Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Traumatologia

Fratura da Patela


Imagem

    A patela, também conhecida como rótula, é um osso localizado na frente do joelho. A patela tem um formato de triângulo invertido e bordas arredondadas. O tendão do quadríceps se insere no polo superior da patela e o ligamento patelar se origina do polo inferior. Essas três estruturas compõem o mecanismo extensor, principal responsável pelo movimento de extensão dos joelhos.

    A fratura de patela representa 1% de todas as lesões do esqueleto, mais comuns em jovens em torno de 20 a 50 anos e cerca de duas vezes mais frequente nos homens de que nas mulheres.

 

Qual a função da Patela? Além de proteger a região anterior do joelho, a patela facilita a extensão (movimento de “esticar”) do joelho. A patela aumenta o braço de alavanca do quadríceps, resultando em maior força para o movimento de extensão em cerca de 60%. A perda da patela resulta em perda de força para a realização do movimento. 

 

Como ocorre a fratura da Patela? São decorrentes de trauma direto ou indireto. No trauma direto, uma força ou impacto é efetuado diretamente na patela. Esse mecanismo é frequente em agressões e acidentes automobilísticos.

No trauma indireto, não há impacto direto sobre a patela. Geralmente, ocorre uma sobrecarga do mecanismo extensor, como no impulso vertical durante salto ou ato de tropeçar.

 

 

Quais os sintomas? Dor e edema (inchaço) do joelho, além de incapacidade de apoiar o peso do corpo de esticar o joelho. A hemartrose (derrame articular) é um sinal bastante frequente. Ao palpar o joelho, muitas vezes, é possível sentir os fragmentos separados da fratura. Já a exposição óssea (fratura exposta) também pode estar presentes e inspira maiores cuidados.

 

Como é feito o diagnóstico? Além da história clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. A tomografia é muito útil para uma melhor avaliação do padrão de fratura. 

 

 

Todas as fraturas são iguais ou existe alguma mais grave do que outras? As fraturas da patela diferem entre si em termos de gravidade. Dentre os principais parâmetros, 2 se destacam para dizermos quão mais grave é a fratura. São eles:

1- Fraturas expostas ou grave lesão de partes moles (pele, músculos, ligamentos, tendões etc);

2- Padrão da fratura.

 

Como o padrão da fratura é classificado? Apesar de cada fratura ser diferente de uma pessoa para a outra, muitas apresentam padrões semelhantes. Tais padrões permitem criarmos uma classificação que orienta os médicos na condução do tratamento. Os principais aspectos observados são o Desvio dos Fragmentos (“quanto mais afastados os pedaços da fratura, mais difícil o tratamento”, por exemplo) e o Traço da Fratura (fratura em formato de “estrela”, fratura “transversa”, “multifragmentada” etc).

 

 

Como é feito o tratamento? O tratamento pode ser de duas formas: conservador (sem cirurgia) ou cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade e de alguns parâmetros, como os que citamos acima.

 

Como é feito o Tratamento Conservador? O tratamento conservador geralmente é indicado em fraturas com pouco desvio (<2mm), fratura fechada, com mecanismo extensor íntegro e sem outras lesões associadas. Consiste basicamente no uso de imobilização (geralmente de gesso) por 4 a 6 semanas e carga conforme tolerado. Depois que o paciente voltar a caminhar, será necessário obter novas radiografias para verificar se a redução foi mantida. Se deslocar, cirurgia é indicada.

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? A técnica a ser utilizada vai depender dos parâmetros de gravidades que já discutimos. Dependendo do tipo de fratura, pode ser necessária mais de uma cirurgia. Dentre as principais técnicas empregadas, está a utilização de placas, parafusos e fios. Em alguns casos, até mesmo uma patelectomia (retirada de uma parte ou de toda a patela) pode ser necessária.

 

 

 

Quais as possíveis complicações? Rigidez do joelho (joelho duro), infecção, síndrome compartimental, Pseudartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras.

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? Logo após a cirurgia, o paciente já inicia a reabilitação fisioterápica. O plano de reabilitação é individualizado de paciente para paciente, pois depende da gravidade da fratura e das lesões associadas. Em média, o paciente, após a cirurgia, fica imobilizado por 3 a 6 dias e depois inicia mobilização. Geralmente, a carga total é liberada em torno de 6 semanas, contudo o retorno às atividades é muito variável, podendo ocorrer em 6 meses ou podendo demorar mais de 1 ano, nos casos graves.

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentar



Comentários

  • Luiz Jacó da silva

    A 50 dias operado da patelado joelho direito , comecei a fisioterapia com 20 dias cirurgiado , até agora só dobra 40 graus . Ainda muito grosso o joelho e dolorido

  • Daniele tavares

    Ola dr fiz uma cirurgia de femur com colocação de haste e parafuso devido a múltiplas fraturas e cirurgia de reconstrução de tendao patelar com colocação de parafuso e arroelas o medico informou que preciso ficar 3 meses de repouso e não falou nada de fisioterapia

  • Anderson Luiz

    Fiz uma cirurgia de patela há 5 meses porém estou sentindo muitas dores no músculo da coxa é normal?

  • Anderson Murilo uzan

    Acidente de moto, com fratura na mao direita com grave lesão e perda dos tendões ,ligamento, fiz 3 cirurgia para descolar tendões refazer os ligamentos mais tive perda total do terceiro dedo e no quarto dedo e perda total dos movimentos e se agravando com perda de força da mao e perda dos músculo da mão direita! E operei o turno do carpo! Não tive melhoras em nenhuma da cirurgia! Tem alguma coisa ou outra alternativa para meu caso ?

  • Carlos Eduardo Sehorek

    Olá Dr. Fiz uma patelectomia total no joelho direito em 2017 e hoje caminho normalmente, mas fiquei com uma restrição ao dobrar o joelho. Sempre fiz musculação e após a cirurgia, passei a não fazer mais algum exercícios que fazia antes, como o extensor e agachamento com pesos. O que faço, para pernas, é o agachamento com o peso do meu próprio corpo, porém, alguma vezes sinto dor na lateral do joelho. Há algum tipo de joelheira que eu possa usar para este exercício?

  • Filomena Mendes

    Ter informações como utilizar canadianas depois de chirurgia da rótula do joelho

  • Viviane da Silva Santos

    Doutor cai de joelho no carretão de ferro de joelho.fiz rx e tomografia apareceu que eu quebrei um pedaço do osso do joelho cai dia 22 de dezembro tenho consulta dia 8 de janeiro .tenho muita dor e meus dedos incham bastante tô com tala o que os médicos irão fazer quando eu ir consulta será que vou ficar mais dias de tala

  • Robson dos santos Nunes

    Cirurgia patelar fratura

  • Edinai Ferreira costa

    Boa tarde Doutor,tomei uma queda da propria altura e quebrei a patela , estou operadora há 7 dias foi feita ostesintese com.3 parafusos tive alta no segundo dia estou com muitas dores estou tomando vários medicamentos , vou fazer revisão nesta segunda-feira não sei quando vou tirar os pontos e qundo vou fazer fisioterapia, vai demorar quantos dias para r retirar os pontos?

  • Diomedes Vicente Alves

    A fratura da minha patela foi vertical, porém achei muito estranho o procedimento cirúrgico. Dois pinos metálicos enfiados na patela, uma arame envolto nela. E o que mais estranhei foi dois grampos colocados não sei se por cima, ou por baixo da patela. E um desses grampos está me causando dor, inflamação, inchaço no local, e retardando a recuperação.

  • Diomedes Vicente Alves

    Fizeram em mim, uma cirurgia no joelho esquerdo. Não estou me recuperando bem, o lado interno da perna inflama. O joelho incha, tem algumas manchas escuras em ambas as partes da perna, na altura da cocha. A perna não dobra, tenho dificuldades para andar.

  • Marilena Amalfi Voss

    Meu marido caiu e quebrou a patela do joelho no dia 06 de novembro...fez cirurgia no dia 08 ...correu tudo bem ...já estava em recuperação com fisioterapia...porém no Raio X atual o engate dos fios se rompeu e o joelho voltou a inchar! Como proceder? Imobilizar novamente?

  • Sebastião Carlos da Silva

    Fiz cirurgia de patela,foi feito amarração e dois pinos,pois quebrou bem na parte inferior cerca de 1,5cm correu tudo normal cicatrização fisioterapia ,em ótima recuperação, so que meu joelho tem um inchaso mediano ao fazer alguma atividade isto é normal? O principal já estou com 40 dias após a cirurgia e tenho 58 anos.

  • Romilda de freitas ferreira

    Fiz cirurgia de joelho. Coloquei pino e amarrou com um cartão pois minha patela quebrou em vários lugares tem oito meses e ainda sinto dor ao andar isso é normal mais dobro o joelho bem só sinto muita dor ao andar obrigada se pudere responde eu agradeço

  • Romilda de freitas ferreira

    Fiz cirurgia de joelho. Coloquei pino e amarrou com um cartão pois minha patela quebrou em vários lugares tem oito meses e ainda sinto dor ao andar isso é normal mais dobro o joelho bem só sinto muita dor ao andar obrigada se pudere responde eu agradeço

  • Margarete

    Oi Dr Diego. Boa noite. Sofri uma queda da propria altura jogando bola. E o rx nao mostrou fraturas no joelho esquerdo. Inchou nao doi hj faz oito dias tenho 65 anos. Retornei ao ps eles reavaliaram mais rx e tomografia. Na tomografia apareceu um pequeno trinco eu nao quis engessar estou fazendo repouso e vou fazer ressonância na proxima quinta feira. Eu consigo sarar se nao engessar pq o proprio medico falou que e estranho eu nao sentir dor e que essa fratura pode ser de outro trauma

  • Kauany

    Olá doutor tudo bem? Então o meu marido sofreu um acidente de moto e acabou quebrando a Patela, ele teve que fazer a cirurgia e foi usado o fio de steinman, Hoje faz 11 dias após a cirurgia e ele não fez nenhum movimento com a perna Fora os 11 dias parado ele ficou alguns dias nos hospitais esperando vaga pra cirurgia então digamos que já tenha uns 15 dias Sem andar, Ele fica Dia e noite no sofá Não está fazendo caminhada pois o médico n deu nenhuma orientação, ele está tomando banho sentado N sai do sofá pra nada, porém ele Sente dor na batata da perna e na coxa, O retorno com o médico é somente no dia 27/11 e ele operou dia 03/11 Estou achando que é muito tempo pra ele ficar sentado sem fazer movimentos Ele poderia tentar andar de bengala ou algo do tipo? Ele ainda está com os pontos porém o joelho desinchou bastante Ele sente mais dor em outras partes da perna do q no próprio joelho Operado

  • Ednir Oviedo Dauzacker

    fica enternada p tiras os pino e os fios da patela aplica anestesia geral ou local

  • Ednir Oviedo Dauzacker

    fica enternada p tiras os pino e os fios da patela aplica anestesia geral ou local

  • Sara da Conceição Góis

    Sofri um acidente e quebrei o femo e a patela colocaram parafusos e platinas aí depois de nove anos sentindo desconforto e dores resolve retira pra ver se conseguimos dobra mas até agora continuo com a perna dura não dobra e sinto mas dores ainda que antes hoje tem um mês e 11 dias que fis a cerurgia

  • Lucília dos santos pereira

    Dr. Escorreguei quebrei patela fiz cirurgia passou dipirona.cetoprofeno.tramadol50mg.cefalexina Passou com fio.com 8 diasopereias sinto MTA dor.a fisioterapeuta disse para fazer exercício mas não consigo.

  • ROSELI DE SOUZA SANTORO

    O que é indicado quando escapa a banda de tensão na patela?

  • Rodolfo André Ferreira

    Gostaria de entender,pois o ser humano visa o seu próprio bem estar não importa o próximo! Bem vindo ao mundo.

  • Lucas

    Olá boa-noite! Então queria tira uma dúvida estou com a patela com dois pinos doutor, é normal eu sentir os pinos do joelho após passa a mão. ?

  • Maria

    no dia 7/8 sofri um acidente de moto e quebrei a patela e o fêmur, no dia 29/8 foi feita a cirurgia, tive retorno e o médico falou que só irá liberar minha perna do brace e para iniciar a fisioterapia no dia 25/10, é normal toda essa demora para o início da fisio? sinto meu joelho muito duro, não consigo dobrar nada

  • Maria

    Dr quebrei a patela ficou uma distância de 2 ml e estava alinhada foi colocado o imobilizador fiquei 47 dias imobilizada, sem tocar o pé no chão. O osso colou torto 2ml, tem perigo ele ficar mais torto andando de andador e fazendo fisioterapia?

  • Clara Ribeiro dos santos

    Boa noite Doutor tem um mês e 20 dias que eu fiz a cirurgia na patela e quebrei o fêmur comecei a fazer a fisioterapia tem dois dias e não consigo dobrar meu joelho só fico com a perna esticada é normal mais ou menos quanto tempo eu posso estar dobrando o joelho e quais os exercícios Senhor me indicaria em casa e quantas vezes na semana É aconselhável fazer a fisioterapia e se eu posso fazer a fisioterapia na piscina.

  • Alessandra Roberta Martins Correa

    Doutora me disse hoje que não posso fazer cirurgia pois estou com depressão. Ainda me disse que por ter minha patela quebrada há 2 meses meu caso é crônico. Ela disse que não pode por isso estar na legislação. É verídico? Ou devo procurar urgentemente outro médico? Por favor me responda.

  • Eliete

    Oi Dr. boa noite! Sofri uma queda de própria altura e quebrei a patela ao meio, fiz um procedimento cirúrgico com fios. Gostaria de saber qdo posso abandonar as muletas e em qto tempo posso começar a fisioterapia? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi eliete... 

      Eu geralmente ja inicio a fisioterapia nas primeiras semanas... tempo esse já vou fazendo a retirada das muletas...

      boa sorte 

  • DAVID FERREIRA

    Boa noite Dr.Eu levei um tiro no joelho direito e pegou no meio da rotula ,pelo que vi nas imagens acima a minha foi quebrada em estrelada ,colocando um fio circular na minha rótula, hoje está fazendo 23 dias da operação, com 2 semanas os pontos caíram sozinhos e na terceira semana o médico fez o raio X e olhou o ferimento ,totalmente seco , e sem nenhuma inflamação graças a Deus..Com volta marcada para dia 09/10 ainda estou com a tala ..Minha pergunta ainda corre o risco de infecção, obs mexo meus pés normal.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi david...

      infelizmente o risco de infecção sempre tem...

      existem alguns tipos de bactérias que passam meses "dormindo"... e qualquer baixa de imunidade elas "acordam"..

      matenha o seguimento com seu médico..

      boa sorte

  • Andresa Fazzano Gadig

    Oi dr...boa. noite.! Cai em 14 de abril de 2023. Fiquei 45 dias imobilizada e o médico disse não precisar de operação. Tive alta da tala em 28 de julho. Iniciei a fisioterapia em 31 de julho. Recebo choquinhos e luz vermelha no joelho esquerdo. O edema diminuiu muito. Mas sinto ainda a perna mais dura. Pouco exercício me passam e não estou autorizada a fazer exercícios em casa. Será que uma academia não me ajudaria, atrelada as fisioterapia? Obrigada. ♡

    • Dr. Diego Ariel

      Oi andresa..

      com crtz a academia ajuda muito..

      mas eu so libero depois da certeza da consolidação da fratura... geralmente 3 , as vezes 4 meses

      boa sorte

  • Maria Conceição Santos Oliveira

    Boa noite dr fiz uma cirurgia de patela em menos 2 meses meu joelho 3 vezes acredito eu ter sido erro médico pois eem menos 2 meses meu joelho foi aberto 3 vezes houve infecção houve retirada de fio cortaram pedaço de tentão hj estou muito triste em saber que não tirei meus movimentos 100% pois não tenho patela

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Maria

      Fico na torcida por sua melhora...

      Qualquer dúvida só perguntar por aqui...

      Boa sorte

  • Cristiane Bernadete de Paula Lopes

    Sofri um acidente e fraturei a patela em abril/23, fui submetida a cirurgia, onde foi colocado as hastes e o oito, infelizmente enrigeceu a região, gerando a fibrose. Farei uma nova cirurgia com um especialista em joelhos para "quebrar" as fibroses e entortar as hastes, já que subiram, isso 4 meses depois. Desejo saber sobre os riscos, procedimentos que posso fazer em casa para que não dê fibrose novamente.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cristiane

      Os riscos são os mesmo da primeira cirurgia: rigidez, infecção, trombose.. entre outros

      Melhor forma de prevenir é FISIOTERAPIA precoce e com bons profissionais...

      Boa sorte

  • Maria de Lourdes Da Silva

    Estou com o joelho direito fraturado 40 dias fiquei internada por 8 dias o cirurgião preferiu não fazer a cirurgia estou em casa com fortes dor a noite e pior com o tempo que estamos vivendo um pouco frio aqui na região estou sofrendo horrores estou com, tala ortopédica! Já retornei ao cirurgião por dias vezes ele Olá o raio de fiz está colando,e me me manda de volta para casa a fratura que tive e travessada na passarela e na timbia está muito difícil! Tenho 54 anos sofro de depressão faço isso de três medicamentos continuo (clonazepam 4mg a noite, quetiapina 25mga noite e sertralina 50 mg pela manhã , não sei mas o que fazer sinto muita dor mesmo sendo medicada com rivaroxabana uma vez por dia . Desculpe meu desabafo

  • Camila

    Dr.Diego, boa noite Tive uma fratura de patela em 2020, quebrou em 4 pedaços e fraguementos, fiz uma segunda cirurgia (Osteotomia) para conseguir dobrar o joelho, após muita, mais muita fisioterapia estou bem, não sinto dores, nada Minha dúvida é se posso fazer treino funcional ou é mais recomendado a academia com o uso dos aparelhos? Já fiz alguns treinos funcionais porém tenho dúvidas quanto a efetividade do movimento na perna lesada. Obrigada

  • ISRAEL OLIVEIRA SANTOS NETO

    Prezado Doutor Diego! INformações claras. Devido a um acidente de moto, foi necessario a retirada total da minha patela. Consigo dobrar minha perna normal , da uma corridinha de leve , porem, força me falta algumas vezes na perna. As vezes jogo uma bolinha de leve sem exagero, e quando chego a chutar a bola , sinto uma leve dor no joelho. jogando bola pode ser prejudicial a minha saude e princpiamente a minha perna?

  • Márcia Rosa

    Tem fio na patela se caso eu não queira tira tem algum proplema?

  • Lauro Wadt Júnior

    Prezado Dr. Diego Ariel. FIZ UMA CIRURGIA DE PRÓTESE DE JOELHO DIREITO E APÓS 30 DIAS OCORREU O ROMPIMENTO DO TENDÃO PATELAR NO MES,MO JOELHO. FIZ UMA NOVA CIRURGIA PARA RECONSTITUIR O TENDÃO. FAZ UM ANO E NÃO CONSIGO LEVANTAR A PERNA ESRQUERDA DO CHÃO POIS A PERNA DIREITA OPERADA NÀO TEM SUSTENTAÇÃO, CONSEQUENTEMENTE NÃO POSSO ANDAR. VENHO FAZENDO FISIOTERAPIA 3 VEZES/SEMANA DURANTE 9 MESES. NÃO SINTO DOR NENHUMA NO JOELHO DIREITO. PERGUNTO: ESTE PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DO ROMPIMENTO DO TENDÃO PATELAR É DEMORADO ? QUAL SERIA O PROCEDIMENTYO PARA DEIXAR O ANDADOR.

  • SERGIO MAURICIO DE CARVALHO SILVEIRA

    Dr Diego, Boa noite, fiz cirurgia de patela com fios metálicos de osteossintese com cerclagem no dia 29/05/23, já comecei a fazer a fisioterapia já estou na 4 sessão, mas toda vez que acabo as mesmas e realizo os exercícios tambem em casa, meu joelho incha sempre. Tirei RX 10/06/2023 e no laudo veio a informação : MINIMA REDUÇAO DA FENDA FEMORO-TIBIAL MEDIAL, PARTES MOLES SEM ALTERAÇOES APRECIAVEIS. Eu posso continuar a realizar as fisioterapias normalmente após este laudo. Obrigado pelo ajuda se puder

  • Lauro Wadt

    Prezado Dr. Diego Ariel. FIZ UMA CIRURGIA DE PRÓTESE DE JOELHO DIREITO E APÓS 30 DIAS OCORREU O ROMPIMENTO DO TENDÃO PATELAR NO MES,MO JOELHO. FIZ UMA NOVA CIRURGIA PARA RECONSTITUIR O TENDÃO. FAZ UM ANO E NÃO CONSIGO LEVANTAR A PERNA ESRQUERDA DO CHÃO POIS A PERNA DIREITA OPERADA NÀO TEM SUSTENTAÇÃO, CONSEQUENTEMENTE NÃO POSSO ANDAR. VENHO FAZENDO FISIOTERAPIA 3 VEZES/SEMANA DURANTE 9 MESES. NÃO SINTO DOR NENHUMA NO JOELHO DIREITO. PERGUNTO: ESTE PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DO ROMPIMENTO DO TENDÃO PATELAR É DEMORADO ? QUAL SERIA O PROCEDIMENTYO PARA DEIXAR O ANDADOR.

  • LAURO WADT

    Prezado Dr. Diego Ariel. FIZ UMA CIRURGIA DE PRÓTESE DE JOELHO DIREITO E APÓS 30 DIAS OCORREU O ROMPIMENTO DO TENDÃO PATELAR NO MES,MO JOELHO. FIZ UMA NOVA CIRURGIA PARA RECONSTITUIR O TENDÃO. FAZ UM ANO E NÃO CONSIGO LEVANTAR A PERNA ESRQUERDA DO CHÃO POIS A PERNA DIREITA OPERADA NÀO TEM SUSTENTAÇÃO, CONSEQUENTEMENTE NÃO POSSO ANDAR. VENHO FAZENDO FISIOTERAPIA 3 VEZES/SEMANA DURANTE 9 MESES. NÃO SINTO DOR NENHUMA NO JOELHO DIREITO. PERGUNTO: ESTE PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DO ROMPIMENTO DO TENDÃO PATELAR É DEMORADO ? QUAL SERIA O PROCEDIMENTYO PARA DEIXAR O ANDADOR.

  • Márcia Rosa Moura Andrade

    Boa noite gostaria de saber já tem dois anos que quebrei a patela e ainda está com os fios Quanto tempo posso ficar com os fios?

  • Wanderson

    Boa noite Dr.Diego! Sofri um acidente de moto onde a qual, quebrei o fêmur e a patela, fizeram cirurgia só no fêmur porque na patela não precisava, quebro os dois locais em uma só perna que e a esquerda, já fez 1 ano o fêmur não sinto dor, só sinto desconforto na patela, ainda não tô correndo mas ando normalmente. Queria saber o porquê não consegui correr, tem a impressão que isso e psicológico, tô frequentando academia e já pego um bom peso, se eu tentar correr msm com desconforto, possa ser que eu lesiono a perna doutor. Por favor mim tira essa dúvida

  • Jaque

    Boa noite Dr.Diego! Meu irmão 28 anos sofreu um acidente de moto onde teve fratura exposta da patela, ela se dividiu em 3 na transversal. Foi realizada cirurgia tem 2 meses , ele iniciou a fisioterapia mas disseram que ele não irá dobrar o joelho pois tem muitos fios. Além dessa fratura ,ele também teve fratura de fêmur na mesma perna.

  • INDIRA Lídia Farias

    Excelente. Informações claras.

    • Dr. Diego Ariel

      Obrigado

  • Marcela de Souza Campos

    Boa tarde meu filho sofreu um entorse de joelho após exames de raio x dois diagnóstico fratura por avulsão, foi feito raio x dos 2 joelhos e os dois tem a mesma imagem, essa fratura seria por crescimento muito rápido seguido de práticas intensas de atividade física ? Ele tem 10 anos sempre reclamou de dor nos joelhos, após o entorse fomos investigar mais a fundo já que antes sempre tratavam como dor de crescimento. Como seria o tratamento agora. Está a 12 dias de lesão. Sem mobilização movimentos normais, sem edema e vermelhidão.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcela

      Essa possibilidade que você cita existe, mas é necessário descartar se não tem algo metabólico relacionado a essa lesão. Veja com o médico assistente essa investigação. 

  • Alexandre

    Bom dia fraturei a patela mais já estou andando e que meu joelho está inchado e normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Alexandre

      Toda fratura óssea acarreta lesão em outras estruturas e o corpo reage a isso com inflamação, o edema é um dos componentes da inflamação. A tendencia é melhorar com a recuperação das estruturas. 

  • Carla

    Boa noite ! Tudo bem? Tive uma fratura de patela a dois anos e recentemente voltei a andar a cavalo e estou sentindo muita dor. Posso continuar com essa atividade ou corro risco de piorar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola CArla

      Sugiro que você faça fortalecimento muscular para ajudar a patela a suportar as cargas impostas a ela nessa atividade . 

  • Marisa Guimarães Carvalho

    Fiz uma cirurgia de fratura transversa de patela ha um ano.O cirurgião cometeu o erro de engessar o joelho por 45 dias.Como consequência houve atrofia do tendão patelar.Fiz nova cirurgia com um cirurgião -ortopedista traumatologista e fez a reconstrução do tendão patelar com enxerto de fração de um outro tendão meu.Foi feita também uma patelectomia parcial .Minha pergunta;-porque é feita a patelectomia parcial e,se isso pode prejudicar meu joelho( o fato de minha patela aparecer na radiografia em "duas partes"?)

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marisa

      A patela é um osso que atua para aumentar a força da perna, sua ausência pode ser compensada com fortalecimento do músculo da coxa. Sua retirada é indicada nos casos em que a sua reconstrução não é possível.  

  • Luciano nunes de oliveira

    Boa noite doutor,tudo bem então sofri um acidente em que a patela se partiu em vários pedaços e o médico responsável não fez a cirurgia para reconstruir isso já faz 6 meses queria saber se a possibilidade de recuperação ou não.muito obrigado pela atenção

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luciano

      Existe essa possibilidade. O osso para consolidar precisa que os fragmentos esteja em contato, precisa de imobilidade para que não saiam da posição , precisa que o paciente tenha uma boa capacidade de recuperação, precisa de fisioterapia.  

  • Lisa batista

    Fiz cirurgia de patela tem 24 dias , não consigo ainda dobrar o joelho. E normal doutor ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lisa

      Lesões articulares levam tempo para recuperação, depois de resolvido a fratura ainda tem a fase de reabilitação, aguarde pelo menos uns 4 meses para retorno da mobilidade, isso se a reabilitação for bem feita. 

  • TIAGO CASTELO BRANCO CARVALHO

    Olá doutor quebrei a patela transversal.gostaria de saber se afeta muito os ligamentos???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tiago

      Qualquer lesão na topografia do joelho pode afetar os ligamentos, mas isso não é condição obrigatória, pode haver lesão de patela sem lesão ligamentar. 

  • Cristiano e Silva

    Boa tarde Dr Diego! Gostaria de saber do senhor, se uma pessoa que perdeu a patela é considerada uma pessoa com deficiência? Perdi minha patela direita em um acidente de moto, mas corro e jogo futebol ainda. Porém pretendo prestar concurso público e gostaria de saber doutor, se faço minha inscrição como PCD ou me candidato a vagas de ampla concorrência? O concurso que vou fazer é para Guarda municipal grato,

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cristiano

      Somente a perda da patela não configura deficiência, é necessário que você seja examinado por um especialista para que ele comprove se essa perda gerou alguma deficiência em você. 

  • Romilda de Freitas

    Boa tarde eu fiz um cirurgia de paleta. A um mês e colocaram dois pinos. Queria saber ao andar de moleta posso colocar o pé no chão. Eu vou retornar ao meu médico daqui. A quinze dias pois ainda não comecei a fisioterapia tenho muito medo de cair denovo pois estou andando um pouco de moleta mais não coloco o pé no chão tenho medo posso por

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Romilda

      Você pode colocar o pé no chão , evitando carga total. A dor vai ser sinalizadora para sua evolução. 

  • JULIANE

    Boa noite Dr. Meu esposo operou a patela e teve perda de 30%. Sendo que refez a ligação do tendão patelar com a parte que sobrou e essa foi alinhada com um pino. Ele operou em 23 de fevereiro. Percebemos que o pé está muito rececado, não sei se faz relação com a cirurgia e também gostaríamos de saber sobre sua recuperação. Ele conseguirá ter um movimento normal e um vidacom mobilidade preservada mesmo com essa perda de aproximadamente 30% da parte inferior?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Juliane

      A patela funciona como uma polia, aumentando a força do movimento do joelho, isso pode ser compensado com musculação. O problema que você refere no pé não deve ter relação com essa lesão. Uma boa reabilitação proporciona uma recuperação adequada e retorno a funcionalidade do membro. 

  • Carlos Augusto Mendes de Sousa

    Uma excelente explicação (aula).

    • Dr. Diego Ariel

      obrigada. Sempre as ordens

  • Márcia Rosa Moura Andrade Rosa

    Boa noite fiz a cirurgia na patela já tem 1ano e nove meses e ainda não dobra o joelho todo,será que eu vou ficar com sequelas?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcia

      Esse tempo ja é suficiente para que você esteja com retorno da sua mobilidade normal. Procure um especialista em joelho e veja o que pode ser feito para tentar recuperar sua mobilidade. 

  • Feenando

    Boa tarde, minha mãe sofreu uma queda e partiu a patela ao meio, colocaram um grampo, mais com 1 semana inflamou, tiraram os grampos, já está a 2 meses internada, w mês no UTI, por causo dos medicamentos afetou os rins, fez diálise e vai fazer outra cirurgia joje pra retirada da patela e colocar a gaiola, ela perderá o movimento da perna? Fem alguma coisa que podemos fazer pra voltar, pode ter sido um erro médico?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fernando

      Sem os dados de historia, exame fisico e exames radiológicos, não há como eu fazer uma avaliação adequada. Complicacoes podem acontecer, ninguem esta isento disso. Sugiro que você entre em contato com os médicos para que eles façam uma relatório do acontecido e com isso procure uma segunda opinião de algum colega da sua região .   

  • Leonardo

    Olá, boa Tarde! Tive uma fratura transversal operei tem 15 dias, ainda n tive com o medido para saber oq foi feito, mas creio q colocou parafuso ou fio. Já estou apoiando a perna no chão sem deixar o peso do corpo. Qria saber quanto tempo devo iniciar fisioterapia e quanto tempo ligamentos e tendões já estão 100% reconstruidos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leonardo

      O ideal é saber qual foi o procedimento feito no seu joelho. No geral eu inicio a fisioterapia com 15 dias e ligamentos e tendões se sofreram lesões precisam ser reconstruídos, e levam um tempo maior para a recuperação. 

  • Siderli Borba Gomes Martins de Barros

    Boa noite Dr. Dr pati a patela, fui submetida a cirurgia. Hj faz 35 dias, estou na 4 secao de fisioterapia e tenho muitas dores, inchado avermelhado, nao consigo dobrar o joelho em 90 graus. Posso tomar anti inflamatorio? Qual? Quais providencias devo tomar? Grata, Siderli

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Siderli

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Por aqui não posso indicar nenhuma medicação, converse com seu médico assistente e veja qual a opinião dele. 

  • Matim

    Mesmo uma patela consolidada depois de muito rempo ainda tem recuperaçâo depois da cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Matim

      Seria necessario saber qual o problema das sua patela para poder lhe Darr uma resposta adequada. Sugiro que você procure um ortopedista para lhe examinar e prescrever o tratamento mais adequado. 

  • Ludimila Parreira

    Boa noite Dr dia 31/01 tive um acidente motobilistico fraturei a patela em 2 lugares fiz a cirurgia dia 01/02 e colocou 2 pinos ou parafuzos comecei a sentir o meu pé meio inchado e dormente 12 dias depois isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ludmila

      Esses sintomas e sinais que você apresenta são normais após uma fratura, lembre que o sangue tem mais dificuldade de circular e fica mais estagnado nas partes mais baixas da perna afetada. Mantenha a perna elevada e procure movimentar seu tornozelo para ajudar na circulação sanguínea. 

