Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Traumatologia

Fratura do Úmero Diafisário


Imagem

    O úmero é um osso longo, sendo o maior do membro superior, e se localiza no braço. O Úmero se articula com a escápula proximalmente (formando a articulação do ombro) e se articula com rádio e com a ulna distalmente (formando a articulação do cotovelo). Anatomicamente, o úmero é dividido em três regiões: úmero proximal (ombro), úmero diafisário (meio do braço) e úmero distal (cotovelo). Mais precisamente, a diáfise do úmero estende-se da inserção do músculo peitoral maior até uma estrutura próxima ao cotovelo chamada crista supracondilar.

    A fratura do úmero diafisário é uma lesão relativamente comum. Representa de 3 a 5% de todas as fraturas do corpo, correspondendo a uma incidência de cerca de 14,5 fraturas a cada 100.000 pessoas por ano. Dessas, em torno de 2 a 10% são fraturas expostas.

 

Como ocorre a fratura do Úmero Diafisário? O principal mecanismo de fratura do úmero proximal é o trauma direto no braço. Outro mecanismo é o trauma indireto, como ocorre na queda da própria altura sobre o braço estendido, mecanismo esse mais comum em pessoas idosas. Em pacientes mais jovens, geralmente, a fratura ocorre após traumas por mecanismo de alta energia, como nos acidentes automobilísticos. 

 

Quem tem maior risco de fraturar do Úmero Diafisário? Esse tipo de fratura tem uma distribuição bimodal de acordo com a idade, ou seja, ocorre um pico de muitas fraturas em jovens, em torno da 3ª década de vida, principalmente em homens. O outro pico ocorre em torno da 7ª década de vida, principalmente em mulheres.

 

Quais os sintomas? Dor, edema (inchaço), hematoma/equimose (mancha de coloração roxa, por extravasamento de sangue) e deformidade/encurtamento, além de incapacidade de mobilizar o membro superior afetado. Nesse tipo de fratura, devido a sua proximidade com a diáfise do úmero, deve-se dar atenção à lesão do nervo radial. Quando existe lesão do nervo radial, alguns movimentos são prejudicados, como a extensão do cotovelo, do punho e dos dedos.

 

 

Como é feito o diagnóstico? Além da história clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e no planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. A tomografia pode ser útil para uma melhor avaliação do padrão de fratura. Contudo, geralmente, apenas com a radiografia já suficiente para se diagnosticar e traçar a conduta.

 

 

Todas as fraturas são iguais ou existe alguma mais grave do que outras? As fraturas do úmero proximal diferem entre si em termos de gravidade. Dentre os principais parâmetros, 3 se destacam para dizermos quão mais grave é a fratura. São eles:

1- Fraturas expostas ou lesões associadas;

2- Desvio dos fragmentos;

3- Padrão da fratura.

 

Como o padrão da fratura é classificado? Apesar de cada fratura ser diferente de uma pessoa para a outra, muitas apresentam padrões semelhantes. Tais padrões permitem criarmos uma classificação que orienta os médicos na condução do tratamento. Uma classificação bastante utilizada é a feita pelo grupo AO. Basicamente, ela divide as fraturas de acordo com a localização da fratura, com energia/mecanismo do trauma e com o “traço” de fratura. 

 

 

Como é feito o tratamento? O objetivo do tratamento é estabelecer uma consolidação (osso “colar”) com alinhamento aceitável e restaurar o nível funcional que o paciente tinha antes da lesão. O tratamento pode ser de duas formas: conservador (sem cirurgia) ou cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade e de alguns parâmetros, como os que citamos acima. 

As características do paciente e da fratura precisam ser consideradas na escolha de uma opção apropriada de tratamento. A idade do paciente, o nível funcional (grau de atividade do paciente), a presença de lesões associadas, o estado dos tecidos moles (músculos, pele, tendões e nervos etc) e o padrão da fratura são observados.

 

Como é feito o Tratamento Conservador? A maioria das fraturas do úmero diafisário pode ser tratada de forma conservadora, através do uso de imobilização. A melhor indicação é feita nos casos de fraturas com pouco desvio e sem lesões associadas. A imobilização pode ser feita através de muitos métodos, como o uso aparelho gessado, bracefuncional e imobilização toracoabdominal. 20º de angulação anterior, 30º de angulação em varo e até 3cm de aposição em baioneta são aceitáveis e não comprometerão a função ou a aparência.

Um dos principais pré-requisitos para a escolha do tratamento conservador é a cooperação do paciente. O tratamento conservador exige bastante cuidado e um acompanhamento mais intensivo junto ao médico. Muitas vezes, são necessárias trocas do aparelho gessado, pois, com o passar do tempo, o edema (inchaço) no braço diminui e o aparelho gessado fica “frouxo”. A consolidação geralmente ocorre entre 8 e 10 semanas. Todavia, a confirmação através da radiografia e do exame físico é necessária.

 

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? As indicações mais aceitas para o tratamento cirúrgico de fraturas agudas do úmero diafisário são fraturas expostas, comprometimento neurovascular associado e politraumatismo. Outras indicações são grandes desvios, falha do tratamento conservador, “cotovelo flutuante” (quando ocorre fratura do úmero associada com fratura do antebraço), extensão da fratura para articulação, fratura segmentar e fratura bilateral. As demais situações devem ser avaliadas caso a caso. Dentre as principais técnicas empregadas, estão a utilização de placas, parafusos, hastes intramedular e fixadores externos.

 

 

Quais as possíveis complicações? Infecção, Pseudartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras.

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? O retorno vai depender muito da gravidade da fratura, das lesões associadas e de qual técnica de tratamento foi utilizada. Geralmente, o retorno pode variar de 6 a 9 meses. Todavia, há casos mais graves e mais complexos que necessitam de mais tempo para a reabilitação completa.

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentar



Comentários

  • Cidália Lage

    Meu marido tem 80 anos mas saudável ,sem qualquer problema ósseo anterior,agil.Foi atropelado , fracturou umero sem problema de maior.Resolveram operar,colocar tira metalica c.parafusos. passaram 12 semanas (3meses). Não há sinal de regeneração óssea. Quanto tempo +sr deve esperar?Como intervir?

  • Fabio José da conceição

    Quanto custa uma consulta.sou de São Paulo preciso muito

  • Daniela Cristina Rodrigues Freitas

    Boa noite Dr Diego , sou a Daniela , moro em franca -sp, estou entrando em contato pq estou acompanhando suas postagens sobre fratura de úmero , eu caí a 40 dias atrás e quebrei o úmero em dois lugares , estou usando o gesso de pinça de confeitero pq não tem jeito de fazer cirurgia o médico me disse .Mas ando sentindo muita dor e não consigo mexer ( levantar e abaixar ) o anti braço, a mão e o punho mexo normal. Por favor se tiver como entrar em contato comigo te envio os RX , preciso ter uma segunda opinião pelo amor de deus

  • Cleide Pereira

    Olá.. sofri um acidente de moto cai sobre meu baço esquerdo e quebrou o umero, nao teve fratura exposta, passei por uma cirurgia no umero esquerdo dia 26/03/2024, colocara uma placa e 2 parafusos, um em cima outro em baixo, sendo dois cortes no meu braco com 4 pontos cada, vou começar as fisioterapias em breve, sinto dormência em minha mão e meus dedos não abrem como antes (antes da cirurgia estavam abrindo, mesmo já estando machucada do acidente) só com muito esforço. Hoje com 4 dias de oparada senti um choque subindo do meio do braço ate a o fim da cirurgia como se fosse uma cãibra. Lendo os comentários e perguntas sobre tudo isso vi que tem á possibilidade de tirar essa placa, é verdade?

  • Sheyla Dias Correia

    Doutor fiz uma cirurgia no úmero perto do ombro em cima e tive colocar pinos pois na fratura esfarinhou os ossos. Mas ja tem uns 20 anos e agora as vezes meu braco dói um pouco e ta ficando dormente a noite.sera que é por causa da cirurgia??

  • Geraldogomes Morais

    Tenho sessenta e dois anos faz dois meses que fiź a cirurgia convencional do úmero diafisico transversa hoje não consigo fechar a mão com inchaço o braço qdo fica na posição esticada não consigo fazer nenhum movimento.

  • Maria

    Bom dia, quando uma pessoa de 47 anos sofre uma fratura no cotovelo, e quebra, você coloca a tala retirar e faz mais de 1 mês que continuar do mesmo jeito quebrado, é preciso de cirurgia?

  • Uilcilene Morais Corrêa

    Boa tarde Dr Minha filha está com uma fratura de úmero logo a cima do cotovelo esquerdo há 40 dias.ela tem 16 anos e o médico optou inicialmente por um tratamento conservador acompanhando a cada 7 dias.fazendo raio-x.Agora ele resolveu fazer uma cirurgia.os movimentos do punho e dos dedos estão normais A minha dúvida é passou muito tempo? Ainda é possível recuperação

  • Alexandre

    Operei o úmero tem duas semanas, minha consulta está marcada pra essa semana mas a tala está me machucando o que devo fazer ?

  • Ariana tlieli

    Eu aqui com o úmero no gesso olhando os comentários

  • Thiago Vinicius da costa

    Oi doutor fraturei úmero distal pego cotovelo tbm to 1 mês de cirurgia 2 dias de fisio terapias coloquei placas pinos amo musculação tenho 23 anos voltarei conseguir treinar

  • Fabiana

    Sou assistente administrativo, fraturei o umero e farei cirurgia, vou conseguir voltar as minhas atividades profissionais?

  • Eliane Cristal

    Em agosto tive um fratura com orientação oblíqua na diáfise medioproximal do úmero e o médico optou por tratamento conservador, porque os ossos estavam "alinhados". primeiro com gesso e depois imobilização com tutor de úmero. Demorou muito para formar o calo ósseo e no último RX realizado em 01/11, o laudo foi Fratura com orientação oblíqua na diáfise medioproximal do úmero, com desalinhamento. Esse desalinhamento é aceitável? Ainda sinto dor.Devo me preocupar? Faz um mês que já uso o braço ( direito) em algumas atividades, tipo lavar pratos, segurar alguns objetos leves e já com 30 dias de imobilizado o ortopedista disse para fazer exercícios de flexão do cotovelo para cima e para baixo. Três meses depois ainda uso o tutor e apenas ontem iniciei a fisioterapia de reabilitação.

  • Heliane

    Tenho 67 anos e fazem 10 dias que cai da minha própria altura, fraturei o úmero diafisario. Não fiz cirurgia, Qual a tipoia ideal ? Desde já agradeço

  • Abimael gauger

    Fiz uma cirurgia no úmero esquerdo com placa e parafusos faz 1 ano e sinto dor não tenho força e sinto o braço pesado fiz fisioterapia e não adiantou o osso não colou e não tenho nenhum direito a um benefício será q posso trabalhar?

  • Abimael gauger

    Fiz uma cirurgia no úmero esquerdo e sinto dor não tenho força e sinto o braço pesado fiz fisioterapia e não adiantou o osso não colou e não tenho nenhum direito a um benefício será q posso trabalhar?

  • Lais Regina

    Minha filha de 4 anos quebrou o braço em dois lugares ,úmero próximo ao cotovelo , colocou dois pinos , durante umas semanas removeu , agora 5 meses após ela começou a reclamar de dores no local , isto é normal ? Ou remete a alguma complicação ? Tem algo que deva ser feito .

  • Ivo Fernando Sá Passos

    Fui atropelado de bike dia 11, de setembro de 2022 o espelho da camioneta pegou o úmero direito e em 13 ,agosto fiz a cirurgia para por pinos e placa ... Hoje 10 de novembro de 2023 sinto muita dor na placa mas o médico responsável não quiz tirar me mandou fazer musculação que já tentei mas doi mais ainda e tomar remédios para dor aí minha pergunta não seria o caso de retirar a placa e parafusos já que consolidou a fratura .. tenho 62 anos .. crime de trânsito o qual o cidadão não se responsabilizou ..

  • Ivo Fernando Sá Passos

    Fui atropelado de bike dia 11, de setembro de 2022 o espelho da camioneta pegou o úmero direito e em 13 ,agosto fiz a cirurgia para por pinos e placa ... Hoje 10 de novembro de 2023 sinto muita dor na placa mas o médico responsável não quiz tirar me mandou fazer musculação que já tentei mas doi mais ainda e tomar remédios para dor aí minha pergunta não seria o caso de retirar a placa e parafusos já que consolidou a fratura .. tenho 62 anos .. crime de trânsito o qual o cidadão não se responsabilizou ..

  • Janaina Pereira

    Fiz cirugia braco úmero coloquei placa tô fazendo fisioterapia só ainda não consigo esticar braca levanta tô muita dificuldade será vou conseguir volta normal a placa impedir esses movimentos

  • Vinícius Alves Soares dois reis

    Ombro cola sem fazer cirurgia

  • Vinícius Alves Soares dois reis

    Estou com fixado e queria saber se a lesão perto do oubro se o osso cola sem fazer cirurgia

  • Bianca

    Boa noite doutor ..Quebrei meu úmero a certa de 5 anos fiquei muitos anos na fila de espera para uma cirurgia e não consegui fazer ..Hoje não sinto dor ,apenas alguns desconfortos principalmente em fazer gesto repetitivo na verdade depois de tantos anos nessa situação acredito que eu me acostumei com a dor e hoje ela se tornou só um incômodo ..E as vezes quando durmo de bruços meu braço adormece totalmente ... Mas a minha dúvida ,é que de um ano para cá apareceu umas bolhas como se fosse ums caroços no meu braço quebrado queria saber se isso tem haver com minha fatura ...Desde de já agradeço

  • marcio antonio de freitas

    boa tarde dr, fraturei umero em 2 lugares fiz cirurgia nessa cirurgia foi colocado astea e passou um pouco pra cimado osso ,nessa ponta sinto muita dor na hora da fisioterapia sera porque passou do osso.

  • marcio antonio de freitas

    boa tarde dr, fraturei umero em 2 lugares fiz cirurgia nessa cirrgia foi colocado astea e passou um pouco pra cimado osso ,nessa ponta sinto muita dor na hora da fisioterapia sera porque passou do osso.

  • Regina Carvalho Dias

    Faturei o úmero e não consigo erguer o braço fiz cirurgia coloquei placa e pinos ....o Sr atende Notre Dame? Não tenho recursos para pagar uma avaliação nova pq meu convênio é do trabalho...me ajuda por favor

  • Rosanete santos

    Doutor faz 7 meses que tive fraturas no ombro proximal com 3 segmentos, dói indicado tratamento conservador. Faço fisioterapia 3 dias na semana, o ortopedista falou que já consolidou. Porém sinto dores direto e não consigo erguer o braço e nem dormir por cima do braço. Isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rosa...

      se já ocorreu a consolidação, agora é fortalecimento muscular..: 

      se depois do fortalecimento ainda continuar a doer, tem q ver com seu médico se não evoluiu com artrose pós traumática...

      boa sorte

  • Wanderson Luiz

    Bom dia Já tenho 13 anos q faturei o úmero esquerdo só q agora estou sentindo muita dor Rio de janeiro

    • Dr. Diego Ariel

      Oi wanderson

      Tem que ver se não evoluiu com artrose pós traumática ou tendinopatia ...

      Sugiro uma consulta com ortopedista para avaliar...

      Boa sorte

       

  • Euvecio Francisco teodoro

    Bom dia Dr Diego já faz seis meses que fraturei o úmero proximal mais luxação em um acidente de moto. e fiz tratamento conservador mas estou dendo dormência já a seis meses com conto tempo posso voltar a andar de bike.obrigado atenciosamente euvecio

  • Brenda

    Olá doutor! Meu filho de 1 ano e 10 meses fraturou o úmero um pouco acima do cotovelo. Usou gesso por 30 dias, após retirar o gesso parece que perdeu força no braço quebrado, sente muita dor dar pra movimentar e não consegue dobrar nem espixar o braço. Tentei movimentar enquanto ele dormia e senti como se estivesse travado não dobra e nem espixa totalmente.. Dá a impressão de que pode quebrar novamente se forçar espixando o bracinho dele. O senhor acha normal isso? Seria caso de cirurgia para correção?

  • Stephany Raquel

    Boa tarde Dr. Fiz uns cirurgia no úmero de diafase, foi colocado uma placa e parafuso. Não havia inflamado nenhum ponto, porém 15 dias após a cirurgia um ponto que fica próximo a dobra do braço inflamou é normal!? Que devo fazer!?

  • Fernando

    Fiz uma cirurgia no úmero há 1 mês e meio já recuperei 100% dos movimentos e não fiz nem uma fisioterapia mas há uma semana atrás comecei a sentir uma dor no local da cirurgia e um desconforto na região pq fazer ?

  • FERNANDO

    Fiz uma cirurgia a um mês e

  • Bruno

    Me ajuda..pelo amor de Deus

  • ROSILEIDE COSTA DA CRUZ

    Olá quebrei meu úmero faz 28 dias em capotamento de carro, fiz a cirurgia faz 23 días só dói muito e ainda está muito inchado gostaria de saber qual a melhor posição para deixar o braço pra desinchar e pra para de doer. Levei 28 pontos e operou na parte de trás não sinto do na cirurgia em si apesar de estar aberta depois de tirar os pontos, ( minha dor e dó cotovelo até o dedo polegar e possível ter afetado o nervo radial. ) Era pra manter na tipóia até minha volta mais por conta q abriu só uso a tipóia de noite e quando estou com ela dói muito meu cotovelo

  • Luis Claudio Alves

    Olá, Dr Diego Gostaria de tirar uma dúvida grande, tomei um tiro no braço e quebrou meu úmero diáfise, coloquei fixador externo e tirei com 5 meses após o médico indicar a retirada, e logo assim q ele tirou o braço na hora balançou devido o osso não ter colado. Estou mega desisperado pq o braço tá quebrado balançando, oque devo fazer nessa situação?

