapia interativas conclusivas, e se possível gostaria de saber do senhor se é normal está saindo uma secreção de duas pequenas fissuras de minha perna pois tive um.ascidente e cheguei a fraturar minha perna meu número.e 081 999265355 moro.em Recife PERNANBUCO obrigado Dtr

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ely...

      depende de quanto tempo foi o trauma...

      lesão recente, ok...

      mas depois de algumas semanas, não

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Wendel Konrath da Silva

    Boa noite Dr fiz uma cirurgia de platô tibial dia 04/11/22 consigo movimentar o joelho ate um bom pedaço já porém tenho uma sensação de que preciso estalar o joelho. Isso é possível já? Tem algum problema de estalar? Muito obrigada e tudo de bom.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Wendel

      se não tiver dor associada, sem problemas

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Fernanda Pio

    Tive um acidente de moto dia 29/10/22 e fiz cirurgia no dia 05/11/22, hoje dia 23 fazem 18 dias de operada e o procedimento feito foi otossintese de planalto do tibial direito, cicatriz esta ótima mas sinto enormes dores no joelho, está muito inchado ainda, já tive um retorno de pós operatório e so terei outro daki a 30 dias. Médico só vai liberar fisioterapia depois desse retorno com raio x em mãos. E normal doer tanto ou pode ser uma rejeição da placa e dos 3 parafusos colocados. Nunca senti tanta dor na vida.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi fernanda...

      depende da gravidade da fratura... quanto mais complexa (como os tipo 4, 5 e 6..) mais dói..:

      pelo tempo, não parece rejeição ainda...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Gustavo

    Bom dia doutor, tudo bem ? Queria tirar uma dúvida, eu fiz a cirurgia da tibra e fibula, abaixo do joelho, no dia 06/09 e meu retorno será no dia 26/12, não estou tendo acompanhamento médico, e o meu médico no dia 19/09 tirou meus pontos, sem ter efetuado um raio x se quer, e pediu para eu retornar, após 3 meses, só estou em casa fazendo fisioterapia, e hoje completa 9 semanas, e eu já me sinto ótimo, nem parece que minha perna foi operada, minha fratura não foi exposta, foi com duas placas e 6 parafusos, não está inchada, e está bem cicatrizado o corte, e eu não sinto dor alguma, movimento 90% da perna direita, a dúvida e se eu posso começar a colocar o pé no chão, ou só com a liberação do meu retorno ao médico dia 26/12 ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Gustavo..

      espere a liberação...

      se pisar sem consolidação óssea, bota tudo a perder..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Adriana da Silva Cavalcante

    Comecei fazer a mancha esse peso que eu senti demora pra sai do corpo

    • Dr. Diego Ariel

      Oi adriana..

      um pouco...

      foco na reabilitação fisioterápica 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Neusa de faria rosa

    Fiz a cirurgia do plantio trivial a 20 diasqto tempo pra voltar andar ...pois ainda nao to fazendo fisioterapia mais to no andador

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Neusa..

      vai depender da gravidade da fratura 

      mas em média são de 2 a 3 meses

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Lucinda

    Dr. Fiz cirurgia do platô tibial há 16 dias. Ainda não estou fazendo fisioterapia. Vou voltar no médico daqui uma semana. Existe possibilidade da fisioterapia descolar a placa que foi colocada? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Lucinda..

      Muito difícil... pode ir sem medo pra fisioterapia... vai ser fundamental pra sua recuperação 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Valdemir Teixeira de Lima

    Boa Tarde ! Tudo Bem? Sou o Valdemir Lima, tive uma fratura do planalto tibial,semelhate essa tipo 1 Isso já a 30 anos acidente automobilístico, hoje com sequela tenho dificuldades devido as constantes dores ao ficar em pé ou até mesmo sentado; no entanto tenho que ficar revesando esse procedimento. Com relação a trabalho ternho que revesar também trabalho em Empresa até quando venho aguentar, problemas com faltas devido a essa situação realizaçao de fisioterapias; no final não consigo me firmar no trabalho e por conta desse fator tenho que sair. Minha pergunta é a seguinte Dr., com esse problema consigo me aposentar sendo que já tenho 22 anos de contribuição INSS. Nesse caso esse problema além de ser crônico é leve/moderado ou grave ? aguardo retorno por gentileza em meu e-mail sendo possível. Obrigado, Abraço. Valdemir Lima

    • Dr. Diego Ariel

      Oi valdemir...

      quanto à aposentadoria, quem vai definir é o perito..

      ao te examinar, se ele constatar a incapacidade para o trabalho, ou ele vai sugerir mudanças de função ou, em último caso, aposentadoria..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Wellington Felix

    Olá Dr. Fiz cirurgia do platô tibial em dezembro 2021, além dessa fratura tembem tive fratura do acetábulo. Foram necessárias placas e parafusos para ajustar os ossos, iniciei a fisioterapia ainda no hospital e continuo até hoje, já consigo dirigir, andar de bicileta e andar sem apoio de muleta porém com um pouco de dificuldades. Ainda sinto muitas dores na perna e no quadril principalmente ao caminhar. A perna apresenta pequeno inchaço quando fico muito tempo sentado. Sinto tambem dores em regiões que não sofreram fratura (os dois tornozelos e lateral da perna). Gostaria de saber até quanto tempo é normal sentir estas dores? Existe alguma restrição quanto à minha movimentação? Pedalar pode provocar alguma lesão na região da cirurgia? Vou voltar a correr normalmente? (ainda não consigo)

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Wellignton...

      só com essas informações e sem te examinar não posso te dar uma opinião assertiva...

      contudo, já podemos ver que foram fraturas graves.. tipicamente demora pra reabilitar....

      Foco na reabilitação... 

      alguns casos pode demorar até 2 anos...

      bicicleta é um excelente opção de atividade ... sobretudo no seu caso

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Edinaldo Alves dos Santos

    Ola Dr tive uma fratura de Planalto Tibial com quanto tempo sr acha que posso voltar a andar e se tenho que fazer fisioterapia.. o médico n passou ja tem 30 dias que fiz a cirurgia ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Edinaldo... 

      tudo depende do quão grave foi sua fratura e da sua dedicação à reabilitação... tem casos que podem precisar de 12 a 18 meses pra recuperar... 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Patricia maria

    Boa tarde Dr, o resultado da mim RM foi Fratura osteocondral no terço posterior do planalto tibial lateral, medindo 0,8 cm, sem depressão da placa óssea subcondral, com edema ósseo adjacente. Rotura completa do ligamento cruzado anterior no seu terço proximal. Rotura do fascículo popliteomeniscal inferior do menisco lateral. Moderado derrame articular. Fissura condral de espessura total na garganta da tróclea. Defeito condral focal de espessura total no terço inferior da faceta medial da tróclea medindo 1,0 cm. Não há alteração do osso subcondral, passei com cirurgiao de joelho, mas o mesmo pesiu pra passar com outro pois esta com agenda fechada, me passou 20 secoes de fisio e me falou que meu caso e cirurgico, nao doi imobilizado a minha perna e eatou usando joelheira, minha duvida e minha perna nao estica maia como antes, estou mancando pois ela ficou com uma curvatura ate a fisio achou estranho, qual sua opiniao sobre minha lesão? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Patrícia 

      primeiramente, não se dá opinião cirúrgica apenas baseado em laudo de ressonância... 

      tem que te examinar... a priori, parece caso cirúrgico... mas tem q te examinar pra confirmar 

      confie no seu ortopedista 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Carolina Pinheiro dos Santos

    Olá Dr° te bem ? Fiz uma cirurgia no platô tibial a 2 meses e estou com muita dificuldade para dobrar meu joelho começei fazer a fisioterapia faz 4 semanas estou com 60° grau para dobrar você ache que isso é uma boa evolução? Como meu fisioterapeuta e do governo eles me jogam para fazer exercícios mais não me acompanha me sinto perdida e aparentemente os exercícios passado não estou surgindo resultado, tenho medo de perder meus movimentos para sempre qual sua dica

    • Dr. Diego Ariel

      Oi carolina... tudo depende de quão grave foi sua fratura.. para um tipo 6, ok..

      para um tipo 1, razoável 

      segredo é foco na reabilitação 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Adrieli

    Oi Dr, TD bem ? Eu sofri um acidente dia 26/07/2021, fraturei o platô tibial e a fíbula, meu médico só liberou a fisio depois de 20 dias, porém como n tive como sair de casa passei mais 2 meses sem fazer fisio, fiz 10 sessões e depois parei por 2 meses, fiz sessões na universidade (n ajudou mto) fiquei por 2 meses fazendo fisio, e depois voltei a fazer em janeiro, já fiz mais de 40 sessões, porém as dores são insuportáveis na flexão de joelho, e só dobra até 110°, por causa dessa fisio tardia sofro demais cm dores diárias e inchaço se fico mto tempo em pé ou numa mesma posição, gostaria de saber se tenho chance de voltar ao normal, ou se vou ficar assim, pq preciso dar entrada no meu laudo pdc, ja sou uma pessoas com deficiência física por causa dessa limitação na flexão do joelho ?? Meu Sid : m 17 .3 / m 25.6. Obgg pela atenção 22/07/2022

    • Dr. Diego Ariel

      Oi adrieli...

      consideramos um arco de movimento fincional de pelo menos 90 graus... você está em 110... para melhorar tem que avaliar quão grave foi sua fratura... como ja tem mais de ano, sugiro repetir os exames de imagen e avaliar a possibilidade do q pode ser feiro.. às pode ate manipular... reavalie com seu ortopedista 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

       

  • Marcelo tostes

    Boa noite Dr hj tive num ortopedista pois precisava de um laudo para tentar um benefício loas ser de acordo com o conhecimento do Sr o Sr acha que tenho possibilidade de ganhar um loas?ele descreveu no laudo:"O SR MARCELO DE PAULA SOFREU UM ACIDENTE DE TRÂNSITO NO DIA 26-DE 2019 COM TRAUMA NO JOELHO ESQUERDO COM FRATURA DO PLATÔ TIBIAL COM INDICAÇÃO CIRURGIA SENDO TRATADO COM IMOBILIZAÇÃO GESSADA E DESENVOLVENDO SEQUELA COM DOR NO MEMBRO. INFERIOR ESQUERDO,GENUVARO E BLOQUEIO DOS MOVIMENTOS, ARTROSE PÓS -TRAUMATICA E SEM CONDIÇÕES DE TRABALHO EM CARÁTER DEFINITIVO.E PERDA DE 75%EM CARÁTER DEFINITIVO" CID: T 93 S82 M840 M170 DESDE JA AGRADEÇO ATENÇÃO DO SR?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi marcelo

      vai depender do seu exame físico

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Breno Mathyas Soares

    Olá Dr. tive uma fratura de platô tibial, tipo grau 3/4 a cerca de 5 semanas, não bebo, não fumo. Sigo com a recuperação, fisioterapias. Minha perna já ganhou muita amplitude, poucas dores, muita flacidez, porém sem pisar no chão ainda. Com quanto tempo vou poder voltar a andar, e voltar paras as minhas atividades normais como o trabalho e academia? Att: Breno Mathyas

    • Dr. Diego Ariel

      Olá breno..

      tempo médio de consolidação de 2-3 meses..

      depois reabilitação fisioterápica... pode ir de 6-9 meses

      se tudo ocorrer bem, volta tranquilo 

      boa sorte

  • José maurilio ferreira de lira

    Dr Fiz uma cirurgia de platô tibial em janeiro de 2920 .por conta da pandemia fiquei 4 meses acamado e não pude fazer a fisioterapia consegui fazer 20 sessões de fisio no ano de 2021 .mas o joelho não dobrou mais . Hoje em dia no local dos pontos vive saindo luz e sangue .e agora está saído pra fora os pontos da cirurgia o que devo fazer obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      José, assim q possível vá no seu ortopedista 

      pode ser infecção ou "rejeição " de material

      Boa sorte

  • Cilas Vieira cardoso

    Bom dia tive uma lesão na tibia pelo raio X e plato tibial eu trabalho com peso e muitas das vezes subindo e descendo escadas gostaria de saber se após a sirurgia o meu joelho vai poder continuar suportado o meu trabalho?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cilas...

      depois de consolidar e reabilitação, vida que segue

      boa sorte

  • Lindamara

    Olá doutor , tive uma fratura no platô tibial, coloquei placa e sete parafusos. Hoje já faz sete meses de cirurgia, e na minha cicatriz tem um furinho saindo secreção meio marrom, será alguma informação?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lindamara

      É provável que tenha algo nesse local. Sugiro que você procure seu médico assistente para investigar e tratar adequadamente. 

  • Tiago

    Olá doutor, tive um fratura no platô tibial medial e tive que colocar 2 paradusos e tenho 16 anos, depois de acordar da cirurgia tive muitas dores e passado alguns dias ainda as tenho mesmo que sejam mais leves, consegue-me dizer se estas dores são normais e o tempo que irá demorar para o meu joelho estar 100% isto inclui correr, saltar, agachar e fazer esforços no joelho?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tiago

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Depois de uma fratura não se espera uma recuperação 100%, lembre que houve uma lesão, você pode conseguir 99% se for bem aplicado na reabilitação. Em torno de quatro meses se espera que a pessoa ja tenha recuperado a maior parte das suas funcionalidades, mas ate um ano ainda esta dentro da janela de recuperação. 

  • Jorge Luiz Ramos de jesus

    Boa noite doutor tive uma fratura do plator tibial fez 5 meses que estou fazendo fisioterapia estou com pouco de dificuldade para dobrar o joelho. Isso é normal. No momento a minha fisioterapeuta mediu para vê quanto eu ganhei de articulação ou dobrar a perna segundo a medição dela deu 60 graus durante esse 5 meses de de fisioterapia.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jorge

      Você esta com uma boa evolução, continue focado na reabilitação. 

  • Rita

    Operei o platio tibial esquerdo tem mas de 1 ano mas guando fasso exercícios da uns estalinhos e normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rita

      Se esta lhe incomodando, sugiro que você procure um especialista em joelho para investigar se não há lesão em meniscos ou ligamentos. 

  • charlles de jesus souza

    ola boa tarde! dr. tive uma fratura de plator tibila lado esquerdo perna direita faz 1 e meio ainda sinto dores fraquesa na perna, uma pontadas na tibia no meio dela que nem aguento colocar o pe no chao, as veses to deitado os musculo da coxa e da batata da perna da uma travada oque poderia ser? tem algum tratamento ou remedio ? att,

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Charles

      A sua estória faz pensar que você esta com um desbalanceamento muscular. Sugiro que foque numa reabilitação (fisioterapia e educação física-musculação) para melhorar essa questão muscular e de todo o conjunto ( tendões, articulações, vascularização). As medicações são para ser usadas por um tempo curto, mais para combater dores, inflamações e/ou infecções, para resolver perda muscular e fraqueza nos mesmos, só o fortalecimento funciona. 

  • Nilza Duque dos Santos

    Boa tarde .Dr. Diego fiz uma cirugia do platô tibial.ha seis meses,sinto muita dor na perna ela está toda manchada de roxo é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Nilza

      Pelo tempo não é esperado encontrar essas queixas. Sugiro que você procure um ortopedista para investigar o que pode estar ocorrendo. 

  • helio Ferreira soares

    Bom dia Dr gostaria de saber pois fiz uma serurgia na tíbia e fibia na altura planalto serto ja faz 1ano sinto muita dor no ligamento do joelho e sinto que ah bolha dento quando faço movimento circulares diminui a dor o que o sehor poder me detalhar sobrr isso...ficarei grato helio f s de tucumã Pará Brasil...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Helio

      Sugiro que você procure um ortopedista para fazer exames de imagem e diagnosticar o que pode estar acontecendo com seu joelho, somente com essas informações dadas, não há como eu ter uma ideia do que pode ser. Só posso dizer que não é o que se espera para essa fase do pos fratura. 

  • Gabriela T Saade

    Olá Dr, Comecei a sentir muita dor no joelho. Tirei um raio-x e deu esclerose de platôs tibiais e facetas patelares. O que é, e qual o melhor tratamento? Muito obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Gabriela

      Esses sinais radiológicos são típicos de osteoartrite, ou artrose como é mais conhecida, que é um sinal de desgaste da articulação, sugiro que procure um ortopedista para avaliar o grau e proceder o tratamento que consiste, basicamente, em manter um peso adequado e exercícios físicos para fortalecimento muscular. 

  • Rita

    Tive uma fratura de planalto tibial com afundamento de menisco, fiz cirurgia e tive q fazer enxerto osseo devido ter muitos fragmentos, o médico fez uma raspagem da fibula pro enxerto. Sinto muita dor na fisio. A cirurgia faz 2 meses. Vou poder colocar carga de peso só com 90 dias da cirurgia. Qt tempo leva a recuperação. Coloquei placa e 9 parafusos.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rita  

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. O tempo é bastante variável, mas se espera que em torno de um ano a pessoa esteja totalmente reabilitada. 

  • Rita

    Tive uma fratura de planalto tibial com afundamento de menisco, fiz cirurgia e tive q fazer enxerto osseo devido ter muitos fragmentos, o médico fez uma raspagem da fibula pro enxerto. Sinto muita dor na fisio. A cirurgia faz 2 meses. Vou poder colocar carga de peso só com 90 dias da cirurgia. Qt tempo leva a recuperação.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rita

       Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. O tempo é bastante variável, mas se espera que em torno de um ano a pessoa esteja totalmente reabilitada. 

  • Eloandre jose da silva

    Boa noite fiz uma cirurgia no plato tibial já faz 3 anos agora estou sentindo dores no joelho e na coxa quando estou andando o que fazer doutor para acabar com essa dores.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eloandre

      Procure um ortopedista para investigar a causa das dores, somente com o diagnostico correto se pode fazer um tratamento adequado. 

  • MARYGRACE

    Fraturei o plato tibial , to sentindo muita dores. To com a perna muito inchada . E com dificuldade de andar o que eu faço?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marygrace

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Se você ja fez o tratamento médico, deve começar a fazer a reabilitação com fisioterapeuta e educador fisico. 

  • RAMILICA PASSOS DE SA

    Olá Dotor , tive uma cirurgia estou com 21 dias ainda sinto dores. Fiquei com fixadores por 10 dias desde da canela até o fêmur. Depois foi feita a cirurgia definitiva com uma placa 05 parafusos , tenho 21 dias ainda nao consigo curvar a perna. Só consigo por o travesseiro debaixo do joelho. Ka tem um mês que quebrou o plato tibial e 21 dias de cirurgia, Tenho possibilidade de curvar o joelho?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rsmilica 

       O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, você tem 3 semanas, ou seja, seu osso ainda não esta consolidado, o material de síntese serve para manter o osso estável para que ele se recupere. Fraturas articulares são sempre mais complicadas, mas com uma boa reabilitação é possível recuperar 99% da normalidade, você vai sim curvar seu joelho, acredite no processo e siga as orientações médicas. 

  • Gerson Santiago

    Olá Amanda, temos problemas semelhantes poderíamos trocar informações sobre nosso pos operatório? Meu email Gerson.santiago.ti@gmail.com (92)98211-7187

    • Dr. Diego Ariel

      :) 

  • Amanda

    Olá! Tive uma fratura no planalto tibial e tive que fazer cirurgia hoje tem 14 dias depois da cirurgia, tento dobrar meu joelho mais não consigo dobrar totalmente e quanto mais tento dói está até aparecendo manchas roxas. Isso é normal ? Será se irei conseguir dobrar meu joelho novamente ?

  • LISANDRA CUQUI BONATO

    Olá, tive uma fratura de platô tibial grau VI, foi colocado pinos de fixação e depois de 5 dias a cirurgia definitiva com a colocação de placasde titânio. Foi necessário tirar osso da costa ilíaca para enxerto de joelho. Estou com 10 dias de operada e sinto muita dor no quadril... É normal? Agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lisandra

      Ainda é muito recente seu trauma, e muito grave também. A retirada do enxerto do quadril provoca dor devido a retirada óssea e ate o osso se recuperar leva tempo. Paciência é necessária nessa fase. 

