Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Traumatologia

Fratura da Patela


Imagem

    A patela, também conhecida como rótula, é um osso localizado na frente do joelho. A patela tem um formato de triângulo invertido e bordas arredondadas. O tendão do quadríceps se insere no polo superior da patela e o ligamento patelar se origina do polo inferior. Essas três estruturas compõem o mecanismo extensor, principal responsável pelo movimento de extensão dos joelhos.

    A fratura de patela representa 1% de todas as lesões do esqueleto, mais comuns em jovens em torno de 20 a 50 anos e cerca de duas vezes mais frequente nos homens de que nas mulheres.

 

Qual a função da Patela? Além de proteger a região anterior do joelho, a patela facilita a extensão (movimento de “esticar”) do joelho. A patela aumenta o braço de alavanca do quadríceps, resultando em maior força para o movimento de extensão em cerca de 60%. A perda da patela resulta em perda de força para a realização do movimento. 

 

Como ocorre a fratura da Patela? São decorrentes de trauma direto ou indireto. No trauma direto, uma força ou impacto é efetuado diretamente na patela. Esse mecanismo é frequente em agressões e acidentes automobilísticos.

No trauma indireto, não há impacto direto sobre a patela. Geralmente, ocorre uma sobrecarga do mecanismo extensor, como no impulso vertical durante salto ou ato de tropeçar.

 

 

Quais os sintomas? Dor e edema (inchaço) do joelho, além de incapacidade de apoiar o peso do corpo de esticar o joelho. A hemartrose (derrame articular) é um sinal bastante frequente. Ao palpar o joelho, muitas vezes, é possível sentir os fragmentos separados da fratura. Já a exposição óssea (fratura exposta) também pode estar presentes e inspira maiores cuidados.

 

Como é feito o diagnóstico? Além da história clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. A tomografia é muito útil para uma melhor avaliação do padrão de fratura. 

 

 

Todas as fraturas são iguais ou existe alguma mais grave do que outras? As fraturas da patela diferem entre si em termos de gravidade. Dentre os principais parâmetros, 2 se destacam para dizermos quão mais grave é a fratura. São eles:

1- Fraturas expostas ou grave lesão de partes moles (pele, músculos, ligamentos, tendões etc);

2- Padrão da fratura.

 

Como o padrão da fratura é classificado? Apesar de cada fratura ser diferente de uma pessoa para a outra, muitas apresentam padrões semelhantes. Tais padrões permitem criarmos uma classificação que orienta os médicos na condução do tratamento. Os principais aspectos observados são o Desvio dos Fragmentos (“quanto mais afastados os pedaços da fratura, mais difícil o tratamento”, por exemplo) e o Traço da Fratura (fratura em formato de “estrela”, fratura “transversa”, “multifragmentada” etc).

 

 

Como é feito o tratamento? O tratamento pode ser de duas formas: conservador (sem cirurgia) ou cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade e de alguns parâmetros, como os que citamos acima.

 

Como é feito o Tratamento Conservador? O tratamento conservador geralmente é indicado em fraturas com pouco desvio (<2mm), fratura fechada, com mecanismo extensor íntegro e sem outras lesões associadas. Consiste basicamente no uso de imobilização (geralmente de gesso) por 4 a 6 semanas e carga conforme tolerado. Depois que o paciente voltar a caminhar, será necessário obter novas radiografias para verificar se a redução foi mantida. Se deslocar, cirurgia é indicada.

 

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? A técnica a ser utilizada vai depender dos parâmetros de gravidades que já discutimos. Dependendo do tipo de fratura, pode ser necessária mais de uma cirurgia. Dentre as principais técnicas empregadas, está a utilização de placas, parafusos e fios. Em alguns casos, até mesmo uma patelectomia (retirada de uma parte ou de toda a patela) pode ser necessária.

 

 

 

Quais as possíveis complicações? Rigidez do joelho (joelho duro), infecção, síndrome compartimental, Pseudartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras.

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? Logo após a cirurgia, o paciente já inicia a reabilitação fisioterápica. O plano de reabilitação é individualizado de paciente para paciente, pois depende da gravidade da fratura e das lesões associadas. Em média, o paciente, após a cirurgia, fica imobilizado por 3 a 6 dias e depois inicia mobilização. Geralmente, a carga total é liberada em torno de 6 semanas, contudo o retorno às atividades é muito variável, podendo ocorrer em 6 meses ou podendo demorar mais de 1 ano, nos casos graves.

 

Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato ou converse com seu Ortopedista. 

 


Compartilhe


Comentários

  • Wagner

    Oi dr Diego sou wagner tive uma ropitura total do tendao patelar e tem 1mes e meio, ja fui liberado pra fisio gostaria de saber se posso voltar a dirigi? Te agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Wagner

      Pode sim, a dor vai ser o seu termômetro de utilização do seu joelho. Se for dirigir e sentir muita dor, evite faze-lo, aguarde mais um pouco e vá testando, até que consiga dirigir sem sentir dor. Boa sorte 

  • Fabricia

    Oi Dr Diego ! Sofri um acidente domestico e quebrei a patela vertical , sendo que a parte inferior quebrou em mais 3 lugares! Fiz a cirurgia e com 8 dias de cirurgia o medico tirou a tala e falou que ja poderia fazer exercicios de 45°! Disse tambem que poderia colocar o pe no chão, aponhando os dois pes! Estpu so com curativo! E com medo de fazer esses exercicios pq ainda estou com os pontos que foram 11 e ainda insegura com medo de doer. Poderia me tranquilizar em relação a esses exercicios! Ou ainda esta muito cedo?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabricia

      Seu médico esta correto, agora você precisa se movimentar. A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa investir na fisioterapia para melhorar a sua mobilidade. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Claro que essa  recuperação  depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos e da qualidade do osso fraturado, mais você do que qualquer outro. Vá na fé e acredite 

  • Jéssica Camilo cunha

    Boa noite doutor fiz a cirurgia na patela a 2 meses . Sutura do tendão patelar e estou na fisioterapia a um mês porém meu joelho continua duro isso é normal? Mas ou menos quanto tempo pra ele ficar mole?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica

      Sua lesão ainda é muito recente . Sua recuperação é muito dependente do tipo de lesão que você sofreu e da reabilitação. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Quanto a recuperação, ela gira em torno de seis meses a um ano. Vá na fé e acredite 

  • Tamara Duarte

    Olá Dr. Boa noite!! Sofri uma queda de bike, ao qual cai com o joelho direcionado para o chão, isso já tem 10 dias. Fui ao médico depois de alguns dias do acontecido pois sentia que estava inflamado, o dr. realizou exame de imagem e não constou nenhuma fratura, receitou antibiótico e repouso de 4 dias. Estou no 4• dia de repouso, e devo tomar os medicamentos por mais 3 dias. Consigo andar e movimentar normalmente, mas sinto um desconforto na patela( região anterior do joelho) como se estivesse machucada ( ainda não recuperou 100% a feriada ao qual machuquei ) isso é normal? Mesmo passando todos esses dias ? Muito obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Tamara

      No processo do trauma alguns vasos sanguíneos são lesionados e tecidos moles também e , ocasionam esses sintomas que você relata, a medida que eles forem se recuperando essas manifestações irão desaparecer. Ainda é cedo para dizer que há alguma complicação nesse seu trauma. Se você perceber que esta havendo piora do quadro, procure ajuda especializada. Boa sorte 

  • Ricardo Augusto Spiller

    Olá Dr., como vai? Muito bom seu artigo... Obrigado pela partilha. Eu tive um acidente de moto e acabei quebrando a patela... O tratamento escolhido pelo ortopedista, foi o tratamento conservador. Hoje faz exatamente 30 dias que sofri a queda. Fiquei uma semana na UTI e depois vim para casa. Não tive complicação nenhuma e minha cicatrização tem se mostrado muito boa. Há dois dias fui liberado para fazer exercício leves (sentado ou deitado) para ativar novamente minha musculatura e movimentar a perna. Também já fui liberado a dar alguns passos desde há dois dias atrás, porém, com o uso do imobilizador, mantendo perna reta. Minha dúvida é com relação à movimentação do joelho... Sinto uma limitação a partir de 90 graus de dobradura da perna.... A limitação fica nas laterais.... É como se as laterais estivessem um pouco enrijecidas... Segundo o médico é normal e será superado. Você poderia dar alguma dica ou explicação mais detalhada a respeito. Eu gosto de entender o que acontece com meu corpo, até mesmo para ajudá-lo a se recuperar. Fico agradecido pelo artigo e pelo canal aberto à discussão. Forte abraço e sucesso!

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ricardo

      A formação do calo ósseo se da entre dois a três meses, concomitante as outras estruturas também estão se recuperando. Esses sintomas que você refere estão dentro do esperado para esse tempo de fratura. Você deve investir na fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Ana Oliveira

    Dr. Tem um pouco mais de 6 meses que fiz a cirurgia de banda de tensão, já fiz fisioterapia e prático exercício com acompanhamento de personal. Posso pedalar? Correr?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana  

      O que pode lhe limitar é dor, vá fazendo seus exercícios e testando, não sentindo nada, siga em frente. É uma musculatura forte e saudável que torna os ossos fortes e saudáveis e todas as outras estruturas também. Bom treino 

  • MARIA

    Olá Dr, sofri uma queda de minha própria altura e quebrei a patela, fiz cirurgia e o médico recomendou passar três meses sem dobrar o joelho pois a cirurgia foi delicada e para não correr o risco de refazer. Hoje completou um mês de cirurgia a cicatrização da incisão está quase completa so uma pequena área não fechou e está aparecendo o fio que foi usado para fazer a cirurgia. Devo me preocupar? A ferida está fechada faço curativos diários e uso tala.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria

      Que bom que sua recuperação esta sendo boa. Essa pequena área que não fechou pode ser devido a esse fio que esta exposto. Você não deve ficar apreensiva, mas assim que possível, procure seu medico para ver se resolve essa pequena ferida. Boa sorte 

  • Mateus Oliveira

    Olá doutor, Em quanto tempo deve ser feito a cirurgia de patela , tive um acidente de moto e a patela fraturou em várias partes , fui para o hospital eles colocaram tala no meu joelho e mandaram aguardar agendamento da cirurgia em casa.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mateus

      Toda fratura deve ser corrigida nas primeiras vinte e quatro horas, isso seria o ideal e é o qu está escrito nos livros, mas existem váriaveis a serem levadas em consideração, se foi exposta, se há risco de infeção, se tem material adequado para sua correção. Ou seja, quanto antes melhor. 