  • Patrick

    Olá! Quebrei o úmero acima do cotovelo a 4 semanas e operei a 3, tô com placa e 6 parafusos/pinos, não consigo esticar o braço por completo mas o que tá me deixando desesperado é o fato da minha mão estar com uma sensibilidade muito grande, só de tocar sinto muito incômodo Não consigo levantar o polegar e meu pulso não tem nenhuma força Tô tentando apertar uma bolinha pra cachorro brincar mas ainda sim é extremamente difícil

  • Valdenice

    Bom dia quebrei o osso úmero do braço passei 6 dias esperando a cirurgia foi colocado placa e pinos hoje estou com 15 dias que fiz a cirurgia o braço e o cotovelo continuam muito inchado é normal ? Só tiro da tipoia pra tomar banho

  • ROSILEIDE COSTA DA CRUZ

    Olá quebrei meu úmero faz 8 dias em capotamento de carro, fiz a cirurgia faz 5 días só dói muito e ainda está muito inchado gostaria de saber qual a melhor posição para deixar o braço pra desinchar e pra para de doer

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rosileide

       Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Procure manter o braço em 90 graus na tipoia, ao deitar coloque um travesseiro sob o braço como apoio, use uma bolinha na mão para apertar e ajudar na circulação  venosa. 

  • Marta sousa

    Eu quebrei o meu úmero esquerdo e depois de 3 anos eu estou sentindo ele inflamado por dentro eu não sei o q está acontecendo mais tá inflamado e dói .....

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marta

      Em que posso lhe ajudar? Qual seria sua duvida? 

  • Afonso

    Olá! Fiz cirurgia de osteossintese do úmero próxima e foi colocada uma placa com 9 pinos. 3 semanas após a cirurgia iniciei a fisioterapia. Já estou com 1 mes de fisio e sinto o ombro completamente bloqueado para movimento de elevação após um certo grau. O braço não avança nem no exercício de pêndulo frontal. Há alguma possibilidade da placa estar limitando o movimento? Seria possível a retirada de tiver? Uma cirurgia de retirada traria quanto tempo de recuperação e de fisioterapia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Afonso

       Sua cirurgia ainda é muito recente, o osso para se consolidar leva de dois a três meses, pode ser creditado a não consolidação óssea , essa sua incapacidade de movimento total do ombro, mas é possível sim que o material de síntese possa estar causando algum impedimento e ele pode ser retirado também, mas só é aconselhável a sua retirada após a completa consolidação óssea. Paciência é um dos ingredientes essenciais na fase de recuperação. 

  • Leandro Jose Elias

    eu quebrei o meu umero, alguém ai que fez tratamento sem cirurgia ou com cirurgia pode conversa cmg, pra troca experiencia..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leandro

      Acho improvável que você consiga alguém para troca de experiencias aqui. Talvez pesquisando na internet você encontre grupos de pessoas que discutam esse assunto 

  • Ângela Maria de Oliveira

    Boa noite,sofri uma queda sobre o braço da minha própria altura, tenho 58 anos , fraturei o úmero diafisário na transversal,tem apenas 17 dias que fiz a cirurgia, colocou placa e parafusos,estava tudo bem, há três dias comecei a sentir os músculos se entrelaçarem,os ossos parecem que estão se movimentando e fazem algum barulho,sinto o braço pesado e dói quando tento deitar de lado ou colocá-lo sobre o travesseiro ,parece deslocar, uso tipóia, é normal pelo pouco tempo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Angela

      Com a placa e parafusos é pouco provável que o osso “saia do lugar”, tem a possibilidade da quebra da placa. Sugiro que se esta lhe incomodando procure seu médico assistente para verificação.  

  • Ana Angélica

    Eu fiz uma cirurgia nu úmero botei placa e parafuso já Faso fisioterapia a oito meses e não consegui ainda levantar o braço até a cabeça consigo escovar o dente mas não consigo bota a mão na cabeça pra arrumar o cabelo isso e um , quadro de congelamento do ombro dói muito tô fazendo a fisioterapia mais não aguento de dor

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Angelica

      Qual seria sua duvida?  

  • Jhonatan William Brilhante Santos

    Boa noite. Fiz uma cirurgia no úmero do MSE, mas meu dedo mindinho ainda está dormente e sinto formigamento nele, quando dobro a mão para baixo sinto um desconforto no pulso e pra cima um desconforto na parte de cima do braço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jhonathan

      Sintomas esperados para fraturas em membro superior, tente movimentar as articulações que você conseguir ( dedos, punho, cotovelo e ombro) mantenha o membro elevado, para ajudar no retorno venoso e veja se tem melhora. Se esses sintomas tenderem a piorar, sugiro que você procure seu médico assistente para uma avaliacao. 

  • Eloisa Garcia

    Boa noite, doutor Rafael! Sofri uma queda da própria altura há quatro meses e tive fratura cominutiva no úmero proximal. Foi feita a cirurgia dois dias depois, a fratura está consolidando normalmente, já fiz 35 sessões de fisioterapia, mas ainda sinto dores. Tenho muita fibrose e a cicatriz está um pouco dolorosa. Tive ganho de amplitude, mas ainda não consigo prender o cabelo, o que me deixa um pouco aflita. Gostaria de saber se está dentro do esperado ou estou com complicações?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eloisa

      Espera-se que as fraturas regridam entre quatro a seis meses, mas sintomas associados a mesma levam mais tempo para regredir. Sugiro que você foque na reabilitação: fortalecimento muscular e fisioterapia. Para vencer a dor tem que sentir dor, ou seja, na fisioterapia tem que tentar ir sempre alem da amplitude mesmo que doa. 

  • Marcelo Ramos do Amaral

    Bom dia Dr. Diego já tem um mês que quebrei o meu braço o úmero medial esquerdo a cada 15 dia está indo no upa aqui em Olímpia interior de São Paulo fui em dois. Médico e falou que está começando calcificação mais que meu osso ainda não avia colocado. O médico da upa até tinha me falado pra eu fazer fisioterapia mesmo com o braço quebrado. Depois passei no médico particular e me falou que não era pra eu fazer fisioterapia porque ainda estou com o braço quebrado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcelo

      E qual seria a sua duvida? 

  • Samuel Caetano de Araújo

    Oi eu fratura a cabeça do úmero e tive uma luxação no ombro n preciso óperar o úmero o dr disse q já estava consolidano, tem 2 mes já consigo mexer mão dedos punho e cotovelo, mas n consigo mexer do cotovelo pro ombro é normal ?? Vou iniciar q fisioterapia são 30 sessões! Obg

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Samuel

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. 

  • VALQUIRIA BRAGA

    Boa noite fiz cirurgia umero braço esquerdo e tirei pontos ja faz 1 mes e 20 dias e observei hoje que um lugar ponto estava com pus mas minha cicatruzaçao tava seca nao tinha inflamado agora inflamou so um lugar cicatizaçao e normal.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Valquiria

      É comum isso acontecer, lave bem, não deixe juntar pus e use uma pomada com antibiótico. A tendencia é isso involuir. Se isso não acontecer e se estender por uma área maior, sugiro que você procure o médico assistente para averiguar o que pode estar ocorrendo. 

  • Rene

    Minha mãe de 78 anos quebrou o úmero após uma queda, fez cirurgia colocou placa e parafusos. Ao voltar ao médico 2 meses depois após raio x foi verificado que os parafusos se soltaram. O médico falou em fazer nova cirurgia, porém para somente 60 dias após essa consulta. O dr. acha que com essa idade é aconselhável nova cirurgia? Quais são os prós e os contras? E os parafusos soltos e a placa como ficam?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rene

      Presumo que essa espera de 60 dias é para ver se o osso faz um calo ósseo e evita a necessidade de uma nova cirurgia. Se for necessário outra cirurgia os pinos soltos são retirados e coloca-se novos pinos. Pros e contras? Os mesmos da primeira cirurgia. 

  • Mirian Silva

    Boa noite Dr! Não sofri nenhuma fratura, mas tenho o úmero direito 5 centímetros menor que o esquerdo (encurtamento), gostaria de saber se tem cirurgia para correção e quais são os perigos dela. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mirian

      Existem cirurgias para alongamento ósseo. Possíveis complicações: não consolidação óssea, infecção, lesão neurológica, lesão vascular.  

  • Marinalva Bernardino

    Doutor, quebrei meu úmero a mais de 3 anos, não colou, a pouco mais de 60 dias, foi refeito a cirurgia, tenho sentido dor (dormência) na minha mão, meu médico diz que não pode ser pelo procedimento cirúrgico, tenho a impressão de que não está colando novamente, o que eu posso fazer garantir a colagem completa? (O procedimento foi esse da primeira imagem, ficou desse jeito acho que 4 parafusos encima e 4 embaixo, com enxerto)

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marinalva

      Cicatrização é um processo interno biológico, não tem como você interferir no processo, siga as orientações medicas e aguarde.  Naturalmente, que uma boa cabeça com pensamentos positivos ajuda bastante. Portanto, relaxe deixe seu corpo agir. Se alimente bem, descanse, evite bebidas e cigarros e ja estara ajudando.  

  • RAIANE CRISTINA TOIA DA LUZ

    Quebrei o úmido já tem quase 7 meses, perdi a movimentação do ombro e até hoje não voltou, quando tento movimento dói bastante até mesmo na fisio parece impossível de levantar o braço, e esses dias estou sentindo muita dor no local da fratura e sinto como se o osso no local onde quebro tivesse descolando de um lugar para outro isso e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Raianne

      Você menciona um tempo bastante longo para ainda estar com essa sintomatologia, na maioria dos casos, isso se deve a uma reabilitar inadequada. Procure um ortopedista e investigue o motivo de você não estar conseguindo movimentar seu ombro, pode ser fibrose e, por vezes é necessário fazer manipulação sob anestesia para tentar desfazer essas bridas que podem ter se formado. Mas é preciso confirmar o diagnostico para se fazer uma conduta adequada.  

  • Rosanete dias dos santos

    Boa noite Doutor por favor me ajuda. Tive 3 fraturas no úmero proximal faz 37 dias. Com 25 dias o médico falou pra eu parar de usar a tipóia. Sinto dor direto no braço está bem inchado e roxo. Não consigo movimentar o meu braço. O que eu faço? É normal Sentir tanta dor e não desinchar o braço?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rosanete

      É necessário saber qual foi o tipo de fratura que voce sofreu, na maioria das vezes fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer.  Se você não esta segura quanto a conduta, procure seu médico e discuta opções com ele. 

  • Rita

    Oi,Dr boa tarde!! Fraturei o úmero no dia 19 de novembro de 2022, e até agora a médica não fez a remoção da tipóia fiz um raio x será que o senhor podia ver se ja colou?? Já que eu não fiz a cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rita

      Mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma opinião. 

  • Joana Magno De Sá Lopes

    Fiz uma cirurgia de fratura de umero proximal e minha mão está inchando muito. É normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Joana

      É esperado que após procedimentos invasivos ocorra edemas, dores, dificuldade de mobilização, o tempo e a reabilitação ajudam na melhoria desses sintomas. 

  • Adriana Silva de souza

    Fiz uma cirurgia do umbro.e quebrou o nervo radial, n consigo dar thau nem legal, a mão fica p baixo, incha muito e doi.ñ sei mais oque fazer.sou mãe de familia e estou preuculpada.me ajude quem poder.algum especialista em mão.porque ja vai fazer 2 mêses nesta situacao.moro na bahia, sátiro Dias.o sus é a regulação é dificil.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adriana

      É interessante que você confirme a lesão nervosa no seu braco, existe um exame chamado eletroneuromiografia. Se houve lesão do nervo, não há reversão para isso. A fisioterapia pode ajudar a melhora da funcionalidade e a diminuição da perda muscular. Boa sorte  

  • Cledima reis

    Fratura uneri direito 13 parafusos viu dólar minhas atividades normais movimentos do braço e mão zap 31 9 9609 0619 por favor respondeu no zap

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cledima

      Não entendi direito o que você escreveu, mas acredito que tenha algo a ver com uma fratura de úmero e retorno as atividades. Então, A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais.  O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa.  Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. 

  • Ana Lucia

    Boa tarde, minha mãe quebrou o úmero , não pode operar devido a idade o médico colocou uma órtese ,só q tá c escara ele pediu p fazer curativo em casa,o fisioterapeuta viu q no lugar tá tipo uma bola,ficou desesperada,o braço em se está desinchado c menos dor,tem um mês q está c a órtese ela tem 92 o q faço?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Lucia

      Você pode substituir ortese por uma tipóia, desde que o medico assistente concorde. 

  • Sergio bata

    Boa tarde. Fiz cirurgia do umero a 8 dias. Fiquei sem movimentos no braço, no pulso e alguns dos meus dedos tem movimentos leves e outros nao. É normal isso? Em Quanto tempo mais ou menos recupera se os movimentos?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Sergio

      Sua cirurgia ainda é muito recente . A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais.  O processo de formação do calo ósseo gira em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. 

  • Matheus Loureiro

    Bom dia operei o úmero faz 1 mês , o Consigo mexer os dedos bem pouco , o punho ainda não , o médico disse que não teve lesão no nervo qnt tempo leva para voltar ao normal

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Matheus

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais.  O processo de formação do calo ósseo gira em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. 

  • Andre

    Boa noite gostaria de dirra uma tuvida estou com uma do na junta do braço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Andre

      e qual seria sua duvida?

  • Fabiane neves

    Fiz cerurgia na diafase do úmero esquerdo coloquei pino e platina porem estou com 8 meses mas com retardo de consolidação sinto muita dor

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabiane

      E qual seria sua duvida?

  • Cleitiano Gabriel Da Silva Ramos

    Olá estava treinando capoeira e cai encima do braço e quebrei o úmero diafisário, tem 5 dias o ocorrido e estou utilizando o tratamento conservador já não estou sentindo dor ao me movimentar e nem quando estou parado. Tenho 17 anos nenhum problema de saúde você acha que meu osso está começando a colar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cleitiano

       Difícimente um osso se consolida em cinco dias, o tempo medio para consolidacao óssea é de cerca de seis a oito semanas. É necessario uma avaliação médica adequada e exames de imagem, como radiografias para ver a condicao do osso. No entanto, é um bom sinal que você já não esteja sentindo dor ao se mover ou em repouso, o que pode indicar que o tratamento conservador está sendo eficaz.  É importante seguir as recomendações médicas quanto ao tratamento e aos cuidados com o braço, como evitar movimentos bruscos e carregar peso com o braço afetado. Além disso, é fundamental manter o acompanhamento médico para avaliar o processo de consolidação óssea e ajustar o tratamento, se necessário.

  • Luciana

    bom dia dr tô com dois meses de fratura no úmero, tirei a pinça de confeiteiro e coloquei brace o médico pediu pra tentar movimentar o cotovelo mas não estou conseguindo e tá inchando o que posso fazer pra aliviar esse inchaço?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá! Luciana

      É importante que você informe o seu médico sobre o inchaço e a dificuldade de movimentar o cotovelo após a retirada da pinça e a colocação do brace. É possível que seja necessário ajustar o seu tratamento.  Enquanto isso, você pode tentar algumas medidas para aliviar o inchaço, como elevar o braço acima do nível do coração, aplicar compressas frias na área afetada por cerca de 15-20 minutos várias vezes ao dia e fazer exercícios leves de movimentação, conforme recomendado pelo seu médico ou fisioterapeuta.  Evite esforços desnecessários e mantenha o braço imobilizado conforme orientação médica. Se o inchaço e a dor persistirem ou piorarem, procure atendimento médico imediatamente.

  • Charlene Souza matos Cabral

    Estou com 1 meses 6 dias não consigo etistica o braço fiz cirurgia do úmero diafragma do braço direito

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Charlene

      Como ja disse antes, fisioterapia para melhorar a funcionalidade. 

  • JUCIRLEY

    DR. BOA NOITE FRATUREI O UMERO FRENTE BRAÇO DIREITO FIZ UMA CIRUGIA À CINCO ANOS, FOI USADO PARAFUSOS E PLACA IGUAL AS ULTIMAS FOTOS DO SEU ARTIGO. HOJE SINTO UM INCOMODO DA PLACA NO BRAÇO AS VEZES ATE DOI . A PERGUNTA È ESSA PLACA PODE SER REMOVIDA?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jucirley

      Se a consolidação do seu osso foi normal , não há nenhuma contraindicação para a retirada da órtese. Mas,, lembre-se que é uma outra cirurgia que você precisara fazer para retira-la. 

  • Charlene

    Faz 1 mês e4 dia que fiz cirurgia no braço direito no úmero e na consigo estica o braço e doe muito fica enchado da choque e não sei o que fazer mim ajudar dr por favor obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi charlene.. 

      ainda está muito recente...

      essa é a hora de se dedicar à reabilitação fisioterápica..

      mantenha o acompanhamento 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Lidiane Gil Viana Ferreira

    Dr bom dia

    • Dr. Diego Ariel

      Bom dia

      :)

  • Dieime Da Silva Santos

    Sofri um acidente de moto e quebrou meu braço bem mo músculo e uma fratus abaixo do cotovelo, mais só colocaram uma tala de gesso, será que está certo esse tratamento, Vai fazer um mês agora dia 15,que fui no médico, agora o acidente foi dia 14 as 7,:30da noite fui atendida no outro dia???

