Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Traumatologia

Fratura do Punho (Rádio Distal)


Imagem

    O punho é a articulação que une o antebraço com a mão. Conhecido popularmente como “pulso” e “munheca”. O punho é formado pelos ossos rádio, ulna e carpo. Devido à alta prevalência de fraturas do rádio distal, frequentemente o termo fratura do punho é tido como sinônimo de fratura do rádio distal. 

    O rádio distal é segmento desse osso que mais fica próximo à mão. Para se ter uma ideia, através do rádio distal passa cerca de 80% da carga axial do punho, por isso sua importância para a articulação do punho.

    As fraturas do rádio distal estão entre as mais comuns do membro superior. Ocorrem mais de 650.000 fraturas a cada ano nos EUA. As fraturas do rádio distal representam cerca 16% de todas as fraturas tratadas nos serviços de emergência.

 

Como ocorre a fratura do Rádio Distal? O mecanismo mais comum de lesão é uma queda sobre a mão hiperestendida. Em pessoas mais jovens, as causas mais frequentes incluem queda de altura, acidente automobilístico ou lesões sofridas durante atividades esportivas. Em idosos, as fraturas geralmente são decorrentes de mecanismos de baixa energia, como uma queda da própria altura.

 

 

Quem tem maior risco de fraturar do Rádio Distal? Os principais fatores incluem sexo feminino, idade avançada (no adulto, a maior incidência é entre 60-70 anos), raça branca, uso de tabaco/cigarro e álcool, fratura prévia, histórias de quedas e presença de Osteoporose. A fratura do rádio distal tem relação direta com a evolução da Osteoporose, o que explica a maior incidência no sexo feminino dessa fratura (cerca de 5 mulheres para 1 homem).

 

 

Quais os sintomas? Dor, edema (inchaço), hematoma/equimose (mancha de coloração roxa, por extravasamento de sangue) e deformidade, além de incapacidade de mobilizar o membro superior afetado. Geralmente, o paciente dá entrada no pronto-socorro mantendo o punho junto ao corpo para tentar aliviar a dor. Em certos casos, a deformidade é tão grande que o punho fica parecido com um “dorso de um garfo”.

 

 

Como é feito o diagnóstico? Além da história clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e no planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. A tomografia é muito útil para uma melhor avaliação do padrão de fratura, principalmente nos casos de dúvida e nas fraturas articulares. 

 

 

Todas as fraturas são iguais ou existe alguma mais grave do que outras? As fraturas do rádio distal diferem entre si em termos de gravidade. Dentre os principais parâmetros, três se destacam para dizermos quão mais grave é a fratura. São eles:

1- Fraturas expostas ou lesões associadas;

2- Desvio dos fragmentos;

3- Padrão da fratura.

 

Como o padrão da fratura é classificado? Apesar de cada fratura ser diferente de uma pessoa para a outra, muitas apresentam padrões semelhantes. Tais padrões permitem criarmos uma classificação que orienta os médicos na condução do tratamento. Basicamente elas dividem as fraturas de acordo com a localização da fratura, com energia/mecanismo do trauma e de acordo com o “traço” de fratura e com o desvio dos fragmentos (número de partes). 

 

 

Como é feito o tratamento? O tratamento pode ser de duas formas: conservador (sem cirurgia) ou cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade, da idade do paciente e de alguns parâmetros, como os que citamos acima. 

 

Como é feito o Tratamento Conservador? A melhor indicação de tratamento conservador é feita nos casos de fraturas sem ou com pouco desvio. Mesmo nos casos de fratura com desvio, pode ser feita uma redução “fechada” dessa deformidade, geralmente sob anestesia. O tratamento é feito com imobilização gessada, geralmente do tipo axilopalmar, sendo sempre realizado o acompanhamento radiográfico. Entre 6 e 8 semanas, a imobilização é retirada e o paciente pode iniciar alongamentos e exercícios contra resistência leve. O retorno a um arco de movimentos e função quase normais é esperado após um período de 6 a 9 meses, podendo ser mais precoce nas crianças.

 

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? As indicações mais aceitas para o tratamento cirúrgico de fraturas agudas do rádio distal são fraturas expostas, comprometimento neurovascular associado e politraumatismo. Outras indicações são os grandes desvios, cominuição metafisária (fratura com muitos pedaços), perda óssea, incongruência entre o rádio e a ulna e falha do tratamento conservador. As demais situações devem ser avaliadas caso a caso. Dentre as principais técnicas empregadas, estão a utilização de placas, parafusos, fios (pinos) e fixadores externos.

 

 

Quais as possíveis complicações? Infecção, Pseudartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras.

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? O retorno vai depender muito da gravidade da fratura, das lesões associadas e de qual técnica de tratamento foi utilizada. Geralmente, o retorno pode variar de 6 a 12 meses. Todavia, há casos mais graves e mais complexos que necessitam de mais tempo para a reabilitação completa.

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentar



Comentários

  • Anais Marini

    Seu marido ou namorado te deixou por outra mulher? contato: Dr Emwanta é definitivamente o melhor conjurador de feitiços e seu resultado é 100% garantido. Tenho 42 anos, meu marido me deixou por outra mulher há 3 meses e desde então minha vida tem sido cheia de dor, sofrimento e tristeza porque ele foi meu primeiro amor com quem passei minha vida inteira. Um amigo meu me disse que viu depoimentos de um conjurador de feitiços chamado. Dr Emwanta que ele pode trazer seu amante de volta em 48 horas, eu ri e disse que não estou interessada, mas por causa do amor que minha amiga tinha por mim, ela consultou o grande Dr Emwanta em meu nome e para minha maior surpresa, 48 horas depois, meu marido me ligou pela primeira vez depois de três meses para dizer que sinto falta dele e que ele lamenta muito por tudo que ele me fez passar. Ele voltou para mim e agora estamos felizes juntos. Ainda não consigo acreditar porque é altamente inacreditável. Obrigado ao Dr. Emwanta por trazer meu amante de volta e também ao meu adorável amigo que intercedeu em meu nome, eu recomendo fortemente o Dr. Emwanta. Para qualquer um que esteja tendo problemas agora, aqui estão seus detalhes de contato, envie um e-mail para: (dremwanta@gmail.com) ou WhatsApp +2348163136916, boa sorte sempre a todos, smile emotion

  • Silvana Pereira da Silva

    Fraturei o punho esquerdo dia 1 de dezembro vai fazer 2 meses tirei o gesso já faz duas semanas e bao melhorei do punho a palma da minha mão tá bem sensível e rosada oque fazer pois ao amarrar meu cabelo tbm sinto dor mal consigo fiz os exercícios em casa o meu ortopedista pediu pra mimcficar colocando o punho na agua morta mais até agora não resolveu nd ainda sinto dor e ta u. Pouco inchado ainda.

  • Anais Marini

    O seu marido ou namorado trocou-a por outra mulher? contacto: O Dr. Emwanta é definitivamente o melhor lançador de feitiços e o seu resultado é 100% garantido. Tenho 42 anos, o meu marido trocou-me por outra mulher há 3 meses e desde então a minha vida tem sido cheia de dor, mágoa e mágoa porque ele foi o meu primeiro amor com quem passei toda a minha vida. Um amigo meu disse-me que viu testemunhos de um lançador de feitiços chamado. Dr. Emwanta que pode trazer de volta o seu amante dentro de 48 horas, eu ri-me e disse que não estou interessado, mas por causa do amor que a minha amiga tinha por mim, ela consultou o grande Dr. Emwanta em meu nome e para a minha maior surpresa, 48 horas depois, o meu marido ligou-me pela primeira vez ao fim de três meses a dizer que tenho saudades dele e que sente muito por tudo o que me fez passar. Ele voltou para mim e agora estamos felizes juntos. Ainda não consigo acreditar porque é altamente inacreditável. Obrigado ao Dr. Emwanta por trazer o meu amante de volta e também ao meu adorável amigo que intercedeu em meu nome, recomendo vivamente o Dr. Emwanta. Para quem está com problemas neste momento, aqui ficam os vossos dados de contacto, enviem um email para: (dremwanta@gmail.com) ou WhatsApp +2348163136916, boa sorte sempre a todos, sorriem emoção

  • Luiz Carlos Pereira Magalhães

    Eu tenho 56 anos, queria saber também se posso tomar antiinflamatório enquanto a fratura se consolida ou atrapalha no processo?

  • Luiz Carlos Pereira Magalhães

    Bom dia Dr. Tive uma fratura no rádio distal fiz a cirurgia depois de uma semana neste tempo fiquei imobilizado com gesso Axial. Fiz a cirurgia e foi colocado três fio K como nesta foto de entrada já tem 29 dias e ainda sinto um pouco de dor conforme movimento e normal e quando eles tiram os fios K. Desde já agradeço, obrigado!

  • Oliver

    Olá amigos, sou médico de profissão. Nunca acreditei em superfeshier por causa da minha experiência profissional até conhecer o Dr. Gideon, um poderoso lançador de feitiços que é incrível com o seu trabalho. Eu estava a ter problemas no meu casamento de 12 anos quando descobri que o meu marido tinha um caso com o seu colega então confrontei-o, tudo o que ele me podia dizer é que eu deveria estar pronta para o divórcio porque ele está cansado de mim, isto foi realmente surpreendente. porque daqui a dois dias recebo dele a certidão de divórcio, imploro-lhe para parar mas ele comportou-se de forma estranha, nem pensa como isso vai afetar os nossos filhos, depois falei com uma amiga sobre o meu problema e ela contou-me como estava numa situação semelhante, mas o Dr. Gideon lançou um feitiço de amor para ela que salvou o seu casamento, eu estava cético, mas realmente não quero um casamento falhado, por isso contactei o Doutor Gideon para obter ajuda depois de ele- explicar minha situação, Disseram-me o que fazer e hoje o meu marido está novamente em paz comigo e parou com todos os seus maus atos contra mim. Se tiver um problema no seu relacionamento, o Dr. Gideon é a sua última paragem para encontrar uma solução. Pode contactá-lo no WhatsApp:. +2347042191323 E-mail: drgideon611@gmail.com

  • Oliver

    O meu nome é Giovanni Centeno. Passei por momentos difíceis com diferentes homens que encontraram o amor verdadeiro e a aceitação genuína, até que conheci o meu marido, que entrou na minha vida e me amou para além das palavras que consigo explicar. Vivemos juntos durante 2 anos e éramos felizes até que surgiram muitas discussões e nos separámos. Pensei que poderia seguir em frente, mas percebi que estava profundamente apaixonada por ele e que precisava dele para sempre. Não tive outra opção senão procurar ajuda, o que me levou a contactar o Dr. Gideon, sabendo como poderia ajudar outras pessoas. Ele prestou-me atenção e fez o possível para nos reconciliar e em 48 horas o resultado manifestou-se e voltou para mim e eu reinventei as coisas. Agora o amor e a felicidade foram restaurados e tudo o que posso dizer é que aprecio muito o Dr. Gideon por ser altruísta em ajudar-me a mim e aos outros, contacte-o agora ele responderá WhatsApp: +2347042191323 E-mail: drgideon611@gmail.com

  • Eduardo

    Boa noite doutor,fiz cirugia do radio dia 19/9 há vai fazer 2 meses,já estou fazendo fisioterapia, gostaria de saber se posso jogar futebol e se posso comprar alguma proteção para o pulso,tipo alguma munhequrira só por preoquaçao casa eu caia jogando.

  • Alcides José Fernandes

    Doutor boa noite, eu sofri uma queda e tive uma fratura fragmentada do rádio distal no dia 21/08/24 fiz a cirurgia, e após 65 dias foi retirado os fios Kirchner que foi colocado na cirurgia o problema é que do dia 21/08 até hoje minha mão continua inflamada e inchada e os meus dedos não fecham direito e eu gostaria de saber porque eu não posso tomar anti-inflamatório para diminuir a inflamação da minha mão? o médico disse que eu não posso tomar anti-inflamatório, mas se já foi retirado os fios de Kirchner meus ossos já estão consolidados, então por que eu não posso tomar anti-inflamatório ainda vou ficar com essa mão inchada até quando? Eu sei que durante o processo de cicatrização eu não podia tomar anti-inflamatório porque retarda a cicatrização dos ossos tudo bem mas agora já foi cicatrizado meus ossos e mesmo assim eu não posso tomar anti-inflamatório? O meu ortopedista só passou cefalexina e rifocina para passar no local da cirurgia, mas não recitou o anti-inflamatório para minhas mãos está certo doutor?

  • Juliano Queiroz pires

    Quebrei a rádio distal e fiquei 15 dias com tala fiz raio-x e o médico disse que o desvio estava aceitável então colocou gesso por mais 2 semanas então refiz o raio-x e constatou q teve um desvio maior e recomendou fazer a cirurgia, porém a cirurgia não tem vaga pra ser feita de imediato ,tem como fazer a cirurgia para alinhamento da rádio após um período de maior tempo tipo com 60 dias do acontecido?

  • Felipe

    É normal ficar sequela já tem 3 meses que eu fiz a cirurgia de rádio digital eu não consigo mexer meus dedos ainda

  • Alice Petit

    Estou muito feliz por recomendar o Dr. Emwanta a todos os que realmente precisam de ajuda para reparar o seu relacionamento e casamento desfeitos. Encontrei o Dr. Emwanta online. Eu precisava desesperadamente de ajuda para trazer a minha ex-mulher de volta. Ela trocou-me por outro homem. Tudo aconteceu tão rápido e eu não tinha nada a dizer sobre a situação. Ela simplesmente deixou-me após 3 anos do nosso casamento sem qualquer explicação. Fiquei muito preocupado e não consegui comer até entrar na Internet e encontrar testemunhos sobre o Dr. Emwanta, por isso decidi contactar o Dr. Emwanta através do seu WhatsApp. Expliquei-lhe tudo para que ele me pudesse ajudar a lançar um feitiço de amor para nos ajudar a voltar a ficar juntos. Pouco depois de ele ter feito o feitiço, a minha mulher começou a enviar-me mensagens de texto e a ligar-me novamente. Ela disse que lamentava e disse que eu era a pessoa mais importante da vida dela e ela sabe disso agora. também pode contactá-lo agora para obter ajuda urgente. WhatsApp/Envie-lhe uma mensagem de texto: +2348163136916 ou envie-lhe um e-mail: dremwanta@gmail.com

  • Lucas

    Fraturei a região do rádio distal e fiz uma cirurgia há 6meses com colocação de placa de Titanium e 11 pinos. Fiz fisio por 2 meses e fui liberado. Estou com força e movimentos normais, sinto apenas dores no antebraco e punho quando chego ao final do dia rralisando muita atividade com as mãos e movimentos.. Hoje completando 6 meses acordei com uma coceira muito forte na região da cicatriz onde está a placa, nehum sintoma como dor, rubor, apenas coceira e um inchaço bem rígido na região da fratura. Coloquei gelo e começou a desinchar, o que pode ter sido? Me orienta buscar alguma ajuda?

  • Eduardo

    Fiz curugia do radio e colocou 10 parafusos, fio k e etc, o medico mandou tirar axrala com 5 semanas,estar correto isso?

    • Dr. Diego Ariel

      oi, Edu! Então, sobre a remoção da tala após 5 semanas, isso pode estar certo, sim. O tempo para tirar a tala ou imobilização em fraturas do rádio (ou outras fraturas tratadas cirurgicamente com parafusos e fio de Kirschner) costuma variar. Em geral, o osso começa a consolidar em torno de 4 a 6 semanas​.

      A decisão de retirar a tala com 5 semanas pode indicar que o médico observou sinais de boa consolidação e está buscando iniciar mobilizações para evitar rigidez. É bem comum que após a retirada da imobilização se recomende fisioterapia para recuperar a força e a mobilidade do punho e antebraço​.

      Minha sugestão é seguir direitinho a orientação do seu ortopedista e, se ficar na dúvida ou sentir desconforto, não hesite em retornar para ele avaliar novamente. Iniciar a reabilitação o quanto antes pode ser bem importante nesse tipo de caso :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Marisa Ferreira Borges

    Quebrei meu punho 2 lado no faz 5 meses no punho não sinto nada mas meus dedossinto dor e fica inchado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marisa...

      Bem, tem que dedicar um pouco à fisioterapia... 

      Conseguiu fazer?

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • JONATHAN SANTOS LEMOS

    Me chamou Jonathan, tenho 30 anos. Eu fiz uma cirurgia de rádio onde coloquei placa e pinos, após quantos dias da cirurgia dou início a fisioterapia?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jonathan! Beleza, cara? Olha, a fisioterapia geralmente começa logo nas primeiras semanas após a cirurgia, dependendo de como está sua recuperação. No caso de fraturas com placas e pinos, a orientação é iniciar o quanto antes, com exercícios leves e sem carga (sem apoiar o braço), para prevenir a rigidez e manter a mobilidade.

      Geralmente, entre 7 e 15 dias após a cirurgia, quando os pontos estão cicatrizando bem, já pode iniciar a fisio leve. Claro, tudo depende de como foi a cirurgia e se o seu ortopedista deu sinal verde. Ele vai avaliar se a mobilização não vai prejudicar a recuperação.

      Então, consulta o médico que te operou pra alinhar direitinho o início da reabilitação. Essa fase é importante pra evitar complicações e garantir que o braço volte a funcionar bem... Qualquer coisa, é só chamar! 

      :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Regina

    Boa tarde, Dr fraturei o rádio distal sem cirurgia fiquei 4 semanas com tala gessada ok tô fazendo fisioterapeuta voltou os movimentos melhorou muito a rigidez dos dedos minha duvida é pq meu ombro dói muito é normal??? O que posso fazer ......obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Regina, tudo bem? :)

      Então, essa dor no ombro que você está sentindo pode sim estar relacionada ao período de imobilização. Durante as semanas que ficou com a tala, o braço acabou ficando parado e, sem o movimento adequado, pode ter ocorrido um certo "bloqueio" ou até mesmo uma sobrecarga na musculatura do ombro e pescoço.

      Além disso, é comum que, para proteger a região do punho, a gente acabe usando uma postura mais rígida e compensando o movimento com o ombro – o que pode causar essa dor.

      Sugestão? Continue com a fisioterapia e, se possível, peça ao fisioterapeuta para dar uma atenção extra ao ombro, com alongamentos e mobilização leve. A aplicação de compressas quentes ou uso de anti-inflamatório (se o seu médico permitir) pode ajudar a aliviar também.

      Se a dor persistir ou aumentar, é bom dar uma passada no ortopedista, só pra garantir que está tudo certinho :).

      Qualquer coisa, é só chamar! Abraço e boa recuperação!

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Cosme Rodrigues

    Boa Noite, Dr. Há 60 dias fraturei o 3° metacarpo fui orientado pelo médico ortopedista a fazer um tratamento conservador. No entanto o profissional do gesso colocou a tala gessada muito apertada, daí minha mão inchou bastante, fui orientado pelo médico a retirar, só que da segunda vez foi colocado de maneira que não prendeu os dedos. Depois de 45 dias o médico mandou retirar e fazer fisioterapia, esperei mais 5 dias fiz um raio X levei até a fisioterapia que mandou colocar mais 20 dias no gesso,o profissional do gesso olhou e se disse que pelo tempo já estaria consolidado, eu pergunto, Dr. O que fazer neste caso? Desde já agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cosme, tudo bem? :)

      Vamos lá: geralmente, uma fratura no 3º metacarpo consolidaria em cerca de 6 a 8 semanas, mas o processo pode variar um pouco, dependendo do tipo de fratura e do tempo correto de imobilização. Pelo que você contou, houve alguns ajustes no gesso que podem ter complicado um pouco o curso natural de recuperação.

      Agora, se após 45 dias de imobilização o médico mandou retirar e a fisioterapia pediu mais 20 dias de gesso, isso pode indicar que ele quer garantir uma consolidação mais segura. No entanto, também é verdade que, a essa altura, o osso provavelmente já estaria consolidado, especialmente se não houve complicações no meio do caminho.

      Minha sugestão é retornar ao ortopedista com o novo raio X em mãos para ele avaliar a situação atual. A imagem vai mostrar se o osso já está colado e pronto para iniciar a fisioterapia. Imobilizar além do tempo necessário pode prejudicar a mobilidade, então a fisioterapia é fundamental para recuperar a força e a função da mão.

      Qualquer coisa, dá um retorno pra gente e boa recuperação! Vai dar certo, Cosme :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Ezequiel

    Bom dia Dr. quebrei o rádio esquerdo no dia 08/09 e tive a cirurgia feita no dia 14/09, foram colocados placa dcp com 6 parafusos corticais e 1 fio de kirschner 2.0, hoje tem um mês depois da cirurgia, minha mão está menos inchada que antes, mas ainda está. Consigo fazer poucos movimentos com a mão e dedos. O dedo médio fica um pouco dormente, o indicador um pouco mais e o polegar demais que chega doer e não sentir direito o tato ao encostar algo nele. E essa dormência vêm um pouco pela mão na direção desses 3 dedos. Por favor, todas estas coisas são normais?