  • Jéssica Camilo cunha

    Na vdd eu caí e rompeu o tendão patelar dia 14/08 e a cirurgia foi realizada dia 17/08 ele me afastou 4 meses do trabalho disse que é o tempo suficiente pra eu estar boa andando me liberou colocar o pé não chão ...e ainda estou imobilizada ...será que 4 meses são o suficiente?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica

      Respondendo a sua primeira pergunta: sim, na maioria dos casos quatro meses é tempo suficiente para recuperação. Quanto à sua segunda questão , o termo citado se refere a sutura do tendão que sofreu uma rotura. Tratamento realizado. Boa sorte 

  • Jéssica Camilo cunha

    Boa noite doutor sou eu de novo kk Eu tive uma ruptura no tendão patelar dia 17/08 e estou imobilizada.mas o meu médico disse que eu posso colocar o pé no chão e andar com muletas estou com um mês e 10 dias e continua imobilizada...no meus papéis de exame está escrito tenorrafia tendão patelar do joelho esquerdo....essa descrição é uma ruptura msm?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica Respondendo a sua primeira pergunta: sim, na maioria dos casos quatro meses é tempo suficiente para recuperação. Quanto à sua segunda questão , o termo citado se refere a sutura do tendão que sofreu uma rotura. Tratamento realizado. Boa sorte 

  • Mateus Destro Pereira

    Dr , operei da patela , e foi múltipla fratura e colocaram 4 fios de kirsher e um maleável em torno da rótula e após um e algumas fisioterapia ja desenvolvi bastante. É normal ficar um pouco visível os fios ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Mateus

      Normalissimo esse material ficar aparente. O material de síntese é colocado para unir os ossos e imobiliza-los até que o calo ósseo se forme.  Após a formação do calo ósseo esse material de síntese pode ser retirado, sem prejuízos para a recuperação final. Boa sorte 

  • THIAGO PEREIRA

    Oi, acredite eu derrubei uma árvore de porte medio no meu joelho direito, até então não estava doendo mas no dia seguinte estava duendo muito, não fui a hospital e nem tomei remédio para dor, e depois de uma semana percebi que aparentemente tem uma fissura no meu joelho. Será que está fraturado? Eu não tô sentindo dores só um pequeno desconforto. O Dr. Poderia me ajudar?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thiago

      A traumatologia é uma especialidade que trabalha com imagens. Você precisa de uma radiografia dessa região para avaliar se houve fratura e o tipo dessa fratura. O tratamento depende disso. Infelizmente, à distância não vai ser possível dar um diagnóstico. Boa sorte 

  • Maria Alice Silva

    Boa Tarde, sofri um acidente em casa, escorreguei e caí no quintal, quebrei a patela em 3 lugares e um pedaço esfarelou, fiz cirurgia e foi colocado aquele procedimento que parece um 8, já fiz mais de 20 sessões de fisioterapia, mas não consigo dobrar o joelho pois a amarração de fio de ferro está me incomodando e machucando muito minha pele por dentro, já tive que tomar injeções e antiflamatorio por causa destas dores, e o médico pediu para não forçar mais na fisio, a semana que vem completa 04 meses da cirurgia, será que o médico já pode tirar estes ferros que me incomoda e não me desenvolvo na fisio?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria Alice

      O material de síntese é colocada para manter os osso alinhados e imóveis para que eles possam formar o calo ósseo e se recuperar, após essa etapa ele perde a função. Portanto, se seu osso ja estiver consolidado esse “ferro" pode ser retirado sem nenhum prejuízo para a sua recuperação. Boa sorte 

  • Ana Paula Gonzalez

    Dr. Sofri uma fratura em março já fiz todas sessões de fisioterapia, amplitude quase total, iniciei personal pra fortalecimento dos músculos da perna. Não tenho força pra agachar ainda, um pouco de dificuldade de subir escadas com a perna fraturada, como a fisioterapia foi unilateral sinto que a perna que não fraturei quando faço alongamento não se alonga tanto quanto a outra. Acha importante avaliar? Preciso fazer ressonância pra aumentar carga por exemplo? Fico receosa de me machucar no personal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ana Paula

      Pela sua estória, tudo esta sendo feito dentro do esperado. Agora você tem que investir na reabilitação para sua total recuperação. Não existe numero total de sessões fisioterapicas, elas devem perdurar até que o paciente esteja recuperado.

  • Katia

    Hj está fazendo um mês que fraturei a patela, já comecei a fazer fisioterapia estou tendo um pouco de dor, tomei 30 dias de anticoagulante e mesmo tomando comecei sentir algum desconforto no meu pé.. fui e fiz um ecodopler por medo de poder ser trombose , graças a Deus não deu nada.. mais continuo sentindo algumas dores no pé e fico morrendo de medo de ser trombose.

  • Leticia

    Dr. tive uma queda da escada há 1 mês atrás, no meu serviço. Cai as 01:30 levantei e continuei não sentia dor somente quente e inchado. As 9 da manhã me obrigaram ir no pronto socorro da ortopedia, que constatou uma fratura mínima com leve desvio na patela esquerda. Médico me afastou, é to usando Imobilizador, porém não tenho dor somente quando forço um pouco vejo que esquenta o joelho e fica vermelho, ando bem abusando ficando bastante sem imobilizador. A pergunta é será que já consolidou o osso em 30 dias ?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Leticia

      O processo de formação do calo ósseo leva cerca de  dois a três meses, variável de pessoa pra pessoa, depois disso há a fase de remodelação óssea que dura de seis meses a um ano. Com 30 dias é pouco provável que seu osso já tenha consolidado. Tome cuidado, complicações são sempre mais difíceis de serem tratadas. 

  • Sueli F M. Barbanova

    Olá doutor,9 de março de 2019 tive um acidente doméstico e fraturou a patela na vertical, foi colocado dois pinos, com 15 dias colocava o pé parcialmente no chao, qdo completou 4 meses fiz a retirada do material pois estava dando rejeição, foi muito sofrimento , fiz 90 sessões de fisioterapia,e depois liberada para fazer academia mas com muita determinação consegui atingir minha amplitude total, qdo estava com 90% recuperada, sofri outra queda depois de 9 meses no mesmo joelho, mas na transversal, entrei em cirurgia,foi colocado dois pinos novamente e fios amarrados em forma de 8, fiquei 35 dias sem pisar passei pelo médico, como eu tenho uma boa calcificação,logo consolidou, sendo assim comecei as sessões de fisioterapia,mas foi bem rápida minha recuperação, fazia em casa tbm para agilizar a minha amplitude que logo atingiu a 110 graus.Com sete meses de cirurgia tive q fazer a retirada do material pois o mesmo estava me incomodando muito,foi tranquilo,com a pandemia fiz uma boa parte dos exércicios em casa ,comprei pesos, bola etc. Tudo para a minha recuperação ser mais rápida,hoje tenho minha amplitude total, mas contínuo fazendo exercícios para dobrar pq ainda sinto dores na lateral do joelho na parte de dentro ,sinto um incômodo ao subir escadas,ao agachar, tenho estalos qdo faço alguns exercícios, gostaria de saber se com o tempo vai melhorar os estalos, fico preocupada se no futuro terei q colocar prótese,faço exercícios regularmente, fazia minhas corridas matinais quase todos os dias 10 kms,amo fazer tudo isto me sinto muito bem,será que poderei voltar as minhas corridas Doutor,poderia prejudicar o joelho, sou muito comprometida com o meu fortalecimento, hoje estou com 56 anos,desde já agradeço .

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Suely

      Acredito que você não terá dificuldades para voltar a sua vida ativa. Uma vez o osso consolidado, não há impedimento para a corrida. O segredo é fazer os exercícios de fortalecimento, ajuda na diminuição da perda muscular e óssea. Boa sorte 

  • Júnior orsi

    Olá doutor . Após 1 mês do acidente e da cirurgia da minha fratura na patela (que foi muito feia) já consigo firmar a perna esticar ela . Porém tá limitado na hora de dobrar ele . O joelho n passa de um certo ponto e o médico faz duas semanas que me passou uns exercícios diários que ajudou bastante . Mais. Minha patela tá bem grossa e não tá deixando o joelho fazer a dobragem, a dúvida é ser aque tá inchado ainda? Ou será que a cirugia ficou mal feira

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Junior

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoaA recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Com 30 dias, seu calo ósseo esta apenas se formando, é esperado que você tenha limitação nos movimentos do joelho, nesse quesito quem vai lhe ajudar bastante é a fisioterapia. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma.  Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Jéssica Camilo cunha

    Boa noite doutor eu tive um acidente doméstico subir em uma privada e acabei caindo nisso meu joelho foi rasgado em duas partes próximo a patela e esse o osso da patela ele subiu ou seja foi rompido tendão hoje tem 20 dias pós cirurgia e só tive uma consulta com o médico ele me deixou imobilizada e disse que vou ficar assim por dois meses e após dois meses irei a consulta e tirar raio-x caso estiver tudo certo eu irei começar a fisioterapia porém ele disse que eu poderia andar de muletas só que quando eu ando eu não consigo tirar totalmente o peso da perna que está imobilizada e minha dúvida é tem algum Malu de ter o peso na perna que foi feita a cirurgia e se é normal o tempo de ficar dois meses imobilizada para depois começar a fazer a fisioterapia l?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Jessica

      As lesões ligamentares são, normalmente, graves e de recuperação demorada. Seu médico está certo em esperar esse tempo. Chamam Ronaldo de fenômeno porque ele superou as expectativas de recuperação após uma lesão ligamentar. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Yngrid Aparecida Lima Padilha

    Olá doutor me chamo yngrid e há 5 anos sofri um acidente de moto que veio a quebra a quebrar a patela do meu joelho esquerdo porém não consigo correr andar rápido porque se não eu caiu a perna está afinando os nervos atrofiou minha vida está mais fina todos esforço que eu faço e na perna direita. Então eu gostaria de saber se eu posso fazer academia pra que as musculatura voltem ao normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Yngrid

      Eu diria que você deve tentar trabalhar essa musculatura para melhorar a qualidade, também, dos seus ossos. Se você esta notando uma atrofia muito acentuada de uma perna em relação a outra, é bom investigar se não existe alguma lesão nervosa associada a esse trauma. Procure um especialista para definir o tipo de lesão que você tem 

  • Kenedy alves

    Olá Dr. Diego Ariel, me chamo kenedy tenho 25 anos, sofri á 2 anos uma fratura na patela trabalhando em um estoque, o que foi uma surpresa porquê, não fiz esforço e não escorreguei simplemente fui apoiar a perna para mover um palet (super leve), quando de repente quebrou, fiz a cirurgia só que o osso colou errado com um degrau, e fiquei com condromalácia grau 4 sinto dores e tenho limitação em diversas coisas como, correr ,abaixar, caminhar e subir lances de escadas minha pergunta é, tem algo que eu possa fazer para melhorar minha situação?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Kennedy

      Clinicamente o que você deve fazer é fortalecimento muscular, fisioterapia e viscosuplementação, com esse tempo é o que existe para você. 

  • Júnior

    Olá doutor , faz 1 semana e meia eu sofri um acidente de moto e bati com meu joelho em outra moto parada.Sofri uma fratura exposta na minha Patela. No raio x percebe que ela esfarelou toda , o médio fez a cirurgia falou q foi feia que ele juntou os ossos e fechou . Estou usando joelheira. Oq eu mais me preocupo e com a movimentação. Eu já devo tentar dobrar o joelho sem carga nele , ou ainda é cedo ? Não sinto dor . E tem algum medicamento para me ajudar ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Junior

      Existem vários tipos de fratura de patela e vários métodos de tratamento, com essas in formações não posso dar uma conduta abalizada. O que posso lhe dizer é que é muito recente e, portanto, você não deve exigir nada do seu joelho por enquanto. O calo ósseo costuma se formar entre dois a três meses. Veja com seu medico assistente, quando você vai poder iniciar fisioterapia e pisar. Boa sorte 

  • Maria Menegaco

    Quebrei a patela , perna esquerda, está imobilizada, porém mesmo deitada , não consigo levantar a mesma, isso é normal ou seria possível ter outro problema,minha médica não soube responder. Desde já, obrigada Att Maria Menegaco

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria

      A patela faz parte do mecanismo extensor da perna, portanto, estando quebrada, você terá dificuldade para estender a perna até que ela se recupere. 

  • Marilia

    Doutor eu faço fortalecimento sim. Na ressonância apareceu tb condropatia femuropatelar, fissura profunda na faceta medial da patela e apareceu um derrame articular e tb um edema nos planos adiposos entre o côndilo femoral lateral e o trato iliotibial e tb cisto de Baker. Eu faço fortalecimento sim, mas aumentei muito as distâncias das corridas. Meu médico cogita fazer ácido hialurônico... mas quanto tempo ficarei sem praticar esporte...

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Marilia

      Como foi dito, o fato de você já fazer trabalho de fortalecimento ajuda, embora essa lesão possa ter sido por stress (uso exagerado). A aplicação do acido hialurônico não inviabiliza a pratica de esportes, mas procure respeitar seus limites, o corpo cobra caro os excessos. 