  • Gerson Santiago

    Bom dia Dr. Diego tudo bem? No dia 31/05 fraturei o plato tibial e uma semana depois fiz cirurgia inserindo uma placa e 4 parafusos hoje após 15 dias de cirurgia so consigo flexionar meu joelho 90 graus. Minha duvida é, se é normal essa condição? E com o passar do tempo e o osso consolidar totalmente conseguirei flexionar o joelho totalment pará poder correr novamente ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Gerson

      Fratura de plateau tibial é considerada uma fratura grave, sua recuperação esta sendo excelente. Foque na reabilitação e as chances de uma recuperação adequada é alta. 

  • Edivaldo Santana Silva

    Tive uma fratura no plato lateral após 12 semanas foi recomendado pelo médico de por carga do corpo mas sinto um pouco de ardência e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Edivaldo

      NOrmal essa sensação, lembre que você passou quase 04 meses sem usar de forma total esse membro. A reabilitação é fase fundamental para evitar complicações futuras pós fratura. 

  • Leiliane Lima Bezerra

    Bom dia,tive uma fratura de platô nível 5,hoje tá com 26 dias,ainda não consigo dobrar meu joelho é normal ficar assim? Já posso tentar dobrar ele normalmente? Obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leilanne

      Sua fratura ê de um nível grave, com recuperação mais lenta. A dor vai ser sua bússola, vá tentando os movimentos e ver o quanto de dor você suporta. Lembre-se: vai doer, a medida que você for ganhando amplitude a dor tende a diminuir, quanto mais você se esforçar mais ganho terá. 

  • Denise Grebos

    Fratura da tibia plato

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Denise

      Em que posso lhe ajudar? 

  • Wilson Ribeiro dos Santos

    Eu fiz uma cirurgia faz dois meses e ainda doe muito o local da fratura

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wilson

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Apos confirmar a presença de calo ósseo bem formado, você deve investir na reabilitação .   

  • Wilson Ribeiro dos Santos

    Eu fiz uma cirurgia do Planalto tibial faz dois meses e Aida doe a noite meu joelho o que eu devo fazer ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wilson

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Apos confirmar a presença de calo ósseo bem formado, você deve investir na reabilitação .   

  • Wilson Ribeiro dos Santos

    Eu fiz uma cirurgia do Planalto tibial faz dois meses e Aida doe a noite meu joelho o que eu devo fazer ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wilson

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, na dor associada, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. 

  • Aryane

    Olá dr, comecei uma dor no joelho após dançar quadrilha no dia 09/05/2022 e fiz uma ressonância dia 16/05/2022 e deu : Áreas de edema de aspecto contusional acometendo a medular óssea do côndilo femoral e, notadamente o platô tibial medial, neste último não podendo se excluir a presença de microfraturas do trabeculado ósseo associadas. Comecei o repouso orientado sem pisar, e usando tala. Após 15 dias sentia dores leves fiz uma tomografia que deu: Aparentes linhas de fratura no trabeculado ósseo na medular do platô tibial medial, sem infradesnivelamento significativo. O médico me orientou a pisar com carga zero e meu retorno é apenas em 15 dias. Ainda sigo sentindo dores leves no local da fratura e também dor muscular na panturrilha, gostaria de saber se é normal essa dor na fratura, quando tomo dipirona alivia, mas estou preocupada. E também quanto tempo ficarei sem poder andar normalmente, sem muletas. Agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Aryane

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, depois disso vem o período de carga progressiva e da reabilitação para fortalecer ainda mais esse osso em recuperação. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer.  

  • João carlos calixto de sousa

    Olá eu estou a 4 semanas com desconforto na lateral do joelho, porém ultimamente já estou sentindo bem melhor eu fiz ressonância magnética a uns 4 dias atrás, e no exame deu Microfraturas no platô tibial medial. Posso continuar a corrida de leve ? Não interfere em nada quando estou correndo, porém sinto algum desconforto pós corrida mas bem leve.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Joao Carlos

      Sugiro que você procure um ortopedista, antes que essa micro vire macro, e ai o problema também aumenta. Seu osso precisa de repouso. 

  • Nara Figueiredo Rego

    Oi Boa noite fez uma cirurgia no osso da tibia...tava me recuperando muito bem ...agora depois de 10 meses tô sentindo um desconto muito grande dói a panturrilha esquenta a perna e foi dedão do pé parece assim que tá com mais circulação...nao tô aguentando ficar muito de pé

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Nara

      Qual seria sua duvida? 

  • Maria Emília Ramos

    Parabéns, seu artigo foi claro e direto, me ajudou na pesquisa

    • Dr. Diego Ariel

      Sempre as ordens

  • Elza

    Minha irmã caiu e quebrou o joelho tíbia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elza

      Em que posso ajudar? Qual seria sua duvida? 

  • Ada Cristina Teixeira da Silva

    Boa noite, fraturei o plato tibial médio dia 1 coloquei gesso por 6 se.anas e tala por mais 1 sema a. Estou fazendo fisioterapia mas ainda não dobro joelho 100 %. Já posso andar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ada

      Seu medico deve lhe avaliar e autorizar a colocação de carga quando for o tempo adequado.  

  • Adiles Lino

    Eu esqueçi de dizer que tenho 50, anos, obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adiles

      Pela sua estaria eu pensaria em duas hipóteses: artrose pos traumática ou falta de fortalecimento muscular. Voce fez uma reabilitação adequada? Faz exercícios com frequência, ou é sedentário? Tudo isso pode influenciar e gerar esses sintomas que voce refere. 

  • Adiles Lino

    Boa noite Dr.Diego,eu tive uma fratura de platôr tibial esquerdo em 18/12/2020.,fiz cirurgia definitiva certo osteocintese coloquei placa L cinco parafusos e um primo,a recuperação foi boa com quatro meses já andava sem muletas e com quase seis voltei ao trabalho ,sou motorista de utilitário, agora com um ano e quatro meses e pouco,o lado esterno da perna dói quando movimento a perna um pouco só nada muito não mas fico preocupado ,pois também as vezes faz alguns estalos e tremores mas sem dor gostaria de uma opinião sua doutor se for possível ., Desde já agradeço e muito obrigado!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adiles

      Pela sua estaria eu pensaria em duas hipóteses: artrose pos traumática ou falta de fortalecimento muscular. Voce fez uma reabilitação adequada? Faz exercícios com frequência, ou é sedentário? Tudo isso pode influenciar e gerar esses sintomas que voce refere. 

  • Demetrius Xavier Silva

    A 6anos eu tive um acidente de moto e quebrei a perna en dois lugar, platô tibias, o médico colocou uma placa a baixo do joelho, mais fiz fisioterapia e minha perna fais a amplitude de movimento do joelho, devido a placa que subiu bem perto da articulação do joelho, o que devo fazer para melhorar a amplitude de movimento do joelho?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Demetrius

      Pelo tempo é necessário investigar, pode ter ocorrido um encurtamento ou fibrose na regiáo. Procure um especialista em joelho e investigue, somente com um diagnostico adequado se pode proceder o tratamento mais correto. 

  • Marcelo da Silva rosa Rosa

    DT.BOA NOITE.NO DIA 18/01/2022 TIVE UM ACIDENTE DE MOTO QUEBREI O FEMOR NO TROCANT E TAMBÉM FATRUREI O PLANALTO TIBIAL. HOJE JÁ FAZ DOIS MESES DAS DUAS CIRURGIAS QUE FORAM FEITA NO MESMO DIA MAIS ATÉ QUE A EVOLUÇÃO TA VINDO BEM PÓS CIRURGIAS ESTAVA FAZENDO EXERCÍCIOS TRANQUILO COMO ESTICAR A PERNA LEVANTAMENTOS DE PERNA. PORÉM SÓ COM O TOQUE DA PLANTA DO PÉ COMO EU TAVA ME SENTIDO BEM EM ASPA RESOLVI VIM PRA MINHA CASA NO DIA 19/03 2022.bom comecei a fazer minha coisa aqui na minha casa mais com a muleta pois então tava me sentindo bem eu até tomei uma servejinha no dia . De depois no outro dia parece que a perna piorou nao consigo mais levantar a perna dor no joelho ao mexer tá doendo aos mínimos movimentos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcelo

      Qual seria sua duvida? Em que posso lhe ajudar? 

  • Flavia

    Ola doutor, Tive uma fartura do plato tibial 29/01 e fui operada e colocado placa + parafusos. Nao moro no brasil e estou no inicio da fisio. Um medico aqui me disse que existe uma grande chance de desenvolver artrite pos trauma e o outro disse que nao necessariamente que e mais em relacao a minha genetica que a fratura. Tenho 40 anos e se a artrite se desenvolver quanto tempo depois ela comeca aparecer? se isso e um sintoma, pq ja nao existe a opcao de fazer protese do joelho direto para evitar uma nova cirurgia? Grata

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Flavia

      A artrose pós traumatica é uma possibilidade mas não uma certeza, o seu aparecimento depende também da qualidade da reabilitação que você esta fazendo, da manutenção de um peso adequado a sua altura, de fortalecimento da musculatura para evitar stress na articulação entre outros. Quanto a prótese , não são indicadas para pessoas jovens porque tem tempo de validade, cerca de 15 a 20 anos, quando devem ser trocadas, sendo essa segunda cirurgia bem mais complicada que a primeira.  

  • Mariana Santos

    Boa noite doutor! Fez 1 ano que tive um acidente e nele tive duas fraturas no plato tíbia ,derrame infelizmente não fui operado e só descobri as fraturas 17 dias depois , acabei só fazendo fisioterapia mas hoje não tenho firmeza, sinto dores , inchaço e uma queimação fiz agora uma ressonância deu sequência pesada em T1,T2 em densidade protonica com supressão de gordura e deu alteração no plato tibial e na região metadiafissria do fémur . Isso é cirúrgico?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mariana

      Somente com essa suas informações eu não tenho como formar um diagnostico da sua situação para lhe dar uma resposta adequada. Se quiser uma opinião mais abalizada, que  mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma opinião. 

  • Francisco Rochael

    Bom dia doutor ! Eu fiz uma cirurgia no plator tibal tipo 1 , onde peguei uma pequena placa e 5 parafusos ? Hj faz 2 meses e 15 dias , já ando com uma moleta só , meu dedao do pe fica formigando como se tivesse dormente e normal doutor ? Tbm e normal quando começamos a andar de novo sentirmos dor no pé ? O senhor acha que em quanto tempo é deixo de usar as moletas ? Meu joelho tbm é um pouco rígido e normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rochael

      Todos esses sintomas que você menciona são perfeitamente normais nessa fase em que você esta da sua fratura, a tendência é melhorarem com o tempo e a fisioterapia. Quanto ao uso da muleta depende da sua dedicação ao processo de reabilitação , a media é de dois meses para se livrar da mesma. 

  • Jucimar Martini

    Olá Dr. A 20 dias atrás escorreguei a perna direita e torci o joelho esquerdo , Fox ressonância e segue o laudo Traços de fratura impactados no aspecto posterior do platô tibial lateral, notando-se depressão óssea medindo cerca de 0,5 cm, associada a lesão complexa no corno posterior do menisco lateral, notando-se lesão longitudinal horizontal associada a lesão radial. Edema ósseo contusional no côndilo femoral lateral. Porém , estou caminhando normalmente e sem dor incômoda, o ortopedista do plano de saúde quer me operar , porém fico preocupado por não sentir dor nem estar com imcapaacidade de andar !

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jucimar

      A clinica sempre será soberana, se você consegue caminhar e não sentir dor isso esta bom para você. Não operamos exames. Meu conselho é que você faça um acompanhamento mais de perto dessas suas lesões.

  • Fernanda Rebelo

    Bom dia doutor , o meu caso è especial, quando tinha 24 anos fui atropelada parti a perna esquerda desfiz a perna do joelho para baixo a tibia ficou uma parte por cima da outra e fiquei a mancar um bocado para toda a vida pk dei com um fraco medico apanhei tb o joelho durante anos tenho sempre o joelho inchado e o pe esquerdo a minha perna ficou um bocado torta enfim mudei de medico e fiz fisioterapia durante 6 meses e melhorei bastante mas nao a 100 por cento . Trabalho num hospital a 20 anos e ando muito dentro do hospital e de a cinco anos para ca piorei do joelho em 2018 fui operada por um bom ortopedista q me segue fiz uma artroscopia pk era muito nova para levar uma protese, e nos exames acusou sequelas de fratura tibial tinha meniscos, ligamentos cruzados, artrose, liquido e descartilagens desfeitas passaram se quatro anos e agora estou a piorar pk me custa caminhar e nao dobro a perna sinto muitas dores e tento esticar devagarinho agora devido ao desgaste e ao problema vindo de tras tenho q ser novamente operada mas ainda nao sabem como vai ser a cirurgia pk o joelho esta muito estragado e eu vou andando enquanto puder tenho 50 anos o que fazer no meu caso? Obrigado pela ajuda Fernanda

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fernanda

      A conduta no seu caso depende do grau da lesão do seu joelho. Existem inúmeras opções antes de chegar a cirurgia de artroplastia total, mas como eu ja disse tudo depende do quanto seu joelho esta lesionado. Se quiser uma opinião mais abalizada, que  mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma opinião. 

  • Lúcia Helena de Avelar Berg

    Caí fiz ressonância deu lesão completo ligamento cruzado anterior, Sinais de fratura impactada alienada do platô tibial lateral com moderado edema ósseo Sinais sugestivos de estiramento dos ligamentos colaterais do músculo poplíteo Derrame derrame articulado Edema dos platôs adiposos Leve edema ósseo tibial Medial sem fratura deu tudo isso será precisar cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucia

      Por esse relato , voce vai precisar de cirurgia para corrigir essas lesões. 

  • Hugo Leonardo de Oliveira Bezerra

    Bom dia, Dr. Diego. Sofri um acidente e em decorrência deste, fraturei o platô tibial lateralmente, devido o choque em apoiar o pé, bruscamente, no chão. Fui cirurgiado em 06/01/2822, e com 4 dias, pós cirurgia, iniciei a fisioterapia. Após liberação médica para começar a pisar, e após ter conseguido alguma mobilidade pela recuperação de movimentos, um "edema" persistente ainda me incomoda bastante. Sei que é normal, mas gostaria de saber se há algum tratamento que possa melhorar esse edema e dispersáhlo mais rápido? Antecipadamente, agradeço a atenção e resposta.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Hugo O tratamento mais efetivo é a reabiltacao adequada: fisioterapia, musculação , drenagem linfática. Movimento é a palavra de ordem 

  • Juliana

    Boa noite, Dr. Diego Ariel. Realizei operação Plato Tibial em 6/1/22. Já fiz o 1° retorno ao médico e ele liberou fisio e mobilidade do joelho. Ele falou para não por o pé no chão, porém a fisio me pediu para por sim. Eu a informei sobre a fala do médico e a msm disse que ele se referiu a eu não por peso na perna que houve a fratura. A fisio está correta? Ou fazendo o que ela me instruiu comprometo a consolidação/recuperação da minha cirurgia? Grata.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Juliana

      Provavelmente seu m medico estava se referindo a carga, que é o mesmo de por peso na perna. O pê no chão sem carga não é proibido.  

  • Francisco Cléber Fontenele Campos

    Excelente trabalho! Riquíssimo em conhecimentos , clareou todas minhas dúvidas. Deus te abençoe sempre.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Francisco

      Um elogio desses é sempre muito bem vindo, estimula a continuarmos e melhorar sempre, sinto que estou cumprindo com a minha função de promotor da saúde. Valeu mesmo. 

  • Thaina santos

    Olá doutor boa tarde ! Eu sofri uma queda na cama elástica e tive fratura multifragmentar no plato tibial na parte de trás, a princípio o meu ortopedista havia dito que eu iria precisar de cirurgia, porém depois de 1 mês consegui fazer minha TC e tirar outro raio X, e o ortopedista disse não há necessidade mais de operar e imobilizou minha perna do calcanhar até o fim da cocha direita , ele disse que meu osso está se consolidando sozinho , porém tenho uma dúvida! Ela falou que dia 24 de fevereiro apois mais 45 dias de imobilização ele vai tirar meu gesso e começar a fisioterapia, o osso pode colar com apenas 2 meses e 15 dias ? Ou corro o risco de na fisioterapia ele não estar totalmente consolidado e abrir ? Vou voltar a andar normalmente?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thaina

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Acredito que seu ortopedista fez uma previsão, mas que antes de iniciar carga, ele vai conferir através de um exame de imagem se seus ossos estão, de fato, consolidados. Quanto a voltar a andar normalmente depende de inúmeros fatores, uma delas é o tipo e a gravidade da sua fratura e a outra a qualidade da sua reabilitação. 

  • ANDRE LUIZ DO NASCIMENTO LIMA

    Olá Dr eu sofri um acidente de moto no mês 06/21 Fratura platô tibial esquerdo fiz a cirurgia no mes 07 dia 13 minha pergunta e meu médico falou q consolidou dia 24/11 e liberou para andar de moletas será q vou conseguir voltar andar pois não tenho como pagar fisioterapia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Andre

      Tudo depende da gravidade da fratura que voce teve. A fisioterapia é etapa fundamental no tratamento dos traumas. Sugiro que você tente através do INSS fazer os processos de reabilitação, do contrário existe uma chance muito forte de você desenvolver alguma sequela. 

  • Sonia Oliveira

    Boa tarde Fiz cirugia do platô tíbial perna esquerda coloquei placa e 7 parafusos hj faz 45 dias que fiz cirugia é agora a perna começou a doer no local da cirugia. Pode ser porque me viro a noite movimentando muito a perna na hora de dormir? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sonia

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Essa dor pode ser sim pelo movimento. Creio que ja esta na época de iniciar a fisioterapia para melhora dos outros tecidos avariados. 

  • Laura Marcela Campos Rodrigues

    Olá, doutor. Sofri acidente de moto e fraturei o plato tibial em 28/10 No procedimento cirúrgico foram colocados 9 parafusos e 2 placas. Já iniciei a fisioterapia, mas não consigo dobrar a perna, o máximo que consigo é na posição "sentada'. Por exemplo, quando me deito de barriga pra cima e desejo apoiar o pé na cama, não consigo dobrar o suficiente. É possível voltar a ter esse movimento? Estou desesperada! Ainda não posso colocar carga, mas sentada consigo encostar o pé no chão normalmente.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Laura

      As fraturas de Plato costumam ser graves e exigir do paciente mais tempo e dedicação no processo de reabilitação. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Pelo seu tempo de fratura ainda esta na janela de recuperação. 

  • Aliete Teixeira da Silva

    Boa noite!!! No ano de 2019 exatamebte 21 de dezemvro fui ao chão. Quando cheguei no hospital notícia que a tibia estava acabada. Precisou fazer reconstrução. Colocada hastia e 6 parafusos. Por favor qual orientação do que está acontecendo. Estou sentido a perna esquerda onde realizei a cirurgia dura. Quando ando sinto estranha como se tudo está apertando perto do joelho. Estou sentido estranha a minha perna ao caminhar e ficar deitada de lado tb é estranho. Sinto muito incômodo.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Aliete

      Pelo tempo que ocorreu eu aconselharia que voce procure um serviço de Ortopedia para avaliação e conduta. 

  • Jair días

    Quanto tempo leva pra desinchar o joelho pós cirurgia oque fazer pós cirurgia do joelho?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jair

      Existem inúmeras cirurgias que podem ser feitas no joelho e todas podem ter tempo de recuperação diferentes. Qual foi a sua cirurgia? 

  • Maiko Paim de castro

    Bom dia doutor, tive uma fratura no planalto tibial direito, fiz uma cirurgia no dia 22/11, tive alta estou em casa desde então. Miga dúvida é sobre a dor. Desde que o médico fez a cirurgia eu sinto muita dor, quanto tempo essa dor irá durar ? É normal doer tanto?, Estou deitado, não levanto pois a dor no joelho é insuportável quando movimenta, e quando estou deitado, a perna doi no corte da cirurgia, no isso. Toda essa dor é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maiko

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na história natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Se a dor é considerada por você insuportável procure conversar com seu medico para tentar investigar o motivo, veja se existem alguns medicamentos que possam ajudar a passar essa fase. 