    • Dr. Diego Ariel

      Oi dieime..

      depende do desvio da fratura...

      se for pouco desviada, ok .. a imobilização é suficiente...

      mas tem que manter o acompanhamento 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Nathalia

    Operei o úmero diafisario a 6 dias. Consigo mexer as mãos, dedos, punhos e ombros (apesar do inchaço)... Porém, não consigo mexer o cotovelo, nem esticar o braço. Parece que nessa área do braço ele não responde a comandos. O médico mandou movimentar desde o segundo dia, porém eu consigo. Movimento somente com alguém segurando. Sei que está bem recente, mas é normal? Obrigada desde já!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi nathalia... 

      como consegue mecher os dedos, provavelmente a fratura não afetou nehum nervo... 

      assim, está tudo dentro do "prazo"...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Charlene Souza matos Cabral

    Dr estou com 17 dias que fiz uma operação no meu braço no úmero do lado direito ainda doe bastante quando eu vou pode lava louça em casa que é uma paixão que eu tenho por favor dr mim responde aí obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi charlene...

      primeiramente te admiro bastante... eu detesto lavar louça ... kkk

      ainda está muito recente... pra consolidação são necessárias de 6 a 8 semanas...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Dyego Feitosa

    Tive uma fratura no úmero esquerdo e passei por um procedimento cirúrgico para colocar o osso no lugar. O médico me falou que houve uma lesão no nervo radial no procedimento cirúrgico. Estou com 10 dias e sinto muita ardência, queimação na mão. Isso é normal? Tem algum remédio ou algo que posso fazer para diminuir a dor?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi dyego...

      lesões no nervo radial são de comportamento imprevisível.... eu geralmente uso etna e reabilitação fisioterápica... mas melhor conversar com se ortopedista 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • FRANCISCO LINDOVALDO RODRIGUES

    Boa tarde fiz uma cirurgia no úmero tem 17 dias e não consigo esticar o braço?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Francisco..

      ainds está muito recente...

      repouso e foco na reabilitação fisioterápica...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Igor oliveira

    Fiz cirurgia no umero direito a 2 meses tive que botar placa e parafuso mas cai e bati o braco e a placa soltou do parafuso quais risco tem e oque devo fazer

    • Dr. Diego Ariel

      Oi igor...

      tem retornar no seu ortopedista o mais rápido possível....

      Precisa ver se tem que re operar 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Maria da Luz Alves dos Santos

    Eu tenho um irmão de 47 anos ele quebrou o braço a cima do cutuvelo a dois anos atrás colocou platina mas não deu certo e agora só fica visando puz dia e noite como entro em contato o um médico

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maria..

      pelo sus, deve procurar a unidade de saúde básica (ubs) mais próxima de sua casa..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Luciana

    bom dia, tive uma fratura no úmero , não foi feito cirurgia fiquei com o gesso pinça de confeiteiro vai completar 60 dias, e o médico pediu pra trocar por uma órtese de sarmiento com uma faixa envolvendo o tronco, porem não estou encontrando com essa faixa nem na internet, só tem sem que envolve só o braço, será que dá certo ou influencia na recuperação? seu site e maravilhoso parabéns

  • Edmo Alves do Nascimento

    Boa noite! Dr. Cai de cima da carroceria de uma Toyota Badeirante , motorista não viu que ainda estava subindo e deu um arranco p sair, e cai com o peso do corpo todo sobre o braço , fraturando a cabeça do úmero junto ao ombro em duas fraturas sem muito desvio , um médico que fui me disse que tinha 90% de chance de não precisar de cirurgia, 8 dias depois fui em outro médico que viu rx , e me disse que se fosse ele o primeiro a me atender , teria fixado com pinos ou seja , tinha feito procedimento cirúrgico , mais mesmo assim me falou p continuar com a tipoia por mais 20 dias p ver resultado, pergunto ao senhor o que devo fazer estou em uma região muito longe do grande centro. Obs.tem como mandar foto do rx p sr. Me orientar desde já agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi edmo..

      pode mandar pelo Instagram 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Diana

    Bom dia dr. Fiz cirurgia na diáfise do úmero faz hoje 1 semana e 3 dias foi posto placas e parafusos mas sinto muita ardência no local e ainda está inchado é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Diana..

      ainda está recente... 

      com a progressão da cicatrização tende a melhorar..

      agora é foco na reabilitação fisioterápica...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Rubi

    Me chama no WhatsApp 49985015483

  • Edson Júnior victorino

    Boa noite doutor tive uma fatura no úmero da diafase faz 1 mês pois meu ombro dói muito ainda mais na hora de dormir mal consigo mecher com o ombro isso e norma

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Edson...

      pelo tempo, ainda está recente...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Luciana

    Dr tive uma fratura no úmero a 11 dias e minha mão tá muito inchada fui ao hospital e folgaram mas o gesso (tô no metado conservador ) mas mesmo depois do folgar continua inchado, isso e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Luciana..

      tem que ver se o osso não desviou...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • antonio mendes

    bom dia DR, tem quase 3 semanas que tive uma factura do umero esquerdo no ombro do lado esquerdo que pelo medico falou esta estável, e na ultima reavaliação no hospital medico falou que estava melhor. a ultima reavaliação no hospital medico falou que estava melhor e que o osso nao mexeu esta no sitio,sugeriu na próxima consulta fazer uns exercícios físicos sem usar a mao esquerda e nao falou em fisioterapia. desde esse tempo estou com o braço esquerdo mobilizado apoiado numa bolsa de apoio. queria saber quanto tempo devo ficar com o braço esquerdo mobilizado? e se aconselha fisioterapia?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Antonio

      agora é hora da reabilitação fisioterápica...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • André

    em 2006 sofri um acidente e tive uma fratura no braço no umero transversa, tenho platina e seis parafusos, a cirurgia que fiz foi tudo certo, a platina e os parafusos estão tudo certo ta perfeiro, so que não consigo mais levantar uma caixa de 30 a 40 kg para colocar no ombro, e quando eu estou fazendo força direto fico com braço cansado ai não consigo mais fazer força, queria saber se eu fizer academia meu braço pode melhorar e também ganhar força?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi André..

      pode sim... 

      mas só vá pra treino de força resistido com a liberação de seu ortopedista 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Evandro

    Boa noite doutor! Me chamo Evandro, há 1 ano e 10 meses tomei um tiro no braço esquerdo e quando eu pego um pouco de peso sinto dor na altura da platina que foi colocada. Gostaria de saber o que pode ser, se tem possibilidade da platina se soltar do osso?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Evandro...

      Existe sim essa possibilidade...

      uma dica é realizar exame de imagem e examinar com seu ortopedista pra verificar o que tá acontecendo

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Jenifer pereira Massaranduba

    Olá fiz uma cirurgia duas vezes até no úmero e botei platina sedo que depois de um mês eu engravidei eu voltei lá mais não consegui atendimento e tô sentindo ele solto oque eu faço por que tô grávida quaser ganhando

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jenifer..

      se não consegue retorno, coloque um brace até ganhar o bebê ou conseguir o retorno com o ortopedista 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Luci

    Minha mãe idosa quebrou o úmero, fez uma cirurgia, parafuso soltou. Fez a segunda e agora muita dor. Após ultrassonografia viu que tem várias lesões, o q causa a dor.o que tomar? Que procedimentos devo fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Luci

      primeiro tem q retornar ao seu ortopedista, pra avaliar essas lesões...

      nao tome medicação por conta própria 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Dione

    Faz 1ano e 3 meses q sofri fratura de úmero e rompimento de tendões e artérias,até o momento não consigo dobrar o cotovelo ( sinto fortes dores na estimulação)não faço movimentos de rotação e suprenicão por completo meu punho tbm junto com os dedos q não se fecha será q volto a fazer um movimento minimo

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Dione

      Com esse tempo você ja deveria ter adquirido uma boa mobilidade, dificilmente vai se recuperar, não é impossível, mas bastante difícil. Procure um ortopedista para verificar suas possibilidades e fazer um programa de reabilitação adequado. 

  • José Diego

    Realizei uma cirurgia no úmero diafisário +/- distal (braço direito) foi colocado placa e parafusos, após 60 dias iniciei a fisioterapia e depois de 60 dias e ainda realizando as fisioterapias notei um volume no local da cirurgia, (após aumentar a carga) tirei um raio-x e percebi que a placa se afastou um pouco do osso e aparenta balançar conforme alguns movimentos estou muito preocupado, o osso ainda não colou e acho que os parafusos estão se soltando, assim penso eu

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Diego

      Sugiro que você procure um ortopedista para ele avaliar essas imagens. Se essa placa estiver se soltando é necessário que se faça alguma intervenção para não haver risco de refratura no seu úmero. 

  • Maria darly Alves dos Santos

    Estou com.os movimentos dos dedos normal , mas ao fechar a mão não consigo abrir e minha monnheqa não volta sozinha pra trás,,, segnifica qe afetou alguma nervoso braço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria Darly

      É possível. Sugiro que você ou procure seu ortopedista para fazer uma avaliação ou se submeta a um exame chamado de eletroneuromiografia, de qualquer forma você precisara mostrar a um ortopedista. 

  • Ana Carolina kujava

    Boa tarde doutor quebrei o úmero no meu caso n fiz cirurgia estou com gesso sinto dor no cotovelo será q perdi algum movimento e se perde tem como eu recuperar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Carolina

      Ainda é cedo para aquilatar o que sua fratura pode provocar, mas tente mexer seus dedos, se conseguir, muito provavelmente você não teve lesão neurológica, o que fala a favor de uma boa recuperação., se fizer o tratamento adequadamente. 

  • Magdalena Souza

    Sofri um acidente e tive fratura no úmero distal e foi necessário cirurgia e colocação de haste. Estou fazendo fisioterapia desde o 1dia após a cirurgia. Só que já faz 5 meses de cirurgia e eu sinto um incômodo muito grande nos músculos perto do ombro. Sinto esses músculos endurecidos.Isso é normal ??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Magdalena

      É muito comum esses relatos, nesses tipo des de cirurgia. Invista na reabilitação, é a melhor chance para melhora desses sintomas. 

  • Magdalena Souza

    Sofri um acidente e tive fratura no úmero distal e foi necessário cirurgia e colocação de haste. Estou fazendo fisioterapia desde o 1dia após a cirurgia. Só que já faz 5 meses de cirurgia e eu sinto um incômodo muito grande nos músculos perto do ombro. Sinto esses músculos endurecidos.Isso é normal ??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Magdalena

      É muito comum esses relatos, nesses tipo des de cirurgia. Invista na reabilitação, é a melhor chance para melhora desses sintomas. 

  • Maria Santana

    Passei por um processo cirúrgico de uma fratura no úmero esquerdo minha fratura foi oblíqua queria ver como ela foi feita

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Maria

      Seria um video da cirurgia? 

  • Patrícia de Souza Leite

    Tenho uma fratura de úmero lado esquerdo, devido ser exposta, sinto muitas dores ,há 3 meses não cicatriza ,faço uso cipro e clindamicina. Gostaria de saber uma orientação sobre a infecção do braço devido a ostomelite.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Patricia

      Osteomielite é uma complicação grave associada a sua fratura, sugiro um acompanhamento conjunto com o ortopedista e infectologista para aumentar a chance de resolução do problema. 

  • Raquel lavrenz da silva

    Doutor confesso que não entendi bem sua resposta. Hoje levamos ele a consulta é desidimos não operar quanto é a chance de não ficar torto e voltar reto sem a cirurgia ele tem 5 anos .e quanto a movimento qual sua opinião depois das fisioterapia tudo pode volta a ser normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Raquel

      A minha resposta anterior foi explicando que fraturas articulares sempre são complicadas, se a a fratura do seu sobrinho não é articular e sim na diáfise do úmero, as chances de recuperação sem cirurgia são bem maiores. 

  • Juliana

    Boa noite , meu filho fez a cirurgia no cotovelo esquerdo já faz uns dois meses, está fazendo fisioterapia mas ele ainda está com o punho caído e não dobra o braço mas mexe os dedos, só não consegue fazer joinha. Você acha que ele melhora dessa condição ou normalmente não melhora quem está assim? Queria uma resposta sincera.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Juliana

      Pelo seu relato pode se pensar em alguma lesão neurológica, sugiro uma eletroneuromiografia para definir se houve, de fato, essa lesão, e seguir o tratamento mais adequado. 

  • Raquel lavrenz da silva

    Dourtor meu sobrinho de 05 anos quebrou o umero distal esquerdo hoje faz 15 dias e ontem o médico pediu um ra x é viu que tem um pequeno desvio na cicatrização quer fazer cirurgia mas não estamos querendo operar. Minha dúvida pode quando o crescimento acontecer ir pro lugar é não ficar uma sequela como o braço torto

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Raquel

      Cotovelo aceita pouca deformidade, estatisticamente é muito provável que acabe em sequela se o tratamento adequado não for realizado, não estou lhe induzindo, apenas citando estatísticas. 

  • Thaís

    Tive uma fratura grave na diáfise do úmero (braço direto) em um acidente de ônibus. Coloquei placa, 9 pinos e dois fios metálicos, durante a fisioterapia estou tendo dificuldades para fazer movimentos de flexão, pois sinto a placa que pega uma parte do cotovelo. Será que terei que tirar a placa para voltar a ter esse movimento?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Thais

      Os materiais de síntese são utilizados para estabilizar e imobilizar a fratura, após a consolidação óssea e remodelagem do mesmo, eles passam a ser obsoletos e podem ser retirados, o ideal é que você veja com seu ortopedista se é, realmente, essa placa que esta impedindo a progressão dos seus movimentos ou as lesões que ainda estão em fase de recuperação que impedem essa progressão. 

  • Ides

    Bom dia fraturei o ombro há 9 dias no hospital não foi feita nenhuma imobilização estou usando uma tipoia feita por mim mesma e uma tipoia a cirurgia vai ser feita dia 27 de junho muita dor inchaço o que fazer estou tomando medicamento só alivia mas não passa tomando paracetamol 500mg fosfato de codeina e alguns 1000mg.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Ides

      Se seu ombro esta fraturado a dor só ira amenizar com a cirurgia, sugiro que você continue com os analgésicos, de preferencia orientada por um médico, ate a cirurgia. Quanto mais você conseguir deixar seu ombro imóvel menos dor você vai sentir. 

  • Luana Cristina Mendonça Rodrigues

    Dr Diego. Sofri um acidente e fraturei o úmero. Minha cirurgia foi feita com 4 dias depois, mas eu não sei se ficou boa, vc pode me dizer olhando o meu Rx?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luana

      Se quiser uma opinião mais abalizada, que  mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma opinião. 

  • Marcelo

    Olá. Doutot. Meu amigo quebrou o úmero mas sem rompimento de tendoes ou nervos. Por que o medico cirurgião após colocar placa e parafusos, disse que nao garantiria a recuperação das funçoes?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcelo

      A medicina não é uma ciência exata. Existem múltiplos fatores que interferem num tratamento, inerentes ao paciente, ao material utilizado, a técnica entre outros. Nenhum médico garante recuperação  100%. 

  • Marlene

    Boa noite, fraturei o úmero,faz uma semana, não precisei fazer cirurgia,em quanto tempo, posso voltar a fazer caminhada, obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marlene

      Em fraturas ósseas o maior cuidado que se deve ter é não colocar carga no membro afetado, o que pode limitar a movimentação é a dor. O periodo de consolidação das fraturas gira em torno de 6 a 8 semanas. Como é membro superior, se você conseguir caminhar, não ha nenhuma contraindicação , a dor vai ser a sua bússola. Doeu? Não faz. 

  • Fabiane valerio dos santos neves

    Boa tarde quebrei o umero diafise esquerdo coloquei pino e platins tou com 18 dias de operada as vezes sinto muits dor bem na direção do osso quebrado estou usando tipoia Eu posso fazer fisioterapia ? E tirar a tipoia ou tenho que espera 30 dias Meu osso treme quamdo estou com dor

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabiane

      Você tem que seguir as orientações do seu medico. Ele sabe a técnica usada na sua cirurgia ( são vários tipos de material e técnicas) e o tempo certo para iniciar a reabilitação e a retirada da tipoia. Por enquanto mantenha o que você vem fazendo. Faça essa consulta ao seu medico assistente.  

  • Patrícia

    Queria mais informações

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Patricia

      SE eu puder ajudar estou a disposição   

  • Franncyelly

    Olá doutor eu caí quebrei o úmero esquerdo dia 25 faz 6 meses eu já posso volta a fazer esforço eu sou uma pessoa que não tenho forças nas pernas porque tenho sequelas de poliomielite uso meus braços e até agora pra levanta de algum lugar que sento é meu marido que me levanta estou tentando usar o braço mas dói,treme a queda que levei que quebrou o úmero atingiu os nervos ainda não consigo sentei direito dois dedos se toca em meu braço eu sinto tipo um choque,eu gostaria de saber se eu posso tenta fazer esforço com esse braço que quebrou que está com placa e pinos tenho medo de fazer algo e acontece de quebra novamente ou machucar

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Francielly

      Inicialmente você precisa confirmar a consolidação óssea. Uma vez consolidado o osso deve sim ser estimulado para se tornar mais forte, osso que não “sofre" é um osso fraco. 

  • Williane Aragao

    Olá dr.Diego , sofri um acidente de carro quebrei no meio do braço (úmero esquerdo ) , me tire uma dúvida Já fiz 2 meses de operada e já estou fazendo fisioterapia. Mas eu não consigo levantar meu punho , Será q vou volta a levantar esse punho normalmente????? Me tire essa dúvida por favor Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Williane

      A sua fratura pode ter ocasionado uma lesão neurológica ( nervo radial), sugiro que voce confere com seu médico assistente para investigar essa possibilidade.  

  • Valéria Silva

    Olá dr Diego, gostaria de tirar uma dúvida. Meu filho de 5 anos quebrou o úmero, faz uns 20 dias, levei ele a emergência (upa) aqui em Pernambuco, dói feito o atendimento e mobilização do braço, porém o médico não me passou nenhuma recomendação, sobre onde dá início ao acompanhamento de avaliação, só me disse para voltar lá com 7 dias, isso eu fiz, mas a unidade de saúde disse que não atende avaliação e que eu procurasse um posto médico para dar inicio ao tratamento. O que devo fazer já que se passou 20 dias e ainda não procurei outro médico já que essa informação não foi passada. Desde já agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Valeria

      Depende de cada municipio o encaminhamento ortopédico. Onde resido isso é feito pelo Posto de Saude para a Unidade referenciada. É necessário o acompanhamento para ver a evolução do calo osso e a modificação do gesso em uso. Procure a UBS da sua localidade e veja como fazer para marcar uma consulta com o ortopedista.  