  • LILIAN JULIANA

    Obrigada Dr Diego Ariel pela atenção! Não tá sendo fácil esse momento , Deus está nos sustentando e dando forças pra suportar !

    • Dr. Diego Ariel

        Amém

  • Júlia Rufli

    Dr.A ortopedista fez esoerar 20 dias pra operar minha patela esquerda fraturada. Não quus fazer nem RX antes da cirurgia,após 16 dias,tirou os pontos e fez RX,qual mostrou desvio para o lado.Os pinos ultrapassam a patela,dia 15/08/20,fará um mês da cirurgia. Não consigo elevar a perna nem deitada,tampouco dobrar o joelho nem meio grau pq parece que encavala algo,tipo qdo encavala marcha de carro.Saí da mes de cirurgia com o imobilizador qdo passou um.pouco a nestesia sentia espetando algo e só melhorou qdo afroxei o velcro. No RX,vi q o pino não está preso na patela,está solto. Minha pergunta:É perigoso fazer outra cirurgia em cima dessa,para retirar e corrigir a patela,a pele suporta mais uma incisão cirúrgica?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Julia

      A pele é um dos tecidos com mais poder de recuperação do nosso corpo, se sua preocupação é só essa, pode ir sem medo para uma outra cirurgia. Quanto aos parafusos, é necessário confirmar se eles, de fato, estão ultrapassando a articulação, qualquer corpo estranho em articulação causa problemas para mobilização.  

  • Thais

    Boa noite Dr. Tive luxação de Patela saiu do lugar andando ,isso aconteceu a 2 meses já estou na 10 fisioterapia, mas sinto dor e sinto dificuldade em dobrar o joelho é normal ? O medico pediu mais 20 fisioterapias

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Thais

      A luxação acontece devido a problemas ligamentares. Lesões em ligamentos levam mais tempo para regredirem. Invista na fisioterapia e no trabalho de fortalecimento muscular da região afetada. A dor faz parte do pacote , a tendencia é ir melhorando com o tempo e a fisioterapia. Boa recuperação. 

  • Marilia

    Bom dia doutor... minha dúvida é a seguinte. Sou corredora amadora há 4 anos. Nunca tive problemas, até o dia que senti dor no joelho correndo, continuei correndo mais alguns dias e a dor se agravou, fiz uma ressonância a pedido do médico e um dos resultados foi fissura profunda da faceta medial da patela, por isso cheguei até aqui no seu site. Me ajude, isso é grave?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marilia

      Inicialmente, você precisa definir o que causou essa fissura, para poder tratar a causa e não ver uma repetição. A causa mais comum é fraqueza muscular. Atletas amadores, por vezes, relaxam no trabalho de fortalecimento muscular: esquecem que ossos fortes, requerem músculos fortes. Invista no trabalho de força. Se, mesmo assim, continuar sentindo algo, talvez vá precisar de viscosuplementação. Espero ter ajudado 

  • LILIAN JULIANA

    Obrigada Dr Diego Ariel por ter respondido. Perguntei sobre o anticoagulante pq minha sobrinha de 32 anos teve tromboembolismo pulmonar e foi a óbito..Ela fez cirurgia de fratura de patela qdo teve alta o médico pediu pra fazer exercícios para ativar a circulação da panturrilha . No primeiro dia qdo ela ficava em pé de muleta a perna operada formigava e ficava escura e teve dor...Mas do terceiro dia não tinha dor fazia os exercícios devagar pq incomodava e não dobrava muito o joelho..ela teve retorno no médico com 8 dias depois da cirurgia fez RX tava perfeita a cirurgia , falou pro médico qdo ficava em pé ficava escuro o pé ,tava com hematoma pequeno atrás da perna o médico disse que era normal e pediu pra continuar fazendo exercício mexeu na perna ensinou como era pra fazer que na próxima semana ia passar fisioterapia e ela tava bem ..No dia seguinte acordou teve tontura , convulsão depois voltou a consciência e ai começou com muita dor no peito e muita falta de ar ...foi chamado o socorro teve outra convulsão , teve várias paradas cardíaca estabilizou daí teve outra e não resistiu. Uma pessoa saudável tava bem e derrepente aconteceu tudo isso.Nao consigo entender até agora pq aconteceu isso.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lilian

      Em medicina sempre usamos o critério da balança do risco/beneficio. Quando os riscos de usar uma droga superam os benefícios, nã0 usamos e vice-versa. No caso do anticoagulante isso é muito utilizado. Pós cirurgia ha sempre o risco de tromboembolismo, mas se o paciente vai se movimentar, os riscos diminuem bastante. Mas….. existe outra máxima que diz que a medicina não é uma ciência exata,  e alguns casos fogem da média. Infelizmente, foi o que aconteceu com a sua sobrinha. Estou falando isso do ponto de vista cientifico. Sei que do ponto de vista humano, sentimental, sempre achamos que algo poderia ter sido feito. A luz da ciência sua sobrinha entra nos casos que fogem da curva e que são de difícil previsibilidade. Que vocês consigam superar esse período sofrido. 

  • Marcelo

    Agora na 7° semana pós cirurgia (fratura patelar transversal com desvio, sendo colocado dois parafusos canulados e fio ...continuo firme na fisioterapia...como dito no relato anterior eu consegui total amplitude de movimento logo nas primeiras sessões de fisioterapia, retornei para consulta e foi verificado excelente consolidação óssea e venho aumentando a carga na fisioterapia, buscando fortalecimento e eliminação das eventuais dores ( principalmente quando fico com a perna dobrada por muito tempo e inchaços com ajuda de muito gelo. Resumindo... muito foco na fisioterapia, superação de eventuais dores e inchaços; Pontos positivos: Não utilização durante todo processo de nenhum antiinflamatório; Total amplitude ( desde o início); Ganho de resistência e força e algum tônus muscular da perna l; Conseguindo pedalar; Conseguindo subir e descer escadas; Sentar e levantar sem necessidade de apoiar; Dirigir normalmente; Pilotar minha moto por algum tempo (ainda incomodo por ficar muito tempo com perna dobrada); Pontos negativos: Ainda incomodo com dores dependendo da posição, ruim para dormir; Dor quando fico sentado com a perna dobrada por algum tempo; Pelo relatado considera a evolução dentro da normalidade? Estas eventuais dores de fato são relacionadas a fraqueza muscular e ainda ao período de normalização das estruturas mexidas no processo cirúrgico? Ps. Tenho 50 anos de idade, apesar de ter uma vida relativamente saudável, vinha de um bom período de ociosidade antes do acidente. Se tudo der certo em breve espero estar totalmente recuperado.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcelo

      Fratura óssea e dor são sinônimos. Na historia natural dessa patologia a dor e o edema e, por vezes, hematoma, são personagens do mesmo esquema. A tendência natural é de que com o tempo e a fisioterapia, essa sintomatologia vá amenizando, até desaparecer. Você ainda esta na janela de recuperação ( que pode se estender por até três meses na fase aguda , e de seis meses a um ano na fase mais tardia). Va na fé, você é um privilegiado, ja esta fazendo coisas que a maioria das pessoas leva meses para conseguir. Fique bem 

  • Silvia Aparecida Mota

    Bom dia.Dr.Ariel muito obrigada primeiramente por ter me respondido antes de eu ter feito a cirurgia Semana passada.Quebrei a patela num tombo doméstico,e foi bem feio,dia 06/07,operei quarta feira dia 15/07 e nem antes da cirurgia e nem depois graças a Deus não senti dor.Estava só com medo da situação atual da minha cidade.Mais foi tranquilo graças a Deus.Hoje está fz 8 dias de cirurgia desde ontem estou sentindo repuxar de vez enquando meu joelho.Sempre movimento o pé para melhorar a circulação.E qz não tomei remédios para dor,já acabei de tomar o antibiótico e o antiflamatorio.Mais meu pé toda hora parece que FC formigando.A faixa está muito larga na perna.Amanha vou o primeiro curativo,e pegar informações sobre os procedimentos.Ja estou me arriscando de andador.So não estou colocando o pé no chão pq o médico falou que não podia,e não consigo levantar a perna sozinha ainda.Sera que estou na normalidade.Fc com Deus.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Silvia

      Por tudo que você relatou, eu diria que está tudo perfeitamente normal, só aconselho tomar cuidado ao se movimentar, para não perder o equilíbrio e cair e  colocar carga na perna operada (vejo muito isso acontecer), de resto é só a paciência necessária para atravessar essa fase. Fique bem  

  • LILIAN JULIANA

    Bom dia Dr Diego Ariel me esclarece uma dúvida. As pessoas que fazem cirurgia de fratura de patela tem que tomar anticoagulante pós cirurgia?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Lilian Juliana

      O uso de anticoagulantes é indicado para pacientes que vão passar um longo tempo imóvel, para prevenir Tromboembolismo. A melhor forma de prevenir é a movimentação. Portanto, se não for ficado imobilizado e puder se movimentar não há necessidade do uso dessa medicação. Espero ter ajudado 

  • Maria Vitória Teixeira Augusto

    Olá doutor a 7 dias atrás eu estava fazendo exercícios cm meu pai e aí tem um degrau no quintal eu tropecei e cai e deu um deslocamento minha mãe chamou o siate e eles coloco aqui no lugar msm e o médico disse que não teve nada de fratura foi só a patela que saiu do lugar entao ele colocou uma tala no joelho e deu ibiprofeno pra eu toma e ele disse que dia 20 desse mês no caso amanhã eu já posso tira mais eu ainda sinto minha perna meio inchada mais oque eu quero sabe Se o senhor tem alguma dicas de como eu posso fazer para melhora a dor porq agora eu estou com muito medo de cair porq quando eu ando cm essa tala sinto essa expressão e eu não quero que meu joelho saia do lugar de novo porq eu não quero fazer cirurgia imagino que deve dor mais é isso se o senhor pode me dar umas dica eu agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria Vitoria

      Pelo que entendi do seu relato, você não fez nenhuma radiografia. Todo trauma tem uma chance grande de fratura, que só pode ser afastada com um exame de imagem, por isso aconselho que você tente fazer esse exame, ja que o tratamento pode ser outro. Se houver apenas comprometimento ligamentar, o repouso deve ser de cerca de 4 semanas, para evitar novas luxações, pois esse é o tempo médio para a recuperação dos ligamentos. Boa sorte 

  • Luan Américo Carneiro

    Olá doutor tive um acidente a 1 mês atrás chegando no pronto socorro disseram que não a via fraturas voltei depois de 1 mês sentindo dores foi descoberto que via fratura patelar de altíssimo grau estou aguardando a cirugia posso ficar com alguma sequela caso demore muito

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Luan

      Todo trauma carrega consigo um grau de sequela. Se você conseguiu andar durante um mês com uma fratura isso, provavelmente, é um bom sinal para recuperação no seu caso. Faça o tratamento, siga as orientações da fisioterapia e acredite na capacidade do seu corpo de se recuperar. Pensamento positivo ajuda bastante. Boa sorte 

  • shirle

    tive uma queda em casa e fratura de patela estrelada , mas estou em recuperação com gesso , medico disse que esta regerando sem necessidade de cirurgia , vou retornar ao mesmo dia 4 de agosto e minha queda foi dia 27/06 . Gostaria de saber indicação de joelheira para comprar , para me ajudar na recuperação apos retirar o gesso , além das fisioterapias claro que sei que vou precisar fazer , desde já obrigado e aguardo retorno

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Shirle

      O osso leva cerca de dois meses para se renovar, forma o calo ósseo e depois se remodela para o formato original, claro que esse tempo é variável para mais ou menos dependendo de vários fatores. Depois da consolidação, o osso só precisa de carga para melhorar, ou seja, fisioterapia, não precisa mais de imobilização, ou seja, você não vai necessitar de fazer uso de joelheira apõs retirar o gesso. Boa sorte 