  • Deborah leite Pimentel

    Bom dia Dr.Diego. por favor responde minha pergunta esclerose do platô tibial medial, quer dizer que quebrou-se estou com tantas dores já tomei tantos anti-inflamatórios, remédio pra dor, e no momento não consigo nem ficar em pé ,só com moleta. Porque no rx do hospital São Lucas em Vitória ES não acusou nada, e fiz outro rx na clínica Multi Imagem pelos SUS, e fui esse o diagnóstico, voltei no hospital São Lucas e de novo não deu nada, estou tantem com o dedo da mão que no São Lucas hospital de Urgência trauma não deu nada e na Clínica deu cisto ósseo no escafoide direito 4° dedo, e variância ulnar positiva. Já estou a mais de 90 dias assim e já não estou aguentando mais. Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Deborah

      Esclerose muito sugestivo de artrose, que pode ser decorrente de idade ou complicações pos traumas. Sugiro que procure um serviço especializado para fazer uma avaliação mais adequada e prosseguir com o tratamento correto. 

  • Welliso Martins da Silva

    Fiz uma cirurgia no plator tibial a uma semana, foi colocado uma placa lateral e 6 parafusos, sei que a recuperação vai ser no mínimo 6 meses. Minha pergunta é, vai ser retirado essa placa e parafusos? Qual o tempo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wellisso

      Na maioria dos casos não é necessário retirar esse material de síntese, a não ser que apresente alguma complicação. 

  • Deborah leite Pimentel

    Tive uma torção no joelho ,tornozelo e quadril, diagnóstico de rx esclerose do platô tibial medial estou com 63 anos e com muita dor. Qual é o tratamento. Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Deborah

      Aparentemente um processo degenerativo devido a idade, mas somente com esse laudo não posso emitir algo bem abalizado, sugiro que voce procure um ortopedista para fazer uma avaliação mais completa e poder fazer seu tratamento adequadamente. 

  • Sandra Regina dos Reis

    Olá Dr.Diego sofri uma fratura no Plato Tibial esquerdo com queda de moto .Estou em recuperação sem carga a 20 dias com Tala Ortopédica. MAIS ESTOU BEM E SEM DOR CONSTANTE .PEGUEI 90 DIAS DE REPOUSO ,A PERGUNTA E TRABALHO como zeladora será que vou ter problemas quando voltar a trabalhar e subir e descer escada ???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sandra

      Depende do seu processo de reabilitação , se voce conseguir fazer uma reabilitação adequada , a recuperação é praticamente de 100% e poderá fazer quaisquer movimentos que fazia antes da fratura. 

  • Risoleta Rodrigues de Albuquerque

    BOA NOITE| GOSTARIA DE SABER QUAIS SOLUÇOES PRA ESSES MEUS TRAUMAS. Técnica: Exame realizado pela técnica de fast spin echo com imagens obtidas predominantemente em T1, T2 e DP, em aquisições multiplanares, antes e após a administração endovenosa do meio de contraste paramagnético. Análise: Pequena imagem nodular com hiposinal em T1 e hipersinal em T2, de contornos regulares, sem realce pelo meio de contraste venoso, localizada na região metadiafisária distal do fêmur, medindo cerca de 8 mm, sugestiva de encondroma. Osteoartrose do compartimento medial do joelho, caracterizado por redução do espaço articular, afilamento condral difuso, com áreas de exposição do osso subcondral e edema da medular. Rotura completa do ligamento cruzado anterior. Rotura em alça de balde do menisco medial com migração para a nó intercondilar. Alterações de sinal / edema contusional do corno posterior do menisco lateral. Fratura de estresse do aspecto posterior do platô tibial lateral associado a edema da medular óssea. Edema ósseo contusional do aspecto posterior do platô tibial medial. Edema da porção súpero-lateral da gordura infrapatelar (hoffite). Estiramento da inserção femoral do ligamento colateral medial, caracterizado por espessamento e edema adjacente. Alteração de sinal com fissuras superficiais na faceta lateral da patela, sem exposição do osso subcondral (condropatia). Tendinopatia com fissuras intrassubstanciais do semimembranoso. Peritendinite dos tendões da pata de ganso.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Risoleta

      O que posso lhe dizer pelo laudo que você transcreveu é de que seu problema é cirúrgico, sendo necessária uma avaliação presencial para quantificar o grau dessa lesão. Sugiro que voce marque uma consulta com um especialista em joelho para fazer essa avaliação e a possível conduta . 

  • PRISCILA REGINA SANTOS DO ROSARIO

    Boa tarde sofri uma fratura arrancamento do bordo lateral da tibia E aumento do volume parte mole Oque seria??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Priscila

      Provavelmente uma fratura incompleta do osso da perna com um edema associado. 

  • HAMILTON DIAS COSTA

    Ola boa noite, sofri uma fratura no plator tibial ao descer uma escada, o plantonista do hospital após RM me falou que não precisaria de intervenção, mas deveria ficar sem carga, quanto tempo deverei ficar sem carga, e partir de quanto tempo posso começar a movimentar sem carga?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Hamilton

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, após esse período vem a fase de reabilitação que serve para recuperação da musculatura perdida, melhora da qualidade óssea e fortalecimento da circulação sanguínea, com melhora de edema e dor.todo esse processo tem um tempo variável, sendo bastante dependente da dedicação do paciente. É esperado que entre 6 meses e um ano a vida volte ao normal. 

  • Paulo franca

    Bom dia. Em 2017 sofri um acidente e fraturei o Platô Tibial. Foi colocado 2 pinos, porem com o passar dos anos um dos pinos, o superior, ficou com uma saliência pra fora . Tipo uma ponta, porém não atravessou a pele. Em uma consulta recentemente, em outubro deste ano de 2021, o médico me falou que tenho que retirar, a cirurgia é bem rápida segundo ele, pois afirmou por exames Rx que meu osso já colou. Será que precisarei ficar muito tempo sem poder pisar no chão se for retirado os pinos? Ou já poderei colocar carga total na perna? Abraços.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Paulo

      O material de síntese é inserido para ser retirado após a consolidação óssea, como são, em sua maioria, materiais inertes, opta-se por não submeter a pessoa a um novo procedimento para fazer a retirada. Seu retorno ao normal é rápido, uma vez que não existe fratura para recuperar ( osso ja esta recuperado) , sómente o tempo de cicatrização do corte feito.  Carga total.

  • Paulo franca

    Bom dia. Em 2017 sofri um acidente e fraturei o Platô Tibial. Foi colocado 2 pinos, porem com o passar dos anos um dos piso, o superior, ficou com uma saliência pra fora . Tipo uma ponta, porém não atravessou a pele. Em uma consulta recentemente, em outubro deste ano de 2021, o médico me falou que tenho que retirar, a cirurgia é bem rápida segundo ele, pois afirmou por exames Rx que meu osso já colou. Será que precisarei ficar muito tempo sem poder pisar no chão se for retirado os pinos? Ou já poderei colocar carga total na perna? Abraços.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Paulo

      O material de síntese é inserido para ser retirado após a consolidação óssea, como são, em sua maioria, materiais inertes, opta-se por não submeter a pessoa a um novo procedimento para fazer a retirada. Seu retorno ao normal é rápido, uma vez que não existe fratura para recuperar ( osso ja esta recuperado) , sómente o tempo de cicatrização do corte feito. 

  • Jéssica Amelia Ferreira

    Olá Dr. Sofri um acidente de moto no dia 01/09/2021. Fraturei o fêmur e tive fatura cominutiva de platô tibial grau 6. No dia 02/09 fiz a primeira cirurgia onde foi posto um fixador externo, até a lesão desinchar e poder fazer a cirurgia definitiva. Dia 10/09 fiz 2 cirurgias onde foi colocaram um pino no fêmur, no plato tibial colocaram 2 placas e 12 parafusos. O médico disse q meu joelho foi bem prejudicado por conta da minha estrutura corporal, tenho 1,72 e peso 120 kilos. Não posso por carga alguma ainda e já estou fazendo fisioterapia, mas não consigo dobrar totalmente meu joelho e não consigo levantar a perna sem auxílio. Ando com o auxílio de muletas, praticamente pulando em um pé só. Quanto tempo pode demorar para eu conseguir andar novamente?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Sua lesão foi bem grave, o que prolonga o tempo de recuperação e o peso também não ajuda. Se espera que seja um pouco mais demorado que o habitual. Leva cerca de seis meses a um ano para uma recuperação plena. No momento é seguir as orientações medicas e uma dose extra de paciência .   

  • Gilvanir

    Olá Dr, ei me acidentei de moto no dia 8 de setembro desse ano, fiz a cirurgia dia 8 de outubro agora, o médico disse que ao sair da cirurgia já poderia movimentar o joelho no dia seguinte no hospital com ajuda da minha mãe movimentei quase que completo, mas devido a um erro de comunicação entre o médico e a fisioterapeuta eu fiquei alguns dias após a cirurgia sem dobrar o joelho, e agora estou tendo dificuldade para fazer, dobrando quase nada, existe um risco de não voltar a dobrar o joelho?? foram colocados duas placas e 16 parafusos.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gilvanir

      Para mensurar isso é necessário saber o grau de gravidade da sua fratura. Na maioria dos casos, uma reabilitação bem feita leva a uma recuperação aceitável. 

  • Irlana Braga

    Boa noite dr, tive uma fratura na cabeça da tíbia, tratamento conservador faz 3 meses, já estou andando bem, ainda não subo escada normalmente, mas o que me preocupa é que meu joelho dança como se tivesse saindo do lugar e voltando, por exemplo não consigo flexionar em linha reta o joelho dar uma voltinha e volta pra posição normal, isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Irlana

      Isso que voce relata não é esperado, provavelmente existe alguma lesão ligamentar associada. Converse com seu medico assistente sobre essa possibilidade e investiguem.  

  • Laecio Vicente Cardoso da Silva

    Bom dia Dr° gostei muito dessas explicações. Fiz uma cirurgia do planalto tibial, tá com 3semanas. Estou melhorando de forma gradativo.

    • Dr. Diego Ariel

      Estou as ordens

  • Dalila lemes de oliveira

    Bom dia peso 120kg cai de 4 metros de altura fraturei a fibra platô meio que moeu o médico colocou 2 parafusos e fixador externo. Disse que vou levar 3 meses sem pisar será que em 3 meses vou estar bem e retirar esse fixador pois ele encomoda muito não consigo neim dormir com ele me ajuda

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Dalila

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável   de pessoa para pessoa. Mas isso depende de inúmeros fatores, da capacidade de cicatrização do seu organismo, do grau de severidade da lesão entre outros. Agora é paciência e seguir as orientações medicas. 

  • Arnaldo Basilio

    Ola Dr. Eu sofri um acidente de moto no dia 05-07-2021. Dai já mudei o ábito alimentar, nada de embutidos, nada remoso refrigerante e nada gorduroso. Fiz a cirurgia no platô tibial do tipo 1. no dia 19-07. Coloquei placa e um parafuso. Daí em diante alem de manter o novo ábito alimentar, passei a comer muito brócolis, tomar suco de couve. cenoura e beterraba cru, ovo cozido e leite desnatado. Com 23 dias depois comecei a fisioterapia. Na outra semana passei a leventar pesos para recuperar a massa muscular que perdi e ainda continuo. Com 1 mes e 15 dias a fisioterapeuta viu a evolução da minha recuperação e pediu para dividir o peso nas pernas, fiz e não senti nenhuma dor.logo depois comecei a dar alguns passos com ajuda do andador e da fisioterapeuta sem exagerar. com 1 mes e 20 dias já comecei andar por serca de três metros sem o andador ou muletas porém sem distribuir o peso por igual e sem exagerar, faço isto uma vez ou outra, hoje com 1 mês e 25 dias que fiz a cirurgia, não tenho dores nem inchaço. É normal esta recuperação bem rápido, ou o meu ábito alimentar comtribuiu?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Arnaldo

      Tudo contribui para recuperação e um habito alimentar saudável é bastante benéfico. Voce vem fazendo sua  reabilitação de forma adequada e isso também ajuda bastante.  

  • Franklin Inácio Mendes

    Olá doutor. Tive uma fratura exposta do platô tibial, estou em fase de recuperação e fisioterapia. Minha dúvida é quanto ao procedimento cirúrgico realizado , não foi da forma convencional na parte lateral do joelho na vertical. A minha cirurgia foi parte inferior do joelho na horizontal , gostaria de saber o porquê ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Franklin

      Existem varias técnicas de abordagem do platô, cabe ao cirurgião decidir qual a melhor via para acessar e corrigir a fratura. 

  • Elizangela Aparecida de lima Batista

    Dr e normal depois de 10 dias da cirurgia do plato tibial ter secreções nos dois últimos ponto da cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elizangela

      Depende do aspecto da secreção, se for clara não há problema algum, se for amarelada ou esverdeada, espessa, ou com odor fétido, é para se preocupar. 

  • Roney José Ribeiro Muniz

    Tive uma fratura no joelho e platô tibial grau 5 fiquei 11 meses sem poder andar agora a fratura está consolidada e foi liberado eu começar a andar mas o meu pé ao apoiar no chão dói demais é normal será que algum dia vai parar a dor estou andando com muletas e apoiando o pé no chão mas a dor no pé é intensa

    • Dr. Diego Ariel

      ja respondico em outra aba

  • Elizangela Aparecida de lima Batista

    Dr e normal depois da cirurgia do plato tibial sentir muita dor r ter o pe inchado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elizangela

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer.  

  • Eliane de Fátima Moraes Silva

    Sofri um acidente dia 13 de abril de 2021, fiz a cirurgia já estou com 4 meses mas ainda não consigo andar sem auxilio das muletas, sinto dores , a perna incha,mesmo com as fisioterapias e como estou com sobrepeso tenho medo de pisar e colocar o peso, no osso e quebrar novamente.

    • Dr. Diego Ariel

      ja respondido

  • Eliane de Fátima Moraes Silva

    Sofri um acidente dia 13 de abril de 2021, fiz a cirurgia já estou com 4 meses mas ainda não consigo andar sem auxilio das muletas, sinto dores , a perna incha,mesmo com as fisioterapias e como estou com sobrepeso tenho medo de pisar e colocar o peso, no osso e quebrar novamente.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eliane

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar , mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela. 

  • ELISABETE CRISTINA BRITTO SCHMITH

    Após queda,sinto incomodar, sensação de inchado e dormência... E se tocar um pouco mais forte, dói muito. Platô da tíbia pode estar fraturado?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elisabete

      Todo trauma pode gerar fraturas, mas só tem com ter certeza com exames de imagem. Procure um serviço de ortopedia e investigue esse seu trauma. 

  • Bruna simoes

    Boa tarde! O meu marido teve um acidente, do qual teve uma fratura dos pratos Tobias, ruptura de ligamentos e removeram.lhe o menisco. Quanto tempo irá demorar a recuperar? E quais as consequências? Poderá voltar a caminhar normalmente? Grata pela atenção e disponibilidade. Cumprimentos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Bruna

      Fratura de Plato tibial tende a ser grave e é dificil avaliar se vai haver sequelas ou não. Na maioria dos casos há uma boa recuperação e as pessoas ficam quase 100% normais. Se quiser uma opinião mais abalizada, que  mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique bem claro que é apenas um opinião. 

  • Rita de cassia silva

    Eu operei o plato tibial dia 12 de abril .ja tem 4. Meses ja estou andando sem a muleta dentro de casa so uso guando vou na rua .estou fazendo fisioterapia .queria sabe com quanto tempo posso ir p academia.a perna q operei o joelho perdeu muito a musculatura devido o tempo q fiquei sem pode apoia o pé no chão .

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rita

      Você já deve começar a trabalhar o fortalecimento muscular. Isso é fundamental nessa fase do trauma. 

  • Sabrina Borges Gonçalves Leite

    Pequena fratura cominutiva no aspecto posteriordo platô tibial lateral com sinais de impactação óssea e Pequena diástase dos fragmentos osseos. Moderado derrame articular. Desinficação das partes moles adjacentes e articulações do joelho. Espaços articulares mantidos. Poderia me dar mais detalhes doutor?ortopedista optou por tala e repouso por 30 dias.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sabrina

      Você tem um fratura no joelho com pouco desvio, seu medico optou por tratamento conservador e não cirúrgico. Deve ter avaliado que o risco beneficio da cirurgia não valia o procedimento. 

  • Jose Antonio Fortunato Dos Santos

    Fiz uma cirurgia na tibia ou fibula faz sete meses e meu pé e parte da canela e lateral da panturrilha estão sem sendibilidade e os nervos estao rigidos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola José

      Você precisa investigar se não houve alguma lesão neurológica que pode estar provocando essa sintomatologia. 

  • Marina

    Tem 5 anos que fiz cirurgia da tíbia com placa e pino agora trabalho como doméstica e estou sentindo muita dor o que devo fazer

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marina

      Deve melhorar sua musculatura. Uma reabilitação adequada melhora muito o quadro de dor. 

  • Michele

    Boa noite, meu esposo teve um acidente de moto em fevereiro de 2021, no platô tíbial, colocou placa e 4 parafusos, começou as fisio somente 3 meses depois, pois teve complicaçoes de inflamações e tinha muita dor, não consegue dobrar o joelho ainda e não apoia pois é gordinho, mas o médico ja deu alta pra ele do hospital, a cirurgia está ótima, só que ele voltou a trabalhar, ele é motorista só que a perna e o tornozelo e o pé incham muito, seria por causa do trabalho, passa as vezes 10 horas dirigindo e também não caminha sem as muletas

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Michele

      É necessario saber se seu marido fez a reabilitação adequada. Esses sintomas que ele apresenta são bem comuns nos pacientes que ainda precisam melhorar e focar na fisioterapia. Apos a formação do calo ósseo, o tempo para recuperação completa do osso, quando feita uma boa reabilitação, é de seis meses a um ano. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. 

  • Jean Viana

    Fraturei o platô da tíbia ! Após o processo de recuperação minha perna não dobra total ,fiquei com limitação ,isso enquadra em vagas PCD ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jean

      Não é a sequela, mas o grau dela que determina o direito a vagas PCD. Procure um medico para definir isso.  

  • mario luis moreira irineu

    ja fazem 14 anos desde o meu acidente e me incomoda muito a perna torta, gostaria de saber se alguma cirurgia para deixar-la reta novamente?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Mario

      Se você estiver disposto a passar por um procedimento cirúrgico complexo, há sim formas de melhorar o alinhamento da sua perna. 

  • Ilza Maria Hiker

    Fraturei a tíbia bem próximo ao joelho, fiz um cirurgia com nove pinos no dia 03/04/21. Já tenho 58 anos e tenho desgaste das cartilagem. Há indicativo que eu possa ter os movimentos da perna 100% normal? Há alguma previsão de quando tempo esse processo leva?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Ilza

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. O processo de recuperação completo de uma fratura leva de seis meses a um ano, isso é uma estimativa media.   

  • María alexandra

    tânea, mantidos e sem alterações significativa. CONCLUSÃO: - Discreto traço de fratura do côndilo tibial lateral. - Condromalácia patelar. - Pequeno derrame articular. - Degeneração do

    • Dr. Diego Ariel

      ja respondido adiante

  • María alexandra

    tânea, mantidos e sem alterações significativa. CONCLUSÃO: - Discreto traço de fratura do côndilo tibial lateral. - Condromalácia patelar. - Pequeno derrame articular. - Degeneração do

    • Dr. Diego Ariel

      respondido em outra pagina

  • Marcos Tadeu

    Sofri um acidente de moto. Após o acidente comecei a senti dores no meu joelho esquerdo. Após uma semana do acidente procurei um médico, o qual solicitou um raio-x do joelho. Continuei minhas atividades normalmente e após retornar ao médico, foi constatado pelo raio-x uma fratura da espinha do planalto tibial. Ele recomendou uma ressonância e imobilização total do joelho. Não sinto muita dor ao caminhar e por precaução não dobro o joelho para atrás. Existe a possibilidade do osso do joelho colar sozinho, só com a imobilização do joelho?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Marcos

      Fraturas necessitam de alinhamento e imobilização para se recuperarem, portanto, há possibilidades de seu osso se recuperar com a imobilização. A ressonância deve ter sido pedida para avaliar a possibilidade de lesão ligamentar. 