  • TATIANE FERNANDA DE ANDRADE

    Boa tarde Dr.Diego. Sofri uma fratura na diáfese do úmero no dia 8 de abril de 2022,de começo modo conservador, mais como teve desvio o médico optou por operar onde foi colocado haste. Só que desde a segunda semana de fratura sinto muitas dores nos 3 primeiros dedos da mão, oque não melhorou com a cirurgia, mais o médico falou que eu não tive lesão do nervo radial pq estou conseguindo movimentar a mão e o punho. Dr, é normal essa dor nos dedos, geralmente não passa nem com remédio. Deve fazer algum exame mais específico???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tatiane

      Se há alguma suspeita de lesão neurológica existe um exame chamado eletroneuromiografia. Essa dor continua não é usual. 

  • Santina

    Faz 6 semanas q fiz cirurgia do úmero bem perto do ombro não sinto mais dor ,só q não consigo levantar o braço é normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Santina

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Ou seja, voce ainda esta no periodo de recuperação óssea. Essa dificuldade de movimentar o braço é perfeitamente normal, invista na reabilitação para recuperar seus movimentos, músculos e demais tecidos. 

  • Francisca

    Olá Doutor. Td bom? Fratura o úmero proximal esquerdo por PAF , prejudicou o rádio tb... fiz a cirurgia em 10/01/2022 iniciei logo a fisioterapia 20 dias depois faço3x ba semana e faço tb drenagem. Já tem 3 meses minha mão e dedos continuam inchados as articulação dis dedos sempre inchada não consigo fechar a mão os dedos meche muito pouco ainda e o pulso dói. É normal? Vou voltar a mexer os dedos como antes? E agora apareceu dor no ombro que não tinha. Obrigada pela atenção desde já.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Francisca

      Dependendo da gravidade da sua fratura, o tempo de recuperação é mais prolongado. Evite deixar a mão para baixo, pois isso piora o retorno venoso. Sua melhor chance é a fisioterapia, redobre sua dedicação à ela. 

  • Ricardo Ramos de oliveira

    Matéria excelente, tive essa lesão a 15 dias passei por cirurgia e estu em repouso. Sua Matéria auxiliou nas dúvidas de recuperação. Grato

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ricardo

      Sempre a disposição. Minha crença é de que bem informado o paciente tem mais ferramentas para se tratar. 

  • Vanessa Gomes dos Santos

    Olá, eu fui baleada e um dos projéteis atingiu meu braço fraturando o úmero proximal, o osso se partiu e vários pequenos fraguimentos ficaram espalhados no braço e peito, a haste colocado está mais ou menos meio centímetro acima do osso, não consigo erguer o braço totalmente, e o movimento da escápula está bem exagerado, qual deve ser o procedimento em relação a esta haste ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vanessa

      Inicialmente deve se aguardar o processo de consolidação óssea e a fase de reabilitação para se pensar em mexer na haste, por enquanto ela é quem esta dando estabilidade ao osso para a recuperação . 

  • Carlos Roberto bernardo

    Estou a 157 dias quê quebrei o úmero não colou até hoje cinto muitas dores estou com 58 anos será que terei que passar por cirugia ou a possibilidade de colagem ainda

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carlos

      Habitualmente esperamos uma consolidação ossea entre dois e três meses, mas existem pessoas que tem atraso de consolidação e, a espera pode se estender ate a 9 meses, depois desse tempo diagnosticamos como falha de consolidação. A cirurgia é uma opção. Procure um especialista para avaliar as possibilidades. 

  • Erida de jesus pizo

    Doutor fiz a 23 dias uma cirurgia no osso do úmero perto do ombro e eu sinto dor mas já consigo pegar algumas coisas eu só não consigo eu só não consigo erguer ele ainda mas o resto eu consigo fazer ele ficou curto e torto eu gostaria de saber se eu já posso andar sem a tipoia porque isso me trava muito eu fico nervosa eu choro e o meu ombro dói muito coloquei uma placa e seis parafusos então queria saber se ela pode ter saído do lugar porque meu ombro dói demais e o meu dedo polegar também lateja e inxa o meu punho

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Erida

      Sua fratura é muito recente. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Invista na sua reabilitação. 

  • Liany

    Bom dia doutor,hj fazem 10 dias que fraturei epífise proximal do úmero ,o médico colocou uma faixa em meu braço tipo bandana enrolada no corpo,não sinto dor mas tem hrs que o braço pesa mto o que será isso?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Liany

      O “peso" é devido a fratura, quando acontecer a consolidação a tendência é haver melhora. 

  • Rafael

    Primeiramente, parabéns, muito esclarecedor pra quem deseja informações iniciais e abrangentes ao mesmo tempo. Minha dúvida é a seguinte, meu pai quebrou o úmero diafas, o médico disse que é caso cirúrgico, porém já fazem 10 dias que ele está aguardando a cirurgia, o uber em si está engessado do ombro ao cotovelo e o antebraço está sem gesso, a parte sem gesso está muito inchada , vermelha e chega a ficar roxa. Minhas dúvidas sãos as seguintes, ha problema em esperar a cirurgia? (Pois falaram que precisara passar pelo especialista) e outra dúvida é, de fato incha muito mesmo e fica tudo preto na parte sem gesso? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

       Ola Rafael

      O resultado é inversamente proporcional ao tempo, quanto mais tempo passa menos satisfatório é o resultado. Quanto ao roxo que voce se refere deve ser devido ao hematoma, e o inchaço faz parte. Seu pai deve evitar ficar com o antebraço dependurado, quanto mais alto a mão ficar melhor para a circulação e , consequente, melhora do edema, o movimentar a mão também ajuda a melhorar a circulação do sangue.  

  • Isaías Alves

    Dr eu quebrei o úmero direito dia 24.11.2021.e fiz a cirurgia dia 29 .11.2021,e até agora o meu médico não autorizou eu fazer as fisioterapia, e eu cinto muinto dó, mais já consigo pegar um pouquinho de pesso .mais meu braço ficou um pouquinho torto,normal..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Isaias

      A fisioterapia é recomendada desde o inicio do tratamento das fraturas. Quanto ao desvio do seu braço , teria que ver qual o grau do mesmo. Pequenos desvios não interferem na função do membro afetado. 

  • Isaías Alves

    Dr eu quebrei o úmero direito dia 24.11.2021.e fiz a cirurgia dia 29 .11.2021,e até agora o meu médico não autorizou eu fazer as fisioterapia, e eu cinto muinto dó, mais já consigo pegar um pouquinho de pesso .mais meu braço ficou um pouquinho torto,normal..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Isaias

      A fisioterapia é recomendada desde o inicio do tratamento das fraturas. Quanto ao desvio do seu braço , teria que ver qual o grau do mesmo. Pequenos desvios não interferem na função do membro afetado. 

  • Norma Lúcia Moura

    Eu fraturei o úmero tem 2 meses e estou com como fala na metade do braço ainda não sinto o movimento do do braço é normal por não tá colado ainda tem uns movimentos da mão do cotovelo mas eu sinto ainda o osso mover me responde aí doutor por favor

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Norma

      Sua fratura é ainda muito recente. Paciência, que o tempo é fundamental para a recuperação completa, alisado a uma boa reabilitação. 

  • Ana Cláudia de Almeida

    Olá boa noite doutor eu fraturei o úmero esquerdo a 9 meses e ainda sinto muita dor no dia da fratura o médico não quis fazer cirurgia mobilizou o braço com dóis meses ele mandou fazer fisioterapia e quando eu fiz RX meu braço tava aínda fraturado ele mim enternou pra fazer cirurgia mais médico nem um que fazer a cirurgia pro causa do erro do outro médico foi duas internação hoje sinto muita dor eles fala que tá colando mais o RX nunca muda doutor e normal eu senti dor

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Claudia

      Com esse tempo a dor ja deveria ter amenizado bastante. Se quiser uma opinião mais abalizada, que  mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma opinião.  

  • Maria de Fátima Amaral

    Gostaria de saber quanto o doutor cobraria por uma cirurgia Desa ,pois fiz uma vez mas deu errado a placa está fora ,pois fiz esa cirurgia pelo sus em agosto então estou esperando pra fazer de novo ,mas o sua não tem previsão estou sofrendo muito com muita dor não sei mas oq e viver ,sou pobre mas tenho um carro não muito novo vou vender ele pra mim pagar uma cirurgia estou a ponto de fazer uma besteira comigo de tanta dor não aguento mais ,me ajude doutor por favor ,não estou aguentando mais nem sei quando dormi ,tenha misericórdia de mim doutor por favor me ajuda obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fatima

      Gostaria de poder ajuda-la mas não sei onde voce mora. Eu trabalho no Rio Grande do Norte. Me mande dizer onde voce se encontra e posso ver se posso lhe orientar a melhor maneira de resolver seu problema 

  • Maria de Fátima Amaral

    Gostaria de saber quanto o doutor cobraria por uma cirurgia Desa ,pois fiz uma vez mas deu errado a placa está fora ,pois fiz esa cirurgia pelo sus em agosto então estou esperando pra fazer de novo ,mas o sua não tem previsão estou sofrendo muito com muita dor não sei mas oq e viver ,sou pobre mas tenho um carro não muito novo vou vender ele pra mim pagar uma cirurgia estou a ponto de fazer uma besteira comigo de tanta dor não aguento mais ,me ajude doutor por favor ,não estou aguentando mais nem sei quando dormi ,tenha misericórdia de mim doutor por favor me ajuda obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fatima

      Gostaria de poder ajuda-la mas não sei onde voce mora. Eu trabalho no Rio Grande do Norte. Me mande dizer onde voce se encontra e posso ver se posso lhe orientar a melhor maneira de resolver seu problema 

  • Maria de Fátima Amaral

    Gostaria de saber quanto o doutor cobraria por uma cirurgia Desa ,pois fiz uma vez mas deu errado a placa está fora ,pois fiz esa cirurgia pelo sus em agosto então estou esperando pra fazer de novo ,mas o sua não tem previsão estou sofrendo muito com muita dor não sei mas oq e viver ,sou pobre mas tenho um carro não muito novo vou vender ele pra mim pagar uma cirurgia estou a ponto de fazer uma besteira comigo de tanta dor não aguento mais ,me ajude doutor por favor ,não estou aguentando mais nem sei quando dormi ,tenha misericórdia de mim doutor por favor me ajuda obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fatima

      Gostaria de poder ajuda-la mas não sei onde voce mora. Eu trabalho no Rio Grande do Norte. Me mande dizer onde voce se encontra e posso ver se posso lhe orientar a melhor maneira de resolver seu problema 

  • Patricia

    Olá fraturei meu osso do úmero maior a 2 meses,fiz o método conservador,mas estou sentindo muitas dores e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Patricia

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, ou seja, voce ainda esta nessa fase de “cura"óssea. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Mirailde sousa guedes

    Dr fiz a cirurgia do úmero e o cotovelo ja tem 3 mês ainda a mão eo punho adormecidos e sem movimento ja fiz 9 sessão de fisioterapia e normal isso

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mirailde

       Sua fratura ainda é muito recente, portanto, ainda é esperado esses sintomas que voce relata. Aconselho que se esses sintomas persistirem você procure investigar se não houve lesão neurológica que possa estar causando esses sintomas. Boa sorte 

  • Nathalia de campos cabral

    Prezado Dr. Em 26 de dezembro quebrei o úmero diafisario. Operei e coloquei placas e parafusos. O médico responsável quer q eu fique com tipóia até 31 de março de 2022 e não me liberou para fisioterapia. Este prazo é comum?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Nathalia

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Acredito que seu medico quer garantir que o osso esteja totalmente consolidado para colocar carga nele. 

  • SHEILA ANDREA DA SILVA

    Sou diarista dia 20 faz 30 dias da minha cirurgia de úmero quando vou poder voltar a trabalhar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sheila

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, depois disso vem a fase de reabilitação-fisioterapia. Uma vez o osso consolidado, ja se pode colocar carga nesse osso, ou seja, se voce conseguir um bom movimento após cerca de dois meses, confirmando a consolidação, ja pode trabalhar. 

  • Catiane lettrari

    Oi bom dia, eu quebrei o cotovelo umero, passei por duas cirurgias, a primeira dia 21 de dezembro de 2021, foi colocado pino, placa e fio, a segunda dia 7 de janeiro de 2022, foi de reconstrução ligamentar...iniciei a fisioterapia, mas sinto meu cotovelo muito duro, não estica meu braço, a fisioterapeuta força meu braço, tenho a impressão q vai quebrar de novo de tão duro, doutor queria saber será que meu braço volta ao normal, é bem meu braço direto não consigo fazer nada direito escovar os dentes, lavar o rosto prender o cabelo, estou muito preocupada em não conseguir mais... Minha fratura foi fratura do umero supraintercondilina Se vc ou alguém q passou pelo mesmo puder me orientar fico grata

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Catiane

      Essa é uma fratura extremamente grave e ainda muito recente, portanto sofrendo os processos de cicatrização. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Tempo e paciencia são fundamentais. 

  • Wagner Teixeira

    Olá Doutor Diego, boa noite, há 16 anos atrás me envolvi em um acidente de moto onde fraturei o úmero com fratura exposta e lesão de plexo braquial, na ocasião fui tratado com cirurgia e colocação de uma placa de titânio, há 3 anos retirei a placa, pois meu corpo estava começando a rejeitar, na última quinta-feira 10/02/2022, sofri um acidente doméstico e acabei fraturando no mesmo lugar, como tenho lesão de plexo braquial, não movimento o braço e não tenho sensibilidade, não estou sentindo às dores, tanto que só fui ao médico no domingo, os médicos não me deram um diagnóstico plausível, não colocaram tala e apenas mandaram usar a tipoia, mas hoje estou começando a sentir muitas dores e está bastante inchado, gostaria de comprar essas talas que imobilizam, mas não sei se seria de boa ajuda, meu retorno com o médico será apenas em 01/03/2022 e estou com medo do osso “colar” torto. Se puder me dar uma ajuda agradeceria bastante, pois está passando um filme em minha cabeça pois já passei por tantas com esse braço rs Desculpe meu desabafo.

  • Marco Aurélio

    Boa noite Dr. Diego. Estou preocupado com meu pós cirúrgico de fratura de diáfise do úmero e gostaria de uma orientação sua. Fiz a cirurgia no dia 11/01/2022, foi colocado placa e parafusos. Estava evoluindo bem, iniciei fisioterapia mas na oitava sessão comecei a sentir dor bem no local da fratura e o braço voltou a inchar. Realizei novo RX e percebi que houve um discreto desnivelamento do osso. Será que isso é grave, é necessário algum outro procedimento? Gostaria de enviar as fotos dos 2 RX pra vc.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marco

      Se quiser uma opinião mais abalizada, que  mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma opinião.  

  • Guilherme Henrique Da Silva Mattos

    Dr fraturei o umero dia 01 de Agosto de 2021 , e já se passaram 7 meses e ele não colou completamente ainda e eu não consigo faser força, pegar peso etc , é normal o tempo de recuperação?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Guilherme

      Quando voce diz que seu osso não colou, essa é uma informação dada após exames de imagem e uma analise feita pelo seu medico assistente, ou é uma analise sua? É esperado sintomas decorrentes da fratura até um ano depois da mesma. Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma, ativa a musculatura e melhora a qualidade do osso. 

  • Arlei Costa Gama Dos santos

    Olá doto sofre um acidente de mototáxi quebrei o brasso direito em 2 lugares o úmero e fiz a sirujia no hospital municipal de boa da mata aque em Salvador ba a minha lezao e permanete ne

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Arlei

      Uma vez tratada a fratura óssea a tendencia é que seu osso volte ao normal. 

  • Mabia Liz Marques lopes

    Minha filha de 9anos está a um mês tratando de uma fratura de úmero distal mais não cola e o médico diz que está tudo bem o que faço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mabia

      Creio que voce deve dar um credito ao medico que esta acompanhando a sua filha. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, ou seja, ainda esta dentro do esperado a evolução dessa fratura. Siga as orientações do profissional que vai dar tudo certo. 

  • Paulo Rodrigues da Silva

    Olá!Boa noite há alguns anos tive uma lesão dessas e lendo aqui creio que no úmero diafisário e nunca procurei um especialista da área para descobrir o que houve e tarde para descobrir a causa?Desde que isso aconteceu meu braço sempre parece que sai do lugar quando giro para cima e para trás seguido de uma dor muito chata.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Paulo

      Não entendi bem sua questão e sua lesão. Se o que voce teve foi uma fratura, não há como saber a causa da fratura depois desse tempo. Se o seu problema é algo ligamentar pode ser sim investigado a causa. Procure um ortopedista e veja o que fazer para esclarecer suas duvidas.  

  • Washington

    Olá, desde ja agradeço pelas informações. Minha esposa esta a 18 dias com uma fratura no úmero, sente mais encomodo no cotovelo que na propria fratura, ainda esta sobre efeito do analgésico, passa o dia muito bem, reclama muito deste encomodo durante a noite. E durmencia no dedo polegar. Estado da mão, punho caido com leve movimento. O medico orientou que fizesse o movimento, mas a dormência a deixa preocupada. Sobre estes sintomas o senhor sabe se é comum? Mais jma vez obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Washington

      Ainda é muito recente essa fratura. Existe uma patologia chamada de neuropraxia que ocorre muito nas fraturas de úmero, a imensa maioria regride nos dois primeiros meses pós fratura. Nessa fase a paciência e resiliência são fundamentais. A reabilitação bem estruturada é fundamental para recuperação.

  • Edvaldo custódio de lima

    Bom dia Dotor fis uma cirurgia no umbro mais no meio vou passa na péricia quanto tempo vou ficar em casa .ficou uma cequela no cotovelo será q consigo pega auxílio doença

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edvaldo

      O tempo e o tipo de afastamento é o perito que define. Se houver sequela com certeza você recebera seu beneficio. 

  • Marine souza

    Minha irmã fraturou o úmero em dois lugares. Hoje faz 15 dias da cirurgia mas ela está sentindo muitas dores no ante braço e na mão que estão bastante inchados. Isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marine

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. O ideal é que ela procure movimentar o braço o quanto puder, pois isso ajuda a diminuir o edema e melhora as dores. 

