Imagem Autor
Postado por Diego Ariel
Categoria: Aulas - Metodologia Científica

Aula 09 - Como realizar uma metanálise: Criando o Forest Plot


Imagem

Primeiramente, espero que tenham gostado do curso... 

Essa é nossa última aula da série “Como realizar uma metanálise: um guia prático passo a passo utilizando o software R e o RStudio”.

Enfim, nossa última aula... :( Vimos os conceitos básicos e as ferramentas necessárias para rodar uma metanálise. Realizamos juntos 2 tipos de metanálise. E agora finalizaremos com "chave de ouro": veremos como criar e ditar Fores Plot no Rstudio.

Em breve, lançaremos mais cursos nessa “pegada”.... 

Agradeço demais pela interação de todos... e qualquer coisa, estou às ordens...

 

  • Criando um Forest Plot:

Para criar o forest plot da metanálise utiliza-se o comando forest. Ao digitar forest (nome da metanálise) , o RStudio irá criar um forest plot da metanálise. Nesse caso digite no console:

 

forest (metanalisetestex)

 

Caso queira omitir no gráfico do forest plot o resultado/diamante do modelo fixo (Figura 1), defina o argumento comb.fixed como falso, digitando no console a seguinte linha de comando: 

 

forest (metanalisetestex, comb.fixed=FALSE)

 

Figura 1. Forest plot da metanálise do exemplo 1 no modelo de efeito aleatório (teste x para estabilidade de 2 técnicas cirúrgicas, A e B).

A conclusão dos dados da metanálise do exemplo 1 é que o risco é menor da ocorrência de permanência de instabilidade (teste x positivo) no grupo Experimental (técnica A), RR=0,5965 (“arredondado” para 0,60 no forest plot) (Figura 2). Podemos dizer que a utilização da técnica A reduziu próximo a 40% (1-RR) a incidência de instabilidade medida pelo teste x no pós operatório, comparado com a técnica B [Risco Relativo (RR) de 0,5965; intervalo de confiança no nível 95% (95% IC) entre 0,4313 e 0,8250; e p-value de 0,0018 (no modelo de efeito aleatório). A estatística I2 indica não heterogeneidade entre os estudos (I2=0,0%, com p-value do teste de heterogeneidade de 0,8170).

 

Figura 2. Forest plot da metanálise do exemplo 1 no modelo de efeito aleatório demonstrando vantagem para a técnica A, com RR de 0,6 (teste x para estabilidade de 2 técnicas cirúrgicas, A e B).

 

  • Edição Básica do Forest Plot

Como vimos, para cria um forest plot no RStudio basta digitar na linha de comando forest e entre os parênteses colocar o nome da variável que atribuímos à nossa metanálise, no caso metanalisetestex no exemplo 1. O RStudio fornece inúmeras formas de editar o forest plot. Basta que, dentro dos parênteses, após o nome da variável que atribuímos à nossa metanálise seja colocado uma “virgula” (,) e o argumento correspondente ao que desejamos editar no forest plot. Salientamos que podem ser feitas inúmeras edições no mesmo forest plot, basta seguir a sequência “vírgula” (,) e o argumento. Por exemplo, se quisermos que o forest plot do exemplo 1 (testex) omita o diamante do resultado do modelo de efeito fixo e que o diamante do modelo de efeito aleatório seja da cor azul, meu comando será:

 

forest (metanalisetestex, comb.fixed=FALSE, col.diamond = “blue”)

 

Na tabela, vão alguns comandos úteis para editar o forest plot (lembrando que os comandos são no idioma inglês):

 

Tabela. Comandos para edição do forest plot no RStudio. Seguir a sequência: forest (nome da metanálise, comando 1, comando 2, comando 3, ..., comando n).

Comando Função
test.overall = TRUE Exibe o p-value (que determina a significância estatística do estudo) e o valor Z (“cálculo da largura” do diamante) nos modelos fixo e aleatório
fixed=FALSE Omitir no gráfico o resultado/diamante do modelo fixo
random = FALSE Omitir no gráfico o resultado/diamante do modelo aleatório
col.diamond = “blue” Muda a cor do diamante (o padrão é cinza). Colocar entre as “aspas” a cor desejada, em inglês. No exemplo está blue
label.e = "Medicamento A" Muda o nome dado aos grupos experimentais dos estudos (o padrão é Experimental). Colocar entre as “aspas” o nome desejado. No exemplo está Medicamento A
label.c = "Medicamento B" Muda o nome dado aos grupos controles dos estudos (o padrão é Control). Colocar entre as “aspas” o nome desejado. No exemplo está Medicamento B
xlab = "Favorece A - Favorece B" Coloca um texto abaixo do eixo X (horizontal). Colocar entre as “aspas” o nome desejado. No exemplo está Favorece A - Favorece B

 

 

Abaixo segue um vídeo sobre nossa aula 09:  Criando o Forest Plot 

Espero que gostem. :)

 

 

Links:

Download do Script para o RStudio

Download da Planilha do Exemplo 1 (teste X)

Download da Planilha do Exemplo 2 (score W)

Download dos principais comandos de edição do Forest Plot no Rstudio


Artigo na Acta Ortopédica:


Links das Aulas:

Aula 01 - Introdução 

Aula 02 - Variáveis (exemplos práticos) 

Aula 03 - Intervalo de Confiança (IC), p-value e nível de significância 

Aula 04 - Modelos de efeitos fixos e aleatórios, Heterogeneidade, Teste Q de Cochran e Estatística I² 

Aula 05 - Forest Plot 

Aula 06 - R e o RStudio 

Aula 07 - Metanalisando estudos expressos como Medida de Associação - Risco Relativo (RR)/ Odds Ratio (OR) 

Aula 08 - Metanalisando estudos expressos como Diferença de Médias (MD) 

Aula 09 - Criando o Forest Plot


Para mais informações navegue em nosso Blog, entre em Contato

 


Compartilhe


Comentar