  • HAMILTON GONZAGA FILHO

    Dr boa tarde! Ótimas informações, lhe pergunto: quanto tempo de fisioterapia para ganhar a extensão e 100 graus de movimento do joelho. E o que fazer para ganhar força no joelho, eis que quando tento me espreguiças a perna treme muito por alguns segundos. Obrigado e abraço aqui do Sul, tchê! Quebrei ao cair de joelho no solo, em mais de 8 partes, em junho de 2022 w fiz a cirurgia com fios aço, cerclagem, 10 dias após a queda, penso que piorou minha situação neste dez dias quebrado.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Hamilton

      Pela sua historia eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia+ fortalecimento muscular). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Osso precisa sofrer para se tornar forte. 

  • Álvaro lopes

    Fiz uma cirugia no joelho, o doutor botou 3 pinos e uma linha, retirei 2 pinos fiz um raiox e o outro pino não apareceu...ele pode se deslocar para outro local?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Alvaro

      Pode acontecer de o pino migrar para outros locais, mas essa é uma condição muito rara. 

  • Flavio antonio silva de ornelas

    Fiz cirugia de patela de joelho dia 07/05/2022 o médico falou que iria colocar uma ceclagem mas não colocou só abriu e fechou denovo meu joelho está só nos nervos e incha e dói muito o que devo fazer

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Flavio

      A cirurgia de fratura é realizada para estabilização e fixação do osso, enquanto ele se recupera, existem vários métodos cirúrgicos, o medico que fez a sua cirurgia pode ter utilizado outro método que não a cerclagem para fazer isso. Se voce esta sentindo que tem algo errado no seu joelho, sugiro que procure um especialista para que ele possa examina-lo e chegar a um diagnostico e prescrever o tratamento mais adequado ao seu caso. 

  • Olivia Ramos da Silva

    Boa noite doutor fraturei a patela em 2020 ainda estou com fio e está me atrapalhando um pouco sinto dor e está machucando a pele será que posso estar retirando

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Olivia

      Todo material de síntese pode ser retirado após cumprir sua missão ( estabilização da fratura até a recuperação do osso), entretanto , lembre-se que voce vai se submeter a outro procedimento cirúrgico para sua retirada. Converse com seu medico para avaliar riscos e benefícios. 

  • Marcelo Henrique vernini

    Se eu mandar á foto vc consegue ver se está correto o procedimento cirúrgico

    • Dr. Diego Ariel

      envie para o meu instagram : @arieldelima

  • Márcia Rosa Moura Andrade

    Fiz uma cirurgia na patela o médico colocou fio já tem um ano e sete meses e não retirou ainda tem algum problema?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcia

      Normalmente, a decisão de remover os fios de uma cirurgia é baseada na avaliação do médico, que considera vários fatores, incluindo a estabilidade da fratura, a recuperação da função do osso e a presença de sintomas ou complicações. É possível que o médico responsável pela sua cirurgia tenha determinado que não é necessário remover os fios no momento e que eles podem permanecer no local sem causar problemas.  No entanto, em alguns casos, os fios podem causar dor, desconforto ou infecção, ou podem interferir na função normal da articulação ou do osso. Se você estiver sentindo algum desconforto ou tiver dúvidas sobre a necessidade de remover os fios, é importante conversar com o seu médico e discutir suas preocupações. Se necessário, o médico pode recomendar a remoção dos fios ou realizar exames para avaliar a estabilidade do osso e a necessidade de intervenção adicional.

  • GEOVANE FERREIRA PECANHA

    Dr . Diego comecei a pesquisar melhor meu médico marcou meu retorno ao hospital daqui 60 dias já vou fazer 30 dias sem movimentação em meu joelho Então já posso procura uma fisioterapia ? Graças a Deus

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Geovane

      sem a autorização de seu médico, não aconselho 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • GEOVANE FERREIRA PECANHA

    Já deixei meu comentário mas faltou umas coisa a dizer , bati de moto fratura transversa exposta de patela . Bati dia 28 /11/2022 Fez a primeira cirurgia de urgência e dia 09/12 foi feito a permanente, 2 fios de cerclagem e 2 fios Kirchner Hj faz 25 dias q operei . Não estou sentindo dor agr consigo dormir melhor de lado de barriga pra baixo , antes era só de barriga pra cima . Só o q está me preocupando e q quando estou deitado mando o comando para levanta a perna e não sinto e como se minha perna não estivesse ali . Mas consigo fazer movimentos laterais e andar de muleta o que devo fazer

    • Dr. Diego Ariel

      Oi geovane

      pelo tempo e pelo descrito da técnica, já pode sim...

      sugiro foco na reabilitação fisioterápica....

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • GEOVANE FERREIRA PECANHA

    Bom dia Fiz cirugia de patela fratura transversa exposta Minha cirugia foi dia 9 já tem 25 dias não estou sentindo dor já estou conseguindo dormir melhor , de lado de barriga para baixo, Quando estou deitado mando o comando para levantar a perna e não sinto nada eu já poderia tentar dobra meu joelho?

  • Maria

    Boa noite, escorreguei e na queda quebrei a patela, dia 14/11/22, fiz a cirugia no dia seguinte, banda de tensão. Com 7 dias, na consulta de revisão o médico me orientou a dobra a perna e que já deveria está com 90°, após essa orientação comecei a dobrar o joelho cada dia um pouco mais. Com 4 semanas o ortopedista me disse que a fratura já estava consolidada e que poderia colocar o pé no chão com 30% de carga, fiquei quase 5 semanas sem colocar o pé no chão. Na quinta semana comecei a andar com o apoio do andador e na 6 já ando sem nenhum apoio, mancando, me apoio muito na perna não operada. Faço fisioterapia 2 vezes na semana. Minha dúvida, todas as vezes que levanto e ando, a área em volta da cicatriz fica roxa, voltando ao normal quando deito, isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi maria...

      isso é devido à circulação...

      em média 3 a 4 meses esses sintomas melhoram...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Marcia Silveira

    Boa tarde dr. minha dúvida é referente a recuperação de cirurgia patelar âncora . vamos lá, tive uma queda que fraturou minha patela esquerda na data de 24/10/22, retirei os pontos dia 10/11/22 e iniciei fisioterapia diária em 16/11/22, com complementação de mais 8 sessões de hidroterapia, das quais já fiz 03 sessões, sendo que a fisioterapia já fiz 33 sessões e ainda tenho mais o mês de janeiro e parte de fevereiro incluso no pacote . Minha pergunta é porque ainda sinto dores diárias ? Porque meu joelho ainda tem Rigidez ? E também minha coxa quando estou sentada dói ? Qual a necessidade de fazer retirada do material ? Retorno no médico dia 27 de janeiro para nova avaliação e novo exame de RX, seria interessante fazer uma ressonância ? O que mais devo fazer para não sentir as dores, para não ter rigidez e para andar sem mancar ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marcia...

      tudo depende da gravidade de sua fratura e de sua dedicação à reabilitação.. 

      e elembrr que cada corpo responde de uma forma...

      infelizmente em medicina 2 + 2 nem sempre é 4...

      quanto à ressonância, se o material de síntese utilizado for de metal, não é legal, pois interfere na imagem: lembre que a ressonância é um ímã gigante... 

      exame físico e radiografia são os melhores...

      todo material de síntese pode ser retirado depois de consolidação óssea..: tipicamente com 6 meses, com maior segurança após 1 ano..

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Vitor

    Boa noite Dr! Me chamo vitor e tenho 19 anos. Tive uma leve fratura de patela , estou fazendo o tratamento tradicional mesmo com a tala. A minha dúvida e o seguinte, eu vou ao medico no dia 30 deste mês, e irá completar 1 mes que o acidente ocorreu. Se caso eu tirar a tala, eu posso andar ? Pelo menos dentro de casa. (Obs: não sinto dor nem incomodo)

    • Dr. Diego Ariel

      Oi vitor...

      se na radiografia mostrar sinais de consolidação, sim...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • celiana M.

    Olá, Tenho uma dúvida: qual o tempo útil de cirurgia após a fratura da patela? (No caso do meu pai, fraturou em 3 pedaços (fratura não exposta), e aguarda a consulta há 5 dias... Pergunto qual tempo máximo a se esperar pela cirurgia não comprometendo o resultado pós-operatório. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi celiana..:

      infelizmente não existe esse número.:

      quanto mais rápido operar, melhor...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Lucileni Procópio da Silva

    Ola doutor, me chamo Lucileni e sofri um acidente de moto e fraturei a patela em 2 lugares, ocorreu em 12 / 07/22 com 15 dias comecei a fazer fisioterapia, só que com 16 semanas comecei a ter encomodo tive que retira agora dia 13 /12/22o material de síntese banda de tensão e dois parafusos estava incomodando demais . Gostaria de saber qto tempo demora a reabilitação após retirada de síntese .

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Lucileni...

      agora é bem mais rápido, já que a fratura já está consolidada (colada)...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Julia souza

    Boa noite doutor, quebrei a patela em 3 pedaços, já faz um ano fiz a cirurgia e foi colocado banda de tensão Queria saber se um dia consigo voltar correr? E outra dúvida meu joelho ficou muito inchado, alto, bem diferente do outro, ele sempre vai ficar assim? Obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi julia..

      tudo vai depender da magnitude da fratura e o quão vc se dedicou à reabilitação fisioterápica...

      agora é hora do fortalecimento muscular ...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Manoel Lopes de Paulo

    Bom dia sofre um acidente na patela fiz uma cirurgia ta com onze mês fiquei com sequelas no joelho não consigo dobrar a perna tem fio no joelho tô fazendo fisioterapia ja fiz 32 seção de fisioterapia nao consigo doubra a perna

    • Dr. Diego Ariel

      Oi manoel..

      qual seria sua dúvida?

       

  • Cleber dias machado

    Bom dia .. Quebrei meu joelho no caso a patela, quebrou em 3 partes sendo que foi colocado 3 pinos Fiz algumas sessões de fisioterapia voltei ao trabalho Desde entao tenho dificuldades ao caminhar ja cai 3 vezes sendo que as duas primeiras com lesoes que deixaram marcas

    • Dr. Diego Ariel

      Oi cleber

      qual seria sua dúvida?

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Álvaro lopes

    Fiz uma cirugia na patela já tá com 3 meses agora tem uns ferro nele e já tá incomodando muito até pra eu caminhar incomoda, obs.ja dobro meu joelho 140 graus.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Alvaro.. 

      provavelmente é o material de síntese...

      após o osso consolidar, pode ser retirado sem maiores problemas...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Andressa Carvalho Andrade dos Santos

    Fiz a minha cirurgia a um mês o meu médico disse que tenho que fazer a retirada dos fios, como e feita esse tipo de procedimento?vai ter que corta novamente no mesmo local da primeira cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi andressa..

      exato...

      a incisão (corte) é no mesmo local... todavia a recuperação é infinitamente mais rápida...

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Jacinto Lucas Manlasseia

    Saudações Dr. Meu nome é Jacinto tenho 34 anos de idade No dia 22 de Abril de 2021 tive acidente e contraí múltiplas fraturas no meu pé direito incluindo a rótula. Todavia porém. As fraturas consolidaram sob tratamento de Gesso que durrou 5 meses. Após a remoção o pé perdeu o movimento de flexão (o joelho não dobra) Foi submetido a fisioterapia quase um ano mas o pé ainda não recupera o movimento. Haverá possibilidade de eu ser submetido a cirurgia de Patela apesar deste tempo após o acidente já vão assim quase dois anos.??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jacinto...

      pode sim.. mas tem quer se o problema é na patela ou no tendão, ou mesmo em outra estrutura próxima...

      vai no seu médico e conversa com ele ... mas pelo tempo, não espere resultado perfeito  

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Prazeres

    Quanto tempo pra colocar pés no chão depois cirurgia de fatura de patela

    • Dr. Diego Ariel

      Oi prazeres

      dependendo da gravidade da fratura e dá técnica utilizada, no outro dia já é possível, com auxílio de muletas 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Beatriz Ribeiro da Silva

    Quero saber se tirar uns pontos de cirurgia de patella dói

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Beatriz..

      Quase nada... 

      Garanto que vai doer menos que a fratura :)

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Lafaete

    Olá Dr boa tarde sofri um acidente minha patela sofreu uma fratura transversa esperei uma semana pra fazer cirurgia.feito cerclagem isso já faz 50 dias porém não consigo dobrar o joelho mais que 25 a 30 graus permanece inchado e sinto como se a rótula não move o bastante pra dobrar o joelho já fui ao médico duas vezes ele fala é normal e com fisioterapia vai resolver mais qualquer movimento que faço incha bastante e fica rígido o que pode está ocorrendo. Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Lafaete.. 

      algo que pode ocorrer é o material da cerclagem bloquear o movimento... dá pra resolver retirarndo depois que o osso consolida..

      converse e confie no seu ortopedista

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Jaqueline

    Ola doutor boa noite, já faz 4 anos que quebrei meu joelho, e sinto ainda um desconforto ao subir a escada e perdi quase movimento do joelho e para subir a escada tenho que apoiar bem na outra perna, e pedir os musculatura da coxa perna ficou fina, o que faço

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Jaqueline 

      agora é avaliar como está sua articulação e musculatura, para daber o que dá pra fazer..

      ideal: exame clínico com seu ortopedista e exames de imagem, como ressonância e radiografia 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Ricardo

    Boa noite Dr., tem 20 dias que fiz uma cirurgia no joelho, jogando futebol sofri uma colisão no joelho onde rompi o quadriceps. Quando voltei ao médico o raio x mostrou uma fratura avulsiva segundo o meu médico eu tinha uma calcificação no tendão que só foi identificada durante a cirurgia. Minha pergunta é essa calcificação pode me trazer problemas futuros ou atrapalhar minha recuperação ela poderia ter sido corrigida na cirurgia? Também gostaria de saber se é normal sentir com tato os fios na pele no local da sutura?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi ricardo, 

      se for intrasubstancial, difícil corrigir na cirurgia...

      as vezes se forem usados fios de kirschner  é possível sim sentir eles...

      boa recuperação 

      lembre de focar na fisioterapia pós operatório 

      boa sorte 

      Diego Ariel

      @arieldelima.diego

  • Suzi Patrão

    Bom dia, Dr. Após 5 meses da cirurgia da fratura da patela (fraturou ao meio), ontem eu fiz a 2a cirurgia para retirada dos pinos. Até então, conseguia dobrar o joelho em 45 graus. A minha dúvida é: com fisioterapia e musculação, vou conseguir dobrar 140 graus novamente? Grata

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Suzi,

      se consolidar direito e com uma boa reabilitação, sim.. 

      boa recuperação 

  • Silvia Aparecida Mota

    Boa noite, desculpa o horário,perdi o sono,Dr.Ariel a 2 anos e dois meses fiz uma cirurgia de fratura de patela,quebrei tipo estrela o osso,acho que é isso não tenho certeza.Estava em plena pandemia não tinha vacina, resumindo nem fisioterapia pude fazer, não tive opção, tudo a parte de exercícios usei meu conhecimento de Pilates e yoga e rezei,hj me movimento 99%.Pra quem tinha parado de andar só agradecer a Deus.Mais como tinha que retirar os pinos em 1 ano e deixei, agora tô sentindo quando fico sentada tenho dificuldade para levantar,até descer escadas,coisas que não acontecia.To com medo da cirurgia novamente.O que o Sr.me aconselha,pq a Santa Casa da minha cidade está com 100 de lotação novamente e isso me deixa com medo,moro com minha mãe e ela é idosa.Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Silvia

      Lembre-se que você precisa estar bem para cuidar de sua mãe. A segunda cirurgia é bem mais tranquila a recuperação que a primeira. Minha sugestão é que se esse material usado na sua primeira cirurgia esta lhe causando sintomas, submeta-se à cirugia para retirada. 

  • Israel Ari Silva Florenço

    Eu tou com meu joelho assim como tá ali nas conversas o que eu posso fazer tenho que ir trabalhar e não posso ele vira pro lado dói muito.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Israel

      Sugiro que você procure um médico para avaliar o motivo pelo qual seu joelho esta com este problema. 

  • Renato Ferreira Baptista

    Minha esposa quebrou a patela, fez cirurgia esta fazendo fisioterapia mas não cosegue dobrar o joelho 4 semana. Sente muita dor e o joelho esta muito inchado. Qual o problema que pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Renato

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Paciencia é a palavra de ordem. 

  • Antonio Rosinaldo Da Silva De Lima

    Olá Dr. Fiz cirurgia na patela a 2 meses e ainda não consigo dobrar 100% O joelho. Foi fratura estrelada .em média qual o tempo necessário para normalização?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Antonio

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa, depois disso vem a fase de reabilitação, ou seja, para voltar ao um novo normal leva cerca de 09 meses. Lembre-se que igual papai do céu fez não fica mais. 

  • Jaymeson Pereira

    Boua noite DR eu tenho 2 pino na patela do meu joelho tem dia que amanhece muito inchado que tenho dificuldade para apoiar meu corpo e fico mancando qual tratamento ideal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jaymeson

      Inicialmente, você precisa diagnosticar o que esta causando esses sintomas que você refere e a partir dai proceder ao tratamento adequado. 

  • Israel

    Olá Dr.! Em 2014 sofre um acidente de moto , aonde tive uma fratura na patela (ESTRELADA). O médico que atendeu a ocorrência de imediato fez a retirada total e, não colocou prótese . Nos dias atuais Consigo flexionar a perna normal , corro mancando, as vezes consigo até ajoelhar, porém quando fico sentando por um período longo sinto dores nessa região da cirurgia.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Isreal

      E qual seria a sua duvida? 

  • Norma sueli silva de souza

    Operei a patela faz 3 meses,e foi passado um arame ou fio e uma proteção pra ajudar a colar,fiz fisioterapia e ja terminei.queria saber se posso usar sandalia,de salto medio,adoro andar de salto.mais tenho receio,ou devo esperar mais tempo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Norma

      A questão é se sua patela ja esta consolidada ( osso colado). Pelo tempo é provável que sim, no entanto apenas um exame de imagem pode garantir isso. Se ja tiver ocorrido a consolidação, pode colocar sua sandália sem problemas.  

  • como devo dormir se estou usando uma tala no joelho patela

    como devo dormir se estou usando tala fratura da patela

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  

      Você deve dormir em decubito dorsal horizontal com a perna elevada. 

  • Adriana

    Olá Dr.! Tirei hoje minha tala devido uma fratura na patela recorrente a um acidente de moto. Estou com bastante dificuldade em mexer o joelho, não consigo me sentir segura para dobrar e mesmo fazendo aos poucos, sinto dor. É normal? Fiquei 30 dias imobilizada. Médico não me recomendou fisioterapia, pediu apenas para retornar ao consultório após 2 semanas. Devo forçar os movimentos no joelho? Muito obrigada pela atenção!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adriana

      Toda fratura exige uma fase de reabilitação. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Maria Helena Silva Souza

    Dr tenho platina no joelho direito esses dias cai agora não tô conseguindo dobrar a perna pra traz só dobra um pouco se eu forçar dói d + o q PD ter acontecido ? Qdo cai o joelho ficou todo roxo agora foi o joelho o fêmur e parece q tem hora q o joelho esquenta

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria Helena

      Pode ter ocorrido alguma lesão no seu joelho, sugiro que você procure um ortopedista para investigar e iniciar o tratamento mais adequado. 

  • Gilsara Alves da Silva

    Bom dia meu filho fez uma cirurgia ele fraturou a patela gostaria de saber se é normal ficar com os pontos durante um mês

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gilmara

      Não é o habitual, a não ser que o local estivesse muito infeccionado e/ou inflamado. 

  • Rafael Favarelli santiago

    Olá Dr., bom dia! Fraturei minha patela em 28/08/2021, sofri um trauma jogando futebol. Foi utilizado o tratamento conservador, pois não teve desvio, e os dois fragmentos ficaram a menos de 2mm. Fiquei imobilizado por 42 dias, e quando da retirada, já iniciei o processo de fisio, foram 20 sessões, mas sempre fui muito ativo em atividades físicas, quando liberado, já comecei a pedalar, academia, etc. Em Janeiro de 2022, voltei a jogar futebol, com menos intensidade, em março, já voltei ao "normal". Porém, sempre que jogo, sinto muita dor após o jogo, ao menos uma semana para recuperar, isto pq jogo com joelheira patelar, tenho 40 anos, 75kg. Minha dúvida é: Essa dor no joelho, que é como se estivesse solto, ou que a patela esteja quebrada ainda, É normal, mesmo após 10 meses da lesão e colagem dos ossos?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Rafael

      É muito comum essas fraturas cursarem com lesão em outras estruturas como ligamentos por exemplo, sugiro que você procure investigar essa possibilidade, uma ressonância pode ajudar a iniciar essa investigação. 

  • LUDOVINA Pinto

    Boa tarde, faz hoje 4 semanas que fui operada a rótula do joelho desde então estou imobilizada aconselhada pelo operador, mas continua com muitas dores tipo agulhadas , isso é normal, ou estará a criar líquido que faço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Ludovina

      Converse com seu médico da possibilidade de iniciar a fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. 

  • Luiz Henrique Santos

    Olá Dr. Há 25 dias eu fraturei a patela, e já fiz a cirurgia, ficando 14 dias com pontos e a tala até próximo a virilha. No entanto, já tirei os pontos e tals e o médico me indicou o uso das muletas, assim tenho feito, não apoiando muito o pé. Até aí tudo certo! Porém, como algo normal que tenho lido, a perna ficou bastante dura e não consigo dobrar nada da perna. Minhas dúvidas são: *O ideal, é colocar bolsa térmica quente ou congelada ? * Meu médico ainda não me indicou à fisioterapia, porém só retorno para consulta daqui 21 dias, isso é correto ? * Já tenho sentido minha perna menos dura e mais flexível. Mas é normal após 1 semana sem tala, eu ainda não conseguir dobrar nada a perna ? * Percebo que a perna toda está com uma tonalidade mais escura, é normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luiz

      O tempo quem define é o médico durante o acompanhamento, essa perna escura é normal, devido as lesões vasculares que ocorrem no trauma, comumente usamos gelo e não calor nesses locais. 

  • evandro cesar gonzaga de lima marinho

    olá Dr , vou apresentar um tcc sobre materias - quais materias sao usados nesse tipo de cirurgia ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Evandro

      Na patela podemos utilizar placas , parafuso e/ ou fios. E o material é metálico, sendo ou de aço cirúrgico ou titânio . A escolha do material depende do tipo de fratura, pois existem inúmera formas de fratura desse osso. 

  • Vanuza de Sousa Camargo

    Boa noite! Faz 33 dias que fiz uma cirurgia de patela e sinto um incômodo do material utilizado. A cirurgia para retirada desses é simples?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Vanuza

      A cirurgia para retirada de material de sintese é mais simples que a de colocação , mas ele só deve ser retirado quando o osso estiver bem consolidado. 

  • Adriana Ribeiro Faria Valin

    Estou com 10 dias de cirurgia, quebrei a patela em 2 lugares, já não tenho mais inchaço nós pés e meu joelho está um pouco inchada. Ainda não tirei os pontos, mas está aparecendo uma pontinha não sei se é o osso estufado, e ela dói. Vc sabe oq pode ser?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Adriana

      Só com essas informações é impossível responder a essa sua questão. Se quiser uma opinião mais abalizada, que  mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma opinião. 

  • Ivonir Bulsing

    Fiz artroscopia no joelho em julho do ano passado vai fazer um ano mês que vem dia 15...Mas tenho dores ao sentar levantar deitar.... só não dói pra caminhar...caminho bastante...ainda inchado. Será que não deu certo minha cirurgia? Tenho 64 anos 72;kilos 1;66 de altura.por favor aguardo resposta.Obgda!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Ivonir

      Seria necessario saber o porque de você ter necessitado de artroscopia e o que foi realizado durante essa artroscopia, somente com essas informações não posso dar uma opinião bem abalizada. Sugiro que você procure um especialista em joelho e investigue a causa da persistência desses sintomas. 

  • Natália Nunes da Silva

    Olá me chamo Natália meu esposo deve uma fratura exposta no joelho aonde osso de traz empurro a patela e ocorreu a fratura , gostaria de saber qual a melhor posição para dormir

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Natalia

      A melhor posição é decúbito dorsal com um apoios sob o joelho, fazendo uma leve flexão, mas isso depende da técnica utilizada para a correção da fratura e das instruções dadas pelo médico assistente, pois alguma vezes é necessário que o joelho fique em extensão. Confirme com o médico dele qual posição o joelho deve ficar. 

  • Diogo

    Olá dr. Parti a patela direita na horizontal no dia 20 de Abril de 2022,tive 6 semanas com tala gessada, não fui operado, tirei a tala gessada na passada 3a feira dia 31/05/2022. O médico do hospital, liberou que eu fosse pondo o pé no chão, mesmo andando com as muletas, fazendo o chamado treino de marcha, mas sem aplicar força no pe direito. A questão é que tenho vindo a reparar que o joelho está inchado, a musculatura da perna está tensa, e dura, mesmo o músculo da tíbia, (parte inferior da perna) está dura, inclusive está o tornozelo inchado e hoje reparei que a aço do tornozelo está a ficar roxo (da a sensação que alguma veia rompeu). Sempre que ando a perna fica vermelha e incha, se fico deitado o inchaço e vermelhão vai abranda do. Isto é normal? Obrigado. Fico a aguardar resposta

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Diogo

      Numa trauma que causa fratura óssea, nem só o osso sofre, todas as estruturas adjacentes são lesionadas, tendões, vasos sanguíneos, nervos. Até que essas estruturas se recuperem você vai perceber esses sintomas que refere ao ficar de pé, não se preocupe a tendencia é de que com a reabilitação e o tempo tudo volte a funcionar a contento. 

  • Rosemary campos

    Olá Dr quebrei meu joelho tíbia patela isso foi em novembro do ano passado coloquei fixador retirei e faço fisio mas sinto dor ainda tá um pouco inchado fiz 20 fisio quanto tempo pode voltar a mobilidade total sem dor?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rosemary

      Quanto mais complexas as fraturas mais demorado é a recuperação, aqui também entra o fator humano, quanto mais dedicado for a pessoa na sua reabilitação melhores são os resultados. Em fraturas complexas é esperado que demore ate um ano para a recuperação.  

  • Julia Oliveira

    Boa noite, fiz uma cirurgia de patela faz 6 meses , foi colocado banda de tensão, os fios tenho 21 anos, e ainda tenho bastante dificuldade pra subir escadas, só consigo de lado e subo todos dias queria saber se isso vai passar e vou conseguir subir normal? Eu ainda manco um pouco tem chances de parar? Um dia será que consigo voltar correr? O material já anda encomodando, da fisgadas e coceiras será que vai ser preciso tirar? Muito obrigada!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Julia

      O material de síntese é utilizado para estabilizar e alinhar a fratura enquanto o osso se recupera, portanto, após cumprida a sua missão pode ser retirada sem nenhum prejuízo para o portador, as de patela são retiradas com frequência, em geral em torno de 01 ano após colocadas. Quanto as suas outras questões são dependentes da gravidade da sua lesão e da qualidade da reabilitação que você esta fazendo. 

  • Lourdes Maria Tresoldi Vargas

    Quebrei a panela em 4 partes e pós 3 anos de cirurgia da patela,retirei os materiais usados,como.fio parafusos...e4 dias Após a retirada começou ficar tudo roxo e esse sangue está se espalhando pra baixo, a noite queima muito.ja fazem 16 dias da cirurgia. O que será?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lourdes

      Isso que você descreve é chamado de hematoma. Costuma aumentar de tamanho e ir mudando de cor gradativamente até desaparecer, se persistir sem mudanças por mais de um mês , sugiro que você procure o medico assistente para investigar a causa. 

  • Aparecida de Fátima

    Boa tarde Dr. tudo bem? Eu caí de moto, quebrei a patela em 3 lugares, e amassou a carne do lado. O médico liberou pra fazer conservador em casa, hj tem 12 dias, daqui 4 dias vou voltar no médico, estou com o imobilizador (brace) está muito dolorido, não coloquei o pé no chão ainda. Com esse tempo até voltar no médico tem uma chance de ter melhorado e não fazer cirurgia? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Aparecida

      São muitos fatores para serem levados em conta , o tipo da fratura, se existe desvio das peças ósseas, entre outros. Sem examinar e ver os exames de imagem é impossível para mim lhe dar uma opinião bem abalizada. 

  • Stefany lupeh

    Olá, tive um acidente de moto e tive uma luxação paterlar, imobilizaram minha perna e hj tem 15 dias. Tenho dúvida se eu posso tirar o gesso? O médico não informou nada . E eu consigo andar e não sinto dores aqui na minha cidade não tem ortopedista e vai demorar a chegar.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Stefany

      O ideal é que você fosse avaliada por um especialista, para avaliar a condição do seu joelho. Usualmente, nas luxações sem fratura óssea, três semanas de repouso são suficientes para recuperação dos tecidos lesionados, mas isso se não houver nenhuma outra lesão associada e se faz necessário uma fase de fisioterapia para completar a recuperação e evitar dores persistentes no futuro. 

  • Rosi Omena Ferro

    Boa tarde Dr. Fiz cirurgia da patela em dez onde foram colocados 2 pinos e o fio de kirschner. Neste mês de maio comecei a sentir fisgadas perto da enenda do fio e tbm como se tivessem agulhas na pele...as vz sinto dor for te cono se tivesse pinçando a carne por dentro isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rosi

      Neste tipo de tratamento é recomendado que se retire o material de síntese depois que ocorre a consolidação óssea, pois esse tipo de material bastante incomodo nessa região. Procure seu medico ortopedista e veja com ele a possibilidade da retirada.  

  • Clodoaldo

    Sofri um acidente de moto e passei por quatro cirurgia e meu médico disse que a minha perna não dobra mais , é possível reverter isso

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Clodoaldo

      Depende do que aconteceu, só com essas informações não tenho como opinar. Se quiser uma opinião mais abalizada, que  mande seus exames de imagem pelo instagram (@arieldelima.diego), mas que fique claro que é apenas uma opinião.   

  • ERISON ANTONIO DOS SANTOS SILVA

    Olá, eu sempre tive problemas com força na minha perna direita, as vezes o osso sai do lugar.. porém nunca pensei que fosse algo mais grave. . Quando um dia resolvi pater um raioX e o médico disse simplesmente que eu não tenho patela no meu joelho, que provavelmente eu nasci assim e ele não sabia oque fazer. Pode me ajudar ? Tem algo que dá pra fazer. Dez de já agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Erison

      Algumas doenças congênitas não permitem correção. A patela é um osso sesamóide, funciona como um braço de alavanca para potencializar a força do músculo, se seu diagnóstico é, de fato, de ausência congênita da patela, o que pode ser feito é um trabalho de fortalecimento muscular do conjunto que sustenta o joelho. 

  • Deusinho Bezerra

    Bom dia, Doutor.Gostaria de saber,Com quanto tempo é que é retirado o fixador de uma cirurgia que foi preciso substituir o osso patelar por uma patela de platina???

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Deusinho

      Cada caso é um caso, existe varios fatores a serem levados em consideração para avaliar esse tempo. Se for para conversão, duas semanas são o suficiente. 

  • Ketiane de oliveira santos

    Fiz cirugia na patela do joelho após sofrer um acidente de moto..o médico pediu que eu ficasse com a tala de gesso por 45 dias ,sem colocar pé no chão.. Fiquei 49 dias após isso ele me liberou para fisioterapia com 5 dias eu estava andando com andador...hoje tem 2 meses e 19 dias já ando sem muletas mas manco um pouco,e consigo dobrar muito pouco o joelho.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ketiane

       Qual seria sua duvida? 