  • CAIQUE SALES DA SILVA

    Boa noite, pode fazer tatuagem no braço que tem platina?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Caique

      POde sim. O material de sintese esta no osso, bem longe da pele e do lugar da tatoo

  • Fabiana Maciel

    Boa noite Dr. Eu quebrei o úmero dia 20/09/2021 Porem fiz no método conservador por quase dois meses e o osso não colou . Fiz cirurgia dia 23/11/2021 hoje com 13 dias de pós porém estou sentindo muita dor na parte do ombro e quando levando e deito . E normal sentir tanta dor estou ficando preocupada. Ainda não voltei no medico pois peguei covid . Após a cirurgia.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabiana

      Sua cirurgia é ainda muito recente. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. O Covid também pode ajudar a prolongar mais seu tempo de recuperação.  

  • Priscila

    Bom dia fiz uma cirurgia no ombro úmero proximal no ano passado mês de outubro agora venho sentindo dores e percebi que a baixo do meu dedão também está doendo e inchado será que tem algo haver

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Priscila

      Existe uma patologia chamada artrose pós traumática, que se desenvolve depois de um tempo do trauma. Procure um medico ortopedista e esclareça seu diagnostico para seguir com o tratamento mais adequado. 

  • Cleidiane dos santos

    Olá Dr. Bom dia ! Me chamo cleidiane Sofri um acidente de moto dia 01/08/19 fraturei o úmero proximal esquerdo, meu médico fez a cirúrgia e colocou um fio, após a cirúrgia dps de um tempo ele só me passou 10 seções de fisioterapia daí era pra retornar pra retirado do fio, com 6 meses veio a pandemia acabei n fazendo a retirada do fio, daí então não sei se calcificou errado ou por só ter feito 10 seções de fisio ou a forma que eu dormia. Sei que acabei perdendo um pouco do movimento do braço, não consigo mais levantar o normal e se dobro o cotovelo o braço só vem paro o lado de dentro. Agora depois de 2 anos dia 23/11/21 fiz uma nova cirurgia e retirei o fio com o mesmo ortopedista, peguei 6 pontos dessa vez pra retirada do fio. Pra colocar foram somente 2 pontos. Pra resumir sinto que n vó ter d volta meus movimentos, será possível ter afetado algum nevo, se poder me tirar essa dúvida ou me dá alguma opinião no que devo fazer agradeço grandemente. Obrigado pela atenção e desculpa o texto

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cleidiane

      A reabilitação é parte fundamental na recuperação pós fratura. Se você não fez a sua reabilitação adequadamente com certeza ficou com alguma sequela. Agora que fez nova cirurgia tente investir mais na reabilitação : fisioterapia e educação física para tentar reverter esse quadro. Para saber se existe alguma lesão neurológica faça um exame chamado Eletroneuromiografia. 

  • Ellen Andrade

    Ola, tive 4 fraturas no umero proximal. Fiz cirurgia 30/07/2021. Liberada para fisio uns 15 dias depois (+/-). Sinto uma boa evoluçao, porem muita dor no deltóide, em especial na elevaçao lateral. Movimento de rotaçao lateral tb ainda nao consigo realizar. Isso ainda é esperado apos 4 meses de cirurgia e com fisio?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ellen

      Leva tempo para essa recuperação. É esperado ganhos até um ano depois. 

  • Camila Gabriela de Abreu Pinto

    Dr,meu filho está na quinta cirurgia hoje,ele tem 8 anos,mas na época em que se acidentou em casa,colocou o braço dentro de uma centrífuga antiga de roupas,ele teve fratura exposta,quebrou braço,dedos, antebraço, cotovelo,foi bem feia a coisa,isso a 4 anos atrás. Hoje ele fez a quinta cirurgia pois teve lesão nos dedos e no pulso,após a última cirurgia.. hoje fez o ligamento dos nervos para ter o movimento do punho.. médico já disse que tem chance de não dá certo,e que daqui seis mês pode ocorre outra cirurgia no pulso,oque vc acha disso tudo??? Abraço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Camila

      Lesoes complexas exigem tratamentos complexos. Deve haver entre o paciente ( e a família do paciente) e o medico uma relação de total confiança, inclusive para “abrir o jogo” e perguntar sinceramente no que vai resultar todas essas cirurgias. As vezes, se perde para ganhar. Lembre-se que seu filho é uma criança e tudo isso pode traumatiza-lo a um ponto sem volta. Não tenho como opinar sobre a parte física porque precisaria ver os exames de imagem e de avaliação neurológica e fazer um exame fisico para formar uma opinião, por isso a confiança na equipe que o esta acompanhando, eles melhor que ninguém são capazes de avaliar riscos e benefícios. 

  • Jeremias

    Boa tarde doutor, quebrei meu úmero em 6 lugares faz 40 dias fiz tratamento conservador e agora estou com o tutor de úmero, porém estou muito preocupado pois meu braço não tem elevação nem pra frente e nem lateral, e conforme mexe sinto como se estivesse solto no ombro, e estrala quando sai e quando volta, mas como disse não ergo o braço pode ser porque é recente ele está bobo e fraco sem estabilidade, e confesso que estou preocupado e pensando em até procurar outro ortopedista, pois foi marcado outra consulta pra daqui 30 dias e não estou liberado pra fisioterapia, qual exame seria o correto pedir nesses casos pra ver se teria outra lesão tipo nervo sei lá, até porque minha mão está normal só ofendeu a elevação do braço esticado

    • Dr. Diego Ariel

      foi respondido no instagram

  • Diego Ângelo da Silva

    Tenho 29 Anos ...fiz essa cirurgia do úmero a seis anos atrás..e agora estou sentindo dores e perda de movimento ....o que pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Diego

      Pode ser várias coisas. Depois de um tempo como esse, se faz necessário que você procure um ortopedista para investigar as causas desses sintomas que esta referindo. 

  • Francisca Claudia da silva Magalhães Francisca da Silva Magalhães

    Bom dia Dr, fraturei meu úmero diáfise A-2 esquerdo escorreguei no piso molhado tem 3 meses e 10 dias,os últimos rxs detectaram que não colou ainda, é assim mesmo? Já passaram de 12 semanas

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Francisca  

      Você pode ter uma consolidação lenta. Só consideramos falha ou pseudoartrose após seis meses. Lembre que algumas doenças crônicas podem retardar ou prejudicar a recuperação, o diabetes por exemplo. 

  • Guilherme

    Boa noite doutor, faz 4 meses que me acidentei de moto e quebrei o umero , e o radio distal, me recuperei bem, porem a minha rotaçao interna do ombro nao libera de jeito nenhum, e a externa tem rotação demais, foi colocado uma haste intramedular no umero, você acha q essa falta de rotação interna pode estar relacionada apenas ao ombro, ou o umero pode ter colado rotacionado um pouco para fora? Quando eu forço na fisio sinto muita dor no ombro ao rotacionar internamente

    • Dr. Diego Ariel

      Ola GUILHERME

      Pode ser uma dessas opções ou as duas. Pode ter ocorrido uma consolidação viciosa e/ou voce ter uma lesão de manguito . O ideal é que você procure um ortopedista para esclarecer o diagnostico e proceder o tratamento adequado. 

  • Ciliane Pereira

    Meu marido em um acidente de moto e teve fratura de úmero isso ocorreu há alguns anos atrás porém ficou com sequelas seu braço ficou torto na parte do cotovelo com deformidades grosserias acima do cotovelo é mais fino não interfere em seus movimentos porém sente dores o que auxilia fazer nesse caso? Desde já agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ciliane

      A opção para ele é fortalecimento muscular. Converse com um educador fisico. 

  • Silmara

    Olá querida sabe um pouco mais sobre esses tipos de cirurgia eu tenho 17 anos nasci com uma deficiência no braço e quero muito fazer a cirurgia no momento

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Silmaria

      Seria necessário saber qual seria o seu defeito para melhor esclarecer sobre se é possível fazer a cirurgia. 

  • Tiago Braz

    Boa noite doutor,tive um acidente de moto no 13/08/2021, e fraturei o diafisi do úmero esquerdo,foi feita a cirurgia,colocando placa e 8 pinos isso já faz 45 dias, continua bem inchado,gostaria de saber quanto tempo leva para o braço desinchar totalmente? Desde já obrigado..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Tiago

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável   de pessoa para pessoa. Você ainda esta na fase inicial da sua recuperação, todos esses sintomas são normais nessa fase, com o tempo e a fisioterapia a tendencia é regredirem até desaparecerem. 

  • Jéssica

    Bom Dia. Fraturei o umero esquerdo em outubro de 2020 e nao precisei passar por cirurgia, tratamento com pinça de confeitero e tipoia.. porem meu osso colou, mais colou torto estou com uma deformidade no braço que acabou ficando torto e porem nao me atrapalha em nada, nao sinto dor, levanto e movimento meu braço normal.. é algo a se preocupar?? ou precisar abrir para quebrar o osso novamente e passar por ciurguia? fisioterapia resolveria? tenho 30 anos.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Jessica

      Se sua deformidade é só anatômica e não é funcional, a questão é estética e ai depende de você, se não lhe incomoda, não vejo problemas maiores. A opção para correção da deformidade é exclusivamente cirurgia, com todos o pros e contras associados. 

  • Leandro

    Boa noite,tenho 42 anos de idade. Tenho uma fratura de úmero há 3 anos, foi tratado ao modo conservador devido a fratura de ficado intacta mas agora depois de 3 anos comecei sentir as dores e fortes. O q fazer?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leandro

      Procure um ortopedista para investigar o que pode estar acontecendo e proceder ao tratamento mais adequado

  • Telma Maria Da Silva De Souza

    Olá boa noite! Operei o úmero diafse ,mas sinto mt choque na mão e dedos..mt edema.. é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Telma

      Todos esses sintomas são esperados nos primeiros dias pós cirurgia, a tendencia é que com a fisioterapia isso vá amenizando até desaparecer. 

  • Romana Zara

    Fratura cominutiva da cabeça umeral com pequeno afundamento associado com desvio de múltiplos fragmentos sem descolamento significativo espaços articulares mantidos articulação acrômio clavicular congruente estrutura músculo tendinha sem alteração no método salientando-se a limitação da tomografia computadorizada para detecção de lesões intrassubstanciais não há sinais de derrame articular.

    • Dr. Diego Ariel

      Qual seria sua duvida? Em que posso ajudar?

  • Romana Zara

    Fratura cominutiva da cabeça umeral com pequeno afundamento associado com desvio de múltiplos fragmentos sem descolamento significativo espaços articulares mantidos articulação acrômio clavicular congruente estrutura músculo tendinha sem alteração no método salientando-se a limitação da tomografia computadorizada para detecção de lesões intrassubstanciais não há sinais de derrame articular.

    • Dr. Diego Ariel

      Qual seria sua duvida? Em que posso ajudar?

  • Maria Mercedes Brunetti

    Tenho 62 anos, eu tropecei no tapete da sala cai e bati com o braço abaixo do ombro, ficou roxo, infelizmente dependo do "sus" nao tratei desse tombo e hoje passado uns 2 meses sinto dores fortes piora na hora que vou dormir, nao posso nem mexer com o braço de tanta dor.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mercedes

      Todo trauma é passível de produzir lesões, você precisa procurar um ortopedista e, provavelmente, fazer um exame de imagem para definir o que pode ter acontecido. 

  • Angela Rocha Sandoval

    Muito obrigada pela atenção Dr. Diego, com vou seguir as suas orientações.

    • Dr. Diego Ariel

      sempre as ordens

  • Jaqueline Souza de Araújo

    Olá Doutor meu marido quebrou o braço já faz 1 mês ele tem 3 meses para a recuperação mas ele dorme de bruços encima do braço ele colocou placa a recuperação esta sendo boa, mas tenho muito medo de não cicatrizar certo ou algo do tipo gostaria de saber se tem algum perigo de dormir encima do braço

  • Dilma Rezende

    Bom dia doutor acompanho seu trabalho há algum tempo e agora aconteceu comigo eu queria tirar uma dúvida fiz a cirurgia no úmero direito já tem 14 dias e as dores ainda persiste é normal ou preciso voltar ao meu ortopedista o mais breve possível?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Dilma

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Deize oliveira

    Fratura do úmero preciso de avaliação urgente

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Deize

      Concordo com você. Procure um pronto socorro para ser atendida adequadamente. 

  • Angela Rocha Sandoval

    Boa tarde, tenho 53 anos e no dia 16/07/2021 sofri uma queda e fraturei a diafise do úmero direito. No  raio x (a fratura parece ser espiral), no pronto socorro foi colocado a pinça de confeiteiro que já foi trocada três vezes sempre acompanhado de raio x,  Também estou usando 24 hrs uma tipoia velpeau.  Nas trocas de gesso ainda sinto dor, porém  não tão forte como no início. O movimento dos dedos e punho estão normais. Neste curto espaço de tempo, o médico quer fazer cirurgia. Tenho muito medo de fazer a cirurgia, perder os  movimentos e acabar ficando com sequelas. Dr. Diego moro em uma cidade pequena e estou fazendo  tudo pelo SUS,  posso fazer o tratamento conservador, com gesso e depois passando para ortese tutor.? Aguardo sua resposta. Desde já

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Angela

      O tratamento conservador pode ser feito, mas a avaliação medica é fundamental. Se ele esta indicando o tratamento cirúrgico é porque, provavelmente, a evolução da sua fratura não esta sendo adequada. A confiança medico paciente é fundamental para o sucesso do tratamento. 

  • Pedro Locchi Filho

    Olá, sou Pedro e sofri um acidente e quebrei o úmero! Ja se passarão 16 meses e ainda não colou totalmente, o q pode ser? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Pedro

      Provavelmente. você desenvolveu o que chamamos de pseudoartrose. Se esse for o seu caso se faz necessário nova cirurgia com osteossintese e provável enxerto ósseo. Procure um serviço de Ortopedia para investigar adequadamente seu caso. 

  • Lucia H D Rovere Seabra

    Dr. Após 60 dias de cirurgia do umero, com 4 fraturas, continua muita dor no ombro, não consigo levantar e abrir o braço. Essa dor é normal, pq pelo RX já está consolidada. Mas a dor é muito. Aguardo resposta. Muito obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucia

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer.  

  • Elisabete Michelassi

    Quebrei úmero duas vezes no mesmo local Segunda queda e cirurgia fez duas anos em abril Ainda sinto dores. Tomo remédios todos dia Que posso fazer amenizar dores ? Grata

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Elisabete

      É necessario averiguar se sua recuperação óssea foi adequada, depois disso focar na reabilitação. Basicamente é necessário melhorar a questão muscular e investir na fisioterapia, se nao houver melhora, procurar um ambulatório que trabalhe dor crônica 

  • Mirian Cristina Vidigal

    Por favor fiz a cirurgia de úmero em 19/07/2020, porém não consolidou, e tive que refazer agora no mesmo mês porém com ano diferente 07/07/2021, agora eu sinto ardência por dentro, como se tivesse pimenta, isto é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Miriam

      Muita manipulação numa região pode fazer microlesoes nervosas, ocasionado esses sintomas que você esta mencionando. Tipicamente com a evolução e a reabilitação, a tendencia é  Ir melhorando até desaparecer.  

  • Natalha Romanel

    Bom dia, Doutor. Tenho 25 anos, e sofri um acidente de moto em Dezembro de 2019. Fiz uma cirurgia no diáfise do úmero, coloquei platina e parafusos. Mexeram nos meus nervos do braço e teve redução também dele. Fiz fisioterapia por uns 4 a 6 meses logo quando o médico me liberou para fazer. Depois a fisio me deu alta. Graças a Deus já não sinto mais dor, mais ainda sinto que ele tem um pouco de fraqueza. Eu estou muito obesa, e queria saber se já posso fazer academia pelo tempo que eu operei. Eu já ando de bicicleta e faço apenas caminhada as vezes. Não corro, porque não sei se posso. Eu devo marca uma consulta para ver com o médico, se posso malhar na academia já? Ou no meu caso, eu não poderei malhar mais.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Natália

      Pelo tempo que você menciona, a tendencia é que ja tenha ocorrido completa recuperação óssea e dos tecidos adjacentes à fratura. Não existe quaisquer contra indicação para que você faça musculação. Se ainda assim você se sentir insegura, procure uma segunda opinião. 

  • Arnaldo Macedo

    Dr. boa noite. Por favor me tire uma dúvida. Fraturei o úmero fiz cirurgia e foi colocado uma haste e 4 parafusos na parte superior próximo ao ombro.. consigo dobrar braço e ombro. Porém não consigo levantar pulso e dedos, sinto adormecimento no polegar e dorso do braço e inchaço na mão e dedos. A cirurgia foi realizada no dia 29 de abril, há dois meses e 18 dias. Quanto tempo será necessário para retornar os movimentos da mão? Os movimentos voltam? Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Arnaldo

      Bastante comum encontrar relato desses sintomas pós fratura. Lembre-se que num trauma não só o osso sofre a lesão, todas as estruturas no entorno ( tendões, ligamentos, vos, nervos, tecidos moles) também são lesionados em maior ou menor grau. É necessário afastar a possibilidade de lesão em algum ramo nervoso. Na maior parte das vezes com a fisioterapia e o tempo ocorre uma regressão da maioria das lesões. 

  • Maria de Fátima Gonçalves dos Santos

    Bom dia! Sou idosa, 65 anos. No dia 16/06/2021, sofri uma queda, em casa, da altura do corpo no chão, com o braço retorcido, tive um fratura de úmero proximal, e mais 3 costelas. Fui socorrida , o médico fez todos os procedimentos urgentes, engessou do ombro esquerdo para baixo, .fiquei 15 dias com gesso, retornei ao ortopedista, o qual descartou a possibilidade de Cirurgia, retiro o gesso e receito o uso de Tipóia. Estou usando uma tipóia ,mas sinto muitas dores e acho que não é essa que devo usar. Gostaria de saber, qual o tipo de Tipóia mais viável para o meu tipo de fratura, que segure bem o braço fraturado e o ombro que dói muito, com os movimentos. Obrigada, pela atenção e oportunidade de conhecer novos produtos.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Fatima

      A tipoia mais adequada é a de Velpeau, que deve ser bem ajustada ao seu corpo. Boa recuperação. 