  • Anna Guimarães

    Boa noite! Talvez você possa me ajudar a ter um direcionamento: no início de março caí e bati o joelho no chão (cheguei a vomitar de dor na hora), apliquei gelo e logo em seguida vi que não tive inchaço e estava com a mobilidade normal, então não fui pra emergência pois: Pandemia rs. Só que apesar de não sentir dor nenhuma pra movimentar, em maio ainda estava sentindo uma dor excruciante quando qualquer coisa encostava na patela, até o elástico da calça. Fui no orto que disse que era uma tendinite (?), me passou um antiinflamatório com analgésico+adesivo de fluribuprofeno, e depois de tudo isso a dor permanece 100% a mesma. Costumo me alongar todos os dias pois jogo jogos de dança em casa, mas nem pensar em encostar o joelho no chão pra fazer alguns dos alongamentos. A dor é MUITO forte e bem na parte da frente da patela, logo abaixo da pele mesmo e não atrás do osso, mas ao mesmo tempo não sinto absolutamente nenhum desconforto pra movimentar ou quando não tem nada encostando, mas ao menor toque vejo estrelas. tem chance de isso ser uma fratura? Já estamos em junho e a dor não aliviou hahaha e eu juro que sinto um relevo diferente nesse joelho e não sei se vale ir de novo em outro orto ou se vai melhorar sozinho já que tô movimentando normal.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Anna

      Pela estória relatada, eu lhe aconselharia fazer um exame de imagem, para descartar quaisquer fraturas que possa ter passado despercebidas. De qualquer maneira, acho que você deve procurar uma nova avaliação para esclarecer esse seu caso, não é normal essa dor que você relata. Boa sorte 

  • Milene Potira pires

    Boa noite Dr Ariel, já tínhamos falado mes passado sobre meu caso. Fiz cirurgia patelar com Banda de tensão. Já passei pela segunda reconsulta onde o médico disse que pelo raio-x tô otima, porém ele disse estar decepcionado comigo por eu não ter dobrado o quanto já era pra ter dobrado. Fazem 60 dias da cirurgia amanhã, dia 11/07. E dobro só 45 graus. Não deixo minha fisioterapeuta dobrar. Só vou até meu limite e sou muito sensível. Meu médico liberou pisar com carga parcial, já fico de pé, faço meus afazeres doméstico de andador, porém dobrar não consigo e nem levar a perna pra frente e levantar ela tbm não tenho força. Já fiz 15 sessões de fisio, tenho mais dez pra fazer. Meu medo é não voltar andar mais. Meu joelho chega uma parte q fica duro, parece q tem bloqueio. E qndo fico sem mexer a perna , parece que o joelho regride, volta a ficar meio duro, até eu mover de novo. Ouvi falar em manipulação , seria indicado no meu caso? Detalhe eu fiz tudo pelo SUS, só as fisio q pago. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Milene

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro. Ou  seja, você é a principal responsável pelo que vai lhe acontecer. A articulação precisa ser movimentada, senão “enferruja”, o risco de desenvolver fibrose é alto se não houver movimentação plena. Vença seus medos, suporte a dor e se dedique à fisioterapia para que possa andar sem dificuldades, não estou dizendo que vai ser fácil, só dizendo que é possível. Agora é força e foco. Boa sorte 

  • Luana Martins

    Olá, Doutor. Meu namorado teve fratura da patela do joelho direito, do tipo estrelada (em pedaços). Ele gosta muito de jogar bola. Há possibilidade de retomar esse tipo de atividade, com os devidos tratamentos?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Luana

      Se a lesão do seu namorado foi apenas óssea, a possibilidade de recuperação é quase de 100%, pois o osso é capaz de se regenerar totalmente. Veja como os jogadores profissionais sofrem lesões, por vezes, importantes e retornam para trabalhar a todo vapor. Boa sorte para ele. 

  • Cidalia Correia

    Boa tarde eu no dia 20 de Junho tive uma queda em casa e bati com o joelho no chão na altura como apesar de ter muitas dores, e como me mexia bem nunca pensei que estivesse partido decidi não ir ao hospital, fazendo tudo inclusivo conduzir. No dia 3 de julho, passado 13 dais, como continuava a ter muitas dores decidi finalmente ir ao hospital depois de fazer um raio-x é me diagnosticado Fractura Da Rotula direita no polo inferior. O medico manda me para casa sem me imobilizar onde me pede para voltar no dia 19 de agosto para nova avaliação dizendo que se o osso nao unir até então terei que fazer uma cirurgia a pergunta que faço é normal tanho tempo de espera ou será melhor procurar outro ortopedist? sendo que nao tenho muitas dores mas não consigo me dobrar e subir e descer escadas é dificil e sinto o osso a estalar e o que parece ser a carne a rasgar por dentro? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cidalia

      Nem toda fratura de patela necessita de cirurgia... Se a fratura for pequena ou sem desvio, o tratamento sem cirurgia tem bons resultados... contudo, na maioria dos casos eu mantenho o membro imobilizado e com analgésico.

      Boa sorte

  • Silvia Aparecida Mota

    Dr.Ariel estou com Medo cai e vou ter que operar a patela,o médico me imobilizou até quinta pra retornar e devo operar na sexta ou terça feira.Estou com Medo pela Pandemia e de dar complicacaoes

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Silvia Fratura é urgência e não deve ser postergada sob o risco de deixar sequelas , que são mais complicadas de se resolver. Mesmo sob o risco da pandemia, meu conselho é que você resolva o mais rápido possível. Tente não se preocupar, você tem tanto risco de adquirir o vírus no hospital, quanto tem em um supermercado, numa farmácia e, mesmo no meio da rua ao cruzar com alguém  que esteja com a doença sem saber. Acredite e tudo vai correr bem Boa sorte 

  • Juliana

    Ola Dr. pode me esclarecer uma dúvida? Tive deslocamento de patela ha 35 dias , pela primeira vez... o médico que colocou no lugar , só me deixou 6 dias de imobilização (tala) , nos dias seguintes meu joelho inchou e doía muito , tomei diversos anti inflamatórios e com 25 dias tive que fazer uma punsão , porem ao invés de sair líquido só saiu sangue . Estou fazendo fisioterapia, mas meu joelho não dobra de jeito nenhum , ontem escorreguei e dobrei no impulso e doeu muitoooo , parece que vai quebrar , que perdi todo o movimento. Isso é normal ? Só com fisioterapia volta ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Juliana

      Pelo seu relato eu presumo que você não teve fratura, sómente lesão ligamentar, se for só isso, já leva um tempo considerável para a recuperação, se houver associação com fratura ai o tempo é maior.  Sim, a fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma, para isso você tem que ser disciplinada e cumprir o que se espera nos exercícios. Boa sorte 

  • Marcelo

    Bom dia, Estou na quarta semana após o processo cirúrgico para fixação da fratura transversal de patela, saí do hospital andando, porém com a perna imobilizada, após 15 dias retirei os pontos e o imobilizador e de pronto iniciei a fisioterapia para mobilização da perna (com muita disciplina), após 6 sessões já tenho amplitude total de movimento, logicamente ainda com algumas dores e eventuais inchaços combatido com gelo, faltando ainda ganho de força plena. Ainda sinto incomodo para dormir, pois algumas posições incomodam, mas também percebo que a medida que a perna vai fortalecendo vai melhorando. No próximo dia 9 vou retornar para consulta e fazer radiografia para verificação da formação do calo ósseo. Minhas dúvidas são as seguintes: Estas eventuais dores neste processo pós cirúrgico devem passar com o fortalecimento da perna? Sei que a evolução varia de pessoa para pessoa, mas com o cenário de um mês após a cirurgia, devo ter uma evolução significativa em mais um mês? Obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Marcelo

      Você me parece ser uma pessoa bem orientada e no seu relato eu percebi que você ja sabe as respostas às suas indagações. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Leva cerca de dois meses o processo de consolidação óssea e mais uns quatro meses para uma recuperação geral. Sua evolução esta sendo satisfatória e dentro da normalidade. Fique bem 

  • Ana Beatriz

    Olá, doutor! Há seis meses tive uma queda de altura (25cm de um degrau, em cima de uma bola e fui projetada pra frente cerca de 2m) e sofri fratura transversa da patela esquerda, na região inferior e sem acometimento do espaço articular. Como não houve desvio e fiquei de repouso por 6 semanas, a fratura consolidou adequadamente e não necessitei de cirurgia. A única sequela foi que o osso está ligeiramente para a esquerda pela força do vasto lateral. Quanto à isso, estou realizando reabilitação e já consigo voltar a subir escadas, por exemplo, após esses 6 meses. Acontece que em 2011 eu tive um estiramento do cruzado anterior no mesmo joelho e, desde então, descobri que tenho condromalácia patelar. Desde 2011 eu fazia fortalecimento de quadriceps com musculação (o que acredito que tenha me ajudado a não perder tanta massa muscular). A fratura só veio confirmar que meu joelho é alvo da natureza. Tendo em vista esse novo ocorrido, fico preocupada com o retorno às atividades esportivas. Gosto de dançar e praticar Yoga, além de correr na areia por ter menor impacto. Gostaria de saber se o uso de alguma joelheira é recomendada para exercícios. Ganhei muito peso desde a fratura porque fiquei parada e já não aguento mais o sedentarismo. Agradeço pela atenção.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ana Beatriz

      O  processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa, você refere seis meses, a rigor com esse tempo o osso esta totalmente consolidado e os ligamentos também. Pelo seu relato de recuperação, não há contraindicação nenhuma para seu retorno aos exercícios, desde que você escute seu corpo, ele manda avisos do que ele aguenta e do que não suporta.O brace pode ser usado, mas só durante o exercício, para dar mais estabilidade à articulação, usar o tempo inteiro provoca hipotrofia muscular Espero ter ajudado     

  • Angelica

    Boa noite Dr. Me tira uma dúvida por favor... Eu sofri um acidente d moto, onde tive 7 fraturas na perna esquerda a 5 meses, tds ossos q quebrei entre ( fêmur e 3 partes, patela, tonozelo,e metatarso 1 e 3) só a minha patela me preocupa, já consigo dobrar 80% mas não tenho força pra levantar a perna para frete e quando Forço muito para levantar, a perna sobe mas a patela vai para o lado e quando abaixo ela volta , quando ando tenho q deixar a perna reta e com o peso forçar para trás, pois com ele dobrado a perna banbeia e eu quase Caio. Será q vou precisar fazer cirurgia? Ou isso é normal? Obs: não foi feita cirurgia na patela apenas imobilização... dês d já gratidão pela atenção!!!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Angelica  

      Você não mencionou há quanto tempo ocorreu o seu acidente. Muito provavelmente você tem alguma lesão ligamentar, por isso é recomendado que se imobilize o local, no seu caso o joelho, para dar repouso à articulação , para que ela possa se recuperar.  Inicialmente, por umas 3 semanas, podendo se estender se o quadro permanecer. Com todas essas lesões que você relata, deve ter havido isso. Meu conselho é que você coloque , pelo menos, um brace e você deve investir na fisioterapia, fazendo um trabalho de fortalecimento muscular sem carga. Seus músculos precisam ser mantidos em boas condições para ajudar a recuperação das outras estruturas adjacentes. Para saber se essas lesões são cirúrgicas, você precisaria fazer uma Ressonância Magnética, só com o quadro clinico não dá pra definir . Espero ter ajudado. Boa recuperação. 