  • Angela Furlan

    Bom dia tive uma fraturei minha patela em 3 fraturas ,meu medica fez um cirurgia aonde colocou e pinos e amarrou com fios .to com 63 dias de cirurgia não estou andando ainda doi bastante não consigo drobro sa vai ate 90 graus e men estivar a perma e normal meu médico disse que vai retiar os pinos assim que calcificar ,meu medica desse que teve que por os pinos pois a fratura foi bem grande. Os pinos empede os movimentos do Joelho ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Angela

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Geralmente, os pinos não são impedimento para o movimento do joelho 

  • Eugenia

    Boa noite Dr. Fraturei a rótula em janeiro dia 22 01 22 não tive desvio e mobilizou por 45 dias ,seria pra voltar com 15 dias mas não consegui marcar a consulta(sus) não consegui marcar no dia que tive alta , voltei dia 01/03 foi retirado a tala e comecei a fisio , estou dobrando o joelho mas não consigo subir escadas e sinto dores ao ficar em muito tempo em pé minha dúvida é , sera normal sentir dor o osso já não era pra estar consolidado ? E eu já não deveria estar andando normal ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eugenia

      O osso leva cerca de dois meses para criar um calo ósseo, somente depois dessa “cola biológica” que é o calo pode se colocar carga no osso, do contrario tem risco de refratura. Mas existem casos em que a consolidação óssea é mais demorada, podendo chegar a seis meses. Fratura óssea e dor são companheiras inseparáveis, tempo e reabilitação ajudam a melhorar. Paciência é o ingrediente principal depois de uma fratura. 

  • Andressa ribeiro

    Obs ja e a segunda vez que minha partela sair do lugar

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Andressa

      Procure um especialista em joelho para investigar essa instabilidade.

  • Andressa ribeiro

    Boa tarde tem 17 dias que a rótula do meu joelho saiu do lugar fui ao pronto socorro colocaram somente no lugar não bateram raio x Pois estou com a perna imobilizada somente com tala o médico pediu pra mim tira com 7 dias pois fiquei com medo de tira com 7 dias estou com a tala a 17 dias ja sera que devo tira ja ou devo espera mais um pouco pois a tala esta froxa ja e sinto somente fisgadas e tremores no nervo sera ja devo tira ou não?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Andressa

      Sempre sou a favor que os pacientes sigam as orientações medicas, elas servem para nortear o tratamento e acompanhamento. Devido a esse tempo maior que voce passou com a tala, voce terá problemas de mobilidade. Como disse no inicio, siga as orientações medicas. 

  • Keyson Felipe

    Boa tarde , fiz cirurgia na patela porém já tem 9 dias e eu n consigo dobrar o joelho nem 15° , o motivo pode ser pq fico muito tempo deitado ? Oi quanto tempo posso ficar deitado pós cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Keyson

      As cirurgias são para devolver a mobilidade ao paciente, se fosse para ficar imóvel não havia necessidade de cirurgia 

  • Keyson Felipe Lacerda de Oliveira

    A fisioterapeuta quiz fazer a minha fisioterapia com menos de 24 horas de cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Keyson

      Excelente. Nem todo processo fisioterápico envolve força ou carga. Quanto mais precoce melhor para a recuperação. 

  • Ana cristina Guimarães

    Boa noite , fiz cirurgia pois fraturei a patela , foi colocado fio e gostaria de saber se é normal depous de 5 meses inchar e doer, não quis operar para tirar o fio , pois não queria abrir de novo com medo de infecção , será que se não retirar o fio e o motivo de sentir dor ou o tempo aí da não é suficiente para total melhora , fraturei faz 5 meses

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Cristina

      A patela é uma área muito exposta, é aconselhável a retirada do fio pois ele fica estimulando os tecidos adjacentes provocando esses sintomas que você relata. 

  • Walquiria Helena Ramos Silva

    Olá , eu fiz uma m cirurgia a 6mese na patela ,ainda sinto dor e incha muito, porém o que me incomoda e que na parte interna da perna (atrás do jelho) tem um roxo que não some e dependendo do esforço que faço ele só aumenta. Eu consigo dobrar meu joelho normal mais não consigo agachar e nem por todo meu peso nele. Ele e dolorido quando encosta e dormente na parte esquerda

    • Dr. Diego Ariel

       Ola Walquiria

      Qual seria sua duvida? 

  • Pedro Manuel Campos

    Boa noite dr. Fracturei a patela sendo me colocado 2 parafusos na horizontal. A operação foi a 27 de Fevereiro de 2012. Ultimamente tenho sentido dor, e parece que tenho mais dor na zona que partiu. Que devo fazer?? Também engordei um pouco, mas com a prática de exercício o joelho dói me.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Pedro

      O osso depois que se recupera é um osso novo, não fica com cicatrizes ou quaisquer outros problemas que acometem outros órgãos. Meu conselho é que voce procure um especialista em joelho para investigar a causa dessa sua sintomatologia e, então, tratar adequadamente. Dez anos depois e alguns quilos a mais podem ter forçado essa sua articulação alem do esperado.  

  • Fabricio laplechade

    Olá Dr.Diego, tudo bem? Eu fiz uma cirurgia na patela dia 14/12 , vai fazer 3 meses. Eu ainda não consigo fazer a elevação da perna e normal? Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabricio

      Com esse tempo ja era para voce estar se movimentando melhor. Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma Ola Fabricio Com esse tempo ja era para voce estar se movimentando melhor. Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma 

  • Mônica Proux

    Olá dr. Diego . Fraturei minha patela dia 14/ 11 / 2021 , neste mesmo dia foi colocado uma tala , pois o médico calculou os riscos / benefícios, seria melhor a tala e repouso absoluto, podendo somente ir ao banheiro. Fiquei com essa tala , trocando- a de mês em mês até dia 12/ 01 / 2022 ( SUS) , logo comecei a fisioterapia ( Particular) . Estou dobrando o joelho quase 90% com facilidade , mas o joelho fraqueja em alguns momentos, e está bem inchado na parte lateral, superior direita ( joelho direito) . Perguntas: - é normal eu sentir as vezes o joelho fraquejar??? - quando dobro o joelho ele range, isso é nomal???? - e esse inchaço, como faço pra diminuir??? Não consegui voltar ao médico (SUS) e ja terminei as secções de fisioterapia Agradeço desde já a resposta

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Monica

      Depois de um tempo longo de mobilidade ha muita perda muscular. Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar , mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela.  

  • Roziel dos santos lima

    Olá, foz uma cirurgia de patela onde foi colocado fios de aço ao redor de forma circular e tbm em formato de X , gostaria de saber se é necessario uma pitra cirurgia para retirada desees fios ou ha chances do meu corpo adaptar se a eles??? Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Roziel

      Geralmente esses fios são retirados, pois o joelho é um local com pouca cobertura de músculo e gordura, o que deixa tudo muito superficial, podendo por vezes, esses fios perfurarem a pele. Mas, é necessário que o osso esteja bem consolidado para se fazer essa retirada. 

  • Roziel dos santos lima

    Ola, sou pm e sofri um disparo de arma de fogo na patela do joelho, tem dez dias q fiz a cirurgia q usa fios de aço pois ela quebrou em varios pedaços. Queria saber qnd posso comecar a fisioterapia pois ainda n tirei os pontos, posso ir fazendo movimento na perna??? Desde ja agradeço. ahh, posso iniciar a fisioterapia antes de tirar os pontos ??? Desde na agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Roziel

      Os pontos não são impedimento para a fisioterapia, desde que esta seja liberada pelo seu médico assistente. Movimentar a perna é aconselhável, o corpo humano não foi feito para ficar parado. A dor deve ser sua conselheira nos movimentos, doeu pouco continue, dor em excesso significa que deve parar. Boa recuperação.  

  • Eugenia Pereira

    Dr.fraturei a patela dia 23/01 no início comdores tomando remédio e imobilizado pois fraturei sem desvio nao consegui voltar a medica (sus) então forsei e esta doendo muito pois a tala que foi colocada estava folgada e me machucando , fui em uma upa pra conseguir trocar pelo menos a tala consegui mas , estou preocupada pois ainda está doendo , será que posso ter desviado a patela pq doi não intensa mas sinto dores

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eugenia

      De acordo com seu relato não é improvável que sua fratura tenha desviado. Aconselho que voce procure seu médico para ele avaliar ( com exame de imagem) se houve algum desvio nessa sua fratura e indicar a conduta mais adequada. 

  • Adilson Saffiotti

    Dr Fiz uma cirurgia da patela dia 05 01 21 e parece que os fios se soltaram um pouco. O médico mandou eu andar com o peso do corpo sobre a perna e não dói Será que a cirurgia vai fazer soltar a patela?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adilson

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Você  ainda esta na janela do tempo de consolidação , eu aconselho que voce converse com seu médico assistente para acompanhar mais de perto essa possível folga nos fios colocados em sua patela e as repercussões que podem gerar. 

  • Gislane Ferreira

    Olá Dr Diego, Quebrei a patela ( fratura transversa) fiquei hospitalizado 2 dias e puseram uma tala atrás do joelho, imobilizando ele, fiquei com ele sempre reto, mas eu podia andar de muleta sem forçar a perna com o joelho lesionado. Uma semana após o acidente fiz a cirurgia, segundo o médico pos fios de aços. Fiquei proibida de pisar com a perna com o joelho operado. Fui p casa e pensei que num podia flexionar ou dobrar como orientado anterior a cirurgia. Eu voltei hoje 10 dias após a cirurgia. O médico disse que eu deveria ter movimentado o joelho nesse período mas num me foi orientado isso. Tenho dor qd tento dobrar e num consigo dobrar muito. Ele falou q posso andar devagar e forçar a perna com o joelho lesionado. Será q vou conseguir dobrar o joelho, posso ir tentando mesmo doendo muito?Ainda num tirei os pontos. Só vou retornar daqui 1 mês e 8 dias ao medico. Não passou fiosioterapia.Edtou com medo de não conseguir dobrar o joelho como antes do acidente. Aguardo ansiosa uma orientação. Grata

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gislane

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal, mas pode chegar a 99,9%. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro.  

  • Adriana ruiz

    Olá Dr, sofri uma fratura de patela do 21/12/21,onde foi colocado uma tal de gesso, voltei ao médico um mês depois , pelo qual me passou par usar um imobilizadores. Estou usando é só volto daqui um mes,pergunta estou pisando normal no chão e sem dor e sem auxílio de molétas será que tem algum problema, o médico não me disse nada sobre isso

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Adriana  

      Depende do do tipo de fratura que você sofreu. Costumo deixar a imobilização por cerca de seis semanas e só depois libero, mas se você esta sem dor é um bom sinal. Boa sorte  

  • Wendel junio Alves Brandão

    Estou rei a patela tô com 2 parafusos e um fio por detro e tou ruim de saude

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wendell

      Qual seria sua duvida? 

  • Taisa Bonfim

    Olá, Dr. Fraturei a patela, o médico disse que não precisava de cirurgia, somente imobilização, já estou a 6 semanas com imobilizador, volto ao médico dia 06/01/2022, e estou sem pisar todo esse tempo, já não deveria está tentando pisar e ganhar força na perna?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Taisa

      Cada tipo de fratura da patela exige uma biomecânica e um tratamento diferente. Aconselho que você acredite no seu medico e siga as orientações do mesmo. Acredito que a maioria dos profissionais estão dispostos a tratar os pacientes para leva-los a cura. 

  • Tatiane Tavares

    Boa noite Quebrei a patela em 3 lugares, o médico só disse que não era pra colocar o pé no chão, depois de 60 dias retornar com ele . Não teria que começar a fisio antes doutor ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tatiane  

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Até então deve-se evitar carga no osso para não prejudicar a consolidação. Fisioterapia também só é aconselhável após a consolidação   

  • João navarro

    Boa tarde doutor, sofri uma queda e trinquei a patela, o médico colocou uma tala por 15 dias e depois colocou gesso, tenho duas dúvidas, poderia trocar o gesso por uma brace ? E qual o tempo médio de recuperação desse tipo de trauma.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola João  

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Esse é o tempo necessário para manter o osso imobilizado. Um brac e rígido pode ser utilizado no lugar do gesso.  

  • Gabriel

    Olá dotor! Fraturei minha patela na horizontal após um acidente de scooter. Fiz cirurgia no dia seguinte com fios ao redor da patela de forma circular e também passando por dentro da tíbia. Comecei a fisio na mesma semana com coisas leves e progredindo até a segunda cirurgia para retirada dos fios 3 meses após o acidente. Hoje, 5 meses depois, estou andando quase normal e consigo dobrar minha perna em 110 graus. Meu quadríceps segue atrofiado porém sigo forte na fisioterapia. Meu medo é uma possível má recuperação óssea devido ao "pouco" tempo com os fios, acabo ficando com medo de forçar demais nos alongamentos para aumentar a amplitude (costumava fazer ginástica e amo treinar flexibilidade então gostaria de voltar a flexibilidade anterior). O senhor acha que há chance da fratura ceder por alta carga ou alongamento? Tenho 28 anos. Muito obrigado e desculpe pela longa mensagem!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gabriel

      Existem varias técnicas para tratamento das fraturas de patela. Se a utilizada tiver sido “banda de tensão”, o movimento é primordial para a recuperação óssea. Pergunte a seu medico sobre a técnica. Mas, com cinco meses acredito que ja esta muito bem consolidado esse osso e a carga vai estimular a melhora do mesmo. 

  • Rodrigo

    Olá, Dr! perdi a patela do joelho esquerdo na minha juventude e fiquei com a perna sem novimentos. Existe algum procedimento hoje em dia para voltar a dobra a perna?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Rodrigo

      Existem alguns tratamentos disponíveis para esse intento. Sugiro que voce procure um especialista em joelho para avaliar qual seria o mais adequado a sua situação. 

  • Tabata

    Bom dia.quebrei a patela fiz uma cirurgia .faz 9meses não ganho força.manco um pouco.o médico já me deu alta.pediu pr eu fazer academia já estou fazendo faz 4meses e nada de força .gostaria de uma ajuda.obgd.Deus abençoe

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tabata

      Se houve consolidação óssea, a reabilitação é seu caminho. Não existe mágica. Conhece a frase, NO pain NO gain ? Passa por isso. 

  • BRUNA

    Boa noite Dr Sofri uma queda , e sofri uma ruptura total do tendão quadriciples , porém na HR da cirurgia o médico falou q estrago estava bem maior , q havia várias lesões , e os músculos bem fraco , ( acredito q pelo fato de ter lupus e tomar a muito tempo corticoide) , q foi preciso suturar com fios várias vezes para segurar . Fiquei imobilizada 45 dias, e faz uma semana q comecei fisioterapia , mas estou dobrando muito pouco o joelho , e qdo tento forçar a dobrar parece q está rasgando a pele , além da dor no joelho como se tivesse uma trava no osso q não deixasse dobrar . Gostaria de saber se é normal ainda não conseguir dobrar nem o ângulo de 90, e qual o tempo q pode se dizer " esperado" na recuperação dos movimentos .

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Bruna

      Com bastante dedicação ao processo de reabilitação é esperado que você se recupere num período de 04 a 6 meses, podendo ser mais longo devido a sua condição de Lupica.. 

  • Mônica Proux Bopp de Souza

    Bom dia. Meu nome é Mônica , Fraturei a patela em 2 lugares por trauma direto , sem desvio. Coloquei tala 15 dias , depois voltei ao ortopedista , como recomendado, para a colocação de gesso. Foi constatado que a tala foi colocada errada e por isso , para desinchar mais 15 dias de tala depois mais 45 dias de gesso. As perguntas são : - estou em repouso e quando vou ao banheiro desço a perna e minutos depois meu pé fica extremamente escuro. Quando volto a colocar a perna pra cima estabelece a cor. Algum problema nisso????? - desde que quebrei a patela eu sinto contraturas sem dor e involuntarias no musculo interno da coxa e as vezes , no musculo superior da coxa. O que será isso????? Obrigada pela atenção desde ja

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Monica

      Fraturas costumam fazer lesões em outros tecidos, inclusive vasculares, com o tempo e a recuperação desses tecidos a tendencia é que haja regressão desses sintomas. 

  • Sara Camargo

    Boa noite Dr quebrei a patela faz 22 duas e o médico marcou cirurgia pra hoje, mas eu estou conseguindo andar sem colocar todo o peso e quase não sinto dor. O senhor acha que realmente necessita de cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sara

      Se seu medico indicou, confie nele 

  • Luiz felipe

    Boa tarde Dr. Passei por uma cirurgia de patelectomia parcial, onde foi retirado 2 terços da patela inferior, e uma reconstrução do ligamento patelar, a uns 70 dias ,já estou andando, mas com dificuldades para passar obstáculos que exigem a dobra do joelho, não me referindo as capacidades laborativas, mas minha pergunta é, poderei ter problemas no cotidiano e atividades fisicas? Restrições ao ajoelhar ou corrida? As vezes sinto um estalo ao estender o joelho, a impressão que fica é que o pedaço da patela cai sobre a junção da articulação, e nesses momentos sinto um falceio no equilibro.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luiz Felipe

      A patela participa do aumento da força do quadríceps , com a falta dela você precisa fortalecer mais que o normal o seu quadríceps para compensar a falta dessa “ajuda" que vem do osso perdido. 

  • Simone Pulquerio Alves Caldas

    Bom diaDr.Diego eu sofri um acidente tive fatura exposta é perca total da patela ela torturou os médicos usou ligamento de fio, hoje faz 8 dia do acidente será que eu vou consegui flexionar o joelho novamnovamente e volta a trabalhar? pois sou doméstica e acompanhante de idosos

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Simone

       Se houver consolidação e uma boa reabilitação, não há nada que impeça voce de desenvolver suas atividades habituais. 

  • Camila soares siedler

    Bom dia dr. Diego Gostaria de tirar uma dúvida, passei por uma cirurgia de ligamentos patela femur. Após a cirurgia usei tala por três semanas, voltei a consulta e o médico mandou usar brace de joelho e tirar apenas para banhar e fisio. Ele pediu 10 sessões de fortalecimento de quadriceps flexão ativa até 90°. Consegui fisio para o dia 03/12 a cirurgia foi dia 30/10, com esse tempo todo parado meu joelgo pode travar? Com o brace fica uma folguinha atrás do joelho, mas imobiliza , não dobro e a perna fica bem reta. Isso teria algum problema?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Camila

      Quanto mais demorar para reabilitar mais chance para desenvolver sequelas. A fisioterapia é fundamental para “destravar' as estruturas e evitar que fiquem imobilizadas.    

  • Cleverson Daniel Dos SANTOS

    Quebrei a patela e vou fazer cirurgia daqui 4 dias estou com uma tala de gesso que está dando alergiagostaria de saber se posso troca la por um imobilizador de joelho

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Cleverson

      Se voce conseguir um semelhante a tala nao ha impedimento. Não pode ser um de neoprene, pode ser um brace rígido. 

  • wanessa V.

    B Ola Dr. Passei por cirurgia osteossintese patelar após uma fratura exposta na patela direita. Isso foi em 2018, hoje já estou plenamente recuperada, boa amplitude mas tive um pequeno desgaste (genético) em ambas articulações dos joelhos. A recomendação do ortopedista foi que por decorrer do desgaste articulação nao faça exercicios com mais de 90 graus. Minha duvida é, posso substituir a musculação por treino de bicicleta na rua? Nao tenho mais paciencia pra academia...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wanessa

      Você não pode substituir um treino de força por um treino aeróbico. Pode substituir por hidroginástica, treino funcional, pilates. 

  • Julia

    Também esqueci de perguntar. 2 vzs aconteceu de eu me sentar e desiquilibrar, ai deu tipo um solavanco na perna, e doeu um pouco , mas depois passou. Isso pode interferir no minha recuperação? Tenho 16 anos. Obrigada doutor

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Julia

      É possível sim que voce se machuque durante o sono. Se você é dessas pessoas que se movimentam demais, o ideal é que durma com uma imobilização, ou com um apoio nas costas ( ficando meio sentada).  Acredito que depois voce deve pesquisar se tambem nao ficou com algum problema ligamentar, mas primeiro tem que melhorar a parrte ossea.

  • Julia

    Oi. Gostaria de saber se posso me machucar dormindo após cirurgia no joelho?. Estou com tala, porem mexo muito o pé a noite e coloco a outra perna por cima apoiada no joelho. uma das vezes virei de lado. Fiz cirurgia de ligamento e de cartilagem e fratura, ( luxação parelar) estou com tala na perna inteira.por 2 semanas e fiz a cirurgia dia 27/10. Obrigada doutor.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Julia

      É possível sim que voce se machuque durante o sono. Se você é dessas pessoas que se movimentam demais, o ideal é que durma com uma imobilização, ou com um apoio nas costas ( ficando meio sentada).  

  • Aline

    Olá, fiz uma cirurgia de ligamento patelofemoral e estimulação de cartilagem dia 29/10, estou com tala gessada, irei usar por 20 dias, posso usar muletas com a tala?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Aline

      Você só não pode colocar carga no membro afetado, de resto pode usar a muleta sim. 

  • Jackson Victor

    Olá doutor meu nome e Jackson e tem exatamente 5 dias q me acidentei de motoe por alguns certos motivos não deu pra min ir tirar o raio x . O lugar onde mais machuquei foi no joelho, e tipo levei 8 pontos eu tô sentindo uma dor mediana e alta as vezes. Por que mantenho o pé pra cima, Está inchado no local e está meio quente... Só q ao contrário do q eu tenho visto nae pesquisas q eu tenha feito, ao invés de não conseguir esticar não consigo dobrar.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jackson

      Todo trauma é passivel de fratura. Sugiro que você faça um exame de imagem para obter um diagnostico mais preciso e, proceder ao tratamento mais adequado ao caso. 

  • Vanessa

    Ola doutor, me chamo Vanessa a 1 mês tirei minha patela do lugar fui pro hospital e lá me bateram RX e me mandaram pra casa espera 3 meses , faz 1 mês e meio que tô manca não consigo força a perna nem esticala, ela endureceu está inchada em volta do joelho, e já saiu 2 vezes depois da queda oque eu fasso

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vanessa

      Sugiro que voce faça exames de imagem ( ressonância magnética) para esclarecer o grau da sua lesão, enquanto espera: analgésicos e fisioterapia. 

  • Letícia Maria da Silva

    Bom dia Dr Ariel, levei um tombo na rua,e.me feri, levei 12 pontos abaixo da patela, estou com curativo andando normal em casa, só com dificuldade de subir escada,tem 4 dias que isso aconteceu,mas estou precisando sair na rua para resolver o dia a dia, estou com medo de arrebentar pontos, tenho 60anos. Gostaria de saber se posso fazer caminhada no procurando lugares retos,sem me prejudicar.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Leticia

      Tomando cuidado não vejo proibição para que você vá resolver suas coisas, mas há sempre um risco de voltar a se machucar, a opção é sua.  

  • Henriqur

    Então doutor estou com muita dor nos parafusos sabe onde eles marcam na pele mais e muita dor mesmo principalmente na hora de dobrar

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Henrique

      Se a dor é muito forte eu aconselho que voce procure seu medico assistente para que ele possa lhe avaliar e diagnosticar o que esta acontecendo. 

  • Thais Moreira

    Olá Doutor! Quebrei a patela e fiquei sem colocar o pé no chão por 45 dias, usei tala nos primeiros 15 dias e somente após os 45 dias o médico liberou a fisioterapia. Já estou com 4 meses de cirurgia com 90 graus de amplitude articular. Gostaria de saber se após tanto tempo de cirurgia eu conseguirei ganhar mais amplitude ou tem tempo certo pra ganho de amplitude?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thais

      Quanto mais precoce o inicio da reabilitação melhor o resultado, mas não existe uma regra para isso não. Sua dedicação aos exercícios e à fisioterapia podem fazer a diferença na sua recuperação. 

  • Telma do Socorro

    Olá dr,Quebrei a patela pela segunda vez,da primeira me recuperei bem,com dez meses da primeira cirurgia fiz outra pra retirada dos pinos,hoje estou com 3 meses da terceira, só q o fio k q usaram está muito saliente e dolorido, posso retirar com quanto tempo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Telma

      Depois da consolidação óssea. Geralmente, em torno de 12 meses. 

  • Sueli Manchon

    A um ano e meio quebrei a patela na horizontal, hoje dobro total meu joelho, mas devido a pandemia deixei de fortalecer na academia e ao subir escadas esta estalando demais o que deve ser estou preocupada, não sinto dores..

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sueli

      Uma provável condropatia. Se estiver muito incomodada procure um ortopedista para investigar e ver qual a melhor estratégia terapêutica para o seu caso. 

  • Vânia Aparecida de Melo

    Dr hoje está fazendo 15 dias que fui submetida a uma cirurgia de patela, quebrou em 3 partes. Tiveram que colocar fios para garantir . Com quantos dias posso começar caminhar de bengala?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vania  

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável  de pessoa para pessoa. Enquanto não houver calo ósseo o osso não deve receber carga, sómente após esse período você poderá iniciar carga no osso. Sem colocar o pé no chão você pode se locomover de muletas. 

  • Lucas Correia Santos

    Olá doutor boa noite desculpa o horário, tenho 25 dias de cirurgia da patela, estou com a perna imobilizada, queria tirar uma dúvida, tenho q ficar com a perna sempre pra cima ou posso virar ela? Quando viro não sinto dor. Outra pergunta meu ortopedista falou pra ficar 45 dias imobilizada que após esses 45 dias irá tirar a tala, após a retirada da tala já começo fazer fisioterapia ou só daqui um tempo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lucas

      Todas as informações do seu ortopedista estão corretas. Você pode se movimentar , o que vai limitar os movimentos é a dor, ela é seu sinal de alerta. 

  • Sandra Cristina Correia da Silva Becker

    Bom dia! Fiz a cirurgia de patela a 1 ano e 4 meses, os fios encomodam, Como é a cirurgia para retirar os fios? Posso voltar a andar em poucos dias?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sandra

      Usualmente a cirurgia para retirada de material de síntese é bem mais tranquila do que para sua colocação e a recuperação bem mais rápida também. 

  • Goretti Tobias

    Perdão Dr. meu nome saiu errado é: Maria Goretti Tobias e tenho 60 anos. Muito obrigada!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Goretti

      Entendi. Você deve ficar fazendo flexo extensão . Ajuda na melhora da circulação e diminui o edema que, normalmente, se forma por causa da imobilidade. 

  • Goeetti Tibiad

    Sofri uma fratura de patela fratura fechada já estou imobilizada, da cocha ao tornozelo. Quais os movimentos que posso fazer com o pé, para que assim que tenha tirado a imobilização caminhe com mais facilidade??? Muito obrigada, seria de muita ajuda!!!! GRATIDÃO!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Goretti

      Você deve ficar fazendo flexo extensão . Ajuda na melhora da circulação e diminui o edema que, normalmente, se forma por causa da imobilidade. 

  • Vera Lucia De Oliveira cinco

    Dr eu quebrei a patela tenho medo de fazer cirurgia tenho 68anos já sou diabético tem algum risco de fazer cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Oi vera, toda cirurgia tem risco.. Mas se seu médico indicou, é porque o benefício supera os riscos... :)

  • Roberta

    DR BOA NOITE! MINHA AMIGA FEZ UMA CIRURGIA DE RETIRADA DE UM NÓDULO NO SEIO, JÁ FAZ UM ANO AGORA ELA QUEBRO O PÉ, ELA PODE USAR MULETAS?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Roberta

      Não há nenhuma contraindicação para que sua amiga use muletas. 

  • Carmen verônica Miranda dos santos

    Boa tarde Dr. Fraturei a patela em 3 lugares . Passei por cirurgia e estava fazendo fisioterapia. Mas tive alta. O fisioterapeuta disse que estou com sequelas . O que posso fazer agora?

    • Dr. Diego Ariel

      ja respondido

  • Carmen verônica Miranda dos santos

    Boa tarde Dr. Fraturei a patela em 3 lugares . Passei por cirurgia e estava fazendo fisioterapia. Mas tive alta. O fisioterapeuta disse que estou com sequelas . O que posso fazer agora?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Carmem

      Procure um especialista em joelho para que ele possa lhe avaliar e definir se é mesmo uma sequela e orienta-la sobre o que fazer. 

  • Eliana Albino Machado

    Dr eu queria saber se a pele pode aderir colando e atrapalhando algum tratamento...e nesse caso o que deve fazer

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Eliana

      Dependendo da superficialidade do material de síntese usado, ele pode aderir a ele, mas isso não atrapalha a evolução do tratamento, há que se ter cuidado para não perfurar a pele e formar úlceras que podem infectar, de resto é cuidado e paciência e fisioterapia 

  • Paulo de Souza Lemes

    Olá Dr. Eu tive uma fratura de patela há 12 anos. Foi feita cirurgia de cerclagem e os fios foram retirados. Eu não tenho dores, mas sinto incomodo na região do joelho. Ultimos exames mostram uma artrose mas não grave. Essa condição costuma evoluir para algo grave? Tem novidade de tratamento para frear a progressão da artrose?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Paulo

      Dependendo da lesão existem algumas estratégias medicamentosas e fisioterapias que podem ajudar a melhorar ou estabilizar a condição. Procure um serviço especializado para ver as possibilidades. 

  • Mônica Pereira dos Santos Souza

    Boa tarde doutor sofri um acidente doméstica e quebrei a patela dividindo em dois pedaços, isso aconteceu em 26/12/19 já fiz várias sessões de fisioterapia melhorei na flexão do joelho, mas não recuperei a força pois só consigo subir escada com a perna boa e pra levantar do chão é muito esforço que tenho que fazer sem contar que dói muito ainda. Detalhe ainda estou com os grampos no joelho, acredito que seja eles que causam tanto dor em qualquer esforço que faço. O meu joelho sempre falta acredito que seja por causa da força que não tenho mais, também não consigo correr mais.Gostaria de saber se isso é normal e se ainda tenho chance de voltar a correr e andar normal, pois ando mancando devido a estabilidade que não tenho mais.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Monica

      Depois de quase dois anos já é considerado crônico esses seus sintomas. A recuperação pós fratura óssea é muito dependente da gravidade da lesão e da qualidade da reabilitação realizada. No seu caso você deve procurar um especialista em joelho para ele dar um diagnostico mais adequado e proceder a um tratamento mais individualizado para o seu caso. 

  • Silvia Aparecida Mota

    Desculpa pelo horário.Mais pode responder quando for conveniente.Fraturei a patela a um ano 1 ano e 3 meses,pra falar a verdade consigo fazer todos os movimentos,só tenho dificuldade para levantar quando sento no chão,de resto tiro de letra, caminho,tiro, exército.acho que estou pronta pra dirigir,já não tenho medo mais estou esperando a segunda dose da vacina acha que estou correta? obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Silvia

      Pela sua descrição você esta pronta até para uma corrida de rua. Segue o baile e boa sorte 

  • Jéssica Camilo cunha

    Boa noite ...a 1 ano eu sofri um acidente que rompeu o tendão patelar.. Mas até hj não subo escada direito e ainda dói muito o joelho não tenho o ângulo completo e o fio material de síntese está me machucando não consigo fazer certos movimentos e nem exercícios oq eu tenho q fazer pra parar de doer e eu voltar a vida normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica

      Meu conselho é que você veja a possibilidade de retirada desse material de síntese e posterior trabalho de reabilitação para melhoria da sua flexo-extensão ( mobilidade) e força muscular. 

  • Gio

    Olá, doutor. Fiz uma cirurgia com 11 anos e não tenho certeza do que aconteceu, não tenho mais os exames e gostaria de procurar um médico para fazer a análise, mas antes gostaria de ter uma noção maior da minha fratura. Na época, sofri um trauma no joelho direito e na hora eu percebi que meu joelho havia se deslocado. Fui ao médico e fiz uma cirurgia em que ele colocou dois ferrinhos no meu joelho, ambos formavam um X por dentro do joelho, e as pontas ficavam expostas. Fiquei com esses aparelhos por 2 meses e depois o médico removeu. Hoje não tenho nenhuma espécie de pino ou aparelho em meu joelho. Lembro deles conversarem sobre deslocamento ou fratura da minha patela, será que foi uma luxação patelofemoral? Existe algum tipo de restrição para mim, como evitar exercícios que forcem o joelho ou corridas muito longas? Hoje em dia tenho 20 anos de idade.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Gio

      O princípio do tratamento de fraturas é imobilização e alinhamento, por vezes se faz necessário usar fios, placas e/ou parafusos para esse fim, depois eles são retirados. Uma vez o osso recuperado, volta a ser normal como antes da fratura, se tudo tiver corrido normalmente, ai é vida que segue. Se nesses 09 anos você não apresentou nenhum problema não há nada que impeça você de fazer quaisquer atividades. 