    • Dr. Diego Ariel

      fala, Ezequiel! Olha, tudo o que você descreveu pode ser parte do processo normal de recuperação, mas também é importante ficar de olho em alguns sinais.

      o inchaço e a dificuldade de movimento são comuns depois de uma cirurgia no punho, especialmente em fraturas com colocação de placa e parafusos. Isso porque a inflamação local pode demorar semanas para regredir totalmente. Agora, essa dormência e a falta de sensibilidade nos dedos indicam que pode haver alguma compressão nervosa – o nervo mediano ou o ulnar podem estar envolvidos.

      não quer dizer que seja algo grave, mas é bom você mencionar isso para o seu ortopedista na próxima consulta. Às vezes, é só uma irritação temporária do nervo por conta do inchaço, mas também pode ser necessário reavaliar com um exame de imagem ou até uma eletroneuromiografia para descartar qualquer compressão persistente.

      no mais, é essencial começar logo a fisioterapia (se o médico ainda não indicou, é uma boa hora de perguntar). Mobilizar cedo ajuda muito na recuperação dos movimentos e na prevenção de rigidez e dores futuras. Se o nervo estiver um pouco "dormente", a fisioterapia também pode ajudar a melhorar os sintomas.

      fica tranquilo, mas não deixe de conversar com o médico... Essas coisas geralmente melhoram, mas precisam de atenção :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Valdeci Alipio de Souza

    Belford Roxo - RJ, 13 de outubro de 2024 Boa tarde! É normal o cotovelo ficar duro depois que retira o gesso? Quebrei o pulso esquerdo e fiquei com o braço engessado por um bom tempo, dois meses. Valdeci Alipio de Souza

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Valdeci! Poxa, depois de ficar com o braço engessado por dois meses, é super comum o cotovelo ficar duro e difícil de movimentar. Isso acontece porque durante o período de imobilização as articulações não se mexem, e os músculos e tendões ficam meio "enferrujados", sabe?

      A boa notícia é que, na maioria das vezes, essa rigidez melhora com fisioterapia e exercícios leves de mobilidade. Quanto antes você começar a reabilitação, melhor será a recuperação. Só não force sozinho, beleza? É importante ter o acompanhamento de um fisioterapeuta e manter as orientações do seu médico. :)

      Se sentir muita dor ou desconforto persistente, vale marcar um retorno ao ortopedista para garantir que tudo está caminhando bem.

      Boa recuperação e qualquer coisa, estamos às ordens!

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Thays dos Santos

    Boa tarde Dr Diego! Quebrei o rádio no dia 07/07/24 e operei no dia 08, foi utilizado o fio K, do mesmo modo que na foto da direita, fiz o retorno no dia 23/07 para revisão e troca de curativo, depois fiquei mais 60 dias com o antebraço imobilizado, retornei no dia 24/09 para retirar os fios, só que não fui direcionada para a fisioterapia, ele pediu para que eu fizesse durante 30 dias hidroterapia em água quente, e retornar após esse período. Minha dúvida é, em que situações isso pode acontecer. Ps.: Sei que devia ter perguntado na hora mais fiquei nervosa com a retirada dos fios e acabei tendo um apagão rs.

    • Dr. Diego Ariel

       

      Oi, Thays! :)

      É comum bater uma ansiedade e esquecer de perguntar tudo na hora, ainda mais em momentos assim, né? Mas vamos lá! O fato de não ter sido encaminhada diretamente para fisioterapia pode estar relacionado à avaliação específica do seu caso. Quando o médico pede hidroterapia (em água quente), é porque ele provavelmente considerou que esse tipo de atividade seria mais indicado para o seu processo de reabilitação inicial. A água quente ajuda a relaxar a musculatura, melhorar a circulação e aliviar as dores. Além disso, a água reduz o impacto nas articulações e facilita a mobilidade, o que é muito útil após um período de imobilização tão longo.

      Talvez ele tenha preferido começar com algo mais leve, sem tanta carga, e depois de um mês, na sua próxima consulta, deve avaliar se a fisioterapia convencional é necessária. Mas não se preocupe, o importante é seguir direitinho as orientações e fazer essa hidroterapia, porque ela pode ajudar muito a recuperar a mobilidade e evitar complicações.

      Se sentir dúvidas durante o processo, vale a pena falar com seu médico para se sentir mais tranquila. Qualquer coisa, estamos aqui :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Laryssa Gomes Moura

    Bom dia,Dr! Quebrei meu punho, onde tive uma fratura fragmentada, uma delas foi no rádio ( do mesmo jeito da imagem que colocou de capa para essa postagem)... realizei a cirurgia, onde coloquei uma placa com parafusos, 2 fio de K. Fiz a cirurgia dia 24/08, hoje voltei ao médico dia 08/10.. E o médico falou que ainda não começou a consolidar meu osso, e ele falou que já teria que começar a consolidar ( já tem 6 semanas)... Isso é normal? Ou pode indicar uma chance do meu osso não cola?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi, Laryssa!

      primeiro, calma! Algumas fraturas podem demorar mais pra "colar" dependendo de vários fatores, como o tipo da fratura, sua idade, o nível de atividade, ou até se o osso foi muito manipulado na cirurgia.

      O que seu médico comentou pode ser uma preocupação com algo chamado de "retardo de consolidação", que é quando o osso demora mais do que o esperado pra começar a formar o calo ósseo (o "colar"). Mas isso não quer dizer necessariamente que não vai colar, ok? É só importante manter o acompanhamento de perto com ele pra evitar que isso evolua para uma "pseudoartrose" (quando o osso não cola de jeito nenhum).

      Então, continue o acompanhamento direitinho, siga as orientações médicas e, se tiver dúvidas ou sintomas novos, volte ao médico. Ah, e geralmente uma fisioterapia guiada também ajuda bastante nesse processo...

      Qualquer coisa, me avisa, tá? :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Rafael Santos de jesus

    Olá, fraturei o rádio distal n fiz cirurgia, imobilizei com gesso 15 dias depois fui fazer a revisão o osso estava desviado fui encaminhado para centro cirúrgico tive alto tomei os medicamentos certo ,15 dias depois fui fazer o curativo , sinto que estar mais apertado o curativo ,incomodo,e dor é Normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rafael! Essa sensação de incômodo e dor após o curativo pode ser normal, especialmente depois de uma cirurgia recente e durante o processo de recuperação. Muitas vezes, o curativo pode estar mais apertado devido ao inchaço natural da região ou ao processo de cicatrização.

      Se a dor for muito intensa, se sentir dormência, formigamento, ou perceber que seus dedos estão ficando roxos ou muito frios, é importante procurar seu médico o quanto antes. Pode ser necessário ajustar o curativo ou fazer uma reavaliação do estado da fratura e da cicatrização. Mas se o desconforto for leve e suportável, pode ser apenas uma fase do processo de recuperação :)

      Fica de olho e, se tiver qualquer dúvida ou preocupação, não hesite em entrar em contato com seu ortopedista! Boa recuperação! 

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Francisco da Conceição Silva

    Gostaria de saber se é aconselhável uma senhora de 94 anos fazer uma operação fechada de rádio distal esquerdo suas funções no coração só permitem fazer operação com anestesia local e com algum risco é aconselhável fazer a operação

    • Dr. Diego Ariel

      Oi, Francisco! Olha só, em casos de fratura de rádio distal em pacientes idosos (como uma senhora de 94 anos), a indicação de cirurgia é sempre bem cuidadosa. A idade avançada traz maiores riscos, e a necessidade de operar ou não vai depender muito do grau da fratura, das condições de saúde da paciente e da capacidade funcional que se espera manter.

      Como você disse que ela só pode fazer a cirurgia com anestesia local e mesmo assim com algum risco, isso já mostra que o quadro é delicado. A anestesia local geralmente é menos arriscada para pacientes idosos ou com problemas cardíacos, mas ainda assim tem seus riscos. Por isso, em muitos casos, pode-se optar por um tratamento conservador (sem cirurgia), como a imobilização / redução, principalmente se a fratura estiver alinhada e a paciente não tiver muita perda de função.

      A decisão final deve ser tomada pelo médico que conhece a condição dela, levando em conta a qualidade de vida, a expectativa de recuperação e, claro, os riscos envolvidos. Portanto, minha sugestão é conversar com o ortopedista dela para entender qual seria a melhor abordagem no caso específico dela.

      Fica tranquilo e, se precisar de mais alguma coisa, estou por aqui! 

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

       

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Danilo

    Tive uma fratura pulso a muitos anos e ficou bem parecida com a foto dorso de um garfo e minha mão não vira completamente pra cima, tem possibilidade de reverter com cirurgia??? Obrigado!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Danilo, tudo certo?

      Pelo que você descreveu, parece que a sua fratura resultou em uma deformidade típica chamada "dorso de garfo" ou "colles", que é comum após fraturas do punho, especialmente no rádio Distal. Essa condição pode deixar algumas limitações de movimento, como essa dificuldade que você está tendo de virar a mão para cima".

      Em casos como o seu, em que há uma limitação funcional significativa e a deformidade é antiga, a cirurgia pode ser uma opção. Normalmente, pode-se considerar procedimentos como osteotomias (para corrigir a posição do osso) ou até artroscópia, dependendo do caso. No entanto, é fundamental passar por uma avaliação detalhada com um ortopedista especializado para ver se o seu caso ainda tem boa indicação para cirurgia ou se um tratamento conservador (como fisioterapia) já é suficiente para melhorar a mobilidade.

      A dica é agendar uma consulta com seu ortopedista para discutir essa possibilidade e ver se a cirurgia realmente seria benéfica no seu caso. Tem jeito sim, mas cada caso é um caso...

      Fica de olho e boa recuperação! :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Marcos

    Ha 14 dias atrás cai de moto fui ao hospital onde o ortopedista. Tirou um RX e me diagnósticou com fratura do rádio no pulso, a princípio só me imobilizou o braço direito, hoje fui em outro ortopedista que fez um RX e me disse que eu teria que fazer uma cirurgia, mas eu pergunto??? Estou sem dor , consigo mexer os dedos normal, até já andei de moto, será mesmo que terei que passar por essa tal cirurgia? Lembrando, não tenho convênio e se tiver que fazer vai ser pelo SUS. Eu prefiro me auto curar , será que vou ter problemas no futuro?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marcos, beleza?

      Rapaz, uma fratura no rádio, dependendo do tipo e do desvio, realmente pode precisar de cirurgia pra alinhar direitinho e garantir que o osso "cole" da forma certa... Agora, se você não tá sentindo dor, consegue mexer os dedos e até já andou de moto, pode ser que sua fratura seja mais estável. Porém, cuidado: o fato de não ter dor não quer dizer que a fratura esteja na posição ideal. 

      Se a fratura estiver desalinhada ou tiver algum comprometimento da articulação, a cirurgia pode ser sim a melhor opção pra evitar problemas no futuro, como perda de mobilidade ou dor crônica. No SUS, o tempo de espera pode ser um pouco maior, mas é importante seguir as orientações médicas. Eu recomendo que você converse novamente com um ortopedista de confiança, talvez até leve seu raio-X para uma "terceira" opinião, pra garantir o melhor tratamento.

      Se realmente optar por não operar, tem que acompanhar de perto com o médico, fazer os exames certinho e talvez um acompanhamento com fisioterapia pra não ter complicações depois. Tenta não arriscar, beleza?

      Qualquer coisa, tô por aqui... Boa sorte! 

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Patrícia

    Meu filho caiu e quebrou radio distal e ingressou e com 31 dias não tá colando.,será pq

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Patrícia...

      assim... Fraturas do rádio distal geralmente começam a colar por volta de 4 a 6 semanas, mas alguns fatores podem atrasar esse processo, como o tipo de fratura (se foi muito fragmentada, por exemplo), idade do paciente, se o gesso está bem posicionado, e até se houve algum tipo de complicação como infecção ou falta de imobilização adequada.

      Com 31 dias, ainda pode ser normal não ver uma consolidação completa, mas é fundamental um acompanhamento de perto com o ortopedista. Talvez seja necessário um novo raio-x pra ver como está o alinhamento dos ossos e se a fratura está no caminho certo para colar. Em alguns casos, se o osso não estiver colando direito, pode ser necessário pensar em outros tipos de intervenção, como a cirurgia.

      Sugiro conversar com o ortopedista dele pra ver o que está acontecendo e, se necessário, avaliar outras opções de tratamento. E claro, manter o braço sempre bem protegido e evitar qualquer tipo de esforço!

      Espero que seu filho melhore logo! :) Qualquer dúvida, tô por aqui!

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Patrícia

    Oque faz quebrar o radio distal e com 31 dias de gesso não tá colando

  • Raquel

    Ola Dr. Quebrei em dois pontos do punho em junho de 2023, foi feito a redução e fiquei 45 dias com gesso após isso, tive muita dor e inchaço o médico me indicou a cirurgia, a fiz em 13/01/24 e hoje 8 meses depois me encontro com dor e inchaço, sigo fazendo fisioterapias. Existe possibilidade de rejeição da placa ou seria mesmo apenas inflamação nos tendões? Já faz 8 meses e ainda não tenho força.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Raquel, tudo bom?

      Poxa, entendo a sua preocupação... As duas possibilidades são possíveis... Vamos lá:

      Apenas de não ser tão comum, a "rejeição", propriamente dita, pode acontecer... outra possibilidada é uma inflamação dos tendões ao redor da placa, uma "irritação" dos tendões ou até mesmo uma inflamação residual, a famosa tendinite

      O ideal é você fazer um retorno com o seu ortopedista para ele reavaliar seu caso com novos exames de imagem (como raio-X ou ultrassom). A fisioterapia, que você já está fazendo, é super importante, mas se continuar sem melhorar, talvez precise pensar na possibilidade de uma nova intervenção, como remoção da placa.

      Vai dar certo! Continue firme na reabilitação e mantenha seu acompanhamento médico. Qualquer coisa, estou por aqui :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Douglas Sulzbach

    Primeiramente, muito obrigado pelo breve retorno. Foi de muita valia. Depois, sim, até tenho histórico de câncer ósseo na família e me espanto com a possibilidade de já estar desenvolvendo oesteoporose ou outra enfermidade do gênero. Eu vou solicitar sim densitometria óssea e para o quanto antes possível. E até o resultado eu vou suspender o PrEP, por segurança. No dia anterior à fratura eu ainda levantei 20 km de boas no supino. Agora estou com tala até o cotovelo esperando o traumatologista dizer se preciso fazer cirurgia ou não e sem previsão de retorno à vida normal (foi o que o médico que me atendeu disse, pois a fratura era instável e inédita pra ele). Eu sempre fui muito ativo, regrado, alimentação em dia (inclusive bastante cálcio e vitamina C), corridas esporádicas, academia desde os 20 anos e, no entanto, com 32 anos, sinto que minha saúde está se deteriorando dia após dia. Não comentei ainda, mas frequentemente meus ossos "estalam" do nada quando me mexo. Dor não sinto, nem agora nessa fratura. Mas tenho receio de não ficar mais 100% como antes (ainda mais no punho esquerdo que fraturou).

    • Dr. Diego Ariel

      Show de bola, Douglas...

      Lembra de manter o acompanhamento regular com o seu infectologista e com seu ortopedista....

       e use camisinha!!!

      qqr coisa só avisar

      Booa sorte 

      :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

       

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Maria luiza barreto

    Boa noite , fiz uma cirurgia do radio distal já tem um mes. Porém: minha mão está muito inchada e com dificuldade para movimentar os dedos. Fui na revisão ha 2 semanas e o médico só passou remédio caso dor. Gostaria de saber se é normal depois de 1 mês minha mão continua inchada.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Luiza, boa noite!

      Ixi... esse inchaço na mão após um mês de cirurgia do rádio distal pode ser normal, sim, especialmente se foi uma fratura complexa. O inchaço muitas vezes acontece devido ao próprio trauma da cirurgia e à imobilização prolongada, que podem levar a uma estase de líquidos na região. É comum também ter dificuldade para movimentar os dedos se a mão ficou muito tempo imobilizada.

      A recomendação, geralmente, é começar a fisioterapia o quanto antes, assim que o seu ortopedista liberar. A fisioterapia ajuda bastante a reduzir o inchaço e melhorar a mobilidade dos dedos. Manter a mão elevada e aplicar compressas frias também pode ajudar a diminuir o edema.

      Se você perceber que o inchaço não está melhorando ou se houver dor intensa, vermelhidão ou febre, é importante voltar ao médico para uma nova avaliação. O médico poderá descartar qualquer complicação, como infecção ou síndrome dolorosa pós-cirúrgica.

      Qualquer coisa, estamos às ordens! Abraços e boa recuperação! 

      :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Regina

    Boa noite, dr quebrei o rádio distal fiquei com gesso por 4 semanas tirei fiz rx estava ok comecei sessões de fisioterapia estou na 15 meu punho continua inchado estou com muita dor é normal???

    • Dr. Diego Ariel

      Oi, Regina...

      É comum o punho ainda estar inchado e dolorido após 15 sessões de fisioterapia. Fraturas do rádio distal, mesmo que o osso tenha consolidado bem, podem deixar um edema (inchaço) residual e dor por um tempo, especialmente porque o punho é uma área que se movimenta bastante.

      O processo de reabilitação pode ser um pouco demorado... O inchaço pode ocorrer por conta de um processo inflamatório residual ou devido à falta de mobilidade completa, que faz com que o líquido se acumule. A dor também é esperada enquanto você ganha de volta a força e a mobilidade.

      Recomendo que continue a fisioterapia e converse com seu fisioterapeuta sobre técnicas para reduzir o inchaço, como o uso de gelo e a elevação do punho. Se a dor for muito intensa ou persistente, vale a pena fazer uma nova avaliação com seu ortopedista para verificar se há algo mais, como alguma lesão de ligamento ou tendinite associada. O importante é não desanimar! Qualquer coisa, tô aqui... :)

      Abraços e boa recuperação!

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Raimundo carlos da silva

    Tirar dúvidas sobre fatura do radio distal

    • Dr. Diego Ariel

      Pode dizer

      :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Douglas Sulzbach

    Boa tarde! Faço uso do PREP (Profilaxia PRÉ exposição, aquele azul) e ouço comentários de que isso afeta a densidade óssea (além de possíveis complicações no fígado e no rim), facilitando as fraturas e favorecendo oesteoporose. Existe alguma relação entre essa profilaxia e a perda de massa óssea? Eu uso PREP desde março de 2023, não de forma continua, pois em certos períodos de tempo eu interrompo a ingestão do comprimido. E agora quebrei o pulso esquerdo (pra variar) numa queda medíocre. Aí fiz essa associação. Agradeço se puder me ajudar com essa dúvida, pra saber se devo largar o prep ou se posso ficar tranquilo. Devo fazer exames de ossos após me recuperar da fratura? Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Douglas!

      Vamos lá, sobre o uso do PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), o comprimido “azul” que mencionou, que geralmente contém a combinação de tenofovir e emtricitabina. Estudos indicam que o tenofovir, um dos componentes do PrEP, pode estar associado a uma leve diminuição na densidade mineral óssea (DMO) em alguns usuários. Ou seja, existe, sim, uma relação potencial entre o uso do PrEP e a perda de massa óssea. Essa perda geralmente é pequena e estabiliza com o tempo. No entanto, é raro que isso cause fraturas diretamente, especialmente em pacientes jovens e saudáveis.

      Quanto às complicações hepáticas e renais, elas também podem ocorrer, mas são monitoradas com exames regulares durante o uso do medicamento. Sobre a fratura do seu pulso, pode ser uma coincidência, mas é importante fazer uma avaliação detalhada.

      Sugiro que, após a recuperação da sua fratura, converse com seu médico sobre a possibilidade de realizar uma densitometria óssea para avaliar a saúde dos seus ossos. Isso é especialmente relevante se você tiver outros fatores de risco para osteoporose. Não é necessário “largar” o PrEP de imediato, mas é essencial manter o acompanhamento regular com o seu infectologista para ajustar o tratamento conforme necessário e use camisinha!!!

      Qualquer dúvida ou se quiser discutir mais, estamos por aqui! Boa recuperação pra você! :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Paola fernandes

    Boa noite Fiz uma cirugia de implante de hastes na radio e na ulna dia 2 agosto ,dia 27 de agosto peguei o carro pela vez apos a cirugia ,ja fiz 2 sessoes de fisio,fisoterapeuta me liberou pra dirigir coforme a minha dor ,porem apos todo esforço fecho a mao e sinto meu dor quando aperto meu dedo mindinho e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi, Paola, tudo bem?

      Olha, é relativamente normal sentir um pouco de dor após esse tipo de cirurgia, especialmente nas primeiras semanas. Como você mencionou, fez a cirurgia no início de agosto e já começou a fisioterapia, então seu corpo ainda está se recuperando... A dor ao apertar o dedo mindinho pode ser resultado de irritação dos tecidos ao redor do local da cirurgia ou do esforço dos músculos e tendões que ainda estão se adaptando.

      Porém, é importante monitorar essa dor. Se ela estiver piorando ou se tiver algum outro sintoma, como inchaço excessivo, formigamento ou perda de força, seria bom conversar com seu fisioterapeuta ou ortopedista. Às vezes, pequenos ajustes na reabilitação podem fazer diferença :)

      Continue com as sessões de fisioterapia e respeite os limites do seu corpo... isso vai ajudar muito na sua recuperação!

      Qualquer coisa, estou por aqui. Boa recuperação!

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Elizabeth fernandes

    Eu fratura o punho fratura de radio distal 3meses atrás o braço ficou imobilizado pra fazer cirurgia depois de quase 30 dias optaram não fazer a cirurgia pq disse que está alinhado fiquei mas 21 dias com gesso depois mandaram pra fisioterapia sendo que bateram uma raio X com gesso antes de tira-lo,mesmo com muita dores e inchaço continuei a fisioterapia depois de 25 dias fiz uma novo raio-x nesse deu que o osso foi colado errado eu sinto dores todos os dias sendo que a noite e ao acordar que se estende às dores as sequelas podem ser permanentes como pode depois de 3 ou 4 meses optar pela cirurgião ou nao?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Beth! Sinto muito pelo que você está passando.