  • Vanessa Gabriela

    Boa noite Dr Diego Ariel eu sofri um acidente e fraturei a patela do joelho foi feito cirurgia e posto pino nao sei quantos mais o corte da cirurgia deu apenas 8 pontos, hoje fez 24 dias e passei pelo ortopedista hoje ai ele mandou tirar a tala hoje e nao por mais ,falou pra eu começar dobrar o joelho e ja marcar a fisioterapia , mais meu joelho nao ta dobrando eu sinto que ta travado , eu sinto o joelho normal a perna eo pe ,eu consigo encolher pouco a perna .É normal a perna ta travada por eu ter começado a tentar dobrar o joelho hoje ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Vanessa  

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia e da superação da dor durante as primeiras sessões. A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa iniciar a fisioterapia para melhorar a sua mobilidade, existem alguns exercícios que você pode fazer em casa mesmo. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • ADALTO PEDRINI FILHO

    Primeiramente obrigado pela explicacão, então eu sofri um acidente de moto e quebrei o joelho uma fratura do modo estrela quebrei em vários pedacinhos, fiz a cirurgia e coloquei dois pinos no joelho mas ainda sou bem novo tenho 19 anos queria saber em quanto tempo vou voltar a andar se por ser bem novo minha recuperação será mais rápida e se meu joelho vai voltar a ser o que era antes da fratuta ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Adautoi

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia e da superação da dor durante as primeiras sessões. A idade ajuda bastante nessa equação, mas a situação muscular da região é ainda mais importante. Agora é foco e força. Desejo-lhe uma boa recuperação.  

  • Regiane Marconato Coelho

    Há um mês sofri um acidente de moto e quebrei a patela do joelho precisei fazer uma cirurgia com urgência..porém já estou sem a tala e meu ortopedista falou que já podia andar e comear a dobrar o joelho mais tudo devagar..o joelho já consigo dobrar aos poucos apesar das dores mais não tenho movimento na minha perna não consigo ir com ela pra frente nem levantar ela . parece que do joelho pra baixo não funciona mais ..isso e normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Regiane

      A recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta nessa janela de recuperação óssea. Depois da cirurgia a recuperação desse tipo de fratura gira em torno de 6 meses a um ano. Claro que isso é uma estimativa que depende de inúmeros fatores: disciplina para a fisioterapia, capacidade de recuperação do organismo, entre outros. Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. Como meu já disse , a recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Fratura óssea e dor são sinônimos.  

  • Vanessa Barreiros

    Boa tarde! Sofri uma queda onde tive uma fratura transversa na patela e rompi o ligamento patelar tibial,fiz a cirurgia dia 04/05 colocaram fios de amarração,meu joelho doi muito ainda não estou conseguindo fazer fisioterapia por causa da pandemia,ainda está muito inchado,minha dúvida é se eu corro o risco de ficar com sequelas ou no futuro esse joelho vim a dar algum problema.Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Vanessa

      Costumo dizer que qualquer estrutura articular que sofre um trauma, jamais voltará 100% ao normal. A recuperação de tais estruturas depende muito do empenho do paciente, do foco e disciplina necessários durante a fisioterapia, da superação da dor durante as primeiras sessões. Enfim, você e seu fisioterapeuta serão responsáveis pela recuperação dos seus movimentos, mais você do que qualquer outro, existem alguns exercícios e condutas fisioterapêuticas que podem ser feitas em casa, tente investir nisso, parada é que não pode ficar. Vá na fé e acredite, Boa sorte! 

  • Guilherme AZEVEDO REIS

    DR. FIZ UMA cirurgia de joelho onde foi uma placa E 4 parafusos fixando essa placa, ainda estou com 2 ferro que passa dentro do joelho e sai pra fora da pele, o médico pediu pra tentar usar a muleta porém escorreguei com a muleta e no susto eu pisei com o pé da cirurgia mas nao cheguei a cair, médico falou muito sobre isso de não pisar com o pé da cirurgia, já tem 1 mês de pós cirurgia, o que pode acontecer de pior? Não consigo marcar retorno agora com o meu médico, e nao sei se algo de ruim possa ter acontecido com a minha cirurgia.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Guilherme

      O meu primeiro questionamento é: após esse ocorrido, você ficou sentindo alguma coisa diferente? A área ao redor da sua ferida está diferente? Se a resposta for negativa, dificilmente aconteceu alguma coisa que possa preocupar. Mas essa é uma afirmação que só pode ser feita com um exame fisico e exames de imagem, para que se possa, com certeza, observar como está essa articulação. Lembre-se, seu corpo dá noticias quando tem algo errado. Se tiver oportunidade procure seu medico para que ele possa lhe examinar e descartar alguma complicação. Boa sorte. 

  • Michelli Alexandre

    Olá Dr. Dr no dia 15 eu escorreguei na rua e cai, fui ao pronto atendimento ortopédico na minha cidade (SUS), através de exame de imagem foi constatado fratura da patela direita, o ortopedista plantonista, falou que não o osso não saiu do lugar, e só uma imobilização seria suficiente para colar, com um tratamento de 6 a 8 semanas já estaria bom, a enfermeira fez uma tala muito mal feira e larga, me de disse que quando secasse poderia por o pé no chão, Como eu não estava sentindo nenhuma dor, no dia seguinte eu já comecei a colocar o pé no chão, porém o fato de a tala estar larga e da pessoinha aqui andar, mesmo que só um pouco dentro de casa a tala desceu e quebrou, retornei no dia 22 e foi outro plantonista que me atendeu, novos exames de imagem foram feitos e ele falou que o osso não tinha colado nada, ainda estava do mesmo jeito, ele pediu pra manter a tala, so dar uma reposicionada por conta que ela estava larga e desceu, o enferme fez uma nova, já que aquela estava quebrada, ele fez bem caprichada e bem justinho e falou que eu não posso por o pé no chão, estou evitando levantar, só levanto em casas indispensáveis, mas mesmo assim a tala desceu um pouco, isso é normal ou é porque a perna da pessoinha e muito fina e a tala pesada? O médico não me falou nada quanto a por o pé no chão, desde o segundo dia eu não sinto dor nenhuma, com exceção de alguns movimentos ou quando levanto a perna, posso por o pé no chão ou andar um pouquinho? O que o Sr me recomendaria? Tenho retorno no dia 29, provavelmente seja ou ortopedista que me atenderá, o que estiver de plantão no caso né. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Michelli

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Pode ser que apenas a imobilização ajude na sua recuperação, mas você precisa esperar o tempo necessário para a formação do calo ósseo para poder colocar carga nessa patela. Tenha um pouco de paciência e inicie fisioterapia que logo logo você estará de volta ao normal. Boa sorte 

  • Renata Silva

    Legal Dr. Diego, muito obrigada pelo retorno e esclarecimentos! Abraço

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Renata

      Sempre as ordens 

  • Renata Silva

    Boa noite Dr Diego Ariel! Há 04 meses sofri uma fratura de patela, passei por cirurgia para colocada de banda de tensão, e agora no mês anterior foi identificado pelo raio x que houve perda da redução do material de síntese - consequência osso separado novamente. Farei uma nova cirurgia, na qual o médico pretende fixar com parafuso canulado e aplicar um osteoindutor sintético (hidroxiopatita). Considera esse procedimento adequado? Em relação aos movimentos, estou com o aparelho extensor preservado e a flexão já igual ao outro joelho. Essa segunda cirurgia pode ter uma recuperação mais rápida ou requer mais tempo? Muito obrigada pela ajuda!

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Renata  

      Essa conduta do seu médico esta muito bem indicada, seria minha opção também. Quanto a recuperação, o tempo é o mesmo da primeira cirurgia. Em casos de fraturas, a paciência é fundamental para ajudar na cura, não é fácil ter seus movimentos cerceados, mas pense que é só por um tempo e logo, logo você estará de volta firme e forte. Boa sorte e que tudo corra bem.

  • Eduardo Soares de Melo

    Olá Dr. Fiz uma cirurgia no joelho na patela foi uma fratura exposta , Faz 3 meses mais até hj meu pé está um pouco inchado e muito sensível e sinto muita dor nele. E eu já estou conseguindo firma a perna no chão e até andar sem ajuda das moletas , me preocupo com meu pé que ata inchado e muito sensível dói muito

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Eduardo

       O osso leva cerca de 2 meses para consolidar, tempo que pode ser variável, porque depende das características individuais de cada paciente. Pelo tempo que você menciona, sua patela já deve estar consolidada. Essa dor no pé , esta fora do contexto. Você chegou a fazer alguma radiografia do pé? Com esse tempo , você não deveria mais estar sentindo tanta dor assim. Meu conselho é que você deve procurar um ortopedista para esclarecer esse problema no seu pé. Espero ter ajudado. Boa sorte    

  • Daniel

    Minha cirurgia de patela parcial já está com 6 meses e não sarou a cirurgia tem dois buraquinhos pequenos saindo secreção e agora saindo um fio azul será q será necessário outra cirurgia

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Daniel

      As cirurgias de patela apresentam efeitos colaterais com muita frequência, o mais comum é a rejeição ao material de síntese, nesse caso se faz necessário a retirada do mesmo. Uma outra consequência é uma osteoartrite, mais improvável no seu caso. Pode estar também desenvolvendo alguma infecção. Aconselho-o a procurar ajuda especializada para chegar a um diagnóstico e proceder ao tratamento mais adequado. Espero ter ajudado. Boa sorte 

  • Ariel Oliveira

    Boa noite Dr. Ariel, queria tirar uma dúvida. Realizei uma cirurgia patelar cujo colocaram "arames" para prender as partes quebradas da patela. Tenho dificuldades para dobrar o joelho e meu fisioterapeuta falou que o ferro está impedindo que eu dobre o joelho. Queria saber se posso fazer a remoção do " arame" e se sim, quanto tempo após a cirurgia ?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Ariel  

      A principio todo material de síntese óssea pode ser retirado sim. Para que possa ser retirado é importante ter certeza que o osso se recuperou. O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa, m as a certeza só pode ser dada com exames de imagem que mostrará como esta o calo que se forma para a recuperação. Veja com seu médico a possibilidade e quando você poderá retirar esses fios, por enquanto va investindo na fisioterapia. Boa sorte 

  • Johnny Silva Vilela

    bom dia faz 20 dias que fiz a segunda cirurgia no joelho e normal sentir que o joelho está apertando ?? No frio é normal sentir dor?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Johnny  

       Não foi mencionada o tipo de cirurgia que foi feita. o processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa. Você ainda esta nessa janela de tempo, portanto, seu osso ainda esta em processo de consolidação. A dor faz parte do processo, o tempo e as sessões de fisioterapia ajudam na melhora da mesma. Algumas pessoas se queixam de dor quando esfria, talvez, devido a vasoconstrição que ocorre e que diminui o aporte sanguíneo para a região. De resto, é paciência e dedicação e foco. Boa recuperação  

  • Milene Potira pires

    Boa noite Dr. Dia 11/05 vai e quebrei a patela. Dia 12/05 fiz a cirurgia patelar com banda de tensão. Foi colocado aqueles fios. Vim pra casa no dia 13/05 com tala e orientada a não pisar e ficar com perna pra cima. Sete dias depois voltei na reconsulta, tirei a tala e fiz raio x. Tudo pelo SUS. O Dr disse q tava tudo bem e que eu iria só com curativo, mas não pisar, e retirar os pontos em sete dias e começar a fisio. Bom... Desde q fiz a cirurgia eu não baixo minha perna,ando só pra ir ao banheiro e pro quarto mas com o pé pra cima sempre apoiando em uma cadeira. O médico pediu para eu ir tentando dobrar o joelho,mas nunca tentei, na vdd tenho muito medo, chego a tremer de medo de pensar em dobrar. Até na hora do dr examinar eu não deixei quase, remédio da dor. Não dói, só de vez em qndo da uma ferroadas, q acho normal. Hoje fui tentar ficar me pé com a perna pra baixo mas me senti mal, enjoo, tive qerguer a perna de novo. Será q tenho algum problema ? Meu joelho continua roxo, em cima perto da cicatriz e tenho medo de ter dado alguma complicação. Amanhã eu tiro os pontos e quinta eu começo a fisio, que tô adiando por medo tbm. Eu sinto meu joelho pesado, tenho medo de tentar dobrar e arrebentar alguma coisa, sei lá. Poderia me orientar. Não tenho médico meu, eu fiz tudo pelo SUS e aproxima consulta é 26/06. obrigada pela atenção dispensada. Deus abençoe !