  • Jéssica Camilo cunha

    Boa noite ...a 1 ano eu sofri um acidente que rompeu o tendão patelar.. Mas até hj não subo escada direito e ainda dói muito o joelho não tenho o ângulo completo e o fio material de síntese está me machucando não consigo fazer certos movimentos e nem exercícios oq eu tenho q fazer pra parar de doer e eu voltar a vida normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica

      Meu conselho é que você veja a possibilidade de retirada desse material de síntese e posterior trabalho de reabilitação para melhoria da sua flexo-extensão ( mobilidade) e força muscular. 

  • FELIPE ALVES FILARDE DE FREITAS

    É doutor, tive que fazer a 4 cirurgia de patela, tenso. Com a última fratura a patela ficou muito deformada mesmo depois de fazer a cerclagem na 3 cirurgia. Dessa vez retirei o fio de cerclagem e fizeram uma facetectomia lateral da patela pq tinha um pedaço ferindo os meus condilos femorais e em pseudoartrose. Me sinto melhor duas semana após a cirugia com 60 graus de amplitude por enquanto, na mesa eles conseguiram 110 graus, porém me explicaram que minha perna não vai dobrar toda por causa da quantidade de cirurgias e da fibrose q se formou. Por consequência a minha patela ficou muito baixa, meu tendão patelar ficou muito curso. Eu perguntei se seria possível uma cirurgia pra corrigir isso, mas eles falaram q tendão patelar é um negócio q é difícil de cicatrizar e etc. Se eu no futuro fizesse uma palectomia parcial pra retirar o polo inferior da patela e tentar corrigir a altura da patela mexendo no tendão patelar seria possível ? Ainda sinto degraus por baixo da patela q prejudicam a extensão da minha perna, meio q tudo fica estalando por baixo, acho q isso pode ser consequência da patela baixa e do encurtamento do tendão. Ainda continuo achando q só vou ficar feliz com a retirada da patela.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Felipe

      A patela é um osso importante para a força de movimento e a sua retirada pode interferir negativamente na capacidade da caminhada, sem dizer que pode levar ao desenvolvimento de uma patologia chamada de artrose por traumática. Quanto a correção da localização de sua patela e tendão, aconselho que você procure um especialista em joelho para avaliar o risco beneficio de mais uma cirurgia nessa área.  

  • Wilkens mota

    Oi ..bom minha pergunta é ..com quanto tempo leva para retirar os k-fios da rótula do joelho?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wilkens  

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável   de pessoa para pessoa, Após essa “cola" os fios podem ser retirados, ja que a função deles é manter o osso imóvel ate sua recuperação . 

  • Marhio

    Boa tarde dr ..fiz uma cirurgia da patela vertical faz 20 dia com 15 dias medico pediu que retornase ao medico tirou rx e imobilizou por mais quinze dias porem a tala na perna doi muito entao torei ...mas fico de repouzo na cama quaze dia todo ..porem hj tive olhando parece que tem um pouquinho de liguido a part da frente do goelho isso normal ?? Gostaria de saber se posso começar a moviventar o joelho ??

    • Dr. Diego Ariel

      ja respondido

  • Marhio

    Boa tarde dr ..fiz uma cirurgia da patela vertical faz 20 dia com 15 dias medico pediu que retornase ao medico tirou rx e imobilizou por mais quinze dias porem a tala na perna doi muito entao torei ...mas fico de repouzo na cama quaze dia todo ..porem hj tive olhando parece que tem um pouquinho de liguido a part da frente do goelho isso normal ?? Gostaria de saber se posso começar a moviventar o joelho ??

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Marhio

      Uma das necessidades para o osso se recuperar é a imobilização, o repouso, ao retirar a imobilização gessada você comprometeu a sua recuperação, esse derrame articular deve ser pela falta de repouso. Procure um ortopedista e siga as orientações para sua devida recuperação.  

  • Eduardo Henrique Ganda da Silva

    E me acidentei no ano de 13/05/20 e quebrei a patela em cinco pedaços meu joelho se recuperou bem rápido só perdi a movimentação até a terapia dois meses já está cicatrizado mais dói demais queria umas dicas

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Eduardo  

      Faça fortalecimento muscular e investigue se não esta desenvolvendo uma artrose pós traumática. 

  • Katia

    Fiz cirurgia de fratura de patela há 07 meses e tenho dificuldades de subir e descer ruas inclinadas...dobro o joelho normalmente e estico tbm

  • Lívia

    Oi sou Lívia achei interessante esse texto,mas tenho umas dúvidas, fiz uma cirurgia no joelho a 13 anos na patela tem dois pinos, fiz muita fisioterapia, mas mesmo assim meu joelho até hoje não dobra completo e quando faço exercícios físicos ele incha e fica ainda mas ruim pra dobrar e dói muito. Queria uma explicação a respeito disso

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Livia

      Existe uma complicação nas fraturas que não são tratadas ou não consolidam corretamente, chamada de pseudoartrose e que se torna uma condição crônica. Ocorre uma lesão na cartilagem que simula o envelhecimento por isso o nome de artrose. Não existem tratamentos para tal condição só paliativos. Procure um ortopedista e veja as melhores opções. 

  • Breno Henrique da Cunha

    Aqui operei da patela em 2005 hoje começou a doer e saí puxa o que devo fazer? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Breno

      Creio não ter entendido sua duvida, gostaria de reformular? 

  • Kassandra Lima

    Olá dr. Eu já obtive lá meus resultados dos exames. O TAC diz "fratura osteocondral da vertente antero-lateral do consolo femoral externo com ligeira migração craneal com componente fraturado tem 10mm. Resonancia:fratura da crista da rótula a nível médio inferior com componente fraturado cerca de 1.2cm. Já passou 1mes e 1 semana desde da lesão...acha que será motivo de cirurgia ou não ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Kassandra

       Depende da evolução que você esta tendo. Só com esses resultados de imagem, não da para decidir se há necessidade de cirurgia ou não. Converse com seu medico e confie nas condutas que ele orientar. 

  • Nelson

    Olá Dr, sofri um acidente e fraturei o fêmur e a patela do joelho direito, foi colocado dois suportes e amarrado com linha, está indo para 3 meses. Estou sentindo um pouco de dor, um dos suportes está forçando a pele pra fora, como se tivesse saindo, também não consigo dobrar bem o joelho, imagino que isso esteja travando um pouco! Isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Nelson

      Pelo que você descreve foi feito uma cerclagem em sua patela. O material de síntese( no seu caso essas “linhas”) são colocados para estabilizar a fratura e mante-la imóvel para que o calo ósseo se forme, o processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Portanto, uma vez formado o calo ósseo, esse material de síntese pode ser retirado para que você possa investir na reabilitação. 

  • Juliana Pereira de Toledo

    Boa noite ah 40 dias eu cai e dobrei o joelho depois de fazer uma ressonância foi contato uma pequena fratura, mais não tem mais o q fazer pq já se passou 45 dias dr vc acha que o osso cola sozinho? não tenho dor apenas a noite fica quente desde já agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Juliana

      O osso para se recuperar só precisa de imobilidade e alinhamento. Se isso se mantém, ele se recupera normalmente.  

  • Kassandra Lima

    Boa tarde dr. Ora bem eu a 4 semanas tive um acidente de trabalho,a fazer uma rotação o meu joelho estalou e cai logo ao chão e de seguida tive imensa dor,foram chamados os bombeiros e fui ao hospital no qual fizeram RX e sai com ligaduras na perna toda,com o diagnóstico de uma possível subluxação e foi me retirado líquido que aliás era só sangue q acabava por sair,e fui encaminhada para o médico do seguro. Assim foi,passado três dias foi me pedido para ser retirada a ligadura,nisto continuava com imensas dores e o joelho bastante inchado. Passado uma semana e meia diz ressonância,o qual veio com o resultado de edema osseo e fratura da patela,soube esse resultado passado já 3 semanas do acidente. Uma das minhas perguntas é não terei ficado prejudicada por ter sido só dado esse diagnóstico passado 3 semanas e a perna não ter sido imobilizada tendo eu uma fratura? O médico depois de ter feito RX disse me que tinha um fragmento a solta no joelho,e questionei o que se podia fazer em relação a isso ao qual me foi respondido que enquanto não incomodasse ficava quando incomodar que aí tirávamos, é assim q funciona ? Visto ser a 2x que tenho este episódio no mesmo joelho,e ter visto os exames feitos falou me que isto me acontecia porque eu tinha instábelidade no joelho,q a minha rótula estáva desviada então era por esse motivo que tinha já tido estes 2 episódios,o qual ele me disse que não era uma operação que aconselhasse devido a não ter grandes efeitos de sucesso,será mesmo assim? Fiz rx axial aos dois joelhos para termo de comparação,e vê se realmente uma diferente entre os dois,num deles tenho a rótula desviada. Vai fazer quase 1 mês que estou de baixa,não sabendo grande coisa do meu diagnóstico,sem qualquer tipo de tratamento,só andar de moletas e medicação,nada de fisioterapia.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Kassandra

      Se houve demora no diagnóstico e porque deve ter sido uma fratura pequena, o que não deve lhe prejudicar. Quanto ao fragmento, depende do tamanho e de onde ele esta localizado. Habitualmente, eu retiro esses fragmentos que são lesões osteocondral e que ficam “soltos"dentro da articulação, devido ao risco de lesar a cartilagem. Instabilidades articulares são passíveis de correção, especialmente quando ocorrem mais de uma vez. Claro que estou dando uma opinião baseado na minha experiencia, para ser uma opinião mais abalizada eu precisaria lhe examinar e ver seus exames. Procure um especialista em joelho para definir seu tratamento. 

  • Cleyton

    Dr fui operado realizado osteosintese de paleta + reconstrução do tendão patelar isso foi dia 04/07/21 meu joelho doe muito qualquer movimento q eu faço e eu não tenho forca nem pra mexer a perna queria saber se isso é normal e com quanto tempo poderei mexer levantar e dobrar o joelho devo me preocupar? Vlw um abraço

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Cleyton

      Sua fratura é ainda muito recente. A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais.  O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa.  Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, superar as dores da fase inicial, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Lucia Lückmann

    Bom dia Dr. Diego Meu marido tem 79 anos e há 3 meses teve um acidente doméstico e quebrou a patela, fratura transversal e de distanciamento bem pequeno, que não seria caso cirúrgico. Fomos a uma Clínica Ortopédica aqui em Florianópolis e o médico não engessou e sim colocou um tensor Salvapé móvel, para uso intermitente, retirado apenas para o banho, sentado em um banco no chuveiro, por 6 semanas. Após 15 dias começou com a fisioterapia apropriada apenas para não perder a força muscular, movimentos sem dobras de joelho, sem forçar nada que prejudicasse sua recuperação. Não tinha dores, mas edema sim. Tudo foi cumprido fielmente e no retorno ao médico especialista em joelho, esse estava bem consolidado. Voltou então para a fisioterapia e a partir daí começaram as dores e inchaço quase permanentes quando se movimenta. Ao deitar e relaxar melhora. Minhas dúvidas: essas dores e edema são normais, vão passar depois de um tempo de Fisio? Ele já sofria de inchaço nesta perna depois de um herpes zoster nesta mesma perna. Teria uma coisa a ver com a outra? Agradeço antecipadamente por uma resposta sua, que possa ajudar em sua recuperação.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Lucia

      Pela sua estória eu aconselharia que ele focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, esse osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja ele precisa se movimentar e pisar , mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai  orientar a quantidade de carga e a evolução dela. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Paciência é o ingrediente essencial nessa fase da recuperação 

  • Samara amorim costa

    Fiz uma cirurgia a 12 anos atrás na patela pois era solta, caí e machuquei esse joelho já operado, já faz 3 meses ainda está inchado e as vezes sinto dores, fiz um raio-x mas não mostrou nada, estou aguardando uma ressonância, oq pode ter acontecido?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Samara

      Pode ter havido varias lesões em tecidos moles, tipo condal, meniscal, ligamentar. A ressonância é um bom exame para verificação desse tipo de lesão. 

  • Daniel

    Olá boa tarde, então a 9 meses sofri um acidente de trabalho e quebrei minha patela (transversa) de lá pra cá sofri muitos danos. Coloquei o fio deu rejeição, logo após fiz outra cirurgia para a retirada do fio, até aí voltei para casa fui liberado para fazer fisioterapia, até então tudo bem, assim q voltei a andar movimentar o joelho peguei uma infecção, volta eu para o hospital para fazer uma nova lavagem, me liberam para casa novamente. 1 semana depois eu dormindo de madrugada meu joelho estalou e não consegui mas colocar o pé sobre o chão, volta eu para o hospital para fazer uma nova cirurgia, e novos antibióticos, durante 37 dias no hospital após 3 cirurgias e 3 lavagens fui liberado para tratar em casa com antibiótico... hoje faz 1 semana q estou em casa deitado, até movimento o joelho mas não tenho forças e não sinto dores e sim sinto repuxar. Pode me tirar essa dúvida porfavor? Boa tarde, tenha um ótimo dia!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Daniel

      Voce me relatou sua historia clinica mas não explicitou sua duvida. Qual é a duvida que você tem? 

  • Emanuel Maico da Silva Cruz

    Oi bom dia, tudo bem ? fiz uma cirurgia na patela à 9 dias. E quando movimento a perna sinto como se o osso se deslocasse , isso pode ser um mal sinal ? Pois não estava sentindo isso antes.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Emanuel

      Ainda é muito cedo para se preocupar, seu joelho ainda esta em fase de recuperação, procure ver a possibilidade de começar a fisioterapia e melhorar a musculatura desse joelho. Se você nao tem dor é um bom sinal. 

  • Cleiton

    BOA TARDE OPEREI A PATELA E REFIZ TODOS OS LIGAMENTOS , SOFRI UMA QUEDA DE 15 METROS E TIVE VÁRIAS FRATURAS MAIS JÁ ME RECUPEREI DE QSE TODAS, MEU JOELHO DOBRA NORMAL , QDO DEITADO CONSIGO LEVANTAR E BAIXAR A PERNA AINDA SINTO UM POUCO DE DOR MAIS ACHO QUE É NORMAL.ANDO SEM MANCAR PORÉM O QUE ESTÁ ME INCOMODANDO É QDO VOU SUBIR ESCADAS OU TENTAR CORRER. NÃO PARECE QUE PERCO A FORÇA NO JOELHO FRATURADO. SERÁ NORMAL?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Cleiton

      Nos primeiros meses pós fraturas é comum essa “fraqueza”.  Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. É preciso melhorar os músculos, pois o osso necessita de força muscular para se recuperar. 

  • Vanderley de souza

    Olá operei minha patela faz uns 8 meses e s dobro o joelho sinto muito dor ao volta ao normal seria sera

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Vanderley

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. 

       

  • juh

    Olá Dr. Sou eu novamente por mais uma dúvida, sobre minha patela elevada lateral, quando examinada, o ortopedista n tentou colocá-la no lugar, n está tão visível, então ele só recomendou mesmo a fisio, ela vai ajudar a colocá-la no lugar correto? Pq agora estou com medo de acabar piorando de alguma forma a situação.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Juh

      Como eu lhe disse, meu conselho é que você faça exames de imagem para definir o que aconteceu com seu sistema ligamentar, só depois é que você pode conversar com seu medico para definir o tratamento mais adequado. 

  • juh

    majusilva0404@gmail.com boa noite Dr. Há uns 3 anos, estava em cima da cama, arrumando uma prateleira e ao descer dela, em pe mesmo, acabei deslocando o joelho direito, logo coloquei no lugar no mesmo instante, n tinha conhecimento por ainda ser mto nova, então passou batido, no ano seguinte, em uma brincadeira acabei deitando um pouco em cima do joelho E virando, Oq ocasionou novamente em um deslocamento do mesmo joelho do ano anterior, dessa vez fui a emergência, médico colocou no lugar, mandou ir a um ortopedista mas minhas condições antes era difíceis então acabei não indo, e continuei a vida normalmente, não sentia dor nem nada, até esse mes, que enquanto estava dobrando roupa acabei virando pra o ld cm a perna em má posição, nao senti nada na hora mas minutos depois quando caminhei começou a doer ao dobrar o joelho,( detalhe é o joelho esquerdo)então fui a um ortopedista, fiz um raio x, e estou com a patela elevada lateral, não se nota a olho nu, ele receitou anti inflamatório e fisioterapia, mas não sei se ele fez o certo, se pode piorar pois não me sinto segura realmente com esse joelho, mas é necessário fazer a fisioterapia para voltar ao lugar correto? Creio que irá precisar de cirurgia depois.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Juh

      Habitualmente, os episódios de luxação de joelho quando passam de dois, devem ser investigados com exames de imagem, tipo ressonância magnética, para integridade  do sistema ligamentar. Com o diagnóstico correto fica mais fácil prescrever o tratamento mais adequado. A fisioterapia pode ajudar, se a luxação ja estiver corrigida. 

  • Luciana dos Santos Tavares

    Bom dia Dr.. Eu caí em casa e fraturei a patela . Pelo q vi, foi fratura transversa. Fui operada , pelo q vi no raio x colocaram uma espécie de grampos e arames amarrados. Ao receber alta, o médico simplesmente falou : vc esta de alta . E eu perguntei: Mas e aí como faço, estou com mt dor.? Ele me disse vc terá q pisar . Essa cirurgia foi feita p vc pisar ! E eu falei: Mesmo com dor ? Ele deu as costas e foi embora. Enfim... Hospital público...me receitaram Dipirona de 500 p dor e vim p casa. Hj dia 28/05/21 faço 15 dias de operada e sinto mts dores e ainda n consigo por o pé no chão. To com muito medo de algo arrebentar se eu forçar , marcaram meu retorno só p daqui há 20 dias e eu não sei como agir... O senhor pode me dá um esclarecimento ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Luciana

      Essa cirurgia que você fez chama-se banda de tensão, e ê necessário que voce pise para que o osso possa se recuperar. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Vá tentando que a tendencia é quanto mais mobilidade  Você ganhar menos dor  vai sentir. 

  • Marlene

    Bom Dia! Dr. Sofri um acidente doméstico a 6 dias e fraturei a patela, ou melhor ela quebrou em duas partes como o deslocamento foi grande o ortopedista disse que apesar de não ser uma sirurgia de urgência eu tenho que faze-LA, segundo ele a sirurgia é simples só precisa amarar com um fio, acontece que aqui na minha cidade todos os hospitais estão lotados de pessoas com covid a situação está fora de controle, se eu optar por não fazer agora, daqui uns meses quando tipo quando tiver "recuperada " vou conseguir andar mesmo que a perna não sobre, e quando passar a pandemia posso fazer a sirurgia, tipo depois de um ano da fratura, grata, Deus o abençoe.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Marlene

      A presença de fratura em patela exige uma cirurgia corretiva, o tempo máximo de espera é de no máximo, 45 dias, depois disso ela pode sofrer uma consolidação que pode ser inadequada e ai se transformar numa sequela. 

  • Priscila Thais

    Repostando pq a minha anterior esta um pouco confusa. Boa tarde DR. Eu tive um deslocamento da patela do joelho direito mas voltou instataneamente so foi um movimento pra frente e voltou...mas isso aconteceu qnd eu estava em pé q me virei rapidamemte e bati de leve na madeira do sofá . N foi uma pancada mt forte e nem a dor foi estrondosa...eu comparo com a q senti ha uns 10 anos q o deslocamento da patela da outra perna foi praticamente total, o osso ficou todo pro lado nessa epoca usei gesso 1 mes e fiquei boa andei normal nem precisei de fisioterapia. Voltando a atual lesao eu fiqui 3 dias sem conseguir pisar com a perna no chao. .fui ao pronto socorro me consultei com o ortopedista tomei injeçao e fiz radiografia q n constava fratura... Nessa eu comecei a por a perma direita no chao a caminhar so q com muita dor e difiiculdade... tomei anti inflamatorios e sentir dores atras dos joelhos.tambem sentir dor na outra perna pelo peso da que estava lesionada. Sentir dor na panturrilha ,dores da coxa,ai alternava semana eu ficava um pouco melhor e depoia piorava e assim ja estou com quase 3 meses nessa...so após o 2 mês as dores sao mais espaçadas e minha mobilidade melhorou , eu ando, mas ainda com um pouco de dificuldade n consigo passar tipo 10 minuto direto em pé tenho q me sentar e as dores eventuais q me dao eh justamente no proprio joelho ate pra tomar banho eu peço pra por uma cadeira pq as vezes n aguento ficar durante todo o banho em pé. Ainda estou mt limitada e a flexibilidade n ta 100% ainda n tenho aquele mobilidade total ...lembrando q nesse tempo eu n usei tala nem gesso o medico n viu necessidade disso na epoca q me consultei...eu so n voltei no hospital antes pq minha cidade eh pequena e o ortopedista q tem aqui eh no pronto socorro no qual la tbm eh a area que cuidam dos infectados do covid..por medo de contagio meu e da minha familia q eh de risco eu tenho esperado mais um tempo...mas to achando mt estranho 3 meses assim, por um simples deslocamento de patela sendo q ja tive mais graves a anos atras no ql em um mes fiquei boa...sera q esse deslocamento patelar pode ta escondendo algum outro problema no joelho...ha uns 5 anos eu sentir uns desconfortos no joelho do ql passei 1 semana sem conseguir dobrar direito...mas depois fiquei boa mas n foi deslocamento nem nda...qnd caminhava mt eventualmente sentia o desconforto no joelho...estou desconfiada q devo ter algum problema no joelho...prerendo fazer eessonancia daqui um tempo pra ver...qual é asua opiniao de medico sobre isso?

    • Dr. Diego Ariel

      ja respondida

  • Priscila Thais

    Boa tarde DR. Eu tive um deslocamento da patela do joelho direito mas voltou instataneamente so foi um movimento pra frente e voltou...mas isso aconteceu qnd ei estava em pé q me virei rapidamemte e bati de leve na madeira do sofá N foi uma pancada mt forte e nem a dor foi estrondosa...eu comparo com a q senti ha uns 10 anos q o deslocamento da patela da outra perda foi praticamente total o ossp ficou todo pro lado nessa epoca usei gesso 1 mes e fiquei boa andei normal nem precisei de fisioterapia. Voltando a atual lesao eu fiqui 3 dias sem conseguir pisae com a perna no chao..fui ao pronto socorro me consultei com o ortoedista tomei injeçao e fiz radiografia q n constava fratura... Nessa eu comecei a por a perma direita no chao a caminhar so q com muita dor e difiiculdade...tomei anti inflamatorios e sentir dores atras dos joelhos Dor na outra perna pelo peso da que estava lesionada enfim...sentir dor na panturrilha ..dores da coxa..ai alternava semana eu ficava um pouco melhor e depoos piorava e assim...ja estou com quase 3 meses nessa...so apos o 2mes as dores sao mais espaçadas e minha mobilidade melhorou basteu eu ando mas ainda com um pouco de dificuldade n consigo passar tipo 10 min direro em pe tenho q me sentar e as dores eventuais q me dao ej justamente no proprio joelho. Ainda estou mt limitada e a flexibilidade n ta 100% ainda n tenho aquele mobilidade total ...lembrando q nesse tempo eu n usei tala nem gesso o medico n viu necessidade disso na epoxa...eu so n voltei no hospital antes pq minha cidade eh pequena e o ortopedista q tem aqui eh no pronto socorro no qual la tbm eh a area que cuidam dos infectados do covid..por medo de contagio meu e da minha familia q eh de risco eu tenho esperado maia um tempo...mas to achando mt estranho 3 meses assim por um simples deslocamento se patela sendo q ja tive mais graves a anos atras no ql em um mes fiqueo boa...sera q esse deslocamento patelar pode ta escondendo algum outro problema no joelho...ha uns 5 anos eu sentir uns desconfortos no joelho do ql passei 1 semana sem conseguir dobrar direito...mas depois fiquei boa mas n foi deslocamento nem nda...qnd caminhava mt eventualmente sentia o desconforto no joelho...estou desconfiada q devo ter algum problema no joelho...prerendo fazer eessonancia daqui um tempo pra ver...qual é asua opiniao de medico sobre isso?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Priscila

      Pela sua historia eu diria que você deveria ter imobilizado esse joelho. Na ortopedia mais de uma ocorrência de luxação em joelho é indicativo de cirurgia. No momento, acredito que o melhor para você é um exame de imagem ( ressonância), para checar a funcionalidade osteoligamentar desse joelho e dai orientar o tratamento mais adequado para o seu caso. 

  • Marileia

    Olá tive acidente de moto fraturei. Dois femo e patela destruída fiz cirurgia,faço fisioterapia a perna direita tá normal a esquerda tá doblando 75grau ,sinto muita dor ainda ,essa dor vai passar ?,se fizer exercícios em casa consigo com que dobla mas?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Marileia  

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. A fisioterapia ajuda bastante na recuperação, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar. 

  • Helena Barbosa

    Doutor, desloquei meu joelho dia 10/maio, tirei raio-x, o médico disse que não aconteceu nenhuma lesão, que só saio do lugar mesmo, disse pra eu colocar uma tala e tira no dia 14/maio em casa mesmo e caso estivesse doendo era pra eu voltar la. Não estou conseguindo mexer a perna, pois tenho a sensação de que irá deslocar outra vez. O que eu faço?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Helena

      Essas ocorrências costumam cursar com lesão ligamentar. O ideal é que você faça exames de imagem para descartar essa possibilidade. Uma ressonância magnética ajuda a esclarecer. Usualmente, costumo deixar a imobilização por 07 dias. 

  • Joseane Maria

    Doutor, fiz um reconstrução no joelho quebrei toda a paleta em pedaços, um mês depois sinto dores somente nos pé? E normal o nervo do pé doer assim, ainda não começei a fisioterapia.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Joseane

      Essa sua história não é compatível com sua fratura de patela, sugiro que você investigue melhor a causa dessa dor no pé. 

  • William Lellis

    Dr. Tive uma fratura de patela dia 26/03 , o médico optou pelo tratamento conservador e estou com a perna imobilizada a 50 dias , marcou pra retirar o gesso daqui a 4 dias porém ainda sinto um pouco de dor ao forçar o joelho , é normal isso ? Ou tem algo de errado no tratamento ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá William

      O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Luana dos santos sousa

    Olá Dr. Sofri um acidente dia 28 de março quebrei minha patela do joelho nesse momento estou de recuperação pós cirurgia só que já tive meu retorno no médico depois da cirurgia só que meu médico não falou nada se eu já posso fazer meus movimento de volta. O que você acha espero mais alguns mês para pode se movimenta ou já posso? Também mês junho tenho outro retorno no médico. Estou com medo deu perde meus movimento da perna. Se puder mim ajudar ( mandei msg no seu whats)

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Luana

      O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Dependendo do tipo da fratura e da técnica cirúrgica utilizada. Por exemplo: fratura transversal corrigida por banda de tensão , a liberação é imediata para movimentar. Você precisa ver com seu medico assistente para proceder a reabilitação adequadamente . 

  • Driele

    Boa tarde , quem fratura a patela tem alguma restrição alimentar ou pode se alimentar normal.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Driele

      Apenas dos alimentos que, sabiamente, ja lhe fazem mal devem ser evitados. Uma alimentação bem balanceada e saudável ajuda na recuperação 

  • Gislene Santos

    Boa Noite Dr. Fraturei a patela tem uns 4 anos, cai na rua, e deu uma fratura de 3mm, não foi preciso fazer cirurgia, fiquei com a tala 3 meses, sem pisar no chão e sem dobrar a perna, logo depois já fui para a fisio, pois minha perna estava totalmente travada, não dobrava nada, fiz a fisio e pilates, graças a Deus, com muito esforço, consegui dobrar 100%, e depois não fiz mais nada de exercício, perdi amuito a musculatura daperna, fiquei com a perna mais fina que a outra, agora estou tendo que ficar mais tempo em pé, e tem hora que sinto dor, um estalo, e depois passa, mas acredito que seja pelo esforço de ficar em pé, será que 1 exercício, voltado para fortalecimento, sem impacto, me ajudaria a não sentir essas dores? ou é normal? Agradeço a atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Gislene

      Você só tem a ganhar com um programa de fortalecimento muscular, o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado. 

  • Claudinei de Souza

    Eu quebrei a minha patela faz uns três anos De uns tempos pra cá eu sinto muita dores. Eu trabalho com caminhão chega no final do dia eu sinto muita dores. Eu tenho 52anos

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Claudinei

      Classicamente nas lesões de joelho, é importante que a pessoa trabalhe o fortalecimento da musculatura que sustenta toda a área em volta, isso ajuda a melhorar essas dores que você cita no seu relato. Sua profissão ja esta sujeita, mesmo sem uma fratura, a desenvolver esses problemas. Foque no fortalecimento muscular. 

  • Michele Abreu

    Boa noite doutor no dia 11 de novembro de 2019 fraturei a patela, fiz cirurgia, fisioterapia incompleta pq logo em seguida td ficou parado por causa da pandemia, voltei a trabalhar, trabalho dirigindo trator preparando terras para plantio, desde sexta feira dia 23/04/2021 onde ficou a ponta do fio, começou a inchar e agora está ficando escura a cicatriz, porém, n dói, consigo dobrar meu joelho normalmente, mas estou ficando preocupada, será que o senhor poderia estar me esclarecendo e me direcionando. Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Michele

      Você precisa saber que tipo de cirurgia foi feito em sua patela. Se foi cerclagem, foi usado um fio de aço que pode estar causando essas mudanças na coloração da pele. Procure um ortopedista, porque talvez seja o caso de retirada desse material.  

  • Henrique Lima Pereira

    Bom dia doutor me chamo Henrique fiz uma cirurgia de patela esquerda... Cai no banheiro agora dia 5/de março quebrei a patela em 3 pedaços fiz a cirurgia dia 17de Março com parafusos e ceclagagem. Minha perna está dobrando 90 graus porém sinto muita dor enxado e não para estalar Quando eu mexo ela....e também de doer nem um minuto principalmente a noite de madrugada já nem durmo mais quando eu consigo dormir acordo sentindo muita dor e forte estou vivendo na base do tramal será que isso é normal. O Sr. Poderia me dizer se isso é normal

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Henrique

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais.  O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Sua fratura ainda é muito recente, procure não movimentar demais essa perna, pois pode atrasar a consolidação óssea, sem dizer que pode provocar algum desvio na fratura que esta alinhada.  Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. 

  • Diego

    Olá doutor tire uma dúvida tive um acidente de moto tive fratura de patela doutor disse q não precisava de cirugia pois ele botou uma tala de gesso e enfaixou estou com 10 dias já só q não consigo andar de moletas perna pesa muito devido a tala sinto dor quando fico em pé de moletas msm sen trisca no chão!!

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Diego

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais.  O processo de formação do calo ósseo da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Dependendo do tipo de fratura que você teve, até andar é contraindicado. Tenha paciência , tudo a seu tempo para não dar errado. 