      As fraturas de rádio distal, como a que você descreveu, podem realmente ser desafiadoras, especialmente quando a decisão de realizar ou não uma cirurgia é complexa. A sua situação, onde o osso foi "colado errado", é conhecida como consolidação viciosa, ou seja, o osso se uniu, mas não na posição ideal.

      Quanto às sequelas:
      Se a fratura se consolidou de maneira inadequada, isso pode, sim, levar a dores persistentes, dificuldade de movimento e até perda de função do punho. A possibilidade de sequelas permanentes depende do grau de desvio e das limitações que essa má consolidação pode gerar. 

      Sobre a cirurgia após 3 ou 4 meses:
      A decisão de operar após tanto tempo vai depender da avaliação de vários fatores, incluindo o grau de comprometimento funcional, a intensidade das dores e os possíveis riscos de uma nova intervenção cirúrgica. Em alguns casos, uma cirurgia corretiva, chamada osteotomia, pode ser indicada para realinhar o osso e melhorar a função e a dor. 

      Recomendo que você procure uma segunda opinião de um especialista, que poderá avaliar o seu caso com mais detalhes e discutir as melhores opções de tratamento, sejam elas conservadoras ou cirúrgicas. A fisioterapia também desempenha um papel crucial na recuperação, mesmo em casos complexos como o seu.

      Espero que você se recupere logo! Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Aparecida

    Boa noite doutor à 9 meses fiz uma cirurgia no rádio distral coloquei uma placa fis 10 sessão de fisioterapia o médico me deu alta mais mesmo assim sinto dor é inchaço no punho é não tenho força na mão tudo que faço é tento pegar dói é incha o que devo fazer

    • Dr. Diego Ariel

      Boa noite Aparecida!

      Após uma cirurgia no rádio distal, é comum que algumas pessoas ainda apresentem sintomas como dor, inchaço e falta de força no punho, mesmo após a alta e a realização de fisioterapia. Esses sintomas podem estar relacionados a uma série de fatores, como a rigidez articular, o processo de cicatrização dos tecidos, ou até mesmo uma possível complicação como a síndrome dolorosa complexa regional.

      É importante que você retorne ao seu ortopedista para uma reavaliação. Ele poderá solicitar exames de imagem, como uma radiografia ou ressonância magnética, para verificar se há algo que esteja interferindo na recuperação, como algum desalinhamento ou outra complicação que precise ser tratada.

      Além disso, a continuidade da fisioterapia é fundamental. Em alguns casos, pode ser necessário ajustar ou intensificar o tratamento fisioterápico para ajudar a recuperar a força e a mobilidade do punho e da mão.

      Qualquer coisa, estou à disposição. Desejo uma boa recuperação!

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Mirian

    Fraturei o punho e fiz cirurgia com fio de keshne, faz 1 semana q retirei os fios porém a consulta com o médico é daki mais uma semana ... Não consigo mexer nada meus dedos. Sinto dor no punho Minha mão trocou de pele e não consigo baixar minha mão q começa doer e fica roxo minha mão. É normal ou devo me preocupar?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Mirian

      Agora é hora da fisioterapia.. :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Helen cândida oliveira da Silva

    Como tratar uma fratura no rádio distal direito

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Helen

      Pode ser com imobilização, como gesso, ou cirrugia... depende do tipo de fratura...

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • NAYANHi

    Olá boa tarde

    • Dr. Diego Ariel

      Oi...

      Boa tarde

      :)

       

  • Pedro Henrique

    E. Normal senti um aperto nó braço depois de tirar os fios de braço com pouco tempo de cerujia

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Pedro..

      Qualque manipulação recente pode causa dor..

      Mantenha o acompanhamento com seu ortopedista  :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Edvaldo Emídio do Nascimento

    Boa tarde eu fiz uma cirurgia do meu poço já vai fazer um ano ele não dobra para o lado tá inchado doendo o que fazer foi feito cirurgia rádio distal trabalho de pintor e tá me atrapalhando

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Edavaldo..

      tem que ver qual a causa disso... como artrose pós traumática.. sugiro uma radiografia e um exame clínico com seu ortopedista... 

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Maria Aparecida Ribeiro de Sousa

    Quebrei meu punho fui operada dia 03 de julho estou com 2 fio de kirschner e minha mão continua inchada os dedos meche mais estão muito inchado e normal isso

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maria..

      Nos primeiros dias é normal..

      Se persistir procura teu médico 

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Jomhara Amarante

    Olá Dr. Minha mãe de 54 anos fraturou o punho, ela precisou de cirurgia. Fez a cirurgia dia 02.08.2024, o médico colocou o gesso da mão até próximo a axila dela, um gesso extremamente grosso, que ela quase não consegui fechar o braço , e marcou o retorno com ele para o dia 02.09.2024, ou seja, ela vai ficar 30 dias sem limpar o local onde foi colocado os fios (pinos). Isso procede? Ela pode pedir para tirar o gesso e colocar o axilopalmar?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jomhara! Sinto muito pela situação da sua mãe.

      É comum que, após uma cirurgia para fratura no punho, o médico opte por um gesso que imobilize uma grande parte do braço, incluindo desde a mão até próximo à axila. Isso é feito para garantir que a fratura permaneça estável e não sofra movimentações que possam prejudicar a recuperação.

      Quanto à limpeza dos fios (ou pinos), é normal que o gesso seja mantido por um período prolongado sem remoção. No entanto, é importante garantir que o acompanhamento médico esteja sendo realizado adequadamente para monitorar sinais de infecção ou outras complicações. Caso haja algum desconforto significativo ou dúvidas quanto à necessidade de manter o gesso até o próximo retorno, é válido discutir com o ortopedista responsável pela cirurgia sobre a possibilidade de substituí-lo por uma imobilização axilopalmar, que é menos volumosa e pode permitir mais conforto sem comprometer a estabilidade da fratura.

      Lembre-se sempre de seguir as orientações do médico dela, pois ele conhece o caso específico e pode ajustar o tratamento conforme necessário.

      Desejo uma rápida recuperação para sua mãe! Qualquer outra dúvida, estou à disposição.

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Joyce Vilhena de Sousa

    Meu filho quebrou o punho após 15 o ferro mudou de posição e a mão dele tá inchada e normal? Ou devo me preocupar

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Joyce! Sinto muito pelo que aconteceu com seu filho. 

      Pelo que descreveu, o ferro deve ser o fio (pino) de K. Se for so rodando e não tiver "saindo".. tranquilo...

      É importante observar que um certo grau de inchaço é normal após uma fratura e uma cirurgia...

      Mas se o inchaço for significativo ou acompanhado de dor intensa, alteração na cor da pele ou redução dos movimentos, ou se o ferro tiver saindo muito, pode ser indicativo de uma complicação, como deslocamento do material, infecção ou comprometimento da circulação.. aí melhor ir no PS

      Qualquer dúvida, estou à disposição!

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • ALEXANDRE ALVES DA SILVA

    Fiz a cirurgia no radio, coloquei placa e parafusos estou com dificuldade movimentação da mão pra cima, o que pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Alexandre :)

      Após uma cirurgia no rádio com a colocação de placa e parafusos, é comum enfrentar algumas dificuldades na movimentação, especialmente na elevação da mão. Isso pode estar relacionado a vários fatores, como:

      1. Rigidez pós-operatória: É comum após a cirurgia, devido à imobilização necessária para a cicatrização óssea. Os tecidos ao redor da área operada podem ficar rígidos, dificultando os movimentos.

      2. Inflamação ou inchaço: Pode haver inchaço residual ou inflamação nos tecidos ao redor da área operada, limitando a amplitude de movimento.

      3. Lesão dos tendões ou nervos: Dependendo da gravidade da fratura e da cirurgia, pode haver alguma irritação ou lesão nos tendões ou nervos que controlam o movimento da mão, o que pode dificultar a elevação.

      4. Atrofia muscular: Durante o período de imobilização, os músculos podem enfraquecer, o que pode dificultar a movimentação.

      Recomendo que você procure seu ortopedista para uma avaliação mais detalhada. Ele poderá solicitar exames de imagem, como radiografias ou ultrassonografias, para verificar se tudo está conforme o esperado. Além disso, a fisioterapia é crucial para recuperar a amplitude de movimento e fortalecer a musculatura envolvida.

      Qualquer dúvida, estou à disposição. Abraço!

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Max Vinicius Souza

    Porque é necessário á colocação da placa cirúrgica no rádio distal? Tenho uma com parafuso,tem aver com á fragilidade que fica quando se quebra o osso ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá, Max,

      A colocação de uma placa cirúrgica no rádio distal, geralmente associada ao uso de parafusos, é necessária para garantir a estabilidade da fratura, promovendo uma consolidação adequada do osso. Quando o rádio distal se quebra, principalmente em fraturas com desvio ou múltiplos fragmentos, a estrutura do osso fica comprometida, podendo não se alinhar corretamente por si só. A placa atua fixando os fragmentos na posição correta, o que é fundamental para restaurar a função e a anatomia normais do braço e do pulso.

      Além disso, a fratura pode deixar a região enfraquecida, e a placa ajuda a proteger o osso durante o processo de cicatrização, permitindo uma recuperação mais segura e eficaz. Sem essa fixação, a fratura poderia consolidar de forma inadequada, resultando em deformidades ou em uma função limitada.

      É importante seguir todas as orientações do seu ortopedista e realizar a fisioterapia recomendada para garantir uma recuperação completa.

      Fico à disposição para qualquer outra dúvida.

      Abraço!

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Ellen vieira

    Estou a 2 meses da colocação de placa mo punho.ai na sinto muita dor e inchado..os dedos já movimento.mas ainda não tenho firmeza n mão.. tenhok tomar antibiótico ou anti-inflamatório ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Ellen,  

      É natural que, dois meses após a colocação de uma placa no punho, ainda haja dor, inchaço e falta de firmeza na mão. Esses sintomas podem persistir por algum tempo, especialmente porque o processo de recuperação é gradual. O fato de você já conseguir movimentar os dedos é um sinal positivo.

      Sobre o uso de antibióticos, geralmente eles são prescritos apenas se houver sinais de infecção, como vermelhidão, calor local, ou secreção purulenta. Quanto aos anti-inflamatórios, eles podem ser úteis para reduzir a dor e o inchaço, mas é importante utilizá-los sob orientação médica, já que o uso prolongado pode ter efeitos colaterais.

      O ideal é que você retorne ao seu ortopedista para uma avaliação mais detalhada. Ele poderá indicar o tratamento adequado, que pode incluir fisioterapia para ajudar a melhorar a força e a mobilidade da mão, além de avaliar a necessidade de qualquer medicação adicional.

      Espero que se recupere logo! Fique à vontade para retornar caso tenha mais dúvidas.

      Abraços.

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Kelle Vitali de Lima

    Ola doutor tive uma fratura no rádio com deslocação após uma semana usando a tala tive retorno ao ortopedista , ele puxou pra colocar no lugar e evitar uma cirurgia no momento mas a dor q senti na hora e agora e horrível quase desmaiei, ele engessou somente palma da mão e punho e pediu pra mim retornar em duas semanas em jejum caso tenha deslocado de novo ira fazer uma cirurgia, não estou conseguindo mexer o polegar é normal .? Esse procedimento de puxar pra colocar no lugar uma semana depois está certo ,estou com MTA dor ... Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Kelle,

      Sinto muito que esteja passando por essa situação. O procedimento de manipulação para reposicionar o osso, como o realizado pelo seu ortopedista, pode ser doloroso, especialmente quando feito após alguns dias, pois o processo de cicatrização já pode ter iniciado. É uma tentativa de evitar a cirurgia, mas essa dor intensa que você descreveu, infelizmente, é esperada em alguns casos.

      Quanto à dificuldade de mover o polegar, isso pode acontecer devido ao inchaço, à dor, ou mesmo a uma possível lesão dos tecidos moles (como tendões) durante a fratura ou a manipulação. Contudo, é importante relatar essa dificuldade ao seu médico, pois o polegar é fundamental para a funcionalidade da mão, e a imobilização deve ser suficiente para protegê-lo.

      Sobre a dor intensa, ela é comum após esse tipo de manipulação, mas se a dor estiver muito severa ou se houver sinais de complicações (como perda de sensibilidade ou coloração diferente nos dedos), você deve entrar em contato com seu ortopedista antes do retorno agendado.

      O acompanhamento de perto pelo ortopedista e uma possível fisioterapia após o período de imobilização são essenciais para uma boa recuperação. Se sentir que algo está muito errado, não hesite em procurar ajuda antes do prazo de retorno.

      Desejo uma boa recuperação e estou à disposição para ajudar com qualquer outra dúvida.

      Abraços,
      :)

      Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...

  • Fernanda de Menezes Sobreira

    Dr. , Após uma queda da própria altura fiz uma fratura de Rádio Distal, indicação cirúrgica com fio , uma torção leve mas resolvi não fazer a cirurgia ....Fiz imobilização por 30 dias, já iniciei a fisio, porém a fisioterapeuta diz que ainda acha que devo fazer a cirurgia, pó sinto dores insuportáveis durante as manobras da fisio, que ela chama bloqueio ....O que o Sr me aconselha? Tenho indicação den20nsessoes de fisioterapia ainda estou na 3ª....

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fernanda..

      confie no seu médico, se ele indicou a cirurgia, faça a cirurgia 

      boa sorte

  • Ezequiel Alves de Santana

    Gostei

    • Dr. Diego Ariel

      Sempre às ordens :)

  • Ana Paula Espinoza lessa

    Boa tarde tive uma fratura do rádio distal e retirei os fios de kichiner a uma semana mas minha mão está muito inchada, gostaria de saber se é Normal , ou se isso imdica alguma complicação

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ana

      ... agora é hora da fisioterapia... comum isso..

      boa sorte

  • Nilda

    Quebrei meu punho colocarao gesso tive alergia do gesso e tirei em casa com 3 semanas. Me assustei ao ver meu punho muito roxo e meio fora do lugar fui ao pronto socorro depois de observar com cuida uma semana Logo o médico falou nervoso vai pra cirugia então depois da cirurgia fiquei assustada porque colocarao um hastle comprida porciima já 2 meses e meio segue inchado por quanto tempo ainda devo ficar com isso e quais os riscos de perder o movimento do meu punho ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi nilda..

      se o osso consolidar direitinho e você fizer uma boa reabilitação fisioterápica, q chance de sequela é pequena...

      boa sorte

  • Maria de Lourdes Moretto Fonseca Fonseca

    Olá quebrei o meu pulso e já faz dois meses que tirei o pessoal e sinto dormência nas pontas dos meus dedos o que posso fazer

    • Dr. Diego Ariel

      Oi maria...

      2 meses ainda seu corpo está em processo de cicatrização...: agora é hora de reabilitação fisioterápica 

      boa sorte

  • Lucimar de jesus silva

    Dr sofri uma queda passei por cirurgia coloquei placa 10 parafusos fios já faz 2 anos fiquei com sequela a mão não abre sinto dor pontadas formigamentos.sera que é irreversível?obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi lucimar...

      primeiro tem que ver qual a causa... se evoluiu com artrose, se na fratura houve lesão tendinosa ou neurológica... só depois dá pra ver o que dá pra fazer...

      boa sorte

  • Maria Rosemaire santos damasceno

    Quebrei o pulso no rádio distal a 45 dias hj retirei o gesso ficou torto e rigdo existe alguma faixa q possa usar junto com a fisioterapia para melhorar mas rápido e melhor

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maria...

      Ao invés de usar órtese, sugiro intensificar o número de sessões de fisioterapia...

      Boa sorte

  • Yasmin

    Eu estou com o punho quebrado com pino já uma mês, e os ferros estão pra fora, mas estão mudando de posição, é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Yasmin

      É comum sim, sobretudo quando a fratura vai consolidando....

      Contudo não deixe de ir nos retornos para acompanhar...

      Boa sorte

  • Dora natali Pereira dos Santos

    Quebrei o punho com deformidade em garfo fiz cirurgia fiquei 46 dias com o fio de kirschner fiz o raiox com 30 dias apareceu fratura na una e aonde tv o fio o osso tá lascado o médico falou q tá normal q não preciso de fisioterapia por conta de eu ser nova será q os meus movimentos vão voltar ao normal sozinhos meu pulso incha e doi bastante

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Dora

      Geralmente demora a desaparecer a fratura na radiografia...

      Eu geralmente sempre prescrevo fisioterapia, mas é conduta de cada médico...

      Boa sorte

  • Flavio Ferreira Viana

    Dtr sofri um acidente de trabalho e fraturou o rádio distal com procedimento cirúrgico. Vou passar por outra cirurgia depois de amanhã. Mas minha mão não desinchou e quando eu ando um pouco ela incha mais ainda. Quanto tempo vou poder voltar as minhas atividades? E minha mão está escura .e no relatório do médico está desta forma fratura da extremidade distal do rádio e do cubido . Traumatismo múltiplo não específico . Obrigado!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Flavio

      Numa fratura ocorre lesão não só de ossos, mas de ligamentos, nervos, músculos e vasos sanguíneos , ocasionando esses sintomas que você relata, a medida que eles forem se recuperando e com a fisioterapia,   essas manifestações irão desaparecer 

  • Maria Cláudia

    Olá, Doutor! Há 2 meses precisei passar por cirurgia após fratura cominutiva de radio distal, porém quando estou num ambiente frio ou quando tomo banho gelado minha mão fica roxa. Isso é esperado em casos como o meu?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria claudia

      Lesões vasculares que ocorrem associadas a traumas ósseas, levam tempo para recuperarem, é esperado essas reações vasculares nessa fase da reabilitação. Foque na fisioterapia e fortalecimento muscular. 

  • Anderson Freitas

    Boa noite doutor Vou retirar a placa e pinos do punho fratura no rádio. Quanto tempo de recuperação

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Anderson

      Como não há mais fratura, o tempo é o da recuperação cirurgica , cerca de 20 a 30 dias. 

  • VALERIA OLIVEIRA

    Olá dr Diego. Fiz cirurgia de radio dia 12/05/2023 , estou com fio e placa e 7 pontos, está imobilizado com axilopamar o retorno está para dia 05/06 ou seja 24 dias apòs sem fazer curativo, Gostaria de uma opinião se esse prazo e procedimento estão de acordo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Valeria

      A tala pode ser retirada para que o curativo seja feito, pelo menos uma vez ao dia e esses pontos ja deveriam ter sido retirados. 

  • Keciane Rocha

    Olá Dr fiz uma cirurgia de rádio distal e foi colocado placa e um fio interno, esse fio é retirado? Ainda estou com tala, porém o médico disse pra eu deixar de usar a tala Tenho q usar tipoia depois da tala, hoje faz dia fiz a cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Keciane

      Usualmente, o fio colocado no osso é para ser retirado após a consolidação do mesmo. A tipoia deveria estar sendo usada, mesmo com a tala. A função da tipoia é de manter o membro mais elevado para evitar edemas e, também, dar conforto ao paciente, ja que não é fácil estar com uma fratura óssea e, carregar um braco pesado devido ao gesso. 

  • Ismael Vicente Ferreira

    Quebrei punho osso expostos e Radio ja foi feita cirurgia colocada duas talas ja comecei a fazer fisioterapia a 7 dias mas ainda sinto dor e fomigaçao na mão isto é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ismael

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Adriano Cezário do nascimento

    Olá Eu novamente Dr faz 73 dias de minha cirurgia do rádio distal porém venho sentindo dor dia 15/05 fui em um ortopedista, vê o acompanhamento o mesmo pediu pra eu fazer um raio x Do local da fratura,pra acompanhamento e no laudo Desalinhamento ósseo Sinais de desmineralização com hipertransparencia radiográfica Aumento do espaço escafossemilunar Aumento e dedicação de partes moles Preciso fazer outra cirurgia pra alinhamento?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adriano

      Sómente com o laudo não se pode definir um procedimento cirúrgico, se faz necessário um exame fisico para confirmar ou não esses achados.  

  • Janaína

    Olá doutor, meu marido quebrou os ossos da mão metacarpo, ele colocou gesso a 1 semana e está ficando com os dedos roxo isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Janaina

      Procure o médico assistente, pode ser que o gesso esteja fazendo algum tipo de garroteamento, ai é só folgar. Movimentar os dedos também ajuda na circulação. 

  • Reneia maximiano

    Quebrei meu punho faz um ano agora comecei sentir dor oq devo fazer

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Reneia  

      Existem patologias que se desenvolvem pós fraturas, você deve procurar um ortopedista para investigar o que pode estar acontecendo com seu punho. 

  • Rayelli de Andrade Silva

    Olà Doutor. Fraturei o ràdio direito hà cerca de 05 meses. Estou fazendo fisioterapia faz 04 meses, mas n consigo fechar minha mão. O dedo mindinho incha sempre que forço, o mesmo se encontra bastante travado. O que devo fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rayelli

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fortalecimento muscular e fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Espere sentir alguma dor nas sessões fisioterapias, isso indica que você esta forçando ao máximo suas articulações . Se o travamento persistir, procure um medico especializado em mão, para investigar o que pode estar ocorrendo.