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Milene  

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação.  A movimentação ajuda na circulação sanguínea e drenagem linfática, ou seja, você precisa iniciar a fisioterapia para melhorar a mobilidade do seu joelho, existem alguns exercícios que você pode fazer em casa mesmo. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso, dor essa que melhora com a evolução. Tente conversar com seu ortopedista e com algum fisioterapeuta que possa lhe dar algumas orientações sobre isso.Mexa-se!! Parada você não vai estar se ajudando, o fato de ser jovem fala a favor da sua recuperação. Espero ter ajudado. Boa recuperação  

  • Edmilson Cavalcante de Albuquerque

    Boa noite ! Dr .Diego Ariel queria tirar uma dúvida eu fiz uma operação da patela a cirurgia foi osteossíntese patela no dia 18 e tive alta no dia 19 de março de 2020 ,estou completando hoje 2 meses ,mais só que eu ainda não fiz a revisão pois o hospital walbert em Realengo cancelou a minha revisão por causa do covid 19 e ate hoje não remarcaram a minha revisão eu sinto dores no joelho quando vou me exercitar em casa estou fazendo fisioterapia por conta própria e já estou conseguindo muito pouco dobrar o joelho ,mais quando eu começo a tentar dobrar mais um pouco eu sinto dor ,Dr né ajude por favor oque devo fazer ?para melhorar a minha recuperação ,já posso me excitar antes de fazer um RX da patela pra ver se já posso fazer fisioterapia . obrigada pela atenção desde já boa noite .

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Edmilson

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, variável de pessoa para pessoa, e a recuperação pós trauma ósseo é demorada e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. Pelo tempo que você disse que sofreu a fratura, ja existe pelo menos um calo ósseo, de qualquer maneira, observe se existe alguma mobilidade e creptação no local da sua fratura, se não houver, pode fazer os exercícios sem medo. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma . A dor faz parte do processo, quanto mais forte sua musculatura ficar , menos dor você sentirá. Boa sorte na sua recuperação. 

  • Vinícius Rosa De Jesus

    Boa noite Dr. Meu nome é Vinicius, sofri um acidente em novembro de 2019 fratura patelar, pelo que olhei nos desenhos das fraturas que o sr. Colocou devo ter sofrido uma transversa. Porém Dr. Eu tive uma inflamação no pós operatório nos pontos, mais ai agora que ta tudo fechado teve outra inflamação, tomei anti inflamatórios e voltou a fechar porém minha perna não tem força necessária pra levantar a perna pra frente, e sinto como se tivesse inflamado por dentro. Dr. Será que minha perna ta fazendo rejeição do procedimento feito com fio k se não me engano e um parafuso, que curiosamente o fio se soltou dele, o que vxe pode esclarecer para mim do que de fato possa ta acontecendo ... vou fazer 6 meses de pós operatório e a perna ainda doi muito

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vinicius

      As cirurgias de patela apresentam efeitos colaterais com muita frequência, o mais comum é a rejeição ao material de síntese, nesse caso se faz necessário a retirada do mesmo. Uma outra consequência é uma osteoartrite, mais improvável. O fato de você não estar conseguindo fazer movimento de extensão do seu joelho, pode ser por inflamação ou desenvolvimento de alguma artrose na região. Em quaisquer dessas situações meu conselho é que procure ajuda especializada, pois há necessidade de um exame fisico e exames de imagem para definir um diagnóstico e tomar a conduta mais adequada. Desejo sorte. 

  • ELIZABETH OLIVEIRA

    BOA TARDE DR. SOFRI UMA QUEDA DENTRO DE CASA FUI SOCORRIDA E AO CHEGAR NO HOSPITAL FUI IMEDIATAMENTE INTERNADA COM A INDICAÇÃO DE CIRURGIA.ME INTERNEI DIA 27/04 OPEREI 05/05 E TIVE ALTA EM 07/05 POR CAUSA DA PANDEMIA O HOSPITAL PEDRO SEGUNDO ESTÁ UM CAOS ,DEI MUITA SORTE SÓ QUE NINGUÉM ME ORIENTOU NADA A ENFERMEIRA DISSE PRA EU FAZER CURATIVO COM ALCOOL 70 E ME ENTREGOU AS RECEITAS E UM PAPEL PRA VOLTAR DIA 01/06 DR.TENHO QUE IMOBILIZAR MINHA PERNA OU POSSO FICAR SÓ COM A ATADURA OU USAR UM MOBILIZADOR PODE POIS NÃO ESTOU SENTINDO DOR SÓ NÃO CONSIGO NEM DOBRAR UM POUQUINHO A PERNA MAS SINTO O JOELHO DURO NA HORA DO CURATIVO NÃO POSSO LEVANTAR PRA NADA SÓ SENTO COM A PERNA ESTICADA MAS MUDANDO DE POSIÇÃO A TODO MOMENTO ,POR FAVOR ME ORIENTE E DESDE JÁ AGRADEÇO.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Elizabeth

      Sem ver a imagem não posso dar a resposta mais assertiva...

      Os cuidados com a cirurgia são a limpeza com solução antisséptica, como álcool 70 ou clorexidine 2%, e curativo diário até retirar os pontos, tipicamente com 15 dias...

      Quanto à mobilidade, vai depender da técnica cirúrgica... Só vou poder opinar se ver sua radiografia pós operatória....

      Espero ter ajudado..

      Qualquer dúvida mais urgente pode entrar em contato pelo instagram...

  • Rita luzier martuche azevedo Silva

    Estou com fratura incompleta na face anterior do terço inferior da patela esquerda sem destacamento ósseo, Sinais de hematoma intra articular na bolsa a inicial, é passível de cirurgia ou que tratamento??

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Rita

      Sem ver a imagem não posso dar a resposta mais assertiva...

      Pelo que descreveu no comentário é possível sim tratar sem cirurgia, apenas com imobilização e analgesia.. se a fratura for mesmo sem desvio, em torno de 4 a 6 semanas essa patela já deve estar consolidando...

      Espero ter ajudado..

      Qualquer dúvida mais urgente pode entrar em contato pelo instagram...

  • Marcio

    Boa noite doutor! Gostaria de tirar uma duvida pois fiz uma cirurgia de patela devido a uma acidente de moto onde foi colocado fios, ja faz 40 dias e estou na 3 fisioterapia, e não consigo dobra totalmente apenas 90 graus o joelho apos cirurgia,e tambem dificuldade para levantar a perna, e tambem observei que a perna cirurgiada esta um pouco fina , a duvida e esse processo pos operatorio e normal

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcio

       O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação As fraturas articulares exigem ainda mais. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O arco fisiológico do joelho é de 90 graus, eu diria que sua recuperação esta sendo muito boa, agora com mais sessões fisioterápicas a tendência é só aumentar ainda mais seus movimentos . Boa sorte  

  • Vitor Fernandes de Oliveira

    Fiz uma cirurgia da patela total, (retirei toda) mas o médico nao deu retorno, só disse pra retirar os pontos 14 dias após. Posso pisar no chão? Quando posso fazer fisio? Muitas duvidas

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Vitor

      Faltou você dizer há quanto tempo você fez a cirurgia. Dependendo da técnica usada, a indicação da fisioterapia é imediata, quanto a colocar o pe no chão , não há impedimento, já que você não tem nenhuma fratura , naturalmente, se você estiver com uma imobilização fica ainda melhor para apoiar o pé. Boa recuperação 

  • Maria de Fátima Lima Silva

    Obs: no meu caso foi reconstruído patela e tendões. Esqueci de falar sobre os tendões no meu comentário

  • Maria de Fátima Lima Silva

    Boa tarde Dr Ariel, sofri um acidente de moto no dia 27 de janeiro assim sofrendo fratura exposta patelar no joelho esquerdo, fiquei 6 semanas usando a tala, comecei a fisioterapia no dia 17 de março e no outro dia a clínica fechou por conta do vírus, um mês depois retornei à fazer fisioterapia sendo atendida em casa fiz 10 sessões e já estou finalizando mais 10, a minha perna está sobrando mais ou menos uns 40 graus, sinto mta dor no ato da sessão e no raio x q fiz ontem mostra q o osso não está totalmente colado. Minha dúvida é, esse osso ainda cola, corro o risco de ficar com sequelas e a minha perna não voltar à dobrar totalmente? Posso continuar com as fisioterapias mesmo com o osso assim!?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Maria de Fatima

      O processo de recuperação pós trauma ósseo é demorado e exige do paciente muita dedicação. As fraturas articulares exigem ainda mais. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso. Para você recuperar seus movimentos do joelho, é necessário bastante dedicação aos exercícios. Para o completo restabelecimento da fratura são necessários cerca de 6 meses. Voce ainda esta nessa janela de recuperação. Uma das complicações que podem acontecer é uma condição chamada de pseudoartrose (o osso não consolida). Continue firme e forte nos Exercicios, a caminho da sua recuperação. Lhe desejo boa sorte que de tudo certo. 

  • WODSON

    OK boa tarde doutor eu cai quebrei panela do joelho . Foi cirurgia já tem 1 mês 2 dias estou fazendo fisioterapia em casa só que meu joelho dobra pouco quando tento dobra mais joelho dói o que faço para dobra mais

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Wodson  

      Toda fratura em região articular requer cuidado. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma .O processo fisioterapêutico, inicialmente, é doloroso. Para você recuperar seus movimentos do joelho, é necessário bastante dedicação aos exercícios. Espero ter ajudado e que você tenha uma boa recuperação 

  • Priscila

    Boua noite Dr Diego Ariel ,eu fiz uma cirurgia patelectomia tem 1 mes e 16 dias o meu joelho ainda se encontra inchado. Eu gostaria de saber qt tempo leva pra desinchar e se eu posso colocar gelo pra ajudar a desinchar e tbm gostaria de saber depois de qt tempo eu posso comecar a fazer fisioterapia. Desde ja mt obg

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Priscila  

      Toda fratura em regiões articulares requer cuidado. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e na melhora da amplidão da flexão e extensão articular, como também melhora o edema (inchaço) que se forma . Pelo seu tempo de fratura ja da pra começar a fisioterapia. Obviamente, o fisioterapeuta vai fazer uma avaliação prévia e  prescrever o tratamento mais adequado para ajudar na sua recuperaçao.  O gelo ajuda na melhora do edema, mas o que ajuda mesmo é a movimentação.

      Espero ter ajudado e que você tenha uma boa recuperação 

  • Luciana Soares de Andrade

    Bom dia Dr, após 15 dias operada, não consegui dobrar o joelho completamente, no segundo dia, consegui uma evolução de 6cm de distância da parte de trás do joelho até a cama. Quanto tempo conseguirei flexionar completamente? A segunda coisa é que está drenando uma secreção do joelho, fazendo ele desinchar rapidamente, ela sai pelo meio do 4° ponto, devo retirar os pontos?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola  Luciana  

      Você não mencionou qual foi o tipo da sua cirurgia, o que me limita para responde-la. Mas, vamos lá, toda fratura em regiões articulares requer cuidado. A fisioterapia ajuda na recuperação dos movimentos e da melhora da amplidão de flexão e extensão articular. Você não mencionou como é essa secreção que esta saindo do seu joelho, sanguínea? Purulenta? Transparente?, é necessário estabelecer isso para saber o que esta acontecendo. Meu conselho é que você procure ajuda especializada para avaliação e conduta sobre sua situação.