  • Ane

    Bom dia doutor. Na primeira consulta com o primeiro ortopedista ele não diagnosticou fratura mesmo com raiobx e reaaonancia, apenas sinovite edema medular ..Fiquei quase 20 dias com antiinflamtorios sem melhora, muito inchaço e dor, nos movimentos. Ate fisioterapia 2x na semana e cinesio em casa estava fazendo sem.melhora . Consultei com outro especialista que analisou os exames e manipulou identificando fratura e orientou repouso com ortese blace e gelo. A órtese me deu alergia e foi trocada por uma joelheira que limita os movimentos de sentar. Como devo fazer para sentar? Tiro a joelheira ? E dormir? As vezes sinto dor ao sentar e as vezes nao. Continua inchado e quente. Voltei a tomar antiinflamatorio pq accho q o medico esqueceu de receitar ou só o repouso já vai cicatrizar? Se eu puder mandar o exame para o senhor analisar agradeço muito.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Ane

      Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram (@arieldelima.diego), mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura ou não e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Camila

    Boa tarde doutor , meu nome é Camila, tenho 19 anos e sofri um acidente dia 14/02/2021 ,fratura exposta de femur e patela e um rachadinho na bacia,fui levada ao hospital onde fiz minha primeira cirurgia e colocaram um ferro fixador para alongar o osso e depois fiquei uma semana com ele,depois fui para outra cirurgia que foi para colocar a haste no Fêmur e reconstruir a patela ,fizeram a cerclagem ...(igual a primeira imagem acima ) ,fiquei uma semana em casa e depois já tive que voltar ,pois em um dos cortes/pontos da coxa estava com bacteria ,depois de 15 dias tratando ,voltei para casa ,lá no hospital iniciaram as fisioterapias para eu não ficar parada e depois que sai continuo fazendo 3x na semana e faço por conta exercícios em casa! Fui ao medico e ele falou sobre a retirada dos fios fixadores ,meu joelho esta bem consolidado e mais pra frente ele me deu a opção de retirada e ele comentou também sobre a manipulação do joelho sob anestesia ! Tenho 5 perguntas hehe - o que você acha sobre a retirada desse material ? -o que eu ganhei de amplitude do joelho se eu fizer a cirurgia de retirada vai continuar sendo a mesma ? - o que você acha sobre a manipulação do joelho sob anestesia ? Essa manipulação saio da cirurgia com uma boa amplitude ? Dói muito o pós ? - você indicaria focar mais nas fisio ou partir para manipulação no centro cirúrgico?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Camila

      Longa historia essa sua…. Mas vamos lá: o material de sintese é colocado para estabilizar e imobilizar a fratura, uma vez consolidada essa fratura esse material perde a função, pode ser retirado sem problemas. A amplitude do joelho é um ganho exponencial que uma vez adquirido não se perde facilmente. A manipulação articular sob anestesia quando bem indicada é um ótimo tratamento que tem por objetivo aumentar a amplitude articular, pode ser bem sucedida ou não, dependendo de quais estruturas estão provocando a imobilidade. Por ser um procedimento que “força" o movimento pode provocar dor no pós, resolvida com uma boa analgesia. A indicação de focar mais na fisioterapia ou na manipulação depende de quais estruturas estão envolvidas, algumas se resolvem com a fisioterapia e outras apenas com a manipulação. 

  • Carlos Henrique macedo Da silva

    Fiz uma cirurgia na patela devido um atropelamento, já fazem 9 meses que operei e eu continuo sentindo dor e permanece com edema mesmo depois de todo esse tempo, é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Carlos

      Depois de um tempo como o que você cita o esperado é que seu joelho esteja recuperado. Converse com um especialista para ver se há algo mais, alem da fratura que ocorreu que possa estar causando esses sintomas que você cita, muitas vezes esses traumas não causam apenas lesões ósseas e envolvem outras estruturas, investigue as possibilidades. 

  • Geralda Maria

    Boa tarde doutor, eu sofri uma queda e quebrei a patela no dia 15/01. Agora em Abril faz 3 meses, mas tem dias que sinto uma queimação no joelho, provavelmente na patela que parece quem fogo, estou fazendo fisioterapia, na sexta sessão e estou tendo bons resultados, mas essa queimação as vezes surge e principalmente de noite, o que pode ser Doutor?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Geralda

      Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Com três meses de evolução e apenas seis sessões de fisioterapia, as chances de melhora do seu quadro no tempo adequado são mínimas. 

  • Christian Santos

    Boa noite sofri uma fratura exposta da patela no dia 08/03/2021 operei dia 11/03 hoje não sinto dor, porem minha perna Inchou toda, do pé ate a coxa oque seria ?? Sendo que só levanto da cama para tomar banho e sempre tomo sentado e com a perna elevada.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Christian

      Acredito que é exatamente por falta de movimento que sua perna esta tão edemaciada, o corpo humano não foi feito para ficar parado. Você deve conversar com o fisioterapeuta para ver quais exercícios você pode fazer para melhorar sua drenagem linfática e circulação sanguínea, sem comprometer o processo de formação do calo ósseo. 

  • FELIPE ALVES FILARDE DE FREITAS

    Olá Dr. Quebrei a patela em setembro de 2020 em um acidente de moto, acabei fraturando ela em 5 partes.Fiz a cirurgia com 3 fios de kirschner e um fio de aço em formato de 8. 3 meses depois retirei o material cirurgico e consegui dobrar minha perna até os 90 graus, mas percebi minha patela com uma forma deformada menor e mais fina com degraus... parecendo que estava quebrada ainda. Continuei a fisioterapia e acabei fraturando a patela de novo atravessando a rua, minha perna dobrou e quebrou de novo em umas 3 partes. Parti pra minha terceira cirurgia após ficar 50 dias esperando vaga para operar, desta vez os médicos optaram por uma cerclagem. Já estou com quase 6 semanas de operado e começando a fisioterapia, mas sinto minha patela travada igual a primeira cirurgia e não consigo ter 5 graus de flexão do joelho ainda... E sinto ainda essas deformidades na patela esses degraus, ao toque parece ela tem pedaços separados. Isso é normal ? Depois dessa história toda minha rótula tá bem deformada maior que o normal, não seria o caso de ressecar algum dos polos e tentar dar um formato melhor pra ela encaixar na troclea? Essa cerclagem tem chances de dar certo ? Esses degraus que eu sinto no toque é normal ? Vou conseguir mais amplitude com esse fio de cerclagem ? Com uma palectomia total eu consigo dobrar a perna novamente ? Enfim estou na recuperação para a cerclagem dar certo e não ter mais que operar. Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Felipe

      São muitas as suas dúvidas. Inicialmente, deixe eu esclarecer que em todas as suas cirurgias foi feito cerclagem. Esses “degraus" que você refere sentir pode ser as áreas de fratura com a formação do calo ósseo, com o tempo o osso sofre remodelagem e volta a uma quase normalidade. Ainda esta muito recente a sua segunda fratura, a reabilitação vai lhe ajudar a recuperar a mobilidade. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. 

  • Alvaro Oliveira

    Dr. Quebrei a Patela em 06de Dez 2020, fui operado e estou em Fisioterapia, meu joelho ainda não dobra e por isso ainda ando com dificuldade, a noite na hora de dormir sinto incômodo e acabo muitas vezes acordando de madrugada com dores e até com dificuldades para andar, porém durante o dia não sinto dor, queria saber em média em quanto tempo eu vou conseguir voltar a andar normalmente? Meu joelho ainda apresenta um leve inchaço.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Alvaro

      Pela sua historia eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela. O tempo para recuperação completa gira em torno de seis meses a um ano. 

  • Ivan José miranda de oliveira

    Boa tarde ..fiz uma cirurgia de patela a ums 25 dias porém sinto uma dor tolerável mais incômoda isso é normal minha patela quebrou em vários pedaços e amarração foi com fios ..e o medico pediu pra movimentar a perna só depois de 30 dias isso é normal.e dor o q posso fazer pra amenizar ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Ivan

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer.  A conduta é repouso, perna elevada, gelo, analgésico uma dose extra de paciência  e iniciar a fisioterapia assim que seu medico liberar. 

  • Elizabeth Monzani

    Por favor Dr. estou aguardando uma cirurgia quebrei a patela ao meio sexta feira 26/03/2021 estou preocupada me colocaram uma tala minha perna está estendida, não tem previsão para cirurgia quais os prejuízos da demora para cirurgia??? Grata Elizabeth

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Elisabeth

      A demora prolongada para correção de uma fratura pode levar a sequelas tipo: posudo artrose, consolidação viciosa, inicio da reabilitação postergado entre outras, Mas isso só acontece após um tempo maior que apenas alguns dias. 

  • Marcela Soares

    Olá DR. DIEGO. O meu pai recentemente sofreu uma queda e machucou o joelho, foi pra a emergência e lá fez um RX foi diagnosticado com pequenas fraturas e uma lesão na medula óssea do joelho. Daí a médica mandou colocar uma tala. Faz 4 dias que ele está com a tala. Com quantos dias ele deve retirar?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Marcela

      Inicialmente, de duas a seis semanas. O tempo de recuperação é influenciado por inúmeros fatores tais como: idade, extensão da lesão, comorbidades associadas. Não retire a tala antes de ser revisto pelo ortopedista para que ele de o aval para o ato. Só o especialista é capacitado para avaliar o grau de recuperação. 

  • Iuri sena

    Boa tarde, Dr. Gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência dessa fratura, com vcs. No dia 15 de Jan de 2019, me acidentei e fraturei a Patela, fiz cirurgia e foi colocado a banda de tensão. O médico me orientou e teve algumas restrições no período estabelecido por ele. Pois bem, eu, em busca de informações fui me consultar pelo Dr. YouTube, em busca de informações especificamente, sobre fisioterapia. Eu estava com medo de ficar com a perna "dura". E uma das restrições foi: não dobrar, tentar ou tirar se quer, a tala imobilizadora!! Foi aí que eu, ao tomar banho tentei dobra e quase que eu se submeteria a outra cirurgia. Tive uma reefratura " perdi a redução", mas, meu caso foi analisado e não precisou. Mas, hoje após 1 ano e 2 meses, sinto um desconforto ao fazer um movimento com o pé, se eu dobrar o pé para o lado esquerdo, com a perna dobrada, sinto uma fisgada e estou pensando em retirar e gostaria de saber que o procedimento é o mesmo para colocar.. tem que levar aquela injeção na coluna. Abraço, Dr.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Iuri

      A retirada de material de síntese é uma cirurgia como outra qualquer, necessita anestesia e todos os protocolos normais. A diferença é que agora o osso esta consolidado e a recuperação pós operatória é bem mais tranquila. 

  • JOANA JANAINA PEREIRA

    Olá doutor meu marido sofreu um acidente de moto e teve que fazer duas cirurgias no femo e uma na patela e essa da patela foi usado um arame ou redor e outro no meio, ele já está com 2 meses eu pouco que ele fez essa cirurgia ele já está andando de uma amuleta ele anta sem mais ainda está mancando então anda com uma um pouco mancando um pouco ainda mais por causa do femo que ainda nao voltou o osso quebrado ele já fez 30 sessões de fisioterapia e já dobra mais da metade do joelho, mais estamos preocupados pois o médico disse que depois ele teria que tirar esse arame se passar a incomodar é isso já está está acontecendo quando ele faz os movimentos fisioterápico de dobrar os joelhos deitado de lado, mais a questão é se ele tiver que fazer essa cirurgia para tirar o arame ele terá que passar por fisioterapia novamente pra dobrar o joelho de novo? ou essa cirurgia não afetará nos seus nervos ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Joana

      A maioria dos materiais usados para fixar fraturas são passiveis de ser retirados após cumprirem a sua função. Os fios usados para fixar fratura de patela são dos mais comuns para retirada, ja que o que o separa do meio exterior é apenas uma camada de pele, isso ocasiona muitos transtornos para os pacientes, sua retirada é, relativamente, fácil e, sim, seu marido vai precisar fazer mais sessões de fisioterapia, mas numa fase bem mais tranquila comparada a da primeira cirurgia. Não vai haver prejuízos para os ganhos ja obtidos por ele nessas sessões anteriores. 

  • Isleide

    Bom dia dr! Sofri fratura da patela em 2 lugares há dois meses e 12 dias. Ja está totalmente calcificado . O meu medico ja mim liberou para começar a fisioterapia. Porem eu olhei aqui em casa o laudo do raio x e diz assim: irregularidade óssea na porção inferior interna da patela. Porém, meu médico nao falou a respeito. To preocupada, o senhor pode mim dizer oque significa ? Ou se ainda assim eu devo iniciar a fisio? Aguardo anciosa pela resposta do sr. Obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Isleide  

      Essa irregularidade óssea pode ser o colo ósseo ou um degrau que se formou, depois da formação do calo o osso sofre um processo de reorganização para voltar ao formato normal. A fisioterapia esta um tanto atrasada, costumo iniciar mais cedo. Invista na reabilitação, vai ajudar a remodelar o osso e melhorar os processos fisiológicos do membro afetado. 

  • Jesuina

    Olá Dr. Me tira uma dúvida ano passado escorreguei cai com o joelho dobrado,na hora inchou muito, não conseguia dobrar a perna, fiquei 15 com dor,achando ser apenas um tombo sem sequelas,procurei um ortopedista fiz exame de rx deu fratura transversa não precisei de cirurgia apenas imobilizador por 45 dias,cai no final de outubro, fiquei até dezembro imobilizada,só que de imediato não comecei a fisioterapia por conta da pandemia e final de ano, no começo que retirei o imobilizador sentia muitas dores pior do que quando estava com fratura,em fevereiro comecei a fisioterapia, mas ainda não consigo dobrar totalmente a perna, dói muito, pode ter causado fibrose ou ainda tenho chances de me recuperar,na fisioterapia estou conseguindo chegar à uns 80% mas com muita dores, parece que endureceu a região do joelho, tenho dificuldade em andar,subir escadas ,agaichar,correr pode ter afetado outros membros ,quantas sessões de fisioterapia será necessário!!obrigado pela atenção, aguardo resposta, estou muito desaminada.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jesuina

       Se houve opção pelo tratamento conservador significa que sua fratura não foi tão grave, creio que você pecou em não ter começado cedo a sua fisioterapia. A reabilitação é etapa crucial na recuperação de uma fratura. Não da para mensurar a quantidade de fisioterapia que alguém vai precisar, depende de múltiplos fatores. Meu conselho é que você foque na fisioterapia,. 

  • Jesuina

    Olá Dr. Me tira uma dúvida ano passado escorreguei cai com o joelho dobrado,na hora inchou muito, não conseguia dobrar a perna, fiquei 15 com dor,achando ser apenas um tombo sem sequelas,procurei um ortopedista fiz exame de rx deu fratura, não precisei de cirurgia apenas imobilizador por 45 dias,cai no final de outubro, fiquei até final de dezembro imobilizada,só que de imediato não comecei a fisioterapia por conta da pandemia e final de ano, no começo que retirei o imobilizador sentia muitas dores, em fevereiro comecei a fisioterapia, mas ainda não consigo dobrar totalmente a perna, dói muito, pode ter causado fibrose ou ainda tenho chances de me recuperar ,com muito sacr

  • Luciano Ychihara

    Olá Dr. Boa noite, eu tive uma fratura de patella no tipo "transversa" , fiz cirurgia dia 25/01 e estava recuperando tudo certo, mas infelizmente no dia 05/03 eu cair pra frente e hoje 10/03 tirei um Raio X, e uma das partes movimentou e afastou da outra, pois estavam tão próximas, tô com retorno a um ortopedista dia 17/03, tem como voltar elas para a proximidade sem fazer cirurgia :'( , eu não estou muito feliz em pensar isso, atualmente já não sinto dor o inchaço reduziu muito, mas tenho essa franca dúvida.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Luciano

      Infelizmente, se houve “afastamento" das partes ósseas, será necessário uma nova cirugia para alinhar esses ossos. É preciso que os ossos estejam tocando um ao outro numa fratura para que as “pontes ósseas “ se formem e restaurem o osso. 

  • Carlos Otoni

    Boa Noite Dr. Então fraturei minha patela no dia 18/02/2021 na "marginal " e foi feito o processo de de colocar 2 parafusos na "horizontal", e estou conseguindo fazer boa recuperação ja estou movimento um pouco o joelho, como também ja estou tendo mais firmeza, mas o que me preocupa, é o inchaço que está um pouco, como também, não poder movimentar o joelho tranquilamente, então quando poderei fazer a fisioterapia, para recuperar 101% do movimento da patela??????????

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Carlos

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Pela sua historia você ainda esta na fase de formação do calo ósseo, que gira em torno de seis a oito semanas, depois disso ainda vem a reabilitação, quando você vai tentar recuperar seus movimentos e força do joelho 

  • Luiz lima de aquino

    Por favor me ajude informando. Fiz uma cirurgia de ligamento de tendao e recosntruçao de patela. 6 meses depois nao consigo dobrar a perna e meu medico informou que a patela desceu um pouco.fiz seçoes de hidroterapia e sem sucesso. Qual a soluçao agora.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Luiz

      A reabilitação é parte fundamental na recuperação pós trauma. Você ainda está na janela do período de recuperação para evitar sequelas. Pela sua estória eu aconselharia que você focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela. Quanto a essa “descida”  da sua patela é preciso saber de quanto foi isso, uma modificação leve na sua localização não causa grandes prejuízos. Converse com seu médico a respeito. 

  • Elizabeth de nazare oliveira santos

    Boa tarde Dr dr..sofri UM acidente Em casa com meu filho no colo e Quebrei a patela a fratura foi vertical estou com 17 dias de operada e ja foi marcada a fisioterapia mais sinto muita dor esta muito inchada e sinto um formingamento horrivel Na perna tudo isso e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Elisabeth

      Sua fratura ainda é muito recente. O processo de formação do calo ósseo em torno da  fratura dura em torno de seis a oito semanas, variável de pessoa para pessoa. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Agora é paciência e foco. 

  • César Adriano

    Ta com 1 mês que fiz uma cirurgia na patela e So ta dobrando 60 gráus isso é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá César

      Com  eu disse na outra resposta depende do tipo de fratura e da técnica utilizada na sua cirurgia para poder ver a possibilidade de flexão dessa sua articulação. 

  • César Adriano

    Ola Dr eu tive uma fratura exposta na patela esqueerda .fiz a cirúrgia e passei 15 dias com uma tala de gesso ' gostaria de saber com quanto tempo eu volto a andar?faz um 1 mês que fiz a cirurgia. O medico falou que era grave só .

    • Dr. Diego Ariel

      Olá César

      Costumo liberar para começar a colocar carga depois de cerca de 8 semanas pós cirurgia, mas os casos tem que ser individualizados, pois existem diversos tipos de fratura para um mesmo osso e cada tipo de fratura demanda um tipo de cirurgia e um tempo de imobilização

  • Leila De Freitas Pires Correa

    E normal o joelho doer após quatro meses de cirurgia de patela?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Leila

      É normal doer até por um tempo mais prolongado, mas o usual é que essa dor ocorra num tempo mais curto. Como esta o seu processo de reabilitação? Esta fazendo como deve ser feito, ou, por algum motivo não tem conseguido fazer adequadamente? Lembre-se que a fisioterapia é parte fundamental no processo de recuperação pós fratura óssea. 

  • Thalita Andrade

    Olá doutor, tive um entorse/deslocamento da patela do joelho esquerdo fazendo exercícios, fui ao pronto socorro e o médico colocou novamente no lugar e colocou uma tala com gesso em baixo por 15 dias, só que no 5° dia eu dormi de mal jeito e o músculo do joelho acordou todo tensionado, coloquei uma compressa de gelo em cima, mas creio que fiquei com medo e não relaxei o músculo por inteiro durante o dia, no final da noite eu senti como se fosse uma queimação. Posso ter comprometido a recuperação do joelho?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Thalita

      Se esse problema persistir pode sim interferir na recuperação da sua luxação, se tiver sido uma coisa pontual, não vejo problemas para seu processo regenerativo. De qualquer forma, se tiver duvidas, melhor procurar o serviço de saude e ser examinada por um especialista que pode definir se houve algum comprometimento. 

  • Shayane

    Olá Dr. Corrigindo !! Estou com uma fratura no joelho e com a patela quebrada ! Já faz 1 mês que estou com gesso na perna toda mais não está virando nada .. Fiz ressonância e tem um monte de lesão e os médico só me fala que é grave mais não fazem nada! Será preciso fazer uma cirurgia ? Corro risco de perde minha perna ? Pq eu não estou mais aguentando essa dor !! Obg aguardo a resposta

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Shayane

      Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram (@arieldelima.diego), mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura ou não e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Rayana Gomes

    olá dr Diego Ariel... Minha mãe fiz a cirurgia da patela no dia 22/12/2020 , com um mês e alguns dias ela iniciou a fisioterapia, ela já consegue andar no andador, mais o joelho dela está inchado e ela sente um grande incômodo, até mesmo para dormir, não acha posição... isso é normal? o q fazer? sendo que o médico disse q levou na patela apenas um parafuso pequeno.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Rayana

      Pela historia que você descreve eu aconselharia que sua mãe  focasse na reabilitação (fisioterapia). A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma.  

  • Pablo Victor

    Olá doutor, fazem 8 dias que fiz a cirurgia de patela a minha patela teve a fratura estrelada já estou me recuperando muito bem gostaria de saber se já posso dar início a fisioterapia pois o meu médico falou pra eu ficar movimentando meu joelho mais e um processo muito delicado e eu não tenho conhecimento na área então gostaria de saber se posso dar início a fisioterapia?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá  Pablo

      8 dias é um pouco cedo para começar a fisioterapia propriamente dita, porque para fazer um trabalho fisioterapêutico adequado, é necessário que o osso se encontre com o calo ósseo bem estruturado. Mas alguma coisa que não coloque e nem gere carga para o osso pode ser feito sem prejuízo para sua recuperação, e é melhor que isso seja orientado pelo fisioterapeuta.   

  • Sueli manchon

    Olá doutor,14 meses de cirurgia patelar transversal, amplitude total,faço caminhadas e alguns trotes, gostaria de saber se posso fazer qualquer tipo de exercícios, como pular corda, ajoelhar -se, enfim exercícios de impacto, sinto pouco incômodo na pata de ganso, é normal com o tempo eu irei melhorar, tenho certo receio..tenho 56 anos.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sueli

      O período considerado normal para recuperação total de uma fratura é um ano. Se seu osso se recuperou bem, é osso renovado e vida normal, podendo fazer tudo que você já fazia antes da fratura. 

  • Graciele

    Olá boa tarde. Tive uma fratura de patela D. No último dia 30. Estou com uma parabólica imobilizando o joelho. Tenho muitas dores e atrás do joelho está roxo ainda não consigo andar com amuleta...ainda devo retornar para uma outra cirugia. Qual procedimento? Meu acompanhamento e pelo sus obg

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Graciele

      Pelo que entendi você ainda esta com sua fratura, esses sintomas que você refere são esperados devido a fratura e ao fixador externo. Procure seguir as orientações do seu médico e tudo deve seguir o protocolo e o caminho da recuperação 

  • Belinda

    Bom dia Dr Minha mãe caiu há quinze dias e fracturou de um modo multifraturada a rótula. Foi ao bloco operatório fizeram ceclagem mas ontem quando foi fazer o primeiro rx a parte inferior da rótula voltou a desmoronar-se, despegou-se. Que deve ela fazer? Ser operada novamente? Colocar uma prótese da rótula? Senhora de 72anos mas completamente independente e muito ativa. Fico aguardar Feedback Mto obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Belinda

      Seria necessário eu ver a radiografia . Se quiser me mandar os exames de imagem para que eu possa dar uma opinião mais fundamentada, pode enviar para o meu instagram (@arieldelima.diego),, mas que fique bem claro que só posso dizer se existe fratura ou não e lhe orientar que serviço procurar . Boa sorte 

  • Gilberto

    Boa tarde Dr Diego Ariel eu quebrei a patela do joelho a 2 mês e foi feito cirurgia com amarração com fio quanto tempo leva para emenda e sicratisa a patela

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gilberto

       A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. A formação do calo ósseo dura cerca de dois a três meses, variável de pessoa para pessoa, é o tempo para emenda do osso. Depois da cirurgia o tempo de reabilitação gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Andreia

    Doutor, estou na 4 semana PO da cirurgia de patela e deambulei sábado sem apoio, em casa, devagar, mas desde então tenho dores que não tinha. Pode ter ocorrido alguma complicação mais grave?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Andreia

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. O melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor forte, se só sentir dor suportável , vá aumentando a carga. Se a dor for muito forte, procure seu médico assistente, pois não é improvável que tenha ocorrido alguma complicação

  • Jéssica Camilo cunha

    A recuperação e a reabilitação após cirurgia da retirada da banda de tensão é demorada? É uma cirurgia simples ou não ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jessica

      É outra cirurgia, com todos os comemorativos inerentes a um procedimento cirúrgico. A recuperação é mais rápida, ja que nesse caso, o osso já esta recuperado. 

  • Jéssica Camilo cunha

    Oi doutor a 5 meses atrás fiz uma cirurgia de tenorrafia patelar do joelho esquerdo eles colocaram um fio ao redor da patela porém esse fio estourou e está me machucando pra certos movimentos .estava com a reabilitação muito boa porém por causa desse fio não estou conseguindo andar direito e fazer os exercícios pq ele tá pegando no joelho por dentro ..tem como retirar ele?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Jessica

      todo material de síntese pode ser retirado sem problemas, especialmente se esta prejudicando a sua reabilitação. Converse com seu medico e avaliem as possibilidades 

  • Josiana

    Olá doutor! Fiz cirurgia de patela dia 28/12. Quanto tempo após a cirurgia eu poderia começar as fisioterapia?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Josiana

      Costumo prescrever o inicio da fisioterapia após a retirada dos pontos, claro que é mais para ajudar nos movimentos finos, fisioterapia reabilitado deve ser feita após a recuperação do osso, o que ocorre entre dois a três meses.  

  • ANDREA D AVILA DA SILVA

    Olá doutor, Há quase três meses fiz cirurgia de banda de tensão. Já flexiono o joelho por volta de 50 graus. Ainda sinto muita dor no local da cirurgia. O que realmente me incomoda é dor na pele do joelho, nenhum roupa pode encostar no joelho, as vezes a região tem febre. O que pode ser? Estou muito angustiada. Gratidão.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Andrea

      Existem algumas hipóteses para isso: uma é que o material de síntese pode estar incomodando,  que pode ser retirado após a completa recuperação óssea ( em cerca de 9 meses após a cirurgia), a outra é que você pode estar desenvolvendo uma patologia que chamamos de dor complexa regional, ambas devem ser diagnosticadas e conduzidas por especialista. 

  • Rosa Maria pires Alves

    Bom dia, cai dentro de casa tive uma fratura na patala, não pude fazer a cirurgia devido a pandemia, estou em casa, muitas dores, o que posso fazer???

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Rosa

      Enquanto você não se submete ao procedimento definitivo, aconselho imobilização gessada (tala),  analgésico e gelo e repouso 

  • Fernando Alves Almeida

    Ola bom dia , Tive uma lesão na patéla jogando bola , fiz a cirurgia 15/12 ja sinto uma boa melhora em relação a dores , a minha é pergunta é , apos quanto tempo em media o gesso pode ser substituído pelo imobilizador de joelho ( da coxa ao tornozelo) Tenho 31 anos e praticante de atividades fisicas Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fernando

      Habitualmente eu aconselho o gesso por cerca de 6 semanas ( tempo para o início da formação do calo ósseo), e depois vamos fazendo a progressão de acordo com a recuperação do paciente. Melhor não pular etapas, no caso de fraturas nunca é uma boa idéia. Depois é reabilitação e retorno a vida normal. 

  • Margarete Godinho alves

    Oi bom dia tive ropitula de patela tirei o gesso consegui fazendo fisioterapia dobrar um tanto mas não consigo mais ti fazendo fisioterapia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Margarete

      Invista na fisioterapia, é sua melhor chance de recuperar sua mobilidade,  

  • Mariela ingrid

    Oi boa noite tudo bem? Bom eu fraturei a rotula patelar dia 01/10/2020 em um lance de jogo fiquei 5 dias internada fiz duas cirurgias e tive uma boa recuperação , estou dobrando bastante consigo correr e andar bem ,mas o ruim é que sinto um grande incomodo minha patela esta muito dura me incomoda bastante sinto q tem alguma coisa segurando ou apertado quando começo a Andar ou correr oq pode ser ? Tem algum tratamento ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mariela

      Existem inúmeras causas para essa sua sintomatologia, o ideal é que você diagnostique a causa correta para fazer o tratamento. Aconselho uma consulta com um especialista em joelho e um exame de imagem. Boa sorte 

  • Ivone

    Boa tarde Dr. Diego eu quebrei minha patela, meu médico achou que não tinha necessidade de fazer cirurgia faz 1 mês e 17 dia que estou com um imobilizador de joelho eu gostaria de saber depois de quantos dias eu posso começar a colocar o pé no chão obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ivone

      A formação do calo ósseo dura cerca de dois a três meses, variável de pessoa para pessoa. Após a consolidação começa a fase de reabilitação. A fisioterapia vai te colocar nos eixos, para voltar a andar sem problemas. Boa sorte 

  • Fabricia Araujo

    Boa noite dr! Entao estou aki novamente rsrs! Fiz cirurgia 05/10 na patela que fraturei em 3 pedaços com 30 dias comecei a fisioterapia so pra amplitude! Com 50 dias voltei na medica e ela me autorizou a andar e fisioterapia pra amplitude e de carga! Pos bem desde quando ela me liberou a dar uns passinhos e tem alguns dias que sinto tipo umas agulhadas e em um lugar doi bastante e estrala! A minha fisioterapeuta disse pra fazer um rx e procurar minha médica! Isso pode ser um comeco de uma complicação? To preocupada! :( Abraços

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabricia

      A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Comece a pisar de leve e observe, o melhor termômetro pra saber se existe alguma complicação com uma fratura é a dor forte, se só sentir dor suportável , vá aumentando a carga. De qualquer maneira, seria interessante você fazer essa radiografia e mostrar à sua médica assistente, tira a duvida. 

  • Mateus

    Olá doutor, sofri um acidente de moto e fraturei a patela em várias partes , fiz a cirurgia, onde foi feito procedimento com fios em volta da patela , fiquei quase dois meses com a perna imobilizada, aí médico liberou pra fazer alguns exercícios em casa, comecei a fazer o exercícios , e parece que os pedaços se deslocaram, mas não sinto dor,e ainda não cicatrizou o local dos pontos, tô preocupado , tenho retorno marcado só pra dia 02/12. Tem alguma chance de perder minha patela ou os pedaços não colar mais?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mateus

      O processo de formação do calo ósseo e recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. A patela é um dos ossos mais fáceis de se recuperar do corpo humano. Para saber se houve “afastamento" dos ossos é necessário um exame de imagem, se você não sente dor é um bom sinal.  Invista na fisioterapia estática , para tentar preservar sua musculatura saudável, afinal são os músculos que vão ajudar os ossos a se recuperarem. Aproveite a consulta e tente tirar as duvidas com seu medico assistente 

  • Tereza Mathias

    Boa tarde Dr. É a Tereza Mathias, tirei o Jesso hoje, com 30 dias, o ortopedista falou que trinco só um pouco e que já formou calo, não passou fisioterapia, disse que é para eu andar e fazer compressa de água quente que meu joelho volta ficar mole, mas to com medo de andar, pode me dar alguma opinião a respeito, grata, Deus o abençoe.

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Tereza

      A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa investir na fisioterapia para melhorar a sua mobilidade. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Para melhorar a qualidade do seu osso, só existe uma coisa a se fazer: colocar carga nele. Pelo tempo que você citou, seu osso ja esta consolidado e o osso precisa sofrer a pressão dos músculos para ser estimulado, ou seja você precisa se movimentar e pisar para seu osso se recuperar, mas faça isso sob supervisão, a fisioterapia vai lhe orientar a quantidade de carga e a evolução dela, Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Tereza Mathias

    Faz 25 dias que estou com jesso, fratura de patela, o joelho só doeu dois dias, depois disso a perna ficou leve, daqui 5dias vou voltar ao ortopedista, será que vou ter que ficar mais tempo com jesso, tenho 61anos sem doenças pre-existentes, grata

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tereza  

      Usualmente, costumo deixar o gesso por 6 semanas, cerca de 45 dias, mas tudo depende de como esta a qualidade do seu osso, se ja houver um calo bem formado, não há necessidade da permanência do gesso.  