  • Cristine

    Boa tarde Dr! Fraturei o platô tibial há 7 meses, uns 3 dedos abaixo do joelho. Tratamento conservador, não teve desvio. Não sinto dor,apenas ainda uma ligeira diferente muscular entre as pernas Odeio academia,posso subir escadas diariamente para fortalecer? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Cristine

      A principio pode sim, mas hoje em dia existe muitos programas de exercícios que podem ser feitos em casa e ajuda no fortalecimento muscular. Boa sorte 

  • Ellen Maruska

    Oi, dr! Há um ano e meio sofri um acidente q resultou numa fratura no platô tibial. Foi posto uma placa em L com 5 parafusos e enxerto osseo. Fiz fisioterapia seguido de pilates e atualmente faço musculação para fornecimento de quadríceps e posterior de coxa. Acontece que há 5 meses o joelho tem saído do lugar, como se a placa se movesse em qq movimento leve que eu faça, como calçar uma meia, ou simplesmente qdo me movo na cama. Preciso estirar a perna pra que retorne ao lugar e sempre seguido de um estalo alto. Embora eu consiga agachar e ter todos movimentos, desses 5 meses pra ca deixei de fzr muita coisa pq ele sai do lugar. Isso é comum de acontecer? Desde já agradeço muito pela atenção. Ellen

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Ellen

      Isso não é algo esperado que aconteça. Sugiro que você procure um ortopedista para avaliação, talvez você esteja com alguma lesão ligamentar. 

  • Márcia Marcon

    Eu tenho uma fratura de 0,5 cm na região central/posterior do platô tibial medial e frissuras condrais profundas ... tenho dores e momento de choque ao caminhar que tira o meu equilíbrio.... já fiz uma cirurgia e agora apareceu isso

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Marcia

      Qual a sua duvida? Você precisa investigar essas lesões e fazer o tratamento mais adequado a elas. Tem um post no site, falando sobre lesões condrais. 

  • Jaqueane Nascimento

    Boa tarde, Dr. Diego! sofri um acidente de carro em 09/08/2020, tive fratura no platô tibial em dois locais, fratura grau 6, foram colocadas 02 placas e 11 parafusos. Iniciei a fisioterapia na mesma semana da cirurgia, ainda no hospital, em novembro/2020 o médico autorizou pisar no chão com pouca carga e em dezembro/2020, ele mandou soltar a bengala e intensificar a fisioterapia. Porém até o momento ainda não tenho segurança em pisar 100%. sinto uma dor no meio do joelho e ando mancando um pouco. Dei uma parada na fisioterapia nesse mês de maio, porque minha mae faleceu de covid e minha irmã ficou na uti com covid. Mas retomei a fisioterapia essa semana e gostaria de saber a melhor forma de ganhar resistência e mais extensão no joelho, se musculação ou hidroterapia. Pois minha fisioteraupeta não quer me liberar pra musculação ainda e diz que a hidroterapia não é o melhor pra mim. Gostaria de uma opinião sua. Já retomei ao trabalho desde novembro, já faço faxina na minha casa, mas não consigo colocar muita força na perna cirurgiada. Desde já agradeço sua atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jaqueana

      Você precisa fazer uma avaliação do conjunto ligamentar do seu joelho e se não houve lesões concomitantes com a fratura. Se estiver tudo integro, não vejo razões para você não voltar para a musculação 

  • Margarete Esteves Santos

    com quanto tempo após a cirurgia no planalto tibial pode andar normal, sinto muita dor já tenho 6 meses que fiz a cirurgia .

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Margarete

      Com esse tempo pós trauma o esperado é que você já estivesse com sua recuperação quase completa. Claro que recuperação é um fator que depende de inúmeros fatores, gravidade da lesão, tipo da lesão entre outros. Pela sua historia eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela. Veja também um serviço que trabelhe com dor, para ajudar a não cronificar isso em você, já que a dor cronica é de mais dificil tratamento.

  • guilherme gama monteiro

    Boa tarde Doutor,fraturei o Plato tibia,mais não precisei de cirurgia,ja estou em processo de reabilitaçã fazendo fisioterapia,ja faz 2mes e 18 dia pos lesão.Mais quando andou não sinto dor no joelho mai meu tornozelo doe bastente é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Guilherme

      Chamamos isso de dor referida, normal no seu caso. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. 

  • Fernando Alves Ferreira maciel

    Boa noite, esse é meu laudo, ainda não fiz a cirurgia, estou aguardando. Oq vc acha do meu caso, é muito grave??? Obg Fratura cominutiva no platô tibial lateral com maiores traços de fratura longitudinais se estendendo para superfície articular e para as eminências intercondilianas, com leve desalinhamento entre os maiores fragmentos. Fragmento ósseo interposto no espaço articular ao nível da eminências intercondilianas. Pequeno derrame articular suprapatelar. Demais peças ósseas congruentes e com atenuação normal. Espaço articulares conservados.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Fernando

      Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram (@arieldelima.diego), mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura ou não e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Laura Pupo

    Boa noite, Doutor Diego! Tenho 57 anos, sou fumante e amo rios e cachoeiras. Dia 14 de março deste ano tive um acidente doloroso entrando num rio desconhecido. Resultado: Fratura por avulsão do planalto tibial tipo1, osso "arrancado" pelo LCP que está totalmente integro. Também tive lesão de grau 2 no LCM. O primeiro ortopedista que fui, nem soube me explicar o que fazer e até ir a uma terceira consulta, com um outro médico, eu andei, dirigi, trabalhei, pisei...com dores absurdas, mas fiz tudo isso. Finalmente o último doutor foi mais claro e convincente. Me disse que é uma fratura bem rara, porém pelo diagnóstico optou pelo tratamento conservador. Estou usando um brace articulado e não colocando carga alguma nessa perna. Agora faz três semanas que estou fazendo o tratamento. Ele me pediu pra voltar em um mês, ou seja, daqui uma semana. O LCM me incomoda bastante, não são dores fortes, essa fase já passou, agora são apenas pontadas profundas. Enquanto ao osso, sei lá, às vezes acho que sai do lugar. Doutor, será que o tratamento está correto? Em quanto tempo, nesse caso, pode demorar para que osso cole e o ligamento cicatrize? Estou meio que desesperada porque dependo só de mim. Muito obrigada pela atenção!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Laura

      Supondo que as informações que voce me deu corresponde a realidade da sua lesão, eu concordo com o tratamento orientado por esse ultimo medico que lhe atendeu. A media para recuperação da lesão é de oitos semanas, podendo chegar até a seis meses. 

  • Cristine

    Fraturei o platô tibial há quase 6 meses Foi feito tratamento conservador. Já fiz 50 sessões de fisio,tenho os movimentos e não sinto dor. Porém,desde o início,a minha maio queixa foi o pé. Melhorou bastante,mas a parte de cima do pé,no arco da canela com o tornozelo me incomoda ainda , só qdo ando. Parece que trava....mas não torci nem quebrei nada aí. Qual sua opinião,o que acha Dr?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Cristine

      Não há relação entre sua fratura e essa dor, pode ser que você tenha forçado demais a musculatura da região que você refere, de qualquer forma, sugiro que você procure seu médico e tente investigar se há algo que possa estar provocando isso. 

  • Diva Paula Santos Costa

    Eu sofrir um acidente de moto há 5 meses,fraturou o platô tibial da perna esquerda,18 dias após esperando a cirurgia,optaram por fazer o tratamento conservador,voltei pra casa com o gesso passei 15 dias retirei,hoje estou fazendo fisioterapia 30 sessões já, mais sinto muitas dores no joelho e dificuldades para agachar isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Diva

      Tudo depende de quão grave foi a sua fratura. O tempo de recuperação total de uma fratura gira em torno de seis meses a um ano, portanto, voce ainda esta dentro da faixa do período de recuperação. Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar  e um possível tratamento para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela. A reabilitação ainda é sua melhor opção . 

  • FERNANDO TORRES

    Bom dia Dr. Ariel, primeiro gostaria de lhe parabenizar pela generosidade e disponibilidade do seu tempo com respostas bastante objetivas e esclarecedoras. No meu caso tive um acidente de bicicleta em dezembro de 2020, no qual foi constatado uma fratura do platô tibial lateral, de inicio o medico que me atendeu na emergência ficou em dúvida, em relação ao tratamento que deveria ser feito e me encaminhou para um especialista, que ao ver meu RX indicou a cirurgia, porém sou hipertenso e tenho colesterol alto e sou do grupo de risco em relação a pandemia, cheguei até a fazer os exames para cirurgia, mas não me senti seguro para fazer a mesma, retornei ao médico e falei para ele da minha situação e que preferia não fazer a cirurgia, fui alertado por ele das consequências caso não fizesse a mesma, ele então me indicou sessões de fisioterapia, tive uma boa melhora com a fisio, mas parei pq os casos aqui em Recife aumentaram bastante, após três meses fiz no ultimo dia 27/03 uma tomografia em que o resultado levei para o médico e ele me disse que eu teria que continuar com a fisioterapia e que não tinha previsão de alta, em seguida me deu um laudo médico para que eu desse entrada nos recursos humanos, porém o laudo fala que eu me recusei a fazer a cirurgia, minha dúvida é, isso pode me prejudicar no meu trabalho ? sou funcionário público, como devo proceder, ficaria grato com a sua opinião ou sugestão.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Fernando

      Quando você decidiu não se submeter ao procedimento cirúrgico estava implícito que estava assumindo as consequências de tal atitude. Classicamente, as fraturas de platô tibial já são per se de difícil tratamento e recuperação. O médico procedeu corretamente ao emitir o laudo, do contrario ele poderia ser responsabilizado por tratamento incorreto.  

  • Felipe Santiago

    Tive uma fratura no platô tibial da perna esquerda nível 6 no ano de 2015. A recuperação incluindo fisioterapia foi de 8 meses e foram colocados 3 placas e 16 parafusos. Atualmente, em 2021, tenho muita dificuldade para dirigir o carro, para descer e subir escadas. Perdi 30% da força da perna. Posso conseguir um laudo de PCD para usar no trabalho ou até em concurso público, conseguir um licença para estacionamento, etc?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Felipe

      Para isso você deve procurar um ortopedista para que ele faça toda a investigação e ver se você se enquadra nas qualificações necessárias para a obtenção desse laudo. A lei sofreu alguns reajustes e ai se faz necessário tais procedimentos, apenas com as informações que você me fornece não tenho como afirmar que você esta apto para receber tal laudo. 

  • Camilla

    Olá doutor Diego. Sofri um acidente em Janeiro de 2021, fraturei o platô tibial gostaria de saber quanto tempo posso colocar o pé no chão forçando? Faço fisioterapia desde o início minha perna já dobra normalmente, eu fiz um raio x pela radiografia pode perceber que o calo ósseo ainda não foi totalmente formado. Quanto tempo demora pra formar? E quando eu melhorar poderei pegar peso?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Camilla

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais.  O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, podendo até se prolongar por mais tempo se a pessoa tiver algum problema que interfira no processo. Carga só deve ser colocada no membro após a formação do calo ósseo que é quando o osso se consolida e aguenta carga. 

  • Carlos alexandre santos

    Tem tem 3 anos que fiz uma cirurgia abaixo do joelho esquerdo tibia é dói até hj ser a pq

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Carlos

      Aqui cabe vários questionamentos: qual foi a gravidade da sua fratura? Qual o tipo de tratamento foi feito? A reabilitação foi adequada? Uma complicação que pode ser encontrada pós fratura óssea, é uma condição chamada de artrose pós traumática, demanda um acompanhamento por especialista e tratamento prolongado. Procure esclarecer esse seu quadro adequadamente parra poder fazer o tratamento corretamente. 

  • Bruno

    Bom dia Dr, fazem 8 meses de pós operatório da fratura de plato tibial bicondilar (não sei o tipo), uma placa e 5 parafusos. Já conquistei toda flexão e extensão nos primeiros 3 meses e cada dia que passa estou recuperando mais. Sinto uma dor ao forçar a flexão e forçar a extensão e essa mesma dor se apresenta ao agachar. Os fisioterapeutas falam que é normal e que essa dor é passageira e irá desaparecer. Estou realizando fisioterapia e hidroterapia e logo vou recomeçar os treinos em academia. O engraçado que após alguns exercícios simples de força e alongamentos a dor praticamente desaparece. Tenho 25 anos e sou ativo, jogo futebol, corrida e outros esportes, estou crendo que é pela falta de músculos fortes que possuo essas dores. 1- Será que as dores vão passar? Pretendo tirar o material completando 1 ano de cirurgia.O cirurgião comentou pós cirurgia que deixou super bem alinhado e os fisios que olham o RX falam que a cirurgia foi muito bem feita. 2- Qual a chance que tenho de ter artrose secundária, uma vez tendo uma vida saudável, cuidando com o fortalecimento e controle de peso? . 3- Possuo crepitações no joelho e após fazer os exercícios eles praticamente somem, com o tempo vai sumir? 4- Um dos fisioterapeutas comentou sobre a aplicação do gel hilauronico para evitar e previnir a artrose secundária, qual sua opinião sobre? Desde já agradeço! Sei que você comenta que jamais volta 100%, mas eu estou sentido que voltarei 110%!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Bruno

      A confiança em si mesmo é uma das melhores coisas para uma recuperação pós trauma, isso você tem de sobra.  Pelo que você relata esta tudo correndo dentro do esperado, ou até melhor que o esperado. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Quanto a artrose não dá para prever seu aparecimento, são muitos os fatores  que podem levar à sua evolução, você está no caminho certo para prevenir seu aparecimento. O acido hialurônico é um ótimo coadjuvante para a reabilitação, converse com seu médico sobre isso, é um procedimento que deve ser realizado por médico especialista. Boa sorte 

  • suely Coelho brum

    Quanto custaria uma cirurgia do tíbia do joelho e se tem hospital para internação e se tem ambulância para remover a pessoa de um lugar para o outro

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Suely

      Infelizmente, isso são tabelas que mudam de região para região e, não sei onde você esta. Normalmente, os médicos possuem secretarias(os) que podem dar todas essas informações. Procure ver com um medico da sua localidade e da sua confiança. Tenho certeza que tudo vai ser resolvido 

  • Antonio Marcos Rismo

    Boa tarde Dr. Diego, tive uma fratura da tíbia e patela decorrente de um disparo de arma de fogo a mais ou menos 4 anos. E o meu ortopedista me deu um laudo de trauma defitinvo por que minha perna não dobrar mais que 90°. Já fiz 2 cirurgias , estou afastado pelo INSS. Fratura platô tibial.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Antonio Marcos

      Nao entendi sua duvida. Como posso ajuda-lo? 

  • Barbara

    Bom dia Doutor, gostaria de saber qual o prazo estimado pro joelho desinchar após acidente de moto com fratura do plato tibial novel 5, esta sendo usado fixador externo para estabilizar. O que podemos fazer para acelerar esse processo? Obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Barbara

      Sua fratura foi muito grave. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Não existe “aceleração “do processo. O organismo tem seu próprio tempo e é preciso respeitar isso sob pena de sofrer consequências posteriormente, quando não se faz. 

  • Delita ilza Ribeiro

    Dr Diego sofri um acidente a quase em março de 2020, quebrei o plato e tibia uso uma placa com 7 parafuso fiquei 3 meses imobilizada, depois de três meses comecei a fazer fisioterapia ,e hidroterapia voltei a andar mas isso tudo é muito lento hoje consigo dobrar o joelho a 90° mas será que tenho a possibilidade de mais movimento no joelho ? pois algumas movimentos como agachar nao consigo .

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Delita

      A recuperação pós fratura é, extremamente, dependente da dedicação do paciente, principalmente nos casos de fratura em articulações, costumo dizer que o retorno ao que era antes da fratura não acontecerá, se houver uma dedicação intensa pode-se chegar perto da normalidade. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, há que se dar mais ênfase na fisioterapia, porque ja esta atingindo o período que consideramos “normal” para recuperação completa. 

  • Aldineia Martins

    Dr Diego, sofri acidente em dezembro de 2019, fraturei a tibia e fibula,platô proximal,fiz cirurgia, foi fixada placa e pinos, consego andar, mas meu joelho tá duro e a perna perdeu a força

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Aldineia

      Acredito que faltou reabilitação no seu plano de recuperação pós fratura. Procure um serviço especializado e converse com o medico para ver o que pode ser feito para melhora desses sintomas que você refere. Talvez precise de manipulação articular e investir em fisioterapia.  

  • Mirian Mendes

    Ola Dr.Diego, desde ja agradeço a resposta. A 3 meses fui submetida a uma osteotomia da tuberosidade tibial no joelho direito para correção da patela. fiz varios tratamentos anterior a cirurgia entre eles (artroscopia, infiltrações, fisiterapia e hidroterapia) porem nada resolvia ate ser pedido uma resonância e ver que é uma condição anatômica de nascença. minha pergunta é: Como fiz a correção no direito, tambem preciso fazer no esquerdo? ou é nescessario fazer exame de imagem para ver se ha algum tipo de luxação primeiro? Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Mirian

      Muito provável que você precise de um exame de imagem para definir se o joelho contralateral também tem o mesmo problema que levou a procedimento cirúrgico do outro joelho. É necessário investigar primeiro para ter certeza que há necessidade de correção cirúrgica. 

  • Renato Campanini

    Olá Dr, Em 2dez19 passei por uma reducao do plato Schatzk VI com cominutivas. Foram colocadas 2 placas de titanio (medail e lateral com 10 parafusos ). Já estou muito bem firmenente ativo na musculacao há 3 meses qdo parei com a fisio. Claro ainda há dor qdo tempo sentado, ou aguma posicao estática. PERGUNTA Se remover as placas terei melhota?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Renato

      A função do material de síntese (placa e parafusos) é estabilizar e imobilizar o osso enquanto ele se recupera, depois disso, ele não tem mais função, na maior parte das vezes, não são retirados porque é considerado material inerte, sendo necessário um procedimento cirúrgico para sua retirada, acarretando todos os riscos inerentes ao ato cirúrgico. No seu caso não se pode afirmar que a retirada do material vai trazer algum beneficio, já que suas queixas são muito genéricas e não estão associadas diretamente a ele. A decisão de retirada é conjunta: sua e de seu médico assistente. 

  • Aline

    Boa noite, doutor! Agradeço de antemão a resposta. Tive uma fratura no platô tibial sem desvio há 5 meses, para a qual o médico optou pelo tratamento conservador. Passei 45 dias sem andar, mas ao fim desse período, fiz todas as sessões de fisioterapia sem quaisquer problemas. O osso "colou", de acordo com o médico, e já estou de alta há 3 meses. Estou andando normalmente, com algumas eventuais dores nas mudanças de tempo, mas nada muito forte e nem por muito tempo, coisa de segundos. Subir e descer escadas, pular ou agachar colocando todo o peso no joelho lesionado, entretanto, me dá muita dor. Minhas perguntas são: Isso é normal pela natureza da fratura? É imprescindível fazer musculação para a área?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Aline

      A reabilitação é um dos pilares do tratamento para fraturas. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma e a dor associada. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele, que você já vem fazendo. Fortalecimento muscular é imprescindível para uma boa qualidade óssea. 