      Espero ter ajudado e que você tenha uma boa recuperação 

  • Fabio

    Boa noite doutor Tenho uma cirurgia na patela a dois anos. Nela foi feita a banda de tensão. A algumas semanas apareceu uma bola, onde senti umas fisgadas fortes. Caso seja os fios, qual é o tempo de recuperação para a remoção deles?

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Fabio

      Toda fratura em regiões articulares requer muito cuidado. A principio todo material de síntese óssea pode ser retirado sim, pelo tempo que você relata que aconteceu sua cirurgia, esse material pode ser retirado sem nenhum problema para seu osso.

      Espero ter ajudado. Fique bem 

  • Eduardo Soares de Melo

    Fiz a cirurgia na patela que quebrou em três pedaços , faz dois meses e eu já estou conseguindo andar sem a ajuda de muletas e meu joelho está estalando quando dobro é normal?

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Eduardo  

      Toda fratura em regiões articulares requer cuidado. Se o único sintoma que você relata é esse  “estalado" no joelho, que não vem acompanhado de dor, não ha nenhum problema. De qualquer maneira, se o problema persistir, procure seu ortopedista e veja com ele o que pode estar acontecendo.

      Boa recuperação 

  • Priscila

    Boua noite Dr Diego Ariel,intao depois do segundo mes eu ja posso comecar a fazer fisioterapia ou eu tenho q espera da o 3 meses pra comecar a fazer... Desde ja mt obg

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Priscila  

      Toda fratura em regiões articulares requer muito cuidado, isso não significa que você não possa iniciar sua fisioterapia, até porque esse processo vai ser acompanhado por um especialista da área que ira lhe orientar sobre os exercícios e procedimentos adequados ao seu caso. De qualquer maneira, procure seu ortopedista e veja com ele como vai ser seu tratamento fisioterápico.

      Boa recuperação 

  • gilson

    uma dúvida, fiz a cirurgia da patela, partiu no meio. foi colocado um pino e os fios, vai fazer 4 meses, ja ando, pedalo, tudo normal, a dobra da perna normal, porem o pino atrapalha, esse pino pode ser removido??? incomoda muito o pino.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Gilson

      Toda fratura em regiões articulares requer muito cuidado. A principio todo material de síntese óssea pode ser retirado sim, o conselho é que você aguarde a completa recuperação desse osso para retirar com segurança, em media 12 meses após a cirurgia , mas se estiver incomodando muito converse com seu medico, ele pode avaliar  como esta a sua consolidação. Espero ter ajudado. Fique bem .

  • Priscila

    Boua noite Dr.Diego Ariel,sofri um acidente de moto e quebrei a patela so q no meu cado tive q retirar pois ela se quebrou em varios pedacinhos,fiz a cirurgia e fiquei com o joelho imobilizado,cheguei a colocar o gesso mais so fiquei 3 dias com o gesso.Qd eu fui voltar pra retira os pontos ja n estava funcionando por causa da pandemia,fui retira os pontos no polo de emergencia,hj o joelho ja se catrizou os pontos e pra mim n ficar sem nd no joelho eu estou colocando uma joelheira ajustavel..Hj ja se faz 1mes e 8dias q eu operei..Eu gostaria de saber com quanto tempo eu posso colocar o pe no chao,e se eu corro algum risco de qd a ortopedia voltar a funcionar e o medico me avaliar e de algum problema..Desde ja mt obrigado

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Priscila...

      Entendo sua situação com essa pandemia...

      Pelo que você descreveu você realizou uma patelectomia (parcial quando é retirado um pedaço e total quando toda a patela é retirada). 

      Nesse casos, o tempo de cicatrização é de cerca de 2 a 3 meses, pois é o tendão que precisa cicatrizar... 

      Assim, eu só costumo liberar para pisar no segundo ou terceiro mês depois da cirurgia...

      Boa Sorte.

  • Márcia Correa santos

    Bom.dia Dr Diego. Tive uma fratura de patela no dia 31/01/2020 após uma queda .fiz a cirurgia dia 06/02/2020 ,foi colocado dois ferrinho e amarado em forma.de.8 com.fios.de aço..porém sinto muito ador e inchado demais. Não consigo nem. dormir,iniciei. Fisio do 06/04/2020 data q o médico orientou.sinto dor de chorar durante a fisio. E normal essas dor e inchaço? Será que vou ficar boa ? Conseguir dobrar o joelho ,andar normal? Estou muito reocupada com tanta dor .me explique melhor.por favor.

    • Dr. Diego Ariel

      Ola Marcia  

      O processo de recuperação de fratura óssea dura em torno de 2 (dois) meses, portanto, é muito provável  que seu osso já esteja num processo adiantado de recuperação, mas isso só pode ser afirmado após a realização da radiografia de controle. A essa altura você ja deveria estar sentindo menos dor . O processo todo demora algo em torno de 6 meses. Se a dor é persistente , meu conselho é que você procure seu ortopedista para uma avaliação. Espero ter ajudado. Fique bem 

  • Amanda Ruanny

    Olá, tive uma fratura grava na patela (joelho) tuveram q colocar pinos, quero saber se posso fazer fisioterapia como pinos no joelho ? Ou tenho q esperar a retirado dos pinos p poder fazer o tratamento terapêutico

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Amanda

      Toda fratura em regiões articulares requer muito cuidado, isso não significa que você não possa iniciar sua fisioterapia, até porque esse processo vai ser acompanhado por um especialista da área que ira lhe orientar sobre os exercícios e procedimentos adequados ao seu caso.

      Espero ter ajudado.

      Fique bem

  • Ana Paula Gonzalez

    Oi boa Tarde Dr Diego! Fiz Cirurgia na Patela a 20 dias, tive uma fratura transversa e fiz a técnica banda de tensão se não me engano, essa que amarra com descrito acima. A orientação que tive foi que já poderia pisar logo após a cirurgia com uso de brace, como essa pandemia não consegui marcar pra retirar os pontos e avaliação do médico com 14 dias que foi o que orientaram, consegui pra 28 após cirurgia, eu mesma retirei os pontos, ta tudo ótimo com a cicatrização, estou sem dor na região, um pouco de edema mas acredito que seja comum e bem adaptada com o brace já consigo andar com ele sem apoio de muleta porém li sobre o travamento articular, que geralmente inciam a movimentação nos primeiros dias pós cirúrgicos mas não fui orientada sobre nenhum movimento que poderia ser feito durante esse tempo. Sofri a fratura dia 08/03 e a cirurgia eu fiz dia 18.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ana Paula

      A técnica de banda de tensão é excelente pois já permite a mobilidade precoce do joelho. Como foi realizado essa técnica em você, não existe nenhuma restrição de movimentos... ao contrário, quanto mais mobilizar o joelho mais rápido consolida a fratura..

      Boa sorte.

  • Elaine Nascimento de Pinho

    Bom dia Dr.Diego!! A nove meses atrás fiz uma cirurgia pois tinha entorse do joelho sempre e da última vez trincou minha patroa e quebrou o osso lateral! Então foi colocado um parafuso de cada lado e um na patela, a mais ou menos 40 dias atrás o joelho começou a doer e inchou e quando foi dia 11/03/20 a patela do nada simplesmente em um movimento quebrou ao meio !! Uma dor inexplicável e novamente fui operada no dia 14/11/20 do jeito que vi no seu informativo hoje 01/04/2020, tirei os pontos em casa pois com essa pandemia meu Médico não me viu sinto dor,insegurança e medo não desci minha perna no chão até hoje estou imobilizada e insegura com tudo. Então Dr.eu posso continuar assim? E qual o prazo que posso por o pé no chão ou melhor apoiar? Pois o medo e grande não sei se estou com osteoporose ou é peso pois estou amedrontada e preciso de ajuda tenho 43 anos 1.74 de altura e 80 kg sei que preciso ficar mais leve pois estou fraca e não aguento meu peso nos braços para andar de moleta, por isso Dr. Preciso muito de orientação até eu voltar para o meu médico

    • Dr. Diego Ariel

      Olá Elaine  

      Você teve, provavelmente, uma refratura de patela. Toda fratura em regiões articulares requer muito cuidado. Quanto a imobilização, não posso orientar a retirada sem a certeza de estabilidade de sua fratura após o tratamento cirúrgico. Aconselho manter a imobilização. Quanto a colocar o pé no chão, existe a necessidade da comprovação de consolidação óssea , o que ocorre após 6 (seis) semanas pós cirurgia.

      Resumidamente seria: manter a imobilização, Repouso, manter o membro elevado sempre que possível, fortaleça sua musculatura e retorne ao seu médico assim que possível .

      Espero ter ajudado. Fique bem

  • Cynthia Berzins

    Há uma semana fiz uma cirurgia por fratura da patela (transversal). Fui informada que suturaram com fios de aço. como fui a um PS de um hospital ortopédico, não tenho "um médico meu". Menos de 24 horas estava em casa. tenho uma tala de gesso e a perna enfaixada. Cadeira de rodas com extensor para perna e poltronas onde sempre deixo a perna estendida. Sem deambular. Nos papéis que me deram, pediram para telefonar e marcar a retirada dos pontos em 14 dias. Depois sei que continuo por mais 2 semanas, faço um rx e nova consulta para avaliar futuro. Minhas questões: Fiz a cirurgia um dia antes de começarem a pedir isolamento. Passei por muitas cirurgias na vida (tenho 63) e juro que sei tirar pontos. Não posso eu fazer isso? o meu medo é: e aí? faço curativo, volto à imobilização? Mas, a pergunta maior é: tenho vistos posições diferentes a respeito de começo de fisioterapia do joelho. Tem problemas de começar depois de 4 ou 6 semanas, que eu acho que é o que vai acontecer? obrigada.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Cynthia

      Naturalmente, eu precisaria de muitos outros dados, para lhe dar uma resposta bem embasada, Precisaria lhe examinar e ver seus exames de imagem para poder fazer uma avaliação adequada.  O intuito da cirurgia é estabilizar a fratura, nas fraturas em regiões articulares a imobilização é necessária para evitar movimentos na área. Se você tem experiencia e sabe tirar pontos, não vejo impedimentos para tal, quanto ao curativo deve ser feito diariamente e a imobilização deve ser colocada, tão logo o curativo o tenha sido feito. A fisioterapia de regiões articulares deve se iniciar o mais precoce possível, devido ao risco do “travamento" articular , mas depende da consolidação da sua fratura e isso só é  possível avaliar com os exames de imagem.O risco beneficio da sua saída de casa para todos os procedimentos devem ser avaliados por você e por seu medico assistente ( procure um o mais breve possível). Espero ter respondido adequadamente ao seu questionamento.

      Boa sorte 

  • Ana Cláudia de Sousa

    Oi boa noite faz 8 meses que fraturei dentro do osso da patela e até o momento só melhorei 70 por cento isso é grave e também tem inchaço que não diminui obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ana...

      Dependendo do padrão de gravidade da fratura, pode demorar até 1 ano ou mais para a total recuperação...

      Boa sorte.

  • Wilma Akemi Tanaka

    Boa tarde,Dr Minha mãe sofreu um tombo e fraturou a patela esqerda. Por conta que inchou muito e toma AAS,o médico operou 5 dias depois. Saiu hoje do hospital e está tomando Daisan(325 paracetamol +37,5mg de cloridrato de tramadol), dipirona (500 mg) e toragesic (10 mg)... está com muita dor,é normal e até quando terá dor? Estou aplicando clexane(20 mgs) também. Tudo isso está correto? Fico na dúvida se necessitava de cirurgia,mas o médico disse que fraturou e teve vários fragmentos. Nesses 5 dias que ficou aguardando cirurgia ela estava ótima,só doia quando dobrava...ela tem 85 anos e pesa 43 kgse 1,53 de altura. Peço sua orientação,por favor... Muito obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Wilma.