  • Milene Potira pires

    Boa noite Dr Ariel! Eu pela terceira vez aqui, pois confio muito nas suas informações e me resolveu muito. Então agora é o seguinte, fiz cirugia de patela a seis meses (12/05/20) com banda de tensão (escorreguei em casa e quebrei) até hj faço fisio mas não ganho mais que 50g de flexão, o médico disse que pode ser os fios me bloqueando pois o raio x tá normal, então ele vai marcar a retirada e já fazer a manipulação. Sinto a cerca de um mês, uns puxão na cicatriz, qndo estou forçando pra dobrar e depois estico arde, dá uma sensação de queimação, mas enfim tô me acostumando com isso. Minha preocupação maior agora é a cokuna, já estava a um tempo com dor nas costas, mas nada forte e nem que me atrapalhasse. Mas de uns 15 dias pra cá, estou com dor no coccix pelo que percebo, bem embaixo na coluna mesmo. Dói muito pra levantar, tenho que me apoiar pra levantar e da tipo uma pressão forte lá. As vezes qndo vou tossir ou espirrar e até de vez em qndo no banheiro dói, da um desconforto. Qndo tô sentada e deitada as vezes sinto que dói tbm, depende da posição sinto a dor ali. Qndo eu tô sentada e estico a coluna parace que para de pressionar o coccix e da um alívio. Ouvi falar que pode ser fratura, mas como o único tombo foi a seis meses e só doeu agora acho q não deve ser. Não tenho inchaço, nem marcas ali, e qndo pressiono parece q dói mais alivia. Eu achei que fosse por eu mancar muito ainda pra caminhar, não consigo caminhar normal. Só tenho consulta agora em dezembro com o meu médico que é pelo SUS. O que o senhor acha que pode ser? A dor é muito forte mesmo qndo levanto, aí logo passa. Desculpe o textao e obrigada !

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Milena

      Pelo seu relato acredito que você desenvolveu um quadro de coccidinea, o ideal é que você procure um serviço de ortopedia para esclarecer melhor. Por enquanto, repouso e anti-inflamatório podem ajudar. 

  • LUIZ FERNANDO RODRIGUES

    Boa tarde doutor. sofri um acidente de moto fraturei exposta o femur e pequena parte da patela.. tive também muitos.problemas nas partes moles como rompimento de todos os ligamentos e menisco alca de balde.. e uma rotura parcial no biceps femoral.. já to 1 mes e 20 dias do acidente e comecei a fisioterapia.. e normal ainda minha perna e pe ficar um pouco mais escuro quando fico de pe?? fiz as 10 primeiras fisiterapias e lesionou mais o biceps femoral agora meu novo fisioterapeuta apenas indicou repousos compressa de gelo massagel e estimualcao por eletro e micro-ondas ate recuperar esse musculo.. tô fazendo exercícios tem para amplitude do joelho porém vejo que quando vou além da dobra do bloqueio e quando.volto a esticalo sinto uma dor profunda dentro do joelho.. essa dor chega a ser debelitante e sempre quando acontece quando volto a pocisao esticada e sempre no mesmo ângulo.. parece que a articulação do joelho ta raspando em algo... o que seria doutor??

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luiz

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Pelo que você relata, sua fratura foi bastante grave, o que aumenta o tempo para recuperação. Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Vá com calma, sua fratura ainda é muito recente. 

  • Reginaldo Andrade

    Boa noite Dr Diego me acitentei de moto e tive fratura exposta de fêmur distal e patela na fisioterapia me disseram que o limite era de 90° que não dobraria mais q isso, ando uns 30 min. e doe o joelho cinto as vezes pontadas não consigo ficar de coque e nem agachar tudo q eu sei desse acidente pelos médicos q foi um acidente gravíssimo, meu trabalho faço muito esforço físico será q nestes casos tem como voltar ao normal. Desde já muito obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Reginaldo

      Você não mencionou o tempo da sua fratura, mas a recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de dois a três  meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Só o tempo pode dizer se sua recuperação vai ser completa. Existem muitos exemplos de atletas que tem fraturas graves e que voltam a praticar esportes de alto nivel, se sua recuperação for adequada, voce tem tudo para voltar a vida normal.Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Sueli Manchon

    Olá doutor! A 10 meses atrás fraturei a patela na transversal, fiz corretamente meus fortalecimento, hoje ando normal e tenho total amplitude.Qual a chance de desencadear uma artrose futuramente? Poderei fazer minhas corridas sem prejudicar meu joelho? Faço exercícios regularmente tenho 56 anos. Desde já obrigada!!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Sueli

      Se seu osso se consolidar corretamente, as chances de artrose são as mesmas da população em geral. Trabalhe bem o fortalecimento muscular e nada lhe impede de manter suas corridas. Boa sorte 

  • Milene Potira pires

    Bom Dia Dr Ariel Adoro ler seus artigos e lhe acompanho desde minha queda, inclusive já me respondeu dúvidas. Hoje vim com mais uma. Escorreguei dia 12 de maio/2020 e quebrei a patela, dia 13/05/20 fiz a cirurgia com banda de tensão. Demorei 1 mês para começar a fisioterapia por medo da dor. Consegui ganhar uns 40 graus nas primeiras sessões de fisio e hoje com quase seis meses não passo de 50 graus. Com 3 meses de cirurgia comecei a dirigir e caminhar sem muletas tbm mas caminho mancando. Até uns 10 dias atras tava dirigindo normal, caminhando, sentando, dormindo tudo sem dor alguma. Dor só na fisio. Fiquei cerca de um mês sem ir na fisio, aí fui de novo por uma semana e parei faz 10 dias pois comecei a sentir muita dor no joelho. Uma dor q não sei explicar , dirigir tá quase impossível, me virar na cama tbm, é um tipo de queimação , ardência , fisgada, não sei dizer certo. Achei que fosse os fios incomodando pq parecia nitidamente que era o fio pinicando, mas fiz raio-x tem 5 dias e o médico disse q não é o fio, e que não quis tirar por tá com medo que eu trave o joelho de novo. Tbm disse que tá tudo normal e não tem o pq de eu tá sem flexão. Ele tbm não quis fazer a manipulação ainda. Pediu mais 15 sessões de fisioterapia. Mas não me explicou nada o que pode ser essa dor. As vezes tenho a sensação que é a pele desgrudando , algo assim e aí travo com medo de ter alguma complicação. Sinto que perdi um pouco do que ganhei na fisioterapia, é possível isso, eu tá regredindo após 6 meses de cirurgia ? Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Milene

      Cada médico tem suas condutas e que devem ser respeitadas. Eu costumo retirar as bandas de tensão depois de confirmar que houve consolidação óssea, e investir na fisioterapia. Uma fisioterapia adequada e bem executada, faz milagres. Confie no seu médico e foco. 

  • Pabriciana Guimarães

    Boa noite Tenho distensão habitual das duas patelas desde criança, além osteoartrose. Aos 29anos sofri uma queda no trabalho daí nunca mais voltei a caminhar normalmente Passei por 2cirurgias para reconstrução do joelho Isso a mais de um ano ,A patela parou de se deslocar mas sinto muita dor,não consigo ficar mais de 15min de pé, fora o inchasso e pesso nas pernas. Isso é normal? Eu consigo me aposentar por invalidez devido a esse problema?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Fabriciana

      Para responder adequadamente ao seu questionamento eu precisaria lhe examinar e ver seus exames de imagem. Para a dor que você diz sentir, eu sempre aconselho a melhora da musculatura com exercícios de fortalecimento, quanto mais preparado o sistema músculo esquelético, menos dor provoca aos movimentos. Quanto a aposentadoria, tudo depende do tipo de profissão que você exerce, em todos os casos você precisa passar pela pericia médica do Instituto para que eles façam essa avaliação. Boa sorte 

  • Ana Cristina da Silva

    Bom dia Doutor, minha patela saiu do lugar, no dia 10/09. Fui socorrida e aonde fui atendida eles enfaixaram minha perna e disseram que era pra tirar a faixa com 5 dias e fazer compressa, com 5 dias passei no ortopedista e ele disse que no mínimo tinha que fica com a faixa 15 dias, e tirou RX, perguntei sobre o gesso, pois esse não era meu primeiro acidente, ele disse que acidentes no joelho a recuperação é melhor sem o gesso, ele me deu encaminhamento para fazer uma ressonância magnética e passa passa num ortopedista especialista em joelhos, pois ele disse que meu joelho estava muito machucado por dentro. Dia 06/10 passei no especialista em joelho, ele disse que não entendeu por que os outros 2 médicos não colocou o gesso pois só a faixa não serve de nada. E disse que minha patela ia sair do lugar pro resto da minha vida, meu esposo perguntou se com uma cirurgia o quadro melhoraria, ele disse que sim, aguardo a próxima consulta para vê se realmente vai ser necessária a cirurgia. Então vou deixa mais clara minha situação para o senhor. Meu primeiro acidente eu tinha 13 anos meu joelho saiu do lugar, fiquei 2 meses de gesso, 5 meses andando de muleta e 2 anos sem dobra a perna. Meu segundo acidente eu tinha 15 anos, eu cair e minha perna dobrou o que não dobrava a 2 anos, ela inchou muito, fiquei 15 com tala de gesso. Meu terceiro acidente e esse que estou me recuperando, estou hoje com 39 anos, eu caiu e minha patela saiu do lugar, no momento estou com a tala de gesso. Minha paleta não quebrou, saiu do lugar, gostaria de saber se tem outro procedimentos antes de partir para uma cirguria? E quais as chances de minha patela sair do lugar novamente sem a cirguria? E com a cirurgia? E gostaria que o senhor me indicasse uma joelheira mais indicada para meu caso, detalhe eu também tenho artrose nos 2 joelhos. Meus acidentes foram todos na perna esquerda. E gostaria de saber qual a diferente da joelheira que tem a abertura na frente da que é fechada? Vou troca minha tala semana que vem por um brace, esqueci de pergunta para meu ortopedista se posso dobra o joelho ou não? Aguardo sua resposta pois gostaria muito de uma segunda avaliação.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Cristina

      Classicamente, qualquer articulação que sofra mais de duas luxações é elegível para cirurgia. O que segura uma articulação é todo um complexo que envolve músculos, ligamentos, tendões, qualquer alteração nesse conjunto pode levar às luxações. Você pode tentar melhorar a sua musculatura com treinamentos de força ( principalmente o vasto medial do quadríceps), mas isso tem que ser feito pelo resto da sua vida e não é 100% garantido que vá resolver, se as outras estruturas estiverem lesadas também. A joelheira é um paliativo para a “fraqueza" do seu joelho, não importa se aberta ou fechada . Se você conseguir dobrar o joelho pode fazê-lo sem problemas. A técnica cirúrgica vai depender de qual estrutra foi lesionada (tipicamente é o ligamento patelofemoral medial). Avalie suas opções e espero que decida pelo que achar que é a melhor para sua realidade. Boa sorte.

  • Wagner

    Oi dr Diego sou wagner tive uma ropitura total do tendao patelar e tem 1mes e meio, ja fui liberado pra fisio gostaria de saber se posso voltar a dirigi? Te agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wagner

      Pode sim, a dor vai ser o seu termômetro de utilização do seu joelho. Se for dirigir e sentir muita dor, evite faze-lo, aguarde mais um pouco e vá testando, até que consiga dirigir sem sentir dor. Boa sorte 

  • Fabricia

    Oi Dr Diego ! Sofri um acidente domestico e quebrei a patela vertical , sendo que a parte inferior quebrou em mais 3 lugares! Fiz a cirurgia e com 8 dias de cirurgia o medico tirou a tala e falou que ja poderia fazer exercicios de 45°! Disse tambem que poderia colocar o pe no chão, aponhando os dois pes! Estpu so com curativo! E com medo de fazer esses exercicios pq ainda estou com os pontos que foram 11 e ainda insegura com medo de doer. Poderia me tranquilizar em relação a esses exercicios! Ou ainda esta muito cedo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabricia

      Seu médico esta correto, agora você precisa se movimentar. A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa investir na fisioterapia para melhorar a sua mobilidade. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Claro que essa  recuperação  depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos e da qualidade do osso fraturado, mais você do que qualquer outro. Vá na fé e acredite 

  • Jéssica Camilo cunha

    Boa noite doutor fiz a cirurgia na patela a 2 meses . Sutura do tendão patelar e estou na fisioterapia a um mês porém meu joelho continua duro isso é normal? Mas ou menos quanto tempo pra ele ficar mole?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica

      Sua lesão ainda é muito recente . Sua recuperação é muito dependente do tipo de lesão que você sofreu e da reabilitação. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Quanto a recuperação, ela gira em torno de seis meses a um ano. Vá na fé e acredite 

  • Tamara Duarte

    Olá Dr. Boa noite!! Sofri uma queda de bike, ao qual cai com o joelho direcionado para o chão, isso já tem 10 dias. Fui ao médico depois de alguns dias do acontecido pois sentia que estava inflamado, o dr. realizou exame de imagem e não constou nenhuma fratura, receitou antibiótico e repouso de 4 dias. Estou no 4• dia de repouso, e devo tomar os medicamentos por mais 3 dias. Consigo andar e movimentar normalmente, mas sinto um desconforto na patela( região anterior do joelho) como se estivesse machucada ( ainda não recuperou 100% a feriada ao qual machuquei ) isso é normal? Mesmo passando todos esses dias ? Muito obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tamara

      No processo do trauma alguns vasos sanguíneos são lesionados e tecidos moles também e , ocasionam esses sintomas que você relata, a medida que eles forem se recuperando essas manifestações irão desaparecer. Ainda é cedo para dizer que há alguma complicação nesse seu trauma. Se você perceber que esta havendo piora do quadro, procure ajuda especializada. Boa sorte 

  • Ricardo Augusto Spiller

    Olá Dr., como vai? Muito bom seu artigo... Obrigado pela partilha. Eu tive um acidente de moto e acabei quebrando a patela... O tratamento escolhido pelo ortopedista, foi o tratamento conservador. Hoje faz exatamente 30 dias que sofri a queda. Fiquei uma semana na UTI e depois vim para casa. Não tive complicação nenhuma e minha cicatrização tem se mostrado muito boa. Há dois dias fui liberado para fazer exercício leves (sentado ou deitado) para ativar novamente minha musculatura e movimentar a perna. Também já fui liberado a dar alguns passos desde há dois dias atrás, porém, com o uso do imobilizador, mantendo perna reta. Minha dúvida é com relação à movimentação do joelho... Sinto uma limitação a partir de 90 graus de dobradura da perna.... A limitação fica nas laterais.... É como se as laterais estivessem um pouco enrijecidas... Segundo o médico é normal e será superado. Você poderia dar alguma dica ou explicação mais detalhada a respeito. Eu gosto de entender o que acontece com meu corpo, até mesmo para ajudá-lo a se recuperar. Fico agradecido pelo artigo e pelo canal aberto à discussão. Forte abraço e sucesso!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ricardo

      A formação do calo ósseo se da entre dois a três meses, concomitante as outras estruturas também estão se recuperando. Esses sintomas que você refere estão dentro do esperado para esse tempo de fratura. Você deve investir na fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Ana Oliveira

    Dr. Tem um pouco mais de 6 meses que fiz a cirurgia de banda de tensão, já fiz fisioterapia e prático exercício com acompanhamento de personal. Posso pedalar? Correr?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana  

      O que pode lhe limitar é dor, vá fazendo seus exercícios e testando, não sentindo nada, siga em frente. É uma musculatura forte e saudável que torna os ossos fortes e saudáveis e todas as outras estruturas também. Bom treino 

  • MARIA

    Olá Dr, sofri uma queda de minha própria altura e quebrei a patela, fiz cirurgia e o médico recomendou passar três meses sem dobrar o joelho pois a cirurgia foi delicada e para não correr o risco de refazer. Hoje completou um mês de cirurgia a cicatrização da incisão está quase completa so uma pequena área não fechou e está aparecendo o fio que foi usado para fazer a cirurgia. Devo me preocupar? A ferida está fechada faço curativos diários e uso tala.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria

      Que bom que sua recuperação esta sendo boa. Essa pequena área que não fechou pode ser devido a esse fio que esta exposto. Você não deve ficar apreensiva, mas assim que possível, procure seu medico para ver se resolve essa pequena ferida. Boa sorte 

  • Mateus Oliveira

    Olá doutor, Em quanto tempo deve ser feito a cirurgia de patela , tive um acidente de moto e a patela fraturou em várias partes , fui para o hospital eles colocaram tala no meu joelho e mandaram aguardar agendamento da cirurgia em casa.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mateus

      Toda fratura deve ser corrigida nas primeiras vinte e quatro horas, isso seria o ideal e é o qu está escrito nos livros, mas existem váriaveis a serem levadas em consideração, se foi exposta, se há risco de infeção, se tem material adequado para sua correção. Ou seja, quanto antes melhor. 

  • Jéssica Camilo cunha

    Na vdd eu caí e rompeu o tendão patelar dia 14/08 e a cirurgia foi realizada dia 17/08 ele me afastou 4 meses do trabalho disse que é o tempo suficiente pra eu estar boa andando me liberou colocar o pé não chão ...e ainda estou imobilizada ...será que 4 meses são o suficiente?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica

      Respondendo a sua primeira pergunta: sim, na maioria dos casos quatro meses é tempo suficiente para recuperação. Quanto à sua segunda questão , o termo citado se refere a sutura do tendão que sofreu uma rotura. Tratamento realizado. Boa sorte 

  • Jéssica Camilo cunha

    Boa noite doutor sou eu de novo kk Eu tive uma ruptura no tendão patelar dia 17/08 e estou imobilizada.mas o meu médico disse que eu posso colocar o pé no chão e andar com muletas estou com um mês e 10 dias e continua imobilizada...no meus papéis de exame está escrito tenorrafia tendão patelar do joelho esquerdo....essa descrição é uma ruptura msm?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica Respondendo a sua primeira pergunta: sim, na maioria dos casos quatro meses é tempo suficiente para recuperação. Quanto à sua segunda questão , o termo citado se refere a sutura do tendão que sofreu uma rotura. Tratamento realizado. Boa sorte 

  • Mateus Destro Pereira

    Dr , operei da patela , e foi múltipla fratura e colocaram 4 fios de kirsher e um maleável em torno da rótula e após um e algumas fisioterapia ja desenvolvi bastante. É normal ficar um pouco visível os fios ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mateus

      Normalissimo esse material ficar aparente. O material de síntese é colocado para unir os ossos e imobiliza-los até que o calo ósseo se forme.  Após a formação do calo ósseo esse material de síntese pode ser retirado, sem prejuízos para a recuperação final. Boa sorte 

  • THIAGO PEREIRA

    Oi, acredite eu derrubei uma árvore de porte medio no meu joelho direito, até então não estava doendo mas no dia seguinte estava duendo muito, não fui a hospital e nem tomei remédio para dor, e depois de uma semana percebi que aparentemente tem uma fissura no meu joelho. Será que está fraturado? Eu não tô sentindo dores só um pequeno desconforto. O Dr. Poderia me ajudar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thiago

      A traumatologia é uma especialidade que trabalha com imagens. Você precisa de uma radiografia dessa região para avaliar se houve fratura e o tipo dessa fratura. O tratamento depende disso. Infelizmente, à distância não vai ser possível dar um diagnóstico. Boa sorte 

  • Maria Alice Silva

    Boa Tarde, sofri um acidente em casa, escorreguei e caí no quintal, quebrei a patela em 3 lugares e um pedaço esfarelou, fiz cirurgia e foi colocado aquele procedimento que parece um 8, já fiz mais de 20 sessões de fisioterapia, mas não consigo dobrar o joelho pois a amarração de fio de ferro está me incomodando e machucando muito minha pele por dentro, já tive que tomar injeções e antiflamatorio por causa destas dores, e o médico pediu para não forçar mais na fisio, a semana que vem completa 04 meses da cirurgia, será que o médico já pode tirar estes ferros que me incomoda e não me desenvolvo na fisio?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria Alice

      O material de síntese é colocada para manter os osso alinhados e imóveis para que eles possam formar o calo ósseo e se recuperar, após essa etapa ele perde a função. Portanto, se seu osso ja estiver consolidado esse “ferro" pode ser retirado sem nenhum prejuízo para a sua recuperação. Boa sorte 

  • Ana Paula Gonzalez

    Dr. Sofri uma fratura em março já fiz todas sessões de fisioterapia, amplitude quase total, iniciei personal pra fortalecimento dos músculos da perna. Não tenho força pra agachar ainda, um pouco de dificuldade de subir escadas com a perna fraturada, como a fisioterapia foi unilateral sinto que a perna que não fraturei quando faço alongamento não se alonga tanto quanto a outra. Acha importante avaliar? Preciso fazer ressonância pra aumentar carga por exemplo? Fico receosa de me machucar no personal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Paula

      Pela sua estória, tudo esta sendo feito dentro do esperado. Agora você tem que investir na reabilitação para sua total recuperação. Não existe numero total de sessões fisioterapicas, elas devem perdurar até que o paciente esteja recuperado.

  • Katia

    Hj está fazendo um mês que fraturei a patela, já comecei a fazer fisioterapia estou tendo um pouco de dor, tomei 30 dias de anticoagulante e mesmo tomando comecei sentir algum desconforto no meu pé.. fui e fiz um ecodopler por medo de poder ser trombose , graças a Deus não deu nada.. mais continuo sentindo algumas dores no pé e fico morrendo de medo de ser trombose.

  • Leticia

    Dr. tive uma queda da escada há 1 mês atrás, no meu serviço. Cai as 01:30 levantei e continuei não sentia dor somente quente e inchado. As 9 da manhã me obrigaram ir no pronto socorro da ortopedia, que constatou uma fratura mínima com leve desvio na patela esquerda. Médico me afastou, é to usando Imobilizador, porém não tenho dor somente quando forço um pouco vejo que esquenta o joelho e fica vermelho, ando bem abusando ficando bastante sem imobilizador. A pergunta é será que já consolidou o osso em 30 dias ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Leticia

      O processo de formação do calo ósseo leva cerca de  dois a três meses, variável de pessoa pra pessoa, depois disso há a fase de remodelação óssea que dura de seis meses a um ano. Com 30 dias é pouco provável que seu osso já tenha consolidado. Tome cuidado, complicações são sempre mais difíceis de serem tratadas. 

  • Sueli F M. Barbanova

    Olá doutor,9 de março de 2019 tive um acidente doméstico e fraturou a patela na vertical, foi colocado dois pinos, com 15 dias colocava o pé parcialmente no chao, qdo completou 4 meses fiz a retirada do material pois estava dando rejeição, foi muito sofrimento , fiz 90 sessões de fisioterapia,e depois liberada para fazer academia mas com muita determinação consegui atingir minha amplitude total, qdo estava com 90% recuperada, sofri outra queda depois de 9 meses no mesmo joelho, mas na transversal, entrei em cirurgia,foi colocado dois pinos novamente e fios amarrados em forma de 8, fiquei 35 dias sem pisar passei pelo médico, como eu tenho uma boa calcificação,logo consolidou, sendo assim comecei as sessões de fisioterapia,mas foi bem rápida minha recuperação, fazia em casa tbm para agilizar a minha amplitude que logo atingiu a 110 graus.Com sete meses de cirurgia tive q fazer a retirada do material pois o mesmo estava me incomodando muito,foi tranquilo,com a pandemia fiz uma boa parte dos exércicios em casa ,comprei pesos, bola etc. Tudo para a minha recuperação ser mais rápida,hoje tenho minha amplitude total, mas contínuo fazendo exercícios para dobrar pq ainda sinto dores na lateral do joelho na parte de dentro ,sinto um incômodo ao subir escadas,ao agachar, tenho estalos qdo faço alguns exercícios, gostaria de saber se com o tempo vai melhorar os estalos, fico preocupada se no futuro terei q colocar prótese,faço exercícios regularmente, fazia minhas corridas matinais quase todos os dias 10 kms,amo fazer tudo isto me sinto muito bem,será que poderei voltar as minhas corridas Doutor,poderia prejudicar o joelho, sou muito comprometida com o meu fortalecimento, hoje estou com 56 anos,desde já agradeço .

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Suely

      Acredito que você não terá dificuldades para voltar a sua vida ativa. Uma vez o osso consolidado, não há impedimento para a corrida. O segredo é fazer os exercícios de fortalecimento, ajuda na diminuição da perda muscular e óssea. Boa sorte 

  • Júnior orsi

    Olá doutor . Após 1 mês do acidente e da cirurgia da minha fratura na patela (que foi muito feia) já consigo firmar a perna esticar ela . Porém tá limitado na hora de dobrar ele . O joelho n passa de um certo ponto e o médico faz duas semanas que me passou uns exercícios diários que ajudou bastante . Mais. Minha patela tá bem grossa e não tá deixando o joelho fazer a dobragem, a dúvida é ser aque tá inchado ainda? Ou será que a cirugia ficou mal feira

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Junior

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoaA recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Com 30 dias, seu calo ósseo esta apenas se formando, é esperado que você tenha limitação nos movimentos do joelho, nesse quesito quem vai lhe ajudar bastante é a fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma.  Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Jéssica Camilo cunha

    Boa noite doutor eu tive um acidente doméstico subir em uma privada e acabei caindo nisso meu joelho foi rasgado em duas partes próximo a patela e esse o osso da patela ele subiu ou seja foi rompido tendão hoje tem 20 dias pós cirurgia e só tive uma consulta com o médico ele me deixou imobilizada e disse que vou ficar assim por dois meses e após dois meses irei a consulta e tirar raio-x caso estiver tudo certo eu irei começar a fisioterapia porém ele disse que eu poderia andar de muletas só que quando eu ando eu não consigo tirar totalmente o peso da perna que está imobilizada e minha dúvida é tem algum Malu de ter o peso na perna que foi feita a cirurgia e se é normal o tempo de ficar dois meses imobilizada para depois começar a fazer a fisioterapia l?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica

      As lesões ligamentares são, normalmente, graves e de recuperação demorada. Seu médico está certo em esperar esse tempo. Chamam Ronaldo de fenômeno porque ele superou as expectativas de recuperação após uma lesão ligamentar. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Yngrid Aparecida Lima Padilha

    Olá doutor me chamo yngrid e há 5 anos sofri um acidente de moto que veio a quebra a quebrar a patela do meu joelho esquerdo porém não consigo correr andar rápido porque se não eu caiu a perna está afinando os nervos atrofiou minha vida está mais fina todos esforço que eu faço e na perna direita. Então eu gostaria de saber se eu posso fazer academia pra que as musculatura voltem ao normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Yngrid

      Eu diria que você deve tentar trabalhar essa musculatura para melhorar a qualidade, também, dos seus ossos. Se você esta notando uma atrofia muito acentuada de uma perna em relação a outra, é bom investigar se não existe alguma lesão nervosa associada a esse trauma. Procure um especialista para definir o tipo de lesão que você tem 

  • Kenedy alves

    Olá Dr. Diego Ariel, me chamo kenedy tenho 25 anos, sofri á 2 anos uma fratura na patela trabalhando em um estoque, o que foi uma surpresa porquê, não fiz esforço e não escorreguei simplemente fui apoiar a perna para mover um palet (super leve), quando de repente quebrou, fiz a cirurgia só que o osso colou errado com um degrau, e fiquei com condromalácia grau 4 sinto dores e tenho limitação em diversas coisas como, correr ,abaixar, caminhar e subir lances de escadas minha pergunta é, tem algo que eu possa fazer para melhorar minha situação?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Kennedy

      Clinicamente o que você deve fazer é fortalecimento muscular, fisioterapia e viscosuplementação, com esse tempo é o que existe para você. 

  • Júnior

    Olá doutor , faz 1 semana e meia eu sofri um acidente de moto e bati com meu joelho em outra moto parada.Sofri uma fratura exposta na minha Patela. No raio x percebe que ela esfarelou toda , o médio fez a cirurgia falou q foi feia que ele juntou os ossos e fechou . Estou usando joelheira. Oq eu mais me preocupo e com a movimentação. Eu já devo tentar dobrar o joelho sem carga nele , ou ainda é cedo ? Não sinto dor . E tem algum medicamento para me ajudar ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Junior

      Existem vários tipos de fratura de patela e vários métodos de tratamento, com essas in formações não posso dar uma conduta abalizada. O que posso lhe dizer é que é muito recente e, portanto, você não deve exigir nada do seu joelho por enquanto. O calo ósseo costuma se formar entre dois a três meses. Veja com seu medico assistente, quando você vai poder iniciar fisioterapia e pisar. Boa sorte 

  • Maria Menegaco

    Quebrei a patela , perna esquerda, está imobilizada, porém mesmo deitada , não consigo levantar a mesma, isso é normal ou seria possível ter outro problema,minha médica não soube responder. Desde já, obrigada Att Maria Menegaco

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria

      A patela faz parte do mecanismo extensor da perna, portanto, estando quebrada, você terá dificuldade para estender a perna até que ela se recupere. 

  • Marilia

    Doutor eu faço fortalecimento sim. Na ressonância apareceu tb condropatia femuropatelar, fissura profunda na faceta medial da patela e apareceu um derrame articular e tb um edema nos planos adiposos entre o côndilo femoral lateral e o trato iliotibial e tb cisto de Baker. Eu faço fortalecimento sim, mas aumentei muito as distâncias das corridas. Meu médico cogita fazer ácido hialurônico... mas quanto tempo ficarei sem praticar esporte...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Marilia

      Como foi dito, o fato de você já fazer trabalho de fortalecimento ajuda, embora essa lesão possa ter sido por stress (uso exagerado). A aplicação do acido hialurônico não inviabiliza a pratica de esportes, mas procure respeitar seus limites, o corpo cobra caro os excessos. 

  • LILIAN JULIANA

    Obrigada Dr Diego Ariel pela atenção! Não tá sendo fácil esse momento , Deus está nos sustentando e dando forças pra suportar !

    • Dr. Diego Ariel

        Amém

  • Júlia Rufli

    Dr.A ortopedista fez esoerar 20 dias pra operar minha patela esquerda fraturada. Não quus fazer nem RX antes da cirurgia,após 16 dias,tirou os pontos e fez RX,qual mostrou desvio para o lado.Os pinos ultrapassam a patela,dia 15/08/20,fará um mês da cirurgia. Não consigo elevar a perna nem deitada,tampouco dobrar o joelho nem meio grau pq parece que encavala algo,tipo qdo encavala marcha de carro.Saí da mes de cirurgia com o imobilizador qdo passou um.pouco a nestesia sentia espetando algo e só melhorou qdo afroxei o velcro. No RX,vi q o pino não está preso na patela,está solto. Minha pergunta:É perigoso fazer outra cirurgia em cima dessa,para retirar e corrigir a patela,a pele suporta mais uma incisão cirúrgica?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Julia

      A pele é um dos tecidos com mais poder de recuperação do nosso corpo, se sua preocupação é só essa, pode ir sem medo para uma outra cirurgia. Quanto aos parafusos, é necessário confirmar se eles, de fato, estão ultrapassando a articulação, qualquer corpo estranho em articulação causa problemas para mobilização.  

  • Thais

    Boa noite Dr. Tive luxação de Patela saiu do lugar andando ,isso aconteceu a 2 meses já estou na 10 fisioterapia, mas sinto dor e sinto dificuldade em dobrar o joelho é normal ? O medico pediu mais 20 fisioterapias

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thais

      A luxação acontece devido a problemas ligamentares. Lesões em ligamentos levam mais tempo para regredirem. Invista na fisioterapia e no trabalho de fortalecimento muscular da região afetada. A dor faz parte do pacote , a tendencia é ir melhorando com o tempo e a fisioterapia. Boa recuperação. 