  • RAQUEL ALMEIDA DOS REIS

    Ola doutor , boa noite , sou grata pela sua resposta no comentário anterior . não comecei a fazer a minha fisioterapia , .. Doutor , esses dias tenho observado que o movimentar a minha perna , parece que o joelho esta solto , como se tivesse deslocado , mas não sinto dor nem nada , sera que a placa deve ta querendo sair? Ou algum parafuso esta saindo ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Raquel

      Pode ser que você tenha lesionado alguns ligamentos e, por isso, esteja apresentando esse joelho “bambo”, uma ressonância magnética pode esclarecer isso. Veja com seu medico  

  • Paulo Salustiano

    Bom dia Dr eu tive um acidente de trabalho e acabei lesionando o joelho é por fim acreditava que seria normal as dores e após comecei sentir muitas dores na lateral do joelho e resolvi tirar um RX e constou(reparo de fratura do platô tibial medial com presenca de placa de compressão dinâmica em função de suporte em combinação com uso de parafusos de tração)

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Paulo

      Me diga em que posso lhe ajudar 

  • Natália Henkes

    Boa tarde Dr! Tive uma fratura no platô tibial grau 1, coloquei 3 parafusos com rodelas que formam a placa. Fiquei 45 dias sem pisar. Comecei a fisioterapia 15 dias após a cirurgia. Não fiz ressonância mas tem a possibilidade de ter rompido ou machucado os ligamentos laterais. Sinto muitas vezes que o meu joelho “dança” e não consigo ter muita firmeza na perna. Mas fora isso, o que mais me incomoda são “bolas” que ficaram ao redor do joelho, que ficam enormes quando ele incha, perdendo totalmente a anatomia do joelho. O que podem ser essas bolas? Agradeço a atenção!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Natalia

      Você deve ter alguma lesão dos tecidos moles (tendões, vasos, ligamentos). Meu conselho é que você procure seu ortopedista e tente esclarecer o que esta acontecendo contigo. Sómente com o diagnostico correto se pode prescrever um tratamento adequado. Boa sorte 

  • Rosiane

    Minha perna estar ficando muito torta ..e já fiz a cirurgia a mais de dois anos. Ficarei assim pra sempre ou tem como reverter?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Rosiane Vocé pode estar desenvolvendo uma artrose pós traumática ( necessário você confirmar com seu medico), se for o caso, tem duas situações, pode estacionar ) não evoluir    ou piorar, outro diagnóstico provável é a consolidação  viciosa, ambas as situações precisam de acompanhamento medico ,  boa sortte

  • RAQUEL ALMEIDA DOS REIS

    Ola doutor , no dia 16/10 sofri um acidente e tive uma fratura do platô tibial tipo 1 , no dia 30/10 fiz a cirurgia e foi colocado uma placa e cinco parafusos , tenho 2 meses de cirurgia , mexo o joelho bem pouco , consigo dobrar ele bem pouco , levanto ele também bem pouco , gostaria de saber pelo tempo que to de cirurgia e normal o pouco de movimento que tenho ? Obrigada desde já ..

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Raquel

      Com esse tempo pós operatório você deveria estar movimentando esse joelho em, pelo menos, 90 graus. Como esta a sua fisioterapia? A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Invista na sua reabilitação através da fisioterapia 

  • Luana

    Olá doutor! Há 20 dias sofri um atropelamento, fiz um raio x e não apontou fraturas, fiquei em casa por 15 dias de repouso, porém precisei retornar ao trabalho apesar de ainda está com dor e dificuldade pra andar, mesmo assim trabalhei em pé fazendo descarga de peso normal. Porém a 2 dias fiz uma ressonância e acabei de pegar o resultado que deu fratura subcondral impactada na área do platô tibial, e edema ósseo das medulares adjacentes, estou bastante preocupada em ter piorado meu processo de cicatrização e tenho sentido muito mais dor, é possível que tenha me prejudicado muito essa descarga de peso precoce?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luana  

      Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram (@arieldelima.diego),, mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura ou não e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Diego Farias nunes

    Bom dia dr tudo bem, sofri um fratura cominutiva no plato tibial lateral esquerdo, o médico optou por tratamento conservador ,pois teve pouco desvio é não teve afundamento. Minha fratura pelo q eu vi na resonancia foi bem leve ,na ponta do osso .ja estou é 7 semanas com um imobilizador ,não sinto dor e o local está com um pequeno inchaço. Minha dúvida é, quanto tempo e necessario eu ficar imobilizado ,é quando posso iniciar a fisioterapia. Muito obg dr.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Diego

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais.  O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de 2 (dois) a três meses, variável de pessoa para pessoa Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros.

  • Fabio Vidal da Palma

    Olá doutor. sofri um acidente de arma de fogo a onde um projetio de bala pegou na parte de tras do meu joelho e sai na frente do joelho . Aond fraturei o PLATO MEDIAL DA TIPIA. FIZ UMA CIRURGIA AOND SO FOI POSTO UM FIXADOR NA MINHA PERNA. JA ESTOU QUASE 2 MESES COM ESSE FIXADOR. AO PERGUNTAR AO MEDICO Q FEZ A CIRURGIA EM MIM ELE M FALOU Q ELE TERIA DUAS OPÇÕES PARA MINHA CIRURGIA, UMA SIMPLES E UMA MAIS DEMORADA. ELE OBTOU PELA MAIS SIMPLES AOND FOI ÓTIMO . NAO COLOQUEI NENHUMA PRACA E NEM PARAFUSOS NA CIRURGIA. SOMENTE O FIXADOR MESMO E INGERTO. GOSTARIA DE SABER A OPNIAO DO DOUTOR SE COM ESSA FRATURA EU AINFA VOU ANDAR NORMAL OU NAO, E SE MEU JOELHO VAI DOBRAR NORMAL NOVAMENTE.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabio

      Tudo depende do tipo de fratura que você teve e das lesões associadas em partes moles, sem lhe examinar e ver seus exames de imagem é complicado fazer alguma previsão. Meu conselho é que você converse com seu médico assistente e se informe melhor sobre sua fratura e , assim que possível, se dedique à fisioterapia para uma adequada recuperação. Boa sorte 

  • Rafael santos

    Olá Dr Diego sofre um acidente de moto em 6/12/17 tive múltiplas fraturas em (mid) fratura de tíbia em proximal ,diáfise,distal, fratura de fíbula proximal e distal. Foi colocado uma placa na tíbia com 6 ou 8 pinos e 3 parafusos no platô tibial. Fiz quase 100 seções de fisioterapia com exercício padrão, porém todas as vezes após seção de fisioterapia meu joelho ficava com muito inchaço e dor que não conseguia realizar no dia seguinte. Ficando assim a parte do platô medial com muita dor ao mover o tornozelo e o platô lateral onde foi feita a suturas ficando com muito inchaço e quente. Após quase 3 anos do trauma. Tenho os mesmos sintomas. Quero fazer exercícios e não consigo. Ficando no platô lateral próximo ao local de suturas e a cabeça dos para fusos e tenho dificuldades para realizar minha função no trabalho onde fico muito tempo sentado ou tenho que caminhar muito na rua. -Será que o parafuso e grande de mais?? -É que o parafuso está tendo atrito com alguma parte muscular causando infecção?? - seria o caso de trombose ou má circulação venosa, porém o sintoma de inchaço e quentura sempre acontece desde o início da fisioterapia?? -Será que está na hora de retirar esses parafusos por estarem causando este incômodo que gera essa infecção?? Entendido que foi fratura grau 5 exposta . A quase 3 anos. Poderia me dar um parecer informalmente e se outro médico pode fazer a cirurgia de retirada do material de síntese ?? Obrigado pela atenção. Grato!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rafael

      O esperado da maioria das fraturas,  é que em um ano ela  esteja totalmente recuperada. Passando desse tempo tem-se que investigar o porque da persistência dos sintomas. Nesse caso ja podemos pensar em alguma sequela. Você deve procurar um especialista em joelho, para que ele possa lhe examinar e proceder para o tratamento mais adequado, dependendo de qual for o diagnostico. Quanto a retirada de material, qualquer profissional ortopedista é capaz de fazer tal procedimento, não necessariamente o mesmo que fez a cirurgia. Espero ter ajudado 

  • ALINE

    Olá Dr Foi realizado procedimento de elevação óssea e colocação de três parafusos no meu plato tibial pois a fratura tinha afundamento , hoje apos quase dois meses realizei o exame raio x onde no laudo apresenta osteopenia e infradesnivelamento e irregularidade no platô tibial lateral , esse laudo é preocupante por ser pós cirúrgico , é normal meu osso estar com infradesnivelamento?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Aline

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. Sua fratura é considerada de alta gravidade e, per se, é preocupante. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de 2 (dois) a três meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, superação da dor no processo fisioterápico, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Cecile Luz de Souza

    Dr Diego, venho pedir aconselhamento. Tenho hoje 59 anos, e em Novembro 2018 fraturei a Tíbia direita grau 6, bem grave. (Médico disse que foi um milagre eles terem conseguido juntar os fragmentos todos.) Fui atendida rapidamente, dia seguinte já colocaram pinos, e em 4 dias, cirurgia com a colocação de 2 parafusos. Tive no hospital pontadas no peito, que foram depois diagnosticado como um infarto de grau 1. Fui observada, e no decorrer dos dias, amenizou. Saí do hospital em dezembro, e sentia minha respiração diferente. Passou janeiro a março e continuava estranha, Em abril fui a um pneumologista e na radiografia apareceu uma mancha branca em meu pulmão esquerdo. Me mandou ir para o hospital, eu estava com Quilotórax, Gordura na pleura do pulmão. Fiquei 22 dias internada, saí, e 1 mes e meio depois voltou a gordura. Fiquei mais 15 dias no Hospital do Câncer, sendo observada e fui para cirurgia por videolaparascopia. depois mais 6 meses em monitoramento. Fui liberada em maio deste ano, com cura total. Devido a tudo isso, não pude fazer direito a fisioterapia do joellho, fiz só 2 meses, ficava em casa quase não saía. Hoje, quase 2 anos após o acidente, eu estou assim: Não tirei as placas, e o joelho esquerdo ficou maior que o outro, 20% deformado, Ando quase mancando, pois meu peso na perna não suporta totalmente. Mas o pior é quando ando muito, dói, que preciso tomar analgésico, fico de molho 2 dias, subir e descer escada preciso de apoio. Meu outro joelho, (tirei o menisco há 41 anos atras e já me deu alguns probleminhas) noto que está ficando dolorido, porque acho que está aguentando mais peso do meu corpo do que o direito, e estou começando a ficar preocupada. Doutor, me ajude, e me responda: Tenho chances de recuperar minha tíbia fazendo fisioterapia agora? É melhor ficar com as placas ou tirar? Como faço para não ter problemas no outro joelho? Quero muito voltar a andar, sem dor. já agradeço imensamente Dr Diego, gratidão.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Cecile

      O ideal é que eu pudesse lhe examinar e ver seus exames de imagem, como não é possível, eu aconselharia que você procurasse seu ortopedista e visse com ele a possibilidade da retirada desse material de síntese, veja bem que isso é uma SUGESTÃO, depois disso é foco na reabilitação, para melhoria da musculatura. E há que se considerar, mais tardiamente, a possibilidade de uma prótese de joelho. Espero ter ajudado. Boa sorte 

  • Ivo lima

    Bom dia, doutor ! Fiz cirurgia de platô estou com 25 dias de operado hoje, já retirei os pontos e ferimento está cicatrizando, a pouco tempo notei uma linha saindo não é o mesmo modelo do fio dos pontos externos é tipo uma linha de coloração roxa quase azul. Isso são pontos internos sendo expulsos ? Preciso puxar ou eles saem sozinhos ? Isso é comum ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ivo

      Pelo que você descreve é provável que seu corpo esteja rejeitando algum fio usado nas suturas internas. O ideal é que você procure ajuda especializada, médica ou de enfermagem,   para avaliar a possiblidade de retirada ou não desses fios. Boa sorte 

  • Raimundo da Silva Costa Junior

    Doutor ,fraturei o platô tíbia ,já fazem 38 dias. O estou internado com fixadores na tíbia e no fêmur. Estava internado num hospital Médico do Passei 30 dias com o joelho inchado. Sem que tiv esse feito nenhum Médico do exame. A tomografia foi feita com 30 dias apos o acidente. Foi aí que o Médico do hospital falou que a lesão no joelho era grave e que teria que ser operada em no máximo 15 dias. Eles ainda não operaram. O e disseram que terei sequelas. Isso foi erro médico? Quais as possíveis sequelas?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Raimundo

      Sem ter acesso ao seu histórico clinico, seus exames de imagem e sem poder lhe examinar, é impossível para mim responder adequadamente à sua questão. Meu conselho é que você consiga uma segunda opinião de alguém que possa ter acesso a você e a todas as informações necessárias para dar uma opinião bem abalizada. Boa sorte 

  • IVANIZE DA SILVA REBOUÇAS

    Prezado Doutor Diego, Minha Mãe de 66 anos teve fratura do platô tibial após uma queda na cozinha no dia 13/07/20, ficou internada por 15 dias tomando somente anti-coagulante, estava com muito inchaço e as bolhas na pele, ela estava aguardando cirurgia, mas devido a demora e sem data prevista para a cirurgia resolvemos tirá-la do hospital pois tivemos receio do surto de covid 19 e para continuar o tratamento de forma particular , o médico autorizou a alta e receitou anti - inflamatorios e analgesicos por 1 semana e proibiu carga na perna, desde então estamos tratando em casa, o inchaço diminuiu completamente depois de algumas semanas, ela inclusive tem andado de maneira cautelosa e precoce na minha opinião, iniciamos a consulta e iremos realizar uma nova tomografia solicitada pelo novo médico, mas ela está sentindo dores , a perna está esquentando muito e a pele está fina e brilhosa, a consulta será somente em dez/20...fico preocupada está muito distante o retorno....qual o seu comentário Dr?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ivanize

      Em minha opinião vocês não deviam ter tirado sua mãe do hospital. Fraturas de platô tibial costumam ser fraturas de difícil consolidação (recuperação), carga (pisar) só deve ser feita se houver certeza que já existe calo ósseo formado no local da fratura. Quanto a esses outros sintomas, pode ser sinal de TVP (trombose venosa profunda), meu conselho é que vocês devem leva-la a um pronto socorro para ser examinada e fazer os exames próprios para ter uma diagnóstico mais preciso, o mais rápido que puderem. Boa sorte 

  • DANIELLE AMBROSINA DA ROCHA

    Boa tarde Doutor... Qual é o tempo ideal para se realizar a cirurgia no platô tibial para que não ocorra sequelas? No caso do paciente em questão ele sofreu o acidente dia 30/09/2020 e vai operar dia 06/10/2020... Grata pela atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Danielle

      Qualquer tempo é tempo para consertar fraturas. O tempo certo é antes que o calo ósseo se forme e de forma inadequada, podendo deixar sequelas. Leva cerca de dois a três meses para o calo ósseo se formar, portanto, essa pessoa a quem você se refere vai fazer a cirurgia num tempo ainda adequado para uma recuperação adequada. Boa sorte para ele ou ela 

  • Daniela

    Dr boa tarde, seu material é excelente, parabéns. Meu caso é assim a 8 meses tive um fratura plato tibial e fui submetida a cirurgia com colocação de 2 parafusos, só consegui fazer fisio 3 meses após a cirurgia, e hoje me encontro assim joelho sem flexao e extensão, fraqueza no mid, tenho limitações para subir degrau, já tenho muitas dores nas costas ao ficar em pé, não consigo destribuir o peso do meu corpo para as duas pernas pq o mid não estende tenho macha claudicante com auxílio de moletas. Não abaixo nem para fazer minhas atividades normais de dona de casa e sinto dores todos os dias nas pernas inclusive na mie. Não retornei ao trabalho desde o acidente em março de 2020, até chegar ao trabalho preciso pegar 2 ônibus para ir dois ônibus para voltar, fica muito difícil para mim já te não consigo ficar muito tempo em pé e subi degrau. .O ortopedista me afastou por mais 115 dias. E notificação do cid m25.5 + m25.5 e t93.2, e me encaminhou para a previdência social. Quero sua opinião, como especialista também, esse cid possivelmente é definitivo. Eu estou passiva a uma incapacidade?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniela

      O medico assistente examina, diagnostica e emite laudo, mas o perito é quem define a incapacidade ou não relacionada a sua profissão. Por esses códigos, acredito que ele lhe encaminhe para reabilitação. Boa sorte

  • Fagner Dias Gomes

    Olá doutor. Voltei para agradecer o esclarecimento da minha dúvida, e elogiar pelo excelente blog e conteúdo que vc tem aqui, além de responder nossas dúvidas bem rápido! Meus parabéns!

    • Dr. Diego Ariel

      Valeu Fagner!  É muito bom ter nosso trabalho reconhecido. Foi um prazer. 

  • Marilia Santos

    Ola tudo bem?Fraturei o plato tibial meu tratamento foi conservador pois foi sem desvio.Fiquei 6 semannas com ortese liberam em 6 semans para fisioterapua e carga .Nao sinto dor e estou andando sem ajyda das muletas e normal issó acomtece mesmo pq meu atestado foi de 4 meses e eu me recuperei em 8 semanas. Marilia 38 anos Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marilia

      Que privilegio ter uma recuperação rápida, parabéns. O atestado é dado de acordo  com a media de tempo que a maioria das pessoas leva para se recuperar, se o seu trabalho não envolve a necessidade de agachamentos frequentes e nem carregar peso, você pode marcar uma pericia e solicitar retorno ao trabalho, se seu médico concordar com isso, naturalmente.  

  • Fagner Dias Gomes

    Olá doutor, ótimo dia! Tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida... Uma fratura da porção anterior do platô tibial lateral, com afundamento de 5mm da superfície óssea, seria um caso de tratamento conservador ou cirúrgico ? Desde já, agradeço respostas.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fagner

      Ambas as opções são viáveis, existem várias considerações a serem feitas para indicar uma ou outra. Infelizmente, apenas com a informação de um laudo não se pode fazer a avaliação completa, necessário o exame fisico e outros exames. Espero ter respondido. 

  • Telma

    Dr. parabéns pelo material! Eu tive fratura do platô da tíbia tíbia tipo 1 e foi elegido o tratamento conservador com fisioterapia a partir da segunda semana o qual foi bastante exitoso. Na quarta semana já foi observado o calo ósseo e neste momento foi indicada a colocação de carga 50%, entre tanto, sinto dores e o joelho fica edemaciado. Existe algum tratamento além do gelo no local e esta situação normalmente permanece por quanto tempo. Obrigada pela atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Telma

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Comece a pisar de leve e observe, o melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor forte, se só sentir dor suportável , vá aumentando a carga . O osso demora cerca de dois a três meses para formar o calo ósseo e os sintomas associados demoram mais tempo para desaparecerem ( em torno de 6 meses a um ano).  A conduta é fisioterapia, analgésico uma dose extra de paciência .  

  • Hilmar Silva Ferreira

    Sofri acidente dia 19/03, operado dia 09/04 retirei o gesso dia 29/06, comecei a fisioterapia dia 01/08. A operação foi um sucesso, cicatrização ótima, minha perna não dobra,enrijeceu a patela, tendões. Como faço para movimentá-la , há algum caminho mais fácil e indolor.?? Agradeço ajuda e respostas. Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Hilmar

      A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa investir na fisioterapia para melhorar a sua mobilidade. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Você demorou a começar a reabilitação. Não existe modo fácil e indolor para resolver o seu problema, existe muito trabalho e dedicação.  Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Vá na fé e acredite 

  • Rayane Rodrigues de Almeida

    Boa tarde Dr. Me chamo Rayane tenho 26 anos. Durante 3 semana fiz exercício em casa na 4 semana comecei a sentir dores do lado do joelho. Aí procurei um ortopedista ele me pediu para fazer uma ressonância do joelho esquerdo. Fiz o resultado deu pequena fratura subcontrantral no plato tibial lateral com extenso edema ósseo e edema e edema partes moles adjacêntes sugerindo sobrecarga inicipente contropatia patelar. Pequeno cisto poplíteo. A única coisa que o médico passou para eu tomar o colágeno para fazer a fisioterapia não pula correr e nem subi e descer escadas. Só que aonde eu trabalho tenho que subir e descer escada mais de 80 vezes (trabalho no pet shop subindo cachorro). Conversei com a minha patroa para alguém subir e descer escada só que ela disse que não tem possibilidade de arrumar alguém. Para ajudar. Andei pesquisando e vi que tenho que ficar de repouso. Dr isso está certo? Preciso procurar outro médico? Me responda por favor. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rayane

      Só com essas informações não tenho como avaliar adequadamente sua fratura. Usualmente, nos casos de lesão de platô tibial, costumo tirar a carga total por 6 semanas ( não pisar com o membro afetado) e começar a fisioterapia. Você vai precisar se licenciar para poder se recuperar dessa lesão

  • Michael Souza

    Doutor boa tarde... tenho traços de fratura na epífise tibial lateral, com edema da medular óssea e dos planos adiposos adjacentes. Patela tópica com joelho em extensão. Demais estruturas ósseas e cartilagens de revestimento sem alterações, meus meniscos medial e lateral sem alterações, ligamentos cruzados e colaterais íntegros e sem derrame articular... Fui em dois médicos... o primeiro me disse que eu não precisaria engessar imobilizar nem nada, aí me passou protena (colágeno) e ibubrofeno (pq eu sinto muita dor e fica inchado) aí comecei o tratamento e a fisioterapia só que não adiantava, estava na sexta sessão e continuava as dores e eu conseguia andar só que minha perna estava fraca as vezes eu pisava e perdia a força da perna direita que é a que está lesionada... fui no segundo médico e ele me disse que eu tinha que colocar gesso e estou agora com gesso e ficarei por 30 dias, que se não resolver provavelmente terei que fazer cirurgia... queria saber se é normal eu continuar sentindo dor e se o gesso por ser pesado me prejudica na hora deu me movimentar mesmo que com muleta e com a perna sem tocar o chão, e se era necessário eu ter colocado gesso, já que o primeiro médico disse que eu não precisava... e como é a cirurgia no meu caso, se vou precisar colocar parafuso e placa...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Michael

      No caso dessa lesão que você sofreu, ambos o médicos tem razão, esse traço de fratura pode ser tratado  com ou sem gesso, a única coisa que você  não pode fazer de jeito nenhum é pisar, colocar carga no membro afetado.  