      Sem examinar e ver os exames dela, não posso dar a melhor conduta para ocaso... 

      Como foi optado pelo tratamento com cirurgia, a fratura provavelmente teve muito desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dor e edema (inchaço) devido à fratura e ao próprio procedimento.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, repouso e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Quanto ao esquema de analgesia, está ótimo... pode incluir também medidas locais com gelo (20 min a cada 2 horas)...

      Já quanto ao clexane, para prevenir trombo/ embolia, se o paciente não tiver nenhuma comorbidade e já estiver mexendo o membro, já suspendo na primeira semana...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem ver ela... 

      Até lá, siga as recomendações do seu médico...

      Boa sorte...

  • Krisnahor

    Olá,Dr Diego Sofri um acidente de moto dia 4 de fevereiro,foi identificado trincado transversal na frente inferior patela +-30% , gostaria de saber qual medicamento e procedimento corretor para me tratar além de repouso? Lembrando q ao redor da patela com 1mes e 7 dias pecirti o enxaso sendo q estou colocando compressa água quente ,Posso fazer massagem com gel ..? E dobrar ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Krisnahor...

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... o osso leva cerca de 2 meses para consolidar, e mesmo depois de consolidado ele pode evoluir com algumas complicações, como dores e inchaços (edema), devido à fratura.. tipicamente essas alterações melhoram com o tempo e com a reabilitação fisioterápica...  Até lá, evite esforços e assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      A massagem com gel não tem problema se a pele tiver em boas condições e que não interfira na imobilização (caso esteja usando)..

      Quanto a dobrar o joelho, só te examinando para saber se já é possível...

      Lembre, repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Neisa

    Oi Dr. Meu filho de 7 anos escorregou na escola, na hora sentiu muita dor, pusetam gelo e ele voltou as atividades escolares normalmente. No entanto ao chegar em casa começou a reclamar de dor e a noite acordou chorando com uma dor muito forte. Fomos ao hospital e a radiografia confirmou uma fratura da rótula. O ortopedista apenas imobilizou. Pode acontecer de só piorar horas mais tarde da hora f9o acidente. Obrigada

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Neisa...

      Pode sim... Às vezes ocorre uma fratura incompleta (“osso só trinca”) e com a movimentação essa fratura aumenta e começa a doer muito...

      Como foi optado pelo tratamento sem cirurgia (conservador), sua fratura provavelmente teve pouco desvio... 

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Tatiane Inês Guntzel

    Boa noite dr Diego Ariel eu sofri um acidente a 3 messes e quebrei fêmur, patela e tíbia queria ver com o senhor se eu vou poder dobrar algum dia minha perna novamente hoje estou com os fixadores mas vou tirar dia 3 tenho medo do médico que está fazendo meu procedimento estar fazendo algo errado pois ele é aluno lá no hospital se você puder me tranquilizar um pouco agradeço

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Tatiane.

      Nem se preocupe... Nenhum procedimento, mesmo que em hospital escola é feito sem supervisão...

      Eu já fui estudante e sempre tive meus professores do lado.. 

      Não se preocupe... vai dar certo

  • Fabricio Nunes

    Ola, Dr Diego. Sofri fratura da patela direita. Fiz cirurgia e exatamente depois de 30 dias voltei no medico e ele retirou a tala olhou o RX e me liberou pra estar fazendo exercício de flexão. Minha duvida é. Será que vou conseguir flexionar minha perna normal igual a esquerda e se sim. Quanto tempo pra conseguir?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fabricio.

      É possível sim que ela retorne a valores de flexão próximos do da outra perna... Contudo isso vai depender muito de sua reabilitação fisioterápica...

      O tempo é variado, dependendo de seu empenho.. pode ser de 3 meses até 1 ano...

      Contudo, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Boa sorte...

  • Fabrício Alves

    Boa noite Dr Diego , em um treino sofri um escorregão e bati forte o joelho no asfalto , batendo de frente a patela , isso a 4 meses , agora em fevereiro de 2020 começou um pequeno inchaço mas parecendo gelatinoso com alguns fragmentos , não sinto dor nenhuma , caminho normal , minha pergunta , pode ter quebrado a patela ? Obrigado .

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Fabrício.

      Poder....pode... mas pelo tempo (4 meses) já é mais difícil...

      Nessas situações cabe mais pensar em lesão meniscal ou até mesmo condral (cartilagem)...

      Contudo, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

      Na dúvida procure um ortopedista para te examinar.... 

      Boa sorte

  • Nanci Cristina eugenio

    Boa tarde tive um acidente de moto há 6meses e fiz a cirurgia de patela ,pois agora depois de 6 meses descobri que vou fazer cirurgia novamente o resultado foi que o osso não colou é comum,tenho muita dor e as vezes sinto alguns estalos no meu joelho

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Nanci...

      Pelo que falou, ocorreu uma pseudoartrose... 

      Isso ocorrer quando o osso não consolida (quando não cola..)....

      Devido à importância desse osso pro mecanismo extensor do joelho, se realmente for dado a você o diagnóstico de pseudoartrose de patela, é de bom grado realizar o tratamento para essa condição...

      Boa sorte...

  • Leonardo

    N tiraram o sangue 3 vezes no mesmo dia mas dia seguinte te sai uma boa quantidade e ao longo de 1/2 meses fui tirando mais e fiz um tratamento de Prp antes da ressonância, e sinto ainda q o né joelho ainda está cheio inflamado e o do pé que está e se caro wi girar o pé como se fosse pra estalar mesmo

  • Leonardo

    Olá Senhor Doctor eu tenho 20 Anosme lesionei o joelho direito num jogo de futebol um pé no chão e o outro em cima e um choque cm o adversário em mim ouve inchaço no momento no dia simplesmente meti gelo e nada dia seguinte fui ao hospital e tiraram o sangue do joelho umas 3 vezes pq sempre voltava (disseram ter uma espécie de ferida interna q abria se fizesse esforço e fiz uma ressonância magnética q deu o seguinte: fatura do osso patelar cm edema dos tecidos e derrame articular Dpois disso a mãe acho q n era preciso operar e mandou-me pra fisioterapia daí antes da fisioterapia eu notava espécie d um nódulo ou formato d uma bolinha q ficava no joelho e era móvel, mexia-se se eu a fizesse mexer cm as mão n era muito mole nem muito rija e daí até hj sinto q o meu joelho n está bom e o osso do meu pé na parte do calcanhar (da mesma perna) estala cm facilidade N sei pq queria um conselho do doctor Urgente pfv, meu email :Leonardooliveira78@outlook.com

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Leonardo.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Sugiro procurar presencialmente um ortopedista, pois pelo que descreveu, estais com uma fratura de patela (rótula) e pode ser possível que essa “bolinha” possa” ser um “corpo livre” (um fragmento osteocondral... Melhor resolver logo antes que gere sequelas futuras intratáveis...

      Boa sorte...

  • Bruna Lacerda

    Boa tarde Dr. Diego Ariel !! Gostaria de tirar uma dúvida referente o meu caso. Sou uma pessoa deficiente física tenho artrogripose múltipla congênita e há 4 meses sofri um acidente de trabalho, eu escorreguei no chão molhado e dobrei o joelho e quebro 3 partes fiz cirurgia no hospital Cruz azul e eu não posso dobrar a perna, há minha dúvida é ... vou ficar com sequelas?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Bruna.

      Sem te examinar e ver seus exames, não posso dar a melhor conduta para seu caso... 

      Usualmente toda fratura que acomete uma articulação tem potencial maior de gerar complicações e sequelas, independente de ter sido realizado o tratamento perfeito...

      Uma forma de minimizar iniciar a reabilitação o mais precoce possível. Ou seja, assim que seu ortopedista liberar, inicie a fisioterapia...

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te ver... 

  • Joviane

    Olá Dr sofri um acidente de moto e faz e quebrei a patela e 2semamas que estou imlbolizada e o medico falo que vou ter que opera porem me mando pra casa e marca a cirugia só que estou no aguardo dele. Será que tem algum problema de fica nessa espera posso fica com alguma lesão ?

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Joviane.

      Vai depender muito do seu caso. Usualmente, quanto mais demora para ocorrer o procedimento mais difícil ele se torna...

      Até lá repouso e siga as recomendações do seu médico... Boa sorte

  • Andréia lyrio

    Olá bom dia DR. meu filho fraturou o joelho no dia 19/10 sendo feita a cirurgia 6 dias após... O médico recomendou repouso e depois de 47 dias retirou os pontos. Ele contínua em repouso, não liberou fisioterapia. Isso tá correto???

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Andréia.

      Sem examinar e ver os exames dele, não posso dar a melhor conduta para o caso... 

      Cada tipo de fratura aceita um tratamento e um acompanhamento pós operatório diferente, o que vai depender do padrão da fratura ... Assim, se o ortopedista ainda não liberou para fisioterapia, provavelmente foi uma fratura muito grave

      Mas como disse, não tenho como dar uma opinião assertiva sem ver ele... 

      Boa sorte...

  • Wilson Takamitsu Watanabe

    Bom dia Dr. Diego. Sofri uma queda e bati o joelho (patela), a mais de 30 dias (16/11/2019) na escada. Senti dor, mas suportável. Fui à praia. Andei quase normalmente. Retornei da viagem, achei que ia melhorar, mas senti dores e enrijecimento ao caminhar. Fiz um ressonância magnética. O resultado: Fratura sem desalinhamento ósseo do terço inferior da patela, com edema dos planos pericapsulares e da gordura infrapatelar. Edema ósseo subcortical de origem pós-contusional do aspecto anterior do platô tibial. Condropatia patelofemoral sem recpercussão sobre o osso subcondral. Peritendinopatia da pata anserina. Poderia me orientar por favor. Sim. Vou procurar um ortopedista logp que eles retornarem das festas de final de ano. Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Wilson.

      Pelo descreveu, ocorreu uma fratura sem desvio.. Tipicamente nesses casso é optado por tratamento conservador, sem cirurgia. Comumente é utilizado o controle da dor com medicação, uso local de gelo e reabilitação fisioterápica... 

      Contudo, não tenho como dar uma opinião assertiva sem te examinar...

      Boa sorte.

  • oseni Candido da silva

    ola,Doutor Diego gostaria gue o senhor me respondesse gue devo usar guando o joelho dói e o pé,perna furmiga e doi. fiz a cirurgia do joelho patela gue teria feito a um ano e em setembro cai e tive gue enfrentar uma nova cirurgia. favor me expligue.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Oseni, 

      Toda fratura é considerada grave e com riscos de sequelas...

      Nós, ortopedista, tentamos minimizar ao máximo essas sequelas decorrentes desses acidentes...

      Fica um pouco difícil eu te dar uma resposta sem te examinar e ver seus exames... 

      Caso esteja com tantas dores, sugiro uma nova consulta com seu ortopedista...

      Qualquer dúvida estamos à disposição... 

  • Ricardo

    Boa noite Dr. Diego Ariel, Venho através deste meio, pois tenho uma duvida e que espero ser sanada, sendo que, já obtive opiniões de fisioterapeutas e de um advogado e me garantiram que me enquadraria como uma pessoa deficiente. Anos atrás tive que passam por duas cirurgias nos meus dois joelhos sendo ambas de fratura na patela. Por conta dessa ocorrência fiquei com baixa mobilidade e sinto muitas dores. Será que me enquadro em PCD? Obrigado.

    • Dr. Diego Ariel

      Oi Ricardo, 

      Desculpa a demora...

      É possível... vai depender muito da gravidade da sua lesão.

      É necessário que ir à consulta com ortopedista, o qual vai te examinar e atestar quão é incapacitante é sua lesão.

      Qualquer dúvida estamos à disposição... 

Comentar