  • Lucia Helena de Souza

    Olá,gostaria que me orientasse melhor no pré operatorio e pós operatorio na cirurgia para fratura do punho ou seja radio distal. Está um.pouco vaga Gostaria de saber dos cuidados pre e pós . Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucia

      Cada fratura tem suas especificidades. Eu escrevi sobre os cuidados que vão ser para todos, os específicos tem que ser dados pelo médico que vai conduzir o caso. O tratamento é individualizado.  

  • Thiago

    Dr bom dia. Fiz a cirurgia de punho radial há 15 dias, coloquei placa e 3 pinos. Sinto dor na pele em cima do osso, como se fosse uma pele esticada ou queimado (região do braço até o dedão). É normal essa dor, pode ser que pegou alguma artéria ou algo do tipo? Com o tempo tende a voltar só normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thiago

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Cristiane

    Doutor, sofri fratura cominutiva do rádio distal em setembro de 2022. Coloquei placa e 11 parafusos e passei 45 dias com um fio, pois rompi um ligamento. Já vou em 53 sessões de fisioterapia, mas as dores persistem, e ainda não tenho movimento total do punho para baixo e para os lados. Seria ideal retornar ao ortopedista?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cristiane

      O retorno ao médico com regularidade é Importante para o acompanhamento da evolução do tratamento e fazer correções no tempo correto. Se você acha que não esta evoluindo, o ortopedista pode identificar o que esta acontecendo e orientar adequadamente o que deve ser feito. 

  • Selma Aparecida da silva

    Bom dia quebrei o osso perto do punho ficou 53 dias imobilizado mas estou com muita dor e parece que sinto que está faltando circulação fiz uma sessão de fisioterapia mas inchou muito muito e agora estou com muito mais dor por favor oque devo fazer

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Selma

      Mantenha o punho elevado, movimente os dedos, converse com o/a fisioterapeuta para adequar o tratamento, se não houver melhora, procure o médico assistente para avaliação. 

  • Paulo Cezar

    Boa noite dr operei punho direito rádio tô pra fazer a fisioterapia tenho alguns sintomas de um pouco inchado os dedos mexen mas não fecho a mão toda e sem força ainda e normal e o tempo pra recuperação e os cuidados obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Paulo

      Sinais e sintomas esperados após uma fratura. A reabilitação vai lhe ajudar na melhoria dessas queixas. O tempo de recuperação é bastante variável, e depende de inúmeros fatores, em media de 04 a 06 meses, podendo se estender até um ano. 

  • Diogo Macedo

    Olá fiz cirurgia no punho esquerdo no ultimo dia 07/04/23 e o medico agendou o retorno para dia 25 do mesmo mes, estou achando que ele já vai tirar os fios... isso está correto? quanto tempo em media esses fios fica no osso?? estou fazendo tudo em rede publica então fico carente de informações claras no hospital q fui atendido.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Diogo

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Habitualmente os materiais de síntese só são retirados depois da consolidação óssea , talvez o seu retorno seja para Avaliacao de como esta evoluindo a sua recuperação. 

  • Léo

    Oi Dr. Estou com um pouco menos de um mês de cirurgia do punho, já tirei os pontos, porém ainda estou com dois fios k no punho e só retorno para retirar daqui 40 dias. Estou com três dedos da mão mais inchados, com um tom mais escuro em todos eles e pele seca, pela sua experiência, sabe me explicar algo sobre isso?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leo

      Você tem tentado movimentar os dedos? Isso pode ser circulatório, fomos feitos para movimentos, se não conseguir movimentar espontaneamente, use a outra mão para movimenta-los e procure deixar a mão afetada sempre para cima, também para ajudar no retorno venoso. Procure usar um creme hidratante nas mãos. Lembre-se que numa fratura não é apenas o osso que é lesionado, mas todas as estruturas em torno do mesmo. 

  • Adriano Cezário do nascimento

    Olá Boa tarde Dr Diego retirei os fios do meu punho esquerdo após 45 dias de cirurgia no caso ontem mais ainda sinto dor onde quebrei,ao levantar o braço principalmente, e normal pois incomodo e grande e o médico pediu pra ei volta após 60 dias

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adriano  

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Foque na reabilitação ( fisioterapia e musculação) para evitar prejuízos à seus movimentos e desenvolver dor crônica. 

  • Leandro Souza

    Olá Dr. Tudo bem? Gostaria de saber se posso fazer alguns movimentos com os dedos após 21 dias de cirurgia no punho esquerdo e tendo dois ferrinhos na parte superior??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leandro

      Nas fraturas, a unica coisa que você não pode é colocar carga no osso fraturado, movimentação dos dedos é aconselhável para evitar o edema , a dor e a inflamação.  

  • Rosana Maria Moreira

    Olá Dr. A 22 dias fiz uma cirurgia no radio distal, com 15 dias retornei, fizeram uma radiografia, o médico diz que estava tudo normal. Não limpou em volta dos fios, fez né novo o curativo com a tala, pediu pra ei voltar depois de 30 dias. Disse pra eu não mexer no curativo até o retorno. É normal deixar sem limpar? Sinto dores principalmente a noite. Obrigada Dr.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rosana

      Tenho por principio de que a relação médico paciente deve ser de confiança, se seu médico orientou essa conduta ele deve ter as razoes para essa indicação. Confie no seu médico. 

  • Carlos

    Olá doutor, me chamo Carlos e fraturei o osso rádio a 3 dias, meu braço está engessado mais está doendo e um pouco alto no lugar da fratura oque devo fazer... Só mais uma pergunta apos uma semana posso tirar o gesso e usar munhequeira com tala??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carlos

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. O principio da recuperação do osso é que ele fique imóvel e alinhado ( a função do gesso), portanto, não é aconselhável que você retire o gesso para colocar uma tala. 

  • Jane

    Boa tarde ! É normal ter formigamento na mão após cirurgia com placa , osso Rádio distal . Fiz cirurgia faZem 20 dias . Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jane

      É esperado algumas sintomatologias desse tipo e outras como edema e dor. O tempo e a reabilitação tendem a melhora esses incômodos sintomas. Depois de 12 meses se não há melhora, mesmo fazendo tudo como deve ser feito é preciso investigar o que pode estar ocorrendo. 

  • Ana Paula

    Olá, Dr. Diego, boa noite! Primeiramente, gostaria de agradecer pelas informações bem detalhadas sobre fratura no punho. Meu padrasto sofreu uma fratura no punho, tentaram por no lugar e após alguns dias foi submetido a uma cirurgia. Aparentemente ocorreu tudo bem, como o atendimento foi pelo hospital público infelizmente eles não passam muitas informações após 12 dias operado o médico pediu para fazer fisioterapia, e estamos realizando os curativos em casa, porém não sabemos ao certo como higienizar o local com os três fixadores externos. E só mais uma informação, tem um ponto que está formando secreção, estamos retirando, seria o correto? Não sabemos se é normal da cicatrização e teria que deixar. Poderia me ajudar com essas dúvidas e me orientar sobre a higienização dos fixadores, por favor? Desde já agradeço. Um abraço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Paula

      Basicamente é lavar e limpar as crostas que se soltam. Idealmente deve ser usado sabão liquido anti-séptico ( com clorexidina) e aguardar o organismo fazer a sua parte. 

  • Maria

    Fraturei o punho esquerdo em uma queda da própria altura. Fiz redução e cirurgia. Estou usando o fio k. Já faz 20 dias que fiz a cirurgia e minha mão e meus dedos estão muito inchados . Devo me preocupar ou é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria

      Cirurgias em membros superiores envolvem outras lesões, principalmente as vasculares, dificultando a circulação na região. Existem algumas estratégias que podem ser feitas para melhorar o edema: movimentar constantemente os dedos, abrindo e fechando, assim como a mão . Mantenha a mão elevada, se ela ficar “para baixo” ela tende a reter sangue no local e aumentar o edema. 

  • Davi brayan

    Olá meu nome é davi tenho 12 anos e quebrei a radio no dia 2/04/2023 é normal o dedão ficar inchado? Porque o meu está e a parte do curativo esta me machucando na parte inchada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola David de 12 anos

      É normal toda a mão edemaciar, não se preocupe, tente manter a mão elevada e movimentar os dedos para ajudar na circulação sanguínea e na diminuição do edema. Boa recuperação. 

  • Ismael Rodrigo Prante

    Doutor quebrei braço o rádio. Mas fui operado 10 dias depois, a ulna sarou pouco fora do lugar e o médico não mexeu nela isso é normal ? Terei que operar no futuro esse carocinho ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ismael

      Se o médico optou por não mexer na ulna é porque não havia necessidade disso, se há contato entre as partes ósseas o calo ósseo se forma, inclusive esse “carocinho" que você refere pode ser o calo ósseo . O osso depois remodela. 

  • VITOR MATHEUS DE MATOS

    Boa noite doutor , operei faz 3 dias do radio coloquei placa , e minha mao esta muito inchada e normal ? Se sim quando vai desinchar , e o que faço pra desinchar

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vitor

      Movimente os dedos e mantenha a mão elevada para ajudar na drenagem sanguínea. 

  • Mariluci

    Sera que esta inflamando?essa pergunta e referente ao e-mail que lhe enviei

    • Dr. Diego Ariel

      pouco provavel

  • Mariluci

    Fraturei o punho radio distal fiquei 3o dias o ortopedista mandou cortar o gesso para liberar o cotovelo e ficar mais 15 dias so que comecou dar fisgada e latejar Isso e normal ou indicio que esta piorando? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mariluci

      A liberação do cotovelo da mais mobilidade ao braço o que pode ocasionar esses sintomas que você refere, não é nada preocupante. Uma vez o calo ósseo formado essa mobilidade desaparece, mas o sintomas demoram mais um tempo para desaparecem. 

  • Helen

    Olá, é normal o ferro entrar na pele,não se se é por conta do inchaço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Helen

      Isso pode acontecer, mas não se preocupe porque o ortopedista sabe como fazer a retirada.  

  • Victor Nunes

    Doutor fiz uma cirurgia com colocação de placa no radio distal direito ha 2 meses, estou fazendo fisioterapia mas noto que minha mobilidade do punho ainda está reduzida. Nestes casos há indicação de nova cirurgia para retirada da placa apos recuperação total do osso e possível volta da mobilidade normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Victor

      Qualquer material de síntese pode ser retirada após cumprida a sua função, o que você deve investigar é se, de fato, é o material que esta impedindo que você ganhe arco de movimento ou se é necessário um Plus na fisioterapia. Veja com seu médico. 

  • Jaqueline de Figueiredo Silva

    Dr. faz duas semanas q fiz a cirurgia de fratura de pulso e estou usando 1 fio k. Estou sem dores, mas preocupada como esse fio vai sair... posso pedir para o meu médico anestesia, ou saí sem dor?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jaqueline

      O fio pode ser retirado tanto com como sem anestesia, depende do nível de tolerância do paciente. Converse com seu médico 

  • Isabela Dias

    Olá doutor, quebrei meu pulso direito dia 06/02/2023, fizeram o procedimento de recolocar o osso no lugar, dia 15/02 voltei e não segurou, fiz a cirurgia dia 22/02, colocaram 3 fios k, dois abaixo do dedão e um do lado do mindinho. Usei tala axilopalmar até dia 9/3, eles colocaram a tala de lado e não estava mais sentindo dor e nem sentia os fios. Retiraram a tala e colocaram uma menor, fizeram limpeza e retiraram as casquinhas da cicatrização em volta dos fios, mas mudou de posição o gesso, agora está só abaixo do pulso e estou sentindo muita dor no fio abaixo do dedão, só de relar dói, não está inchado mas dói, o fio endureceu na pele, vou voltar lá dia 6/4, será que é normal? Vai doer quando tirar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Isabela

      Se a dor for insuportável procure o médico para investigar, se for uma dor suportável, é normal. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Adriano Cezário do nascimento

    Obrigado Dr Diego Posso limpar os fios com óleo de girassol pois onde a cirurgia foi feita com dois fios está inchada e o ferro entrado na pele aí está querendo inflamar ? Fiz minha cirurgia no dia 05/03 e a volta do médico foi adiada pra 03/04 um mês sem acompanhamento médico aí fico com medo pois todo dia tem que fazer curativo ea paleta que colocaram tá toda quebrada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adriano

      Você pode comprar um brace ou uma tala para punho nessas lojas para material hospitalar. Pode usar óleo de girassol, não há contraindicações para o seu uso, apenas limpe bem a ferida antes com alguma substancia antisséptica. 

  • Lucia Helena Silva Azevedo

    Quebrei o punho no dia 19/01 apesar do medico que me atendeu afirmar q foi uma fratura grave, optou pelo tratamento conservador dizendo que se eu fosse irmã, mãe ou qualquer pessoas próxima aconselharia não operar.Confiei e fiquei 6 semanas engessada sentindo bastante desconforto. Vai fazer 2 semanas q tirei o gesso e completei hoje 7 dias de fisio. Meu punho continua bem inchado principalmente na lateral proximo a Ulna, e as dores são constantes e não aliviam com analgésico., voltei no medico ele disse q daqui até completar 1 mês estarei recuperada. Não me passou medicamento mais potente para dor. Disse que a fisio vai resolver.Estou evoluindo um pouquinho nos movimentos, mas a dor é muito nervosa, ta difícil

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucia

      e qual seria sua duvida?

  • Adriano Cezário do nascimento

    Ola Quebrei o rádio distal esquerdo, no meu caso ouve fratura esposta todo dia faço curativo, mais o médico não indicou nada pra coloca onde saiu o osso aí feri toda vez por conta da gase que cola na ferida

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adriano

      Qualquer pomada com antibiotico pode ser usada, ou óleo de girassol. O que ajuda na cicatrização é a limpeza, para não grudar pode usar o que indiquei acima. 

  • Ivete soraya dos Santos

    Eu quebrei o punho rádio distrai , tô fazendo fisioterapia , já fiz 18 seções mas não consigo dobrar o punho e não tenho força na mão , O que posso fazer para ter meus movimentos de volta

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ivete

      Fisioterapia e musculação. Se não houver melhora, investigue se não houve alguma lesão neurológica. 

  • Roy

    Bom dia Dr. Estou com 2 cirugías, uma no dia do acidente e a segunda uma semana depois (fractura de radio com desvio e fragmentos). A primeira cirurgia colocam fixador externo, e na segunda fios cruzados. Cinco días depois da segunda cirurgia deitado durmendo acordei com un dor intenso que subiu ao longo do braço até o hombro, essa situação se repite todo dia até agora (10 días) Cada vez que eu me deito o dor aparece no momento que meixo o braço e não consego durmir mais de 2-3 horas seguidas mesmo tomando remédio forte antes de deitar. Quando fico em pé melhora. E normal essa situação?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Roy

      Se é uma dor incapacitante, sugiro que você procure um médico para investigar a causa. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer.  

  • Hugo

    Fiz cirurgia no punho a 1 mês. Tem dois pinos no pe do pinos ta uma casca seca e normal e pode tirar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Hugo

      É normal, não aconselho tirar. Por baixo dessa casca a ferida esta cicatrizando, quando estiver  Cicatrizado a casca cai. 

  • Elizabeth Rodrigues de

    Quebrei o osso rádio do braço,o médico puxou e colocou no lugar e estou com doze dias.machuquei o esquerdo e utilizo o braço direito...que tipo de tala posso usar que não seja gesso.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elizabeth

      Dependendo do tipo da fratura você pode usar uma sintética, tipo trace ou feita em impressora 3D. 

  • Aparecida Leonor de Souza

    Boa noite Dr. Hoje fazem 30 dias que fiz a cirurgia do pulso, um dos fios já soltou, acontece que continuo com muita dor e com tala? Retorno médico 7/3/023

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Aparecida

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma e a dor. 

  • Marcos Antônio Cardoso

    Bom dia Doutor quebrei o punho fratura exposta colocou dois fios já tem cuatro semanas e o braço tá muito doloridova inda é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcos

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Aniele

    Olá DR. Uma dúvida .. Meu marido quebrou o osso rádio distal direto, levou dois pinos. Não foi fratura exposta! Só tem dois furos, que acredito que sao dos pinos. Nossa dúvida é: no documento dado a ele, diz que com 15 dias ele precisa ir ao posto tirar os pontos, porém n há pontos. Pelo menos pelo que a gente olha, não vemos linha nem uma, pontos nem um. Apenas os buraquinhos dos pinos que inclusive já fecharam. Realmente tem pontos nisso? Hj ele está com 20 dias que fez a cerugia.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Aniele

      Todo tratamento de trauma ortopedico tem que ser acompanhado para verificar se esta evoluindo satisfatoriamente, sugiro que procure atendimento ortopédico ambulatória para fazer esse controle, mesmo que não haja fios visíveis para serem retirados. 

  • Thyago Franco

    Olá. Tive uma lesão por trauma no punho há uns 3 meses. Depois de uma semana a dor passou, então nem dei mais importância. Há duas semanas comecei na academia e percebi que tava com menos força no braço da lesão. Decidi aumentar o peso para melhorar, porém acabei rompendo alguma coisa (senti algo arrebentando no pulso) Fui ao hospital público, o médico pediu raio x e receitou antiinflamatório, alegando que tá tudo bem com os ossos. Devo procurar um ortopedista particular e fazer ultrassom pra averiguar o nervo ou basta repouso? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thyago

      Toda lesai tem que ser valorizada e investigada, ja que tentar corrigir sequelas é sempre mais complicado. Procure um ortopedista e faça uma consulta, se tiver o raio x que fez no pronto socorro leve com você. 

  • ALEX SANDRO DA SILVA RIBEIRO

    Fiz a cirurgia faz 2 meses porém percebi que o fio do punho está solto oque faço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alex

      Se você percebeu que o fio utilizado na cirurgia do seu punho está solto, é importante procurar o seu médico ou cirurgião ortopédico imediatamente. Eles podem avaliar a situação e determinar o melhor curso de ação.  Um fio solto pode afetar a recuperação da sua fratura e até mesmo causar complicações, como infecção ou impedir a consolidação adequada da fratura. Portanto, é importante que você informe ao seu médico sobre essa situação o mais rápido possível.  

  • Matheus

    Qual o valor da cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      a qual cirurgia você se refere? Nesse canal eu não resolvo nada disso. Pode ligar para minha atendente e agendar uma consulta ( telefone esta na pagina principal )

  • Samuel

    Quebrei o rádio fiz fisioterapia, fiz umas 17 seções na fisioterapia, já faz 6 meses e ainda dói quando giro pra esquecer no máximo que consigo e na direita também

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Samuel

      Foque na fisioterapia e no fortalecimento muscular. Até um ano é esperado sintomas advindos da fratura. 

  • Edna vargas leite

    Eu quebrei o o rádio distal,hoje faço fisioterapia,estou executando o forno.Mais sinto mais dor do que o normal.E nós meus dedos também,doem muito nas juntas dos dedos. Gostei das experiências que coloca em questão.

    • Dr. Diego Ariel

      E você teria alguma duvida?

  • CAMILA PAGLIA

    Olá DR. Fiz cirurgia com placa volar no rádio distal há 18 dias, com 12 dias o médico me disse q eu poderia tirar a tala em casa, e utilizar ela em momentos em que fosse me movimentar ou sair. Porém eu sinto uma dor que é tipo uma queimação em cima do osso, na extensão do dedão para referência, isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Camila

      Não é raro apresentar essa sintomatologia depois de uma cirurgia dessa. Um bom programa de reabilitação vai lhe ajudar a melhorar a funcionalidade do seu membro. 

  • Simone

    Olá Doutor, Quebrei o pulso com lesão cuminativa, fiz cirurgia e foram colocados placa e pinos fazem 26 dias. Já tirei pontos e fio K. Ainda continuo com a tala. Sinto um pouco de dor na articulação, mas não iniciei fisioterapia. Quanto tempo posso retornar minhas atividades?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Simone  

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais.  O processo de formação do calo ósseo gira em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Tente começar a reabilitacao. 

  • Maria Daiane

    Bom dia Doutor! No dia 23 de dezembro meu raio trincou e o outro osso que não sei o nome também na pontinha ,fui no hospital só mobilizam porque não tever desvio depois de 7 dias voltei para colocarem o gerso ,com tudo mobilização e gerso faz mas de mês e não tem diferença no braço a rachaduras continua do mesmo jeito e sem contar que só consigo movimentar os dedos mas o ponho dói muito não consigo fazer outra movimentação no braço só dedo . Oque o senhor me indica a fazer ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Raiane

      Indico paciencia. O processo de formação do calo ósseo gira em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Va tentando movimentar os dedos 

  • Francimaria Araújo

    Doutor boa tarde fiz a cirurgia no antebraço no rádio distal está fazendo um dia hoje com quantos dias o osso cola é normal sentir o osso se mexer um pouquinho mas ele não estrala não como estralava quando estava quebrado só que sinto um pouquinho de nada que ela está se mexendo é normal hoje faz um dia da minha cirurgia.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Francimaria

      O processo de formação do calo ósseo gira em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. O principio da cirurgia é a estabilização do osso, pequena mobilidade pode ser esperado, se essa mobilidade aumentar, voce deve procurar seu medico para avaliação e conduta. 

  • Felipe Stanley Nery Fonseca

    Boa tarde doutor hoje está fazendo dois dias que fiz minha cirurgia no antebraço no osso rádio, foram colocados fios parafusos e placas, é normal sentir o osso se mexer um pouquinho

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Felipe

      O principio da cirurgia é a estabilização do osso, se voce sente movimento no osso pode estar ocorrendo algo não esperado, se essa mobilidade aumentar, voce deve procurar seu medico para avaliação e conduta. 