  • Marilia

    Bom dia doutor... minha dúvida é a seguinte. Sou corredora amadora há 4 anos. Nunca tive problemas, até o dia que senti dor no joelho correndo, continuei correndo mais alguns dias e a dor se agravou, fiz uma ressonância a pedido do médico e um dos resultados foi fissura profunda da faceta medial da patela, por isso cheguei até aqui no seu site. Me ajude, isso é grave?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marilia

      Inicialmente, você precisa definir o que causou essa fissura, para poder tratar a causa e não ver uma repetição. A causa mais comum é fraqueza muscular. Atletas amadores, por vezes, relaxam no trabalho de fortalecimento muscular: esquecem que ossos fortes, requerem músculos fortes. Invista no trabalho de força. Se, mesmo assim, continuar sentindo algo, talvez vá precisar de viscosuplementação. Espero ter ajudado 

  • LILIAN JULIANA

    Obrigada Dr Diego Ariel por ter respondido. Perguntei sobre o anticoagulante pq minha sobrinha de 32 anos teve tromboembolismo pulmonar e foi a óbito..Ela fez cirurgia de fratura de patela qdo teve alta o médico pediu pra fazer exercícios para ativar a circulação da panturrilha . No primeiro dia qdo ela ficava em pé de muleta a perna operada formigava e ficava escura e teve dor...Mas do terceiro dia não tinha dor fazia os exercícios devagar pq incomodava e não dobrava muito o joelho..ela teve retorno no médico com 8 dias depois da cirurgia fez RX tava perfeita a cirurgia , falou pro médico qdo ficava em pé ficava escuro o pé ,tava com hematoma pequeno atrás da perna o médico disse que era normal e pediu pra continuar fazendo exercício mexeu na perna ensinou como era pra fazer que na próxima semana ia passar fisioterapia e ela tava bem ..No dia seguinte acordou teve tontura , convulsão depois voltou a consciência e ai começou com muita dor no peito e muita falta de ar ...foi chamado o socorro teve outra convulsão , teve várias paradas cardíaca estabilizou daí teve outra e não resistiu. Uma pessoa saudável tava bem e derrepente aconteceu tudo isso.Nao consigo entender até agora pq aconteceu isso.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lilian

      Em medicina sempre usamos o critério da balança do risco/beneficio. Quando os riscos de usar uma droga superam os benefícios, nã0 usamos e vice-versa. No caso do anticoagulante isso é muito utilizado. Pós cirurgia ha sempre o risco de tromboembolismo, mas se o paciente vai se movimentar, os riscos diminuem bastante. Mas….. existe outra máxima que diz que a medicina não é uma ciência exata,  e alguns casos fogem da média. Infelizmente, foi o que aconteceu com a sua sobrinha. Estou falando isso do ponto de vista cientifico. Sei que do ponto de vista humano, sentimental, sempre achamos que algo poderia ter sido feito. A luz da ciência sua sobrinha entra nos casos que fogem da curva e que são de difícil previsibilidade. Que vocês consigam superar esse período sofrido. 

  • Marcelo

    Agora na 7° semana pós cirurgia (fratura patelar transversal com desvio, sendo colocado dois parafusos canulados e fio ...continuo firme na fisioterapia...como dito no relato anterior eu consegui total amplitude de movimento logo nas primeiras sessões de fisioterapia, retornei para consulta e foi verificado excelente consolidação óssea e venho aumentando a carga na fisioterapia, buscando fortalecimento e eliminação das eventuais dores ( principalmente quando fico com a perna dobrada por muito tempo e inchaços com ajuda de muito gelo. Resumindo... muito foco na fisioterapia, superação de eventuais dores e inchaços; Pontos positivos: Não utilização durante todo processo de nenhum antiinflamatório; Total amplitude ( desde o início); Ganho de resistência e força e algum tônus muscular da perna l; Conseguindo pedalar; Conseguindo subir e descer escadas; Sentar e levantar sem necessidade de apoiar; Dirigir normalmente; Pilotar minha moto por algum tempo (ainda incomodo por ficar muito tempo com perna dobrada); Pontos negativos: Ainda incomodo com dores dependendo da posição, ruim para dormir; Dor quando fico sentado com a perna dobrada por algum tempo; Pelo relatado considera a evolução dentro da normalidade? Estas eventuais dores de fato são relacionadas a fraqueza muscular e ainda ao período de normalização das estruturas mexidas no processo cirúrgico? Ps. Tenho 50 anos de idade, apesar de ter uma vida relativamente saudável, vinha de um bom período de ociosidade antes do acidente. Se tudo der certo em breve espero estar totalmente recuperado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcelo

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Você ainda esta na janela de recuperação ( que pode se estender por até três meses na fase aguda , e de seis meses a um ano na fase mais tardia). Va na fé, você é um privilegiado, ja esta fazendo coisas que a maioria das pessoas leva meses para conseguir. Fique bem 

  • Silvia Aparecida Mota

    Bom dia.Dr.Ariel muito obrigada primeiramente por ter me respondido antes de eu ter feito a cirurgia Semana passada.Quebrei a patela num tombo doméstico,e foi bem feio,dia 06/07,operei quarta feira dia 15/07 e nem antes da cirurgia e nem depois graças a Deus não senti dor.Estava só com medo da situação atual da minha cidade.Mais foi tranquilo graças a Deus.Hoje está fz 8 dias de cirurgia desde ontem estou sentindo repuxar de vez enquando meu joelho.Sempre movimento o pé para melhorar a circulação.E qz não tomei remédios para dor,já acabei de tomar o antibiótico e o antiflamatorio.Mais meu pé toda hora parece que FC formigando.A faixa está muito larga na perna.Amanha vou o primeiro curativo,e pegar informações sobre os procedimentos.Ja estou me arriscando de andador.So não estou colocando o pé no chão pq o médico falou que não podia,e não consigo levantar a perna sozinha ainda.Sera que estou na normalidade.Fc com Deus.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Silvia

      Por tudo que você relatou, eu diria que está tudo perfeitamente normal, só aconselho tomar cuidado ao se movimentar, para não perder o equilíbrio e cair e  colocar carga na perna operada (vejo muito isso acontecer), de resto é só a paciência necessária para atravessar essa fase. Fique bem  

  • LILIAN JULIANA

    Bom dia Dr Diego Ariel me esclarece uma dúvida. As pessoas que fazem cirurgia de fratura de patela tem que tomar anticoagulante pós cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lilian Juliana

      O uso de anticoagulantes é indicado para pacientes que vão passar um longo tempo imóvel, para prevenir Tromboembolismo. A melhor forma de prevenir é a movimentação. Portanto, se não for ficado imobilizado e puder se movimentar não há necessidade do uso dessa medicação. Espero ter ajudado 

  • Maria Vitória Teixeira Augusto

    Olá doutor a 7 dias atrás eu estava fazendo exercícios cm meu pai e aí tem um degrau no quintal eu tropecei e cai e deu um deslocamento minha mãe chamou o siate e eles coloco aqui no lugar msm e o médico disse que não teve nada de fratura foi só a patela que saiu do lugar entao ele colocou uma tala no joelho e deu ibiprofeno pra eu toma e ele disse que dia 20 desse mês no caso amanhã eu já posso tira mais eu ainda sinto minha perna meio inchada mais oque eu quero sabe Se o senhor tem alguma dicas de como eu posso fazer para melhora a dor porq agora eu estou com muito medo de cair porq quando eu ando cm essa tala sinto essa expressão e eu não quero que meu joelho saia do lugar de novo porq eu não quero fazer cirurgia imagino que deve dor mais é isso se o senhor pode me dar umas dica eu agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria Vitoria

      Pelo que entendi do seu relato, você não fez nenhuma radiografia. Todo trauma tem uma chance grande de fratura, que só pode ser afastada com um exame de imagem, por isso aconselho que você tente fazer esse exame, ja que o tratamento pode ser outro. Se houver apenas comprometimento ligamentar, o repouso deve ser de cerca de 4 semanas, para evitar novas luxações, pois esse é o tempo médio para a recuperação dos ligamentos. Boa sorte 

  • Luan Américo Carneiro

    Olá doutor tive um acidente a 1 mês atrás chegando no pronto socorro disseram que não a via fraturas voltei depois de 1 mês sentindo dores foi descoberto que via fratura patelar de altíssimo grau estou aguardando a cirugia posso ficar com alguma sequela caso demore muito

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luan

      Todo trauma carrega consigo um grau de sequela. Se você conseguiu andar durante um mês com uma fratura isso, provavelmente, é um bom sinal para recuperação no seu caso. Faça o tratamento, siga as orientações da fisioterapia e acredite na capacidade do seu corpo de se recuperar. Pensamento positivo ajuda bastante. Boa sorte 

  • shirle

    tive uma queda em casa e fratura de patela estrelada , mas estou em recuperação com gesso , medico disse que esta regerando sem necessidade de cirurgia , vou retornar ao mesmo dia 4 de agosto e minha queda foi dia 27/06 . Gostaria de saber indicação de joelheira para comprar , para me ajudar na recuperação apos retirar o gesso , além das fisioterapias claro que sei que vou precisar fazer , desde já obrigado e aguardo retorno

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Shirle

      O osso leva cerca de dois meses para se renovar, forma o calo ósseo e depois se remodela para o formato original, claro que esse tempo é variável para mais ou menos dependendo de vários fatores. Depois da consolidação, o osso só precisa de carga para melhorar, ou seja, fisioterapia, não precisa mais de imobilização, ou seja, você não vai necessitar de fazer uso de joelheira apõs retirar o gesso. Boa sorte 

  • Anna Guimarães

    Boa noite! Talvez você possa me ajudar a ter um direcionamento: no início de março caí e bati o joelho no chão (cheguei a vomitar de dor na hora), apliquei gelo e logo em seguida vi que não tive inchaço e estava com a mobilidade normal, então não fui pra emergência pois: Pandemia rs. Só que apesar de não sentir dor nenhuma pra movimentar, em maio ainda estava sentindo uma dor excruciante quando qualquer coisa encostava na patela, até o elástico da calça. Fui no orto que disse que era uma tendinite (?), me passou um antiinflamatório com analgésico+adesivo de fluribuprofeno, e depois de tudo isso a dor permanece 100% a mesma. Costumo me alongar todos os dias pois jogo jogos de dança em casa, mas nem pensar em encostar o joelho no chão pra fazer alguns dos alongamentos. A dor é MUITO forte e bem na parte da frente da patela, logo abaixo da pele mesmo e não atrás do osso, mas ao mesmo tempo não sinto absolutamente nenhum desconforto pra movimentar ou quando não tem nada encostando, mas ao menor toque vejo estrelas. tem chance de isso ser uma fratura? Já estamos em junho e a dor não aliviou hahaha e eu juro que sinto um relevo diferente nesse joelho e não sei se vale ir de novo em outro orto ou se vai melhorar sozinho já que tô movimentando normal.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Anna

      Pela estória relatada, eu lhe aconselharia fazer um exame de imagem, para descartar quaisquer fraturas que possa ter passado despercebidas. De qualquer maneira, acho que você deve procurar uma nova avaliação para esclarecer esse seu caso, não é normal essa dor que você relata. Boa sorte 

  • Milene Potira pires

    Boa noite Dr Ariel, já tínhamos falado mes passado sobre meu caso. Fiz cirurgia patelar com Banda de tensão. Já passei pela segunda reconsulta onde o médico disse que pelo raio-x tô otima, porém ele disse estar decepcionado comigo por eu não ter dobrado o quanto já era pra ter dobrado. Fazem 60 dias da cirurgia amanhã, dia 11/07. E dobro só 45 graus. Não deixo minha fisioterapeuta dobrar. Só vou até meu limite e sou muito sensível. Meu médico liberou pisar com carga parcial, já fico de pé, faço meus afazeres doméstico de andador, porém dobrar não consigo e nem levar a perna pra frente e levantar ela tbm não tenho força. Já fiz 15 sessões de fisio, tenho mais dez pra fazer. Meu medo é não voltar andar mais. Meu joelho chega uma parte q fica duro, parece q tem bloqueio. E qndo fico sem mexer a perna , parece que o joelho regride, volta a ficar meio duro, até eu mover de novo. Ouvi falar em manipulação , seria indicado no meu caso? Detalhe eu fiz tudo pelo SUS, só as fisio q pago. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Milene

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Ou  seja, você é a principal responsável pelo que vai lhe acontecer. A articulação precisa ser movimentada, senão “enferruja”, o risco de desenvolver fibrose é alto se não houver movimentação plena. Vença seus medos, suporte a dor e se dedique à fisioterapia para que possa andar sem dificuldades, não estou dizendo que vai ser fácil, só dizendo que é possível. Agora é força e foco. Boa sorte 

  • Luana Martins

    Olá, Doutor. Meu namorado teve fratura da patela do joelho direito, do tipo estrelada (em pedaços). Ele gosta muito de jogar bola. Há possibilidade de retomar esse tipo de atividade, com os devidos tratamentos?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Luana

      Se a lesão do seu namorado foi apenas óssea, a possibilidade de recuperação é quase de 100%, pois o osso é capaz de se regenerar totalmente. Veja como os jogadores profissionais sofrem lesões, por vezes, importantes e retornam para trabalhar a todo vapor. Boa sorte para ele. 

  • Cidalia Correia

    Boa tarde eu no dia 20 de Junho tive uma queda em casa e bati com o joelho no chão na altura como apesar de ter muitas dores, e como me mexia bem nunca pensei que estivesse partido decidi não ir ao hospital, fazendo tudo inclusivo conduzir. No dia 3 de julho, passado 13 dais, como continuava a ter muitas dores decidi finalmente ir ao hospital depois de fazer um raio-x é me diagnosticado Fractura Da Rotula direita no polo inferior. O medico manda me para casa sem me imobilizar onde me pede para voltar no dia 19 de agosto para nova avaliação dizendo que se o osso nao unir até então terei que fazer uma cirurgia a pergunta que faço é normal tanho tempo de espera ou será melhor procurar outro ortopedist? sendo que nao tenho muitas dores mas não consigo me dobrar e subir e descer escadas é dificil e sinto o osso a estalar e o que parece ser a carne a rasgar por dentro? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cidalia

      Nem toda fratura de patela necessita de cirurgia... Se a fratura for pequena ou sem desvio, o tratamento sem cirurgia tem bons resultados... contudo, na maioria dos casos eu mantenho o membro imobilizado e com analgésico.

      Boa sorte

  • Silvia Aparecida Mota

    Dr.Ariel estou com Medo cai e vou ter que operar a patela,o médico me imobilizou até quinta pra retornar e devo operar na sexta ou terça feira.Estou com Medo pela Pandemia e de dar complicacaoes

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Silvia Fratura é urgência e não deve ser postergada sob o risco de deixar sequelas , que são mais complicadas de se resolver. Mesmo sob o risco da pandemia, meu conselho é que você resolva o mais rápido possível. Tente não se preocupar, você tem tanto risco de adquirir o vírus no hospital, quanto tem em um supermercado, numa farmácia e, mesmo no meio da rua ao cruzar com alguém  que esteja com a doença sem saber. Acredite e tudo vai correr bem Boa sorte 

  • Juliana

    Ola Dr. pode me esclarecer uma dúvida? Tive deslocamento de patela ha 35 dias , pela primeira vez... o médico que colocou no lugar , só me deixou 6 dias de imobilização (tala) , nos dias seguintes meu joelho inchou e doía muito , tomei diversos anti inflamatórios e com 25 dias tive que fazer uma punsão , porem ao invés de sair líquido só saiu sangue . Estou fazendo fisioterapia, mas meu joelho não dobra de jeito nenhum , ontem escorreguei e dobrei no impulso e doeu muitoooo , parece que vai quebrar , que perdi todo o movimento. Isso é normal ? Só com fisioterapia volta ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Juliana

      Pelo seu relato eu presumo que você não teve fratura, sómente lesão ligamentar, se for só isso, já leva um tempo considerável para a recuperação, se houver associação com fratura ai o tempo é maior.  Sim, a fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma, para isso você tem que ser disciplinada e cumprir o que se espera nos exercícios. Boa sorte 

  • Marcelo

    Bom dia, Estou na quarta semana após o processo cirúrgico para fixação da fratura transversal de patela, saí do hospital andando, porém com a perna imobilizada, após 15 dias retirei os pontos e o imobilizador e de pronto iniciei a fisioterapia para mobilização da perna (com muita disciplina), após 6 sessões já tenho amplitude total de movimento, logicamente ainda com algumas dores e eventuais inchaços combatido com gelo, faltando ainda ganho de força plena. Ainda sinto incomodo para dormir, pois algumas posições incomodam, mas também percebo que a medida que a perna vai fortalecendo vai melhorando. No próximo dia 9 vou retornar para consulta e fazer radiografia para verificação da formação do calo ósseo. Minhas dúvidas são as seguintes: Estas eventuais dores neste processo pós cirúrgico devem passar com o fortalecimento da perna? Sei que a evolução varia de pessoa para pessoa, mas com o cenário de um mês após a cirurgia, devo ter uma evolução significativa em mais um mês? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marcelo

      Você me parece ser uma pessoa bem orientada e no seu relato eu percebi que você ja sabe as respostas às suas indagações. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Leva cerca de dois meses o processo de consolidação óssea e mais uns quatro meses para uma recuperação geral. Sua evolução esta sendo satisfatória e dentro da normalidade. Fique bem 

  • Ana Beatriz

    Olá, doutor! Há seis meses tive uma queda de altura (25cm de um degrau, em cima de uma bola e fui projetada pra frente cerca de 2m) e sofri fratura transversa da patela esquerda, na região inferior e sem acometimento do espaço articular. Como não houve desvio e fiquei de repouso por 6 semanas, a fratura consolidou adequadamente e não necessitei de cirurgia. A única sequela foi que o osso está ligeiramente para a esquerda pela força do vasto lateral. Quanto à isso, estou realizando reabilitação e já consigo voltar a subir escadas, por exemplo, após esses 6 meses. Acontece que em 2011 eu tive um estiramento do cruzado anterior no mesmo joelho e, desde então, descobri que tenho condromalácia patelar. Desde 2011 eu fazia fortalecimento de quadriceps com musculação (o que acredito que tenha me ajudado a não perder tanta massa muscular). A fratura só veio confirmar que meu joelho é alvo da natureza. Tendo em vista esse novo ocorrido, fico preocupada com o retorno às atividades esportivas. Gosto de dançar e praticar Yoga, além de correr na areia por ter menor impacto. Gostaria de saber se o uso de alguma joelheira é recomendada para exercícios. Ganhei muito peso desde a fratura porque fiquei parada e já não aguento mais o sedentarismo. Agradeço pela atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ana Beatriz

      O  processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa, você refere seis meses, a rigor com esse tempo o osso esta totalmente consolidado e os ligamentos também. Pelo seu relato de recuperação, não há contraindicação nenhuma para seu retorno aos exercícios, desde que você escute seu corpo, ele manda avisos do que ele aguenta e do que não suporta.O brace pode ser usado, mas só durante o exercício, para dar mais estabilidade à articulação, usar o tempo inteiro provoca hipotrofia muscular Espero ter ajudado     

  • Angelica

    Boa noite Dr. Me tira uma dúvida por favor... Eu sofri um acidente d moto, onde tive 7 fraturas na perna esquerda a 5 meses, tds ossos q quebrei entre ( fêmur e 3 partes, patela, tonozelo,e metatarso 1 e 3) só a minha patela me preocupa, já consigo dobrar 80% mas não tenho força pra levantar a perna para frete e quando Forço muito para levantar, a perna sobe mas a patela vai para o lado e quando abaixo ela volta , quando ando tenho q deixar a perna reta e com o peso forçar para trás, pois com ele dobrado a perna banbeia e eu quase Caio. Será q vou precisar fazer cirurgia? Ou isso é normal? Obs: não foi feita cirurgia na patela apenas imobilização... dês d já gratidão pela atenção!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Angelica  

      Você não mencionou há quanto tempo ocorreu o seu acidente. Muito provavelmente você tem alguma lesão ligamentar, por isso é recomendado que se imobilize o local, no seu caso o joelho, para dar repouso à articulação , para que ela possa se recuperar.  Inicialmente, por umas 3 semanas, podendo se estender se o quadro permanecer. Com todas essas lesões que você relata, deve ter havido isso. Meu conselho é que você coloque , pelo menos, um brace e você deve investir na fisioterapia, fazendo um trabalho de fortalecimento muscular sem carga. Seus músculos precisam ser mantidos em boas condições para ajudar a recuperação das outras estruturas adjacentes. Para saber se essas lesões são cirúrgicas, você precisaria fazer uma Ressonância Magnética, só com o quadro clinico não dá pra definir . Espero ter ajudado. Boa recuperação. 

  • Vanessa Gabriela

    Boa noite Dr Diego Ariel eu sofri um acidente e fraturei a patela do joelho foi feito cirurgia e posto pino nao sei quantos mais o corte da cirurgia deu apenas 8 pontos, hoje fez 24 dias e passei pelo ortopedista hoje ai ele mandou tirar a tala hoje e nao por mais ,falou pra eu começar dobrar o joelho e ja marcar a fisioterapia , mais meu joelho nao ta dobrando eu sinto que ta travado , eu sinto o joelho normal a perna eo pe ,eu consigo encolher pouco a perna .É normal a perna ta travada por eu ter começado a tentar dobrar o joelho hoje ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Vanessa  

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia e da superação da dor durante as primeiras sessões. A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa iniciar a fisioterapia para melhorar a sua mobilidade, existem alguns exercícios que você pode fazer em casa mesmo. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • ADALTO PEDRINI FILHO

    Primeiramente obrigado pela explicacão, então eu sofri um acidente de moto e quebrei o joelho uma fratura do modo estrela quebrei em vários pedacinhos, fiz a cirurgia e coloquei dois pinos no joelho mas ainda sou bem novo tenho 19 anos queria saber em quanto tempo vou voltar a andar se por ser bem novo minha recuperação será mais rápida e se meu joelho vai voltar a ser o que era antes da fratuta ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Adautoi

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia e da superação da dor durante as primeiras sessões. A idade ajuda bastante nessa equação, mas a situação muscular da região é ainda mais importante. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Regiane Marconato Coelho

    Há um mês sofri um acidente de moto e quebrei a patela do joelho precisei fazer uma cirurgia com urgência..porém já estou sem a tala e meu ortopedista falou que já podia andar e comear a dobrar o joelho mais tudo devagar..o joelho já consigo dobrar aos poucos apesar das dores mais não tenho movimento na minha perna não consigo ir com ela pra frente nem levantar ela . parece que do joelho pra baixo não funciona mais ..isso e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Regiane

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta nessa janela de recuperação óssea. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. Como meu já disse , a recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Fratura óssea e dor são sinônimos.  

  • Vanessa Barreiros

    Boa tarde! Sofri uma queda onde tive uma fratura transversa na patela e rompi o ligamento patelar tibial,fiz a cirurgia dia 04/05 colocaram fios de amarração,meu joelho doi muito ainda não estou conseguindo fazer fisioterapia por causa da pandemia,ainda está muito inchado,minha dúvida é se eu corro o risco de ficar com sequelas ou no futuro esse joelho vim a dar algum problema.Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Vanessa

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro, existem alguns exercícios e condutas fisioterapêuticas que podem ser feitas em casa, tente investir nisso, parada é que não pode ficar. Vá na fé e acredite, Boa sorte! 

  • Guilherme AZEVEDO REIS

    DR. FIZ UMA cirurgia de joelho onde foi uma placa E 4 parafusos fixando essa placa, ainda estou com 2 ferro que passa dentro do joelho e sai pra fora da pele, o médico pediu pra tentar usar a muleta porém escorreguei com a muleta e no susto eu pisei com o pé da cirurgia mas nao cheguei a cair, médico falou muito sobre isso de não pisar com o pé da cirurgia, já tem 1 mês de pós cirurgia, o que pode acontecer de pior? Não consigo marcar retorno agora com o meu médico, e nao sei se algo de ruim possa ter acontecido com a minha cirurgia.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Guilherme

      O meu primeiro questionamento é: após esse ocorrido, você ficou sentindo alguma coisa diferente? A área ao redor da sua ferida está diferente? Se a resposta for negativa, dificilmente aconteceu alguma coisa que possa preocupar. Mas essa é uma afirmação que só pode ser feita com um exame fisico e exames de imagem, para que se possa, com certeza, observar como está essa articulação. Lembre-se, seu corpo dá noticias quando tem algo errado. Se tiver oportunidade procure seu medico para que ele possa lhe examinar e descartar alguma complicação. Boa sorte. 

  • Michelli Alexandre

    Olá Dr. Dr no dia 15 eu escorreguei na rua e cai, fui ao pronto atendimento ortopédico na minha cidade (SUS), através de exame de imagem foi constatado fratura da patela direita, o ortopedista plantonista, falou que não o osso não saiu do lugar, e só uma imobilização seria suficiente para colar, com um tratamento de 6 a 8 semanas já estaria bom, a enfermeira fez uma tala muito mal feira e larga, me de disse que quando secasse poderia por o pé no chão, Como eu não estava sentindo nenhuma dor, no dia seguinte eu já comecei a colocar o pé no chão, porém o fato de a tala estar larga e da pessoinha aqui andar, mesmo que só um pouco dentro de casa a tala desceu e quebrou, retornei no dia 22 e foi outro plantonista que me atendeu, novos exames de imagem foram feitos e ele falou que o osso não tinha colado nada, ainda estava do mesmo jeito, ele pediu pra manter a tala, so dar uma reposicionada por conta que ela estava larga e desceu, o enferme fez uma nova, já que aquela estava quebrada, ele fez bem caprichada e bem justinho e falou que eu não posso por o pé no chão, estou evitando levantar, só levanto em casas indispensáveis, mas mesmo assim a tala desceu um pouco, isso é normal ou é porque a perna da pessoinha e muito fina e a tala pesada? O médico não me falou nada quanto a por o pé no chão, desde o segundo dia eu não sinto dor nenhuma, com exceção de alguns movimentos ou quando levanto a perna, posso por o pé no chão ou andar um pouquinho? O que o Sr me recomendaria? Tenho retorno no dia 29, provavelmente seja ou ortopedista que me atenderá, o que estiver de plantão no caso né. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Michelli

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Pode ser que apenas a imobilização ajude na sua recuperação, mas você precisa esperar o tempo necessário para a formação do calo ósseo para poder colocar carga nessa patela. Tenha um pouco de paciência e inicie fisioterapia que logo logo você estará de volta ao normal. Boa sorte 

  • Renata Silva

    Legal Dr. Diego, muito obrigada pelo retorno e esclarecimentos! Abraço

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Renata

      Sempre as ordens 

  • Renata Silva

    Boa noite Dr Diego Ariel! Há 04 meses sofri uma fratura de patela, passei por cirurgia para colocada de banda de tensão, e agora no mês anterior foi identificado pelo raio x que houve perda da redução do material de síntese - consequência osso separado novamente. Farei uma nova cirurgia, na qual o médico pretende fixar com parafuso canulado e aplicar um osteoindutor sintético (hidroxiopatita). Considera esse procedimento adequado? Em relação aos movimentos, estou com o aparelho extensor preservado e a flexão já igual ao outro joelho. Essa segunda cirurgia pode ter uma recuperação mais rápida ou requer mais tempo? Muito obrigada pela ajuda!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Renata  

      Essa conduta do seu médico esta muito bem indicada, seria minha opção também. Quanto a recuperação, o tempo é o mesmo da primeira cirurgia. Em casos de fraturas, a paciência é fundamental para ajudar na cura, não é fácil ter seus movimentos cerceados, mas pense que é só por um tempo e logo, logo você estará de volta firme e forte. Boa sorte e que tudo corra bem.

  • Eduardo Soares de Melo

    Olá Dr. Fiz uma cirurgia no joelho na patela foi uma fratura exposta , Faz 3 meses mais até hj meu pé está um pouco inchado e muito sensível e sinto muita dor nele. E eu já estou conseguindo firma a perna no chão e até andar sem ajuda das moletas , me preocupo com meu pé que ata inchado e muito sensível dói muito

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Eduardo

       O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, tempo que pode ser variável, porque depende das características individuais de cada paciente. Pelo tempo que você menciona, sua patela já deve estar consolidada. Essa dor no pé , esta fora do contexto. Você chegou a fazer alguma radiografia do pé? Com esse tempo , você não deveria mais estar sentindo tanta dor assim. Meu conselho é que você deve procurar um ortopedista para esclarecer esse problema no seu pé. Espero ter ajudado. Boa sorte    

  • Daniel

    Minha cirurgia de patela parcial já está com 6 meses e não sarou a cirurgia tem dois buraquinhos pequenos saindo secreção e agora saindo um fio azul será q será necessário outra cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniel

      As cirurgias de patela apresentam efeitos colaterais com muita frequência, o mais comum é a rejeição ao material de síntese, nesse caso se faz necessário a retirada do mesmo. Uma outra consequência é uma osteoartrite, mais improvável no seu caso. Pode estar também desenvolvendo alguma infecção. Aconselho-o a procurar ajuda especializada para chegar a um diagnóstico e proceder ao tratamento mais adequado. Espero ter ajudado. Boa sorte 

  • Ariel Oliveira

    Boa noite Dr. Ariel, queria tirar uma dúvida. Realizei uma cirurgia patelar cujo colocaram "arames" para prender as partes quebradas da patela. Tenho dificuldades para dobrar o joelho e meu fisioterapeuta falou que o ferro está impedindo que eu dobre o joelho. Queria saber se posso fazer a remoção do " arame" e se sim, quanto tempo após a cirurgia ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ariel  

      A principio todo material de síntese óssea pode ser retirado sim. Para que possa ser retirado é importante ter certeza que o osso se recuperou. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa, m as a certeza só pode ser dada com exames de imagem que mostrará como esta o calo que se forma para a recuperação. Veja com seu médico a possibilidade e quando você poderá retirar esses fios, por enquanto va investindo na fisioterapia. Boa sorte 

  • Johnny Silva Vilela

    bom dia faz 20 dias que fiz a segunda cirurgia no joelho e normal sentir que o joelho está apertando ?? No frio é normal sentir dor?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Johnny  

       Não foi mencionada o tipo de cirurgia que foi feita. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta nessa janela de tempo, portanto, seu osso ainda esta em processo de consolidação. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Algumas pessoas se queixam de dor quando esfria, talvez, devido a vasoconstrição que ocorre e que diminui o aporte sanguíneo para a região. De resto, é paciência e dedicação e foco. Boa recuperação  

  • Milene Potira pires

    Boa noite Dr. Dia 11/05 vai e quebrei a patela. Dia 12/05 fiz a cirurgia patelar com banda de tensão. Foi colocado aqueles fios. Vim pra casa no dia 13/05 com tala e orientada a não pisar e ficar com perna pra cima. Sete dias depois voltei na reconsulta, tirei a tala e fiz raio x. Tudo pelo SUS. O Dr disse q tava tudo bem e que eu iria só com curativo, mas não pisar, e retirar os pontos em sete dias e começar a fisio. Bom... Desde q fiz a cirurgia eu não baixo minha perna,ando só pra ir ao banheiro e pro quarto mas com o pé pra cima sempre apoiando em uma cadeira. O médico pediu para eu ir tentando dobrar o joelho,mas nunca tentei, na vdd tenho muito medo, chego a tremer de medo de pensar em dobrar. Até na hora do dr examinar eu não deixei quase, remédio da dor. Não dói, só de vez em qndo da uma ferroadas, q acho normal. Hoje fui tentar ficar me pé com a perna pra baixo mas me senti mal, enjoo, tive qerguer a perna de novo. Será q tenho algum problema ? Meu joelho continua roxo, em cima perto da cicatriz e tenho medo de ter dado alguma complicação. Amanhã eu tiro os pontos e quinta eu começo a fisio, que tô adiando por medo tbm. Eu sinto meu joelho pesado, tenho medo de tentar dobrar e arrebentar alguma coisa, sei lá. Poderia me orientar. Não tenho médico meu, eu fiz tudo pelo SUS e aproxima consulta é 26/06. obrigada pela atenção dispensada. Deus abençoe !

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Milene  

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação.  A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa iniciar a fisioterapia para melhorar a mobilidade do seu joelho, existem alguns exercícios que você pode fazer em casa mesmo. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso, dor essa que melhora com a evolução. Tente conversar com seu ortopedista e com algum fisioterapeuta que possa lhe dar algumas orientações sobre isso.Mexa-se!! Parada você não vai estar se ajudando, o fato de ser jovem fala a favor da sua recuperação. Espero ter ajudado. Boa recuperação  

  • Edmilson Cavalcante de Albuquerque

    Boa noite ! Dr .Diego Ariel queria tirar uma dúvida eu fiz uma operação da patela a cirurgia foi osteossíntese patela no dia 18 e tive alta no dia 19 de março de 2020 ,estou completando hoje 2 meses ,mais só que eu ainda não fiz a revisão pois o hospital walbert em Realengo cancelou a minha revisão por causa do covid 19 e ate hoje não remarcaram a minha revisão eu sinto dores no joelho quando vou me exercitar em casa estou fazendo fisioterapia por conta própria e já estou conseguindo muito pouco dobrar o joelho ,mais quando eu começo a tentar dobrar mais um pouco eu sinto dor ,Dr né ajude por favor oque devo fazer ?para melhorar a minha recuperação ,já posso me excitar antes de fazer um RX da patela pra ver se já posso fazer fisioterapia . obrigada pela atenção desde já boa noite .

