A Artrose é uma das patologias mais frequentes e incapacitantes na atualidade, principalmente do joelho. Dentre as abordagens possíveis para artrose, a neurotomia dos nervos geniculares por radiofrequência vem se destacando.
Também conhecido como Rizotomia, a neurotomia é realizada através de ablação com radiofrequência (RF), sendo utilizada para o tratamento de várias condições dolorosas, como nevralgia do trigêmeo, tratamento sintomático de dores de causa oncológica e dor facetaria na coluna vertebral. A RF trata-se de uma corrente elétrica alternada com frequência oscilatória de 500.000hz, a qual gera o calor necessário para lesão neuronal desejada.
No joelho, o principal alvo da RF consiste na inervação sensorial peri ou intra-articular, através dos ramos geniculares.
As principais indicações do uso da RF para o tratamento da Artrose do joelho são:
- Artrose Moderada/Grave, com Dor de moderada a severa e falha do tratamento conservador, principalmente em idosos;
- Persistência da dor, mesmo após realizado artroplastia total de joelho;
- Pacientes com indicação de artroplastia total de joelho e que se recusam a submeter-se ao tratamento cirúrgico.
Quem quiser saber um pouco mais sobre as indicações da Neurotomia na artrose de joelho, dá uma olhada no link desse artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-36162019000300233&script=sci_arttext&tlng=pt
Dr. Diego Ariel
Ola Carlos
Esse é um procedimento de exceção, só utilizado nos casos em que não há condições cirúrgicas. Para voltar a jogar futebol teria que ver qual o grau da sua lesão, como você mesmo respondeu, sem dor a pessoa pode exagerar e piorar ainda mais a lesão.