Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Joelho

Neurotomia dos nervos Geniculares (Rizotomia do Joelho) na Gonartrose (Artrose de Joelho)


Imagem

A Artrose é uma das patologias mais frequentes e incapacitantes na atualidade, principalmente do joelho. Dentre as abordagens possíveis para artrose, a neurotomia dos nervos geniculares por radiofrequência vem se destacando.  

Também conhecido como Rizotomia, a neurotomia é realizada através de ablação com radiofrequência (RF), sendo utilizada para o tratamento de várias condições dolorosas, como nevralgia do trigêmeo, tratamento sintomático de dores de causa oncológica e dor facetaria na coluna vertebral.  A RF trata-se de uma corrente elétrica alternada com frequência oscilatória de 500.000hz, a qual gera o calor necessário para lesão neuronal desejada.  

No joelho, o principal alvo da RF consiste na inervação sensorial peri ou intra-articular, através dos ramos geniculares.  

As principais indicações do uso da RF para o tratamento da Artrose do joelho são: 

  • Artrose Moderada/Grave, com Dor de moderada a severa e falha do tratamento conservador, principalmente em idosos;
  • Persistência da dor, mesmo após realizado artroplastia total de joelho;  
  • Pacientes com indicação de artroplastia total de joelho e que se recusam a submeter-se ao tratamento cirúrgico.

 

 

Quem quiser saber um pouco mais sobre as indicações da Neurotomia na artrose de joelho, dá uma olhada no link desse artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-36162019000300233&script=sci_arttext&tlng=pt

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentar



Comentários

  • Roseli

    Faço fisioterapia todos os dias, mas não creio que 3 min de RF são suficientes? Mas é esse tempo que fazem em mim...acredito que é perda de tempo...estou errada?

  • Elizabeth Peralta

    Boa noite, Dr. Diego. Passo por este sofrimento nos joelhos, acho até que isso acontece nos dois. Moro em Cabo Frio, Rio de Janeiro, e gostaria de saber se existem profissionais aqui que trabalhem com esta técnica, como também gostaria de ter ideia do valor. Aguardo sua resposta.

  • Carlos Conti

    Gostaria de saber com este procedimento, pode voltar a jogar futebol? Sem dores e tem que continuar o fortalecimento dos músculos do joelho . Porque o problema vai continuar. Desde já agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carlos

      Esse é um procedimento de exceção, só utilizado nos casos em que não há condições cirúrgicas. Para voltar a jogar futebol teria que ver qual o grau da sua lesão, como você mesmo respondeu, sem dor a pessoa pode exagerar e piorar ainda mais a lesão. 

  • Maria Zita Meros de Oliveira

    Boa tarde.Dr o Sr faz esse procedimentos e neurotomia de artrose do joelho

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Zita

      Faço todos esses procedimentos 

  • Maria Zita Meros de Oliveira

    Fiz artoplastia do meu joelho,mais contuo com muita dor e dificuldade de andar. Agora estou com desgaste no quadril. Meu médico falou que essas dores são por causa do quadril, sugeriu uma cirurgia do fêmur. Preced esse procedimento?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria Zita  

      Seu médico assistente tem mais dados sobre você, do que eu, confie na avaliação que ele fez, ou, se não há confiança procure um outro profissional  que lhe passe confiança. A confiança é fundamental no relacionamento médico-paciente. 

  • Keti

    Oi Dr! Sempre tive uns barulhos estranhos no joelho qndo movimento ele, são barulhos como se estivessem moendo os ossos la dentro... mas não tenho nenhum tipo de dor. Oq seria, devo me preocupar mesmo sem dor??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi keti...

      se for apenas o barulho, "creptando", sem dor, tranquilo...

      se tiver dor ou incômodo, aínpode ser condropatia...

      sugiro examinar e realizar exame de imagem...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Danilo

    Ola, boa tarde. Esse tratamento é guiado por algum exame de imagem? Qual o valor desse tratamento? Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Danilo

      Esse exame é guiado por imagem: intensificador de imagem ou ultrassonografia.  O valor depende da marca do aparelho e do local onde será feito. Você pode obter valores ligando para algum ortopedista da sua região que trabalha com esse procedimento. 