  • Silvania verissima

    Gostaria de saber como fazer a higienização correta ,,estou com três fixadores externos.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Silvania

      O importante é limpar. O ideal seria usar um sabonete que contenha clorexidina ( substancia antisséptica), mas se não encontrar, agua e sabão resolvem. Depois é só secar. 

  • Anna

    Ola Dr, fraturei o rádio e coloquei três fios de k dia 03/01. Hoje é dia 18/01 e sigo com os dedos bem inchados ; de ontem pra hj sinto ardência em um dos ferros. Estou indo fazer curativo dia sim, dia não e o processo de cicatrização está ótimo. Essa ardência é normal? E o inchaço? Obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Anna

      Quinze dias é um tempo muito curto para invólucro de sintomas de fratura, para diminuir o inchaço, sugiro que voce mantenha o membro elevado e tente movimentar os dedos, quanto a ardência é comum na presença de um corpo estranho, se for de intensidade grande, é aconselhável que voce procure um medico para avaliar.  

  • MarinaVitor

    Bom dia doutor! No dia 14 do mês passado teve uma queda e nessa queda eu última fratura no distal do punho esquerdo estou mobiliada eu gostaria de saber com quanto tempo seu posso voltar a trabalhar sou técnica de enfermagem faz faculdade fisioterapia e trabalho em salão de beleza não sinto mais dor por encontros dedos estão se movimentando normal consigo levantar a mão e movimento de pronação e supinação. Ainda percebo um certo e de manu punho de fazer? O que o senhor bendita em relação ao procedimento já que dia 14 estou completando 4 semanas de tala gessada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marina

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, Pelo que você relata sua recuperação esta sendo muito boa. Acredito que umas sessões de fisioterapia vão lhe ajudar a recuperar a funcionalidade do seu membro. 

  • Lenon Tavares

    Oi dr bom dia!.. Então quebrei o rádio do meu antebraço vai fazer 3 anos em julho, coloquei pino e tals , mais desde quando operei nunca senti dor. . Já posso voltar pro meu muay Thai ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi lenon..

      pelo tempo, sim

      mas tem que confirmar se houve consolidação 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Carlos oliveira Silva

    bom dia Fiz uma cirurgia no punho tem 2 pino qual o tempo ideal pra mim fazer fisioterapia.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi carlos....

      Geralmente depois de retirá-los.. cerca de 2 meses

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Silvana

    Dr bom dia meu filho quebrou braço fez cirurgia dia 1 dezembro agora está com 33 dia colocou fio k ,fio estava pra fora , muito, agora está entrando pra dentro que acontece , braço está inchado ainda acredita... porque criança não fica repouso ,.....de fez enquanto da febre ...

    • Dr. Diego Ariel

      Oi silvana..

      comum isso; sobretudo em criança..

      já está na hora de revisar a cirurgia com seu ortopedista 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Osmar António

    Olá dr. sofri uma queda e fui operado na rádio, sinto muitas dores e tenho sensação de formigamento ou cãibras na mão acidentada. O que posso fazer para amenizar a dor e seguir com o tratamento?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi osmar...

      repouso, gelo, medicamento analgésico e fisioterapia 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • ALEXANDRE ZANIBONI

    Olá Doutor, tudo bem? Sofri um acidente de moto no primeiro relato foi de fratura traumática de punho e carpo mas a cirurgia foi do radio distal com pino e parafuso qual a diferença?A fratura foram 2 meses de tala pois o cirurgião disse que meu caso foi msis grave que o normal e que normalmente sao 6 semanas de tala e agora com 25 fisioterapias e os dedos indicador, do meio e anelar com movimentos limitados e o pulso ainda com movimentação limitada e forca também tenho me empenhado na fisioterapia será que terei sequelas? Agradeço desde já.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Alexandre..

      punho e rádio distal são sinônimos em ortopedia...

      a sequela depende de muitos fatores, mas os principais são a gravidade da sua fratura e sua dedicação à reabilitação fisioterápica... 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Tiago

    Dr. Tive fratura exposta do punho direito no dia 03/12/22 , fiz cirurgia no dia 07/12/22, colocou 5 fios, é.estou com o braço engessado até a altura do ombro, quantos dias demora para baixar o gesso abaixo do cotovelo?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi tiago..

      depende da fratura.::

      mas em média 4 semanas...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • luciana cristina

    oi Dr. boa tarde Fiz cirurgia do radio distal vai fazer 3 meses, quebrou em 3 lugares, ja consolidou to na fisioterapia, mas sinto dores constantes, é normal. E meu punho esta bem rígido ,nao consigo supinar a mao, é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Luciana..

      tudo depende da gravidade da sua fratura... fraturas mais graves demoram mais tempo pra reabilitar..

      tem gente que demora de 6 a 9 meses...  

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Leandro

    Dr. Tive uma fratura no punho e fiz uma cirurgia com pino, já tem 15 dias de cirurgia e meu osso tá do mesmo jeito torto ainda

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Leandro...

      às vezes o que parece torto pro leigo, é um desvio aceitável para que ocorra consolidação do osso e manutenção das funções...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Lívia

    Gostaria de consultar valores

    • Dr. Diego Ariel

      Só entrar em contato com minha atendente...
      +55 84 98622-9921

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Moises

    Bom dia fiz a cirurgia do radio distal direito no último dia 02/12/2022 tratamento com placa e parafuso e normal o indicador e o polegar dormente ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Moises...

      pelo tempo, sim...

      tem que continuar o seguimento com seu ortopedista pra avaliar se a parestesia (dormência) vai persistir...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Luciano

    Boa tarde Dr fiz a cirurgia da rádio 16/11/22 sei que colocaram fio,mas a imobilização foi só no local...é seguro

    • Dr. Diego Ariel

      Oi luciano..

      geralmente só isso já é suficiente...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Maria Antônia nascimento dos Santos

    Olá gostaria de saber se e normal os dedos ficarem inchado quebrei a munheca e coloquei pinos e os dedos tão muito inchado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maria..

      é sim..: com o tempo e reabilitação fisioterápica vai melhorando...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • ANTÔNIO NILDO BARBOSA

    Boa noite ! Eu quebrei o rádio distal coloquei placa parafusos após 5 semanas fiz duas fisioterapia até agora mas estar dolorido parece até que quebrou o osso de novo é normal isso a placa corre risco de quebrar fazendo fisioterapia ? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Antonio...

      Raramente a placa quebra na fisioterapia...

      existe sim a possibilidade de o osso sair do local.. mas também não tão frequente..

      sugiro assim que possível ir no médico pra avaliar..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • DIANA M DE JESUS

    Oi me ajuda por favor fiz a cirurgia do rádio distal estou cm uma placa e 7 parafusos no dia 18 de novembro e estou com pontos antes estava quase secos e do nada bum começo a inflamação e 3 pontos abriu não estou comendo nada praticamente pra inflamar e agora o médico não passou nada de antibiótico vou retornar ao médico dia 19 agora de dezembro me ajudar oque fazer

    • Dr. Diego Ariel

      Oi diana...

      primeiro é ver se tem infecção...

      sugiro ir no pronto-socorro...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Kessia Medeiros

    Olá doutor...minha mãe caiu e fraturou o pulso,foi feita a cirurgia e colocado os fixadores ( fio de Kirschner) no dia 31/10.Ja trocaram o gesso acima do cotovelo,pelo que fica abaixo do cotovelo. Dia 01/12, será o retorno dela...Sera que o médico já tira os fixadores??? ( durante os retornos,os médicos falam que está tudo bem com o braço dela)

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Kessia...

      É possível.. depende de como evoluir a consolidação dela... geralmente os fios ficam entre 4 e 6 semanas.. 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Adriana

    Olá dr Diego, como vai? Em dezembro do ano passado fraturei una e radio, fiz cirurgia em janeiro, colocando placa, haste e parafusos. Fiz todo o processo de fisioterapia e fiquei bem, sem dores ou maiores problemas. Porém, passado quase um ano comecei a sentir dores na parte da incisão, fisgadas, fraqueza na mão, leve inchaço no dedo mindinho, e sensibilidade na parte da incisão. No decorrer do dia quase não sinto nada mas a noite dói bastante. Meu cotovelo dói um pouco também. A cicatrização interna ainda não terminou? Agradeço seus comentários.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi adriana.//

      muitas vezes é o material de síntese (placa e parafusos...) que fica "rejeitando"...

      uma possibilidade é avaliar a necessidade de retirar esse material...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Laura Adriano Will

    Quebrei o punho radio faz 30 dias tô com o gesso. Tenho que ficar mais 15 dias. Agora começou a latejar.E normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi laura.. 

      se for isso, ok..

      se doer muito ou apertar, aí não...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • BEATRIZ VITAL DE OLIVEIRA GOMES DA SILVA MATOS

    Boa tarde, Dr Faturei o Rádio não precisei fazer cirurgia fiquei 1 mês com gesso axilopalmar e acabei de retornar e a médica pediu para diminuir o gesso ate o cotovelo,e ficar mais 15 dias, disse que posso esticar o braço e acostumar a ficar sem a tipoia, porem esta doendo bem e nao consigo fazer o movimento de girar o braço dói muito o pulso, gostaría de saber quando a força do meu braço em média volta ao normal e se essas dores são normais, tenho medo de sair do lugar

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Beatriz..

      normal sim...

      com a reabilitação fisioterápica melhora bastante... foco nela

      o tempo é variado.. de acordo com sua dedicação à fisioterápica 

      em média 4-6 meses tá muito próximo ao normal

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Jesus Ferreira Guimarães

    Quebrei o rádio tenho 59 anos aproximadamente quantas semanas pra tirar os pinos

    • Dr. Diego Ariel

      Oi jesus...

      em média 2-3 meses

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Marcelo Manoel da silva

    Bom dia fiz uma cirurgia no radio distal a 4 meses ,já fiz 20 sessões de fisio e minha mão ainda não fecha,quanto tempo leva p recuperação total?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marcelo..

      depende da gravidade da fratura e da sua dedicação à reabilitação fisioterápica 

      alguns casos pode durar até 1 ano ou mais

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Jaqueline

    Cai dia 08.11 ( fratura do rádio distal) fiquei internada e coloquei gesso dia 10.11 recebi alta só que sinto formigamento e estou preocupada pq não consigo mecher meus dedos. Isso é normal.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi jaqueline.:

      pelo tempo, sim

      fique de olho se o gesso não aperta.. tirando isso.. ok

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Izabel Christina Jeronymo

    BOM DIA Dr. Estou mto preocupada com minha irmã. EU CAÍ DIA 02 DE JULHO 2022.FRATURA COM CIRURGIA PULSO ESQUERDO..ELA CAIU DIA 22 JULHO 2022..CIRURGIA E PLACA..MINHA RECUPERAÇÃO FOI DE 3 MESES E ÓTIMA(*SEM GESSO POS OPERATORIO)..A DELA,COM GESSO POS OPERATORIO POR 2 MESES,PASSOU POR DORES IMENSAS E AGORA VAI FAZER UMA RESSONÂNCIA PRA TIRAR A PLACA!!!ISSO É NORMAL???ESTAMOS COM MTA PENA É APREENSIVOS COM ELA... OBRIGADA POR UMA RESPOSTA. IZABEL

    • Dr. Diego Ariel

      Oi izabel...

      nenhuma fratura é igual a outra... nem pessoas ...

      conheço irmão gêmeos que 1 tem alergia e outro não...

      confie na equipe e dê apoio a ela

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Natália Silva

    Boa noite Dr. Minha filha fraturou o rádio distral esquerdo dia 11/10 no formato do garfo, como está escrito. Foi colocado o gesso e após 2 dias tiveram que abrir um pouco o gesso por conta da mão dela que inchou. Após 15 dias ela teve o retorno e o osso esta 1 cm torto ainda. A média receitou ficar mais quieta com o braço. Depois que teve que abrir um pouco o gesso o mesmo está bem largo. E as vezes sente um pouco de dor. Se possível me falar um pouco desse processo. Se o osso volta normal, mesmo com o gesso largo. Desde já muito obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi natalia...

      depende da idade da sua filha.. quanto mais jovem, mais aceita deformidade, corrigindo com o passar do crescimento da criança...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Ivaldo antonio da Silva

    Estou com fatura no rádio distal e gostaria muito de saber qual é o valor que fica a cirurgia para realizar o procedimento

  • Maria da Penha Lima

    Fis cirurgia do pulso agora faço fisioterapia mas meu braço doe muito o que tomo para dor

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maria...

      nos primeiros dias é comum.. 

      utilize analgésicos simples, como dilirona ou paracetamol...

      todavia se persistir, retorne o mais rápido possível ao seu ortopedista 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Robson

    Eu quebrei o rádio distal a 10 meses, voltei a trabalhar sou mecânico, no pulso tenho 10 parafuso e a placa, últimamente estou com muita dor na mão nos dedos e na junta, pode me dizer algo ,se e o trabalho ou o que pode ser, obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi robson..

      pode ser artrose pós traumática ou falta de reabilitação fisioterapia 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Maja Helena Britto

    Oi Dr, sofri uma fratura de Colles, realizei processo cirúrgico com 2 fios de Kirchner. Estou receosa quanto à retirada dos mesmos. Será que é muito doloroso? Agradeço sua atenção!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maja..

      tranquilo.. nem se preocupe.. 

      dói menos que uma picada de inseto...

      muito tranquilo.. de verdade...

      relaxe e pense positivo 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Cleiber Alves Moreira

    É normal ficar meio inchado o punho durante os fios ta fixado no mesmo

    • Dr. Diego Ariel

      Oi cleiber..

      é sim... com o tempo tende a melhorar...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Dayana Santos Vieira soares

    Minha filha quebrou o punho dia 11/10 foi feito uma redução mas não ficou alinhado o osso dia 19 voltei ele disse que perdeu um pouco de redução mas disse que é considerado p criança ela tem 8 anos está só com a tala de redução queria saber se é normal não ficar alinhado totalmente

    • Dr. Diego Ariel

      Oi dayana...

      criança é impressionante como mesmo com grande desvios o resultado seja extremamente positivo 

      isso devido ao próprio crescimento da criança ir corrigindo o desvio...

      entao o que seu médico falou é correto mesmo... não se preocupe e mantenha o acompanhamento...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Susy Mary Costa Alexandre

    Olá! Que rei o rádio distal da mão direita dia 11 /08,engessaram e com 28 dias o dr. Retirou o gesso,pois disse que já estava com o osso colado. Porém,fiquei com os dedos duros e o punho não gira e nem a mão vai para trás Comecei a fisio, recomendaram 20 sessões ,agora que fiz 3,mas, ainda sinto os dedos duros,principalmente o indicador e a palma da mão, da uma fisgada quando pego algo pesado. Será que vai voltar ao normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi susy..

      se tiver consolidado, vai sim.. só precisa se dedicar à reabilitação fisioterápica 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Reinaldo Aparecido Alves Mendes

    Teve fatura exposta no punho fiz 40 seção de fisioterapia e ainda estou sentindo dor

    • Dr. Diego Ariel

      Oi reinaldo..

      dependendo da gravidade da fratura, 40 é pouco...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Andreza

    Bom dia Dr. A minha mãe teve uma fratura no punho tem 10 dias ( intra articular) e o médico falou que precisa operar. Infelizmente, ela depende do SUS e ainda não marcaram a cirurgia. A dúvida é: Quais seriam as implicações caso ela não consiga a cirurgia a tempo ? É possível após a consolidação do osso, sem cirurgia, obter algum resultado favorável com fisioterapia? Estamos receosos pela demora na marcação da cirurgia. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi andreza..

      as principais complicações são: consolidação viciosa (osso colado errado); artrose precoce; perda de mobilidade e dor...

      se foi indicado a cirurgia, agora é torcer pra dair o mais rápido possível e já ir vendo um boa reabilitação para ela...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Fernando

    Boa noite Dr.Diego. Eu quebrei o pulso, fratura do radio distal, fizeram 2 reduções e engessaram. 2 reduções pois o primeiro gesso foi mal colocado e soltou, porem ao fazer o RX foi visto que nao havia nescessidade de operar pois a redução teria dado certo e o desvio ficou abaixo de 10⁰ graus o que seria imperceptível segundo o médico que me atendeu... Porem eu sou muito imperativo não consigo ficar com o gesso Axilopalmar de jeito nenhum, hoje 2 semanas após ter engessado tirei metade do gesso deixando somente do cotovelo até o punho com o gesso.. nao sinto dor ao mexer os dedos, nao tenho inchaço minha mobilidade da mão está plena. Pra ter certeza sobre a calcificação do punho quanto tempo me recomendaria pra ficar com esse gesso "Antebraquiopalmar" ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fernando ...

      infelizmenre o que você pode comprometido o resultado do seu tratamento... o gesso axilopalmar impede o movimento de pronossupinação... se ficar apenas com o antebraquiopalmar (tipo luva), tem possibilidade de evoluir com sequela...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Eliete Gonçalves

    Boa noite, Dr Diego Eu sou Eliete Gonçalves, tenho 53 anos. Fraturei meu punho e os dedos anelar e minguinho. O tratamento só médico com tala de gesso durou 2 meses, pois foi i bastante fraturas, mas deu certo e aos 2 meses foi tirada a tala. Porém, eu estou com a mão atrofiada e apareceu osteoporose devido ao tempo imobilizada. Faço uso de Ibampronato e comecei a fisioterapia. Gostaria de sua opinião sobre o tratamento com o remédio. Sinto muita dor. .

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Eliete..

      ibandronato é uma medicação para osteoporose da classe dos bisfosfonados.. é uma excelente medicação 

      porém, tem que acompanhar com seu médico.. todo medicamento pode trazer eventos adversos...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Juan Felipe

    Ola, queria saber se é possível fazer um tratamento no rádio depôs de 20 dias, porque foi esse tempo que demorei pra saber que tava fraturado. Agradeço a compreensão

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Juan...

      É sim.... procure o mais rápido possível um ortopedista...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Bruno Machado Antunes

    Bom dia o meu quebro mínima coisa de um lado só da cana, sara sem cirugia?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi bruno..

      Depende do desvio da fratura...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Marcos Ricarte

    Boa noite Dr. Retornei hoje 22/09 . Ela pediu uma reavaliação do laudo . Vou aguardar um novo para poder retornar novamente . Obrigado pela atenção. Sucesso.!

    • Dr. Diego Ariel

      Top.

      qualquer coisa tamo às ordens

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Marcos Ricarte

    Boa tarde Dr. Fraturei o punho em março/22 (radio) fiz o tratamento com gesso . após a retirada em Junho, iniciei a fisioterapia, onde estou fazendo até hj. Setembro/22 ainda sinto muita dor e os movimentos não voltam ao normal, fiz uma RM e o resultado foi esse .. Alterações sequelares pós-fratura no radio distal com irregularidades de contornos, tendo alterações de sinal da medular óssea e redução do espaço articular radio-ulno-cárpica, tendo também discretas irregularidades das corticais e pequenos focos de edema nos contornos posteriores do escafoide / semilunar. O que me indica .? Desde já agradeço a atenção .

    • Dr. Diego Ariel

      Oi marcos

      Retorne assim q possível no seu ortopedista 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Marta Silva

    Bom dia tenho uma questão a minha avo partiu o punho e esta com gesso... o que aconselha a fazer para desinchar os dedos principalmente o dedo polegar. que se mantem muito dorido e inchado. estamos a fazer gelo, trombocide e mobilização. No proximo dia 27 vai retirar o gesso e começar a fisioterapia, mas ate la gostariamos de melhorar as queixas dela Fractura a 23 Agosto

    • Dr. Diego Ariel

      Oi marta

      elevar o membro , mobilizar os dedos (tem umas bolinhas q usam p doar sabgue que ajuda ) e evitar deixa o braço muito tempo abaixado...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Eudivan Almeida da Silva

    Boa noite! Estou muito triste e preocupado!! Meu filho de dez anos caiu de bicicleta e fraturou/ quebrou os dois punhos!! No sábado o ocorrido, e o médico só irá atend lo para a cirurgia na quarta feira!!

    • Dr. Diego Ariel

      Eudivan, entendo sua preocupação 

      calma, se os pinhos estiverem imobilizados, não tem problema esperar até quarta... não vai comprometer o resultado 

      boa sorte

  • Ayrton da Silva Beserra

    Quebrei o punho, tirei o gesso e agora preciso fazer 10 sessões de fisioterapia para voltar ao normal.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ayrton

      e qual seria sua dúvida?

      como posso te ajudar?

  • Martim Ronaldo cunha

    Ja faz 3 anos que sofri um scidenti e meu punho e mãos ficou com sequelas o punho ficou curvado será wue aonda da tempo de uma cirurgia para wue volte ao normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Martim

      Inicialmente, é necessário que se diagnostique bem o tipo de sequela que você desenvolveu. Só depois de estabelecer a causa é possível pensar no tipo de tratamento que podera ser feito. Procure um ortopedista para poder ver suas possibilidades. 

  • Daniela cardeira souza

    É normal após um mês de cirurgia de punho com placa e pino , mesmo fazendo fisio o punho não ter movimento , nem dobrar e nem girar, além disso dói muito , e ao acordar está sempre regredindo com muita dor inchado e sem movimento. Os dedos mexem pouco tambem. Obrigada..Cirurgia de rádio distal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniela

      A questão não é a cirurgia , nesse caso tem que se levar em consideração a gravidade da lesão, quanto mais grave, mais prejudicada será a recuperação. A dor, normalmente, é uma companheira constante, ate que os tecidos se reabilitem, é preciso vencer essa fase dolorosa para conseguir um bom resultado. 

