A luxação aguda da Patela ocorre quando a patela se desloca "para fora" do seu trilho no fêmur.
Geralmente ocorre por movimento abrupto de torção (movimento rotacional associado à flexão). Na maioria das vezes o paciente se apresenta no pronto-socorro com a luxação reduzida espontaneamente.
No exame físico, pode-se observar um joelho extremamente doloroso, principalmente medial, derrame articular e equimose medial.
TRATAMENTO: inicialmente consiste na redução e imobilização do joelho, seguido por exercícios de fortalecimento do quadríceps. O tratamento cirúrgico é bem indicado nos casos de recorrência e também nas luxações associadas a fratura osteocondral, lembrando que a recidiva ocorre em 33%.
Abaixo segue um vídeo sobre a técnica:
Dr. Diego Ariel
Oi Ingrid, tudo bem?
Vixi, pelo que você descreveu, parece que sua patela realmente saiu do lugar (Luxação da Patela) e, nesses casos, além da dor intensa, pode haver lesão nos ligamentos que ajudam a manter a patela estável, o que dificulta os movimentos.
Agora, 18 dias sem conseguir dobrar o joelho já indica que pode ter algo a mais. O ideal seria você passar por uma consulta com o ortopedista pra avaliar certinho, fazer exames de imagem (tipo raio-x ou ressonância) e ver se teve alguma lesão adicional, como nos ligamentos ou meniscos. Enquanto isso, o que você pode fazer de imediato é:
Enfim, Ingrid, a melhor saída é passar com seu médico pra ver qual o grau da lesão e o tratamento correto. Pode ser que precise de fisioterapia mais intensa ou até mesmo intervenção cirúrgica, dependendo da gravidade.
Qualquer coisa, dá um grito! :)
Para mais informações, entre em contato ou navega em nosso conteúdo...