  • Valéria Benitez

    Dr Diego eu tenho hiperextensao nos dois joelhos, os dois tem a tendência de irem para trás, tanto parada quanto andando , meu caso seria cirúrgico?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Valeria

      Se esta é sua única queixa não há indicação cirúrgica

  • Jose carlos queiroz

    Caro Dr Ariel A RF pra artrose grau 4 do joelho é executada em clínica/ambulatório ou hospital? Como fica a função desse nervo ablado? Quanto custa o procedimento do médico e qual deu código TUSS É possivel reembolso pelo plano saude? A questão hospitalar é da execução do procedimento dentro da rede credenciada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jose Carlos Esse procedimento é passivel de ser feito em clinica especializada ( bem estruturada) ou hospital, O nervo preserva a função motora e a sensitiva se perde ( melhora da dor), contudo há uma percentagem moderada  de regeneração desse nervo, fazendo com que a sintomatologia possa retornar, usualmente após 12 meses. Quanto ao custo,não posso repassar essa informação por esse canal. O código TUSS é 31403336. Todo procedimento é passível de reembolso, mas a primeira tentativa deve ser de solicitar autorização dos mesmos, alguns planos ja o autorizam. Se for autorizado pelo plano, o hospital deve ser o credenciado pelo mesmo. 

  • Jose carlos queiroz

    Caro Dr Ariel A RF pra artrose grau 4 do joelho é executada em clínica/ambulatório ou hospital? Como fica a função desse nervo ablado? Quanto custa o procedimento do médico e qual deu código TUSS É possivel reembolso pelo plano saude? A questão hospitalar é da execução do procedimento dentro da rede credenciada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jose Carlos Esse procedimento é passivel de ser feito em clinica especializada ( bem estruturada) ou hospital, O nervo preserva a função motora e a sensitiva se perde ( melhora da dor), contudo há uma percentagem moderada  de regeneração desse nervo, fazendo com que a sintomatologia possa retornar, usualmente após 12 meses. Quanto ao custo, não posso repassar essa informação por esse canal. O código TUSS é 31403336. Todo procedimento é passível de reembolso, mas a primeira tentativa deve ser de solicitar autorização dos mesmos, alguns planos ja o autorizam. Se for autorizado pelo plano, o hospital deve ser o credenciado pelo mesmo. 

  • Darling soares de Souza santos

    Uma senhora de 78 anos, teve fratura da tíbia. Passou por uma cirurgia com quantos dias deve começar a fazer fisioterapia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Darling

      Geralmente, libero com duas semanas, depende da grau da fratura. 

  • Silmara Aparecida Andrade

    Olá! Tenho umas dúvidas, eu tenho artrose múltipla generalidade. E a 7 meses meses caí e fraturei o punho foi feita redução sem anestesia. Com isso tudo dói muito meu pulso fiz 20 fisioterapia coisa que médico não queria dar eu ensiti ele passou 10 seções 2 vezes na semana ,mas dói muito o local fica vermelho enchado e dói o movimento de rotação do pulso principalmente da esquerda para o lado direto .As vezes dói o braço inteiro até a axilas a cor da pele mudou tem um pequeno hematoma meio aroxiado e vermelho que dele sobe uma veia esse lugar que é entre o osso do punho até o dedo mendinho, oque pode ser ? Desculpa os erros .

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Silmara

      Pelo seu histórico é provável que você esteja desenvolvendo uma artrose pós traumática. Procure um ortopedista de sua confiança e investigue essas suas queixas, é necessário um diagnostico correto para proceder o tratamento correto.  