  • Ingrid Andrade

    Olá boa noite fiz uma cirurgia dia 19/08 no radio discal coloquei uma placa e 4 parafusos, dia 26 tirei a tala e estou só com faixa agora, sinto muita dor só nos 3 primeiros dedos sinto fincadas na unha e debaixo da mão Meus dedos a noite fica muito inchados e meio roxo e eu sinto muita dor nos dedos e na unha é normal?? Obs: só os 3 primeiros dedos que dói, incha e fica roxo

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ingrid

      Sua fratura ainda é muito recente. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, ate a recuperação das estruturas, você vai ter que conviver com incômodos. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Alan Victor

    Boa tarde Dr tudo bem? Dia 03/08 sofri um acidente de moto e quebrei o punho, 09/08 foi minha cirurgia coloquei tala e 6 parafuso, dia 25/08 tirei o gesso e pontos, meu punho estava muito dolorido acabei comprando uma órtese por conta própria não tem problema? Meus dedos formiga muito, minha mão parece pele morta, estão muito ressecadas, é normal? Minha recuperação para voltar as atividades físicas demora muito? Obg

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alan

      Costumo recomendar que se siga as orientações do médico assistente, se ele retirou a tala é porque ja é tempo de mobilizar seu punho. Sua fratura ainda é muito recente. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer.  Invista na fisioterapia, vai melhorar esse formigamento, pode usar hidratante na pele para melhorar a qualidade da mesma. O retorno ao trabalho depende do tipo de profissão que você exerce, se não exigir muito da sua mão , o retorno é rápido, se exige, demora cerca de pelo menos uns quatro meses. 

  • LUCIMEIRE BERCOCANO

    Boa noite. Fraturei o rádio distal fiquei 40 dias com gesso, tirei ontem. Estou com muita dor, posso usar uma ortese? Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucimeire

      Ate que seu osso esteja consolidado, o osso deve permanecer imóvel. A órtese vai ser benéfica para você. 

  • Daniela cardeira souza

    Boa tarde... quebrei o punho no dia 23 de julho, fiz a cirurgia no dia 1 de agosto, botei placa e cinco pinos...já tirei os pontos EA tala no dia 15 de agosto. Porém até agora não tenho movimentos no punho ficou duro. Eos dedos mexo muito pouco, isso é normal... Meu punho vai voltar com movimentos? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniela

      Tudo depende da gravidade de sua lesão e da sua dedicação a reabilitação. Na gravidade você não tem como intervir, portanto, sugiro que você se dedique a reabilitação que vai ajudar bastante na sua recuperação. 

  • Cleoneide ribeiro ferreira

    Sofri uma queda e tiver fratura nu rádio dital Du punho e está com muito emchado e muita dor um que eu faso mim respondam pelo amor de Deus

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cleoneide

      Procure um serviço médico para ver ou rever esse seu problema. 

  • Marilene da Fontoura

    Dr. Fraturei meu punho dia 04.06.2022. Fiz cirurgia dia 06.06. Colocando 2 fios de Kirschner q foram retirados no dia 30.06. Hoje fiz um rx para ver como estava a fratura. No laudo diz: persiste linha de fratura na metáfise distal do rádio e na apofise estiloide da ulna. Redução da densidade óssea distal a fratura. Edema de partes moles. O q significa? Os ossos estão consolidados?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marilene

      Estão em processo de consolidação. É esperado que persistam sintomas pós fratura ate uma no depois. Invista na reabilitação, é a melhor forma de melhorar as chances de recuperação adequada. 

  • Silvia ferraresi

    Quebrei meu punho rádio direito sem cirurgia após tirar o gesso fiz 50sessoes de fisioterapia ,percebi q estou perdendo as força dos dedos dessa mão e fica formigando. É normal? Vou ficar boa?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Silvia

      Sugiro que você procure seu ortopedista para investigar o que pode estar acontecendo. Não é esperado esses sintomas depois desse tempo. 

  • Lucas Matos

    Só pra complementar Na cirurgia foi colocado Placa e parafusos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucas Infelizmente, eu tive problemas essa semana e não pude responder a tempo sua questão. Mas vamos la:  o inicio da fisioterapia é uma decisão que cabe ao médico depois de avaliar todas as variáveis que ele tem acesso ( seu exame fisico, os seus exames de imagem etc), usualmente, depois do tempo que você menciona, se inicia o processo fisioterapico. Movimentação depende da sua dor, ela é a bússola, se doer não movimente, se incomodar apenas e a dor é suportável movimente. 

  • Lucas Matos

    Boa noite, Doutor Fiz cirurgia do Rádio Distal- Barton Verbal, mão direita dia 21/07/2022 Tenho retorno dia 18/08/2022 Não sinto dor por mim está tudo indo bem Será que já posso ser encaminhado para fisioterapia dia 18??? E usar órtese nesse período??? E posso começar a movimentar o braço por conta própria?? Desde já agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucas

      Infelizmente, eu tive problemas essa semana e não pude responder a tempo sua questão. Mas vamos la:  o inicio da fisioterapia é uma decisão que cabe ao médico depois de avaliar todas as variáveis que ele tem acesso ( seu exame fisico, os seus exames de imagem etc), usualmente, depois do tempo que você menciona, se inicia o processo fisioterapico. Movimentação depende da sua dor, ela é a bússola, se doer não movimente, se incomodar apenas e a dor é suportável movimente. 

  • Guilherme

    Bom dia doutor. Fiz uma cirurgia para correção na fratura do punho esquerdo no dia 03/08/2022 e colocaram 2 fios de steinmann, não foi colocado tala mas sim apenas bastante gase e curativos que deixaram firme, o médico pediu pra mim fazer em UBS diariamente o curativo para não infeccionar mas estou com medo do osso fixar errado pois estou sem tala que eu saiba o ideal é ter tala, mas em UBS não fazem curativo sem tala, o hospital que surgiu vaga pra cirurgia é muito longe pra ir todo dia e os hospitais próximos não querem acompanhar meu caso por eu ter feito cirurgia em outro lugar Estou fazendo os curativos diariamente la mas estou com medo, não estou conseguindo deixar o punho totalmente reto e estou sem tala, embora não esteja com inchaço nem pus, e o ferro esteja firme, tenho a impressão que o ferro está mudando de direção e o punho ficando mais pra baixo nos dias de curativo, Consulta de retorno só dia 30 de agosto será q o osso saiu do lugar? É normal em alguns casos ficar sem tala?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Guilherme

      Se esta lhe deixando inseguro essa modalidade de tratamento, sugiro que você procure seu médico para discutir com ele a possibilidade de uma tala. Existem algumas orteses no comercio que você pode usar e estabiliza mais o punho, isso também pode ajudar, geralmente elas não são muito caras. 

  • Douglas Oliveira

    Olá Dr. me chamo Douglas e tenho 25 anos. Tive em fratura no rádio distal e na membrana entraossea no dia 05/08. Passei pela cirurgia no dia 07/08 e foi colocado placa, parafusos e pinos, e estou fazendo o uso de gesso. Hoje dia 11/08 e ainda estou sem movimento nos meu dedos da mão, fico forçando o movimento com a outra mão mas a falta de movimento me preocupa. É normal ainda não ter voltado? obs: antes da cirurgia mesmo com o braço imobilizado eu conseguia movimentar os dedos. muito obrigado desde já!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Douglas

      Ainda é muito cedo para avaliar o resultado de sua cirurgia. Leva tempo para as estruturas lesionadas se recuperarem. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, só depois disso você pode iniciar um processo de fisioterapia ativa e avaliar suas possibilidades de recuperação.   

  • Maria Claudia Medeiros

    Na cirurgia e preciso entubar o paciente.quantas horas leva esse tipo de cirurgia.o paciente permanece quantos dias internado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria Claudia

      Sobre a anestesia não posso fazer considerações, pois isso é uma decisão do anestesiologista. Posso lhe dizer que existe tanto a modalidade com entubação ate com anestesia regional ( bloqueio dos nervos do braço). Quanto ao tempo de internamento, gira em tono de 01 a dois dias, se não houver intercorrências. 

  • Isabelle

    Ola Dr Diego, quebrei o punho dia 17/07, fiz cirurgia p colocar placa no dia 20/07, só estou c o curativo, meu trabalho exige que eu dirija, eu não sinto muita dor, será que posso voltar a dirigir já? Obs o carro é automático

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Isabelle

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Enquanto isso não ocorre o osso é muito frágil, não aconselho que você dirija, pois uma manobra mais brusca pode prejudicar a recuperação da sua fratura. 

  • Delian Marcelo

    DR. Sofri uma lesão no radio dia 20/07 fiz a cirurgia 27/07, foi aplicado 2 fios K. (ainda não tirei) nunca senti muita dor e só inchou nos primeiros dias após a cirurgia eu até fazia um pouco de força. Porém, agora recentemente 27/08 eu movimentei bem os dedos tentando movimentar e esticar bastante, senti bastante dor no dorso e parei de movimentar. Dois dias depois destes meus movimentos o dorso da mão e punho estão bem inchados, quentes e saindo um pouco de secreção de um dos fios K. Devo me preocupar? Comecei a tomar o antibiotico que o médico me indicou caso eu tivesse alguma suspeita de inflamação.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Delian  

      Se estiver saindo secreção e apresentando edema e dor, pela sua descrição, ja que não estou lhe examinando e nem vendo a lesão eu sugiro que você procure seu médico para uma avaliação. 

  • Vera Lúcia Vervloet amaral

    Eu queria saber se é normal com 8 meses de cirugia ainda estar doendo muito?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Vera

      Não é esperado, que após esse tempo, haja dor de grande intensidade, no máximo uma dor residual incomoda. Melhor investigar o que pode estar ocorrendo.  

  • Manoel Marcos

    Olá Dr. Sofri lesão extremidade do rádio dia 25/06/22, no dia 01/07 fiz cirurgia com placa e um fio de K, já fiz um retorno e no próximo dia 05/08 irei retirar o fio de K, fiz curativo todos os dias e já está praticamente cicatrizando. Procurei movimentar a mão quase todos os dias sem pegar peso e quase não uso a tala, só pra dormir e sair.O movimento de rotação da mão é que sinto que será mais demorado?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Manoel

      A pronosupinacao é o  movimento mais demorado para a recuperação pós fratura. 

  • Vera Lúcia Vervloet amaral

    Fiz cirugia de punho c colocação de platina, já tem 8 meses , fiz fisioterapia e continua doendo muito e inchada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vera

      E qual seria sua duvida? 

  • ELISANGELA Oliveira

    Boa noite Doutor, Meu esposo se acidentou no dia 17/05 e precisou fazer cirurgia no rádio e punho esquedo (colocou placa). Já se passaram 2 meses e ele não consegue mexer os dedos e esticar o braço. Mesmo fazendo fisioterapia a mão incha muito. O que podemos fazer? Pois o médico disse que é normal. Muito obrigada e boa noite.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elisangela

      Dois meses é pouco tempo para recuperação desse tipo de fratura, por enquanto é esperado esses acontecimentos. Precisa confirmar se o osso ja consolidou e investir na reabilitação. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma 

  • Ana Maria da Silva Paula

    Gostei da esplicacao sobre a repercussão de punho fraturado, eu fraturei o meu punho direito e gostaríamos de saber com qtos meses posso voltar ao trabalho de cuidador de idoso

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Maria

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, depois disso vem a fase de reabilitação. Se tudo correr bem, em cerca de quatro a cinco meses você estará apta para voltar a cuidar dos idosos sem problemas. Se não precisar fazer força nenhuma, essa volta pode ser até com menos tempo. 

  • Maria Aparecida

    Boa Noite tudo bem Gostaria de uma informação referente ao meu Braço quebrado no ponto já está com um Mês está imobilizado mais sinto MUITA DOR TODOS OS DIAS E ESTÁ SEMPRE INXADO MUITO OBRIGADA

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Aparecida O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Para melhorar o edema, você deve movimentar seus dedos e manter o braço na tipoia para evitar que ele fique “para baixo”. 

  • Aline Braga

    Boa tarde ,meu primo fez uma cirurgia por conta de uma fratura na parte distal do rádio, tem 2 dias essa cirurgia, quando q pode tirar esse curativo pra fazer a limpeza e colocar outro?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Aline

      Curativos, costumeiramente, são trocados diariamente. A não ser que tenha alguma orientação em contrario. 

  • Polyana Emanoela Tuao Lima

    Boa tarde doutor. Meu esposo caiu de moto quebrou o punho, fez a cirurgia e colocou placa, no dia 07/07/2022. Ainda não marcaram a revisão pois o hospital não tem vaga está lotado. A mão dele se encontra muito inchada, é normal esse inchaço da mão e dedos? Ele continua com cirurgia sem mexer esta do jeito q veio do hospital. ? Estamos preocupados pois não tem dia para o retorno. Nos de uma ajuda aí doutor. A parte q fez a cirurgia está com uma tala de gesso.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Polyana A cirurgia do seu esposo é ainda muito recente. Oriente para que ele mantenha a mão elevada e repouso, mas que tente movimentar os dedos, isso ajuda a diminuir o edema. Aqui costumamos fazer revisão só com 21 dias pós cirurgia, portanto, seu marido ainda esta na janela de acompanhamento.  

  • Giovanna

    Olá, hoje faz 22 dias que estou de tala até acima do cotovelo porque tive uma fratura no rádio distal esquerdo, eu já consigo abrir minha mão, segurar objetos simples normalmente, digitar, eu sinto pouca dor, em geral se eu forçar mais, meu tratamento foi indicado para 6 semanas com um retorno que eu não fui, mas tô de tala, quero tirar, não aguento mais. Mas tenho medo que fique torto porque foi oque muitas pessoas dizeram e porque ela está suja, será que posso tirar e colocar uma imobilizadora que vende em farmácias? Obg

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Giovana A tala só deve ser retirada com a certeza que o osso esta consolidado. Pelo tempo que você refere é provável que ja tenha ocorrido, mas apenas um exame de imagem é capaz de demonstrar como esta esse osso. Sugiro que você vá ao médico, faca o exame e, dependendo do resultado, você possa retirar a tala sem risco de alguma complicação. 

  • Saulo Santos Mendes

    Boa noite Dr Faturei o Rádio não precisei fazer cirurgia gostaria de saber quando a força do meu braço em média volta ao normal e quando posso voltar a fazer academia.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Saulo

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, concomitantemente a pessoa deve iniciar um processo de reabilitação  que inclui fisioterapia e educação física, portanto, após o osso consolidado você pode retornar aos exercícios físicos com carga progressiva. Essa é, inclusive, etapa fundamental para a recuperação adequada pós fratura. 

  • Paulo Henrique Candido

    Boa tarde Dr.Diego,cai de 7 metros de altura, fraturei os dois punhos,mais o direito foi o pior,e depois da cirurgia não fico alinhado parece,estar colado errado, perguntei para meu médico pq tinha ficado torto assim,me disse que foi por conta que ficou 2 fragmentos de ossos, sinto que minha recuperação da mão direita está lenta porr conta disso.O que posso fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Paulo

      A melhor estratégia para uma recuperação mais adequada no seu caso seria intensificar o seu programa de reabilitação, a fisioterapia é a melhor chance para melhorar o seu quadro. 

  • LIANEIDE MOREIRA GUIMARAES

    Doutor fiz uma redução do rádio distal, nós primeiros dias é normal haver um pouco de dor e sensibilidade.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Lianeide

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Sabina A de Souza

    Qual o valor de uma cirurgia do radio

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sabina

      Essa pagina não é para esses questionamentos. Se quiser fazer um orçamento, entre em contato com o telefone ou email na minha pagina onde você viu o artigo, na aba:  marque uma consulta. 

  • Hilda Maria Ribeiro

    Dr fraturei o meu rádio distal e não tô conseguindo cirurgia pelo SUS eu gostaria de saber por favor me ajude qual é o valor dessa cirurgia particular

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Hilda

      Valores variam de região para região e depende também dos materiais ortopédicos necessários para a correção da fratura, portanto, não tenho como lhe dar valores. Na pagina tem o telefone do meu consultório, você pode entrar em contato para fazer uma cotação. 

  • Carla Pereira dos Santos

    Boa noite doutor meu esposo sofreu uma queda e quebrou dói osso do punho. E não foi no médico achou que era só uma dor mas ele foi ao médico e disseram que ele quebrou não podia engessar porque passou uma semana está tomando remédio e não passa a dor me de uma dica.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carla

      Caso não tenha sido indicado cirurgia, você pode comprar u ma órtese numa casa especializada para imobilizar o punho, depois sugiro que você procure o ortopedista para uma provável fisioterapia. 

  • Angelina Alves

    Por favor, é possível informar,estou há espera de fazer fisioterapia, pois tenho muito mau estar na mão, ainda estou com dores,no braço obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Angelina

      Infelizmente, não entendi a sua duvida. Se você quiser ser mais clara, ficarei feliz em lhe responder. 

  • Dayara

    Boa tarde. Meu esposo quebrou o distal do radio direito do pulso no dia 07/05. Realizou tratamento cirúrgico definitivo com osteosintese de fio k. Pois e fio k e eles estão pra fora. Pore. Um deles estamachicando a pele e chegou abri ele por baixo dele como se ele estivesse entrando pra pele e em volta esta vermelho . isso é normal ? Ou devo procura um médico??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Dayara

      A pressão que o ferro faz na pelo pode realmente ferir, o que pode ser feito para amenizar é “alcochoar” com gaze em torno do ferro, isolando a pele. Se só estiver vermelho não há com o que se preocupar, se houver secreção , você deve procurar um serviço médico para investigar uma provável infecção . 

  • Solange Albuquerque

    10 meses

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Solange

      Etapa fundamental na recuperação pós fratura é a fisioterapia, com esse tempo ja fica mais complicado o retorno a normalidade, mas ainda é a melhor forma de melhorar a atividade motora. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Se dedique e seus movimentos serão restaurados.  

  • Solange Albuquerque

    Bom dia eu quebrei meu punho a 1p meses e coloquei um fio de kishine e tirei já mais os dedos e punho ainda se encontram rigidos será q vai voltar normal. Obg pela atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Solange

      Etapa fundamental na recuperação pós fratura é a fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Se dedique e seus movimentos serão restaurados.  

  • Dyego Marcelino de souza

    Boa noite doutor, minha mãe fez uma cirurgia no punho dia 12 de maio, e botou uma placa e 10 pinos, e hoje aqui está frio, ela tá sentindo uma dor muito forte no ombro, tem alguma coisa a ver ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Dyego

      Não há relação entre a cirurgia do punho e a dor no ombro. Sugiro investigar se sua mãe não é portadora da alguma outra patologia reumatológica e/ou ortopédica tipo osteoartrose. 

  • Catarina

    Olá,doutor gostaria de saber com quanto tempo depois de uma fratura no punho posso pilotar moto

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Catarina

      Para que você possa fazer isso o osso deve estar consolidado. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, depois disso vem a fase de reabilitação, e ai você estará pronta para pilotar em cerca de 3 meses, se tudo correr dentro dos conformes. 

  • Verônica Brito De Souza

    Quebrei o punho meu osso já colou mais colou com um pequeno desvio vou poder mexer minha mão normalmente??se não me indique o que fazer ??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Veronica

      Depende do grau de desvio, se for um desvio mínimo a função não será afetada, desvios com graus extremos prejudicam forma e função, nesse caso, sugiro procurar um especialista para fazer a correção. 

  • Patricia Maria Simao

    Boa noite!Doutor. Meu filho fraturou o punho hoje caiu no colégio jogando basquete, ele tem 17 anos , fomos na emergência e após fazer o raio x o medico disse que tera que fazer uma cururgia para colocacao de pino , marcaram a cirurgia para sexta -feira 20-05-22, enquabto isso colocaram uma tala para imobilizar..Estou com muito medo pois nao sei se isso está correto e se é uma cirurgia simples .O médico da emergência disse que será outro médico que fará a cirurgia .Não conheço nenhum dos dois médicos estou muito preocupada. Qual seria sua orientação.Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Patricia

      Sugiro que você confie na indicação dada pelo medico que atendeu seu filho. É muito comum essas cirurgias após fratura do punho. Procure se informar sobre os médicos que trabalham nesse serviço para acalmar seus medos, você vai ver que todos estudaram bastante para serem especialistas.  Você está confiando em mim, e tambem não me conhece.

  • Claudia Viana

    Boa noite Doutor ,fiz uma cirurgia no punho da rádio distal direito no dia 16 de abril se 2022 . Foi colocado três fio de Kirchner , aqui está muito frio e estou sentindo meus dedos mais inchados e com dor . Já fui no retorno no dia 2 de maio . Tiraram a tala que estava até pra cima do cotovelo e colocaram apenas uma no braço. Dia 16 retorno no médico , é possível que já seja retirado ? Estou muito preocupada .

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Claudia

       O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, Os fios de Kirchner servem para estabilizar a fratura enquanto o osso se recupera, portanto, enquanto não houver calo ósseo , não haverá retirada de material.  

  • rose claudia maia damasceno

    Olá Dr Diego. Tenho uma dúvida e gostaria de seus comentários por favor. eu quebrei meu punho esquerdo dia 10 de novembro 2021 fiz cirurgia ! mais meus dedos não estão dobrando e doi muito!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rose

      Eu necessitaria saber qual a gravidade da sua fratura e qual tratamento foi realizado para poder opinar sobre o seu caso. Sua reabilitação foi efetiva? São muitos elementos para se levar em consideração. 