  • Estephânia Narciso Quieto

    Olá Doutor tive uma fratura no platô tibial conforme exemplo 2 só que mais fragmentada fiz cirurgia e foi colocada duas chapas conforme o primeiro exemplo só não tão comprida. Faz 75 dias já estou caminhando com uma única muleta e também sem as muletas. Só que tenho sentido dores do lado interno do joelho ao caminhar e incha bastante. Além do local ficar bem quente. Isso é normal? E o quê posso fazer para melhorar essa condição?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Estephânia

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. Embora o osso ja esteja consolidado, os sintomas associados demoram mais tempo para desaparecerem ( em torno de 6 meses a um ano), claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Tome cuidado com o aparecimento de febre e saída de secreção da ferida operatória, pode ser sinal de infecção, nesse caso procure um serviço de saúde o mais rápido possível. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Margarete garcia

    Sofri um acidente de moto no dia 20/8/2019 foi uma luxação no joelho onde romperam os ligamentos passei por uma cirurgia para colocar uma fixacao metálica externa já se passaram mais de um ano e não consigo dobrar meu joelho quando forço nas fisioterapia dói muito mesmo assim faço quatro vez na semana no ultimo RX foi dia 2/8/20 onde relata Destacamento focal da cortical óssea na porção lateral do plateau tibial .Doutor o que esse resultado do rx significa ? Esse é normal demora tanto a recuperação nesse tipo de lesão ?Tem alguma cirurgia pra acelerar o ganho de movimento ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Margarete

      Lesões multiligamentares são sempre graves e de recuperação lenta. Eu precisaria ver seus exames e fazer um exame fisico para dar uma opinião mais abalizada. Pelo seu relato você continua com lesão no ligamento, pode se preparar para levar muito tempo para se recuperar e, dificilmente, vai recuperar 100%. Sobre a cirurgia é como eu disse acima: precisaria de mais dados para poder dizer o que fazer. Voce fez Ressonância? Ela da uma medida da extensão e do tipo da sua lesão. Converse com seu ortopedista e veja suas possibilidades. 

  • Fabio

    Boa tarde Dr. Tive fratura no platô tibial fazem quatro meses.. e com mudança de temperatura para menos, tenho sentido dor, é normal e existe algum medicamento que possa ajudar? Desde já agradeço!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabio

      É muito comum nessas fraturas, os pacientes se queixarem nas mudanças de temperatura, principalmente se houver utilizado material de síntese, tipo placa e parafuso ou haste. Um analgésico comum na dose adequada, normalmente resolve isso. 

  • Daniela

    Dr. Boa Noite, em 19 de março fiz cirurgia para correção de fratura plato tibial e avulsao de lcp, foi colocado 2 parafusos, comecei as fisioterapia apenas 2 meses e meio após a cirurgia, hoje faz 5 meses e ainda tenho muitas dores e limitações já estou caminhando mas com dificuldade e auxílio das moletas, perdi um pouco de estencao e flexão no mid. Não consigo ficar muito tempo em pé, pois já estou sentindo dores no quadril e nas costas, não consigo ficar muito tempo sentada pois a perna doe é fica inchada. Não abaixo para minhas atividades diárias, não consigo subir escada, se for pisar em terreno irregular é como se faltasse perna p pisar eu ando um pouco torta, sem contar q tenho dores nas pernas no joelho a sensação de formigamento e se eu pisar tipo num buraco eu sinto um choque no joelho como q vai esticar e não estica mais, eu estou com todas as minhas atividades diárias comprometida. É normal, ou é uma sequela? Desde então eu não retornei ao trabalho, é possível que eu volte ao normal, ou vou ficar assim?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniela

      Pela sua historia seu tipo de lesão foi muito grave. A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de formação do calo ósseo dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Como em qualquer lesão grave a possibilidade de sequela pode existir, mas só pode se afirmar o aparecimento de sequela pós o tempo que mencionei, e, às vezes, até depois desse período há relatos de recuperação. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Denise

    Dr. Boa tarde , fraturei o platô tibial e tive rompimento nos ligamentos do joelho fiz uma cirurgia em julho e foi colocado 1placa e 3 parafusos além de ser reestruturado os ligamentos, fiquei de gesso 20 dias e tirei os pontos e foi colocado um mobilizador de joelho Blaice longo, tenho 3 semanas de cirurgia e em repouso, sinto o pé dormente e alguns choques na perna isso é normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Denise

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Sua cirurgia é considerada uma cirurgia de grande porte, com lesões complexas. Perfeitamente normal os sintomas que você menciona. O que vai lhe ajudar na recuperação é a fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Foco, força, fé e muita paciência é o que você vai precisar agora. Boa sorte 

  • Telma

    Dr. tive uma fratura do platô tibial 1 faz 5 dias.O médico me informou que o tratamento não era cirúrgico e sim conservador mas não colocou gesso nenhum tipo de imobilizador. Me disse que em oito dias iria reavaliar.Estou preocupada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Telma

      Usualmente, as fraturas necessitam de imobilização para prevenir movimentos que possam retirar o alinhamento ósseo, mas existem exceções. Você pode estar nesse grupo de exceções. Como não lhe examinei e nem vi seus exames de imagem não me sinto à vontade para opinar sobre conduta. Evite carga na perna fraturada e espere pela reavaliação, aproveite e converse com seu médico sobre suas dúvidas. 

  • Caroline Bonifácio

    Boa noite Dr, Meu namorado sofreu um acidente de moto em abril de deste ano, teve fratura no platô tibial e fíbula acredito que grau 5, na primeira semana foi colocado o fixador externo em uma cirurgia de emergência mas na semana seguinte foi colocado o material de síntese (placa e parafusos). Ele teve a abertura da sutura, expondo 2 parafusos da síntese( isso logo no primeiro mês de operado), hoje com 16 semanas de operado estamos acompanhando semanalmente pra limpeza e curativos pra evitar infecção, uso curativos a base de carvão ativado e faço os curativos em casa em dias alternados, não tem nenhum tipo de secreção e o ferimento está completamente limpo, ele fez uma TC pra constatar se havia alguma infecção no material e não há, o médico falou que temos que manter limpo e fechado pelo maior tempo possível, já que na TC mostrou que a consolidação está iniciada porém é cedo demais para a retirada do material. O médico falou que o prazo mínimo pra lesão dele seria de 6 meses de recuperação não podendo colocar carga na perna, mas liberou para dirigir tem 2 semanas e fazer alguns exercícios, ele não sente dores e está com a flexibilidade do joelho normal, o que eu gostaria de saber é o seguinte, é normal manter um ferimento aberto por tanto tempo, já que a consolidação não está suficientemente “boa” pra retirada ? Com esse prazo de 16 semanas o osso já deveria mostrar uma consolidação completa ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Caroline

      O maior risco de uma ferida aberta é a infecção. Sem ver o ferimento não posso dar uma opinião bem abalizada. Algumas vezes é o material de síntese que impede que o ferimento feche. As fraturas podem levar até seis meses para sofrer consolidação, portanto, seu namorado ainda esta no prazo de validade. Infelizmente, nos casos de fraturas, principalmente nas expostas há o risco de infecção, o que atrasa mais ainda a recuperação que já é longa por si só. Agora é se armar de muita paciência e determinação para vencer as etapas 

  • Giancarlo Alves

    Doutor quebrei planalto tibial grau 1 ponhei 1 placa e 6parafuso e fazem 5 meses fiz cirurgia e tem três meses de fisioterapia todos os dia só consegui dobrar o joelho até a 115 grau na posição sentado e 90 grau deitado de bruços e normal demorar assim é depois de tanto tempo assim consigo dobrar totalmente denovo me ajuda com informações

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Giancarlo Por principio as fraturas de platô tibial são graves. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. A melhor maneira de recuperar os movimentos é com a fisioterapia. Por vezes, a articulação do joelho sofre um processo chamado artrofibrose, necessitando, as vezes, de manipulação cirúrgica. Converse com seu médico e veja as alternativas. Boa sorte 

  • ANTONIO GIL SOUSA GOMES

    Olá Dr. Meu nome é Gil Gomes Jr, tenho 29 anos e 105kg e fiz uma cirurgia recente de uma fratura no platô tibial nível 1 com a colocação de 2 parafusos, ah um mês, já fiz a retirada dos pontos com 15 dias e não precisei de fisioterapia pq meu médico disse que a recuperação tem sido boa e eu estou movimentando tudo perfeitamente. Oque eu não lembrei de perguntar pq todas as vezes que eu vou para consulta, por ser em hospital público, os atendimentos são muito rápidos e eu a gente termina esquecendo oque perguntar é que: Eu poderei voltar a fazer atividades de impacto como corridas e exercícios de academia com levantamento de peso? Os parafusos precisam ser retirados depois de um tempo? E um dos parafusos eu consigo sentir por baixo da pele, pq não é até com muito músculo ou carne próximo do joelho, isso é um problema? Grato e aguardo sua resposta.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Gil

      O osso depois de consolidado, tem a mesma estrutura de antes de ser fraturado, ou seja, uma vez recuperado o osso, você pode fazer seus exercícios sem nenhum problema. A principio, todo material de síntese deve ser retirado após a completa recuperação óssea, na pratica ele só é retirado se estiver causando algum desconforto ao portador. Sentir o parafuso sob a pele não é tão difícil, pois algumas áreas dessa região tem pouca musculatura. Boa recuperação 

  • João carlos

    Olá Dr boa tarde, gostaria de fazer um(as) pergunta(s). Eu fraturei o platô tibial proximal no dia 10/11/2019 e fui submetido a uma cirurgia no dia 18/11/2019, fique internado uma semana pra fazer exames e tomar medicação e eparina sodica kk( sei nem pra que é ), e o médico colocou 2 parafusos no platô. E eu ainda sinto umas dores no joelho quando tento dar uma corrida. E eu estava indo ao médico sempre que marcava pra fazer avaliação, e por conta da pandemia no fui mais desde março deste ano. E sobre a fisioterapia eu parei de fazer tbm , só conseguir fazer uma cessão de 10. E o médico que me operou disse que eu só poderia retirar os parafusos exatamente 2 anos depois da cirurgia. Me esclarece essas minhas dúvidas por favor. Desde já agradeço...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola João Carlos

      A recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. O material de síntese serve para fixar e estabilizar a fratura, uma vez a fratura consolidada, ele pode ser retirado. Dois anos é um bom tempo para garantir que esse osso esteja totalmente recuperado. Espero ter ajudado 

  • MARA REGINA DE OLIVEIRA

    Doutor, devido a uma queda, fraturei a tíbia e a fibula (D) próximo ao tornozelo, bem como luxação. Fui operada para colocar uma chapa e 2 parafusos/ pinos. O fato ocorreu em 19 de maio, a operação no dia seguinte. Faço fisioterapia e hidroterapia. Já estou andando com carga total mas com auxílio de andador. Meu pé direito doi muito e incha quando ando, isto por um espaço pequeno. Minha dúvida é: quando irei andar sem sentir dores e sem que o pé fique inchado??? Agradeço sua atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mara

      A recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Você ainda esta na janela de recuperação, o tempo e seu empenho na fisioterapia é que vão determinar quando você vai conseguir andar sem dor e sem edema. Boa recuperação. 

  • Henrique E. Lima

    Olá, Doutor Tenho 50 anos, sexo masculino, não fumante. Em fins de abril, tive uma fratura cominutiva no Platô Tibial classificada como Schatzer 6, bem como fratura da fíbula. Houve fratura exposta com perda óssea, mas os tecidos moles não foram atingidos, e fratura não chegou a danificar a articulação (a "ponta" do osso rachou, mas não dilacerou, e o joelho está móvel e sem dor). No dia 6 de maio, uma cirurgia instalou um Ilizarov para a fratura cominutiva, e UM parafuso foi usado para fixar o platô. A fíbula não foi mexida. Dois meses depois, uma nova cirurgia foi feita para o enxerto ósseo (originado no quadril). Agora, 3 semanas depois, cirurgia parece ter sido bem sucedida, mas os médicos ainda não afirmam com certeza de que o enxerto "pegou", pois parece que ainda é cedo para isso. Minhas perguntas são: 1. É normal não mexer na fíbula? Ela está um pouco desalinhada, mas já apresenta sinais de consolidação. Ela vai ficar torta mesmo? Meus médicos acham que a fíbula é um osso sem importância, mas sinceramente não sei. 2. Eu sei que muita coisa pode dar errada, mas se não houver infecção e o enxerto ósseo for bem sucedido, qual costuma ser a previsão para a consolidação de uma fratura dessa gravidade a partir de agora? Em outras palavras, quando posso sonhar em tirar o Ilizarov? Agradeço qualquer ajuda que puder me dar aqui. Obrigado!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Henrique

      Pelo seu relato as coisas estão caminhando dentro do previsto e da normalidade. Respondendo às suas questões: 1- A fíbula só é responsável por 10% da carga no membro inferior, portanto, não vale o risco de uma cirurgia para corrigi-la, e ela consolida-se per se; 2- o tempo do Ilizzarov depende da sua recuperação e do ganho ósseo, esse tempo pode variar de 6 meses a um ano. A sua foi uma fratura considerada extremamente grave e, pelo que você comenta, a articulação esta boa, isso é uma boa noticia. Desejo uma boa recuperação para você. 

  • Ellen

    Oi, dr. Primeiramente gostaria de agradecer pelos esclarecimentos. Estou operada há 10 meses de uma fratura do platô tibial cominutiva, fiz enxerto tbm, com uma placa e 5 parafusos. Fiquei 100 dias sem carga e aos poucos fui fazendo a fisio e retomando os movimentos. Já estou com quase todos movimentos do joelho, mas me agacho e sinto dores, tbm ao andar ou qdo fico em pé por um período maior q 30 min. Ainda não recuperei a massa magra do quadríceps e gostaria de saber se em casos assim, poderei um dia parar de sentir dores, voltar a correr ao menos 15 min e pular para fzr exercícios. Eu tinha a vida ativa e temo não poder mais fzr essas simples coisas. Muito obrigada de antemão.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ellen

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Vá na fé e acredite. Fixe-se nesses atletas que sofrem lesões, muitas vezes graves, e voltam a competir em nível profissional.  

  • iran

    fiz uma cirurgia tem 17 dias , ainda não tirei os pontos , no raio x tem apenas 1 parafuso igual na imagem dois desse post , gostaria de saber oque isso quer dizer , pois o raio x só dar pra ver 1 parafuso .. eu não sei que grau eu sofri a fratura .. mim ajude por favor estou muito preocupado . muito obrigado.. que Deus vos abençoe..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Iran

      A quantidade de material usado numa fratura não é preditor de gravidade. Via de regra menos material, significa menos área fraturada. Se colocaram apenas um parafuso em você, é porque você só precisava desse material para fixar esse osso quebrado, depois é esperar que o osso se recupere. Fique tranquilo, agora a recuperação esta nas suas mãos, siga as instruções do medico e da fisioterapia e suas chances de cura são altas. Boa sorte 

  • Lenice braga

    Ola Dr Diego meu nome e lenice ,meu noivo fez um cirurgia do platô tibial tem 1 mês e 3 semanas , seu médico ainda não autorizou as terapias , ele enche os pés normal, o joelho , mais quando fica de pé a perna fica roxa , e sente uma grande pressão na perna inteira ,isso é normal?

  • Andréia Melchioretto

    Ola Dr. Eu fraturei o platô tibial mais 2 x a tibia e mais 1 x a fibula, fiquei 7 dias com fixador externo e após 2 placas e 9 parafusos, fazem 6 meses da minha cirurgia, fiz 50 sessões de fisio e tenho muita dor ainda na canela e no joelho, gostaria de.mais uma opinião médica, eu ainda ando mancando... será mais problema ou posso ainda recuperar meus movimento?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Andreia

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. A sua foi uma fratura considerada grave. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia , essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Yone P

    Boa noite Dr. Diego, tenho uma dúvida, fraturei o platô tibial tem 4 meses, desses 2 foram com gesso e já estou a 2 meses fazendo fisioterapia, aproximando das 20 sessões,porém, ainda não consigo andar sem sentir bastante dor e sem apoio, sem falar que quando fica sentada o joelho vai inchando muito e piora as dores, isso tudo é normal? Não foi preciso eu fazer cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Yone

      Geralmente fraturas do platô são graves, pois são fraturas articulares. Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador) é provável que sua fratura não tenha desvio... Mesmo sem desvio a fratura requer atenção e é comum ocorrer dores e inchaço (edema), sobretudo nos 6 primeiros meses de fratura ... tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, repouso e assim que seu ortopedista liberar, intensifique a fisioterapia...