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edmilson

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa, e a recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. Pelo tempo que você disse que sofreu a fratura, ja existe pelo menos um calo ósseo, de qualquer maneira, observe se existe alguma mobilidade e creptação no local da sua fratura, se não houver, pode fazer os exercícios sem medo. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma . A dor faz parte do processo, quanto mais forte sua musculatura ficar , menos dor você sentirá. Boa sorte na sua recuperação. 

  • Vinícius Rosa De Jesus

    Boa noite Dr. Meu nome é Vinicius, sofri um acidente em novembro de 2019 fratura patelar, pelo que olhei nos desenhos das fraturas que o sr. Colocou devo ter sofrido uma transversa. Porém Dr. Eu tive uma inflamação no pós operatório nos pontos, mais ai agora que ta tudo fechado teve outra inflamação, tomei anti inflamatórios e voltou a fechar porém minha perna não tem força necessária pra levantar a perna pra frente, e sinto como se tivesse inflamado por dentro. Dr. Será que minha perna ta fazendo rejeição do procedimento feito com fio k se não me engano e um parafuso, que curiosamente o fio se soltou dele, o que vxe pode esclarecer para mim do que de fato possa ta acontecendo ... vou fazer 6 meses de pós operatório e a perna ainda doi muito

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vinicius

      As cirurgias de patela apresentam efeitos colaterais com muita frequência, o mais comum é a rejeição ao material de síntese, nesse caso se faz necessário a retirada do mesmo. Uma outra consequência é uma osteoartrite, mais improvável. O fato de você não estar conseguindo fazer movimento de extensão do seu joelho, pode ser por inflamação ou desenvolvimento de alguma artrose na região. Em quaisquer dessas situações meu conselho é que procure ajuda especializada, pois há necessidade de um exame fisico e exames de imagem para definir um diagnóstico e tomar a conduta mais adequada. Desejo sorte. 

  • ELIZABETH OLIVEIRA

    BOA TARDE DR. SOFRI UMA QUEDA DENTRO DE CASA FUI SOCORRIDA E AO CHEGAR NO HOSPITAL FUI IMEDIATAMENTE INTERNADA COM A INDICAÇÃO DE CIRURGIA.ME INTERNEI DIA 27/04 OPEREI 05/05 E TIVE ALTA EM 07/05 POR CAUSA DA PANDEMIA O HOSPITAL PEDRO SEGUNDO ESTÁ UM CAOS ,DEI MUITA SORTE SÓ QUE NINGUÉM ME ORIENTOU NADA A ENFERMEIRA DISSE PRA EU FAZER CURATIVO COM ALCOOL 70 E ME ENTREGOU AS RECEITAS E UM PAPEL PRA VOLTAR DIA 01/06 DR.TENHO QUE IMOBILIZAR MINHA PERNA OU POSSO FICAR SÓ COM A ATADURA OU USAR UM MOBILIZADOR PODE POIS NÃO ESTOU SENTINDO DOR SÓ NÃO CONSIGO NEM DOBRAR UM POUQUINHO A PERNA MAS SINTO O JOELHO DURO NA HORA DO CURATIVO NÃO POSSO LEVANTAR PRA NADA SÓ SENTO COM A PERNA ESTICADA MAS MUDANDO DE POSIÇÃO A TODO MOMENTO ,POR FAVOR ME ORIENTE E DESDE JÁ AGRADEÇO.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Elizabeth

      Sem ver a imagem não posso dar a resposta mais assertiva...

      Os cuidados com a cirurgia são a limpeza com solução antisséptica, como álcool 70 ou clorexidine 2%, e curativo diário até retirar os pontos, tipicamente com 15 dias...

      Quanto à mobilidade, vai depender da técnica cirúrgica... Só vou poder opinar se ver sua radiografia pós operatória....

      Espero ter ajudado..

      Qualquer dúvida mais urgente pode entrar em contato pelo instagram...

  • Rita luzier martuche azevedo Silva

    Estou com fratura incompleta na face anterior do terço inferior da patela esquerda sem destacamento ósseo, Sinais de hematoma intra articular na bolsa a inicial, é passível de cirurgia ou que tratamento??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rita

      Sem ver a imagem não posso dar a resposta mais assertiva...

      Pelo que descreveu no comentário é possível sim tratar sem cirurgia, apenas com imobilização e analgesia.. se a fratura for mesmo sem desvio, em torno de 4 a 6 semanas essa patela já deve estar consolidando...

      Espero ter ajudado..

      Qualquer dúvida mais urgente pode entrar em contato pelo instagram...

  • Marcio

    Boa noite doutor! Gostaria de tirar uma duvida pois fiz uma cirurgia de patela devido a uma acidente de moto onde foi colocado fios, ja faz 40 dias e estou na 3 fisioterapia, e não consigo dobra totalmente apenas 90 graus o joelho apos cirurgia,e tambem dificuldade para levantar a perna, e tambem observei que a perna cirurgiada esta um pouco fina , a duvida e esse processo pos operatorio e normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcio

       O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação As fraturas articulares exigem ainda mais. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O arco fisiológico do joelho é de 90 graus, eu diria que sua recuperação esta sendo muito boa, agora com mais sessões fisioterápicas a tendência é só aumentar ainda mais seus movimentos . Boa sorte  

  • Vitor Fernandes de Oliveira

    Fiz uma cirurgia da patela total, (retirei toda) mas o médico nao deu retorno, só disse pra retirar os pontos 14 dias após. Posso pisar no chão? Quando posso fazer fisio? Muitas duvidas

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vitor

      Faltou você dizer há quanto tempo você fez a cirurgia. Dependendo da técnica usada, a indicação da fisioterapia é imediata, quanto a colocar o pe no chão , não há impedimento, já que você não tem nenhuma fratura , naturalmente, se você estiver com uma imobilização fica ainda melhor para apoiar o pé. Boa recuperação 

  • Maria de Fátima Lima Silva

    Obs: no meu caso foi reconstruído patela e tendões. Esqueci de falar sobre os tendões no meu comentário

  • Maria de Fátima Lima Silva

    Boa tarde Dr Ariel, sofri um acidente de moto no dia 27 de janeiro assim sofrendo fratura exposta patelar no joelho esquerdo, fiquei 6 semanas usando a tala, comecei a fisioterapia no dia 17 de março e no outro dia a clínica fechou por conta do vírus, um mês depois retornei à fazer fisioterapia sendo atendida em casa fiz 10 sessões e já estou finalizando mais 10, a minha perna está sobrando mais ou menos uns 40 graus, sinto mta dor no ato da sessão e no raio x q fiz ontem mostra q o osso não está totalmente colado. Minha dúvida é, esse osso ainda cola, corro o risco de ficar com sequelas e a minha perna não voltar à dobrar totalmente? Posso continuar com as fisioterapias mesmo com o osso assim!?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria de Fatima

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso. Para você recuperar seus movimentos do joelho, é necessário bastante dedicação aos exercícios. Para o completo restabelecimento da fratura são necessários cerca de 6 meses. Voce ainda esta nessa janela de recuperação. Uma das complicações que podem acontecer é uma condição chamada de pseudoartrose (o osso não consolida). Continue firme e forte nos Exercicios, a caminho da sua recuperação. Lhe desejo boa sorte que de tudo certo. 

  • WODSON

    OK boa tarde doutor eu cai quebrei panela do joelho . Foi cirurgia já tem 1 mês 2 dias estou fazendo fisioterapia em casa só que meu joelho dobra pouco quando tento dobra mais joelho dói o que faço para dobra mais

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Wodson  

      Toda fratura em região articular requer cuidado. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso. Para você recuperar seus movimentos do joelho, é necessário bastante dedicação aos exercícios. Espero ter ajudado e que você tenha uma boa recuperação 

  • Priscila

    Boua noite Dr Diego Ariel ,eu fiz uma cirurgia patelectomia tem 1 mes e 16 dias o meu joelho ainda se encontra inchado. Eu gostaria de saber qt tempo leva pra desinchar e se eu posso colocar gelo pra ajudar a desinchar e tbm gostaria de saber depois de qt tempo eu posso comecar a fazer fisioterapia. Desde ja mt obg

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Priscila  

      Toda fratura em regiões articulares requer cuidado. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma . Pelo seu tempo de fratura ja da pra começar a fisioterapia. Obviamente, o fisioterapeuta vai fazer uma avaliação prévia e  prescrever o tratamento mais adequado para ajudar na sua recuperaçao.  O gelo ajuda na melhora do edema, mas o que ajuda mesmo é a movimentação.

      Espero ter ajudado e que você tenha uma boa recuperação 

  • Luciana Soares de Andrade

    Bom dia Dr, após 15 dias operada, não consegui dobrar o joelho completamente, no segundo dia, consegui uma evolução de 6cm de distância da parte de trás do joelho até a cama. Quanto tempo conseguirei flexionar completamente? A segunda coisa é que está drenando uma secreção do joelho, fazendo ele desinchar rapidamente, ela sai pelo meio do 4° ponto, devo retirar os pontos?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Luciana  

      Você não mencionou qual foi o tipo da sua cirurgia, o que me limita para responde-la. Mas, vamos lá, toda fratura em regiões articulares requer cuidado. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e da melhora da amplidão de flexão e extensão articular. Você não mencionou como é essa secreção que esta saindo do seu joelho, sanguínea? Purulenta? Transparente?, é necessário estabelecer isso para saber o que esta acontecendo. Meu conselho é que você procure ajuda especializada para avaliação e conduta sobre sua situação.

      Espero ter ajudado e que você tenha uma boa recuperação 

  • Fabio

    Boa noite doutor Tenho uma cirurgia na patela a dois anos. Nela foi feita a banda de tensão. A algumas semanas apareceu uma bola, onde senti umas fisgadas fortes. Caso seja os fios, qual é o tempo de recuperação para a remoção deles?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabio

      Toda fratura em regiões articulares requer muito cuidado. A principio todo material de síntese óssea pode ser retirado sim, pelo tempo que você relata que aconteceu sua cirurgia, esse material pode ser retirado sem nenhum problema para seu osso.

      Espero ter ajudado. Fique bem 

  • Eduardo Soares de Melo

    Fiz a cirurgia na patela que quebrou em três pedaços , faz dois meses e eu já estou conseguindo andar sem a ajuda de muletas e meu joelho está estalando quando dobro é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Eduardo  

      Toda fratura em regiões articulares requer cuidado. Se o único sintoma que você relata é esse  “estalado" no joelho, que não vem acompanhado de dor, não ha nenhum problema. De qualquer maneira, se o problema persistir, procure seu ortopedista e veja com ele o que pode estar acontecendo.

      Boa recuperação 

  • Priscila

    Boua noite Dr Diego Ariel,intao depois do segundo mes eu ja posso comecar a fazer fisioterapia ou eu tenho q espera da o 3 meses pra comecar a fazer... Desde ja mt obg

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Priscila  

      Toda fratura em regiões articulares requer muito cuidado, isso não significa que você não possa iniciar sua fisioterapia, até porque esse processo vai ser acompanhado por um especialista da área que ira lhe orientar sobre os exercícios e procedimentos adequados ao seu caso. De qualquer maneira, procure seu ortopedista e veja com ele como vai ser seu tratamento fisioterápico.

      Boa recuperação 

  • gilson

    uma dúvida, fiz a cirurgia da patela, partiu no meio. foi colocado um pino e os fios, vai fazer 4 meses, ja ando, pedalo, tudo normal, a dobra da perna normal, porem o pino atrapalha, esse pino pode ser removido??? incomoda muito o pino.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gilson

      Toda fratura em regiões articulares requer muito cuidado. A principio todo material de síntese óssea pode ser retirado sim, o conselho é que você aguarde a completa recuperação desse osso para retirar com segurança, em media 12 meses após a cirurgia , mas se estiver incomodando muito converse com seu medico, ele pode avaliar  como esta a sua consolidação. Espero ter ajudado. Fique bem .

  • Priscila

    Boua noite Dr.Diego Ariel,sofri um acidente de moto e quebrei a patela so q no meu cado tive q retirar pois ela se quebrou em varios pedacinhos,fiz a cirurgia e fiquei com o joelho imobilizado,cheguei a colocar o gesso mais so fiquei 3 dias com o gesso.Qd eu fui voltar pra retira os pontos ja n estava funcionando por causa da pandemia,fui retira os pontos no polo de emergencia,hj o joelho ja se catrizou os pontos e pra mim n ficar sem nd no joelho eu estou colocando uma joelheira ajustavel..Hj ja se faz 1mes e 8dias q eu operei..Eu gostaria de saber com quanto tempo eu posso colocar o pe no chao,e se eu corro algum risco de qd a ortopedia voltar a funcionar e o medico me avaliar e de algum problema..Desde ja mt obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Priscila...

      Entendo sua situação com essa pandemia...

      Pelo que você descreveu você realizou uma patelectomia (parcial quando é retirado um pedaço e total quando toda a patela é retirada). 

      Nesse casos, o tempo de cicatrização é de cerca de 2 a 3 meses, pois é o tendão que precisa cicatrizar... 

      Assim, eu só costumo liberar para pisar no segundo ou terceiro mês depois da cirurgia...

      Boa Sorte.

  • Márcia Correa santos

    Bom.dia Dr Diego. Tive uma fratura de patela no dia 31/01/2020 após uma queda .fiz a cirurgia dia 06/02/2020 ,foi colocado dois ferrinho e amarado em forma.de.8 com.fios.de aço..porém sinto muito ador e inchado demais. Não consigo nem. dormir,iniciei. Fisio do 06/04/2020 data q o médico orientou.sinto dor de chorar durante a fisio. E normal essas dor e inchaço? Será que vou ficar boa ? Conseguir dobrar o joelho ,andar normal? Estou muito reocupada com tanta dor .me explique melhor.por favor.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcia  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, portanto, é muito provável  que seu osso já esteja num processo adiantado de recuperação, mas isso só pode ser afirmado após a realização da radiografia de controle. A essa altura você ja deveria estar sentindo menos dor . O processo todo demora algo em torno de 6 meses. Se a dor é persistente , meu conselho é que você procure seu ortopedista para uma avaliação. Espero ter ajudado. Fique bem 

  • Amanda Ruanny

    Olá, tive uma fratura grava na patela (joelho) tuveram q colocar pinos, quero saber se posso fazer fisioterapia como pinos no joelho ? Ou tenho q esperar a retirado dos pinos p poder fazer o tratamento terapêutico

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Amanda

      Toda fratura em regiões articulares requer muito cuidado, isso não significa que você não possa iniciar sua fisioterapia, até porque esse processo vai ser acompanhado por um especialista da área que ira lhe orientar sobre os exercícios e procedimentos adequados ao seu caso.

      Espero ter ajudado.

      Fique bem

  • Ana Paula Gonzalez

    Oi boa Tarde Dr Diego! Fiz Cirurgia na Patela a 20 dias, tive uma fratura transversa e fiz a técnica banda de tensão se não me engano, essa que amarra com descrito acima. A orientação que tive foi que já poderia pisar logo após a cirurgia com uso de brace, como essa pandemia não consegui marcar pra retirar os pontos e avaliação do médico com 14 dias que foi o que orientaram, consegui pra 28 após cirurgia, eu mesma retirei os pontos, ta tudo ótimo com a cicatrização, estou sem dor na região, um pouco de edema mas acredito que seja comum e bem adaptada com o brace já consigo andar com ele sem apoio de muleta porém li sobre o travamento articular, que geralmente inciam a movimentação nos primeiros dias pós cirúrgicos mas não fui orientada sobre nenhum movimento que poderia ser feito durante esse tempo. Sofri a fratura dia 08/03 e a cirurgia eu fiz dia 18.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ana Paula

      A técnica de banda de tensão é excelente pois já permite a mobilidade precoce do joelho. Como foi realizado essa técnica em você, não existe nenhuma restrição de movimentos... ao contrário, quanto mais mobilizar o joelho mais rápido consolida a fratura..

      Boa sorte.

  • Elaine Nascimento de Pinho

    Bom dia Dr.Diego!! A nove meses atrás fiz uma cirurgia pois tinha entorse do joelho sempre e da última vez trincou minha patroa e quebrou o osso lateral! Então foi colocado um parafuso de cada lado e um na patela, a mais ou menos 40 dias atrás o joelho começou a doer e inchou e quando foi dia 11/03/20 a patela do nada simplesmente em um movimento quebrou ao meio !! Uma dor inexplicável e novamente fui operada no dia 14/11/20 do jeito que vi no seu informativo hoje 01/04/2020, tirei os pontos em casa pois com essa pandemia meu Médico não me viu sinto dor,insegurança e medo não desci minha perna no chão até hoje estou imobilizada e insegura com tudo. Então Dr.eu posso continuar assim? E qual o prazo que posso por o pé no chão ou melhor apoiar? Pois o medo e grande não sei se estou com osteoporose ou é peso pois estou amedrontada e preciso de ajuda tenho 43 anos 1.74 de altura e 80 kg sei que preciso ficar mais leve pois estou fraca e não aguento meu peso nos braços para andar de moleta, por isso Dr. Preciso muito de orientação até eu voltar para o meu médico

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Elaine  

      Você teve, provavelmente, uma refratura de patela. Toda fratura em regiões articulares requer muito cuidado. Quanto a imobilização, não posso orientar a retirada sem a certeza de estabilidade de sua fratura após o tratamento cirúrgico. Aconselho manter a imobilização. Quanto a colocar o pé no chão, existe a necessidade da comprovação de consolidação óssea , o que ocorre após 6 (seis) semanas pós cirurgia.

      Resumidamente seria: manter a imobilização, Repouso, manter o membro elevado sempre que possível, fortaleça sua musculatura e retorne ao seu médico assim que possível .

      Espero ter ajudado. Fique bem

  • Cynthia Berzins

    Há uma semana fiz uma cirurgia por fratura da patela (transversal). Fui informada que suturaram com fios de aço. como fui a um PS de um hospital ortopédico, não tenho "um médico meu". Menos de 24 horas estava em casa. tenho uma tala de gesso e a perna enfaixada. Cadeira de rodas com extensor para perna e poltronas onde sempre deixo a perna estendida. Sem deambular. Nos papéis que me deram, pediram para telefonar e marcar a retirada dos pontos em 14 dias. Depois sei que continuo por mais 2 semanas, faço um rx e nova consulta para avaliar futuro. Minhas questões: Fiz a cirurgia um dia antes de começarem a pedir isolamento. Passei por muitas cirurgias na vida (tenho 63) e juro que sei tirar pontos. Não posso eu fazer isso? o meu medo é: e aí? faço curativo, volto à imobilização? Mas, a pergunta maior é: tenho vistos posições diferentes a respeito de começo de fisioterapia do joelho. Tem problemas de começar depois de 4 ou 6 semanas, que eu acho que é o que vai acontecer? obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cynthia

      Naturalmente, eu precisaria de muitos outros dados, para lhe dar uma resposta bem embasada, Precisaria lhe examinar e ver seus exames de imagem para poder fazer uma avaliação adequada.  O intuito da cirurgia é estabilizar a fratura, nas fraturas em regiões articulares a imobilização é necessária para evitar movimentos na área. Se você tem experiencia e sabe tirar pontos, não vejo impedimentos para tal, quanto ao curativo deve ser feito diariamente e a imobilização deve ser colocada, tão logo o curativo o tenha sido feito. A fisioterapia de regiões articulares deve se iniciar o mais precoce possível, devido ao risco do “travamento" articular , mas depende da consolidação da sua fratura e isso só é  possível avaliar com os exames de imagem.O risco beneficio da sua saída de casa para todos os procedimentos devem ser avaliados por você e por seu medico assistente ( procure um o mais breve possível). Espero ter respondido adequadamente ao seu questionamento.

      Boa sorte 

  • Ana Cláudia de Sousa

    Oi boa noite faz 8 meses que fraturei dentro do osso da patela e até o momento só melhorei 70 por cento isso é grave e também tem inchaço que não diminui obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ana...

      Dependendo do padrão de gravidade da fratura, pode demorar até 1 ano ou mais para a total recuperação...

      Boa sorte.

  • Wilma Akemi Tanaka

    Boa tarde,Dr Minha mãe sofreu um tombo e fraturou a patela esqerda. Por conta que inchou muito e toma AAS,o médico operou 5 dias depois. Saiu hoje do hospital e está tomando Daisan(325 paracetamol +37,5mg de cloridrato de tramadol), dipirona (500 mg) e toragesic (10 mg)... está com muita dor,é normal e até quando terá dor? Estou aplicando clexane(20 mgs) também. Tudo isso está correto? Fico na dúvida se necessitava de cirurgia,mas o médico disse que fraturou e teve vários fragmentos. Nesses 5 dias que ficou aguardando cirurgia ela estava ótima,só doia quando dobrava...ela tem 85 anos e pesa 43 kgse 1,53 de altura. Peço sua orientação,por favor... Muito obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Wilma.

      Sem examinar e ver os exames dela, não posso dar a melhor conduta para ocaso... 

      Como foi optado pelo tratamento com cirurgia, a fratura provavelmente teve muito desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dor e edema (inchaço) devido à fratura e ao próprio procedimento.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, repouso e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Quanto ao esquema de analgesia, está ótimo... pode incluir também medidas locais com gelo (20 min a cada 2 horas)...

      Já quanto ao clexane, para prevenir trombo/ embolia, se o paciente não tiver nenhuma comorbidade e já estiver mexendo o membro, já suspendo na primeira semana...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem ver ela... 

      Até lá, siga as recomendações do seu médico...

      Boa sorte...

  • Krisnahor

    Olá,Dr Diego Sofri um acidente de moto dia 4 de fevereiro,foi identificado trincado transversal na frente inferior patela +-30% , gostaria de saber qual medicamento e procedimento corretor para me tratar além de repouso? Lembrando q ao redor da patela com 1mes e 7 dias pecirti o enxaso sendo q estou colocando compressa água quente ,Posso fazer massagem com gel ..? E dobrar ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Krisnahor...

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dores e inchaços (edema), devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite esforços e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      A massagem com gel não tem problema se a pele tiver em boas condições e que não interfira na imobilização (caso esteja usando)..

      Quanto a dobrar o joelho, só te examinando para saber se já é possível...

      Lembre, repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Neisa

    Oi Dr. Meu filho de 7 anos escorregou na escola, na hora sentiu muita dor, pusetam gelo e ele voltou as atividades escolares normalmente. No entanto ao chegar em casa começou a reclamar de dor e a noite acordou chorando com uma dor muito forte. Fomos ao hospital e a radiografia confirmou uma fratura da rótula. O ortopedista apenas imobilizou. Pode acontecer de só piorar horas mais tarde da hora f9o acidente. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Neisa...

      Pode sim... Às vezes ocorre uma fratura incompleta (“osso só trinca”) e com a movimentação essa fratura aumenta e começa a doer muito...

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... 

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Tatiane Inês Guntzel

    Boa noite dr Diego Ariel eu sofri um acidente a 3 messes e quebrei fêmur, patela e tíbia queria ver com o senhor se eu vou poder dobrar algum dia minha perna novamente hoje estou com os fixadores mas vou tirar dia 3 tenho medo do médico que está fazendo meu procedimento estar fazendo algo errado pois ele é aluno lá no hospital se você puder me tranquilizar um pouco agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Tatiane.

      Nem se preocupe... Nenhum procedimento, mesmo que em hospital escola é feito sem supervisão...

      Eu já fui estudante e sempre tive meus professores do lado.. 

      Não se preocupe... vai dar certo

  • Fabricio Nunes

    Ola, Dr Diego. Sofri fratura da patela direita. Fiz cirurgia e exatamente depois de 30 dias voltei no medico e ele retirou a tala olhou o RX e me liberou pra estar fazendo exercício de flexão. Minha duvida é. Será que vou conseguir flexionar minha perna normal igual a esquerda e se sim. Quanto tempo pra conseguir?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fabricio.

      É possível sim que ela retorne a valores de flexão próximos do da outra perna... Contudo isso vai depender muito de sua reabilitação fisioterápica...

      O tempo é variado, dependendo de seu empenho.. pode ser de 3 meses até 1 ano...

      Contudo, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Fabrício Alves

    Boa noite Dr Diego , em um treino sofri um escorregão e bati forte o joelho no asfalto , batendo de frente a patela , isso a 4 meses , agora em fevereiro de 2020 começou um pequeno inchaço mas parecendo gelatinoso com alguns fragmentos , não sinto dor nenhuma , caminho normal , minha pergunta , pode ter quebrado a patela ? Obrigado .

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fabrício.

      Poder....pode... mas pelo tempo (4 meses) já é mais difícil...

      Nessas situações cabe mais pensar em lesão meniscal ou até mesmo condral (cartilagem)...

      Contudo, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Na dúvida procure um ortopedista para te examinar.... 

      Boa sorte

  • Nanci Cristina eugenio

    Boa tarde tive um acidente de moto há 6meses e fiz a cirurgia de patela ,pois agora depois de 6 meses descobri que vou fazer cirurgia novamente o resultado foi que o osso não colou é comum,tenho muita dor e as vezes sinto alguns estalos no meu joelho

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Nanci...

      Pelo que falou, ocorreu uma pseudoartrose... 

      Isso ocorrer quando o osso não consolida (quando não cola..)....

      Devido à importância desse osso pro mecanismo extensor do joelho, se realmente for dado a você o diagnóstico de pseudoartrose de patela, é de bom grado realizar o tratamento para essa condição...

      Boa sorte...

  • Leonardo

    N tiraram o sangue 3 vezes no mesmo dia mas dia seguinte te sai uma boa quantidade e ao longo de 1/2 meses fui tirando mais e fiz um tratamento de Prp antes da ressonância, e sinto ainda q o né joelho ainda está cheio inflamado e o do pé que está e se caro wi girar o pé como se fosse pra estalar mesmo

  • Leonardo

    Olá Senhor Doctor eu tenho 20 Anosme lesionei o joelho direito num jogo de futebol um pé no chão e o outro em cima e um choque cm o adversário em mim ouve inchaço no momento no dia simplesmente meti gelo e nada dia seguinte fui ao hospital e tiraram o sangue do joelho umas 3 vezes pq sempre voltava (disseram ter uma espécie de ferida interna q abria se fizesse esforço e fiz uma ressonância magnética q deu o seguinte: fatura do osso patelar cm edema dos tecidos e derrame articular Dpois disso a mãe acho q n era preciso operar e mandou-me pra fisioterapia daí antes da fisioterapia eu notava espécie d um nódulo ou formato d uma bolinha q ficava no joelho e era móvel, mexia-se se eu a fizesse mexer cm as mão n era muito mole nem muito rija e daí até hj sinto q o meu joelho n está bom e o osso do meu pé na parte do calcanhar (da mesma perna) estala cm facilidade N sei pq queria um conselho do doctor Urgente pfv, meu email :Leonardooliveira78@outlook.com

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Leonardo.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Sugiro procurar presencialmente um ortopedista, pois pelo que descreveu, estais com uma fratura de patela (rótula) e pode ser possível que essa “bolinha” possa” ser um “corpo livre” (um fragmento osteocondral... Melhor resolver logo antes que gere sequelas futuras intratáveis...

      Boa sorte...

  • Bruna Lacerda

    Boa tarde Dr. Diego Ariel !! Gostaria de tirar uma dúvida referente o meu caso. Sou uma pessoa deficiente física tenho artrogripose múltipla congênita e há 4 meses sofri um acidente de trabalho, eu escorreguei no chão molhado e dobrei o joelho e quebro 3 partes fiz cirurgia no hospital Cruz azul e eu não posso dobrar a perna, há minha dúvida é ... vou ficar com sequelas?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Bruna.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Usualmente toda fratura que acomete uma articulação tem potencial maior de gerar complicações e sequelas, independente de ter sido realizado o tratamento perfeito...

      Uma forma de minimizar iniciar a reabilitação o mais precoce possível. Ou seja, assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

  • Joviane

    Olá Dr sofri um acidente de moto e faz e quebrei a patela e 2semamas que estou imlbolizada e o medico falo que vou ter que opera porem me mando pra casa e marca a cirugia só que estou no aguardo dele. Será que tem algum problema de fica nessa espera posso fica com alguma lesão ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Joviane.

      Vai depender muito do seu caso. Usualmente, quanto mais demora para ocorrer o procedimento mais difícil ele se torna...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Andréia lyrio

    Olá bom dia DR. meu filho fraturou o joelho no dia 19/10 sendo feita a cirurgia 6 dias após... O médico recomendou repouso e depois de 47 dias retirou os pontos. Ele contínua em repouso, não liberou fisioterapia. Isso tá correto???

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Andréia.

      Sem examinar e ver os exames dele, não posso dar a melhor conduta para o caso... 

      Cada tipo de fratura aceita um tratamento e um acompanhamento pós operatório diferente, o que vai depender do padrão da fratura ... Assim, se o ortopedista ainda não liberou para fisioterapia, provavelmente foi uma fratura muito grave

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem ver ele... 

      Boa sorte...

  • Wilson Takamitsu Watanabe

    Bom dia Dr. Diego. Sofri uma queda e bati o joelho (patela), a mais de 30 dias (16/11/2019) na escada. Senti dor, mas suportável. Fui à praia. Andei quase normalmente. Retornei da viagem, achei que ia melhorar, mas senti dores e enrijecimento ao caminhar. Fiz um ressonância magnética. O resultado: Fratura sem desalinhamento ósseo do terço inferior da patela, com edema dos planos pericapsulares e da gordura infrapatelar. Edema ósseo subcortical de origem pós-contusional do aspecto anterior do platô tibial. Condropatia patelofemoral sem recpercussão sobre o osso subcondral. Peritendinopatia da pata anserina. Poderia me orientar por favor. Sim. Vou procurar um ortopedista logp que eles retornarem das festas de final de ano. Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Wilson.

      Pelo descreveu, ocorreu uma fratura sem desvio.. Tipicamente nesses casso é optado por tratamento conservador, sem cirurgia. Comumente é utilizado o controle da dor com medicação, uso local de gelo e reabilitação fisioterápica... 

      Contudo, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te examinar...

      Boa sorte.

  • oseni Candido da silva

    ola,Doutor Diego gostaria gue o senhor me respondesse gue devo usar guando o joelho dói e o pé,perna furmiga e doi. fiz a cirurgia do joelho patela gue teria feito a um ano e em setembro cai e tive gue enfrentar uma nova cirurgia. favor me expligue.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Oseni, 

      Toda fratura é considerada grave e com riscos de sequelas...

      Nós, ortopedista, tentamos minimizar ao máximo essas sequelas decorrentes desses acidentes...

      Fica um pouco difícil eu te dar uma resposta sem te examinar e ver seus exames... 

      Caso esteja com tantas dores, sugiro uma nova consulta com seu ortopedista...

      Qualquer dúvida estamos à disposição... 

  • Ricardo

    Boa noite Dr. Diego Ariel, Venho através deste meio, pois tenho uma duvida e que espero ser sanada, sendo que, já obtive opiniões de fisioterapeutas e de um advogado e me garantiram que me enquadraria como uma pessoa deficiente. Anos atrás tive que passam por duas cirurgias nos meus dois joelhos sendo ambas de fratura na patela. Por conta dessa ocorrência fiquei com baixa mobilidade e sinto muitas dores. Será que me enquadro em PCD? Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ricardo, 

      Desculpa a demora...

      É possível... vai depender muito da gravidade da sua lesão.

      É necessário que ir à consulta com ortopedista, o qual vai te examinar e atestar quão é incapacitante é sua lesão.

      Qualquer dúvida estamos à disposição...