  • David

    Boa tarde doutor, tive uma fratura de rádio distal, fiz a cirurgia dia 13/03/22, sinto que sim, vou recuperar os movimentos, mas sinto dormência e uns “choques” em três dos meus cinco dedos da mão que tive o trauma, queria saber até que ponto esses sintomas são normais, ainda não comecei fisioterapia pois dependo do sus para dar continuidade no tratamento, faço alguns movimentos que vi na internet para tentar melhorar mas o que mais me preocupa são esses choques que sinto nos dedos, desde já obrigado, parabéns pelo trabalho

    • Dr. Diego Ariel

      Ola David

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. A tendencia é que esses choques e dormência também involuam com a recuperação dos tecidos.  

  • Wadna Dwnice Coutinho Viana

    Olá Dr Diego. Tenho uma dúvida e gostaria de seus comentários por favor. Fraturei radio distal do punho direito dia 10 de Março colocou gesso e o médico me mandou retornar com 30 dias que eu iria internar e ficar na fila para fazer cirurgia isso aconteceu em outro estado MG. Como meu braço doía muito resolvi fazer uma 2° avaliação no DF, fui internada dia 27/03 tiraram o gesso dia 31 e colocaram uma tala. fiz cirurgia dia 01/03, colocaram uma placa com seis pinos. Fiquei 18 dias em recuperação e fazendo curativo e foi tirado os pontos. O médico me mandou fazer exercícios em casa falei se era pra fazer fisioterapia ele disse q não e me mandou retornar com 30 dias. Estou fazendo alguns exercícios que busquei na internet mas não sei se são corretos pois não fui orientada quais seriam os exercícios. Sinto que o progresso tem não tem sido positivo pois não consigo fechar os dedos completamente e sinto bastante dor ao tentar, sinto próximo ao corte na cicatriz e mais acima perto da mão como se "grudasse" na placa ou algo do tipo e não consigo movimentação do pulso. Ele disse para não usar nem a tipóia mas não consigo ficar com o pulso e o braço muito tempo solto pq dói ainda Mais. Vou no retorno dia 13 de Abril... Será que ele não vai me encaminhar para fazer fisioterapia novamente? Obs: tenho 50 anos. O que devo fazer se isso acontecer? Será que não preciso? Agradeço seus comentários. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wadna

      Na minha rotina preservo fisioterapia precoce,  inicialmente passiva e sem carga e depois da consolidação entrar com carga e fisioterapia ativa. Cada medico tem sua conduta de acordo com o que ele observa nas fraturas que esta tratando. Não tente fazer exercicios sem orientaccao especializada, pode ser mais problematico do que ficar sem fazer nada.

  • Adriana Arnao

    Olá Dr Diego. Tenho uma dúvida e gostaria de seus comentários por favor. Fraturei o punho quebrando ulna e radio, fiz a cirurgia em 05 de Janeiro e agora estou em recuperação fazendo fisioterapia. Sinto que o progresso tem sido positivo e rápido. Porém sinto próximo ao corte na cicatriz e mais acima perto da mão como se "grudasse" na placa ou algo do tipo, talvez minha impressão. Normalmente ocorre nos momentos de descanso e a noite dormindo. Isso procede? Além disso meu dedo anular está dormente e sem muita sensibilidade na ponta. Agradeço seis comentários. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adriana

      Numa fratura não só o osso é lesionado, mas todos os tecidos adjacentes, inclusive alguns filetes nervoso podem sofrer lesões. Eles levam tempo para se regenerarem e geram vários sintomas, inclusive esses que voce refere, tenha paciência e invista na sua reabilitação, ela ajuda na melhora dos sintomas advindos da fratura. 

  • Alberto Gregório

    Olá Dr, estou com 3 meses de cirurgia do radio distal, médico disse que fragmentou osso mas vem se recuperando bem, continuo na fisio mas percebo grande limitação de movimento de rotação principalmente. Voltei para academia e a jogar tennis, sinto dores ainda devido a limitação de movimentos, a dúvida é: quanto tempo em média se retira as placas? Após essa retirada o processo de recuperação volta a estaca zero? A placa limita o movimento ? Desde já agradeço sua atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alberto

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. O material de síntese pode ser retirado entre um a dois anos após sua colocação ( na certeza em que o osso ja esta bem consolidado ) e o processo de recuperação segue o seu curso normal. A placa só limita o movimento se estiver dentro da articulação, o que não deve ser o seu caso. 

  • Talita dos santos

    Olá,fiz uma cirurgia do rádio distal dia 07 não comecei a fisioterapia ainda,e mesmo com a cirurgia meu punho continua parecendo um garfo,conforme eu for fazendo as sessões de fisioterapia o meu punho volta na posição correta? Estou com medo!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Talita

      Somente com essas informações não posso lhe esclarecer nada. Seria necessário ver seus exames de imagem e lhe examinar para dar uma opinião mais abalizada.  

  • José feitosa

    Oi dr fiz uma cirugia do rádio distal dia 22.01.2022 . Pegou 5 fios de kischnner .2 meses com o braço mobilizado na altura do cotovelo. Retirei a tala gessada e os fio dia 21.03.22 e o médico liberou pra começa a fisio terapia porém o punho tá inchado e quando a mão fica na posição pra baixo começa fica roxa devo me preocupa e volta pra ond fiz a cirugia ou é normal?

    • Dr. Diego Ariel

       Ola Jose  

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. No processo do trauma alguns vasos sanguíneos são lesionados e , ocasionam esses sintomas que você relata, a medida que eles forem se recuperando essas manifestações irão desaparecer.  

  • Nagila Laura dos Santos Santana

    Bom Dia! A minha filha tem 6 anos e fraturou o radil distal direito, precisando fazer a cirurgia para colocar o fio kirschner, ela fez a cirurgia dia 09/02/2022 no dia 21/03/2022 ela retirou o fio kirschner com um mês e doze dias, sendo que ela ficou com a mão baixa e tá sem força na mão, sem conseguir fechar a mão completamente, ela não consegue movimentar o punho direito né tchau consegue dar, gostaria saber se é normal? Se precisa fazer fisioterapia para ela voltar com os movimentos normais, ou se a mão dela vai ficar mole do jeito que tá parecendo que tá caida

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Nagila

      Pela sua estória eu aconselharia que sua filha focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. 

  • Eliezer Mattozo

    Boa noite doutor! Tive uma fratura exposta de rádio distal e mesmo com a orientação de cirurgia tentaram por 2 vezes fazer uma reduçao que logicamente não apresentou resultsfo. Fiz a cirurgia dia 07/03 para a colocação dos fios e tive a orientação, antes da cirurgia, de fazer curativos em casa e tentar movimentar os dedos. Saí do bloco com a mão coberta por uma bandagem e logo apos me colocaram uma tala e pediram para retornar dia 01/04 e que não abrisse o curativo. Minha pergunta é se posso mesmo ficar todo esse tempo sem trocar curativo e mesmo tentando movimentar os dedos não consigo fechar a mão além da dor nos tendões do braço a cada tentativa. Desde já, muito obrigado!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eliezer

      O principio da relação medico-paciente é a confiança, se o seu médico orientou para não fazer curativo ele deve ter elementos para orientar tal conduta. Tente movimentar sua mão o máximo possível para evitar bloqueios e edemas. 

  • Kayllane Vital

    Boa noite! Fraturei o rádio no dia 16/02 e realizei a cirurgia dia 23/02, inserindo uma placa com 7 parafusos. Acontece que, eu não consigo movimentar o punho “para trás”, isso é normal?? Estou com medo de não ter recuperar o movimento normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Kayllane

      Sua fratura e cirurgia ainda estão muito recentes, o osso leva cerca de seis a oito semanas para formar o calo ósseo, a placa e os parafusos são utilizados para estabilizar a fratura enquanto o osso se recupera, esse “bloqueio"pode ser apenas pela fratura, mas se a duvida persistir fale com seu ortopedista para investigar se algo esta errado. 

  • Rosangela

    Boa tarde, Dr Minha mãe fez uma pequena cirugia com colocacao de pinos de kirschner Fratura de radio distal. Minha duvida é quanto aos curativos, devemos fazer o curativo a cada 24hs? Esta protegido por tala gessada e ataduras

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rosangela

      O curativo deve ser feito diariamente, usando antissépticos tipo clorexedina, com todos os cuidados de assepsia necessário. Retira-se a tala e após o curativo recoloca-se a mesma.  

  • Izadelma Braga

    Ola doutor. Quebrei o osso radio no padrão Barton. Na imagem nao ficou tao afastado. Fui ao hospital falaram que poderia colocar pinos. Depois passei em um hospital particular falaram que preciso colocar placas com parafusos. Eu estou com 15 dias hoje, meu braço esta engessado e eu mexo bem meus dedos e minha mão, so mao posso carregar coisas um pouco pesadas. Na sua opinião devo mesmo fazer a Cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Izadelma

      Se for de fato Barton e tiver desvio articular há a necessidade da cirurgia para correção, do contrario pode consolidar de forma incorreta e gerar sequelas. 

  • Nagila Laura dos Santos Santana

    Boa Tarde! Minha filha de 6 anos fraturou o rádio distal e está com um fio kincher depois de 15 dias, ela está sentindo dor no dorso da mão e nós dedos estão inchados, ela fez a cirurgia dia 09/02/22 vai retirar dia 05/03/22 ela consegue mexer um pouco os dedos só o dedo indicador que ela sente mas dor quando mexe

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Nagila

      É bastante comum esses sintomas, nessa fase paciência é fundamental, Peça a ela que tente movimentar os dedos o máximo possível pois isso ajuda na melhora do edema e da dor. Depois da retirada do fio ainda tem a fase da reabilitação até a recuperação completa. 

  • Jurcelina de Fátima Alves

    BOA TARDE. MEU NETO DE 10 ANOS TEVE UMA FRATURA NO RÁDIO DISTAL E ULNA. FEZ UMA CIRURGIA E COLOCOU 4 FIO K .QUAL MÉTODO DEVO TOMAR SOBRE OS CURATIVOS.TEM 7 DIAS ELE SENTE MUITAS DORES ME AJUDA PELO AMOR DE DEUS

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jurcelina

      Só deve ser feita limpeza local, podendo usar clorexidina ou álcool a 70%. Oriente que ele movimente os dedos para evitar edema que pode piorar as dores. A tendencia é das dores irem diminuindo ate desaparecerem. 

  • Maurício Rodrigues dos santos

    Boa noite doutor quebrei o pulso em três partes fiz a cirurgia foi colocado três fios .fiz a cirurgia a 21 dias vou tirar os fios no dia 21 07 2022.depois de tirar os fios sera que eu vou parar de sentir dores.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mauricio

      Acho que voce errou a data da retirada desses fios, normalmente após a consolidação eles são retirados ( em torno de 60 dias) . Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • josilenne Francisco Bezerra

    Minha fratura foi essa tipo garfo me explica por favor,!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Josilene

      Creio que voce ja fez sua consulta ontem. Dor excessiva é sempre sinal de alerta. São vários fatores que podem estar causando essa dor, uma delas o próprio material de síntese. Espero que após a sua consulta voce tenha dirimido sua duvidas. Qualquer coisa estou a disposição. Quanto na  fratura tipo garfo é apenas o formato que os ossos tomam na fratura, eles ficam tortos, isso foi corrigido durante a cirurgia. 

  • josilenne Francisco Bezerra

    Boa noite me chamo josilenne a um mês fiz a cirurgia no punho e colocou tres fios,desde q fiz a cirurgia não paro de sentir dor,e tá inflamado faz uns dias e normal?vou para a revisão dia 07/02 pra ver se vai retira os ferros..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Josilene

      Creio que voce ja fez sua consulta ontem. Dor excessiva é sempre sinal de alerta. São vários fatores que podem estar causando essa dor, uma delas o próprio material de síntese. Espero que após a sua consulta voce tenha dirimido sua duvidas. Qualquer coisa estou a disposição. 

  • Batista da Silveira e Silva.

    Dr. Tive uma leve fissura no rádio, localizada bem no pulso. Fui no plantão do hospital e falaram que quebrei. Num primeiro momento usei uma tala axilopalmar por uma semana. Retornei e foi colocado gesso axilopalmar para usar por 3 semanas depois, é para colocar o gesso menor. Só que fui tirar uma segunda opinião. E essa segunda opinião médica falou que seria uma tala por duas semanas e depois uma órtese removível, sem problemas. Na terceira opinião médica, foi falado o mesmo da segunda... E agora? Como devo proceder?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Batista

      Para que eu de uma quarta opinião eu necessitaria ver seus exames de imagem para saber o tipo de trauma que você teve. Quanto ás opiniões, escolha uma, acredite e siga as instruções, se não você corre o risco de ficar “perdido" no meio de varias opiniões . 

  • José Elias Cavaco

    Parti o pulso, fratura distal do rádio. Passados 5 meses, a mão incha, principalmente à noite, apresenta dor e as articulações dos dedos estão doridas. Qual a razão? Que fazer para melhorar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola José Elias

      Como foi o seu processo de reabilitação? As fraturas dependem da recuperação de inúmeros tecidos, e é na reabilitação que se obtém tal processo. Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma.  

  • Oswaldo

    Olá dr eu fraturei meu pulso direito estou fazendo acompanhamento médico com gesso sem cirurgia,e está com 35 dias e o ortopedista diz que não consolidou não cinto mais dores só muita coceira qua não será que vai consolidar? Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Oswaldo

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Você ainda esta na fase do processo de consolidação. A paciência é condição fundamental para suportar esse período. 

  • Paulo Azevedo

    Olá Dr. Fiz a cirurgia do rádio distal faz 3 semanas,minha mão ainda está inchada e escura. É normal? Fora isso,o resto. Vai evoluindo muito bem!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Paulo

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Todo o processo quero corpo sofre após sofrer um trauma vai regredindo lentamente e, só involui aonde iniciar o processo de reabilitação e com a recuperação dos tecidos moles. Agora é paciência e seguir as instruções. 

  • Patrícia

    Só complementando não estou usando nenhum imobilizador

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Patricia

      Agora é reabilitação.

  • Patrícia

    Olá doutor Tive uma fratura cominutiva no rádio distal Fiz uma cirurgia e coloquei o fixador externo Após 42 dias foi removido ontem mas está doendo muito bem no meio na articulação não consigo mexer pois dói muito é normal ? No laudo de o meu raio x de ontem deu Controle evolutivo de fratura e osteopenia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Patricia

      A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Comece a pisar de leve e observe, o melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor forte, se só sentir dor suportável , vá movimentando, isso vai ajudar a melhorar a dor, o edema que possa surgir e a mobilidade. 

  • Aline Do Nascimento Ribeiro Gomes

    Bom dia doutor, tudo bem? Fiz uma cirurgia no punho por fratura distal no rádio. Coloquei 2 pinos de um lado e 1 do outro. Estou com tala na parte inferior do punho e o restante infectado, sinto muita dor, na verdade o tempo todo. Isso é normal? Por qto tempo vou sentir essa dor? Minha mão escureceu. Consigo mexer levemente os dedos pois sinto dor. Com o auxílio da outra mão mexo melhor os dedos. Fiz a cirurgia a 3 semanas. Porto tempo vou permanecer com os pinos? Qdo a dor vai começar melhorar?marcaram meu retorno pra 6 de janeiro. Fia cirurgia dia 24/11, não é tempo demais pra ficar com os pinos?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Aline

      Eu entendi bem e voce esta com o punho infectado? Esta fazendo acompanhamento? Dia 06 de janeiro ainda nao fazem nem 2 meses da sua cirurgia, o osso costuma consolidar entre 6 a 8 semanas. Quanto aos pinos eles podem permanecer no osso por décadas sem prejuízo.  

  • Jéssica Ferreira

    Meu filho quebrou o pulso. Fez cirurgia e está com tala. Porém está com uma ferida enorme na mão onde está os "ferros" é normal? Levei ele ontem em um retorno e estava com muito pus... fecharam denovo... É o procedimento correto? Ele tem 7 anos...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica

      Nessas situações deve se diferenciar o tipo de secreção que a ferida esta apresentando. Se purulenta, exigem uma intervenção , se for apenas serosa é conduta expectante.  

  • Éder Luiz Hoffmann

    Ola Doutor, após a retirada dos fios de kirshner pode dirigir automovel, digo logo uns 5 dias após a retirada! Grato.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eder

      Uma vez retirado os fios, significa dizer que seu osso ja esta recuperado, pode dirigir sem problemas. Agora é reabilitação para melhorar a qualidade do osso e dos músculos. 

  • ADRIANA FUGIMURA FARIAS

    Tenho uma fratura cominutiva no rádio, porém não é tão grave, engessei a uma semana e nos primeiros dias senti dores de madrugada, seria normal? Agora está bem melhor, vc acha que o osso saiu do lugar de novo? Pq a moça que engessou disse que se saísse teria que operar.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adriana

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Quanto a ter desalinhado a fratura, somente um exame de imagem é capaz de responder a essa questão. 

  • Thiago

    Quebrei o rádio distal (não precisei de cirurgia), estou com gesso e gostaria de saber Com quanto tempo eu posso voltar a fazer exercícios físicos e jogar futebol ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thiago

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável   de pessoa para pessoa. Depois disso você vai precisar de um período de reabilitação para ganho de massa muscular, melhora de circulação sanguínea e mobilidade da articulação, depois disso, voce estará liberado para sua rotina normal. 

  • Thiago campos toairo

    bom dia tive uma queda de moto e tive uma fratura no punho direito fiquei 60 dias com gesso nao precisei fazer a cirurgia. minha duvida È retornei as atividades do serviço porem trabalho com peso e meu punho doi muito e incha muito quando faço força gostaria de saber se isso e normal apos ter ficado afastado 90 dias

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thiago

      Depende da sua fratura e da reabilitação que você esta fazendo, a recuperação pos fratura esta Intimamente ligada ao processo de reabilitação realizado. 

  • Lindaci

    Boa noite, Tive fratura de radio e ulna, fiquei 45 dias com braço engessado, nesse período tive retorno médico a cada 15dias, mas nenhuma dessas foi tirado rx pra saber como estava o osso. O gesso foi tirado ontem, o punho está muito inchado, doe muito, tento fazer o exercícios recomendados, mas não consigo, pois a dor é muito. O q devo fazer. Emesmo foi tirado o gesso sem rx. Att Lindaci

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lindaci

      O ideal é conferir se houve a formação do calo ósseo para se fazer a retirada da imobilização, mas isso é conduta de cada medico. Quanto ao inchaço e a dor é esperado que isso aconteça devido ao tempo que ficou imobilizado, com o tempo e a reabilitação a tendencia é que esse edema regrida e a dor vá desaparecendo, 

  • ZENAIDE TERESINHA REICHERT

    Tive a fratura do rádio distal, coloquei os pinos e os mesmos já foram retirados. Iniciei processo de fisioterapia! Porém tenho muita dor, e o punho sempre está muito vermelho e inchado. O que pode estar acontecendo? Os movimentos dos dedos estão bons, porém dores no polegar e no minguinho estão bem acentuadas. O que fazer para melhorar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Zenaide

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro  

  • Fabiano Cardoso

    Só corrigindo erro,fiz cirurgia de rádio distal no mês de junho de 2021...

    • Dr. Diego Ariel

      ok

  • Fabiano Cardoso

    Boa tarde,fiz uma cirurgia de punho no radio com pino de kirschner,no mês de junho de 2022,retirei os pinos em Agosto,em setembro o doutor mandou para as fisioterapia,estou na 25 seção e ainda não tenho mobilidade no meu punho,parece que o tá travado o osso, também não fecho os dedos completamente,,,será que terei que refazer a cirurgia???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabiano

       A cirurgia é realizada para alinhar e imobilizar o osso enquanto ele se recupera, após essa consolidação a cirurgia não é mais necessária. Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia), é a única chance de melhora, se mesmo com todo empenho você perceber que não esta conseguindo um ganho aceitável, procure um especialista para investigar outras causas para essa dificuldade de mobilidade. 

  • Josilene Fonseca de Souza Silva

    boa tarde fiz uma cirurgia de rádio distal coloquei placas e parafusos no dia 16 de março desse ano já fiz 70 sessões de fisioterapia mais não fecho a mão completo também o movimento do pulso sinto dores ainda bastante sera que vou voltar a fazer o movimento?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Josilene

      A reabilitação é parte fundamental da recuperação pós trauma ósseo. Não é a "quantidade" de sessões mas a  “qualidade" dos mesmos. Converse com seu fisioterapeuta e veja se não há possibilidade de mudança de programa para melhorar essa sua reabilitação. 

  • EDIVALDO FELIX DOS SANTOS

    Boa noite Doutor fiz o raiox do antebraco direito to 36 dias e nao tirei O gesso. e no laudo deu Controle evolutivo da fratura do radio o que quer dizer isso Dr. aguardo a sua respota.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edivaldo

      Você deve mostrar a radiografia ao seu medico assistente, o laudo é só orientador, a imagem é que da os subsídios necessários para a evolução do tratamento. 

  • Sueli Terezinha Scudlarek

    De fique sem movimento no pulso por causa de uma artrose o médico disse que não tem mais nada a fazer sinto dores sempre

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Sueli

      Qual seria sua duvida? 