      Boa sorte

  • Everton Ferreira

    Oi bom dia Dr. Eu fraturei a perna direita em 2015 fratura na parte superior do joelho ficando a minha patela divida em 2 partes, mas graças a Deus eu consigo andar e recuperei mais de 90% do movimento da perna ficando também a articulação reduzida, mais a perna continua fraca e com alguns estralos no joelho ao movimentar. Quando foi agora dia 25 de maio de 2020 tive outro acidente e fraturei o platô tibial da perna esquerda grau 6, fiquei 2 semanas internado utilizando o fixador externo até a cirurgia, sendo colocado 15 parafusos em minha perna, e 2 cortes cirurgicos um do lado esquerde outro no lado direito da perna esquerda. Bom queria saber de vc se no meu caso eu ainda vou conseguir andar sem apoio digo moletas ou vc acha que eu vou ter que ficar usando moletas a vida toda?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ewerton

       Sua história traumatológica é cheia de emoções. Se o seu diagnostico foi um Schatzker 6, dificilmente você vai recuperar a movimentação plena do joelho. Nunca uma fratura em região articular vai voltar 100% ao normal, como Deus fez não mais, nem mesmo uma lesão simples, numa lesão mais complexa a situação é ainda pior. Mas, na historia da medicina e da humanidade, muitos impossíveis ja aconteceram. Invista na fisioterapia, ela vai ajudá-lo na recuperação muscular e óssea. Acredite em você e na sua força. Espero ter ajudado. Boa sorte  

  • Tânia Regina Baratieri

    Olá Doutor! sofri uma queda de plano baixo e tive uma fratura na crista da tíbia, joelho esquerdo. Existe a possibilidade de cicatrizar o osso, sem fazer a cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Tania  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Existe muitas variedades de fratura, e o osso quase sempre se consolida, independente de cirurgia ou não. A questão é como ele vai se recuperar, torto? Para que uma fratura se consolide corretamente é necessário que ela esteja bem alinhada e que as pontas de uso se toquem, para criar a ponte óssea e que fique imobilizada até a recuperação completa. Então, minha resposta para você é sim, o osso pode se recuperar sem cirurgia  

  • Franciele

    Olá Dr. Diego Me chamo Franciele tiver recentemente um acidente de moto meu caso é mais parecido com número 6 . O médico q fez minha cirurgia falou q eu iria recuperar apenas 30% do joelho, pq meu joelho ficou destruído e quebrou o fêmur também. Gostaria de saber se tem como reverter esse caso e recuperar mais que 30% da movimentação do joelho ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Franciele

      Se o seu diagnostico foi um Schatzker 6, dificilmente você vai recuperar a movimentação plena do joelho. Nunca uma fratura em região articular vai voltar 100% ao normal, como Deus fez não mais, nem mesmo uma lesão simples, numa lesão mais complexa a situação é ainda pior. Mas, na historia da medicina e da humanidade, muitos impossíveis ja aconteceram. Invista na fisioterapia e acredite em você e na sua força. Espero ter ajudado. Boa sorte 

  • Gabriela Dreher

    Boa tarde! Sofri uma fratura no platô tibial há 7 semanas grau 4, fiz cirurgia, e já estou na fisioterapia colocando carga parcial! Estou muito bem, e acho que a minha recuperação está sendo um sucesso! Estou escrevendo para que as pessoas não desanimem! Só fazer o certo do tratamento que não tem erro! Siga a orientação do médico responsável! Um abraço! Adorei a matéria! Parabéns!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gabriela    

      Agradeço sua  participação, muito importante testemunhos positivos para mostrar que a recuperação é possível . Que você possa voltar a ativa logo. Valeu 

  • Daniela

    Olá dr, tudo bem... A 3 meses Sofri uma fratura tipo 4, passei 16 dias com a perna direita imobilizada aguardando cirurgia, estou com 2 meses de cirurgia. Demorei um pouco p fazer fisioterapia por conta da pandemia, estou fazendo alguns exercícios em casa, apesar de já ter ganhado uns movimentos, não consigo esticar bem a perna toda sinto dor suave, não tenho força p caminhar, não tenho estabilidade no membro e o joelho não flexiona é rigido, é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniela  

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso, dor essa que melhora com a evolução. Todos esses sintomas citados por você, são perfeitamente normais, a tendencia é irem desaparecendo com o tempo e com a intensificação da fisioterapia. Agora é foco e disciplina para a recuperação. Boa sorte 

  • Thuane Monteiro

    Olá, sofri fratura do platô tibial tipo 5 há 1 ano, já consigo andar porém mancando e ainda sinto muita dor msm fazendo fisioterapia, e só consigo dobrar 90 graus,seria o caso de procurar o médico novamente?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thuane

      A recuperação em fraturas articulares é lenta e exige muito esforço e dedicação. Nunca uma fratura em região articular vai voltar 100% ao normal, como Deus fez não mais. O arco fisiológico do joelho é de 90 graus, o resto é ganho. Uma das complicações mais frequentes pós fraturas em região articular é a artrose, você pode estar desenvolvendo essa patologia. Você deve procurar ajuda especializada, não para tratar a fratura, que já está resolvida, mas a sequela que, talvez, você esteja apresentando. Boa sorte. 

  • Mariana

    Boa noite, Dr Diego Um familiar sofreu um acidente e teve uma fratura do platô tibial + síndrome compartimental, no primeiro momento ele fez a cirurgia pra fazer a descompressão e tratar a síndrome compartimental. Nesse caso nos surgiram algumas dúvidas, em média até quanto tempo pode levar até a próxima cirurgia pra tratar da fratura e, devido a síndrome, é normal que nesse intervalo de cirurgias o membro fiquei muito roxo e inchado? Além disso, devido a síndrome pôde-se considerar que a recuperação é mais lenta? Parabéns pelo material, é muito esclarecedor Me ajudou muito a entender essa situação (enquanto leiga rs)!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mariana

      Inicialmente, é necessário esperar que a pele se recupere para se fazer o procedimento ósseo, portanto, não da para prever o tempo para a próxima cirurgia. Devido a essa complicação sofrida o tempo de recuperação vai ser mais longo. No processo do trauma alguns vasos sanguíneos são lesionados e , ocasionam esses sintomas que você relata, a medida que eles forem se recuperando essas manifestações irão desaparecer, até lá ele vai conviver com isso. A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. Nessa fase paciência e dedicação são fundamentais.       

  • Armando Braga assunção

    Olá doutor boa tarde, operei o platô tibial lado direito há 5 dias, tô sentindo muita dor e sinto muita pressão na perna. Ainda não fiz nada de fisioterapia, meu pé e meu joelho estão inchado, já posso fazer fisioterapia.? Também foi colocado uma calha na parte de baixo da perna, quando o médico me deu alta ele me disse o tem para tirar essa calha, mais esqueci e não tenho contato com ele, queria saber se já posso tirar pois está incomodando muito.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Armando

      o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Sua cirurgia ainda é muito recente, portanto, seu osso ainda esta em processo de consolidação Edema e dor fazem parte do pacote. A fisioterapia vai ajudar a melhorar essa sintomatologia, mas nessa fase você só poderá fazer calor e gelo, nada de movimentos. Mantenha o membro elevado (acima do nível do coração) para facilitar a drenagem sanguínea. Pode tirar a tala, vai lhe dar mais conforto. Paciência é fundamental para atravessar esse período. 

  • André goudard

    Olá Doutor sofri um acidente de moto e quebrei o platô tibial tipo 4 na perna direita coloquei duas chapa e 10 parafusos.ja faz 4 meses que fiz a cirurgia porém ,devido a pandemia não consegui fazer fisioterapia ja consigo andar sem moletas mas a perna incha demais ,sinto muitas dores e não consigo dobrar a perna.sinto dores na canela e tornozelo (tipo umas fisgadas) e na lateral oposta ao lado que operei.Devido a isso o que o senhor me aconselh a fazer pois sinto muita dor.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola André

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. Pelo tempo que você disse que sofreu a fratura, ja  é para existir uma  consolidação óssea, A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa iniciar a fisioterapia para melhorar a sua mobilidade, existem alguns exercícios que você pode fazer em casa mesmo. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso, dor essa que melhora com a evolução. Tente conversar com seu ortopedista e com algum fisioterapeuta que possa lhe dar algumas orientações sobre isso. Não demore, pois o tempo é crucial para evitar uma artrose nessa articulação. Força e foco é o que lhe desejo 

  • Daniel

    Boa noite. Operei o platô tibial faz um mês e meu pé ainda incha quando coloco a perna para baixo. Isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniel

      o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta nessa janela de tempo, portanto, seu osso ainda esta em processo de consolidação Edema e dor fazem parte do pacote. A fisioterapia vai ajudar a melhorar essa sintomatologia. Nessa fase paciência e dedicação são fundamentais. Boa recuperação.

  • Bárbara

    Olá boa noite doutor, eu operei o platô tibial da perna esquerda no dia 28 de abril e foi colocado placa e parafuso, porém desde que quebrei só sentia dores na canela e no tornozelo, e agora após cirurgia, o que me preocupa é que perdi o momento do pé na parte de cima, só consigo mexer para os lados e para baixo, acima do pé está como se estivesse dormente, não sinto nada. Queria saber se é normal. (Após a cirurgia me recomendaram não fazer força e nem apoiar a perna operada no chão e ainda estou seguindo a recomendação até o próximo retorno que será no dia 2)

  • João Gustavo Cardoso de Freitas

    Boa noite Dr:sofri um acidente de moto no qual o médico me disse que fiz uma fratura de plato tibial conservadora,usei uma tala por determinação do mesmo, já estou na decima sessão de fisioterapia e meu joelho limitou em 90°.Meu joelho vai voltar a dobrar normalmente?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Joao Gustavo

      Você não me disse quando foi seu acidente.Usualmente, o processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação, e as fraturas em regiões articulares são mais preocupantes. O tempo mínimo para consolidação óssea é de cerca de 2 meses. O arco fisiológico do joelho é de 90 graus, eu diria que sua recuperação esta sendo muito boa, agora com mais sessões fisioterápicas a tendência é só aumentar ainda mais seus movimentos . Boa sorte  

  • Adilson Gonçalves Gama

    Boa tarde Doutor! Fiz uma ressonância magnética e deu o resultado... "Extensa área de edema medular ósseo no platô tibial medial anterior, sem rotura da cordical, provavelmente relacionada microfraturas pelo mecanismo de trauma." Pode ser grave doutor?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adilson

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Com esse diagnostico, a conduta é repouso e não pisar, devido ao risco dessas microfraturas se tornarem uma fratura de fato. Não se preocupe, com os cuidados adequados seu osso vai se recuperar. Boa sorte 

  • Bárbara

    Também sinto dores na canela e tornozelo (tipo umas fisgadas) e na lateral oposta ao lado que operei, seria normal também?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Barbara

      Embora, você não tenha colocado muitas informações na sua mensagem, deduzi que você teve uma fratura de platô tibial, não sei o tempo que faz da sua fratura. Usualmente, o processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação, e as fraturas de platô tibial são mais preocupantes. A recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Danngelo

    Ola, sofri um acidente, fui submetido a um procedimento cirúrgico, colocado uma placa na lateral da tíbia 4 parafusos na cabeça “platô” tibial, e a tíbia em si quebrou no meio “ficou dividida igual bambu (sentido figurado) ” até no meio da canela e uma parte que ficou separado teve outra fratura que tbm seria da parte do platô pra baixo, ao total colocado 11 parafusos, o médico falou que perdi cartilagem durante o procedimento, e disse que o platô foi a mesma coisa que “pegar um copo de vidro de jogar no chão” de tanto que quebrou! sei que foi gravíssima a cirurgia, porém gostaria de saber quanto tempo aproximadamente é a reabilitação? Já sabendo que cada paciente reage de uma maneira. Sou tec de enfermagem, trabalho em UTI, gostaria de saber tempo aproximadamente que posso voltar às minha atividades se tudo ocorrer bem. Obs: tenho 23 anos. Grato!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Danngelo

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. Usualmente, as fraturas de platô tibial são mais preocupantes. A recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Aproveite e converse com seu medico para uma melhor avaliação. Espero que você supere os problemas e tenha uma boa recuperação. 

  • Cristiano Torres

    Fiz uma cirurgia no platô tibial a 1 mês e 8 dias , é normal sentir a perna lesionada um pouco quente ??

    • Dr. Diego Ariel

      OLa Cristiano  

      O processo de cicatrização é uma especie de inflamação, o que ocasiona um aumento de temperatura na região. Só não é normal se  alem do calor aparece uma área mais avermelhada que vai aumentando com o tempo e surge dor , ai pode ser que o processo esteja evoluindo para uma infecção. Nesse caso você deve procurar ajuda medica. Espero ter ajudado . Fique bem.  

  • Wellson Almeida sos Santos

    Dr. hoje tem 10 dias que operei do platô Tibial (E), em 2 ponto começou a sair sangue escuro. ai para, E normal isso ? O devo me preocupar?

    • Dr. Diego Ariel

       Olá Wellson  

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação. Pequenos sangramentos são esperados até duas semanas após o procedimento. Se você observar um aumento do conteúdo e a mudança de coloração ou odor fétido, aconselho que procure os serviços do especialista para que ele possa investigar as causas.

      Espero ter lhe respondido. Fique bem 

  • Rafaela

    Quebrei o platô fazem 6 meses coloquei uma placa e 4 parafusos. Gostaria de saber se é normal sentir dores depois de tanto tempo. Também quero saber qual tipo de material é usado nas placas, pois o médico disse que não Colocou a placa de titânio e que preciso tirar após um ano.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rafa...

      Toda fratura articular é grave, principalmente as do platô e as do pilão tibial...

      Em média, o osso demora cerca de 2 meses para consolidar... e depois vem a reabilitação fisioterápica, que pode variar de 4 a 6 meses, de acordo com o padrão de gravidade de sua fratura e com sua dedicação nas sessões de fisioterapia... Em muitos casos, de acordo com a gravidade da fratura, pode morar até 1 ano ou mais para recuperação... depois desse período, caso não tenha melhora, podemos começar a pensar em uma complicação frequente em fraturas articulares, que é a artrose pós traumática...

      Quanto ao material, os mais comuns utilizados são o aço e o titânio... 

      Em teoria, é prudente retirar o material de síntese após 1 ano...  não vejo nenhum problema na conduta do seu médico...

      Boa Sorte.

  • Diego Augusto Rolo Azevedo

    Boa noite, Dr. Diego. Quanto tempo (no mínimo) após cirurgia do platô tibial o Sr. Recomenda volta à atividade física, especialmente a corrida, do qual sou adepto? Grato

    • Dr. Diego Ariel

      Oi meu xará...

      Naturalmente, eu precisaria de muitos outros dados, para lhe dar uma resposta bem embasada. No retorno a uma atividade física de impacto, como é a corrida, deve haver a consolidação da fratura ( o osso deve estar “colado”, com um calo ósseo bem estruturado) para que não haja risco de refratura. A consolidação leva, normalmente, cerca de 6 semanas. Depois deve-se iniciar o processo de reabilitação e fisioterapia. Usualmente, essa fase dura de 4 a 6 meses.

      Mas como eu disse acima, tudo depende de vários fatores que podem interferir nessa avaliação.

      Boa sorte.

       

  • Heder candido da silva

    Oi doutor aqui eu heder vier aqui seus esclarecimentos ....doutor fixo uma cirugia de reducao do plato tibial e coloquei placa mas cinco parafuso cirugia tipo 1 .....dia 18 .02. 20 fez cinco meses da cirugia porem consigo andar mas as vezes sinto dores só posso fazer exercícios de carga com seis meses quando ando mais de um km sinto dores ....gostaria d saber se depois dos seis meses Quando voltar a poder fazer exercícios d eempático dores somem e vou poder voltar a correr.....pois hj ISO e quase impossível. Doutor....

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Heder

      Naturalmente, eu precisaria de muitos outros dados, para lhe dar uma resposta bem embasada, precisaria lhe examinar e ver seus exames de imagem para poder fazer uma avaliação adequada. Quanto mais grave o padrão da fratura, maior a chance de complicações  e mais longo o tempo para retornar as suas atividades físicas. Toda fratura articular leva um risco adicional de artrose pós traumática. 

       No retorno a uma atividade física de impacto, como é a corrida, deve haver a consolidação da fratura ( o osso deve estar “colado”, com um calo ósseo bem estruturado) para que não haja risco de refratura. Tipicamente, com a reabilitação fisioterapica, as dores tendem a melhorar, isso acontece, comumente, entre 4 a 6 meses, podendo levar até um ano . Mas como eu disse acima, tudo depende de vários fatores que podem interferir nessa avaliação.

      Boa sorte.

       

  • FABIANNO SOARES FERNANDES PRATES

    Boa Tarde Dr.,minha mãe (47 anos) sofreu um acidente de moto e fraturou o platô tibial tendo do tipo 5,com isso fizeram o uso do fixador,chegaram a marcar pra ela a cirurgia para colocar as placas que segundo o ortopedista seriam duas porém na região aonde houve a fratura as escoriações infeccionou tendo aguardar a cura da infecção assim se passando quase dois meses (ela deu entrada no dia 06/02 até hoje 24/03) com o fixador na perna,marcaram a cirurgia pra ela hoje porém na hora analisaram o raio x dela (tirado no dia 23/03) e chegaram a conclusão de que não é necessário a cirurgia mais,pois o osso estaria colando.Eu gostaria de saber do Sr, se a recuperação dos movimentos é melhor do que ela tivesse feito a cirurgia,se o tempo de recuperação é menor e se pode gerar alguma deformidade na região devido a formação do calo ósseo que prejudique o movimento de dobrar o joelho. Desde já um forte abraço pro Sr. e obrigado por compartilhar e tirar a duvidas de pessoas comuns como eu.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fabianno 

      Tipicamente a consolidação ocorre em torno de 4 a 6 semanas, podendo demorar mais de acordo com o paciente e com a fratura...

      Os procedimentos cirúrgicos servem para dar mais estabilidade enquanto o osso consolida...

      O caso da sua mãe é atípico, pois ocorreu uma infecção... daí, por segurança optou-se por aguardar... Um infecção é sempre desastroso, principalmente depois de uma cirurgia... 

      Assim, se ela teve a sorte de consolidar antes da segunda cirurgia, graças a deus...

      Agora é investir na fisioterapia e reabilitar... a reabilitação que é um dos grande divisores de águas no tratamento...

      Se não formou calo grande até agora, dificilmente formará depois...

      Até lá repouso e siga as recomendações do médico dela... Boa sorte

  • Marcela

    Boa tarde. Fiz a cirurgia de plato tibial nível 5, após 6 semana foi constatado que vou ter que tirar 2 parafusos pois estão grandes e me fazendo sentir dor do lado. Após a retirada, quanto tempo mais ou menos para recuperacao? E qual risco de se tirar o parafuso

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marcela...

      Caso já tenha ocorrido a consolidação da fratura, o retorno é quase que imediato...

      O risco é como qualquer outra cirurgia: infecção, síndrome compartimental, Pseudartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, lesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras...

      Mas se está atrapalhando, confie nos seus médicos e retire...

      Boa sorte...

  • Debora Gravino de oliveira

    Fiz uma cirurgia de plator da tibia 5 parafusos e 1 placa já fiz 7 fisio e estou com bom andamento ...joelhos ......pernas dobrando tudo na medida necessário pro tempo ....pouca dor ....mais sentir meu joelho pra dentro tipo ....volgo.....com quanto tempo consigo saber realmente se fiquei com esse desvio já comecei a faser fixação de joelhos e canela ....E cedo pra saber sobre isso ainda ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Debora...

      Geralmente depois que terminar de ocorrer a consolidação, que gira em torno de 2 meses...

  • EMANOEL Victor

    Boa noite Dr Diego. Fiz uma cirurgia da tíbia fíbula da perna direita. Passei 30 Dias com a tala e a perna ficou dura. Não consigo dobrar a perna. Fiz 10 sessão de fisioterapia mais não consigo dobrar a perna. Será que eu posso forçar em casa pra dobrar a perna

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Emanoel...

      Não recomendo fazer nada por conta própria.. sugiro realizar mais sessões de fisioterapia.... Sempre o ideal é está acompanhado com o profissional ...

  • Greyece

    Ola cai em um degrau de escada fiz uma ressonância o laudo aponto fratura metafisaria proximal da porção medial da tíbia com estenso edema osseo associado será q nescesito de cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Greyece...

      A indicação da cirurgia vai depender do traço de fratura e do desvio, ou seja, o padrão ....

      Fraturas com pouco desvio respondem bem ao tratamento conservador (sem cirurgia)

      Só pelo que você descreveu não é possível te afirmar... precisa te examinar e ver as imagens ...

  • Dheyse

    Ola dr. meu esposo fez uma cirurgia de plator tibial ha 8 dia..ele sente fortes dore..onde é controlada por meficações amalgesicas fortes..é normal essas dores constante?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Dheyse..

      Cirurgias do platô tibial são grandes, sendo bastante comum essas dores...

      Caso não consiga controlar com medicação, sugiro retornat ao seu médico ou ir no pronto-socorro...

      Boa sorte.

  • Thiago

    Outra coisa posso usar refocina?sou do interior do Ceará e minha sogra falou que era bom lava com aurueira posso fazer isso

  • Thiago

    Oi doutor tá com um seis dias que eu fiz a cirurgia de pato tibal e tem um ponto que tá sangrando e normal

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Thiago.

      Depende do tempo de cirurgia...

      Nos primeiro dias é normal a saída de um pouco de sangue... depois de 2 semanas já não é tão normal assim...

      Evite ficar usando substâncias que pode agredir a ferida... Gosto muito da sabedoria popular, contudo muitas dessas práticas não tem embasamento científico...]

      Caso não pare de sangrar perto de 2 semanas procure seu ortopedista...