  • Douglas

    Obrigado Dr pela resposta, me acalmou muito, só tenho mais uma pergunta, o nervo que começa no meu trapézio desce na axila e acaba no polegar , doe pra caramba e o dedão parece que pega fogo principalmente na hora que acordo a noite , isso e normal ou deve estar inflamado?, o que devo fazer compressa gelada , quente ou a fisioterapia melhora ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Douglas

      Como foi dito anteriormente, invista na fisioterapia, é sua melhora chance de evolução adequada.  

  • Douglas

    Olá Dr, tem 1 mês e 8 dias que fiz a cirurgia do Úmero, não tenho força nenhuma pra dobrar o braço e nem movimentalo para os lados e nem sustentar ele quando o cotovelo está apoiado e a mão está apontada pra cima, obs minha mão mexe por completo dedos e punho e sensibilidade do braço todo está normal,passei ontem no retorno o médico ficou assustado, isso normal

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Douglas

      Essa é uma sintomatologia esperada nos traumas de membro superior, a reabilitação ajuda na recuperação desses problemas motores e sensitivos. O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa, portanto, você ainda esta na fase de recuperação do seu osso, é necessário esperar a formação do calo ósseo para poder iniciar uma fisioterapia mais ativa, mas você ja pode tentar exercícios passivos para melhorar a circulação desse seu membro. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. 

  • Sandra Cristina de Lima

    Olá gostaria de marcar uma consulta particular

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Sandra

      Na aba de contato na minha pagina da internet tem o contato do meu consultório.  Telefone (84) 98622-9921 

  • Historia

    Fiz uma cirurgia do nervo radial, devido a uma fratura no úmero em fevereiro 2021, c quanto tempo posso começa fazer fisioterapia? Pois o meu punho tá caído. Eu já posso começar estimular?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Historia

      O quanto antes, a fisioterapia vai ajudar na melhora da força e recuperação dos movimentos na medida que for possível, se você se recuperou completamente da lesão nervosa a tendencia é que você recupere sua função. 

  • Arnaldo Macedo

    Realizei cirurgia do úmero braço direito fazem 21 dias coloquei aste e parafusos. Já estou fazendo fisio. Porém estou sem movimentos no pulso dedo e mão caída. Temrecuperaçao é o porque desse problema.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Arnaldo

      Numa fratura, raramente apenas o osso sofre, outras estruturas são lesionadas também, no seu caso, provavelmente, o nervo radial. Se foi uma lesão completa ou não, só o tempo vai dizer. Por vezes o edema leva a problemas neurológicos, mas passado o período inflamatório, a tendencia é que o nervo se recupere e sua função se restabeleça. 

  • Maria Rozane Lemes da Silva

    Boa noite minha tem 80 anos a uma semana caiu , e quebrou o braço quatro dedos abaixo do ombro está com tipóia e tomando parecetanol 750 mg. Por gentileza o procedimento está correto. O retorno no traumato e dia 9 de junho lhe pergunto e isso mesmo , ou tem algo a fazer além disso .. obrigada pelo espaço..

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Rozane

      O tratamento dessas fraturas depende da altura da mesma. Fraturas proximais (perto da cabeça do úmero/ombro) só a tipóia resolve, mais para  o meio do braço necessita de imobilização (pinça de confeiteiro), também temos que levar em consideração se é fratura completa ou incompleta. Ou seja, é necessário avaliar vários elementos para decidir o melhor tratamento.  

  • Lais

    Dr. quais os movimentos funcionais do membro superior afetado que prevalecerão após o procedimento cirúrgico do úmero na região média da diáfise?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Lais  

      Se não houve nenhuma lesão neurológica, o esperado é que, após a recuperação do osso e o período de reabilitação, o membro recupere a sua funcionalidade completa. 

  • Adriano Teixeir

    Oi boa noite Sofri um acidente de carro ( colisão frontal) e me quebrei todo rsrsrs... Foi horrível e fiz 4 cirurgias no corpo. Apenas 1 no úmero e com muito sucesso...fiz 60 sessões de fisioterapias , acredite que meu caso ficou 100% sem sequelas de nada. Equipe médica top e fisioterapeutas top. No total foram 9 pinos e agradeço primeiramente Deus e todos os profissionais...sejam fortes e corajosos... Caso queira ver minha evolução compartilho com vocês sem medo meu fone é 11 95816 4054.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Adriano

      Agradeço pelo depoimento, isso ajuda aos outros que sofrem traumas a acreditar que a reabilitação existe. 

  • Matheus Augusto Miranda Garcia

    Olá, Doutor sofri um acidente no trabalho dia 09/11/2020 sofri uma fratura de úmero oblíqua passei por cirurgia que o médico disse que se chama ponte óssea, foi colocado uma placa de platina no local da fratura, já fazem quase 6 mês desde a cirurgia, fiz 20 sessões de fisioterapia, o meu médico já me liberou, mas sinto que meu braço ficou com algumas sequelas uma dela é o movimento do meu braço onde eu perdi mais ou menos uns 20 graus dele, tenho 20 anos gostaria de saber se pode ser problema na cirurgia, ou algumas sequelas são normais ficar ainda mais na minha idade, se o senhor poder me ajudar agradeço.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Matheus

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia), vinte sessões de fisioterapia em seis meses é um quantitativo muito pequeno. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar , mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela.  

  • Michelly Godim

    Olá, doutor sofrir uma fratura no úmero distal, fiz a cirurgia no dia 29/04/2021, foram colocados duas placas, mas sinto dormência na mão e um pouco no braço, sem ser do cotovelo pra cima, sinto mais dormência no dedão da mão e um pouquinho de dor quando pego nele ou no braço, consigo mecher todos meus dedos, só não levantar pra cima. Queria saber se isso é normal ? E com quanto tempo posso ter os movimentos e se vou voltar a ter o movimento do meu braço normalmente, se vou pode fazer qualquer coisa ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Michelly

      Sua fratura e cirurgia é bem recente o que explica esses sintomas que você menciona, com o tempo a tendencia é de que esses sintomas desapareçam ou diminuam consideravelmente.  O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Depois disso você deve iniciar o processo de reabilitação. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. O esperado é que você recupere a função do seu membro, o mais próximo do normal possível. 

  • Val

    Doutor sofri um acidente há 3anos, fratura de Úmero diafisario e desde lá, já fui operada 3vezes com placa e parafusos, no entanto toda vez ocorre a soltura do metal, aí retira e coloca uma maior e mais parafusos, colocaram inxerto ósseo e houve um encurtamento de osso de 1cm. Ocorreu soltura de todas as vezes, agora foi efetuado o 4 procedimento somente de retirada do material e estou usando Brace de órtese cimenticia. Existe a possibilidade de consolidação com esse tratamento conservador? Mesmo depois de todo esse tempo sem obter um resultado positivo por ter metalose.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Val

      Sempre há chances de um tratamento ser mais adequado e obter sucesso, não desanime diante dos insucessos. Depende da viabilidade do seu osso e do contato entre as partes fraturadas.  

  • Doroteia souza

    Fiz cirurgia a dois dias do úmero esquerdo, minha. Mão esta muito inchada e roxa é normal,

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Doroteia

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Sua fratura ainda esta muito recente, a recuperação completa leva de seis meses a um ano. 

  • Rafael dias

    O que eu dovo comer e quais alimentos fazem mal para mim ,quebrei o umero esta com 6 dias e tenho medo de comer alguns alimentos por medo de fazer mal

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Rafael

      Costumo aconselhar  aos meus pacientes que evitem comidas que eles ja ingeriram e sabem que não lhes faz bem. Alguns alimentos tem potenciais alergenos, mas isso, a pessoa só descobre depois que come. Por exemplo: tem pessoa que quando comem camarão relata problemas, outras não sentem nada, ou seja, a resposta é muito individualizada. 

  • Antonia

    Boa noite. Olá Dr, fraturei o úmero do braço esquerdo em 8/08/20, fiz a cirurgia após quatro dias, foi colocado uma placa e seis parafusos, após quinze dias da cirurgia comecei a fisioterapia, tinha perdido alguns movimentos, após três meses meus movimentos já tinham voltado, mas porém, no local dos parafusos ainda sinto dores e quando a dor é intensa o braço incha, com isso quando vou movimentar o braço acabo fica limitado. Então tomo medicamentos já a oito meses. Esse mês de Abril tive que passar pela emergência, pois o braço doía muito, fiz um raio x e os parafusos estavam tudo no lugar, se eu ficar sem fazer nada o braço não doi e não incha. Eu gostaria de saber o que deve estar causando isso, se o osso já está colado. Vou precisar retirar os parafusos e a placa? A única coisa que eu faço é cozinhar, lavar prato, tirar umas roupas do varal e fazer atividade física três vezes na semana, e mesmo tando com oito meses na academia quando pego peso é de 2 a 3 quilos e com pouco movimento, vale ressaltar que o médico me liberou fazer atividade física com pouco peso, sou orienta nas atividades por um profissional da área. Eu gostaria de voltar a aula de dança, mas não consigo porque o braço vai doer e inchar. Com isso doi o ombro e as costas. Por que devo estar sentindo essas dores ainda se já tem 8 mesmo e o osso colou? Desde já agradeço sua atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Antonia

      Algumas possibilidades me veem a mente no seu caso, primeiro o material de síntese que foi utilizado para fixar sua fratura pode estar provocando inflamações em seu braço, o que fala contra isso é que você menciona que ao ficar parada não sente nada, outra possibilidade é alguma lesão miotendinea que pode ter passado por despercebida, uma ressonância pode mostrar se há alguma lesão. Seja qual for a causa, você precisa procurar uma ajuda especializada para esclarecer o caso e proceder ao tratamento correto. Boa sorte 

  • Daniel

    Dr. Diego, meus parabéns pela sua página, queria ter descoberto antes, muito obrigado! Fiz cirurgia para fratura do úmero distal a 90 dias. A fisioterapia começou cerca de dois meses após a cirurgia. Consolidação do osso está indo bem, não houve comprometimento de nenhum nervo O que me deixa preocupado é o fato de que está havendo bastante dificuldade em dobrar o braço além dos 90°. Li em alguma resposta sobre fisioterapia com analgesia. Também informo que durante as sessões de fisioterapia o braço dobra bastante, mas claro com bastante dor. Será que vou conseguir ter esse movimento de forma aceitável novamente?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Daniel

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Vá na fé e acredite 

  • Francisco Antonio

    Olá Dr. Eu sou estudante de Radiologia, e gostei da sua página na internet. Tem como senhor manda para meu e-mail essa página da FRATURA do ÚMERO DIAFISARIO em PDF? Eu vou agradecer.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Francisco  

      Eu editei esse texto no próprio site, não o tenho em PDF, mas você pode copiar e colar sem nenhum problema, esta autorizado. 

  • Filipe Ferreira

    Boa noite Fui operado a uma fratura do umero diafisario à cerca de 2 meses e já estou a fazer fisioterapia. O problema é que que tenho sentido dores no ombro e mais intensas no cotovelo. Será devido à haste que me colocaram ou será problema nos tendões?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Filipe

      Podem ser as duas coisas. Algumas técnicas de inserção da haste, usam uma área do tendão para penetração. A haste é um corpo estranho e seu corpo pode demorar a se adaptar a isso.  Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma, essa é uma estratégia para melhora progressiva das lesões sofridas. Boa sorte 

  • Alessandra

    Olá, eu quebrei o úmero em 2014 Só que ele colou torto. E não consigo fazer força com esse braço. E doi muito, depois de tanto tempo pode se fazer uma cirurgia??

    • Dr. Diego Ariel

      Ja respondido em outro bloco

  • Alessandra

    Olá, eu quebrei o úmero em 2014 Só que ele colou torto. E não consigo fazer força com esse braço. E foi muito, depois de tanto tempo pode se fazer uma cirurgia??

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Alessandra

      É possível uma cirurgia para colocar seu braço numa posição mais anatômica o que pode melhorar a função para o trabalho muscular, mas não é garantido que isso irá melhorar a sua força, para isso é necessário um trabalho de condicionamento fisico.  

  • Marcelo de Freitas Ramos Henrique

    Olá Dr meu nome é Marcelo Henrique tenho 28 anos em novembro no dia 05 eu quebrei o braço em duas partes no cotovelo e braço esquerdo,fiz a cirurgia duas semanas depois e no começo do mês seguinte inicie fisioterapia,aos poucos estou recuperando movimentos apenas para dobrar que está difícil e a fisioterapeuta acha que pode ser o tempo que ficou parado ou o tamanho da minha cicatriz. Gostaria de saber o que pode está causando para não dobrar e se tem como fazer a cirurgia no mesmo lugar e qual riscos que ocorre se fazer no mesmo local?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Marcelo

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Foque na fisioterapia, você ainda esta na fase da reabilitação, se não observar ganho na amplidão da flexão, o que pode estar ocorrendo é uma fibrose ligamentar devido ao tempo imobilizado, uma outra conduta seria a manipulação articular sob analgesia, que consistiria numa manobra de movimentar mais “vigorosamente” sua articulação para tentar desfazer essas fibroses, se faz necessária a analgesia por ser bastante dolorosa essa manobra. 

  • Carol

    Olá doutor tenho 34 anos gostaria de sabe se tem como meu úmero direito colar sem fazer a cirurgia pos já faz 1mês e 10 dias e até agora não concegui a cirurgia meu braço estou usando uma tipoia

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Carol

      Existe muitas variedades de fratura, e o osso quase sempre se consolida, independente de cirurgia ou não. A questão é como ele vai se recuperar.  Torto? Para que uma fratura se consolide corretamente é necessário que ela esteja bem alinhada e que as pontas do osso se toquem, para criar a ponte óssea e que fique imobilizada até a recuperação completa. Então, minha resposta para você é sim, o osso pode se recuperar sem cirurgia  

  • Jorge Ferreira

    Boa noite. No dia 22 Janeiro 2021 tive uma queda onde parti o umero diafisario. Fui operado no dia 25 Janeiro e foi colocado uma haste e 3 parafusos. Ao fim de um mês o médico mandou fazer fisioterapia e o osso ainda não tinha Calo ósseo. Sinto dores no ombro e cotovelo ao mexer o braço. Ao mexer no ombro no local onde supostamente estão os parafusos sinto muitas dores. Será normal? A minha profissão é motorista de caminhão. Será que irei recuperar totalmente? O médico diz que talvez não irão tirar a haste.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jorge  

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. A reabilitação é parte crucial da recuperação. 

  • gisele camargo

    Olá boa tarde doutor! Sofri um acidente veicular dia 16 novembro 2020, fraturei o úmero esquerdo e o pulso esquerdo. Passei por cirurgia dia 04/12/20 onde foi colocado placa com 6 parafusos no úmero e dois fios de kirschner pulso. Fiquei 8 semanas com os fios k mais imobilização no pulso,iniciei fisioterapia dia 09/02/2021 pois fiquei com a mão caída (gota) mas até agora nem sinal do pulso se levantar e tbm não consigo fazer sinal de jóia será que meus movimentos voltam??? Me ajude de estou angustiada, notei que minhas unhas e meus pêlos do braço afetado crescem muito mais rápido fique o braço bom isso é normal? Meu ombro tbm travou limitando os movimentos.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Gisele

      Pelo seu relato pode ser que tenha havido algum trauma no nervo radial, mas isso precisa ser investigado, Existe um exame chamado eletroneuromiografia que pode ajudar a esclarecer o grau de comprometimento neurológico. Note que isso pode ser transitório ou não, é interessante esclarecer para que a fisioterapia seja direcionado para a lesão verdadeira e mais adequada ao trauma ocorrido. 

  • Ani Michele Dos Santos Capalbo

    Olá dr diego fiz a cirurgia do umero(diafisaria) estou com 1 mês e 5 de cirurgia sinto muita dor no braço todo e meu braço ainda não consigo esticar parace que tem uma cola que segura o colovelo e na parte do meio do braço está bem difícil para esticar doe muito e fiz 2 seção de fisioterápia na primeira ela me deu um pesinho para eu segurar com braço meio que pindurado e balançar pra frente e pra tráz não consegui de tanto que doi no meio do braço entre o cotovelo na parte da frente é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Ani

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. O osso precisa sofrer a pressão muscular para se renovar. A recuperação de fraturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Vá na fé e acredite, 

  • Edmilson Cipriano

    Boa tarde! Realizei cirurgia no úmero (diafisaria) no dia 06/02/21, o edema vinha disinchando muito bem, mas após 19 dias de cirurgia fui orientado a retirar a tipoia e logo em seguida o braço tornou a inchar novamente. É normal? Daqui a 5 dia irá iniciar a fisioterapia.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Edmilson

      O Sangue venoso vem das extremidades para o coração, ajudado por válvulas e pelos músculos e pelos movimentos, nos casos de trauma há lesões nesse sistema, há uma diminuição dos movimentos, uma perda muscular, tudo isso contribui para o edema, o que você deve fazer é movimentar bem esse membro, eleva-lo acima do nível do coração (para facilitar o retorno venoso) e iniciar a fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. 

  • DANIELA DIAS DA ROCHA C SILVA

    Tive uma fratura grave de úmero distal. A cabeça do úmero ficou no lugar e a haste quebrou e foi para o lado direito. Fiz a cirurgia 14 dias depois de quebrar. Agora estou na fisioterapia e segundo o médico que me acompanha a fratura ainda não consolidou totalmente. Estou com 87 dias de fratura e 73 de cirurgia. Iniciei a fisioterapia somente com 50 dias da cirurgia. Porém mesmo sem consolidação óssea ele pediu a manipulação sem restrições, ativa e passiva. Estou com dúvidas se está certo. Pois todos os fisioterapeutas questionamento fato da manipulação sem a consolidação óssea. Poderia me ajudar.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Daniela

      Um dos princípios do tratamento medico é a confiança entre as partes. Se seu médico aconselhou a fisioterapia ativa e passiva é porque você pode faze-lo, mesmo que seu osso não esteja com a consolidação completa, ao contrario do que se pensa, o osso precisa sofrer pressão para formar novas células e se renovar, se ficar sem pressão o que ocorre é perda óssea.  