  • Matheus Teixeira Sauer

    Boa Noite, gostaria de saber a data desta publicação.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Matheus

      Feito em março de 2020 

  • Edvaldo Felix

    Bom dia Dr tive uma fratura do radistal direito ja fez 21 dias to com gesso sera que o osso ja calcifilou.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edvaldo

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa.  

  • Monica castilho

    Dr quebrei o rádio distal a 26 dias, usei o gesso até ontem no horário de cirurgia. A cirurgia não foi o quanto esperava, acharam que seria necessário somente fios mas acabou precisando uma placa com 3 parafusos e um fio externo. Faz 28 horas a pós cirurgia tomando medicamentos e contínuo com dores. É normal? Posso trocar o medicamento, se sim qual o melhor? P.S: tô de alta já em casa e sou lactante. Agradeço a atenção, abraço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Monica

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Prescrições não podem ser feitas por essa via, se as dores são insuportáveis sugiro entrar em contato com seu medico assistente para ele modificar o esquema terapêutico atual. 

  • Rômulo Costa

    Boa informação

    • Dr. Diego Ariel

      as ordens

  • Evellyn

    Existem imobilizadores para pos operaratorio de fratura de radio sem ser gesso. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Evelyn

      Existem varias orteses que podem ser utilizadas. Inclusive conheço uma empresa  que fabrica as mesmas em impressoras 3D: https://usefixit.com.br/agendamento/.  

  • scheila lucindo

    FRATUREI O PUNHO FAZ 3 MESES, ELE ESTÁ EM FLEXÃO AGORA E NÃO CONSIGO FAZER A EXTENSÃO DO PUNHO. NÃO ME PEDIRAM REABILITAÇÃO. SERÁ QUE CONSIGO TER MOVIMENTO DE EXTENSÃO DE PUNHO SE EU FOR AGORA PROCURAR ALGUM PROFISSIONAL... NO AGUARDO. GRATA.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Scheila

      Hoje em dia para quase tudo há um jeito. Toda fratura necessita de fisioterapia para reabilitar, invista nisso, suporte a dor inicial ( que vai ter), supere os obstáculos e é provável que voce consiga êxito. 

  • Flávio

    Obrigado pela orientação Dr.Diego Ariel

    • Dr. Diego Ariel

      sempre as ordens

  • Flávio

    Obrigado Dr. Só mais uma pergunta,fiz a cirurgia do radio distal há 23 dias atrás e já cicatrizou, porém ainda uso a calha com atadura, quando eu devo parar de usá-la?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Flavio

      Seu medico deve avaliar essa retirada da tala. No meu caso costumo retirar entre duas a tres semanas.  

  • Carina rossa

    Oi bom dia gostaria de uma informação fis cirurgia no rádio distal já vai fazer 1 mês não sinto dor mas porém percebi que um fio veio um pouco pra frente. Isso é normal. ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Carina

      Os fios podem sofrer um certo grau de mobilidade, mas o ortopedista é que pode avaliar o quanto isso pode ser prejudicial ou não. Sugiro que você converse com seu médico assistente. 

  • Carlos José dos Santos

    Boa noite

    • Dr. Diego Ariel

      boa noite

  • Sonia santana de souza

    Meu osso radio da mão fraturou ,estou trabalhando mesmi com o gesso isso atrapalha a colagem do osso?posso tirar o gesso mesmo sem ter colado o osso?

    • Dr. Diego Ariel

      Não deve tirar a imobilização antes da formação do calo ósseo.

  • Sonia santana de souza

    Meu osso radio da mão fraturou ,estou trabalhando mesmi com o gesso isso atrapalha a colagem do osso?

    • Dr. Diego Ariel

      ja respondido

  • Sonoa6

    Meu osso radio da mão quebrou e tem 16 dias e nao colou,estou trabalhando mesmo com o gesso,isso atrapalha colar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Santana

      O principio da recuperação da fratura óssea é imobilização e alinhamento. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Dezesseis dias é um tempo curto para ter havido formação de calo nesse osso, se o seu trabalho envolve muito movimento com o osso fraturado isso pode sim prejudicar o processo de recuperação do mesmo. 

  • Flávio

    Boa noite,tudo bem? Dr.fiz uma cirurgia de rádio distal recentemente, gostaria de saber com quantos meses eu posso voltar as atividades?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Flavio  

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável   de pessoa para pessoa. Dependendo da atividade que você exerce pode retornar assim que o calo ósseo estiver formado, se for uma atividade  que exige muito do membro superior talvez demore mais um pouco.  

  • Marcus Vinícius Dos Santos Duarte

    Boa noite eu fiz a cirurgia no Distal do rádio e coloquei 3 fios Gostaria de saber se posso substituir a tala gesso por um imobilizador ortopédico axilo palmar ou tem alguma posição específica no gesso que impossibilita a troca?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Marcus

      Depende como foi a fratura, há a exigência de diversos tipos de inclinação do punho, com a tala se pode fazer isso, a órtese pronta nao possibilita essas angulações. 

  • Fabio Santos

    ola tive uma fisurra no osso do radio distal è necessario estar com o braço engessado ? posso trocar o gesso por uma ferula ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Fabio

      Se for apenas uma fissura , uma imobilização simples pode resolver. Mas lembre que a fissura também é um tipo de fratura e que deve se ter cuidados para não complicar. 

  • Felipe Oliveira

    Olá Dr, eu sofri essa mesma fratura só que menos grave, estou com os pinos e eu só tenho uma dúvida, estou com um pouco de medo na hora da retirada deles, isso é muito novo pra mim e estou nervoso, queria saber se dói na hora de tirar

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Felipe

       A retirada de material incomoda sim, mas nada que seja insuportável. Uma outra opção é fazer sob anestesia, gerando mais custos naturalmente. 

  • Lucineide Rodrigues de alencar

    Boa tarde dr.gostaria que me tirasse uma duvida. Tenho uma filha autista de grau severo e dia 28/05/2021 caiu e teve uma fratura de radio E".so que o medico marcou o retorno pro dia01/07/2021.nao falou nada a respeito de curativos.voce poderia me esclarecer sobre isso.obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Lucineide

      É necessario saber o que aconteceu com sua filha. Teve ferida? Se teve precisa de curativo, foi só a fratura? Imobilizou com gesso? Nesse caso só precisa fazer os retornos para acompanhamento da formação do calo ósseo, que ocorre entre seis a oito semanas. 

  • João Paulo

    Dr já trabalhei com senhor no HC e hoje estou com uma fratura no rádio da mão esquerda e meu plano do Hapvida falou que tenho que espera de 15 a 25 dias pra libera mais a dor a muito forte o senhor faz TB quanto seria

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Joao Paulo

      To meio longe de tu, em Mossoro. Posso te indicar no privado alguém para tentar resolver seu problema. 

  • Luciene Ferreira da Silva

    Estou no tratamento do rádio distal direito estou À Espera da retirada dos pinos para depois fazer fisioterapia sigo orientações de alguma Fisio pelo YouTube isso pode complicar

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Luciene

      A fisioterapia quando bem orientada e bem executada é extremamente benéfica para o paciente, mas se não for feita adequadamente pode trazer mais mal do que bem. Fique esperta. 

  • Luciene Ferreira da Silva

    Fiz cirurgia de rádio distal esquerdo e a já tirei a tala Agora estou esperando a retirar o parafuso e começar a fazer a fisio posso estar fazendo a fisio em casa com os movimentos Qual é o melhor exercício

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Luciene A fisioterapia quando bem orientada e bem executada é extremamente benéfica para o paciente, mas se não for feita adequadamente pode trazer mais mal do que bem.Aguarde a autorização do seu medico e procure um fisioterapeuta e monte com ele o seu programa fisioterapêutico.

  • Artemiza Guimarães

    Meu esposo fez uma cirurgia pra corrigir a mão foi colocado fibra também foi colocado uma tala de gesso e o retorno com o médico é com 45 dias, mais com 8 dias ele foi ao posto de saúde pra trocar o curativo, e depois disso começou a sentir dor constante na mão, Sara q não podia fazer o curativo, ter tirado a tala? Foi tirado apenas pra fazer o curativo mais imediatamente foi colocado de novo.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Artemiza

      O correto é retirar a tala para que os curativos possam ser realizados. Pode ser que a tala não tenha sido bem reposicionada e, por isso,  seu marido vem sentido dor. Melhor investigar essa possibilidade. 

  • Luciana Aparecida

    Olá Dr Diego, meu pai fez uma cirurgia após uma grave fratura rádio distal esquerdo, hoje 20 dias após a cirurgia ele tirou os pontos, porém desde a cirurgia ele não tem nenhum movimento nos dedos, estão completamente adormecidos. O que o senhor pode me dizer a respeito disso?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Luciana

      Numa fratura ocorre lesão não só de ossos, mas de ligamentos, vasos sanguíneos e elementos neurais, o que pode estar ocasionando esses sintomas que seu pai relata. Existe exames para definir se houve dano nervoso, chama-se eletroneuromiografia. Agora as chances de melhora do quadro estão numa reabilitação adequada. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma, se não houver lesão nervosa importante. 

  • Ana Paula de Oliveira Cruz

    Parte 2...então ele disse que foi devido ao tratamento me deu alta e me encaminhou para fisio.Chegando em casa não aguentava de dor retornei ao pronto atendimento e com RX detectaram osso quebrado ainda e colocaram uma tala .quais as complicações depois de quase 3 meses com o gesso e não querem fazer a cirurgia porque? Obrigado obs todos os rx estão todos idênticos e não sabem o porque o osso não quer colar

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Ana Paula

      A principio isso pode ser um retardo de consolidação que pode evoluir para uma pseudo-artrose (osso não cola), mas esse é um diagnóstico que só pode ser fechado depois de seis meses sem consolidação. Quanto a cirurgia, essa é uma pergunta que você deve fazer ao seu médico assistente.      

  • Ana Paula de Oliveira Cruz

    Bom dia doutor sofri uma queda e quebrei o rádio distal dia 28/02/2021 fiquei com o braço engessado inteiro até 22/04 onde retiraram e colocaram um gesso menor abaixo do cotovelo no dia 07/05 o ortopedista retirou o gesso e disse que estava tudo bem .Falei para ele se era normal meu braço não esticar e não conseguir girar o pulso ele me disse que iria ficar com essas deformidades que era resultado do tratamentos

    • Dr. Diego Ariel

      respondido em outra sessão

  • Francisco lazaro Alberto da silva

    Boa tarde Dr. Diego me chamo Lazaro tive duas lesões de punho sendo que uma foi a uns 8 anos e a outra a poucos dias, sendo que o mão esta com um çentimetro de diferença do braço, e estou cm movimentos limitados, voçe acha que com um procedimento cirurgico eu posso perde o movimento da mão

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Lazaro

      A possibilidade de você perder os movimentos da sua mão após a cirurgia é mínima, pode acontecer de ter alguns bloqueios que podem ser trabalhados com a reabilitação. Para perder o movimento faz-se necessário uma lesão neurológica , o que raramente acontece nesses procedimentos. 

  • Valderina e silva

    Fratura punho direito a 20 esta calsificando normal mas esta no geso tem outra forma de ficar que não seja com o Gerson

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Valderina

      O gesso serve para estabilizar e alinhar o osso e é a melhor forma de tratamento para alguns tipos de fratura. Existe gesso sintético , não sei se na sua cidade você vai encontrar, essas órtese que existem para se colocar no punho não são confiáveis para estabilizar a fratura corretamente. 

  • Meraldo

    Oi doctor! Não sei Oque aconteceu mas quando dobro o punho emite um som como se algo estivesse se quebrando por dentro! E quando faço o movimento agual a pá escavadeira sento miuta dor Me Ajuda doctor

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Meraldo

      Existem algumas hipóteses que podem ser levantadas: se você sofreu algum trauma pode ser que haja alguma fratura nessa região; se não houve trauma isso pode ser desde uma osteo-artrite até algo reumatológico. De qualquer forma, a melhor estratégia no seu caso é procurar um serviço especializado pra investigar melhor o seu caso e proceder o tratamento mais adequado. 

  • Max Vinícius Souza Barbosa

    Olá fraturei o rádio e coloquei uma placa com 5 parafusos.no caso no pulso. Será que e possivel eu retorna a academia tenho 19 anos.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Max

      As fraturas só impedem a vida normal, enquanto não se consolidam, após a consolidação e remodelação o osso é novo e capaz de sofrer quaisquer movimentos. Ou seja, a não ser que exista alguma outra contraindicação, após o período de recuperação você não só pode como deve voltar para a academia. 

  • Jane Souza Porto Cristalino

    Infelizmente sofri a fratura na extremidade distal do osso do rádio. Muita dor até realizar RX e T C para maiores esclarecimentos. Difícil dormir . Sensação se gesso apertado no punho.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jane

      O gesso é classicamente desconfortável. Agora, se você estiver notando que seus dedos estão muito edemaciamos, com uma coloração azulada ou branca, é necessário voltar ao serviço para “abrir"uma fresta no mesmo e liberar a circulação. Se estiver sentido dor, mas essa dor é suportável e melhora com medicamentos analgésicos, então esta tudo dentro da normalidade. O que preocupa é dor de forte intensidade que não melhora com nada que se faça. Fique atenta

  • Robson Carvalho Gonçalves

    Bom dia,cair de moto dia 02/01 é fraturei radio distal,meu tratamento foi conservador,estou fazendo fisio 10 seções é vou fazer maus 10 pq tô sem força na mão é dores,gostaria de saber ser isso é normal nessa fratura.obg

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Robson

      O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. A melhor chance de recuperação é fisioterapia. Pela sua historia eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma.  

  • Sueli silva dos santos

    Fraturei o pulso dia 12/01/21 foi feita redução manual imobilizado 40 dias e pelo rx está colado o osso mas sinto dor direto braço e não continuam inchados e dor até ombro isto é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Sueli

      O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Vera Lucia Vargas Rossa

    Há três meses fiz uma cirurgia no punho direito. As hastes foram retiradas há cerca de 40 dias. Tenho sentido uma espécie de dormência e formigamento desde as extremidades dos dedos e vai direcionando para toda a mão, causando dores até no antebraço esse sintoma é muito desconfortável. Sinto dificuldade em abrir e fechar a mão, quando o sintoma da dormência fica muito forte. Isso ocorre com frequência à noite. Acordo várias vezes com formigamento e dormência. Isso é um sintoma normal ??

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Vera

      Você já iniciou a fisioterapia? Comece um programa de reabilitação e observe se, depois de um tempo, você não apresentar uma melhora deve investigar se não houve alguma lesão de ramos nervosos. Esse sintomas são normais nas primeiras fases  pós fratura. 

  • Karolaine da Silva de

    Oi

    • Dr. Diego Ariel

      Ola 

  • Gilvan dos santos

    Estou com punho quebrado, é necessário fazer outra cirurgia para retirada dos pinos parafuso que estão dentro do braço do paciente, que tipo de material é feito esse espinho esses parafuso,?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gilvan

      Os materiais de síntese usados em cirurgias ortopédicas são feitos de diversos materiais, os mais comuns são de aço cirúrgico, podendo ser uma liga de diversos outros metais. 

  • maria

    braço do meu filho quebrou tá com 1 mês só que tem um do pinos sumiu para dentro do braço e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Maria

      Depois que o calo ósseo se forma esses fios que foram colocados serão retirados, tem que ver se esse fio que “sumiu”, foi apenas que entrou para baixo da pele. Veja com o medico para ter certeza que ele ainda esta no local onde deve estar. 

  • JENNIFER COURACEIRA DE OLIVEIRA

    Dr a 3 anos fraturei a rádio distal e fui ao médico na mesma hora e lá recebi o diagnóstico de fratura na rádio distal com desvio mas fui transferida para outro hospital q não colocou o gesso e sim só imobilizou fiquei 15 dias com dor e indo para hospitais e nada mais voltei para o hospital q fui diagnóstica e o médico sem anestesia fez a redução e ingressou mas até hj sofro com dores no local meu pulso não se move mto e ainda dói de mais oq eu posso fazer pois eu sofro com as atividade diária e. Com os treinos

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jennifer

      Existem vários diagnósticos que podem descrever o seu quadro. Você pode ter desenvolvido uma artrose pós traumática ou uma distrofia simpático reflexa, em quaisquer desses casos se faz necessário procurar um serviço de saude especializado (trauma ortopedia)  para esclarecimento diagnóstico e encaminhar para o tratamento mais adequado. 

  • Pamela Joyce Araújo de Queiroz

    Olá . Minha filha de 4 anos teve uma fratura impactada em apifise distal do rádio . Tem mais de uma semana e meia que ela está com o punho imobilizado. Porém essa noite ela sentiu muita dor não dormiu e ficou bem desconfortavel . Oque pode ser ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Pamela

       Observe se esse gesso não esta muito apertado. As vezes só a folga nas ataduras ja  ajudam bastante na questão da dor 

  • Estefanny Viegas Costa

    Olá gostaria de sabe , ser tem como fica com meu punho normal um dia? Deixa te falar ele é fora do lugar a 10 anos ,POIS MORAVA em um interior quando o acidente aconteceu, não tem nem um tipo de recurso, pra esse tipo de procedimento, então meu braço "punho " ficou fora do lugar até hoje! Sonho demais com ele normal!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Stefanny

      Ja falei contigo no instagram

  • Débora da Silva Santos

    Oi doutor! Dia 10/02/21 fará cinco meses que fui operada, sinto muito desconforto e dores quando tento fazer minhas atividades habituais tais como : lavar louça , lavar a cabeça , me enxugar ...outra questão é meu punho faltou pouca coisa para dobrar igual o outro membro não acometido, tive formigamentos no dedo indicador e polegar e que agora quase desapareceu mas sinto que não está cem por cento normal , sinto muito medo pois é meu braço dominante e sinto dores que chegam até mesmo no ombro ....vez e outra até o ombro dói mesmo sem fazer movimentos bruscos . Estes sintomas que estou relatando ainda são normais pro meu tempo ? A outra pergunta é : gostaria muito que o material de síntese fosse retirado pois meu antebraço é magrinho e ficou uma "saliência"...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Débora

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Invista na fisioterapia é a chance para uma boa reabilitação. Quanto ao material de síntese, pode ser retirado sem nenhum problema, só aconselho a retirada após um ano, quando podemos dizer que o osso esta plenamente recuperado. 

  • Mizael Silva Carvalho

    Olá, fraturei o meu punho foi necessário colocar três pinos, dos mesmos apresentados acima, no dia 13 de Fevereiro vou no médico para retirar, após a retirada destes pinos já vou poder voltar ao trabalho normalmente, mesmo que seja trabalho pesado.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Mizael

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais.  O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de 2 (dois) a três meses, variável de pessoa para pessoa Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. O osso após formado o calo ósseo necessita de tempo para se fortalecer, inclusive os músculos precisam também de recuperação, trabalho pesado não é aconselhado muito precocemente não. 

  • Alexandre

    Olá bom dia doutor Sofreu um acidente Há 5 meses atrás fraturei o punho e tive uma luxação na urna aí foi feito uma cirurgia e foi colocado uma placa no outro distal 20 sessões de fisioterapia e tem uma consulta com um médico agora essa semana nessa consulta ele me falou que eu vou ter que fazer uma nova cirurgia para estabilizar a urna pois só assim eu vou voltar a ter força na mão e vou parar de ter dor isso seria um procedimento normal doutor poderia tirar minha dúvida

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Alexandre

      Isso é um procedimento bem descrito na literatura médica. Se seu médico indicou, ele tem todos os elementos para fazer o julgamento da necessidade ou não desse novo procedimento e os benefícios que irão trazer a você. Confie nele. 

  • Rafael Costa

    Ola, minha esposa está prestes a fazer a cirurgia do pulso direito com colocação de placa e pinos (parafusos), ela é coordenadora de TI e sua atividade é somente com computador, ela consegue fazer suas atividades com uma mão, ela poderia voltar ao trabalho depois de quanto tempo após a cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Rafael

      Se sua esposa consegue trabalhar com apenas uma mão, assim que a fase dolorosa pós operatória passar ela pode trabalhar sem problemas.  

  • matheus

    eu fiz a cirurgia com fio faz 35 dias , e normal ficar com os dedos travado na recuperaçao?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Matheus

      As articulações sofrem com a imobilização, a fisioterapia vai lhe ajudar a recuperar os movimentos, mas antes é necessário que o calo ósseo seja formado para recuperar o osso. 

  • Gustavo Borges

    Sofri uma queda de moto e quebrei meu pulso. Fiz uma cirurgia a 4 meses atras, Coloquei uma placa e 5 parafusos e realizei 20 sessões de fisioterapia. Sera que ja posso voltar a frequentar a academia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gustavo

      Se seu osso estiver recuperado não há contraindicação para seu retorno a academia. Desde que você vá aumentando o esforço gradativamente e de preferencia orientado por um profissional. 

  • Ivonete Aparecida de Moraes Terres

    Meu filho caiu e machucou pulado ele não consegue fechar a mão ele machucou pulsso

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ivonete

      Todo trauma tem um potencial de provocar fratura ou alguma injuria no local afetado. Se os sintomas persistirem, aconselho procurar serviço especializado para fazer diagnostico e tratamento. 

  • Elaine lisboa

    A segunda cirurgia para a retirada do fio que fiz cirurgia no pulso e mais tranquilo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Elaine

      Normalmente, é uma cirurgia rápida. Não sei o que você julga tranquilo. Se seu osso já esta consolidado é um processo de fácil e rápida execuçã