  • Yeda gomes dos santos

    Dr quais sao os lugares que vc trabalham mais proximos de vitoria da conquista gostei muito da suas informacaes deve ser um encelente medico mim ajuda com faco pra cuida desse braco onde encontre esse procedimento sera necessario fazer cirlugia eu tenho medo de cirlugia mais pra ter saude faco tudo por mim

  • Yeda gomes dos santos

    Bom dia dr diego Ariel e onde eu posso encontra esses centro pra tranta do meu plobema eu sou de vitoria da conquista bahia e preciso cirlugia e artrose e um plobema serio ok eu mais quero e trata do meu braco mim ajuda com posso encontra esse centro de procedimento

  • Yeda gomes dos santos

    Oi boa tarde meu nome e yeda tenho 26 anos em 2017 sofri um acidente onde quebrei o braco esquerdo e foi no umero essa fatura com eu tenho medo de cirlugia eu nao puder fazer a cirlugia eu nao sinto dor nem uma e perigoso fica assim com braco torto se fosse pra fazer a cirlugia ainda tinha heitoeu tenho anciedade as vezes fico muito preucupada de ficar assim mais a mao fuciona normal abre fecha meus movimento da mao ta normal so o braca que nao fecha pq a junta encanou torto ou ta fora do lugar aqui no meu estado da bahia os medico ortopetista nao sao muito bom por isso relsovir tira essa duvida esse medo com vc eu curto muito o seu trabalho que deus te abecoe te ilumine tenha uma otima tarde assim que poder mim responde

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Yeda

      Se o seu problema for só o osso regenerado de forma incorreta existe formas de corrigir essa deformidade, se existe também a questão de bloqueio articular ( não fecha o braço) é preciso ver se você não desenvolveu uma artrose de cotovelo que impede de fechar esse braço, nesse caso dependendo do grau existem diversos tipos de tratamento a serem feitos para minorar o problema. Se você se interessa para resolver isso, existem centros que trabalham com esse tipo de sequelas. 

  • Natália

    Boa tarde Dr. E com relação ao bloqueio dos nervos geniculares através de anestésicos? Tem um bom resultado? Como é o P.O?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Natalia

      Os resultados da rizotomia, quando bem indicados, são muito bons, mas com tempo de atuação, depois de um ano, é necessário se submeter a  outro procedimento. O pós operatório é excelente, depois do procedimento é vida normal. 

  • Luis Henrique Silva Mota

    Boa noite. Dr. Sou estudante do curso de fisioterapia 7 semestre. Fiquei internado no estudo. E no artigo. Irei fazer meu TCC, com este procedimento. Me formo no final do ano. Gostaria de receber e trocar informações. Grato Luis Henrique Silva Mota luishmota1064@gmail.com

    • Dr. Diego Ariel

      oi Luis,

      me mande uma mensagem pro meu instagram (@arieldelima.diego)

  • Sergio

    Há alguma clínica especializada nessa técnica de ablação por radiofrequência para artrose de joelho no Rio de Janeiro?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sergio

      Não tenho contato com os colegas do Rio de Janeiro, mas veja esse site que vou colocar aqui, https://www.doctoralia.com.br/servicos-de-tratamento/rizotomia-percutanea/rio-de-janeiro. Boa sorte 

  • Silvana Fontanelli da Silva

    Gostaria de saber se tem algum risco nesse procedimento. Quais as complicações que podem ocorrer. Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Silvana

      Todo procedimento cirúrgico se acompanha de um certo grau de risco. Nesse procedimento o risco é pequeno, semelhante a tomar uma injeção. As complicações mais comuns, mas não tão frequentes, são infecção no lugar da punção, hematomas, e falha do tratamento. Espero ter respondido  

  • andré luiz gonzalez

    gostaria de realizar este procedimento, pois sou de porto alegre-rs . gostaria de sabe r os valores para realizar nos dois joelhos, tenho artrose severa e não vou colocar prótese, e tu realiza os procedimentos.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi André, 

      O valor vai depender de 3 fatores: Equipe médica, Despesas Hospitalares e Material para ablação.

      Cada um dos 3 fatores tem um preço variável, principalmente o material, como as cânulas para neurotomia e o tipo: convencional, pulsada, ablativa refrigerada....

      Sugiro uma consulta com seu ortopedista para ver a melhor solução para seu caso.

      Boa Sorte.