  • Maria Vitória Faleiros

    Olá doutor,quebrei meu braço a quase 10 anos hj fui brincar de bola e estou com muita sensibilidade no braço que quebrei,você acha que pode ser alguma fratura?

  • Franclin Rodrigues

    Olá, Doutor! Tive uma fratura de úmero diafisário no dia 01/01/21 devido uma queda da própria altura com o braço estendido, fiz uma cirurgia no dia 29/01/21. Antes da cirurgia tinha toda a movimentação da mão, mas após a realização do procedimento não consigo levantar os dedos e perdi um pouco da sensibilidade do polegar, o pulso levanta, mas com uma certa limitação. Nesse caso, pode ter acontecido uma lesão grave no nervo? Trabalhar em pé o dia inteiro, mesmo sem movimentar o braço a mão a mão, pode prejudicar a recuperação?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Franclin

      Qualquer fratura óssea o aconselhamento é de não se colocar carga nesse osso até que o mesmo esteja com calo ósseo formado, ficar em pé com o braço em tipóia é, perfeitamente, possível de se fazer. Quanto aos movimentos, acredito que seja porque seu osso ainda esta na fase de recuperação e você ainda não iniciou nenhum programa de fisioterapia, só é possível dizer alguma coisa depois de passado o tempo de recuperação necessário. 

  • Anderson Tiago romeiro

    Boa tarde, vi sua matéria sóbre fratura no umero. Fraturei o úmero direito a um tempo atrás num acidente de moto e tive que fazer cirurgia, desde então tenho uma placa junto ao isso. Queria saber se e possível fazer a retirada dessa placa?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Anderson

      A principio todo material de síntese óssea pode ser retirado sim. Os materiais de síntese são utilizados para manter a estabilidade do osso até a sua recuperação, após isso eles perdem a função, lembrando que só devem ser retirados após, pelo menos, um ano da sua inserção, tempo total da recuperação óssea  Espero ter ajudado. Fique bem 

  • Yeda gomes dos santos

    Boa tarde doutor meu nome e yeda tenho 26 anos quebrei meu braco esquerdo em 2017 nao conseguir fazer cirlugia agora sinto uma gastura no nervo e perigoso e a fatura e no umero mim ajuda eu fico muito preucupada triste mais com fe deus vai dar certo vou ver se faco corlugia espiritual

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Yeda

      Não sei em que quesito você quer ajuda…. Só posso desejar boa sorte naquilo que você decidir fazer 

  • Adalto veríssimo cordeiro

    Bom dia doutor fiz a cirurgia dia 4 dezembro 2020 hoje tem 22 dia gostaria de saber quanto tempo usar a tipóia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adalto

      Até começar a fisioterapia. A tipoia ajuda a drenagem linfática e venosa do seu braço. Ao iniciar a fisioterapia, seu braço vai melhorar essas questões de edema. 

  • Rafael Sicchierolli Velucci Coelho

    Boa tarde DR fiz a cirurgia do umero em 2005 Porém agora em 2021 começou uma dor bem no local onde foi a fratura, não se trata de uma dor aguda mas incomoda um pouco, o que pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rafael

      Existem vários diagnósticos que podem estar acontecendo com você, se faz necessário um exame fisico e um exame radiológico para que se chegue a alguma conclusão. Se estiver incomodando muito aconselho que você procure um especialista para lhe orientar sobre o que pode estar acontecendo e o que pode ser feito 

  • Jarusa kerenhabuc Rojas Teles

    Bom dia doutor , queria lhe perguntar eu sofri um acidente no carona da moto estava atrás , quebrei o umero os medico colocou uma placa e 8 parafusos dia da minha cirurgia foi 24 de setembro , eu estico o braço e tudo não doi muito mexo os dedos só sinto um pequeno incomodo quanto tempo pelo osso colar cosilidar ? E se vou poder fazer minhas coisas como antes douctor vou ser normal , to muito triste , vou poder dirigir moto eu amava dirigir moto ! E tbm formou uma cicatriz quelóide nos pontos .. To triste douctor porfavor se puder me responder .

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jaruza

      O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de 2 (dois) a três meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da consolidação vem a fase de reabilitação, a fisioterapia vai ajudar a melhorar a qualidade do seu osso e dos seus músculos. Uma vez recuperado, você vai poder fazer tudo o que você fazia sem nenhum problema.   

  • Cristiane Da Silva Braga

    Olá doutor vi que nos comentários tem outras pessoas com o mesmo problema que eu sofri um acidente em 2018 2 anos e 5 meses e sinto minhas mãos dormentes meu braço formigando dores a noite dificuldade para escrever não consigo levantar o braço direito como devo proceder para fazer um exame aprofundado o que devo falar pois já disse pro médico que está assim ele disse que vai passar mas o fato é que está cada dia mais difícil sempre tempo fazer tudo que é possível mas as dores á dormência estão comeccomeçando a me impedir agora comecei a evitar exageros o que devo fazer?? Tenho muitas dúvidas a minha fratura foi no braço direito

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Cristiane

      Pelo que você refere há necessidade que você investigue se houve alguma lesão neurológica durante o seu trauma, podendo ser uma lesão de nervos ou uma síndrome complexa regional, procure um especialista ( traumatologista ou neurologista) para esclarecer seu diagnóstico. 

  • Andressa

    Boa noite ,gostaria que o senhor pudesse me ajudar,por favor já estou desesperada. Minha mãe quebrou o úmero perto do cotovelo em dois lugares ,colocou placa e parafuso. Ela quebrou no dia 1 de janeiro e operou no dia 3 de janeiro . O braço dela está bastante roxo ,com bolhas e bem inchado. O médico que operou ela disse que não esperava essa reação . O que eu faço ? Ela já fez exame de doppler com a cirurgiã vascular e graças a deus está chegando sangue em todas as veias . Como faço p diminuir esses sintomas de inchaço ,bolhas e roxo ? E o que pode ser ? Me ajude por favor .

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Andressa

      Sem examinar fica difícil dar um diagnóstico. A cirurgia da sua mãe é muito recente e isso pode ser resquícios das lesões que ocorrem com a fratura. Se quiser uma opinião mais abalizada, me mande os exames de imagem e fotos dessas lesões que você relata  pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura ou não e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Felipe Cledson

    Ola doutor, fraturei o umero fazem 4 dias , não foi feita cirurgia , foi colocado a tela, porém ontem pela madrugada senti muita dor e apareceu uma mancha acima do gesso vermelha , de ontem pra hoje essa mancha veio só lamentando o tamanho e ficando roxa quase preta , o que pode ser isso ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Felipe

      Numa fratura ocorre lesão não só de ossos, mas de ligamentos e vasos sanguíneos , ocasionando esses sintomas que você relata, a medida que eles forem se recuperando essas manifestações irão desaparecer. Isso que você menciona é um hematoma, vai passar por varias cores: vermelho, roxo, verde, amarelo até desaparecer.  

  • Leonardo Antunes dos Santos

    Olá Doutor! Fraturei o Úmero em janeiro de 2017, fiz a cirurgia no mesmo mês e estou com uma placa e seis parafusos...porém agora, 3 anos depois sinto que perdi sensibilidade na parte superior do ante braço e sinto uma leve dormência no dedão da mão, tudo isso no mesmo braço da cirurgia. O senhor acha que pode ser uma sequela ? Detalhe: Comecei a sentir esses sintomas 3 anos depois, antes disso eu não sentia.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leonardo

      É mais provável que esses sintomas que você relata, estejam relacionados a outra patologia, tipo síndrome do carpo, do que ter alguma relação com essa antiga fratura. Procure ajuda especializada e esclareça isso. 

  • Patrícia Moser

    Reedito meu texto anterior Pois quem digita o texto é o meu celular através da minha voz pois não tenho todo de movimentos dos dedos meu punho não se levantar meu dedo polegar não faz o sinal do joia os outros Diego já recuperar o movimento do meu braço operado é o direito o qual coloquei placa e parafusos levantar um pouco não estico todo Procurei fisioterapia mesmo sem orientação médica tive a primeira sessão ontem com o calor vermelho e pequenos choques para estimular o movimento dos dedos e ligação dos nervos o uso da bolinha pontos de cravos é o básico que eu estou fazendo realmente precisaria preciso saber em quanto tempo recuperar os movimentos volta escrever me ajuda Dr. São muitas as dúvidas o retorno da consulta no hospital público será apenas dia 14 de janeiro

    • Dr. Diego Ariel

      Em fraturas de umero é muito comum a manipulação do nervo radial, que pode explicar esses seus sintomas, essa reação neurologica é reversivel. Boa sorte

  • Patrícia Moser

    Boa noite doutor meu nome é Patrícia operei o meu o número segundo informações dos médicos coloquei placa e parafuso dia quatro foi a operação de as sete sair do hospital hospital público pedindo que eu retornasse apenas dia 14 de janeiro sem mais ao se passa em um grande período muito assustado esse período que aumentaram estou muito assustada porque o meu punho ele não levanta eu não faço $fiquei muito preocupada com tal situação uma vez que antes da cirurgia entrei na cirurgia com movimento de todos os dedos e até o momento eu estou assim começando a recuperar os movimentos os dedos com punho voltado para baixo ele não levanta e nem faço $não consigo escrever isso tudo me assusta muito uma vez que eu tenho uma vida de trabalho muito ativo e está tudo parado o inchaço eu percebo que está diminuindo estou com 14 pontos também não tenho noção nem me deram se eu já devo tirar os pontos ou quando devo tirar totalmente sem orientação apenas poucos saber procurar uma fisioterapeuta que está para trabalhar os movimentos da mão e botar um aparelho infravermelho E faz uso de um aparelho que dar um choque para estimular os dedos ainda não estico braço todo eu gostaria de saber o tempo que leva para que eu possa tirar os pontos esticar o braço recuperar os movimentos desde já agradeço sua atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Patricia

      Os pontos são retirados, em media, com 15 dias pós cirurgia. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. A fisioterapia é fundamental para a recuperação da movimentação, melhora do dor e do edema que se forma. Invista na sua reabilitação. 

  • William Roder

    Primeiramente gostaria de agradecer pelo retorno das minhas dúvidas. Mesmo sendo uma fratura relativamente comum, não se acha muito material para o paciente coletar na internet em vídeo e em textos. Fraturei na diáfise em acidente de bicicleta, batida com o braço estendido em altura relavante, o pulso, antebraço e escapula resistiram e o úmero não, levemente espiral, angulada naturalmente. Cicatrizou e tirei os pontos e uma semana após cirurgia com placa e parafusos já fiz fisioterapia. Em 8 semanas já faço muitos exercícios de extensão e amplitude, já ergo o braço para a frente até uns 120 ou 130°, sem dor relevante, durmo bem e tenho até feito exercidos de bike estacionaria com o braço operado repousando na tipoia. Alguns exercícios da fisio geram uma ligeira dor, não aguda no ponto de fratura. Isso é normal? Outra dúvida: em quanto tempo posso por exemplo dirigir e até voltar a pedalar? Volto semana que vem para o retorno pós 2 meses da cirurgia. Agradeço desde já.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola William

      O melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor forte, se só sentir dor suportável , vá aumentando a carga . O osso leva cerca de dois a três meses para sofrer consolidação (“colar”), após esse tempo a fisioterapia vai ajudar na recuperação da musculatura e das articulações. De o seu melhor durante a reabilitação. Pode tentar dirigir e observe o grau da dor. Pelo tempo que você menciona o calo ósseo já esta formado. Não aconselho o pedal, por enquanto, devido ao risco de queda.

  • Noah velasquez

    Dr fraturei o úmero,mas os movimentos da minha mão estão tranquilo... tenho alguma possibilidade de lesionar nervo radial na cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Noah

      Existe sim essa possibilidade, mas a maior probabilidade é que não ocorra. Seria algo como a possibilidade de ser atropelado ao atravessar uma rua, ela existe, mas na maior parte das vezes não acontece. Espero ter ajudado 

  • Milena

    Dr. Me tire uma dúvida, por favor. Em Fevereiro de 2019 eu quebrei o Úmero, fiz a cirurgia para colocar a placa e agora em Janeiro de 2021 vou completar 2 anos. Eu quebrei o braço em uma chave de braço, e quero saber se posso voltar a lutar

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Milena

      O osso depois de recuperado é um novo osso, e nada impede que você siga a vida normalmente. Veja os atletas de diversas modalidades que retornam aos treinos tão logo se recuperam. 

  • Valesca

    Olá Dr. Meu marido fraturou o úmero próximo ao ombro no dia 15/10 e até agora o osso não consolidou o médico colocou apenas uma tipóia eu gostaria de saber se é normal o local fraturado ficar estalando toda hora e se era pra ele fazer uma cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Valesca

      O processo de formação do calo ósseo e recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Para que o osso se recupere adequadamente  é necessário que ele esteja alinhado (as duas partes quebradas se tocando e bem ajustadas) e imóvel. Se tudo estiver dentro da técnica, as chances de recuperação do osso são enormes. Sem ver a radiografia fica difícil avaliar se seria necessário cirurgia ou não. Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram (@arieldelima.diego),, mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura ou não e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Deise de Sousa Flor

    Olá, fiz cirurgia de úmero a uma semana, os pontos já estão bem secos. Hoje começou um leve inchaço no antebraço, mas não tem vermelhidão. Ainda sinto um pouco de dor no braço e antebraço, dor suportável. Tenho consulta com o médico só para o dia 15 de dezembro. É normal a dor e o inchaço?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Deise

      O processo de formação do calo ósseo e recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Sua cirurgia ainda esta muito recente. Invista na fisioterapia estática , para tentar preservar sua musculatura saudável, afinal são os músculos que vão ajudar os ossos a se recuperarem.  

  • cinthia

    boa tarde dr. Fraturei diálise de umero fiz 1 cirurgia não consolidou, diagnóstico pseudoartrose, fiz a segunda com enxerto a 1 semana! Estou com receio de movimentar o braço que volte a fratura, quanto tempo devo esperar pra consolidar? devo procurar uma fisioterapia especializada?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cinthia

      O processo de formação do calo ósseo e recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Mesmo para um segundo procedimento o tempo é o mesmo. Se existem condições de uma fisioterapia especializada é sempre melhor. 

  • Wellinton Chaves

    Boa tarde Doutor, passei por uma cirurgia no úmero dia 21/09/2020 e até hoje 19/11/2020 está inchado o cutuvelo, o que posso fazer para aliviar esse inchasso?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Wellinton

      Pela sua historia eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado. Boa sorte 

  • Fernando

    Dr tive uma fratura do úmero proximal em 4 partes, o médico aconselhou cirurgia com prótese; porém faz 30d que estou de tipóia e já é visível que o braço tem se deslocado agora baixo, deixando inclusive os ossos do ombro bem visível na pele. Minha dúvida é se essa demora em fazer a cirurgia pode trazer sequelas. E em relação a cirurgia, qual o tempo que terei dores intensas pós operatório. Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Fernando

      Toda fratura necessita de correção, a demora pode sim ocasionar alguma sequela. Meu conselho é que você procure o serviço de trauma para tentar agilizar o seu procedimento. Quanto às dores pós operatórias cedem com uma prescrição analgésica.  

  • William Roder

    Fraturei a diáfise do úmero faz cerca de 25 horas dias. O osso partiu, com angulação de cerca de 30, 40 graus. Fiz a cirurgia faz 20 dias, com placa e 8 parafusos, poderia fazer uma recuperação conservadora, mas o médico recomendou que fizéssemos em função do meu estilo um pouco ativo demais (seria difícil manter imobilização absoluta). Uma semana após a cirurgia comecei a fisioterapia, e que já avança bem, com movimentos das mãos e cotovelos de forma plena, e já fazendo movimentos de extensão com bastão, mas sem carga. Já me foi recomendado deixar a tipoia, 20 dias após a cirurgia, só usando se for sair para alertar as pessoas e evitar esbarrões. Só tomei analgésico por uns 3 dias após a operação e tenho lidado bem com a dor, que é um pouco mais chata para dormir, já que não posso me movimentar muito e nem dormir de lado. É factível deixar a tipoia com tão pouco tempo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola William

      Se você fez a cirurgia e seu osso ja esta imobilizado, não há sentido em usar a tipóia. O que seu braço precisa agora é utilizar a musculatura para “estressar"o osso e fazer com que ele se remodele e reconstrua. Portanto, é factível que você deixe de usar a tipóia.  

  • Núbia

    Olá Dr. Meu irmão sofreu um acidente no dia 28/09/20 e fraturou a diáfise do úmero D, fez a cirurgia no dia 10/10/20 onde colocou placas, mas ele não consegue movimentar o punho e os dedos, isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Núbia

      A lesão do nervo radial é muito comum nas fraturas de úmero, e a manipulação cirúrgica também pode levar a uma lesão do citado nervo, na grande maioria das vezes, há uma recuperação após um período de seis meses a um ano. Uma forma de tentar a melhoria é fazer estimulação durante a reabilitação ( fisioterapia) que deve ser direcionada. Para ter certeza se houve alguma lesão, existe um exame chamado eletroneuromiografia. Boa sorte para seu irmão. 