  • Angelina

    Olá Dr. Diego! Tenho 26 anos e sofri um acidente que resultou em fratura no platô tibial do tipo 1 e luxação do joelho. Passei inicialmente por uma cirurgia para colocar imobilizador externo e após oito dias fui operada novamente, sendo colocados 4 parafusos para correção da fratura. Um dos médicos que me acompanhou mencionou que devo fazer uma outra cirurgia para reconstrução dos ligamentos, mas que a preocupação inicial era com a fratura. Sendo assim, após a cirurgia que colocou os parafusos fiquei sem dobrar a perna por 3 semanas. Após esse período tive retorno com o cirurgião e fui liberada para mobilização cautelosa da perna, com restrição de peso. Tenho tentado dobrar o joelho em casa, mas os movimentos estão bem limitados e sinto uma dor aguda e forte no meio do joelho quando tento forçar um pouco mais. A fisioterapia, de acordo com o meu ortopedista, será liberada no próximo retorno, que ocorrerá em 75 dias após a cirurgia. As minhas dúvidas são: em alguns casos é aconselhado essa demora mesmo para liberar a fisioterapia? Essa dor que sinto ao tentar dobrar o joelho também pode ser esperada? Quando sinto a dor devo continuar forçando ou é melhor respeitar o meu limite? A dor ao tentar dobrar o joelho vem da fratura, por tentar forçar onde foi quebrado, ou pode ser outra causa? Em relação a outra cirurgia para reconstrução dos ligamentos ela deve ser feita após recuperação da fratura ou já poderia ter sido realizada? Desde já, agradeço pela atenção!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Angelina...

      Primeiramente, sem te ver e te examinar é complicado eu tecer um opinião assertiva... mas vamos lá....

      1- O início da fisioterapia vai de acordo com o que o médico que fez a cirurgia ache seguro, não existe um tempo preconizado...

      2- Toda fratura dói, principalmente se tiver outras lesões associadas...

      3- Respeite seus limites, sempre...

      4- Pode ser da fratura, de outras lesões ou dos dois...

      5- A priori, tem que se diagnosticar quais ligamentos foram comprometidos... um bom exame complementar para tal finalidade é a ressonância magnética.. tipicamente a reconstrução ligamentar ocorre em um segundo plano, após o tratamento das fraturas...

      Qualquer dúvidas estamos às ordens.

      Boa sorte..

  • Priscila alexandra

    Olá Dr Tive uma grave fratura no platô tinham 2 placas 8 parafusos Meu joelho ainda estar bastante inchados tirei os pontos hoje e sinto muitas dores O médico me passou 10 secoes de fisioterapia mais não consigo dobrar o joelho Será que vai me prejudicar não fazer por q ta inchado e dolorido estou desesperada com medo de a perna ficar dura

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Priscila.

      Toda fratura de platô tibial é considerada grave... algumas mais graves de que as outras...

      Mesmo depois da cirurgia, um etapa fundamental é a reabilitação fisioterápica...

      É um processo demorado e muitas vezes doloroso... mas tem quer ser feito...

      No começo é bem difícil... mas com dedicação e força de vontade os resultados aparecem... mas tem que fazer..

      Depois converse com seu ortopedista quando poderá intensificar a fisioterapia...

      Boa sorte

  • Bruno Ferreira

    Boas doutor Ariel, faturei o prato da tíbia e fui operado a 8 dias, da quia mais 8 dias vou tirar os pontos , levei 3 parafusos só e não levei placa. Quanto tempo para andar sem tala agora? É quando posso voltar a trabalhar sem ter muletas?

    • Dr. Diego Ariel

      maioria das fraturas demora cerca de 2 meses para consolidar.

      Inicialmente vai começar com andando só com carga parcial (só encostando o pé no chão) e progressivamente evoluir para marcha com carga total...

      Essa reabilitação é muito variada, vai depender do perfil de sua fratura e de sua dedicação na fisioterapia... ou seja, pode varia desde 3 meses até 1 ano....

      E assim assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Contudo, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Na dúvida, procure seu ortopedista.

      Boa sorte

  • Tatiane de Oliveira Braga Brito

    DR. tem 22 dias que operei o plato tibial , foi colocado duas placas e parafusos só que meu joelho esta muito inchado e não consigo dobrar o joelho, isso e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Tatiane.

      Geralmente uma fratura leva cerca de 2 meses para consolidar, dependendo do padrão. Fraturas de platô por si só demoram um pouco mais pois são articulares e de alta energia...

      Mesmo depois de consolidada, a fratura pode evoluir com algumas complicações, como dores, rigidez e edema (inchaço)... tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite abaixar o pé e assim que seu ortopedista liberar intensifique a fisioterapia... 

      Boa sorte...

  • Suelen Borges

    Olá Dr. Diego, tudo bem? meu esposo tem 30 anos e sofreu uma queda de escada altura aproximada de 2 metros esta usando muletas a 4 semanas por indicação médica, abaixo temos o resultado do laudo, o senhor poderia ver e nos dizer a sua opinião quanto a fazer cirurgia ou não? Laudo: - Traço de fratura cominutiva no platô tibial lateral e logo abaixo das espinhas intercondilianas, com extenso edema ósseo, secundário a trauma prévio. - Há, também, edema ósseo na epífise fibular proximal. - Patela em altura habitual e normoarticulada com a superfície da tróclea femoral, com a cartilagem de revestimento sem alterações expressivas. - Menisco medial com morfologia, contornos, dimensões e intensidade de sinal conservados. - Menisco lateral com alteração de sinal, podendo corresponder a pequeno traço de ruptura no corno anterior. - Ligamentos cruzados anterior e posterior com orientações e integridades mantidas. - Ligamentos colaterais medial e lateral com orientações e integridades mantidas. - Tendões da pata anserina e do trato iliotibial com orientações e integridades preservadas. - Tendão do quadríceps e tendão patelar de espessura e intensidade de sinal habituais. - Retináculos patelares íntegros. - Derrame articular presente. - Planos musculares têm espessura e intensidade de sinal mantidas. aparece as seguintes informações:

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Suelen.

      Sem examinar e ver as imagens (figuras que vem junto com o laudo) dos exames, não posso dar a melhor conduta para o caso... 

      A indicação da cirurgia vai depender do padrão da fratura.... Geralmente fraturas que tem pouco desvio não necessitam de cirurgia na maioria dos casos... (no laudo que você mandou não tem a descrição desse desvio... por isso é importante ver as imagens e examinar presencialmente o paciente).

      Sugiro seguir as recomendações do seu médico.

      Boa Sorte.

  • ezequiel isaias dos santos

    bom dia dr, o meico me falou que esse meu problema nao tem correÇao, gostaria de saber se isso atrapalha eu jogar bola depois que fizer minha cirugia "sequela de impactação óssea no rebordo posterior do platô tibial lateral na área de carga central do côndilio femoral lateral"

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Ezequiel.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Frequentemente qualquer alteração na cartilagem articular pode gerar sequelas e atrapalhar nas suas atividades... Mas tudo vai depender do grau dessa sequela e do seu grau de atividade, pois usualmente um goleiro exige bem menos da articulação de que um jogador que jogue como ponta ou lateral...

      Boa Sorte.

  • Luis Marcelo da Silva

    Passei por uma cirurgia de joelho quebrado onde o nome é platô tibial e gostei muito da explicação realizado com essa várias fraturas numeradas onde pude entender a gravidade da minha situação. Obrigado pela orientação

    • Dr. Diego Ariel

      Precisando, sempre às ordens, mestre Luis.

  • Marcelo tostes

    Bom dia dr Diego cai de moto tive um problema no joelho,no relatório médico ele descreveu “Marcelo foi vítima de traumatismo do joelho esquerdo,evoluindo com fratura do platô tibial esquerdo, será submetido ao tratamento conservador com gesso inguinopodalico “nesse caso segundo ele não é preciso cirurgia o que o Sr tem a me dizer?é muito grave nesse caso?desde já muito obg!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Fala, Marcelo.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... Mas provavelmente, já que foi optado pelo tratamento conservador, sua fratura teve pouco desvio.. ou seja, aparentemente bom sinal e possivelmente bom potencial para evoluir de modo satisfatório... mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver 

      Boa sorte...

  • Maria Eduarda Bittencourt Bran

    Meu namorado fez uma segunda cirurgia, pôs placas na fíbula agora. O joelho está muito enchado. E os pés então, nem se fala. Não fez nem uma semana de cirurgia ainda. Mas é normal isso? O que podemos fazer pra desinchar? Será que é falta de fisioterapia mesmo?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Eduarda,

      Geralmente após qualquer cirurgia no membro inferior é comum ocorrer edema (inchaço). Para ajudar e melhorar é de bom tom elevar o membro, usar gelo e iniciar fisioterapia assim que seu ortopedista liberar...

      Infelizmente não posso definir a conduta pois precisaria examinar ele e ver os exames. Na dúvida, aconselho uma consulta com seu ortopedista para ele te avaliar pessoalmente...

      Abraço

  • Aécio dias Pereira

    Fraturei o platô tibial e passei por uma cirurgia . Foi colocado 6 parafusos e uma placa. No laudo do meu raio x está dizendo que houve redução de espaçamento pratotibial isso pode comprometer os movimentos da articulação ou com a fisioterapia previne ?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Aécio,

      Pelo que eu entendi no seu comentário,  houve uma redução do espaço articular. Se for isso, ou você já tinha isso antes da fratura e só descobriu a´πos a radiografia, ou foi devido a à sua fratura... Geralmente esse espaço permanece inalterado, mesmo com fisioterapia... NA dúvida, aconselho uma consulta com seu ortopedista para ele te explicar pessoalmente...

      Abraço

  • Roseli de Jesus Cecílio

    Gostaria de saber o valor da cirurgia plato tibial pois estou necessitando de uma cirurgia.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Roseli, 

      Cirurgia de Platô vai depender de 3 fatores: Equipe médica, Despesas Hospitalares e Material (ex: placas e parafusos...).

      Cada um dos 3 tem um preço variável, principalmente o material, que vai depender qual foi seu tipo de fratura....

      Sugiro uma consulta com seu ortopedista para ver a melhor solução para seu caso.

      Boa Sorte.

  • Ronaldo Adriano da Silva

    A minha fratura foi platô Tibial nível 5... Eu quero saber qual medicamento tomar para o tratamento de desinflamacão e dor no Joelho⁉ Já si passaram 3 meses da cirurgia estou fazendo a fisioterapia mais a dor que sinto no joelho e o bastante pra mim não poder si locomover ou receber a carga necessária pra poder si locomover... Oq faço nesse caso⁉ Tem algum medicamento que possa aliviar a dor e desinflamar o joelho que ainda continua inchado⁉

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ronaldo, 

      Realmente 3 meses já é um período considerável de tratamento. Se com esse tempo ainda está sentindo dores forte, sugiro retornar ao seu ortopedista e realizar uma nova consulta. Sem ver você nem seus exames, não vou poder ajudar corretamente.

  • Alejandro Santos da cunha

    Dr Diego fiz uma cirurgia no joelho do prato tibial tem 20 dias meu tornozelo e minha perna estão inchados é normal melhorar um pouco com eu coloco as pena para cima

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Alejandro, 

      Geralmente os primeiros dias é comum ocorrer edema (inchaço) no membro, principalmente se a perna ficar muito tempo abaixada. Ideal e deixar o membro elevado e começa a fisioterapia o mais rápido possível assim que seu ortopedista liberar...

      Boa sorte

  • Anderson

    Olá Dr. Primeiramente agradeço pelo ótimo material. Bom, tive fratura do platô tibial grau 6, 3 placas uma no plato medial, uma placa no plato lateral e uma na parte posterior da Tibia parte superior. Foram colocados 13 parafusos... A dúvida é a seguinte, já faz 27 dias que fiz a cirurgia, desde a 2 semana eu venho tentando dobrar o joelho, na cama mesmo. Sento na ponta da cama e vou tentando flexionar e alongar enquanto massageio. Meu médico disse que não posso por o pé no chão, isso não faço, porém não falou nada quanto a tentar sobrar o joelho, acabei esquecendo de perguntar à ele... Será que vou prejudicar o tratamento se eu ficar tentando dobrar por conta própria? Obs. Ele ainda não me liberou para fisioterapia, meu retorno ao médico está marcado só para o mês que vêm por isso venho perguntar. Grato, abraço

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Anderson, 

      Sua fratura foi muito grave... contudo não existe impedimento para dobrar o joelho.. único seria a dor e se seu ortopedista tivesse te proibido.. a movimentação ajuda inclusive a acelerar a cicatrização.. Só lembre de não pisar no chão.... isso atrapalharia muito o tratamento....

      Boa sorte

  • Claudete Calheiros do Nascimento

    Doutor desculpe fazer nova consulta. Tive fratura do platô tibial, fiquei 37 dias com gesso e estou há 27 sem gesso e sem por carga na perna. Só q meu pé fica inchado e só melhora qdo repouso. Qual a razão do inchaço enqto tempo isso dura?Mto obg por me atender. Felicidades!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Claudete, 

      Geralmente o edema e por dificuldade no retorno venoso ... Não existe um tempo definido para que isso para de ocorrer... Forma de ajudar a melhorar e manter o membro elevado e iniciar a fisioterapia o mais rápido possível assim que seu ortopedista liberar.

      Boa sorte

  • Natalia

    Boa tarde Dr Diego! Estou c uma paciente 73 anos fratura planalto tibial! Médico liberou após cirurgia fazer apoio na perna mas sem descarga de peso! Após duas semanas a perna da paciente está inchando e ficando com a coloração diferente! Foi passado p o cirurgião e ele disse que isso é esperado por causa do tipo da fratura!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Natália, 

      Fraturas do platô tibial são bem graves... dependendo da classificação da fratura e da energia do trauma, são esperadas algumas complicações... Ou seja, dependendo do tipo de fratura, a é possível que ocorra mudanças discretas na coloração, principalmente por dificuldade do retorno venoso e de edema... mas se persistir, deve retornar ao seu ortopedista.

      Boa sorte

  • Claudete Calheiros do Nascimento

    Agradeço ao Dr. Ariel por ter respondido minha dúvida. O doutor é mto atencioso. Grata

    • Dr. Diego Ariel

      Qualquer dúvida estamos à disposição... 

  • Robson alves

    Oi doutor ,fiz uma cirurgia no platô tibial fiquei 8 semanas com a perna mobilizada e só agora estou fazendo fisioterapia, estou muito preocupado pois a minha perna não dobra nada está dura ,qual conselho o Sr mim dar

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Robson, 

      Desculpa a demora...

      É comum ocorrer certa rigidez no joelho após o tratamento conservador (sem cirurgia)...

      A melhor conduta nesse caso é intensificar a fisioterapia. 

      Lembre, a recuperação é bastante lenta.. tenho paciente que demora até 6 a 12 meses para recuperarem a flexão normal....

      Agora é “faca nos dentes” e partir pra fisioterapia... 

      Qualquer dúvida estamos à disposição... 

  • Claudete nascimento

    Fraturei o platô tibial e no dia 23/09 foi colocado gesso. Dp de 37 dias foi retirado o gesso e tenho q ficar 40 dias sem pôr o pé no chão. Mas o joelho continua um pouco inchado. É normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Claudete,

      Fraturas do platô são fraturas muito graves...

      É comum que durante o processo de consolidação (em torno de 2 a 3 meses, dependendo do tipo de fratura), ainda ocorra um processo inflamatório...

      Outra coisa que contribui com o inchaço (edema) é a imobilização prolongada... 

      Assim a fisioterapia já ajuda na melhora desse edema...

      Caso persista dor ou o edema piore, procure seu ortopedista o mais rápido possível..

  • Salim

    Fala mestre eu operei mais ou menos 20 e começou a aparecer o parafuso da placa logo abaixo do meu joelho aonde foi colocado a placa. Isso e normal de ficar saliente na pele? Depois o organismo esconde ele?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala grande Salim,

      Após a cirurgia, a perna vai desinchando e é comum o material de síntese (placas e parafusos) ficarem salientes em áreas onde tem pouca cobertura de partes moles, como no tornozelo, perto do joelho, cotovelo e punho...

      Em alguns casos, o corpo faz uma fibrose e “esconde” o material. Mas não é o mais comum...

      Na maioria dos casos, essa saliência não leva a nenhum problema. Mas cuidado se o parafuso expor, ou seja, se furar a pele e ficar do lado de fora

      Nesse caso, procure seu ortopedista o mais rápido possível..

  • Roselynn Geovane Pereira Moreira Nascimento

    Olá fiz uma cirurgia de fratura no platô tibial já faz dois meses logo abaixo da cicatriz está inchado como uma bolsa sinto dores o q pode ser

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Roselynn,

      Pelo que descreveu, parece ser alguma secreção próxima à ferida operatória...

      As mais comuns são hematoma (sangue), secreção serosa (inflamação) e infecção (pus)... 

      Sugiro ir no seu ortopedista e mostrar a ele...

      Boa sorte e qualquer coisa estamos às ordens...

  • Edinê Alves Martins

    Fiz uma cirurgia a seis semanas, platô tibial,o médico já tirou o imobilizador,estou andando com andador, não fiz ainda fisioterapia, estou bem ,só não consigo dobrar a perna,será que com a fisioterapia vai resolver?

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Edinê...

      Na maioria dos casos a fisioterapia resolve sim..

      Por isso a importância do acompanhamento em conjunto do ortopedista e do fisioterapeuta...

      Contudo não posso garantir que vai ficar 100%.. pois vai depender muito de quão grave foi sua fratura...

      Qualquer dúvida estamos às ordens ...

  • Tamiris

    Olá,dr.Diego fraturei a platô há um ano e não consigo esticar a perna,ficou semi flexionada tem algum procedimento cirúrgico que possa fazer ela esticar totalmente, e cada vez mais parede que está encurtando a perna. A prótese para jovens que sofreu essa fatura é aconselhável pôr ela tenho 30 anos principalmente se posso fazer corrida e academia.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Tamiris,

      Existem mais de um motivo para não conseguir esticar o joelho..

      As principais são retração da cápsula e consolidação viciosa da fratura (o osso “colou” em uma posição não muito favorável).

      Tem que ver direitinho a causa... 

      Ambas tem tratamento cirúrgico, contudo não posso garantir que vai ficar 100%...

      Já quanto a prótese, pela sua idade não aconselho... quanto mais novo o paciente, pior, pois a prótese não dura para sempre e tem que ficar trocando..daí quanto mais novo, mais vezes tem que trocar...

      Qualquer dúvida estamos às ordens ...

  • Armanda

    Tive fratura do platô grau 1 45 dias de cirurgia fazendo fisioterapia já está colado o médico liberou carga progressiva. Quanto tempo para colocar o peso do corpo .pois esqueci de perguntar

    • Dr. Diego Ariel

      Fala Armanda,  

      O tempo Médio para uma boa consolidação é de cerca de 6 a 8 semanas após a cirurgia...  

      Nesse período, na maioria dos casos, já é possível a carga total...  

      Mas lembrando que cada caso é um caso...

  • Raquel

    Fiz cirurgia ja faz 6 meses, fraturei o plato tibial. Estou fazendo fisioterapia consigo dobra o joelho , quanto estou sentada consigo esticar toda perna. Mas em pé nao consigo deixar as duas pernas em linha reta. Pois ainda existe pequena curva na parte posterior do joelho. Queria saber se volta normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Raquel...  

      Dentre as muitas causas que levam a essa "curva", as principais são: a própria consolidação óssea nessa posição (osso colou curvo); e as contraturas (tipo de encurtamento) de partes moles (músculos, tendões, cápsula...).  

      Se for a consolidação óssea, é muito difícil que retorne... se for contratura de partes moles, a fisioterapia é capaz de reverter...  

  • Ernani dos santos

    Gostaria de saber quanto tempo leva pra poder começar fazer a fisioterapia já estou operado a 1 mês e meio gostaria de saber qual exercício tenho que fazer lógico devagar espeto um retorno

    • Dr. Diego Ariel

      Fala mestre.

      Isso vai de acordo com a gravidade da sua fratura e qual foi a estratégia de tratamento escolhida.

      Geralmente eu costumo iniciar entre a primeira e a segunda semana pós-operatória.

      Qualquer dúvida estamos às ordens