  • Caroline

    Olá Doutor...Boa Tarde... Quebrei meu braço(Fratura da Diafise do Úmero) no dia 20/07,ainda está inchado e roxo, não consigo levantar meu braço, doe muito, e incha também,hoje fui ao médico novamente ele disse que vai curar a quebradura com Fisioterapia, isso pode acontecer??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Caroline

      A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa investir na fisioterapia para melhorar a sua mobilidade. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que voce citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar  para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • ubiratan menezes da silva

    Boa tarde, Dr! Quebrei o úmero direito dia 22/10/2020 e fiz duas cirurgias, uma no dia onde eu coloquei um fixador externo e outra após uma semana, onde foi retirado esse fixador e colocado uma haste intramedular com parafusos. Minha mão esta com os movimentos normais, mas o braço eu não consigo esticar completamente, pois quando tento esticar doi no início do bíceps e da uma sensação de estar inchado.... isso é normal devido a cirurgia estar recente e possivelmente meu braço estar um pouco inchado ou o meu cotovelo enrijeceu ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ubiratan

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Como você mesmo disse, sua cirurgia é ainda muito recente, você precisa se dedicar à fisioterapia para melhorar sua mobilidade e esse edema que apresenta. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Agora e foco e força 

  • Natalia

    Olá! Tive uma fratura diáfisaria distal há 1 mês, operei tem 1 semana, já não sinto dores, meus pontos estão cicatrizando, mexo a mão perfeitamente, o braço que não tenho muita força mas já consigo esticar. Ainda está cedo pra fazer fisioterapia? Ou posso apenas esticar o braço um pouco? Quero voltar os movimentos logo, e ele imobilizado com a tipoia tem me dado mt câimbra.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Natalia

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. É necessário que o osso fique imóvel até o surgimento do calo ósseo, depois disso você deve mexer o membro afetado para que possa recuperar musculatura e articulações. Movimento de alongamento não é contraindicado, desde que faça devagar e com pouco movimento. Boa sorte 

  • André Faria

    Dr. Ariel boa noite ! Fiz cirurgia de fratura diafisaria do úmero pela segunda vez por não consolidação da primeira e foi feito enxerto de osso da bacia mais haste com oito parafusos a 15 dias . Meu braço está ótimo , moro no interior. Quando cheguei na fisioterapia eles falaram que não podem fazer ultrassom como o ortopedista pediu por causa da haste e parafusos ? Quem eu escuto ? Obrigado pela atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Olá André

      Não existe nenhuma contraindicação para a aplicação de ultra-som, inclusive utilizamos o mesmo quando existe retardo de consolidação. Confie no seu médico e boa sorte 

  • Vanderleia Tomel Vanderleia

    Boa tarde. Fiz uma cirurgia do úmero diafasico, faz um mês , movimento a mão e dedos mas não tenho forças no braço, porquê?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Vanderleia

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) a três meses, variável de pessoa para pessoa. Seu osso ainda esta em processo de recuperação, os movimentos completos você só vai conseguir quando o osso estiver recuperado e a reabilitação (fisioterapia) estiver sendo feita. Boa sorte 

  • MAYKOOL NUNES VIANA

    boa noite dr. minha esposa quebrou a cabeça do umero em tres lugares, ela fez cirurgia qual tempo de recuperação mais ou menos para voltar a trabalhar

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Maycool

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) a três meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Quanto ao retorno para o trabalho, depende do tipo de trabalho que ela desenvolve. Se for um trabalho que exija o uso do braço para muitos movimentos complexos ou para pegar peso, vai demorar um pouco, se for um trabalho mais leve, com pouco uso do braço ela consegue retornar logo. Boa sorte 

  • Viviam Brito

    Ola Doutor! Fiz uma cirurgia do úmero direito no dia 13/10/2020 após uma queda quebrei o mesmo, só sinto dores na hora de dormir... Consigo movimentar a mão porém o braço não consigo mover de jeito algum... Isso é normal ? Corro o risco de perder o movimento do braço ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Viviam

      Os responsáveis pelo Movimento dos membros superiores são os músculos que são ativados pelos nervos. A única forma de você perder seus movimentos é tendo alguma lesão nervosa, não sendo assim, não há como isso acontecer. Sua fratura ainda é muito recente, leva cerca de dois meses para formar o calo ósseo e ai você poder começar a fisioterapia. Procure investigar essa falta de mobilidade do seu braço. Boa sorte 

  • Claudileine José Amaral

    Bom dia doutor Estou me recuperando de uma fatura de umero esquerdo Como ainda vai fazer 2 meses graças a Deus não sinto dores e consigo fazer alguns movimentos leves com o meu braço sem dores,o que preocupa é que a Palma da minha mão fica roxa é normal isso acontecer?e o que posso fazer para melhorar

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Claudileine

      No processo do trauma alguns vasos sanguíneos são lesionados e , ocasionam esses sintomas que você relata, a medida que eles forem se recuperando essas manifestações irão desaparecer, até lá você vai conviver com isso, desde que isso não venha acompanhado de dor de forte intensidade.  Nessa fase paciência e dedicação são fundamentais.      

  • Jackson

    Doutor boa tarde ! Fraturei o úmero na diáfise passei por cirurgia foi colocado uma placa em ponte faz 30 dias comecei a fisioterapia estou movimentando o braço perfeitamente não sinto dores porém alguns movimentos que faço sinto uma vibração como se o osso tivesse tocando um no outro é normal ?? Tirei um raio x essa semana e minha fisioterapeuta falou que realmente o osso não está colado ainda é que não iríamos forçar por enquanto mais observando o raio x o osso não está alinhado tá solto não tá unido a placa tá no lugar mais a parte quebrada não está grudada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jackson

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Na técnica que usaram em você , o osso não fica 100% anatômico, o segredo é que as partes fraturadas se toquem para construir a ponte óssea, com 30 dias você ainda está na janela de recuperação. Agora é foco e força. 

  • Adriano Brandão

    Bom dia doutor eu sofri um acidente de moto e faturei o umbro já fais 38 dias os médicos me aconselharam a não fazer a serugia 27998907483 pra mim ter manda meu rx pra vc ver

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adriano

      Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram : @arieldelima.diego, mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura ou não e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Cida melo

    Oi DR Boa tarde! Sofri um acidente de trabalho a 4 mês e fraturei da grande tuberosidade de umero proximal esquerdo usei tipoia fiz infiltração no local e agora estou fazendo fisioterapia ainda sinto dor qdo levanto o braço ou estico o braço tenho 50 ano será que vou ficar com sequela?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cida

      O processo de formação do calo ósseo leva cerca de dois a três meses para se formar, depois desse primeiro período , vem um mais tardio de remodelação do osso e recuperação das estruturas adjacentes, isso costuma levar de seis meses a um ano. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro.A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Agora é foco e força.  

  • Marlon

    Boa tarde Dr.. no meu caso afetou o nervo radial..fiz cirurgia do úmero diafase..meu ortopedista disse q osso tá colando..mas não liberou pra fazer fisioterapia e nem tirar a tipóia.. Meu braço está meio travado.. faz 20 dias que fiz a cirurgia..qual sua opinião? Quanto tempo demora pra recuperar todos os movimentos? Tenhas uma excelente semana.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marlon

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Existindo a suspeita de lesão nervosa esse quadro fica com um tempo de recuperação mais longo, e a recuperação é dependente do tipo da lesão neurológica, sendo tanto maior quanto maior for a lesão. Boa sorte 

  • Patrícia

    Boa tarde sofri uma queda de moto e quebrei o úmero ainda sinto muito dor e não tenho total movimento no braço ainda tenho feito exercícios em casa e uma vez por semana estou com a fisioterapeuta ocupacional e assim mesmo demorado a recuperação?? obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Patricia

      Você não refere há quanto tempo sofreu essa fratura. Tempo é muito  importante na avaliação da recuperação pós fratura. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da formação do calo ósseo, o processo de remodelação óssea leva cerca de seis meses a um ano. Se você esta dentro dessa faixa de tempo, esta dentro da normalidade do processo de recuperação. 

  • Fernando

    Doutor sofri uma fratura diáfise do úmero , fiz cirurgia e foi introduzido uma haste intramedular, fiquei 3 semanas na tipóia, agora n estou conseguindo extensão total do braço no cotovelo e tbm n consigo mover o ombro nem levantar o braço, poderia me dizer por qual motivo acontece isso visto q o médico n mexeu nem no cotovelo e nem no ombro, sinto muitas dores e faz 16 dias q fiz a cirurgia ....Gostaria de enviar a foto da minha haste para ter uma nova opinião medica se caso for possível....obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Fernando

      Bem recente essa sua cirurgia. Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram (@arieldelima.diego), mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura ou não e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Marlon

    Boa tarde Doutor.. Fraturei o úmero diafase..fiz cirurgia terça-feira. Estou em recuperação.. porém não estou com movimento no punho e nem nos dedos..estou com pouco movimento..isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marlon

      Sua historia é bem recente, e pela própria fratura já se espera um grau de incapacidade até a recuperação. Se os sintomas persistirem aconselho-o a procurar um especialista para esclarecer corretamente a lesão. 

  • Ronaldo

    Faturei punho cotovelo e umero e desloquei ombro coloquei placas nas 3 fraturas apos 8 meses ainda dor ombro e cotovelo sera que vou trabalhar ainda pos sou pedreiro

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ronaldo

      Pelo que se pode observar no seu relato, você teve fratura em todo o membro superior. A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela. A fisioterapia é a chance de você se recuperar bem. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Rosilene

    Olá sofri acidente faz 2 mês qebreou meu braço úmero pasei médico colou gesso mas não tá colando osso qe devo fazer neste caso por já to dois mês asim pode complicar minha saúde tbm com osso quebrado to fora do Brasil esperando vol voltar para me tratar no Brasil pq Aki onde tô médico só por deus nesmo obrigado esperando resposta obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rosilene

      Seria necessário ver seus exames de imagem para poder dar alguma opinião. Inicialmente, devo lhe advertir que o calo ósseo ( processo de recuperação óssea) se forma em torno de dois a três meses pós fratura. Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram, mas que fique bem claro que só posso dizer como esta a  fratura e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Caroline Xavier De Araujo

    Olá, Dr. tudo bem? Meu esposo sofreu um acidente de moto tem 35 dias, onde fraturou o úmero, teve uma lesão no plexo braquial, ele não sente e não mexe a partir do cotovelo e da mão, está usando o fixador externo. Pela sua experiência, após a retirada do fixador ele poderá retornar com os movimentos? Uma outra pergunta, ele sente câimbra e dormência na mão e no dedo mindinho (uma dor forte) isso pode ser normal? Desde já agradeço! Um abraço.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Caroline

      O fixador externo foi inventado na segunda guerra para fazer com que os soldados voltassem rapidamente ao combate e foi incorporado pela medicina moderna como uma forma de imobilização para recuperação óssea, não há nenhuma relação com a parte  neurológica. A recuperação de uma lesão nervosa é imprevisível, só o tempo e o tratamento adequado podem responder a essa sua questão. Sobre as dores e câimbras , vocês devem conversar com o médico que o esta acompanhando para definir o que deve ser feito para melhorar esses sintomas. 

  • Cristiana Brandão leal

    Ok Dr.sofri um acidente doméstico onde tive fratura diafisaria do úmero D, fiquei uma semana com o gesso que chama "Pinçamento" depois fiz a cirurgia e foi colocado uma placa, só iniciei a fisioterapia um mês após o acidente. Estou sentindo várias dores na fisioterapia, isso é normal??? Não consigo fazer o movimento de extensão por completo e nem de flexão. Estou com muito medo, pois meu cotovelo está enrijecido. Aguardo resposta. Obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cristiana

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O  processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Mantenha a conduta e se arme de uma dose extra de paciência, você vai conseguir superar essa fase.  

  • Flavio Almeida

    Boa Noite Dr, tudo bem ? Sofri uma fratura no úmero distal próximo ao cotovelo e coloquei placa e parafusos, aparentemente a cirurgia correu tudo bem, porém o meu dedo mindinho está dormente, com dores, e uma parte da mão próximo ao mesmo dedo também dói e formiga muito, fiz a cirurgia a 10 dias, gostaria de saber se isso é comum. Tenho retorno no medico no dia 12/08. Desde já agradeço ! Abraços !

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Flavio

      Essas lesões de úmero distal costumam cursar com essas “dormências" nessa região que você menciona, isso é devido a proximidade do nervo ulnar, na grande maioria das vezes, esses sintomas costumam desaparecer num período de semanas, podendo se prolongar por alguns meses num numero menor de casos. A fisioterapia pode ajudar na recuperação mais rápida, mas isso exige dedicação. Boa sorte 

  • Lucas

    Olá dr, sofri uma fratura exposta há 6 meses, a radiografia ainda n demonstra um calo ósseo bem formado, apesar de ter algumas pontes ósseas, tratei uma osteomielite no início e estou em uso de fixador externo, no entanto nas próximas semanas, meu ortopedista pretende retirar o fixador e colocar uma órtese, existe uma boa chance de formação desse calo ósseo com uso da órtese? Em quanto tempo ? Pode ocorrer nova fratura óssea mesmo com uso da órtese ? Grato pela atenção e pelas respostas.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Lucas  

      As fraturas precisam de estabilidade para formar o calo ósseo. Se seu ortopedista optou pela troca, é porque ele avalia que sua fratura ja tem estabilidade suficiente para mudar a forma de tratamento. Você deve ter cuidado só para não colocar carga nesse osso ainda em formação. O tempo de recuperação depende de vários fatores, tais como carga, fisioterapia, capacidade de recuperação do seu organismo entre outros. Agora é fé, força, foco e paciência . O tempo coloca tudo no lugar 

  • cinthia

    meu filho quebro o úmero já faz 5 meses só esta no gesso agora esta ficando inchado isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      OLa Cintia  

      Eu precisaria de mais dados para poder lhe responder com mais segurança. Qual a idade? Qual o tipo de fratura?. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. A principio , esse tempo de gesso esta muito extenso, não se usa gesso por um tempo tão longo. O edema pode ser explicado pela imobilização, o corpo precisa de movimento para fazer circular o sangue e drenar a linfa, se fica parado, junta liquido e edemacia (incha). Lhe aconselho a procurar o especialista para avaliação e conduta. Sinto muito não ter sido de muita ajuda no seu caso, espero que seu filho consiga se recuperar brevemente. 

  • Talya do nascimento rodrigues

    Minha filha caiu e quebrou o úmero um dedo acima do cotovelo, mais o medico botou no lugar o osso. Esta Sarando bem, mais mesmo assim o ortopedista que viu quer fazer a cirurgião mais eu não quero.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Talya.

      Pelo que descreveu parecer ser uma fratura supracondiliana do cotovelo. Se for isso, a indicação da cirurgia vai depender do padrão da fratura dela... Geralmente fraturas classificadas em pelo proposto Gartland como tipo 1, é passível de tratamento sem cirurgia (conservador). Já por exemplo, fraturas do tipo Gartland tipo 3 tem melhores resultados com o tratamento cirúrgico...

      Ou seja, não tenho como dar uma opinião assertiva sem ver e examinar ela... 

      Boa sorte...

  • Monique

    Boa tarde Dr. Diego poderia me responder Vou operar o úmero diafisario queria saber quanto tem demora essa cerurgia. E se eu vou usar placa. Ou hastia. Desde já agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Monique.

      A escolha do material é feita pelo seu ortopedista.

      Mas não se preocupe, tanto haste quanto placa tem bons resultados..

      Boa sorte...

  • Romario

    Olá Dr. Quebrei o úmero quanto tempo osso para de doer já to com um que ainda sinto que ainda doi

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Romário.

      O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas dores... tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica... a recuperação total pode demorar de 4 a 6 meses, podendo ir até mais de ano em alguns casos...

      Boa sorte.

  • Monique

    Muito obrigado Dr. Diego por ter me respondido que Deus abençoe

    • Dr. Diego Ariel

      Sempre às ordens, pode contar. :)

  • Monique

    Boa tarde tive uma fratura no úmero diFisaria desalinhou já tem três semanas que estou com pinça de confeiteiro será que eu tenho que operar

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Monique.

      Fraturas da diáfise do úmero, dependendo do grau de desvio, tem excelente potencial de consolidação. O problema é que tem que ter paciência para esperar o osso consolidar... 

  • HILDA SOUSA

    BOA TARDE.. EU QUEBREI MEU UMERO A 4 MESES E AINDA NAO COLOU O OSSO. TENHO 54 ANOS E ESTOU COM MEDO DE FICAR DEFORMADO MEU BRAÇO DIREITO. TENHO REVISAO AMANHA 25/11/2019, E VER COMO ESTA. QUAL CHANCE EU TENHO DO MEU BRAÇO VOLTAR AO NORMAL? DESDE JA AGRADEÇO

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Hilda, 

      Desculpa a demora...

      O tempo de consolidação gira em torno de 6 semanas.. Contudo vai depender de quão grave foi sua fatura e qual tratamento foi utilizado (conservador ou cirúrgico)... 

      Às vezes ocorre a demora para que esse osso “cole”, chamado de retardo de consolidação, que vai até cerca de 6 meses após o início do tratamento. A Pseudo-Artrose, dependendo da referência, é um problema decorrente da não consolidação de uma fratura após 6 a 9 meses que ela ocorreu..

      Ou seja, só depois de 6 a 9 meses de tratamento de uma fratura que não consolidou é que chamamos de pseudo-artrose...

      Ainda tem tempo.. converse com seu ortopedista ...

      Qualquer dúvida estamos à disposição... 

  • Francisneire

    Dr. Meu filho teve duas fratura no úmero.. Proximo ao cotovelo e abaixo do ombro 3 ou 4 dedos o ortopedista pos uma tala "pinça" mas o braço dele não ficou imobilizado ..bom o fato e que o osso colou um por cima do outro e por isso ficou ele falou que com o tempo o osso iria se reestrutura e deu alta. .estou com pe atras e querendo da início a um processo pois crianca por crianca o filho da minha amiga teve o úmero fraturado na hora do parto e foi apenas uma fratura e hoje ele ja tem 7 anos e o braço dele apresenta ma formação. .tenho medo que o mesmo aconteça com meu filho nao estou nem mandando ele ao colegio por medo que ele possa se machucar la..me de sua opinião. meu contato celular e 68996020011

    • Dr. Diego Ariel

      Boa tarde.  

      As fraturas de úmero geralmente tem uma boa evolução, principalmente nas crianças...  

      Quanto mais jovem e menos desvio entre os fragmentos, maior a chance de remodelação, ou seja, maior a chance de a fratura não trazer nenhum prejuízo para ele.  Já o filho da sua amiga, como faz tento tempo, possa ser que tenha sido alguma lesão no nervo... (infelizmente sem ver o caso não posso dar um opinião mais assertiva)...  

      Enfim, sugiro manter o acompanhamento com o ortopedista e, quando liberada por ele, iniciar uma reabilitação fisioterápica...    

      Qualquer coisa estamos às ordens....